Roda Viva Retrô | Rachel de Queiroz | 1991

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 22 ส.ค. 2024
  • O Roda Viva recebeu em 1991 a escritora e jornalista Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
    Rachel foi uma das mais importantes escritoras brasileiras do século. Ela recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil em 1970 e, sete anos depois, seria a quinta ocupante da Cadeira 5 da Academia. Em 1993 também venceu o Prêmio Camões, maior honraria dada a escritores de língua portuguesa.
    A jornalista chegou a ser presa durante o governo Getúlio Vargas e foi uma das apoiadoras da ditadura militar em 1964.
    Rachel de Queiroz faleceu aos 92 anos no Rio de Janeiro.
    Siga o Roda Viva:
    - Facebook: / rodaviva
    - Twitter: / rodaviva
    - Site: tvcultura.com.b...
    Siga a TV Cultura:
    - Facebook: / tvcultura
    - Twitter: / tvcultura
    - Instagram: / tvcultura

ความคิดเห็น • 27

  • @lobodoforte5953
    @lobodoforte5953 2 ปีที่แล้ว +10

    Excelente entrevista! Banca provocativa, inquiridora e examinadora e a entrevistada firme em suas colocações e não se recusou a responder nada. Em dias de intelectuais públicos escassos ou escassos espaços de debates públicos para os intelectuais, saudades de um episódio do Roda Viva com tamanha qualidade em nossos dias!
    As contradições que podem ser apontadas sobre a Senhora Raquel de Queiroz, apenas reforçam sua posição como mulher, escritora e intelectual de seu tempo.

  • @AndersonAmaralbr
    @AndersonAmaralbr 2 ปีที่แล้ว +5

    agradeço ao roda viva ( youtube) por me indicar essa entrevista.. e confesso que tive uma conexão muito forte com essa senhora. me emociona toda vez que a vejo, seja nos vídeos e nas fotos. quanta inteligência, quanta história!! ja encomendei seus livros e estou sendo um detetive buscando mais informaçoes sobre a vida dessa incrivel mulher!

  • @fabianaschwarzwalder7137
    @fabianaschwarzwalder7137 2 ปีที่แล้ว +15

    Que nervoso...não deixam a entrevistada terminar de falar!

  • @user-ti8hd9cd2v
    @user-ti8hd9cd2v 2 หลายเดือนก่อน +1

    Rachel brilhante!

  • @carloscarvalho4112
    @carloscarvalho4112 2 ปีที่แล้ว +4

    Ótima entrevista e que ótimo revê la

  • @mauramarcelino-especialist115
    @mauramarcelino-especialist115 4 หลายเดือนก่อน +2

    A Resposta dela ao Caio foi ótima.

  • @fernandolazarini207
    @fernandolazarini207 4 หลายเดือนก่อน +1

    Um show de entrevista de Raquel.

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno 2 ปีที่แล้ว +2

    Caio Fernando Abreu adorou essa entrevista..

  • @geraldagomes0451
    @geraldagomes0451 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito otimista .Ela tem a posição correta sobre dizer q gosta d gente.

  • @biancacoraini352
    @biancacoraini352 ปีที่แล้ว +2

    Caio F. Abreu “revolução de 64”

  • @henriquealvespinto4595
    @henriquealvespinto4595 4 หลายเดือนก่อน +2

    Vixiiii, o que a ideologia não faz. Caio de Abreu se sentiu ofendido quando ela não teceu elogios ao Brizola e ao PT e partiu para um ataque pessoal. Apesar da sua inteligência, perdeu a oportunidade de aprender um pouco mais com a história viva que estava sendo ali entrevistada.

  • @murilovieira2189
    @murilovieira2189 3 หลายเดือนก่อน +2

    Sujeitinho pedante e insuportável esse jornalista que foi apenas para atacar a entrevistada, por divergências políticas.

  • @aquariumlife2929
    @aquariumlife2929 4 หลายเดือนก่อน +2

    Essa mulher tem um sorriso maquiavélico

  • @yuretenno1
    @yuretenno1 3 หลายเดือนก่อน +1

    Imagino Caio, que já foi preso pela ditadura militar, ouvindo essas pessoas normalizarem esse episódio nefasto da vida do país. Alguém confessar apoio a Jânio Quadros em 1991 sem qualquer exceto é um absurdo pra mim. Não sabia dessa face terrível de Raquel. Realmente é muita miopia política.

