Parabéns pelo seu trabalho ! Admiro muito todas as suas publicações do canal . Sou psicóloga , trabalhei anos na Guarda Municipal e assisti uma enorme quantidade de guardas com esta síndrome , infelizmente. Obrigada Dr. pelas contribuições. Deus lhe abençoe sempre !
Eu tenho síndrome da minha cidade! Consigo sair e socializar em outras cidades! Porém na minha eu não consigo nem sair no portão devido há tantas pessoas q me traumatizaram, mortes, e tudo… Perdi minha mãe, minha vó, e essa cidade onde tudo aconteceu me causa pânico!!! Vou tentar inss, pois pago inss autônoma
Dr sou professora há 30 anos com 25 anos fui diagnosticada porém o psiquiatra na época não levou em consideração ! Hj encontrei uma psiquiatra muito eficiente e estou afastada ! Não consigo ouvir gritos de criança e só de pensar em voltar pra escola tenho pânico e crise de chora ! Não consegui aposentar pois estou com 51 anos ! Porém o INSS não reconhece que em 2019 eu já estava com 25 anos e quatro meses de trabalho . Já estou com advogado e não consigo minha aposentadoria ! Tenho fé de ter reconhecido meu direito pois já tive mil aluno neste tempo em que lecionei ! Me angústia ter que ficar afastada e não aposentada ! Seu vídeo é maravilhoso e muito verdadeiro nos fatos ! Parabéns !
Grato pelo gentil comentário Antonio Silva! Deus seja sempre louvado! "Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada." João 3
Dr, após ouvir suas falas acredito que desenvolvi a síndrome de Burnout. Infelizmente, nenhum profissional teve a sensibilidade de detecta-la. Fui aposentada por invalidez pela PBH e estou recebendo uma miséria depous de 2 faculdade s. Síndrome de Bournout é doença de trabalho? Como o senhor poderia fazer para me consultar e me ajudar a provar a causa da doença? Sou de Belo Horizonte. Meu fone 992385872. E mail tanicand@gmail.com. poderia entrar em contato comigo?
Olá... tenho acompanhado seu vídeos e aprendido muito, sou cirurgião bucomaxilo e estou fazendo medicina... Acho espetacular a união entre a parte médica e a cristã... parabéns...Deus te abençoe sempre!
Oi, dr. Adnet. Bom vê-lo de volta. E, primeiramente, obrigado pelo vídeo, pelas informações. Eu atualmente me trato desta enfermidade. Eu sempre fui muito dedicado e preso aos estudos, deste o ensino fundamental 2 e o ensino médio. Ingressei em Engenharia Civil na UFPE, um curso que demanda muito. Virei muitas noites à base de café, muitas vezes não desligava quando estava em casa. Na metade do curso, comecei a ter um pouco de insônia. No final do curso, desenvolvi transtorno de ansiedade generalizada. Passou mais um pouquinho, e veio a depressão e uma sensação intensa de esgotamento físico e mental. Foi quando eu procurei ajuda psiquiátrica e psicológica. Há um ano, faço tratamento. Mas ainda tenho coisas a resolver. Meu rendimento, minha concentração e minha memória ainda estão um tanto prejudicados. Um abraço, doutor! Seus vídeos sempre ajudam muito. Obrigado mais uma vez!
Olá Igor! Sempre bom também vê-lo aqui no Canal, com seu interesse pela Psiquiatria e com suas importantes participações. Imagine o quadro clínico por você relatado multiplicado por 10, após 30 anos de atividade profissional, e em sua própria visão (em uma situação hipotética), sem perspectiva de recuperação. Se entender isto, entenderá o sofrimento de um autêntico portador da Síndrome de Burnout. Que Deus lhe conceda a cura plena! ✍ Mensagem offline: A propósito, parabéns pelo novo visual! E não me esqueci do convite para visitar sua cidade! E com hospedagem + rancho for free! Não esqueci não! 👀
@@DrEduardoAdnet, hahaha. As portas da minha casa estão abertas para você e quem quiser vir com você, dr. Aqui é legal no mês de junho. Tem muita festa. Na Semana Santa, existe um espetáculo numa cidadezinha perto daqui, chama-se A Paixão de Cristo. É muito bonito. Você encontra material facilmente na internet mostrando cenas. É conhecido por ser o maior teatro ao ar livre do mundo. 😊😉👍
Oi boa noite faço tratamento com psiquiatra a 7 anos trabalhando na em um hotel a 10 tive depressão pos parto fiquei afastar e retornei ao trabalho reabilitado do inss numa nova função mais não aguentei a trabalhar mais 4 anos e no momento estou afastada de Novo meu médico me diagnosticado com 3 cid 10 F32.9 ,F43.1,F60.3 sera que tenho direito aposentar por invalidez .ja trabalhando na mas empresa desde 1910 entro em pânico só de pensar que um dia tenho que voltar.
Há anos cuido minha filha especial, praticamente só, estou num cansaço físico mental. Tenho fibromialgia e tenho exaustão me sinto sugada mentalmente. A exaustão é tão grande que chego apagar sem querer por horas. Fui diagnosticada com síndrome de bournout. Mas, não direito nem de tirar férias. Coloca minha vida nas mãos de Deus e cada vez que eu consigo vencer. Agradeço a Ele. Obrigada Dr Adnet!
Tive diagnóstico fechado em burnout, não consegui receber tratamento dentro da PMERJ, mesmo voltando da licença médica, quando mais precisava de apoio, começaram a me pressionar, e acabaram me levando a sofrer um surto psicótico, e acabei sofrendo lesão ortopédica, que me levou a um afastamento do trabalho novamente, e por esse motivo, a junta médica me reformaram precocemente, sem contudo jamais terem respeitado o meu direito a tratamento e recuperação da minha saúde.
Doutor, o senhor é uma bênção! Se tivéssemos mais médicos com a qualidade do senhor, estaríamos todos com menos problemas medicamentosos. Deus abençoe o senhor é toda sua família!
Venho buscando contato através dos telefones e e-mail informados nos site e canal TH-cam contudo, ainda não obtive resposta. O que devo fazer para agendar consulta com o Dr. Adnet? Obrigado e parabéns pelos conteúdos. 6:12
Doutor, excelente explicação! Tive síndrome de burnout (ou princípio dessa síndrome) tão forte, que além de insônia e ansiedade, adquiri doenças físicas (cardíaca, tireoide e estômago). O problema é que no meu caso, sou microempresária e não pude me afastar das funções - o que foi horrível, mas inevitavelmente necessário. Pra mitigar o ataque da doença, criei uma nova rotina trabalho e algumas alterações de equipe de funcionários para me dar suporte e estou me tratando assim (na raça), com um conjunto me médicos para reequilibrar meu corpo. Essa doença é muito ruim para o trabalhador, mas como o senhor disse, ainda nesses casos, um afastamento ou aposentadoria é possível. Para os empresários, entretanto, é quase uma sentença de morte. Mas, com a Graça e a Misericórdia de Deus vou enfrentando a vida. Espero que um dia a comunidade médica desenvolva um tratamento customizado de burnout para empresários e empreendedores. Deus lhe abençoe e também abençoe.a todos que lhe acompanham neste canal!
