Cara, quanta riqueza existe nessa tua explicação! O engraçado é que um dia, em semanas passadas, eu estava exatamente conversando com um amigo que desejava comprar um livro e aprender através da escrita. Na ocasião eu também desejava o fazer. Isso aqui é utilidade pública, já compartilhei o conteúdo com uma pessoa pessoalmente e pretendo fazer com outras. Imensamente grato!
Eu uso a série Assimil. E depois eu trabalho na pronúncia com algum método específico. Ex: "Inglês americano" - Assimil. E depois, "Mastering the american accent" - Lisa Mojsin.
Tirando ter uma namorada que só saiba falar outro idioma, a melhor maneira é o Assimil + o pimsleur. Esses dois métodos são fantásticos e é incrível como até hj, passado mais de 50 anos do lançamento, nunca fizeram um método completo melhor. Todos os bons cursos atuais (Vergara e etc) são baseados nesses dois.
Professor, acho interessante essa parte de ouvir bastante a língua primeiro, pois recentemente, tive uma experiência com o inglês, pois sempre ouço os audiobooks e após muito tempo fazendo isto, peguei a palavra "sleeve" nas minhas leituras e consegui falar perfeitamente, contudo, nunca tinha visto a palavra e muito menos ouvido.
@@RafaB0RBA provavelmente você não está familiarizado com o método, mas para que se ouça o livro, primeiro deve lê-lo sem áudio, então por isso percebi após tenta-la dize-la sem nunca tê-la ouvido antes. Portanto, percebi que após muito ouvir a língua você cria um instinto carnal para dize-las corretamente mesmo sem nunca ter ouvido a forma como se diz tal palavra.
Professor , foi esclarecedor saber sobre a palavra num idioma-> a representação na realidade -> a palavra no outro idioma. Obrigada. Quero ter aula com o senhor. Poderia ??
MUIIIIIIIIIIITOOOO OBRIGaDO!!!! To tentando aprender russo e estava traduzido palavra por palavra e vira e mexe eu esquecia alguma. esse negocio fez todo o sentido
Russo é uma lingua muito boa. Aprender-la-ei em seguida assim que tiver um certo nível de fluência no Alemão e nas demais línguas germânicas. Espero que consigas aprender o Russo 👏🏻🙌🏻
@@guilhermefigueiredo766 sim!!! é muito bom esse método. Ele tem um curso no site que tem uma prévia, só nessa prévia tu entende o que ele tá falando kkk kk recomendo assistir
Isso é realmente muito importante: primeiro aprender a fala e depois a escrita. Se todos tivermos isso em mente, muito dinheiro de cursinho milagroso será poupado.
Grato pelos esclarecimentos, pois iluminou meu entendimento sobre aprendizado de línguas, usando o português do RS, que acho bonito, juntamente com o falado em parte do Maranhão. Tenho uma dúvida: porquê em alguns estados a letra E é pronunciada como "Ê", e, na maioria do país, como "É"? Alguns até criticam os outros, como no caso de biscoito (biscoctus=cozido duas vezes), e bolacha (farinha e ingredientes) amassada e cozida, sem mesmo saber o que falam, demostrando certa arrogância. Nas universidades se aprende economia através do viés da escola de Frankfurt e quase não é mencionada a escola austriaca; e por aí vai. Tive a sorte de aprender o básico da pronúncia alemã no conservatório de Uberaba, através da prof. Katia, para cantarmos: Wachet auf ruft uns die stimme (Bach), e ela nos ensinou conforme o teu método. Também assisto séries japonesas, como Zatoichi e samurai x ninja, e noto que os fonemas japoneses diferem bastante dos nossos. Obrigado por tudo. Forte abraço a todos.
Não usar dicionário=não usar dicionário de tradução...certo? Porque usar um dicionário em inglês para aprender inglês por exemplo seria entender a realidade à qual aquele signo se remete dentro dela mesma... estou certa? Ou equivocada? Rs
Vc descreveu tudo que eu quero, as linguas e o jeito aue penso. Tenho 40 anos e quero ser poliglota. Mas na pego livro pra começar. Mas sim pelas letras. E nao tenho dificuldade de entender as palAvras e também nao acho que sou incapaz . E sou cabeça aberta para explicações. Nada literal em sua maioria.
