No caso da pressurização pós-boiler, onde há a dificuldade de equalizar a vazão da água quente e fria, não seria possível resolver utilizando um pressurizador com inversor de frequência na água fria e um na quente, conjugado com pressostato e válvula termostática?
Eu posso instalar 2 boiler sem os coletores solares usar so a resistência para aquecer a agua e instalar um pressurizador pre boiler me tire essa duvida por favor
Me tira uma dúvida, esse sistema funcionaria com um aquecedor de passagem? Como equilibrar a pressão de um sistema que tenha um aquecedor desse ao lado da caixa do gás?
Pressurização pós boiler com 1,5 CV e caixa dagua de alimentação do boliler na mesma altura do boiler funciona? O vaco gerado vai puxar a agua da caixa?
Ótimo vídeo e explicação, bem técnico e claro! Parabéns e sucesso no canal Pedro!! Queria pressurizar na entrada, mas estou na dúvida enorme de qual solução adotar devido a diferença nos preços...
Acredito que tenha sido uma escolha por parte dos fabricantes pela inferioridade técnica da solução. Eu mesmo, por muito tempo fiz pressurização pós boiler nos meus projetos, e recentemente passei a especificar apenas pré-boiler. Outras fabricantes ainda tem modelos pós-boiler como a Syllent. No canal temos um vídeos sobre especificar pressurizadores e mostro três modelos, um deles é da Syllent.
@@eng.pedroleite Em conjunto com a especificação da pressurização pré-boiler é necessário especificar boiler de alta pressão, não tem como indicar boiler de baixa pressão ainda que a cota da edificação não ultrapasse 5mca, correto? Qual sua opinião sobre o vaso expansão que o sistema pede? Tem objeção ou é total de acordo?
Olá Luciano, as válvulas já vem com as configurações de fabricação, basta se atentar as condições do projeto, sobre o vaso de expansão temos um vídeo da entrada de água no boiler, onde detalhamos melhor.
Boa tarde amigo otimas explicações.tenjo um sistema sola com boiler de alta pressão Meu oressuruzador de um tempo para ca nao desligava e acabou queimando comprei um sylent com pressostato. E o mesmo ficanligando e desligando direto Procurei oor vazamentos e nao encontrei. Posso colocar um oressurizador de fluxostato pois ai acionaria o oressurizador aoenas quando abrir torneiras e chuveiros
Sim é possível, substituir o pressostato pelo fluxostato, o ideal é apenas se atentar a vazão mínima de acionamento e também se todos os pontos estão abaixo do pressurizador.
Tenho boiler de baixa pressão e ultimamente as saídas de água quente está muito fraca . Qual melhor pressurizador? É necessario o de algua fria támbem?
O ideal é pressurizar ambas as redes para não haver desequilíbrio hidráulico. A melhor solução é pressurizar antes ambas a rede com apenas um pressurizador na saída da caixa d’água, mas seu boiler precisaria ser de alta pressão.
Bom dia Pedro. Uma dúvida: se eu instalar um boiler de baixa pressão que suporta até 10 mca (Solis) e tiver a entrada de água dele com pressão de 8 mca, a saída de água dele também terá a mesma pressão da entrada? Pergunto pq não quero ter que gastar mais com pressurizadores pós boiler.
Teria uma perda de carga pequena na entrada e saída do boiler, mas pouca coisa. Agora, difícil é garantir esses 8mca apenas na entrada, visto que até mesmo os pressurizadores menos potentes tendem a fornecer mais pressão que isso. Outro ponto, mesmo que reduza a pressão na entrada, caso essa peça falhe, o boiler estará sujeito a um pressão que não suporta. Não recomendo a utilização de boiler de baixa pressão em nenhuma rede que pressurize esse.
@@eng.pedroleite obrigado. Como disse e perguntei em outro post aqui, a pressurização não seria feita com equipamento, seria com transferência de pressão direto da rede concessionária. Aqui ela trabalha com 20-40 mca. Utilizaria 2 reguladores de pressão com manômetro em redundância pra maior segurança, mas ambos regulados com a mesma pressão de 8 mca, um no cavalete e outro antes da entrada do boiler. E esse boiler como disse, apesar da ser de baixa pressão, seria de melhor construção pois o fabricante garante até 10 mca. Minha casa é térrea e acho que assim funcionaria a contento sem ter que investir mais alto na solução de dois pressurizadores como é feito de costume. Acha que funciona?
