Como NÃO DESISTIR do DESENHO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ส.ค. 2017
  • Gostou deste conteúdo? Inscreva-se no canal!
    Link do post: brushworkatelier.com/blog/2015...
    Vamos estudar juntos? www.brushworkatelier.com.br/de...
    Conheça o blog em brushworkatelier.com/
    Siga também pelo Facebook em / brushworkatelier

ความคิดเห็น • 38

  • @rafaeljhoni7405
    @rafaeljhoni7405 6 ปีที่แล้ว +5

    Não é só um desenhinho. Essa frase é genial.

  • @kevin17277
    @kevin17277 7 ปีที่แล้ว +11

    O que me move é imaginar uma cena e conseguir reproduzir ela de modo que tudo se encaixe, criando uma história que dê para imaginar um universo em torno dela. Um dia eu chego lá :D

  • @fatimaadornes5662
    @fatimaadornes5662 4 ปีที่แล้ว +2

    Maravilha ouvir vc...

  • @felipecostart
    @felipecostart 7 ปีที่แล้ว +2

    Por algum tempo, eu desenhei cavaleiros medievais e monstros nórdicos, achando que isso me daria um emprego. Mas não era a temática que pela qual eu tinha um interesse genuíno. De um tempo pra cá, lembrei-me dos ônibus que estacionavam perto de casa, a primeira coisa que aprendi a desenhar, com meu pai. Voltei-me aos robôs, aos veículos, aos artistas marciais e aos quadrinhos, coisas que sempre gostei, mas por algum motivo havia abandonado - talvez por insegurança, talvez pelo anseio de somente ganhar visibilidade ou curtidas. Valeu pelo vídeo, Luiz, ótimo como sempre :D

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  6 ปีที่แล้ว +2

      Obrigado Felipe! Realmente a temática medieval e nórdica é muito recorrente no nosso cotidiano, por isso existe uma demanda maior, porém também existe muita gente fascinada por estes tópicos os explorando em suas artes, uma exemplo é o Even Amundsen. Ser autêntico consigo mesmo vai te permitir manter a motivação e explorar muito mais a fundo os tópicos que te interessam! =) Sucesso!

  • @agatha1276
    @agatha1276 7 ปีที่แล้ว +4

    Oi Luiz, seu video me fez refletir sobre uma situação muito intima mas que senti uma vontade forte de expor.... Uma professora do fundamental me reencontrou durante a adolescência e me entregou um desenho que eu tinha feito aos 8 anos. Ela tinha pedido pra turma desenhar o caminho que fazíamos da nossa casa até a escola, eu desenhei a minha casa com morcegos em volta, dando uma sensação de ser um lugar sombrio. De fato, eu morava em uma favela e assistia muita violência dentro da família e fora de casa. A questão aqui é que aos 8 anos eu já havia identificado o morcego como sendo algo ''ruim'', provavelmente por alguma referencia artística que transformou a figura do morcego em um símbolo negativo, e eu com a minha mentalidade infantil usei o simbolismo do morcego para expressar o meu sentimento sobre o lugar que morava.
    Eu acredito que esse impulso psicológico dos símbolos nunca nos abandona, que tudo aquilo que nos atrai e que dedicamos a fazer artisticamente é um reflexo da nossa construção, simbologias que vamos juntando ao longa da vida e que de forma inconsciente ou acabamos expressando nas nossas obras.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  6 ปีที่แล้ว +1

      Que bacana ouvir seu depoimento! E sim, com certeza vamos acumulando experiências que nos moldam como artistas/comunicadores =)

  • @helderfstos5614
    @helderfstos5614 7 ปีที่แล้ว +14

    Parabéns pelo vídeo Luiz ficou ótimo, gostei dessa ideia de buscar novos horizontes dentro da arte, porque por vezes (pelo menos eu) imagino que ficar batendo na mesma tecla e não conseguir evoluir muito em um sentido (por exemplo desenhar pessoas etc) te limita, sendo que as vezes você (talvez) conseguiria crescer dentro da arte por caminhos diferenciados, seja desenhando paisagens ou outras coisas e evoluindo muito mais nesse sentido, e com o aprendizado adquirido ser um suporte para aquela primeiro caminho que você escolheu e até conseguir mesclar tudo isso depois. Por isso assistindo seus vídeos percebo que, quanto mais eu aprendo sobre a visão desses tantos artistas, vejo que as vezes podemos desistir de seguir por uma porta para a arte, mas esquecemos que existem outras milhões de portas ao lado que nos leva a grandes resultados também, mas acabamos por não enxerga-las ou ainda pior, ser estúpidos em não tentar abri-las. Um grande abraço e aguardo pelo próximo vídeo.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  7 ปีที่แล้ว +6

      Legal seu depoimento Helder, faz sentido! É por isso também que a introspecção é muito importante, buscar o que realmente te deixa curioso com relação a arte!

