Está foi a melhor explicação sobre o Shabat que já estudei! O Judaísmo Nazareno pratica a fé original de Yeshua e por isto é fiel ao Seus ensinamentos.
Ops não tinha ainda visto tudo mas vejo que já saiu a explicação do assunto que espus aí, só gratidão, pq queremos sim fazer o melhor possível para agradar a Deus e pecar o mínimo possível, mas se vivemos debaixo de uma doutrina hereje por anos mesmo aceitando Jesus e se convertendo de coração, certamente é um processo contínuo de libertação, e purificação 🙌🤝
Boa tarde irmãos, paz ao Senhor. Eu creio que depois de Jesus o povo de Deus é um só, judeus e gentios, sendo como o galho enxertado. Devemos obedecer à Deus como Jesus respondeu ao moço rico, assim sendo, seguir o mandamento mais importante que é amar à Deus sobre todas as coisas e o segundo mais importante, amar o próximo como à nós mesmos, cumprir esses dois automaticamente já nos faz cumprir todos.
Vc está na contramão da Bíblia, pois quem ama é quem guarda os mandamentos, pois a prova do seu amor a Deus e aos homens é fazer e obedecer o que a palavra de Deus te manda.
Para ser salvo, é necessário algo mais, além de Yeshua, o Nazareno? E por quê? Por que me converter ao judaismo? Quais os benefícios nisso? Há salvação no judaísmo, baseado em Atos 4. 12? O judaídmo defende a salvação, através de Jesus Cristo, o Yeshua de Nazaré?
6 หลายเดือนก่อน +7
Shalom! Respondendo as suas perguntas sobre Salvação: 1 - Para ser salvo, a fé em Yeshua é o suficiente. (A justificação é pela FÉ) 2 - Não é necessário se converter ao judaísmo. 3 - O judaísmo rabínico rejeita a Yeshua, logo não possuem esse entendimento. No entanto, para o Judaísmo Messiânico/Nazareno, sim! Não há Redenção em outro, a não ser em Yeshua HaMashiach. 4 - Resposta idêntica a 3, judaísmo rabínico não. No entanto, Judaísmo Messiânico/Nazareno sim.
Shalom! Mas a gente que não foi criado na lei judaica, a gente sempre transgride o shabatt pq é muito complicado
5 หลายเดือนก่อน +2
Shalom, sim para um não judeu é um "mundo" bem diferente. No entanto, até mesmo muitos judeus "erram" em um Shabat, seja pela transgressão do Shabat em si, ou pela recusa de se fazer o bem. Mas não há nada mais sublime nos mandamentos, quando entendemos o PRINCÍPIO DE TUDO. Tudo aponta para o AMOR. AMAR ao ETERNO e AMAR O PRÓXIMO. Considerando isso, basta pedir sabedoria ao Eterno, e creio que Ele vai revelando a sua vontade - dia a dia.
Shalom! Muito obrigado pelo ensinamento! Ja tenho a Peshita do Rosh, porem gostaria que passasse o link da Peshita que vc acessa online, pois me auxiliaria muito nos meus estudos. Tenho um pouco d dificuldade com letras menores.
5 หลายเดือนก่อน +2
Shalom, realmente uma aplicação online tem o seu valor nesse sentido, pois além dos dispositivos modernos contarem com recursos de Zoom, a própria aplicação também fornece opção de configurar um tamanho de fonte padrão para as leituras, cores de fundo/fonte, etc. No entanto, ainda não há previsão de quando esta versão será disponibilizada.
Bom dia, sei que você está dentro da Tora em seus ensinamentos e são preciosos,levando em conta que tudo que está escrito na Bíblia como nós gentil conhecemos como livro sagrado das escrituras,como fica em atos que foi dito que no princípio da conversão dos gentil houve discordo pq os judeus diziam que nós gentil teríamos que nos sujeitar as leis judaica, pq seria fácil se a gente não precisasse cumprir todas as leis como cristãos convertidos,então houve uma reunião para que se debates se está questão e chegaram num bom senso de leis para gentil e judeus,e distribuíram cartas para que fossem mandadas as igrejas para que pudesse haver paz entre todos,gostaria que você falasse alguma coisa sobre isso pq está na Bíblia agradeço se puder falar sobre isso🤝🙌
5 หลายเดือนก่อน +2
Bom dia! Perfeito, sua questão é pertinente. O ponto é: analisando Atos 15, fazendo uma exegese do texto, conseguimos extrair o PROBLEMA, o OBJETIVO e a SOLUÇÃO. De forma resumida: 1º - O PROBLEMA era a pressão que faziam nos gentios que estavam se convertendo, para guardar toda a Lei, à começar pela Circuncisão. 2º - O OBJETIVO foi tirar qualquer impedimento para que os recém-convertidos se achegassem, uma vez comprovado a testificação da Ruach sobre eles, mesmo sem fazerem a circuncisão. 3º - A SOLUÇÃO foi ditar pontos INICIAIS, o que precisariam corrigir como INICIAÇÃO na FÉ. Podemos observar isso, de forma clara, quando enxergamos que as exigências feitas são encontradas no livro de GÊNESIS. São leis morais iniciais! E como foi em Gênesis o Eterno revelou todos os seus Mandamentos? NÂO! O Eterno em um só dia revelou todos os mandamentos da Torá? NÃO! A Revelação dos Mandamentos foi PROGRESSIVA! A mensagem de ATOS 15: Para os gentios, os mandamentos devem ser revelados progressivamente! "Porque Moshé, desde as primeiras gerações, tem em toda cidade pregadores nas sinagogas, que em todos os shabatot o leem." Bênçãos sobre ti!
Shalom! O irmão disse que não se deve precionar os gentios porque Moisés tem em cada cidade que o pregue. Então dá a entender que o gentio que quiser por livre e espontânea vontade ser circuncidado seria lícito. Mas o apóstolo Paulo disse que quem se deixar circuncidar, da graça de Cristo cairá. Como devo entender isso? Shalom!
5 หลายเดือนก่อน +3
Shabat Shalom! Esse é um tema mais extenso... A circuncisão, não é Torah de Moisés - pois não faz parte da Aliança Moisaica, mas sim Abraâmica. Mas, como entendemos a circuncisão dos gentios nos escritos Paulinos? O ponto é entender o princípio, o objetivo de cada coisa através do texto, e é claro o problema também. Qual era o problema ali citado em Gálatas(5)e vemos em Atos(mencionado neste Shiur)? Achar que a Circuncisão era necessária para a salvação. Quem estava se circuncindando, fazia na intenção de ser salvo, jogando por terra os méritos de Yeshua e a Graça. Estavam considerando o sacrifício de Yeshua ineficaz. Entendemos no contexto que estava sendo pregado a circuncisão como forma de ingresso no povo do Eterno, e Paulo deixa claro que nesse sentido nem a circuncisão, nem a incircuncisão são coisa alguma, porque o importante é a Emunah em Yeshua. Paulo se opõe radicalmente à circuncisão dos gentios (na carne), justamente devido a intenção: JUSTIFICAÇÃO PELOS PRÓPRIOS MÉRITOS. Filipenses 3:2-4 "Cuidado com os cães; cuidado com os malfeitores; cuidado com o corte da carne. Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Elohim na Ruach e nos gloriamos em Yeshua HaMashiach, e não estamos confiantes sobre a carne, ainda que eu tivesse também confiado na carne. Pois se um homem pensa que a sua confiança está na carne, eu [teria] mais [confiança] do que ele." A nossa confiança tem que estar em Yeshua. Colossenses 2:11-12 "E nele vocês foram circuncidados com a circincusão que não é [feita] pelas nossas mãos, lançando fora a carne dos pecados pela circuncisão do Mashiach. E foram sepultados com ele na imersão, e por meio dele ressuscitaram com ele, pois creram no poder de Elohim que o ressuscitou dos mortos." A verdadeira brit milá é aquela do coração, espiritual, e não literal, cujo louvor não provém dos filhos dos homens, mas de Elohim. Bênçãos sobre ti!
Olá a todos !!! Shalom moreh Júnior, Moreh o que significa impureza espiritual?
6 หลายเดือนก่อน +4
Shalom, Rosangela. Geralmente quando falado em "impureza" está associado ao estado cerimonial. Principalmente no livro de Levítico vemos inúmeras leis de purificação (para quando em estado de impureza cerimonial), onde quando o indivíduo estava impuro não poderia apresentar sacrifícios, tocar em objetos sagrados etc, então havia instruções para por exemplo se banhar em um determinado tempo para se purificar, depois disso estando puro novamente.
Shalom, sobre nos abastecer do sangue, significa que devemos comer apenas carnes Kosher? E nas leis noeticas, também tem a lei de abstenção do sangue ?
6 หลายเดือนก่อน +3
Shalom, o entendimento judaico é que para remoção do sangue envolve um processo específico de abate, considerando isso... Sim, o entendimento seria esse, apenas carnes Kosher. No entanto, historicamente não há evidências desse entendimento antes dos dias de Yeshua.
Então, antes dos dias de Yeshua, eles comeriam qualquer carne, desde que ano fosse impuros?! Desculpa irmão, a insistência na pergunta, mas é que eu passei a consumir essas carnes apenas hoje em dia, e passei isso para meus pais e minha casa, então estou insistindo em entender porque me preocupo de repente de fazer algo que não seja de acordo com os ensinos do Pai
6 หลายเดือนก่อน +2
A "insistência" é um fator positivo, todos deveriam agir assim, e isso demonstra a fome para aprender. Desculpe desapontar, mas o Judaismo Rabínico ensina que a denominada "Torah" Oral foi dada no Sinai. Logo, ensina o Judaismo que tais leis para abate existem antes mesmo do povo tomar posse da terra. No entanto, não existem evidências que comprovem a existência do abate judaico antes do tempo de Yeshua, na verdade é difícil encontrar algo antes do II século d.C. Importante considerar que estou lhe respondendo diretamente, trazendo o que o Judaismo ensina, o que é comprovado historicamente etc. Mas para obter o entendimento do que a B'nei Or recomenda como leis alimentares, há uma Playlist aqui no canal só sobre Alimentação Kasher.
