Maior contista do Brasil é o Machado de Assis. Ligia Fagundes Telles e Clarice Lispector também são excepcionais como contistas, melhores até do que como romancistas. Da Lygia indico a leitura do livro de contos "Antes do Baile Verde" e da Clarice indico "Laços de Família", que possuem contos estupendos e transcendentais. Do Machado de Assis leiam todos os contos. Maior contista da literatura mundial é o russo Tchekhov. Gogol também tem uns contos interessantes, como "O capote". Maior contista americana é Flanery O'Connor, leiam o livro de contos dela "Um homem bom é difícil de encontrar", uma coisa estupenda.
@@fredericodafonseca8546 concordo plenamente com você eu também prefiro o Machado de Assis contista ao Machado de Assis romancista os contos dele que eu mais gosto é a causa secreta
@@leonardonatal8107 machado tem os impressionantes 45 ou 50 contos no mais alto nível. Na minha opinião ele é melhor que Guy de Maupassant ou Tchekov, por exemplo.
A casa tomada de Julio Cortázar e O grande passeio de Clarice Lispector são contos que não saem da minha mente. Mexeram comigo de um jeito que não sei explicar.
Lívia, eu rodo, rodo, leio, releio contos maravilhosos e acabo sempre voltando ao Pai Contra Mãe, de Machado de Assis. Pra mim, um dos melhores contos de todos os tempos.
a minha resenhadora de contos preferida brilha cá neste canal, mas alguns dos meus contos preferidos são: Pai contra Mãe (Machado de Assis); O Barco da Ira (W. Somerset Maughan); O Capote (Nikolai Gogol); Sócrates Ferido (Bertold Brecht); Até a Vista (Alberto Moravia); Só Vim Telefonar (Gabriel García Márquez); Lua Crescente em Amsterdã (Lygia Fagundes Telles); Três Horas (Cornell Woolrich); O Cobrador (Rubem Fonseca); O Terremoto no Chile (Heinrich von Kleist); A Caolha (Júlia Lopes de Almeida); O Homem que Sabia Javanês (Lima Barreto); O Artista da Fome (Franz Kafka); O Inimigo do Mundo Inteiro (Jack London); O Poço e o Pêndulo (Edgar Alan Poe); A Acha (Guy de Maupassant); Modo de Amar (Valter Hugo Mãe); O Conto da Ilha Desconhecida (José Saramago);[ História de um Parto (Fernando Namora); Funes, o Memorioso (Jorge Luis Borges); Uma Xícara de Chá (Katherine Mansfield); A Faixa Malhada (Arthur Connan Doyle); A Mulher do Farmacêutico (Anton Tchecov). Não me lembro de jamais ter lido contos africanos ou asiáticos. Enfim, a minha lista possui todas as lacunas do mundo, inclusive aquelas continentais!
O melhor conto de Poe, pra mim, é "O barril de amontillado", ainda melhor que "O gato preto". "A cartomante" realmente é um dos mais marcantes de Machado. Amo Machado contista! "Olhos d'água" é maravilhoso, todo o livro! O conto mais marcante pra mim foi "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos". Chorei horrores na sala de espera do consultório kkkkk Eu acrescentaria na lista nossas mestras brasileiras Lygia Fagundes Teles e Júlia Lopes de Almeida. Fica a recomendação pra quem não leu
Eu me apaixonei pelo gênero ao ler os contos dos saudosos Lygia Fagundes Telles e Sérgio Sant'Anna. Como "Antes do baile verde" já foi citado por aqui, vou dar destaque para o segundo grande responsável por mudar o meu DNA de leitor. O Sérgio Sant'Anna é ouro puro que pouca gente garimpou na literatura brasileira! Eu li contos memoráveis dele como "Marieta e Ferdinando" e "Um erro de cálculo", que discutiam, lá atrás, nos anos 80, a questão de identidade e gênero; clássicos absolutos da ficção sobre futebol como "No último minuto" e "Na boca do túnel"; os ousados "O Despertar de Gregório Barata", "Notas de Manfredo Rangel, repórter (a respeito de Kramer)", "Cenários" e "Um conto nefando?"; além dos inesquecíveis "O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro", "Formigas de apartamento" e "O voo da madrugada". Tem muito mais - ele não tem conto ruim -, mas vou parar por aqui. Vou citar também três contos de três estrangeiros que eu gosto muito: "Reencontro", um conto curtíssimo do estadunidense John Cheever; "Detetives", do chileno Roberto Bolaño; e, por último, "Domingo de carne" do espanhol Javier Marías. Confesso que não gosto do estilo da Lydia Davis, mas ela tem um conto estupendo intitulado "Kafka prepara o jantar". E é isso - acho que me exaltei, mas sou um entusiasta dos contos!
Eu sou completamente apaixonado por A cartomante, de Machado de Assis. Inclusive eu acho que ele influenciou o final de A hora da estrela, de Clarice. Pelo menos eu tava esperando que aquele final de A hora da estrela acontecesse porque já tinha lido algumas vezes o conto de Machado.
Para mim, Julio Cortázar é imbatível, tenho todos os seus livros de contos. Outro livro de contos que muito me impactou foi "Olhos de Cão Azul", do Gabriel Garcia Marquez. Brasileiros cito aqui os contos do Dalton Trevisan, "Avarmas" contos fantásticos do escritor Miguel Jorge, e "Açougue das Almas" do Abel Silva.
