O hábito que mudou a minha vida: Journal
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Hoje eu vou contar pra vocês sobre um hábito que mudou completamente a minha vida: Journal ou simplesmente, escrever. Eu comento o que é journal, como eu faço o meu e porque esse hábito se tornou tão importante na minha vida ✨
A única época em que eu pratiquei o hábito da escrita pessoal foi após um término de relacionamento, onde já fazia meses que havia ocorrido e eu ainda sentia a necessidade de expor isso para fora, então simplesmente comecei a escrever como estava me sentindo e o que eu espera daquele relacionamento. A algum tempo tenho pensando em escrever e acho que agora com essa ideia de escrever quando estiver inspirado eu consiga realizar tal tarefa.
Maratonei os seus vídeos desde a série do Obsidian até esse aqui. Devia voltar a gravar mais, muito bom!
Muito inspirador seus videos. Seria muito bom se gravasse mais videos aqui no TH-cam , sendo assíncrono o acesso não há grande perigo de perder focos nos estudos e ao mesmo tempo ajuda os seres humanos e pode ler os reviews quando tiveres tempo. Parabéns pelos vídeos inspiradores!!!!😊
Eu utilizava o one note da Microsoft que é bastante bacana para anotações. Atualmente faço gravação de voz inspirado em um dos personagens do filme Os Aventureiros do Bairro Proibido lá de 1986. E bem como você comentou, tem uma função terapêutica.
Oi, Camis,
Tudo bem?!
Sou o Gael, de São Paulo
O teu vídeo estava havia um bom tempo em "Watch Later" e, há pouco - 8h da manhã de domingo, Dia das Mães -, enquanto lavava a louça do café da manhã, cliquei em um vídeo aleatório da playlist para assistir. E era este.
Estou na casa dos 30 e poucos, perto dos 40, e curiosamente sou "journalist". Não nesse sentido anglófono, de "journal", mas de apresentador/repórter de rádio e TV. Passei pelo Direito também, nessas últimas duas décadas.
Enfim, quis escrever porque me identifiquei muito com o que você relatou: sempre tive muita certeza de objetivos, clareza de que caminhos seguir - pessoal, profissionalmente etc. -, mas em um momento muito específico, há alguns anos, tudo mudou. E passei a me sentir exatamente assim, como você relatou.
Até sei o momento exato em que aconteceu, e certamente avalio dia após dia o que tenho (ou não) feito desde então. Mas não sei se estou sem rumo agora, ou se estava antes - quando achava que tinha certeza. Talvez essa realização seja o primeiro passo em direção ao rumo certo. A questão é que só sinto para onde não quero ir, mas não pra onde quero ir.
Há uma sensação de descolamento do mundo e dos outros, e foi interessante constatar que ao menos mais alguém passa (ou passou) por isso também. Já me foi sugerido outro vídeo teu, sobre deletar redes sociais.
Há muito, deletei perfis e não vejo sentido algum em tê-los/alimentá-los enquanto a vida corre aqui fora. Entendo quem ganha algum $ com isso, mas imagino a que desgaste/preço mental. Por necessidade profissional precisei recriá-los e hoje os mantenho sem conteúdo, quase como uma agenda que raramente uso.
Enfim, achei inspirador o teu vídeo. Não creio que eu vá ter disciplina/interesse o bastante para manter um journal. Talvez eu tente. Mas há muito pego uma folha aleatória de papel e, ao escrever e organizar os pensamentos, acalmo e apaziguo a mente. Talvez seja um Snapchat journal, que desaparece logo depois de ter sido feito rs.
Chamou minha atenção também o fato de você mencionar em algum comentário que há muitas pessoas "off" mas, exceto um ou outro octogenário que conheço (alguns, pois muitos não), a sensação é de que o mundo todo está nessa bagunça e, se não pelas próprias redes sociais hoje em dia, como nos conectarmos com essas pessoas?!
Aqui mesmo, estamos utilizando Google/TH-cam: e acho improvável que tivesse sabido de ti e da tua experiência senão por esta ou outra rede social. 😊
Enfim, reconfortante saber da tua experiência. Assistirei outros vídeos teus assim que possível.
Um grande beijo e um domingo de Dia das Mães especial pra tua família! ❤️
Amei seus cadernos. Vou começar a comprar iguais e fazer um padrão que nem você. Eu desde os 12 anos tenho o hábito de escrever e só hoje aos 28 anos que notei que isso com certeza foi o que me ajudou a sobreviver e ter saúde mental hoje. Escrever é bem terapêutico pra mim. Até hoje eu escrevo mas agora é mais sobre buscar o autoconhecimento , motivação, coisas pra melhor etc e antes escrevia mais coisas sentimentais e tal. É bom ler e lembrar de como estou a cada dia mais melhorando como pessoa e amadurecendo
Obrigado por compartilhar sua experiência, seu vídeo me fez lembrar que escrever mudou minha vida e que talvez eu precise voltar com esse hábito. Comecei escrever quando estava com começo de depressão, no início foi mais como um desabafo pessoal e uma maneira de sintetizar meus pensamentos. Com o passar tempo os textos foram tomando um forma própria e me enderecei em um caminho que me fez mapear cada parte chave do meu dia e como aquilo me afetava, para o meu bem ou para o mal. Após ler, reler e continuar escrevendo eu acabei desenvolvendo alguns hábitos e exorcizando outros e hoje consigo viver muito melhor.
