Pessoal ta se esquecendo no gasto energetico e o custo desse gasto. Se olharmos o agora, o custo da IA é extremamente baixo dado o custo energetico que elas consomem.
IA não custa caro pra usar, custa caro pra treinar, uma vez que o modelo está pronto, as consultas são tranquilas e vão seguir como tudo que já existe hoje... um mensageiro da vida vai gastar muito mais que isso pra armazenar tantos chats de tantas pessoas, principalmente com IAs
@@matheusmgd um data center comum, gasta o msm de energia eletrica e agua do que uma cidade media, vc tem o google nas mãos é so parar 1 min para pesquisa... o cara ta achando que os modelos da open ai são os msm feitos para reconhecimento de gatos que fez na faculdade...
Há um ponto que eu não vejo muitas pessoas levantarem: hoje, a IA é treinada com uma quantidade imensa de dados que são conhecimentos gerados pela humanidade. A IA não produz conhecimento; ela não gera nada de novo. Então, daqui a pouco, a IA vai começar a ser treinada com código que ela própria criou, com livros que ela mesma escreveu, e então haverá um decréscimo na qualidade do que é gerado. No ramo do direito, isso já seria ruim, porque, ao treiná-la, obviamente haverá viés, e esse viés será ressaltado à medida que ela for treinada com a própria IA.
Isso é bem interessante, mas ainda sem ser capaz de gerar conhecimento, ela é uma ferramenta muito robusta quando ao uso deste conhecimento, seja em programação ou qualquer outra tarefa direta que é onde encontramos o maior volume de trabalho, acho que num futuro onde haja uma democratização de inteligências tão capazes como a que foi teorizada no vídeo a humanidade verá aumentos de produtividade nunca antes vistos. Claro vai abalar a sociedade no começo, mas é algo natural para uma tecnologia disruptiva, mas imagine um uso bem estruturado na medicina por exemplo, uma maior assertividade no diagnóstico de doenças.
Um vídeo inspirador para renovar as energias nesta época de reflexão, paz e esperança. Que ele fortaleça nossa fé na humanidade e nos motive a seguir em frente. Um abraço cheio de carinho e desejos de paz eterna para todos, meus amigos.
Não costumo comentar mas vou adicionar algo: as IAs são uma bolha prestes a estourar, os financiadores não têm mais onde colocar dinheiro que renda o que rendeu no período 2000-2020. As IAs não estão compensando em lucro na grande maioria dos casos, e ela só se sustenta em mundo globalizado, e o mundo que estamos indo é outro: protecionismo, guerras e fim do bem estar social. Se ignorarmos isso que falei acima, temos impressão que é isso mesmo, máquinas assumindo e mais empregos perdidos em prol de outros mais intelectuais.
Os verdadeiros financiadores são governos, e governos criam dinheiro. Acha mesmo que toda essa tecnologia ta limitada ao mercado privado, a OpenAI, Anthropic, Microsoft? Acha mesmo que dentro do deep state americano ja não existe uma versão com bomba do o3? Uma mini AGI sendo testada em laboratorio? Ao longo da historia ficou bem claro que eles só mostram o que querem mostar, não seria diferente agora com a tecnologia mais disruptiva depois da eletricidade, seria?
Então, eu penso que isso também pode acontecer. Mas a cada dia as empresas vêm diminuindo os produtos free e colocando valores astronômicos nos modelos mais avançados. Acredito que em breve não teremos o gpt na forma gratuita, e só grandes empresas poderiam pagar. Lembrando que elas foram treinadas por nós que usamos. Outro sinal de que essa bolha não chega a estourar é o que aconteceu com as criptomoedas, muito se falou no começo, agora olha a cotação. Espero muito que algo de bom venha com esse booom de ias, mas conhecendo as mentes detentores destas empresas duvido muito.
"tudo o que uma calculadora faz não é matemática", a mesma coisa vai acontecer com a revolução das ia, nunca foi sobre escrever linhas de códigos e sim resolver problemas do mundo e criar produtos.
Pelo que eu entendi, para que você não seja substituído, terá de buscar saber mais de produto. Penso nisso como entender como funciona os processos para solução de problemas (exemplo: como é feito o processo de gestão financeira de uma empresa, aí entra em leis tributárias e ai vai aprofundando), para usar seus conhecimentos técnicos para orientar as ferramentas para programarem aplicações que irão solucionar os problemas. Nós teremos que estudar outras coisas fora da programação mas, como alguém que gosta da área da computação, é interessante conhecer os processos para saber como automatizar, no fim, sempre será preciso estudar. Quanto a parte dos trabalhos braçais, só não tem muito robô subindo muro pois é custoso ainda a produção de algo assim, com o tempo, ao menos em países desenvolvidos e que a mão de obra fica tão excassa que fica cara demais, vai valer a pena alugar uns pedreiros robóticos para levantar o muro, é aquilo, se não tem ainda em todo canto é porque tá no começo e a demanda ainda não está explodindo. Parabéns pelo vídeo e boas festas.
Muito bem pontuados seus comentários no video, Augusto - Concordo plenamente! Assim como qualquer outra revolução de trabalho que ocorreu na historia (seja na implementação de máquinas a vapor, computadores, etc), quem se adaptou conseguiu fazer da mudança um caminho pro lucro. Independente da velocidade desse avanço, acredito que IA é uma ferramenta. Quanto antes fazer um bom uso dela, melhor.
Enfim, vamos ser programadores, mais de altíssimo nivel. Basicamente analistas de requisitos bastante técnicos, detalhando tudo de modo que uma IA faça sem equívocos. E se ela cometer equivocos, a correção seria incrivelmente rapida.
Pesquise sobre Agentes de AI. Pra que ter um analista de requisitos humano sucetivel a erro se eu posso ter um agente com +200qi treinado para ser extremamente tecnico e plugado aos outros agentes desenvolvedores?
@@gabrielmenzz Ora, você é dono de uma empresa, vai gerir sem ter nenhuma ideia do que está ocorrendo, com abstração absoluta? Muito vão querer ter o mínimo de ciência dos processos.
obrigado pelo vídeo, gerou comentários interessantes que eu peguei e coloquei em uma IA para fazer uma análise do discurso para entender melhor e tomar uma posição
Achei foda o vídeo, instalei o excalidraw no meu obsidian pra usar no celular só pra copiar os desenhos e as explicações e agora tô usando ele como ferramenta.
Ele já falou em muitos videos que ninguem sabe usar IA de fato, o codigo que pedem para IA sempre vai vir com muitos bugs e gargalhos de desempenho. Pode ver que se você pedir para ela fazer uma conta como 1+1 ela sempre vai dizer o que tem no banco de dados dela. Mas temos infinidade de formulas matematicas para fazer essa conta que a IA não vai querer usar, voce pode pedir para ela fazer na formula x e ela vai continuar teimosa fazendo a.
@@lu1z00 superestimam esses fundamentos em CC, são os mais simples da IA substituir. O conhecimento superficial do máximo de coisas possíveis é o que vai gerar mais valor no futuro. Generalistas realmente vencerão em um mundo de especialistas.
@@Felipe-pf2ip isso já é factivel de ser resolvido com agentes e tools externas integradas a IA. A IA pode servir apenas para formatar a formula para que um serviço especializado nisso resolva
Gosto do exemplo do programador antigamente recebia um papel com oq tinha q fazer e so codava, e ao redor desse cara tinha varios papeis como analista de requisitos, analista de negocios e por ai vai… hoje em dia tudo se resume ao engenheiro de software(que é um bom severino e faz tudo). Acredito que se houver alguem afetado pelas IAs os Devs levam vantagem, hoje temos SM, PO, Agilista e sera q essa galera sobrevive ??? Algo a se refletir. Na meu ponto o Dev vai adicionar mais tarefas no seu dia a dia com o aumento da produtividade. Feliz Natal que Deus abençoe a todos.
O desenvolvimento de código já é amplamente realizado pelas IAs. Em um futuro próximo, os sistemas serão capazes de criar seus próprios códigos e gerenciar autonomamente seus recursos, evoluindo em paralelo aos modelos de negócio como agentes virtuais. Isso permitirá o surgimento da tão desejada linguagem ubíqua, que é o foco do DDD. Nesse cenário, deixaremos de nos concentrar na lógica funcional para focar na lógica de negócio, já que as máquinas compreenderão o que queremos que elas realizem. O papel do desenvolvedor será voltado para a criação de modelos que se alinhem aos aspectos e características do negócio, semelhante a ensinar um estagiário. Assim, o desenvolvedor precisará ser cada vez mais multidisciplinar.
@@jr-yn4lk Cara so vai mudar o paradigma, quem se aprofundar em DDD e coisa do tipo ta salvo. Toda vez que muda esse danado tem gente achando que vai acabar os empregos.
vamos partir do principio que eu estou fazendo dinheiro com pdv em 2024.... a realidade do brasil é muito diferente a gente fala sobre a IA ocupar profissões mas existem comerciantes/empresas que usam papel e planilha ainda.
Cara, eu acho que sim, muitas empresas vão substituir. Mas empresas grandes não vão substituir os Devs por questão de segurança dos dados, quando jogamos alguma informação na IA, todo mundo que jogar um prompt pode usar essa informação tbm, isso é ruim para grandes empresas tipo bancos. Então para essas grandes empresas, dificilmente elas vão substituir os Devs por IA
Meu final do ano ta sendo estranho, eu sempre traço metas noq aprender, mas nesse final do ano tá estranho. Por enquanto tá td ótimo, mas a empresa vive de lucros, cortar gastos foi a primeira coisa as empresas fizeram quando deu a crise de 2022. a empresa já pensa em cortar mesmo sabendo q a qualidade vai cair, imagine agora q empresas ligadas a AI estão prometendo e crescendo. enfim... por mais que por trás nós todos sabemos como uma llm funciona, o pessoal do dinheiro não liga, e quem garante não as AI não vão continuar evoluindo? tô pensando se eu devo ir pr o lado PM/PO, ou sla queria algo pr estudar com mais segurança
bato aqui novamente na tecla da organização do povo como classe trabalhadora. isso é verdade pra todos os ramos. o avanço da tecnologia não devia fazer nossa vida piorar, devia fazer nossa vida ser mais fácil...
@@precisodeumvulgo Exatamte! Enquanto humanidade ,era pra gente estar pulando de alegria com todos esses avanços, mas como não somos motivados pelo bem estar e sim pelo lucro, cada avanço só provoca medo e insegurança.