Grato pelo seu comentário, Elisabete. Ainda que sofrido, colabora para ajudar as pessoas a compreender, ainda mais, o que é a Síndrome de Burnout. Você escreveu: "Pra mitigar o ataque da doença, criei uma nova rotina de trabalho". 👍
Trabalhei 13 anos como cabeleireira, manicure e maquiadora. Salões de beleza são lugares extremamente nocivos para alguns tipos de pessoas. O trabalho é muito mais pesado do que parece, muito intriga, competição, é muito exaustante. Sempre fui autônoma, trabalhando por comissão, nesses 13 anos eu passei por quatro salões de beleza, um era o meu, no qual me dava muito prejuízo, eu não soube administrar o fiado, que ainda faz parte do dia a dia do interior. Nos outros 3 salões, todos os 3 proprietários me lesaram financeiramente, como eu era altamente produtiva, parece que eles achavam que eu estava ganhando muito dinheiro nas costas deles. Desisti de salão e passei um ano atendendo na residência do cliente, o que tbm ê muito difícil, até que chegou o dia em que não consegui trabalhar mais. Ainda não sei o que vou fazer, eu passei os últimos três anos escondida, na vida mesmo, acabei com Facebook... Se meu celular toca, meu coração vai na boca de medo de ser alguém dessa área. Agora aos 33 anos de idade eu preciso descobrir algo para trabalhar, meu marido não aguenta mais me carregar nas costas dele, e pode até pedir o divórcio, pois estou muito depressiva, e tenho gastos médicos. Toda minha esperança está Depositada no Senhor Deus, de me tirar dessa escuridão, me dar forças para eu me reerguer. Ouvindo a descrição que o doutor deu sobre a síndrome, creio que eu não tenha, mas sim a depressão infelizmente já grave, ainda não tive sucesso através dos remédios, mas um dia isso vai mudar em nome de Jesus Cristo. 😔
Como sempre bem didático. Isso é muito bom porque, dada a especificidade dos termos médicos, aborda o temas de modo a torná-los acessíveis. Cabe a nós agradecê-lo.
Estou com sintomas dessa síndrome e o psiquiatra me disse simplesmente pra não dar ouvidos a uma chefia que me exige além do humanamente possível - além de insinuar perseguição futura. Me deu 14 dias de atestado e não sei o que farei quando precisar voltar, pois tenho ansiedade, insônia e depressão.
Bom dia Dr. Eduardo Adnet, suas explicações são ótimas. só uma dúvida os transtornos psiquiátricos a maioria começa com as ansiedades? Estamos ansiosos pelo seu livro. Tenha um dia abençoado por nosso Senhor Jesus!!
Simone Dezoti | Não! Mas o que posso responder é que na maioria das vezes há uma causa detectável para o início de diversos transtornos em Psiquiatria. Também o componente hereditário (familiar) é de grande relevância em muitas enfermidades psiquiátricas.
Muito bom, obrigado Doutor. É verdade que algumas pessoas desenvolve uma fadiga extrema durante uma fase do Burnout? Vou passar esse vídeo pro DH da empresa em que eu trabalho. Doutor Adnet, que Deus abençoe o senhor e a todos nós. Grande abraço.
Dentro do escopo da sua pergunta, podem desenvolver: Exaustão, falta de energia, fadiga constante, alterações do sono, desempenho reduzido, problemas de concentração e memória, incapacidade de tomar decisões, dentre outros. É um transtorno psiquiátrico crítico e com um grande leque de manifestações clínicas.
Eu acredito que o burnout possa ocorrer por causa de inúmeras frustrações ao longo da existência.Principalmente quando todo o esforço foi inútil e aparentemente não tem mais nada a se fazer. Estou passando por algo assim...😢
Doutor trabalhei em uma empresa por 8 anos na área de vendas.e tenho a síndrome de burnout.me tiraram da loja física e me colocaram pra trabalhar no call center. Vendendo por telefone .era muito ou mais estressante ainda. Fiquei 2 meses no Call center. E tem 6 dias que me ligaram pra ir la .eu fui .e me demitiram.
Tive isso trabalhei por 8 anos em uma empresa sai desta e entrei em outra no mes seguinte fiquei por mais 10 anos neste ultimo eu mecanico era multifuncoes 2 anos antes do meu desligamento sofri um trauma muito grande com humilhacoes chingamentos ofensas e ate tentativa de agressao. Nao conseguia mais ficar ali procurei um medico e fui afastado. Fiquei por 7 meses afastado voltei ao trabalho no ano seguinte e fui demitido isso ja fez 3 anos desde entao nao consegui nem mandar curriculo em lugar algum. Estou vivendo somente pela misericordia de Deus e o salario de minha esposa
Estou com todos os sintomas dessa doença,tenho muita tristeza,tenho crises de ansiedade,não tenho vontade de fazer as coisas, quando penso em ir para o emprego fico nervosa com raiva e me da ansias de vomito doi mt minha cabeça e minha pressão sobe,meu corpo fica mole ,já fui no médico não sei oq fazer me ajudem
Infelizmente, o que vemos na prática, é que só levam em consideração coisas materiais, as fraquezas da mente, são tratadas como enrolação, enquanto o doente não fizer uma besteira. A maioria não faz, implode.
Comecei com o quatro de ansiedade, mantenho o tratamento a quatro anos… Recentemente comecei a não conseguir dormir é uma falta de memória absurda, sem contar o cansaço mental… Daí o médico que me acompanha me afastou das minhas funções diagnósticando síndrome de bournout
Só não concordo quando o senhor alega que uma pessoa como exemplo que tem 1,2 , 5 anos de trabalho Não é capaz de ter a síndrome! Tenho 2 Anos , estou com Alopécia areata em 3 pontos da cabeça grandes e só em minha gerente me mandar um áudio não seguro minhas mãos, coração dispara dia todo, só durmo todos os dias depois das 3 da manhã, acordo com dor de barriga, não Como direito. Dor de cabeça todas as noites, não Consigo pegar na caneta para fazer coisas normais do meu trabalho, no domingo de 19:00 já passo mal em imaginar do que terei de fazer no outro dia e quando vou fazer da ódio, tristeza e vontade de brigar com a gerente e colegas! Ainda temos de ouvir isto, mas respeito sua opinião.
