Eu ia escrever a mesma coisa... Em várias ocasiões, com essas novidades que estão aparecendo, eu me pergunto: "Não daria pra ter sido feito antes??" Sim, daria... Mas que lucro ia trazer pra desviarem?
De longe o melhor ministro nesse governo. Fala pouco e faz muito, ao contrário de quase todos os outros. Achávamos que o Guedes seria a estrela da vez, mas ele decepcionou. O Tarcísio está sendo o completo oposto.
@@lordecircojeca2039 mas é claro, meu jovem. Centrão gosta de inaugurar obra: Tarcisio wins. Centrão odeia privatização, corte de privilégios e cabides: Paulo Guedes lose.
Vamos torcer para que o congresso vote e aprove logo o projeto BR DO Mar é desatar um dos muitos nós que atravanca o progresso do Brasil, parabéns ao ministro Tarsisio, parabéns ao nosso governo que segue na direção certa.
@@martimafonso9672 Não, o ministro do meio ambiente está privatizando parquers, enquanto os Libertarios ficam chingando o governo, o governo está se saindo o mais liberal da história !
isso ai é cheiro de empresa estrangeira usando influência. O políticos brasileiros com certeza são os políticos que menos trabalham em prol do proprio povo, de forma disparada. Infraestrutura, competitividade e etc é tudo jogada no lixo por interesses pessoais, e nisso em pleno 2020 as estradas ou sao de lama ou cheia de buracos, fora a burocracia abusiva que vc citou. Aqui a gente paga mais caro por tudo e se depender desse governo, vamos continuar refém dos interesses internacionais, que é ver o Brasil eternamente colônia exportadora de matéria prima e nao um player.
Fala sobre a aprovação do PL 6549/19 no Senado que elimina impostos sobre linhas de celular para aplicação IoT. Na pratica isso tornara viavel a massificação da telemetria de energia,agua e gas atravez da rede 4G existente,além de milhares de aplicações q precisam de baixa quantidade de dados e planos de conectividade na casa de R4,00 a R5,00 por ano para se tornarem economicamente viaveis. Trabalho neste mercado e sei o quanto o estado atrapalha meus negocios. Me avise se precisar de mais detalhes.
@@caiodbs A perda de agua nos sitemas de distribuicao chega a 70% em pequenas cidades, com o setor privado admnistrando saneamento basico e investindo em telemetria , essa perda pode cair para 20%.
Que bom, a medida que os coronéis do Brasil envelhecem, quebram-se as correntes que amarram o Brasil no pasto. Aqui no Paraná precisou a BRF e outras grande redes comprar tudo dos patriarcas do interior para que cidades com um grande potencial econômico como Cascavel e Maringá conseguissem começar a progredir.
Queria que vc comentasse o apagão no AP. Sendo que a empresa concessionária de energia eletrica lá é privatizada! E a privatização nao resolveu o problema.
@@sergueiturguniev9956O problema é que ninguém quer concorrência e vira monopólio de qualquer forma. Todos fogem do compromisso e vão para o mercado de ações. O Bitcoin é mera especulação ou tem algo realmente produtivo nisso? Por que os EUA tem Lei antitruste?
Desde criança tenho o sonho de que o Rio Pinheiros e Tietê possam ser usados como meio de transporte. Infelizmente o Estado sempre impediu que isso ocorresse.
Deveriam privatizar logo esse Rio, daí fazem a limpeza e permitem a circulação de barcos e jet ski, ia ser louco... Imagine umas corridas de jet ski ali kkkk
@@lucasgoncalves568 não tem como reprimir. não temos ferrovias nem cabotagem, somos reféns desses caras por isso fazem oq querem esses projetos que estão pra ser pautados (br do mar e pec das ferrovias) são uma tentativa de equilibrar a balança e deixar de ser dependente desses caras mas o lobby é enorme. pelo menos o ministro da infraestrutura sabe como lidar e persuadir esses caras a não fazerem greves
Aqui em Cáceres mato grosso, tem um porto iniciado a uns 8 anos. Fala se sobre zpe na cidade a mais de 20 anos, acontece que as leis são absurdas! Ninguém pode nada! A cidade e uma das mais fracas economicamente no mato grosso, ( pelo porte dela)
Hide, comenta sobre a EFDB (Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil) q o governo lançou em outubro Que prevê com reformas, um IDH de mais de 0,800 até 2031
Quanto a questão ambiental vale ressaltar que para que se interligue todo o país através dos rios o que até possível ser efetivado , é pertinente a construção de comportas , o que teria que ser muito bem estudado para que os impactos ambientais fossem minimizados , uma vez que litoral brasileiro ao longo das décadas estudos apontam que o mar está avançando em direção a costa ao litoral , o que pode ocasionar com o tempo a perca de uma vasta faixa litorânea
Tenho uma empresa de transporte de combustível, trabalhamos com dezenas de caminhões diariamente. E acredito q isso não muda o nossa muita coisa nas nossas operações, já q transportamos gasolina e diesel dos portos do nordeste e do norte para o interior da Bahia, Goiás, Minas, e os Matos Grosso. Acredito q isso passa diminuir o custo das distribuidoras. Oq pode ajudar a diminuir o preço do diesel, q eh a maior parte do custo das empresas seguido dos impostos, principalmente o ICMS.
Bem seria uma ótima oportunidade para desenvolvermos a tecnologia tão necessária nessa área de navegação, vale ressaltar que possuímos excelentes estaleiros no país que produzem embarcações do tipo lanchas d até iates para navegação recreativa , esses mesmos estaleiros poderiam ser alvo de uma ação governamental que promovesse uma revolução em suas instalações , que lhes desse uma capacidade extra para suprir esse mercado , sem que ficássemos dependentes de um produto importado , isso tem que mudar nós temos a matéria prima o que nós falta é a tecnologia, para produzir sua transformação , chega de ser um país de comodites temos que ser um país capaz de suprir todas as nossas necessidades em todas as áreas isso sim é ser patriota
Ferrovia e hidrovias, tira poder de pressão de caminhoneiros e transportadoras, mas como sempre o Brasil se resume em 3 coisas: benefício pra bandido, monopólio e aumento de salários .