Penso,deferente as nações não judia nos dias de hoje com estes rumores de guerra inventa de invadir no sábado Israel sabendo que é dia sagrado, dia de sábado, vão todos morrer de braços cruzados, e respeito e amo os judeus, sei de suas dificuldades, mas Deus tb sabe das circunstâncias sejam para judeus ou gentil
5 หลายเดือนก่อน +2
Te entendo! Nos tempos dos Macabeus ainda se tinha esse tipo de dúvida, se no Shabat poderiam se defender em uma guerra. Mas depois de tantos morrerem, sem levantar 1 espada, entenderam que não é esse o princípio da Lei, que é para Vida. Hoje, os militares de Israel continuam de prontidão em Shabat. Claro que muitas das vezes há distrações entre os militares, principalmente em Shabat, festas bíblicas, etc... Mas não por considerarem proibido encarar um inimigo no Shabat, mas justamente pelo dia festivo. E a tendência é em tempos de guerra, ficarem ainda mais de prontidão, e em tempos de "tranquilidade", baixarem ainda mais a guarda - o que aconteceu em 07/10/2023.
Qual o cantato ou telefone para ser um talmim, e particular dos estudos já mandei 2 emails e ainda não responderam do link do site que está aqui no link da sua descrição.
Rosh Júnior, quando aprendi com meu rabino ortodoxo sobre você fazer ou não fazer o não judeu trabalhar para ele, a norma é, você não pode pedir ele para trabalhar no SHABAT, só se ele quiser, mas você não pode fazer ele trabalhar e nem pedir!
Eu como corredor de rua. Posso correr meus longos no sábado ?
5 หลายเดือนก่อน +3
Shalom, Wagner. Conforme mencionado no vídeo, as Escrituras não dão uma lista completa do que pode ou não pode. Até por este motivo que o judaísmo elabora uma lista com proibições, entre as suas ramificações. Nos dias de Yeshua, vemos que já era considerado proibido percorrer longas distâncias no Shabat. (Alguns defendem que o princípio apontava para cansaço físico, indo contra a ideia de descanso no Shabat - e defendendo por exemplo que o X da questão não era a distância em si, que 1 Km andando não seria o mesmo 1 Km se tiver de carro.) Além do mais, nós da B'nei Or, entendemos que o texto abaixo indicaria a ideia de se abster desse tipo de atividade: "Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse." Isaías 58:13-14 Recomendo que cada um ore ao Eterno, pedindo sabedoria e direcionamento da Ruach para "não cuidar dos teus próprios interesses, não seguindo os teus caminhos e não fazendo a tua própria vontade" no dia de Shabat.
Porque os judeus também se renderam ao calendário imposto pelo sistema??? Porque não seguem o calendário correto, instituído pelo Criador?? Shabat não é sábado, mas o sétimo dia, o dia do descanso…
5 หลายเดือนก่อน +2
Shalom, Isabela. Como já mencionado em nosso estudo sobre Pessach, reconhecemos que de fato o calendário utilizado hoje pelos judeus não é o mesmo da bíblia, pois biblicamente era por observação, e hoje temos um calendário fixo. No entanto, o discurso de "calendário do sistema", e que "o shabat não é o sábado" não é coerente; Se tiver argumentos para isso, fique à vontade para expor aqui. Na próxima mensagem colocarei os meus, defendendo que o Shabat de hoje é o mesmo de sempre.
5 หลายเดือนก่อน +4
Alguns atestam que o Shabat de hoje não é o mesmo desde Adão, ou desde Moisés, então vamos lá: É importante ressaltar que, mesmo que houvesse a possibilidade de ter "perdido a conta" do Shabat desde Adão até Moisés, ou de Moisés até hoje, temos três pontos importantes que garantem a continuidade e a observância correta do Shabat: 1 - O Eterno e o Maná: Quando o povo de Israel estava no deserto, o Eterno ensinou claramente quando seria o Shabat ao enviar o Maná (Êxodo 16). Caso tivessem "perdido a conta", eles teriam restaurado o Shabat neste episódio. 2 - Observância de Yeshua: Yeshua (Jesus) guardou o Shabat e nunca mencionou a necessidade de um "reajuste" ou "correção". Isso indica que o Shabat permaneceu íntegro e inalterado até os dias dele. 3 - Judaísmo Disperso: Durante os dias de Yeshua, o Judaísmo já estava espalhado pelo mundo. Se algum grupo tivesse "perdido a conta" do Shabat, isso não teria impactado todos os outros espalhados nas nações. E certamente teríamos registros históricos sobre isso, pois para eventos de menor importância registraram. Algumas pessoas questionam se o Shabat de hoje é o mesmo da criação, defendendo a ideia de um Shabat lunar, onde o Shabat pode cair em diferentes dias da semana. Este conceito é incoerente e contraditório com o mandamento de trabalhar seis dias e descansar um. Em relação à mudança de calendários e como isso pode afetar a observância do Shabat: - Calendário Gregoriano: Quando o Calendário Gregoriano foi adotado em 1582, 10 dias foram omitidos (4 de outubro foi seguido por 15 de outubro), mas os dias da semana não foram alterados. O dia da semana seguiu a sequência normal (quinta-feira, sexta-feira, etc.). - Sincronia Histórica: Tanto judeus quanto babilônicos usavam uma semana de sete dias. Quando os judeus foram para a Babilônia, continuaram guardando os sábados, e não há registros de que tais povos tivessem dias semanais diferentes. - Semana Romana: Os romanos originalmente usavam um calendário de oito dias, mas no primeiro século d.C. adotaram a semana de sete dias. Eles sincronizaram essa semana com os corpos celestes visíveis e suas deidades, coincidindo o sábado romano (dia de Saturno) com o Shabat judaico. Considerações Finais A - Êxodo e Maná: Se os hebreus tivessem perdido a contagem do Shabat desde a criação, o episódio do Maná no deserto teria restabelecido o dia correto. B - Observância de Yeshua: Não há evidências de que Yeshua tenha pregado ou executado qualquer reforma semanal. C - História Judaica: Não há qualquer evidência de uma alteração na semana judaica desde o primeiro século até hoje. Se tivesse havido qualquer mudança, o calendário romano, que estava sincronizado com a semana judaica, teria refletido isso. O Shabat foi claramente estabelecido na criação, ainda que como mandamento tenha sido revelado no Sinai: Gênesis 2:3: "E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." Êxodo 20:11: "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." O Shabat, como mandamento, foi revelado no Sinai, mas desde a criação já era especial para o Eterno, sendo um dia abençoado e santo. Espero que essas informações ajudem a esclarecer sua dúvida. Estou à disposição para qualquer outra questão que possa surgir.
Já que tu pertence a Nação de Israel, então nada melhor do que uma pergunta para você. Shabat e Dia de Sábado Realmente. Sabe o porque, adventista falam que Deus Criou o Sábado no Éden. Vocês tem Sábado no Calendário de Vocês. Não quero que agrade Gregos e Troianos com sua resposta.
6 หลายเดือนก่อน +3
Shalom! Não sei se entendi bem a sua pergunta, mas vi aqui no chat uma pergunta parecida: "Se o Shabat é de fato o sétimo dia que temos hoje, se a conta não perdeu de Adam (Adão) até Moshe (Moisés)". Bem, ainda que tivessem perdido a conta real do Éden, temos 3 pontos importantes: 1 - O Eterno ensinou quando seria o Shabat ao enviar o Maná, então caso tivessem "perdido a conta", teriam restaurado no episódio do Maná. 2 - Yeshua guardou o Shabat, e não ensinou sobre um "reajuste" ou "correção", logo podemos entender que o Shabat permaneceu íntegro. 3 - O Judaísmo nos dias de Yeshua já havia se espalhado pelo mundo, se algum grupo supostamente "perdesse a conta", não impactaria todos os outros espalhados nas nações. Geralmente quem lança dúvidas se o Shabat de hoje é o mesmo da criação, é o pessoal do Shabat lunar, que faz um cálculo louco onde o Shabat pode cair numa segunda-feira, terça... etc. Totalmente incoerente, e contraditório com o mandamento de trabalhar 6 e descansar 1.
Tudo bem pela sua Resposta, mas não foi satisfatória. Tentou explicar, e não é isso que quero. A pergunta. Sábado Gregoriano e o mesmo Shabat, referente ao dia da Criação. Pelo que eu sei, na Criação não existia Dias Semanais e não tinha ordem de Guardar Shabat. A primeira referência que aparece que eu sei é em Ex 16:25 Sábado é em nome de Saturno, de cultura pagã.
