Vc é forte e Deus confiou um momento difícil com vc. Junto dele vc trará muitos frutos e já está trazendo. Se perdoe perdoe sua mãe tenha sua alma leve e NUNCA deixe sua criança interior morrer pq vc quando chora é ela quem chora. Vc pode ajudar muitas pessoas no caminho da paz, do alívio, e do amor conforme a perspectiva que tem.. Deus abençoe sua vida e seu trabalho
Com esse vídeo eu pude perceber q eu passei pela msm coisa q vc mas com algumas diferenças pq sou homem mas parte do que vc relatou se encaixou exatamente kk... Com oq eu passei. No meu caso eu consegui de alguma forma empurrar minha mãe a se inclinar para o lado espiritual, para o senhor. E oq posso dizer disso é que não ta resolvido ou algo do tipo mas tá muito melhor kk Comparando com o fardo que eu carreguei da minha infância até aqui... Tá muito melhor. (Eu percebia pessoas e suas hostilidades pelos passos)
Gabrita, não sei se vc vai ler esse meu comentário. Mas eu tenho um livro pra te indicar o livro acompanha uma menina chamada Júlia e conta a história dela na infância e na fase adulta ela mesma é a narradora nome do livro é "Coreografia do adeus" de Aline Bai. Vc iria se indentificar muito com a personagem. Fique bem🙏🏽
Eu entendo muito o que você passou, minha mãe é muito narcisista e controladora. Até hoje com 30 anos me sinto mal em conviver com ela, me casei mas moro em cima da casa dos meus pais, parece que me vejo na sua historia .. Meu pai tenta não se importar com as implicâncias dela mas ela trata mal eu e ele. Tenho um irmao mais velho que mora longe, e parece que ele é o filho preferido dela, nao tenho nada de ruim em relação ao meu irmão tb, só minha mae que nao consigo nem ter uma conversa comum que ela já me deixa nervosa desestabilizava emocionalmente , quando namorava com meu marido e voltava pra casa ficava nervosa so de pensar em estar perto dela, é uma coisa horrivel😢😢😢
Esse vídeo é pra aqueles que colocam a mãe e o pai num pedestal e q criticam quando alguém diz que não gosta de um ou de outro, nem todo mundo tem a mesma sorte, viver com gente narcisista é um fardo e as vezes eles são os próprios pais.
Uma pessoa literalmente: meu pai matou 45 pessoas. A sociedade: Seu filho mimado imprestável para de criticar o seu pobre pai. O filho: meu pai matou seu pai. Um dos caras da sociedade: NOOOOO
Eu nunca tive muitas amigas mulheres. Escrever essa frase me faz chorar, porque quando você é criança e não anda com as outras meninas, você sofre. Quando você é adolescente e não anda com as outras meninas, você sofre. Muito. Mas você sofre ainda mais quando você acredita que só os homens podem te ajudar, que só eles podem te amar e te aceitar. Tudo só piora quando você não enxerga quando alguns homens são ruins. Eu fui estupr4da, eu fui assediada, eu sofri bullying, eu não me sentia amada pela minha família. Eu sou feliz. Mas se sou feliz hoje, com certeza não é por conta de ninguém. Doeu, dói, e vai continuar doendo.
Cara eu entendo muito, tenho a mesma sensação, é horrível conviver com um ser humano assim. E eu sempre quis ter a aprovação materna da minha mãe, mas ela sempre me dava migalhas ou nada de afeto. Ela sempre distorce as historias pros meus familiares pra me fazer parecer a pior pessoa do mundo e ela a vitima. É muito foda isso vir de alguém que deveria me dar amor, carinho e cuidado.
A minha já fez a mesma coisa falando esse tipo de coisa pra familiares, uma vez eu confrontei ela por mensagens lembrando ela das coisas que ela disse na frente deles, pq ela mora em duas cidades e às vezes eu fico sozinha de tempo em tempos. Ela não acreditou nela mesma, disse que nunca faria o que literalmente fez e disse que as coisas que eu estava dizendo eram muito "pesadas", se fez de desentendida e ainda quer que eu tire as mágoas do meu coração. A única coisa que eu quero é distância e adoro esses momentos quando estou nessa casa sozinha, quando ela vem, ela fica dizendo que me ama isso é a pior coisa do mundo pq eu sou forçada a dizer de volta e me sinto horrível por isso.
a minha faz isso sempre, demorou pra eu perceber que ela deveria me amar, cuidar de mim, me dar carinho e atencao principalmente por eu nao ter amigos e sempre achei que o erro era eu, quando eu percebi que nao adiantava oque eu fizesse ela sempre iria distorcer tudo para parecer que ela era a a vitima eu tento nao me cobrar tanto, mas ate pra sair de casa rapido pra comprar algo me da calafrios por ela ter botado na minha cabeça que todo mundo ja sabia que eu tava acabando com a vida dela, que eu era um monstro e que todo mundo ja sabia dos conflitos que tinham em casa de uma forma muito distorcida, eu nunca soube para onde ir, proque sair de casa senpre foi meu pesadelo por pensar noque os outros sabiam de mim por coisas que minha mae tinha falado e em casa tem ela, que sempre arruma motivo pra me xingar e comparar com os outros.
Tbm sou filho de MN. É meio que viver um inferno na Terra. Ela te dá água, luz, casa e comida, mas em compensação, tira sua autonomia, autoestima, segurança, privacidade, atrasa sua vida, te dá ansiedade e/ou depressão e possivelmente te dá alguma doença crônica. Enfim... eu mesmo me vejo atrasado mais de 10 anos na minha vida em consequência direta disso. Sempre tive essa sensação de atraso e de sequer ter começado a viver. Semelhante ao que você disse sobre a criança interior, comigo, eu sinto que não vivi a adolescência. E isso, hoje, aos 31, ainda me causa uma lacuna vazia. Graças a Deus que somente agora, a passos de tartaruga, as coisas estão começando a mudar. Passei num concurso e estou aguardando as outras etapas. Dando certo, será o início da minha vida de fato.
Que bom. Fico torcendo para dar certo. E creio que vai dar. E você conseguirá organizar a sua mente para ter uma vida em que te dê satisfação em viver. Tenha fé. Nunca é e será tarde. Uma vida melhor te espera. Confie e você vai conseguir. 🙌🙌🙌🙌🙌😇😇😇😇
Ah, A Palavra dO Criador nos dá muitas ferramentas importantes para lidar com a vida. Creio que valha a pena refletir nela e sobre ela, através de orações aO nossO Pai Altíssimo. 🙌😇@@adammedeiros1
@iUtubeOficial meu caro, não é SE PASSAR. Só não passa quem DESISTE ou quem NÃO estuda. Haja o que houver, simplesmente não desista. Eu tô nessa luta de concursos desde 2017. Nem preciso falar do quão exaustivo tem sido. Mas uma hora dá certo.
“Eu não consigo ser e não consigo me aniquilar.” Te compreendo completamente. Faz 2 anos que descobri o narcisismo da minha genitora(aquilo não pode ser chamada de mãe) e hj tenho 36 anos. Tudo fez sentido, toda dor e sofrimento. Estou fazendo uma terapia chamada EMDR e tem me ajudado mto. Ela machucou tanto minha criança interior que eu chego a vomitar na terapia. E sabe o pior? Estou sozinha pra sempre. Meu pai não acredita em mim e meu irmão ela nos afastou desde criança. Hoje prefiro a solidão do que aceitar a violência física e psicológica que ela me fez passar a vida toda. Eu sai como ruim por me afastar mas, não me arrependo! Você tb vai conseguir!
Acho que essa é a primeira vez em muito tempo que eu fiquei triste com alguma coisa na Internet, tive que comentar, realmente são relatos fortes mas você está aí viva e é isso oque importa.
@@Gabritaoff Olha eu tive um passado muito, muito difícil mas tô qui tentando pensar positivo, aprendendo com meus erros, eu só quero quer você não deixe pensamentos destrutivos afetarem você!!!
Você não tem que pedir perdão, jamais!!!! Sua progenitora é um ser um humano imperfeito, nasceu defeituosa, sem a capacidade de amar a própria filha! Nem os animais fazem isso, só deixam os filhotes ir, qdo eles estão prontos p o mundo!!! Você é meiga, uma menina jovem e tão sábia! Ame-se❤ Eu passei a me amar e ver o meu valor, depois que tive meu filho, pude dar todo amor e respeito que não tive por parte da minha mãe!!!
Eu me reconheço no seu relato. A gente aprende a se amar, leva um tempo, mas a gente aprende. Quanto à genitora, contato zero, de preferência que ela não saiba nem o seu endereço.
A minha filha passou pelo mesmo drama. A sorte dela foi ter passado boa parte da vida comigo, mas mesmo assim o resultado psicológico é muito parecido com o seu. Só que eu nunca a abandonei e mesmo ela escolhendo caminhos errados, eu insisti no meu amor de pai e graças a deus ela superou este buraco na alma. Você é muito inteligente. Com o tempo você vai superar, tenho certeza. Tempo mais inteligência mais persistência ... torcendo por você!🙏🌞
E você @, já procurou se reaproximar do seu pai? Te pergunto porque com as leis atuais os pais ficam numa situação muito complicada e por isto se afastam para não acabarem presos. De qualquer forma eu acho que para uma pessoa inteligente e que gosta de estudar como você as coisas só podem dar certo. O caminho pode ser árduo mas tenho certeza que o seu destino é o sucesso. Boa sorte Gabrita! Como diria uma amiga, força no quadril!
@@hbmiguez iniciei esse processo há uns 4 anos. Não conseguimos colar os pedaços do que quebrou, sabe? Mas temos uma relação boa, agora eu que tento ajudá-lo a superar isso de alguma forma. Obrigada haha ❤
Caramba@, o pior é que eu te entendo. A mãe da minha segunda filha nos separou por quatorze anos. Há uns tres anos voltamos a nos falar, mas o abismo é imenso. Por mais que eu queira reatar como se nada tivesse acontecido, eu vejo que eu nunca vou ser essencial na vida dela como seria natural. Para complicar ainda mais, ela está estudando em Munique. Ainda assim continuo acreditando que a vida vai nos reaproximar no momento certo. É muito ruim ser filho(a) de família desestruturada, não é mesmo? As crianças não tem nada a ver com a inconsequência dos pais, no entanto são as mais vulneráveis e prejudicadas. Enfim, é o mundo em que vivemos. A nossa sanidade tem que estar além!🙏❤️
Senti praticamente tudo isso que você sente e já cheguei aos 45 anos.Muita terapia, leitura e busca pela minha identidade me permitiram ser uma pessoa feliz, em paz.O caminho não é fácil, mas é muito lindo.
Filho de pai narcisista aqui, posso dizer que o que você relata é extremamente identificável, mesmo com algumas poucas diferenças. Posso dizer que o processo de cura é individual para cada um, para umas pessoas vai demorar mais e para outras menos, mas quase sempre é uma questão de cortar laços e saber impor limites para com a pessoa que nos faz mal e não deixar ela nos destruir nem entoxicar nossas relações.
@@danilocesar6392como era o relacionamento com o seu pai com narcisismo e sua mãe uma pessoa como qualquer uma? Se quiser não contar por motivos pessoais não tem problema não contar ok?
Minha esposa tem a mãe narcisista...Terminei o vídeo chorando junto com vc. Temos duas bebês, não imagino fazer 1% do que a diaba da mãe dela fez com ela. Minha esposa já tentou se matar várias vezes na adolescência, e até depois de adulta. Durante o namoro a NP tentava de toda forma me usar contra a filha, das formas mais apelativas possíveis. Quando viu que não conseguiria, virei o inimigo nr 1 dela. Até roubo ela já inventou de me acusar. Sou super protetor com minhas bebês, especialmente em relação à avó maldita. Já tive discussões muito pesadas com ela depois que elas nasceram, o que fez ela se afastar quase totalmente ( o que acabou sendo excelente ) Ao contrário da sua, a minha sogra é mais social, gosta de aparecer, de ser o centro das atenções, tem uma pseudo auto estima absurda - se odeia, mas ao mesmo tempo odeia o resto do mundo mais ainda. E ela é muito violenta fisicamente, apesar de mal aguentar o próprio peso. Batia muito na filha desde bebê, só parou quando foi bater no pai idoso e minha esposa deu-lhe um socão na cara. Fico impressionado como gente sem alma assim existe. Eu costumo falar que estar perto dela é como estar ao lado daqueles seres do Harry Potter, dementadores, que fazer vc achar que nunca mais vai sentir felicidade na vida, e que consomem suas lembranças felizes até vc não ter mais nenhuma. Te desejo tudo de melhor, parabéns pelos anos que conseguiu cortar o contato.
Não tem como imaginar por tudo que passou, nenhuma criança deveria passar para isso e ser traumatizada pelo resto da vida mas espero que hoje em dia, com a consciência que você tem de tudo isso que você consiga superar tudo na medida do possível e ter uma vida mais feliz , ainda é possível desejo forças e tudo de melhor para você.
Obrigada por compartilhar uma parte da sua doída história. Chorei junto com você. Fico feliz que tenha conseguido se afastar, para mim foi muito difícil a ficha cair, sabe? Sinto o mesmo luto, e sinto que as pessoas que não vivenciaram isso simplesmente não entendem/compreendem o arrombamento emocional que ter uma mãe assim causa. Eu não sinto falta dela, sinto falta do que não vivemos. E parentes ao redor, sem terem dimensão das coisas, julgam… “Você precisa aceitar sua mãe como ela é”. E o que eu gostaria de dizer aqui é: NÃO, você não precisa. O que você precisa é se cuidar, buscar ajuda profissional e ir atrás de sua autonomia. Provavelmente nunca vou me curar disso, mas estando longe consigo crescer e construir a minha vida, porque talvez a única coisa boa que uma mãe narcisista tenha feito por nós seja justamente ter nos dado a vida. Lute pela sua vida. Cuide de você 🫶
Tive problemas com meus pais também quando criança, tanto que estando longe deles, não sinto falta deles porque tive o mesmo problema relatado em vídeo. Já cheguei a pensar que era adotado inclusive de tão mal que era tratado às vezes, eu fui crescendo e quando tava ao ponto de me "autodestruir" fui levado para a terapia pelos meus tios. Depois de dois meses de seções, me recuperei, e meu passado pouco me influencia, tudo que eu precisava, era que alguém olhasse pra mim e tentasse me entender, e me falasse "o porque de eu ser assim" e como o meu passado tava influenciando no meu presente, foi isso que uma terapeuta fez e sou muito grato a ela. Ela corrigiu em dois meses um problema que eu arrastaria até o fim da minha vida. Hoje entendo o que sou, e afasto de mim toda e qualquer influencia negativa do meu passado, perdoei todas as pessoas pelo que fizeram, e sigo perdoando todos que erram comigo até hoje. Eu perdoo e entendo as pessoas, mas isso não significa que não tenha consequências. Se uma pessoa atropelar outra com um carro e arrancar as pernas dela fora, o motorista pedir desculpas, e quem perdeu as pernas perdoar, as pernas não vão voltar por causa disso. Tudo deixa uma marca, meus pais deixaram marcas, pessoas me deixaram marcas, eu perdoei todos, sigo perdoando, e melhorando como pessoa sempre, melhorar faz parte da evolução humana.
Passei por altos e baixos, amadureci cedo e rápido. Talvez por isso, consiga sentir e compreender parte da sua dor. Enxergo cada sentimento e conflito que você está enfrentando, e queria que soubesse que você não está sozinha. Chorei vendo seu vídeo, chorei ao ver você chorar. Sua dor me tocou profundamente. Saiba que mesmo sem te conhecer, consigo ver que você é uma pessoa incrível, bonita, inteligente, madura e com um coração enorme. Por favor, não se cobre tanto por algo que estava fora do seu controle. Não sou bom com conselhos, mas sei que, às vezes, um abraço diz mais do que mil palavras. E se eu pudesse te dar um agora, daria, sem hesitar.
Minha mãe era mais ou menos assim... s3mpre diziam que eu não seria nada na vida, que filho nao prestava pra nada, ja chegou a falar " a partir de hoje vc nao tem mãe, faça o que vc quiser". Não deixava eu ter amigos, e hoje eu não tenho amizades, o pior que tbm nao sinto falta. Meu pai as vezes fazia igual outras vezes nao falava nada. Sempre eles elogiavam minha irmã e me humilhavam, hoje tenho um filho sou casado e sinto que as vezes isto afeta meu relacionamento com minha familia. A parte b9a disso foi que aprendi a ter garra desde muito cedo, enfim nunca falei isto nem pra minha esposa. Temos aquele "problema" em comum mas estou deixando. Gostei muito dos seus vídeos acho que já assisti todos um abç. D 35 anos.
hj com 24 anos eu estou tendo finalmente a chance de compreender e construir quem eu sou, pq isso me foi negado na minha infância e adolescência. tudo o que eu era era o q ela precisava que eu fosse. até hoje ela age assim, mas eu imponho meus limites e eu sei agora que eu sou alguém, individual. eu não sou a minha mãe. nunca vou ser ela, nem perto disso. tudo o que ela sofreu na vida dela não invalida meu sofrimento e não justifica a forma com que eu fui criada. além disso ainda passei por alienação parental, eu e meus irmãos, ela fazia a gnt odiar nosso pai, que era uma pessoa com quem podíamos contar, mas ele sendo uma pessoa com tantos problemas ele mesmo, não conseguia erguer a mão pra gente. ele saiu da vida antes de sair da teia dela. e agr tenho que lidar com vários lutos ao mesmo tempo e ainda ser um ser humano funcional. luto do meu pai, luto de não ter tido uma mãe, luto de não saber quem eu sou, de não ter um eu. luto de ter sido enganada a maior parte da minha vida porque além de tudo eu descobri que sou autista e fui diagnosticada e todos os meus traços de autismo foram usados contra mim a minha vida toda. e eu era apenas uma criança que não entendia porque tudo era tão diferente pra mim. obrigada pelo vídeo e por ter a coragem de compartilhar, um dia quero ter essa coragem também, quando ela não for mais tão presente na minha vida.
