Infelizmente descobri o ABA muito tarde. Embora tenha buscado fazer todas as terapias na infância de minha filha, nem diagnóstico consegui. Hoje ela tem 33 anos de idade, está muito agressiva, e toda a família entrou em crise junto com ela. Ela me agride, desafia todos o tempo todo e eu só quero sumir do mundo. Não vejo saída e não sei o que será de nosso futuro, nem mesmo se o futuro existe. Desculpem o desabafo de uma mãe que perdeu as esperanças
Minha querida, sei que é muito difícil mas não perca a esperança. Nunca é tarde pois só não tinha informação necessária para começar o tratamento da sua filha, busque se engajar em grupos de mães, busque o máximo de informação sobre atendimento.
Não desista, Deus sempre nos dá a cruz que conseguimos carregar, nem consigo imaginar o sofrimento de vocês, mais te garanto não se entregue, ela precisa vc,deve ter algum método para acalma lá, procure ajude dos órgão públicos. Melhoras pra vcs 🙏
Investigue um pouco sobre a bipolaridade, meu filho autista também é bipolar e esse comportamento agressivo pode ser fase de Mania, leia e pesquise sobre isso. Se for o caso com a medicação correta, graças a Deus isso vai passar!!!!
Parabéns pelo seu trabalho! Sei que tem 5 anos esse vídeo mas entrei na vida de um autista já adulto, 26a e preciso de todo conhecimento possível. Se vc ver esse pedido, ficarei muito feliz por você tê-lo atendido.
Professor parabéns, você faz um trabalho extraordinário e de muita utilidade pública. Obrigada por todo o seu trabalho e ensinamentos. Pretendo fazer uma formação consigo. Muito obrigada.
Bom dia Professor, acabo de assistir este vídeo, tenho um de 5 anos , tem diagnóstico de TEA nível II, gostaria de saber a respeita da aquisição do material que Sr mensiona no vídeo pois ésta difícil conseguir um tratamento , estou enfrentando as complicações socioeconômicas para enfrentar tal problema , ficaria muito agradecido pela ajuda, se for possível... Parabéns pelos vídeos, tenho acompanhado e tenho sanado muitas dúvidas, muito importante.
Meu filho tem asperger. Hoje está com 18 anos. Seu hiperfoco é em astronomia. Ele fala inglês fluente, toca violino e está cursando engenharia elétrica com excelente rendimento. Eu demorei mt pra descobrir, tratava seu prejuizo social como timidez e td que ele aprendeu foi meio " sem querer".. Sempre dei mt liberdade pra ele fazer escolhas, oferecia cursos mas deixava ele desistir tb. Somos cinéfilos e mtd do que aprendeu sobre fisica foi em filmes e séries, a escola sempre foi uma tortura pra ele.
Tenho aprendido muito . Para nosso própio conhecimento . E claro ajudar meus filhos que na vida de ser compreendido desde que se tem o diagnóstico . A vida fica muito melhor para Família toda . E chegar na fase adulta amparado de conhecimento .
@lucelmolacerda, eu estou trabalhando em uma sala de recursos TEA, e tenho alguns alunos que não falam e também que não estão alfabetizados.Mas concordo com vc com o reforço diferencial.
Kkkk verdade prof lucelmo,elas Sabem mesmo, com quem fazer birras ou não, e Concordo que elas tem,sim capacidade de aprenderem.sou mãe de um autista de 4 anos!!!
Como isso é genético e minha mãe é narcisista e bipolar. Meu pai era esquisito e heteroagressivo comigo. Do nada quando ele chegava do trabalho e minha mãe demorava a chegar, ele me surrava violentamente a ponto de me cortar e sangrar. Seus vídeos me ajudaram a entender a violência dele.Estou refletindo o SETA. Acho que pode ser sensorial e atenção.
Boa noite Dr primeiro desejarte parabéns e agradecer pela a explicação do comportamento do autismo. Dr venho por esta via pedir a juda, tenho um filho autista e as vezes não sei como lidar com ele.
