Interessante destacar que também foi o início da diferenciação de conceitos metodológicos sobre o estudo e escrita da História. Tucídides foi testemunha ocular da Guerra, e achava que os escritos de Heródoto não eram tão fiéis à verdade quanto os seus, pois Heródoto utilizava de fonte oral para as pesquisas de seu livro, enquanto Tucídides era própria fonte pois estava presente nos eventos.
Acabou de sair um artigo sobre o tema na Revista de Estudos Clássicos. Um forte abraço. econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/19619
Gostaria de ver algum Nerdologia sobre parte da história da África do Sul falando de algum povo como por exemplo os Zulus ou sobre a Guerra dos Bôeres e a relação dela com a atual situação no país
Acabou de sair um artigo sobre o tema na Revista de Estudos Clássicos. Um forte abraço. econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/19619
É irônico que se você for hoje a Grécia, encontrará em Atenas uma metrópole, Capital da Grécia, e riquíssima em turismo e cultura. Enquanto Esparta é basicamente uma cidadezinha do interior. O erro de Esparta foi investir muito no militarismo, e não em cultura. Você pode derrotar um exército em uma batalha, em um dia. Mas apagar uma cultura rica, leva séculos, talvez milênios.
O episódio não cita a parceria que Esparta fez com o império persa que em troca pediu todas as cidades atenienses da Ásia menor, o que foi determinante para a vitória espartana. Também vale a pena comentar sobre a cripteia (festival espartano que tinha como objetivo matar escravos indefesos).
Acabou de sair um artigo sobre o tema na Revista de Estudos Clássicos. Um forte abraço. econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/19619
Amigo Felipe Figueiredo.... faça uma continuação desse vídeo mostrando o início do domínio macedônio até a o domínio grego comandado por Alexandre, o Grande.
Um belo pedido amigo, mas que infelizmente acabou não sendo atendido... Como você está após 4 anos deste comentário ? Realizou tudo que planejava ? Me diga Magdiell Pein
Olá, Filipe. Uma questão: As Sarissas não foram criadas para o exército de Felipe II ou de Alexandre Magno? Não sei se essa informação é correta, mas como já ouvi isso, achei melhor confirmar. O trabalho de vocês é sempre muito bom, vocês estão de parabéns!
Dá uma olhada no Xadrez Verbal, lá o Felipe falou um pouco sobre o tema. Pelo Nerdologia talvez demore. th-cam.com/video/46GSr2hU71U/w-d-xo.html&app=desktop
Ali nos 4:37 fica a dica de correção, HOPLITA e não HOPILITA. Fora isso curti bastante o vídeo, mas estava esperando alguma relação entre os sistemas políticos diferentes entre Atenas e Esparta e também algum comentário sobre a Revolução Hoplítica que molda essa nova estrutura de guerra na Grécia.
Acabou de sair um artigo sobre o tema na Revista de Estudos Clássicos. Um forte abraço. econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/19619
Tem um equivoco nesta época a lança era a dory e não a Sarissa que era uma lança ou um pique de 4 a 7 metros utilizada por exércitos da Grécia e Macedônia antigas. Foi introduzida por Filipe II da Macedônia, utilizada na tradicional formação de falange, substituindo a antiga dory, que era consideravelmente menor.
Filipe Figueiredo, seria muito interessante fazer um vídeo explicando o que é Soft Power (poder Cultural) e Hard Power (Poder Militar). Aparentemente estamos numa época em que as pessoas acham, que o único meio de uma civilização se expandir ou sobreviver, é através do poderio militar. E parabéns pelo trabalho.
Deve ser a 8x que vejo esse épico video sobre essa incrível história, e sim, sou viciado em AC, e mais viciado em AC Odyssey, platinei faz 1 ano e continuo jogando. #KassandraDeusa❤
Apenas lembrando que Paulo escreveu DUAS cartas para antiga Corinto. Mas isso não comprometeu em nada o ótimo vídeo! Parabéns, Professor Filipe e a toda a equipe Nerdologia!