A escrita terapêutica foi transformadora na minha vida. Eu estava passando por um relacionamento onde eu não me sentia bem, até que a minha terapeuta falou pra escrever como ele fazia eu me sentir. isso mudou toda a perspectiva do meu relacionamento, porque eu comecei a prestar atenção nos meus sentimentos e nas minhas reações, e expor isso na escrita me ajudou a ter clareza sobre o que eu estava passando. No fim, o relacionamento era bem problemático e a escrita me ajudou a tomar a decisão de terminar e ver o que era melhor pra mim.
Obrigada pelo vídeo, vou começar a colocar esse hábito em prática novamente!!
Faço isso há muito tempo, só não sabia que tinha um nome :)
Tenho vários cadernos.
Obrigada por compartilhar.
por algum motivo, seus videos me relaxam, já tem alguns meses que nem vejo mais você postar nada, espero que esteja bem e obrigado por compartilhar esse hábito com a gente! bye
preciso ver esse video mais uma vez
Interessante! Eu estava vendo sua playlist sobre o Obsidian, e fui procurar se vc tinha outras redes sociais, e acabei achando esse vídeo sobre o Journal, que é um hábito que quero ter em 2024 (Uso dezembro como um laboratório para novos hábitos e rotinas). Mas o interessante ou impressionante é que, eu não costumo ver vídeos na velocidade normal. Geralmente é no 1,7x pra cima. E seus vídeos eu vejo na velocidade normal e até mais de uma vez. Vc tem alguma coisa, um jeito diferente de falar, parece terapêutico. Espero muito que esteja bem.
"a vida sempre se comunica com a gente". 💫❤️
Creio que vou começar a escrever, já tentei algumas vezes, não dei continuidade, mas tentei pelo bloco de notas, mas agora vou tentar pelo caderno mesmo. Valeu.
Adorei a ideia, estou fazendo um journal agora, após esse vídeo. Eu tinha um caderno de anotações, usei por dois anos, foi ótimo, mas parei de usar... Agora você me inspirou a fazer um novo e conversar comigo mesma. Muito obrigada.
Video muito bom😮😮
Há uns cadernos com folhas pontilhadas, os quais servem tanto à escrita, quanto a desenhos. Sei que você disse que não se importa com a questão da letra (até mesmo porque estes cadernos são coisas pessoais), mas talvez isto ajude ainda mais na estética do seu projeto/hobbie/etc. Muito provavelmente vc também deve ter conhecimento sobre os mencionados cadernos, mas, vai que (por milagre) não!
Gostei de seu vídeo.
Excelente vídeo Camila. Me ajudou aqui.
nossa, que legal, irei começar isso hoje. estou mais ou menos na mesma vibe que a sua
tenho várias anotações em forma de mapas mentais com vários universos de conhecimento... Pretendo entregar para meus filhos (quando eu tiver) pra servir de farol seja lá qual for a necessidade. É a herança que vou deixar kk
👏👏👏
Bullet Journal, é bom demais fazer
Bacana! Será que rola usar o Obsidian pra fazer isso?
Sim! Eu prefiro no caderno porque sinto que as ideias fluem melhor, mas já vi outras pessoas fazendo no obsidian e no notion.
Onde você compra os cadernos?
Eu compro na papelaria do bairro, mas sei que vende na amazon também. É um Sketchbook A5 da Canson.
eu escrevo poemas hahahha acho que da no mesmo pq eu só faço quando to inspirada mesmo!!
simmmm! É exatamente pra isso ashahsd Eu não encontrei um nome exato em português, mas os americanos usam bastante pra poesia e contos também. É tipo um rascunho de ideias.
quais cenas sao essas do minuto 4:40? fiquei curiosa pra saber de onde sao: desenhos, filmes, serie etc
Desenho: bojack horseman
vc acha util ter um journal mesmo usando obsidian?
Sim! Muitas coisas do journal serão só desabafos ou um punhado de reflexões por semanas ou meses que vão te ajudar a chegar em um insight. Mas a ideia inicial é escrever de forma livre, sem se importar se o texto vai fazer sentido ou não...se um insight importante vier, depois eu passo essa ideia pro obsidian.
Cara... me metendo aqui pra gente ampliar a discussão hehe
eu faço um journal no obsidian. Gosto, pois passo muito tempo trabalhando no notebook, então as coisas as vezes vem e ai o obsidiam está aberto. por vezes é reflexão por extenso, por vezes apenas um devaneio que cabe em um tópico... mas acaba que por minha cabecinha não parar, uso obsidian, tenho caderno ao lado da cama e um grupo no celular comigo, pra quando a coisa vem e eu tô na rua.
uma coisa que faço questão de ter em meu journal no obsidian, é um circulo das emoções (algo que minha psicologa me indicou, e que ajuda a gente se aprofundar na nossa emoção, atribuir mais clareza sobre ela, saca?).
@@thiagookling Simmm! Sou uma pessoa super digital, mas por algum motivo pro journal só consigo fluir mais livremente no caderno. Talvez isso mude com o tempo. Também uso a estratégia do grupo no whats kkkkk