5 หลายเดือนก่อน +2
@@desativado3571 não sei se você está perguntando com intuito de receber uma resposta, mas vamos lá! Complementando a ideia mencionada na resposta anterior: Você realmente está correto em contestar: "Se hoje o mundo usa um calendário moderno, de 1582 d.C., uma evolução do calendário juliano de 46 a.C., o que me garante que o sábado semanal é o mesmo da criação?" Bem, não há preocupação alguma! É uma questão simples, simples, simples... É necessário considerar todos os pontos abaixo, respeitando a sequência, pois se em algum ponto inicial saltar dúvida, pontos posteriores "resolvem" qualquer questão. 1º - O Calendário Gregoriano omitiu 10 dias, mas sem alteração no dia da semana - em 4 de outubro de 1582, era uma quinta-feira, e no dia seguinte, foi sexta-feira, mas 15 de outubro. 2º - Tanto judeus como babilônicos usavam uma semana de 7 dias, e quando os judeus foram para a babilônia continuaram a guardar os sábados, inclusive na Babilônia surgiram as Sinagogas. Importante dizer que não há registros que apontem que tais povos tivessem dias semanais diferentes, ou que um ou outro "sincronizou". 3º - Os romanos usavam um calendário de oito dias, mas com as conquistas e expansão do Império Romano eles adotaram uma semana de sete dias em I d.C., adaptaram a semana de sete dias associando cada dia a um dos sete corpos celestes visíveis e suas respectivas deidades romanas: Sol (domingo), Lua (segunda-feira), Marte (terça-feira), Mercúrio (quarta-feira), Júpiter (quinta-feira), Vênus (sexta-feira) e Saturno (sábado) - historicamente não há evidências se os romanos quiseram sincronizar com um povo (ex: judeus) ou outro; No entanto há evidências históricas que o dia da semana, após reforma nos dias semanais de Roma eram de fato os mesmos dias da semana para os Judeus. Coincidindo o sábado semanal romano (dia de Saturno), com o Shabat (descanso do 7º dia) para os judeus. 4º - O maior destes, mencionei antes mas você desconsiderou... YESHUA que criou o SHABAT, também guardou o SHABAT! E ELE não fez nenhuma reforma semanal, e ratificou este dia com suas palavras. Considerações finais: Logo, se os hebreus perdessem o Shabat da criação, através do mandamento do Maná reencontraram o Shabat novamente. Não há evidências de reforma semanal por parte do povo de Israel, e que na Babilônia tiveram que sincronizar o dia com os babilônicos. Yeshua, pós-babilônia, guardou o Shabat sem pregar qualquer tipo de reforma. Não há qualquer tipo de evidência, que houve qualquer tipo de alteração semanal por parte do povo judeu do 1º século até os dias de hoje. Se os judeus tivessem feito alguma reforma semanal do 1º século até hoje, o calendário romano teria denunciado, uma vez que há evidências a partir do 1º século que estavam no mesmo dia da semana. Caso discorde de qualquer ponto, favor argumentar, ao invés de apenas dizer: "não foi satisfatório".
Estou um tanto duvidoso, Cristo Criou o Shabat. Incompreensível, pois Cristo nem se quer existia. No entanto que tenho vídeo de um Rabino falando que a lei foi única e exclusivamente para Nação de Israel. Na Criação não existe Sábado e nem Shabat, pois não tem nenhuma referência de pessoas antes do Exilio, guardarem lei e Shabat. Estranho você citar Cristo guardar Shabat que não é Sábado pagão. Vai ficar chateado mas está parecendo Adventista, onde tem SHABAT NA CRIAÇÃO, eu nunca vi isso. Quem fala de Sábado na Criação são os Adventistas e não tem nenhum referência na Torah. Shabat só foi aparecer em Ex 16:25 como os adventista citam também que a lei veio desde Gn 26: 5 porque Abraão me obedeceu, guardou minhas ordenanças*, meus mandamentos, meus princípios e minhas leis!” Onde está esses Mandamento e Leis. A minha intenção e Saber pois tu é Judeu, Onde tem Sábado em Gênesis na Criação e Deus descansou nesse Dia. Uma coisa que não Sabia que não existe os Dez Mandamentos na Torah. E sim ,Aseret ha Dibrot, Palavras dita pela boca de Deus.
5 หลายเดือนก่อน +2
Desculpe, mas percebo que você deve estar iniciando os estudos, e acabei trazendo questões de maior complexidade de entendimento. Esse tipo de pergunta... "Como, se Cristo nem existia?" É difícil vermos no meio de quem crê em Yeshua, ninguém do judaísmo messiânico/nazareno levantaria tal questão, nem mesmo no meio cristão! João 1:1-4 "Em princípio era a Palavra, e esta Palavra estava com Elohim, e Elohim era aquela Palavra. Esta [Palavra] estava no princípio com Elohim. Tudo por meio de suas mãos existiu, e sem ele, nem mesmo existiria uma coisa que existe. Nele a vida estava, e a vida era a luz dos filhos dos homens." João 8:58 "Disse-lhes Yeshua: Verdadeiramente, verdadeiramente eu lhes digo que, antes que Avraham existisse, eu era." Mateus 12:8 "porque o Senhor do Shabat é o Filho do Homem." Quanto ao Shabat na Criação, ele sempre existiu, mas não havia ainda ordem para guarda-lo. Quando o Shabat surgiu como mandamento, isso fica bem claro: Êxodo 20:11 "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Ou seja, na Criação o sétimo dia foi abençoado e santificado. Como vemos também em Gn 2:3 "E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." E sim, na Torah o termo escrito é "Dez Palavras ou Dez ditos", temos diversos estudos aqui no canal que abordagem a respeito. Fico feliz em ver alguém contestando algo, pois demonstra querer aprender. Críticas construtivas são bem-vindas, continue a colaborar com o canal. No entanto, se a sua intenção não for essa, recomendo que pare por aqui; Pois não tornarei a respondê-lo.
Atos 15 Está escrito , que nas sinagogas tem quem pregue a lei isso não significa que os Gentios aprenderiam isso nas sinagogas , Até porque não vemos relatos de Gentios praticando reuniões nestas sinagogas ... Quanto o que os gentios deveriam guardar está relatados em todas cartas, E não tem nem sabado nem tão pouco domingo para ser guardado. fato 21 Porque *Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas* 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. 23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: *Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios* que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde. 24 Porquanto *ouvimos que alguns que saíram dentre nós* vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, *não lhes tendo nós* dado mandamento, 25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, 26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. 28 Na verdade pareceu *bem ao Espírito Santo* e a *nós, não vos impor mais encargo algum* , senão estas *coisas necessárias* Tempo depois Paulo fez algumas coisas concernente a lei, Mas foi dito que os Gentios nada disso observassem , isso muitos anos depois ATOS CAP 21 E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos *milhares de judeus* há que crêem, e todos *são zeladores da lei* 21 E já acerca de ti foram informados de que *ensinas todos os judeus* que estão entre os *gentios a apartarem-se de Moisés* , dizendo que não devem *circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei* 22 *Que faremos pois?* em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. 23 Faze, pois, isto que te dizemos: *Temos quatro homens que fizeram voto* 24 Toma estes contigo, e *santifica-te com eles, e faze por eles os gastos* para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. 25 (Todavia) , quanto aos que *creem dos gentios*, (já nós havemos escrito) , e achado por bem, que *nada disto observem* ; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação Paulo faz uma ação que diz respeito a lei, Mas é dito que os GENTIOS nada disso observem. e é repetido novamente o que é para ser guardado. ou Seja isso de ter sinagogas onde provavelmente aprenderiam a lei lá com o devido tempo, como o video deixou implicito essa afirmação, Não condiz com o que está escrito em todo atos dos apostolos, nem tão pouco o que tem nas cartas, Se os Gentios deveriam praticar a lei aprendendo aos poucos fosse verdade , Paulo não se levantaria quando os Gentios começaram a querer seguir a lei em varias passagens , Paulo não teria exortados eles. fato caminhando e vendo que tanto as denominações como os movimentos diversos vindo do Judaísmo mesmo que seja messiânico puxam para seu lado de entendimento . shalom
5 หลายเดือนก่อน +3
Shalom, assim como Yeshua era acusado de transgredir os mandamentos, e sabemos que não era verdade. Acusaram Paulo de ter ensinado contra os mandamentos. Alguns cristãos dizem: "Jesus quebrou o sábado." Isso por não entender o contexto, e não percebem que acusam a Yeshua da mesma acusação que os fariseus na época. Como visto no vídeo, em momento algum Yeshua quebrou o Shabat, ou ensinou contra. Até porque Ele jamais pecou, e se tivesse transgredido o Shabat, seria imputado pecado. O problema em Atos 21, mais uma vez, por não entenderem o contexto usam da acusação de outros para continuar acusando Paulo. E outro ponto que muitos desconsideram, o contexto aponta que Paulo ensina aos JUDEUS, o foco aqui não é gentios. Como bem você grifou: "ensinas todos os JUDEUS que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés" E foi aconselhado que ele se purificasse, a fim de comprovar que toda acusação de que ele estava ensinando contra a Torá, entre OS JUDEUS era falsa. E assim ele o fez. E o verso 25, é uma ratificação da decisão que vimos em Atos 15. Comprovando que estavam de acordo com Shaul, e a acusação era somente pelo que expuseram "ensinando aos judeus".
5 หลายเดือนก่อน +3
Quanto a "Até porque não vemos relatos de Gentios praticando reuniões nestas sinagogas ..." Desculpe-me dizer, mas de cabeça aqui me lembro de diversos episódios: Vou citar 5 exemplos, só no livro de Atos, veja os capítulos: 13, 14, 17, 18 e 19. Paulo usou o momento de oportunidade nas sinagogas para pregar a judeus e gregos, as pessoas ouviam eram impactadas, chamavam outras, e aí no outro sábado uma multidão. etc. Nesses textos, encontramos gentios que já frequentavam as sinagogas, e outros que foram nas sinagogas para ouvir falar de Yeshua. Se precisar de mais, envio! Relatos não faltam.