Minha querida, tenho 58 anos, tenho uma mãe de 81 anos que também nunca me amou, também não me recordo de passear com ela, também não me recordo de ser abraçada com amor, a minha vida na escola era péssima para mim, tinha de vir para casa durante os " feriados" que em Portugal é o que chamamos á hora em que o professor falta pois não tinha amigos e tinha muita vergonha de ser a única pessoa só na escola( pelo menos era o que eu sentia). Em casa era feliz comigo mesma mas era o bode expiatório da família, a minha mãe punha o meu pai e a minha irmã contra mim, eu era a complicada e muito difícil, toda a família ficou a acreditar que eu tinha muito mau feitio, e nunca fui amada por ninguém, quando a minha mãe percebeu que eu gostaria de entrar na universidade fez umas grandes fitas, insultou- me, perguntou-me quem é que eu pensava que era, disse- me que aquela não era a minha casa mas era a dela pois eu não pagava a renda. Disse-me que eu era muito egoísta pois ela também nunca tinha ido para a universidade, disse-me que eu só pensava em mim, gritou ,chorou, falou no difícil que era a vida dela, eu chorei e gritei também. Colocou-me nessas férias a trabalhar num sítio muito estranho onde as mulheres me tratavam mal, acabei por sair ao fim de uns meses e a minha mãe nunca me perdoou por isso. Disse que me tinha arranjado um emprego e que eu a tinha deixado muito mal vista. Ela não parece ser tão má como a sua pois sua explicação parece ser de alguém que sofreu mais ainda. O meu pai era distante, a minha irmã era manipulável, toda a família adorava a minha irmã e eu tinha o estigma do mau feitio e de ser uma pessoa muito difícil. A minha vida foi triste e muito só, mas aos 28 anos casei com um bom homem. A vida não tem sido fácil mas estamos casados há 30 anos e ele tem sido para mim a única pessoa minha amigo. Sei que posso confiar nele. Tive depressões, ansiedade , crises de pânico aos 40 e muitos , até aos 50 mais ou menos. Dos 29 aos 40 não tive qualquer relacionamento com minha mãe. Foi o melhor que eu fiz e permitiu- me e perceber que todo a minha raiva, toda a minha mágoa vinha da forma sem amor como tinha crescido, de ter sido sempre a que não valia a pena. Hoje as pessoas já perceberam quem é a minha mãe, a minha irmã e todos perceberam. Nunca tive ligada a vícios pois era uma pessoa muito sensata ( excepto o tabaco que fumei alguns anos). Vejo que está muito magoada e com raiva e tem razão, ninguém devia ter de passar pelo que você passou e muito menos desde sempre. A mim, recorrer á oração e virar- me para Deus foi a minha possibilidade de sair da depressão e da magoa, inclusive de pensamentos intrusivos de que mais valia não estar aqui. Temos que olhar em volta e perceber que somos muito mais fortes do que julgamos ser, temos que perceber que uma menina que vive isto tudo é uma menina muito especial. Temos que ter muito orgulho em nós, de nos amarmos e sermos o melhor possível. Não vale a pena pensar pedir perdão á sua mãe, você é vítima não culpada . Hoje nada mudou na nossa relação, ela continua a não me amar mas já não choro por ela. Hoje quem levanta a voz sou eu, ela deixou de ter o apoio dos outros, ninguém acredita que sou a culpada,u tenho que ser a voz da sensatez e da razoabilidade. Você é forte e inteligente, tem alguém em que se apoiar, se puder não perca isso. Pode ser a sua possibilidade de ter uma vida decente, com afecto e amizade. A sua casa é o seu lar, se vier a ter filhos não tenha receio de pois mesmo com dificuldades irá ama- lo / a, fique em paz, seja feliz. É muito mais capaz do que julga
@@nellysc444querida, saia de perto de quem te faz mal. Elimine da sua vida. Mude para longe, ignore, bloqueie em redes sociais. Não faz sentido sofrer por quem nos odeia.
@@nellysc444então se estruture para sair disso. Arrumar um emprego que garanta uma moradia e sustento mínimo. Sobre pai e irmã, se te amam não farão isso. Se fizerem, é melhor buscar uma nova família em amigos, será muito mais feliz.
Meu pai é narcisista, e é difícil dizer o quanto isso impacta na vida da gente, do que nos tornamos. Cara, a gente não aprende nem a gostar da gente por conta desse comportamento narcisista. Não tem valor nem na vitória ou no sucesso. Viemos de um mundo onde somos desimportantes.
@@Gabritaoff Não sei se existe um inferno quando a gente morre. Mas com certeza esse é um inferno pra alguém que nasce. Te desejo força, boa sorte e felicidades! E obrigado por compartilhar, a gente se sente desconexo desse mundo às vezes.
@@alissongustavo8820kkk inferno nao existe ele so existe pra dominar os gado o cristianismo fez isso para meter meter no povo Uma coisa que tu falou é verdade nesse mundo ja é o inferno imagina se ti fato existisse reencarnação 😅😅😅😅 o cara nasce num inferno pra voltar de novo caraio o negocio é brabo além do fato de guerras crianças com doencas celebrasi com má formação e tem idiotas que vivem em uma matrix achando que o mundo é um conto de fadas kkkk
Cresci me sentindo sem importância tb, ou melhor, menos importante q os outros. Quando me dei conta disso, pensei: “cara, será q eu sou tão lixo assim pra me comportar q nem resto? Não me merecer dignidade?”. Me dei conta q lá no fundo nunca tive amor próprio e sempre dei prioridade pros outros
A mãe que eu tive era viciada em religião. A primeira vez que ela me abandonou eu tinha menos de 2 anos. Mas esse era um padrão que seguia por toda vida. E eu busquei afeto em todos os lugares e só realmente encontrei quando entendi que foi a estrada quem me criou. Quando eu entendi que se eu não me amasse ninguém o faria. Hoje aos 54 anos é que tenho paz comigo mesma e com o mundo. É escutando essa criança que foi ignorada, é trabalhando para me mimar. E também tendo compaixão com estas pessoas que ainda não "mataram" suas mães para florescer e se encontrar com a grandeza de ser amor. De ser amado e de amar.
Você é casada e tem filhos? Ou conseguiu seguir sozinha e se auto preencher? Você começou a se amar como? O fator principal dessa falta, era o fato de ter sido abandonada por mãe, ou então aparecia, rejeição social?
@V1l5k Nossa que interrogatório. Já faço terapia. Não aceito sua insinuação ou julgamento. Fica pra você suas dúvidas. Estou numa fase muito bem resolvida, para aceitar seu interrogatório.
@@reginasoaresandradealmeida7624 que insinuação? Desculpe se soou agressivo. Só estou curiosa, pois passo pela mesma coisa. Não sei se o que sinto é factual, ou um requerimento de afeto. Eu quero me amar para não sentir mais isso
@@V1l5k Eu é que peço desculpas. Escolhi ser single e não tenho filhos humanos, mas uma cachorra linda. Já fui muito julgada pela minha escolha. No fundo do poço você tem duas escolhas: reagir ou viver lá para sempre. Seja lá qual a forma que você se mima, precisa investir, trabalhar para isso, entende? Fazer algo que venha te orgulhar no futuro. Precisa se priorizar. Afinal a arte de ser feliz só está nas suas próprias mãos.
Depois de um tempo passei a pesquisar e vi coisas cabeludas de certas mães e pais...o mal deles,ter o controle total!! E não faz mal nenhum de cortar o cordão umbilical e fugir para as montanhas...chô pais tóxicos e parentes tóxicos tb! E u e minha irmã é que sentimos muito,pois a nossa mãe é narcisista...é daquelas que faz a cagada e não admite o erro...dá nojo!!! Pena que está essa quebradeira na economia ,mas o negócio e´encontrar alternativas de ganhos e cair fora!!!
Não tive mãe narcisista, não sei porque vim aqui te ouvir mas fui muito tocada pelo seu relato, e oro pra que você se liberte de tudo que ainda te "prende" a essa relação (mesmo a linha invisível), creio que o Perdão não é sentimento, e sim decisão e quando realmente decidir você será liberta dessa prisão que sua alma vive ainda. Que Deus te abençoe e que te conduza pra uma vida plena e feliz! Seus traumas não te definem ;)
Cara, passei pelo exato oposto do que você viveu e, ao tentar me colocar no seu lugar como exercício de empatia, quase enlouqueci em 10 minutos. Mesmo tratando de temas tão sérios, eu gosto do carisma que você tem, a forma aberta de se expressar, a calma, a busca por entender as situações e tentar melhorar, ler, se informar, mudar de ideia. Cara, você é uma mina incrível. Assistindo ao vídeo, senti vontade de te dar um abraço de reconhecimento. Toda essa coragem de colocar a cara, tentando conscientizar as pessoas, é algo muito nobre. Você já conquistou o respeito que buscava, e aos poucos vai perceber isso com mais clareza. Nunca duvide do seu valor, minina. Abraço e sucesso sempre!
Amiga, você fez o relato mais lúcido que eu já vi esse tempo todo na internet. Eu não tive mãe narcisista, mas me identifico com vários pontos. Ela era fria, se importava com as necessidades básicas de comer e ter roupa lavada, mas não cuidava da minha higiene, nunca saia comigo, deixava eu andar sozinha na rua com 6 anos e nunca falou que me amava. Como tem traços de humanidade e tenta agradar até hj com bens materias, dentre outras coisas, sei que não é narcisista, só que eu tenho vários aspectos da minha vida semelhantes aos seus. Tenho quase 40 anos e me sinto adoentada psicologicamente, frágil. Não a amo, mas por um dever moral irei cuidar dela até o fim (Deixando claro que não sofri tudo que sofreu), mas não há vínculo emocional. Ser mãe pra mim é um desafio, pq eu tento mudar a realidade de algumas coisas, mas não tenho controle do meu destempero emocional em outras. Sou insegura, reclusa, imatura, frágil. Espero que nós consigamos superar isso um dia. Parece que minha criança ferida nunca nunca se vai. Um grande abraço! Você não está só nessa jornada!
Caí de paraquedas em seu canal e sinceramente, amei! Vc tem um nível de inteligência diferenciado. Sobre achar q seu vídeo é egocêntrico, não pense assim. Chore, desabafe, tu também tem esse direito. Esse relato certamente ajudará muitas pessoas que passam pelo mesmo problema que vc passa ( o que graças a Deus não é meu caso). Paz e luz e continue nesse caminho. Abraço!
Seja a pessoa mais virtuosa que vc poderia ser. Nossa vocação é ser o melhor para nós é para os outros. Não se culpar pelas decisões dos outros é muito importante, vc é uma pessoa incrível, graças a Deus vc existe pra ajudar muitas pessoas.
Querida... tropecei neste seu video por acaso, mas nada acontece por acaso.. você retratou toda a minha vida com a minha mãe e olhe que eu tenho 47 anos! Só há poucos meses se deu o corte com ela e sim, é muito dificil familias tradicionais entenderem estes casos. Mas você tem uma vida pela frente, cure-se, ame-se mais do que qualquer outra coisa viva neste planeta e siga sem olhar para trás. ❤
Minha família é funcional, e por muito tempo eu achei que isso fosse o comum na vida das pessoas. Quando descobri que eu era privilegiado por ter não só bons pais e mães, mas irmão, tios, avós e primos bem próximos e participando da criação dos mais novos, alem de fazer amizades com muito facilidade. Eu me prontifiquei a ser o porto seguro de amigos que não tiveram a mesma sorte. Ajudei algumas pessoas com depressão e diversos outros problemas na minha vida, e toda a gratidão que vejo neles já me é o suficiente, todo o esforço e horas como bom amigo vale a pena quando vejo essa gratidão. Você conseguiu construir uma vida apesar de tudo isso que sofreu no começo, e isso te faz uma vencedora. Aproveite essa nova vida com seu marido, se permita fazer coisas que nunca fez, encontre a felicidade nas coisas mais simples que não tinha antes em casa, faça coisas pela primeira vez na vida, tenha seu marido como porto seguro e seja o dele, e se permita em criar uma família, um lar cheio de laços afetivos e cuidados, de a seus filhos algo que você não teve, e use isso pra se curar de uma dor profunda. Obrigado por compartilhar sua história, ótimo você ter se abrido. Todos aqui adoram seus conselhos e você tem um papel importante na vida da gente. Se precisar desabafar, estamos aqui para acompanhar mais vídeos, use esses vídeos como forma de terapia para se sentir melhor, sentimos muito por tudo o que você passou 🫂.
Da primeira vez que você mencionou sua mãe, persebi que sua mãe é problemática, mas não imaginei que fosse algo tão grave. De pensar que nossa "justiça" te colocou justamente nas garras desse predador e te afastou de seu pai, que poderia te proteger disso.
Você é uma mulher extremamente inteligente e capaz de fazer as coisas corretas. Eu fui abandonado pelo meu pai e isso fez um dano danado na minha vida, o pior é que eu só dei conta disso aos 40 anos. Eu hoje sou separado da mãe do meu filho talvez por falta de conselhos e direção, mas sou pai de um príncipe autista de 4 anos. Ele é o amor da minha vida e dou para ele tudo o que eu não tive; amor, carinho, atenção e amor, carinho e atenção. Quebre este ciclo em sua vida formando a sua família e sendo a mãe que você quis para você. Isso com certeza vai te preencher assim como preencheu a mim. Deus te abençoe sempre, gosto dos seus vídeos, aprendo com você, nada é por acaso e você tem a sua missão. Você está indo muito bem.
Não tenho mãe narcisista, mas a minha mãe teve. Minha avó fez a desgraça na vida da minha mãe, fez de tudo para que ela fosse a "filha errada" , acaba com ela em todo o círculo familiar, quase matou a minha mãe duas vezes. Sinceramente, agradeço todos os dias por minha mãe ser a mulher mais incrível da face da Terra, ela faz de tudo por mim e sei que pra ela não foi nada fácil. Sinto muito de vdd, espero que consiga superar seus traumas a cada dia mais e mais ❤. Muito obrigada por compartilhar sua história, posso compreender melhor o que a minha mãe passou.
Fui o bode expiatório da minha mãe narcisista e tenho a um irmão mais velho e uma irmã mais nova. Acredite ter um irmão não faria sua relação melhor. Eu não consigo conviver com nenhum dos dois. Ela conseguiu estragar essa relação com os dois. Mas, hoje eu fiz o contato zero e agradeço muito e recomendo que façam. Consegui fazer amigos e mantê-los, estou conhecendo o que é a vida agora, com 38 anos. Vc vai conseguir! A fé me ajudou muito, muito, muito!
passei até mal vendo esse vídeo, pq eu me enxerguei demais na sua história. Tive que excluir a minha mãe da minha vida... Quanto sofrimento por um transtorno não cuidado 😓😓 Estou me curando através de terapia...
Ver alguém tão jovem, lúcida e determinada me enche de esperança. Relações tóxicas estão em todos os lugares, mas quando elas são as primeiras que temos assim que chegamos a esse mundo, a consciência de que até este ponto a gente só sobreviveu é, ao mesmo tempo, um misto de orgulho e revolta, porque a gente é confrontada com o fato de que alguém absolutamente vulnerável foi submetido a uma violência psicológica covarde. Que sua força e sua lucidez te permitam ver o quanto você é gigante, capaz e maravilhosa!
Ual... eu acho q agr finalmente te conheço... Vc é forte Gabriele! Tao forte q esta usando sua histórias de traumas e dores pra ajudar outras pessoas q possam estar passando pelo mesmo q vc... eu desejo do fundo do meu coração q vc e sua criança interna consigam ficar em paz e ser felizes pq é isso q vc merece!
Sinto muito pela sua dor! Bom que conseguiu nomear o que sentiu na pele e na alma. A terapia é muito importante, mas experiências traumáticas ficam também no corpo. Associar terapia com outra atividade que libera essa dor na carne/nervos (yoga somática, por exemplo), potencializa os efeitos terapêuticos. Um abraço carinhoso na sua criança ferida e outro em ti adulta que busca liberdade de escolha 💚🤜🤛
11:40 - Não é sobre matar sua criança, é sobre sua criança ainda estar viva dentro de você querendo tudo aquilo que você não pode ter. Porém seu crescimento adulto entra em briga com seu lado criança, justamente por todas suas feridas. O que eu aconselho você? Tenha paciência com sua criança que está machucada, como adulta se de o amor e atenção que não teve com sua mãe. Acredito que pra todos a uma forma de cura, seja você paciente com você, ame você mesmo(a) primeiramente. Fujam de relacionamentos narcisistas, leiam com tempo o artigo: Vítimas de Narcisistas: consequências psiquiátricas e caminhos para a recuperação Vocêsvão entender exatamente o que a guria do vídeo nós passou. Espero ter auxiliado você.
Você não tem nada que precise ser perdoado, e você também não precisa de jeito nenhum perdoar a sua mãe. Você fez o melhor em uma situação impossível. Afastar-se é a única solução. Minha história é muitíssimo parecida com a sua. Excelente vídeo, obrigada por compartilhar a sua história.
Isso mantém a mágoa... Que conselho mais sem noção! Mas cada um faz da sua escolha e assumi os BOs. A única libertação possível é através do perdão... Compreender que cada um tem suas limitações... Ninguém aqui é perfeito! Não tem necessidade de convivência, mas o perdão é imprescindível!