Ola @lucelmolacerda e equipe. Quais são os cursos que os pais podem fazer para prepará-los para trabalhar com as crises e entender a situação da agressividade, podendo inclusive explicar aos professores e acompanhantes quais sao as melhores praticas para estes momentos? Obrigada
Sou deficiente física após um AVC Tenho uma terapeuta ocupacional meu braço esquerdo paralisado. Ela também é especialista em crianças e adolescentes autistas. Conversando com ela concluímos que eu posso ser fenótipo ampliado de autismo.
Tenho uma aluna agressiva já me deixou com hematomas , está deixando outras crianças machucadas. Tenho mais alunos problemáticos . Não é fácil, a mãe depende do serviço público.
Meu filho com 7 anos de idade , ficava contando de um a mil , e não escrevia o que estava no quadro, as crianças da sala , todos ficavam olhando , e foi intendido que havia algo não legal , e um sinal de autismo?
Boa noite ,professor Lucelmo sou coordenadora Pedagógica de escola pública e estou interessada neste material , fiz pós em educação inclusiva pela USP em 2010 .
Nossa meu filho esteve muito agressivo na escola em casa têm 11 anos e autismo leve , ñ consegue ouvir um , deixei de dar o que ele queria melhorou bastante , mais também o remédio estava sem ajuste
Pai sofre por causa disso que o nível de estresse é enorme na mãe, e às vezes o comportamento inadequado da criança é por causa que ele faz algo que a mãe na gosta, mas que não é prejudicial para criança
Sou mãe de uma criança,o Gabriel Ainda não fiz os exames pra saber se Gabriel é ou não Autista. Estou um pouco confusa. Espero em Deus vencer junto com meu filho,ele tem 9 anos.
o ideal é não demorar no diagnostico, indo a um psicologo para os testes ou ainda um Neurologista que tenha especialidade nesta area. Quanto mais cedo o diagnóstico correto, mais chances a criança tem de receber auxilio, educação preparada, ter qualidade de vida e envolvimento social.
Filho do meu vizinho tem 18 anos ele é autista de uns dois meses pra cá ele fica e quer ficar na rua o dia inteiro e esta agressivo com seu pai e mãe oque fazer aguardo responder grato
Professor boa tarde meu filho tem síndrome de Moebius sempre foi calmo mais agora com 16 anos ele apresenta um quadro de altismo muito agressivo quando fica agitado quebra os vidros das janelas estou apavorada alguém pode me ajudar
gostaria de receber os materiais para leitura. fiu trabalhar em um caps infantil onde tem muitos autistas e eu eu em busca de conhecimento para lidar e para ensinar os pais
Olá amei.o vídeo, trabalho em uma instituição e os casos de autismo tem aumentado mto por isso comecei a fazer uma pós e gostaria de receber esse material se ainda for possível!@ mto grata!!
Meu netinho tem 3 anos ele quebra tudo dá risada quando apronta. Gica netvoso quando falamos não pra ele o que acha joga na gente bate quse graturou o meu dede.
Me ajuda meu Deus que situação insuportável já estou doente tem dias que sinto que não vou suportar 😢😢😢😢 ser mãe de altista é muitoooo difícil nunca imaginei na minha vida pasar tudo isso 😢😢😢😢😢😢
Sim, concordo, o ideal é uma equipe multidisciplinar.e o ABA. E quando a criança tem crises de choro ( quando lembra da tia que eu morreu? ) Na escola eu tenho o problema de crianças que querem sempre sair da sala.
Interessante: mas, tem casos em que uma vez que a criança saiu da sala, não volta ( como no seu exemplo). Nesse caso, seria bom ja entregar uma ficha de quero sair, volto em 10minutos- ou depois de 3 voltas no parque)? Ou você sugere usar alguma outra estrategia
Meu filho foi diaguinosticado com autismo leve tdah e tod ele tem crise agressiva tipo surto, quebra coisas, diz palavrões, a escola sempre mim chama pra ir buscar isso é certo , ele ñ quer ir mais a escola , ñ sei como fazer , se falar autoritário com ele ele já têm crises, em casa sei como lhe dar , mais os demais ñ sabem
Um aluno de 3 anos E meio com TEA começou a resisti com choro quando ao sair de sua casa para o jardim de infância que vinha frequentando desde seus dois anos. Sou pedagoga infantil e psicopedagoga clínica. Disse aos pais que ainda estava precose fazer uma análise. Mas que ao ser entregue no convívio ele não chorava estão pouco perguntava pelos pais. Mas os pais não conseguiram se manter ao comportamento w retiraram a criança levando o para outro jardim. Sou formada na pedagogia Waldorf e trabalho com muito afeto respeitando o desenvolvimento de cada um sem muito estímulo. Essa criança estava começando a brincar com os amigos, sorrindo e sem muita demonstração do seu leve autismo. O que faltou no caso. Se uma comunicação mais esclarecida. Sendo que essa criança está fazendo um acompanhamento específico com um psicopedagoga
Eu e minhas 2 irmãs detestávamos meu pai, que hoje vejo que era autista. Ele era ignorado por nós e só era notado na violência. Ele era fixado em violência comigo. Penso se não era esquiva de interesse sexual por mim, durante a ausência da minha mãe. Eu sou a mais velha.