Mas no método natural, que a própria Schola Clássica ensina, o aprendizado se dá primeiro por meio da leitura. Eu estou aprendendo inglês pelo método da tradução linha por linha, do Mairo Vergara. Eu primeiro vejo o que a palavra em inglês significa, depois penso no objeto o qual ela está simbolizando.
@@janoah8283 Eu continuo com o método do Mairo para aprender inglês, porém estou utilizando o método natural para aprender outros idiomas, como o latim por exemplo. E esse último é ótimo, estou tendo bons resultados.
@@romariosantos6329 Uma pergunta: qual material você utiliza para aprender latim? Estou em dúvida quanto os livros; não sei se escolho o Latim Pelo Método Natural - do Padre William Most, feito pelo Centro Dom Bosco -, ou se já compro o Lingua Latina Per Illustrata - que é usado pela maioria dos estudantes de latim. Penso em comprar o Latim Pelo Método Natural pois, para mim, é mais acessível no momento.
Fiquei 1 mês com o método do Mairo Vergara, consegui de graça todos os conteúdos, aprendi muito pouco comparado a outros métodos. O que está funcionando de verdade para min é o Assimil, principalmente fazendo shadowing, em menos de 3 semanas (eu já tinha o básico do inglês) comecei a ver vídeos e palestras em inglês com legenda, e não consigo assistir sem ter o volume, eu consigo compreender todas as palavras do meu vocabulário, só uso legenda porque os tempos verbais e outras coisas ainda não são naturais pra min, e também por causa de muitas palavras que ainda não conheço. Acredito que o método assimil junto com exposição a algum conteúdo que você queira é muito efetivo.
@@janoah8283 Meu bom, acredito que posso te ajudar. Veja, a lingua latina é muito boa pois existe na internet muitos vídeos lendo os capítulos do livro. Contudo, caso seja o outro livro, recomendo um opositor, isto é, a Gramática Latina do Napoleão e digo isto por se tratar de um livro voltado pra arte dos antigos, mas, ficaria a deriva das exortações do Clistenes.
Se você tivesse entendido não teria falando isso. Segui todas as dicas que ele disse, após 4 meses de estudo de inglês consigo assistir videos e filmes e entender mais de 90%, o real problema é que você não tem experiência com nenhum idioma, não entende nada sobre os métodos e teorias de aprendizado de idiomas e acha que sabe. É simplesmente uma questão de exposição ao idioma, e é óbvio que quando eu comecei a assistir videos e filmes que não entendia me deixou meio desmotivado, mas no final valeu a pena porque eu consigo entender videos, palestras, e já estou lendo livros de literatura(acabei de terminar The Picture of Dorian Gray-Oscar Wilde) e é realment incrível, tudo funciona perfeitamente, estou aplicando agora no francês, em 1 semana estou entendendo 60% dos vídeos.
O segredo então é ouvir. Ouvir e imergir-se no idioma. Compreender que as palavras significam realidades.
1. Sem Dicionário; 2. Sem Gramática; 3. Ouvir e Escutar; 4. Entender o significado das palavras a partir do seu contexto na frase e no parágrafo; 5.
Um dos maiores educadores do nosso país!
Obrigado, pessoal do Instituto, por nos disponibilizar esses materiais riquíssimos!!!
Cara, quanta riqueza existe nessa tua explicação!
O engraçado é que um dia, em semanas passadas, eu estava exatamente conversando com um amigo que desejava comprar um livro e aprender através da escrita. Na ocasião eu também desejava o fazer.
Isso aqui é utilidade pública, já compartilhei o conteúdo com uma pessoa pessoalmente e pretendo fazer com outras.
Imensamente grato!
Obrigado pelo vídeo, professor.
Excelente aula, prof. Clístines!
Obrigado
Eu uso a série Assimil. E depois eu trabalho na pronúncia com algum método específico. Ex: "Inglês americano" - Assimil. E depois, "Mastering the american accent" - Lisa Mojsin.
Tirando ter uma namorada que só saiba falar outro idioma, a melhor maneira é o Assimil + o pimsleur.
Esses dois métodos são fantásticos e é incrível como até hj, passado mais de 50 anos do lançamento, nunca fizeram um método completo melhor.
Todos os bons cursos atuais (Vergara e etc) são baseados nesses dois.
Aprendi a falar espanhol convivendo na fronteira com os uruguaios e é realmente assim!