@@lidiamalatesta1880 na verdade o conselho dele não é idiota, pois o sentimento é algo frágil e perdão não é imprescindível, ela deve respeitar o processo dela e se ela nunca conseguir perdoar, então muito que bem, assim ficará! É muito fácil falar pra ela perdoar a mulher que tentou matar ela, que destruiu ela. Não sei como foi sua criação, se passou pelas mãos de uma pessoa assim, mas não é brincadeira, não dá pra falar que ela tem que perdoar como se fosse obrigação, ainda mais nesse caso, cabe a nós respeitar a decisão dela!!
2 หลายเดือนก่อน +24
"O Amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. Por ora subsistem a fé, a esperança e o amor - os três. Porém, a maior deles é o amor".
Passo pelo o que você citou, sobre querer não existir, mas não ter coragem de me "auto-desviver", há mais de 25 anos. Também sou filho de mãe narcisista, e embora ela seja muito diferente da sua (a minha me fez ser uma eterna criança, que sempre era imatura e estava errada em tudo), os danos sempre são muito parecidos. Hoje em dia, vivo num "quase isolamento". Praticamente só lido com as pessoas no trabalho e com minha filha, que, na realidade, tenho muita dificuldade para criar, porque fico tentando me desvencilhar da criação que minha mãe me deu o tempo todo e não sei como fazer isso. Inclusive, eu tenho planos e mais planos de como eu faria para me "churrascar", mas a coragem falta. É incrível, sou 13 anos mais velho que você e passamos por situações muito parecidas no mesmo momento. Força aí, que tá foda. PS: atualmente, moro há mais de 2000 km da minha mãe. Minha falecida esposa que meio que me salvou dela e me ajudou a me transformar em homem.
Melhor que terapia é saber que mais pessoas passaram por isso ainda sofrem, mesmo depois de não ser mais uma criança indefesa. Muito corajosa fazer esse video.. e com certeza vai ajudar muitas pessoas! Parabéns e obrigada!
Te desejo muita força! Também sou filha de mãe narcisista, descobri aos 40. Pensa? Quantas coisas e pessoas perdi convivendo com essa mulher! E por fim minha casa! Que ela roubou de mim, eu com filho 4 anos. Minha mãe muito parecida com a sua! Uau!!! Elas não tem depressão. Como vc não tenho amizades, já sustentei a casa com 17 anos por que meu pai abandonou agente com ela... Virei uma escrava dela. Chegava as 23hs do trabalho e não tinha nada pra eu comer! E ela no buteco com meu irmão mais novo, já jantados! não cuidava das minhas roupas enfim... Me afastei e será pra sempre, pois minha família me odeia por coisas que ela disse que eu fiz! Eu hoje estou me PERDOANDO mas a ela não! Hoje não tenho natais, não sou convidada a festas e meu filho também sofre uma certa rejeição das pessoas por minha causa. Não tenho vida social. Já pensei várias vezes em tirar minha vida, mas hoje penso no meu filho. E não pretendo cuidar dela na velhice. Será muito pior! Estou com doenças emocionais graves, que agora se manifestam no físico e não tenho forças. Não vou sangrar de novo por ela, Como diz Renato Russo: Só por hoje eu não quero mais chorar, e não vou me destruir...! Quase joguei minha vida inteira fora, mas hoje, Aprendi!
Abrace sua criança. Aproveite qualquer oportunidade de ser aquela criança que você sempre quis. A vida é dura de mais para não se sonhar... Já és uma mulher extremamente madura e consciente de si mesma, mas não se perca em futilidades que a razão nos propõe. SE PERMITA VIVER A SUA FELICIDADE E PERMITA-SE SER QUEM VOCÊ QUER SER.
Carregar mágoas, só machuca a si mesmo. Peço perdão, mas eu como um cara que acredito no JC, ele nos diz para perdoar para ser perdoado. O Perdão é uma escolha, que vem de si para o outro. É uma lembrança dolorosa, que vai não mais machucar porque vai ser uma escolha sua de não mais fazer doer. Te desejo paz, amor e discernimento em uma área difícil.
Gabrita, Sou filha de uma mãe narcisista. Minhas irmãs não reconhecem isso. Mas eu sou. Eu tenho 40 anos, sou casada, tenho uma filha, uma vida constituída e estável. Consegui isso depois de muito esforço. Eu não confiava em mulheres, e até hoje eu não tenho amigas verdadeiras. Mas superei essa questão, isso não é problema. Porém, te digo que o seu vídeo me deu uma aflição porque ouvi basicamente tudo que eu vivi no seu relato. Sempre digo que a história da minha vida está retratada no filme Castelo de Vidro. É exatamente aquilo. Eu não me afastei 100% da minha mãe, porque sou cristã e não considerei que fosse uma opção. Mas reduzi o relacionamento a nada. Ela faleceu de câncer em 2018, aos 51 anos. E 6 meses antes, ela já doente, fez uma briga enorme comigo e se fez de vítima como sempre. Levei isso comigo. Quando ela morreu, fiquei com muita culpa por meses. E mesmo com ela morta, na minha cabeça ainda buscava aprovação dela. Foi um processo intenso de cura. E bem sofrido. Uma coisa que posso te aconselhar é: acolha a sua criança ferida. Isso cura muito. E saiba que existe vida após o trauma. Que Deus abençoe a sua vida e te ajude na reconstrução. Que você possa ser feliz. ❤
Minha mãe também é. Me identifiquei muito com várias coisas que tu disse. Eu descobri mais ou menos na tua idade que minha mãe era. Hoje to com 29 anos e comecei terapia faz 1 mês. Quando tu falou sobre ela ter te aprisionado aos 12 anos me identifiquei muito, cheguei a sentir um gelo no estômago, porque foi bem na época que meus pais se separaram e ela me tornou responsável pela felicidade dela e anos depois o provedor da casa. Faz 4 anos que me afastei dela. É muito difícil lidar com isso, mas saiba que não está sozinha 👊
Muito feliz por você ter iniciado a terapia. Mesmo que não curta, troque a vertente/profissional, mas faça até pegar no tranco. Mudou completamente minha vida, é a companhia segura que pessoas como nós não tivemos.
Força, garota linda! Pelo menos você descobriu o narcisismo de sua mãe ainda nova. Você pode resignificar sua vida, ser muito feliz e ainda ajudar muitas pessoas. Eu tive pai e mãe com TPN, e só descobri o que era após os cinquenta anos. Eu passei uma vida inteira em dissonância cognitiva. Fui o bode expiatório de uma família disfuncional e só me encontrei quando abandonei todos eles. O não contato foi a minha melhor decisão. Parabéns pela sua iniciativa. Bola pra frente! Você sobreviveu.
Bom,eu nasci de uma família perfeccionista. Meu pai é um cara que não tolerava muito os erros dos filhos,minha mãe não "tinha tempo" pra gente,então eu basicamente cresci nessa linha dura comigo. Hoje chegando nos 30 anos tive que bater na terapia pra controlar todos esses episódios. Minha mãe nos largou,foi viver uma vida com outra pessoa e eu tive que viver com meu pai e isso só me fez adoecer mais e mais! Por mais que a terapia ajude,sinto que algumas coisas nunca serão mudadas. Esse seu vídeo me tocou, principalmente na parte onde disse que as vezes caímos nos vícios por conta disso em nossos quartos,e foi isso que aconteceu comigo. Estou buscando melhorar,não tem sido fácil mas,sei que uma hora vai dar certo. Que você fique bem e prossiga com luz nesse caminho!
Acolha sua criança interior, abrace, beije ela, cuide dela. Você é muito esclarecida e isso é mt importante. Faça terapia. Sinto em partes oq vc sente em relação a criança q vc foi. Somos dignas e temos valor e nao somos responsáveis por como nos trataram mas como nos tratamos
Gabis, achei seu vídeo por acaso. Também sou filho de um pai narcisista. Perdi minha mãe aos 9 anos de idade, e o homem que deveria ter sido meu pai apenas me roubou, espancou e humilhou. Hoje, não temos nenhum contato há mais de dez anos, e minha vida melhorou muito desde então. Encontrei muitos pontos em comum em nossas histórias. Parabéns pela coragem e pelo vídeo! Desejo sorte no nosso caminho e força para aprendermos a conviver com as cicatrizes que ainda carregamos. Abraços!
A pior parte do perdão é ser melhor e perdoar, não deixe o medo, amargura, trauma e inseguranças mitigarem a pessoa boa que você é, se errarem contigo um milhão de vezes, perdoe todas pq é assim que se torna uma pessoa melhor. Estou contigo
recomendo que leia “Carta ao Pai” do Franz Kafka. apesar de obviamente ser um grito ao gênero (seria sexo, talvez?) oposto, creio que o arquétipo paternal/maternal seja funcional nesse contexto. obrigado pelo video, estou acompanhando todos desde o início do canal. fica aqui um excerto do texto citado que talvez desperte uma curiosidade em você e talvez sirva em alguma medida pra consolar a tua dor e deslocar a mazela pra algo ou alguém que não voce: “Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim.” - Kafka.
Eu entendo muito sua situação. Convivi desde pequena com uma mãe que queria me moldar para ser a bonequinha de porcelana dela, pra depositar todas as expectativas e sonhos que ela tinha dela mesma. Vivi anos querendo alcançar um orgulho, me esforçando além do que conseguia para ter afeto, para no fim ser desmerecida de novo. Me libertar das expectativas dela foram um inferno, e foi muito difícil pra mim. Estou buscando uma faculdade e um emprego para conseguir me mudar daqui, porque tudo que ela me causou e ainda me causa me fazem um mal tão grande que eu desenvolvi até crises de raiva. Ser autista e conviver com uma mãe narcisista que ignora seu espaço, te despreza e desmerece suas conquistas é torturante. E eu sinto muito que você passou por isso, e fico muito feliz que você esteja melhor agora. Torço pelo seu sucesso. :)
sua vontade de perdoar vem da vontade de vc se conciliar com sua mãe, é uma ferida que não se cura. lidei anos com uma mãe bipolar e até certo nível um pouco paranoide, acho que o mais dificil pra mim foi dividir oque era minha mãe e oque era os transtornos e as crises dela, acredito.
Eu até sinto vontade de perdoar, mas sabe ela é muito egoísta, e uma hora ou outra como foi todas às vezes ela vai se intrometer, querer controlar minha vida, é algo que é inevitável, infelizmente a distância é a melhor coisa nesses casos, não tem vida com uma pessoa assim.
@Joyss30 sim, no caso da minha mãe, depois eu tive maturidade pra entender o que era os transtornos e oq era ela, e ela sempre com todos os problemas, fez de tudo por mim.
@@nycollasnunesdeoliveira9009 infelizmente a minha não, nem fui criada por ela, só comecei a morar com ela aos 14 anos foi quando começou o inferno na minha vida. Fui criada pela minha vó que chamo de mãe, ela sim é a referência de mãe que eu tenho sempre fez de tudo por mim mesmo não tendo muitas condições, minha mãe (vó) é meu porto seguro, um dos motivos por qual ainda não desistir, ela é a pessoa que mantém todas as pessoas da família equilibrada. Para piorar a outra ainda é racista, sendo que ela é negra mais se acha branca porque é de pele mais clara, é insuportável lidar com uma pessoa dessa e não poder falar nada, olha que eu sou negra. Difícil.
@@nycollasnunesdeoliveira9009 que bom que você consegue enxergar isso, é muito dificil as vezes meus pais mesmo ambos, tem seus vícios e surtos, e apesar de wu saber que fazem muito em alguns aspectos em outros são horríveis. Vou tentar separar como você disse o que são eles, o que são seus vícios e surtos.
Minha mãe tem traços narcisistas e também de psicopatia. E tive a sorte de casar com um bipolar. Foram 15 anos de relacionamento, inclusive ela amava ele. Se davam super bem. Posso dizer que conviver com um bipolar é muito difícil, exaustivo, você fica doido junto. Mas se ele aderir a algum tratamento, existe uma chance, mesmo com altos e baixos. Agora, narcisismo e psicopatia não tem remédio, é parte da pessoa mesmo. A não ser que seja um bipolar narcisista, que deve ser possível de existir. Eu conheço pessoas com transtorno bipolar tratadas que convivem bem, tem relacionamentos normais. Narcisista não tem como.
Poxa isso me tocou muito e eu não esperava. Eu sou filho de pais narcisistas e acho que nessas condições nós nos obrigamos a ser forte. Ultimamente tenho trabalhado muito e pretendo sair o quanto antes da casa da minha mãe. Tenho um namorado e foi muito difícil de manter esse relacionamento pra mim, por pouco varias vezes eu não acabei com tudo ou comigo. Me afastei muitas vezes. Meu pai já ameaçou de me matar e matar minha mãe varias vezes, ate então minha mãe era tudo pra mim e a melhor mãe do mundo. Eles se separaram e eu ja não a agradava tanto, comecei a questionar as coisas, querer fazer do meu jeito, me conhecer e consequentemente não ser uma cópia e escrava dela. Ela achou um cara submisso pra namorar e então tudo mudou, descobri recentemente que ela é narcisista. Mudou da água pro vinho, sinto como se minha mãe literalmente tivesse morrido em vida. Você nunca sentiu um afeto de mãe, eu senti, eu me apeguei e era tudo que tinha. Eu era totalmente dependente e de repente tudo isso se desfez. Vejo fotos antigas de nós juntas e não a reconheço. O foda é isso: quanto mais você tenta agrada mais você percebe que está longe pra krl. Meu pai foi mais tranquilo porque desde que me lembre ele era bipolar, narcisista e agressivo. Lógico que doeu pra poh4, mas não tive surpresas ao longo da vida. Agora minha mãe? Ela que me protegeu de tudo isso? Ela era tudo pra mim e só me mostrou que era tudo manipulação enquanto eu era útil. É uma dor tão grande, mas não da tempo de sentir ou expressar no dia a dia.
Eu conheci uma amiga com a historia muito parecida com a sua, foi na escola, ela era sorridente e muito falante, depois que eu conheci ela e ouvi sua historia vi que seu sorriso era de angústia e não alegria. O problema era a mãe dela, e o pai dela também, tentei ajudar mais não adiantou pois ela se mudou. Ja eu tive uma mãe que me reprimiu e me bateu demais quando era criança, minha mãe ja me negou um abraço quando eu era criança, e no fim das contas pra mim oque me salvou e me fez crescer com virtudes honrosas foi meu pai, todos os demônios do passado eu superei por causa dele. Eu entendo oque é ter uma mulher dentro de casa da qual nao podemos chamar de mãe, e espero que quem passou por isso possa superar e fazer com que o ciclo nao se repita.
eu tenho absoluta certeza q vai sim ajudar alguém, tenho assistido alguns vídeos seus e é um conteúdo muito relevante, por favor continue, você deve estar ajudando muitas garotas q se identificam com as coisas pelas as quais vc passou, infelizmente muitas estão passando por coisas assim.
Oi Gabrita, obrigada por compartilhar conosco. Também sou filha de uma mãe narcisista, e infelizmente, essa figura que nos maltrata na infância parece deixar uma marca permanente na nossa mente. Além de lidar com a voz negativa que ela nos impôs, também enfrentamos a dor da criança que não aceita o que passou, o adolescente que não pôde existir porque precisou amadurecer cedo, criando uma verdadeira guerra interna. Mas, assim como sua mãe criou essa dor, você tem o poder de voltar à memória e resgatar as Gabritas que ficaram no passado. É possível criar um espaço de amor dentro de você. Pode demorar, mas aos poucos você vai se tornando a versão amorosa do presente, trabalhando para curar as partes que ficaram presas no trauma e tentando entender tudo o que aconteceu. Desejo, de coração, que você se sinta querida, amada e necessária. Mesmo eu, com 32 anos, aprendi lições valiosas com o seu vídeo. Um grande abraço!
Com este vídeo eu consegui entender algo que não suporto em mim. Ainda que minha mãe tenha me machucado muito, no meu interior, sei que sempre vou amar ela, e isso me destrói. Mas hoje compreendi que ela me fez assim, alguém que iria amar ela independentemente do quão ferida eu estivesse. Obrigada por ajudar a me entender✨️
Me ajudou muito. Passo pelas mesmas coisas com minha mãe e todo dia rezo a Deus que me de condições para deixá-la e poder me livrar dela. Pode ser horrível falar assim mas é a. Única solução.
oiii,espero q vc esteja bem. mto obrigada pelo vídeo, pode ter crtz de q ele vai ajudar um monte de gnt. vc eh mto forte em mostrar teu lado frágil e vulnerável. me identifiquei com mtas coisas e a frase "eu sinto como se ela estivesse m0rt@ em vida" fez mto sentido pra mim, mas não tô aqui pra compartilhar os meus traumas e transtornos. espero q fique bem e q se sinta acolhida. tudo de bom pra vc :)
Nossa, quanta maturidade sua para fazer isso. Te conheci a alguns dias e me inveja sua forma de se comunicar, acho suas provocações muito relevantes nos dias de hoje, te vejo com muita originalidade, desdem pelos modismos e pela superficialidade e particularmente acho isso uma virtude. Sinto muito pela sua situação, realmente não faço ideia do que você passou, e espero que cada dia mais supere essa situação. Porem eu venho com uma certa discordância ao seu final. Eu nao acredito que os país tenham tanta influência sobre nossa personalidade, no sentido de nos ensinar, parece que boa parte do que somos faz parte somente de nós intrinsecamente... e aprendemos com todos a nossa volta nao só nossos pais, segundo pelo menos quem estuda genetica do comportamento rsrs Digo isso também pois, é muito sedutor buscar no passado a chave para toda as respostas, parece que o ser humano tem uma obsessão por tentar se entender de maneira oculta e dramatica e até poetica a fonte de nossa personalidade, mas na realidade ela se apresenta de maneira muito mais fria, passiva e sem cor, sem a narrativa que organiza tudo em um sentido. É mais provável que isso te cause mais sofrimento em ciclo infinito, uma armadilha... nao podemos mudar a realidade derivando apenas reflexões, precisamos materializa-la no mundo. Fique bem amiga, com certeza você nao esta sozinha nessa... a kilometros de distancia existem pessoas sendo tocadas por suas palavras
Nossos criadores estabelecem os primeiros padrões que temos na vida, isso saindo do emocional para rotina, por exemplo. Devo ir para escola? O que é estudar? Quantas vezes devo escovar os dentes? Minha mãe gosta quando faço isso ou aquilo? Então isso é bom e aquilo é ruim, por aí vai... Isso é um consenso entre as áreas psicológica, psiquiatra e psicanalítica. Entendo que diz que após a tomada de consciência nós temos todo o livre arbítrio para nos moldados. Entretanto, essas definições de fábrica ou serão referenciais revalidadas por você (meu pai tava cerro quando dizia para eu estudar muito, por exemplo) ou paradigmas traumáticos pra você derrubar (o meu caso). Obrigada por tirar um tempo para comentar e compreender!