EXCELENTE trabalho! Por gentileza , gostaria de receber o material, sou Pedagoga e tenho um filho de 4 anos que está em processo de diagnóstico. OBRIGADA!
Infelizmente descobri o ABA muito tarde. Embora tenha buscado fazer todas as terapias na infância de minha filha, nem diagnóstico consegui. Hoje ela tem 33 anos de idade, está muito agressiva, e toda a família entrou em crise junto com ela. Ela me agride, desafia todos o tempo todo e eu só quero sumir do mundo. Não vejo saída e não sei o que será de nosso futuro, nem mesmo se o futuro existe. Desculpem o desabafo de uma mãe que perdeu as esperanças
Minha querida, sei que é muito difícil mas não perca a esperança.
Nunca é tarde pois só não tinha informação necessária para começar o tratamento da sua filha, busque se engajar em grupos de mães, busque o máximo de informação sobre atendimento.
Não desista, Deus sempre nos dá a cruz que conseguimos carregar, nem consigo imaginar o sofrimento de vocês, mais te garanto não se entregue, ela precisa vc,deve ter algum método para acalma lá, procure ajude dos órgão públicos. Melhoras pra vcs 🙏
Investigue um pouco sobre a bipolaridade, meu filho autista também é bipolar e esse comportamento agressivo pode ser fase de Mania, leia e pesquise sobre isso. Se for o caso com a medicação correta, graças a Deus isso vai passar!!!!
Meu filho também teve o diagnóstico apenas ano passado,aos 43 anos.Sempre foi submetido a terapia,fono,etc...enfim,tudo que havia disponível na época.
Ñ perca as esperanças Deus irá mudar sua história, ele sabe até onde você aguentará, confii só em Deus
Agora aos sete anos estou conseguindo que minha neta receba assistência dos pais. Suas livre são muito esclarecedoras. Obrigada.
Parabéns pelo seu trabalho!
Sei que tem 5 anos esse vídeo mas entrei na vida de um autista já adulto, 26a e preciso de todo conhecimento possível. Se vc ver esse pedido, ficarei muito feliz por você tê-lo atendido.
Boa noite, estou aqui ouvindo você e refletindo sobre meus comportamentos.
Obrigada!❤
Professor parabéns, você faz um trabalho extraordinário e de muita utilidade pública. Obrigada por todo o seu trabalho e ensinamentos. Pretendo fazer uma formação consigo. Muito obrigada.
Melhor mantraa: Não existe comportamento sem reforço🧘🏻♀️🧘🏻♀️🧘🏻♀️🧘🏻♀️🧘🏻♀️🧘🏻♀️🧘🏻♀️🧘🏻♀️
Bom dia Professor, acabo de assistir este vídeo, tenho um de 5 anos , tem diagnóstico de TEA nível II, gostaria de saber a respeita da aquisição do material que Sr mensiona no vídeo pois ésta difícil conseguir um tratamento , estou enfrentando as complicações socioeconômicas para enfrentar tal problema , ficaria muito agradecido pela ajuda, se for possível...
Parabéns pelos vídeos, tenho acompanhado e tenho sanado muitas dúvidas, muito importante.