Oi Felipe! Outro fator importante a ser levado em conta para o início da guerra, eram as acusações de Esparta à Atenas pelo uso indevido de recursos da Liga de Delos. Justamente neste período Atenas passou por uma época de grandes construções e embelezamento da polis.
@@ramonjardim6660 está com quantas horas dele já? Estou com 47, e nem parece que fiquei esse tempo todo no jogo... Tô desde o início na dificuldade pesadelo... Cara, que jogo mais incrível. A seguir a minha lista de Assassin's Creed preferidos: Odyssey Origens Black Flag Revelations BrotherHood Ac2 Unity Rogue Syndicate Ac3 China Índia Rússia Ac1 Bloodlines ( Não joguei o Liberation)
Meu Deus... Esse Vídeo é como achar uma Mina de Ouro no meio de uma Floresta... É muito Conhecimento... É Altamente Enriquecedor... Parabéns aí! 👏👏👏👏👍kk
Se não me engano também houve uma praga que enfraqueceu muito Atenas nesse período.Um Canal gringo chamado Kings and Generals tbm fez um vídeo bom sobre esse tema.
excelente video porem com alguns erros, primeiro que além dos trirremes haviam também outras galés nessa época como os birremes o pentekonter e o triakonter. segundo que essas embarcações não usavam as velas junto com os remos simultaneamente, as velas eram um meio de propulsão secundário e não auxiliar! sendo usadas principalmente em longas viagens para poupar a tripulação de remadores e navegar em velocidade de cruzeiro, em batalha as velas eram recolhidas e em alguns casos removidas e os navios se movimentavam exclusivamente pelos remos. os arqueiros que formavam a tripulação dos trirremes na época não eram empregados em táticas de ataque e sim na defesa dos oficias do navio já que tripulação efetiva de um trirreme na época era muito pequena para ter qualquer valor de ataque, (um trirreme tinha aproximadamente 200 - 220 tripulantes sendo que 170 a 174 remadores, 1 Trierarch, 1 kopodetes, 14 lanceiros, 24 Oficiais e marinheiros altamente especializados e APENAS 4 ARQUEIROS! a vitoria de Lisandro sobre atenas na batalha de egospótamo é facilmente explicada na diferença das taticas adotadas pelos seus generais, o general espartano Brasidas resumiu a diferença na abordagem da guerra naval entre os espartanos e os atenienses da seguinte forma: "Os atenienses confiavam na velocidade e capacidade de manobra em mar aberto para abarroar à vontade navios mais desajeitados; em contraste, uma armada espartana só poderia vencer quando lutasse perto da terra em águas calmas e confinadas, tinha o maior número de navios em um teatro local, e se seus fuzileiros navais melhor treinados no convés e hoplitas na costa poderiam transformar uma batalha marítima em uma competição de infantaria. " (Hanson) Além disso, em comparação com a alta finesse da marinha ateniense (remadores superiores que podiam flanquear e atacar as trirremes inimigas de lado), os espartanos (assim como seus aliados e outros inimigos de Atenas) se concentrariam principalmente em atacar a cabeça trirena ateniense. AH e por fim quando voce falou que os gregos não resistiram a invasão macedônia junto com a foto de alexandre o grande na Batalha de Isso quando quem invadio a grecia foi seu pai Filipe II da Macedónia. super recomendo fazer um video apenas dessas embarcações, suas taticas, como velejavam e principalmente sobre os super navios da época como o Siracusa ou os nemi de caligola e o tessakonteres.
Outro relato importante de Tucídides, no obra A História da Guerra do Peloponeso, é que o que faz os peloponésios terem um senso de unidade, é o fato de que os Dórios, um dos povos que chegaram nessa região, se consideravam Heráclidas (filhos de Héracles/Hércules), e isso dá a eles esse senso de unidade. Isso mostra a influência direta da Mitologia na vida dos gregos na antiguidade.
Ótima aula meus parabéns Nerdologia sempre nos ajudando a entender sobre o assunto,super prático e objetivo sem enrolações😍❣se eu pudesse daria mais de 1 like no vídeo,além de uma ótima edição!
