Você já conhecia o X68000? ✨ Bora Chegar nos 130k? Se inscreva no Aperte Start 👉 bit.ly/canalapertestart ✨Playlist Dos Consoles 👉bit.ly/consolesplaylist ✨ Contato Comercial: contato@apertestart.net ✅ Conheça meu segundo canal, o Outro Start bit.ly/outrostart 👊 ✅ Quer Apoiar o canal? Participe do Clube de membros: th-cam.com/channels/0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7w.htmljoin ✅ Músicas que eu uso nos vídeos: Epidemic Sound (30 dias grátis pelo link) bit.ly/3P1Vm1q ✅ Redes Sociais Discord: bit.ly/3a86O8m Instagram, Facebook: @apertestartoficial Grupo oficial no Telegram: bit.ly/2w0vMa4 🎁 Quer me enviar alguma coisa? Manda para Caixa Postal (e avise)👊 Eduardo Peixoto Rua Holanda, 202 Caixa Postal 4132 Curitiba PR CEP 82501970
Meu seu canal é espetacular, da pra ver como vc fala que não é um trampo normal pra você, você realmente ama videogame. Me sinto representado te ouvindo.
Tive um pai maravilhoso, que mesmo a gente sendo pobres, sempre fazia rolos com pessoas que conhecia, com isso tive a sorte de ter contato com varios video games, mas o brilho dos meus anos 90 foram os PCs, lembro pouco dos tipos que tive, mas lembro bem do 486, joguei muito no DOS, por disquetes e CDs de revistas, usei muito o Windows 3.1, 95 e 98. Época maravilhosa. Hj mesmo sem grana pra melhorar meu PC ainda jogo ele demais. Meu xodó. CPU FX-8350, 16gb DDR 3 1866 e uma GTX1060 6gb. Esta defasado, mas faço misérias com ele kkkkk. Obrigado pelo video e desculpe o péssimo português.
Legal a sua experiência de jogos com Pc, eu tenho um notebook com processador i3 encostado com 4Gb de ram e Hd de 320Gb . Que emulador vc me aconselha a usar para jogar jogos de Super Nintendo e Playstation e onde eu posso baixar jogos?
@@rtekno315 amigo com essa configuração você consegue instalar batocera , é uma plataforma que roda os maiores vídeo game de época , da uma pesquisada no próprio TH-cam.
Já escrevi muitas vezes esse comentário e vou o fazer sempre: A edição, roteiro, trilha, sonorização... Todos os elementos dos seus vídeos são produzidos com um carinho inimaginável! Eu fico arrepiado e com um sorriso no rosto desde o início até o fim do conteúdo. Você é espetacular! Obrigado por tanto.
Em meus meu 44 anos, eu nunca tinha ouvido falar neste videogame. Mostra o qto o seu trabalho é espetacular, e aposto q este episódio é um dos seus mais queridos. Pq mostrar p nós um videogame tão especial é algo acima do patamar. Muito obrigado por nos apresentar esta máquina linda, e mostrar os seus jogos poderosos q fiquei babando aqui de vontade de jogar. Sucesso sempre!
Pois nesse console existia um game exclusivo desse console chamado Akumajou Dracula ou Castlevania, e poucos meses ganhou um relançamento em 2001 no console do PS1 chamado Castlevania Chronicles um remake ou uma remasterização do primeiro jogo do NES.
Ele comentou no vídeo sobre esse jogo. E não são poucos meses, o jogo do X68000 é de 1993 e o do Playstation de 2001 (que aliás está escrito na caixa).
Muito interessante a visão empresarial da Sharp. É uma pena que nos anos 80 e 90 a importação era muito difícil...e isso tbm trazia uma certa insegura por ter que esperar 6 meses para descobrir se fizemos uma boa ou uma ruim escolha. Passei por isso com o Turbografix (console que tenho até hoje). Mas a dificuldade de colocar as mãos em bons jogos e acessórios acabou me desanimando... Vc sempre trazendo ótimas informações do Mundo dos Vídeo Games... Sou seu admirador... Parabéns e muito obrigado.
Seu trabalho é incrível e inspirador! Eu sou apaixonado por tecnologia e videogames e tive a honra de viver as mesmas coisas que você, por conta da idade! Continue! Em momentos difíceis pra mim, seus vídeos eram a única alegria do dia! Abraço forte!
Parabéns pelo vídeo, meu pai trabalhou na Sharp por quase dez anos, tinha acesso aos catálogos internacionais deles, nos anos 80, simplesmente demais, é uma empresa de tirar o chapéu
Cara, seus vídeos são fantásticos e sou assiduo aqui praticamente deve o começo. Mas esse foi sua obra prima! Obrigado por trazer entretenimento de tão alto nível! Sucesso.
Sharp era uma das melhores empresas que faziam tv de tubo. Eu ainda tenho um som da marca. Mas o japonês gosta e compra coisas boas mesmo que sejam caras. Olha o Nissan GTR. Aqui no DF um cara importou um desses R33 e quando desmontou a tapeçaria, viu que o carro tinha a carroceria toda ponteada e reforçada. Por um tempo ele desconfiou que era batido, mas aí vou que os japoneses tinham essa mania de desmontar os esportivos de epoca para dar pontos de solda e reforços em carros novos. Objetivo era ter um track day car e carro de uso diário.
O pior é que a Sharp tinha praticamente o monopólio da fabricação dos painéis LCD nos anos 2000. Era a fornecedora de painéis para a maioria das outras fábricas de TV, celular, games portáteis, etc. Ou seja, tinha tudo para entrar nesse mercado com tudo. Mas pouco a pouco foi sendo superada pela concorrência.