Olá klebson pereira! Não discordamos! É sim, e bem frequente, que pessoas entrem em francos processos de exaustão mental (e/ou física) em razão de determinadas condições de trabalho insalubres (em vários aspectos). E também que possam desenvolver doenças psiquiátricas: Depressão, Transtorno Fóbico-Ansioso, Pânico, Insônia, dentre outros, e pelas mesmas razões. Ou estas doenças já eram pré-existentes e se agravaram. Contudo, no que tange à autêntica Síndrome de Burnout, veja que a condição é chamada de: Síndrome! E isto faz muita diferença em termos técnicos (e no tratamento). Na autêntica Síndrome de Burnout, o indivíduo já pode beirar a incapacitação, ou já se encontrar incapacitado, para exercer, por exemplo, uma determinada função laboral na qual tenha trabalhado, e em condições insatisfatórias de trabalho, por vários anos. E isto acontece bastante! Infelizmente. Em suma: Exaustão psíquica, sobrecarga de estresse no trabalho, condições insalubres, e outros, podem prejudicar bastante a pessoa. Mas, daí até a Síndrome de Burnout, existe um território a ser percorrido. Desejo-lhe melhoras!
Doutor Adnet, bom dia. Uma pergunta: Em caso de profissões não reconhecidas, ou não categorizadas no entanto, mundialmente reconhecidas e importantes, o amparo governamental é aplicado?
Olá, Dr. Muito obrigada pelo vídeo. Mas gostaria de tirar uma dúvida. Eu me formei em Engenharia Química e, logo em seguida, entrei em uma multinacional muito meritocratica, com lemas pesados, com um ambiente de trabalho terrível que não vou entrar em detalhes aqui. Fiquei por lá por uns 3 e meio em dois cargos diferentes, passando por recall e pandemia. 3 gerentes diferentes, acúmulo de função e metas inalcançáveis. Comecei a ter depressão novamente (Já havia tido na adolescência) e minha ansiedade piorou demais a ponto de me machucar sem perceber. Então, tbm tinha crises de choro, pânico e muitas dores de cabeça e no corpo todo. Um cansaço tremendo. Não sei explicar. Até que não aguentei e pedi demissão. Pra resumir, já são 3 anos sem trabalhar e só de pensar em trabalhar, em procurar um emprego, só de escrever esse relato, eu começo a ter espasmos musculares, taquicardia e vômito. Me sinto muito culpada, pq sempre fui muito muito ativa e alegre. Nem me reconheço mais. Será que tive um bournout? Há solução pra mim? Agradeço muito se me responder. Que o Senhor Deus derrame sua graça sobre o doutor, hoje e sempre.
DR! Que tema importante o Sr.nos trouxe! Tao pouco conhecido e que tem levado muitas pessoas ao suicidio.Sou Assistente Social- hà anos fui diagnosticada com esgotamento profissional.O psiquiatra da época- Dr.Marlon-grande profissional-entendeu a gravidade do meu estresse e me afastou por uns 3 meses.Tambem solicitou á Saude Ocupacional a minha READAPTACAO FUNCIONAL- o que por um lado foi positivo-mas por outro-vejo que deveria ter sido encaminhada a Aposentadoria-considerando o quadro adverso de saude mental que eu sofro até hoje- e que ainda tenho tenho que enfrentar.Tenho depressao, Ansiedade generalizada, Transtorno de Bornout-, Compulsao- , Panico, Fobia, e nem sei mais...Falar e expor sobre o tema é precioso pois muitas pessoas estao na beira de um colapso fisico e mental - e antes que elas se firam ou firam os outros- piddmos ajuda-las atraves da orientacao e do aopoio'mostrando que nao estao sozinhas...þ
Nossa dr pelo q entendi,quem tem essa sindrome não pode trabalhar,pq no trabalho existe uma cobrança ,e se o paciente vive neste nivel de esgotamento,ele tem complicação para lidar com cobranças ,metas alem de alguns trabalhos de risco.
Está difícil um médico bom para fazer o diagnóstico da síndrome de Burnout e da fadiga crônica. Estou fadiga e um sono que eu chego dormir 18 horas por dia e se eu fizer algum esforço físico eu fico muito pior, pode ser uma caminhada que mesmo assim eu fico fadigada e com sono. O meu diagnóstico dado pela psiquiatra foi depressão recorrente, anciedade Generalizada e panico mas eu tenho certeza que tenho ou esse Burnout ou fadiga crônica. Moro em volta redonda/ RJ e vou ter que arrumar um médico p fazer o diagnóstico. A maioria dos médicos não sabe fazer o diagnóstico essa é a mas pura realidade, infelizmente. Fiquei 6 meses pelo inss mas fui colocada p fora mas eu tenho certeza que meu laudo não está completo conforme deveria.
Dr. Eduardo,sou professora e diagnosticada com síndrome de Burnout desde 2011, me afastei do trabalho algumas vezes... mas sempre pedia para voltar ao trabalho, mesmo contra indicado pelo médico, pois tinha medo de ficar sem salário tendo em vista a negativa dos pedidos de afastamento. Conclusão o meu quadro piorou de tal maneira que não consigo mais nem sair de casa. Tenho 59 anos professora a 14 anos e antes disso trabalhava como coletor a de dados na Fundação Seade em situação de extremo risco, pois coletava dados em comunidades. O meu caso tem indicação de aposentadoria por incapacidade?
Olá Lourdes! Não tenho como comentar sobre seu caso especificamente, pois não conheço em detalhes o seu caso e não lhe avaliei pessoalmente. Posso responder, contudo, que tanto a prevalência como a incidência da Síndrome de Burnout em professores são relativamente elevadas. Quando a evolução (agravamento) da Síndrome persiste, e em havendo uma objetiva relação da mesma com a função laboral, existe a possibilidade de se cogitar mudança de função no trabalho, afastamento temporário, ou mesmo a aposentadoria por invalidez (incapacidade para exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão). É o que posso responder.
@@DrEduardoAdnet Muito obrigada pela atenção, sou seguidora de seus vídeos, e posso afirmar que, assim como me ajudou, tem sido uma luz para muitas pessoas... Parabéns pelo trabalho, e que Deus o abençoe infinitamente
Oi boa noite sou Rita trabalhando a 10 anos em um hotel tive depressão a 7 anos tive depressão pos parto pois foi uma gravidez de alto risco pois cada consulta do pre Natal descobria que minha bebê estava com água na cabeça e idronefroze no rim esquerdo tive diabetes gestacional pressão alta tive que antecipar o parto pois minha diabetes não baixava então não ttempo para me tratar minha filha fez 3 cirurgias do rim voltei ao trabalho o medico da empresa viu que eu não estava bem por tudo que tinha passado então me receitou amitiprilina e floqcetina segui o tratamento até 2017 pemcei que já não presizava mais e parei ate que 8 meses depois tive um surto na empresa minha chefe me levou para o consultório do médico da empresa ele ao me ver naquele situação me encaminhou a um psiquiatra pois ate hoje consulto com ele me diagnosticado com estes cdi 1032.9,F43.1,F60.3 sofro muito em pensar que tenho que voltar um dia lá pois no momento estou afastada de Novo fico em pânico só em ver um colega de trabalho. UE
Olá Dr. tenho 30 anos e trabalho a 7 anos numa empresa que se tornou um pesadelo em minha vida, isso me gerou uma fibromialgia, gastrite, enxaqueca, ansiedade, depressão e pânico. Estou me sentindo uma fracassada e tudo que o sr. foi falando eu me identifiquei, devo procurar um psiquiatra?