Excelente vídeo, como sempre. Só me pergunto por que historiadores falam de eventos passados no tempo futuro? "Vai se render, vão conquistar, vão dar like"
Muito bom!! Estou estudando Filosofia e isso ajuda muito de base correlacionando os períodos dos fatos históricos com os períodos do pensamento filosófico! Forte abraço.
Um ponto errado aí, a lança utilizada pelos hoplitas geralmente era a doru e a sarissa é uma lança maior utilizada na macedonia, foi utilizada pelos gregos, mas era outra pegada. Abraços excelente video.
*Boa noite Nerdologia, eu gostaria de dar uma ideia pra vocês, de fazer uma série de vídeos relacionados a um tema especifico (quase que um documentário, só que dividida), onde abordariam a antropologia, no caso, o vídeo iria se referir ao homem, do nascimento até o atual presente, e com comentários sobre um possível futuro, esses tipos de materiais eu só encontrei em cosmos e num livro do Harari.* *Ótimo vídeo como sempre* *======*
Vídeo de qualidade impressionante, Felipe! Parabéns ao Nerdologia e a você, que sempre trazem um conteúdo tão interessante e bem trabalhado. Obrigado :)
Aproveita o clima da antiguidade e faz um nerdologia sobre o conflito entre Roma e Cartago!
Rapaz, eu ia comentar isso agora. Super apoio!
Esse foi quando Roma cortou as línguas da população de Cartago e a cultura desse povo sumiu ? N lembro
engraçado q eu tava vendo um documentario no History hj de manhã sobre essa guerra
as Guerras Punicas
up up up
Acho que eles vão esperar um AC Roma e aproveitar para fazer um jabá.
Interessante destacar que também foi o início da diferenciação de conceitos metodológicos sobre o estudo e escrita da História. Tucídides foi testemunha ocular da Guerra, e achava que os escritos de Heródoto não eram tão fiéis à verdade quanto os seus, pois Heródoto utilizava de fonte oral para as pesquisas de seu livro, enquanto Tucídides era própria fonte pois estava presente nos eventos.
Não esqueçamos que o filósofo Sócrates lutou como líder na guerra do Peloponeso por Atenas.
@@MAXSUEL524 caraca, não fazia ideia disso
@@brunobatista6568Le o livro “seis filósofos na sala de aula” é MUITO interessante
Acabou de sair um artigo sobre o tema na Revista de Estudos Clássicos. Um forte abraço.
econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/19619
Só vim pelo Poneso.
Prassódia invocado com sucesso
Fjsnfjsncnsfnsjfh VC É O ZUEIRO MSM HEIN
Já eu vim Atenas por essas piadas.
Eu vo te da um tapa cara
Vocês são uns Nicomédia (uma das cidades que aparecem em 2:40 kkkkkk)
Gostaria de ver algum Nerdologia sobre parte da história da África do Sul falando de algum povo como por exemplo os Zulus ou sobre a Guerra dos Bôeres e a relação dela com a atual situação no país
Baden Powell bem que podia ser citado nesse vídeo haha
Cara, tem uma boa pincelada nesse assunto no vídeo do Mandela. Veja lá!
EngLhag E o cerco de Mafeking.
Up
SIMMM nossa a escola ensina isso mt mal, seria legal ver um pouco sobre isso
Amigo. Fala sobre a guerra civil do Líbano. Por favor.
Grande abraço a todos.
Imagina se além de História e Ciências o Nerdologia fizesse tbm geografia ou literatura
Acabou de sair um artigo sobre o tema na Revista de Estudos Clássicos. Um forte abraço.
econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/19619
Nerdologia - Imperio Otomano!!
ja tem
É irônico que se você for hoje a Grécia, encontrará em Atenas uma metrópole, Capital da Grécia, e riquíssima em turismo e cultura. Enquanto Esparta é basicamente uma cidadezinha do interior. O erro de Esparta foi investir muito no militarismo, e não em cultura. Você pode derrotar um exército em uma batalha, em um dia. Mas apagar uma cultura rica, leva séculos, talvez milênios.