Em casa tem um vídeo k7 da sharp comprado via consórcio em meados de 91, tenho até hj, foi pra técnica uma única vez... Está parado a uns dez anos e testei esses dias e está ok
@@saulooliveira892 eu tive bastante coisa da Sharp, no Japão a marca fabrica de TVs, aparelhos de som até panela de arroz. Tive até um HTPC da Sharp, da época dos primeiro Intel dualcore. O PC pifou a MOBO faz tempo, mas o monitor funciona até hoje e tem imagem melhor que meu note novo que tem tela TN.
MInha experiência com PCs começou na segunda metade dos anos 90 já com Windows 95 e MS-DOS, com um computador fabricado pela IBM. Joguei altos jogos, a minha família teve uma boa condição para comprar uma marcadoria dessa. Uma pena o Sharp X68000 nunca ter sido lançado aqui e sendo restrito ao mercado japonês. Não sei se faria tanto sucesso, mas seria mais uma opção para quem era fã de jogos eletrônicos. Mais um vídeo incrível, Ed. Adorei conhecer a história do Sharp X68000!
Ed, esse tipo de video de consoles obscuros da forma como você explica é muito didático, aprecio esse tipo de narrativa, ficaria feliz de mais vídeos assim no canal, espero que consiga falar de mais num futuro breve.
Esse computador é MONSTRO! Emulei ele tempos atrás, e apesar da dificuldade de se rodar seus jogos dessa forma, fiquei espantado com os ports de arcade!
Que incrível!!! Não conhecia. Tu era bem mais viciado do que eu, eu achei que era informado e não chego nem perto de você, mas sou do DF aqui não tinham essas opções de revistas, só começou a ter revistas importadas aqui com facilidade depois de 93. Eu lia muito as comuns, VideoGame, Ação Games, Power Game e Super Game. Que produto fenomenal, parabéns pelo vídeo.
Muito bom! Nem sabia que esse videogame existia! Me lembro de a Sharp ser uma empresa de TV's tão boa, que tivemos que doar nossa TV de tubo para uma escola de eletrônica, porque a TV já tinha 20 anos de idade e funcionava ainda tão bem (com absolutamente tudo original), com um colorido ainda tão bonito, que dava dó de jogar fora! Por isso não me surpreende o videogame da Sharp ser tão bom! Vi que, por exemplo, o Castlevania de Sharp 68K era mais bonito do que o Super Castlevania IV de SNES, que foi feito coisa de 6 anos depois!
Caraca, tenho 42 anos, sou apaixonado por video games desde os meus 4 anos. Hoje em dia tenho alguns poucos consoles na minha coleção, nunca havia escutado nada sobre o *X68k* que video game Phodão, adorei seu vídeo, muito obrigado por compartilhar conosco. Show! ☆☆☆☆☆
Gostei do vídeo, vídeo game não é meu forte, parei nos anos 80' no velho Atari, mas sou um apaixonado por curiosidades tecnológicas de outras décadas, muito bom seu trabalho, parabéns !
Lembro de quando criança em uma banca de jornal vi em uma revista sobre essa maquina e fiquei sonhando com isso. Hoje você simplesmente destravou uma memoria que eu havia esquecido e confesso que até me emocionei. Muito obrigado por isso e que continuei esse maravilhoso trabalho.
Top! Nunca tinha ouvido falar nesse Sharp, na minha época o game que eu sabia que existia mas nunca tinha visto era o todo poderoso Neo Geo. Até hoje nunca vi um tô com 42 anos. Lendas do mundo dos games kkk
Simplesmente sensacional. Sou fã da plataforma a ponto de cometer uma loucura similar (só que uma década mais tarde) e importei um de lá pelos mesmos canais. Deu pra pegar um não tão caro, e a agonia foi pela metade (3 meses). Realmente é o arcade em casa, antes do Neogeo AES. Você só esqueceu de dizer que ele é também um dos "deuses dos jogos de navinha" com um acervo muito variado e bom desse estilo de jogo. Pena que com o passar dos anos, fazer a manutenção dos X68k é um saco, e a falta de documentação sem ser em japonês e as peças caríssimas tende a deixar o colecionismo dele ainda mais caro! E fica a dica em falar do outro computador premium da época, e o rival do X68000, o FM Towns e também do seu mal fadado console o Marty, que apesar de tudo, foi o primeiro videogame de 32bits do mundo e da febre multimidia que começou graças aos computadores da Fujitsu.
Que maquina interessante este Sharp, estes gráficos e resolução alta nesta época faziam qualquer amante de tecnologia e gamemaníaco babar e só agora conheci através do seu vídeo. Nesta época o máximo que cheguei a conhecer pessoalmente foi o MSX da gradiente e foi na escola com jogos educativos, PC mesmo só em 95 que consegui colocar as mãos quando o meu saudoso pai comprou o meu primeiro PC, um Pentium 100, época que me marcou muito e me influenciou o que eu me tornaria no futuro...
O MSDOS rodou popularmente até meados de 1998, o Windows ficou popular no Brasil em meados de 1997/98, uma empresa mostrar uma foto como aquela da cantora em 1986 é como mostrar uma imagem 8k em 1996. Essa era uma época que qualidade vinha acima da comercialidade, hoje as empresas só criam produtos que tem capacidade de serem populares, poucas arriscariam dessa forma.
Quem já tem certa idade, viu surgir os vídeo games, tem noção do que era ter bons gráficos nos anos 80. Simplesmente sonhávamos com os gráficos atuais. Nós vimos toda a trajetória tecnológica que culminou nos games atuais. Pra quem joga há mais de 30 anos, esse canal é uma aula.
Caramba que máquina!!! Valeu Ed por trazer esse clássico ao nosso conhecimento !! Eu n conhecia, que gabinete lindo até para a atualidade ! Um abraço brother. Adoro seus vídeos!