Impressionante como o discursos da bolha DEV tá mudando, pelo menos o Galego tá mandando esse vídeo antes, apesar de ser quase um ctrl+c ctrl+v do Akita . Só avisando , se você tá assistindo esse vídeo, e não tá recriando o kernel do linux para ele ser mais performático, você vai ser substituído (eu me incluo nisso)
exatamente. Antes do ChatGPT ninguém falava de automação total do trabalho de devs, diziam que ia ter emprego pra dev pra daqui a 50 anos. Mas agora a cada ano que passa eles vão ficando cada vez menos otimistas
Hj eu faço trabalho braçal no ramo de tecelagem q ta longe de ser automatizado. Estudo pra ser dev, porém esse avanço da IA ta mais q claro q júnior - pleno vai pro krl E olha q eu tentei ser otimista até o final
Em resumo: O capitalismo tardio continuará a precarizar o trabalho humano e a solução no médio-longo prazo é você (sim, você aí!), se tornar o agente precarizador. 👏🎬
Código é commodity há decadas. Fortran, C, Java, C#, Perl, Python, Ruby, PHP, Javascript, JQuery, Angular, React, NextJS, Laravel, Django, Rails, Magento, Wordpress etc tem o objetivo de reduzir a quantidade de código escrito. Quanto mais alto o nível de abstração, menor o número de linhas de código. TODO programador bem sucedido domina o PRODUTO. Acha que o Google, Facebook etc pagam 200k dólares ao ano pra os caras só escreverem código? Óbvio que não.
Eu acho que o problema da IA é o consumo energético que ela tem. O paradigma sobre como ela funciona ainda é muito custoso e a maior parte desse custo é energia elétrica. Lembrando que agente já tá no limite da velocidade do silício a alguns anos e houve pouca evolução de perfomance nos computadores. Se agente desenvolver algum tipo de energia limpa e barata, algo como motores de fusão estável, talvez aí sim fazer software se torne algo banal.
mas e em relação ao fator físico? Datacenters ja tem sido um problema atual e ainda mais agora com o crescimento de demanda por conta da inteligencia artificial e tal. Concordo com o vídeo. Acredito que vai acontecer, mas acho que a nossa maior limitação é o fator físico
ainda contando que vai precisar de especialistas em inteligência artificial e especialização exige tempo, principalmente em algo que tem sido tão recente embora o machine learning e vários outros subtopicos nao sejam tao recentes
Faz todo sentido isso, é um ponto levantando pelo CEO da Claude no podcast que ele faz com o Lex Friedman. Por mais rápido que seja a evolução das IAs, a maior limitação enfrentada é a física, tudo que precisa ser construído no mundo real demanda tempo e recursos que nem sempre podem ser otimizados.
Bom, vou deixar minhas considerações aqui. Eu não acredito muito nos benchmarks que eles usam com IA. Uma coisa é você ter 3 inputs exemplo, e 3 outputs exemplo, e depois dar mais um input pra a Ia te devolver o output. Outra coisa é você dar um input, uma code base com 500 mil linhas de código e esperar que ela resolva seu problema. A gente não vê o mundo em binário, a gente é capaz de fazer associações e reconhecer padrões. As IAs podem até substituir a maioria dos devs no futuro, mas tenho minhas ressalvas quanto a esses anúncios e suas viabilidades. Os investimentos obrigam as empresas que estão desenvolvendo as IAs a entregarem coisas cada vez mais mirabolantes, mas até agora, dá pra dizer que estou satisfeito usando 4o Mini. E pra justificar o uso deste tão mais caro modelo, só se ele entregasse de fato coisas que são impossíveis de fazer com uma ia mais enxuta e o meu conhecimento técnico.
Existe um livro que trata muito bem sobre o tema de novas tecnologias introduzidas na sociedade, esse livro se chama Tecnopólio. Recomendo que leiam, principalmente o conto introdutório do livro.
Excelente ponto apresentado. Creio que não exista teto para a demanda de tecnologia na humanidade, e isso por si só já é um fator que elimina o medo. Se tratando de mercado, sempre se adapte e diversifique suas habilidades, isso vale para qualquer ramo de negócio, em qualquer época que seja.
Não sou programador. Mas nos últimos anos estive produzindo coisas com no code. E estou me divertindo fazendo aplicativos funcionais usando alguns agentes de IA para codificar, inclusive vendendos alguns
Existem 2 gargalos que se não forem superados não vão substituir os trabalhos por um preço acessível: energia e hardware. Se estes forem superados, ainda acho que os trabalhos "manuais" terão uma sobre-vida de 3 ou 4 anos além dos trabalhoes "itelectuais". Mas ninguém está seguro.
Ótimo vídeo, realmente traz uma reflexão importante! Mas acredito que a substituição de profissões manuais como pedreiros, eletricistas e soldadores ainda vai demorar muito. Profissões assim envolvem trabalhos extremamente específicos e adaptáveis, que muitas vezes dependem da experiência prática e do improviso. Mesmo em países desenvolvidos, criar tecnologias ou robôs que executem essas funções com eficiência ainda é desafiador, e no Brasil, isso está ainda mais distante. Além disso, profissões como pedreiro, eletricista e soldador não se resumem a tarefas mecânicas. Esses profissionais precisam interpretar projetos, planejar soluções e lidar com imprevistos no ambiente de trabalho. Muitos acabam desempenhando múltiplas funções, como pedreiros que também atuam como azulejistas ou carpinteiros, adaptando-se às necessidades do dia a dia. A evolução da IA e das tecnologias vai impactar todas as áreas, mas cada profissão tem seu tempo de transformação. Assim como esses profissionais manuais precisam de criatividade e versatilidade para se reinventar, outras áreas, como a de desenvolvedores, também terão que expandir suas habilidades e se adaptar para continuar relevantes no mercado.
Na minha visão os devs trabalharão mais para si, aliadas as IAs e competindo contra empresas gigantes, do que realmente preocupados se serão contratados por alguma empresa específica. Imagina só poder aliar IA para desenvolver partes difíceis de um jogo, de um software de edição de vídeo, software de tratamento de imagem, de um serviço para servidores e assim por diante. Basicamente seremos livres para bater de frente e gastando tão pouco e lucrando muito e às vezes até individualmente!
@@letsqueletshehehe ele disse “imagina” só na imaginação dele mesmo. Saiu na the register as falhas da IA em relatórios de segurança de open source. Montanhas de lixo gerados. Relatórios de discussão idiotas. Comunidade de open source da Python Foundation encara textos de IA gen como maliciosos (pub saiu no início de dez/24)
Penso como vc. A IA pode alavancsr o trabalho dos desenvolvedores. O problema é que a IA já está chegando num limite de eficiência pq ela depende da força bruta para fazer o treinamento, mas o problema é que ela ainda é muito burra.
bom ponto, não tinha pensado por esse lado. As empresas de software vão continuar lucrando como nunca, então como vai ser mais fácil criar produtos com menos pessoas podemos nos aproveitar disso
Hey Augusto, esse aumento de produtividade por causa da AI já está em curso. Os devs Jrs estão entregando muito e com qualidade superior, porém os Lead Engineer estão tendo que usar a AI para analisar o código feito por Jrs (que usaram AI), desprendendo um pouco mais de tempo. Vai chegar um momento em que a AI vai ser usada para validar o código dela mesmo.
Nem vi o vídeo ainda, mas já falando algo: programador é o garçom de restaurante que fecha o bar, limpa tudo e ergue as cadeiras antes de trancar a porta depois de sair. AI vai limpar tudo antes de programador e, chegando nisto daqui uns 100 anos - sem ironia-, já vai ser skynet. Muitos falam de AI substituir dev, mas é mais fácil um dev substituir HR, manager e abrir o próprio PJ fazendo sozinho os poucos problemas que tem; imagina só o google tendo toda a codebase sendo passível de escrita por AI, qual o impedimento do o4 (ou o5, o6, o9... oN) substituir o google sem gastar o preço dos devs e acabou? Faze sentido? Não. Pronto, tens ai a resposta da "métrica" do chatGPT. E, por fim, ninguém fala do custo energético de rodar todas estas "AIs"... é extremamente caro. Rodar um o6 produzindo como um pleno é dezenas de vezes mais caro que só contratar um sênior.
Obs: ah, mas chatGPT custa não sei quantos poucos USD/mês. Sim, custa pelas rodadas de investimento constantes. Não dão e nunca deram lucro, espera a chamada de margem... é literalmente o "hold.... hold..." até ter chamada de margem e AI virar financeiramente inviável. A vida é como a praia, só ondas... e mentir com a estatística qualquer um mente.
Obs2: uns anos atrás (mais de uma década praticamente), quando lançaram umas plataformas de dev onde era só encaixar quadrados e tu fazias 1:1|1:n|n:n no schema duma DB, e depois com tools que você desenha o front num coisa lá e convertia para HTML tivemos o mesmo medo geral... tinha até tool que gerava class do java auto! era o fim dos devs!. Hoje ninguém nem lembra e tivemos todo o hush de devs dos últimos anos. Desde os anos 80 -segundo sempre ouvi falar- vai ter alguma auto que vai acabar com IT... mas nunca acaba. Enfim, positivo demais, talvez, mas é legal puxar isto das gerações antigas, no próprio MMM tem falas do tipo que lembram a AI de hoje, mas sobre umas autos da época.
O que provavelmente vai acontecer é: num time de 10 devs, deve ser trocado por 2 que entendem bem de IA, além do que dev precisa, para usar e acelerar o processo. Nubank já está fazendo isso.
@@rafaelemerick9883 Poderia discorrer mais sobre isso? Então, na teoria, os Devs precisariam saber os fundamentos de IA para permanecerem valorizados no mercado de trabalho, ou você estava se referindo aos Devs saberem Engenharia de Prompt?
nem isso vai sobrar. Robótica tbm esta acelerando, se já tem bonecas iguais a pessoas, imagina quando meterem um robo igual uma Ana de Armas da vida. Quem vc prefere como enfermeiro, a Ana de Armas ou alguém q pode te meter golpe, te machucar etc?
Cara acho ainda essa visão de IA dominar tudo e tomar o trabalho de todo mundo muito utópica ainda, provavelmente nem a gente e nem nossos filhos vão sofrer isso. Imagina a situação do Brasil fora dos grandes centros , internet ruim e tals, o cara pra usar uma IA dessas Ai tem de tá ao menos conectado decentemente(já tentaram usar o gpt com net fraca) e infelizmente muitos lugares não tem. Sobre a area de TI tem muito patrão emocionado que pensa que já pode substituir seu DEV por uma IA pra gastar menos , tudo pelo hype que tá tendo, mas acredito que essa bolha uma hora estoura.
A dúvida que eu tenho é: na hora que tiver um incidente quem vai conseguir lidar com o bug de um software que a IA criou? Na hora de um incidente no meio da Black Friday dizer "fica tranquilo vou colocar o incidente para o GPT resolver, será uma resposta aceitável?". Se der ruim, quem vai ser demitido, o GPT?
Perfeito, só que trabalha de VERDADE com software entende isso, a classe de " engenheiros " sempre existiu e vai continuar existindo, o povo de produto mal sabe usar um Windows kkkkkkkkk
Obrigado por atualizações contínuas. Eu prefiro negociar no mercado de ações, pois é mais lucrativo. Eu ganho uma média de $ 34.500 a cada 2 semanas, embora eu mal negocie.