Esparta foi destruída pelos visigodos, a atual é outra cidade que tem esse nome como homenagem a sua ancestral
@Yago Marialava, de fato, a Esparta da antiguidade é hoje apenas ruínas.
@@yago457 Quem foi o líder da invasão? Alarico?
Não sei se foi diretamente, mas foi na época dele, se eu não estiver errado =)
@@yago457 Então porque os visigodos conseguiram destruir Esparta mas Atenas continuou de pé?
O episódio não cita a parceria que Esparta fez com o império persa que em troca pediu todas as cidades atenienses da Ásia menor, o que foi determinante para a vitória espartana. Também vale a pena comentar sobre a cripteia (festival espartano que tinha como objetivo matar escravos indefesos).
Acabou de sair um artigo sobre o tema na Revista de Estudos Clássicos. Um forte abraço.
econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/19619
Amigo Felipe Figueiredo.... faça uma continuação desse vídeo mostrando o início do domínio macedônio até a o domínio grego comandado por Alexandre, o Grande.
Um belo pedido amigo, mas que infelizmente acabou não sendo atendido...
Como você está após 4 anos deste comentário ? Realizou tudo que planejava ? Me diga Magdiell Pein
Olá, Filipe. Uma questão: As Sarissas não foram criadas para o exército de Felipe II ou de Alexandre Magno? Não sei se essa informação é correta, mas como já ouvi isso, achei melhor confirmar. O trabalho de vocês é sempre muito bom, vocês estão de parabéns!
Apesar de pequeno, é um dos vídeos mais completos que já vi sobre essa guerra.
Nerdologia - Barão de Mauá
Nerdologia - liberação das armas nos EUA
Nerdologia Armamento Civil
Poderia ser.
Cadê o Leão do Imposto de renda
"liberação das armas nos EUA" Nunca liberaram pois já era liberado desde que os EUA eram colônia Britânica.
Nos EUA as armas sempre foram livres desde de sua independência .
Dá uma olhada no Xadrez Verbal, lá o Felipe falou um pouco sobre o tema. Pelo Nerdologia talvez demore.
th-cam.com/video/46GSr2hU71U/w-d-xo.html&app=desktop
Ali nos 4:37 fica a dica de correção, HOPLITA e não HOPILITA. Fora isso curti bastante o vídeo, mas estava esperando alguma relação entre os sistemas políticos diferentes entre Atenas e Esparta e também algum comentário sobre a Revolução Hoplítica que molda essa nova estrutura de guerra na Grécia.
Acabou de sair um artigo sobre o tema na Revista de Estudos Clássicos. Um forte abraço.
econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/19619
A Guerra do Peloponeso inspirou sim o livro de Tucídides, mas Heródoto teve como objetivo investigar a origem das guerras médicas (contra os persas).
Nerdologia guerra do Paraguai
Boa sugestão, esse é um tema que eu não entendo muito e seria muito bom ver um vídeo sobre isso.
Grande Felipe, gostaria que fizesse um nerdologia com o que se tem de realidade sobre Tróia
Tem um equivoco nesta época a lança era a dory e não a Sarissa que era uma lança ou um pique de 4 a 7 metros utilizada por exércitos da Grécia e Macedônia antigas. Foi introduzida por Filipe II da Macedônia, utilizada na tradicional formação de falange, substituindo a antiga dory, que era consideravelmente menor.
As sarissas só foram implantadas por Felipe da Macedônia, antes os gregos usavam a doru, uma lança uns dois metros menor
Ufa, ainda bem que alguém citou isso.
Esse Felipe era o pai de Alexandre o grande não era ? Ou era um outro ?!
Filipe Figueiredo, seria muito interessante fazer um vídeo explicando o que é Soft Power (poder Cultural) e Hard Power (Poder Militar). Aparentemente estamos numa época em que as pessoas acham, que o único meio de uma civilização se expandir ou sobreviver, é através do poderio militar. E parabéns pelo trabalho.
