Sou TDAH e não gosto de quando sugerem que sou mais inteligente que a média. Só eu e Deus sabemos a dor que é conter os impulsos e se concentrar em algo. Ser mais... segundo o olhar do outro, tira o mérito do esforço absurdo que fazemos. Eles tratam como se tudo fosse fácil e feito com mágica. É mil vezes pior.
Verdade! Uma característica do tdah é a alta resiliência que ele desenvolve, que depois de surgida, funciona como um grande propulsor capaz de fazer superar grandes obstáculos. No entanto, não deixa de cobrar seu preço, de ter sua dor e cobrar lágrimas.
@@gabaliaomeuilusorioceudeba5988 Conheça o Racionalismo Cristão e depois tire suas conclusões . Não é como Religião , mas é preciso ir mais d uma vez , como se aprende na Escola . Tenho Familiares com TDAH e Dislexia e às vezes penso que já fui Hiper Ativo , - apenas minha opinião - , nada a ver com o Racionalismo Cristão , mas aprendi e mudei minha Vida qndo conheci o R. Cristão .
No meu relatório do neuropsicólogo além do TDAH deu inteligência acima da média. Meu psicólogo me perguntou o que eu achei sobre, falei que não adiantava nada se não colocar em prática. Minha mãe sempre diz que eu sei fazer muitas coisas, só não sei fazer dinheiro 😂
Escuto muito isso tbm.. que sei fazer muita coisa, mas não sei monetizar nada! Isso me frustra. Descobri que sou TDAH agora com 39 anos. Foi um alívio descobrir.
@@sassahleal9220 diagnóstico tardio é muito triste. Mas ao mesmo tempo é um alívio, pois finalmente sabemos porque agimos de tal maneira, mas me deixa triste e enraivecida que os médicos não fazem diagnóstico certo
Quanta gente junto nessa.. kkkk geral me diz a mesma coisa, super inteligente, criativo, mas nada sai do papel .. vou começar a vender estratégias, sacadas e planejamentos pra pessoas executoras 🤣🤣
Hj temos acesso a informação, eu tive meu diagnóstico com 17 anos em 2013, na época nem se cogitava em falar sobre isso, passei por tudo na marra, desde infância na escola , até ensino médio com matemática física e química
Isso é bem verdade. Eu sei que eu tenho. Tento me esforçar ao maximo no dia a dia para não errar nada no trabalho. Porque eu sei que tenho, com diagnóstico e tudo mais. É bem complicado, eu andava errando demais e comecei a refazer o tratamento que tinha parado, consegui a receita para pegar meu remédio que é o RITALINA.
Eu sabia ler e escrever perfeitamente aos 5 anos, gostava de juntar as letras, desenhava muito bem para a idade que tinha , meu vocabulário era muito extenso e eu falava muito rápido para tentar expressar tudo o que estava na minha cabeça. Me tiraram do pré e me colocaram no primeiro ano. Lembro que as aulas não me interessavam pq eu achava monótono aquele ambiente e a professora dizia que eu vivia pensando na morte da bezerra, as crianças me chamavam de estranha e eu só me relacionava bem com adultos. Sempre escutava que eu era muito inteligente mas não me esforçava para prestar atenção e que atrapalhava as aulas. Minha carteira sempre tinha desenhos lindos, as tias da limpeza muitas vezes não apagavam e no outro dia minha “ obra de arte “ ainda estava lá para a minha alegria. No final do ano tds já me chamavam de burra pq eu não conseguia tirar boas notas. Me sentia sozinha e me refugiei em meus milhares de pensamentos , cresci sem diagnóstico. A um mês meu filho foi diagnosticado com TDAH e me vejo nele,Agora é focar no pequeno para que não passe pelo que eu passei.
Olá, tudo o que escreveu representa a minha vida, eu sempre fui assim é nunca percebi porque? Fico frustrado só de saber que isso tem afetado a minha vida social o tempo todo!
