[Ficção] As Benevolentes de Jonathan Littell | Mari Dal Chico

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ก.ย. 2024
  • Compre As Benevolentes nesse link da Amazon e ajude a manter o canal - amzn.to/2yrHRBx
    Nesse vídeo comento sobre minha experiência de leitura do livro As Benevolentes de Jonathan Littell
    As benevolentes trata dos horrores da Segunda Guerra Mundial sob a ótica do carrasco. São as memórias de Maximilien Aue, jovem alemão de origens francesas que, como oficial nazista, participa de momentos sombrios da recente história mundial
    ===
    Inscreva-se no canal para receber as atualizações =)
    Comprando na Amazon através deste link você ajuda a manter o canal: amzn.to/2mTAXQn
    Livros desejados - amzn.to/2q2j7dS
    ===
    contato: maryflorido@gmail.com
    ===
    Facebook: / marianadalchico
    Instagram: @maridalchico
    Skoob: www.skoob.com.b...
    www.increasy.com.br

ความคิดเห็น • 30

  • @alanluizjara9498
    @alanluizjara9498 5 ปีที่แล้ว +3

    Eu tirei xérox do glossário e usava de marca página, rsrsrsrs...

  • @brunaosasco
    @brunaosasco 7 ปีที่แล้ว +4

    Mari, parabéns pela resenha me deixou muito curiosa para ler este livro, vc como sempre descreve tudo de uma forma bem dinâmica.
    Adoro suas resenhas....bjs!

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว

      Bruna Nogueira sua linda! É sempre um prazer saber que vc continua gostando dos vídeos, obrigada pelo carinho!
      Bjs

  • @selmo6376
    @selmo6376 5 ปีที่แล้ว +1

    "O homen é o homen e SUAS CIRCUNSTÂNCIAS" José Ortega y Gasset. A frase fala por ela mesma. Nietzsche, Pascal e Freud também mostraram como o anjo e a besta habitam no âmago de um mesmo homem. E por fim Dostoieviski descreve em sua obra como um homem poder ser extremamente generoso num momento - a ponto de nos levar às lágrimas -, e o mesmo homem cometer uma ignomínia num outro. Também a importantíssima lembrança de Hanna Arendt quando vai a Jerusalem - como correspondente de um jornal americano - para cobrir o julgamento de Eichman e choca o mundo e a comunidade judaica em especial ao descrever Eichman não como um monstro, um psicopata mas apenas como um burocrata bobão que cumpria ordens - para quem ler um pouquinho de Kant vai compreender esse negócio de 'cumprir ordens e estar de acordo com a lei do Estado'. E ela diz - para nosso embaraço e constrangimento -, no livro q escreveu após o julgamento, que Eichman pode ser cada um de nós em determinadas situações limite ...daí ela extraiu a famosa expressão - muito apropriada para nossos tempos -, 'a banalidade do mal'. ( o q eu pretendi nessa singelíssimo post foi que muitos autores pensaram sobre 'o mal' ( com ou sem aspas ), não para justificá-lo mas como pensar o processo civilizatório e seus desafios ). Parabéns Mari !! ( humildemente recomendo o melhor livro que já se escreveu, em primeira pessoa, sobre um testemunho que sobreviveu à Auschuitz , o impressionante " É Isto um Homem ". Este livro é respeitado por pensadores de vários segmentos até hoje. O autor e sobrevivente é o renomado Primo Levi, editora Rocco.

  • @fellipeernesto8615
    @fellipeernesto8615 7 ปีที่แล้ว +2

    Oi, Mari! Sua experiência de leitura veio a calhar, pois há muito tempo estou interessado na leitura desse livro. Tenho na estante desde o ano passado, o título me chamou muita atenção e, acredite se quiser, eu pensei que Benevolentes fossem freiras ou coisa do tipo (como uma Aia), até descobrir que se tratava de uma metáfora para um livro sobre a guerra e um protagonista que exige de nós muito sangue frio... Ainda assim, estou com muita vontade de descobrir como será essa experiência. E sua resenha me deu o aval de que é melhor esperar mais um pouco... Não tenho muita proximidade com livros sobre guerra, acabei de terminar a leitura compartilhada de "Vida e Destino" e, sem nenhum exagero, admito que passei 5 dias sem ler depois da pagina 700 e alguma coisa, onde nos deparamos com 4 capítulos sobre a câmara de gás... Mexeu muito comigo e só peguei o livro 5 dias depois, para conclui-lo em 3 dias e me recuperar de uma vez. Acho que sou do tipo de pessoa que tem curiosidade e vontade de entender como seres humanos são capazes de atrocidades tão devastadoras....... Um abraço e bom fim de semana para você. :)

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว

      Fellipe Ernesto confesso que fiquei "ensaiando" a leitura desse livro desde o começo desse ano, mês passado senti que era a vez dele e engatei a leitura.
      O massacre de Kiev foi o que mais me impactou, a descrição das cenas são muito vívidas e fiquei com um nó na garganta o tempo todo.
      Tenho "Vida e Destino" me aguardando em casa, mas acho que outra leitura pesada dessas só ano que vem.
      Bom fin de semana!
      Bjs

  • @ProsaseAlgoMais
    @ProsaseAlgoMais 7 ปีที่แล้ว +2

    Oi Mari! Guerras, governos autoritários, momentos extremos da história são sempre difíceis de ler, mas necessários. Sempre que vejo um filme, documentário ou leio sobre um período desses muitos dos depoimentos dizem quando perguntados que eles já não sabem por que faziam o que faziam. É assustador. Deve ser mesmo uma leitura dura e incômoda. Ficou ótima a resenha Mari.Adorei te acompanhar lá no stories também. Beijos Fran Borges

