amanda padilha de quadros quando me falaram isso me senti arrasada n vi isso como um elogio e s como uma forma racista d se pensar nas outras mulheres negras
Entrei numa loja no shopping da cidade dos meus pais (Piracicaba-SP) e tinha 4 atendentes mulheres e 1 atendente todos brancos numa rodinha conversando entre si, e eu esperando ser atendido. Então chegou uma atendente branca que veio dos fundos da loja super embolada e me atendeu, eu disse exatamente o modelo que procurava (uma bota ds Westcoast cara pra trilha) e ela me mostrou o que tinha, ela trouxi o modelo em outra cor pra eu experimentar o tamanho então disse o seguinte pra ela: "Se tu me trouxer naquela aquela cor eu levo agora". Ela disse OK sorrindo e foi no estoque procurar. Assim que ela saiu uma das atendentes que tinha me ignorado chegou do lado e perguntou se eu estava interessado em algum modelo que ela ia pegar pra mim, respondi: "Agora não precisa mais, obrigado." A atendente retornou do estoque com a bota que eu queria na cor que eu queria e disse que eu era o primeiro cliente dela (era o primeiro dia de trabalho dela), então eu disse o seguinte: "Que legal! Então queria te pedir uma coisa: Não faça como os seus colegas fizeram, não julgue pelas aparências." Ela concordou, deu um jóia e agradeceu. Cheguei no caixa e a atendente branca e séria perguntou ríspida "vai parcelar em quantas?", respondi: "faz á vista, no cartão."
uma coisa que sempre me incomodou e até hj incomoda é dizer que nós mulheres negra fedemos. eu simplesmente não sei de onde essas pessoas tiraram que pessoas negras fedem. e que brancos são mais cheirosos! Eles tbm.olham pro nosso cabelo como se fossem sujos ou então como se fosse uma atração de circo! É cada coisa que passamos que acaba se tornando banal e as pessoas não entende o quão racista é!
Eu acho que pode ter vindo dos tempos de escravidão, por exemplo, na condição de escravos os negros seriam mais restritos a banho e higiene, na verdade antigamente para todas as pessoas o odor do corpo era algo difícil de remover, mas as pessoas livres teriam a possibilidade de ter mais tempo para uma higiene melhor, não que os negros não tivessem higiene, mas as condições de trabalho não favoreciam, qualquer pessoa que tome um banho hoje e esqueça de botar um desodorante tá fedendo em poucas horas, não existia desodorante naquela época, e perfume era coisa caríssima, sendo o controle mais efetivo o banho mesmo e na condição de escravo dificilmente ele podia tomar banho na hora que precisasse. Depois do fim da escravidão as coisas continuaram difíceis para os negros, itens de higiene perfumados eram caros, a maioria das pessoas usavam sabão simples, então, a pessoa ficava limpa mas não cheirava a limpo entende? tipo quando a gente limpa a casa mas se não ficar com o cheirinho do desinfetante não parece que está limpo? maioria das pessoas pobres eram assim, negros, mestiços ou brancos, só que a maioria da população é negra, então talvez seja por isso, eu penso isso por causa de um livro que li a muitos anos que é "100 anos de propaganda", que em uma parte diz sobre a propaganda de desodorantes antigamente. Os nossos hábitos de higiene parecem normais mas são muito recentes. Talvez fosse bom procurarmos saber se em lugares onde não houve escravidão de negros se existe essa ideia idiota.
No tópico 10 - Infelizmente racismo ainda existe, vocês mais do que ninguém sabem disso, e é uma coisa tão encrustada e tão sutil... até minha família, meu marido é negro e vi na maternidade quando meu filho nasceu, minha mãe comemorando no celular com a minha tia que o cabelo do meu filho não era crespo.... eu fiquei tão triste em pensar que elas iam enxergar meu filho de uma forma inferior, se ele tivesse nascido com cabelo crespo... estou acompanhando o canal e espero aprender bastante e olhar por outros pontos de vista além do meu, valeu meninas
já percebi que quando é homem e ainda está muito bem vestido, pessoal acha que é jogador de futebol. eu tenho um amigo negro que uma vez ele foi em um shopping bem chique aqui na minha cidade e teve gente que chegou pra eles pra perguntar se eles eram jogador de futebol pra poder pedir autógrafo ou sei lá o que. como se negro não pudesse se tornar rico na base dos estudos
+gassenferth bizarro isso! E é muito interessante essa hipocrisia... Movida ao interesse superficial das pessoas... Porém para se tornar jogador de football, tenho que te corrigir, pois tb há muitos anos de estudos!!! Não descrimine o football pelo seu populismo ou pelas estruturas corruptas que ha por traz, o esportista tb é um artista que merece respeito e admiração!!! É um modo de viver através da própria arte. Ó problema é que em nossa pátria existem esportes que se se chega ao topo é imensamente remunerado, em quanto poucos outros são pouco remunerados, mesmo chegando ao topo. Infelizmente no Brasil a maior cultura esportista é voltada pelo football e o resto é migalha em comparação.
Mariah Curry quando digo estudo digo estudo "tradicional", de escola "tradicional", matemática, história, ciências e essas coisas. eu sei que tem jogadores de futebol que estudaram de forma "tradicional", mas muitos tem outro tipo de estudo, que apesar de não deixar de ser um estudo, não é considerado como o mesmo pelas maioria das pessoas. eu falei como uma forma mais fácil de entendimento. assim como quando as pessoas falam sobre vegetarianos e veganos, a maioria das pessoas usam as palavras de maneira errada por nem terem conhecimento sobre, mas várias pessoas o usam errado para facilitar o entendimento. não foi de forma nenhuma minha intenção colocar jogador de futebol como inferiores a profissões onde a base não é diretamente o esporte. de forma que não teria nenhum problema se o pai do meu amigo citado ou ele mesmo fosse jogador de futebol, era só pra mostrar esse preconceito que as pessoas tem. =)
ANAHAT nossa muito com migo as vezes estou lá no cafundó dos Judas a pessoa nunca te viu ,fala assim nossa você parente de fulando mesmo você falando pra pessoa antes que você não e dai ou não tem parente ali.
Também acontece com indianos, poxa eles são tão diferentes a mesmo assim por conta do tom da pele (puxado para o vermelho) parecem todos irmãos, e pior ainda os chineses, coreanos e japoneses! esses olhinhos puxadinhos e essa pele puxada para o amarelo! e se entrarem 2 mulheres altas juntas numa loja? com certeza são irmãs! nossa, e quando encontramos uma pessoa na rua com a camisa igual a nossa! somos parentes! só pra descontrair kkk
Parabéns, meninas! Os pontos que vcs tocaram são reais e com um detalhe comum a todas nós, independente do tom de pele, tipo/estrutura de cabelo, condição social e outros. Eu me identifiquei muito com vossas colocações e 90% destes agravos eu me coloco e falo na hora. Tem coisas que não dá pra guardar, senão passa a idéia de consentimento. Beijos e sucesso!
11 - Meu namorado é branco, e cansei de ver pessoas nos olhando com cara de bunda, como se dissessem "Vocês estão juntos mesmo? Isso ta certo?", principalmente quando vamos sair, passamos em lojas, os atendentes só se dirigem a ele e nunca a mim, como se eu não estivesse lá ou não tivesse direito de escolher/falar algo.
Meninas, primeiramente parabéns pelo trabalho lindíssimo que vocês estão fazendo!!! Alisei meu cabelo na infância também, devia ter pouco mais de 7 anos quando fiz a minha primeira química no cabelo. Aos 13 eu implorava para minha mãe me levar a um cirurgião plástico que pudesse "consertar" meu nariz !!! (????) Fico muito triste e revoltada por isso pois um dos sentimentos que me inundavam quando criança era a tristeza e a raiva (!!!!!) por ser negra. Me ensinaram a me odiar. Eu nunca estava nos padrões. Educada em escolas particulares, sempre fui uma das únicas pretas da sala. Quando me atacavam seja com "piadas" racistas ou relacionadas a minha forma física (sempre fui gorda), não conseguia me defender e murchava, ficava triste e depois com muita raiva, mas raiva de mim mesma, raiva do meu cabelo, da minha pele, do meu nariz. Hoje a história é outra, amo cada traço negro que tenho (muitíssimo longo e penoso o caminho pra chegar até aqui), agradeço a Deus por ter vindo negra e por ter esse cabelo maravilhoso. Hoje sou resistência!!!! Obrigada, manas, suas falas fazem muito bem =)))))
gente vcs são demais, de uma inteligência, de um humor irônico (amo), falam de assuntos importantíssimos de uma forma clara. Pelo amo,n deixam de fazer vídeos!!!!!!!!!!!!!!!
Uma vez ouvi um elogio assim: "Nossa você é tão linda! Sua pele é maravilhosa, por que você não é nem preta nem branca, você é 'bronzeada'." Juro, o meu sangue ferveu tanto nessa hora
8 ปีที่แล้ว +23
Vocês são lindas, fofas, divertidas e me ensinam muito. Tô adorando assistir, aprendendo a me colocar na pele negra e, o que é melhor, aprendendo com muito humor - não tem jeito melhor de aprender e falar sobre assuntos complicados como esses. Beijos e sucesso!
+Cris Guerra a gente nem tem muita graça, mas a gente tenta! kkkk Obrigada pelo carinho, ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo, seja muito bem-vinda!
já fui em uma perfumaria comprar uma base pra mim , pedi ajuda para a vendedora , acho que ela tava com medo de me mostrar as cores mais escuras pra mim(não sei pq) , e sabe oque ela fez começou mostrar as cores mais claras pra mim , gente mto clara , tipo a cor era número 1 eu tô rindo até hoje KKKKKKk no final nem comprei pq não tinha a minha cor
Parabéns Flores! Muito legal os temas abordados,venho trabalhando muito nesse processo de desconstrução em relação a todos os tipos de preconceitos, infelizmente muitos são criados desde criança com uma série de preconceitos, eu sou uma delas, e agradeço muito por ter conhecido amigos que me ajudam. E agradeço a vocês por abordarem esses temas em relação ao racismo, não sou negra, mais quero ensinar os meus filhos a respeitarem as pessoas independente de sua cor, orientação e escolhas. Obrigada por me ajudar em meu crescimento! Parabéns e continuem assim!
