Estou com 53 dia de pós . Ainda sinto parestesia no lábio inferior e queixo . Sinto muito formigamento , como se tivesse entrando agulha . Foi sofrido , Deus me livre 🙏 mais isso tudo faz parte do longo processo .
Muito cuidado ao fazerem essa cirurgia, escolham muito bem o médicos que vão confiar essa cirurgia, ( não é o caso do corpo médico desse canal em questão, mas é um aviso para procurar informações sobre todo e quaisquer proficionais), pergunte bastante sobre o pré e o pós operatório, principalmente o pós. procurem referencias, se puder converse com quem já fez o tratamento com esse médico, é fácil de encontrar essas pessoas nas consultas pré operatórias nas filas e salas de espera de seus consutórios. Não se acanhem em perguntar sobre e tente conversar com quem já fez a cirurgia a bastante tempo, pois os que fizeram recente podem não ter noção das sequelas. Só para ilustrar muito resumidademente, o que estou dizendo, eu fiz essa cirurgia a cerca de 1 ano atrás (março de 2019) e hoje (março de 2020) ainda carrego as sequelas, parestesia, oclusão incorreta, desalinhamento da mandibula e arcada dentária, sorriso esteticamente irregular e desagradável, dores na mandíbula, inchaços frequentes e inflamações. Acrescido de uma intolerância a lactose devido ao excesso de antibióticos ( os médicos não vão atribuir a isso, mas se você pesquisar um poucou logo vai encontrar explicação como isso pode acontecer, uma vez que os antinibióticos fortes matam também sua flora intestinal e as enzimas que seu corpo produz pra quebrar a lactose param de ser produzidas) E a "cereja do bolo" a perda do olfato por sequencias de inflamações na regiao do nariz ( semelhantes inflamações dos seios da face - sinusites). Enfim, não quero aqui dizer que essa cirurgia não deve ser feita, pelo contrário se for indicada realmene faça, mas tem muito cuidado no profissional quem vocẽ confiará.
Eu tenho uma amiga que fez uma cirurgia onde ela sofreu diversas sequelas também, mas graças a Deus ela encontrou um local (clínica Lobo), que a ajudou muito nos problemas que ela teve (inclusive por indicação dela que eu também operei com a equipe da clínica).. Se você for de São Paulo, procure por essa clínica (pelo menos pra você fazer uma consulta pra ver o que eles falam do seu caso). Espero que dê tudo certo pra você!
@@anapauladealmeida119 Eu não sei exatamente, eu conversei pouco com essa moça, mas ela me contou que chegou até o Dr.Lobo pra consertar os erros médicos que foram feitos. Aí precisou operar, e ela gostou muito do atendimento deles.
@@essatalliberdade1339 eu não sei se a pergunta foi pra mim, ou se foi pra outra pessoa, mas no meu caso, eu operei em novembro de 2019, e a única sequela que ainda tenho é a parestesia no lábio inferior e queixo, mas graças a Deus recuperei uns 70% da sensibilidade. Me incomoda sim um pouco, mas como eu tive diversos outros benefícios com a cirurgia, mesmo se eu ainda ficar com essa parestesia, pra mim valeu muito a pena ter feito a cirurgia.
Estou com 1 mes e 2 semanas que fi à cirurgia ortográfica estou com pouco de parestesia lábio inferior esquerdo e o céu da boca dormente a gengiva parte de cima ainda dormente não sinto bem a mordida nem os dentes e estranho pra comer mas creio vai passar isso fé em Deus o pior já fiz que foi a cirurgia
Hoje tem 20 dias que fiz a cirurgia ortognática .. graças a Deus minha recuperação está ótima, mas realmente é grande a parestesia.. Mas tenho fé em Deus que tudo dará certo!
@@claricegomes2465 hoje dia 13 de dezembro faz exatamente 1 ano e um mês que eu operei... nos primeiros dias eu estava com muita parestesia (língua, lábio superior e inferior e queixo), estou bem melhor graças a Deus (recuperei totalmente a sensibilidade da língua e do lábio superior), mas hoje em dia eu ainda tenho parestesia somente no lábio inferior e queixo (eu recuperei uma parte da sensibilidade nessa região)... Eu já me acostumei à essa condição, mas vou procurar um tratamento e ainda creio na cura de Deus.. Mas pra mim mesmo com a parestesia valeu muito a pena ter feito a cirurgia 😬
@@Crazy-cb6gn Olá! Tudo bem com você? Então, esse mês eu completei dois anos de operada.. logo que eu fiz a cirurgia, aproximadamente um mês depois eu comecei a fisioterapia e fiz 10 sessões... já na quarta sessão eu melhorei 100% a abertura da boca, mas a sensibilidade eu tinha recuperado pouco.. o lábio superior e língua eu recuperei totalmente a sensibilidade em pouco tempo, mas ainda fiquei com falta de sensibilidade no lábio inferior e queixo.... como eu perdi o convênio, eu não fiz mais fisioterapia, mas depois de uns 6 meses eu fiz umas 5 sessões de laserterapia em uma escola, mas não fiz mais porque eles não estavam mais fazendo o curso (te confesso que eu só senti um pouco mais de "pontadas" no queixo), mas não percebi se melhorou a sensibilidade... com o decorrer do tempo, eu acho que melhorou uns 70% a sensibilidade, mas graças a Deus eu consigo viver bem... Eu sinto o lábio inferior um pouco seco, mas uso protetor labial pra ajudar, e tenho um pouco de "insegurança" em comer alimentos com muito molho, ou alimentos muito farinhentos, porque a falta de sensibilidade atrapalha um pouco, mas com relação à mastigação está perfeito, esteticamente falando, o lábio superior ficou muito bom, meus dentes aparecem mais do que antes, e até meu lábio ficou um pouco mais volumoso... a mandíbula ficou bem centralizada (antes eu tinha mordida cruzada, e tinha o queixo um pouco torto), e o mento ficou um pouco mais arredondado. Quando eu tiver condições, se Deus quiser, eu vou voltar ao tratamento pra tentar recuperar a sensibilidade, mas pra mim graças a Deus valeu muito a pena ter feito a cirurgia.