Vídeo ótimo, Ed! O x68k é uma das máquinas mais lindas que eu já vi. Mas torça pra esse x68k nunca ter q trocar os capacitores... É uma das máquinas mais complexas a serem desmontadas.
Pelo que vi de histórias de consoles até agora no canal, a facilidade no desenvolvimento é o que realmente manda na plataforma. Todas as que detinham essa característica prosperaram.
Descobri hoje sobre este X68000 por acaso, pesquisando sobre o jogo Lagoon, que foi o primeiro RPG que joguei na minha vida. O Lagoon primeiro foi lançado para o X68K e não para o SNES, que é o que todo mundo pensa, assim como eu pensava. E já fiquei sabendo que a versão para X68K do Lagoon é melhor e tem mais conteúdo. Então fui ver o que era esse tal de X68000 e vim parar aqui no teu vídeo. Agora vou dar um jeito de conhecer os jogos e catar um emulador para jogar o Lagoon original. Impressionante o que a Sharp conseguiu fazer naquela época. Seu vídeo ficou muito bom, já me inscrevi. Abraço.
Cara to assistindo todos os vídeos do canal dessa série das histórias dos games...nossa que trabalho, meus parabéns de coração, isso que faz o youtube ser a maravilha que é! Abraços TMJ
Máquina sensacional. Na época o mais avançado que tive notícia foi o MSX2+ e só tive contato com o Gradiente Expert modificado para MSX2+ com o kit produzido pelo Ademir Carchano no início dos anos 90 por engenharia reversa do MSX2+ japonês da Panassonic.
Eu só fui conhecer quando tive internet (1997). Falavam que os ports para ele eram iguais aos do arcade. Anos depois foi que fui mexer com o emulador dele. Fantástico pra época.
Sensacional a história de console tão imponente e ao mesmo tempo obscuro! Uma dúvida, Ed vc fez manutenção preventiva com o Nando games? Um abraço e sucesso pelo espetacular vídeo
Ola Ed, antes de tudo, parabéns pelo seu trampo. To numa vibe retro, e é legal ver vc falar sobre game das antigas, mas não só isso, de hardware, e equipamentos antigos. Pq vc traz muitos detalhes, e acho tão importante saber as specs do equipamento. Até mais do que saber o que ele rodava... Quantos anos vc tem? Aparentemente, parece que vc é da mesma geração que eu. Mas teve acesso a muito mais tecnologias... Continue com o ótimo trabalho
que conteudo bacana....a primeira vez que eu ouvi falar no x68000 foi em 2002 um amigo meu do japao estava em casa e por coincidencia eu tava jogando akumajo dracula e ele havia mencionado que o jogo era similar ao do x68...foi ae que ele foi me contando deste computador fantastico seria bacana se alguem com tempo e dinheiro criasse uma especie de revival para ele usando as tecnologias de hj em dia ou melhor que isso mas claro levando o nome emblematico do x68000
Realmente é diferenciado, o som é simplesmente incrível, parece ser ao vivo de tanta qualidade, joguei o final FIGHT, pra mim superior ao arcade, akumaju, coisa linda, estou testando a biblioteca de jogos e imagino a felicidade de quem possuiu na época de 89 em diante. Belo vídeo. 💪😜👍
Por isso esse canal é incrível. Eu jamais saberia que essa máquina era esse monstro todo se não fosse pelo Ed. Eu lembro vagamente de algumas informações em pouquíssimas publicações da época mas nada nesse nível. Valeu Ed!!
Eu tive um Neo Geo,muito bacana, vendi e comprei um amiga 500, não me arrependi,foi um dos melhores computadores que eu tive , melhor ate que o MSX+ com fmpac
Nunca soube da existencia dessa maquina, muito interessante! Seus videos sao como uma viagem no tempo! PS: Pro pessoal dos comentarios, ver o video todo antes de comentar, muita gente comenta falando q faltou algo ou perguntando algo que ja foi falado no video.
Te entendo, nostalgia para os gamers é quase uma doença. Na minha adolescência meu sonho era ter um PSVita. Nunca pude ter um até uma oportunidade ano passado. Quase não jogo, mas é meu pequeno bebelo.
Eu que lembro de ter visto os fliperamas dos anos 80 por conta do que tinha no clube Nacional, olhando as imagens me surpreendeu era bonito demais. Certamente impactava na época.
Bem interessante esse console da Sharp, mesmo ter passado despercebido por aqui fez sucesso no Japão e mostrou que pode rodar bem jogos idênticos dos fliperamas, muito bom sabermos disso.
Ninguém ligava para o x68000. Bem no início dos anos 2000, com a tara por Akumajo Dracula (Castlevania), o computador ganhou a atenção de todos. Como nunca pude comprar o Hardware, só uso o emulador japonês (com o SO). Grato pelo vídeo.
Boa Noite, fui conhecer sobre este pc a poucos dias, fiquei tão impressionado, que já montei um emulador, estou lutando para deixar a tela cheia,mas creio que não vai rolar,porém como curto demais portes de arcades para outras plataformas, vou jogar o melhor porte de final fight que já vi !
Por um instante quando ele começou esse vídeo eu lembrei de um episódio do Pica-Pau onde tinha um gato que queria empalhar ele e ficava repetindo "Dinheiro, mansões, iate, mulheres..."
Tenho uma pequena noção de como foi o primeiro contato de um jogador com uma máquina dessas. Quando vi mortal Kombat 1 pela primeira vez foi um choque me lembro até hj perfeitamente aquele gráfico com movimentos incríveis em uma máquina enorme bem caracterizada
Muito show esse teu X68k, só vi em foto ou vídeo até hoje. Sobre as caixas, jogos japoneses de computador ao longo dos anos foram ficando com caixas cada vez mais bonitas. Mesmo jogos de MSX2 como Dragon Slayer IV, Xak ou série Ya vinham em caixas que deixam muitas edições especial de hoje em dia comendo poeira. Bora vender o terceiro rim pra comprar o X68k Mini 😅.
