Caí de paraquedas nesse tópico, kkkkkkkk tô até batendo cabeça pra entender, mas que potinho de ouro que eu achei, uma playlist inteira com um nível didático desses? Muito agradecido.
Você explica de uma forma muito lúcida, muito obrigado. Estou fazendo a revisão da matéria e aprendi mais com você em 22 minutos de aula do que com meu professor em 1 hora.
Vixi, tem latch em coisa demais. Ele é usado pra construir flifp-flp D, SR, JK, por exemplo. Toda plataforma reconfigurável, tipo FPGAs, é cheia de latches para a parte combinacional da seu design. Tem latch em elementos de memória, registradores.. Muito mesmo. Mas se for circuito síncrono, aí quem manda é o flip-flop.
Os dois são conceitos abstratos e com funções parecidas. API define uma interface entre duas coisas, por exemplo, RESTful API diz exatamente como a gente deve escrever os algoritmos para fazer requisições WEB entre um cliente e um servidor (quando você manda um email, por exemplo seu computador é o cliente e o servido do google é o servidor). As mensagens precisam ter formato bem definido pelas APIs, caso contrário um não entende o outro. Outra API é a do Sistema Operacional, ela diz exatamente as funções disponíveis (com as palavras e instruções que devemos usar) para escrever algoritmos que vão rodar no Windows ou Linux, por exemplo. Framework é como se fosse um conjunto de bibliotecas e funções prontas que você pode usar para escrever seu programa mais rápido em sistemas complexos. Tipo, você vai desenvolver um site e alguém já te disponibiliza as funções básicas de estruturar página. Ele tem uma função específica e você pode pensar que para usar esse framework você vai ter que aprender uma Api tb. O Framework é o esqueleto de funções, a API é a interface com o outro sistema.
@@profromersonoliveira4170 professor entao api e uma interfase que disponibiliza funções certas para outro programa conversabcom outro é isso? E framework é coleção de funções prontas e isso?
Muito parecido com uma placa mãe; Lá dentro tem um processador que a gente chama de GPU. Esse processador é parecido com os outros, mas tem instruções especializadas em processamento de vídeo (que eu não sei quais agora). Lá dentro tem uma RAM própria para a GPU. E ela é acoplada a placa mãe por um slot PCI-express ou AGP.
@@profromersonoliveira4170 entendi, ela executa instruções igual processador normal? No caso ela faz processamento de vídeo e joga essas informações dentro memoria ram e isso?
Boa pergunta... Essa pergunta é muito difícil de responder porque ela depende de cada fabricante. O que podemos saber é que ela vai ter os mesmos componentes utilizados na eletrônica digital e sistemas digitais: flip-flops, registradores, multiplexadores, pequenas memórias, vários sinais… Mas as implementações são proprietárias, quer dizer que cada um que constrói um processador faz sua própria unidade de controle.
É uma linguagem de marcação de texto, significa que a gente usa para formatar os textos e outros dados. Não é usada paar baixo nível, hardware, nada disso. Só lá em cima, com coisas de usuário e web services. |Tipo no word que você coloca negrito, faz tabela, coloca cores, guarda dados.... com XML você aplica formatos e estruturas a seus dados principalmenta para transmitir via web.
@@lucasjosel4802 Isso. O uso é na mesma categoria de HTML, pra dar formas pros textos que usamos na internet. Quando mandamos mensagens pela internet, já tem um código para HTML/XML no servidor web.
Professor nos latches e flip - flops têm as saídas Q e Q barrado, qual a importância do Q barrado se Q já te informa se o estado é Set, Reset ou estado anterior?
Professor bom dia, me tire uma dúvida ainda a respeito bits, compreendi que bits sao pulsos eletricos, exemplo um arquivo de foto sao 0 e 1, quando mando pendrive seria pulsos eletricos para transistor de porta flutuante e isso.