@@danielamaciell então, eu tenho 18 anos e tenho o queixo pra dentro, não é tão fundo, mas me incomoda esteticamente e como eu faço aeróbio a respiração pela boca é meio ruim, tenho receio de fazer a cirurgia por causa da parestesia, mas também se eu não fizer não vou melhorar a estética que meu rosto ficaria perfeitinho e também a respiração, mas só saberei se eu fizer, acho que vou meter a cara e correr o risco, boa sorte, desejo melhoras e que você consiga fazer a recuperação
Vc fala isso pq não deve ter deformidade facial, se tivesse faria essa cirurgia e aguentaria as consequências também. O que é um pedaço de lábio dormente para quem não mastiga direito, não respira direito e não dorme bem? Na-da!
minha esposa fez faz dois anos ortognática ficou a com parastesia no queixo ,no lábio inferior ,no palato, na língua do lado direito, o lado ruim que ela nao sinte gosto e na hora de comer não sinte ,tem que comer devagar porque as vezes não sente o alimento morro de medo de engolir algo como espinho de peixe ,ossinhos do frango que são pequenos , ficou bom,
Não fiz a ortognática por medo de piorar uma parestesia que tenho há 18 anos, no lábio inferior. Ela aconteceu por ocasião da retirada de um dente do ciso. Realmente ninguém percebe, mas o incômodo é tanto que chego a ferir a pele de tanto coçar... nenhum dos médicos e dentistas que consultei até hoje conseguiram reverter isso e já me conformei que será assim até o fim da vida. Mas é bem chato.
Eu também estou com parestesia por conta da cirurgia ortognática... Mas eu estou pesquisando e tem um tratamento chamado "eletroacupuntura"... parece ser muito bom.. Vale a pena pesquisar :;
Estou com 53 dias de cirurgia. Parestesia no queixo e lábio inferior, causa um pouco de incômodo. Graças a Deus, tudo está indo bem! O importante é saber que não vou sentir, mais as dores de antes da cirurgia.
@@jaquelinemendes6836 Pra mim também não cessou. Estou com 1 ano e 3 meses de cirurgia. Incomoda bastante. Às vezes fico inchada e mordo nos lábios sem sentir.
@@divachaves4825 Olá, como você está atualmente? Fiz ortognática de avanço maxilomandibular para apneia do sono há 02 anos e 6 meses mas até hoje tenho parestesia (ardência e dormência 24 hs por dia, e falta de sensibilidade ao toque) e o pior, o lábio entorta quando eu falo, parece o de uma pessoa que sofre derrame. Detalhe: a apneia piorou e sou obrigado continuar usando CPAP.
@@azraelsanti567 Eu fiz a cirurgia há 2 anos e estou do mesmo jeito que você, meu lábio inferior tbm voltou uns 95% e o queixo uma leve parestesia. Eu já acostumei, penso que não volta mais. O que me incomoda é o ressecamento do meu lábio inferior. Eu tenho que andar pra cima e pra baixo com hidratante labial, por que não suporto essa sensação de ressecamento. Com vc tbm acontece isso?
Fiz minha ortognatica em 2016 para correção de dores na ATM , realizei o pós operatório quase 2 anos (eletro, acupuntura, remédio) mas mesmo assim fiquei com parestesia no lábio inferior e nos movimento da sobrancelha .
Oi,eu sou a Célia, tbm fiz,estou fazendo hoje 4 meses,a parestesia, formigamento é muito, ainda não mi acutumei,eu nunca pedei a Deus q seis meses ou um ano da minha vida passe tão rápido, p ver se vai passar todo isso...
Graças a Deus eu não perdeei os movimentos,tive o acompanhamento da fisioterapeuta desde a hora q acordei da cirurgia, e foi a primeira coisa q ela pediu p q eu fizesse, subir e descer c a sobrancelha e o nariz, a boca eu já estou abrindo melhor agora,mais ainda não mastigo,quase nada,já perdei 15 kg,e depois do segundo mês eu perdei o paladar,não sinto gosto, muito menos fome...
Recomendo que façam com um profissional extremamente experiente, estou a 3 anos com parestesia no queixo e no labio após a cirurgia ortognatica. É muito agoniante conviver com isso pelo resto da minha vida, uma que até "sugar" meu labio ou morder dói.... Horrível mesmo. ;(
Se você for fazer a extração de siso incluso, preste atenção: procure um cirurgião bucomaxilofacial experiente, não faça com profissionais que só são capacitados para cirurgias orais de pequeno porte. Esse é um procedimento que pode levar o que eles chamam de LNAI (lesão do nervo alveolar inferior) e essa lesão pode ser irreversível e em alguns casos sem melhora gradual como a dela. Se a perfuração for maior que 1cm, nem a Neurorrafia direta (ND) que é uma cirurgia para reparação do nervo vai funcionar, muito menos Vitamina B12, Laser, gelo, compressa quente, Cortcoide etc. E mesmo procurando um bucomaxilo, veja se ele vai pedir a tomografia e pergunte tudo sobre a posição do dente, qual o planejamento cirúrgico. Por fim, se seu dente não estiver te incomodando, se passou dos 25 anos, opte por não retirar e faça apenas acompanhamento periódico. Experiência própria, li inúmeros artigos sobre o tema, mesmo não sendo da área e digo que na maioria das vezes, mesmo os casos reversíveis podem ser evitados.
Depois que conheci a técnica de ancoragem para correção oclusiva eu me arrependi muito da ortognatica. Tenho parestesia no lábio inferior e queixo. Já se passaram 1 ano e 6 meses de pós e continuo com essa dormência. Tem dias que é mais e dias que é menos. Fiquei com cacoete por causa disso. É ruim pra comer e beijar o namorado. Aliás a vida amorosa ficou difícil, embora ele não reclame e tem me apoiado, nunca mais será a mesma coisa pra pessoa que passa por isso. Sem contar os micos que se paga por ficar com a boca suja quando come e não sente os pedaços que as vezes escapolem. No início eu achei muito legal o resultado, melhorou muito a auto estima, mas com métodos melhores talvez a cirurgia não precise se realizada. Eu não tinha um grau grande de classe 3. Porém sem conhecer as técnicas eu fui submetida a cirurgia e só depois fui conhecer um dentista que me mostrou que existiam melhores opções inclusive mais baratas. Pesquise sempre por outras alternativas pois as consequências podem ser irreversíveis.