    • @sramaria2805
      @sramaria2805 หลายเดือนก่อน

      Raquel de Queiroz também já foi presa, mas na ditadura anterior de Getulio Vargas, a ditadura que institucionalizou a tortura. Não sei se é você sabe, mas houve 2 ditaduras no Brasil do sec. XX, uma populista de GV e outra com o golpe 64 encabeçado pelos EUA, dos militares.
      Aliás, uma época em que os EUA planejou e quebrou as democracias de varios países na America Latina, as ditaduras dessas época teve esse fator principal que foi o da guerra fria e a participação ativa dos EUA em quebrar as democracias e manter as ditaduras (plano condor). Não é novidade nenhuma.
      O que espanta é essa cobrança com a Rachel (uma mulher nordestina com traços nordestinos e que não se rende a modismos politicos), que nada teve a ver com articulação política, ela tem a opinião dela como cidadã, pode errar como qlqr cidadã, e se como cidadã ela se arrepende é apenas uma questão particular exclusivamente dela.
      O golpe foi CIVIL-Militar por que teve a participação não somente de militares, mas também do ex-presidente JK, de políticos como Carlos Lacerda (estes interessados em se reeleger achando que haveria eleicao logo após, pq esse tinha sido o combinado, tirar o Jango pra fazer novas eleições), dentre mtos outros congressistas, teve o apoio da Igreja católica que alavancou as marchas contra a esquerda pelas ruas, de instituições como a OAB, e de sistemas de comunicação em massa da TV; aí esse cara quer colocar na conta pra Raquel de Queiroz pagar ?!??!?! Por favor, ne!!! Se for pra ter raiva de quem articou esse golpe, tenha de quem realmente tem a ver com isso. Raquel de Queioz nunca foi um ativista no sentido de agir para articular o pensamento político na sociedade como vemos hoje em dia mtos artistas fazerem, na época dela era era mais conhecida no meio literário e intelectual. E o golpe de 64 teve a clara característica de ter sido articulado por meio de massa próximo ao povo, como Igreja, tv, radio; onde se disseminada idiotices como o medo contra o comunismo (num total absurdo!).
      JK chegou a ligar para ao governo Norte-americano dizendo do que o golpe ia dar certo, JK sim traiu escancaradamente o nosso país por interesses particulares de subir ao poder.
      Só precisa parar um pouco pra pensar, não muito. Há nessa cobrança muito equívoco e bastante teor xenofóbico.
      Caio foi muito, como falou o colega dele, leviano. Então, não estenda o levianismo dele para os dias atuais. Estudar ajuda!

  • @celsocamilo1380
    @celsocamilo1380 2 ปีที่แล้ว +5

    Nem mesmo um grande autor como Caio F. está livre de falas infelizes e inadequadas.

  • @joaopedro9806
    @joaopedro9806 2 ปีที่แล้ว +6

    O Caio Fernando Abreu perdeu a oportunidade de entrevistar uma das maiores escritoras da literatura brasileira por pura soberba.

  • @edcarlos10
    @edcarlos10 2 ปีที่แล้ว +5

    Que desfavor esse Caio Fernando Abreu fez a sociedade

    • @edsonpires7709
      @edsonpires7709 2 ปีที่แล้ว

      Eu queria entender, eu fiquei meio que voando por que não sei o contexto de tudo a tudo queria que alguém me explicasse. O que rolou? Qual foi o bode dele, vi que ele tomou uma cortada do outro entrevistado e a todo momento ele sendo meio que deixado de canto. Fiquei sem entender.

    • @LuizHenrique-hr6ni
      @LuizHenrique-hr6ni 2 ปีที่แล้ว

      @@edsonpires7709 ele ficou pistola pelo fato da Raquel ter apoiado o golpe de 64.

  • @fabianaschwarzwalder7137
    @fabianaschwarzwalder7137 2 ปีที่แล้ว +4

    Raquel n sabia o q era feminismo...confundia com FEMISMO, q é o contrário de machismo.

    • @celsocamilo1380
      @celsocamilo1380 2 ปีที่แล้ว +7

      Não concordo com você. Até porque nosso entendimento a respeito desses conceitos veio mudando com o passar do tempo. Essa entrevista é de 1991 e a entrevistada é de 1910. Haja capacidade de se reciclar. E em se tratando de Rachel de Queiroz, o melhor a se fazer é ler seus livros.

  • @AntonioCarlos-gd6df
    @AntonioCarlos-gd6df 2 ปีที่แล้ว +4

    Terrível a posição do Caio,o que prova o que Raquel falou, Stalinista é intolerante.