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว +2

      Prosas e Algo Mais Fran, sua linda!
      Também acredito que essas leituras sejam necessárias, inclusive deveria ser um assunto melhor abordado nas escolas para formação dos jovens, sou da opinião de que precisamos entender o passado para evitar que atrocidades assim se repitam.
      Logo no começo, o narrador pergunta se temos certeza que a guerra realmente acabou, pensar nisso é assustador demais, pq vemos que a intolerância e violência só crescem nos dias de hj.
      Obrigada pelo comentário :)
      Bjs

  • @taneiaroncato3123
    @taneiaroncato3123 7 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pela resenha Mari. Compartilho de todas as suas sensações de leitura. Só acrescento que eu sentia cheiros também! Louco, né!
    Considerado esse um livro fundamental na temática da 2 guerra.
    Beijão. Adoro os teus videos!

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว +1

      Tanéia Roncato Era tanta coisa pra falar que me esqueci de cheiros! Aquela cena em que ele ainda criança vai usar o banheiro e tem muitas baratas ainda me dá pesadelos.
      Bjs

  • @Larissaltz13
    @Larissaltz13 7 ปีที่แล้ว +1

    Adorei!!! Fiquei morrendo de vontade de tirar o meu exemplar da estante e ler agora :) Os vídeos estão ótimos!!

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว

      aaaeeeee \o/
      Obrigada pelo carinho =)

  • @NinaSuasLetras
    @NinaSuasLetras 7 ปีที่แล้ว

    OMG, como eu tenho vontade de ler esse livro. Esse desejo nasceu quando vi a tia Rita Araújo falando sobre e agora com os seus comentários só aumentou.
    Mari, parece mesmo ser uma leitura extremamente desconfortável, que nos tira da zona de conforto, mas muito necessária, né?!
    Essa coisa de glossários nem sempre ajuda... Lembro que tentei ler "Laranja Mecânica" nesse esquema de consultar o tempo todo e resultado: acabei abandonando. Tentei outras vezes sem fazê-lo, mas também não fluiu HAHAHA...
    Como eu amo esse seu canal. Vida longa!
    Paz e bem!

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว

      Nina, sua linda!
      Apesar de ser uma leitura dolorosa, é muito necessário mesmo.
      Laranja Mecânica eu li uma vez só o glossário e depois segui a leitura sem ficar parando pra rever.
      Amo demais te ver por aqui

  • @verasalazar3970
    @verasalazar3970 5 ปีที่แล้ว

    Muito bom o seu vídeo, resenha excelente, vc é muito boa, menina!,👏👏👏👏❤️💐

  • @rosanavinguenbah6790
    @rosanavinguenbah6790 7 ปีที่แล้ว +1

    Estou lendo "Vida e Destino" da mesma editora que também fala sobre as agruras da guerra. Estou gostando muito e futuramente quero ler "As Benevolentes". Beijos!

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว

      Rosana Vinguenbah eu tenho o "Vida e Destino" me aguardando en casa, mas acho que só vou conseguir encarar outro livro denso com essa temática daqui alguns meses.
      Bjs

  • @Relivrando
    @Relivrando 7 ปีที่แล้ว +1

    Esse vai para minha lista de desejos.

  • @tarsilalorrof5761
    @tarsilalorrof5761 7 ปีที่แล้ว +2

    Não tenho experiência com leitura sobre os horrores da humanidade e sinceramente tenho medo de ler livros do tipo, rsrs. Mas o personagem principal parece muito interessante, adoro analisar personagens perturbados. Ótima resenha, Mari!

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว +1

      Tarsila Rodrigues esse livro é excepcional! Max é um dos personagens mais complexos que já vi na literatura.
      Espero que tenha a oportunidade de ler As Benevolentes ;)

  • @saramarinho8405
    @saramarinho8405 7 ปีที่แล้ว +1

    Maravilhosa 😘

  • @cintiag.4036
    @cintiag.4036 7 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pela resenha! Tenho este livro na estante, está na hora de ler!

  • @adyingdream4585
    @adyingdream4585 7 ปีที่แล้ว +1

    gosto de livros que me envolvam com o personagem, igual o apanhandor no campo de centeio 😊 vou planejar le-lo. Vc acha que eh melhor se dedicar a ele ou posso ler aos poucos?

    • @maridalchico
      @maridalchico  7 ปีที่แล้ว +1

      Helena Gouveia eu fiz a leitura intercalada com outros livros, foi bem tranquilo. Só precisa planejar um pouco as divisões de onde você vai interromper a leitura pq os capítulos são gigantescos, dentro deles vc encontra algumas "quebras" que dá para interromper a leitura tranquilamente ;)

  • @elainesendo8225
    @elainesendo8225 6 ปีที่แล้ว

    Terminei de ler o livro e fiquei meio boiando com o final...A atitude teria a ver com o pai dele?

    • @maridalchico
      @maridalchico  6 ปีที่แล้ว

      Meu livro com anotações estão no Brasil, mas lembro de duvidar da sanidade do personagem por causa desse final, principalmente depois do que ele passou por Stalingrado.

  • @giselelima1226
    @giselelima1226 7 ปีที่แล้ว +1

    🌷🌹😍😘