@@lucasjosel4802 Exatamente. Nas portas de saída do transistor, tem vez que vai estar medindo 5V de diferenca e tem vez que vai estar medindo 0V. Isso aí é o bit.
Demorei dessa vez ne?! tava ocupado.. Cara, criptografia é: voce tem um texto e uma chave. Essa chave é uma sequencia de bits que só voce conhece. Entao voce faz alguma combinacao entre o texto e a chave (um algoritmo que combina os dois) e o resultado é o texto cifrado. Esse texto cifrado voce manda para o receptor da sua mensagem. Ele deve ter a mesma chave para decifrar o texto. Pode ser feita tanto em software quanto em hardware.
@@lucasjosel4802 Tem hardwares que a gente consegue configurar tipo programando memso (DSP, CPLD, FPGA) ams com linguagens mais perto dos bits do que outras de programacao. A gt praticamente desenha os circuitos lógicos ou usa aquelas ferramentas de CAD que te falei outro dia e faz lá. É tipo escrever o código de um processador mas só para criptografia.
Esses comandos são instruções. São palavras reservadas (que você não pode usar pra outra coisa), então quando você usa elas no código, o compilador já sabe que é uma instrução. Aí cada linguagem tem as suas a gente tem que aprender pra poder escrever os algoritmos. São essas intruções que permietm a gente ler coisas do computador e escrever ocisas no computador. Assiste qualquer um dos meus vídeos de programação que você vai ver palavras coloridas quando eu tô escrevendo o algoritmo. São elas.
@@lucasjosel4802 Sim. Pode sim. Olha esse vídeo aqui: th-cam.com/video/uiybSp6mxtQ/w-d-xo.html&ab_channel=ProfRomersonOliveira Eu falo de ESTRUTURADA e te explico essas instrucoes. Nessa minha página aqui, a partir do item 2 sempre tem vídeos explicando as intrucoes em C: www.romersonoliveira.com/teaching/algorithms-and-data-structure
@@profromersonoliveira4170 obrigado professor vou dar olhada. Vc tem mt conteúdo para passar, no TH-cam não achei um conteúdo como seu, bem detalhado ,parabéns
Lucas, Zigbee é uma especificação. Significa que ele usa vários protocol e esses protocolos são veistos como se um rodasse "em cima" do outro. Clica nesse video e veja no instante 0:53 th-cam.com/video/bQi6tVsns1c/w-d-xo.html&ab_channel=MAKERDEMY. Nao precisa ver o video, só a figura. Cada camada dessa tem pelo menos um protocolo pra fazer o Zigbee funcionar. As camadas de baixo são iguais as da Ethernet mesmo, as de cima, a parte de rede e aplicação são específicas e eu nunca mexi com elas.
@@lucasjosel4802 As camadas são teóricas, tipo assim para modelagem. Agora os protocolos sim, a gente implementa com linguagens de programação. Mas não tem uma linguagem específica geralmente.
@@profromersonoliveira4170 posso considerar as camadas como uma passo passo, uma instrução de processo, e o protocolos em si uma linguagem programacao, ?
@@lucasjosel4802 Não. As camadas são tipo uma orientação. Só uma orientação pra gente poder separar cada tipo de problema que acontece quanto a gente está implementando. PRa ajudar a organizar os códigos também quando a gente escreve. Pensa nas camadas como a estrutura de uma empresaÇ dono, chefe executivo, gerente, operador. Cada um trata de um tipo de problema na empresa. Na hora de implementar, cada protocolo cuida dos problemas de um nível. Aí o procotolo fala o padrão de comunicação (tipo você sabe que tem que me dar bom dia se me encontrar na faculdade, isso é um protocolo). Agora quanl linguagem a gente usa pra implementar cada protocolo é independente.
@@lucasjosel4802 Sim, voce pode digitar no Google "kits de prototipagem com microcontrolador" e comecar a procurar. A base dessa placas é ter um microcontrolador como unidade central e o restante eh entrada e saída.