Cara, seu video me ajudou mt, ele ta me ajudando a fzr meu trabalho, vlw dmais
Deve ser a 8x que vejo esse épico video sobre essa incrível história, e sim, sou viciado em AC, e mais viciado em AC Odyssey, platinei faz 1 ano e continuo jogando. #KassandraDeusa❤
Ótimo vídeo...
Quem quiser mais vídeos sobre esse assunto pode procurar o Foca na História...
Essa referencia a Magic nos 4:53 fez meu dia
Nerdologia sobre revolução francesa
Irmão, que conteúdo bem explicado.
Bastante riqueza de detalhes, coisas que vc não encontra tão fácil em vídeos. Muito obrigado
Vídeo muito bom. Recomendo o vídeo do canal do Slow sobre a Grecia antiga. Pense num vídeo top.
Apenas lembrando que Paulo escreveu DUAS cartas para antiga Corinto. Mas isso não comprometeu em nada o ótimo vídeo! Parabéns, Professor Filipe e a toda a equipe Nerdologia!
Oi Felipe! Outro fator importante a ser levado em conta para o início da guerra, eram as acusações de Esparta à Atenas pelo uso indevido de recursos da Liga de Delos. Justamente neste período Atenas passou por uma época de grandes construções e embelezamento da polis.
Agr tem que ter Nerdologia - Alexandre, o Grande
Fantástica explicação falada e ilustrada!
Nerdologia historia é absurdo de bom
Eu fico impressionado com a qualidade dos vídeos do nerdologia!
A sarissa não era arma do phalangetai?
Tendo o hoplitae uma lança convencional?
Já estou jogando, melhor da série.
Gosto mais do Origins e do Rogue.
@@ramonjardim6660 está com quantas horas dele já? Estou com 47, e nem parece que fiquei esse tempo todo no jogo... Tô desde o início na dificuldade pesadelo... Cara, que jogo mais incrível.
A seguir a minha lista de Assassin's Creed preferidos:
Odyssey
Origens
Black Flag
Revelations
BrotherHood
Ac2
Unity
Rogue
Syndicate
Ac3
China
Índia
Rússia
Ac1
Bloodlines
( Não joguei o Liberation)
@@mkhunterx2508 ainda não joguei o Odissey. Mas dos que joguei gosto mais do Origins e do Rogue. Mas o Odissey tbm parece muito bom, quero jogar logo.
Meu Deus... Esse Vídeo é como achar uma Mina de Ouro no meio de uma Floresta... É muito Conhecimento... É Altamente Enriquecedor... Parabéns aí! 👏👏👏👏👍kk
Nerdologia história é surreal de bom! Parabéns pelo conteúdo de ALTA qualidade
Estava lendo sobre essa guerra esses dias! Obrigado Filipe Figueiredo!
Assistir antes de ir trabalhar pois esse Assassin' s Creed não cairá do céu
Gostari muito de que tu nos ensinasse sobre a dinastia thuddor além dá série.
Não seria “Tudor”? É o nome da série, não sei se é realmente assim?
Ótimo trabalho equipe do canal Nerdologia, sempre gostei da história da Grécia antiga e de sua mitologia!!👍
No mesmo dia em que estava pesquisando sobre o assunto! Quanta sintonia...
Se não me engano também houve uma praga que enfraqueceu muito Atenas nesse período.Um Canal gringo chamado Kings and Generals tbm fez um vídeo bom sobre esse tema.
Sim, até o líder ateniense morreu com essa praga, acho que o líder era o Péricles, que apareceu no vídeo.
Esse canal é de wikipedia, esqueceram do evento mais importante da guerra. Sem essa praga o resultado poderia ter sido diferente.
@@Ragnarok__ Ferrou a Agricultura e matou milhares de soldados inclusive Péricles sem isso Atenas teria ganho a guerra provavelmente.