A gente cresceu, mas ainda podemos cuidar da gente, ainda tem muita coisa que gostaríamos de fazer e da tempo sim, bora lá!!! E sobre os erros, li tão interessada que nem percebi, daí fui olhar kkkkk😂😅
Recebi recentemente (aos 41 anos) o diagnóstico de SD/TDAH (superdotação e TDAH). Eu sempre soube que existia algo de errado comigo, mas o diagnóstico era difícil pq mesmo prestando atenção em 5 minutos de uma aula de 50, eu conseguia tirar uma nota mediana e não despertava preocupação por parte dos professores. O atraso sempre foi meu cartao de visita, o esquecimento e a perda de objetos sempre foram constantes. Eu destruia relacionamentos e amizades por causa do temperamento explosivo, era chamado de insensível por demomstrar indiferença e esconder os sentimentos. Por outro lado, com o minimo esforço, eu tirava as maiores notas no que eu quisesse, fui 1⁰ em vestibulinho de ensino técnico, 1⁰ em um concurso público de duas etapas, 4⁰ no vestibular de uma universidade publica onde jubilei e prestei novamente pq acabei desistindo no meio do curso. Resumindo... Depois do diagnóstico eu descobri que eu era uma Ferrari com o freio de mão puxado. Chorei muito nas primeiras semanas com uso da medicação por perceber tudo que eu poderia ter feito, criado ou desenvolvido, mas deixava de lado ppr causa do TDAH. Peço perdão ao meu pai e a minha mae (ambos falecidos) por todas as alegrias que eu deixei de dar a eles e por todas as vezes que bruto e impaciente. Hoje eu sigo o tratamento, tomo rigorosamente a medicação e a mudança é comemorada pelas pessoas do trabalho e da família. Graças aos vídeos deste canal eu enxerguei o que eu tinha e fui buscar ajuda médica. Obrigado, Yuri! 🤝🫶
Eu aos trinta e nove tenho qse certeza q tenho vou buscar ajuda o mais rápido possível já q na infância eu não consegui mesmo sabendo q algo estava errado
Opa!Boa tarde,li o seu comentário e fiquei emocionado, ontem recebi o diagnóstico de TDAH,me identifiquei com muitas coisas que você relatou,tbm sempre pensei que havia algo diferente em mim.Não é fácil tocar a vida, tenho problemas de transtornos de ansiedade,auto estima comprometida, não durmo bem, não consigo trabalhar para outras pessoas,tipo um emprego normal,e minha cabeça não para nem um minuto, não consigo relaxar,creio que com este diagnóstico posso mudar e ter mais qualidade de vida!
Caro amigo, você não precisa do perdão dos teus pais fica tranquilo. Se eles estivessem aqui e entendessem o que você tinha ia vê que vc é um guerreiro e teriam orgulho de vc... No fundo somos sobreviventes... Lutamos para nos adaptar a um mundo que definitivamente não foi feito para nós e sem ao menos a gente saber o porque. Então SOMOS TODOS SOBREVIVENTES, SOMOS GUERREIROS. Agora que existe tratamento vamos aplicar. Imagina quanta gente já foi descriminada de forma grosseira no mundo por ter algum transtorno que nem sabia o que tinha. FORÇA E FÉ: TMJ!!!
Me identifiquei muito com esse vídeo, o Tda é uma faca de dois gumes na minha vida. Se por um lado essa falta de inibição mental me ajuda a ter ideias incríveis por outro não atinjo meus objetivos por falta da função executiva. É punk.
Totalmente isso, mas acredite, quando você conseguir vencer essa "preguiça induzida" que nós temos, isso vai te dar uma vantagem absurda contra as outras pessoas "normais"
Verdade, vc tem razão. Eu sempre me achei inteligente, modéstia à parte kkkk mas por as minhas funções executivas serem precárias, muitas vezes eu me sentia burra. Mas não era burrice. Só que pela falta de diagnóstico, eu não sabia explicar o motivo de eu errar coisas básicas.
Eu também! Muitas vezes tenho clareza sobre certas conjunturas que muitos não conseguem. No entanto, por muito tempo tive a auto estima destruída, sentindo-me burro. E na verdade é puro déficit de função executiva.