  • @biaslyra3479
    @biaslyra3479 7 ปีที่แล้ว +7

    Boa noite Luiz Celestino. Quero te agradecer, não apenas por esse, mas por todos os vídeos que tens postado. Todos eles refletem a sua seriedade e cuidado com relação ao tema do desenho. Pois bem, desenho por que é uma atividade que sempre me fascinou desde muito novo. A curiosidade de compreender como certos artistas conseguiam representar as formas naturais. A textura do grafite sobre o papel. A capacidade de combinar elementos da realidade para gerar mundos fantásticos. O realismo, os detalhes que dão vida ao trabalho. A arte de desenhar é uma poderosa linguagem de comunicação.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  7 ปีที่แล้ว +1

      Com certeza João, em especial me identifico com a textura do grafite sobre o papel, as vezes me pego pirando somente em observar as linhas =)

  • @fredbernardo664
    @fredbernardo664 7 ปีที่แล้ว +7

    Nossa, muita gratidão por esse conteúdo! Estou iniciando nesse meio da arte e da ilustração, e hoje, num dia que enfrentei umas crises fortes sobre no que focar o meu fazer artístico e como me organizar pra isso com uma vida tão corrida, esse vídeo serviu de grande inspiração! Muito obrigado mesmo! :)

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  7 ปีที่แล้ว +1

      Que bom Fred! Fico feliz e obrigado por compartilhar!

  • @rafaeljhoni7405
    @rafaeljhoni7405 6 ปีที่แล้ว +2

    Sensacional.

  • @cassio1712
    @cassio1712 6 ปีที่แล้ว +4

    Cara, que vídeo espetacular! Acabei de descobrir seu trabalho e já sou fã. Estudei desenho durante cerca de dois anos (2004-2007) enquanto ainda era adolescente e morava no interior de minas. Gostava muito. Parei para me dedicar a estudar outra área que também adoro, economia. Terminados meus estudos formais, decidi voltar ao desenho dez anos depois, em setembro de 2017, não tendo praticado absolutamente nada desde 2007. Mas neste retorno ainda não tinha sentido todo o entusiasmo que me levaram a gostar de desenho ainda na infância, tendo sido este curto reinício de prática um pouco maçante. Vendo este seu vídeo o entusiasmo voltou, tendo me lembrado de temas para desenho que gosto e que eu posso praticar em paralelo aos estudos mais "acadêmicos" aos quais meu professor de desenho, aqui de BH, tem me direcionado. O que me move, e sempre me moveu, é poder demonstrar meus sentimentos e ideias por meio das imagens. Sinto que o desenho voltará a ser um robe muito prazeroso. Muito obrigado. Sucesso sempre.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  6 ปีที่แล้ว +1

      Que bacana Cassio! Fico feliz em ouvir seu depoimento!

  • @vazio2346
    @vazio2346 ปีที่แล้ว +1

    Essa deve ser a terceira vez q eu entro nesse vídeo e só agora eu realmente presto atenção nessa dúvida tão insistente na minha trajetória
    "Por quê vc desenha" "o quê te move?"
    Eu realmente não consigo responder essa pergunta, e sinto que a falta de uma resposta direta a ela foi a principal causa do meu afastamento recente do estudo e do desenho como um todo.
    Me sinto perdido mas reflexivo.
    De qualquer forma parabéns pelo maravilhoso vídeo Luiz, seu canal realmente me ajuda muito e me esclareceu muito durante minha caminhada artística kk

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  ปีที่แล้ว +1

      Eu penso muito nisso também. Acho que pessoalmente minha resposta é curiosidade. Tenho focado em pegar temas que eu gosto, ver como grandes artistas resolveram aquela questão e tentar achar minhas próprias soluções visuais enquanto aprecio aquilo que estou olhando. Vi isso muito claro agora durante minha viagem estudando animais baseado em taxidermias nos museus. É muito bom ter tempo para analisar cada pedacinho do que você tá fazendo.