Meu filho tem asperger. Hoje está com 18 anos. Seu hiperfoco é em astronomia. Ele fala inglês fluente, toca violino e está cursando engenharia elétrica com excelente rendimento. Eu demorei mt pra descobrir, tratava seu prejuizo social como timidez e td que ele aprendeu foi meio " sem querer".. Sempre dei mt liberdade pra ele fazer escolhas, oferecia cursos mas deixava ele desistir tb. Somos cinéfilos e mtd do que aprendeu sobre fisica foi em filmes e séries, a escola sempre foi uma tortura pra ele.
Tenho aprendido muito . Para nosso própio conhecimento . E claro ajudar meus filhos que na vida de ser compreendido desde que se tem o diagnóstico . A vida fica muito melhor para Família toda . E chegar na fase adulta amparado de conhecimento .
Boa Noite ainda pode andar este material? Amei sua aula me ajudou muito, procuro sempre ouvir seus vídeos. Obrigada
@lucelmolacerda, eu estou trabalhando em uma sala de recursos TEA, e tenho alguns alunos que não falam e também que não estão alfabetizados.Mas concordo com vc com o reforço diferencial.
Lucelmo, por favor, faça mais lives!
Ainda bem que descobri esse canal.
Excelente 🙏 👍🏻 👏🏻
Parabéns 👏🏻 👏🏻 👏🏻
Obrigado 💙
Parabéns👏👏vc ama o que faz e por isso faz bem feito...
Cadê a links de presença
Depois de seis meses no ramo estou iniciando o curso de Intev ABA
Bom dia . Agora descobri o Senhor, muito importante, amei essas dicas . Envia pra mim também a tabela. Esse material Desde já agradeço.
Boa tarde!!!
Kkkk verdade prof lucelmo,elas Sabem mesmo, com quem fazer birras ou não, e Concordo que elas tem,sim capacidade de aprenderem.sou mãe de um autista de 4 anos!!!
Preciso de ajuda pra tirá-lo do celular
Bom dia. Vc poderia disponibilizar o material Drl por exemplo, ficaria muito grata. Obrigada pelo conteúdo
Como isso é genético e minha mãe é narcisista e bipolar. Meu pai era esquisito e heteroagressivo comigo. Do nada quando ele chegava do trabalho e minha mãe demorava a chegar, ele me surrava violentamente a ponto de me cortar e sangrar. Seus vídeos me ajudaram a entender a violência dele.Estou refletindo o SETA. Acho que pode ser sensorial e atenção.
Assistindo hoje dia 12/09/23, gostaria de receber o material 🙏🏻❤️
só encontrei seu vídeo agora e gostei muito.
Professor como.posso ter acesso as informações sobre a sua especialização em ABA.
Sempre maravilhoso assistir suas lives! Muita aprendizagem! Obrigada! 🙏🏼
Estou para enlouquecer sem saber como ajudar meu filho quando ele começa a se autoagredir. Pelo amor de Deus me ajude.
Muito bom, muito útil. Diretamente aplicável
Meu neto tem altismo nível 2 mais ninguém teve isso na família nem na minha nem na minha nora
Cada dia aprendendo mais c o esse Professor super top !
Boa noite Dr primeiro desejarte parabéns e agradecer pela a explicação do comportamento do autismo. Dr venho por esta via pedir a juda, tenho um filho autista e as vezes não sei como lidar com ele.
boa noite maceio
Ola @lucelmolacerda e equipe. Quais são os cursos que os pais podem fazer para prepará-los para trabalhar com as crises e entender a situação da agressividade, podendo inclusive explicar aos professores e acompanhantes quais sao as melhores praticas para estes momentos? Obrigada
Poderia por favor repetir o título do artigo e os autores? Obrigada
Pena que a grande maioria não pensa como você...os tratamentos seriam eficazes.😔
Atendo uma criança autista severo ....que reage quando contrariada com ato de cuspir....
Professor, boa tarde, acabamos de assistir esse maravilhoso vídeo. Ainda conseguimos acesso ao material ?!? Obrigada e até !!
Também gostaria de receber o material, por gentileza.
Muito esclarecedor!
Quero receber...por favor....e já te agradeço
Sei que faz muito tempo, mas eu queria muito esse material.
Tipo joga coisas, etc.
Boa noite. Lucinete
Eu quero muito esse material sou professora e mãe de autista,!
Boa noite, meu. Netinho tem comportamento agressivo e suto agressivo, não verbal,c
Professor como conter uma criança que derruba tudo da mesa e das carteiras das crianças?