Que aula esclarecedora. Obrigada professor.
Professor, que aula genial! Muito obrigado!
Professor, acho interessante essa parte de ouvir bastante a língua primeiro, pois recentemente, tive uma experiência com o inglês, pois sempre ouço os audiobooks e após muito tempo fazendo isto, peguei a palavra "sleeve" nas minhas leituras e consegui falar perfeitamente, contudo, nunca tinha visto a palavra e muito menos ouvido.
Ué ? Mas você concordou que deve ouvir primeiro e faz isso com audiovooks e escutou a palavra "sleeve" e depois diz que nunca ouviu ?
@@RafaB0RBA provavelmente você não está familiarizado com o método, mas para que se ouça o livro, primeiro deve lê-lo sem áudio, então por isso percebi após tenta-la dize-la sem nunca tê-la ouvido antes.
Portanto, percebi que após muito ouvir a língua você cria um instinto carnal para dize-las corretamente mesmo sem nunca ter ouvido a forma como se diz tal palavra.
@@hayonix6206 hm... entendi agora o que quis dizer.
Conteúdo riquíssimo! 👏🏻
Conheci o canal há poucos dias! Graça de Deus
Professor , foi esclarecedor saber sobre a palavra num idioma-> a representação na realidade -> a palavra no outro idioma. Obrigada. Quero ter aula com o senhor. Poderia ??
O Instituto tem cursos.
MUIIIIIIIIIIITOOOO OBRIGaDO!!!! To tentando aprender russo e estava traduzido palavra por palavra e vira e mexe eu esquecia alguma. esse negocio fez todo o sentido
to ansioso por esta semana
Russo é uma lingua muito boa. Aprender-la-ei em seguida assim que tiver um certo nível de fluência no Alemão e nas demais línguas germânicas.
Espero que consigas aprender o Russo 👏🏻🙌🏻
@@adlervomnorden7571 to me esforçando. boa sorte pra voce tbm
@@gustavomonteiro4566 Eae irmão, como vai o aprendizado? Usou o método que ele recomendou?
@@guilhermefigueiredo766 sim!!! é muito bom esse método. Ele tem um curso no site que tem uma prévia, só nessa prévia tu entende o que ele tá falando kkk kk recomendo assistir
Muito bom esse professorm O conheci na BP .
Isso é realmente muito importante: primeiro aprender a fala e depois a escrita. Se todos tivermos isso em mente, muito dinheiro de cursinho milagroso será poupado.
Great lesson, great teacher! Please, share this video. Thank you!
Signo, significado e o referente!
Grato pelos esclarecimentos, pois iluminou meu entendimento sobre aprendizado de línguas, usando o português do RS, que acho bonito, juntamente com o falado em parte do Maranhão. Tenho uma dúvida: porquê em alguns estados a letra E é pronunciada como "Ê", e, na maioria do país, como "É"? Alguns até criticam os outros, como no caso de biscoito (biscoctus=cozido duas vezes), e bolacha (farinha e ingredientes) amassada e cozida, sem mesmo saber o que falam, demostrando certa arrogância. Nas universidades se aprende economia através do viés da escola de Frankfurt e quase não é mencionada a escola austriaca; e por aí vai. Tive a sorte de aprender o básico da pronúncia alemã no conservatório de Uberaba, através da prof. Katia, para cantarmos: Wachet auf ruft uns die stimme (Bach), e ela nos ensinou conforme o teu método. Também assisto séries japonesas, como Zatoichi e samurai x ninja, e noto que os fonemas japoneses diferem bastante dos nossos. Obrigado por tudo. Forte abraço a todos.
Nossa, ajudou muito.
Gratidãoo pelas dicas
Obrigado, professor!
*Excelente vídeo. Obrigado! P a r a b é n s !*
Muito bom!!
Excelente
Então quer dizer que o livro Família Latina, que usa o método natural, é o melhor jeito de aprender latim?
Sim.
Método Natural 🎉
Top demais
Estudar a partir da REALIDADE e não a partir da nossa língua! Ou seja, não apenas traduzir para o português, mas para a situação!
1° passo: ESCUTAR!
Não usar dicionário=não usar dicionário de tradução...certo? Porque usar um dicionário em inglês para aprender inglês por exemplo seria entender a realidade à qual aquele signo se remete dentro dela mesma... estou certa? Ou equivocada? Rs
Audiobook com livro em inglês seria bom também não?