Entendo seu posicionamento , mas os texto nãos mostram os Gentios indo na sinagoga para aprender o Evangelho , os Gentios que estava na sinagogas ou iam era para aprender a lei para se tornarem Judaizantes , Ai Paulo tanto pregou aos Judeus como também os Gentios que lá estavam , ai depois Paulo novamente pregou , ai os Gentios já não ia mais para aprender a lei Mas para aprender o Evangelho .. atos 13 5 E, chegados a Salamina, *anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus* e tinham também a João como cooperador. A pergunta e por acaso os Judeus nao conheciam a palavra de Deus ? precisava Paulo anunciar para eles? estaria Paulo ensinando a lei para eles? ou era o evangelho? continuando.... 4 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; 15 E, *depois da lição da lei e dos profetas* , lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes *alguma palavra de consolação* para o povo, falai. a palavra de consolação que Paulo falou FOI O Evangelho anunciando Jesus... 26 Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos *é enviada a palavra desta salvação* e eles precisavam de Salvação mesmo sabendo a lei e conhecendo a DEUS? A PALAVRA DIZ QUE SIM continuando... 38 Seja-vos, pois, notório, homens irmàos, que por *este se vos anuncia* a remissão dos pecados. 39 E de *tudo o que, pela lei de Moisés* , (não pudestes ser justificados) , por ele é justificado *todo aquele que crê* 40 Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: 41 Vede, *ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei* ; porque opero uma obra em vossos dias ,ora tal *que não crereis* , se alguém *vo-la contar* e continuando vemos o que aconteceu , Judeus tentaram impedir o Evangelho , os Judeus que conheciam a Deus e que pregava moises...Mas Paulo deveria ir até eles primeiro mas muitos rejeitaram ... segue abaixo 42 E, saídos *os judeus da sinagoga*, os (gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as *mesmas coisas* ) O TEXTO DIZ FOSSE DITAS AS MESMAS COISAS* , NADA DE NOVO , AS MESMAS COISAS.. 43 E, despedida a sinagoga, muitos dos *judeus e dos prosélitos* religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que *permanecessem na graça de Deus* *foram EXORTADO a permanecer na GRAÇA* E NÃO na LEI... 44 E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Então *os judeus, vendo a multidão* , encheram-se (de inveja e, blasfemando) , *contradiziam o que Paulo falava* 46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era *mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra* de Deus; mas, visto que *a rejeitais* , e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos (voltamos para os gentios;) 47 Porque o Senhor assim no-lo mandou:eu te pus (para luz dos gentios) ,a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. 48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. 49 E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província. 50 Mas os *judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas*, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. 51 *Sacudindo, porém, contra eles* o pó dos seus pés, partiram para Icônio. 52 E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. O CONTEXTO É ESSE , sem parcialidade Mostrarei cada cap citado por vc
capitulo 14 de ATOS 1 E aconteceu que em Icônio entraram juntos na *sinagoga dos judeus* , e falaram de tal modo que *creu uma grande multidão* , não só de judeus mas de gregos. 2 Mas os *judeus incrédulos* incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios. 3 Detiveram-se, pois, muito tempo, falando *ousadamente acerca do Senhor* , o qual dava testemunho à *palavra da sua graça* , permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. 4 E dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos. As pregações de Paulo era a graça do Senhor e não a lei, se havia Gentios naquele lugares eram para aprender a Lei se tornarem convertido ao Judaismo, Mas quando ouviam a Paulo se tornavam cristãos , e os Judeus que não criam Tentavam impedir a obra da graça.. hoje não é diferente , agora tem outra roupagem pregam o Messias, mas tem que praticar a lei, bem interessante com sutileza vao ensinando a lei para fazer praticante até os Gentios, COISA QUE NAO foi ensinada por Paulo! Uma pergunta, se bastava crer no messias os Gentios e deveria eles praticarem a Lei porque Paulo disse essa palavra... Eu, porém, irmãos, *se prego ainda a circuncisão* , por que sou, *pois, perseguido?* Logo o escândalo da cruz está aniquilado. Gálatas 5:11 Mas, irmãos, *se ainda prego a circuncisão* , por que continuo sendo perseguido? Nesse caso, *estaria desfeito* o escândalo da cruz. Gálatas 5:11 ou seja se Paulo pregava a lei a circuncisão porque motivo ele era perseguido , Foi exatamente por isso que Ele concordou em se santificar , fazer os gasto da santificação para mostrar para os Judeus que ele guardava a lei, entendi? Eu pergunto Funcionou ? RESPOSTA NÃO, quase foi morto mesmo fazendo esse conselho que pediram para ele fazer! por isso Ele teve que dizer e deixar registrado as seguintes palavras. Para com *os judeus, fiz-me como judeu* , a fim de (ganhar os judeus) ; para os que *vivem sob o regime da Lei* , como *se eu mesmo assim* *vivesse* , para ganhar os que *vivem debaixo da Lei* , embora eu (não esteja debaixo da Lei). 1 Coríntios 9:22 21 *Aos sem lei* , como se eu mesmo o fosse, *não estando sem lei para com Deus*, mas (debaixo da lei de Cristo) , para ganhar os que vivem fora do regime da lei. 22 Fiz-me *fraco para com os fracos* , a fim de ganhar os fracos. Fiz-me *tudo para com todos, a fim de, por todos os modos* , salvar alguns. 23 Tudo faço por causa do evangelho, para ser também participante dele. Paulo foi Sábio e obedeceu o conselho de se santificar , ele sendo judeu não teria peso , mas mostraria que Ele guardava a LEI, Mas esse concelho não veio do Espirito Santo, veio como um meio de parar com as acusações, de quem viam as acusações ESSA é a pergunta ? VINHA dos judeus NÃO CRENTES ou dos Crentes? a resposta vem do ato de apresentar-se no TEMPLO, cap 21 já havia tido muitas perseguições e os Crentes de Jerusalem ainda estáva na mente que deveria ficar preso em Jerusalém para pregar aos Judeus, Mas Jesus não tinha anunciado que deveriam ser pregados até os confins da terra? ou seja a igreja de Jerusálem passou muito tempo preso naqueles campos , era necessario , mas depois da severa perseguição se dissiparam! Eu pergunto também porque a igreja não acompanhou Paulo no templo? Paulo foi ao templo para ser preso essa foi a verdade, Agabo profetizou isso, logo o conselho de fazer aquela santificação cerimonial que na graça NÃO TEM mais nenhum valor , não serviu para mostrar ou impedir a condenação de Paulo pelos Judeus no templo.... E todo esse contexto nada tem haver com os Gentios! ELES NEM PODERIA OBSERVAR OU PRATICAR O QUE PAULO FEZ, Não ERAM TODOS crentes ? não deveriam seguir a mesma lei? seria lei de Cristo fazer CERIMONIAL DE SANTIFICAÇÃO? Não estaria Paulo santificado pelo sangue do SENHOR? certamente que sim... FIZ ME DE JUDEU PARA OS JUDEUS ... ESSA É A EXPLICAÇÃO , QUE MUITOS NAO QUEREM ACEITAR.... mas era necessario Paulo passar por isso para pregar aos Grandes e reis, e ir até Roma! tudo dentro do proposito de Deus! VAMOS AO OUTRO CAPITULO
CAPITULO 17 ATOS 1 E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. 2 E Paulo, como *tinha por costume* , foi ter com eles; e por *três sábados disputou* com eles sobre as Escrituras, 3 Expondo e demonstrando que *convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos* . E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo. 4 E alguns *deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas* ; e também uma grande *multidão de gregos religiosos* , e não poucas mulheres principais. 5 Mas os *judeus desobedientes, movidos de inveja* , tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo. 6 E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui; 7 Os quais Jasom recolheu; e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus. 8 E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas. Novamente Paulo na sinagoga ensinando a Jesus A CONVERSÃO deles, e havia também RELIGIOSOS GREGOS, se estavam na sinagoga eram proselitos gregos ao Judaismo Novamente essa reunião eram Judeus seguindo a lei, e Gentios prosélitos do Judaísmo Desde o começo da igreja Haviam Judeus e não Judeus Gentios, agregado aos Judeus QUE Creram no Messias e era ensinado o Evangelho as doutrinas dos Apostolos, Não diz que a igreja é Edificada na lei, MAS na doutrina dos Apostolos, e ainda diz a lei não é da fé! Se A GUARDA do Sabado é um mandamento para Os Gentios, Jamais Paulo poderia ficar em cima do muro quando disse UM FAZ CASO DO DIA E OUTRO julga iguais todos os dias! Se Paulo entendia que deveria guardar o Dia de Sabado, certamente ele teria reprovado os Crentes que acreditavam que todos os dias são iguais, pois esse pensamento é contra a observancia do Sabado como um dia especial , Logo nem todos os dias são iguais. entendi SE O SABADO É ESPECIAL , Paulo deveria ter dito ao que acha que todos os dias são igual, ele deveria ter dito , nem todos os dias são iguais, o SABADO É Diferente ! vamos ao outro capitulo
Desculpa irmão mas sábado se possível saiu domingo descanso e isso não quer dizer que não amo a Cristo só simplesmente não acredito em Jeová esse maldito. Só cristo
Está foi a melhor explicação sobre o Shabat que já estudei! O Judaísmo Nazareno pratica a fé original de Yeshua e por isto é fiel ao Seus ensinamentos.
Excelente lição. Hoje eu guardo o shabat.
Vamos curtir o video galera tem mais de 1000 visualizações e só 300 curtidas.
Shalom a todos os meus irmãos. Marcos Antônio , Duque de Caxias -RJ. Assistindo o shiur no momento. Que o Eterno abençoe a todos poderosamente 🇮🇱🇧🇷🖖.