Porra Ed, tá maluco... Eu nem achei que fosse possível alguém daqui do BR ter um X68k. Só fui saber o que era essa plataforma nos tempos da internet, quando vi conteúdo do Castlevania e fiquei abismado com as capacidades de som e modularizações em MIDI que ele dava suporte. E isso vem de um fanboy de AMIGA e dos synths proporcionados pela PAULA. ;) A propósito, parabéns por mais um ótimo vídeo, especialmente por ser de retro-computação, algo que a meu ver, falta conteúdo na plataforma br. O que me chama atenção no X68k é que a meu ver, uma plataforma como essa só poderia ser viável no Japão no cenário de otimismo econômico dos 80s mesmo. Normalmente, as empresas sobrevivem criando margem de lucro com hardwares mais 'adaptáveis' e menos hardcore, como foi o caso dos MSX e PC-FX nos anos 80, e posteriormente praticamente todos os hardwares mais fracos que o top de linha que empresas como a Nintendo e a Sony lançaram. Obrigado pelo trabalho!
Acompanho você a 2 anos, sempre achei seu vídeos muito bem feitos e profissionais, cheio informações. Sempre compartilho os seus vídeos. Mais ainda acho que falta fazer a conversão dos valores pagos ou quanto custava na época pra valores atuais. Pra quem nunca importou ou pra galera mais nova. Pois quando tive meu super Nintendo em 96 paguei 360 reais o que hoje daria uns 1600, em dólares uns 200 dólares na época o que não chega nem perto do que vale o dólar hoje...
Você já conhecia o X68000? ✨ Bora Chegar nos 130k? Se inscreva no Aperte Start 👉 bit.ly/canalapertestart
✨Playlist Dos Consoles 👉bit.ly/consolesplaylist
✨ Contato Comercial: contato@apertestart.net
✅ Conheça meu segundo canal, o Outro Start bit.ly/outrostart 👊
✅ Quer Apoiar o canal? Participe do Clube de membros:
th-cam.com/channels/0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7w.htmljoin
✅ Músicas que eu uso nos vídeos:
Epidemic Sound (30 dias grátis pelo link) bit.ly/3P1Vm1q
✅ Redes Sociais
Discord: bit.ly/3a86O8m
Instagram, Facebook: @apertestartoficial
Grupo oficial no Telegram: bit.ly/2w0vMa4
🎁 Quer me enviar alguma coisa? Manda para Caixa Postal (e avise)👊
Eduardo Peixoto
Rua Holanda, 202
Caixa Postal 4132
Curitiba PR
CEP 82501970
Esse é fera! Estou em uma missão de jogar todos os jogos dele! :)
Deixa eu aproveitar e lhe perguntar uma coisa :) qual emulador você usa? Eu uso o WinX68kHighSpeed_eng e queria saber se existe algum melhor.
dica como dica exibir os valores da época em reais corrigidos e também valores de peso do aparelho pois tonelada fica muito raso
Fala do gradiente Oz mannnnnnnn, computador com essa pegada top de linha pra época também! Poucos poderiam ter!
Parabéns! Excelente vídeo! Um abraço!
Meu seu canal é espetacular, da pra ver como vc fala que não é um trampo normal pra você, você realmente ama videogame. Me sinto representado te ouvindo.
Tive um pai maravilhoso, que mesmo a gente sendo pobres, sempre fazia rolos com pessoas que conhecia, com isso tive a sorte de ter contato com varios video games, mas o brilho dos meus anos 90 foram os PCs, lembro pouco dos tipos que tive, mas lembro bem do 486, joguei muito no DOS, por disquetes e CDs de revistas, usei muito o Windows 3.1, 95 e 98. Época maravilhosa. Hj mesmo sem grana pra melhorar meu PC ainda jogo ele demais. Meu xodó. CPU FX-8350, 16gb DDR 3 1866 e uma GTX1060 6gb. Esta defasado, mas faço misérias com ele kkkkk. Obrigado pelo video e desculpe o péssimo português.
Rapaz, teu português tá de parabéns.
Legal a sua experiência de jogos com Pc, eu tenho um notebook com processador i3 encostado com 4Gb de ram e Hd de 320Gb . Que emulador vc me aconselha a usar para jogar jogos de Super Nintendo e Playstation e onde eu posso baixar jogos?
@@rtekno315 amigo com essa configuração você consegue instalar batocera , é uma plataforma que roda os maiores vídeo game de época , da uma pesquisada no próprio TH-cam.
@@rtekno315 compra o super coleção do ps2 e coloca nele kkkk
@@rtekno315 se for usar pelo Windows mesmo nada como o Retroarch. no começo é meio complicado mas depois que aprende a configurar fica moleza
Já escrevi muitas vezes esse comentário e vou o fazer sempre:
A edição, roteiro, trilha, sonorização... Todos os elementos dos seus vídeos são produzidos com um carinho inimaginável!
Eu fico arrepiado e com um sorriso no rosto desde o início até o fim do conteúdo.
Você é espetacular!
Obrigado por tanto.
De fato. A Internet trouxe muitos talentos à tona, que nunca seriam conhecidos se ainda dependêssemos do monopólio artístico da era da televisão.
Em meus meu 44 anos, eu nunca tinha ouvido falar neste videogame. Mostra o qto o seu trabalho é espetacular, e aposto q este episódio é um dos seus mais queridos. Pq mostrar p nós um videogame tão especial é algo acima do patamar. Muito obrigado por nos apresentar esta máquina linda, e mostrar os seus jogos poderosos q fiquei babando aqui de vontade de jogar. Sucesso sempre!