"Banzo", de Coelho Neto; "Viagem aos seios de Duília", de Aníbal Machado; "Françoise", de Luiz Vilela; "Placebo", de Rubem Fonseca; "Eu era mudo e só", de Lygia Fagundes Telles; "O padeiro",de Rubem Braga; e "Os contistas", de Moacyr Scliar, me tocam muito mais do que a maioria dos contos comentados.
Clarice Lispector é uma contista fantástica, eu estou lendo "Todos os Contos" e é simplesmente fascinante. Já nas primeiras histórias, percebe-se que ela é uma feiticeira com as palavras que conduz o texto com muita fluidez. Cada vez mais me apaixono pela obra Clariceana
O conto q mais me marcou foi Venha ver o por do sol, da Lígia Fagundes Telles. Foi o primeiro q eu li na vida de literatura. Estava com meus 11 ou 12 anos 😂. Foi traumático, mas nunca mais esqueci. E é uma boa história de terror. Diferente de Lispector que me irrita.
Adorei a sua seleção! Mas quero incluir Lygia Fagundes Telles, com o magnífico Venha ver o por do sol. E também Clarice Lispector, com Tentação e tantos outros. Impossível escolher.
A cartomante é um conto maravilhoso! Aliás, os contos de Machado são formidáveis, recomendo pra quem tem interesse de ler Machado e esteja iniciando pois você já se acostuma com o modo de escrita dele e as características sempre presentes nas suas obras.
Eu amo contos, meu gênero literário favorito. Adoro os contos do Machado de Assis, são simplesmente fantásticos. Gosto muito dos contos de "Antes do baile verde" da Lygia Fagundes Telles e "Morangos Mofados" do Caio Fernando Abreu foi um dos melhores livros de contos que já li nada. ❤
Amo os contos: “Caderno rosa de Lori Lamby” da Hilda Hilst, “antes do baile verde” da Lygia Fagundes Telles, amo também o “A dama do lotação” do Nelson Rodrigues.
Imagino que todos aqui já conheçam Sérgio Sant'Anna, Luiz Vilela e Dalton Trevisan, três dos maiores contistas do nosso idioma, então vou recomendar um conto de um autor mais conhecido por seus romances. Chama-se "O olho no vento", do Bernardo Carvalho, publicado em Aberração (Cia das Letras, 1993). Uma lindeza!
Pra mim, os contos da Lygia Fagundes Telles são IMBATÍVEIS! Tentei ler Machado de Assis mas achei muito chato, as pessoas só levam o nome dele pra frente por causa de sua já conhecida importância, mas a linguagem não ajuda. Se você também é jovem como eu e não se identificou com o escritor, passe pro próximo! Essa coisa de se obrigar a ler só por conta de sua importância não cola, você acaba preso numa rede de coisas que não te tocam, não te inspiram e acaba entrando numa ressaca. A melhor coisa que fiz foi abandonar "O Alienista" e começar a ler "Os Contos" da Lygia. Essa sim me tocou na alma, com sua escrita poética, simples porém devastadora em certos momentos, UMA GRANDE ESCRITORA BRASILEIRA! ❤️
Bola de Sebo - Guy de Maupassant Amor de Peixe - Anton Tchekhov A Força Humana - Rubem Fonseca Tarde de Sábado, manhã de Domingo - J. J. Veiga Continuidade dos Parques - Julio Cortázar Uma Ocorrência na Ponte Owl Creek - Ambrose Bierce Cavalos do Amanhecer - Mario Arregui The Gift of the Magi - O. Henry Leiam também o livro A Fúria, de Silvina Ocampo.
Conheci Conceição pelo seu livro “olhos d’agua” e, de fato, logo no primeiro conto eu já descia junto às águas do rio dos olhos da mãe da menina; todo o livro é de uma primazia poética e sensibilidade próprias de Conceição que me faz encantado por todas aquelas palavras e histórias. Outra autora que me pega lá no fundo e revira todas as minhas superfícies é Clarice. Ai, Clarice… as palavras aqui se fazem bambas pra mim ao tentar descrevê-la, porque, para mim, ela as tem a si, são delas à sua forma, e, apesar de eu ter aprendido ler palavras aos 5, parece que só ao lê-la é que eu pude entendê-las na sua pungente, melodiosa, ruidosa, provocadora e perene escrita. Adoro seu conto “As águas do mundo”, em que ela compara a liberdade a ser um mistério vivo que não se indaga, tal qual é o cão na praia observado pela mulher, que hesita ao entrar na água, mas que após mergulhar sabe que fez um perigo, um tão antigo quanto o ser humano, porque ousou também ser um mistério vivo que não se indaga.
Machado de Assis, Clarice Lispector, Rubem Fonseca e Marina Colasanti. Gosto demais deles no gênero conto. Gostaria de um vídeo sobre crônicas e poemas.😘
Gostei muitíssimo de "Perdoando Deus" de Clarice Lispector, " Bife com Batata frita" de Cristiane Sobral, "O Caso da Vara" Machado de Assis e "A Casa Tomada" de Julio Cortázar, ah! E da Lygia Fagundes Telles "Uma branca Sombra Pálida"
Não tenho o hábito de ler contos ... mas você aguçou minha vontade ... já anotei suas dicas. Assim como me apaixonei pela Baleia (Vidas Secas-Graciliano Ramos) ... que tirei da estante para lê-lo pela primeira vez, depois de sua dica de personagens que te tocaram, acredito que não me decepcionarei com alguns desses contas. Ótimo vídeo.