Latch é bom porque usa menos recurso que flip flop, mas não sincroniza bem os dados. Se a sincronização não for um problema, Latch é ok. Se precisar de sincronizar tudo no mesmo clock, vai ter que ser Flip-Flop. Os dois são usados, Flip-Flops na imensa maioria dos circuitos de computadores.
@@lucasjosel4802 A gente não sai achando exemplos de Latches e Flip-Flops no dia a dia. Eles são circuitos pequenos que são usados dentro de outros circuitos maiores. Dentro de memórias e processadores, por exemplo, existem milhões deles. Exemplos de aplicações: Circuitos Contadores; Divisores de Frequência; Registradores; Memória. A maioria esmagadora é de Flip-Flops por causa do clock. Latches são usados para armazenamentos de bit nas partes do computador que não precisam de sincronização. Eu te mandei o link do circuito 555. Olha lá. Como eu disse, tem um Flip-Flop. O restante são outras peças de eletrônica.
Não sei não. Por alto, vi que é um protocolo para dar boot mais rápido e tem uma ferramenta com o mesmo nome do protocolo. Parece que para dispositvos móveis, mas aqui não tenho certeza. Então nem vou arriscar o palpite.
Professor tire uma dúvida, o processador é feito só de registradores? Mais cada um com uma função, exemplo ula, contador. Ou tem complexidade por dentro dele?
Processador é feito de registradores, ula, unidade de controle, cache, e mais uma porção de circuitos dedicados para outras coisas. A base física dele é transistores.
Lucas, nao existe 0 e 1 em circuito nenhum. Tudo é 0V e 5V. 0 e 1 é só abstrato, pra gente entender. Tipo a calculadora, nao tem número lá dentro. Só tem 0V e 5V. Todos os circuito já são construídos dessa maneira. Tipo aquele CI das portas NOT que te falei. A gente entendei 0 e 1 mas na real é 0V e 5V. Mesmo esquema no computador, só que é tão complexo, mas tão complexo que a gente acaba nem se preocupando com isso. O programa mais próximo com o que você me perguntou é o Assembler (Montador) que imprime pra gente na tela os bits na forma de palavras (mnemônicos).
@@profromersonoliveira4170 entendi, mais como uma simples programa vc cria , transforma em 0 e 5 v? Tipo como esses 0 e 1 em programa que fiz vai para chip e transforma em 0 e 5 V? Não consegui compreender,. Ex: vai tudo para memoria rom , aí ela transforma esses abstrato em 0 e 5 v e tipo isso?
@@lucasjosel4802 Você precisa entender que não existe 0 e 1 na prática. Não tem nada, absolutamente nada, que não seja 0V e 5V. Essas letras que estão saindo aí agora do seu teclado são 0V e 5V de alguma forma. Dá uma pesquisada aí sobre: linguagem de máquina; montador; compilador; linguagem de programação. O sistema é muito complexo. Esse vídeo aqui te mostra como que 0V e 5V são mostrados como números num display. Aí você pode imaginar que essa regra se aplcia em vários níveis no computador, só que com diferentes peças.
@@profromersonoliveira4170 pode deixar professor vou dar pesquisada, deixa te falar, mais qual nome circuito que transforma esses 0 e 5 v ? Tipo como que circuito integrado sabe que 0 é 5 v? Qual é alogiva sabe
Caí de paraquedas nesse tópico, kkkkkkkk tô até batendo cabeça pra entender, mas que potinho de ouro que eu achei, uma playlist inteira com um nível didático desses? Muito agradecido.
Gostei muito da sua aula. Ficou show de bola!!!
Você explica de uma forma muito lúcida, muito obrigado. Estou fazendo a revisão da matéria e aprendi mais com você em 22 minutos de aula do que com meu professor em 1 hora.
Lucas, valeu!
Se vc aprendeu eu to feliz!
Pega os outros de Sistemas Digitais aí da playlist que podem te ajudar tb.