olá, Pedro , muito explicativos seus video , mas tenho uma duvida que ainda não encontrei a resposta. Tenho aqui na minha casa um sistema de alta pressao com pressurizacao pré Boiler funcionando perfeitamente, mas vamos ter que repaginar a estrutura do telhado e as placas solares , que aparentemente se encontram no mesmo nível do boiler, teriam que subir em torno de 50cm acima no nivel que estão , algum problema nisso , ou por ser de alta pressao isso não faria diferença ? obrigado de qqr forma
Oi Guilherme. Será necessário instalar uma circuladora, para realizar a circulação entre boiler e coletores. Mesmo sendo pressurizado pré boiler, são sistemas diferentes, o pressurizador pressuriza a rede, mas não identifica o diferencial de temperatura para circular com a água aquecida dos coletores, isso será realizada com a circuladora com controlador que recebe informações dos sensores de temperatura. Temos vídeo dessa circuladora por aqui também.
Olá, tenho uma dúvida técnica, creio que como engenheiro você possa me ajudar: Se colocar no ramal de água fria um transferidor de pressão da rede com regulador de pressão, digamos que de 10mca, e deixar a entrada de água do boiler apenas com a pressão natural do barrilete/caixa dágua de 4 mca (casa térrea), corro o risco da água fria retornar fluxo de volta ao boiler de baixa pressão por esse ramal estar trabalhando com pressão maior/positiva entre fria e quente? Caso isso seja verdade, outra alternativa seria colocar pressão da rede tanto no ramal de água fria quanto no da quente, regulando a pressão para não extrapolar o que aguenta um boiler de baixa pressão. Daí pergunto novamente: qual o máximo de pressão um boiler de baixa aguenta? Tem diferença entre os fabricantes nesse quesito? Muito obrigado.
Boa noite Ricardo. Ter uma pressão maior na água fria que na água quente pode causar um desequilíbrio nas redes e sim um retorno. Ideal pressurizar ambas. Um boiler de baixa pressão suporta até 5 mca, costuma ser um padrão do mercado.
@@eng.pedroleite obrigado. Vi um Boiler Trópicos da Solis de 600l de baixa pressão que diz ter garantia de funcionamento de até 10 mca. Se eu regular minha pressão da rede para entrar tanto no ramal de água quente e fria com essa pressão ou um pouco menos (8 mca), não acha que daria certo?
@@ricardobueno566 importante conversar direto com o fabricante, mas se em seu manual está que suporta até 10 mca pode ser utilizado. Só me atentaria ao fato de possível falha do equipamento que utilizará para regular a pressão, caso ele falhe, o boiler pode vir a receber mais que a pressão máxima que suporta? Se sim, utilizaria alta pressão.
@@eng.pedroleiteobrigado pela resposta. Penso em instalar dois reguladores de pressão para ter redundância, um no cavalete de entrada da rede e outro antes da entrada do boiler, ambos regulados com a mesma pressão. Penso em reguladores com manômetro das marcas Blukit ou Censi que custam por volta de R$120 cada. O q vc acha?
Pedro, tenho um sobrado e foi projeto monocomando nos chuveiros, e aquecimento para as torneiras. No projeto só consta uma imagem e a descrição de boiler pressurizado "não há detalhamento". Minha caixa d'agua está a 30cm da laje, e a menos de 1,5m de altura dos pontos de banho. Boiler Pressurizado seria a melhor opção?
Seria necessário analisar todo o projeto, sua vazão e traçado, para que definindo a perda de carga, pudéssemos saber a real necessidade. Ainda assim, o pressurizador garantirá maior conforto, que pode ser instalado antes do boiler se este for de alta pressão e com os dispositivos adequados. No canal você irá encontrar a parte dois desse vídeo que fala dos acessórios de instalações. O ideal é você ter um profissional te auxiliando, até para escolher o pressurizador adequado e especificar os acessórios de segurança. O responsável pelo seu projeto hidrossanitário deve te auxiliar nisso.
Boa tarde, tenho um sistema com boiler de alta pressão. A pressurização ocorre antes do boiler. Tanto a água fria quanto a quente passam pelo boiler e saem pressurizadas. Estou com a ideia de colocar mais dois pressurizadores após o boiler, um na água quente e outro na água fria. É que eu gostaria de aumentar um pouco a pressão dos chuveiros. É possível isso? ou seja, posso instalar pressurizadores após um boiler que já é de alta pressão? terei algum ganho? Obrigado.