Estudar é tudo
Como esse cara aprendeu a pronúncia?
Educação é tudo
Vc descreveu tudo que eu quero, as linguas e o jeito aue penso. Tenho 40 anos e quero ser poliglota. Mas na pego livro pra começar. Mas sim pelas letras. E nao tenho dificuldade de entender as palAvras e também nao acho que sou incapaz . E sou cabeça aberta para explicações. Nada literal em sua maioria.
Quero ser poliglota
quantos idiomas da para aprender ao mesmo tempo ?
Mas no método natural, que a própria Schola Clássica ensina, o aprendizado se dá primeiro por meio da leitura. Eu estou aprendendo inglês pelo método da tradução linha por linha, do Mairo Vergara. Eu primeiro vejo o que a palavra em inglês significa, depois penso no objeto o qual ela está simbolizando.
Sim, utilizei por um tempo o método do Mairo. Ainda estou em dúvida qual usarei para aprender idiomas: o do Mairo Vergara, ou o Método Natural.
@@janoah8283 Eu continuo com o método do Mairo para aprender inglês, porém estou utilizando o método natural para aprender outros idiomas, como o latim por exemplo. E esse último é ótimo, estou tendo bons resultados.
@@romariosantos6329 Uma pergunta: qual material você utiliza para aprender latim? Estou em dúvida quanto os livros; não sei se escolho o Latim Pelo Método Natural - do Padre William Most, feito pelo Centro Dom Bosco -, ou se já compro o Lingua Latina Per Illustrata - que é usado pela maioria dos estudantes de latim. Penso em comprar o Latim Pelo Método Natural pois, para mim, é mais acessível no momento.
Fiquei 1 mês com o método do Mairo Vergara, consegui de graça todos os conteúdos, aprendi muito pouco comparado a outros métodos. O que está funcionando de verdade para min é o Assimil, principalmente fazendo shadowing, em menos de 3 semanas (eu já tinha o básico do inglês) comecei a ver vídeos e palestras em inglês com legenda, e não consigo assistir sem ter o volume, eu consigo compreender todas as palavras do meu vocabulário, só uso legenda porque os tempos verbais e outras coisas ainda não são naturais pra min, e também por causa de muitas palavras que ainda não conheço. Acredito que o método assimil junto com exposição a algum conteúdo que você queira é muito efetivo.
@@janoah8283 Meu bom, acredito que posso te ajudar. Veja, a lingua latina é muito boa pois existe na internet muitos vídeos lendo os capítulos do livro. Contudo, caso seja o outro livro, recomendo um opositor, isto é, a Gramática Latina do Napoleão e digo isto por se tratar de um livro voltado pra arte dos antigos, mas, ficaria a deriva das exortações do Clistenes.
Entendi. Para jogar xadrez é preciso jogar xadrez.
Se você tivesse entendido não teria falando isso. Segui todas as dicas que ele disse, após 4 meses de estudo de inglês consigo assistir videos e filmes e entender mais de 90%, o real problema é que você não tem experiência com nenhum idioma, não entende nada sobre os métodos e teorias de aprendizado de idiomas e acha que sabe. É simplesmente uma questão de exposição ao idioma, e é óbvio que quando eu comecei a assistir videos e filmes que não entendia me deixou meio desmotivado, mas no final valeu a pena porque eu consigo entender videos, palestras, e já estou lendo livros de literatura(acabei de terminar The Picture of Dorian Gray-Oscar Wilde) e é realment incrível, tudo funciona perfeitamente, estou aplicando agora no francês, em 1 semana estou entendendo 60% dos vídeos.
@@guilhermefigueiredo766 Meu caro, como está indo o aprendizado do francês? E o Inglês, já está conseguindo falar?
Ele está falando de aquisição de idiomas. Talvez não a melhor estratégia para o estudo do LATIM
Latim já é melhor o método tradicional, gramatical. Pois é seu valor está justamente em aprender a estrutura, fazer análises e por aí vai...
Concordo plenamente, perfeito. Muito semelhante ao método do Gabriel -> th-cam.com/video/LMCi0Mw5sfk/w-d-xo.html
Eu não gosto desse cara. Acho ele chato pa cacete. Mas não posso negar que as coisas que ele fala são verdadeiras.