Dr, é possível diagnosticar doenças como pânico, burnout, depressão, ansiedade etc, sem a necessidade de se realizar exames de imagens da cabeça (tomografia, ressonância)? Tenho pavor disso, não estou bem, sinto muita angústia e outras coisas, mas não consigo ir atrás de ajuda.
"pânico, burnout, depressão, ansiedade" | Nenhum dos referidos transtornos requer exames de imagem para o diagnóstico. O diagnóstico é clínico. Clinicar = Observar (sob uma perspetiva técnica). | Exames podem ser solicitados, a critério do médico, quando aplicável.
Dr. mas a pessoa ter menos de 2 anos em uma empresa não significa que a pessoa não sofra de Burnout, não é? Afinal devido as outras comorbidades ela não pare em emprego nenhum. Hoje a maioria das empresas após um afastamento psiquiatrico já demitem o profissional e ele começa a trocar constantemente de emprego.
Tenho depressao a 20 anos nunca tratei por falta de apoio da familia alguns anos atras sentia uma tristeza orrivel e bipolaridade mas de tres anos pra ca qualquer atividade q eu fasso meu coraçao acelera dor no peito fico sen ar fico tremendo tenho surtos escuto barulho na cabeça pensso q vou morrer a cada segundo q passa pensso q vou atacar as pessoas tenho chance de aposentar doutor ?
Na verdade, a maior miséria do mundo é adoecer. Se a gente pudesse, estaria bem pro resto da vida. A pior coisa do mundo é doença mental, pena alguns profissionais não levarem a sério. Parabéns ao Dr. Adnet. Médico humano.
Olá Cassia! Há diversas situações que podem levar uma pessoa a "só pensar no trabalho". Não são incomuns casos de Ergomania (Ergo = trabalho + mania = compulsão). Pode ocorrer em apresentações clínicas do Transtorno Obsessivo Compulsivo, como forma de camuflagem para baixa autoestima, como forma deliberada de alienação da realidade, dentre outros. Tratei de um paciente (trazido pela sua esposa) que trabalhava desde que acordava até a hora de dormir (literalmente). O motivo foi a perda do filho, vítima de um acidente com um carro novo que este paciente (seu pai) lhe havia presenteado. Nada pôde ser feito, pois o paciente recusou a continuidade do tratamento. Ele via no trabalho não só uma forma de alienação deliberada de sua própria realidade, bem como encarava a exaustão do trabalho como forma de autoflagelação, pois acreditava ser o culpado pela morte do filho.
✅🏆SUPLEMENTOS E VITAMINAS CONFIÁVEIS 👉 tinyurl.com/2avfc944
✅💥Conheça meu SUPLEMENTO: O NEUROBOOST 👉www.farmaciafloravita.com.br/neuroboost/p
Que bênção um médico falar da Palavra de Deus ! Glória á Deus !
Deus seja louvado!
Obrigado doutor gostei dos esclarecimentos me foi muito útil
Parabéns pelo seu trabalho ! Admiro muito todas as suas publicações do canal . Sou psicóloga , trabalhei anos na Guarda Municipal e assisti uma enorme quantidade de guardas com esta síndrome , infelizmente. Obrigada Dr. pelas contribuições. Deus lhe abençoe sempre !
Grato pelo gentil comentário Psicóloga Raquel Pinho!
Eu tenho síndrome da minha cidade! Consigo sair e socializar em outras cidades! Porém na minha eu não consigo nem sair no portão devido há tantas pessoas q me traumatizaram, mortes, e tudo… Perdi minha mãe, minha vó, e essa cidade onde tudo aconteceu me causa pânico!!! Vou tentar inss, pois pago inss autônoma
Excelente. Obrigada por se dedicar a esse maravilhoso serviço de cuidar das pessoas.
Maria Ruth Fernandes 👉 🌹
Dr sou professora há 30 anos com 25 anos fui diagnosticada porém o psiquiatra na época não levou em consideração ! Hj encontrei uma psiquiatra muito eficiente e estou afastada ! Não consigo ouvir gritos de criança e só de pensar em voltar pra escola tenho pânico e crise de chora ! Não consegui aposentar pois estou com 51 anos ! Porém o INSS não reconhece que em 2019 eu já estava com 25 anos e quatro meses de trabalho . Já estou com advogado e não consigo minha aposentadoria ! Tenho fé de ter reconhecido meu direito pois já tive mil aluno neste tempo em que lecionei ! Me angústia ter que ficar afastada e não aposentada ! Seu vídeo é maravilhoso e muito verdadeiro nos fatos ! Parabéns !
BOM DIA AMIGO DR EDUARDO ADNET 👍 🙏 🙏 🙏 🙏
Olá Luiz Gomes! Como sempre, um dos primeiros a comentar nos vídeos novos! Mucha Salud y Paz!
Amém dr Adenet! Amo ver seus vídeos principalmente pelo fechamento.
Deus abençoe grandemente você e sua família 👪
Eu que agradeco Dr. Eduardo pelas informacoes
Excelente e esclarecedor seu vídeo. Parabéns!
Obrigado pelo elogio
Olá sendo breve, não há ninguém como o Dr Eduardo Adenet, mestre na palavra dono de uma oratória precisa, varão com uma unção fabulosa!
Grato pelo gentil comentário Antonio Silva! Deus seja sempre louvado! "Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada." João 3
Obrigado. Amém
Toda terra se encherá de entendimento. Gratidão com parabéns
Amém !
OBRIGADA, DR. ADNETE, SAÚDE E PAZ PARA O SENHOR, QUE DEUS O ABENÇOE.
Amém!
já passei por uma situação parecida. misericórdia! Graças a Deus existem médicos preparados como o senhor.
Grata ❤
Bom dia doutor!! Que bom vc está aqui de novo.Deus abençoe sua vida.🙌😘
Dr, após ouvir suas falas acredito que desenvolvi a síndrome de Burnout. Infelizmente, nenhum profissional teve a sensibilidade de detecta-la. Fui aposentada por invalidez pela PBH e estou recebendo uma miséria depous de 2 faculdade s. Síndrome de Bournout é doença de trabalho? Como o senhor poderia fazer para me consultar e me ajudar a provar a causa da doença? Sou de Belo Horizonte. Meu fone 992385872. E mail tanicand@gmail.com. poderia entrar em contato comigo?
Olá... tenho acompanhado seu vídeos e aprendido muito, sou cirurgião bucomaxilo e estou fazendo medicina... Acho espetacular a união entre a parte médica e a cristã... parabéns...Deus te abençoe sempre!