Concordo contiho quanfo diz que a inteligencia não garante sucesso. Eu me sinto muito inteligente, porém as minhas dificuldades de socialização, questões emocionais e com baixa auto estima atrapalham muito colocar tudo o que sei em prática.
Tenho TDAH e já passei em mais de 5 concursos onde hj trabalho em 2 prefeituras (enfermagem) concursada. Mas minha dificuldade de memorização e a dispersão me atrapalha constantemente, sem contar na impulsividade que me atrasa a vida😒
Fico um pouco indignada pois o site da associação brasileira "afirma" que quem é TDAH tem a pontuação no teste de QI 10 pontos abaixo de quem nao é TDAH. Mas não explica todas essas nuances que vc disse. Sempre tive mais dificuldades no formato padrão tradicionalista de sala de aula, cheguei a copiar matéria errada do quadro de um semestre inteiro, sendo que só percebi isso na prova de recuperação quando consegui emprestado o caderno de um colega para poder estudar. Além de perceber isso, aprendi a matéria. Tirei nota máxima na prova. Eu precisava de 29 em 30. Eram só 3 questões de matemática financeira. O professor disse que ficou impressionado, pois nem quem precisava de bem menos pontos havia conseguido. Acho que nossa inteligência é diferente. E infelizmente tenho dificuldades com ensino tradicionalista: copiar de quadro, ao mesmo tempo prestar a atenção no professor e colegas.. aulas "desestimulantes".. penso que este formato de educação deve ser repensado. Eu acho que quem é tdah já passou pela cabeça que não é inteligente porque acabamos nos comparando com os colegas. Mas acontece que somos sim diferentes. Sinto presente em minha vida a criatividade, o pensar fora da caixa, as ideiad brilhantes que as vezes surgem. Penso que nao somos mais nem menos. Mas precisamos melhorar a função executiva (sinto muito essa questao) a questao da distraçao e do foco. Preciso de mais tempo do que a média para responder bem uma prova, pois releio os enunciados, reviso as respostas que dei, foi q técnica que criei para evitar meus erros por distração. Sou tipo distraído. Acho interessante utilizarmos as ferramentas ao nosso favor.
Eu tenho 44 anos e não consegui construir nada de útil na minha vida. Me sinto à deriva. Não me acho inteligente. Tenho excelentes ideias mas para executá-las é zero. E muito sofrido. Ainda não fui a um especialista para diagnóstico. Mas com todas as pesquisas que faço encaixam com os sintomas e deficiências que tenho. E a minha filha tbm. Quanto a i inteligência não sei se sou na média ou acima.
Me identifiquei com você. Fazer ENEM sempre fui difícil para mim, pois eu não consigo ficar tantas horas fazendo algo, é bem complicado. Mas quem olha de fora nunca entende.
@@brumendes97 Quem olha de fora costuma não entender. É foda. Mas tem quem entenda, em geral, pessoas mais empáticas, ou pessoas que estudaram o assunto
Os professores sempre mandavam recados para meus pais, diziam era um menino muito inteligente, mas que era muito destraido.🤯 Pra quem descobriu o Tdah depois dos 40, eu tinha tudo pra ser um (bost4) nada na vida, passei por várias profissões, a que mais durou foi de costureiro de roupas, fiquei 5 anos, mas me tornei radialista com 23 anos e empreendedor com 37, já comprei minha casa, carros, mas ainda quero melhorar muito pra envoluir mais, estou sempre buscando motivação, pois me da um desânimo do nada.🤷
Concordo. Comecei várias faculdades mas não terminei nenhuma delas . Eu sempre me destaquei nelas . Qdo um assunto me interessa estudo muito sobre. Vou afinco mesmo . Pesquiso tudo sobre. Muitas pessoas tinham e tem raiva de mim por conta disso . Não tenho diploma de nada ainda .tô terminando necropsia . Não consigo ficar em sala de aula por muito tempo.Nao paro em serviço nenhum. Começo vários empreendimentos. Tenho muitas idéas. Mas não consigo por em prática. Começo bem motivada. Mas logo fico desmotivada. Agora sabendo de tudo isso fico mais aliviada .Vou procurar um psiquiatra .muito obrigada
Eu acho que tenho esse problema. Já fiz 3 faculdades e já passei em 2 universidades federais e não terminei nenhuma. Já passei em 2 concursos público e não gostei de nenhum. Além disso eu tenho problema com luminosidade, barulho, local com muita gente, contato físico, e não consigo olhar muito tempo nos olhos das pessoas.