Minha neta e altista tem 16anos muito agreciva bate morde
Também queria muito esse material😊
Lucelmo
Excelente tema 👍🏻👍🏻👍🏻💯💙
Sou deficiente física após um AVC Tenho uma terapeuta ocupacional meu braço esquerdo paralisado. Ela também é especialista em crianças e adolescentes autistas. Conversando com ela concluímos que eu posso ser fenótipo ampliado de autismo.
Eu quero muito. 🙏🙏🙏🙏
excelente sua exposição sobre o trabalho diante de agressividade no autismo.
Você parece o ator Valdemir Brichta
Tenho uma aluna agressiva já me deixou com hematomas , está deixando outras crianças machucadas. Tenho mais alunos problemáticos . Não é fácil, a mãe depende do serviço público.
Meu nome é Marionei Figueiredo sou de Cuiabá Mato Grosso e meu filh tem 29 anos descobrimos o autismo dele com 3 anos.
Meu filho com 7 anos de idade , ficava contando de um a mil , e não escrevia o que estava no quadro, as crianças da sala , todos ficavam olhando , e foi intendido que havia algo não legal , e um sinal de autismo?
Estou assistindo esta aula em 2025, tem como alguem me enviar este material citado durante a aula?
Boa noite ,professor Lucelmo sou coordenadora Pedagógica de escola pública e estou interessada neste material , fiz pós em educação inclusiva pela USP em 2010 .
Muito boa live. E a essencia do dr estava otima.
Nossa meu filho esteve muito agressivo na escola em casa têm 11 anos e autismo leve , ñ consegue ouvir um , deixei de dar o que ele queria melhorou bastante , mais também o remédio estava sem ajuste
Obrigada 😂
Eu gosto da parte comportamental e gostaria de aperfeiçoar meus conhecimentos.
Muito bom!!!!! Valeu professor!!!! Brigada por nos ajudar!!!!! Grata!!!
Bom dia!Maratonando suas lives.Preciso de ajuda tenho uns 4 autistas em sala de aula.Pode me mandar o material por favor?
Nossa achei o canal certo 👏👏👏👏🙏😍
Ele já faz acompanhamento, faz as terapias com os professores. Falta fechar o diagnóstico com a reuropsiquiatra (o)
Nossa amando seus vídeos,será que ainda está disponível esse material? Como faço pra ter acesso a pós sobre ABA?
Pai sofre por causa disso que o nível de estresse é enorme na mãe, e às vezes o comportamento inadequado da criança é por causa que ele faz algo que a mãe na gosta, mas que não é prejudicial para criança
Seu trabalho é maravilhoso
Sou mãe de uma criança,o Gabriel
Ainda não fiz os exames pra saber se Gabriel é ou não Autista.
Estou um pouco confusa.
Espero em Deus vencer junto com meu filho,ele tem 9 anos.
o ideal é não demorar no diagnostico, indo a um psicologo para os testes ou ainda um Neurologista que tenha especialidade nesta area. Quanto mais cedo o diagnóstico correto, mais chances a criança tem de receber auxilio, educação preparada, ter qualidade de vida e envolvimento social.
Eu quero o livro
Professor meu filho tem 14 anos é down e autista e com a pandemia as crises de auto-agressão se intensificaram.
M li li PP
Boa noite!
Filho do meu vizinho tem 18 anos ele é autista de uns dois meses pra cá ele fica e quer ficar na rua o dia inteiro e esta agressivo com seu pai e mãe oque fazer aguardo responder grato
Bom dia, gostei muito dessas dicas, queria muito esse material.
Excelente!!
Bom dia,
Obrigada, isso explica muita coisa .
Boa noite!!! Amei o vídeo!!!! Uma amiga compartilhou comigo! Tem como conseguir o material ainda??? 😊🙏
Ele que escreveu.Ele tem TEA
Explicação ótima 🤗
Obrigado 😊😊😊
Oi professor...show, show, show. Vou deixar meu email para receber o material também. Sua fã..😁😉🤭. Abraços!!