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Expauline , mais conhecida como Sra. Pauline ), então muitas pessoas a recomendaram muito e estou começando com ela 😊 do Brasil 🇧🇷
Acredito que a substituição em massa de empregos por IA pode desencadear um efeito em cascata na sociedade. Afinal, as empresas dependem de lucro, e esse lucro vem do consumo de seus produtos ou serviços. Se elas começarem a demitir a maior parte de sua força de trabalho, menos pessoas terão renda para consumir, o que afeta diretamente a demanda e, consequentemente, os lucros. Isso forma um ciclo vicioso capaz de provocar desequilíbrios econômicos e sociais significativos.
isso é verdade, mas nunca foi impeditivo pra pauperização da força de trabalho na história eles sempre dão um jeito de lucrar e extrair nossa força de trabalho por cada vez menos dinheiro
uma coisa que não fica bem claro para mim, pq em 7 infernos a openai ou qualquer outra empresa compartilharia essa super capacidade de criação de aplicações sendo que ela agora poderia produzir por si só?
Concordo com quase tudo que disse, a exceção se dá pela a afirmação de que, assim como os trabalhos que envolvem produções de longos textos técnicos e/ou explicativos sobre determinada área, os trabalhos manuais serão substituídos. Como citado por você, em uma escala "infinita" isso deve acontecer mesmo, entretanto, com base em meus conhecimentos sobre o cérebro humano, isso está MUITO longe de acontecer. A complexidade dos mecanismos envolvidas com simplesmente digitar um texto em um teclado, escrever um texto ou até mesmo pegar uma banana na mão é altíssima. Por exemplo, a força que se deve pegar para não amassar essa banana, a posição dela, os tendões que conectam-se com a mão e os dedos. Não é atoa que foram milhares de anos para chegarmos nesse estágio, tanto que tratando-se de uso de ferramentas, o ser humano é o melhor dos primatas, inclusive sendo esse um dos diferencias para o nosso sucesso como espécie. Portanto, profissões como: mecânicos, técnicos (elétricos e outros), pintores, pedreiros, etc. Serão os últimos a sentirem os impactos profissionais em suas respectivas áreas. Na minha OPINIÃO. Enfim o vídeo está muito bom, você é um cara excepcional!
Eles vão sentir, pela oferta x demanda. Se trabalho intelectual demitir essas pessoas vão ter que buscar trabalhos braçais, e isso vai puxar o preço des trabalhos pra baixo
Eu vi um cara muita inteligente falar que ainda vamos ter programadores, mas programadores usando IA, continua precisando de profissionais comunicando com maquinas, mesmo que seja usando linguagem como ingles.
Galego, o que acha da area de segurança, o famoso hacker? Nao vejo a IA robando esse job, estava pensando em no futuro migrar pra esse ramo já que sempre foi o que mais gostei. Mas sigo firme no dev porque eu amo também, sou junior entao ainda estou meio perdido. Meu foco é ficar foda em dev e no futuro se eu ainda tiver a fim migrar pra segurança.
Pra trabalhar com sec é imprescindível ter uma base consolidada como dev se quiser ser um profissional foda, então tá num bom caminho bro. Se quiser mesmo seguir, recomendo também que estude e tenha uma base boa em redes.
Augusto, concordo com você, mas você deixou escapar a conclusão. Pela sua fala, está claro pra mim que o desafio é integrar a tecnologia ao mundo real para automatizar tarefas físicas e quem domina a tecnologia sai na frente.
Ou seja, vai aumentar muito a demanda por QA, PO, etc. Esse pessoal que é focado no produto, talvez crie até uma nova segmentação em QA para verificar que a IA está criando o que o cliente quer
Queria ver mais conteúdos como esse mostrando como a IA pode ajudar a diminuir nossa carga horária e ser uma aliada pra melhorar a qualidade de vida. Acho que o tema (não é uma crítica ao Augusto Galego, mas uma reflexão) traz uma visão muito pessimista sobre os avanços da IA no mundo corporativo. Parece que o senso comum já é bem negativo em relação a isso, mas acaba sendo alimentado por conteúdos que pintam um futuro apocalíptico.
de forma resumida é o que o camaradinha aí falou. no mundo capitalista a tecnologia sempre serviu pra aumentar a produtividade, jogando trabalhadores na miséria e gerando desemprego pra nós, enquanto gera lucro prós patrões. infelizmente não tem porque esperar que agora seja diferente. esse tipo de momento deixa evidente a questão da luta de classes, e as falhas do sistema capitalista. porque uma tecnologia que facilita o trabalho é vista com preocupação? deveríamos, ao invés disso, pular de alegria com a ideia de trabalharmos menos horas. mas essa não é a realidade
@@precisodeumvulgo por outro lado tudo dependerá de poucas empresas detentoras das IAs, e como dito no vídeo qualquer dev seria capas de clonar uma aplicação, dessa forma as empresas serão prejudicadas também, seja por isso ou se tudo for automático e não havendo empregos , não haverão consumidores.
10:45 => cara, sinceramente, demanda é infinita, só a pessoa ter dinheiro, provável que o pessoal iria começar a jogar jogos cada vez mais complexos por exemplo.. ou saindo da área de software o pessoal iria começar a gastar com tecnologia etc..
Primeira vez que vejo você citar os 'quants'. Se não for pedir muito, gostaria que você fizesse um vídeo falando sobre essa área, principalmente sobre demanda por mão de obra. Cheguei a me interessar, mas ao que me parece tem muita pouca vaga.
sinceramente, desanimador demais ver todos esses avanços pra quem tá começando a estudar de uns meses pra cá na área, já tá difícil de conseguir estágio hoje em dia, imagina daqui alguns meses/anos? complicado demais
@@MiguelSantos-od6nd cara vai demorar muito pra IA se concretizar assim nas grandes empresas, precisa ter garantia que vai ser entregue um código de qualidade de acordo com as regras de negócio, sem falar na confiança de ter que compartilhar dados confidenciais de produtos com essas IA. Outro ponto, TI tem variaaaas segmentações, devops, cloud infra, qualidade, produção (monitoramento), suporte, etc….. desenvolvimento vai ser uns dos primeiros a serem substituídos msm (e ainda vai demorar muito), mas n representa td a classe
Meu amigo isso tudo aí é suporte para os devs, na hora que os desenvolvedores foram de ralo vai ter DevOps passando é fome já kkkkkkkk desenvolvimento é a parte mais intelectual e criativa, essas áreas todas aí são super automatizadas, tudo apertador de botão, pode me xingar a vontade mas a verdade é essa
Esse medo da Ia tomar o trabalho é algo que a psicologia explica muito bem. Tendemos por a culpa nos outros pelas nossas frustações, se voce se formou e virou peão de codigo, levando carrinho de mão de crud obvio que voce é um alvo facil para ser substituido, não pela IA, mas por qualquer outro profissional mais qualificado que voce.
Não entendo porquê sempre fazem pouco caso de quem "faz crud" sendo que é quase impossível trabalhar num sistema que não tenha crud. Um crud bem feito não é fácil de fazer. E muito dificilmente é "só crud", muitos "sistemas crud" irão exigir soluções assíncronas, refinamentos de performance, etc, etc.
os fazedores de crud vão perder o emprego, mas quem faz trabalho mais elaborado tbm vai ser afetado, o salário dele vai diminuir consideravelmente (acho, espero estar errado)
Saindo do assunto do video: Eu sei que é muito comum, mas esses cortes a cada 1-2 segundos, sem um espaco de tempo minimo entre uma ideia e outra, entre uma frase e outra, sem pausas; deixa o video muito cansativo. Seria bem legal se as pausas naturais que o Augusto faz quando esta desenvovendo argumento fossem mantidas. De verdade; mas essa é só minha opiniao.
Particularmente é meio alarmante sim, pode ser que nos próximos anos ainda estejamos seguros, mas se perguntem daqui uns 50 anos, ou por exemplo no ano 2100, sei que boa parte de nós não estará aqui. Mas imagina o nível de desenvolvimento que a IA vai estar, capaz de todo tipo de tarefa intelectual ter sido substituida por uma IA de forma que isso gere uma crise bem grande porque as demandas vão ser totalmente diferentes, cara sei lá onde isso pode parar na real
Do jeito como estruturamos IA até hoje, nada novo é gerado através dela. Apenas derivações de algo que já existe. Vários breakthroughs em sequência tem que acontecer para que o trabalho intelectual saia das mãos da humanidade inteiramente, que aí sim esse teu cenário faria sentido. E assim, sinceramente, não acho que chegamos lá em 100 anos não. Também não acho particularmente impressionante o desenvolvimento de IAs atuais. Lembre-se de que não existe sequer *consciência* ainda!
@@caduhidalgo4996 Na minha percepção, as IA não iriam substituir o dev tão cedo. No mínimo, levaria 2 a 3 década. Hoje, a profissão pode diminuir mais de 90% da sua demanda por profissionais humanos em 5 anos. É desesperador.
Boa Galego, eu como generalista, espero um pouco mais de reconhecimento kkkkk boas festas pra ti e para Vó, já q vc já disse q não grava mais até lá kkkkk
Ao mesmo tempo que é assustador, é bem empolgante Estamos em um pt de um período de disrupção, a realidade é que ninguém tem garantias do que vai acontecer
mas temos lastro histórico pra "prever" como aconteceu toda vez fom avanços tecnológicos, que o aumento de produtividade será cooptado pelos donos do capital e jogar trabalhadores na pobreza. toda vez até hoje foi isso que aconteceu (porque vivemos no capitalismo em busca de lucro)
não tem jeito... programação é conhecimento do futuro... mas programador não é a profissão do futuro... esse conhecimento vai ser = alfabetização... pré requisito para qq coisa...
Pelo que você está falando. A gente têm que reuni o Bruno Sartori, Miguel Nicolelis, Sidarta Ribeiro e voce. Para uma enfrentar possival ascensão da Skynet. Teriamos que verificar ser é possivel um comunicação atraves de sonhos. "IA vai eliminar todo mundo". Temos que espalha a sua mensagem. kkkkkkkkkkkk
acho que o que vai acontecer é o trabalho braçal vai ser mais valorizado, vai dar mais dinheiro trabalhar em trabalhos braçais do que intelectuais. É claro que o trabalho braçal em algum momento vai ser substituído, porém isso vai ser mais lento, o primeiro a ser afetado é o intelectual, já está afetando na vdd...