Amor,Clarice Lispector, A hora e a vez de Augusto Matraga,de Guimarães Rosa, A nova Califórnia,de Lima Barreto, A cartomante,de Machado de Assis, Bestiário,de Julio Cortázar, O capote,de Gogol e Bliss,de Catherine Mansfield.
Sua lista é sensacional, mesmo não conhecendo todos eles. Vou socializar com vcs minha experiência maior com o conto que ocorreu quando fui aluno da grande Maria Lúcia Dal Farra pela UFS, na disciplina Teoria da Literatura II quando estudamos a narrativa. Na oportunidade fui/fomos apresentados ao Anton Tcheckov, daí vislumbra-se a riqueza da experiência. Abraços, Marcos de Fátima Bahia.
Sou completamente apaixonada por A Galinha Degolada de Horácio Quiroga um conto para mim de irônico horror e que vem no livro Contos de Amor, de Loucura e de Morte.
Alguns: - o afogado + bonito do mundo (Gabo); - a queda da casa de Usher (Poe); - a causa secreta (Machado); - a noite (Maupassant); - venha ver o por do sol (Lygia).
“A moça tecelã” de Marina Colasanti é o conto que mais me marcou. Também gosto muito de um conto da Clarice Lispector que li há muitos anos e esqueci o título, que era sobre uma menina que queria um livro emprestado de uma colega. O único livro de contos que consegui ler todo (sempre acabo lendo alguns e não terminando 😅) foi “No seu pescoço” de Chimamanda Ngozi Adichie, porque sou viciada na escrita dela. ❤
Eu gosto muito de 2 contos da Clarice Lispector (perdoando Deus e Esperança) e conheci esses contos graças ao canal antofagica. Qdo vcs lançaram um vídeo no dia em que a Clarice faria 100 anos. Depois de ver o vídeo, comprei o livro. Gosto muito do livro de contos Escuridão total sem estrelas do Stephen King. Em especial, do primeiro conto que inspirou o filme 1.912 da Netflix. E fazendo um pequeno jabá, tem um conto que eu escrevi "E então decidi morrer" que recomendo a leitura pra quem gosta de contos de drama
3:00 machado de assis, sem sombra de dúvida, é o reizinho dos contos. e tenho pra mim que "a cartomante", "a causa secreta", "a carteira" e até mesmo "missa do galo" são ensaios de Dom Casmurro, pois os três primeiros tem a premissa de um protótipo de homem traído, uma mulher casada e um amigo talarico, e no último, um narrador personagem que nos dá pistas o tempo todo de não ser confiável.
A Dama e o cachorrinho, tem um papel central no filme O leitor, aliás literatura é o que não falta nesse filme, mas com esse conto a personagem principal aprende a ler "sozinha" de uma forma bem interessante 📚📚📚📚
nossa, há muitos contos! "a casa de Astérion" de Borges é uma das coisas mais potentes do mundo; os contos de Bruno Schulz são, assim como os de Kafka, absurdos! ; Tem a "Casa tomada" de Córtazar; o Gógol... São muitos! Sem contar os de Clarice que são bárbaros, uma verdadeira Tchechov brasileira segundo o seu biógrafo Benjamin Moser!
Adorei! Quero conhecer a Lydia Davis e a Samantha. Recomendo os contos de Lygia Fagundes Telles, especialmente "Venha ver o pôr do sol", que é um dos que mais me marcou.
Eu tenho certeza de que A terceira margem do rio de João Guimarães Rosa inspirou Benedito Ruy Barbosa, autor da novela Pantanal. kkkk... Algo me diz que o velho do rio foi inspirado no pai que embarca na canoa.
Eu amo contos! Clarice, Machado de Assis, Tchekhov, Flannery O'Connor e por aí vai...Mas A seleção de contos "As Coisas que Perdemos No Fogo" da escritora argentina Mariana Enríquez, foram os mais perturbadores que já li até hoje. 😳🙏
Sou muito fã dos contos de terror , eis que são a grande maioria de minha lista : 1 ) A loteria , de Shirley Jackson ; 2 ) Eles , de R. Kippling ; 3 ) O Altar dos Mortos , de Henry James ; 4 ) Venha ver o pôr do sol , de Lygia Fagundes Telles ; 5 ) Olhos Mortos de Sono , de Anton Tchekov ; 6 ) O misterioso caso do senhor Valdemar ; de Edgar Allan Poe ; 7 ) Êxtase , de Katherine Mansfield ; 8 ) O mundo coberto de penas , de Graciliano Ramos ; 9 ) Coletânea de contos " Homens sem Mulheres " , de Haruki Murakami .
Boa noite a todos do canal Antofagica e para Lívia Piccolo. Tenho em mente alguns contos que me marcaram muito, de autores que contribuíram para minha formação: "Amor" de Clarice Lispector; "Pai contra mãe" de Machado de Assis; "Os mudos" de Albert Camus; "O aniversário de Infanta", "O príncipe feliz", "O gigante egoísta" e "O foguete notável", esses três de Oscar Wilde. É isso. Beijos e abraços hoje e sempre para todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘
O homem que sabia javanês e a parádia deliciosa: O homem que sabia Djavanês. Não são os melhores conto que li, mas, me trazem lembranças da infância, e remetem à minha própria condição de ser um "faz tudo" que aceita qualquer trabalho e, as vezes, aprende o serviço enquanto faz.