Grato pelo comentário Junior! Deus seja sempre louvado! Sucesso na sua carreira! 👍
Oi, dr. Adnet. Bom vê-lo de volta. E, primeiramente, obrigado pelo vídeo, pelas informações. Eu atualmente me trato desta enfermidade. Eu sempre fui muito dedicado e preso aos estudos, deste o ensino fundamental 2 e o ensino médio. Ingressei em Engenharia Civil na UFPE, um curso que demanda muito. Virei muitas noites à base de café, muitas vezes não desligava quando estava em casa. Na metade do curso, comecei a ter um pouco de insônia. No final do curso, desenvolvi transtorno de ansiedade generalizada. Passou mais um pouquinho, e veio a depressão e uma sensação intensa de esgotamento físico e mental. Foi quando eu procurei ajuda psiquiátrica e psicológica. Há um ano, faço tratamento. Mas ainda tenho coisas a resolver. Meu rendimento, minha concentração e minha memória ainda estão um tanto prejudicados. Um abraço, doutor! Seus vídeos sempre ajudam muito. Obrigado mais uma vez!
Olá Igor! Sempre bom também vê-lo aqui no Canal, com seu interesse pela Psiquiatria e com suas importantes participações. Imagine o quadro clínico por você relatado multiplicado por 10, após 30 anos de atividade profissional, e em sua própria visão (em uma situação hipotética), sem perspectiva de recuperação. Se entender isto, entenderá o sofrimento de um autêntico portador da Síndrome de Burnout. Que Deus lhe conceda a cura plena!
✍ Mensagem offline: A propósito, parabéns pelo novo visual! E não me esqueci do convite para visitar sua cidade! E com hospedagem + rancho for free! Não esqueci não! 👀
@@DrEduardoAdnet, hahaha. As portas da minha casa estão abertas para você e quem quiser vir com você, dr. Aqui é legal no mês de junho. Tem muita festa. Na Semana Santa, existe um espetáculo numa cidadezinha perto daqui, chama-se A Paixão de Cristo. É muito bonito. Você encontra material facilmente na internet mostrando cenas. É conhecido por ser o maior teatro ao ar livre do mundo. 😊😉👍
Oi boa noite faço tratamento com psiquiatra a 7 anos trabalhando na em um hotel a 10 tive depressão pos parto fiquei afastar e retornei ao trabalho reabilitado do inss numa nova função mais não aguentei a trabalhar mais 4 anos e no momento estou afastada de Novo meu médico me diagnosticado com 3 cid 10 F32.9 ,F43.1,F60.3 sera que tenho direito aposentar por invalidez .ja trabalhando na mas empresa desde 1910 entro em pânico só de pensar que um dia tenho que voltar.
Olá Rita! Importante seu comentário. Porém, sugiro que reveja seu comentário, pois segundo você escreveu, você trabalha na empresa há 110 anos! ⏳ 👀
@@DrEduardoAdnet eu trabalho desde 2009
Há anos cuido minha filha especial, praticamente só, estou num cansaço físico mental. Tenho fibromialgia e tenho exaustão me sinto sugada mentalmente. A exaustão é tão grande que chego apagar sem querer por horas. Fui diagnosticada com síndrome de bournout. Mas, não direito nem de tirar férias. Coloca minha vida nas mãos de Deus e cada vez que eu consigo vencer. Agradeço a Ele. Obrigada Dr Adnet!
Gostei muito do vídeo. Deus te abençoe!
Antes de começar a esquizofrênia, eu lia mais de 10 horas por dia e as vezes mais de 24 horas. Hoje com tratamento, não consigo ler nem 2 horas.
Que bênção!!!!
Não consigo ler por 10 minutos.
Merece mil likes vídeo muito informativo e completo. Parabéns pelo seu trabalho!
Tive diagnóstico fechado em burnout, não consegui receber tratamento dentro da PMERJ, mesmo voltando da licença médica, quando mais precisava de apoio, começaram a me pressionar, e acabaram me levando a sofrer um surto psicótico, e acabei sofrendo lesão ortopédica, que me levou a um afastamento do trabalho novamente, e por esse motivo, a junta médica me reformaram precocemente, sem contudo jamais terem respeitado o meu direito a tratamento e recuperação da minha saúde.
O final é melhor que o começo. Maravilhoso. Muito obrigada pela explicação
Excelente explicação doutor
Bom dia doutor. Teus vídeos abençoados por Deus têm ajudado muito meu vizinho que é Bipolar e sua família. Gratidão.
Doutor, o senhor é uma bênção! Se tivéssemos mais médicos com a qualidade do senhor, estaríamos todos com menos problemas medicamentosos. Deus abençoe o senhor é toda sua família!
Louvado seja nosso Senhor!
A PAZ DO SENHOR JESUS ,SEMPRE ASSISTINDO GOSTO MUITO COMO O DR EXPLICA ,DEUS ABENÇOE O SEU DIA🙏
Venho buscando contato através dos telefones e e-mail informados nos site e canal TH-cam contudo, ainda não obtive resposta. O que devo fazer para agendar consulta com o Dr. Adnet?
Obrigado e parabéns pelos conteúdos.
6:12
Olá! Estou de licença. Em breve pretendo atender Telemedicina, se Deus quiser. Grato pelo interesse!
Doutor, excelente explicação!
Tive síndrome de burnout (ou princípio dessa síndrome) tão forte, que além de insônia e ansiedade, adquiri doenças físicas (cardíaca, tireoide e estômago).
O problema é que no meu caso, sou microempresária e não pude me afastar das funções - o que foi horrível, mas inevitavelmente necessário.
Pra mitigar o ataque da doença, criei uma nova rotina trabalho e algumas alterações de equipe de funcionários para me dar suporte e estou me tratando assim (na raça), com um conjunto me médicos para reequilibrar meu corpo.
Essa doença é muito ruim para o trabalhador, mas como o senhor disse, ainda nesses casos, um afastamento ou aposentadoria é possível. Para os empresários, entretanto, é quase uma sentença de morte. Mas, com a Graça e a Misericórdia de Deus vou enfrentando a vida.
Espero que um dia a comunidade médica desenvolva um tratamento customizado de burnout para empresários e empreendedores.
Deus lhe abençoe e também abençoe.a todos que lhe acompanham neste canal!
Grato pelo seu comentário, Elisabete. Ainda que sofrido, colabora para ajudar as pessoas a compreender, ainda mais, o que é a Síndrome de Burnout.
Você escreveu: "Pra mitigar o ataque da doença, criei uma nova rotina de trabalho". 👍
Trabalhei 13 anos como cabeleireira, manicure e maquiadora.
Salões de beleza são lugares extremamente nocivos para alguns tipos de pessoas. O trabalho é muito mais pesado do que parece, muito intriga, competição, é muito exaustante.