Só to vendo a IA comecar a fazer merda na codebase de um monte de empresas com gente que só manda prompt (não é mais nem copia e cola kkk) e a demanda por devs aumentar kkkk
Eu posso estar falando muita merda, então peguem vossas privadas: Cara, sinceramente, acho que nem mesmo os devs que se preocuparem em aprender mais sobre produto e requisitos de sistemas vão se "safar". Eu acredito que não estamos muito longe de ver uma IA fazendo uma série de questionamentos simples e diretos (sem a necessidade de conhecimento técnico) ao usuário final sobre o que ele deseja construir e ela mesma compreender os requisitos necessários do sistema. Preocupações de arquitetura seria mínima para uma IA. Basta que ela analise as métricas de performance do software para compreender onde precisa mudar e o que especificamente mudar. Se ela perceber um tráfego maior de requests no servidor, não parece óbvio o que deve ser feito? Eu acredito que apenas empresas que fornecem tecnologias cruciais para o avanço da própria tecnologia, como NVIDEA, Microsoft, Cisco e entre outras, concentrariam profissionais de software para gerenciar um grande volume de IA's tendo em vista que o "usuário final", nesse caso, seriam, necessariamente, programadores. Além disso, eu acredito que uma das áreas da tecnologia que não sofreria tanto com o avanço da IA seria a de P&D em Cybersecurity. Uma IA não cria, efetivamente falando no sentido literal da palavra, absolutamente nada. Falhas de segurança em bibliotecas, frameworks, sistemas operacionais, linguagens e etc. são coisas que uma IA não consegue ser treinada com facilidade para encontrar. Cybersecurity requer um alto nível de criatividade e inovação dos profissionais da área (ao menos para quem trabalha com Red Team) e normalmente falhas graves de sistemas não seguem um padrão de exploração. Cada falha é uma falha e nem sempre falhas são por erros humanos. Áreas como hardware hacking e criptografia tenderão a um fortíssimo crescimento e demandarão cada vez mais profissionais qualificados para explorar possíveis falhas. Sem contar que as próprias redes neurais estão sujeitas a falhas de segurança. Nesse contexto, é por isso que eu seguirei estudando sobre cybersecurity e arquitetura de computadores (voltado para exploração de falhas) porque acredito fielmente que essa será uma das últimas áreas afetadas pela tecnologia ou talvez nem sequer sejam afetadas.
a única forma da gente preservar a qualidade de vida dos trabalhadores em qualquer mercado que seja, é através da luta política. infelizmente o mundo dev é muito individualista e meritocrático, e a gente é afastado desse tipo de debate. mas não tem porque achar que estamos "imunes" a qualquer tecnologia acabar com a gente, qualquer que seja o ramo de trabalho
Agora que umas IAs como a V0 da Vercel que sabem fazer telinha e acho que futuramente até integrações, acho que o que mais vai importar é o design. Pelo que eu vi, elas ainda não sabem criar designs bons, e ainda que soubessem teria que ser diferente, originalidade é um requisito se o negócio crescer.
Acho que você se perdeu um pouco Galelo, não ficou muito claro pra mim qual é a limitação que você enxerga com aumento da produtividade. Estamos com uma demanda hoje muito maior e cada vez crescendo mais, já temos computação quantica que vai gerar muito mais dados e abrir novas portas, a AI está criando mais desenvolvedores. Agora pode ser interessante pensar qual a função do desenvolvedor.
Alguns outros pontos que acredito serem uteis de se pensar: - A empresa X é concorrente da empresa Y. Ambas produzem 10 unidades de software em um mesmo periodo de tempo. Se de repente, com IA, a empresa X consegue produzir 100 unidades de software, por qual motivo a empresa Y iria demitir 90% de sua força de trabalho para continuar produzindo a mesma quantidade de software que produzia antes? - Quanto a mais de software pode ser produzido simplesmente devido ao fato de que feitos antes impossíveis ou inviáveis agora passam a ser possíveis? - A criação de software tem como final último automatizar ou facilitar a execução de um trabalho (da landing page mais simples até o uber e o código que faz o foguete da spaceX pousar, tudo é feito com o objetivo de facilitar algo). Sabendo disso, por qual motivo a automatização iria se limitar a simplesmente acabar com o emprego dos desenvolvedores, por que não solucionar todos os outros problemas da humanidade?
Gosto mto do Galego, mas esse é um dia piores vídeos do canal. Cheio de achismo, superstições e "terrorismo". No final fiquei esperando o anúncio de algum curso ou algo do tipo.
JA trabalhei como caixa, repositor, mecânico, vendedor de loja e vendedor de sapato. Finalmente conseguir algo na programação e isso é uma promessa pra mim mesmo. Se algum dia eu precisar voltar pra qualquer um dos emprego acima ou parecidos, eu juro que eu cometo suicídio.
@@opombo6498 Não estou afim de ser humilhado dnv em empregos desse tipo. Minha mae sempre trabalhou em comércio, acabou desenvolvendo depressão e transtorno obsessivo compulsivo. Fora como os patrões veem o seres humanos. Ela fazia hora extra não remunerada no inicio da empresa da amiga. Quando ela precisou de ajuda por questões de saúde ( problemas nos tendões ) a suposta amiga foi rápida em despedir por querer alguém que tivesse mais " Garra " lá dentro. Só esse relato já é plausível a minha falta de " calma " com relação ao que falei. E repito, eu jamais vou querer trabalhar nesses empregos novamente, e prefiro morrer ao ter que lídar com humilhações parecidas. Atualmente estudo I.A ( Mesmo odiando essa área ), trabalho com desenvolvimento e estudo pra concurso. Tem dias que eu não tenho cabeça pra nada, mas só o medo de ter que lidar com esses empregos dnv me faz querer correr atrás da minha estabilidade.
eu entendo totalmente sua colocação. eu fui chapeiro de lanchonete e outros sub-empregos, trabalhar com TI mudou minha vida. to usando esse tempo pra construir alguma alternativa, pq eventualmente não vou ter cabeça pra continuar na programação, independente da IA. no fim das contas, a gente precisa se organizar pra se defender, porque a tecnologia piorar nossa vida é totalmente contraintuitivo
@@opombo6498 imagina ter que voltar a trabalhar em um caixa, voltar a trabalhar FUCKING o dia inteiro, batendo em pacote de cuscuz pra deixar ele reto e colocar na prateleira. Imagina ter que voltar a escutar cliente enchendo o saco ainda pessoalmente, viver em um ambiente que só tem moleque lá dentro, e você por ser um pouco quieto acaba sendo comido vivo lá. Mesmo adulto o bullying ainda é presente em subempregos cheio de simios no bostil, além disso tudo, o pior; você só tem 1 dia da semana livre e as vezes nem isso, dão a você 32 reais obrigatório no dia de seu suposto descanso... Se um dia eu tiver que viver isso dnv, eu prefiro me churrascar. Hoje com a programação ainda vivo com problemas, mas mil vezes do que trabalhar com essas coisas. Pra mim esses empreegos de peãozada e de comércio em geral, são prisões, algo que nao desejo nem pra pior pessoa do mundo.
Acho que o nosso suprimento energético ainda não vai suporta a escala imaginada nesse vídeo. Para mim esse ainda é o maior obstáculo.
Pessoal ta se esquecendo no gasto energetico e o custo desse gasto. Se olharmos o agora, o custo da IA é extremamente baixo dado o custo energetico que elas consomem.
cara , só pensa mais
IA não custa caro pra usar, custa caro pra treinar, uma vez que o modelo está pronto, as consultas são tranquilas e vão seguir como tudo que já existe hoje... um mensageiro da vida vai gastar muito mais que isso pra armazenar tantos chats de tantas pessoas, principalmente com IAs
@@matheusmgd um data center comum, gasta o msm de energia eletrica e agua do que uma cidade media, vc tem o google nas mãos é so parar 1 min para pesquisa... o cara ta achando que os modelos da open ai são os msm feitos para reconhecimento de gatos que fez na faculdade...
Há um ponto que eu não vejo muitas pessoas levantarem: hoje, a IA é treinada com uma quantidade imensa de dados que são conhecimentos gerados pela humanidade. A IA não produz conhecimento; ela não gera nada de novo. Então, daqui a pouco, a IA vai começar a ser treinada com código que ela própria criou, com livros que ela mesma escreveu, e então haverá um decréscimo na qualidade do que é gerado. No ramo do direito, isso já seria ruim, porque, ao treiná-la, obviamente haverá viés, e esse viés será ressaltado à medida que ela for treinada com a própria IA.
Saiu um artigo na Nature: AI models collapse when trained on recursively generated data, que fala isso.
Então, fico imaginando quando a maioria da codebase das empresas for só de ia, tudo parecido sem personalidade sem inovação.
Isso é bem interessante, mas ainda sem ser capaz de gerar conhecimento, ela é uma ferramenta muito robusta quando ao uso deste conhecimento, seja em programação ou qualquer outra tarefa direta que é onde encontramos o maior volume de trabalho, acho que num futuro onde haja uma democratização de inteligências tão capazes como a que foi teorizada no vídeo a humanidade verá aumentos de produtividade nunca antes vistos. Claro vai abalar a sociedade no começo, mas é algo natural para uma tecnologia disruptiva, mas imagine um uso bem estruturado na medicina por exemplo, uma maior assertividade no diagnóstico de doenças.
Já existem empresas especializadas em contratar especialistas em determinadas areas pra gerar dados de treinamento pra IA, não será um problema.
E ainda tem uma galera que acredita que a IA vai programar direto em Assembly
Um vídeo inspirador para renovar as energias nesta época de reflexão, paz e esperança. Que ele fortaleça nossa fé na humanidade e nos motive a seguir em frente. Um abraço cheio de carinho e desejos de paz eterna para todos, meus amigos.
isso, uma mensagem de muita esperança, de que em poucos anos não vai mais ter emprego e humanos serão descartados
acho que falou muito bem, eu mesmo vou virar concorrente de todas as empresas que já trabalhei! vou fazer um software por semana.
Não costumo comentar mas vou adicionar algo: as IAs são uma bolha prestes a estourar, os financiadores não têm mais onde colocar dinheiro que renda o que rendeu no período 2000-2020. As IAs não estão compensando em lucro na grande maioria dos casos, e ela só se sustenta em mundo globalizado, e o mundo que estamos indo é outro: protecionismo, guerras e fim do bem estar social. Se ignorarmos isso que falei acima, temos impressão que é isso mesmo, máquinas assumindo e mais empregos perdidos em prol de outros mais intelectuais.
torcendo pra vc estar certo
Os verdadeiros financiadores são governos, e governos criam dinheiro. Acha mesmo que toda essa tecnologia ta limitada ao mercado privado, a OpenAI, Anthropic, Microsoft? Acha mesmo que dentro do deep state americano ja não existe uma versão com bomba do o3? Uma mini AGI sendo testada em laboratorio? Ao longo da historia ficou bem claro que eles só mostram o que querem mostar, não seria diferente agora com a tecnologia mais disruptiva depois da eletricidade, seria?
Então, eu penso que isso também pode acontecer. Mas a cada dia as empresas vêm diminuindo os produtos free e colocando valores astronômicos nos modelos mais avançados. Acredito que em breve não teremos o gpt na forma gratuita, e só grandes empresas poderiam pagar. Lembrando que elas foram treinadas por nós que usamos. Outro sinal de que essa bolha não chega a estourar é o que aconteceu com as criptomoedas, muito se falou no começo, agora olha a cotação. Espero muito que algo de bom venha com esse booom de ias, mas conhecendo as mentes detentores destas empresas duvido muito.
"tudo o que uma calculadora faz não é matemática", a mesma coisa vai acontecer com a revolução das ia, nunca foi sobre escrever linhas de códigos e sim resolver problemas do mundo e criar produtos.