Pra mim, A Terceira Margem de Guimarães Rosa, é o melhor conto dentre todos Ler aquele conto, traz um sensação tão diferente, estranha e ao mesmo tempo, extremamente prazerosa !
Amor 77 E depois de fazer tudo o que fazem, se levantam, se banham, se entalcam, se perfumam, se penteiam, se vestem, e assim progressivamente vão voltando a ser o que não são. Julio Cortazar
Eu preferiria ter de ir tirar o pai da forca a fazer um vídeo com os 10 melhores contos para mim: mas não pude deixar de me lembrar de um, pouco conhecido, do Machado: "Valério". Narra a história de um pobre coitado a quem tudo vai de mau a pior, fazendo do leitor uma espécie de "plateia sádica" que se entretém com os reveses do infeliz protagonista da história, em sequência: perde a jovem que amava para outro; perde o emprego; e não tinha nem nada nem ninguém por si no mundo. O conto termina como um típico deboche ácido machadiano, num humor negro também bem dele, com um espécie de "fecho de ouro": "Valério, que cometera outras tolices na sua vida, coroou a obra indo atirar-se ao mar."
LISTA DE CONTOS que curto e recomendo. Rubem Fonseca - Anjo das Marquises Chuck Palahniuk - Zumbi Raphael Montes - Banquete Flávio Karras - Rebobinando Carlos Patrício - A questão de todas as questões Cláudia Lemes - O tanatopraxista Haruki Murakami - Sono Leonel Caldela - O Cão Braúlio Tavares - Haxan Marcelo Moutinho - 3 apitos
Comecei a assistir ao vídeo com um pé atrás porque acho que listagens, paradoxalmente, são um sinal de limitação do conhecimento sobre o assunto. Contudo, suas escolhas foram boas.
Vou completar a sua lista (que já é muito boa): "Venha ver o pôr do sol" (Lygia Fagundes Telles), "Casa tomada" (Julio Cortázar), "Aqueles dois" (Caio Fernando Abreu), "O cobrador" (Rubem Fonseca), "Viagem aos seios de Duília" (Aníbal Machado), "O arquivo" (Vitor Giudice) e qualquer um do Dalton Trevisan.
Maior contista do Brasil é o Machado de Assis. Ligia Fagundes Telles e Clarice Lispector também são excepcionais como contistas, melhores até do que como romancistas. Da Lygia indico a leitura do livro de contos "Antes do Baile Verde" e da Clarice indico "Laços de Família", que possuem contos estupendos e transcendentais. Do Machado de Assis leiam todos os contos. Maior contista da literatura mundial é o russo Tchekhov. Gogol também tem uns contos interessantes, como "O capote". Maior contista americana é Flanery O'Connor, leiam o livro de contos dela "Um homem bom é difícil de encontrar", uma coisa estupenda.
Machado contista é melhor que romancista.
Flanery O'connor é maravilhosa. Eu também recomendo O intérprete de males, da Jhumpa Lahiri (ela é indiana/americana)
@@fredericodafonseca8546 concordo plenamente com você eu também prefiro o Machado de Assis contista ao Machado de Assis romancista os contos dele que eu mais gosto é a causa secreta
@@leonardonatal8107 machado tem os impressionantes 45 ou 50 contos no mais alto nível. Na minha opinião ele é melhor que Guy de Maupassant ou Tchekov, por exemplo.
A casa tomada de Julio Cortázar e O grande passeio de Clarice Lispector são contos que não saem da minha mente. Mexeram comigo de um jeito que não sei explicar.
Sinceramente, conto não é meu gênero favorito, mas adoto estes dois que você citou
O conto “Pai Contra Mãe” do Machado de Assis é um dos meus favoritos.
Oi Livia, tudo bem?
Felicidade Clandestina da Clarice nunca sai da minha cabeça e coração. Toda releitura é diferente pra mim.
Olhos d'água, melhor conto que já li.
Lívia, eu rodo, rodo, leio, releio contos maravilhosos e acabo sempre voltando ao Pai Contra Mãe, de Machado de Assis. Pra mim, um dos melhores contos de todos os tempos.
Simplesmente Espetacular!
Sou mais que suspeito, meu crime é cultuar Machado.😊
como pode, né, um conto de 2022 ter sido escrito há 116 anos!!!
a minha resenhadora de contos preferida brilha cá neste canal, mas alguns dos meus contos preferidos são:
Pai contra Mãe (Machado de Assis);
O Barco da Ira (W. Somerset Maughan);
O Capote (Nikolai Gogol);
Sócrates Ferido (Bertold Brecht);
Até a Vista (Alberto Moravia);
Só Vim Telefonar (Gabriel García Márquez);
Lua Crescente em Amsterdã (Lygia Fagundes Telles);
Três Horas (Cornell Woolrich);
O Cobrador (Rubem Fonseca);
O Terremoto no Chile (Heinrich von Kleist);
A Caolha (Júlia Lopes de Almeida);
O Homem que Sabia Javanês (Lima Barreto);
O Artista da Fome (Franz Kafka);
O Inimigo do Mundo Inteiro (Jack London);
O Poço e o Pêndulo (Edgar Alan Poe);
A Acha (Guy de Maupassant);
Modo de Amar (Valter Hugo Mãe);
O Conto da Ilha Desconhecida (José Saramago);[
História de um Parto (Fernando Namora);
Funes, o Memorioso (Jorge Luis Borges);
Uma Xícara de Chá (Katherine Mansfield);
A Faixa Malhada (Arthur Connan Doyle);
A Mulher do Farmacêutico (Anton Tchecov).