Eu entendo,você sente que não viveu a sua infância como deveria,eu entendo,eu não conseguia captar as lembranças boas,só as ruins,sofri porque fui mau-tratada pelas minhas tias na infância,na adolescência,e fui também muito mau-tratada pelo meu pai,estou falando de maus-tratos verbais,que sim!São muito difíceis de superar!Passamos anos vivendo no passado até poder se libertar dessa prisão psíquica,mas graças a Deus tudo tem solução!!Obrigada Senhor!!Obrigada!!! Fiz terapia,tomo remédio sim,não é algo que gostariamos de se submeter mas é pra ajudar,e hoje estou aqui,firme e forte graças ao meu bom Deus!!! Você vai conseguir!!! Confie em Deus!!! Procure ajuda médica!!! Você vai conseguir sim!!! E você ainda será muito feliz em nome de Jesus!!!🙏🙏🙏🙌🙌🙌 Vamos crer juntas.Amém!🙏🙏🙌🙌
Você é uma mulher forte e incrível,eu não me imagino viver assim com a minha mãe, você merece o melhor que o mundo pode te dar, fica bem e se precisar conversar pode chamar ,a gente tá aqui com vc 🌹
Estou chocada com sua inteligência, maturidade e como se expressa bem e tem consciência de algo tão complexo e cruel que é ser vítima de um narcisista, mesmo sendo tão jovem. Acredito que mãe narcisista seja a pior relação de todas. Parabéns pelo vídeo.
Sou um homem trans e filho de uma mãe narcisista oculta, além disso ela é cega, então possuí um certo grau de dependência. Consigo me identificar quase 100% com o seu relato. Infelizmente, ainda não consegui sair dessa casa por questões de saúde mental e convivo com ela desde que nasci, quase todo dia é um inferno, basta eu dar uma resposta errada, não conseguir ou me recusar a ajudar com algo específico ou não cair nas manipulações que ela faz, pronto, qualquer coisa é motivo para a enxurrada de ofensas e abuso psicológico, até uma colher na pia já fez ela ficar falando por horas sem parar, fazendo ameaças, comparações, dizendo que vai me deixar sem comida, sem internet, que vou virar mendigo, que ninguém vai me aturar além dela e até coisas piores, como ameaças de chamar pessoas para me darem uma surra. Eu tenho que encontrar motivos para querer continuar vivo todos dias, no momento são meus gatos, porque eu sei que se eu definhar deitado numa cama sem me cuidar e trabalhar, eles irão sofrer também. Não consigo ter perspectiva nenhuma de futuro na minha vida, eu só penso que quero sair daqui, mas todo dia é uma luta pra eu conseguir fazer o básico por mim mesmo, sei lá, eu não sei o que fazer, estou tentando me estabilizar financeiramente para poder sair desse lugar
Olá amigo. Li seu relato, eu sei a angústia que é. Tenho 54 anos e faz pouco tempo que me conscientizei dos narcisistas em minha vida...das coisas que permiti...da minha fraqueza etc etc... Por favor, não desanime. Você vai conseguir. Se acredita em Deus, passe a falar todo dia pra Ele que vc quer um sinal, uma ajuda pra mudar sua vida. Coloque uma folha na parede e use pra lembrar de todos dia afirmar que chegou a hora de conseguir sair disso e cuidar da sua vida. Vc está no Estado de SP?
Olha eu sei que eu sou só uma completa estranha na internet mas você parece ser um menino incrível!eu vou torcer e acredito que você e seus gatinhos vão conseguir sair dessa e você vai ter uma vida maravilhosa sendo livre dela,tudo de bom para ti amigo 🩷
Que vídeo tocante. Deu pra ver claramente quando a " criança ferida" dentro de você aparecia no relato e o sofrimento que ela passou.😢 Uma parte cruel no Abandono Parental, é a auto culpabilização da criança. Não sabendo o motivo de tanto abandono e vendo os amigos com suporte famíliar...resta só a criança pensar o mais aparente : que a culpa é toda é dela, que por algum motivo não soube oferecer o bastante pra ser amada, entendida e cuidada. Essa "culpa" transformada numa crença central de desvalor, tende a estruturar um adulto inseguro com baixa autoestima e com pouco interesse até em se cuidar.
Parabéns pela sua coragem de desabafar. Mesmo que eu e outras pessoas não passem por exatamente o mesmo problema, vc ajudou muito a gente a entender melhor sobre esse tipo de situação. Espero que vc encontre uma solução para suas questões que ficam matutando na sua cabeça.
2 Vídeos na semana, aí sim, Borá pra mais um. Passei pelo narcisismo um pouco com a minha avó e, infelizmente, pela família da minha ex, especificamente sogra e cunhado, e hoje tenho traumas por isso e gatilhos enormes, não consigo mais interagir direito com mulheres ou tento sempre identificar uma pessoa narcisista para fugir, você no papel de namorado dentro desse contexto e ambiente é um inferno, você sofre até que chega em um momento que vira algo dos narcisistas Graças a Deus consegui fugir daquele tormento e inferno, mas parece que o cortisol, estresse, raiva e medo ainda cumina dentro de mim por conta de tudo que passei. Além disso, minha morreu, ou seja, só piorou tudo, minha cabeça ficou toda ferrada e está, dentro do relacionamento por conta da família dela fui agredido, fui manipulado, separava brigas, consolava a ex e sempre a mãe narcisista tentava de tudo pra separar a gente com manipulação, bom, me arrependo e foi uma péssima experiência, hoje estou quebrado, mente fodida, vazio, não tenho expectativa de nada, já pensei em m.o.r.t.e várias vezes também, é impossível agir como se tudo aquilo não tivesse acontecido comigo tanto no luto da minha mãe e tudo que me aconteceu, só quero ter paz mental e na minha alma 😢
Nós literalmente estamos no mesmo barco. Minha mãe é muito controladora e abusiva comigo, ao ponto de querer saber cada passo que eu dou, e é extremamente sufocante conviver com isso.Além disso, tem o meu pai, que só quer saber dele mesmo e de sua imagem, sempre é primeiro ele depois a mim. Eu odeio isso, porém é algo deles e uma coisa que aprendi recentemente é que a única coisa que podemos mudar somos nós mesmos e melhorar cada dia mais. Fica bem, e melhoras sempre pra quem passa por algo do tipo, que Deus abençoe todos.😊
Me identifiquei. Não é fácil. Saí de casa assim que eu pude (com 26 anos - podia ter sido mais cedo, mas não queria sair para voltar, então, esperei para sair, quando sair para sempre). Cada vez mais, convivo menos. Somente o necessário (e quando posso, fujo também). Ela já percebeu que não me atormenta mais e que eu fechei o acesso. Elas nos afastam delas. Com entendimento, definitivamente (fisicamente e emocionalmente). Ainda vivo na mesma cidade, mas tenho projeto (silencioso) de ir embora em breve, e, estou trabalhando para isso. Eu sinto muito por você também ser vivido isso. Só quem vive, é que sabe a dor e o peso desses sentimentos ruins. Você é uma menina linda, jovem e visivelmente inteligente!!!! Renasça você também! Se conscientize de que isso não tem a ver com você e não cabe a sua energia, Nemo seu tempo, muito menos a sua vida, de consertar ou tentar fazer ela entender, compreender e reparar alguma coisa. Cuide de você, foque na sua cura, foque em você e na sua vida construída após a saída de casa. Você não deve pedido de desculpas à ela! Cuide de você e não pare a terapia. Eu não faço terapia, não fiz, ainda não faço, mas um dia, me seria bom. Até lá, vou levando como sempre pude fazer, dando o meu jeito e extraindo um entendimento aqui e outro ali e cortando umas coisas, me afastando cada vez mais, dando menos ênfase. Mas é um exercício. Não deixo ela f. mais a minha cabeça. Obrigada pelo relato, beijos e fique bem. Viva!!!! Viva bem! De a volta por cima! Você é capaz. ❤❤
Mds mulher, te conheci através de um vídeo sobre como vivemos em uma sociedade fútil e mediocre, vi alguns sobre o vício em porn0grafia, e agora esse, sobre ter mãe narcisista. Senti uma conexão intrínseca, algo como "nós precisamos ser amigas". Por partilharmos tantas similariedades e pensamentos.
Que vídeo necessário! Sinta-se abraçada por nós. Eu também sou filha de uma mãe narcisista, vivo com ela e nossa convivência é extremamente desafiadora. Minha mãe nunca fez "coisas de menina" comigo, por isso hoje ainda estou aprendendo a me maquiar, pintar as unhas, arrumar o cabelo...mas Deus tem me sustentado até aqui ❤
Acho que dá pra falar por todos que viram e vão ver esse vídeo, que nós sentimos muito por tudo que você passou. Me sinto exatamente da mesma forma que você, justamente por não ter sido formado pelos meus pais, mas queria dizer que (pelo menos pra mim) você é uma amiga, mesmo que de longe. Você não tá sozinha, e sua vida vale muito pra todos que te cercam. Forças gabrita!
“Tirar da mão da minha mãe o poder q ela tinha sobre mim” é sobre isso querida; n conheço a sua religião, mas sinto no coração que vc deva a se apegar com a Mãe Rainha q Deus tb nos deu como nossa mãe 🙏🏼 seja Feliz amada
eu entendo perfeitamente esse sentimento, é angustiante. desde sempre todas as minhas relações foram absurdamente afetadas por conta dessa má relação com a minha mãe e pela morte do meu pai quando eu ainda era criança. o medo de abandono e a falta de afeto molda totalmente a personalidade de alguém. desejo o melhor p ti e p todos aqueles que comentaram nesse vídeo contando suas vivências.
Vc foi muito corajosa por gravar esse video mana, se abrir dessa forma vai ajudar muitas pessoas a refletirem sobre a própria vida. Sinto muito que vc tenha passado por isso, vc é muito forte por ter sobrevivido a essa situação.
Minha mãe não é narcisista, mas eu tive uma criação muito distante, me identifiquei bastante com o que você disse de sentir como se você fosse uma mera funcionária dela, não lembro de ouvir ela falando que me amava nem uma única vez também. Eu não tenho mágoas quanto a isso, tá tudo bem, mas tem algo que me incomoda muito: o fato de que eu involuntariamente acabo replicando esse comportamento distante dela em todas as minhas outras relações. Isso me faz pensar se minha mãe em outro momento não esteve em meu lugar, e se eu não estou destinado a eventualmente estar no lugar dela, passando isso para meus filhos também. Eu odeio muito essa ideia, espero poder mudar isso, esse seu vídeo me deixou muito pensativo e você me deu motivação. Obrigado
Se vigie sempre. Conviver com um narcisista gera um ciclo intergeracional. Você, talvez para lidar com isso, pode ter replicado a mesma frieza com ela e isso vai contaminando as outras relações. Se analise e se cuide. O pior é quando elas conseguem quebrar a gente junto.
Você apareceu na minha tela no momento certo. Video muito corajoso, obrigado por compartilhar. Tem momento que sentimos profunda solidão. Que ninguem conseguiria nos entender. Até que descobrimos o role que outra pessoa ta passando e da mais força de enfrentar o que tem que ser enfrentado. Seus vídeos e reflexões são muito iluminadas. Sucesso!
Não posso afirmar que meu pai era, mas algumas vezes tentava agradar de alguma forma, mas desde dos 16,17,18 anos tive uma cabeça madura e chegou num ponto que eu não liguei mais, pensei: Ah, já que não repara no que faço, também não vou tentar mais. Não sou tãaaaaaaao emocional (Sorrir pra todo mundo,se sensibilizar com facilidade por conta da desconfiança e confiança, e saber perceber as pessoas) tenho sentimentos bom pessoal. E hoje mesmo não tendo raiva,ódio por ele, também não consigo sentir saudades, até queria, mas não dá. Deus cuide de nós pra superar tudo. O choro pode durar uma noite toda, mas a alegria vem pela manhã
Meus pais são assim. Sempre fiz de tudo e mesmo assim nunca fui suficiente, enquanto meus irmãos não faziam nada ou o minimo e tinham aplausos. Deixei de lado e parei de tentar agradar, agora vivo minha vida sem eles e estou muito melhor.
Sabe quando você está bem e vai pra uma consulta psicológica e sai de lá mau? dai só depois de um tempo de digerir oq foi conversado (chorando kkk) você volta a ficar bem? Então esse vídeo foi exatamente assim pra mim! Obrigado Gabrita por esse vídeo, por esse canal, por sua verdade e vulnerabilidade! Me identifico demais com as coisas ditas, tive uma infância parecida com a sua. Deus abençoe!! E continue com força pra viver!! Obrigado ❤
Vitor, obrigada duplamente, pelo incentivo financeira mas principalmente pelas palavras. Nós vamos, de pouco em pouco, superando a criança deixada para trás.
Sinto muito por você! Sou mãe de 3 filhos maravilhosos (31, 30 e 24 anos) e sempre senti necessidade de estar próximo e de proteger, minha nora me considera uma mãe pra ela também, pois a mãe dela é igual a sua. Se você não se importar, receba um abraço carinhoso. ❤
Também tive um irmão Narcisista, quase acabou com minha vida! Minha querida você ainda vai entender o que é perdão, porquanto reconstruir é o objetivo. Entendo seu sofrimento, mas não desista nunca!
Não tenho mais o que dizer além de: obrigada.
100% dos comentários são gentis.
Aos poucos irei ler todos, eu prometo.
Obrigada.
Vc é forte e Deus confiou um momento difícil com vc. Junto dele vc trará muitos frutos e já está trazendo. Se perdoe perdoe sua mãe tenha sua alma leve e NUNCA deixe sua criança interior morrer pq vc quando chora é ela quem chora. Vc pode ajudar muitas pessoas no caminho da paz, do alívio, e do amor conforme a perspectiva que tem.. Deus abençoe sua vida e seu trabalho
Com esse vídeo eu pude perceber q eu passei pela msm coisa q vc mas com algumas diferenças pq sou homem mas parte do que vc relatou se encaixou exatamente kk... Com oq eu passei. No meu caso eu consegui de alguma forma empurrar minha mãe a se inclinar para o lado espiritual, para o senhor. E oq posso dizer disso é que não ta resolvido ou algo do tipo mas tá muito melhor kk
Comparando com o fardo que eu carreguei da minha infância até aqui... Tá muito melhor. (Eu percebia pessoas e suas hostilidades pelos passos)
Gabrita, não sei se vc vai ler esse meu comentário. Mas eu tenho um livro pra te indicar o livro acompanha uma menina chamada Júlia e conta a história dela na infância e na fase adulta ela mesma é a narradora nome do livro é "Coreografia do adeus" de Aline Bai. Vc iria se indentificar muito com a personagem. Fique bem🙏🏽
Eu entendo muito o que você passou, minha mãe é muito narcisista e controladora. Até hoje com 30 anos me sinto mal em conviver com ela, me casei mas moro em cima da casa dos meus pais, parece que me vejo na sua historia .. Meu pai tenta não se importar com as implicâncias dela mas ela trata mal eu e ele. Tenho um irmao mais velho que mora longe, e parece que ele é o filho preferido dela, nao tenho nada de ruim em relação ao meu irmão tb, só minha mae que nao consigo nem ter uma conversa comum que ela já me deixa nervosa desestabilizava emocionalmente , quando namorava com meu marido e voltava pra casa ficava nervosa so de pensar em estar perto dela, é uma coisa horrivel😢😢😢
estamos juntos mana, eu tive uma mae assim! te entendo mt. E vc é muito inteligente, maravilhosa
Esse vídeo é pra aqueles que colocam a mãe e o pai num pedestal e q criticam quando alguém diz que não gosta de um ou de outro, nem todo mundo tem a mesma sorte, viver com gente narcisista é um fardo e as vezes eles são os próprios pais.
Exato.
Visse e versa sem mais.
Uma pessoa literalmente: meu pai matou 45 pessoas. A sociedade: Seu filho mimado imprestável para de criticar o seu pobre pai. O filho: meu pai matou seu pai. Um dos caras da sociedade: NOOOOO
@@nugget6635 hipocrisia é a manivela da sociedade...
Principalmente mãe...porque a sociedade fala que "amor só de mãe" mas não é assim...
Eu nunca tive muitas amigas mulheres. Escrever essa frase me faz chorar, porque quando você é criança e não anda com as outras meninas, você sofre. Quando você é adolescente e não anda com as outras meninas, você sofre. Muito. Mas você sofre ainda mais quando você acredita que só os homens podem te ajudar, que só eles podem te amar e te aceitar. Tudo só piora quando você não enxerga quando alguns homens são ruins. Eu fui estupr4da, eu fui assediada, eu sofri bullying, eu não me sentia amada pela minha família. Eu sou feliz. Mas se sou feliz hoje, com certeza não é por conta de ninguém. Doeu, dói, e vai continuar doendo.