E outra coisa.., não é só negros q sofrem preconceito em lojas não, eu sou diarista e branca um vendedor negro ,veio todo animado me atender, e eu estava querendo comprar uma geladeira, fros free, me mostrou várias, e qdo ele soube q eu sou diarista ,praticamente me deixou falando sozinha, mudou até a expressão dele
Tive um professor que dizia que o preconceito mesmo é com pobre e não com negros, eu também penso nessa linha de raciocínio mas tem gente que realmente não gosta de gente negra, essas pessoas eu penso que tem alguma coisa errada, tipo alguma raiva de alguma pessoa que é negra e projeta em todos os negros, ou é algo passado de família, que aprendeu com os pais algo assim.
Como mestiça, alguns me lêem como branca, outros me lêem como negra. Dia desses, conversando com uma amiga, afirmei (como sempre afirmo) que eu não sei o que sou, mas branca não sou, com certeza. E esta amiga (ativista do movimento negro e feminista) afirmou que eu era negra e perguntou se eu nunca tinha sofrido racismo. Essa pergunta ecoou (e tem ecoado) na minha cabeça há semanas. Na hora eu tinha dito que não, mesmo diante do estranhamento dela; no dia seguinte algumas memórias foram, aos poucos, se solidificando, e esse vídeo é um dos instrumentos de conscientização pra mim. Sempre senti preconceito em relação a mim por ser mulher e até pobre, mas nunca tinha ligado nenhum desses momentos constrangedores ao meu fenótipo negro. Já passei por vezes pela maioria das situações citadas (e ainda passo, quando, por exemplo, minha própria mãe me "aconselha" a alisar o cabelo), mas sempre achei ser um "mal entendido", até porque, diante do racismo sofrido por negras de pele mais escura, eu creio ainda ser privilegiada. Há uma espécie de "névoa" na comunicação entre as pessoas, porque, justamente, querem empurrar a sujeira pra debaixo do tapete. Me sinto negra sim (e hoje posso ter mais certeza em dizê-lo), mesmo consciente de que a pele mais escura vive o preconceito de forma mais aberta - enquanto tentam me embranquecer socialmente, chamando de "parda", "moreninha", "da cor do pecado", entre outras coisas que vocês conhecem bem. To adorando explorar o canal de vocês, não só por mim, mas também pra mostrar às minhas amigas negras que elas têm sim, referências na construção de sua própria identidade. Parabéns pelo canal, pela forma natural e informal com que contam a realidade que deixamos sempre embaixo do nosso próprio nariz. Gratidão! Bjz!
+Dannie Machado que maravilhoso ler seu comentário,muito especial mesmo! Realmente pessoas negras de pele cara têm privilégios sociais com relação às pessoas de pele escura, devido ao colorismo e esse pensamento de "quanto mais claro, melhor!". Ainda sim você não é menos negra e a construção de sua identidade não pode ser invalidada por ninguém. Ficamos muito felizes em saber que nosso canal tem te ajudado nesse processo de empoderamento e reafirmação de suas raízes negras; saiba que, mesmo fisicamente distantes, estamos nessa caminhada junto de você. Muito amor, bjo enorme!
mas também existe mestiço, nem branco nem negro, também existem outras cores e características, pessoas brancas também sofrem racismo, eu sou branca, tenho cabelo liso, eu fiz parte de um grupo onde uma grande parcela das mulheres não queriam interagir comigo e me evitavam, sem me conhecer, sem ter trocado uma palavra comigo, falavam pelas minhas costas, invencionavam e deliravam coisas sobre mim e não gostavam de mim simplesmente por conta disso, eu vim descobrir aos poucos e algumas pessoas falaram abertamente pra mim, afinal de contas se fosse o contrario que "seria errado", eu, simplesmente pensei, azar o seu e segui minha vida, ninguém é obrigado a gostar de mim.
Eu já nem sei q cor eu sou😂mãe negona pai brancao loiro. E eu aq no meio🤷♀️totalmente perdida . Preta demais pra ser branca. Branca demais pra ser preta. SOCORROOOO😂😂
Em relação que todos os negros são parentes ou se conhecem... na faculdade eu tinha um professor negro, ai uma amiga começou a a se referir a ele como "o pai da Bel", isso foi durante uma semana e a coisa foi se alastrando e eu me enchendo, eu já havia pedido pra pararem com aquilo, que eu não gostava daquela brincadeira, mas ai já viu né... até que um dia eu gritei no meio do corredor O PROFESSOR NÃO É MEU PAI, MEU PAI É BRANCO", bateu aquele silêncio... sai andando e depois recebi vários pedidos de desculpa que eu só respondia fazendo um "joinha"
O tópico 5 acontece com vários brancos muitas vezes... Comigo acontece sempre... Oferecer o produto mais barato ou deixar de atender, você fica sozinha olhando as coisas e os vendedores te ignorando...
gente, muito obrigado por esse vídeo, porque eu sempre fico com receio de falar algo de possa ofender e, vocês abriram meus olhos. Obrigada. Aliás, vocês são lindíssimas!
Maravilhosas! sabe o que é pior? Ignorantes que ao falar sobre alguém, dizem aquele/a moreno/morena... Parece que falar NEGRA ou NEGRO é palavrão.... Aff eu vivo discutindo sobre isso! Bjs e luz queridas!
Luan Globalizado tem casos distintos,não todos são descendentes de africanos,pessoas com a pele cor de caramelo ou marrom amarelado podem ser descendentes de indianos por exemplo. Eu sou um caso minha mae é filha de pai indiano e meu pai é descendente de alemães,entao eu aceito que me chamem de morena.
não sou branca e tbm não sou negra...sou uma mistura dos dois...na vdd nem isso pq minha mãe eh nissei e meu pai negro mas não tem cm alguém me chamar de negra eh impossível...e sim morena
kelly aliane oi eu sou filha da mistura brasileira mãe negra pai branco e nasci negra clara e minha resposta é bem simples pra distinguir o moreno do preto ... a morena do than ... vc pode ser nova mas a Sheila carvalho e morena (branca com cabelos castanhos) e sempre foi assim pra mim " vc não é preta, olha seu cabelo liso, vc e morena menina ou mulata" eu então entendi a duras penas que era preta e isso foi libertador, porem difícil ainda Hj tenho problemas com minha auto estima, mas me reconheço minha identidade minha luta e meu espaco. kkk eu sempre falo passou das 6h e noite. um abraço
Vocês arrasaram nesse vídeo, adoro esse assunto porque muitas vezes nós brancos falamos coisas que nem percebemos serem preconceito "disfarçado". Vi a tal propaganda e achei um absurdo! Produto para cabelo crespo tem que ser feito por uma modelo de cabelo crespo e não uma branca de babyliss!!! Vejo amigas negras falando que o cabelo é ruim e me dói pensar que elas realmente acreditam nisso. Beijos
+Débora Mazetti obrigada pelo apoio e carinho de sempre! Com certeza há muito a ser feito e mudado, mas se pudermos ir conscientizando os que passarem pelo nosso caminho, já será uma grande vitória! Bjo! :*
meninas na questão do celular aconteceu parecido comigo , só que eu entrei em uma loja p comprar um carro que havia gostado e simplesmente fui ignorado pelos vendedores que estavam mais empolgados em atender aos clientes brancos. eu simplesmente fui embora e comprei o meu carro em outra e a vista. quem perdeu foi a loja que nem percebeu que eu estava la .
Bom dia meninas, super me interesso por me informar sobre o assunto de preconceitos e racismo e foi de grande valor poder ouvir vcs falando da experiencia de vocês. Estão de parabéns pelo conteúdo. Beijos, irei acompanhar mais e mais videos.
Quando pequena sempre quis alisar o cabelo, pq eu sofria mto na escola, que meu cabelo era ruim. mas graças a Deus eu nunca fiz, pq no fundo eu não queria perder meus Cachinhos, pois quando fazia chapinha nunca me sentia eu mesma. Mas eu só fui realmente me aceitar aos 16 anos (hj tenho 18) ou seja, pouco tempo atrás. empoderamento chega pra todas e vamos lutar pra empoderar mais negros ainda! temos que falar mesmo!!!
Aprendendo muito com vcs duas, maravilhosas! Obg por existirem♡♡
8 ปีที่แล้ว +5
Gente amei esse vídeo... E o que falar sobre produtos que dizem diminuir volume em produtos para cabelos afros! Meninas são situações que todos negros passam, mas nem todos percebem, poucos delatam e menos ainda reagem... Triste, triste... Isso acontece, triste realidade... Já fui invisível em lojas e lanchonetes... AMEIIII ESSE VÍDEO!
Vocês são maravilhosas !!! Muito obrigada por estarem aqui no TH-cam!!!!! tantas coisas que vcs falaram e que acontece comigo e nunca me toquei!!! Obrigada por seguirem lutando isso me da força pra continuar !!!! Vocês são uma inspiração!!!!💙💚💛💜💗💖❤💘💓💔💕💝💞💟❣💌
+Brenda Lopes aaah, linda, que bom saber disso! Nós também estamos em um processo de aprendizagem e poder dividir isso com vocês é muito especial! Seja muito bem-vinda ao Papo de Preta! Grande bjo!
Gurias, mais uma vez adorei o vídeo de vocês! Inclusive interrompi o término de um trabalho para essa semana apenas para vê-las. É impressionante como muitas pessoas naturalizam o racismo, não veem que é um discurso que internalizam e que se forma em vários núcleos da nossa sociedade: É institucionalizado no âmbito do Estado, também é perpassado pelos meios de comunicação até chegar ao âmbito familiar em que somos criados com desconfiança à diferença, porque isso está em nossa episthéme, em nosso sistema de pensamento, é intrínseco à nossa sociedade burguesa(alguns diriam pós-industrial) do século XXI, esse discurso de ''todos somos iguais'' em vez de igualar as pessoas apenas esconde as diferenças que temos entre nós, e se forem evidenciadas podem ser analisadas de forma crítica. Termino o meu comentário com uma frase de Boaventura de Sousa Santos: ''Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza''.