O problema dessa parte dos caminhoneiros é q a indústria no Brasil está morrendo então essas pequenas viagens de caminhões está ficando cada vez mais rara, já a nossa agropecuária está crescendo e as fazendas ficam no interior mas os portos q exportam para outros países ficam logicamente no litoral o q faz com q a viagem seja maior, para q os caminhoneiros não se prejudiquem ao fortalecermos o sistema hidroviário e ferroviário devemos fazer com q as indústrias voltem a crescer
Se ainda vigorasse a Lei de Reserva de Mercado da Informática, que só permitia o uso de computadores feitos no Brasil, a gente ainda estaria usando o DOS até hoje. E olha lá!
O maior problema em face a navegação de cabotagem está intrinsicamente ligado a possibilidade de um aumento inato do tráfico de drogas , de entorpecentes, além de ser uma modalidade nova a falta de uma fiscalização adequada , pode detonar uma cadeia de acontecimento como até o surgimento do fenômeno da pirataria em nosso litoral no tocante à pilhagem da mercadoria transportada nessa modalidade de transporte, por isso faz se necessário toda uma logística que de um suporte adequado a esse empreendimento, para que não se transforme em um tiro no pé dos investidores e da população de um modo geral
Servi a marinha e tinha contato direto com a documentação das embarcações, no setor de "Segurança do Tráfego Aquaviário", ficava chocado com o como é burocrático e assustado com o fato de que um recruta de 18 anos fazendo uma lambança na frente de um computador podia atrasar por dias a saída de um navio.
Europeus e americanos votam como venezuelanos também, a diferença é que 70 anos atrás eles tinham uma mentalidade liberal que colocou tudo nos trilhos mas os políticos de agora são tão ruins quanto os brasileiros, assim como a mentalidade da população.
Se tem uma coisa q o Brasil devia acelerar e valeria até um impressão de moeda. E investir na infraestrutura do país com urgência. Sem pensa duas vezes. Ia gerar emprego e ia ajudar a economia do país.
Primeiro que isso é uma mentira é so olhar o orçamento que é gigante, segundo eu passo um tempao nas filas, terceiro o serviço é horrível, quarto os correios detem o monopolio de "malotes" isso são pequenos pacotes agrupados que sao usados por empresas de e-commerce! 5- deu déficit de 2015 a 2017 e por isso o governo tera que pegar um emprestimo de 750 r$, 6- os correios tem orçamento de 230 milhoes a população é 210 milhoes, a questao que as classes mais baixas nao pagam, a classe alta algm tem condições de sonegar, dar jeitinho, ou seja cai tudo pra classe media pagar
@Douglas Costa Sim e dai? Na vdd so 79 milhoes de pessoas sao economicamente ativas! Contando que todas esdas financiem os correios, vc ja ve a conta! Porem na real varias dessas pessoas nao pagam por algms impostos
Sobre a parte ambiental, falou um erro. Navios usam combustíveis pesados, porém bem baratos. Como ficam longe das pessoas acaba num tendo muito filtro e emite muitos gases ruins, não apenas o CO2 (que nem mal para saúde faz). Como num sou ecochato e gosto de transporte barato, prefiro navios. Mas não são ecológicos não.
Mas sinceramente, ainda sim prefiro os navios. Ia ter menos caminhoneiros tomando rebite, fazendo jornada dupla colocando em risco a vida de outras pessoas, como acontece de caminhões batendo em carros e ônibus de excursões, acontece esse tipo de fatalidade muito nas estradas brasileiras. Fora que ia desafogar bastante o serviço de transporte de cargas via rodoviária.
Ilusão maior desse projeto é achar que o frete vai baixar com a PL. A PL sequer trata de frete... Admiro sua determinação e coragem de falar de uma área tão restrita e cheia de detalhes desconhecidos, mas tem bastante informação equivocada no seu vídeo, amigão. Se quiser falar sobre a área marítima seja muito bem vindo :)
Pelo seu comentário e a foto achei que fosse um canal relacionado a questões marítimas, mas parece que não kk Pelo que eu entendi, a redução do frete foi falada devido o potencial na redução de custos e maior agilidade no transporte de cargas. No caso a redução do frete seria resultado da redução dos custos, mesmo a lei não tratando de fretes. Mas quais seriam as informações equivocadas? Perguntando de maneira séria mesmo. Seria interessante ver alguém da área esclarecer algumas coisas.
@@havakuk4543 a ideia da PL é essa mesma que você citou. Aumentar a quantidade de empresas mercantes e com o aumento do número de empresas (consequentemente o fluxo de cargas e depois o número de embarcações) assim a maior concorrência diminuiria o frete. Parece bem lógico para quem não tem intimidade com a área e a intenção do governo em melhorar isso me pareceu genuína. Só que em algum ponto dos debates alguém acabou entendendo que o que faz o frete aumentar são os custos dos trabalhadores que conduzem a embarcação. Aí começa uma confusão bem grande. De fato aqui no Brasil ganhamos um pouco mais, mas essa diferença é irrisória. Os custos que fazem pesar o frente advém de outras fontes, como por exemplo bunker (combustível que o navio usa) e o gasto para o navio cumprir normas nacionais e internacionais de segurança, proteção ao meio ambiente e diversas outras facetas. Existe um gasto grande também com o serviço de praticagem, mas esse eu lhe confesso que eu acho que se paga devido a sua importância, periculosidade e especificidade. A PL não trata de impostos e regulamentações na cobrança de serviços que refletem de forma direta o frete, logo não há garantia de que ela vai baixar. Olhando para a experiência com o que foi feito mundo a fora, ela pode até vir a baixar mas a diferença será pouca e pode perder efeito a longo prazo. A intenção de quem fez a PL é ótima, ela pode vir para melhorar muita coisa, mas o frete não será tão impactado a menos que hajam normas que tratam especificamente sobre ela ou sobre o imposto cobrado em cima do bunker. De maneira resumida é isso :)
@@havakuk4543 tem todo um lance de incentivar bandeiras de conveniência para operarem no Brasil. Mas explicar isso seria extenso demais. Posso explicar por outro meio para você se você quiser entender. Meu linkedin é /laisnardesii1
@@laislacerdanardes6370 Realmente, neste caso faz todo o sentido. Como a gente vive em um país bem inflacionário, a tendência sempre é de aumento dos preços. Uma lei dessas (e como vc falou, falta mexer em muita coisa de imposto e regulação) vai ter um efeito limitado. É possível que inclusive os preços nem caiam, mas ela pode gerar o efeito de demorar um pouco mais para aumentar o preço do frete. De qualquer forma é positivo (como vc falou) Mas vlw por explicar. Infelizmente no Brasil mexer com redução de imposto não é fácil kkk E vlw por se oferecer para explicar de forma mais detalhada, mas eu acredito que já consegui entender seu ponto. Vlw!