Eu penso da mesma forma. Essa cirurgia é uma maldição para quem tem pouca coisa para corrigir e que a aparência não encomoda tanto. Eu sugiro que só façam se realmente for muito necessário. Ela deveria ser até proibida para pequenos casos. Somos iludidos . As sequelas são terríveis, no meu caso muito pior do que o problema anterior
Jaqueline, concordo com você! No meu caso impactou totalmente minha vida afetiva, não sinto o toque no lábio, apenas formigamento e ardência 24hs por dia e o lábio inferior entorta muito quando falo, parece o de uma pessoa que teve derrame. É constrangedor, pois meu campo de trabalho é com com a fala, sou professor de língua estrangeira. Essa cirurgia me tirou toda a alegria de vida que eu tinha. É difícil todos os dias. Me isolei socialmente, pois tenho vergonha de falar em público, a boca entorta muito. Fora o resultado estético, que foi desastroso.
@@Evinha873 Concordo, ela deveria ser feita em casos muito criteriosos, ou pelo menos o paciente ser avisado de TODOS os riscos antes de decidir operar ou não
Fiz ah 10 dias e está sendo horrível eu não aconselho a ninguém fazer essa cirurgia. Pós operatório sofrido de mais . As vezes não quero nem levantar da cama. Me sinto muito cansada. E vendo os comentários me assustei por causa da parestesia e por conta da boca torta pq eu acho que a minha vai ficar . Muitas pessoas repetem a cirurgia mais eu não aguentaria passar oque tô passando de novo 😢
No meu caso é um terro quase 2 anos de cirurgia e além da aprestesia o que mais me incomoda é a elasticidade dos músculos tenho a impressão o tempo do da musculatura presa
@@taisaquino1080 Poxa, sinto muito que vc tb esteja passando por isso. A minha parestesia incomoda muito, e é maior no lado esquerdo, o lábio inferior e o queixo "queimam" 24hs por dia, e há uma sensação de lábio endurecido, ele entorta quando eu falo, para a esquerda, o que me causa muito constrangimento. Ficou parecendo o lábio de uma pessoa que sofreu derrame. Não sei mais o que fazer, a quem recorrer. Já fiz fisioterapia, eletroacupuntura, tratamento com medicação ETNA, e não resolveu nada, só tem piorado com o tempo
Olá! Gostaria de saber se após 02 anos e 06 meses de uma ortognática ainda posso ter alguma esperança para aliviar/tratar a parestesia de lábio inferior e mento. O lábio inclusive entorta muito quando eu falo. Isso me causa grande constrangimento, e já fiquei em depressão, pois afeta a vida pessoal, afetiva, profissional, etc. A parestesia foi causada após osteotomia de mandíbula, em uma cirurgia ortognática de avanço maxilomandibular + bichectomia. A cirurgia foi realizada para tratar apneia do sono, da qual inclusive obtive piora após a cirurgia. O lábio e o mento formigam e ardem 24 por dia, mesmo em repouso, e já não tenho mais nenhuma sensibilidade em alguns pontos. O que mais incomoda é que o lado esquerda do lábio também entorta muito quando falo, me deixando constrangido, pois é semelhante a quem sofreu um derrame. Sinto muita vergonha ao falar com as pessoas e em público, e trabalho justamente com a fala, sou professor de língua estrangeira. E impacta negativamente também a vida amorosa. Imagina não sentir mais toque nem beijo? Estéticamente considero o resultado um desastre, pois fiquei "bicudo", houve mais avanço de maxila que de mandíbula, e o cirurgião decidiu na hora não avançar o mento. Então fiquei quase sem nenhum queixo e o nariz e lábio ficaram bastante desarmônicos em relação ao rosto. E a bichectomia afinou demais meu perfil. Como mencionei, fiz a cirurgia há 02 anos e 06 meses. À época, o dentista bucomaxilofacial que me operou recomendou apenas uns exercícios caseiros de fisioterapia, que eu deveria fazer em casa. Como cheguei a ele por indicação de um médico fisiologista do sono da mesma equipe, só tivemos uma consulta e depois só o vi no centro cirúrgico. Não houve planejamento cirúrgico e nem usei aparelho ortodôntico (nem antes, nem depois) . Outro bucomaxilo, a quem fui pedir segunda opinião após os problemas com a cirurgia e o primeiro dentista, administrou Etna (3 comprimidos por 60 dias). Entretanto não tive resultados. Consultei também médicos otorrinos e todos disseram que eu não tinha perfil crânio facial que justificasse uma ortognática e nem a bichectomia, só um CPAP seria necessário. Sobre a parestesia, 03 deles disseram que ocorreu uma lesão permanente, e outros 02 apontaram que ainda posso ter bons resultados, pois o formigamento e queimação são sinais de que alguma estrutura nervosa ainda está preservada. Os médicos e bucomaxilos também divergem da causa, uns dizem que a parestesia e lábio torto foram causados durante a bichectomia, pois a área tem muitas inervações; e outros dizem que a osteotomia foi a única responsável. Ambos os procedimentos foram feitos no mesmo tempo cirúrgico. Entretanto, como cada profissional dá uma opinião distinta sobre a causa e possível prognóstico, fico perdido. Só o que alivia momentaneamente é gelo no local, mas a área logo volta a formigar, repuxar e entortar. Obrigado e parabéns pelo conteúdo do canal.
Que triste, espero que consiga reverter esses problemas. Fiz uma cirurgia ortognática agora há pouco, sei da expectativa que criamos e imagino o tamanho do seu sofrimento. Recomendo procurar um bom buco maxilo, vendo se possível sua formação, procurando profissionais referência na área. Era interessante fazer exames, tomografia e outros que mostrem como está a situação atual óssea e muscular, se possível. Torço por sua melhora. Boa sorte.