Não me lembro de jamais ter lido contos africanos ou asiáticos. Enfim, a minha lista possui todas as lacunas do mundo, inclusive aquelas continentais!
Machado e Poe: a dupla perfeita.
O melhor conto de Poe, pra mim, é "O barril de amontillado", ainda melhor que "O gato preto". "A cartomante" realmente é um dos mais marcantes de Machado. Amo Machado contista!
"Olhos d'água" é maravilhoso, todo o livro! O conto mais marcante pra mim foi "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos". Chorei horrores na sala de espera do consultório kkkkk
Eu acrescentaria na lista nossas mestras brasileiras Lygia Fagundes Teles e Júlia Lopes de Almeida. Fica a recomendação pra quem não leu
Eu me apaixonei pelo gênero ao ler os contos dos saudosos Lygia Fagundes Telles e Sérgio Sant'Anna. Como "Antes do baile verde" já foi citado por aqui, vou dar destaque para o segundo grande responsável por mudar o meu DNA de leitor. O Sérgio Sant'Anna é ouro puro que pouca gente garimpou na literatura brasileira! Eu li contos memoráveis dele como "Marieta e Ferdinando" e "Um erro de cálculo", que discutiam, lá atrás, nos anos 80, a questão de identidade e gênero; clássicos absolutos da ficção sobre futebol como "No último minuto" e "Na boca do túnel"; os ousados "O Despertar de Gregório Barata", "Notas de Manfredo Rangel, repórter (a respeito de Kramer)", "Cenários" e "Um conto nefando?"; além dos inesquecíveis "O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro", "Formigas de apartamento" e "O voo da madrugada". Tem muito mais - ele não tem conto ruim -, mas vou parar por aqui. Vou citar também três contos de três estrangeiros que eu gosto muito: "Reencontro", um conto curtíssimo do estadunidense John Cheever; "Detetives", do chileno Roberto Bolaño; e, por último, "Domingo de carne" do espanhol Javier Marías. Confesso que não gosto do estilo da Lydia Davis, mas ela tem um conto estupendo intitulado "Kafka prepara o jantar". E é isso - acho que me exaltei, mas sou um entusiasta dos contos!
Fiquei super curiosa com esse " Kafka prepara o jantar ", vou pesquisar pra ler rsrsrsrs
@@cristianesizinocohen1466 é um conto que está presente no livro "Tipos de perturbação". 🙃
Eu sou completamente apaixonado por A cartomante, de Machado de Assis. Inclusive eu acho que ele influenciou o final de A hora da estrela, de Clarice. Pelo menos eu tava esperando que aquele final de A hora da estrela acontecesse porque já tinha lido algumas vezes o conto de Machado.
Para mim, Julio Cortázar é imbatível, tenho todos os seus livros de contos. Outro livro de contos que muito me impactou foi "Olhos de Cão Azul", do Gabriel Garcia Marquez. Brasileiros cito aqui os contos do Dalton Trevisan, "Avarmas" contos fantásticos do escritor Miguel Jorge, e "Açougue das Almas" do Abel Silva.
"Banzo", de Coelho Neto; "Viagem aos seios de Duília", de Aníbal Machado; "Françoise", de Luiz Vilela; "Placebo", de Rubem Fonseca; "Eu era mudo e só", de Lygia Fagundes Telles; "O padeiro",de Rubem Braga; e "Os contistas", de Moacyr Scliar, me tocam muito mais do que a maioria dos contos comentados.
Clarice Lispector é uma contista fantástica, eu estou lendo "Todos os Contos" e é simplesmente fascinante. Já nas primeiras histórias, percebe-se que ela é uma feiticeira com as palavras que conduz o texto com muita fluidez. Cada vez mais me apaixono pela obra Clariceana
É sim!!!! Ela, me atrevo dizer, é uma das maiores contistas da literatura brasileira! Amo muito!!!
O conto q mais me marcou foi Venha ver o por do sol, da Lígia Fagundes Telles. Foi o primeiro q eu li na vida de literatura. Estava com meus 11 ou 12 anos 😂. Foi traumático, mas nunca mais esqueci. E é uma boa história de terror. Diferente de Lispector que me irrita.
João Anzanello Carrascoza tem um livro de microcontos chamado "linha única", recomendo!
Adorei a sua seleção! Mas quero incluir Lygia Fagundes Telles, com o magnífico Venha ver o por do sol. E também Clarice Lispector, com Tentação e tantos outros. Impossível escolher.
A cartomante é um conto maravilhoso! Aliás, os contos de Machado são formidáveis, recomendo pra quem tem interesse de ler Machado e esteja iniciando pois você já se acostuma com o modo de escrita dele e as características sempre presentes nas suas obras.
Eu amo contos, meu gênero literário favorito. Adoro os contos do Machado de Assis, são simplesmente fantásticos. Gosto muito dos contos de "Antes do baile verde" da Lygia Fagundes Telles e "Morangos Mofados" do Caio Fernando Abreu foi um dos melhores livros de contos que já li nada. ❤
Eu AMO os contos da Katherine Mansfield. Meu preferidos são: Prelúdio e a Casa de Bonecas, As Filhas do Falecido Coronel, e A Mosca. Fantásticos!!!!
A amo muito . Para mim , o conto " Psicologia " dela é maravilhoso !