Sempre fui autônoma, trabalhando por comissão, nesses 13 anos eu passei por quatro salões de beleza, um era o meu, no qual me dava muito prejuízo, eu não soube administrar o fiado, que ainda faz parte do dia a dia do interior. Nos outros 3 salões, todos os 3 proprietários me lesaram financeiramente, como eu era altamente produtiva, parece que eles achavam que eu estava ganhando muito dinheiro nas costas deles.
Desisti de salão e passei um ano atendendo na residência do cliente, o que tbm ê muito difícil, até que chegou o dia em que não consegui trabalhar mais.
Ainda não sei o que vou fazer, eu passei os últimos três anos escondida, na vida mesmo, acabei com Facebook...
Se meu celular toca, meu coração vai na boca de medo de ser alguém dessa área.
Agora aos 33 anos de idade eu preciso descobrir algo para trabalhar, meu marido não aguenta mais me carregar nas costas dele, e pode até pedir o divórcio, pois estou muito depressiva, e tenho gastos médicos.
Toda minha esperança está Depositada no Senhor Deus, de me tirar dessa escuridão, me dar forças para eu me reerguer.
Ouvindo a descrição que o doutor deu sobre a síndrome, creio que eu não tenha, mas sim a depressão infelizmente já grave, ainda não tive sucesso através dos remédios, mas um dia isso vai mudar em nome de Jesus Cristo. 😔
Gosta de cozinhar? Abra uma confeitaria online...faça cursos online de design de jóias e abra uma loja online, com umas 12 criações vc já consegue ;)
Força...só não desista!
Deus te abençõe e ilumine sempre.
E obrigada por compartilhar as informações.
Como sempre bem didático. Isso é muito bom porque, dada a especificidade dos termos médicos, aborda o temas de modo a torná-los acessíveis. Cabe a nós agradecê-lo.
Estou com sintomas dessa síndrome e o psiquiatra me disse simplesmente pra não dar ouvidos a uma chefia que me exige além do humanamente possível - além de insinuar perseguição futura. Me deu 14 dias de atestado e não sei o que farei quando precisar voltar, pois tenho ansiedade, insônia e depressão.
Está na hora de procurar outro psiquiátra.
PROCURE OUTRO PSIQUIATRA!!
Boa noite Dr.
Muito Bom a informação!
Maravilhoso !!🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻💞💞💞
Que maravilhosa explicação.
Bom dia Dr. Eduardo Adnet, suas explicações são ótimas. só uma dúvida os transtornos psiquiátricos a maioria começa com as ansiedades? Estamos ansiosos pelo seu livro. Tenha um dia abençoado por nosso Senhor Jesus!!
Simone Dezoti | Não! Mas o que posso responder é que na maioria das vezes há uma causa detectável para o início de diversos transtornos em Psiquiatria. Também o componente hereditário (familiar) é de grande relevância em muitas enfermidades psiquiátricas.
@@DrEduardoAdnet Obrigada Dr. Eduardo. Fica com Deus!!
Graça e Paz de Jesus pra o Dr Eduardo.
Excelente irmão!! Deus abençoe o senhor com saúde e paz.Depois de 25 anos de profissão descobri que tenho sindrome de bournot
Dr adnet , que paz e graça de Deus, o nosso senhor Jesus Cristo esteja com vc hoje pra sempre.amem!
Boa tarde doutor muito difícil tantas doenças mentais só Deus prá dar forças.😢
Mais uma niva aula, com a graça do Senhor Jesus!
Muito bom, obrigado Doutor. É verdade que algumas pessoas desenvolve uma fadiga extrema durante uma fase do Burnout?
Vou passar esse vídeo pro DH da empresa em que eu trabalho. Doutor Adnet, que Deus abençoe o senhor e a todos nós. Grande abraço.
Dentro do escopo da sua pergunta, podem desenvolver: Exaustão, falta de energia, fadiga constante, alterações do sono, desempenho reduzido, problemas de concentração e memória, incapacidade de tomar decisões, dentre outros. É um transtorno psiquiátrico crítico e com um grande leque de manifestações clínicas.
Parabéns Dr. Por mais um maravilhoso vídeo.
Deus continue te abençoando.
Pensei que meu caso era burnout, mas eu nem tenho emprego. Tenho diagnóstico F60.2, F41.1 M79.7, E66... Convivo com esses problemas a 10 anos.
Deus te abençoe por dar tanta atenção aos seus pacientes.
Bom trabalho, boa explicação 👏.
Estou aprendendo cada dia mais
Boa tarde Dr. Como sempre esclarecedor, maks ainda estou no aguardo do sobre o Cid F 20.5...e.que venha o seu livro logo...e obrigado
Eu acredito que o burnout possa ocorrer por causa de inúmeras frustrações ao longo da existência.Principalmente quando todo o esforço foi inútil e aparentemente não tem mais nada a se fazer. Estou passando por algo assim...😢
Esclarecedor!!
Doutor trabalhei em uma empresa por 8 anos na área de vendas.e tenho a síndrome de burnout.me tiraram da loja física e me colocaram pra trabalhar no call center. Vendendo por telefone .era muito ou mais estressante ainda. Fiquei 2 meses no Call center. E tem 6 dias que me ligaram pra ir la .eu fui .e me demitiram.
Meu Deus ,esse final me fez palpitar e sentir esperança na minha dor por causa do Burnout.
Amém... tenho medo de chegar a esse ponto...Deus te abençoe doutor
Eu trabalho em uma escola, também não é uma profissão fácil,tenho vários esgotamento,tenho ansiedade, depressão e agora fibromialgia.
Tive isso trabalhei por 8 anos em uma empresa sai desta e entrei em outra no mes seguinte fiquei por mais 10 anos neste ultimo eu mecanico era multifuncoes 2 anos antes do meu desligamento sofri um trauma muito grande com humilhacoes chingamentos ofensas e ate tentativa de agressao. Nao conseguia mais ficar ali procurei um medico e fui afastado. Fiquei por 7 meses afastado voltei ao trabalho no ano seguinte e fui demitido isso ja fez 3 anos desde entao nao consegui nem mandar curriculo em lugar algum. Estou vivendo somente pela misericordia de Deus e o salario de minha esposa
Estou com todos os sintomas dessa doença,tenho muita tristeza,tenho crises de ansiedade,não tenho vontade de fazer as coisas, quando penso em ir para o emprego fico nervosa com raiva e me da ansias de vomito doi mt minha cabeça e minha pressão sobe,meu corpo fica mole ,já fui no médico não sei oq fazer me ajudem
Conheço gente assim, na minha família.
Muito bom vídeo, Deus abençoe Dr. E sempre compartilhe da nossa fé a esse mundo que tanto precisa de Jesus Cristo!
Amém! Deus abençoe grandemente sua vida. Belas palavras vinda da Bíblia. Bela explicações. E quem tem Cid 29 tem direito a aposentadoria? Obrigada.