Quantas vezes você duvidou da resposta da calculadora?
Real
Não tem como por a culpa na IA, a culpa vai ser do PO que escolheu essa IA lixo haha
Está confundindo as coisas e é esse ceticismo ingênuo que vai fazer com que muitos se atirem de prédios antes de 2030.
@@lain1314 Quantas vezes uma calculadora criou uma teoria matemática?
Pelo que eu entendi, para que você não seja substituído, terá de buscar saber mais de produto. Penso nisso como entender como funciona os processos para solução de problemas (exemplo: como é feito o processo de gestão financeira de uma empresa, aí entra em leis tributárias e ai vai aprofundando), para usar seus conhecimentos técnicos para orientar as ferramentas para programarem aplicações que irão solucionar os problemas. Nós teremos que estudar outras coisas fora da programação mas, como alguém que gosta da área da computação, é interessante conhecer os processos para saber como automatizar, no fim, sempre será preciso estudar.
Quanto a parte dos trabalhos braçais, só não tem muito robô subindo muro pois é custoso ainda a produção de algo assim, com o tempo, ao menos em países desenvolvidos e que a mão de obra fica tão excassa que fica cara demais, vai valer a pena alugar uns pedreiros robóticos para levantar o muro, é aquilo, se não tem ainda em todo canto é porque tá no começo e a demanda ainda não está explodindo. Parabéns pelo vídeo e boas festas.
Muito bem pontuados seus comentários no video, Augusto - Concordo plenamente!
Assim como qualquer outra revolução de trabalho que ocorreu na historia (seja na implementação de máquinas a vapor, computadores, etc), quem se adaptou conseguiu fazer da mudança um caminho pro lucro. Independente da velocidade desse avanço, acredito que IA é uma ferramenta. Quanto antes fazer um bom uso dela, melhor.
Enfim, vamos ser programadores, mais de altíssimo nivel. Basicamente analistas de requisitos bastante técnicos, detalhando tudo de modo que uma IA faça sem equívocos. E se ela cometer equivocos, a correção seria incrivelmente rapida.
Tecnico de ti,rs só trocar a peça ,rs
Pesquise sobre Agentes de AI. Pra que ter um analista de requisitos humano sucetivel a erro se eu posso ter um agente com +200qi treinado para ser extremamente tecnico e plugado aos outros agentes desenvolvedores?
@@gabrielmenzz Ora, você é dono de uma empresa, vai gerir sem ter nenhuma ideia do que está ocorrendo, com abstração absoluta? Muito vão querer ter o mínimo de ciência dos processos.
obrigado pelo vídeo, gerou comentários interessantes que eu peguei e coloquei em uma IA para fazer uma análise do discurso para entender melhor e tomar uma posição
Achei foda o vídeo, instalei o excalidraw no meu obsidian pra usar no celular só pra copiar os desenhos e as explicações e agora tô usando ele como ferramenta.
Eu, ingressando em um curso de CC em 2025, vendo esse vídeo: 🤡
Bao demais, vai ser melhor que os caras de ADS...
Seu curso tem mta matematica e bastante fundamentos para trabalhar com inteligência artificial
Ele já falou em muitos videos que ninguem sabe usar IA de fato, o codigo que pedem para IA sempre vai vir com muitos bugs e gargalhos de desempenho. Pode ver que se você pedir para ela fazer uma conta como 1+1 ela sempre vai dizer o que tem no banco de dados dela. Mas temos infinidade de formulas matematicas para fazer essa conta que a IA não vai querer usar, voce pode pedir para ela fazer na formula x e ela vai continuar teimosa fazendo a.
Se realmente for uma grade curricular de CC, então na verdade vc está com sorte!
@@lu1z00 superestimam esses fundamentos em CC, são os mais simples da IA substituir. O conhecimento superficial do máximo de coisas possíveis é o que vai gerar mais valor no futuro. Generalistas realmente vencerão em um mundo de especialistas.
@@Felipe-pf2ip isso já é factivel de ser resolvido com agentes e tools externas integradas a IA. A IA pode servir apenas para formatar a formula para que um serviço especializado nisso resolva
Gosto do exemplo do programador antigamente recebia um papel com oq tinha q fazer e so codava, e ao redor desse cara tinha varios papeis como analista de requisitos, analista de negocios e por ai vai… hoje em dia tudo se resume ao engenheiro de software(que é um bom severino e faz tudo). Acredito que se houver alguem afetado pelas IAs os Devs levam vantagem, hoje temos SM, PO, Agilista e sera q essa galera sobrevive ??? Algo a se refletir. Na meu ponto o Dev vai adicionar mais tarefas no seu dia a dia com o aumento da produtividade. Feliz Natal que Deus abençoe a todos.
Quando Santos Dumont voou pela primeira vez, ninguém imaginava que o homem pisaria na lua.
O desenvolvimento de código já é amplamente realizado pelas IAs. Em um futuro próximo, os sistemas serão capazes de criar seus próprios códigos e gerenciar autonomamente seus recursos, evoluindo em paralelo aos modelos de negócio como agentes virtuais. Isso permitirá o surgimento da tão desejada linguagem ubíqua, que é o foco do DDD. Nesse cenário, deixaremos de nos concentrar na lógica funcional para focar na lógica de negócio, já que as máquinas compreenderão o que queremos que elas realizem. O papel do desenvolvedor será voltado para a criação de modelos que se alinhem aos aspectos e características do negócio, semelhante a ensinar um estagiário. Assim, o desenvolvedor precisará ser cada vez mais multidisciplinar.
cara, se a IA continuar avançando no ritmo que está, em 5 anos não vai ter mais empregos
@@jr-yn4lk Cara so vai mudar o paradigma, quem se aprofundar em DDD e coisa do tipo ta salvo. Toda vez que muda esse danado tem gente achando que vai acabar os empregos.
vamos partir do principio que eu estou fazendo dinheiro com pdv em 2024.... a realidade do brasil é muito diferente a gente fala sobre a IA ocupar profissões mas existem comerciantes/empresas que usam papel e planilha ainda.
Cara, eu acho que sim, muitas empresas vão substituir. Mas empresas grandes não vão substituir os Devs por questão de segurança dos dados, quando jogamos alguma informação na IA, todo mundo que jogar um prompt pode usar essa informação tbm, isso é ruim para grandes empresas tipo bancos.
Então para essas grandes empresas, dificilmente elas vão substituir os Devs por IA
Meu final do ano ta sendo estranho, eu sempre traço metas noq aprender, mas nesse final do ano tá estranho. Por enquanto tá td ótimo, mas a empresa vive de lucros, cortar gastos foi a primeira coisa as empresas fizeram quando deu a crise de 2022. a empresa já pensa em cortar mesmo sabendo q a qualidade vai cair, imagine agora q empresas ligadas a AI estão prometendo e crescendo. enfim... por mais que por trás nós todos sabemos como uma llm funciona, o pessoal do dinheiro não liga, e quem garante não as AI não vão continuar evoluindo? tô pensando se eu devo ir pr o lado PM/PO, ou sla queria algo pr estudar com mais segurança
Vi um comentário dizendo q aprofundar em cyber security é uma boa, já q deixar uma AI tomando conta de td vai merda
bato aqui novamente na tecla da organização do povo como classe trabalhadora.
isso é verdade pra todos os ramos. o avanço da tecnologia não devia fazer nossa vida piorar, devia fazer nossa vida ser mais fácil...
@@precisodeumvulgo Exatamte! Enquanto humanidade ,era pra gente estar pulando de alegria com todos esses avanços, mas como não somos motivados pelo bem estar e sim pelo lucro, cada avanço só provoca medo e insegurança.
Por isso que eu vou para infra, isso ai vai ter que rodar em algum lugar kkkkkkkk
Vou pra área de pesquisa. Alguém vai ter que desenvolver e manter essa joça kkkkk
Infra pode ser automatizado, é a área mais fácil de a IA assumir
@@lucasrodrigues9766 Mais fácil? Tenho certeza que nunca trabalhou com infra pra estar falando isso...
Impressionante como o discursos da bolha DEV tá mudando, pelo menos o Galego tá mandando esse vídeo antes, apesar de ser quase um ctrl+c ctrl+v do Akita . Só avisando , se você tá assistindo esse vídeo, e não tá recriando o kernel do linux para ele ser mais performático, você vai ser substituído (eu me incluo nisso)
pois é... uma coisa é um programador usuário de framework, outra coisa é um programador que faz o framework ou o compilador, etc...
Eu, você, e qualquer um, QUALQUER UM, pode fazer isso, só precisa se dedicar na lang/ecossistema necessário. TUDO SE APRENDE, TUDO.
Ctrl C? De onde? Só pq fala sobre o mesmo assunto? Então todo canal do akita é Ctrl C de livros de ciência da computação e engenharia de software.
exatamente. Antes do ChatGPT ninguém falava de automação total do trabalho de devs, diziam que ia ter emprego pra dev pra daqui a 50 anos. Mas agora a cada ano que passa eles vão ficando cada vez menos otimistas
Tá aí qual a sua solução? Largar a profissão? Isso aí é puro terrorismo, especulação por especulação que só gera medo
O augusto tendo uma crise existencial na hora de que fazer o meu ovo é muito bom😂😂
A IA vai substituir os devs quando não houver mais a necessidade de gerar um prompt.
Por isso invisto em imóveis, precisar viver debaixo de algum teto sempre irá precisar!
Hj eu faço trabalho braçal no ramo de tecelagem q ta longe de ser automatizado. Estudo pra ser dev, porém esse avanço da IA ta mais q claro q júnior - pleno vai pro krl
E olha q eu tentei ser otimista até o final
Eu sou dev e ja to me planejando pra pular fora o mais rapido possivel pra alguma area mais "braçal"
@@LucasAndradeX não é pra tanto kkkkk
Em resumo: O capitalismo tardio continuará a precarizar o trabalho humano e a solução no médio-longo prazo é você (sim, você aí!), se tornar o agente precarizador. 👏🎬
Sim, vamos continuar cavando buracos com pás porque uma escavadeira irá tirar o trabalho de 20 operários.
Pra quê usar uma calculadora se eu posso gerar emprego pra 10 pessoas fazer contas pra mim? Acho que estou me tornando um agente precarizador 😠😠😠
Precisamos regular a eletricidade para garantir o emprego dos produtores de velas!
A IA que vai substituir os esquerdistas só tem 3 parametros
maneiro vcs com esses " argumentos" que não passam de espantalhos.
a tecnologia deveria servir pra melhorar nossa vida, não torna-la pior.
Código é commodity há decadas. Fortran, C, Java, C#, Perl, Python, Ruby, PHP, Javascript, JQuery, Angular, React, NextJS, Laravel, Django, Rails, Magento, Wordpress etc tem o objetivo de reduzir a quantidade de código escrito. Quanto mais alto o nível de abstração, menor o número de linhas de código. TODO programador bem sucedido domina o PRODUTO. Acha que o Google, Facebook etc pagam 200k dólares ao ano pra os caras só escreverem código? Óbvio que não.