=)
OBRIGADO MEU GUIRRILHEIRO
Divo, me salvou demais!!
aula muito boa, obrigado!
melhor video de latche do youtube
Assisti quase 30 vezes, mas entendi, muito louco! Nem imaginava que o bit se armazenava assim.
¯\(°_o)/¯ hahaha essa parte buga a cabeça da gente mesmo, né?!
Mas é isso, daí pra frente que a gente consegue "segurar" o bit na ponta do componente.
Faltou dizer em que circuito pratico eu uso o latch D.
Vixi, tem latch em coisa demais. Ele é usado pra construir flifp-flp D, SR, JK, por exemplo. Toda plataforma reconfigurável, tipo FPGAs, é cheia de latches para a parte combinacional da seu design. Tem latch em elementos de memória, registradores.. Muito mesmo. Mas se for circuito síncrono, aí quem manda é o flip-flop.
muito boa a explicação. valeu
que bom que te ajudou!
Professor qual diferenca de framewoks e api?
Os dois são conceitos abstratos e com funções parecidas. API define uma interface entre duas coisas, por exemplo, RESTful API diz exatamente como a gente deve escrever os algoritmos para fazer requisições WEB entre um cliente e um servidor (quando você manda um email, por exemplo seu computador é o cliente e o servido do google é o servidor). As mensagens precisam ter formato bem definido pelas APIs, caso contrário um não entende o outro. Outra API é a do Sistema Operacional, ela diz exatamente as funções disponíveis (com as palavras e instruções que devemos usar) para escrever algoritmos que vão rodar no Windows ou Linux, por exemplo.
Framework é como se fosse um conjunto de bibliotecas e funções prontas que você pode usar para escrever seu programa mais rápido em sistemas complexos. Tipo, você vai desenvolver um site e alguém já te disponibiliza as funções básicas de estruturar página. Ele tem uma função específica e você pode pensar que para usar esse framework você vai ter que aprender uma Api tb.
O Framework é o esqueleto de funções, a API é a interface com o outro sistema.
@@profromersonoliveira4170 professor entao api e uma interfase que disponibiliza funções certas para outro programa conversabcom outro é isso? E framework é coleção de funções prontas e isso?
@@lucasjosel4802 Resumindo é isso.
Quando mandamos pulsos eletricos para cpu, e gerado pelo cristal clock e isso? Aí cpu entende as infromacaoes
💪👏👏👏
SHOW
Entendeu, Lessa?
Professor como funciona placa de vídeo por dentro?
Muito parecido com uma placa mãe; Lá dentro tem um processador que a gente chama de GPU. Esse processador é parecido com os outros, mas tem instruções especializadas em processamento de vídeo (que eu não sei quais agora). Lá dentro tem uma RAM própria para a GPU. E ela é acoplada a placa mãe por um slot PCI-express ou AGP.
@@profromersonoliveira4170 entendi, ela executa instruções igual processador normal? No caso ela faz processamento de vídeo e joga essas informações dentro memoria ram e isso?
@@lucasjosel4802 Isso. Exatamente. Ela tem a RAM dela, mas tamb[em usa a RAM normal se precisar.
Professor a unidade de controle e fundamental para sicronizacao , de fatos o que tem dentro da unidade de controle
Boa pergunta...
Essa pergunta é muito difícil de responder porque ela depende de cada fabricante. O que podemos saber é que ela vai ter os mesmos componentes utilizados na eletrônica digital e sistemas digitais: flip-flops, registradores, multiplexadores, pequenas memórias, vários sinais… Mas as implementações são proprietárias, quer dizer que cada um que constrói um processador faz sua própria unidade de controle.
@@profromersonoliveira4170 entendi obrigado professor
Professor bom dia, para que serve linguagem lrogramacao XML? Aonde ela é usada?