Ops não tinha ainda visto tudo mas vejo que já saiu a explicação do assunto que espus aí, só gratidão, pq queremos sim fazer o melhor possível para agradar a Deus e pecar o mínimo possível, mas se vivemos debaixo de uma doutrina hereje por anos mesmo aceitando Jesus e se convertendo de coração, certamente é um processo contínuo de libertação, e purificação 🙌🤝
Shalom 🙏
Shalom sabático rabino mirassol sp.
Melhor é respeita aos ensinamentos da palavra de Deus.
Shalom a todos.👍
Hallalu YAHUAH , Shabatt Shalom irmãos
Shabat Shalom 🖖 Fortaleza-Ceará
Shabat shalom! Obrigada pelos ensinamentos.
Maravilhoso estudo! Parabéns meu amado Junior!
Boa tarde irmãos, paz ao Senhor. Eu creio que depois de Jesus o povo de Deus é um só, judeus e gentios, sendo como o galho enxertado. Devemos obedecer à Deus como Jesus respondeu ao moço rico, assim sendo, seguir o mandamento mais importante que é amar à Deus sobre todas as coisas e o segundo mais importante, amar o próximo como à nós mesmos, cumprir esses dois automaticamente já nos faz cumprir todos.
Acaba sendo muito simplista e nem precisa de religião. Hipe e ateu também amam ao próximo
Vc está na contramão da Bíblia, pois quem ama é quem guarda os mandamentos, pois a prova do seu amor a Deus e aos homens é fazer e obedecer o que a palavra de Deus te manda.
Para ser salvo, é necessário algo mais, além de Yeshua, o Nazareno? E por quê?
Por que me converter ao judaismo? Quais os benefícios nisso?
Há salvação no judaísmo, baseado em Atos 4. 12?
O judaídmo defende a salvação, através de Jesus Cristo, o Yeshua de Nazaré?
Shalom! Respondendo as suas perguntas sobre Salvação:
1 - Para ser salvo, a fé em Yeshua é o suficiente. (A justificação é pela FÉ)
2 - Não é necessário se converter ao judaísmo.
3 - O judaísmo rabínico rejeita a Yeshua, logo não possuem esse entendimento. No entanto, para o Judaísmo Messiânico/Nazareno, sim! Não há Redenção em outro, a não ser em Yeshua HaMashiach.
4 - Resposta idêntica a 3, judaísmo rabínico não. No entanto, Judaísmo Messiânico/Nazareno sim.
Hoje não pude assistir ficamos sem luz desde as 6 horas da manha até as 12 horas
Seria interessante criar uma apostila do dia a dia de uma pessoa que deseja cumprir esses mandamentos. Onde consigo encontrar
❤
bem instrutivo
Shalom! Mas a gente que não foi criado na lei judaica, a gente sempre transgride o shabatt pq é muito complicado
Shalom, sim para um não judeu é um "mundo" bem diferente. No entanto, até mesmo muitos judeus "erram" em um Shabat, seja pela transgressão do Shabat em si, ou pela recusa de se fazer o bem.
Mas não há nada mais sublime nos mandamentos, quando entendemos o PRINCÍPIO DE TUDO. Tudo aponta para o AMOR.
AMAR ao ETERNO e AMAR O PRÓXIMO.
Considerando isso, basta pedir sabedoria ao Eterno, e creio que Ele vai revelando a sua vontade - dia a dia.
Shalom! Muito obrigado pelo ensinamento! Ja tenho a Peshita do Rosh, porem gostaria que passasse o link da Peshita que vc acessa online, pois me auxiliaria muito nos meus estudos. Tenho um pouco d dificuldade com letras menores.
Shalom, realmente uma aplicação online tem o seu valor nesse sentido, pois além dos dispositivos modernos contarem com recursos de Zoom, a própria aplicação também fornece opção de configurar um tamanho de fonte padrão para as leituras, cores de fundo/fonte, etc.
No entanto, ainda não há previsão de quando esta versão será disponibilizada.
Bom dia, sei que você está dentro da Tora em seus ensinamentos e são preciosos,levando em conta que tudo que está escrito na Bíblia como nós gentil conhecemos como livro sagrado das escrituras,como fica em atos que foi dito que no princípio da conversão dos gentil houve discordo pq os judeus diziam que nós gentil teríamos que nos sujeitar as leis judaica, pq seria fácil se a gente não precisasse cumprir todas as leis como cristãos convertidos,então houve uma reunião para que se debates se está questão e chegaram num bom senso de leis para gentil e judeus,e distribuíram cartas para que fossem mandadas as igrejas para que pudesse haver paz entre todos,gostaria que você falasse alguma coisa sobre isso pq está na Bíblia agradeço se puder falar sobre isso🤝🙌
Bom dia! Perfeito, sua questão é pertinente.
O ponto é: analisando Atos 15, fazendo uma exegese do texto, conseguimos extrair o PROBLEMA, o OBJETIVO e a SOLUÇÃO.
De forma resumida:
1º - O PROBLEMA era a pressão que faziam nos gentios que estavam se convertendo, para guardar toda a Lei, à começar pela Circuncisão.
2º - O OBJETIVO foi tirar qualquer impedimento para que os recém-convertidos se achegassem, uma vez comprovado a testificação da Ruach sobre eles, mesmo sem fazerem a circuncisão.
3º - A SOLUÇÃO foi ditar pontos INICIAIS, o que precisariam corrigir como INICIAÇÃO na FÉ.
Podemos observar isso, de forma clara, quando enxergamos que as exigências feitas são encontradas no livro de GÊNESIS. São leis morais iniciais!
E como foi em Gênesis o Eterno revelou todos os seus Mandamentos? NÂO!
O Eterno em um só dia revelou todos os mandamentos da Torá? NÃO!
A Revelação dos Mandamentos foi PROGRESSIVA!
A mensagem de ATOS 15:
Para os gentios, os mandamentos devem ser revelados progressivamente!
"Porque Moshé, desde as primeiras gerações, tem em toda cidade pregadores nas sinagogas, que em todos os shabatot o leem."
Bênçãos sobre ti!
Shalom!
O irmão disse que não se deve precionar os gentios porque Moisés tem em cada cidade que o pregue. Então dá a entender que o gentio que quiser por livre e espontânea vontade ser circuncidado seria lícito.
Mas o apóstolo Paulo disse que quem se deixar circuncidar, da graça de Cristo cairá.
Como devo entender isso?
Shalom!
Shabat Shalom!
Esse é um tema mais extenso... A circuncisão, não é Torah de Moisés - pois não faz parte da Aliança Moisaica, mas sim Abraâmica.
Mas, como entendemos a circuncisão dos gentios nos escritos Paulinos?
O ponto é entender o princípio, o objetivo de cada coisa através do texto, e é claro o problema também.
Qual era o problema ali citado em Gálatas(5)e vemos em Atos(mencionado neste Shiur)? Achar que a Circuncisão era necessária para a salvação.
Quem estava se circuncindando, fazia na intenção de ser salvo, jogando por terra os méritos de Yeshua e a Graça.
Estavam considerando o sacrifício de Yeshua ineficaz.
Entendemos no contexto que estava sendo pregado a circuncisão como forma de ingresso no povo do Eterno, e Paulo deixa claro que nesse sentido
nem a circuncisão, nem a incircuncisão são coisa alguma, porque o importante é a Emunah em Yeshua.
Paulo se opõe radicalmente à circuncisão dos gentios (na carne), justamente devido a intenção: JUSTIFICAÇÃO PELOS PRÓPRIOS MÉRITOS.
Filipenses 3:2-4
"Cuidado com os cães; cuidado com os malfeitores; cuidado com o corte da carne. Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Elohim na Ruach e nos gloriamos em Yeshua HaMashiach, e não estamos confiantes sobre a carne, ainda que eu tivesse também confiado na carne. Pois se um homem pensa que a sua confiança está na carne, eu [teria] mais [confiança] do que ele."
A nossa confiança tem que estar em Yeshua.
Colossenses 2:11-12
"E nele vocês foram circuncidados com a circincusão que não é [feita] pelas nossas mãos, lançando fora a carne dos pecados pela circuncisão do Mashiach.
E foram sepultados com ele na imersão, e por meio dele ressuscitaram com ele, pois creram no poder de Elohim que o ressuscitou dos mortos."
A verdadeira brit milá é aquela do coração, espiritual, e não literal, cujo louvor não provém dos filhos dos homens, mas de Elohim.
Bênçãos sobre ti!
Onde está escrito sobre a preservação da vida
Olá a todos !!!
Shalom moreh Júnior,
Moreh o que significa impureza espiritual?
Shalom, Rosangela. Geralmente quando falado em "impureza" está associado ao estado cerimonial. Principalmente no livro de Levítico vemos inúmeras leis de purificação (para quando em estado de impureza cerimonial), onde quando o indivíduo estava impuro não poderia apresentar sacrifícios, tocar em objetos sagrados etc, então havia instruções para por exemplo se banhar em um determinado tempo para se purificar, depois disso estando puro novamente.
Shalom Junior!
Qual foi os Galileu, que Pilotos sacrifício?
Luka 13:1
Onde fica essa comunidade, me interessei muito
Shalom, sobre nos abastecer do sangue, significa que devemos comer apenas carnes Kosher? E nas leis noeticas, também tem a lei de abstenção do sangue ?
Shalom, o entendimento judaico é que para remoção do sangue envolve um processo específico de abate, considerando isso... Sim, o entendimento seria esse, apenas carnes Kosher.
No entanto, historicamente não há evidências desse entendimento antes dos dias de Yeshua.
Então, antes dos dias de Yeshua, eles comeriam qualquer carne, desde que ano fosse impuros?! Desculpa irmão, a insistência na pergunta, mas é que eu passei a consumir essas carnes apenas hoje em dia, e passei isso para meus pais e minha casa, então estou insistindo em entender porque me preocupo de repente de fazer algo que não seja de acordo com os ensinos do Pai
A "insistência" é um fator positivo, todos deveriam agir assim, e isso demonstra a fome para aprender.