Em meu 45 anos, eu nunca ouvi sobre este videogame tambem. Ainda bem! kkkk! Seria mais um videogame q eu soh ficaria na vontade kkkk!
Nos meus 39 anos (29 gamer ) eu tbm nunca ouvi falar desse trem .
Mas nem era videogame
@@matacachorro4090 tá bom!
Pois nesse console existia um game exclusivo desse console chamado Akumajou Dracula ou Castlevania, e poucos meses ganhou um relançamento em 2001 no console do PS1 chamado Castlevania Chronicles um remake ou uma remasterização do primeiro jogo do NES.
Ele comentou no vídeo sobre esse jogo. E não são poucos meses, o jogo do X68000 é de 1993 e o do Playstation de 2001 (que aliás está escrito na caixa).
@@liceo2000 E também tem a versão remasterizada no Chronicles, com cores melhoradas e versões remix das músicas.
Na verdade não era um console, mas um computador...
Canal sensacional! Descobri esta semana, e estou maratonando. Apesar de jogar apenas no PC, a qualidade aqui é incrível. Parabéns!
Cara, recomendoa série Playstation. Fenomenal!
Muito interessante a visão empresarial da Sharp. É uma pena que nos anos 80 e 90 a importação era muito difícil...e isso tbm trazia uma certa insegura por ter que esperar 6 meses para descobrir se fizemos uma boa ou uma ruim escolha. Passei por isso com o Turbografix (console que tenho até hoje). Mas a dificuldade de colocar as mãos em bons jogos e acessórios acabou me desanimando...
Vc sempre trazendo ótimas informações do Mundo dos Vídeo Games...
Sou seu admirador...
Parabéns e muito obrigado.
Seu trabalho é incrível e inspirador! Eu sou apaixonado por tecnologia e videogames e tive a honra de viver as mesmas coisas que você, por conta da idade! Continue! Em momentos difíceis pra mim, seus vídeos eram a única alegria do dia! Abraço forte!
Incrível saber que em meados dos anos 80 já havia um hardware tão potente , parabéns pelo seu trabalho 👍
Que aparelho incrível. Essa experiência para sua aquisição foi demais!!!
Parabéns pelo vídeo, meu pai trabalhou na Sharp por quase dez anos, tinha acesso aos catálogos internacionais deles, nos anos 80, simplesmente demais, é uma empresa de tirar o chapéu
Cara, seus vídeos são fantásticos e sou assiduo aqui praticamente deve o começo. Mas esse foi sua obra prima! Obrigado por trazer entretenimento de tão alto nível! Sucesso.
Sharp era uma das melhores empresas que faziam tv de tubo.
Eu ainda tenho um som da marca.
Mas o japonês gosta e compra coisas boas mesmo que sejam caras.
Olha o Nissan GTR.
Aqui no DF um cara importou um desses R33 e quando desmontou a tapeçaria, viu que o carro tinha a carroceria toda ponteada e reforçada. Por um tempo ele desconfiou que era batido, mas aí vou que os japoneses tinham essa mania de desmontar os esportivos de epoca para dar pontos de solda e reforços em carros novos.
Objetivo era ter um track day car e carro de uso diário.
Verdade kkk não sei como parou de fazer tv
@@rodrigoaparecidoalves3954 não parou ela só saiu do Brasil lá no Japão continua fazendo
O pior é que a Sharp tinha praticamente o monopólio da fabricação dos painéis LCD nos anos 2000. Era a fornecedora de painéis para a maioria das outras fábricas de TV, celular, games portáteis, etc. Ou seja, tinha tudo para entrar nesse mercado com tudo. Mas pouco a pouco foi sendo superada pela concorrência.
Em casa tem um vídeo k7 da sharp comprado via consórcio em meados de 91, tenho até hj, foi pra técnica uma única vez... Está parado a uns dez anos e testei esses dias e está ok
@@saulooliveira892 eu tive bastante coisa da Sharp, no Japão a marca fabrica de TVs, aparelhos de som até panela de arroz. Tive até um HTPC da Sharp, da época dos primeiro Intel dualcore. O PC pifou a MOBO faz tempo, mas o monitor funciona até hoje e tem imagem melhor que meu note novo que tem tela TN.
Thanks!
Israel, muito obrigado mano! Me procure em um dos contatos da descrição para eu enviar uma lembrancinha do canal para vc 👍
Valeu!
Muito obrigadooooooooooooooooooooooooooo
MInha experiência com PCs começou na segunda metade dos anos 90 já com Windows 95 e MS-DOS, com um computador fabricado pela IBM. Joguei altos jogos, a minha família teve uma boa condição para comprar uma marcadoria dessa.
Uma pena o Sharp X68000 nunca ter sido lançado aqui e sendo restrito ao mercado japonês. Não sei se faria tanto sucesso, mas seria mais uma opção para quem era fã de jogos eletrônicos.
Mais um vídeo incrível, Ed. Adorei conhecer a história do Sharp X68000!
Ed, esse tipo de video de consoles obscuros da forma como você explica é muito didático, aprecio esse tipo de narrativa, ficaria feliz de mais vídeos assim no canal, espero que consiga falar de mais num futuro breve.
Quando o cara faz um trampo com paixão, nos deparamos com esta obra-prima de vídeo! Topzeira bilong of galaxies viu Ed 👏🏻👏🏻👏🏻
Esse computador é MONSTRO! Emulei ele tempos atrás, e apesar da dificuldade de se rodar seus jogos dessa forma, fiquei espantado com os ports de arcade!