Isso teria me ajudado tanto há umas semanas atrás, na minha prova de história
Assistindo enquanto jogo AC oddyssey. Incrivel como foram fies no jogo
excelente video porem com alguns erros, primeiro que além dos trirremes haviam também outras galés nessa época como os birremes o pentekonter e o triakonter. segundo que essas embarcações não usavam as velas junto com os remos simultaneamente, as velas eram um meio de propulsão secundário e não auxiliar! sendo usadas principalmente em longas viagens para poupar a tripulação de remadores e navegar em velocidade de cruzeiro, em batalha as velas eram recolhidas e em alguns casos removidas e os navios se movimentavam exclusivamente pelos remos. os arqueiros que formavam a tripulação dos trirremes na época não eram empregados em táticas de ataque e sim na defesa dos oficias do navio já que tripulação efetiva de um trirreme na época era muito pequena para ter qualquer valor de ataque, (um trirreme tinha aproximadamente 200 - 220 tripulantes sendo que 170 a 174 remadores, 1 Trierarch, 1 kopodetes, 14 lanceiros, 24 Oficiais e marinheiros altamente especializados e APENAS 4 ARQUEIROS! a vitoria de Lisandro sobre atenas na batalha de egospótamo é facilmente explicada na diferença das taticas adotadas pelos seus generais, o general espartano Brasidas resumiu a diferença na abordagem da guerra naval entre os espartanos e os atenienses da seguinte forma: "Os atenienses confiavam na velocidade e capacidade de manobra em mar aberto para abarroar à vontade navios mais desajeitados; em contraste, uma armada espartana só poderia vencer quando lutasse perto da terra em águas calmas e confinadas, tinha o maior número de navios em um teatro local, e se seus fuzileiros navais melhor treinados no convés e hoplitas na costa poderiam transformar uma batalha marítima em uma competição de infantaria. " (Hanson) Além disso, em comparação com a alta finesse da marinha ateniense (remadores superiores que podiam flanquear e atacar as trirremes inimigas de lado), os espartanos (assim como seus aliados e outros inimigos de Atenas) se concentrariam principalmente em atacar a cabeça trirena ateniense. AH e por fim quando voce falou que os gregos não resistiram a invasão macedônia junto com a foto de alexandre o grande na Batalha de Isso quando quem invadio a grecia foi seu pai Filipe II da Macedónia. super recomendo fazer um video apenas dessas embarcações, suas taticas, como velejavam e principalmente sobre os super navios da época como o Siracusa ou os nemi de caligola e o tessakonteres.
QUE JOGO MEUS AMIGOS!!! QUE JOGO!! 50 HRS BEM GASTAS KK
Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e, também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos. Desde já, agradeço pela atenção.
Outro relato importante de Tucídides, no obra A História da Guerra do Peloponeso, é que o que faz os peloponésios terem um senso de unidade, é o fato de que os Dórios, um dos povos que chegaram nessa região, se consideravam Heráclidas (filhos de Héracles/Hércules), e isso dá a eles esse senso de unidade. Isso mostra a influência direta da Mitologia na vida dos gregos na antiguidade.
Podia fazer um nerdologia sobre a linha do tempo de assassins creed desde o odissey até os dias atuais da fictícia abstergo.
Nerdologia - Alexandre, O Grande!
Eu amo esse canal, é o melhor do TH-cam!
Faz um Nerdologia História sobre a crise de 1921
Gosteiii muito estava precisando muito de um vídeo como esse prá fazer a minhas atividades muito grata...😘
Ótima aula meus parabéns Nerdologia sempre nos ajudando a entender sobre o assunto,super prático e objetivo sem enrolações😍❣se eu pudesse daria mais de 1 like no vídeo,além de uma ótima edição!
Fala sobre a Batalha de Termópilas e os personagens históricos envolvidos
alem de viver na Grecia , eu nao conhecia essa historia com detalhes!!! valeu!!! brigado!!
Que bom! Que temos o nerdologia.
Fala sobre Tebas e o seu batalhão sagrado, para finalizar esse tema.
poderiam fazer um Nerdoligia de historia falando sobre coisas que inspiraram livros de Percy Jackson..
Excelente video! Finalmente entendi a essência dessa guerra.
Excelente vídeo, como sempre.
Só me pergunto por que historiadores falam de eventos passados no tempo futuro?