Desculpe desapontar, mas o Judaismo Rabínico ensina que a denominada "Torah" Oral foi dada no Sinai. Logo, ensina o Judaismo que tais leis para abate existem antes mesmo do povo tomar posse da terra.
No entanto, não existem evidências que comprovem a existência do abate judaico antes do tempo de Yeshua, na verdade é difícil encontrar algo antes do II século d.C.
Importante considerar que estou lhe respondendo diretamente, trazendo o que o Judaismo ensina, o que é comprovado historicamente etc. Mas para obter o entendimento do que a B'nei Or recomenda como leis alimentares, há uma Playlist aqui no canal só sobre Alimentação Kasher.
Ah está bem! Muito obrigada! Vou procurar! Porque Atos 15, 29 sobre a carne sufocada e com sangue sempre me intrigou
Penso,deferente as nações não judia nos dias de hoje com estes rumores de guerra inventa de invadir no sábado Israel sabendo que é dia sagrado, dia de sábado, vão todos morrer de braços cruzados, e respeito e amo os judeus, sei de suas dificuldades, mas Deus tb sabe das circunstâncias sejam para judeus ou gentil
Te entendo!
Nos tempos dos Macabeus ainda se tinha esse tipo de dúvida, se no Shabat poderiam se defender em uma guerra.
Mas depois de tantos morrerem, sem levantar 1 espada, entenderam que não é esse o princípio da Lei, que é para Vida.
Hoje, os militares de Israel continuam de prontidão em Shabat.
Claro que muitas das vezes há distrações entre os militares, principalmente em Shabat, festas bíblicas, etc... Mas não por considerarem proibido encarar um inimigo no Shabat, mas justamente pelo dia festivo.
E a tendência é em tempos de guerra, ficarem ainda mais de prontidão, e em tempos de "tranquilidade", baixarem ainda mais a guarda - o que aconteceu em 07/10/2023.
Uma dúvida como Adão, Enoque, Noé, Abraão, Jaco e os antigos israelitas sabiam que era dia de shabat ?
Qual o cantato ou telefone para ser um talmim, e particular dos estudos já mandei 2 emails e ainda não responderam do link do site que está aqui no link da sua descrição.
Rosh Júnior, quando aprendi com meu rabino ortodoxo sobre você fazer ou não fazer o não judeu trabalhar para ele, a norma é, você não pode pedir ele para trabalhar no SHABAT, só se ele quiser, mas você não pode fazer ele trabalhar e nem pedir!
Shalom, perfeito. Em tese, é isso mesmo. Bênçãos sobre ti!
👍488✅
Eu como corredor de rua. Posso correr meus longos no sábado ?
Shalom, Wagner.
Conforme mencionado no vídeo, as Escrituras não dão uma lista completa do que pode ou não pode. Até por este motivo que o judaísmo elabora uma lista com proibições, entre as suas ramificações.
Nos dias de Yeshua, vemos que já era considerado proibido percorrer longas distâncias no Shabat.
(Alguns defendem que o princípio apontava para cansaço físico, indo contra a ideia de descanso no Shabat - e defendendo por exemplo que o X da questão não era a distância em si, que 1 Km andando não seria o mesmo 1 Km se tiver de carro.)
Além do mais, nós da B'nei Or, entendemos que o texto abaixo indicaria a ideia de se abster desse tipo de atividade:
"Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse." Isaías 58:13-14
Recomendo que cada um ore ao Eterno, pedindo sabedoria e direcionamento da Ruach para "não cuidar dos teus próprios interesses, não seguindo os teus caminhos e não fazendo a tua própria vontade" no dia de Shabat.
Obrigado.
Porque os judeus também se renderam ao calendário imposto pelo sistema??? Porque não seguem o calendário correto, instituído pelo Criador?? Shabat não é sábado, mas o sétimo dia, o dia do descanso…
Shalom, Isabela. Como já mencionado em nosso estudo sobre Pessach, reconhecemos que de fato o calendário utilizado hoje pelos judeus não é o mesmo da bíblia, pois biblicamente era por observação, e hoje temos um calendário fixo. No entanto, o discurso de "calendário do sistema", e que "o shabat não é o sábado" não é coerente; Se tiver argumentos para isso, fique à vontade para expor aqui. Na próxima mensagem colocarei os meus, defendendo que o Shabat de hoje é o mesmo de sempre.
Alguns atestam que o Shabat de hoje não é o mesmo desde Adão, ou desde Moisés, então vamos lá:
É importante ressaltar que, mesmo que houvesse a possibilidade de ter "perdido a conta" do Shabat desde Adão até Moisés, ou de Moisés até hoje, temos três pontos importantes que garantem a continuidade e a observância correta do Shabat:
1 - O Eterno e o Maná: Quando o povo de Israel estava no deserto, o Eterno ensinou claramente quando seria o Shabat ao enviar o Maná (Êxodo 16). Caso tivessem "perdido a conta", eles teriam restaurado o Shabat neste episódio.
2 - Observância de Yeshua: Yeshua (Jesus) guardou o Shabat e nunca mencionou a necessidade de um "reajuste" ou "correção". Isso indica que o Shabat permaneceu íntegro e inalterado até os dias dele.
3 - Judaísmo Disperso: Durante os dias de Yeshua, o Judaísmo já estava espalhado pelo mundo. Se algum grupo tivesse "perdido a conta" do Shabat, isso não teria impactado todos os outros espalhados nas nações. E certamente teríamos registros históricos sobre isso, pois para eventos de menor importância registraram.
Algumas pessoas questionam se o Shabat de hoje é o mesmo da criação, defendendo a ideia de um Shabat lunar, onde o Shabat pode cair em diferentes dias da semana. Este conceito é incoerente e contraditório com o mandamento de trabalhar seis dias e descansar um.
Em relação à mudança de calendários e como isso pode afetar a observância do Shabat:
- Calendário Gregoriano: Quando o Calendário Gregoriano foi adotado em 1582, 10 dias foram omitidos (4 de outubro foi seguido por 15 de outubro), mas os dias da semana não foram alterados. O dia da semana seguiu a sequência normal (quinta-feira, sexta-feira, etc.).
- Sincronia Histórica: Tanto judeus quanto babilônicos usavam uma semana de sete dias. Quando os judeus foram para a Babilônia, continuaram guardando os sábados, e não há registros de que tais povos tivessem dias semanais diferentes.
- Semana Romana: Os romanos originalmente usavam um calendário de oito dias, mas no primeiro século d.C. adotaram a semana de sete dias. Eles sincronizaram essa semana com os corpos celestes visíveis e suas deidades, coincidindo o sábado romano (dia de Saturno) com o Shabat judaico.
Considerações Finais
A - Êxodo e Maná: Se os hebreus tivessem perdido a contagem do Shabat desde a criação, o episódio do Maná no deserto teria restabelecido o dia correto.
B - Observância de Yeshua: Não há evidências de que Yeshua tenha pregado ou executado qualquer reforma semanal.
C - História Judaica: Não há qualquer evidência de uma alteração na semana judaica desde o primeiro século até hoje. Se tivesse havido qualquer mudança, o calendário romano, que estava sincronizado com a semana judaica, teria refletido isso.
O Shabat foi claramente estabelecido na criação, ainda que como mandamento tenha sido revelado no Sinai:
Gênesis 2:3: "E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera."
Êxodo 20:11: "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou."
O Shabat, como mandamento, foi revelado no Sinai, mas desde a criação já era especial para o Eterno, sendo um dia abençoado e santo.
Espero que essas informações ajudem a esclarecer sua dúvida. Estou à disposição para qualquer outra questão que possa surgir.
Parabéns pelo esclarecimento
Já que tu pertence a Nação de Israel, então nada melhor do que uma pergunta para você.
Shabat e Dia de Sábado Realmente. Sabe o porque, adventista falam que Deus Criou o Sábado no Éden.
Vocês tem Sábado no Calendário de Vocês. Não quero que agrade Gregos e Troianos com sua resposta.
Shalom! Não sei se entendi bem a sua pergunta, mas vi aqui no chat uma pergunta parecida: "Se o Shabat é de fato o sétimo dia que temos hoje, se a conta não perdeu de Adam (Adão) até Moshe (Moisés)".
Bem, ainda que tivessem perdido a conta real do Éden, temos 3 pontos importantes:
1 - O Eterno ensinou quando seria o Shabat ao enviar o Maná, então caso tivessem "perdido a conta", teriam restaurado no episódio do Maná.
2 - Yeshua guardou o Shabat, e não ensinou sobre um "reajuste" ou "correção", logo podemos entender que o Shabat permaneceu íntegro.
3 - O Judaísmo nos dias de Yeshua já havia se espalhado pelo mundo, se algum grupo supostamente "perdesse a conta", não impactaria todos os outros espalhados nas nações.
Geralmente quem lança dúvidas se o Shabat de hoje é o mesmo da criação, é o pessoal do Shabat lunar, que faz um cálculo louco onde o Shabat pode cair numa segunda-feira, terça... etc. Totalmente incoerente, e contraditório com o mandamento de trabalhar 6 e descansar 1.
Tudo bem pela sua Resposta, mas não foi satisfatória. Tentou explicar, e não é isso que quero. A pergunta.
Sábado Gregoriano e o mesmo Shabat, referente ao dia da Criação.
Pelo que eu sei, na Criação não existia Dias Semanais e não tinha ordem de Guardar Shabat.
A primeira referência que aparece que eu sei é em Ex 16:25
Sábado é em nome de Saturno, de cultura pagã.