Amo os contos: “Caderno rosa de Lori Lamby” da Hilda Hilst, “antes do baile verde” da Lygia Fagundes Telles, amo também o “A dama do lotação” do Nelson Rodrigues.
Imagino que todos aqui já conheçam Sérgio Sant'Anna, Luiz Vilela e Dalton Trevisan, três dos maiores contistas do nosso idioma, então vou recomendar um conto de um autor mais conhecido por seus romances. Chama-se "O olho no vento", do Bernardo Carvalho, publicado em Aberração (Cia das Letras, 1993). Uma lindeza!
Esse livro de contos do Bernardo Carvalho merecia uma reimpressão, realmente...
Pra mim, os contos da Lygia Fagundes Telles são IMBATÍVEIS! Tentei ler Machado de Assis mas achei muito chato, as pessoas só levam o nome dele pra frente por causa de sua já conhecida importância, mas a linguagem não ajuda.
Se você também é jovem como eu e não se identificou com o escritor, passe pro próximo! Essa coisa de se obrigar a ler só por conta de sua importância não cola, você acaba preso numa rede de coisas que não te tocam, não te inspiram e acaba entrando numa ressaca.
A melhor coisa que fiz foi abandonar "O Alienista" e começar a ler "Os Contos" da Lygia. Essa sim me tocou na alma, com sua escrita poética, simples porém devastadora em certos momentos, UMA GRANDE ESCRITORA BRASILEIRA! ❤️
Bola de Sebo - Guy de Maupassant
Amor de Peixe - Anton Tchekhov
A Força Humana - Rubem Fonseca
Tarde de Sábado, manhã de Domingo - J. J. Veiga
Continuidade dos Parques - Julio Cortázar
Uma Ocorrência na Ponte Owl Creek - Ambrose Bierce
Cavalos do Amanhecer - Mario Arregui
The Gift of the Magi - O. Henry
Leiam também o livro A Fúria, de Silvina Ocampo.
Acabei de descobrir seu canal e tô amando!!!!
Vou indicar aqui um dos meus contos favoritos do maravilhoso Lima Barreto: O Homem que sabia javanês. Sério, gente, é uma leitura muito gostosa!
E que continua relevante até hoje!
Na obra "Clássicos do conto russo" da Editora 34 foi para mim um divisor de águas em matéria de contos. Eu amei!
Conheci Conceição pelo seu livro “olhos d’agua” e, de fato, logo no primeiro conto eu já descia junto às águas do rio dos olhos da mãe da menina; todo o livro é de uma primazia poética e sensibilidade próprias de Conceição que me faz encantado por todas aquelas palavras e histórias. Outra autora que me pega lá no fundo e revira todas as minhas superfícies é Clarice. Ai, Clarice… as palavras aqui se fazem bambas pra mim ao tentar descrevê-la, porque, para mim, ela as tem a si, são delas à sua forma, e, apesar de eu ter aprendido ler palavras aos 5, parece que só ao lê-la é que eu pude entendê-las na sua pungente, melodiosa, ruidosa, provocadora e perene escrita. Adoro seu conto “As águas do mundo”, em que ela compara a liberdade a ser um mistério vivo que não se indaga, tal qual é o cão na praia observado pela mulher, que hesita ao entrar na água, mas que após mergulhar sabe que fez um perigo, um tão antigo quanto o ser humano, porque ousou também ser um mistério vivo que não se indaga.
" Olhos Mortos de Sono " , de Tchekov é maravilhoso !
Machado de Assis, Clarice Lispector, Rubem Fonseca e Marina Colasanti. Gosto demais deles no gênero conto.
Gostaria de um vídeo sobre crônicas e poemas.😘
"O cego Estrelinho" de Mia Couto e outros mais do livro "Estórias abensonhadas".
Gostei muitíssimo de "Perdoando Deus" de Clarice Lispector, " Bife com Batata frita" de Cristiane Sobral, "O Caso da Vara" Machado de Assis e "A Casa Tomada" de Julio Cortázar, ah! E da Lygia Fagundes Telles "Uma branca Sombra Pálida"
Lívia, os contos de Conceição Evaristo são preciosos ❤️ Também fiquei curiosa com esse último que foi citado.
Caio Fernando Abreu merece ser citado.
Muito legais as indicações !!! Obrigada
Disponha!
No início deste ano li: Cachorro Velho - Teresa Cárdenas. Um livro pequeno, mas denso. Recomendo fortemente.
Lígia Fagundes Telles , adoro, e falando orem terror …. Acho que o conto chama …. “ venha ver o pôr do sol” …, é ótimo
Não tenho o hábito de ler contos ... mas você aguçou minha vontade ... já anotei suas dicas.
Assim como me apaixonei pela Baleia (Vidas Secas-Graciliano Ramos) ... que tirei da estante para lê-lo pela primeira vez, depois de sua dica de personagens que te tocaram, acredito que não me decepcionarei com alguns desses contas. Ótimo vídeo.
Amor,Clarice Lispector, A hora e a vez de Augusto Matraga,de Guimarães Rosa, A nova Califórnia,de Lima Barreto, A cartomante,de Machado de Assis, Bestiário,de Julio Cortázar, O capote,de Gogol e Bliss,de Catherine Mansfield.
"Venha ver o pôr do sol", de Lygia Fagundes
Os contos que mais me marcaram foram Verde Lagarto Amarelo da Lygia Fagundes Telles e Angústia de Anton Tchekhov
Sua lista é sensacional, mesmo não conhecendo todos eles. Vou socializar com vcs minha experiência maior com o conto que ocorreu quando fui aluno da grande Maria Lúcia Dal Farra pela UFS, na disciplina Teoria da Literatura II quando estudamos a narrativa. Na oportunidade fui/fomos apresentados ao Anton Tcheckov, daí vislumbra-se a riqueza da experiência.