"Vai se render, vão conquistar, vão dar like"
Pq contam a história como se fossem um viajantes do tempo. Sempre sabendo das consequências.
Perfeito!! Muito bom.
Aproveitar o gancho...
Nerdologia(Grécia Antiga e o Fisiculturismo)
Nerdologia,gratidão por postar.
Podiam fazer um vídeo sobre as Guerras Médicas e a influência persa na influencia antiga em especial no povo Hebreu
Por isso que eu amo este canal. Ótimo vídeo.
Muito bom!! Estou estudando Filosofia e isso ajuda muito de base correlacionando os períodos dos fatos históricos com os períodos do pensamento filosófico! Forte abraço.
Ótimo vídeo!
Estou finalizando Tucídides e iniciarei Heródoto.
Muito obrigada! Eu nunca tinha entendido essa batalha na escola!
Se os atenienses não tivessem sofrido o temor de uma praga, o resultado seria diferente renatinha.
agradeço mais uma vez ao nerdologia por além de me ensinar, me ajudar no meu vestibular haha ❤️
Manoo esse video veio na hora certa, eu estou estudando esse assunto na escola . Valeu nerdologia
A carta de magic representando a falange foi a melhor coisa do vídeo kkkkk muito bom
Aos 4:52m complementaria com Phalanx Formation e Defensive Formation rsrs
Brincadeiras a parte, ótimo vídeo!
muito bom o material de vocês, mistura informação, conhecimento e ótimas imagens, além da narração e interatividade!! show
Um ponto errado aí, a lança utilizada pelos hoplitas geralmente era a doru e a sarissa é uma lança maior utilizada na macedonia, foi utilizada pelos gregos, mas era outra pegada. Abraços excelente video.
Ser Nerd é demais ! O Canal Ciência News apoia este desejo de conhecimento!
300 a ascensão do império diz sobre esse tema. Esse canal sim é conteúdo sempre 👏
Esse nerdologia foi sensacional.
Um dos melhores vídeos do nerdologia
Muito bom! Vim assistir, porque fiquei curiosa enquanto jogava assassins creedy odyssey
Meu sonho um nerdologia do alexandre o grande...
Muito bom, nem precisava mendigar like ao final do vídeo, o q é deprimente.
Assassin Creed Odyssey melhor jogo até agora
É vc narrando a história e eu lembrando das cenas dos filmes 300 e 300 a ascensão do império.
Nerdologia história sobre a formação do território da Inglaterra seria irado.
Preciso ouvir tudo isso numa velocidade menor, é muita mas muita informação e tudo muito rápido.
*Boa noite Nerdologia, eu gostaria de dar uma ideia pra vocês, de fazer uma série de vídeos relacionados a um tema especifico (quase que um documentário, só que dividida), onde abordariam a antropologia, no caso, o vídeo iria se referir ao homem, do nascimento até o atual presente, e com comentários sobre um possível futuro, esses tipos de materiais eu só encontrei em cosmos e num livro do Harari.*
*Ótimo vídeo como sempre*
*======*
Continua fazendo vídeos sobre a Grécia antiga
Você podia fazer um vídeo sobre os perigos do revisionismo histórico, é muito necessário neste momento.
Um dos melhores nerdologia!
Meus amigos.... que aula!! Magnífico
Fale sobre a batalha de little bighorn
Vídeo de qualidade impressionante, Felipe! Parabéns ao Nerdologia e a você, que sempre trazem um conteúdo tão interessante e bem trabalhado. Obrigado :)
achei muito dahora o geito q vc explica muito bom o video!!
Caraio muito dahora esse Nerdologia e muito dahora o jogo tbm, tô com umas 50h já. Parabéns pra todo mundo!
Ótimo tema ! E ótimo Nerdologia (como de costume).
Nerdologia- O tratado de paz egípcio-hitita, o primeiro tratado de paz documentado.
3:50 lembra muito a guerra fria ksjsksjsksj
Que horror! Com essa trilha sonora parece ate que eu estou na guerra! kkkkk Amei muito o podcast!
Nerdologia Ciro, o Grande