Eu acho que o problema da IA é o consumo energético que ela tem. O paradigma sobre como ela funciona ainda é muito custoso e a maior parte desse custo é energia elétrica. Lembrando que agente já tá no limite da velocidade do silício a alguns anos e houve pouca evolução de perfomance nos computadores. Se agente desenvolver algum tipo de energia limpa e barata, algo como motores de fusão estável, talvez aí sim fazer software se torne algo banal.
Acho que o pessoal ainda não entendeu que a gente ta literalmente vivenciando o começo de mais uma revolução industrial. De fato n entenderam.
mas e em relação ao fator físico? Datacenters ja tem sido um problema atual e ainda mais agora com o crescimento de demanda por conta da inteligencia artificial e tal.
Concordo com o vídeo. Acredito que vai acontecer, mas acho que a nossa maior limitação é o fator físico
ainda contando que vai precisar de especialistas em inteligência artificial e especialização exige tempo, principalmente em algo que tem sido tão recente embora o machine learning e vários outros subtopicos nao sejam tao recentes
@@lets.6806 ele esqueceu tambem que nao temos energia infinita para sustentar tanta IA.
Agora que vi quem eh kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cole leticia, abracos cefetianos para voce
@@MatheusAraujo0 olocooo quanto tempo!!! Coincidência te encontrar aqui cara kkkkkkk abraços coltecanos
Faz todo sentido isso, é um ponto levantando pelo CEO da Claude no podcast que ele faz com o Lex Friedman. Por mais rápido que seja a evolução das IAs, a maior limitação enfrentada é a física, tudo que precisa ser construído no mundo real demanda tempo e recursos que nem sempre podem ser otimizados.
adoro esse tipo de video. Antes diziam que daqui a 50 anos ia ter emprego pra programador, mas a cada ano o discurso vai mudando kkkkk
Bom, vou deixar minhas considerações aqui. Eu não acredito muito nos benchmarks que eles usam com IA. Uma coisa é você ter 3 inputs exemplo, e 3 outputs exemplo, e depois dar mais um input pra a Ia te devolver o output. Outra coisa é você dar um input, uma code base com 500 mil linhas de código e esperar que ela resolva seu problema. A gente não vê o mundo em binário, a gente é capaz de fazer associações e reconhecer padrões. As IAs podem até substituir a maioria dos devs no futuro, mas tenho minhas ressalvas quanto a esses anúncios e suas viabilidades.
Os investimentos obrigam as empresas que estão desenvolvendo as IAs a entregarem coisas cada vez mais mirabolantes, mas até agora, dá pra dizer que estou satisfeito usando 4o Mini. E pra justificar o uso deste tão mais caro modelo, só se ele entregasse de fato coisas que são impossíveis de fazer com uma ia mais enxuta e o meu conhecimento técnico.
Existe um livro que trata muito bem sobre o tema de novas tecnologias introduzidas na sociedade, esse livro se chama Tecnopólio. Recomendo que leiam, principalmente o conto introdutório do livro.
Excelente ponto apresentado. Creio que não exista teto para a demanda de tecnologia na humanidade, e isso por si só já é um fator que elimina o medo. Se tratando de mercado, sempre se adapte e diversifique suas habilidades, isso vale para qualquer ramo de negócio, em qualquer época que seja.
Não sou programador. Mas nos últimos anos estive produzindo coisas com no code. E estou me divertindo fazendo aplicativos funcionais usando alguns agentes de IA para codificar, inclusive vendendos alguns
Tu é brabo Galeguinho, tu é muita luz nessa bolha dev de trevas kkkkk
Existem 2 gargalos que se não forem superados não vão substituir os trabalhos por um preço acessível: energia e hardware. Se estes forem superados, ainda acho que os trabalhos "manuais" terão uma sobre-vida de 3 ou 4 anos além dos trabalhoes "itelectuais". Mas ninguém está seguro.
Será que vão criar uma ia para dar manutenção em projeto legado? Nao aguento mais java 7 sem spring boot kkkkk
E eu querendo um trampo como programador Java.
java 7? tás no céu :D... trabalho num legado q é java 1.4
Ótimo vídeo, realmente traz uma reflexão importante! Mas acredito que a substituição de profissões manuais como pedreiros, eletricistas e soldadores ainda vai demorar muito. Profissões assim envolvem trabalhos extremamente específicos e adaptáveis, que muitas vezes dependem da experiência prática e do improviso. Mesmo em países desenvolvidos, criar tecnologias ou robôs que executem essas funções com eficiência ainda é desafiador, e no Brasil, isso está ainda mais distante.
Além disso, profissões como pedreiro, eletricista e soldador não se resumem a tarefas mecânicas. Esses profissionais precisam interpretar projetos, planejar soluções e lidar com imprevistos no ambiente de trabalho. Muitos acabam desempenhando múltiplas funções, como pedreiros que também atuam como azulejistas ou carpinteiros, adaptando-se às necessidades do dia a dia.
A evolução da IA e das tecnologias vai impactar todas as áreas, mas cada profissão tem seu tempo de transformação. Assim como esses profissionais manuais precisam de criatividade e versatilidade para se reinventar, outras áreas, como a de desenvolvedores, também terão que expandir suas habilidades e se adaptar para continuar relevantes no mercado.
Na minha visão os devs trabalharão mais para si, aliadas as IAs e competindo contra empresas gigantes, do que realmente preocupados se serão contratados por alguma empresa específica. Imagina só poder aliar IA para desenvolver partes difíceis de um jogo, de um software de edição de vídeo, software de tratamento de imagem, de um serviço para servidores e assim por diante. Basicamente seremos livres para bater de frente e gastando tão pouco e lucrando muito e às vezes até individualmente!
aham, confia kkkkk
Eu acho que você tá na Disney
@@letsqueletshehehe ele disse “imagina” só na imaginação dele mesmo. Saiu na the register as falhas da IA em relatórios de segurança de open source. Montanhas de lixo gerados. Relatórios de discussão idiotas. Comunidade de open source da Python Foundation encara textos de IA gen como maliciosos (pub saiu no início de dez/24)
Penso como vc. A IA pode alavancsr o trabalho dos desenvolvedores. O problema é que a IA já está chegando num limite de eficiência pq ela depende da força bruta para fazer o treinamento, mas o problema é que ela ainda é muito burra.
bom ponto, não tinha pensado por esse lado. As empresas de software vão continuar lucrando como nunca, então como vai ser mais fácil criar produtos com menos pessoas podemos nos aproveitar disso
Otima analise, a longo prazo muitos trabalhos e tarefas pode ser automatizado e substituido por uma IA, a questão é quanto tempo vai demora.
Hey Augusto, esse aumento de produtividade por causa da AI já está em curso. Os devs Jrs estão entregando muito e com qualidade superior, porém os Lead Engineer estão tendo que usar a AI para analisar o código feito por Jrs (que usaram AI), desprendendo um pouco mais de tempo. Vai chegar um momento em que a AI vai ser usada para validar o código dela mesmo.
hj já tem IA que faz isso
Nem vi o vídeo ainda, mas já falando algo: programador é o garçom de restaurante que fecha o bar, limpa tudo e ergue as cadeiras antes de trancar a porta depois de sair. AI vai limpar tudo antes de programador e, chegando nisto daqui uns 100 anos - sem ironia-, já vai ser skynet.
Muitos falam de AI substituir dev, mas é mais fácil um dev substituir HR, manager e abrir o próprio PJ fazendo sozinho os poucos problemas que tem; imagina só o google tendo toda a codebase sendo passível de escrita por AI, qual o impedimento do o4 (ou o5, o6, o9... oN) substituir o google sem gastar o preço dos devs e acabou? Faze sentido? Não. Pronto, tens ai a resposta da "métrica" do chatGPT.
E, por fim, ninguém fala do custo energético de rodar todas estas "AIs"... é extremamente caro. Rodar um o6 produzindo como um pleno é dezenas de vezes mais caro que só contratar um sênior.
Obs: ah, mas chatGPT custa não sei quantos poucos USD/mês. Sim, custa pelas rodadas de investimento constantes. Não dão e nunca deram lucro, espera a chamada de margem... é literalmente o "hold.... hold..." até ter chamada de margem e AI virar financeiramente inviável.
A vida é como a praia, só ondas... e mentir com a estatística qualquer um mente.
Obs2: uns anos atrás (mais de uma década praticamente), quando lançaram umas plataformas de dev onde era só encaixar quadrados e tu fazias 1:1|1:n|n:n no schema duma DB, e depois com tools que você desenha o front num coisa lá e convertia para HTML tivemos o mesmo medo geral... tinha até tool que gerava class do java auto! era o fim dos devs!. Hoje ninguém nem lembra e tivemos todo o hush de devs dos últimos anos. Desde os anos 80 -segundo sempre ouvi falar- vai ter alguma auto que vai acabar com IT... mas nunca acaba. Enfim, positivo demais, talvez, mas é legal puxar isto das gerações antigas, no próprio MMM tem falas do tipo que lembram a AI de hoje, mas sobre umas autos da época.
O que provavelmente vai acontecer é: num time de 10 devs, deve ser trocado por 2 que entendem bem de IA, além do que dev precisa, para usar e acelerar o processo. Nubank já está fazendo isso.
@@rafaelemerick9883 Poderia discorrer mais sobre isso? Então, na teoria, os Devs precisariam saber os fundamentos de IA para permanecerem valorizados no mercado de trabalho, ou você estava se referindo aos Devs saberem Engenharia de Prompt?
@@sovereignking9863 ambos. Mas principalmente os prompts
Vai sobrar só enfermeiro, técnico de enfermagem, cozinheiro, fisioterapeuta e cuidador de idosos 😂😂😂
nem isso vai sobrar. Robótica tbm esta acelerando, se já tem bonecas iguais a pessoas, imagina quando meterem um robo igual uma Ana de Armas da vida. Quem vc prefere como enfermeiro, a Ana de Armas ou alguém q pode te meter golpe, te machucar etc?
@@onethbdo2112 Po mas ai estamos falando de tempos no futuro totalmente diferentes, IA ta fazendo trabalho de junior HJ
E babás
Cara acho ainda essa visão de IA dominar tudo e tomar o trabalho de todo mundo muito utópica ainda, provavelmente nem a gente e nem nossos filhos vão sofrer isso.
Imagina a situação do Brasil fora dos grandes centros , internet ruim e tals, o cara pra usar uma IA dessas Ai tem de tá ao menos conectado decentemente(já tentaram usar o gpt com net fraca) e infelizmente muitos lugares não tem.
Sobre a area de TI tem muito patrão emocionado que pensa que já pode substituir seu DEV por uma IA pra gastar menos , tudo pelo hype que tá tendo, mas acredito que essa bolha uma hora estoura.
A dúvida que eu tenho é: na hora que tiver um incidente quem vai conseguir lidar com o bug de um software que a IA criou?