Muito interessante a abordagem desse vídeo, especialmente essa explicação do final, que é onde está a casca de banana: inteligência sozinha não quer dizer sucesso, pq há outros fatores ali dificultando. Parece que há sempre um conflito: uma hora somos até supreendidos de tanta inteligência (kkkk), outra hora pensamos "como fui errar isso? Como deixei isso passar? Acho que sou meio burrinha, mesmo." É o nossa batalha diária da vida. Por isso a terapia é tão importante.
Há 2 anos venho buscando ajudar meu filho, hoje com 9 anos, que sofre muito na escola e que a pandemia evidenciou a dificuldade de concentração dele. Por orientação do 1°neuro que fomos, ele fez a avaliação neuropsicológica, mas, segundo ele, apenas para poder liberar a Ritalina. Concluído o teste, levei ele em um segundo, que apenas leu o resultado do laudo e também receitou a Ritalina. Eu dei por 1 semana, mas os efeitos colaterais foram mais danosos do que o benefício de conseguir ter atenção. Por fim, a última neuro leu detalhadamente o laudo e disse que a questão não era TDAH, mas superdotação. Não recomendou ritalina, mas atividade física e terapia. Depois desse vídeo vou buscar mais uma opinião. Quero muito ajudar meu filho a lidar com o déficit dele, que é muito evidente. Muito, mas muito obrigada por seu trabalho e por sua dedicação em trazer informação de qualidade para nós!
Como seria bom se tivesse mais mães e pais atentos e dedicados ao desenvolvimento de seu filho, quem sabe estaria mais avançado o saber sobre o TEA e outros transtornos.
Meu filho tem 5 anos e estou buscando mais informações e vou pedir pra escola encaminhe ele para uma psicóloga e avalie 😪 ele é absurdamente inteligente para idade dele. Tem uma memória fotográfica espetacular e até parecer saber ler, decora textos, sabe contar um filme em um resumo fantástico, mas não consegue sentar e assisti-lo inicio ao fim. E não consegue realizar coisa corriqueira simples. E sem contar com a agitação surreal.
Passei a vida frustrada porque sempre soube da minha capacidade, mas nunca consegui sair do lugar e conquistar nada pq simplesmente não sabia como fazer, planejava detalhadamente, mas na hora de executar, não conseguia dar o primeiro passo e qd dava ficava estagnada. Ontem recebi meu resultado da avaliação neuropsicológica, QI 121, pensa numa revolta! De que adianta? De que adiantou ser tão inteligente, ter facilidade em aprender sozinha coisas do meu interesse, ter muitas habilidades se não consegui usar isso a meu favor? Parei de fazer tudo que comecei. O diagnóstico veio tão tarde justamente por isso, ngm nunca percebeu pq eu sempre fui boa em tudo que fazia, nunca reprovei, mas nunca observaram os "detalhes" era mais fácil me chamar de preguiçosa, relápsa, egoísta, relaxada... do que me levar no médico, agradeço à Deus e a Internet q me fez reconhecer nos relatos e vídeos coisas q eu achava q eram meus defeitos como sintomas de TDAH e isso me fez buscar ajuda. Mas, como sempre preferi ser positiva e ver o lado bom das coisas, o tdah tem tratamento e espero que daqui pra frente eu consiga usar todo o meu potencial até atingir meu objetivo!
Vc acha que a inteligencia pode vir do nada? (Obs: inteligência no sentido de memorizar com mais facilidade as coisas e tbm enteder um pouquinho mais rapido) E vc acha que a depressao xom ansiedade pode impactar no teste de qi?