O Brasil está perdendo bilhões por conta da infraestrutura precária. A produtividade vem aumentando e os investimentos em infraestrutura não estão acompanhando a demanda. Nossos portos estão largados e nossas estradas cheias de buracos e lama. Espero que resolvam logo isso, pois estamos rasgando dinheiro a cada segundo.
Os portos serão privatizados e espero que privatizem todos ! As BRs e rodovias/avenidas algumas estão sendo privatizadas, porem é função do estado cuidar de asfaltar as ruas !
@@gabrielfeitosa9285 Claro, com o Livre Mercado operando no setor não tem como não crescer, o problema é essas ferrovias travadas, devem ser privatizadas todas logo pra que o setor possa crescer e ter como esportar por outras vias mais rápidas e melhores do que os caminhões ..
Rafael poderia falar sobre os impostos existentes e os novos impostos q podem vir, e como cada um deles prejudica um determinado segmento. Ex: transporte rodoviario
Sobre a cabotagem em países desenvolvidos tip EUA e Europa: A cabotagem é reservada à frota de bandeira nacional sim (por conta de segurança nacional, inclusive, já que são paises atuantes em intervenções e guerras pelo mundo, e ter seu suprimento local de produtos nas mãos de navios de outras bandeiras é um tiro no pé). Nos EUA, Não só os NAVIOS DEVEM SER DE BANDEIRA AMERICANA, como a mão de obra nesses navios DEVE SER 75% LOCAL
Tá ai um bom motivo pra parabenizar o Presidente Bolsonaro. Acho que falta isso de muito liberal, pq criticam mt com razão, mas são incapazes de falar "Boa, o governo acertou". Os Amoedos da vida que são assim.
É um absurdo quase cem por cento das cargas no Brasil depender do transporte rodoviário para tudo. Quero o homem do ideias radicais como ministro da economia no Brasil no lugar do Paulo Jegues.
“Se imposto fosse bom não seria obrigatório”. Você sabe que não é bem assim ne, não no sentido do contexto do barco que foi mencionado… Tenta ficar sem pagar sua taxa de condomínio pra ver o que acontece…
@@igormarcos381 único jeito de gerar gente brasileira oportunista que quer vida boa com o dinheiro dos outros, típico o Estado Brasileiro. A iniciativa privada produz emprego em um país extremamente difícil, burocrático e com a MAIOR carga trabalhista do mundo, fazendo com que os salários sejam baixos por este e outros motivos como: a própria burocracia, falta de competitividade, eficiência etc. Você é só mais um Brasileiro oportunista que defende Brasileiro oportunista.
@@lucasp.2529 só emprego de bosta mano, emprego pagando seus 1000 é pouco,quem vai ser o maluco que vai querer isso ao invés de um emprego público, estável e garantido, boa oferecem boas condições, por isso ralei e sou oficial do EB.
@@igormarcos381 primeiramente mano é seu irmão, eu não sou seu irmão, chame assim quem é seu chegado. Exatamente: você matou a charada, quem é Brasileiro e não quer um oportunismo na sua frente né?! Brasileiro é oportunista por natureza, quando vê uma oportunidade de se encostar em um oportunismo ele vai à fundo com o dinheiro/imposto dos outros. Brasileiro adora mam@t!nha, quando acha uma, ele usa.
Se empresa aérea não compra avião, existe um motivo. O leasing é a opção mais vantajosa e economicamente viável para empresas de transporte, assumir um capital bilionários para tentar um mercado é loucura
Só que no Br político não gosta de economizar porque a grana está em mandar concertar as coisas. Coisa pronta e eficiente não dá dinheiro pra máfia estatal.
Na verdade eficiência gera mais recursos para o Estado, e uma prova viva disso é que os países mais eficientes são justamente aqueles com maior arrecadação, como os Estados Unidos da América por exemplo. Por isso, na minha opinião, político brasileiro só é burro e ignorante.
É um absurdo que, num país desse tamanho com um litoral e cursos viários gigantes, tenha-se que depender de transporte rodoviário. Ah, e aos interessados em investirem em sistema aquaviário... preparem-se para lidar com a ANTAQ (ANATEL dos rios e mares)
Não é "maluquice do Brasil". A cabotagem é reservada para bandeiras nacionais na maior parte do mundo, inclusive nos EUA, China e Europa. Faltou pesquisar um pouco mais aí...
Ontem eu vi um post do deputado estadual Bartô (Novo/MG) criticando um aumento absurdo nos impostos sobre determinadas marcas de vinho e fiquei triste pelo teor do comentários,falando que vinho não é relevante pros brasileiros e que o deputado deveria estar se ocupando com o preço do arroz.O povo ainda está muito preso a mentalidade de gado.
@@victorbraga4982 verdade, essa mentalidade de brasileiro que pensa "se tem o básico tá tudo bem".... É bem triste, como se lazer e entretenimento não fosse algo importante na vida das pessoas.
@@frasescitacoes2339 Tenho parentes e colegas com essa mentalidade. Vc não nota um interesse da pessoa em vencer na vida,se tiver o que comer,já tá bom.
Nos Estados Unidos, a chamada “Jones Act” é uma lei federal de 1920 que regulamenta o transporte marítimo no país e tem por objetivo a promoção e manutenção da marinha mercante americana. Em sua “seção 27” a Lei trata da cabotagem e exige que todas as mercadorias transportadas pela água entre os portos dos EUA o sejam em navios com bandeira dos EUA, construído nos EUA, de propriedade de cidadãos norte-americanos, e tripulados por cidadãos americanos ou residentes permanentes dos EUA. Na China, a legislação também adota mesmos critérios e protege ao transporte marítimo do país, idem na Índia, a cabotagem é igualmente protegida por uma Lei, esta de 1958 dentre outros países. No Brasil com dimensões continentais, com uma faixa litorânea de quase 7.500 km, que aumenta para 9.200 km se consideramos as saliências e as reentrâncias do litoral brasileiro, onde cerca de 80% da população vive a menos de 200 km da costa, esse tipo de transporte deveria ocupar um papel muito mais importante em nossa matriz de transporte, realmente só a cabotagem responde por apenas 11% do transporte de cargas no Brasil. Mas tem adotar os mecanismos e proteger igual é feito nos EUA, se não a China vai dominar em breve. Segundo a ANTAQ todos os países com extensão de costa similar ou superior à brasileira praticam medidas de proteção à sua cabotagem.