É uma linguagem de marcação de texto, significa que a gente usa para formatar os textos e outros dados. Não é usada paar baixo nível, hardware, nada disso. Só lá em cima, com coisas de usuário e web services.
|Tipo no word que você coloca negrito, faz tabela, coloca cores, guarda dados.... com XML você aplica formatos e estruturas a seus dados principalmenta para transmitir via web.
@@profromersonoliveira4170 e uma linguagem marcação, tipo igual html? Essa transmissão seria como?
@@lucasjosel4802 Isso. O uso é na mesma categoria de HTML, pra dar formas pros textos que usamos na internet. Quando mandamos mensagens pela internet, já tem um código para HTML/XML no servidor web.
Professor nos latches e flip - flops têm as saídas Q e Q barrado, qual a importância do Q barrado se Q já te informa se o estado é Set, Reset ou estado anterior?
Fabiano, é ela que permite o Latch estabilizar com o laço de realimentação. Além disso, pesquise pela aplicação Contadores e Divisores de Frequência.
Professor bom dia, me tire uma dúvida ainda a respeito bits, compreendi que bits sao pulsos eletricos, exemplo um arquivo de foto sao 0 e 1, quando mando pendrive seria pulsos eletricos para transistor de porta flutuante e isso.
Bem isso mesmo.
@@profromersonoliveira4170 aí esses pulsos fecha as portas logicas , controlam portas logicas.
@@profromersonoliveira4170 e um cd optico esses 0 e 1 são pulso tbm ?
Outra o firdware dentro dele a um programa 0 e 1, na prática seria ligacao de 0 e 5 V, tipos queimavam fusivel
Exatamente. Só nao precisa queimar fusível mais, mas ta certinho seu raciocínio!
E quando há atualização, como.fica essa ligação de 0 e 5v?
@@profromersonoliveira4170 essa ligação de 0 é 5 v seria transistor já com base fechadas ou abertas e isso?
??
@@lucasjosel4802 Exatamente. Nas portas de saída do transistor, tem vez que vai estar medindo 5V de diferenca e tem vez que vai estar medindo 0V. Isso aí é o bit.
Como que monta um latch com portas nor, na qual as entradas R = S =1 mantem o circuito?
www.bosontreinamentos.com.br/eletronica/eletronica-digital/latch-sr-com-portas-nor/
O que esse cara explica bem é a famosa brincadeirinha federal, mt obrigado prof!
haha show!!!
=)
Professor bom dia, me tire uma dúvida criptografia é feito através de sofware ou hardware? qual é a lógica por trás disso?
Demorei dessa vez ne?! tava ocupado..
Cara, criptografia é: voce tem um texto e uma chave. Essa chave é uma sequencia de bits que só voce conhece. Entao voce faz alguma combinacao entre o texto e a chave (um algoritmo que combina os dois) e o resultado é o texto cifrado. Esse texto cifrado voce manda para o receptor da sua mensagem. Ele deve ter a mesma chave para decifrar o texto.
Pode ser feita tanto em software quanto em hardware.
@@profromersonoliveira4170 entendi consegui entender em sofware. E como é feito em hardware uma criptografia?
@@lucasjosel4802 Tem hardwares que a gente consegue configurar tipo programando memso (DSP, CPLD, FPGA) ams com linguagens mais perto dos bits do que outras de programacao. A gt praticamente desenha os circuitos lógicos ou usa aquelas ferramentas de CAD que te falei outro dia e faz lá. É tipo escrever o código de um processador mas só para criptografia.
@@profromersonoliveira4170 entendi, professor mt inteligente. Só curiosidade qual linguagem programacao vc mais gosta?
@@lucasjosel4802 C e VHDL. GOsto de programação de baixo nível, perto dos bits Lol
Professor bom dia, em programacao existe comando, esses comandos são criados com funções?
Esses comandos são instruções. São palavras reservadas (que você não pode usar pra outra coisa), então quando você usa elas no código, o compilador já sabe que é uma instrução. Aí cada linguagem tem as suas a gente tem que aprender pra poder escrever os algoritmos. São essas intruções que permietm a gente ler coisas do computador e escrever ocisas no computador.