@@desativado3571 não sei se você está perguntando com intuito de receber uma resposta, mas vamos lá!
Complementando a ideia mencionada na resposta anterior:
Você realmente está correto em contestar:
"Se hoje o mundo usa um calendário moderno, de 1582 d.C., uma evolução do calendário juliano de 46 a.C., o que me garante que o sábado semanal é o mesmo da criação?"
Bem, não há preocupação alguma! É uma questão simples, simples, simples...
É necessário considerar todos os pontos abaixo, respeitando a sequência, pois se em algum ponto inicial saltar dúvida, pontos posteriores "resolvem" qualquer questão.
1º - O Calendário Gregoriano omitiu 10 dias, mas sem alteração no dia da semana - em 4 de outubro de 1582, era uma quinta-feira, e no dia seguinte, foi sexta-feira, mas 15 de outubro.
2º - Tanto judeus como babilônicos usavam uma semana de 7 dias, e quando os judeus foram para a babilônia continuaram a guardar os sábados, inclusive na Babilônia surgiram as Sinagogas. Importante dizer que não há registros que apontem que tais povos tivessem dias semanais diferentes, ou que um ou outro "sincronizou".
3º - Os romanos usavam um calendário de oito dias, mas com as conquistas e expansão do Império Romano eles adotaram uma semana de sete dias em I d.C., adaptaram a semana de sete dias associando cada dia a um dos sete corpos celestes visíveis e suas respectivas deidades romanas: Sol (domingo), Lua (segunda-feira), Marte (terça-feira), Mercúrio (quarta-feira), Júpiter (quinta-feira), Vênus (sexta-feira) e Saturno (sábado) - historicamente não há evidências se os romanos quiseram sincronizar com um povo (ex: judeus) ou outro; No entanto há evidências históricas que o dia da semana, após reforma nos dias semanais de Roma eram de fato os mesmos dias da semana para os Judeus. Coincidindo o sábado semanal romano (dia de Saturno), com o Shabat (descanso do 7º dia) para os judeus.
4º - O maior destes, mencionei antes mas você desconsiderou... YESHUA que criou o SHABAT, também guardou o SHABAT! E ELE não fez nenhuma reforma semanal, e ratificou este dia com suas palavras.
Considerações finais:
Logo, se os hebreus perdessem o Shabat da criação, através do mandamento do Maná reencontraram o Shabat novamente.
Não há evidências de reforma semanal por parte do povo de Israel, e que na Babilônia tiveram que sincronizar o dia com os babilônicos.
Yeshua, pós-babilônia, guardou o Shabat sem pregar qualquer tipo de reforma.
Não há qualquer tipo de evidência, que houve qualquer tipo de alteração semanal por parte do povo judeu do 1º século até os dias de hoje.
Se os judeus tivessem feito alguma reforma semanal do 1º século até hoje, o calendário romano teria denunciado, uma vez que há evidências a partir do 1º século que estavam no mesmo dia da semana.
Caso discorde de qualquer ponto, favor argumentar, ao invés de apenas dizer: "não foi satisfatório".
Estou um tanto duvidoso, Cristo Criou o Shabat. Incompreensível, pois Cristo nem se quer existia.
No entanto que tenho vídeo de um Rabino falando que a lei foi única e exclusivamente para Nação de Israel.
Na Criação não existe Sábado e nem Shabat, pois não tem nenhuma referência de pessoas antes do Exilio,
guardarem lei e Shabat. Estranho você citar Cristo guardar Shabat que não é Sábado pagão.
Vai ficar chateado mas está parecendo Adventista, onde tem SHABAT NA CRIAÇÃO, eu nunca vi isso.
Quem fala de Sábado na Criação são os Adventistas e não tem nenhum referência na Torah.
Shabat só foi aparecer em Ex 16:25 como os adventista citam também que a lei veio desde Gn 26: 5 porque Abraão me obedeceu, guardou minhas ordenanças*, meus mandamentos, meus princípios e minhas leis!”
Onde está esses Mandamento e Leis.
A minha intenção e Saber pois tu é Judeu, Onde tem Sábado em Gênesis na Criação e Deus descansou nesse Dia.
Uma coisa que não Sabia que não existe os Dez Mandamentos na Torah.
E sim ,Aseret ha Dibrot, Palavras dita pela boca de Deus.
Desculpe, mas percebo que você deve estar iniciando os estudos, e acabei trazendo questões de maior complexidade de entendimento.
Esse tipo de pergunta... "Como, se Cristo nem existia?"
É difícil vermos no meio de quem crê em Yeshua, ninguém do judaísmo messiânico/nazareno levantaria tal questão, nem mesmo no meio cristão!
João 1:1-4 "Em princípio era a Palavra, e esta Palavra estava com Elohim, e Elohim era aquela Palavra.
Esta [Palavra] estava no princípio com Elohim.
Tudo por meio de suas mãos existiu, e sem ele, nem mesmo existiria uma coisa que existe.
Nele a vida estava, e a vida era a luz dos filhos dos homens."
João 8:58 "Disse-lhes Yeshua: Verdadeiramente, verdadeiramente eu lhes digo que, antes que Avraham existisse, eu era."
Mateus 12:8 "porque o Senhor do Shabat é o Filho do Homem."
Quanto ao Shabat na Criação, ele sempre existiu, mas não havia ainda ordem para guarda-lo.
Quando o Shabat surgiu como mandamento, isso fica bem claro:
Êxodo 20:11 "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou."
Ou seja, na Criação o sétimo dia foi abençoado e santificado.
Como vemos também em Gn 2:3 "E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera."
E sim, na Torah o termo escrito é "Dez Palavras ou Dez ditos", temos diversos estudos aqui no canal que abordagem a respeito.
Fico feliz em ver alguém contestando algo, pois demonstra querer aprender.
Críticas construtivas são bem-vindas, continue a colaborar com o canal.
No entanto, se a sua intenção não for essa, recomendo que pare por aqui; Pois não tornarei a respondê-lo.
Atos 15
Está escrito , que nas sinagogas tem quem pregue a lei isso não significa que os Gentios aprenderiam isso nas sinagogas , Até porque não vemos relatos de Gentios praticando reuniões nestas sinagogas ...
Quanto o que os gentios deveriam guardar está relatados em todas cartas, E não tem nem sabado nem tão pouco domingo para ser guardado. fato
21 Porque *Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas*
22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: *Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios* que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
24 Porquanto *ouvimos que alguns que saíram dentre nós* vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, *não lhes tendo nós* dado mandamento,
25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
28 Na verdade pareceu *bem ao Espírito Santo* e a *nós, não vos impor mais encargo algum* , senão estas *coisas necessárias*
Tempo depois Paulo fez algumas coisas concernente a lei, Mas foi dito que os Gentios nada disso observassem , isso muitos anos depois
ATOS CAP 21
E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos *milhares de judeus* há que crêem, e todos *são zeladores da lei*
21 E já acerca de ti foram informados de que *ensinas todos os judeus* que estão entre os *gentios a apartarem-se de Moisés* , dizendo que não devem *circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei*
22 *Que faremos pois?* em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.
23 Faze, pois, isto que te dizemos: *Temos quatro homens que fizeram voto*
24 Toma estes contigo, e *santifica-te com eles, e faze por eles os gastos* para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
25 (Todavia) , quanto aos que *creem dos gentios*, (já nós havemos escrito) , e achado por bem, que *nada disto observem* ; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação
Paulo faz uma ação que diz respeito a lei, Mas é dito que os GENTIOS nada disso observem. e é repetido novamente o que é para ser guardado.
ou Seja isso de ter sinagogas onde provavelmente aprenderiam a lei lá com o devido tempo, como o video deixou implicito essa afirmação, Não condiz com o que está escrito em todo atos dos apostolos, nem tão pouco o que tem nas cartas, Se os Gentios deveriam praticar a lei aprendendo aos poucos fosse verdade , Paulo não se levantaria quando os Gentios começaram a querer seguir a lei em varias passagens , Paulo não teria exortados eles. fato
caminhando e vendo que tanto as denominações como os movimentos diversos vindo do Judaísmo mesmo que seja messiânico puxam para seu lado de entendimento .
shalom
Shalom, assim como Yeshua era acusado de transgredir os mandamentos, e sabemos que não era verdade. Acusaram Paulo de ter ensinado contra os mandamentos.
Alguns cristãos dizem: "Jesus quebrou o sábado." Isso por não entender o contexto, e não percebem que acusam a Yeshua da mesma acusação que os fariseus na época.
Como visto no vídeo, em momento algum Yeshua quebrou o Shabat, ou ensinou contra. Até porque Ele jamais pecou, e se tivesse transgredido o Shabat, seria imputado pecado.
O problema em Atos 21, mais uma vez, por não entenderem o contexto usam da acusação de outros para continuar acusando Paulo.
E outro ponto que muitos desconsideram, o contexto aponta que Paulo ensina aos JUDEUS, o foco aqui não é gentios.
Como bem você grifou: "ensinas todos os JUDEUS que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés"
E foi aconselhado que ele se purificasse, a fim de comprovar que toda acusação de que ele estava ensinando contra a Torá, entre OS JUDEUS era falsa.
E assim ele o fez.
E o verso 25, é uma ratificação da decisão que vimos em Atos 15.
Comprovando que estavam de acordo com Shaul, e a acusação era somente pelo que expuseram "ensinando aos judeus".
Quanto a "Até porque não vemos relatos de Gentios praticando reuniões nestas sinagogas ..."
Desculpe-me dizer, mas de cabeça aqui me lembro de diversos episódios:
Vou citar 5 exemplos, só no livro de Atos, veja os capítulos: 13, 14, 17, 18 e 19.