Só estou comentando pra aumentar o engajamento. Alguém aqui sabe de algum programa pra usar no headset/microfone que eu possa usar pra "copiar" a voz de outra pessoa, tipo, eu falar no headset e sair com outra voz?
Isso não é livre mercado, é questão de soberania. Países com livre mercado como Australia, Canadá, EUA resguardam sua Marinha Mercante. Apenas nacionais operam as embarcações.
@@aemv.matheusloureiro Por isso perguntei pra você, pois não achei nada sobre o assunto. O que quer dizer com resguardar a Marinha Mercante para empresas locais? Até onde eu conheça não há nenhuma restrição de operação de empresas internacionais nos paises citados. Dos países que conheço que possuem essa restrição só me vem a mente o Chile, que só a Hapag Loyd pode operar no país por ser empresa Chilena, sendo que a Hamburg Sud opera via navios da Hapag, não por navios próprios. Minha pergunta não foi ironica, realmente quero entender onde você buscou a informação.
Ideias radicais tá sendo meu jornal no Cafezinho do jantar. Obrigado Rafael ! ☕
É impressão minha ou ta acontecendo alguns avanços no Brasil? mesmo que seja aos poucos.
O fim do Estado se aproxima, a era da informação iniciou o seu fim
Eu ia escrever a mesma coisa... Em várias ocasiões, com essas novidades que estão aparecendo, eu me pergunto:
"Não daria pra ter sido feito antes??"
Sim, daria... Mas que lucro ia trazer pra desviarem?
Mérito nosso dos empreendedores que estão pressionando os bundoes do estado.
Não, não é sua impressão. Aos poucos estamos melhorando, e isso se dará de forma exponencial.
O problema é o congresso, tem um monte de projeto do bonoro parados.
Ministro Tarcísio é meu pastor e infraestrutura andando não faltará
De longe o melhor ministro nesse governo. Fala pouco e faz muito, ao contrário de quase todos os outros.
Achávamos que o Guedes seria a estrela da vez, mas ele decepcionou. O Tarcísio está sendo o completo oposto.
@@lordecircojeca2039 mas é claro, meu jovem.
Centrão gosta de inaugurar obra: Tarcisio wins.
Centrão odeia privatização, corte de privilégios e cabides: Paulo Guedes lose.
Pior que ele é bom
Ministro Tarcísio é meu trator e asfalto não faltará
@@martimafonso9672 kkkk tá muito, muito longe de bioma destruído. Pode andar de avião que é mato a perda de vista
''Vamos proteger a industria nacional''
essa é a desculpa que o estado coloca pra não ter concorrência
por puro protecionismo.
Não, é isso que nos impede de virar uma África. Veja se a China, Coréia e Japão não protegem suas indústrias.
@@filipebacelar766 né ele acha que não existe pessoas querendo crescer no Brasil,já qui não é fácil
Protege um pequeno grupo de pessoas em detrimento de toda a população.
@@filipebacelar766 A única indústria que faz sentido ser nacional é a da defesa.
@@awake_-vo1ti E a indústria de defesa não precisa de aço, eletrônicos, navios e.t.c ????
Vamos torcer para que o congresso vote e aprove logo o projeto BR DO Mar é desatar um dos muitos nós que atravanca o progresso do Brasil, parabéns ao ministro Tarsisio, parabéns ao nosso governo que segue na direção certa.
O Brasil é tão esquisito que havia uma lei que proibia plantar cana na região norte.
@@martimafonso9672 Não, o ministro do meio ambiente está privatizando parquers, enquanto os Libertarios ficam chingando o governo, o governo está se saindo o mais liberal da história !
@@martimafonso9672 vc é ancap?
@@matheus_tosta Ele aparentemente é apenas um esquerdista perdido por aqui
isso ai é cheiro de empresa estrangeira usando influência. O políticos brasileiros com certeza são os políticos que menos trabalham em prol do proprio povo, de forma disparada. Infraestrutura, competitividade e etc é tudo jogada no lixo por interesses pessoais, e nisso em pleno 2020 as estradas ou sao de lama ou cheia de buracos, fora a burocracia abusiva que vc citou. Aqui a gente paga mais caro por tudo e se depender desse governo, vamos continuar refém dos interesses internacionais, que é ver o Brasil eternamente colônia exportadora de matéria prima e nao um player.
@@guinhomedeiros7079 KKKKKKKKKKKKKKKK, gado nojento.
Fala sobre a aprovação do PL 6549/19 no Senado que elimina impostos sobre linhas de celular para aplicação IoT.
Na pratica isso tornara viavel a massificação da telemetria de energia,agua e gas atravez da rede 4G existente,além de milhares de aplicações q precisam de baixa quantidade de dados e planos de conectividade na casa de R4,00 a R5,00 por ano para se tornarem economicamente viaveis.
Trabalho neste mercado e sei o quanto o estado atrapalha meus negocios.
Me avise se precisar de mais detalhes.
@@caiodbs
A perda de agua nos sitemas de distribuicao chega a 70% em pequenas cidades, com o setor privado admnistrando saneamento basico e investindo em telemetria , essa perda pode cair para 20%.
Up
Quando foi aprovada essa pl?
@@AnonymousLibertar1an
Foi aprovada na Comissao de Ciencia e Tecnologia do Senado na sexta feira passada, agora aguarda apenas aprovacao Presidencial.
@@erikdossantos1252 grato pela informação ✌
O bom de ser um país atrasado é que qualquer coisa é um passo pra frente.
Então, só tava tentando ser positivo dhuahaua
O bom de viver em um país atrasado é que você consegue monopolizar mercado facilmente.
Stonks
O problema é qndo além de atrasado é cego tbm e qqr passo pra frente pode ser pra um precipício xD
No quesito "merdas acontecendo" sim.
Engraçado é que o Brasil é atrasado em infraestrutura por causa do estado mas pra bizarrices como moeda digital estatal avança rapidinho.
O Brasil está avançando aos poucos. Vamos melhorar nossa economia
Que bom, a medida que os coronéis do Brasil envelhecem, quebram-se as correntes que amarram o Brasil no pasto. Aqui no Paraná precisou a BRF e outras grande redes comprar tudo dos patriarcas do interior para que cidades com um grande potencial econômico como Cascavel e Maringá conseguissem começar a progredir.
O livro infantil é bem legal. uma serie animada talvez alcance mais gente e mais rápido.
É um bom projeto !!!! quero ver os cegonheiros deixarem.
Esses caminhoneiros são uma desgraça......