Assiste qualquer um dos meus vídeos de programação que você vai ver palavras coloridas quando eu tô escrevendo o algoritmo. São elas.
@@profromersonoliveira4170 posso considerar if , else, for, while, com palavras reservadas? Ela conversa direto sistema computador?
@@lucasjosel4802 Sim. Pode sim. Olha esse vídeo aqui:
th-cam.com/video/uiybSp6mxtQ/w-d-xo.html&ab_channel=ProfRomersonOliveira
Eu falo de ESTRUTURADA e te explico essas instrucoes.
Nessa minha página aqui, a partir do item 2 sempre tem vídeos explicando as intrucoes em C:
www.romersonoliveira.com/teaching/algorithms-and-data-structure
@@profromersonoliveira4170 obrigado professor vou dar olhada. Vc tem mt conteúdo para passar, no TH-cam não achei um conteúdo como seu, bem detalhado ,parabéns
@@profromersonoliveira4170 professor , essas palavras reservadas como while, if, else, eu consigo acessar processador e tipo isso?
Professor boa noite, me tire uma dúvida, qual linguagem programacao estar por tras do protocolo zigbee?
Lucas, Zigbee é uma especificação. Significa que ele usa vários protocol e esses protocolos são veistos como se um rodasse "em cima" do outro. Clica nesse video e veja no instante 0:53 th-cam.com/video/bQi6tVsns1c/w-d-xo.html&ab_channel=MAKERDEMY. Nao precisa ver o video, só a figura. Cada camada dessa tem pelo menos um protocolo pra fazer o Zigbee funcionar.
As camadas de baixo são iguais as da Ethernet mesmo, as de cima, a parte de rede e aplicação são específicas e eu nunca mexi com elas.
@@profromersonoliveira4170 professor essas camadas tantos protocolo de rede quanto zigbee e feita com uma linguagem programacao?
@@lucasjosel4802 As camadas são teóricas, tipo assim para modelagem. Agora os protocolos sim, a gente implementa com linguagens de programação. Mas não tem uma linguagem específica geralmente.
@@profromersonoliveira4170 posso considerar as camadas como uma passo passo, uma instrução de processo, e o protocolos em si uma linguagem programacao, ?
@@lucasjosel4802 Não. As camadas são tipo uma orientação. Só uma orientação pra gente poder separar cada tipo de problema que acontece quanto a gente está implementando. PRa ajudar a organizar os códigos também quando a gente escreve. Pensa nas camadas como a estrutura de uma empresaÇ dono, chefe executivo, gerente, operador. Cada um trata de um tipo de problema na empresa.
Na hora de implementar, cada protocolo cuida dos problemas de um nível. Aí o procotolo fala o padrão de comunicação (tipo você sabe que tem que me dar bom dia se me encontrar na faculdade, isso é um protocolo).
Agora quanl linguagem a gente usa pra implementar cada protocolo é independente.
Professor tire uma dúvida, além do arduino existe mais alguma placa de programacao?
Várias. As mais famosas sao Arduino e Raspberry Pi.
@@profromersonoliveira4170 existe mais outras ??
@@lucasjosel4802 Sim, voce pode digitar no Google "kits de prototipagem com microcontrolador" e comecar a procurar. A base dessa placas é ter um microcontrolador como unidade central e o restante eh entrada e saída.
@@profromersonoliveira4170 entendi obrigado professor
Os lathes são feitos portas logicas tbm?
Sao sim, Lucas. Os latches sao feitos por portas lógicas e as portas lógicas sao feitas de transistores.
Qual vantagem usar circuito lath ou flip flop qual deles eo melhor?
Latch é bom porque usa menos recurso que flip flop, mas não sincroniza bem os dados. Se a sincronização não for um problema, Latch é ok. Se precisar de sincronizar tudo no mesmo clock, vai ter que ser Flip-Flop. Os dois são usados, Flip-Flops na imensa maioria dos circuitos de computadores.