Descobri o canal agora, estou maratonando os vídeos de vcs e estou maravilhada, tenho 41 anos e nesse tempo de vida vivi todas as situações possíveis. Parabéns ao canal.
Nossa meninas, ameeeeeeeei!!!! Como eu não tinha visto esse vídeo ainda? Eu também tenho um vídeo sobre o mesmo assunto no meu canal. Putz! Da muita raiva, cara!! Adorando o canal de vcs! Beijos.
+Coisas de Preta by Regianne Rosa obrigada! :D Tanta coisa que a gente tem que passar, né? kkk Vamos passar lá no seu canal pra ver o vídeo. :) Bjo! :*
Maravilhoso esse vídeo. Tudo que falaram é verdade. Tem muita gente que enxerga o negro ainda como alguém que não tem poder de compra ou condição para isso. Já cansei de ouvir comentários do tipo "cabelo ruim". Imagina só quem tem cabelo crespo, a frequência que ouve. Falta representatividade mesmo. Como vocês falaram cada um tem que ter a liberdade de fazer o que bem entender com a própria imagem, mas refletindo sobre essas (o)pressões. São assuntos que atinge a todos, tanto por quem pratica o preconceito repensar, quanto pra quem sofre para se empoderar. Beijo
E meninas, meus parabéns! Eu amo esse canal, me vejo, espelho e inspiro e caraca, esse vídeo faz 5 anos e já era bom, ms percebo o quanto progrediram. Obrigada!
hahahahaa morri de rir com essa de ser parente!! Todo mundo acha q por eu ter ascendência japonesa, eu tenho q conhecer todos os japoneses do bairro e da cidade e do estado e do país! hahaha Tipo, o Brasil é só o país com a maior colônia japonesa fora do Japão, claro q a chance de eu não conhecer é maior! XD Amei o canal, ainda to assistindo todos os videos, mas ja amei! Obrigada e continuem!!
+Keikolina kkkkk... Esse item é engraçado e irritante ao mesmo tempo, ao menos nesse quesito você nos entende bem. rsrs... Obrigada pelo carinho e seja bem-vinda ao Papo de Preta! Bjo! :*
Esse vídeo é maravilhoso! Parabéns! Um dia vou fazer um vídeo para o meu canal contando as minhas experiências pois passei por situações bem parecidas com essas e algumas exatamente iguais. Sucesso meninas!
+O Mundo de Jana faz sim e volta aqui pra avisar a gente, queremos ver! Quanto mais dividirmos nossas experiências, melhor, é bom pra sabermos que não estamos sozinha. Obrigada pelo carinho e bjo enorme! :*
Adorei.!!! No meu caso foi o contrário, minha mãe sempre elogiou meu cabelo e das minhas irmãs. Mas eu por conta de ouvir vários desaforos na escola teimava em alisar. Comecei alisando aos 12 anos de idade e com isso sempre os tive quebradiços e frágeis. Então, eu partia pro big chop e assim que ele começava a crescer lá ia eu novamente jogar química. Isso foi durante um bom tempo. Conheci meu marido e assim como minha mãe pedia pra não alisar, mas eu nem dava atenção...até que engravidei e durante os 9 meses de gestação + 1 ano e 2 meses de amamentação sem nenhum tipo de química meus cabelos mostraram sua beleza natural. Aceitei meus cachos que hoje me trazem muito orgulho. Então hoje agradeço a minha mãe, meu esposo e especialmente a minha filha que me salvou e libertou dessa que posso dizer, dependência química. ;)
+Alice Moreira que relato lindo! Ter pessoas que nos aceitam e nos amam como somos realmente faz toda a diferença, mas a mudança tem que vir de nós mesmas, de dentro pra fora! Muito lindo, obrigada por dividir com a gente!
Meninas, acabei de conhecer o canal de vocês e estou amando e aprendendo muito tb! Continuem postando mais e mais!! Mando pra vocês uma dúvida: Eu sempre tive o hábito de chamar os afro descendentes de negros, mas já vi outras pessoas brancas sendo crucificadas por chamar de "preto" e eu percebo vááários negros se chamando entre si de pretos sem problema algum, inclusive o nome do canal de vcs é Papo de preta. Queria entender (ou pelo menos tentar) do porquê entre vocês não há problemas em se chamarem pela cor, mas quando é uma pessoa branca tem que chamar pela raça. Agradeço se puderem me responder! :D Beijinhoooss!! OBS: Comecei a refletir sobre isso quando notei que nos estados unidos é ao contrário. É muito ofensivo chamar um negro de "neger" e o considerado polido é dizer "black" e aí fiquei pensando na origem das palavras e em como elas podem se tornar pejorativas.
+Camila Muraoka então essa sua pergunta muita gente faz... A questão é que quando eu sou negra e chamo outra mulher de preta isso denota, muita vezes, uma proximidade entre nós, no sentido de que, entre a gente, essa palavra é, muitas vezes empoderadora, mostrando que não temos medo da nossa cor - não caímos nessa de "morena", "moreninha", "mulata" - sim, somos pretas e amamos isso! Mas uma pessoa branca não tem essa bagagem e não tem esse olhar pra com o tema. Muitas vezes usa o "preto", "preta" de forma pejorativa, pra ofender, ou até pra "forçar a amizade", aí num rola... :P
+Papo de Preta Muito obrigada por terem me respondido! Foi de fato esclarecedor, eu nunca tinha pensado por este lado de empoderar e se auto afirmar pelo que é e ter orgulho disso. Não poderia imaginar como uma simples palavra pudesse carregar toda essa bagagem e valor histórico unindo as pessoas, muito legal!! Mais uma vez obrigada! =) Vocês ganharam mais uma seguidora! Beijinhooss!
Meninas me inscrevi no canal !!! Eu sou branca (mas tenho as origens no sangue ) , porque minha mãe é bem branquinha italiana mas meu pai eh negro e minha avó também era negra , então o meu cabelo eh cacheado porque deu uma boa mistura , e mesmo não sendo crespo eu já sofri muito preconceito por conta do cabelo volumoso com os cachos , falavam que eu tinha cabelo de assolam , cabelo mal cuidado , enfim ... Uma vez também entrei com meu pai em uma loja de roupas para homens pois ele viaja bastante a trabalho e queria comprar umas camisas sociais , e a vendedora parece que duvidava do dinheiro dele para comprar as camisas sabe , isso eh muito feio e infelizmente ainda existe ! Gostei muito da perspectiva do canal , continuem ❤️ beijinhos
Não tenho a pele negra e nem o cabelo crespo, e tenho ORGULHO de ter sangue africano e indigena. Somos todos absolutamente lindos. Somos o povo mais lindo do planeta!!!
Obrigado pelo vídeo, meninas! Ver o vídeo de vocês só nos reafirma que a teoria do embranquecimento continua mais atuante do que nunca e devemos discuti-la, incansavelmente, até que ela venha a cessar. Pensando na representatividade do negro e, principalmente, da mulher negra, percebo que até hoje não me deparei com uma propaganda/banner de seguro de vida ou clinica de estética, por exemplo, que tenha esta tal representatividade. Como vocês bem esclareceram, como se o negro não tivesse condição financeira suficiente para determinados "ambientes". Enfim, parabéns pelo vídeo, desejo muita força e muita garra a vocês duas para continuarem com este trabalho, espero poder aprender mais com vocês!
+Igor Bretas muito obrigada pela força! Esperamos também poder continuar com esse projeto, nós aprendemos muito fazendo cada vídeo e mais ainda com vocês que nos assiste. Grade abraço!
Eu me sinto super mal, por que no meu inconsciente eu sou preconceituoso. Sabe não é na maldade, tipo se eu vejo um menino negro na loja eu logo associo a pobreza e funkeiro. Sei que não é certo, e super adoro ver seus videos pq quero mudar, não quero ser assim. Mais é algo que sai natural esse preconceito. Obg vo continuar tentando
Eu amei a sua honestidade se todos os brancos pensasse como você e parasse de falar que é mimimi o Brasil mudaria Parabéns pela sua sinceridade de poucos brancos existe alguns que querem mudar como você😍😍😍😍😘
Parabéns,por mais pessoas feito você, que por mais que tenha esse sentimento sabe que é ruim e tenta fazer com que ele suma ao invés de colocá-lo para fora, fazendo as pessoas se sentirem mal pela sua raça e características!
Pra quem já absorveu isso meio que empurrado da sociedade, o caminho que eu enxergo é o que você esta fazendo mesmo, tomar consciência e tentar mitigar essas situações, é também importante tentarmos criar uma forma de educar a próxima geração para que isso não perpetue, não gostar disso ou daquilo é saudável mas inferiorizar o semelhante é muito prejudicial para todos.