Sério legal
Que incrível!!! Não conhecia. Tu era bem mais viciado do que eu, eu achei que era informado e não chego nem perto de você, mas sou do DF aqui não tinham essas opções de revistas, só começou a ter revistas importadas aqui com facilidade depois de 93. Eu lia muito as comuns, VideoGame, Ação Games, Power Game e Super Game.
Que produto fenomenal, parabéns pelo vídeo.
Muito bom! Nem sabia que esse videogame existia! Me lembro de a Sharp ser uma empresa de TV's tão boa, que tivemos que doar nossa TV de tubo para uma escola de eletrônica, porque a TV já tinha 20 anos de idade e funcionava ainda tão bem (com absolutamente tudo original), com um colorido ainda tão bonito, que dava dó de jogar fora! Por isso não me surpreende o videogame da Sharp ser tão bom! Vi que, por exemplo, o Castlevania de Sharp 68K era mais bonito do que o Super Castlevania IV de SNES, que foi feito coisa de 6 anos depois!
Caramba, não conhecia. Impressionante. Deu até vontade de jogar esse Gouls'n Ghosts aí
É excelente mano, melhor versão disparado. E que pena que a gente não se encontrou lá na BGS 😲
Caraca, tenho 42 anos, sou apaixonado por video games desde os meus 4 anos. Hoje em dia tenho alguns poucos consoles na minha coleção, nunca havia escutado nada sobre o *X68k* que video game Phodão, adorei seu vídeo, muito obrigado por compartilhar conosco. Show! ☆☆☆☆☆
Gostei do vídeo, vídeo game não é meu forte, parei nos anos 80' no velho Atari, mas sou um apaixonado por curiosidades tecnológicas de outras décadas, muito bom seu trabalho, parabéns !
Lembro de quando criança em uma banca de jornal vi em uma revista sobre essa maquina e fiquei sonhando com isso.
Hoje você simplesmente destravou uma memoria que eu havia esquecido e confesso que até me emocionei.
Muito obrigado por isso e que continuei esse maravilhoso trabalho.
Top!
Nunca tinha ouvido falar nesse Sharp, na minha época o game que eu sabia que existia mas nunca tinha visto era o todo poderoso Neo Geo. Até hoje nunca vi um tô com 42 anos. Lendas do mundo dos games kkk
Simplesmente sensacional. Sou fã da plataforma a ponto de cometer uma loucura similar (só que uma década mais tarde) e importei um de lá pelos mesmos canais. Deu pra pegar um não tão caro, e a agonia foi pela metade (3 meses). Realmente é o arcade em casa, antes do Neogeo AES. Você só esqueceu de dizer que ele é também um dos "deuses dos jogos de navinha" com um acervo muito variado e bom desse estilo de jogo. Pena que com o passar dos anos, fazer a manutenção dos X68k é um saco, e a falta de documentação sem ser em japonês e as peças caríssimas tende a deixar o colecionismo dele ainda mais caro! E fica a dica em falar do outro computador premium da época, e o rival do X68000, o FM Towns e também do seu mal fadado console o Marty, que apesar de tudo, foi o primeiro videogame de 32bits do mundo e da febre multimidia que começou graças aos computadores da Fujitsu.
Que maquina interessante este Sharp, estes gráficos e resolução alta nesta época faziam qualquer amante de tecnologia e gamemaníaco babar e só agora conheci através do seu vídeo. Nesta época o máximo que cheguei a conhecer pessoalmente foi o MSX da gradiente e foi na escola com jogos educativos, PC mesmo só em 95 que consegui colocar as mãos quando o meu saudoso pai comprou o meu primeiro PC, um Pentium 100, época que me marcou muito e me influenciou o que eu me tornaria no futuro...
O MSDOS rodou popularmente até meados de 1998, o Windows ficou popular no Brasil em meados de 1997/98, uma empresa mostrar uma foto como aquela da cantora em 1986 é como mostrar uma imagem 8k em 1996.
Essa era uma época que qualidade vinha acima da comercialidade, hoje as empresas só criam produtos que tem capacidade de serem populares, poucas arriscariam dessa forma.
Quem já tem certa idade, viu surgir os vídeo games, tem noção do que era ter bons gráficos nos anos 80. Simplesmente sonhávamos com os gráficos atuais. Nós vimos toda a trajetória tecnológica que culminou nos games atuais.
Pra quem joga há mais de 30 anos, esse canal é uma aula.
O canal aperte Start é um dos melhores que já vi , informação, conhecimento e cultura; pra quem ama vídeo games como eu .... é um prato cheio 👏👏👏
Caramba que máquina!!! Valeu Ed por trazer esse clássico ao nosso conhecimento !! Eu n conhecia, que gabinete lindo até para a atualidade ! Um abraço brother. Adoro seus vídeos!
Nunca tinha ouvido falar desse X68k. No aguardo de um vídeo sobre o começo, meio e fim do Stadia.
Vídeo ótimo, Ed! O x68k é uma das máquinas mais lindas que eu já vi. Mas torça pra esse x68k nunca ter q trocar os capacitores... É uma das máquinas mais complexas a serem desmontadas.
já troquei 😲 é bem problemático mesmo
Pelo que vi de histórias de consoles até agora no canal, a facilidade no desenvolvimento é o que realmente manda na plataforma. Todas as que detinham essa característica prosperaram.
Descobri hoje sobre este X68000 por acaso, pesquisando sobre o jogo Lagoon, que foi o primeiro RPG que joguei na minha vida. O Lagoon primeiro foi lançado para o X68K e não para o SNES, que é o que todo mundo pensa, assim como eu pensava. E já fiquei sabendo que a versão para X68K do Lagoon é melhor e tem mais conteúdo. Então fui ver o que era esse tal de X68000 e vim parar aqui no teu vídeo. Agora vou dar um jeito de conhecer os jogos e catar um emulador para jogar o Lagoon original.