Gostei desse canal , muito bem explicado obg mais uma inscrita 😘
Canal maravilhoso, adoro seu trabalho rafa continue assim!
Queria que vc comentasse o apagão no AP. Sendo que a empresa concessionária de energia eletrica lá é privatizada! E a privatização nao resolveu o problema.
@@fscardosoable Monopólio. Não tem concorrência. Privatizar sem liberar o mercado e o mesmo que nada.
@@sergueiturguniev9956O problema é que ninguém quer concorrência e vira monopólio de qualquer forma. Todos fogem do compromisso e vão para o mercado de ações. O Bitcoin é mera especulação ou tem algo realmente produtivo nisso? Por que os EUA tem Lei antitruste?
Que aula 👏
Desde criança tenho o sonho de que o Rio Pinheiros e Tietê possam ser usados como meio de transporte.
Infelizmente o Estado sempre impediu que isso ocorresse.
Se São Paulo fosse uma cidade privada, meu querido você teria carros voando
@@rodolfot.5776 o prefeito pode fazer algo sobre o tietê?
Deveriam privatizar logo esse Rio, daí fazem a limpeza e permitem a circulação de barcos e jet ski, ia ser louco... Imagine umas corridas de jet ski ali kkkk
@@AnonymousLibertar1an kkkkkkkkkkkk
@@rodolfot.5776 só que muito mal planejado e o prefeito não tem quase nenhuma autonomia num rio que é estadual.
Apesar de não ser a melhor coisa, já saindo da várzea que estamos hoje, já tá bom
Ainda tem o problema da praticagem, que leva uma porcentagem considerável do custo da carga
Sugiro assistirem o ministro Tarcísio falando sobre o assunto.
Esse apagão no AP me fez pensar como as pessoas ñ tem energia solar com sol 400 dias por ano
Tomara que isso dê certo
Quanto tempo até fazerem lobby pra acabar com o projeto ?
Já fazem.
O negócio é pressionar os deputados para votar a favor do projeto
Os caminhoneiros já estão fazendo.
@@richardnunes8559 mano, e pensar que apoiei essa cambada em 2018. Hoje se fizerem outra greve, vou achar é bom quando reprimirem ela.
@@lucasgoncalves568 não tem como reprimir. não temos ferrovias nem cabotagem, somos reféns desses caras
por isso fazem oq querem
esses projetos que estão pra ser pautados (br do mar e pec das ferrovias) são uma tentativa de equilibrar a balança e deixar de ser dependente desses caras
mas o lobby é enorme. pelo menos o ministro da infraestrutura sabe como lidar e persuadir esses caras a não fazerem greves
10:00 O nome do livro poderia ser "Vamos fazer troca-troca?"
Aqui em Cáceres mato grosso, tem um porto iniciado a uns 8 anos.
Fala se sobre zpe na cidade a mais de 20 anos, acontece que as leis são absurdas! Ninguém pode nada!
A cidade e uma das mais fracas economicamente no mato grosso, ( pelo porte dela)
Hide, comenta sobre a EFDB (Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil) q o governo lançou em outubro
Que prevê com reformas, um IDH de mais de 0,800 até 2031
Já foi aprovado 13 pontos, falta só 7. Vamos firme!
Quanto a questão ambiental vale ressaltar que para que se interligue todo o país através dos rios o que até possível ser efetivado , é pertinente a construção de comportas , o que teria que ser muito bem estudado para que os impactos ambientais fossem minimizados , uma vez que litoral brasileiro ao longo das décadas estudos apontam que o mar está avançando em direção a costa ao litoral , o que pode ocasionar com o tempo a perca de uma vasta faixa litorânea
Tenho uma empresa de transporte de combustível, trabalhamos com dezenas de caminhões diariamente.
E acredito q isso não muda o nossa muita coisa nas nossas operações, já q transportamos gasolina e diesel dos portos do nordeste e do norte para o interior da Bahia, Goiás, Minas, e os Matos Grosso.
Acredito q isso passa diminuir o custo das distribuidoras. Oq pode ajudar a diminuir o preço do diesel, q eh a maior parte do custo das empresas seguido dos impostos, principalmente o ICMS.
Icms deveria ser extinto. O imposto mais fdp da historia
Bem seria uma ótima oportunidade para desenvolvermos a tecnologia tão necessária nessa área de navegação, vale ressaltar que possuímos excelentes estaleiros no país que produzem embarcações do tipo lanchas d até iates para navegação recreativa , esses mesmos estaleiros poderiam ser alvo de uma ação governamental que promovesse uma revolução em suas instalações , que lhes desse uma capacidade extra para suprir esse mercado , sem que ficássemos dependentes de um produto importado , isso tem que mudar nós temos a matéria prima o que nós falta é a tecnologia, para produzir sua transformação , chega de ser um país de comodites temos que ser um país capaz de suprir todas as nossas necessidades em todas as áreas isso sim é ser patriota
O Amapá ,meu estado onde moro, vai ser bastante beneficiado caso essa lei seja aprovada.
Ela já foi aprovada
Eu qro é saber cade os trens pro meus fretes ficarem mais baratos. 30-50 conto num frete de algumas gramas SP/Rio (divisa com SP) é foda
Ferrovia e hidrovias, tira poder de pressão de caminhoneiros e transportadoras, mas como sempre o Brasil se resume em 3 coisas: benefício pra bandido, monopólio e aumento de salários .
Um ponto importante é que a navegação no Brasil é em parte regulada pelo Código Comercial, sancionado em 1850 pelo Imperador Dom Pedro II.
Puts
O problema dessa parte dos caminhoneiros é q a indústria no Brasil está morrendo então essas pequenas viagens de caminhões está ficando cada vez mais rara, já a nossa agropecuária está crescendo e as fazendas ficam no interior mas os portos q exportam para outros países ficam logicamente no litoral o q faz com q a viagem seja maior, para q os caminhoneiros não se prejudiquem ao fortalecermos o sistema hidroviário e ferroviário devemos fazer com q as indústrias voltem a crescer
Se ainda vigorasse a Lei de Reserva de Mercado da Informática, que só permitia o uso de computadores feitos no Brasil, a gente ainda estaria usando o DOS até hoje. E olha lá!