@@devwelyn Está sendo difícil, tem dias e horas mais sombrias, sem conseguir nem sair do quarto, mas me recuso a desistir de mim. Estou lutando para transformar minha dor em superação e em punição para o responsável. Que você seja feliz com sua cirurgia. Eu sei que quando bem feita e indicada corretamente, ela transforma vidas para melhor! Muito obrigado por sua mensagem de força!
Como você está hoje? Espero que melhor!! Recomendo o médico que me operou dr Roberto Piteri, pode procurar no Instagram e até aqui no TH-cam tbm. Eu fiz 2 cirurgias com ele, a primeira foi expansão maxilar, da qual me recuperei 95% da parestesia e agora, há cerca de 30 dias, fiz a ortognática e sigo na luta para reverter a parestesia!! Desejo do fundo do coração que você fique bem e se sinta melhor!!
Pode acontecer pontualmente alguma involução na parestesia? Pergunto isso pq fiz a cirurgia há 19 dias e hj percebi que o lado direito do meu lábio superior, que não estava com parestesia, passou a tê-la... Todo o restante da recuperação está dentro do esperado... Só isso mesmo que estranhei... É "normal"? Pode acontecer? Nunca vi ninguém reclamar disso. Já vi involução no edema, mas não na parestesia... Obrigado!
Sim, pode acontecer com a parestesia também, tô com 3 meses de pós e agora comecei a sentir muita parestesia em um lado do queixo que tava pefeito, agora ta horrível.
Olá! Você observou alguma melhora? Também estou quase perdendo as esperanças. Tenho parestesia e fiquei com o lábio torto, isso já faz 02 anos e 06 meses, quando realizei uma ortognática
Boa noite, meu filho fez a 3 cirurgia ortognatica , e reverteu nas duas cirurgias a primeira em 2017 com 17 anos , a segunda em 2020 com 20 ano e a 3 agora em 2023 e está com 12 dias de pós operatório . O segredo e começar com a fisioterapia o mais rápido possível e com estímulos em casa tbm. Boa sorte
eu fiz esta cirurgia, mais foi a coisa q eu já mi arrependei amargamente, não sinto gosta na boca,não sinto o queixo, o meu queixo e duro,sinto muito formigamentos q mi tira do sério, ainda não falo direito, e qtos mais esforço eu faço mais ,duro fica,tem horas q a minha chega a ficar torta, os médicos deveriam esclarecer melhor p os pacientes,eu ainda não vi vantagens só desvantagens até agora, eu muito arrependida p ter gasto tanto p ficar doente,já fiz fisioterapia, fiz tratamento c agulhas,e hoje continuo c as fisioterapia, e não estou vendo vantagens, isto mi incomoda tanto q tem horas q penso em tirar minha vida,depois dessa cirurgia eu tenho vergonha, até de falar c as pessoas,mordo minha língua, e ainda estou fazendo fonoaldiologo,mais só mi bate arrependimento...
Meu nome é Rosianne. Eu me operei em maio/2022. Mas há muito tempo precisava desta cirurgia mas tinha medo. E só quis operar quando encontrei um médico bem experiente e com indicação. A única coisa que tenho é um pouco de parestesia no queixo e lábio inferior. Mas já melhorou muito!!! O médico disse que e 01 ano pra normalizar tudo! P.ra min está valendo a pena a cirurgia.
@@josevictor4821 muito! Boca torta foi pq tive fibrose 98% soltou com fisioterapia e 2% no consultório com mini corte. Já a parestesia só ficou no cantinho direto, mas nada que atrapalhe
Estou com 53 dia de pós . Ainda sinto parestesia no lábio inferior e queixo . Sinto muito formigamento , como se tivesse entrando agulha . Foi sofrido , Deus me livre 🙏 mais isso tudo faz parte do longo processo .
Muito cuidado ao fazerem essa cirurgia, escolham muito bem o médicos que vão confiar essa cirurgia, ( não é o caso do corpo médico desse canal em questão, mas é um aviso para procurar informações sobre todo e quaisquer proficionais), pergunte bastante sobre o pré e o pós operatório, principalmente o pós. procurem referencias, se puder converse com quem já fez o tratamento com esse médico, é fácil de encontrar essas pessoas nas consultas pré operatórias nas filas e salas de espera de seus consutórios. Não se acanhem em perguntar sobre e tente conversar com quem já fez a cirurgia a bastante tempo, pois os que fizeram recente podem não ter noção das sequelas.
Só para ilustrar muito resumidademente, o que estou dizendo, eu fiz essa cirurgia a cerca de 1 ano atrás (março de 2019) e hoje (março de 2020) ainda carrego as sequelas, parestesia, oclusão incorreta, desalinhamento da mandibula e arcada dentária, sorriso esteticamente irregular e desagradável, dores na mandíbula, inchaços frequentes e inflamações.
Acrescido de uma intolerância a lactose devido ao excesso de antibióticos ( os médicos não vão atribuir a isso, mas se você pesquisar um poucou logo vai encontrar explicação como isso pode acontecer, uma vez que os antinibióticos fortes matam também sua flora intestinal e as enzimas que seu corpo produz pra quebrar a lactose param de ser produzidas)
E a "cereja do bolo" a perda do olfato por sequencias de inflamações na regiao do nariz ( semelhantes inflamações dos seios da face - sinusites).
Enfim, não quero aqui dizer que essa cirurgia não deve ser feita, pelo contrário se for indicada realmene faça, mas tem muito cuidado no profissional quem vocẽ confiará.
Eu tenho uma amiga que fez uma cirurgia onde ela sofreu diversas sequelas também, mas graças a Deus ela encontrou um local (clínica Lobo), que a ajudou muito nos problemas que ela teve (inclusive por indicação dela que eu também operei com a equipe da clínica).. Se você for de São Paulo, procure por essa clínica (pelo menos pra você fazer uma consulta pra ver o que eles falam do seu caso). Espero que dê tudo certo pra você!