Oi meninas, tudo bem ? Amei esse vídeo. Passei por uma situação muito ruim essa semana, fui conversar sobre racismo, preconceito e cabelo cacheado e me falaram que não sou negra o bastante para conversar sobre isso. Fiquei extremamente irritada !!!!! Minha mãe é negra e meu pai é alemão, acho que dá para ver na minha foto o tom da minha pele. O vídeo de vocês me deu um grande conforto, de verdade, salvaram meu dia. Continuem sempre gravando e distribuindo boas palavras. Fiquem com Deus. Beijos
+Beatriz Araujo muito obrigada pelo carinho, ficamos muito felizes em saber que melhoramos o seu dia, estamos aí pra isso! Quanto a discussão que você teve, saiba que não existe essa de "negro o suficiente", e nunca deixe que ninguém diga pra você que você é! Ninguém é "negrometro" de ninguém! Quem sabe suas origens é você e as defenda com honestidade, amor e força! Seja muito bem vinda ao nosso canal, preta! Continue a problematizar e a discutir sobre racismo, incomoda muita gente, mas é necessário!
eu amei o canal muito bom é sempre bom aprender mais sobre preconceito sobre pontos que devemos repensar sobre nossos atos, continuem assim acompanharei sempre o canal
Ual eu amei o vídeo de vcs. São lindas!!! Já passei por essas situações e verdadeiramente é irritante. Um grande beijo e obrigada por falar a verdade sobre esse racismo encubado que ainda existe. Raquel
7: sempre aconteceu cmg (meu cabelo é cacheado 3a e 3b ) um dia uma cliente da minha mãe ( que é cabeleireira) chegou em minha casa e disse : alisa esse seu cabelo da um jeito nisso e tals e eu fiquei tipo moça não é pq minha mãe é cabeleireira que eu vou alisar
marceladomiciano Meu cabelo é cacheado, mas os cachos são muito fininhos e são MUITOS, aí um dia minha amiga veio e me falou: Isa, o que aconteceu com o seu cabelo pra ele ficar assim? E eu fiquei tipo, ???
Que da hora seu comentário!! 😁😁 Meu cabelo é cacheado e eu nunca soube definir, eu dizia: "ele é bem cheio e bem cacheado". Depois do seu contrário eu fui ver na Google e acabo de descobrir que meu cabelo é 3b. 😁
Sou uma mulher branca e espero ser bem vinda aqui. Quero aprender e curar todo o racismo que infelizmente foi ensinado desde criança. Vcs são maravilhosas 😄
Me inscrevi e estou compartilhando o canal de vocês para todos os grupos feministas que eu faço parte. Porque representatividade negra importa sim, principalmente no youtube onde há uma maioria de vlogueiros brancos (inclusa eu mesma)! Muito sucesso e resistência pra vocês, maravilhosas!
+Vlog Lulu Hipérbole obrigada, de coração! Mas em qual vídeo está? Porque o ultimo vídeo postado no seu canal é sobre jogos dos anos 90, é nesse? rs Qual o nome do vídeo? Queremos assistir! :D
É esse sim! Eu falo no final do video!! E tem os outros videos que eu falo sobre feminismo, o ultimo que fiz foi: ''por que não denunciamos nossos agressores?'' !!
Amei o assunto. Já aconteceu com vocês de ouvir de uma pessoa negra também , que o melhor é a gente alisar o cabelo , pois liso, fica lindo e arrumado?
Quando completei 40 decide colocar tudo para fora,aperto o botão do foda- se e não admito,esses parentesco com desconhecido...A minha olhada é para matar fulano !!!
Isso aí, +Carla Maria! A opinião dos outros não é problema seu. Quando a gente internaliza isso, a vida fica bem mais leve e ligar o botão do foda-se é ainda mais fácil!
Meninas, vocês são muuuuito gente boa! hahaha! Sério, tô viciada nos vídeos de vocês porque vocês são muito espontâneas. Continuem fazendo mais vídeos e sendo lindas.
Parabéns pelo vídeo, tudo isso infelizmente faz parte do nosso cotidiano, quero acrescentar mais uma que me irrita muito, quando um homem branco diz que sempre teve vontade de ficar com uma negra, pra quem pensa que isso é um elogio, pra mim NÃO É!!!! não somos brinquedos sexuais!! E qdo digo que não gosto de carnaval, pagode, funk...parece que sou de outro mundo, e outra e não menos importante, quando dizem, "ah fulano é negro de ALMA BRANCA"!!!!!! Triste!!!!
Minhas queridas arrasaram de novo neste vídeo. Desculpa a demora em vê-lo mas como a Nati já sabe meu olho está em recuperação mas mesmo assim não poderia deixar de vê-las. Concordo com tudo que vcs disseram. Tbm já passei por situações como entrar em lojas e não ser atendida ou acharem que eu não teria grana pra comprar algo fora outras inúmeras situações. No inicio da faculdade "confundiam" eu e a Natália trocavam nossos nomes somente porque éramos as negras da turma. Palhaçada! Adorei mesmo o vídeo. Beijossss
Mas faltou aquele " Você é uma NEGRA tão bonita".............não vejo ninguém dizer "Nossa você é uma BRANCA tão bonita"!!!
esse é pra matar!!!!
Também odeio cara...
amanda padilha de quadros quando me falaram isso me senti arrasada n vi isso como um elogio e s como uma forma racista d se pensar nas outras mulheres negras
VDD KKK PUTS
O mais odiável
Entrei numa loja no shopping da cidade dos meus pais (Piracicaba-SP) e tinha 4 atendentes mulheres e 1 atendente todos brancos numa rodinha conversando entre si, e eu esperando ser atendido. Então chegou uma atendente branca que veio dos fundos da loja super embolada e me atendeu, eu disse exatamente o modelo que procurava (uma bota ds Westcoast cara pra trilha) e ela me mostrou o que tinha, ela trouxi o modelo em outra cor pra eu experimentar o tamanho então disse o seguinte pra ela: "Se tu me trouxer naquela aquela cor eu levo agora". Ela disse OK sorrindo e foi no estoque procurar. Assim que ela saiu uma das atendentes que tinha me ignorado chegou do lado e perguntou se eu estava interessado em algum modelo que ela ia pegar pra mim, respondi: "Agora não precisa mais, obrigado." A atendente retornou do estoque com a bota que eu queria na cor que eu queria e disse que eu era o primeiro cliente dela (era o primeiro dia de trabalho dela), então eu disse o seguinte: "Que legal! Então queria te pedir uma coisa: Não faça como os seus colegas fizeram, não julgue pelas aparências." Ela concordou, deu um jóia e agradeceu. Cheguei no caixa e a atendente branca e séria perguntou ríspida "vai parcelar em quantas?", respondi: "faz á vista, no cartão."
Caracaaaaaaaaa
uma coisa que sempre me incomodou e até hj incomoda é dizer que nós mulheres negra fedemos.
eu simplesmente não sei de onde essas pessoas tiraram que pessoas negras fedem. e que brancos são mais cheirosos!
Eles tbm.olham pro nosso cabelo como se fossem sujos ou então como se fosse uma atração de circo!
É cada coisa que passamos que acaba se tornando banal e as pessoas não entende o quão racista é!
Se ficar sem toma banho qualquer um fede kkkkkkkkk
Eu acho que pode ter vindo dos tempos de escravidão, por exemplo, na condição de escravos os negros seriam mais restritos a banho e higiene, na verdade antigamente para todas as pessoas o odor do corpo era algo difícil de remover, mas as pessoas livres teriam a possibilidade de ter mais tempo para uma higiene melhor, não que os negros não tivessem higiene, mas as condições de trabalho não favoreciam, qualquer pessoa que tome um banho hoje e esqueça de botar um desodorante tá fedendo em poucas horas, não existia desodorante naquela época, e perfume era coisa caríssima, sendo o controle mais efetivo o banho mesmo e na condição de escravo dificilmente ele podia tomar banho na hora que precisasse. Depois do fim da escravidão as coisas continuaram difíceis para os negros, itens de higiene perfumados eram caros, a maioria das pessoas usavam sabão simples, então, a pessoa ficava limpa mas não cheirava a limpo entende? tipo quando a gente limpa a casa mas se não ficar com o cheirinho do desinfetante não parece que está limpo? maioria das pessoas pobres eram assim, negros, mestiços ou brancos, só que a maioria da população é negra, então talvez seja por isso, eu penso isso por causa de um livro que li a muitos anos que é "100 anos de propaganda", que em uma parte diz sobre a propaganda de desodorantes antigamente. Os nossos hábitos de higiene parecem normais mas são muito recentes. Talvez fosse bom procurarmos saber se em lugares onde não houve escravidão de negros se existe essa ideia idiota.
@@matheusalmeidadejesus3440
Kkkkk.
O racismo é inadmissível.
Ué, alguém já chegou pra você e disse: você fede?. Gente não consigo imaginar isso.
E aqui na minha cidade os vendedores não antende ninguém, eles tem preguiça mesmo...
Poxa +Carlos Vinícius, vendedor que tem preguiça de vender é osso! 😮😐😑
Carlos Vinícius né? em todo canto , nos atendem mal
Carlos Vinícius , kkkkkkkk
Carlos, o assunto é muito sério, mas tive que rir com seu comentário.
No tópico 10 - Infelizmente racismo ainda existe, vocês mais do que ninguém sabem disso, e é uma coisa tão encrustada e tão sutil... até minha família, meu marido é negro e vi na maternidade quando meu filho nasceu, minha mãe comemorando no celular com a minha tia que o cabelo do meu filho não era crespo.... eu fiquei tão triste em pensar que elas iam enxergar meu filho de uma forma inferior, se ele tivesse nascido com cabelo crespo... estou acompanhando o canal e espero aprender bastante e olhar por outros pontos de vista além do meu, valeu meninas
O tópico 4 me irrita demais também. Em lojas se não estamos sendo seguidos, somos confundidos com funcionário ou estamos todos juntos.
+Twylla Rocha hahaha Não é verdade?
Obrigada pelo comentário, linda. Bjo grande! :*
já percebi que quando é homem e ainda está muito bem vestido, pessoal acha que é jogador de futebol. eu tenho um amigo negro que uma vez ele foi em um shopping bem chique aqui na minha cidade e teve gente que chegou pra eles pra perguntar se eles eram jogador de futebol pra poder pedir autógrafo ou sei lá o que. como se negro não pudesse se tornar rico na base dos estudos
+gassenferth bizarro isso! E é muito interessante essa hipocrisia... Movida ao interesse superficial das pessoas... Porém para se tornar jogador de football, tenho que te corrigir, pois tb há muitos anos de estudos!!! Não descrimine o football pelo seu populismo ou pelas estruturas corruptas que ha por traz, o esportista tb é um artista que merece respeito e admiração!!! É um modo de viver através da própria arte. Ó problema é que em nossa pátria existem esportes que se se chega ao topo é imensamente remunerado, em quanto poucos outros são pouco remunerados, mesmo chegando ao topo. Infelizmente no Brasil a maior cultura esportista é voltada pelo football e o resto é migalha em comparação.