Grato pelo seu comentário Paula! Contudo, as perguntas que eu puder responder serão somente sobre o tópico deste vídeo!
Dr o Sr é um espetáculo, parabéns pelo seu trabalho 👏👏 pessoas assim me faz acredita q o mundo ainda tem conserto.
Dificil mesmo é conseguir um bom e adequado atendimento público.
Amém a nós todos.
Um abraço Dr Eduardo .
Infelizmente, o que vemos na prática, é que só levam em consideração coisas materiais, as fraquezas da mente, são tratadas como enrolação, enquanto o doente não fizer uma besteira. A maioria não faz, implode.
Comecei com o quatro de ansiedade, mantenho o tratamento a quatro anos… Recentemente comecei a não conseguir dormir é uma falta de memória absurda, sem contar o cansaço mental…
Daí o médico que me acompanha me afastou das minhas funções diagnósticando síndrome de bournout
Eu estou assistindo os vídeos é de tirar o chapéu
Só não concordo quando o senhor alega que uma pessoa como exemplo que tem 1,2 , 5 anos de trabalho Não é capaz de ter a síndrome! Tenho 2 Anos , estou com Alopécia areata em 3 pontos da cabeça grandes e só em minha gerente me mandar um áudio não seguro minhas mãos, coração dispara dia todo, só durmo todos os dias depois das 3 da manhã, acordo com dor de barriga, não Como direito. Dor de cabeça todas as noites, não Consigo pegar na caneta para fazer coisas normais do meu trabalho, no domingo de 19:00 já passo mal em imaginar do que terei de fazer no outro dia e quando vou fazer da ódio, tristeza e vontade de brigar com a gerente e colegas! Ainda temos de ouvir isto, mas respeito sua opinião.
Olá klebson pereira! Não discordamos! É sim, e bem frequente, que pessoas entrem em francos processos de exaustão mental (e/ou física) em razão de determinadas condições de trabalho insalubres (em vários aspectos). E também que possam desenvolver doenças psiquiátricas: Depressão, Transtorno Fóbico-Ansioso, Pânico, Insônia, dentre outros, e pelas mesmas razões. Ou estas doenças já eram pré-existentes e se agravaram. Contudo, no que tange à autêntica Síndrome de Burnout, veja que a condição é chamada de: Síndrome! E isto faz muita diferença em termos técnicos (e no tratamento). Na autêntica Síndrome de Burnout, o indivíduo já pode beirar a incapacitação, ou já se encontrar incapacitado, para exercer, por exemplo, uma determinada função laboral na qual tenha trabalhado, e em condições insatisfatórias de trabalho, por vários anos. E isto acontece bastante! Infelizmente. Em suma: Exaustão psíquica, sobrecarga de estresse no trabalho, condições insalubres, e outros, podem prejudicar bastante a pessoa. Mas, daí até a Síndrome de Burnout, existe um território a ser percorrido. Desejo-lhe melhoras!
Doutor Adnet, bom dia. Uma pergunta: Em caso de profissões não reconhecidas, ou não categorizadas no entanto, mundialmente reconhecidas e importantes, o amparo governamental é aplicado?
De qual profissão você está falando?
Fui diagnosticada com TEPT pela minha psiquiatra, estou de licença, mas sinto PAVOR de retornar ao trabalho devido ao desgaste emocional que sofri.
Meu filho tem 14 anos e ta com esses sintomas 😢 não sabemos o q fazer
GLORIA A DEUS!!!!
Olá, Dr. Muito obrigada pelo vídeo. Mas gostaria de tirar uma dúvida. Eu me formei em Engenharia Química e, logo em seguida, entrei em uma multinacional muito meritocratica, com lemas pesados, com um ambiente de trabalho terrível que não vou entrar em detalhes aqui. Fiquei por lá por uns 3 e meio em dois cargos diferentes, passando por recall e pandemia. 3 gerentes diferentes, acúmulo de função e metas inalcançáveis. Comecei a ter depressão novamente (Já havia tido na adolescência) e minha ansiedade piorou demais a ponto de me machucar sem perceber. Então, tbm tinha crises de choro, pânico e muitas dores de cabeça e no corpo todo. Um cansaço tremendo. Não sei explicar. Até que não aguentei e pedi demissão. Pra resumir, já são 3 anos sem trabalhar e só de pensar em trabalhar, em procurar um emprego, só de escrever esse relato, eu começo a ter espasmos musculares, taquicardia e vômito. Me sinto muito culpada, pq sempre fui muito muito ativa e alegre. Nem me reconheço mais. Será que tive um bournout? Há solução pra mim?
Agradeço muito se me responder.
Que o Senhor Deus derrame sua graça sobre o doutor, hoje e sempre.
Essas características podem ser identificadas na infância?
Não! Não há Síndrome de Burnout clássica na infância.
Dr.Bournut pode ter cura?
Sim, pode!
Venho sofrendo desse problema há dois anos. Amanhã tenho perícia médica no INSS. Estou desesperado com medo de ter que retornar.
Funcionária Pública no setor de limpeza tbem encaixa na síndrome do Burnout Dr???
Se preencher os critérios para o diagnóstico da Síndrome (histórico, sinais, sintomas, etc.), sim!
@@DrEduardoAdnet obg por me responder.
DR! Que tema importante o Sr.nos trouxe! Tao pouco conhecido e que tem levado muitas pessoas ao suicidio.Sou Assistente Social- hà anos fui diagnosticada com esgotamento profissional.O psiquiatra da época- Dr.Marlon-grande profissional-entendeu a gravidade do meu estresse e me afastou por uns 3 meses.Tambem solicitou á Saude Ocupacional a minha READAPTACAO FUNCIONAL- o que por um lado foi positivo-mas por outro-vejo que deveria ter sido encaminhada a Aposentadoria-considerando o quadro adverso de saude mental que eu sofro até hoje- e que ainda tenho tenho que enfrentar.Tenho depressao, Ansiedade generalizada, Transtorno de Bornout-, Compulsao- , Panico, Fobia, e nem sei mais...Falar e expor sobre o tema é precioso pois muitas pessoas estao na beira de um colapso fisico e mental - e antes que elas se firam ou firam os outros- piddmos ajuda-las atraves da orientacao e do aopoio'mostrando que nao estao sozinhas...þ
O senhor atende on line? Moro na Bahia e gostei demais das suas explicações. Deus te abençoe meu irmão.
Somente consultas presenciais no meu Consultório. Grato pelo seu comentário e interesse! O futuro, só Deus conhece! Deus lhe abençoe igualmente!
Nossa dr pelo q entendi,quem tem essa sindrome não pode trabalhar,pq no trabalho existe uma cobrança ,e se o paciente vive neste nivel de esgotamento,ele tem complicação para lidar com cobranças ,metas alem de alguns trabalhos de risco.