@@danielamaciell ela fez o que la
@@anapauladealmeida119 Eu não sei exatamente, eu conversei pouco com essa moça, mas ela me contou que chegou até o Dr.Lobo pra consertar os erros médicos que foram feitos. Aí precisou operar, e ela gostou muito do atendimento deles.
Olá! Como você está desde o seu relato? Passo por algo semelhante, e operei há pouco mais de 02 anos.
@@essatalliberdade1339 eu não sei se a pergunta foi pra mim, ou se foi pra outra pessoa, mas no meu caso, eu operei em novembro de 2019, e a única sequela que ainda tenho é a parestesia no lábio inferior e queixo, mas graças a Deus recuperei uns 70% da sensibilidade. Me incomoda sim um pouco, mas como eu tive diversos outros benefícios com a cirurgia, mesmo se eu ainda ficar com essa parestesia, pra mim valeu muito a pena ter feito a cirurgia.
Estou com 1 mes e 2 semanas que fi à cirurgia ortográfica estou com pouco de parestesia lábio inferior esquerdo e o céu da boca dormente a gengiva parte de cima ainda dormente não sinto bem a mordida nem os dentes e estranho pra comer mas creio vai passar isso fé em Deus o pior já fiz que foi a cirurgia
Hoje tem 20 dias que fiz a cirurgia ortognática .. graças a Deus minha recuperação está ótima, mas realmente é grande a parestesia.. Mas tenho fé em Deus que tudo dará certo!
Como vc está?
@@claricegomes2465 hoje dia 13 de dezembro faz exatamente 1 ano e um mês que eu operei... nos primeiros dias eu estava com muita parestesia (língua, lábio superior e inferior e queixo), estou bem melhor graças a Deus (recuperei totalmente a sensibilidade da língua e do lábio superior), mas hoje em dia eu ainda tenho parestesia somente no lábio inferior e queixo (eu recuperei uma parte da sensibilidade nessa região)... Eu já me acostumei à essa condição, mas vou procurar um tratamento e ainda creio na cura de Deus.. Mas pra mim mesmo com a parestesia valeu muito a pena ter feito a cirurgia 😬
@@danielamaciell Oi Dani, voce conseguiu algum tratamento para melhorar?
@@Crazy-cb6gn Olá! Tudo bem com você? Então, esse mês eu completei dois anos de operada.. logo que eu fiz a cirurgia, aproximadamente um mês depois eu comecei a fisioterapia e fiz 10 sessões... já na quarta sessão eu melhorei 100% a abertura da boca, mas a sensibilidade eu tinha recuperado pouco.. o lábio superior e língua eu recuperei totalmente a sensibilidade em pouco tempo, mas ainda fiquei com falta de sensibilidade no lábio inferior e queixo.... como eu perdi o convênio, eu não fiz mais fisioterapia, mas depois de uns 6 meses eu fiz umas 5 sessões de laserterapia em uma escola, mas não fiz mais porque eles não estavam mais fazendo o curso (te confesso que eu só senti um pouco mais de "pontadas" no queixo), mas não percebi se melhorou a sensibilidade... com o decorrer do tempo, eu acho que melhorou uns 70% a sensibilidade, mas graças a Deus eu consigo viver bem... Eu sinto o lábio inferior um pouco seco, mas uso protetor labial pra ajudar, e tenho um pouco de "insegurança" em comer alimentos com muito molho, ou alimentos muito farinhentos, porque a falta de sensibilidade atrapalha um pouco, mas com relação à mastigação está perfeito, esteticamente falando, o lábio superior ficou muito bom, meus dentes aparecem mais do que antes, e até meu lábio ficou um pouco mais volumoso... a mandíbula ficou bem centralizada (antes eu tinha mordida cruzada, e tinha o queixo um pouco torto), e o mento ficou um pouco mais arredondado. Quando eu tiver condições, se Deus quiser, eu vou voltar ao tratamento pra tentar recuperar a sensibilidade, mas pra mim graças a Deus valeu muito a pena ter feito a cirurgia.
@@danielamaciell então, eu tenho 18 anos e tenho o queixo pra dentro, não é tão fundo, mas me incomoda esteticamente e como eu faço aeróbio a respiração pela boca é meio ruim, tenho receio de fazer a cirurgia por causa da parestesia, mas também se eu não fizer não vou melhorar a estética que meu rosto ficaria perfeitinho e também a respiração, mas só saberei se eu fizer, acho que vou meter a cara e correr o risco, boa sorte, desejo melhoras e que você consiga fazer a recuperação
Cinceramente um médico acha que ficar sem sentir os lábios e vantagens eu to pra ficar doido com essa sensação.
Vc fala isso pq não deve ter deformidade facial, se tivesse faria essa cirurgia e aguentaria as consequências também. O que é um pedaço de lábio dormente para quem não mastiga direito, não respira direito e não dorme bem? Na-da!
Fiz mentoplastia há 8 meses e tbm estou pra ficar doida.. tenho parestesia e um pouco de dor tbm
Assiste dnv
@@julianaoliveira9290 vc melhorou Juliana?
Sincero com C é tenso, meu Deus
minha esposa fez faz dois anos ortognática ficou a com parastesia no queixo ,no lábio inferior ,no palato, na língua do lado direito, o lado ruim que ela nao sinte gosto e na hora de comer não sinte ,tem que comer devagar porque as vezes não sente o alimento morro de medo de engolir algo como espinho de peixe ,ossinhos do frango que são pequenos , ficou bom,
Não fiz a ortognática por medo de piorar uma parestesia que tenho há 18 anos, no lábio inferior. Ela aconteceu por ocasião da retirada de um dente do ciso. Realmente ninguém percebe, mas o incômodo é tanto que chego a ferir a pele de tanto coçar... nenhum dos médicos e dentistas que consultei até hoje conseguiram reverter isso e já me conformei que será assim até o fim da vida. Mas é bem chato.