@@profromersonoliveira4170 me da exemplo no cotidiano coisas que usa latch e outra flip flop, tipo circuito 555 ele é feito lath ou flip flop?
@@lucasjosel4802 A gente não sai achando exemplos de Latches e Flip-Flops no dia a dia. Eles são circuitos pequenos que são usados dentro de outros circuitos maiores. Dentro de memórias e processadores, por exemplo, existem milhões deles. Exemplos de aplicações: Circuitos Contadores; Divisores de Frequência; Registradores; Memória. A maioria esmagadora é de Flip-Flops por causa do clock. Latches são usados para armazenamentos de bit nas partes do computador que não precisam de sincronização.
Eu te mandei o link do circuito 555. Olha lá. Como eu disse, tem um Flip-Flop. O restante são outras peças de eletrônica.
Hj em dia e usado rransistor portas flutuantes?
Não sei exatamente qual a tecnologia dos transistores usados hoje em dia pelos grandes fabricantes.
Professor tire uma dúvida o que fasboot? ele fica dentro do bootloder ?
Não sei não. Por alto, vi que é um protocolo para dar boot mais rápido e tem uma ferramenta com o mesmo nome do protocolo. Parece que para dispositvos móveis, mas aqui não tenho certeza. Então nem vou arriscar o palpite.
@@profromersonoliveira4170 entendi . Mais obrigado
Professor tire uma dúvida, o processador é feito só de registradores? Mais cada um com uma função, exemplo ula, contador. Ou tem complexidade por dentro dele?
Processador é feito de registradores, ula, unidade de controle, cache, e mais uma porção de circuitos dedicados para outras coisas. A base física dele é transistores.
@@profromersonoliveira4170 entendi. Registradores e transistores .
Professor como é o nome específico do circuito integrado que recebe 0 e 1 da programação e transforma 0 e 5 v?
Lucas, nao existe 0 e 1 em circuito nenhum. Tudo é 0V e 5V. 0 e 1 é só abstrato, pra gente entender. Tipo a calculadora, nao tem número lá dentro. Só tem 0V e 5V. Todos os circuito já são construídos dessa maneira. Tipo aquele CI das portas NOT que te falei. A gente entendei 0 e 1 mas na real é 0V e 5V. Mesmo esquema no computador, só que é tão complexo, mas tão complexo que a gente acaba nem se preocupando com isso. O programa mais próximo com o que você me perguntou é o Assembler (Montador) que imprime pra gente na tela os bits na forma de palavras (mnemônicos).
@@profromersonoliveira4170 entendi, mais como uma simples programa vc cria , transforma em 0 e 5 v? Tipo como esses 0 e 1 em programa que fiz vai para chip e transforma em 0 e 5 V? Não consegui compreender,. Ex: vai tudo para memoria rom , aí ela transforma esses abstrato em 0 e 5 v e tipo isso?
@@lucasjosel4802 Você precisa entender que não existe 0 e 1 na prática. Não tem nada, absolutamente nada, que não seja 0V e 5V. Essas letras que estão saindo aí agora do seu teclado são 0V e 5V de alguma forma. Dá uma pesquisada aí sobre: linguagem de máquina; montador; compilador; linguagem de programação.
O sistema é muito complexo. Esse vídeo aqui te mostra como que 0V e 5V são mostrados como números num display. Aí você pode imaginar que essa regra se aplcia em vários níveis no computador, só que com diferentes peças.
@@profromersonoliveira4170 pode deixar professor vou dar pesquisada, deixa te falar, mais qual nome circuito que transforma esses 0 e 5 v ? Tipo como que circuito integrado sabe que 0 é 5 v? Qual é alogiva sabe
Tipo como sofware após programacao, transforma tudo em 0 e 5 v?
Incrivel como eliminou o Estado proibido
Com uma solução simples até, né?!