Conta essa do estupro!!! Como isso aconteceu???
@@alihata9951 doente
Sinta-se abraçada.
@@alihata9951deixa ela em.paz
Que Deus te conforte
Cara eu entendo muito, tenho a mesma sensação, é horrível conviver com um ser humano assim. E eu sempre quis ter a aprovação materna da minha mãe, mas ela sempre me dava migalhas ou nada de afeto. Ela sempre distorce as historias pros meus familiares pra me fazer parecer a pior pessoa do mundo e ela a vitima. É muito foda isso vir de alguém que deveria me dar amor, carinho e cuidado.
A minha já fez a mesma coisa falando esse tipo de coisa pra familiares, uma vez eu confrontei ela por mensagens lembrando ela das coisas que ela disse na frente deles, pq ela mora em duas cidades e às vezes eu fico sozinha de tempo em tempos. Ela não acreditou nela mesma, disse que nunca faria o que literalmente fez e disse que as coisas que eu estava dizendo eram muito "pesadas", se fez de desentendida e ainda quer que eu tire as mágoas do meu coração. A única coisa que eu quero é distância e adoro esses momentos quando estou nessa casa sozinha, quando ela vem, ela fica dizendo que me ama isso é a pior coisa do mundo pq eu sou forçada a dizer de volta e me sinto horrível por isso.
Sofri o mesmo. Quer um conselho? Abandone sua mãe! Ela tentará sempre te prejudicar! Muito dificilmente mudará! Não vale o risco!
a minha faz isso sempre, demorou pra eu perceber que ela deveria me amar, cuidar de mim, me dar carinho e atencao principalmente por eu nao ter amigos e sempre achei que o erro era eu, quando eu percebi que nao adiantava oque eu fizesse ela sempre iria distorcer tudo para parecer que ela era a a vitima eu tento nao me cobrar tanto, mas ate pra sair de casa rapido pra comprar algo me da calafrios por ela ter botado na minha cabeça que todo mundo ja sabia que eu tava acabando com a vida dela, que eu era um monstro e que todo mundo ja sabia dos conflitos que tinham em casa de uma forma muito distorcida, eu nunca soube para onde ir, proque sair de casa senpre foi meu pesadelo por pensar noque os outros sabiam de mim por coisas que minha mae tinha falado e em casa tem ela, que sempre arruma motivo pra me xingar e comparar com os outros.
É verdade digo o mesmo @@D-1971-D
Passo exatamente a mesma coisa que você 😢 É muito triste mesmo, só Deus pra me dar um pouco de conforto nessa situação
Isso me faz refletir o quão sortudo eu sou por ter a melhor mãe que eu poderia ter! Que Deus abençoe você e sua família 🙌🙌.
Agradeça a Deus. O buraco que uma mãe amorosa deixa é incomparável.
Obrigada ❤
Eu acho inacreditável quando alguém diz que é amigo da mae etc, parece uma realidade paralela
@@minatos2-s3q eu também não tenho esse tipo de relação com minha mãe! A relação de uma mãe e filho que não tem uma hierarquia é estranho.
@@minatos2-s3q eu sou a melhor amiga da minha mãe, mas ela n deixa de ser minha mãe. Dependendo do momento o lado mãe grita beeeeeeeeem alto
Pra mim chega ser estranho ser amigo do pai, eu sou super amiga da minha mãe @@minatos2-s3q
Essa sensação de ainda ser criança diante dela, eu nunca consegui definir tão bem esse sentimento. Obrigada pelo vídeo
Tbm sou filho de MN. É meio que viver um inferno na Terra. Ela te dá água, luz, casa e comida, mas em compensação, tira sua autonomia, autoestima, segurança, privacidade, atrasa sua vida, te dá ansiedade e/ou depressão e possivelmente te dá alguma doença crônica. Enfim... eu mesmo me vejo atrasado mais de 10 anos na minha vida em consequência direta disso.
Sempre tive essa sensação de atraso e de sequer ter começado a viver. Semelhante ao que você disse sobre a criança interior, comigo, eu sinto que não vivi a adolescência.
E isso, hoje, aos 31, ainda me causa uma lacuna vazia. Graças a Deus que somente agora, a passos de tartaruga, as coisas estão começando a mudar. Passei num concurso e estou aguardando as outras etapas. Dando certo, será o início da minha vida de fato.
Que bom. Fico torcendo para dar certo. E creio que vai dar. E você conseguirá organizar a sua mente para ter uma vida em que te dê satisfação em viver. Tenha fé. Nunca é e será tarde. Uma vida melhor te espera. Confie e você vai conseguir. 🙌🙌🙌🙌🙌😇😇😇😇
@@Jhn832 Amém, meu amigo
Ah, A Palavra dO Criador nos dá muitas ferramentas importantes para lidar com a vida. Creio que valha a pena refletir nela e sobre ela, através de orações aO nossO Pai Altíssimo. 🙌😇@@adammedeiros1
Espero que eu consiga passar em um concurso tb pra poder viver de fato. É horrivel essa sensação
@iUtubeOficial meu caro, não é SE PASSAR. Só não passa quem DESISTE ou quem NÃO estuda. Haja o que houver, simplesmente não desista. Eu tô nessa luta de concursos desde 2017. Nem preciso falar do quão exaustivo tem sido. Mas uma hora dá certo.
“Eu não consigo ser e não consigo me aniquilar.” Te compreendo completamente. Faz 2 anos que descobri o narcisismo da minha genitora(aquilo não pode ser chamada de mãe) e hj tenho 36 anos. Tudo fez sentido, toda dor e sofrimento. Estou fazendo uma terapia chamada EMDR e tem me ajudado mto. Ela machucou tanto minha criança interior que eu chego a vomitar na terapia. E sabe o pior? Estou sozinha pra sempre. Meu pai não acredita em mim e meu irmão ela nos afastou desde criança. Hoje prefiro a solidão do que aceitar a violência física e psicológica que ela me fez passar a vida toda. Eu sai como ruim por me afastar mas, não me arrependo! Você tb vai conseguir!
@@pvd2788 as comunidades de apoio a filhas de mães narcisistas chamam de NP = não-pessoa
Acho que essa é a primeira vez em muito tempo que eu fiquei triste com alguma coisa na Internet, tive que comentar, realmente são relatos fortes mas você está aí viva e é isso oque importa.
Obrigada, meu bem
@@Gabritaoff Olha eu tive um passado muito, muito difícil mas tô qui tentando pensar positivo, aprendendo com meus erros, eu só quero quer você não deixe pensamentos destrutivos afetarem você!!!
@@Gabritaoff sinto muito..😢. Muita força
Você não tem que pedir perdão, jamais!!!! Sua progenitora é um ser um humano imperfeito, nasceu defeituosa, sem a capacidade de amar a própria filha! Nem os animais fazem isso, só deixam os filhotes ir, qdo eles estão prontos p o mundo!!! Você é meiga, uma menina jovem e tão sábia! Ame-se❤
Eu passei a me amar e ver o meu valor, depois que tive meu filho, pude dar todo amor e respeito que não tive por parte da minha mãe!!!
Eu me reconheço no seu relato. A gente aprende a se amar, leva um tempo, mas a gente aprende. Quanto à genitora, contato zero, de preferência que ela não saiba nem o seu endereço.
A minha filha passou pelo mesmo drama. A sorte dela foi ter passado boa parte da vida comigo, mas mesmo assim o resultado psicológico é muito parecido com o seu.
Só que eu nunca a abandonei e mesmo ela escolhendo caminhos errados, eu insisti no meu amor de pai e graças a deus ela superou este buraco na alma.
Você é muito inteligente. Com o tempo você vai superar, tenho certeza. Tempo mais inteligência mais persistência ... torcendo por você!🙏🌞
Ter um pai do seu lado nesse momento muda o curso das coisas, fico feliz que você foi o porto seguro da sua filha.
E você @, já procurou se reaproximar do seu pai? Te pergunto porque com as leis atuais os pais ficam numa situação muito complicada e por isto se afastam para não acabarem presos.
De qualquer forma eu acho que para uma pessoa inteligente e que gosta de estudar como você as coisas só podem dar certo. O caminho pode ser árduo mas tenho certeza que o seu destino é o sucesso. Boa sorte Gabrita! Como diria uma amiga, força no quadril!
@@hbmiguez iniciei esse processo há uns 4 anos. Não conseguimos colar os pedaços do que quebrou, sabe? Mas temos uma relação boa, agora eu que tento ajudá-lo a superar isso de alguma forma. Obrigada haha ❤
Caramba@, o pior é que eu te entendo. A mãe da minha segunda filha nos separou por quatorze anos. Há uns tres anos voltamos a nos falar, mas o abismo é imenso. Por mais que eu queira reatar como se nada tivesse acontecido, eu vejo que eu nunca vou ser essencial na vida dela como seria natural. Para complicar ainda mais, ela está estudando em Munique. Ainda assim continuo acreditando que a vida vai nos reaproximar no momento certo. É muito ruim ser filho(a) de família desestruturada, não é mesmo?
As crianças não tem nada a ver com a inconsequência dos pais, no entanto são as mais vulneráveis e prejudicadas.
Enfim, é o mundo em que vivemos. A nossa sanidade tem que estar além!🙏❤️
Senti praticamente tudo isso que você sente e já cheguei aos 45 anos.Muita terapia, leitura e busca pela minha identidade me permitiram ser uma pessoa feliz, em paz.O caminho não é fácil, mas é muito lindo.
Filho de pai narcisista aqui, posso dizer que o que você relata é extremamente identificável, mesmo com algumas poucas diferenças.
Posso dizer que o processo de cura é individual para cada um, para umas pessoas vai demorar mais e para outras menos, mas quase sempre é uma questão de cortar laços e saber impor limites para com a pessoa que nos faz mal e não deixar ela nos destruir nem entoxicar nossas relações.
Eu tbm tenho pai assim. Sou a lixo dele. Não aguento mais moço. É um inferno. Não vejo a hora de sair de perto desse homem...
@vanillyssweet777 sei o quanto é difícil, e alguns dias vão ser mais difíceis do que outros, mas você é forte e vai conseguir passar por isso.
@@danilocesar6392como era o relacionamento com o seu pai com narcisismo e sua mãe uma pessoa como qualquer uma? Se quiser não contar por motivos pessoais não tem problema não contar ok?
Minha esposa tem a mãe narcisista...Terminei o vídeo chorando junto com vc. Temos duas bebês, não imagino fazer 1% do que a diaba da mãe dela fez com ela.
Minha esposa já tentou se matar várias vezes na adolescência, e até depois de adulta. Durante o namoro a NP tentava de toda forma me usar contra a filha, das formas mais apelativas possíveis. Quando viu que não conseguiria, virei o inimigo nr 1 dela. Até roubo ela já inventou de me acusar.
Sou super protetor com minhas bebês, especialmente em relação à avó maldita. Já tive discussões muito pesadas com ela depois que elas nasceram, o que fez ela se afastar quase totalmente ( o que acabou sendo excelente )
Ao contrário da sua, a minha sogra é mais social, gosta de aparecer, de ser o centro das atenções, tem uma pseudo auto estima absurda - se odeia, mas ao mesmo tempo odeia o resto do mundo mais ainda. E ela é muito violenta fisicamente, apesar de mal aguentar o próprio peso. Batia muito na filha desde bebê, só parou quando foi bater no pai idoso e minha esposa deu-lhe um socão na cara.
Fico impressionado como gente sem alma assim existe. Eu costumo falar que estar perto dela é como estar ao lado daqueles seres do Harry Potter, dementadores, que fazer vc achar que nunca mais vai sentir felicidade na vida, e que consomem suas lembranças felizes até vc não ter mais nenhuma.
Te desejo tudo de melhor, parabéns pelos anos que conseguiu cortar o contato.
Não tem como imaginar por tudo que passou, nenhuma criança deveria passar para isso e ser traumatizada pelo resto da vida mas espero que hoje em dia, com a consciência que você tem de tudo isso que você consiga superar tudo na medida do possível e ter uma vida mais feliz , ainda é possível desejo forças e tudo de melhor para você.
Obrigada de verdade, Sandro.
Obrigada por compartilhar uma parte da sua doída história. Chorei junto com você. Fico feliz que tenha conseguido se afastar, para mim foi muito difícil a ficha cair, sabe? Sinto o mesmo luto, e sinto que as pessoas que não vivenciaram isso simplesmente não entendem/compreendem o arrombamento emocional que ter uma mãe assim causa. Eu não sinto falta dela, sinto falta do que não vivemos. E parentes ao redor, sem terem dimensão das coisas, julgam… “Você precisa aceitar sua mãe como ela é”. E o que eu gostaria de dizer aqui é: NÃO, você não precisa. O que você precisa é se cuidar, buscar ajuda profissional e ir atrás de sua autonomia. Provavelmente nunca vou me curar disso, mas estando longe consigo crescer e construir a minha vida, porque talvez a única coisa boa que uma mãe narcisista tenha feito por nós seja justamente ter nos dado a vida. Lute pela sua vida. Cuide de você 🫶
Tive problemas com meus pais também quando criança, tanto que estando longe deles, não sinto falta deles porque tive o mesmo problema relatado em vídeo. Já cheguei a pensar que era adotado inclusive de tão mal que era tratado às vezes, eu fui crescendo e quando tava ao ponto de me "autodestruir" fui levado para a terapia pelos meus tios. Depois de dois meses de seções, me recuperei, e meu passado pouco me influencia, tudo que eu precisava, era que alguém olhasse pra mim e tentasse me entender, e me falasse "o porque de eu ser assim" e como o meu passado tava influenciando no meu presente, foi isso que uma terapeuta fez e sou muito grato a ela. Ela corrigiu em dois meses um problema que eu arrastaria até o fim da minha vida. Hoje entendo o que sou, e afasto de mim toda e qualquer influencia negativa do meu passado, perdoei todas as pessoas pelo que fizeram, e sigo perdoando todos que erram comigo até hoje. Eu perdoo e entendo as pessoas, mas isso não significa que não tenha consequências. Se uma pessoa atropelar outra com um carro e arrancar as pernas dela fora, o motorista pedir desculpas, e quem perdeu as pernas perdoar, as pernas não vão voltar por causa disso. Tudo deixa uma marca, meus pais deixaram marcas, pessoas me deixaram marcas, eu perdoei todos, sigo perdoando, e melhorando como pessoa sempre, melhorar faz parte da evolução humana.
Passei por altos e baixos, amadureci cedo e rápido. Talvez por isso, consiga sentir e compreender parte da sua dor. Enxergo cada sentimento e conflito que você está enfrentando, e queria que soubesse que você não está sozinha.
Chorei vendo seu vídeo, chorei ao ver você chorar. Sua dor me tocou profundamente.
Saiba que mesmo sem te conhecer, consigo ver que você é uma pessoa incrível, bonita, inteligente, madura e com um coração enorme. Por favor, não se cobre tanto por algo que estava fora do seu controle.
Não sou bom com conselhos, mas sei que, às vezes, um abraço diz mais do que mil palavras. E se eu pudesse te dar um agora, daria, sem hesitar.
Minha mãe era mais ou menos assim... s3mpre diziam que eu não seria nada na vida, que filho nao prestava pra nada, ja chegou a falar " a partir de hoje vc nao tem mãe, faça o que vc quiser". Não deixava eu ter amigos, e hoje eu não tenho amizades, o pior que tbm nao sinto falta. Meu pai as vezes fazia igual outras vezes nao falava nada. Sempre eles elogiavam minha irmã e me humilhavam, hoje tenho um filho sou casado e sinto que as vezes isto afeta meu relacionamento com minha familia. A parte b9a disso foi que aprendi a ter garra desde muito cedo, enfim nunca falei isto nem pra minha esposa. Temos aquele "problema" em comum mas estou deixando. Gostei muito dos seus vídeos acho que já assisti todos um abç.
D 35 anos.
Qual problema em comum?
"Filho não presta pra nada." "Vc nunca vai ser nada na vida." "Queria que saísse e não voltasse." Me identifiquei.
Qual problema em comum?
@@joaofbg vício em pornografia, provavelmente
Muita coragem sua de se abrir de forma tão sincera. Sem palavras!
hj com 24 anos eu estou tendo finalmente a chance de compreender e construir quem eu sou, pq isso me foi negado na minha infância e adolescência. tudo o que eu era era o q ela precisava que eu fosse. até hoje ela age assim, mas eu imponho meus limites e eu sei agora que eu sou alguém, individual. eu não sou a minha mãe. nunca vou ser ela, nem perto disso. tudo o que ela sofreu na vida dela não invalida meu sofrimento e não justifica a forma com que eu fui criada. além disso ainda passei por alienação parental, eu e meus irmãos, ela fazia a gnt odiar nosso pai, que era uma pessoa com quem podíamos contar, mas ele sendo uma pessoa com tantos problemas ele mesmo, não conseguia erguer a mão pra gente. ele saiu da vida antes de sair da teia dela.
e agr tenho que lidar com vários lutos ao mesmo tempo e ainda ser um ser humano funcional.
luto do meu pai, luto de não ter tido uma mãe, luto de não saber quem eu sou, de não ter um eu. luto de ter sido enganada a maior parte da minha vida porque além de tudo eu descobri que sou autista e fui diagnosticada e todos os meus traços de autismo foram usados contra mim a minha vida toda. e eu era apenas uma criança que não entendia porque tudo era tão diferente pra mim.
obrigada pelo vídeo e por ter a coragem de compartilhar, um dia quero ter essa coragem também, quando ela não for mais tão presente na minha vida.