Mariah Curry
quando digo estudo digo estudo "tradicional", de escola "tradicional", matemática, história, ciências e essas coisas. eu sei que tem jogadores de futebol que estudaram de forma "tradicional", mas muitos tem outro tipo de estudo, que apesar de não deixar de ser um estudo, não é considerado como o mesmo pelas maioria das pessoas. eu falei como uma forma mais fácil de entendimento. assim como quando as pessoas falam sobre vegetarianos e veganos, a maioria das pessoas usam as palavras de maneira errada por nem terem conhecimento sobre, mas várias pessoas o usam errado para facilitar o entendimento. não foi de forma nenhuma minha intenção colocar jogador de futebol como inferiores a profissões onde a base não é diretamente o esporte. de forma que não teria nenhum problema se o pai do meu amigo citado ou ele mesmo fosse jogador de futebol, era só pra mostrar esse preconceito que as pessoas tem. =)
+Mariah Curry não entendi o motivo de ter escrito football e não futebol. Estamos falando de Brasil certo? Pode falar futebol, também está certo.
11 - Ouvir que é "mimimi" ou "vitimismo" quando reclamamos nossos direitos morais.
Vi um video de uma menina no tt falando de coisas parecidas, e uma menina comentou q ela estava reclamando de tudo, sendo q ela nem reclamou
essa de achar q todo negro é parente é verdade kkkkkkk "Ah vc é parente de fulana?"
verdade msm essa
kkkkkkkk... Sempre rola!
ANAHAT nossa muito com migo as vezes estou lá no cafundó dos Judas a pessoa nunca te viu ,fala assim nossa você parente de fulando mesmo você falando pra pessoa antes que você não e dai ou não tem parente ali.
Super verdade, n aguento.
AFF kkkk agora TD mundo e igual
Também acontece com indianos, poxa eles são tão diferentes a mesmo assim por conta do tom da pele (puxado para o vermelho) parecem todos irmãos, e pior ainda os chineses, coreanos e japoneses! esses olhinhos puxadinhos e essa pele puxada para o amarelo! e se entrarem 2 mulheres altas juntas numa loja? com certeza são irmãs! nossa, e quando encontramos uma pessoa na rua com a camisa igual a nossa! somos parentes! só pra descontrair kkk
Parabéns, meninas! Os pontos que vcs tocaram são reais e com um detalhe comum a todas nós, independente do tom de pele, tipo/estrutura de cabelo, condição social e outros. Eu me identifiquei muito com vossas colocações e 90% destes agravos eu me coloco e falo na hora. Tem coisas que não dá pra guardar, senão passa a idéia de consentimento. Beijos e sucesso!
+FernnandahCriloura obrigada, que bom que gostou! Você tá certa, têm coisas que simplesmente NÃO DÁ pra deixar passar. Bjo grande e volte sempre! :)
11 - Meu namorado é branco, e cansei de ver pessoas nos olhando com cara de bunda, como se dissessem "Vocês estão juntos mesmo? Isso ta certo?", principalmente quando vamos sair, passamos em lojas, os atendentes só se dirigem a ele e nunca a mim, como se eu não estivesse lá ou não tivesse direito de escolher/falar algo.
Kkkkkkk
Odeio homens brancos
@@odiodeles3730 já pensou se falam o contrário???
@@luisasalles1087 é fogo, ia chover gente criticando
@@odiodeles3730 Sai dessa! Eu sou homem branco, e amo as pessoas negras.
@@odiodeles3730 Racista
Não sou mulher, mas sofro com coisas exatamente iguais
Meninas, primeiramente parabéns pelo trabalho lindíssimo que vocês estão fazendo!!! Alisei meu cabelo na infância também, devia ter pouco mais de 7 anos quando fiz a minha primeira química no cabelo. Aos 13 eu implorava para minha mãe me levar a um cirurgião plástico que pudesse "consertar" meu nariz !!! (????) Fico muito triste e revoltada por isso pois um dos sentimentos que me inundavam quando criança era a tristeza e a raiva (!!!!!) por ser negra. Me ensinaram a me odiar. Eu nunca estava nos padrões. Educada em escolas particulares, sempre fui uma das únicas pretas da sala. Quando me atacavam seja com "piadas" racistas ou relacionadas a minha forma física (sempre fui gorda), não conseguia me defender e murchava, ficava triste e depois com muita raiva, mas raiva de mim mesma, raiva do meu cabelo, da minha pele, do meu nariz. Hoje a história é outra, amo cada traço negro que tenho (muitíssimo longo e penoso o caminho pra chegar até aqui), agradeço a Deus por ter vindo negra e por ter esse cabelo maravilhoso. Hoje sou resistência!!!!
Obrigada, manas, suas falas fazem muito bem =)))))
gente vcs são demais, de uma inteligência, de um humor irônico (amo), falam de assuntos importantíssimos de uma forma clara. Pelo amo,n deixam de fazer vídeos!!!!!!!!!!!!!!!
Imaginem tudo que minha mae sofreu, por ter um filho branco. O extremo foi qdo ela foi levada para delegacia acusada de roubo de crianca.
Nossa😢
Gente, eu tô cursando psicologia e, os vídeos de você deviam fazer parte da grade do curso, beijos e muito obrigado pelo ÓTIMO conteúdo s2
Gabriel, que bom que gosta do canal.
Obrigada pelo carinho e confiança! 😘💚
Oi sou descendente de indígena.... pra mim é pior essa questão de televisão mídia 😒
Uma vez ouvi um elogio assim:
"Nossa você é tão linda! Sua pele é maravilhosa, por que você não é nem preta nem branca, você é 'bronzeada'."
Juro, o meu sangue ferveu tanto nessa hora
Vocês são lindas, fofas, divertidas e me ensinam muito. Tô adorando assistir, aprendendo a me colocar na pele negra e, o que é melhor, aprendendo com muito humor - não tem jeito melhor de aprender e falar sobre assuntos complicados como esses. Beijos e sucesso!
+Cris Guerra a gente nem tem muita graça, mas a gente tenta! kkkk
Obrigada pelo carinho, ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo, seja muito bem-vinda!
+Cris Guerra Eu também gosto bastante de aprender sobre o assunto, sou gay e sei como o preconceito é horrível em todas as formas
Me incomodou bastante quando a Kady do "Eu, a patroa e as crianças" alisou o cabelo no decorrer da série.
já fui em uma perfumaria comprar uma base pra mim , pedi ajuda para a vendedora , acho que ela tava com medo de me mostrar as cores mais escuras pra mim(não sei pq) , e sabe oque ela fez começou mostrar as cores mais claras pra mim , gente mto clara , tipo a cor era número 1
eu tô rindo até hoje KKKKKKk no final nem comprei pq não tinha a minha cor
Todo mundo acha que podem tocar seu cabelo.
Comigo também é assim, _nossa que cabelo comprido... e passam as mãos.... eu fico pensando, tomara que essa mão esteja limpa!
Não lavam a mão não
Realmente. Odeio q mexam na minha cabeça, mas fazem isso sim. E bem qdo estou cumprimentando a pessoa, super não esperando.
O pior é qdo vem do nada, mete a mão no seu cabelo e solta a pérola: "nossa é macio" 🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️
E verdade ainda dizem ah ele é todo cachiadinho que engraçado né e tu que enrola?
Parabéns Flores! Muito legal os temas abordados,venho trabalhando muito nesse processo de desconstrução em relação a todos os tipos de preconceitos, infelizmente muitos são criados desde criança com uma série de preconceitos, eu sou uma delas, e agradeço muito por ter conhecido amigos que me ajudam. E agradeço a vocês por abordarem esses temas em relação ao racismo, não sou negra, mais quero ensinar os meus filhos a respeitarem as pessoas independente de sua cor, orientação e escolhas. Obrigada por me ajudar em meu crescimento! Parabéns e continuem assim!
sou negra de pele escura não ligo de ser chamada de morena...😊😊amando o canal de vcs
Cara tú é muito bonita vc é uma deusa cara desculpa tá respirando o mesmo ar que vc!!
Leide rocha parabéns ganhou o troféu de mais linda do mundo!!
E outra coisa.., não é só negros q sofrem preconceito em lojas não, eu sou diarista e branca um vendedor negro ,veio todo animado me atender, e eu estava querendo comprar uma geladeira, fros free, me mostrou várias, e qdo ele soube q eu sou diarista ,praticamente me deixou falando sozinha, mudou até a expressão dele
Pessoas brancas que trabalham como diaristas ou outros iguais..sofrem muito preconceito também.. se for de origem nordestina pior...
Tive um professor que dizia que o preconceito mesmo é com pobre e não com negros, eu também penso nessa linha de raciocínio mas tem gente que realmente não gosta de gente negra, essas pessoas eu penso que tem alguma coisa errada, tipo alguma raiva de alguma pessoa que é negra e projeta em todos os negros, ou é algo passado de família, que aprendeu com os pais algo assim.
@@AlexsandraPenna Também acho que pior que ser ndgro é ser pobre para a sociedade.
Tb sofri preconceito mesmo sendo branca mas por ser mais velha ninguém quer atender pois acham que não tenho dinheiro ou não vou levar nada !
Mas percebe que ele te tratou bem até saber que vc era pobre ?
Se vc fosse negra ele já ia olha pra vc e presumir que você era pobre
Exelente vídeo, sou negro e de uma geração que não havia oportunidade de se posicionar,parabéns, isto é atitude, Valeuuuuuuuuu!