Na hora de um incidente no meio da Black Friday dizer "fica tranquilo vou colocar o incidente para o GPT resolver, será uma resposta aceitável?".
Se der ruim, quem vai ser demitido, o GPT?
Perfeito, só que trabalha de VERDADE com software entende isso, a classe de " engenheiros " sempre existiu e vai continuar existindo, o povo de produto mal sabe usar um Windows kkkkkkkkk
Vai. E mais cedo do que se imagina.
Obrigado por atualizações contínuas. Eu prefiro negociar no mercado de ações, pois é mais lucrativo. Eu ganho uma média de $ 34.500 a cada 2 semanas, embora eu mal negocie.
Sou favorecido financeiramente. Obrigado, Jesus. Lucro semanal de US$ 10.200, independentemente de quão ruim a situação econômica esteja.
Como
..? Sou um novato em investimento em criptomoedas, você pode me orientar sobre como você obteve lucro?
Obrigado à Sra. Pauline
É uma corretora licenciada aqui em Lisboa
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Expauline , mais conhecida como Sra. Pauline ), então muitas pessoas a recomendaram muito e estou começando com ela 😊 do Brasil 🇧🇷
esse mesmo cenário se aplicaria para o setor da sustentação de software legado?
sim, a tudo.
@@DevsVult
Acredito que a substituição em massa de empregos por IA pode desencadear um efeito em cascata na sociedade. Afinal, as empresas dependem de lucro, e esse lucro vem do consumo de seus produtos ou serviços. Se elas começarem a demitir a maior parte de sua força de trabalho, menos pessoas terão renda para consumir, o que afeta diretamente a demanda e, consequentemente, os lucros. Isso forma um ciclo vicioso capaz de provocar desequilíbrios econômicos e sociais significativos.
isso é verdade, mas nunca foi impeditivo pra pauperização da força de trabalho na história
eles sempre dão um jeito de lucrar e extrair nossa força de trabalho por cada vez menos dinheiro
uma coisa que não fica bem claro para mim, pq em 7 infernos a openai ou qualquer outra empresa compartilharia essa super capacidade de criação de aplicações sendo que ela agora poderia produzir por si só?
Concordo com quase tudo que disse, a exceção se dá pela a afirmação de que, assim como os trabalhos que envolvem produções de longos textos técnicos e/ou explicativos sobre determinada área, os trabalhos manuais serão substituídos. Como citado por você, em uma escala "infinita" isso deve acontecer mesmo, entretanto, com base em meus conhecimentos sobre o cérebro humano, isso está MUITO longe de acontecer. A complexidade dos mecanismos envolvidas com simplesmente digitar um texto em um teclado, escrever um texto ou até mesmo pegar uma banana na mão é altíssima.
Por exemplo, a força que se deve pegar para não amassar essa banana, a posição dela, os tendões que conectam-se com a mão e os dedos. Não é atoa que foram milhares de anos para chegarmos nesse estágio, tanto que tratando-se de uso de ferramentas, o ser humano é o melhor dos primatas, inclusive sendo esse um dos diferencias para o nosso sucesso como espécie.
Portanto, profissões como: mecânicos, técnicos (elétricos e outros), pintores, pedreiros, etc. Serão os últimos a sentirem os impactos profissionais em suas respectivas áreas. Na minha OPINIÃO. Enfim o vídeo está muito bom, você é um cara excepcional!
Eles vão sentir, pela oferta x demanda. Se trabalho intelectual demitir essas pessoas vão ter que buscar trabalhos braçais, e isso vai puxar o preço des trabalhos pra baixo
@@Awzy. Isso faz muito sentido, não parei para pensar por esse lado. De qualquer forma mantenho a opinião, eles serão os últimos a sentirem.
Concordo com 100% do que você falou, muito massa sua forma explicar 👏👏👏
Eu vi um cara muita inteligente falar que ainda vamos ter programadores, mas programadores usando IA, continua precisando de profissionais comunicando com maquinas, mesmo que seja usando linguagem como ingles.
Então no final das contas meu pai e minha avó estavam certos em falar que TI é uma bosta e ir fazer concurso publico pra garantir mamata infinita.
Galego, o que acha da area de segurança, o famoso hacker? Nao vejo a IA robando esse job, estava pensando em no futuro migrar pra esse ramo já que sempre foi o que mais gostei. Mas sigo firme no dev porque eu amo também, sou junior entao ainda estou meio perdido. Meu foco é ficar foda em dev e no futuro se eu ainda tiver a fim migrar pra segurança.
Pra trabalhar com sec é imprescindível ter uma base consolidada como dev se quiser ser um profissional foda, então tá num bom caminho bro.
Se quiser mesmo seguir, recomendo também que estude e tenha uma base boa em redes.
Negocio é virar esportista então, pois no fim se a gente não for extinto só vamos servir pra entreter as ias com nossos esportes barbaros 😅
Augusto, concordo com você, mas você deixou escapar a conclusão. Pela sua fala, está claro pra mim que o desafio é integrar a tecnologia ao mundo real para automatizar tarefas físicas e quem domina a tecnologia sai na frente.
Vídeo sensacional como sempre!
Ou seja, vai aumentar muito a demanda por QA, PO, etc. Esse pessoal que é focado no produto, talvez crie até uma nova segmentação em QA para verificar que a IA está criando o que o cliente quer
O modelo usa o teste como source de treinamento
Queria ver mais conteúdos como esse mostrando como a IA pode ajudar a diminuir nossa carga horária e ser uma aliada pra melhorar a qualidade de vida. Acho que o tema (não é uma crítica ao Augusto Galego, mas uma reflexão) traz uma visão muito pessimista sobre os avanços da IA no mundo corporativo. Parece que o senso comum já é bem negativo em relação a isso, mas acaba sendo alimentado por conteúdos que pintam um futuro apocalíptico.
Empresa busca lucros.
de forma resumida é o que o camaradinha aí falou. no mundo capitalista a tecnologia sempre serviu pra aumentar a produtividade, jogando trabalhadores na miséria e gerando desemprego pra nós, enquanto gera lucro prós patrões.
infelizmente não tem porque esperar que agora seja diferente. esse tipo de momento deixa evidente a questão da luta de classes, e as falhas do sistema capitalista. porque uma tecnologia que facilita o trabalho é vista com preocupação? deveríamos, ao invés disso, pular de alegria com a ideia de trabalharmos menos horas. mas essa não é a realidade
@@precisodeumvulgo por outro lado tudo dependerá de poucas empresas detentoras das IAs, e como dito no vídeo qualquer dev seria capas de clonar uma aplicação, dessa forma as empresas serão prejudicadas também, seja por isso ou se tudo for automático e não havendo empregos , não haverão consumidores.
10:45 => cara, sinceramente, demanda é infinita, só a pessoa ter dinheiro, provável que o pessoal iria começar a jogar jogos cada vez mais complexos por exemplo.. ou saindo da área de software o pessoal iria começar a gastar com tecnologia etc..
Demanda infinita com um planeta com recursos finitos ? Kkkkk
Primeira vez que vejo você citar os 'quants'. Se não for pedir muito, gostaria que você fizesse um vídeo falando sobre essa área, principalmente sobre demanda por mão de obra. Cheguei a me interessar, mas ao que me parece tem muita pouca vaga.
Ainda bem que se tudo der errado eu volto a ser zootecnista 😂😂😂
sinceramente, desanimador demais ver todos esses avanços pra quem tá começando a estudar de uns meses pra cá na área, já tá difícil de conseguir estágio hoje em dia, imagina daqui alguns meses/anos? complicado demais
É ir se adaptando e aprendendo as ferramentas. Provavelmente não te substituem ainda também
to igual e minha faculdade ia começar ano que vem kakakakakakaka, não sei oq fazer, não sei qual o rumo que isso vai tomar mas fé.
to na mesma, vou começar faculdade ano que vem mas já tô pensando em plano b
@@MiguelSantos-od6nd cara vai demorar muito pra IA se concretizar assim nas grandes empresas, precisa ter garantia que vai ser entregue um código de qualidade de acordo com as regras de negócio, sem falar na confiança de ter que compartilhar dados confidenciais de produtos com essas IA. Outro ponto, TI tem variaaaas segmentações, devops, cloud infra, qualidade, produção (monitoramento), suporte, etc….. desenvolvimento vai ser uns dos primeiros a serem substituídos msm (e ainda vai demorar muito), mas n representa td a classe
Meu amigo isso tudo aí é suporte para os devs, na hora que os desenvolvedores foram de ralo vai ter DevOps passando é fome já kkkkkkkk desenvolvimento é a parte mais intelectual e criativa, essas áreas todas aí são super automatizadas, tudo apertador de botão, pode me xingar a vontade mas a verdade é essa
Esse medo da Ia tomar o trabalho é algo que a psicologia explica muito bem. Tendemos por a culpa nos outros pelas nossas frustações, se voce se formou e virou peão de codigo, levando carrinho de mão de crud obvio que voce é um alvo facil para ser substituido, não pela IA, mas por qualquer outro profissional mais qualificado que voce.
Não entendo porquê sempre fazem pouco caso de quem "faz crud" sendo que é quase impossível trabalhar num sistema que não tenha crud. Um crud bem feito não é fácil de fazer. E muito dificilmente é "só crud", muitos "sistemas crud" irão exigir soluções assíncronas, refinamentos de performance, etc, etc.
ah sim, porque nunca na história o avanço tecnológico foi responsável pela piora na qualidade de vida ne?
nunca aconteceu antes
os fazedores de crud vão perder o emprego, mas quem faz trabalho mais elaborado tbm vai ser afetado, o salário dele vai diminuir consideravelmente (acho, espero estar errado)
Já falei, pega o windsurf editor e faz um programa nele, vai fazer 90% do trabalho.
Saindo do assunto do video: Eu sei que é muito comum, mas esses cortes a cada 1-2 segundos, sem um espaco de tempo minimo entre uma ideia e outra, entre uma frase e outra, sem pausas; deixa o video muito cansativo.
Seria bem legal se as pausas naturais que o Augusto faz quando esta desenvovendo argumento fossem mantidas. De verdade; mas essa é só minha opiniao.
Total, eu uso um detector automatico de fala, o problema é que eu to doente e falei muito baixo nesse video. Não ficou legal os cortes mesmo
Particularmente é meio alarmante sim, pode ser que nos próximos anos ainda estejamos seguros, mas se perguntem daqui uns 50 anos, ou por exemplo no ano 2100, sei que boa parte de nós não estará aqui. Mas imagina o nível de desenvolvimento que a IA vai estar, capaz de todo tipo de tarefa intelectual ter sido substituida por uma IA de forma que isso gere uma crise bem grande porque as demandas vão ser totalmente diferentes, cara sei lá onde isso pode parar na real
Isso se a gente chegar em 2100 como civilização, né?
Do jeito como estruturamos IA até hoje, nada novo é gerado através dela. Apenas derivações de algo que já existe. Vários breakthroughs em sequência tem que acontecer para que o trabalho intelectual saia das mãos da humanidade inteiramente, que aí sim esse teu cenário faria sentido. E assim, sinceramente, não acho que chegamos lá em 100 anos não.