O maior problema em face a navegação de cabotagem está intrinsicamente ligado a possibilidade de um aumento inato do tráfico de drogas , de entorpecentes, além de ser uma modalidade nova a falta de uma fiscalização adequada , pode detonar uma cadeia de acontecimento como até o surgimento do fenômeno da pirataria em nosso litoral no tocante à pilhagem da mercadoria transportada nessa modalidade de transporte, por isso faz se necessário toda uma logística que de um suporte adequado a esse empreendimento, para que não se transforme em um tiro no pé dos investidores e da população de um modo geral
Servi a marinha e tinha contato direto com a documentação das embarcações, no setor de "Segurança do Tráfego Aquaviário", ficava chocado com o como é burocrático e assustado com o fato de que um recruta de 18 anos fazendo uma lambança na frente de um computador podia atrasar por dias a saída de um navio.
Boa iniciativa do livro, parabéns
Raphael, fala do novo marco ferroviário
O cara q vai fazer negócio a primeira coisa q ele olha e os custos. Não pode ser obrigatório.
Se a ferrovia ,aqui, é uma vergonha. Só beneficiam rodovias. Mais cara e, nem sei porque. Marcelo Lima. Teresina.piaui
Brasileiro sonha e viver como europeu e americano, mas vota p viver como um Venezuelano...
é tipo o psol que divulga a suecia copiando cuba
@Douglas Costa e vc nem sabe do que ta falando
Europeus e americanos votam como venezuelanos também, a diferença é que 70 anos atrás eles tinham uma mentalidade liberal que colocou tudo nos trilhos mas os políticos de agora são tão ruins quanto os brasileiros, assim como a mentalidade da população.
@@lipeeeeee Por que você afirma que ele é favelado?
Se tem uma coisa q o Brasil devia acelerar e valeria até um impressão de moeda. E investir na infraestrutura do país com urgência. Sem pensa duas vezes. Ia gerar emprego e ia ajudar a economia do país.
Mano, juro que numa olhada rápida eu tinha lido "MBL do MAR"
Eu vim do futuro para dizer que o projeto foi aprovado.
camboja n tankou o pae hehe
Alguém poderia me explicar por que os países da Europa ocidental tem impostos altíssimos enquanto os da Europa oriental tem impostos baixíssimos?
Pq eles já tomaram no cuzinho durante a união soviética e sabem que estado grande é fria
@@ViniciusMiguel1988 Ou seja eles tomaram a pílula roxa
Estão falando que os correios custam a cada brasileiro 1 real por ano.
1 real esse que nunca usufrui de volta!
Hoje eu fiquei 3 horas na porra do correio esperando. A privatização dos correios é URGENTE
mas os custos pelo monopolio são incalculavéis
Primeiro que isso é uma mentira é so olhar o orçamento que é gigante, segundo eu passo um tempao nas filas, terceiro o serviço é horrível, quarto os correios detem o monopolio de "malotes" isso são pequenos pacotes agrupados que sao usados por empresas de e-commerce! 5- deu déficit de 2015 a 2017 e por isso o governo tera que pegar um emprestimo de 750 r$, 6- os correios tem orçamento de 230 milhoes a população é 210 milhoes, a questao que as classes mais baixas nao pagam, a classe alta algm tem condições de sonegar, dar jeitinho, ou seja cai tudo pra classe media pagar
@Douglas Costa Sim e dai? Na vdd so 79 milhoes de pessoas sao economicamente ativas! Contando que todas esdas financiem os correios, vc ja ve a conta! Porem na real varias dessas pessoas nao pagam por algms impostos
Sou leigo nesse assunto, não sei se têm aeroporto de cargas em todas as capitais e se já têm estrutura pra isso
Sobre a parte ambiental, falou um erro.
Navios usam combustíveis pesados, porém bem baratos. Como ficam longe das pessoas acaba num tendo muito filtro e emite muitos gases ruins, não apenas o CO2 (que nem mal para saúde faz).
Como num sou ecochato e gosto de transporte barato, prefiro navios.
Mas não são ecológicos não.
Mas sinceramente, ainda sim prefiro os navios. Ia ter menos caminhoneiros tomando rebite, fazendo jornada dupla colocando em risco a vida de outras pessoas, como acontece de caminhões batendo em carros e ônibus de excursões, acontece esse tipo de fatalidade muito nas estradas brasileiras. Fora que ia desafogar bastante o serviço de transporte de cargas via rodoviária.
Ilusão maior desse projeto é achar que o frete vai baixar com a PL. A PL sequer trata de frete...
Admiro sua determinação e coragem de falar de uma área tão restrita e cheia de detalhes desconhecidos, mas tem bastante informação equivocada no seu vídeo, amigão.
Se quiser falar sobre a área marítima seja muito bem vindo :)
Pelo seu comentário e a foto achei que fosse um canal relacionado a questões marítimas, mas parece que não kk
Pelo que eu entendi, a redução do frete foi falada devido o potencial na redução de custos e maior agilidade no transporte de cargas. No caso a redução do frete seria resultado da redução dos custos, mesmo a lei não tratando de fretes.
Mas quais seriam as informações equivocadas? Perguntando de maneira séria mesmo. Seria interessante ver alguém da área esclarecer algumas coisas.
@@havakuk4543 a ideia da PL é essa mesma que você citou. Aumentar a quantidade de empresas mercantes e com o aumento do número de empresas (consequentemente o fluxo de cargas e depois o número de embarcações) assim a maior concorrência diminuiria o frete. Parece bem lógico para quem não tem intimidade com a área e a intenção do governo em melhorar isso me pareceu genuína. Só que em algum ponto dos debates alguém acabou entendendo que o que faz o frete aumentar são os custos dos trabalhadores que conduzem a embarcação. Aí começa uma confusão bem grande.
De fato aqui no Brasil ganhamos um pouco mais, mas essa diferença é irrisória. Os custos que fazem pesar o frente advém de outras fontes, como por exemplo bunker (combustível que o navio usa) e o gasto para o navio cumprir normas nacionais e internacionais de segurança, proteção ao meio ambiente e diversas outras facetas. Existe um gasto grande também com o serviço de praticagem, mas esse eu lhe confesso que eu acho que se paga devido a sua importância, periculosidade e especificidade.
A PL não trata de impostos e regulamentações na cobrança de serviços que refletem de forma direta o frete, logo não há garantia de que ela vai baixar. Olhando para a experiência com o que foi feito mundo a fora, ela pode até vir a baixar mas a diferença será pouca e pode perder efeito a longo prazo.
A intenção de quem fez a PL é ótima, ela pode vir para melhorar muita coisa, mas o frete não será tão impactado a menos que hajam normas que tratam especificamente sobre ela ou sobre o imposto cobrado em cima do bunker.