Que bom que gostou Marcos, seja bem vindo ao nosso canal! :)
Como mestiça, alguns me lêem como branca, outros me lêem como negra. Dia desses, conversando com uma amiga, afirmei (como sempre afirmo) que eu não sei o que sou, mas branca não sou, com certeza. E esta amiga (ativista do movimento negro e feminista) afirmou que eu era negra e perguntou se eu nunca tinha sofrido racismo. Essa pergunta ecoou (e tem ecoado) na minha cabeça há semanas. Na hora eu tinha dito que não, mesmo diante do estranhamento dela; no dia seguinte algumas memórias foram, aos poucos, se solidificando, e esse vídeo é um dos instrumentos de conscientização pra mim. Sempre senti preconceito em relação a mim por ser mulher e até pobre, mas nunca tinha ligado nenhum desses momentos constrangedores ao meu fenótipo negro. Já passei por vezes pela maioria das situações citadas (e ainda passo, quando, por exemplo, minha própria mãe me "aconselha" a alisar o cabelo), mas sempre achei ser um "mal entendido", até porque, diante do racismo sofrido por negras de pele mais escura, eu creio ainda ser privilegiada. Há uma espécie de "névoa" na comunicação entre as pessoas, porque, justamente, querem empurrar a sujeira pra debaixo do tapete. Me sinto negra sim (e hoje posso ter mais certeza em dizê-lo), mesmo consciente de que a pele mais escura vive o preconceito de forma mais aberta - enquanto tentam me embranquecer socialmente, chamando de "parda", "moreninha", "da cor do pecado", entre outras coisas que vocês conhecem bem. To adorando explorar o canal de vocês, não só por mim, mas também pra mostrar às minhas amigas negras que elas têm sim, referências na construção de sua própria identidade. Parabéns pelo canal, pela forma natural e informal com que contam a realidade que deixamos sempre embaixo do nosso próprio nariz. Gratidão! Bjz!
+Dannie Machado que maravilhoso ler seu comentário,muito especial mesmo! Realmente pessoas negras de pele cara têm privilégios sociais com relação às pessoas de pele escura, devido ao colorismo e esse pensamento de "quanto mais claro, melhor!". Ainda sim você não é menos negra e a construção de sua identidade não pode ser invalidada por ninguém. Ficamos muito felizes em saber que nosso canal tem te ajudado nesse processo de empoderamento e reafirmação de suas raízes negras; saiba que, mesmo fisicamente distantes, estamos nessa caminhada junto de você. Muito amor, bjo enorme!
mas também existe mestiço, nem branco nem negro, também existem outras cores e características, pessoas brancas também sofrem racismo, eu sou branca, tenho cabelo liso, eu fiz parte de um grupo onde uma grande parcela das mulheres não queriam interagir comigo e me evitavam, sem me conhecer, sem ter trocado uma palavra comigo, falavam pelas minhas costas, invencionavam e deliravam coisas sobre mim e não gostavam de mim simplesmente por conta disso, eu vim descobrir aos poucos e algumas pessoas falaram abertamente pra mim, afinal de contas se fosse o contrario que "seria errado", eu, simplesmente pensei, azar o seu e segui minha vida, ninguém é obrigado a gostar de mim.
Eu já nem sei q cor eu sou😂mãe negona pai brancao loiro. E eu aq no meio🤷♀️totalmente perdida . Preta demais pra ser branca. Branca demais pra ser preta. SOCORROOOO😂😂
Você é parda como você mesma disse
@@ninguem10anosatras67 é so vc estudar amor
Meninas tô apaixonada pela clareza que falam,parabéns que o canal cresce muuuuuito levando essa mensagem bj bj bj
Que bom que gostou Erika, obrigada pelo carinho.
Bjo!
Japonês também: A maioria das pessoas acham que são todos são parentes.
Em relação que todos os negros são parentes ou se conhecem... na faculdade eu tinha um professor negro, ai uma amiga começou a a se referir a ele como "o pai da Bel", isso foi durante uma semana e a coisa foi se alastrando e eu me enchendo, eu já havia pedido pra pararem com aquilo, que eu não gostava daquela brincadeira, mas ai já viu né... até que um dia eu gritei no meio do corredor O PROFESSOR NÃO É MEU PAI, MEU PAI É BRANCO", bateu aquele silêncio... sai andando e depois recebi vários pedidos de desculpa que eu só respondia fazendo um "joinha"
Isabel Ataide aposto que muita gente achou que você foi racista gritando que seu pai era branco para eles pararem de te encher,gente ignorante
O tópico 5 acontece com vários brancos muitas vezes...
Comigo acontece sempre... Oferecer o produto mais barato ou deixar de atender, você fica sozinha olhando as coisas e os vendedores te ignorando...
Gente! Vocês são ótimas, amei o vídeo, identifiquei-me com tudo infelizmente, hehe! Já até ativei o sininho, hehe! Beijos!
gente, muito obrigado por esse vídeo, porque eu sempre fico com receio de falar algo de possa ofender e, vocês abriram meus olhos. Obrigada. Aliás, vocês são lindíssimas!
Maravilhosas! sabe o que é pior? Ignorantes que ao falar sobre alguém, dizem aquele/a moreno/morena... Parece que falar NEGRA ou NEGRO é palavrão.... Aff eu vivo discutindo sobre isso! Bjs e luz queridas!
é MT complicado
Luan Globalizado tem casos distintos,não todos são descendentes de africanos,pessoas com a pele cor de caramelo ou marrom amarelado podem ser descendentes de indianos por exemplo. Eu sou um caso minha mae é filha de pai indiano e meu pai é descendente de alemães,entao eu aceito que me chamem de morena.
+Ana Carolina Weinfuter negro é simplesmente o contrário de caucasiano (branco), então independente da sua origem se a pele é escura é negra
não sou branca e tbm não sou negra...sou uma mistura dos dois...na vdd nem isso pq minha mãe eh nissei e meu pai negro
mas não tem cm alguém me chamar de negra eh impossível...e sim morena
kelly aliane oi eu sou filha da mistura brasileira mãe negra pai branco e nasci negra clara e minha resposta é bem simples pra distinguir o moreno do preto ... a morena do than ... vc pode ser nova mas a Sheila carvalho e morena (branca com cabelos castanhos) e sempre foi assim pra mim " vc não é preta, olha seu cabelo liso, vc e morena menina ou mulata" eu então entendi a duras penas que era preta e isso foi libertador, porem difícil ainda Hj tenho problemas com minha auto estima, mas me reconheço minha identidade minha luta e meu espaco. kkk eu sempre falo passou das 6h e noite. um abraço
Adoro vcs!! Continuem brindando a gnt com seus ensinamentos! Sou uma pessoa mais informada com seus videos! Bjs
Gentemmmm tô amando esse canal, super me identifiquei com a lista, não sei qual pior..parabéns, vocês são lindas e me representam!
+Thais Oliveira obrigadaaa!!! Ficamos muito felizes com isso, seja muito bem-vinda!
Vocês arrasaram nesse vídeo, adoro esse assunto porque muitas vezes nós brancos falamos coisas que nem percebemos serem preconceito "disfarçado". Vi a tal propaganda e achei um absurdo! Produto para cabelo crespo tem que ser feito por uma modelo de cabelo crespo e não uma branca de babyliss!!! Vejo amigas negras falando que o cabelo é ruim e me dói pensar que elas realmente acreditam nisso. Beijos
+Débora Mazetti obrigada pelo apoio e carinho de sempre! Com certeza há muito a ser feito e mudado, mas se pudermos ir conscientizando os que passarem pelo nosso caminho, já será uma grande vitória! Bjo! :*
É normal da natureza admirar o belo
meninas na questão do celular aconteceu parecido comigo , só que eu entrei em uma loja p comprar um carro que havia gostado e simplesmente fui ignorado pelos vendedores que estavam mais empolgados em atender aos clientes brancos. eu simplesmente fui embora e comprei o meu carro em outra e a vista. quem perdeu foi a loja que nem percebeu que eu estava la .
Meninas, obrigada. Eu estou aprendendo bastante com esse canal.
Sinto muito pela Natália!
Deus conforte sua família e amigos.
Entrar em uma loja ou ser tratado como fantasma invisível ou ser seguida ,que raiva
As pessoas me perguntam se sou filha biológica da minha mãe. Quando digo que Sim, elas dizem ah, Ela é Morena né? Eu respondo, não, Ela é negra.
Adorei! kkk vcs são demais gente! Adorei saber que vocês são daqui de Minas (O sotaque tb não mente né kkk)
Meninas, vcs estão de parabéns pelo canal! Descobri vcs há pouco e por isso agora estou vendo vídeo de 2015, estou fazendo maratona! Beijos e voem 🌸
Bom dia meninas, super me interesso por me informar sobre o assunto de preconceitos e racismo e foi de grande valor poder ouvir vcs falando da experiencia de vocês. Estão de parabéns pelo conteúdo. Beijos, irei acompanhar mais e mais videos.
Quando pequena sempre quis alisar o cabelo, pq eu sofria mto na escola, que meu cabelo era ruim.
mas graças a Deus eu nunca fiz, pq no fundo eu não queria perder meus Cachinhos, pois quando fazia chapinha nunca me sentia eu mesma.
Mas eu só fui realmente me aceitar aos 16 anos (hj tenho 18) ou seja, pouco tempo atrás.
empoderamento chega pra todas e vamos lutar pra empoderar mais negros ainda!
temos que falar mesmo!!!
Aprendendo muito com vcs duas, maravilhosas! Obg por existirem♡♡
Gente amei esse vídeo... E o que falar sobre produtos que dizem diminuir volume em produtos para cabelos afros!
Meninas são situações que todos negros passam, mas nem todos percebem, poucos delatam e menos ainda reagem...
Triste, triste... Isso acontece, triste realidade... Já fui invisível em lojas e lanchonetes...
AMEIIII ESSE VÍDEO!
Vocês são maravilhosas !!! Muito obrigada por estarem aqui no TH-cam!!!!!
tantas coisas que vcs falaram e que acontece comigo e nunca me toquei!!!
Obrigada por seguirem lutando isso me da força pra continuar !!!!
Vocês são uma inspiração!!!!💙💚💛💜💗💖❤💘💓💔💕💝💞💟❣💌
Obrigada por tanto amor e pela confiança, +karynna koren!