Também não acho particularmente impressionante o desenvolvimento de IAs atuais. Lembre-se de que não existe sequer *consciência* ainda!
@@caduhidalgo4996 Na minha percepção, as IA não iriam substituir o dev tão cedo. No mínimo, levaria 2 a 3 década. Hoje, a profissão pode diminuir mais de 90% da sua demanda por profissionais humanos em 5 anos. É desesperador.
bom dia, vídeo de noite. Com certeza o Galego está doente
Boa Galego, eu como generalista, espero um pouco mais de reconhecimento kkkkk
boas festas pra ti e para Vó, já q vc já disse q não grava mais até lá kkkkk
acho super inteligente sua abordagem
Ao mesmo tempo que é assustador, é bem empolgante
Estamos em um pt de um período de disrupção, a realidade é que ninguém tem garantias do que vai acontecer
mas temos lastro histórico pra "prever" como aconteceu toda vez fom avanços tecnológicos, que o aumento de produtividade será cooptado pelos donos do capital e jogar trabalhadores na pobreza.
toda vez até hoje foi isso que aconteceu (porque vivemos no capitalismo em busca de lucro)
não tem jeito... programação é conhecimento do futuro... mas programador não é a profissão do futuro... esse conhecimento vai ser = alfabetização... pré requisito para qq coisa...
Pelo que você está falando. A gente têm que reuni o Bruno Sartori, Miguel Nicolelis, Sidarta Ribeiro e voce.
Para uma enfrentar possival ascensão da Skynet. Teriamos que verificar ser é possivel um comunicação atraves de sonhos.
"IA vai eliminar todo mundo". Temos que espalha a sua mensagem. kkkkkkkkkkkk
Beijo pra vó!
Ps: cupom de natal pro teu curso não rola?
Não vai sobrar nem pra peãozada. Já existe impressora 3D q imprime casas, armas, tão tentando imprimir até órgão...
3:04 depende, se a demanda aumentar em 10x sim.
Como aumentar?
@cristianmello8120 países pobres ficando mais ricos, tipo a China e Índia.
Feliz Natal Galegoo
Ah ta vai cair muito rápido, o preço. Manter os servidores é bem barato né? A openAI já considerando aumentar os preços das mensalidade, kkkkkkk...
Muito longe de AGI ainda, um modelo ter melhor performance não torna ele AGI.
IA vai roubar o nosso emprego de dev?
acho que o que vai acontecer é o trabalho braçal vai ser mais valorizado, vai dar mais dinheiro trabalhar em trabalhos braçais do que intelectuais. É claro que o trabalho braçal em algum momento vai ser substituído, porém isso vai ser mais lento, o primeiro a ser afetado é o intelectual, já está afetando na vdd...
Só to vendo a IA comecar a fazer merda na codebase de um monte de empresas com gente que só manda prompt (não é mais nem copia e cola kkk) e a demanda por devs aumentar kkkk
kkkkkk a gente vai tá aqui pra arrumar os codigos porcos que a IA vai gerar kkkk
Eu posso estar falando muita merda, então peguem vossas privadas:
Cara, sinceramente, acho que nem mesmo os devs que se preocuparem em aprender mais sobre produto e requisitos de sistemas vão se "safar". Eu acredito que não estamos muito longe de ver uma IA fazendo uma série de questionamentos simples e diretos (sem a necessidade de conhecimento técnico) ao usuário final sobre o que ele deseja construir e ela mesma compreender os requisitos necessários do sistema. Preocupações de arquitetura seria mínima para uma IA. Basta que ela analise as métricas de performance do software para compreender onde precisa mudar e o que especificamente mudar. Se ela perceber um tráfego maior de requests no servidor, não parece óbvio o que deve ser feito? Eu acredito que apenas empresas que fornecem tecnologias cruciais para o avanço da própria tecnologia, como NVIDEA, Microsoft, Cisco e entre outras, concentrariam profissionais de software para gerenciar um grande volume de IA's tendo em vista que o "usuário final", nesse caso, seriam, necessariamente, programadores.
Além disso, eu acredito que uma das áreas da tecnologia que não sofreria tanto com o avanço da IA seria a de P&D em Cybersecurity. Uma IA não cria, efetivamente falando no sentido literal da palavra, absolutamente nada. Falhas de segurança em bibliotecas, frameworks, sistemas operacionais, linguagens e etc. são coisas que uma IA não consegue ser treinada com facilidade para encontrar. Cybersecurity requer um alto nível de criatividade e inovação dos profissionais da área (ao menos para quem trabalha com Red Team) e normalmente falhas graves de sistemas não seguem um padrão de exploração. Cada falha é uma falha e nem sempre falhas são por erros humanos. Áreas como hardware hacking e criptografia tenderão a um fortíssimo crescimento e demandarão cada vez mais profissionais qualificados para explorar possíveis falhas. Sem contar que as próprias redes neurais estão sujeitas a falhas de segurança.
Nesse contexto, é por isso que eu seguirei estudando sobre cybersecurity e arquitetura de computadores (voltado para exploração de falhas) porque acredito fielmente que essa será uma das últimas áreas afetadas pela tecnologia ou talvez nem sequer sejam afetadas.
a única forma da gente preservar a qualidade de vida dos trabalhadores em qualquer mercado que seja, é através da luta política.
infelizmente o mundo dev é muito individualista e meritocrático, e a gente é afastado desse tipo de debate.
mas não tem porque achar que estamos "imunes" a qualquer tecnologia acabar com a gente, qualquer que seja o ramo de trabalho
Front end ainda vale a pena? (Pergunta sincera)
Agora que umas IAs como a V0 da Vercel que sabem fazer telinha e acho que futuramente até integrações, acho que o que mais vai importar é o design.
Pelo que eu vi, elas ainda não sabem criar designs bons, e ainda que soubessem teria que ser diferente, originalidade é um requisito se o negócio crescer.
Acho que você se perdeu um pouco Galelo, não ficou muito claro pra mim qual é a limitação que você enxerga com aumento da produtividade. Estamos com uma demanda hoje muito maior e cada vez crescendo mais, já temos computação quantica que vai gerar muito mais dados e abrir novas portas, a AI está criando mais desenvolvedores. Agora pode ser interessante pensar qual a função do desenvolvedor.
leetcode eh o teste mais sem sentido possivel pra IA. Leetcode eh so um bando de padrao e questoes repetidas
negocio e virar psicologo
Esse tipo de especulação rasa, baseado em achismos e dados fictícios, dá um bom papo de boteco. 😊
Até achei que ele iria vender algum curso no final do vídeo pq ficou parecendo esses videos de terrorismo que coachs costumam fazer.
melhoras ae f
Show de bola, alguém me recomenda um curso de pedreiro?
Ou seja, só suposição
mt paia esse papo porcausa do hype
todos sabem a resposta vey
quem é bom nunca vai perder o emprego
bom vídeo, galego.
abraços do seu maior hater. ❤
Alguns outros pontos que acredito serem uteis de se pensar:
- A empresa X é concorrente da empresa Y. Ambas produzem 10 unidades de software em um mesmo periodo de tempo. Se de repente, com IA, a empresa X consegue produzir 100 unidades de software, por qual motivo a empresa Y iria demitir 90% de sua força de trabalho para continuar produzindo a mesma quantidade de software que produzia antes?
- Quanto a mais de software pode ser produzido simplesmente devido ao fato de que feitos antes impossíveis ou inviáveis agora passam a ser possíveis?
- A criação de software tem como final último automatizar ou facilitar a execução de um trabalho (da landing page mais simples até o uber e o código que faz o foguete da spaceX pousar, tudo é feito com o objetivo de facilitar algo). Sabendo disso, por qual motivo a automatização iria se limitar a simplesmente acabar com o emprego dos desenvolvedores, por que não solucionar todos os outros problemas da humanidade?
Gosto mto do Galego, mas esse é um dia piores vídeos do canal. Cheio de achismo, superstições e "terrorismo".
No final fiquei esperando o anúncio de algum curso ou algo do tipo.
profissinais de esporte se deram bem
JA trabalhei como caixa, repositor, mecânico, vendedor de loja e vendedor de sapato.
Finalmente conseguir algo na programação e isso é uma promessa pra mim mesmo.
Se algum dia eu precisar voltar pra qualquer um dos emprego acima ou parecidos, eu juro que eu cometo suicídio.
Meu Deus mano, calma ai
@@opombo6498 Não estou afim de ser humilhado dnv em empregos desse tipo.
Minha mae sempre trabalhou em comércio, acabou desenvolvendo depressão e transtorno obsessivo compulsivo.
Fora como os patrões veem o seres humanos. Ela fazia hora extra não remunerada no inicio da empresa da amiga. Quando ela precisou de ajuda por questões de saúde ( problemas nos tendões ) a suposta amiga foi rápida em despedir por querer alguém que tivesse mais " Garra " lá dentro.
Só esse relato já é plausível a minha falta de " calma " com relação ao que falei. E repito, eu jamais vou querer trabalhar nesses empregos novamente, e prefiro morrer ao ter que lídar com humilhações parecidas.
Atualmente estudo I.A ( Mesmo odiando essa área ), trabalho com desenvolvimento e estudo pra concurso.
Tem dias que eu não tenho cabeça pra nada, mas só o medo de ter que lidar com esses empregos dnv me faz querer correr atrás da minha estabilidade.
eu entendo totalmente sua colocação. eu fui chapeiro de lanchonete e outros sub-empregos, trabalhar com TI mudou minha vida. to usando esse tempo pra construir alguma alternativa, pq eventualmente não vou ter cabeça pra continuar na programação, independente da IA.
no fim das contas, a gente precisa se organizar pra se defender, porque a tecnologia piorar nossa vida é totalmente contraintuitivo
@@opombo6498 imagina ter que voltar a trabalhar em um caixa, voltar a trabalhar FUCKING o dia inteiro, batendo em pacote de cuscuz pra deixar ele reto e colocar na prateleira.
Imagina ter que voltar a escutar cliente enchendo o saco ainda pessoalmente, viver em um ambiente que só tem moleque lá dentro, e você por ser um pouco quieto acaba sendo comido vivo lá. Mesmo adulto o bullying ainda é presente em subempregos cheio de simios no bostil, além disso tudo, o pior; você só tem 1 dia da semana livre e as vezes nem isso, dão a você 32 reais obrigatório no dia de seu suposto descanso...
Se um dia eu tiver que viver isso dnv, eu prefiro me churrascar. Hoje com a programação ainda vivo com problemas, mas mil vezes do que trabalhar com essas coisas. Pra mim esses empreegos de peãozada e de comércio em geral, são prisões, algo que nao desejo nem pra pior pessoa do mundo.
@@lidroxd6869Achou mecânico ruim?
E eu pesquisando sobre a profissão.
Oficina diesel, aqui onde moro, está pagando R$3500 para ajudante.