Teria algum ganho, mas perderia a vantagem de já ter um sisteminha completo de pressurização pré-boiler, ideal seria trocar o pressurizador que você já tem, por outra que forneça maior pressão.
Verifiquei que meu pressurizador é um Komeco SP400 de 26 mca de pressão máxima e o boiler é um Komeco 304 de 800L de até 40 mca de pressão máxima. Qual pressurizador com pressão acima do SP400 você me indica. A pressão dos chuveiros e torneiras não é fraca, mas eu gostaria de aumentar um pouco para ficar legal.
Pedro meu nome é Robson tenho um sistema de alta pressão, minha casa tem um reservatório de 5m3, já troquei nos 6 anos operando as linhas às válvulas, recentemente o pressurizador só entrava quando queria, verificamos que existia um vazamento, trocamos os trechos e as válvulas principalmente a da alivio. Passamos um período ausente, quando retornei, o pressutizador estava ligado direto, a noite, desliguei. Quando amanheceu pedi para verificar, a válvula de alívio estava dando passagem, restringiu. Como está agora: o presdurizador está desligado, quando abro um ponto não opera, demora um pouco, depois opera, quando fecha o ponto, ele fica operando e depois para, na próxima abertura de um ponto, ele não opera na hora, só depois de um tempo. E aí pode ser o que?
Olá José, não seria prudente sugerir uma solução sem verificar a rede existente em obra. Questões como o modelo do pressurizador, vazão mínima de acionamento, tipo de acionamento e possíveis vazamentos na rede irão influenciar na análise da inconsistência. Sugiro procurar um profissional qualificado que possa ir até sua residência para realização de testes.
No caso da pressurização pós-boiler, onde há a dificuldade de equalizar a vazão da água quente e fria, não seria possível resolver utilizando um pressurizador com inversor de frequência na água fria e um na quente, conjugado com pressostato e válvula termostática?
Acabou de ganhar um seguidor !!
Seja bem-vindo!
Muito bom essa aula
Eu posso instalar 2 boiler sem os coletores solares usar so a resistência para aquecer a agua e instalar um pressurizador pre boiler me tire essa duvida por favor
Me tira uma dúvida, esse sistema funcionaria com um aquecedor de passagem? Como equilibrar a pressão de um sistema que tenha um aquecedor desse ao lado da caixa do gás?
Parabéns
Uma verdadeira aula! Muito obrigado por compartilhar.
Obrigado Wilson!
Pressurização pós boiler com 1,5 CV e caixa dagua de alimentação do boliler na mesma altura do boiler funciona? O vaco gerado vai puxar a agua da caixa?
Ótima explicação. 👏🏽👏🏽
Ótimo vídeo e explicação, bem técnico e claro! Parabéns e sucesso no canal Pedro!! Queria pressurizar na entrada, mas estou na dúvida enorme de qual solução adotar devido a diferença nos preços...
Se quer uma solução melhor tecnicamente, pressurize pré boiler e utilize um boiler alta pressão. É assim que estou fazendo para meus clientes.
ótimo video
Pedro, a Rowa e outras empresas não estão mais fornecendo bomba pós boiler, nesse caso a solução de bomba de saída é descartada?
Acredito que tenha sido uma escolha por parte dos fabricantes pela inferioridade técnica da solução. Eu mesmo, por muito tempo fiz pressurização pós boiler nos meus projetos, e recentemente passei a especificar apenas pré-boiler. Outras fabricantes ainda tem modelos pós-boiler como a Syllent. No canal temos um vídeos sobre especificar pressurizadores e mostro três modelos, um deles é da Syllent.
@@eng.pedroleite Em conjunto com a especificação da pressurização pré-boiler é necessário especificar boiler de alta pressão, não tem como indicar boiler de baixa pressão ainda que a cota da edificação não ultrapasse 5mca, correto? Qual sua opinião sobre o vaso expansão que o sistema pede? Tem objeção ou é total de acordo?
Tem como colocar uma válvula eliminadora de ar em sistema pós boiler? Tenho percebido que essa é uma constante causa de problemas no meu sistema.
Sim, é possível, a válvula precisa estar após pressurizador e em local estratégico realizando uma análise da rede.
Boa tarde amigo!
Como faço para calcular o vaso expandir e as válvulas de segurança para um boiler de 150 litros, alta pressão?
Olá Luciano, as válvulas já vem com as configurações de fabricação, basta se atentar as condições do projeto, sobre o vaso de expansão temos um vídeo da entrada de água no boiler, onde detalhamos melhor.