Vocês são maravilhosas, to aprendendo a reaver minhas atitudes com os vídeos de vocês!! Continuem assim, e gratidão pelo aprendizado! 💕
+Brenda Lopes aaah, linda, que bom saber disso! Nós também estamos em um processo de aprendizagem e poder dividir isso com vocês é muito especial! Seja muito bem-vinda ao Papo de Preta! Grande bjo!
Meninas vcs estão de parabéns!!!!! Maravilhosas!!!! Ótimo vídeo!!!!
Fundamental! Parabéns! Ainda é preciso desenhar...explicar... relembrar... Amo as expressões que vcs fazem quando dizem "isso tbém me irrita!" rsrs
+Brenda Jaci kkkkk... Que bom que gostou! :D
Gurias, mais uma vez adorei o vídeo de vocês! Inclusive interrompi o término de um trabalho para essa semana apenas para vê-las. É impressionante como muitas pessoas naturalizam o racismo, não veem que é um discurso que internalizam e que se forma em vários núcleos da nossa sociedade: É institucionalizado no âmbito do Estado, também é perpassado pelos meios de comunicação até chegar ao âmbito familiar em que somos criados com desconfiança à diferença, porque isso está em nossa episthéme, em nosso sistema de pensamento, é intrínseco à nossa sociedade burguesa(alguns diriam pós-industrial) do século XXI, esse discurso de ''todos somos iguais'' em vez de igualar as pessoas apenas esconde as diferenças que temos entre nós, e se forem evidenciadas podem ser analisadas de forma crítica. Termino o meu comentário com uma frase de Boaventura de Sousa Santos: ''Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza''.
Descobri o canal agora, estou maratonando os vídeos de vcs e estou maravilhada, tenho 41 anos e nesse tempo de vida vivi todas as situações possíveis. Parabéns ao canal.
Conheci o canal hoje e adorei! Super didático! Também é muito importante em termos de representatividade!
+Alan Goncalves obrigada pelo carinho e apoio, de coração! Seja muito bem-vindo ao Papo de Preta! :D
Ai meudeus! Elas responderam!
Nossa meninas, ameeeeeeeei!!!! Como eu não tinha visto esse vídeo ainda? Eu também tenho um vídeo sobre o mesmo assunto no meu canal. Putz! Da muita raiva, cara!! Adorando o canal de vcs! Beijos.
+Coisas de Preta by Regianne Rosa obrigada! :D Tanta coisa que a gente tem que passar, né? kkk
Vamos passar lá no seu canal pra ver o vídeo.
:)
Bjo! :*
Maravilhoso esse vídeo. Tudo que falaram é verdade. Tem muita gente que enxerga o negro ainda como alguém que não tem poder de compra ou condição para isso. Já cansei de ouvir comentários do tipo "cabelo ruim". Imagina só quem tem cabelo crespo, a frequência que ouve. Falta representatividade mesmo. Como vocês falaram cada um tem que ter a liberdade de fazer o que bem entender com a própria imagem, mas refletindo sobre essas (o)pressões. São assuntos que atinge a todos, tanto por quem pratica o preconceito repensar, quanto pra quem sofre para se empoderar. Beijo
Sobre a representatividade: a Michonne de The Walking Dead conta? É uma das personagens mais amadas (e é minha preferida tbm).
Thais dos Santos Domingues Pereira A Michonne é foda, eu amo ela ❤️❤️❤️
Boa tarde meninas do Papo de Preta também cai aqui de paraquedas e Ameiii o canal .
Parabéns😚
Seja bem-vinda, Sonia Baker! Que ótimo vc ter nos encontrado! Bjo grande!
E meninas, meus parabéns! Eu amo esse canal, me vejo, espelho e inspiro e caraca, esse vídeo faz 5 anos e já era bom, ms percebo o quanto progrediram. Obrigada!
hahahahaa morri de rir com essa de ser parente!! Todo mundo acha q por eu ter ascendência japonesa, eu tenho q conhecer todos os japoneses do bairro e da cidade e do estado e do país! hahaha Tipo, o Brasil é só o país com a maior colônia japonesa fora do Japão, claro q a chance de eu não conhecer é maior! XD Amei o canal, ainda to assistindo todos os videos, mas ja amei! Obrigada e continuem!!
+Keikolina kkkkk... Esse item é engraçado e irritante ao mesmo tempo, ao menos nesse quesito você nos entende bem. rsrs... Obrigada pelo carinho e seja bem-vinda ao Papo de Preta! Bjo! :*
E muitos acham que Todos os 'descendentes de japonês TEM que saber falar japonês'
Adorei!!! Além de estar aprendendo muito to vendo o mundo no ponto de vista de vocês. Já to inscrita, bjs.
Disseram tudo...é assim mesmo. Parabéns por expor objetivamente...show.
Obrigada pelo vídeo. Estou ouvindo e aprendendo. :)
Esse vídeo é maravilhoso! Parabéns! Um dia vou fazer um vídeo para o meu canal contando as minhas experiências pois passei por situações bem parecidas com essas e algumas exatamente iguais. Sucesso meninas!
+O Mundo de Jana faz sim e volta aqui pra avisar a gente, queremos ver! Quanto mais dividirmos nossas experiências, melhor, é bom pra sabermos que não estamos sozinha. Obrigada pelo carinho e bjo enorme! :*
Adorei, aprendi muito!!!
Nossa, esse vídeo foi feito há 4 anos atrás. Aprendendo muito com o vídeo de vocês. Obrigado!
Já amei!!! Ganharam mais uma inscrita, lindas! Minha Xará
Não creioooo!!!! Maristelas são raríssimas! hahaha
Seja muito bem vinda! Bjo! :*
Adorei.!!! No meu caso foi o contrário, minha mãe sempre elogiou meu cabelo e das minhas irmãs. Mas eu por conta de ouvir vários desaforos na escola teimava em alisar. Comecei alisando aos 12 anos de idade e com isso sempre os tive quebradiços e frágeis. Então, eu partia pro big chop e assim que ele começava a crescer lá ia eu novamente jogar química. Isso foi durante um bom tempo. Conheci meu marido e assim como minha mãe pedia pra não alisar, mas eu nem dava atenção...até que engravidei e durante os 9 meses de gestação + 1 ano e 2 meses de amamentação sem nenhum tipo de química meus cabelos mostraram sua beleza natural. Aceitei meus cachos que hoje me trazem muito orgulho. Então hoje agradeço a minha mãe, meu esposo e especialmente a minha filha que me salvou e libertou dessa que posso dizer, dependência química. ;)
+Alice Moreira que relato lindo! Ter pessoas que nos aceitam e nos amam como somos realmente faz toda a diferença, mas a mudança tem que vir de nós mesmas, de dentro pra fora! Muito lindo, obrigada por dividir com a gente!
caí de paraquedas aqui kkk e ameiiii vo acompanha esse canal maravilhoso ♡♥♡♥♡♥
+Sthefany, que bom te ter por aqui! Seja muito bem-vinda e volte sempre! Tem vídeo novo toda semana. Bjo! 😘💜
meninas amei o video, show de bola, concordo com tudo.
Que da hora esse canal! Mandaram muito! Continuem lindas!
concordo em tudo o q vcs disseram. Videos maravilhosos os seus. Parabens Lindas.
Meninas a Patrícia Avelino é uma ótima profissional, manda muito bem em pele negra.
Conheço várias negras que querem ser chamada de morenas.
bjs
Meninas, acabei de conhecer o canal de vocês e estou amando e aprendendo muito tb! Continuem postando mais e mais!!
Mando pra vocês uma dúvida: Eu sempre tive o hábito de chamar os afro descendentes de negros, mas já vi outras pessoas brancas sendo crucificadas por chamar de "preto" e eu percebo vááários negros se chamando entre si de pretos sem problema algum, inclusive o nome do canal de vcs é Papo de preta. Queria entender (ou pelo menos tentar) do porquê entre vocês não há problemas em se chamarem pela cor, mas quando é uma pessoa branca tem que chamar pela raça.
Agradeço se puderem me responder! :D
Beijinhoooss!!
OBS: Comecei a refletir sobre isso quando notei que nos estados unidos é ao contrário. É muito ofensivo chamar um negro de "neger" e o considerado polido é dizer "black" e aí fiquei pensando na origem das palavras e em como elas podem se tornar pejorativas.
+Camila Muraoka então essa sua pergunta muita gente faz... A questão é que quando eu sou negra e chamo outra mulher de preta isso denota, muita vezes, uma proximidade entre nós, no sentido de que, entre a gente, essa palavra é, muitas vezes empoderadora, mostrando que não temos medo da nossa cor - não caímos nessa de "morena", "moreninha", "mulata" - sim, somos pretas e amamos isso! Mas uma pessoa branca não tem essa bagagem e não tem esse olhar pra com o tema. Muitas vezes usa o "preto", "preta" de forma pejorativa, pra ofender, ou até pra "forçar a amizade", aí num rola... :P
+Papo de Preta Muito obrigada por terem me respondido! Foi de fato esclarecedor, eu nunca tinha pensado por este lado de empoderar e se auto afirmar pelo que é e ter orgulho disso. Não poderia imaginar como uma simples palavra pudesse carregar toda essa bagagem e valor histórico unindo as pessoas, muito legal!!
Mais uma vez obrigada! =)
Vocês ganharam mais uma seguidora!
Beijinhooss!
+Camila Muraoka nós é que agradecemos pelo carinho. Seja muito bem-vinda ao canal. Bjo!
Meninas me inscrevi no canal !!! Eu sou branca (mas tenho as origens no sangue ) , porque minha mãe é bem branquinha italiana mas meu pai eh negro e minha avó também era negra , então o meu cabelo eh cacheado porque deu uma boa mistura , e mesmo não sendo crespo eu já sofri muito preconceito por conta do cabelo volumoso com os cachos , falavam que eu tinha cabelo de assolam , cabelo mal cuidado , enfim ... Uma vez também entrei com meu pai em uma loja de roupas para homens pois ele viaja bastante a trabalho e queria comprar umas camisas sociais , e a vendedora parece que duvidava do dinheiro dele para comprar as camisas sabe , isso eh muito feio e infelizmente ainda existe ! Gostei muito da perspectiva do canal , continuem ❤️ beijinhos
Vocês são lindas, adorei! Muito obrigada por compartilhar suas experiências!