Minha querida, tenho 58 anos, tenho uma mãe de 81 anos que também nunca me amou, também não me recordo de passear com ela, também não me recordo de ser abraçada com amor, a minha vida na escola era péssima para mim, tinha de vir para casa durante os " feriados" que em Portugal é o que chamamos á hora em que o professor falta pois não tinha amigos e tinha muita vergonha de ser a única pessoa só na escola( pelo menos era o que eu sentia). Em casa era feliz comigo mesma mas era o bode expiatório da família, a minha mãe punha o meu pai e a minha irmã contra mim, eu era a complicada e muito difícil, toda a família ficou a acreditar que eu tinha muito mau feitio, e nunca fui amada por ninguém, quando a minha mãe percebeu que eu gostaria de entrar na universidade fez umas grandes fitas, insultou- me, perguntou-me quem é que eu pensava que era, disse- me que aquela não era a minha casa mas era a dela pois eu não pagava a renda. Disse-me que eu era muito egoísta pois ela também nunca tinha ido para a universidade, disse-me que eu só pensava em mim, gritou ,chorou, falou no difícil que era a vida dela, eu chorei e gritei também. Colocou-me nessas férias a trabalhar num sítio muito estranho onde as mulheres me tratavam mal, acabei por sair ao fim de uns meses e a minha mãe nunca me perdoou por isso. Disse que me tinha arranjado um emprego e que eu a tinha deixado muito mal vista. Ela não parece ser tão má como a sua pois sua explicação parece ser de alguém que sofreu mais ainda. O meu pai era distante, a minha irmã era manipulável, toda a família adorava a minha irmã e eu tinha o estigma do mau feitio e de ser uma pessoa muito difícil. A minha vida foi triste e muito só, mas aos 28 anos casei com um bom homem. A vida não tem sido fácil mas estamos casados há 30 anos e ele tem sido para mim a única pessoa minha amigo. Sei que posso confiar nele. Tive depressões, ansiedade , crises de pânico aos 40 e muitos , até aos 50 mais ou menos. Dos 29 aos 40 não tive qualquer relacionamento com minha mãe. Foi o melhor que eu fiz e permitiu- me e perceber que todo a minha raiva, toda a minha mágoa vinha da forma sem amor como tinha crescido, de ter sido sempre a que não valia a pena. Hoje as pessoas já perceberam quem é a minha mãe, a minha irmã e todos perceberam. Nunca tive ligada a vícios pois era uma pessoa muito sensata ( excepto o tabaco que fumei alguns anos). Vejo que está muito magoada e com raiva e tem razão, ninguém devia ter de passar pelo que você passou e muito menos desde sempre. A mim, recorrer á oração e virar- me para Deus foi a minha possibilidade de sair da depressão e da magoa, inclusive de pensamentos intrusivos de que mais valia não estar aqui. Temos que olhar em volta e perceber que somos muito mais fortes do que julgamos ser, temos que perceber que uma menina que vive isto tudo é uma menina muito especial. Temos que ter muito orgulho em nós, de nos amarmos e sermos o melhor possível. Não vale a pena pensar pedir perdão á sua mãe, você é vítima não culpada . Hoje nada mudou na nossa relação, ela continua a não me amar mas já não choro por ela. Hoje quem levanta a voz sou eu, ela deixou de ter o apoio dos outros, ninguém acredita que sou a culpada,u tenho que ser a voz da sensatez e da razoabilidade. Você é forte e inteligente, tem alguém em que se apoiar, se puder não perca isso. Pode ser a sua possibilidade de ter uma vida decente, com afecto e amizade. A sua casa é o seu lar, se vier a ter filhos não tenha receio de pois mesmo com dificuldades irá ama- lo / a, fique em paz, seja feliz. É muito mais capaz do que julga
Espero um dia ter essa. Sorte de deixar de ser o bode expiatório e acreditarem em mim um dia
@@nellysc444 Um dia a vida muda também para si , eu nunca julguei que fosse possivel alguém acreditar em mim...
@@nellysc444querida, saia de perto de quem te faz mal. Elimine da sua vida. Mude para longe, ignore, bloqueie em redes sociais. Não faz sentido sofrer por quem nos odeia.
@ não posso financeiramente, é meu pai e minha irmã deixariam de falar comigo
@@nellysc444então se estruture para sair disso. Arrumar um emprego que garanta uma moradia e sustento mínimo. Sobre pai e irmã, se te amam não farão isso. Se fizerem, é melhor buscar uma nova família em amigos, será muito mais feliz.
Meu pai é narcisista, e é difícil dizer o quanto isso impacta na vida da gente, do que nos tornamos. Cara, a gente não aprende nem a gostar da gente por conta desse comportamento narcisista. Não tem valor nem na vitória ou no sucesso. Viemos de um mundo onde somos desimportantes.
Palavra forte, concordo. Desimportante, irrelevante.
@@Gabritaoff Não sei se existe um inferno quando a gente morre. Mas com certeza esse é um inferno pra alguém que nasce. Te desejo força, boa sorte e felicidades! E obrigado por compartilhar, a gente se sente desconexo desse mundo às vezes.
@@alissongustavo8820kkk inferno nao existe ele so existe pra dominar os gado o cristianismo fez isso para meter meter no povo
Uma coisa que tu falou é verdade nesse mundo ja é o inferno imagina se ti fato existisse reencarnação 😅😅😅😅 o cara nasce num inferno pra voltar de novo caraio o negocio é brabo além do fato de guerras crianças com doencas celebrasi com má formação e tem idiotas que vivem em uma matrix achando que o mundo é um conto de fadas kkkk
Cresci me sentindo sem importância tb, ou melhor, menos importante q os outros. Quando me dei conta disso, pensei: “cara, será q eu sou tão lixo assim pra me comportar q nem resto? Não me merecer dignidade?”. Me dei conta q lá no fundo nunca tive amor próprio e sempre dei prioridade pros outros
Também tenho, a vida inteira eu tentei conviver com ele, mas é impossível.
A melhor coisa que fiz foi me afastar, minha vida melhorou muito.
A mãe que eu tive era viciada em religião. A primeira vez que ela me abandonou eu tinha menos de 2 anos. Mas esse era um padrão que seguia por toda vida. E eu busquei afeto em todos os lugares e só realmente encontrei quando entendi que foi a estrada quem me criou. Quando eu entendi que se eu não me amasse ninguém o faria. Hoje aos 54 anos é que tenho paz comigo mesma e com o mundo. É escutando essa criança que foi ignorada, é trabalhando para me mimar. E também tendo compaixão com estas pessoas que ainda não
"mataram" suas mães para florescer e se encontrar com a grandeza de ser amor. De ser amado e de amar.
Você é casada e tem filhos? Ou conseguiu seguir sozinha e se auto preencher? Você começou a se amar como? O fator principal dessa falta, era o fato de ter sido abandonada por mãe, ou então aparecia, rejeição social?
@V1l5k Nossa que interrogatório. Já faço terapia. Não aceito sua insinuação ou julgamento. Fica pra você suas dúvidas. Estou numa fase muito bem resolvida, para aceitar seu interrogatório.
@@reginasoaresandradealmeida7624 que insinuação? Desculpe se soou agressivo. Só estou curiosa, pois passo pela mesma coisa. Não sei se o que sinto é factual, ou um requerimento de afeto. Eu quero me amar para não sentir mais isso
@@V1l5k Eu é que peço desculpas. Escolhi ser single e não tenho filhos humanos, mas uma cachorra linda. Já fui muito julgada pela minha escolha. No fundo do poço você tem duas escolhas: reagir ou viver lá para sempre. Seja lá qual a forma que você se mima, precisa investir, trabalhar para isso, entende? Fazer algo que venha te orgulhar no futuro. Precisa se priorizar. Afinal a arte de ser feliz só está nas suas próprias mãos.
Depois de um tempo passei a pesquisar e vi coisas cabeludas de certas mães e pais...o mal deles,ter o controle total!! E não faz mal nenhum de cortar o cordão umbilical e fugir para as montanhas...chô pais tóxicos e parentes tóxicos tb! E u e minha irmã é que sentimos muito,pois a nossa mãe é narcisista...é daquelas que faz a cagada e não admite o erro...dá nojo!!! Pena que está essa quebradeira na economia ,mas o negócio e´encontrar alternativas de ganhos e cair fora!!!
Não tive mãe narcisista, não sei porque vim aqui te ouvir mas fui muito tocada pelo seu relato, e oro pra que você se liberte de tudo que ainda te "prende" a essa relação (mesmo a linha invisível), creio que o Perdão não é sentimento, e sim decisão e quando realmente decidir você será liberta dessa prisão que sua alma vive ainda. Que Deus te abençoe e que te conduza pra uma vida plena e feliz! Seus traumas não te definem ;)
Cara, passei pelo exato oposto do que você viveu e, ao tentar me colocar no seu lugar como exercício de empatia, quase enlouqueci em 10 minutos. Mesmo tratando de temas tão sérios, eu gosto do carisma que você tem, a forma aberta de se expressar, a calma, a busca por entender as situações e tentar melhorar, ler, se informar, mudar de ideia. Cara, você é uma mina incrível. Assistindo ao vídeo, senti vontade de te dar um abraço de reconhecimento. Toda essa coragem de colocar a cara, tentando conscientizar as pessoas, é algo muito nobre. Você já conquistou o respeito que buscava, e aos poucos vai perceber isso com mais clareza. Nunca duvide do seu valor, minina. Abraço e sucesso sempre!
Amiga, você fez o relato mais lúcido que eu já vi esse tempo todo na internet. Eu não tive mãe narcisista, mas me identifico com vários pontos. Ela era fria, se importava com as necessidades básicas de comer e ter roupa lavada, mas não cuidava da minha higiene, nunca saia comigo, deixava eu andar sozinha na rua com 6 anos e nunca falou que me amava. Como tem traços de humanidade e tenta agradar até hj com bens materias, dentre outras coisas, sei que não é narcisista, só que eu tenho vários aspectos da minha vida semelhantes aos seus. Tenho quase 40 anos e me sinto adoentada psicologicamente, frágil. Não a amo, mas por um dever moral irei cuidar dela até o fim
(Deixando claro que não sofri tudo que sofreu), mas não há vínculo emocional. Ser mãe pra mim é um desafio, pq eu tento mudar a realidade de algumas coisas, mas não tenho controle do meu destempero emocional em outras.
Sou insegura, reclusa, imatura, frágil.
Espero que nós consigamos superar isso um dia.
Parece que minha criança ferida nunca nunca se vai.
Um grande abraço! Você não está só nessa jornada!
Há diferentes graus de narcisismo. Se sua mãe te fez sofrer, talvez fosse bom reconsiderar sua avaliação. Mas, claro. Isso é só uma sugestão. Sucesso!
Caí de paraquedas em seu canal e sinceramente, amei! Vc tem um nível de inteligência diferenciado.
Sobre achar q seu vídeo é egocêntrico, não pense assim. Chore, desabafe, tu também tem esse direito. Esse relato certamente ajudará muitas pessoas que passam pelo mesmo problema que vc passa ( o que graças a Deus não é meu caso).
Paz e luz e continue nesse caminho. Abraço!
Seja a pessoa mais virtuosa que vc poderia ser. Nossa vocação é ser o melhor para nós é para os outros. Não se culpar pelas decisões dos outros é muito importante, vc é uma pessoa incrível, graças a Deus vc existe pra ajudar muitas pessoas.
🎯🎯🎯 meu Deus, o modus operandi é exatamente igual!! Parece que elas vem com uma programação de produção em série! Descreveu a minha infância…
Querida... tropecei neste seu video por acaso, mas nada acontece por acaso.. você retratou toda a minha vida com a minha mãe e olhe que eu tenho 47 anos! Só há poucos meses se deu o corte com ela e sim, é muito dificil familias tradicionais entenderem estes casos. Mas você tem uma vida pela frente, cure-se, ame-se mais do que qualquer outra coisa viva neste planeta e siga sem olhar para trás. ❤
Linda mensagem
Minha família é funcional, e por muito tempo eu achei que isso fosse o comum na vida das pessoas. Quando descobri que eu era privilegiado por ter não só bons pais e mães, mas irmão, tios, avós e primos bem próximos e participando da criação dos mais novos, alem de fazer amizades com muito facilidade.
Eu me prontifiquei a ser o porto seguro de amigos que não tiveram a mesma sorte. Ajudei algumas pessoas com depressão e diversos outros problemas na minha vida, e toda a gratidão que vejo neles já me é o suficiente, todo o esforço e horas como bom amigo vale a pena quando vejo essa gratidão.
Você conseguiu construir uma vida apesar de tudo isso que sofreu no começo, e isso te faz uma vencedora. Aproveite essa nova vida com seu marido, se permita fazer coisas que nunca fez, encontre a felicidade nas coisas mais simples que não tinha antes em casa, faça coisas pela primeira vez na vida, tenha seu marido como porto seguro e seja o dele, e se permita em criar uma família, um lar cheio de laços afetivos e cuidados, de a seus filhos algo que você não teve, e use isso pra se curar de uma dor profunda.
Obrigado por compartilhar sua história, ótimo você ter se abrido. Todos aqui adoram seus conselhos e você tem um papel importante na vida da gente. Se precisar desabafar, estamos aqui para acompanhar mais vídeos, use esses vídeos como forma de terapia para se sentir melhor, sentimos muito por tudo o que você passou 🫂.
Da primeira vez que você mencionou sua mãe, persebi que sua mãe é problemática, mas não imaginei que fosse algo tão grave.
De pensar que nossa "justiça" te colocou justamente nas garras desse predador e te afastou de seu pai, que poderia te proteger disso.
Você é uma mulher extremamente inteligente e capaz de fazer as coisas corretas.
Eu fui abandonado pelo meu pai e isso fez um dano danado na minha vida, o pior é que eu só dei conta disso aos 40 anos.
Eu hoje sou separado da mãe do meu filho talvez por falta de conselhos e direção, mas sou pai de um príncipe autista de 4 anos.
Ele é o amor da minha vida e dou para ele tudo o que eu não tive; amor, carinho, atenção e amor, carinho e atenção.
Quebre este ciclo em sua vida formando a sua família e sendo a mãe que você quis para você. Isso com certeza vai te preencher assim como preencheu a mim. Deus te abençoe sempre, gosto dos seus vídeos, aprendo com você, nada é por acaso e você tem a sua missão. Você está indo muito bem.
Não tenho mãe narcisista, mas a minha mãe teve. Minha avó fez a desgraça na vida da minha mãe, fez de tudo para que ela fosse a "filha errada" , acaba com ela em todo o círculo familiar, quase matou a minha mãe duas vezes. Sinceramente, agradeço todos os dias por minha mãe ser a mulher mais incrível da face da Terra, ela faz de tudo por mim e sei que pra ela não foi nada fácil. Sinto muito de vdd, espero que consiga superar seus traumas a cada dia mais e mais ❤. Muito obrigada por compartilhar sua história, posso compreender melhor o que a minha mãe passou.
Fui o bode expiatório da minha mãe narcisista e tenho a um irmão mais velho e uma irmã mais nova. Acredite ter um irmão não faria sua relação melhor. Eu não consigo conviver com nenhum dos dois. Ela conseguiu estragar essa relação com os dois. Mas, hoje eu fiz o contato zero e agradeço muito e recomendo que façam. Consegui fazer amigos e mantê-los, estou conhecendo o que é a vida agora, com 38 anos. Vc vai conseguir! A fé me ajudou muito, muito, muito!
passei até mal vendo esse vídeo, pq eu me enxerguei demais na sua história. Tive que excluir a minha mãe da minha vida... Quanto sofrimento por um transtorno não cuidado 😓😓 Estou me curando através de terapia...
Continue ♥
Nem me fala. Assisti cinco minutos e já comecei a chorar. É como se alguém estivesse contando a história da minha vida.
Vc realmente mergulhou no autoconhecimento, ,encontrou o caminho das pedras . Que bom que tao jovem ,descobriu o que eu descobri aos 40.
Vida longa !
Pesado viu, Gabrita, Deus te abençoe sempre.... ❤
Ver alguém tão jovem, lúcida e determinada me enche de esperança. Relações tóxicas estão em todos os lugares, mas quando elas são as primeiras que temos assim que chegamos a esse mundo, a consciência de que até este ponto a gente só sobreviveu é, ao mesmo tempo, um misto de orgulho e revolta, porque a gente é confrontada com o fato de que alguém absolutamente vulnerável foi submetido a uma violência psicológica covarde. Que sua força e sua lucidez te permitam ver o quanto você é gigante, capaz e maravilhosa!
Ual... eu acho q agr finalmente te conheço... Vc é forte Gabriele! Tao forte q esta usando sua histórias de traumas e dores pra ajudar outras pessoas q possam estar passando pelo mesmo q vc... eu desejo do fundo do meu coração q vc e sua criança interna consigam ficar em paz e ser felizes pq é isso q vc merece!
Sinto muito pela sua dor! Bom que conseguiu nomear o que sentiu na pele e na alma. A terapia é muito importante, mas experiências traumáticas ficam também no corpo. Associar terapia com outra atividade que libera essa dor na carne/nervos (yoga somática, por exemplo), potencializa os efeitos terapêuticos. Um abraço carinhoso na sua criança ferida e outro em ti adulta que busca liberdade de escolha 💚🤜🤛
11:40 - Não é sobre matar sua criança, é sobre sua criança ainda estar viva dentro de você querendo tudo aquilo que você não pode ter. Porém seu crescimento adulto entra em briga com seu lado criança, justamente por todas suas feridas.
O que eu aconselho você? Tenha paciência com sua criança que está machucada, como adulta se de o amor e atenção que não teve com sua mãe. Acredito que pra todos a uma forma de cura, seja você paciente com você, ame você mesmo(a) primeiramente.