Eu também estou com parestesia por conta da cirurgia ortognática... Mas eu estou pesquisando e tem um tratamento chamado "eletroacupuntura"... parece ser muito bom.. Vale a pena pesquisar :;
@@danielamaciell obrigada pela dica, vou pesquisar sim!
@@anapaulamaia3970 Que bom! Espero que dê tudo certo!
Vc tomou vitamina b12?
@@nataliapontes8267 tomei complexo B por um ano, que foi o que o dentista na época me receitou...
Estou com 53 dias de cirurgia. Parestesia no queixo e lábio inferior, causa um pouco de incômodo.
Graças a Deus, tudo está indo bem!
O importante é saber que não vou sentir, mais as dores de antes da cirurgia.
A parestesia cessou? Eu tenho até hoje, 1 ano e 6 meses de pós.
@@jaquelinemendes6836 Pra mim também não cessou. Estou com 1 ano e 3 meses de cirurgia. Incomoda bastante. Às vezes fico inchada e mordo nos lábios sem sentir.
@@divachaves4825 kkkkkkkkkkkkk eu tenho o mesmo problema, as vezes mordo meu lábio
@@caioadriao8531 🤦♀️😂😂😂
@@divachaves4825 Olá, como você está atualmente? Fiz ortognática de avanço maxilomandibular para apneia do sono há 02 anos e 6 meses mas até hoje tenho parestesia (ardência e dormência 24 hs por dia, e falta de sensibilidade ao toque) e o pior, o lábio entorta quando eu falo, parece o de uma pessoa que sofre derrame.
Detalhe: a apneia piorou e sou obrigado continuar usando CPAP.
Fiz a cirurgia dia 04/01/21 e hoje, 11/07/23, mais de 2 anos depois, ainda sinto dormência no lábio inferior e queixo. Acho que não volta mais 😭
Pare com açúcar i glúten
Oi como vc está? Fiz mentoplastia há 8 meses, tenho parestesia e dor tbm 😢
O lábio inferior voltou 95% e o queixo ainda tem uma leve parestesia que já me acostumei. Infelizmente é uma sequela que no meu caso, será permanente.
@@azraelsanti567 acho que o meu tbm será 😭
@@azraelsanti567 Eu fiz a cirurgia há 2 anos e estou do mesmo jeito que você, meu lábio inferior tbm voltou uns 95% e o queixo uma leve parestesia. Eu já acostumei, penso que não volta mais. O que me incomoda é o ressecamento do meu lábio inferior. Eu tenho que andar pra cima e pra baixo com hidratante labial, por que não suporto essa sensação de ressecamento. Com vc tbm acontece isso?
Fiz minha ortognatica em 2016 para correção de dores na ATM , realizei o pós operatório quase 2 anos (eletro, acupuntura, remédio) mas mesmo assim fiquei com parestesia no lábio inferior e nos movimento da sobrancelha .
Apesar disso, vc ainda acha q valeu a pena a cirurgia?
Se o nervo for rompido não adianta tratamento
Não vale a pena. Tipo de cirurgia devia ser proibida.
Oi,eu sou a Célia, tbm fiz,estou fazendo hoje 4 meses,a parestesia, formigamento é muito, ainda não mi acutumei,eu nunca pedei a Deus q seis meses ou um ano da minha vida passe tão rápido, p ver se vai passar todo isso...
Graças a Deus eu não perdeei os movimentos,tive o acompanhamento da fisioterapeuta desde a hora q acordei da cirurgia, e foi a primeira coisa q ela pediu p q eu fizesse, subir e descer c a sobrancelha e o nariz, a boca eu já estou abrindo melhor agora,mais ainda não mastigo,quase
nada,já perdei 15 kg,e depois do segundo mês eu perdei o paladar,não sinto gosto, muito menos fome...
Recomendo que façam com um profissional extremamente experiente, estou a 3 anos com parestesia no queixo e no labio após a cirurgia ortognatica. É muito agoniante conviver com isso pelo resto da minha vida, uma que até "sugar" meu labio ou morder dói.... Horrível mesmo. ;(
E sim a sensação e horrível
Fiz um implante, e aconteceu a parestesia, a sensação e horrível fui resolver um problema, estou com um pior
Eu tbm,coloquei 3 pinos embaixo, e um deu errado,estou com parestesia do lado esquerdo, lábio,queixo,e dentes.
Tbm fiz um.implante de mentoplastia há 8 meses e estou sofrendo com isso e tenho dor tbm... 😢
Se você for fazer a extração de siso incluso, preste atenção: procure um cirurgião bucomaxilofacial experiente, não faça com profissionais que só são capacitados para cirurgias orais de pequeno porte. Esse é um procedimento que pode levar o que eles chamam de LNAI (lesão do nervo alveolar inferior) e essa lesão pode ser irreversível e em alguns casos sem melhora gradual como a dela. Se a perfuração for maior que 1cm, nem a Neurorrafia direta (ND) que é uma cirurgia para reparação do nervo vai funcionar, muito menos Vitamina B12, Laser, gelo, compressa quente, Cortcoide etc. E mesmo procurando um bucomaxilo, veja se ele vai pedir a tomografia e pergunte tudo sobre a posição do dente, qual o planejamento cirúrgico.
Por fim, se seu dente não estiver te incomodando, se passou dos 25 anos, opte por não retirar e faça apenas acompanhamento periódico. Experiência própria, li inúmeros artigos sobre o tema, mesmo não sendo da área e digo que na maioria das vezes, mesmo os casos reversíveis podem ser evitados.
Depois que conheci a técnica de ancoragem para correção oclusiva eu me arrependi muito da ortognatica. Tenho parestesia no lábio inferior e queixo. Já se passaram 1 ano e 6 meses de pós e continuo com essa dormência. Tem dias que é mais e dias que é menos. Fiquei com cacoete por causa disso. É ruim pra comer e beijar o namorado. Aliás a vida amorosa ficou difícil, embora ele não reclame e tem me apoiado, nunca mais será a mesma coisa pra pessoa que passa por isso. Sem contar os micos que se paga por ficar com a boca suja quando come e não sente os pedaços que as vezes escapolem. No início eu achei muito legal o resultado, melhorou muito a auto estima, mas com métodos melhores talvez a cirurgia não precise se realizada. Eu não tinha um grau grande de classe 3. Porém sem conhecer as técnicas eu fui submetida a cirurgia e só depois fui conhecer um dentista que me mostrou que existiam melhores opções inclusive mais baratas. Pesquise sempre por outras alternativas pois as consequências podem ser irreversíveis.