De maneira resumida é isso :)
@@havakuk4543 tem todo um lance de incentivar bandeiras de conveniência para operarem no Brasil. Mas explicar isso seria extenso demais. Posso explicar por outro meio para você se você quiser entender.
Meu linkedin é /laisnardesii1
@@laislacerdanardes6370 Realmente, neste caso faz todo o sentido.
Como a gente vive em um país bem inflacionário, a tendência sempre é de aumento dos preços. Uma lei dessas (e como vc falou, falta mexer em muita coisa de imposto e regulação) vai ter um efeito limitado.
É possível que inclusive os preços nem caiam, mas ela pode gerar o efeito de demorar um pouco mais para aumentar o preço do frete. De qualquer forma é positivo (como vc falou)
Mas vlw por explicar.
Infelizmente no Brasil mexer com redução de imposto não é fácil kkk
E vlw por se oferecer para explicar de forma mais detalhada, mas eu acredito que já consegui entender seu ponto. Vlw!
O Brasil está perdendo bilhões por conta da infraestrutura precária. A produtividade vem aumentando e os investimentos em infraestrutura não estão acompanhando a demanda. Nossos portos estão largados e nossas estradas cheias de buracos e lama. Espero que resolvam logo isso, pois estamos rasgando dinheiro a cada segundo.
mas estão sendo feitas muitas obras concluindo estradas, e no nordeste ferrovias
Os portos serão privatizados e espero que privatizem todos ! As BRs e rodovias/avenidas algumas estão sendo privatizadas, porem é função do estado cuidar de asfaltar as ruas !
Tem que privatizar geral, só não pode deixar na mão dos bilionários globalistas pq isso são pragas, mas de resto se n for dessa turma pode privatizar.
@@jamirolux1113 Eu estava me referindo ao agronegócio. A produtividade vem aumentando nesse setor.
@@gabrielfeitosa9285 Claro, com o Livre Mercado operando no setor não tem como não crescer, o problema é essas ferrovias travadas, devem ser privatizadas todas logo pra que o setor possa crescer e ter como esportar por outras vias mais rápidas e melhores do que os caminhões ..
Eu moro no MS, aqui se eu comprar um produto no estado de SP o frete sai mais caro se eu morrasse no Pará.
Rafael poderia falar sobre os impostos existentes e os novos impostos q podem vir, e como cada um deles prejudica um determinado segmento. Ex: transporte rodoviario
Isso tá mais para uma série. E beeem longa, por sinal.
Pq raios o Raphaël resolveu falar sobre isso agora??
Eu queria muito ver ele e o Henry Bugalho em um debate
Sobre a cabotagem em países desenvolvidos tip EUA e Europa: A cabotagem é reservada à frota de bandeira nacional sim (por conta de segurança nacional, inclusive, já que são paises atuantes em intervenções e guerras pelo mundo, e ter seu suprimento local de produtos nas mãos de navios de outras bandeiras é um tiro no pé).
Nos EUA, Não só os NAVIOS DEVEM SER DE BANDEIRA AMERICANA, como a mão de obra nesses navios DEVE SER 75% LOCAL
Isso vai ser complicado para a polícia em relação ao tráfico de drogas
Pois queria ver o Brasil como a Europa navio transportando caminhões com cargas e carros de passeio um tipo ferry boat
Tá ai um bom motivo pra parabenizar o Presidente Bolsonaro. Acho que falta isso de muito liberal, pq criticam mt com razão, mas são incapazes de falar "Boa, o governo acertou". Os Amoedos da vida que são assim.
E SOBRE O AMAPAAAAAAA RAFHAEUMMMMMM!???
Up
up
Eu fico pensando, que se não fosse esse congresso e o stf, quantas leis, reformas e privatizações o governo federal já terei aprovado
Raphael, O Humberto Matos quer debater contigo!!!
É um absurdo quase cem por cento das cargas no Brasil depender do transporte rodoviário para tudo.
Quero o homem do ideias radicais como ministro da economia no Brasil no lugar do Paulo Jegues.
2020 Brasil descobre que transporte de cabotagem é mais barato.
Povo burro que vota em Esquerda por 30 anos seguidos... queria o quê?
Desde q eu sou pequeno eu escuto q vai fazer transporte marítimo na minha cidade. Quase 30 anos e nunca saiu do papel. E só promessa.
Se vocês querem mais liberdade, tem que pressionar os políticos.
Governo bolsonaro, tenta bastante acabar com algumas bizarrices do brasil...mas é foda
Errado. Bolsonaro nem sabe disso! isso é uma proposta de um deputado do NOVO
Isso não tem a mão do bolsonaro, é um deputado que realmente quer ser liberal
A pergunta é: quem que seria contra isso?
Esquerda kk
“Se imposto fosse bom não seria obrigatório”. Você sabe que não é bem assim ne, não no sentido do contexto do barco que foi mencionado… Tenta ficar sem pagar sua taxa de condomínio pra ver o que acontece…
É um país atrasado e parece que o congresso não tem intenção de correr atrás do prejuízo. Não sei se é intencional ou é falta de noção da parte deles.
Os dois
Vim mais rápido que o Boulos querendo combater o déficit da previdência pública com mais concursos públicos 🤣
É o único jeito de gerar bons já que a iniciativa privada só gera emprego de merda
E o brasil virando uma nigeria......
@@igormarcos381 único jeito de gerar gente brasileira oportunista que quer vida boa com o dinheiro dos outros, típico o Estado Brasileiro. A iniciativa privada produz emprego em um país extremamente difícil, burocrático e com a MAIOR carga trabalhista do mundo, fazendo com que os salários sejam baixos por este e outros motivos como: a própria burocracia, falta de competitividade, eficiência etc. Você é só mais um Brasileiro oportunista que defende Brasileiro oportunista.
@@lucasp.2529 só emprego de bosta mano, emprego pagando seus 1000 é pouco,quem vai ser o maluco que vai querer isso ao invés de um emprego público, estável e garantido, boa oferecem boas condições, por isso ralei e sou oficial do EB.
@@igormarcos381 primeiramente mano é seu irmão, eu não sou seu irmão, chame assim quem é seu chegado. Exatamente: você matou a charada, quem é Brasileiro e não quer um oportunismo na sua frente né?! Brasileiro é oportunista por natureza, quando vê uma oportunidade de se encostar em um oportunismo ele vai à fundo com o dinheiro/imposto dos outros. Brasileiro adora mam@t!nha, quando acha uma, ele usa.