@@eng.pedroleite ok. Muito obrigado! 👍🏻
Boa tarde amigo otimas explicações.tenjo um sistema sola com boiler de alta pressão
Meu oressuruzador de um tempo para ca nao desligava e acabou queimando comprei um sylent com pressostato.
E o mesmo ficanligando e desligando direto
Procurei oor vazamentos e nao encontrei.
Posso colocar um oressurizador de fluxostato pois ai acionaria o oressurizador aoenas quando abrir torneiras e chuveiros
Sim é possível, substituir o pressostato pelo fluxostato, o ideal é apenas se atentar a vazão mínima de acionamento e também se todos os pontos estão abaixo do pressurizador.
Tenho boiler de baixa pressão e ultimamente as saídas de água quente está muito fraca . Qual melhor pressurizador? É necessario o de algua fria támbem?
O ideal é pressurizar ambas as redes para não haver desequilíbrio hidráulico. A melhor solução é pressurizar antes ambas a rede com apenas um pressurizador na saída da caixa d’água, mas seu boiler precisaria ser de alta pressão.
Bom dia Pedro. Uma dúvida: se eu instalar um boiler de baixa pressão que suporta até 10 mca (Solis) e tiver a entrada de água dele com pressão de 8 mca, a saída de água dele também terá a mesma pressão da entrada? Pergunto pq não quero ter que gastar mais com pressurizadores pós boiler.
Teria uma perda de carga pequena na entrada e saída do boiler, mas pouca coisa. Agora, difícil é garantir esses 8mca apenas na entrada, visto que até mesmo os pressurizadores menos potentes tendem a fornecer mais pressão que isso. Outro ponto, mesmo que reduza a pressão na entrada, caso essa peça falhe, o boiler estará sujeito a um pressão que não suporta. Não recomendo a utilização de boiler de baixa pressão em nenhuma rede que pressurize esse.
@@eng.pedroleite obrigado. Como disse e perguntei em outro post aqui, a pressurização não seria feita com equipamento, seria com transferência de pressão direto da rede concessionária. Aqui ela trabalha com 20-40 mca. Utilizaria 2 reguladores de pressão com manômetro em redundância pra maior segurança, mas ambos regulados com a mesma pressão de 8 mca, um no cavalete e outro antes da entrada do boiler. E esse boiler como disse, apesar da ser de baixa pressão, seria de melhor construção pois o fabricante garante até 10 mca. Minha casa é térrea e acho que assim funcionaria a contento sem ter que investir mais alto na solução de dois pressurizadores como é feito de costume. Acha que funciona?
olá, Pedro , muito explicativos seus video , mas tenho uma duvida que ainda não encontrei a resposta. Tenho aqui na minha casa um sistema de alta pressao com pressurizacao pré Boiler funcionando perfeitamente, mas vamos ter que repaginar a estrutura do telhado e as placas solares , que aparentemente se encontram no mesmo nível do boiler, teriam que subir em torno de 50cm acima no nivel que estão , algum problema nisso , ou por ser de alta pressao isso não faria diferença ? obrigado de qqr forma
Oi Guilherme. Será necessário instalar uma circuladora, para realizar a circulação entre boiler e coletores. Mesmo sendo pressurizado pré boiler, são sistemas diferentes, o pressurizador pressuriza a rede, mas não identifica o diferencial de temperatura para circular com a água aquecida dos coletores, isso será realizada com a circuladora com controlador que recebe informações dos sensores de temperatura. Temos vídeo dessa circuladora por aqui também.
Olá, tenho uma dúvida técnica, creio que como engenheiro você possa me ajudar: Se colocar no ramal de água fria um transferidor de pressão da rede com regulador de pressão, digamos que de 10mca, e deixar a entrada de água do boiler apenas com a pressão natural do barrilete/caixa dágua de 4 mca (casa térrea), corro o risco da água fria retornar fluxo de volta ao boiler de baixa pressão por esse ramal estar trabalhando com pressão maior/positiva entre fria e quente? Caso isso seja verdade, outra alternativa seria colocar pressão da rede tanto no ramal de água fria quanto no da quente, regulando a pressão para não extrapolar o que aguenta um boiler de baixa pressão. Daí pergunto novamente: qual o máximo de pressão um boiler de baixa aguenta? Tem diferença entre os fabricantes nesse quesito? Muito obrigado.