Fujam de relacionamentos narcisistas, leiam com tempo o artigo: Vítimas de Narcisistas: consequências psiquiátricas e caminhos para a recuperação
Vocêsvão entender exatamente o que a guria do vídeo nós passou. Espero ter auxiliado você.
É sobre acalentar essa criança. Acolher, abraçar. Dizer pra essa criança que vai ficar tudo bem e que ela é incrível e vai ser um adulto incrível
Você não tem nada que precise ser perdoado, e você também não precisa de jeito nenhum perdoar a sua mãe. Você fez o melhor em uma situação impossível. Afastar-se é a única solução. Minha história é muitíssimo parecida com a sua. Excelente vídeo, obrigada por compartilhar a sua história.
Isso mantém a mágoa... Que conselho mais sem noção!
Mas cada um faz da sua escolha e assumi os BOs.
A única libertação possível é através do perdão... Compreender que cada um tem suas limitações... Ninguém aqui é perfeito! Não tem necessidade de convivência, mas o perdão é imprescindível!
Perdao é idiota, é passar pano, ignorar
@@lidiamalatesta1880 na verdade o conselho dele não é idiota, pois o sentimento é algo frágil e perdão não é imprescindível, ela deve respeitar o processo dela e se ela nunca conseguir perdoar, então muito que bem, assim ficará! É muito fácil falar pra ela perdoar a mulher que tentou matar ela, que destruiu ela. Não sei como foi sua criação, se passou pelas mãos de uma pessoa assim, mas não é brincadeira, não dá pra falar que ela tem que perdoar como se fosse obrigação, ainda mais nesse caso, cabe a nós respeitar a decisão dela!!
"O Amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja.
O amor não é orgulhoso. Não é arrogante.
Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
Hoje vemos como por um espelho, confusamente mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
Por ora subsistem a fé, a esperança e o amor - os três. Porém, a maior deles é o amor".
Lindo❤
Passo pelo o que você citou, sobre querer não existir, mas não ter coragem de me "auto-desviver", há mais de 25 anos. Também sou filho de mãe narcisista, e embora ela seja muito diferente da sua (a minha me fez ser uma eterna criança, que sempre era imatura e estava errada em tudo), os danos sempre são muito parecidos. Hoje em dia, vivo num "quase isolamento". Praticamente só lido com as pessoas no trabalho e com minha filha, que, na realidade, tenho muita dificuldade para criar, porque fico tentando me desvencilhar da criação que minha mãe me deu o tempo todo e não sei como fazer isso.
Inclusive, eu tenho planos e mais planos de como eu faria para me "churrascar", mas a coragem falta.
É incrível, sou 13 anos mais velho que você e passamos por situações muito parecidas no mesmo momento.
Força aí, que tá foda.
PS: atualmente, moro há mais de 2000 km da minha mãe. Minha falecida esposa que meio que me salvou dela e me ajudou a me transformar em homem.
Melhor que terapia é saber que mais pessoas passaram por isso ainda sofrem, mesmo depois de não ser mais uma criança indefesa. Muito corajosa fazer esse video.. e com certeza vai ajudar muitas pessoas! Parabéns e obrigada!
Te desejo muita força! Também sou filha de mãe narcisista, descobri aos 40. Pensa? Quantas coisas e pessoas perdi convivendo com essa mulher! E por fim minha casa! Que ela roubou de mim, eu com filho 4 anos. Minha mãe muito parecida com a sua! Uau!!! Elas não tem depressão. Como vc não tenho amizades, já sustentei a casa com 17 anos por que meu pai abandonou agente com ela... Virei uma escrava dela. Chegava as 23hs do trabalho e não tinha nada pra eu comer! E ela no buteco com meu irmão mais novo, já jantados! não cuidava das minhas roupas enfim... Me afastei e será pra sempre, pois minha família me odeia por coisas que ela disse que eu fiz! Eu hoje estou me PERDOANDO mas a ela não! Hoje não tenho natais, não sou convidada a festas e meu filho também sofre uma certa rejeição das pessoas por minha causa. Não tenho vida social. Já pensei várias vezes em tirar minha vida, mas hoje penso no meu filho. E não pretendo cuidar dela na velhice. Será muito pior! Estou com doenças emocionais graves, que agora se manifestam no físico e não tenho forças. Não vou sangrar de novo por ela, Como diz Renato Russo: Só por hoje eu não quero mais chorar, e não vou me destruir...! Quase joguei minha vida inteira fora, mas hoje, Aprendi!
Abrace sua criança.
Aproveite qualquer oportunidade de ser aquela criança que você sempre quis. A vida é dura de mais para não se sonhar...
Já és uma mulher extremamente madura e consciente de si mesma, mas não se perca em futilidades que a razão nos propõe.
SE PERMITA VIVER A SUA FELICIDADE E PERMITA-SE SER QUEM VOCÊ QUER SER.
Carregar mágoas, só machuca a si mesmo. Peço perdão, mas eu como um cara que acredito no JC, ele nos diz para perdoar para ser perdoado. O Perdão é uma escolha, que vem de si para o outro. É uma lembrança dolorosa, que vai não mais machucar porque vai ser uma escolha sua de não mais fazer doer. Te desejo paz, amor e discernimento em uma área difícil.
Gabrita,
Sou filha de uma mãe narcisista. Minhas irmãs não reconhecem isso. Mas eu sou. Eu tenho 40 anos, sou casada, tenho uma filha, uma vida constituída e estável. Consegui isso depois de muito esforço. Eu não confiava em mulheres, e até hoje eu não tenho amigas verdadeiras. Mas superei essa questão, isso não é problema.
Porém, te digo que o seu vídeo me deu uma aflição porque ouvi basicamente tudo que eu vivi no seu relato. Sempre digo que a história da minha vida está retratada no filme Castelo de Vidro. É exatamente aquilo.
Eu não me afastei 100% da minha mãe, porque sou cristã e não considerei que fosse uma opção. Mas reduzi o relacionamento a nada. Ela faleceu de câncer em 2018, aos 51 anos. E 6 meses antes, ela já doente, fez uma briga enorme comigo e se fez de vítima como sempre. Levei isso comigo. Quando ela morreu, fiquei com muita culpa por meses. E mesmo com ela morta, na minha cabeça ainda buscava aprovação dela. Foi um processo intenso de cura. E bem sofrido.
Uma coisa que posso te aconselhar é: acolha a sua criança ferida. Isso cura muito. E saiba que existe vida após o trauma.
Que Deus abençoe a sua vida e te ajude na reconstrução. Que você possa ser feliz. ❤
Minha mãe também é. Me identifiquei muito com várias coisas que tu disse. Eu descobri mais ou menos na tua idade que minha mãe era. Hoje to com 29 anos e comecei terapia faz 1 mês. Quando tu falou sobre ela ter te aprisionado aos 12 anos me identifiquei muito, cheguei a sentir um gelo no estômago, porque foi bem na época que meus pais se separaram e ela me tornou responsável pela felicidade dela e anos depois o provedor da casa. Faz 4 anos que me afastei dela. É muito difícil lidar com isso, mas saiba que não está sozinha 👊
Muito feliz por você ter iniciado a terapia. Mesmo que não curta, troque a vertente/profissional, mas faça até pegar no tranco. Mudou completamente minha vida, é a companhia segura que pessoas como nós não tivemos.
Força, garota linda! Pelo menos você descobriu o narcisismo de sua mãe ainda nova. Você pode resignificar sua vida, ser muito feliz e ainda ajudar muitas pessoas.
Eu tive pai e mãe com TPN, e só descobri o que era após os cinquenta anos. Eu passei uma vida inteira em dissonância cognitiva. Fui o bode expiatório de uma família disfuncional e só me encontrei quando abandonei todos eles.
O não contato foi a minha melhor decisão.
Parabéns pela sua iniciativa.
Bola pra frente! Você sobreviveu.
TB descobri tarde, tenho 54, mas vou resignificar minha vida...pouco, muito...me importa começar . Eu quero ter amor e paz encarnada ou desencarnada.
Bom,eu nasci de uma família perfeccionista. Meu pai é um cara que não tolerava muito os erros dos filhos,minha mãe não "tinha tempo" pra gente,então eu basicamente cresci nessa linha dura comigo. Hoje chegando nos 30 anos tive que bater na terapia pra controlar todos esses episódios. Minha mãe nos largou,foi viver uma vida com outra pessoa e eu tive que viver com meu pai e isso só me fez adoecer mais e mais! Por mais que a terapia ajude,sinto que algumas coisas nunca serão mudadas. Esse seu vídeo me tocou, principalmente na parte onde disse que as vezes caímos nos vícios por conta disso em nossos quartos,e foi isso que aconteceu comigo. Estou buscando melhorar,não tem sido fácil mas,sei que uma hora vai dar certo. Que você fique bem e prossiga com luz nesse caminho!
👏👏Deus abençõe irmão!
Acolha sua criança interior, abrace, beije ela, cuide dela. Você é muito esclarecida e isso é mt importante. Faça terapia. Sinto em partes oq vc sente em relação a criança q vc foi. Somos dignas e temos valor e nao somos responsáveis por como nos trataram mas como nos tratamos
Gabis, achei seu vídeo por acaso. Também sou filho de um pai narcisista. Perdi minha mãe aos 9 anos de idade, e o homem que deveria ter sido meu pai apenas me roubou, espancou e humilhou.
Hoje, não temos nenhum contato há mais de dez anos, e minha vida melhorou muito desde então.
Encontrei muitos pontos em comum em nossas histórias. Parabéns pela coragem e pelo vídeo! Desejo sorte no nosso caminho e força para aprendermos a conviver com as cicatrizes que ainda carregamos.
Abraços!
A pior parte do perdão é ser melhor e perdoar, não deixe o medo, amargura, trauma e inseguranças mitigarem a pessoa boa que você é, se errarem contigo um milhão de vezes, perdoe todas pq é assim que se torna uma pessoa melhor.
Estou contigo
recomendo que leia “Carta ao Pai” do Franz Kafka. apesar de obviamente ser um grito ao gênero (seria sexo, talvez?) oposto, creio que o arquétipo paternal/maternal seja funcional nesse contexto.
obrigado pelo video, estou acompanhando todos desde o início do canal.
fica aqui um excerto do texto citado que talvez desperte uma curiosidade em você e talvez sirva em alguma medida pra consolar a tua dor e deslocar a mazela pra algo ou alguém que não voce:
“Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim.”
- Kafka.
Eu estou com esse livro aqui, comprei exatamente por isso. Trecho lindo, comentário empático, muito obrigada meu bem!
Eu entendo muito sua situação. Convivi desde pequena com uma mãe que queria me moldar para ser a bonequinha de porcelana dela, pra depositar todas as expectativas e sonhos que ela tinha dela mesma. Vivi anos querendo alcançar um orgulho, me esforçando além do que conseguia para ter afeto, para no fim ser desmerecida de novo. Me libertar das expectativas dela foram um inferno, e foi muito difícil pra mim. Estou buscando uma faculdade e um emprego para conseguir me mudar daqui, porque tudo que ela me causou e ainda me causa me fazem um mal tão grande que eu desenvolvi até crises de raiva. Ser autista e conviver com uma mãe narcisista que ignora seu espaço, te despreza e desmerece suas conquistas é torturante. E eu sinto muito que você passou por isso, e fico muito feliz que você esteja melhor agora. Torço pelo seu sucesso. :)
Sua lucidez e humildade muito me admira!
sua vontade de perdoar vem da vontade de vc se conciliar com sua mãe, é uma ferida que não se cura. lidei anos com uma mãe bipolar e até certo nível um pouco paranoide, acho que o mais dificil pra mim foi dividir oque era minha mãe e oque era os transtornos e as crises dela, acredito.
Eu até sinto vontade de perdoar, mas sabe ela é muito egoísta, e uma hora ou outra como foi todas às vezes ela vai se intrometer, querer controlar minha vida, é algo que é inevitável, infelizmente a distância é a melhor coisa nesses casos, não tem vida com uma pessoa assim.
@Joyss30 sim, no caso da minha mãe, depois eu tive maturidade pra entender o que era os transtornos e oq era ela, e ela sempre com todos os problemas, fez de tudo por mim.
@@nycollasnunesdeoliveira9009 infelizmente a minha não, nem fui criada por ela, só comecei a morar com ela aos 14 anos foi quando começou o inferno na minha vida. Fui criada pela minha vó que chamo de mãe, ela sim é a referência de mãe que eu tenho sempre fez de tudo por mim mesmo não tendo muitas condições, minha mãe (vó) é meu porto seguro, um dos motivos por qual ainda não desistir, ela é a pessoa que mantém todas as pessoas da família equilibrada. Para piorar a outra ainda é racista, sendo que ela é negra mais se acha branca porque é de pele mais clara, é insuportável lidar com uma pessoa dessa e não poder falar nada, olha que eu sou negra. Difícil.
@@nycollasnunesdeoliveira9009 que bom que você consegue enxergar isso, é muito dificil as vezes meus pais mesmo ambos, tem seus vícios e surtos, e apesar de wu saber que fazem muito em alguns aspectos em outros são horríveis. Vou tentar separar como você disse o que são eles, o que são seus vícios e surtos.
Minha mãe tem traços narcisistas e também de psicopatia. E tive a sorte de casar com um bipolar. Foram 15 anos de relacionamento, inclusive ela amava ele. Se davam super bem. Posso dizer que conviver com um bipolar é muito difícil, exaustivo, você fica doido junto. Mas se ele aderir a algum tratamento, existe uma chance, mesmo com altos e baixos. Agora, narcisismo e psicopatia não tem remédio, é parte da pessoa mesmo. A não ser que seja um bipolar narcisista, que deve ser possível de existir. Eu conheço pessoas com transtorno bipolar tratadas que convivem bem, tem relacionamentos normais. Narcisista não tem como.
Poxa isso me tocou muito e eu não esperava.
Eu sou filho de pais narcisistas e acho que nessas condições nós nos obrigamos a ser forte. Ultimamente tenho trabalhado muito e pretendo sair o quanto antes da casa da minha mãe. Tenho um namorado e foi muito difícil de manter esse relacionamento pra mim, por pouco varias vezes eu não acabei com tudo ou comigo. Me afastei muitas vezes.
Meu pai já ameaçou de me matar e matar minha mãe varias vezes, ate então minha mãe era tudo pra mim e a melhor mãe do mundo. Eles se separaram e eu ja não a agradava tanto, comecei a questionar as coisas, querer fazer do meu jeito, me conhecer e consequentemente não ser uma cópia e escrava dela.
Ela achou um cara submisso pra namorar e então tudo mudou, descobri recentemente que ela é narcisista. Mudou da água pro vinho, sinto como se minha mãe literalmente tivesse morrido em vida. Você nunca sentiu um afeto de mãe, eu senti, eu me apeguei e era tudo que tinha. Eu era totalmente dependente e de repente tudo isso se desfez. Vejo fotos antigas de nós juntas e não a reconheço.
O foda é isso: quanto mais você tenta agrada mais você percebe que está longe pra krl. Meu pai foi mais tranquilo porque desde que me lembre ele era bipolar, narcisista e agressivo. Lógico que doeu pra poh4, mas não tive surpresas ao longo da vida.
Agora minha mãe? Ela que me protegeu de tudo isso? Ela era tudo pra mim e só me mostrou que era tudo manipulação enquanto eu era útil.
É uma dor tão grande, mas não da tempo de sentir ou expressar no dia a dia.
Eu conheci uma amiga com a historia muito parecida com a sua, foi na escola, ela era sorridente e muito falante, depois que eu conheci ela e ouvi sua historia vi que seu sorriso era de angústia e não alegria. O problema era a mãe dela, e o pai dela também, tentei ajudar mais não adiantou pois ela se mudou.
Ja eu tive uma mãe que me reprimiu e me bateu demais quando era criança, minha mãe ja me negou um abraço quando eu era criança, e no fim das contas pra mim oque me salvou e me fez crescer com virtudes honrosas foi meu pai, todos os demônios do passado eu superei por causa dele.
Eu entendo oque é ter uma mulher dentro de casa da qual nao podemos chamar de mãe, e espero que quem passou por isso possa superar e fazer com que o ciclo nao se repita.
eu tenho absoluta certeza q vai sim ajudar alguém, tenho assistido alguns vídeos seus e é um conteúdo muito relevante, por favor continue, você deve estar ajudando muitas garotas q se identificam com as coisas pelas as quais vc passou, infelizmente muitas estão passando por coisas assim.
Oi Gabrita, obrigada por compartilhar conosco. Também sou filha de uma mãe narcisista, e infelizmente, essa figura que nos maltrata na infância parece deixar uma marca permanente na nossa mente. Além de lidar com a voz negativa que ela nos impôs, também enfrentamos a dor da criança que não aceita o que passou, o adolescente que não pôde existir porque precisou amadurecer cedo, criando uma verdadeira guerra interna.
Mas, assim como sua mãe criou essa dor, você tem o poder de voltar à memória e resgatar as Gabritas que ficaram no passado. É possível criar um espaço de amor dentro de você. Pode demorar, mas aos poucos você vai se tornando a versão amorosa do presente, trabalhando para curar as partes que ficaram presas no trauma e tentando entender tudo o que aconteceu.
Desejo, de coração, que você se sinta querida, amada e necessária. Mesmo eu, com 32 anos, aprendi lições valiosas com o seu vídeo. Um grande abraço!
Querida perdoar não é estar junto, tente pedoar no seu coração e siga em frente vc é uma guerreira.
Com este vídeo eu consegui entender algo que não suporto em mim.
Ainda que minha mãe tenha me machucado muito, no meu interior, sei que sempre vou amar ela, e isso me destrói.
Mas hoje compreendi que ela me fez assim, alguém que iria amar ela independentemente do quão ferida eu estivesse.