Abraços, Marcos de Fátima Bahia.
Sou completamente apaixonada por A Galinha Degolada de Horácio Quiroga um conto para mim de irônico horror e que vem no livro Contos de Amor, de Loucura e de Morte.
Um escritor fabuloso. No original é ainda melhor.
Alguns:
- o afogado + bonito do mundo (Gabo);
- a queda da casa de Usher (Poe);
- a causa secreta (Machado);
- a noite (Maupassant);
- venha ver o por do sol (Lygia).
“A moça tecelã” de Marina Colasanti é o conto que mais me marcou. Também gosto muito de um conto da Clarice Lispector que li há muitos anos e esqueci o título, que era sobre uma menina que queria um livro emprestado de uma colega. O único livro de contos que consegui ler todo (sempre acabo lendo alguns e não terminando 😅) foi “No seu pescoço” de Chimamanda Ngozi Adichie, porque sou viciada na escrita dela. ❤
Eu gosto muito de 2 contos da Clarice Lispector (perdoando Deus e Esperança) e conheci esses contos graças ao canal antofagica. Qdo vcs lançaram um vídeo no dia em que a Clarice faria 100 anos. Depois de ver o vídeo, comprei o livro.
Gosto muito do livro de contos Escuridão total sem estrelas do Stephen King. Em especial, do primeiro conto que inspirou o filme 1.912 da Netflix.
E fazendo um pequeno jabá, tem um conto que eu escrevi "E então decidi morrer" que recomendo a leitura pra quem gosta de contos de drama
Para mim, no topo da lista, vem A hora e a vez de Augusto Matraga.
3:00 machado de assis, sem sombra de dúvida, é o reizinho dos contos. e tenho pra mim que "a cartomante", "a causa secreta", "a carteira" e até mesmo "missa do galo" são ensaios de Dom Casmurro, pois os três primeiros tem a premissa de um protótipo de homem traído, uma mulher casada e um amigo talarico, e no último, um narrador personagem que nos dá pistas o tempo todo de não ser confiável.
A Dama e o cachorrinho, tem um papel central no filme O leitor, aliás literatura é o que não falta nesse filme, mas com esse conto a personagem principal aprende a ler "sozinha" de uma forma bem interessante 📚📚📚📚
nossa, há muitos contos! "a casa de Astérion" de Borges é uma das coisas mais potentes do mundo; os contos de Bruno Schulz são, assim como os de Kafka, absurdos! ; Tem a "Casa tomada" de Córtazar; o Gógol... São muitos! Sem contar os de Clarice que são bárbaros, uma verdadeira Tchechov brasileira segundo o seu biógrafo Benjamin Moser!
O nariz, de Gogol é um conto sensacional.
eu amo tanto olhos d'água
Adorei! Quero conhecer a Lydia Davis e a Samantha. Recomendo os contos de Lygia Fagundes Telles, especialmente "Venha ver o pôr do sol", que é um dos que mais me marcou.
Além disso pra mim os contos são bons por serem mais fáceis de colocar na rotina, vc lê normalmente de uma vez e pronto !
Clarice maior contista desse país! Perdoando Deus é divino.
Adoro vídeo de contos e amei esse! um suco de ótimas indicações 🤩
Faz mais vídeos sobre contos, Líviaaa 🙏🏽
Os contos que foram um tremendo nocaute pra mim são, Angústia de Anton Tchékhov e O Grande Passeio de Clarice Lispector
Leia também " Olhos Mortos de Sono " , de Anton Tchekov. Você vai adorar !
Contos do livro Sagarana, Guimarães Rosa. Amo.
Eu amo o conto Uns braços, de Machado de Assis, e o Corvo, do Edgar Alan Poe.
✔Sempre realizando um bom trabalho.
Eu tenho certeza de que A terceira margem do rio de João Guimarães Rosa inspirou Benedito Ruy Barbosa, autor da novela Pantanal. kkkk... Algo me diz que o velho do rio foi inspirado no pai que embarca na canoa.
falrou HP Lovecraft, um genio no quesito contos de horror
Eu amo contos! Clarice, Machado de Assis, Tchekhov, Flannery O'Connor e por aí vai...Mas A seleção de contos "As Coisas que Perdemos No Fogo" da escritora argentina Mariana Enríquez, foram os mais perturbadores que já li até hoje. 😳🙏
Gostei da dica!
A escrita da Mariana é demais
Sou muito fã dos contos de terror , eis que são a grande maioria de minha lista :
1 ) A loteria , de Shirley Jackson ;
2 ) Eles , de R. Kippling ;
3 ) O Altar dos Mortos , de Henry James ;
4 ) Venha ver o pôr do sol , de Lygia Fagundes Telles ;
5 ) Olhos Mortos de Sono , de Anton Tchekov ;
6 ) O misterioso caso do senhor Valdemar ; de Edgar Allan Poe ;
7 ) Êxtase , de Katherine Mansfield ;
8 ) O mundo coberto de penas , de Graciliano Ramos ;
9 ) Coletânea de contos " Homens sem Mulheres " , de Haruki Murakami .