Professor boa tarde meu filho tem síndrome de Moebius sempre foi calmo mais agora com 16 anos ele apresenta um quadro de altismo muito agressivo quando fica agitado quebra os vidros das janelas estou apavorada alguém pode me ajudar
Gostaria muito de receber esse material
Oi Professor parabéns, gostaria de receber esse material, estou suspeitando que meu filho tem espectro
gostaria de receber os materiais para leitura. fiu trabalhar em um caps infantil onde tem muitos autistas e eu eu em busca de conhecimento para lidar e para ensinar os pais
Doutor Lacerda tem como fazer uma live desse assunto com autismo adulto????
Parabéns pelo seu trabalho Prof.! como colocar estes alunos com prof. sem essas orientações? Misturando com alunos normais?
Olá amei.o vídeo, trabalho em uma instituição e os casos de autismo tem aumentado mto por isso comecei a fazer uma pós e gostaria de receber esse material se ainda for possível!@ mto grata!!
Meu netinho tem 3 anos ele quebra tudo dá risada quando apronta. Gica netvoso quando falamos não pra ele o que acha joga na gente bate quse graturou o meu dede.
Sua explicação foi perfeita.
inescarolinas@hotmail.com
Me ajuda meu Deus que situação insuportável já estou doente tem dias que sinto que não vou suportar 😢😢😢😢 ser mãe de altista é muitoooo difícil nunca imaginei na minha vida pasar tudo isso 😢😢😢😢😢😢
Eu estou passando pela mesma situação meu Deus é tão difícil ainda sendo mãe solo 😢
Sim, concordo, o ideal é uma equipe multidisciplinar.e o ABA. E quando a criança tem crises de choro ( quando lembra da tia que eu morreu? ) Na escola eu tenho o problema de crianças que querem sempre sair da sala.
Tem uma lista de vídeos só sobre comportamento problema, lá falo sobre como descobrir a função do comportamento para ensinar a não fazer mais isso.
Excelente
Interessante: mas, tem casos em que uma vez que a criança saiu da sala, não volta ( como no seu exemplo). Nesse caso, seria bom ja entregar uma ficha de quero sair, volto em 10minutos- ou depois de 3 voltas no parque)? Ou você sugere usar alguma outra estrategia
Eu queria um Lucelmo aqui em casa o tempo todo!
Nas férias piorou muito o meu. A falta da rotina agravou muito
Gostaria de receber o material
Como é difícil ligar com a birra
Boa noite
Meu filho foi diaguinosticado com autismo leve tdah e tod ele tem crise agressiva tipo surto, quebra coisas, diz palavrões, a escola sempre mim chama pra ir buscar isso é certo , ele ñ quer ir mais a escola , ñ sei como fazer , se falar autoritário com ele ele já têm crises, em casa sei como lhe dar , mais os demais ñ sabem
Um aluno de 3 anos E meio com TEA começou a resisti com choro quando ao sair de sua casa para o jardim de infância que vinha frequentando desde seus dois anos. Sou pedagoga infantil e psicopedagoga clínica. Disse aos pais que ainda estava precose fazer uma análise. Mas que ao ser entregue no convívio ele não chorava estão pouco perguntava pelos pais. Mas os pais não conseguiram se manter ao comportamento w retiraram a criança levando o para outro jardim. Sou formada na pedagogia Waldorf e trabalho com muito afeto respeitando o desenvolvimento de cada um sem muito estímulo. Essa criança estava começando a brincar com os amigos, sorrindo e sem muita demonstração do seu leve autismo. O que faltou no caso. Se uma comunicação mais esclarecida. Sendo que essa criança está fazendo um acompanhamento específico com um psicopedagoga
Cuido de uma criança que tem autismo severo tem como vc manda essa apostila pra me
Boa noite Professor. Ainda tem como enviar o material?
Eu e minhas 2 irmãs detestávamos meu pai, que hoje vejo que era autista. Ele era ignorado por nós e só era notado na violência. Ele era fixado em violência comigo. Penso se não era esquiva de interesse sexual por mim, durante a ausência da minha mãe. Eu sou a mais velha.
bom dia!!! poderia me enviar o material citado em pdf?
obrigada
Simplesmente maravilhosa live 👏👏👏👏👏👏
EXCELENTE trabalho! Por gentileza , gostaria de receber o material, sou Pedagoga e tenho um filho de 4 anos que está em processo de diagnóstico. OBRIGADA!