Está difícil um médico bom para fazer o diagnóstico da síndrome de Burnout e da fadiga crônica. Estou fadiga e um sono que eu chego dormir 18 horas por dia e se eu fizer algum esforço físico eu fico muito pior, pode ser uma caminhada que mesmo assim eu fico fadigada e com sono. O meu diagnóstico dado pela psiquiatra foi depressão recorrente, anciedade Generalizada e panico mas eu tenho certeza que tenho ou esse Burnout ou fadiga crônica. Moro em volta redonda/ RJ e vou ter que arrumar um médico p fazer o diagnóstico. A maioria dos médicos não sabe fazer o diagnóstico essa é a mas pura realidade, infelizmente. Fiquei 6 meses pelo inss mas fui colocada p fora mas eu tenho certeza que meu laudo não está completo conforme deveria.
Meu Deus
Dr. Eduardo, pode explicar um pouco sobre o tratamento?
Dr. Eduardo,sou professora e diagnosticada com síndrome de Burnout desde 2011, me afastei do trabalho algumas vezes... mas sempre pedia para voltar ao trabalho, mesmo contra indicado pelo médico, pois tinha medo de ficar sem salário tendo em vista a negativa dos pedidos de afastamento. Conclusão o meu quadro piorou de tal maneira que não consigo mais nem sair de casa. Tenho 59 anos professora a 14 anos e antes disso trabalhava como coletor a de dados na Fundação Seade em situação de extremo risco, pois coletava dados em comunidades. O meu caso tem indicação de aposentadoria por incapacidade?
Olá Lourdes! Não tenho como comentar sobre seu caso especificamente, pois não conheço em detalhes o seu caso e não lhe avaliei pessoalmente. Posso responder, contudo, que tanto a prevalência como a incidência da Síndrome de Burnout em professores são relativamente elevadas. Quando a evolução (agravamento) da Síndrome persiste, e em havendo uma objetiva relação da mesma com a função laboral, existe a possibilidade de se cogitar mudança de função no trabalho, afastamento temporário, ou mesmo a aposentadoria por invalidez (incapacidade para exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão). É o que posso responder.
@@DrEduardoAdnet Muito obrigada pela atenção, sou seguidora de seus vídeos, e posso afirmar que, assim como me ajudou, tem sido uma luz para muitas pessoas... Parabéns pelo trabalho, e que Deus o abençoe infinitamente
Dr. Eduardo Adnet, obrigado pela atenção.
Só desenvolve transtorno se tiver genetica ?
Oi boa noite sou Rita trabalhando a 10 anos em um hotel tive depressão a 7 anos tive depressão pos parto pois foi uma gravidez de alto risco pois cada consulta do pre Natal descobria que minha bebê estava com água na cabeça e idronefroze no rim esquerdo tive diabetes gestacional pressão alta tive que antecipar o parto pois minha diabetes não baixava então não ttempo para me tratar minha filha fez 3 cirurgias do rim voltei ao trabalho o medico da empresa viu que eu não estava bem por tudo que tinha passado então me receitou amitiprilina e floqcetina segui o tratamento até 2017 pemcei que já não presizava mais e parei ate que 8 meses depois tive um surto na empresa minha chefe me levou para o consultório do médico da empresa ele ao me ver naquele situação me encaminhou a um psiquiatra pois ate hoje consulto com ele me diagnosticado com estes cdi 1032.9,F43.1,F60.3 sofro muito em pensar que tenho que voltar um dia lá pois no momento estou afastada de Novo fico em pânico só em ver um colega de trabalho.
UE
Amém, Ele é o Filho do Deus Altíssimo! E fará novas todas as coisas! Ele é minha esperança!
Amém!!!
Acredito no bornal em varios ambientes, estrese pressão no lar ...pode adoecer também!!
😥
Vdd meu irmão, Dr tenho ansiedade generalizada sou motorista e tá ruim pra trabalhar 😢 CID 4.1+4.1 E NÃO APOSENTADa
Olá Dr. tenho 30 anos e trabalho a 7 anos numa empresa que se tornou um pesadelo em minha vida, isso me gerou uma fibromialgia, gastrite, enxaqueca, ansiedade, depressão e pânico. Estou me sentindo uma fracassada e tudo que o sr. foi falando eu me identifiquei, devo procurar um psiquiatra?
Com certeza sim.
Nossa.... Dr. Eduardo Adnet está me descrevendo 😪
Amém Jesus.
Legal
Dr, é possível diagnosticar doenças como pânico, burnout, depressão, ansiedade etc, sem a necessidade de se realizar exames de imagens da cabeça (tomografia, ressonância)? Tenho pavor disso, não estou bem, sinto muita angústia e outras coisas, mas não consigo ir atrás de ajuda.
"pânico, burnout, depressão, ansiedade" | Nenhum dos referidos transtornos requer exames de imagem para o diagnóstico. O diagnóstico é clínico. Clinicar = Observar (sob uma perspetiva técnica). | Exames podem ser solicitados, a critério do médico, quando aplicável.
Dr. mas a pessoa ter menos de 2 anos em uma empresa não significa que a pessoa não sofra de Burnout, não é? Afinal devido as outras comorbidades ela não pare em emprego nenhum. Hoje a maioria das empresas após um afastamento psiquiatrico já demitem o profissional e ele começa a trocar constantemente de emprego.
Tenho depressao a 20 anos nunca tratei por falta de apoio da familia alguns anos atras sentia uma tristeza orrivel e bipolaridade mas de tres anos pra ca qualquer atividade q eu fasso meu coraçao acelera dor no peito fico sen ar fico tremendo tenho surtos escuto barulho na cabeça pensso q vou morrer a cada segundo q passa pensso q vou atacar as pessoas tenho chance de aposentar doutor ?
Na verdade, a maior miséria do mundo é adoecer. Se a gente pudesse, estaria bem pro resto da vida. A pior coisa do mundo é doença mental, pena alguns profissionais não levarem a sério. Parabéns ao Dr. Adnet. Médico humano.
E quem só pensa no trabalho e mais nada que síndrome que é
Misericórdia, conhece alguém assim??
Olá Cassia! Há diversas situações que podem levar uma pessoa a "só pensar no trabalho". Não são incomuns casos de Ergomania (Ergo = trabalho + mania = compulsão). Pode ocorrer em apresentações clínicas do Transtorno Obsessivo Compulsivo, como forma de camuflagem para baixa autoestima, como forma deliberada de alienação da realidade, dentre outros. Tratei de um paciente (trazido pela sua esposa) que trabalhava desde que acordava até a hora de dormir (literalmente). O motivo foi a perda do filho, vítima de um acidente com um carro novo que este paciente (seu pai) lhe havia presenteado. Nada pôde ser feito, pois o paciente recusou a continuidade do tratamento. Ele via no trabalho não só uma forma de alienação deliberada de sua própria realidade, bem como encarava a exaustão do trabalho como forma de autoflagelação, pois acreditava ser o culpado pela morte do filho.