Boa noite a todos do canal Antofagica e para Lívia Piccolo. Tenho em mente alguns contos que me marcaram muito, de autores que contribuíram para minha formação: "Amor" de Clarice Lispector; "Pai contra mãe" de Machado de Assis; "Os mudos" de Albert Camus; "O aniversário de Infanta", "O príncipe feliz", "O gigante egoísta" e "O foguete notável", esses três de Oscar Wilde. É isso. Beijos e abraços hoje e sempre para todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘
Eu colocaria o conto ( o depoimento de randolph cárter do nada querido HP LOVECRAFT
O homem que sabia javanês e a parádia deliciosa: O homem que sabia Djavanês. Não são os melhores conto que li, mas, me trazem lembranças da infância, e remetem à minha própria condição de ser um "faz tudo" que aceita qualquer trabalho e, as vezes, aprende o serviço enquanto faz.
Esse conto clássico do Lima Barreto também é extraordinário! Uma delícia de ler.
Pra mim, A Terceira Margem de Guimarães Rosa, é o melhor conto dentre todos
Ler aquele conto, traz um sensação tão diferente, estranha e ao mesmo tempo, extremamente prazerosa !
Os contos da Marina Colasanti e da Julia Lopes de Almeida, também são ótimos!
"O sol na cabeça ", livro de contos, por Giovane Martins, também é muito bom.
Amor 77
E depois de fazer tudo o que fazem, se levantam, se banham, se entalcam, se perfumam, se penteiam, se vestem, e assim progressivamente vão voltando a ser o que não são.
Julio Cortazar
Muito bom 😀
Valeu Lívia!🥳
Do Poe, gosto de váááários, mas o Barril de Amontilado é o meu preferido.
Assim como Dogon do Lovecraft e A Torre do Elefante do Howard.
A casa velha de Machado de Assis também é um conto muito interessante. Tem um podcast top Ler Antes de Morrer de Isabela Lubrano.
O Horla de Guy de Maupassant
Eu preferiria ter de ir tirar o pai da forca a fazer um vídeo com os 10 melhores contos para mim: mas não pude deixar de me lembrar de um, pouco conhecido, do Machado: "Valério". Narra a história de um pobre coitado a quem tudo vai de mau a pior, fazendo do leitor uma espécie de "plateia sádica" que se entretém com os reveses do infeliz protagonista da história, em sequência: perde a jovem que amava para outro; perde o emprego; e não tinha nem nada nem ninguém por si no mundo. O conto termina como um típico deboche ácido machadiano, num humor negro também bem dele, com um espécie de "fecho de ouro": "Valério, que cometera outras tolices na sua vida, coroou a obra indo atirar-se ao mar."
Microcontos parecem ser a fronteira entre a prosa e a poesia. Me lembrei do Cota Zero do Carlos Drummond:
Stop
A vida parou
Ou foi o automóvel?
Uma vela para Dário - Dalton Trevisan.
Entra na minha lista dos cinco maiores contos da literatura mundial.
Os porcos de Lygia Fagundes, final super emocionante
LISTA DE CONTOS que curto e recomendo.
Rubem Fonseca - Anjo das Marquises
Chuck Palahniuk - Zumbi
Raphael Montes - Banquete
Flávio Karras - Rebobinando
Carlos Patrício - A questão de todas as questões
Cláudia Lemes - O tanatopraxista
Haruki Murakami - Sono
Leonel Caldela - O Cão
Braúlio Tavares - Haxan
Marcelo Moutinho - 3 apitos
Da sua lista , li apenas o " Sono " , de Haruki Murakami . O livro de contos dele chamado " Homens sem mulheres " é maravilhoso !
Esse último conto que a menina come pássaro vivo, me lembrou Drácula. Tem um paciente do médico que faz isso.
Faltou Rubens Fonseca
acho que um conto imprescindível é "um dia perfeito para peixes-banana", de J. D. Salinger
Amo Os Mortos de James Joyce.
Eu creio que há uma relação entre a dama do cachorrinho de Tchecov e Miss Dólar de Machado de Assis em forma e conteúdo.
Santíssima e Má Sorte da Paulliny Tort e Alma de Itamar Vieira Júnior.
Boa noite 🌃
O vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan
Recomendo o "Demônios" de Aluísio Azevedo 🖤
Que vídeo maravilhoso!!!! E quantas dicas para reflexão!! Amei!!💝
Desses, já tinha lido os 2 primeiros.
Comecei a assistir ao vídeo com um pé atrás porque acho que listagens, paradoxalmente, são um sinal de limitação do conhecimento sobre o assunto. Contudo, suas escolhas foram boas.
O convidado, Murilo Rubiao
Flor, moça, telefone e A doida de Drummond;
Negrinha de Monteiro Lobato;
Sorôco, sua mãe e sua filha de Guimaraes Rosa;
Os dragões de Murilo Rubião...
Vou completar a sua lista (que já é muito boa): "Venha ver o pôr do sol" (Lygia Fagundes Telles), "Casa tomada" (Julio Cortázar), "Aqueles dois" (Caio Fernando Abreu), "O cobrador" (Rubem Fonseca), "Viagem aos seios de Duília" (Aníbal Machado), "O arquivo" (Vitor Giudice) e qualquer um do Dalton Trevisan.
perfeito! =D
não reconheci a cena final... alguém pode me dizer, pfv
Não podia faltar Anton Tchekhov 📚
Brete Harte... A fortuna do campo trovejante...
Perdão... é Bret Harte
O ovo e a galinha - Clarisse Lispector