Obrigada por ajudar a me entender✨️
Me ajudou muito. Passo pelas mesmas coisas com minha mãe e todo dia rezo a Deus que me de condições para deixá-la e poder me livrar dela. Pode ser horrível falar assim mas é a. Única solução.
oiii,espero q vc esteja bem. mto obrigada pelo vídeo, pode ter crtz de q ele vai ajudar um monte de gnt. vc eh mto forte em mostrar teu lado frágil e vulnerável. me identifiquei com mtas coisas e a frase "eu sinto como se ela estivesse m0rt@ em vida" fez mto sentido pra mim, mas não tô aqui pra compartilhar os meus traumas e transtornos. espero q fique bem e q se sinta acolhida. tudo de bom pra vc :)
Nossa, quanta maturidade sua para fazer isso. Te conheci a alguns dias e me inveja sua forma de se comunicar, acho suas provocações muito relevantes nos dias de hoje, te vejo com muita originalidade, desdem pelos modismos e pela superficialidade e particularmente acho isso uma virtude.
Sinto muito pela sua situação, realmente não faço ideia do que você passou, e espero que cada dia mais supere essa situação. Porem eu venho com uma certa discordância ao seu final. Eu nao acredito que os país tenham tanta influência sobre nossa personalidade, no sentido de nos ensinar, parece que boa parte do que somos faz parte somente de nós intrinsecamente... e aprendemos com todos a nossa volta nao só nossos pais, segundo pelo menos quem estuda genetica do comportamento rsrs
Digo isso também pois, é muito sedutor buscar no passado a chave para toda as respostas, parece que o ser humano tem uma obsessão por tentar se entender de maneira oculta e dramatica e até poetica a fonte de nossa personalidade, mas na realidade ela se apresenta de maneira muito mais fria, passiva e sem cor, sem a narrativa que organiza tudo em um sentido. É mais provável que isso te cause mais sofrimento em ciclo infinito, uma armadilha... nao podemos mudar a realidade derivando apenas reflexões, precisamos materializa-la no mundo.
Fique bem amiga, com certeza você nao esta sozinha nessa... a kilometros de distancia existem pessoas sendo tocadas por suas palavras
Nossos criadores estabelecem os primeiros padrões que temos na vida, isso saindo do emocional para rotina, por exemplo. Devo ir para escola? O que é estudar? Quantas vezes devo escovar os dentes? Minha mãe gosta quando faço isso ou aquilo? Então isso é bom e aquilo é ruim, por aí vai...
Isso é um consenso entre as áreas psicológica, psiquiatra e psicanalítica.
Entendo que diz que após a tomada de consciência nós temos todo o livre arbítrio para nos moldados. Entretanto, essas definições de fábrica ou serão referenciais revalidadas por você (meu pai tava cerro quando dizia para eu estudar muito, por exemplo) ou paradigmas traumáticos pra você derrubar (o meu caso).
Obrigada por tirar um tempo para comentar e compreender!
Eu entendo,você sente que não viveu a sua infância como deveria,eu entendo,eu não conseguia captar as lembranças boas,só as ruins,sofri porque fui mau-tratada pelas minhas tias na infância,na adolescência,e fui também muito mau-tratada pelo meu pai,estou falando de maus-tratos verbais,que sim!São muito difíceis de superar!Passamos anos vivendo no passado até poder se libertar dessa prisão psíquica,mas graças a Deus tudo tem solução!!Obrigada Senhor!!Obrigada!!!
Fiz terapia,tomo remédio sim,não é algo que gostariamos de se submeter mas é pra ajudar,e hoje estou aqui,firme e forte graças ao meu bom Deus!!!
Você vai conseguir!!!
Confie em Deus!!!
Procure ajuda médica!!!
Você vai conseguir sim!!!
E você ainda será muito feliz em nome de Jesus!!!🙏🙏🙏🙌🙌🙌
Vamos crer juntas.Amém!🙏🙏🙌🙌
eu vejo sua dor e entendo ela, vivi situações parecidas.Deus te abençoes e fortaleça sua jornada.
Que vídeo tão forte 😢😢 parabéns pela sua coragem de expor essa situação, sinta se acolhida❤️ senti como se vc tivesse falando pra mim 🥺
Você é uma mulher forte e incrível,eu não me imagino viver assim com a minha mãe, você merece o melhor que o mundo pode te dar, fica bem e se precisar conversar pode chamar ,a gente tá aqui com vc 🌹
Estou chocada com sua inteligência, maturidade e como se expressa bem e tem consciência de algo tão complexo e cruel que é ser vítima de um narcisista, mesmo sendo tão jovem. Acredito que mãe narcisista seja a pior relação de todas. Parabéns pelo vídeo.
Sou um homem trans e filho de uma mãe narcisista oculta, além disso ela é cega, então possuí um certo grau de dependência. Consigo me identificar quase 100% com o seu relato. Infelizmente, ainda não consegui sair dessa casa por questões de saúde mental e convivo com ela desde que nasci, quase todo dia é um inferno, basta eu dar uma resposta errada, não conseguir ou me recusar a ajudar com algo específico ou não cair nas manipulações que ela faz, pronto, qualquer coisa é motivo para a enxurrada de ofensas e abuso psicológico, até uma colher na pia já fez ela ficar falando por horas sem parar, fazendo ameaças, comparações, dizendo que vai me deixar sem comida, sem internet, que vou virar mendigo, que ninguém vai me aturar além dela e até coisas piores, como ameaças de chamar pessoas para me darem uma surra. Eu tenho que encontrar motivos para querer continuar vivo todos dias, no momento são meus gatos, porque eu sei que se eu definhar deitado numa cama sem me cuidar e trabalhar, eles irão sofrer também. Não consigo ter perspectiva nenhuma de futuro na minha vida, eu só penso que quero sair daqui, mas todo dia é uma luta pra eu conseguir fazer o básico por mim mesmo, sei lá, eu não sei o que fazer, estou tentando me estabilizar financeiramente para poder sair desse lugar
Boa sorte 🙌
Olá amigo. Li seu relato, eu sei a angústia que é. Tenho 54 anos e faz pouco tempo que me conscientizei dos narcisistas em minha vida...das coisas que permiti...da minha fraqueza etc etc... Por favor, não desanime. Você vai conseguir. Se acredita em Deus, passe a falar todo dia pra Ele que vc quer um sinal, uma ajuda pra mudar sua vida. Coloque uma folha na parede e use pra lembrar de todos dia afirmar que chegou a hora de conseguir sair disso e cuidar da sua vida. Vc está no Estado de SP?
Olha eu sei que eu sou só uma completa estranha na internet mas você parece ser um menino incrível!eu vou torcer e acredito que você e seus gatinhos vão conseguir sair dessa e você vai ter uma vida maravilhosa sendo livre dela,tudo de bom para ti amigo 🩷
Que vídeo tocante. Deu pra ver claramente quando a " criança ferida" dentro de você aparecia no relato e o sofrimento que ela passou.😢
Uma parte cruel no Abandono Parental, é a auto culpabilização da criança. Não sabendo o motivo de tanto abandono e vendo os amigos com suporte famíliar...resta só a criança pensar o mais aparente : que a culpa é toda é dela, que por algum motivo não soube oferecer o bastante pra ser amada, entendida e cuidada.
Essa "culpa" transformada numa crença central de desvalor, tende a estruturar um adulto inseguro com baixa autoestima e com pouco interesse até em se cuidar.
Você é uma pessoa muito corajosa de abrir seu coração assim. Sucesso
Parabéns pela sua coragem de desabafar.
Mesmo que eu e outras pessoas não passem por exatamente o mesmo problema, vc ajudou muito a gente a entender melhor sobre esse tipo de situação.
Espero que vc encontre uma solução para suas questões que ficam matutando na sua cabeça.
2 Vídeos na semana, aí sim, Borá pra mais um. Passei pelo narcisismo um pouco com a minha avó e, infelizmente, pela família da minha ex, especificamente sogra e cunhado, e hoje tenho traumas por isso e gatilhos enormes, não consigo mais interagir direito com mulheres ou tento sempre identificar uma pessoa narcisista para fugir, você no papel de namorado dentro desse contexto e ambiente é um inferno, você sofre até que chega em um momento que vira algo dos narcisistas Graças a Deus consegui fugir daquele tormento e inferno, mas parece que o cortisol, estresse, raiva e medo ainda cumina dentro de mim por conta de tudo que passei. Além disso, minha morreu, ou seja, só piorou tudo, minha cabeça ficou toda ferrada e está, dentro do relacionamento por conta da família dela fui agredido, fui manipulado, separava brigas, consolava a ex e sempre a mãe narcisista tentava de tudo pra separar a gente com manipulação, bom, me arrependo e foi uma péssima experiência, hoje estou quebrado, mente fodida, vazio, não tenho expectativa de nada, já pensei em m.o.r.t.e várias vezes também, é impossível agir como se tudo aquilo não tivesse acontecido comigo tanto no luto da minha mãe e tudo que me aconteceu, só quero ter paz mental e na minha alma 😢
Você é muito querida, e seus vídeos são muito bons. Espero que por mais que tudo isso tenha te marcado, vc se dê bem nesse mundo e seja feliz ❤
Nós literalmente estamos no mesmo barco. Minha mãe é muito controladora e abusiva comigo, ao ponto de querer saber cada passo que eu dou, e é extremamente sufocante conviver com isso.Além disso, tem o meu pai, que só quer saber dele mesmo e de sua imagem, sempre é primeiro ele depois a mim. Eu odeio isso, porém é algo deles e uma coisa que aprendi recentemente é que a única coisa que podemos mudar somos nós mesmos e melhorar cada dia mais. Fica bem, e melhoras sempre pra quem passa por algo do tipo, que Deus abençoe todos.😊
All I want to do is be more like me, and be less like you - Linkin Park
Me identifiquei. Não é fácil.
Saí de casa assim que eu pude (com 26 anos - podia ter sido mais cedo, mas não queria sair para voltar, então, esperei para sair, quando sair para sempre). Cada vez mais, convivo menos. Somente o necessário (e quando posso, fujo também). Ela já percebeu que não me atormenta mais e que eu fechei o acesso. Elas nos afastam delas. Com entendimento, definitivamente (fisicamente e emocionalmente). Ainda vivo na mesma cidade, mas tenho projeto (silencioso) de ir embora em breve, e, estou trabalhando para isso. Eu sinto muito por você também ser vivido isso. Só quem vive, é que sabe a dor e o peso desses sentimentos ruins. Você é uma menina linda, jovem e visivelmente inteligente!!!! Renasça você também! Se conscientize de que isso não tem a ver com você e não cabe a sua energia, Nemo seu tempo, muito menos a sua vida, de consertar ou tentar fazer ela entender, compreender e reparar alguma coisa. Cuide de você, foque na sua cura, foque em você e na sua vida construída após a saída de casa. Você não deve pedido de desculpas à ela! Cuide de você e não pare a terapia. Eu não faço terapia, não fiz, ainda não faço, mas um dia, me seria bom. Até lá, vou levando como sempre pude fazer, dando o meu jeito e extraindo um entendimento aqui e outro ali e cortando umas coisas, me afastando cada vez mais, dando menos ênfase. Mas é um exercício.
Não deixo ela f. mais a minha cabeça.
Obrigada pelo relato, beijos e fique bem. Viva!!!! Viva bem! De a volta por cima! Você é capaz. ❤❤
Mds mulher, te conheci através de um vídeo sobre como vivemos em uma sociedade fútil e mediocre, vi alguns sobre o vício em porn0grafia, e agora esse, sobre ter mãe narcisista. Senti uma conexão intrínseca, algo como "nós precisamos ser amigas".
Por partilharmos tantas similariedades e pensamentos.
Que vídeo necessário! Sinta-se abraçada por nós. Eu também sou filha de uma mãe narcisista, vivo com ela e nossa convivência é extremamente desafiadora. Minha mãe nunca fez "coisas de menina" comigo, por isso hoje ainda estou aprendendo a me maquiar, pintar as unhas, arrumar o cabelo...mas Deus tem me sustentado até aqui ❤
Acho que dá pra falar por todos que viram e vão ver esse vídeo, que nós sentimos muito por tudo que você passou. Me sinto exatamente da mesma forma que você, justamente por não ter sido formado pelos meus pais, mas queria dizer que (pelo menos pra mim) você é uma amiga, mesmo que de longe. Você não tá sozinha, e sua vida vale muito pra todos que te cercam. Forças gabrita!
Eu me identifiquei muito e isso foi bom,pq responde tantas dúvidas e limpou minha culpa interna que virou uma mancha que me domina
“Tirar da mão da minha mãe o poder q ela tinha sobre mim” é sobre isso querida; n conheço a sua religião, mas sinto no coração que vc deva a se apegar com a Mãe Rainha q Deus tb nos deu como nossa mãe 🙏🏼 seja Feliz amada
Obrigado pelo seu relato. Desejo que vc diga de mãos dadas com sua criança, ajudando a si mesma.
eu te entendo muito. Sinto a mesma coisa. Descobri qd tinha 49 anos! pode imaginar. A luta pra construção de mim mesma é diária. Parabéns e força!
eu entendo perfeitamente esse sentimento, é angustiante. desde sempre todas as minhas relações foram absurdamente afetadas por conta dessa má relação com a minha mãe e pela morte do meu pai quando eu ainda era criança. o medo de abandono e a falta de afeto molda totalmente a personalidade de alguém.
desejo o melhor p ti e p todos aqueles que comentaram nesse vídeo contando suas vivências.
Vc foi muito corajosa por gravar esse video mana, se abrir dessa forma vai ajudar muitas pessoas a refletirem sobre a própria vida. Sinto muito que vc tenha passado por isso, vc é muito forte por ter sobrevivido a essa situação.
Menina…. Vc é muito forte…. Te desejo o melhor nessa vida! Que seu coração se cure! Meu mais sincero carinho e desejo de bem p vc! ❤
Minha mãe não é narcisista, mas eu tive uma criação muito distante, me identifiquei bastante com o que você disse de sentir como se você fosse uma mera funcionária dela, não lembro de ouvir ela falando que me amava nem uma única vez também.
Eu não tenho mágoas quanto a isso, tá tudo bem, mas tem algo que me incomoda muito: o fato de que eu involuntariamente acabo replicando esse comportamento distante dela em todas as minhas outras relações. Isso me faz pensar se minha mãe em outro momento não esteve em meu lugar, e se eu não estou destinado a eventualmente estar no lugar dela, passando isso para meus filhos também.
Eu odeio muito essa ideia, espero poder mudar isso, esse seu vídeo me deixou muito pensativo e você me deu motivação.
Obrigado
Se vigie sempre. Conviver com um narcisista gera um ciclo intergeracional. Você, talvez para lidar com isso, pode ter replicado a mesma frieza com ela e isso vai contaminando as outras relações.
Se analise e se cuide. O pior é quando elas conseguem quebrar a gente junto.
Compreendo-te perfeitamente, sei exatamente o que sentes. Muita força, és uma grande mulher e guerreira. Um abraço forte ❤
Um dia voce será uma mae, e voce vai ser tão feliz, mas tão feliz, que nada mais desse passado vai te afetar! 😊
Tomara que sim
Você apareceu na minha tela no momento certo. Video muito corajoso, obrigado por compartilhar. Tem momento que sentimos profunda solidão. Que ninguem conseguiria nos entender. Até que descobrimos o role que outra pessoa ta passando e da mais força de enfrentar o que tem que ser enfrentado. Seus vídeos e reflexões são muito iluminadas. Sucesso!
Não posso afirmar que meu pai era, mas algumas vezes tentava agradar de alguma forma, mas desde dos 16,17,18 anos tive uma cabeça madura e chegou num ponto que eu não liguei mais, pensei: Ah, já que não repara no que faço, também não vou tentar mais. Não sou tãaaaaaaao emocional (Sorrir pra todo mundo,se sensibilizar com facilidade por conta da desconfiança e confiança, e saber perceber as pessoas) tenho sentimentos bom pessoal. E hoje mesmo não tendo raiva,ódio por ele, também não consigo sentir saudades, até queria, mas não dá.
Deus cuide de nós pra superar tudo. O choro pode durar uma noite toda, mas a alegria vem pela manhã
Ele já se foi em 2021
@@Clearaudio138 meus pêsames
Meus pais são assim. Sempre fiz de tudo e mesmo assim nunca fui suficiente, enquanto meus irmãos não faziam nada ou o minimo e tinham aplausos. Deixei de lado e parei de tentar agradar, agora vivo minha vida sem eles e estou muito melhor.
Sabe quando você está bem e vai pra uma consulta psicológica e sai de lá mau? dai só depois de um tempo de digerir oq foi conversado (chorando kkk) você volta a ficar bem? Então esse vídeo foi exatamente assim pra mim!
Obrigado Gabrita por esse vídeo, por esse canal, por sua verdade e vulnerabilidade!
Me identifico demais com as coisas ditas, tive uma infância parecida com a sua.
Deus abençoe!! E continue com força pra viver!! Obrigado ❤
Vitor, obrigada duplamente, pelo incentivo financeira mas principalmente pelas palavras. Nós vamos, de pouco em pouco, superando a criança deixada para trás.
Sinto muito por você! Sou mãe de 3 filhos maravilhosos (31, 30 e 24 anos) e sempre senti necessidade de estar próximo e de proteger, minha nora me considera uma mãe pra ela também, pois a mãe dela é igual a sua.
Se você não se importar, receba um abraço carinhoso. ❤
Li seu comentário e jurava que era minha sogra comentando... exatamente a idade dos 3 filhos.
Também tive um irmão Narcisista, quase acabou com minha vida! Minha querida você ainda vai entender o que é perdão, porquanto reconstruir é o objetivo. Entendo seu sofrimento, mas não desista nunca!