Divulga o ancap park aí Hide 👍
Rafael seria muito bom fortificar a visão libertária a respeito do racismo e comentar sobre o ocorrido no Carrefour
No ancapistão, quem vai construir os canais pros navios passarem?
A mesma galera que constrói as estradas...
@@topandroidplays3322 e quem vai construir as estradas??
Se empresa aérea não compra avião, existe um motivo. O leasing é a opção mais vantajosa e economicamente viável para empresas de transporte, assumir um capital bilionários para tentar um mercado é loucura
Aprovaram neste momento e segue para a sanção presidencial.
Isso aiiii
Só que no Br político não gosta de economizar porque a grana está em mandar concertar as coisas. Coisa pronta e eficiente não dá dinheiro pra máfia estatal.
Na verdade eficiência gera mais recursos para o Estado, e uma prova viva disso é que os países mais eficientes são justamente aqueles com maior arrecadação, como os Estados Unidos da América por exemplo.
Por isso, na minha opinião, político brasileiro só é burro e ignorante.
Olá o Brasil foi fundado e se evoluiu por rodas não é tão fácil mudar. Tenta olhar por outra ótica.
Demorou. Demorou muito!
Bom a galera não entende os avanços
e se a gente fosse morar no mar?
É um absurdo que, num país desse tamanho com um litoral e cursos viários gigantes, tenha-se que depender de transporte rodoviário.
Ah, e aos interessados em investirem em sistema aquaviário... preparem-se para lidar com a ANTAQ (ANATEL dos rios e mares)
Desde os tempos de Getúlio Vargas (1882- 1954) que, a cabotagem toma cloroquina todos os dias.
Não é "maluquice do Brasil". A cabotagem é reservada para bandeiras nacionais na maior parte do mundo, inclusive nos EUA, China e Europa. Faltou pesquisar um pouco mais aí...
Vão fazer lobby pra acabar com o projeto!!! Tenha certeza!
Fala da PEC 51/2017.... É uma bizarrice, 62% do preço dos CONSOLES são imposto...
Ontem eu vi um post do deputado estadual Bartô (Novo/MG) criticando um aumento absurdo nos impostos sobre determinadas marcas de vinho e fiquei triste pelo teor do comentários,falando que vinho não é relevante pros brasileiros e que o deputado deveria estar se ocupando com o preço do arroz.O povo ainda está muito preso a mentalidade de gado.
@@victorbraga4982 verdade, essa mentalidade de brasileiro que pensa "se tem o básico tá tudo bem".... É bem triste, como se lazer e entretenimento não fosse algo importante na vida das pessoas.
@@frasescitacoes2339 Tenho parentes e colegas com essa mentalidade. Vc não nota um interesse da pessoa em vencer na vida,se tiver o que comer,já tá bom.
Isso só vai beneficiar empresas de fora ... E empresários
Vc já viu a animação ancap q fizeram aqui no TH-cam
Rapaz, esse pensamento estadólatra e protecionista faz do Brasil uma lástima de país. Somos superados até por países do Oriente Médio. Deus nos livre!
O país mais rico do mundo é do oriente médio
Qual a complexidade de anular tudo oq tipo de lei e refazer do zero em, todo mundo sabe q nao funciona TODO MUNDO SABE.
Fale sobre as estradas e ruas no Brasil! O asfalto aqui é todo mal feito, é uma porcaria! Odeio o asfalto brasileiro!
Nos Estados Unidos, a chamada “Jones Act” é uma lei federal de 1920 que regulamenta o transporte marítimo no país e tem por objetivo a promoção e manutenção da marinha mercante americana. Em sua “seção 27” a Lei trata da cabotagem e exige que todas as mercadorias transportadas pela água entre os portos dos EUA o sejam em navios com bandeira dos EUA, construído nos EUA, de propriedade de cidadãos norte-americanos, e tripulados por cidadãos americanos ou residentes permanentes dos EUA. Na China, a legislação também adota mesmos critérios e protege ao transporte marítimo do país, idem na Índia, a cabotagem é igualmente protegida por uma Lei, esta de 1958 dentre outros países.
No Brasil com dimensões continentais, com uma faixa litorânea de quase 7.500 km, que aumenta para 9.200 km se consideramos as saliências e as reentrâncias do litoral brasileiro, onde cerca de 80% da população vive a menos de 200 km da costa, esse tipo de transporte deveria ocupar um papel muito mais importante em nossa matriz de transporte, realmente só a cabotagem responde por apenas 11% do transporte de cargas no Brasil. Mas tem adotar os mecanismos e proteger igual é feito nos EUA, se não a China vai dominar em breve. Segundo a ANTAQ todos os países com extensão de costa similar ou superior à brasileira praticam medidas de proteção à sua cabotagem.
Se passar isso aí o Brasil sai do status de comunistão pra comunistinha, já é alguma coisa kkk
Kkkkkkk...
Acabo de ver no twitter que passou.
Acaba de ser aprovada na Câmara dos deputados. Irá pro Senado, e provavelmente será aprovada.
O estado consegue estragar qualquer coisa
Só estou comentando pra aumentar o engajamento.
Alguém aqui sabe de algum programa pra usar no headset/microfone que eu possa usar pra "copiar" a voz de outra pessoa, tipo, eu falar no headset e sair com outra voz?
solução do estado ok vamos lançar nossa estataum pra fazer barcos e doa pros cara
Iaii o fabricante de rebite vai à falência, vc não tem dó deles ?
Não
Isso não é livre mercado, é questão de soberania. Países com livre mercado como Australia, Canadá, EUA resguardam sua Marinha Mercante. Apenas nacionais operam as embarcações.
Não conheço essa legislação, você sabe informar a fonte?
ata
Privatiza tudo, o estado não deve ter monopólio de cabotagem ou de portos, o mercado cuida bem melhor disso !
@@Seisohein pesquise. Faça a busca em inglês no google sobre o assunto.
@@aemv.matheusloureiro Por isso perguntei pra você, pois não achei nada sobre o assunto. O que quer dizer com resguardar a Marinha Mercante para empresas locais? Até onde eu conheça não há nenhuma restrição de operação de empresas internacionais nos paises citados. Dos países que conheço que possuem essa restrição só me vem a mente o Chile, que só a Hapag Loyd pode operar no país por ser empresa Chilena, sendo que a Hamburg Sud opera via navios da Hapag, não por navios próprios.
Minha pergunta não foi ironica, realmente quero entender onde você buscou a informação.