Não tenho a pele negra e nem o cabelo crespo, e tenho ORGULHO de ter sangue africano e indigena. Somos todos absolutamente lindos. Somos o povo mais lindo do planeta!!!
Obrigado pelo vídeo, meninas! Ver o vídeo de vocês só nos reafirma que a teoria do embranquecimento continua mais atuante do que nunca e devemos discuti-la, incansavelmente, até que ela venha a cessar. Pensando na representatividade do negro e, principalmente, da mulher negra, percebo que até hoje não me deparei com uma propaganda/banner de seguro de vida ou clinica de estética, por exemplo, que tenha esta tal representatividade. Como vocês bem esclareceram, como se o negro não tivesse condição financeira suficiente para determinados "ambientes". Enfim, parabéns pelo vídeo, desejo muita força e muita garra a vocês duas para continuarem com este trabalho, espero poder aprender mais com vocês!
+Igor Bretas muito obrigada pela força! Esperamos também poder continuar com esse projeto, nós aprendemos muito fazendo cada vídeo e mais ainda com vocês que nos assiste.
Grade abraço!
A diversidade de cores de pele é tão linda, vcs fazem videos incriveis, merecem tudo de bom na vida de vcs
Eu me sinto super mal, por que no meu inconsciente eu sou preconceituoso. Sabe não é na maldade, tipo se eu vejo um menino negro na loja eu logo associo a pobreza e funkeiro. Sei que não é certo, e super adoro ver seus videos pq quero mudar, não quero ser assim. Mais é algo que sai natural esse preconceito. Obg vo continuar tentando
parabens pela sinceridade isso é um bom caminho...
Reconhecer e policiar! Vamos melhorando todos os dias!
Eu amei a sua honestidade se todos os brancos pensasse como você e parasse de falar que é mimimi o Brasil mudaria Parabéns pela sua sinceridade de poucos brancos existe alguns que querem mudar como você😍😍😍😍😘
Parabéns,por mais pessoas feito você, que por mais que tenha esse sentimento sabe que é ruim e tenta fazer com que ele suma ao invés de colocá-lo para fora, fazendo as pessoas se sentirem mal pela sua raça e características!
Pra quem já absorveu isso meio que empurrado da sociedade, o caminho que eu enxergo é o que você esta fazendo mesmo, tomar consciência e tentar mitigar essas situações, é também importante tentarmos criar uma forma de educar a próxima geração para que isso não perpetue, não gostar disso ou daquilo é saudável mas inferiorizar o semelhante é muito prejudicial para todos.
Que vídeo genial! Aprendi muita coisa. Parabéns, meninas! Continuem assim!
+Joanna Cataldo "genial" talvez seja um pouco forte. kkkk
Mas que bom que gostou di vídeo e seja bem-vinda ao canal.
Bjo grande! :*
Oi meninas, tudo bem ? Amei esse vídeo. Passei por uma situação muito ruim essa semana, fui conversar sobre racismo, preconceito e cabelo cacheado e me falaram que não sou negra o bastante para conversar sobre isso. Fiquei extremamente irritada !!!!! Minha mãe é negra e meu pai é alemão, acho que dá para ver na minha foto o tom da minha pele. O vídeo de vocês me deu um grande conforto, de verdade, salvaram meu dia. Continuem sempre gravando e distribuindo boas palavras. Fiquem com Deus. Beijos
+Beatriz Araujo muito obrigada pelo carinho, ficamos muito felizes em saber que melhoramos o seu dia, estamos aí pra isso!
Quanto a discussão que você teve, saiba que não existe essa de "negro o suficiente", e nunca deixe que ninguém diga pra você que você é! Ninguém é "negrometro" de ninguém! Quem sabe suas origens é você e as defenda com honestidade, amor e força!
Seja muito bem vinda ao nosso canal, preta! Continue a problematizar e a discutir sobre racismo, incomoda muita gente, mas é necessário!
Você é parda e não preta
@@ninguem10anosatras67 ninguém te perguntou
eu amei o canal muito bom é sempre bom aprender mais sobre preconceito sobre pontos que devemos repensar sobre nossos atos, continuem assim acompanharei sempre o canal
Ual eu amei o vídeo de vcs. São lindas!!! Já passei por essas situações e verdadeiramente é irritante. Um grande beijo e obrigada por falar a verdade sobre esse racismo encubado que ainda existe.
Raquel
7: sempre aconteceu cmg (meu cabelo é cacheado 3a e 3b )
um dia uma cliente da minha mãe ( que é cabeleireira) chegou em minha casa e disse : alisa esse seu cabelo da um jeito nisso e tals
e eu fiquei tipo
moça não é pq minha mãe é cabeleireira que eu vou alisar
marceladomiciano Meu cabelo é cacheado, mas os cachos são muito fininhos e são MUITOS, aí um dia minha amiga veio e me falou: Isa, o que aconteceu com o seu cabelo pra ele ficar assim? E eu fiquei tipo, ???
O meu é 3a também, e ouço exatamente o contrário.
Que da hora seu comentário!! 😁😁
Meu cabelo é cacheado e eu nunca soube definir, eu dizia: "ele é bem cheio e bem cacheado".
Depois do seu contrário eu fui ver na Google e acabo de descobrir que meu cabelo é 3b.
😁
Rebelde
Eu n sabia q fazia diferença o cacheado do crespo, eu tenho cabelo cacheado mas nunk me importei mt com isso mt obrigada por terem explicado isso :D
Vocês são ótimas! Acabei de conhecer o canal e já amei!
Sou uma mulher branca e espero ser bem vinda aqui. Quero aprender e curar todo o racismo que infelizmente foi ensinado desde criança. Vcs são maravilhosas 😄
Meninas, cês são fofas! Parabéns pelo canal e continuem trazendo vídeos como esse pra gente. Sucesso e um grande beijo.
+Viviane Ferreira fofas, sério? Essa é nova! kkkkk
Obrigada pelo carinho Vivianne, ficamos felizes que tenha gostado do canal! Bjo! :*
F.O.D.A!!! Sou fã!
+Fora do Tom obrigadaaaaa!!! Nós também adoramos seu canal! Bjo! :*
Me inscrevi e estou compartilhando o canal de vocês para todos os grupos feministas que eu faço parte. Porque representatividade negra importa sim, principalmente no youtube onde há uma maioria de vlogueiros brancos (inclusa eu mesma)!
Muito sucesso e resistência pra vocês, maravilhosas!
+Vlog Lulu Hipérbole obrigada pelo carinho! Que bom que gostou do nosso canal e valeu mesmo pelo apoio! Bjo grande!
Oi meninas, indiquei vocês no meu vlog no meu ultimo video!!!
Beijos!
+Vlog Lulu Hipérbole obrigada, de coração! Mas em qual vídeo está? Porque o ultimo vídeo postado no seu canal é sobre jogos dos anos 90, é nesse? rs Qual o nome do vídeo? Queremos assistir! :D
É esse sim! Eu falo no final do video!! E tem os outros videos que eu falo sobre feminismo, o ultimo que fiz foi: ''por que não denunciamos nossos agressores?'' !!
Estou apredendo muito por vavor não desistam !! Meus amores !! ❤❤❤❤❤❤
adorei o vídeo,beijos
Amei o assunto. Já aconteceu com vocês de ouvir de uma pessoa negra também , que o melhor é a gente alisar o cabelo , pois liso, fica lindo e arrumado?
+Rose E.A. Silva isso acontece direto. O sistema racista deu tão certo que nós mesmos (os negros) reproduzimos esse racismo todo.
Cabelo liso é bom
Quando completei 40 decide colocar tudo para fora,aperto o botão do foda- se e não admito,esses parentesco com desconhecido...A minha olhada é para matar fulano !!!
Isso aí, +Carla Maria! A opinião dos outros não é problema seu. Quando a gente internaliza isso, a vida fica bem mais leve e ligar o botão do foda-se é ainda mais fácil!
Papo de Preta + beijos de luz pra vcs lindas😘😘
Meninas, vocês são muuuuito gente boa! hahaha! Sério, tô viciada nos vídeos de vocês porque vocês são muito espontâneas. Continuem fazendo mais vídeos e sendo lindas.
+Ana Carolina Aguiar obrigada, são seu olhos! kkkk... Continuaremos sim, pode deixar. Bjooo!
Adoreiii! Super inscrita!!
+Negra Vaidosa ebaaa!!! \o/ Já estamos inscritas no seu canal e adoramos suas maquiagens bafonicas! haha Bjo!
Parabéns, meninas! Vocês arrasam! Muito sucesso!!! ;***
Parabéns pelo vídeo, tudo isso infelizmente faz parte do nosso cotidiano, quero acrescentar mais uma que me irrita muito, quando um homem branco diz que sempre teve vontade de ficar com uma negra, pra quem pensa que isso é um elogio, pra mim NÃO É!!!! não somos brinquedos sexuais!! E qdo digo que não gosto de carnaval, pagode, funk...parece que sou de outro mundo, e outra e não menos importante, quando dizem, "ah fulano é negro de ALMA BRANCA"!!!!!! Triste!!!!
Minhas queridas arrasaram de novo neste vídeo. Desculpa a demora em vê-lo mas como a Nati já sabe meu olho está em recuperação mas mesmo assim não poderia deixar de vê-las. Concordo com tudo que vcs disseram. Tbm já passei por situações como entrar em lojas e não ser atendida ou acharem que eu não teria grana pra comprar algo fora outras inúmeras situações. No inicio da faculdade "confundiam" eu e a Natália trocavam nossos nomes somente porque éramos as negras da turma. Palhaçada! Adorei mesmo o vídeo. Beijossss