Boa noite Ricardo. Ter uma pressão maior na água fria que na água quente pode causar um desequilíbrio nas redes e sim um retorno. Ideal pressurizar ambas. Um boiler de baixa pressão suporta até 5 mca, costuma ser um padrão do mercado.
@@eng.pedroleite obrigado. Vi um Boiler Trópicos da Solis de 600l de baixa pressão que diz ter garantia de funcionamento de até 10 mca. Se eu regular minha pressão da rede para entrar tanto no ramal de água quente e fria com essa pressão ou um pouco menos (8 mca), não acha que daria certo?
@@ricardobueno566 importante conversar direto com o fabricante, mas se em seu manual está que suporta até 10 mca pode ser utilizado. Só me atentaria ao fato de possível falha do equipamento que utilizará para regular a pressão, caso ele falhe, o boiler pode vir a receber mais que a pressão máxima que suporta? Se sim, utilizaria alta pressão.
@@eng.pedroleiteobrigado pela resposta. Penso em instalar dois reguladores de pressão para ter redundância, um no cavalete de entrada da rede e outro antes da entrada do boiler, ambos regulados com a mesma pressão. Penso em reguladores com manômetro das marcas Blukit ou Censi que custam por volta de R$120 cada. O q vc acha?
Pedro, tenho um sobrado e foi projeto monocomando nos chuveiros, e aquecimento para as torneiras.
No projeto só consta uma imagem e a descrição de boiler pressurizado "não há detalhamento".
Minha caixa d'agua está a 30cm da laje, e a menos de 1,5m de altura dos pontos de banho.
Boiler Pressurizado seria a melhor opção?
Seria necessário analisar todo o projeto, sua vazão e traçado, para que definindo a perda de carga, pudéssemos saber a real necessidade.
Ainda assim, o pressurizador garantirá maior conforto, que pode ser instalado antes do boiler se este for de alta pressão e com os dispositivos adequados. No canal você irá encontrar a parte dois desse vídeo que fala dos acessórios de instalações.
O ideal é você ter um profissional te auxiliando, até para escolher o pressurizador adequado e especificar os acessórios de segurança.
O responsável pelo seu projeto hidrossanitário deve te auxiliar nisso.
Boa tarde, tenho um sistema com boiler de alta pressão. A pressurização ocorre antes do boiler. Tanto a água fria quanto a quente passam pelo boiler e saem pressurizadas. Estou com a ideia de colocar mais dois pressurizadores após o boiler, um na água quente e outro na água fria. É que eu gostaria de aumentar um pouco a pressão dos chuveiros. É possível isso? ou seja, posso instalar pressurizadores após um boiler que já é de alta pressão? terei algum ganho? Obrigado.
Teria algum ganho, mas perderia a vantagem de já ter um sisteminha completo de pressurização pré-boiler, ideal seria trocar o pressurizador que você já tem, por outra que forneça maior pressão.
@@eng.pedroleite
Vou verificar a pressão que o meu boiler aguenta e vou seguir a tua sugestão, comprando outro pressurizador. Obrigado.
Verifiquei que meu pressurizador é um Komeco SP400 de 26 mca de pressão máxima e o boiler é um Komeco 304 de 800L de até 40 mca de pressão máxima. Qual pressurizador com pressão acima do SP400 você me indica. A pressão dos chuveiros e torneiras não é fraca, mas eu gostaria de aumentar um pouco para ficar legal.
Pedro meu nome é Robson tenho um sistema de alta pressão, minha casa tem um reservatório de 5m3, já troquei nos 6 anos operando as linhas às válvulas, recentemente o pressurizador só entrava quando queria, verificamos que existia um vazamento, trocamos os trechos e as válvulas principalmente a da alivio. Passamos um período ausente, quando retornei, o pressutizador estava ligado direto, a noite, desliguei. Quando amanheceu pedi para verificar, a válvula de alívio estava dando passagem, restringiu. Como está agora: o presdurizador está desligado, quando abro um ponto não opera, demora um pouco, depois opera, quando fecha o ponto, ele fica operando e depois para, na próxima abertura de um ponto, ele não opera na hora, só depois de um tempo. E aí pode ser o que?
Olá José, não seria prudente sugerir uma solução sem verificar a rede existente em obra. Questões como o modelo do pressurizador, vazão mínima de acionamento, tipo de acionamento e possíveis vazamentos na rede irão influenciar na análise da inconsistência. Sugiro procurar um profissional qualificado que possa ir até sua residência para realização de testes.