Paulo usou o momento de oportunidade nas sinagogas para pregar a judeus e gregos, as pessoas ouviam eram impactadas, chamavam outras, e aí no outro sábado uma multidão. etc.
Nesses textos, encontramos gentios que já frequentavam as sinagogas, e outros que foram nas sinagogas para ouvir falar de Yeshua.
Se precisar de mais, envio! Relatos não faltam.
Entendo seu posicionamento , mas os texto nãos mostram os Gentios indo na sinagoga para aprender o Evangelho , os Gentios que estava na sinagogas ou iam era para aprender a lei para se tornarem Judaizantes , Ai Paulo tanto pregou aos Judeus como também os Gentios que lá estavam , ai depois Paulo novamente pregou , ai os Gentios já não ia mais para aprender a lei Mas para aprender o Evangelho ..
atos 13
5 E, chegados a Salamina, *anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus* e tinham também a João como cooperador.
A pergunta e por acaso os Judeus nao conheciam a palavra de Deus ? precisava Paulo anunciar para eles? estaria Paulo ensinando a lei para eles? ou era o evangelho?
continuando....
4 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
15 E, *depois da lição da lei e dos profetas* , lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes *alguma palavra de consolação* para o povo, falai.
a palavra de consolação que Paulo falou FOI O Evangelho anunciando Jesus...
26 Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos *é enviada a palavra desta salvação*
e eles precisavam de Salvação mesmo sabendo a lei e conhecendo a DEUS?
A PALAVRA DIZ QUE SIM
continuando...
38 Seja-vos, pois, notório, homens irmàos, que por *este se vos anuncia* a remissão dos pecados.
39 E de *tudo o que, pela lei de Moisés* , (não pudestes ser justificados) , por ele é justificado *todo aquele que crê*
40 Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas:
41 Vede, *ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei* ; porque opero uma obra em vossos dias ,ora tal *que não crereis* , se alguém *vo-la contar*
e continuando vemos o que aconteceu , Judeus tentaram impedir o Evangelho , os Judeus que conheciam a Deus e que pregava moises...Mas Paulo deveria ir até eles primeiro mas muitos rejeitaram ...
segue abaixo
42 E, saídos *os judeus da sinagoga*, os (gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as *mesmas coisas* )
O TEXTO DIZ FOSSE DITAS AS MESMAS COISAS* , NADA DE NOVO , AS MESMAS COISAS..
43 E, despedida a sinagoga, muitos dos *judeus e dos prosélitos* religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que *permanecessem na graça de Deus*
*foram EXORTADO a permanecer na GRAÇA* E NÃO na LEI...
44 E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
45 Então *os judeus, vendo a multidão* , encheram-se (de inveja e, blasfemando) , *contradiziam o que Paulo falava*
46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era *mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra* de Deus; mas, visto que *a rejeitais* , e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos (voltamos para os gentios;)
47 Porque o Senhor assim no-lo mandou:eu te pus (para luz dos gentios) ,a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
49 E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.
50 Mas os *judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas*, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.
51 *Sacudindo, porém, contra eles* o pó dos seus pés, partiram para Icônio.
52 E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
O CONTEXTO É ESSE , sem parcialidade
Mostrarei cada cap citado por vc
capitulo 14 de ATOS
1 E aconteceu que em Icônio entraram juntos na *sinagoga dos judeus* , e falaram de tal modo que *creu uma grande multidão* , não só de judeus mas de gregos.
2 Mas os *judeus incrédulos* incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios.
3 Detiveram-se, pois, muito tempo, falando *ousadamente acerca do Senhor* , o qual dava testemunho à *palavra da sua graça* , permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.
4 E dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos.
As pregações de Paulo era a graça do Senhor e não a lei, se havia Gentios naquele lugares eram para aprender a Lei se tornarem convertido ao Judaismo, Mas quando ouviam a Paulo se tornavam cristãos , e os Judeus que não criam Tentavam impedir a obra da graça.. hoje não é diferente , agora tem outra roupagem pregam o Messias, mas tem que praticar a lei, bem interessante com sutileza vao ensinando a lei para fazer praticante até os Gentios, COISA QUE NAO foi ensinada por Paulo!
Uma pergunta, se bastava crer no messias os Gentios e deveria eles praticarem a Lei porque Paulo disse essa palavra...
Eu, porém, irmãos, *se prego ainda a circuncisão* , por que sou, *pois, perseguido?* Logo o escândalo da cruz está aniquilado.
Gálatas 5:11
Mas, irmãos, *se ainda prego a circuncisão* , por que continuo sendo perseguido? Nesse caso, *estaria desfeito* o escândalo da cruz.
Gálatas 5:11
ou seja se Paulo pregava a lei a circuncisão porque motivo ele era perseguido , Foi exatamente por isso que Ele concordou em se santificar , fazer os gasto da santificação para mostrar para os Judeus que ele guardava a lei, entendi?
Eu pergunto Funcionou ? RESPOSTA NÃO, quase foi morto mesmo fazendo esse conselho que pediram para ele fazer!
por isso Ele teve que dizer e deixar registrado as seguintes palavras.
Para com *os judeus, fiz-me como judeu* , a fim de (ganhar os judeus) ; para os que *vivem sob o regime da Lei* , como *se eu mesmo assim* *vivesse* , para ganhar os que *vivem debaixo da Lei* , embora eu (não esteja debaixo da Lei).
1 Coríntios 9:22
21 *Aos sem lei* , como se eu mesmo o fosse, *não estando sem lei para com Deus*, mas (debaixo da lei de Cristo) , para ganhar os que vivem fora do regime da lei.
22 Fiz-me *fraco para com os fracos* , a fim de ganhar os fracos. Fiz-me *tudo para com todos, a fim de, por todos os modos* , salvar alguns.
23 Tudo faço por causa do evangelho, para ser também participante dele.
Paulo foi Sábio e obedeceu o conselho de se santificar , ele sendo judeu não teria peso , mas mostraria que Ele guardava a LEI, Mas esse concelho não veio do Espirito Santo, veio como um meio de parar com as acusações, de quem viam as acusações ESSA é a pergunta ?
VINHA dos judeus NÃO CRENTES ou dos Crentes?
a resposta vem do ato de apresentar-se no TEMPLO, cap 21 já havia tido muitas perseguições e os Crentes de Jerusalem ainda estáva na mente que deveria ficar preso em Jerusalém para pregar aos Judeus, Mas Jesus não tinha anunciado que deveriam ser pregados até os confins da terra?
ou seja a igreja de Jerusálem passou muito tempo preso naqueles campos , era necessario , mas depois da severa perseguição se dissiparam!
Eu pergunto também porque a igreja não acompanhou Paulo no templo?
Paulo foi ao templo para ser preso essa foi a verdade, Agabo profetizou isso, logo o conselho de fazer aquela santificação cerimonial que na graça NÃO TEM mais nenhum valor , não serviu para mostrar ou impedir a condenação de Paulo pelos Judeus no templo....
E todo esse contexto nada tem haver com os Gentios! ELES NEM PODERIA OBSERVAR OU PRATICAR O QUE PAULO FEZ,
Não ERAM TODOS crentes ? não deveriam seguir a mesma lei? seria lei de Cristo fazer CERIMONIAL DE SANTIFICAÇÃO?
Não estaria Paulo santificado pelo sangue do SENHOR? certamente que sim... FIZ ME DE JUDEU PARA OS JUDEUS ... ESSA É A EXPLICAÇÃO , QUE MUITOS NAO QUEREM ACEITAR....
mas era necessario Paulo passar por isso para pregar aos Grandes e reis, e ir até Roma! tudo dentro do proposito de Deus!
VAMOS AO OUTRO CAPITULO
CAPITULO 17 ATOS
1 E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
2 E Paulo, como *tinha por costume* , foi ter com eles; e por *três sábados disputou* com eles sobre as Escrituras,
3 Expondo e demonstrando que *convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos* . E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
4 E alguns *deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas* ; e também uma grande *multidão de gregos religiosos* , e não poucas mulheres principais.
5 Mas os *judeus desobedientes, movidos de inveja* , tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.
6 E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;
7 Os quais Jasom recolheu; e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.
8 E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas.
Novamente Paulo na sinagoga ensinando a Jesus A CONVERSÃO deles, e havia também RELIGIOSOS GREGOS, se estavam na sinagoga eram proselitos gregos ao Judaismo
Novamente essa reunião eram Judeus seguindo a lei, e Gentios prosélitos do Judaísmo
Desde o começo da igreja Haviam Judeus e não Judeus Gentios, agregado aos Judeus QUE Creram no Messias e era ensinado o Evangelho as doutrinas dos Apostolos, Não diz que a igreja é Edificada na lei, MAS na doutrina dos Apostolos, e ainda diz a lei não é da fé!
Se A GUARDA do Sabado é um mandamento para Os Gentios, Jamais Paulo poderia ficar em cima do muro quando disse UM FAZ CASO DO DIA E OUTRO julga iguais todos os dias!
Se Paulo entendia que deveria guardar o Dia de Sabado, certamente ele teria reprovado os Crentes que acreditavam que todos os dias são iguais, pois esse pensamento é contra a observancia do Sabado como um dia especial , Logo nem todos os dias são iguais. entendi
SE O SABADO É ESPECIAL , Paulo deveria ter dito ao que acha que todos os dias são igual, ele deveria ter dito , nem todos os dias são iguais, o SABADO É Diferente !
vamos ao outro capitulo
Desculpa irmão mas sábado se possível saiu domingo descanso e isso não quer dizer que não amo a Cristo só simplesmente não acredito em Jeová esse maldito. Só cristo
Marcião? Você por aqui...