Eu penso da mesma forma. Essa cirurgia é uma maldição para quem tem pouca coisa para corrigir e que a aparência não encomoda tanto. Eu sugiro que só façam se realmente for muito necessário.
Ela deveria ser até proibida para pequenos casos. Somos iludidos .
As sequelas são terríveis, no meu caso muito pior do que o problema anterior
Jaqueline, concordo com você! No meu caso impactou totalmente minha vida afetiva, não sinto o toque no lábio, apenas formigamento e ardência 24hs por dia e o lábio inferior entorta muito quando falo, parece o de uma pessoa que teve derrame. É constrangedor, pois meu campo de trabalho é com com a fala, sou professor de língua estrangeira.
Essa cirurgia me tirou toda a alegria de vida que eu tinha. É difícil todos os dias. Me isolei socialmente, pois tenho vergonha de falar em público, a boca entorta muito.
Fora o resultado estético, que foi desastroso.
@@Evinha873 Concordo, ela deveria ser feita em casos muito criteriosos, ou pelo menos o paciente ser avisado de TODOS os riscos antes de decidir operar ou não
@@essatalliberdade1339 Oi como você está? Melhorou??
Estou passando pelo mesmo
Excelente explicação !
Fiz em 2019, não sinto meus dentes superiores (parece que estou de dentadura), meu céu da boca, meu lábio inferior e meu queixo até hoje.
Vc consegue se alimentar bem ?
Fiz ah 10 dias e está sendo horrível eu não aconselho a ninguém fazer essa cirurgia. Pós operatório sofrido de mais . As vezes não quero nem levantar da cama. Me sinto muito cansada. E vendo os comentários me assustei por causa da parestesia e por conta da boca torta pq eu acho que a minha vai ficar . Muitas pessoas repetem a cirurgia mais eu não aguentaria passar oque tô passando de novo 😢
No meu caso é um terro quase 2 anos de cirurgia e além da aprestesia o que mais me incomoda é a elasticidade dos músculos tenho a impressão o tempo do da musculatura presa
Vc fez fisioterapia
@@edivandonunes2291 muitas
@@Evinha873 nossa estranho era pra ter voltado
@@Evinha873 tenta eletroacupuntura fiz e não sinto mais a musculatura presa
@@caio8251 vc tinha parestesia no labio inferior?
Fiz uma ortognatica 2018 e ainda estou com labio inferior e queixo dormente, o que posso fazer.
Olá! Você observou alguma melhora? Também enfrento algo semelhante
@@essatalliberdade1339 eu tambem, e fiz uma ortgnatica em 2020 até hoje meu labio de baixo/queixo continua dormente e super sensivel :(
@@taisaquino1080 Poxa, sinto muito que vc tb esteja passando por isso. A minha parestesia incomoda muito, e é maior no lado esquerdo, o lábio inferior e o queixo "queimam" 24hs por dia, e há uma sensação de lábio endurecido, ele entorta quando eu falo, para a esquerda, o que me causa muito constrangimento. Ficou parecendo o lábio de uma pessoa que sofreu derrame.
Não sei mais o que fazer, a quem recorrer. Já fiz fisioterapia, eletroacupuntura, tratamento com medicação ETNA, e não resolveu nada, só tem piorado com o tempo
Olá! Gostaria de saber se após 02 anos e 06 meses de uma ortognática ainda posso ter alguma esperança para aliviar/tratar a parestesia de lábio inferior e mento. O lábio inclusive entorta muito quando eu falo. Isso me causa grande constrangimento, e já fiquei em depressão, pois afeta a vida pessoal, afetiva, profissional, etc.
A parestesia foi causada após osteotomia de mandíbula, em uma cirurgia ortognática de avanço maxilomandibular + bichectomia. A cirurgia foi realizada para tratar apneia do sono, da qual inclusive obtive piora após a cirurgia.
O lábio e o mento formigam e ardem 24 por dia, mesmo em repouso, e já não tenho mais nenhuma sensibilidade em alguns pontos.
O que mais incomoda é que o lado esquerda do lábio também entorta muito quando falo, me deixando constrangido, pois é semelhante a quem sofreu um derrame.
Sinto muita vergonha ao falar com as pessoas e em público, e trabalho justamente com a fala, sou professor de língua estrangeira.
E impacta negativamente também a vida amorosa. Imagina não sentir mais toque nem beijo?
Estéticamente considero o resultado um desastre, pois fiquei "bicudo", houve mais avanço de maxila que de mandíbula, e o cirurgião decidiu na hora não avançar o mento. Então fiquei quase sem nenhum queixo e o nariz e lábio ficaram bastante desarmônicos em relação ao rosto. E a bichectomia afinou demais meu perfil.
Como mencionei, fiz a cirurgia há 02 anos e 06 meses. À época, o dentista bucomaxilofacial que me operou recomendou apenas uns exercícios caseiros de fisioterapia, que eu deveria fazer em casa. Como cheguei a ele por indicação de um médico fisiologista do sono da mesma equipe, só tivemos uma consulta e depois só o vi no centro cirúrgico. Não houve planejamento cirúrgico e nem usei aparelho ortodôntico (nem antes, nem depois) .
Outro bucomaxilo, a quem fui pedir segunda opinião após os problemas com a cirurgia e o primeiro dentista, administrou Etna (3 comprimidos por 60 dias). Entretanto não tive resultados.
Consultei também médicos otorrinos e todos disseram que eu não tinha perfil crânio facial que justificasse uma ortognática e nem a bichectomia, só um CPAP seria necessário. Sobre a parestesia, 03 deles disseram que ocorreu uma lesão permanente, e outros 02 apontaram que ainda posso ter bons resultados, pois o formigamento e queimação são sinais de que alguma estrutura nervosa ainda está preservada.
