Oi, João, tudo bem? Sobre a sua dúvida, em sistemas do tipo multi-split e VRF, é possível sim que a soma das potências das evaporadoras seja superior à capacidade da condensadora. Essa estratégia é viável em situações onde os ambientes climatizados apresentam demandas térmicas em horários diferentes. Um exemplo típico é quando temos ambientes com exposições solares em diferentes horas. Em certos momentos do dia, um ambiente pode estar recebendo radiação solar direta, demandando maior capacidade de refrigeração, enquanto outro ambiente, na sombra, precisa de menos refrigeração. Dessa forma, a condensadora consegue atender ambos os ambientes. Outro exemplo comum ocorre em escritórios com salas de reunião. Quando a sala de reunião está em uso, geralmente as demais salas estão com pouca ocupação, e vice-versa. No outro cenário cenário, a evaporadora da sala de reunião pode estar desligada ou operando em baixa capacidade, liberando carga para as outras evaporadoras, equilibrando assim a demanda total de refrigeração. Essa abordagem é vantajosa porque otimiza o uso do sistema, reduzindo o custo de aquisição do equipamento. Se precisar de mais detalhes ou exemplos específicos, fico à disposição!
Conteúdo muito rico era tudo que eu precisava saber
Obrigado pelo elogio e apoio Márcio!
Ja vi sistemas que vendem a condensadora com menos BTUS que a soma das evaporadoras. No sistema de multi split o calculo de BTUs eh diferente?
Oi, João, tudo bem?
Sobre a sua dúvida, em sistemas do tipo multi-split e VRF, é possível sim que a soma das potências das evaporadoras seja superior à capacidade da condensadora. Essa estratégia é viável em situações onde os ambientes climatizados apresentam demandas térmicas em horários diferentes.
Um exemplo típico é quando temos ambientes com exposições solares em diferentes horas. Em certos momentos do dia, um ambiente pode estar recebendo radiação solar direta, demandando maior capacidade de refrigeração, enquanto outro ambiente, na sombra, precisa de menos refrigeração. Dessa forma, a condensadora consegue atender ambos os ambientes.
Outro exemplo comum ocorre em escritórios com salas de reunião. Quando a sala de reunião está em uso, geralmente as demais salas estão com pouca ocupação, e vice-versa. No outro cenário cenário, a evaporadora da sala de reunião pode estar desligada ou operando em baixa capacidade, liberando carga para as outras evaporadoras, equilibrando assim a demanda total de refrigeração.
Essa abordagem é vantajosa porque otimiza o uso do sistema, reduzindo o custo de aquisição do equipamento.
Se precisar de mais detalhes ou exemplos específicos, fico à disposição!
Vídeo muito esclarecedor!! 👏
Ficamos felizes que tenha gostado!
Conteúdo excelente.
Obrigado pelo elogio Daniel