  • @torroni
    @torroni 6 ปีที่แล้ว +4

    Agradeço muito por esses conteúdos que você tem trazido, graças a esses vídeos e artigos do blog eu voltei a estudar mais e tô conseguindo evoluir muito meu desenho. Parabéns e sucesso!

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  6 ปีที่แล้ว +1

      Que ótimo Elton! Fico muito feliz em ouvir isso!

  • @Fredmontj
    @Fredmontj 7 ปีที่แล้ว +3

    Vídeo fantástico! Veio em bom momento, onde eu precisava dessa visão mais ampla pra retomar os estudos.
    Valeu!

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  7 ปีที่แล้ว +1

      Que bom Fred! Todos passamos sempre por momentos de falta de motivação e de direção, é normal. A resposta só vem quando tomamos um tempo para olhar para dentro.

  • @juniordesigner22
    @juniordesigner22 7 ปีที่แล้ว +2

    Oi Luiz muito bom esse video tava precisando pra me motivar. Verdade que ficar so preso à resultado bloqueia. Sempre gostei de animais e tem muito que estudar nesse ramo. Se o pessoal procurar documentarios tem na Netflix varios videos da BBC entre outros e de qualidade. O teu trabalho é muito bom e ajudador. A sua dica de fazer sketch assistindo vai me ajudar muito.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  6 ปีที่แล้ว +1

      Bacana Junior! Também curto bastante também. Agora na viagem uma das experiências mais inesquecíveis foi desenhar duas corujas e um falcão ao vivo, parte de um dos eventos =) Sucesso!

  • @porkdiecast
    @porkdiecast 7 ปีที่แล้ว +2

    👏👏👏

  • @duwr2
    @duwr2 6 ปีที่แล้ว +2

    Boa Luiz, sucesso pro canal!!

  • @WellyFrancisco
    @WellyFrancisco 5 ปีที่แล้ว +1

    Cara, teus videos é de um conteúdo valioso p nos amante da arte, parabéns..!!

  • @comphicnander1962
    @comphicnander1962 5 ปีที่แล้ว +2

    Eu sei que isso não faz parte do conteúdo que o vídeo aborda, mas eu gostaria de tirar uma duvida, porque em meu "caminho" eu encontrei uma pedra que ficou presa na sola do meu sapato e não sai... Me refiro a comparação constante que tenho em relação a outros artistas, sejam os que já trabalham com isso a um bom tempo ou os que estão chegando agora (e evoluindo mais rápido que eu), como eu faço para contornar este "problema" e fazer com que isso me beneficie de alguma forma ?
    Grato desde já.
    Obrigado pelos vídeos do canal, estão me ajudando muito a compreender melhor este mundo.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  ปีที่แล้ว +1

      Mil desculpas por nunca ter respondido aqui, mas sinceramente essa é uma pedra que todo artista leva consigo a vida toda.

  • @alinedebonaportao9933
    @alinedebonaportao9933 4 ปีที่แล้ว +2

    Olá. Gosto muito de escutar seus videos. São muitos valiosos! Para quem não consegue ler em inglês.. tem alguma esperança para aprender realmente esses conceitos? Eu pretendo aprender inglês, mas como faço.. nesse início, onde gostaria de iniciar o estudo do desenho efetivo.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  4 ปีที่แล้ว +2

      Você já chegou a ler o blog? Lá tem bastante conteúdo em portugues apesar dos vídeos vinculados serem em ingles tbm

    • @alinedebonaportao9933
      @alinedebonaportao9933 4 ปีที่แล้ว +2

      @@brushworkatelier Obrigada! Vou ler o blog concerteza. Você acha que um curso online ajudaria nesse processo de aprendizado inicial? Um curso que ofereça uma base boa sobre fundamentos e construções.. Você teria algum curso online com essa característica, ou livro para me indicar? Estou hoje tentando estudar por conta própria em casa.. e estou procurando encontrar ferramentas que me ajudem. Tenho um livro apenas.. e é muito básico.. que no momento esta me ajudando mais a perder o medo do papel.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  4 ปีที่แล้ว +2

      @@alinedebonaportao9933 uma ferramenta interessante que eu tenho é o Clube Brushwork Atelier, acho que ele pode te ajudar nesse começo e tem um valor bem mais acessível que um curso.

    • @alinedebonaportao9933
      @alinedebonaportao9933 4 ปีที่แล้ว +1

      @@brushworkatelier Muito obrigada!