Os médicos e bucomaxilos também divergem da causa, uns dizem que a parestesia e lábio torto foram causados durante a bichectomia, pois a área tem muitas inervações; e outros dizem que a osteotomia foi a única responsável. Ambos os procedimentos foram feitos no mesmo tempo cirúrgico.
Entretanto, como cada profissional dá uma opinião distinta sobre a causa e possível prognóstico, fico perdido.
Só o que alivia momentaneamente é gelo no local, mas a área logo volta a formigar, repuxar e entortar.
Obrigado e parabéns pelo conteúdo do canal.
Que triste, espero que consiga reverter esses problemas. Fiz uma cirurgia ortognática agora há pouco, sei da expectativa que criamos e imagino o tamanho do seu sofrimento. Recomendo procurar um bom buco maxilo, vendo se possível sua formação, procurando profissionais referência na área. Era interessante fazer exames, tomografia e outros que mostrem como está a situação atual óssea e muscular, se possível. Torço por sua melhora. Boa sorte.
@@devwelyn Está sendo difícil, tem dias e horas mais sombrias, sem conseguir nem sair do quarto, mas me recuso a desistir de mim. Estou lutando para transformar minha dor em superação e em punição para o responsável.
Que você seja feliz com sua cirurgia. Eu sei que quando bem feita e indicada corretamente, ela transforma vidas para melhor!
Muito obrigado por sua mensagem de força!
Como você está hoje? Espero que melhor!! Recomendo o médico que me operou dr Roberto Piteri, pode procurar no Instagram e até aqui no TH-cam tbm. Eu fiz 2 cirurgias com ele, a primeira foi expansão maxilar, da qual me recuperei 95% da parestesia e agora, há cerca de 30 dias, fiz a ortognática e sigo na luta para reverter a parestesia!! Desejo do fundo do coração que você fique bem e se sinta melhor!!
Quase 10 anos após a ortognática, lábio inferior dormente.... já era!!!!
Pare com açúcar i glúten vc vai sentir formigamento i coseiras na fase e o nervo voltando
Aí vc me preocupou amigo!
Pode acontecer pontualmente alguma involução na parestesia? Pergunto isso pq fiz a cirurgia há 19 dias e hj percebi que o lado direito do meu lábio superior, que não estava com parestesia, passou a tê-la... Todo o restante da recuperação está dentro do esperado... Só isso mesmo que estranhei... É "normal"? Pode acontecer? Nunca vi ninguém reclamar disso. Já vi involução no edema, mas não na parestesia... Obrigado!
Sim, pode acontecer com a parestesia também, tô com 3 meses de pós e agora comecei a sentir muita parestesia em um lado do queixo que tava pefeito, agora ta horrível.
Estou sofrendo com parestesia há 3 anos já perdi as esperanças
Olá! Você observou alguma melhora? Também estou quase perdendo as esperanças. Tenho parestesia e fiquei com o lábio torto, isso já faz 02 anos e 06 meses, quando realizei uma ortognática
3 anos de cirurgia e dormência na parte inferior não passa já perdi a esperança....😢
Pare com açúcar i glúten
Fiz a cirurgia há 3 meses, será que consigo reverter a parestesia?
Boa noite, meu filho fez a 3 cirurgia ortognatica , e reverteu nas duas cirurgias a primeira em 2017 com 17 anos , a segunda em 2020 com 20 ano e a 3 agora em 2023 e está com 12 dias de pós operatório . O segredo e começar com a fisioterapia o mais rápido possível e com estímulos em casa tbm. Boa sorte
em cima é certeza recuperar a parestesia?
Como asim em cima pode explicar melhor.
Fiz a cirurgia a 1 ano 1 mês…
Achando que teria qualidade de vida …
Sqn 😢
O que houve?
O que houve?
Pq não teve qualidade
Mais benefícios para o vagabundo que cobra. Mas o paciente tá ferrado o resto da vida.
Terrível!!! Estou com a bochecha toda mordida, queimação terrível e a dormência INSUPORTÁVEL!! Não recomendo pra ninguém!!
eu fiz esta cirurgia, mais foi a coisa q eu já mi arrependei amargamente, não sinto gosta na boca,não sinto o queixo, o meu queixo e duro,sinto muito formigamentos q mi tira do sério, ainda não falo direito, e qtos mais esforço eu faço mais ,duro fica,tem horas q a minha chega a ficar torta, os médicos deveriam esclarecer melhor p os pacientes,eu ainda não vi vantagens só desvantagens até agora, eu muito arrependida p ter gasto tanto p ficar doente,já fiz fisioterapia, fiz tratamento c agulhas,e hoje continuo c as fisioterapia, e não estou vendo vantagens, isto mi incomoda tanto q tem horas q penso em tirar minha vida,depois dessa cirurgia eu tenho vergonha, até de falar c as pessoas,mordo minha língua, e ainda estou fazendo fonoaldiologo,mais só mi bate arrependimento...
Meu Deus e uma tortura isso
Olá, você melhorou?
Meu nome é Rosianne. Eu me operei em maio/2022. Mas há muito tempo precisava desta cirurgia mas tinha medo. E só quis operar quando encontrei um médico bem experiente e com indicação. A única coisa que tenho é um pouco de parestesia no queixo e lábio inferior. Mas já melhorou muito!!! O médico disse que e 01 ano pra normalizar tudo! P.ra min está valendo a pena a cirurgia.
Boa noite existe alguma medicação que ajuda a voltar a sensibilidade? Obg boa noite
Vitamina 12
30 dias e a parestesia tá gigante! Sem contar a boca torta
Melhorou?
@@josevictor4821 muito! Boca torta foi pq tive fibrose 98% soltou com fisioterapia e 2% no consultório com mini corte. Já a parestesia só ficou no cantinho direto, mas nada que atrapalhe
Corra dessa cirurgia. Parestesia e horrivel
É mentira. Seguelar as pessoas por dinheiro é muito cinismo. Suzane também contratou os cravinhos motivo dinheiro.