Impressionante o que a Sharp conseguiu fazer naquela época.
Seu vídeo ficou muito bom, já me inscrevi. Abraço.
Um dos melhores vídeos que já assisti! Muito bem editado, apresentado e explicado. Parabéns pelo melhor conteúdo gamer raiz que tem nesta plataforma!
6:45 Mario metendo as bolinhas no furico do Kong kkkk
Esse computador é lindo demais, o design dos eletrônicos japoneses nessa época era coisa de outro mundo.
Cara to assistindo todos os vídeos do canal dessa série das histórias dos games...nossa que trabalho, meus parabéns de coração, isso que faz o youtube ser a maravilha que é! Abraços TMJ
Valeu pelo vídeo! Sempre fui curioso com esse computador! Muito bonito o design desse seu aí! Show, continue com os excelentes vídeos! Abraço!
Máquina sensacional. Na época o mais avançado que tive notícia foi o MSX2+ e só tive contato com o Gradiente Expert modificado para MSX2+ com o kit produzido pelo Ademir Carchano no início dos anos 90 por engenharia reversa do MSX2+ japonês da Panassonic.
Eu só fui conhecer quando tive internet (1997). Falavam que os ports para ele eram iguais aos do arcade. Anos depois foi que fui mexer com o emulador dele. Fantástico pra época.
Ed, que vídeo excelente!!! Parabéns. Mostra o seu setup do x68k, ele montado, etc...
Parabens Ed, eu vi tb essa maquina quando era adolecente em uma revista na casa do meu tio, parabens por realizar esse sonho... Abraços
Se o Brasil era atrasado com games, aqui na Bahia o snes só chegou qnd o resto do mundo já curtia o ps2
Sensacional a história de console tão imponente e ao mesmo tempo obscuro! Uma dúvida, Ed vc fez manutenção preventiva com o Nando games? Um abraço e sucesso pelo espetacular vídeo
Ed, matéria espetacular, cara!!!!! Deu até vontade de comprar um malandro desse!!!!🎉🎉🎉🎉
Ola Ed, antes de tudo, parabéns pelo seu trampo. To numa vibe retro, e é legal ver vc falar sobre game das antigas, mas não só isso, de hardware, e equipamentos antigos. Pq vc traz muitos detalhes, e acho tão importante saber as specs do equipamento. Até mais do que saber o que ele rodava...
Quantos anos vc tem?
Aparentemente, parece que vc é da mesma geração que eu. Mas teve acesso a muito mais tecnologias...
Continue com o ótimo trabalho
Caramba Ed, esse vídeo é mais uma aula de história!
Sensacional!
Caraca que espetaculo de hardware e de vídeo Eduardo!!!!! Estava aguardando em ver seu aparelho a um bom tempo. Like e sucesso sempre!!!!!
Meu Deus essas caixas dos jogos eram lindas d+, com manual e tudo!
que conteudo bacana....a primeira vez que eu ouvi falar no x68000 foi em 2002 um amigo meu do japao estava em casa e por coincidencia eu tava jogando akumajo dracula e ele havia mencionado que o jogo era similar ao do x68...foi ae que ele foi me contando deste computador fantastico seria bacana se alguem com tempo e dinheiro criasse uma especie de revival para ele usando as tecnologias de hj em dia ou melhor que isso mas claro levando o nome emblematico do x68000
Demais Ed! Nunca tinha ouvido falar. Imagina o que era ver ele nos anos 80. Sensacional e parabéns pelo vídeo!
Realmente é diferenciado, o som é simplesmente incrível, parece ser ao vivo de tanta qualidade, joguei o final FIGHT, pra mim superior ao arcade, akumaju, coisa linda, estou testando a biblioteca de jogos e imagino a felicidade de quem possuiu na época de 89 em diante. Belo vídeo. 💪😜👍
"Sharp Eletrizante como a vida"como não esquecer essa propaganda, além dos Excelentes produtos!!!
Parabéns pelo vídeo! Excelente! Que peça maravilhosa.
Bicho, dá pra ver que o Ed gosta mesmo de vídeo game, por isso dá gosto assistir esse canal.
História fantástica. Conhecia o console, mas não a história! Valeu pelo conhecimento compartilhado!
Parabéns!!!, sensacional como sempre.
Excelente conteúdo Ed. Tá de parabéns!
Uma viagem ao Japão, informações e locução excelentes! Minha paixão é o MSX na versão da Gradiente, assim como o Nintendinho na versão Turbo Game CCE.
Por isso esse canal é incrível. Eu jamais saberia que essa máquina era esse monstro todo se não fosse pelo Ed. Eu lembro vagamente de algumas informações em pouquíssimas publicações da época mas nada nesse nível. Valeu Ed!!
18:27 Esse Parodius ali na direita, foi desse jogo que saiu aquele meme "Uau" em voz de anime. Curiosidade que acabei descobrindo pesquisando mesmo.
Eu vi um desse em 1990. O cara que criou os kits de MSX 2 e 2+ (Ademir Carchano) no Brasil tinha um desse.
Isso mesmo!
Sensacional e esperando ir buscar este seu para a coleção aqui.
Vídeo muito bem produzido, parabéns Ed!
Simplesmente sensacional! E que canal incrível o seu, parabéns!
Que máquina! Mostrar o aparelho da sua coleção nesse caso deu um charme pro vídeo.
Que riqueza de conhecimento e detalhes.. Obrigado por compartilhar.
😉
Eu tive um Neo Geo,muito bacana, vendi e comprei um amiga 500, não me arrependi,foi um dos melhores computadores que eu tive , melhor ate que o MSX+ com fmpac
Como eu sou tão Fliperameiro, que mal olhava pra consoles caseiros, essa máquina me impressionou muito quando a descobri
esse canal tem um lugarzinho especial no meu coração peludo
Nunca soube da existencia dessa maquina, muito interessante! Seus videos sao como uma viagem no tempo!
PS: Pro pessoal dos comentarios, ver o video todo antes de comentar, muita gente comenta falando q faltou algo ou perguntando algo que ja foi falado no video.
um dos melhores canais da internet!! GO ED!
Pra variar mais uma ótima matéria =) ! Parabéns !
Esse computador era badass hein? Só de ver o R-TYPE no vídeo já valeu. Joguei muito esse game no PS1 e PS2.
fazia tempo que não assistia um vídeo seu! e é bom demais!!
não conhecia essa máquina e achei sensacional a apresentação! tamo junto
Te entendo, nostalgia para os gamers é quase uma doença. Na minha adolescência meu sonho era ter um PSVita. Nunca pude ter um até uma oportunidade ano passado. Quase não jogo, mas é meu pequeno bebelo.
Q vídeo incrível, amei aprender sobre o X68000. Parabéns, ED!
Eu que lembro de ter visto os fliperamas dos anos 80 por conta do que tinha no clube Nacional, olhando as imagens me surpreendeu era bonito demais. Certamente impactava na época.
Imagina naquele tempo ter um nível de qualidade desses num game, as crianças que tiveram acesso foram privilegiadas.
Bem interessante esse console da Sharp, mesmo ter passado despercebido por aqui fez sucesso no Japão e mostrou que pode rodar bem jogos idênticos dos fliperamas, muito bom sabermos disso.
Ninguém ligava para o x68000. Bem no início dos anos 2000, com a tara por Akumajo Dracula (Castlevania), o computador ganhou a atenção de todos.
Como nunca pude comprar o Hardware, só uso o emulador japonês (com o SO).
Grato pelo vídeo.
Você é sensacional, seu canal é muito maravilhoso.
Download de nostalgia nesse canal... 👏👏👏 guri, continua com essa pegada!
Boa Noite, fui conhecer sobre este pc a poucos dias, fiquei tão impressionado, que já montei um emulador, estou lutando para deixar a tela cheia,mas creio que não vai rolar,porém como curto demais portes de arcades para outras plataformas, vou jogar o melhor porte de final fight que já vi !
Por um instante quando ele começou esse vídeo eu lembrei de um episódio do Pica-Pau onde tinha um gato que queria empalhar ele e ficava repetindo "Dinheiro, mansões, iate, mulheres..."
coração quadruplo porque você pegou o easteregg 💕💕😂
Tenho uma pequena noção de como foi o primeiro contato de um jogador com uma máquina dessas. Quando vi mortal Kombat 1 pela primeira vez foi um choque me lembro até hj perfeitamente aquele gráfico com movimentos incríveis em uma máquina enorme bem caracterizada
Essa unidade humana chamada Ed, faz alguns dos melhores vídeos do assunto 👏👏
Muito show esse teu X68k, só vi em foto ou vídeo até hoje. Sobre as caixas, jogos japoneses de computador ao longo dos anos foram ficando com caixas cada vez mais bonitas. Mesmo jogos de MSX2 como Dragon Slayer IV, Xak ou série Ya vinham em caixas que deixam muitas edições especial de hoje em dia comendo poeira. Bora vender o terceiro rim pra comprar o X68k Mini 😅.
Que timing, estava vendo um vídeo do Castlevania desse pc outro dia e fiquei curioso só pela beleza desse aparelho.
Porra Ed, tá maluco... Eu nem achei que fosse possível alguém daqui do BR ter um X68k. Só fui saber o que era essa plataforma nos tempos da internet, quando vi conteúdo do Castlevania e fiquei abismado com as capacidades de som e modularizações em MIDI que ele dava suporte. E isso vem de um fanboy de AMIGA e dos synths proporcionados pela PAULA. ;)
A propósito, parabéns por mais um ótimo vídeo, especialmente por ser de retro-computação, algo que a meu ver, falta conteúdo na plataforma br.
O que me chama atenção no X68k é que a meu ver, uma plataforma como essa só poderia ser viável no Japão no cenário de otimismo econômico dos 80s mesmo. Normalmente, as empresas sobrevivem criando margem de lucro com hardwares mais 'adaptáveis' e menos hardcore, como foi o caso dos MSX e PC-FX nos anos 80, e posteriormente praticamente todos os hardwares mais fracos que o top de linha que empresas como a Nintendo e a Sony lançaram.
Obrigado pelo trabalho!
Acompanho você a 2 anos, sempre achei seu vídeos muito bem feitos e profissionais, cheio informações.
Sempre compartilho os seus vídeos.
Mais ainda acho que falta fazer a conversão dos valores pagos ou quanto custava na época pra valores atuais. Pra quem nunca importou ou pra galera mais nova. Pois quando tive meu super Nintendo em 96 paguei 360 reais o que hoje daria uns 1600, em dólares uns 200 dólares na época o que não chega nem perto do que vale o dólar hoje...
3 mil dolares em 87, equivale a 40 mil reais em 2022.
@@aperte não fazia ideia. cassetaa
Vendo sua coleção bate saudade da parte da minha coleção, vendi ressentemente
Muito bom Ed! Ainda aprendi pq a sharp se chama sharp! 😊 😊
Faz um vídeo sobre o 3ds, e como ele foi o pilar que manteve a Nintendo na era WiiU
Que máquina, que vídeo , parabéns pela nostalgia
Nos anos 90 eu nem o conseguia sonhar em ter um jogo de arcade em casa, imagina você ter um nos anos 80, seria surreal. Top demais!