Fiz este teste(e outros e fui diagnosticado com tdah) com 21 anos de idade e o psicólogo sugeriu que eu pudesse ser um superdotado. Eu que sempre sofri e fiquei de recuperação em toda minha vida escolar/acadêmica. Apenas número do teste do qi diz muito pouco.
Meu caso foi semelhante. 21 anos fui diagnosticado com tdah. QI de 136, deu no teste. Não usei remédios até os 26, quando usei por 6 meses. Os efeitos colaterais impediram-me de continuar. Tô com 35, nome sujo no Serasa, faculdade não completada, ganho 1 salário mínimo e mal me mantenho financeiramente. Sem filhos, sem casamento. Não subestime o diagnóstico
amei o video, as vezes tenho defict de atenção, mas desde criança gosto mto de ler e acho q isso me ajudou mto a interpretar melhor e ser bom em provas, só q as vezes n consigo completar minhas metas, mas n desisto, o esforço é mto mais recompensador
Sou adulta e tenho 52 anos e agora descobri que tenho tdah, ñ fui a pisiquiatra ! Porém, ao tentar descobrir o meu modo de ser desde pequena ! Tenho certeza, que sim! Pois, entendo tudo! Ñ Sei me expressar! Sou impulsiva em algumas coisas e me retraio em outras e por aí vai.... tipo : tenho muita dificuldade em algo super simples , e realizo coisas bem difíceis e depois ñ sei como... matemática é o meu fim e ao mesmo tempo , cálculo qué, o improvável e depois ñ sei como!! ???? Ñ sei explicar...
olá, não se autodiagnostique, procure um profissional, pois se formos ver os critérios de alguns problemas no DSM é possível de nos identificarmos com alguns, então procure um profissional mesmo.
Existem QI's de tipos diferentes: para exatas..humanas...artístico...etc. Depende muito do dom de cada um. Alguém com QI alto para matemática pode ser péssimo escrevendo uma redação...por exemplo.
o certo seria: TDAH; Core I7, 2gb de ram (memória curto prazo limitadíssimo) HD de 15TB (quem tem TDAH sabe de tudo um pouco) com um monte de arquivo pequeno e poucos bem grandes, porém instalados pela metade ou corrompidos kkkkkk. Placa de video RTX4090 (poder criativo e de inovação absurdo) e fonte de 300W do Paraguai (se ficar no default, só dar o boot, até vai, agora fez qualquer coisa que exija um pouco mais, da shutdown ou queima kkkkkkk). Além disso, quando deu boot, imediatamente abre o Chrome com 15 abas abertas que ficam abertas até finaliza-las, mas como nunca finalizamos, ficam abertas ad eternum.
Excelente vídeo. Me descobri com esse transtorno a pouco tempo buscando explicações pra meu comportamento tão diferente, não tenho condições financeiras pra uma consulta pra ter um diagnóstico preciso, porém tudo que tenho estudado sobre bate direitinho comigo e de certa forma me sinto aliviada por saber que não sou de outro planeta como pensei, e entendo agora porque apesar de ser considerada inteligente por saber de muitas coisas nunca conseguir ri até o fim em nada, as pessoas não me entendem, e me perguntam porque sabendo fazer tantas coisas trabalho como diarista e gosto desse trabalho, nem eu entendia, mas agora sim
A Dra. Ana Beatriz Barbosa SIlva que estuda e trata o TDAH explica que o fato do TDAH conseguir fazer mais conexões sinapticas e com maior velocidade pode trazer um senso criativo e uma maior aptidão para solução de problemas que pessoas que não tem TDAH. Esse seria um argumento de pq TDAHs podem ter uma inteligência acima da média.
Esses vídeos ajudam muito a descobrir como podemos melhorar nossa qualidade de vida. Eu infelizmente descobri isso aos 65 anos. Vivi sempre me esforçando muito para me encaixar em algum lugar. Fico feliz que hoje as informações sobre TDAH, chegam em uma velocidade muito rápida.Assim as pessoas poderão ter mais qualidade de vida muito mais cedo do que eu.
Isso não sei, mais falo e não tenho paciencia de esplicar. Deixo a pessoa ruminando aquilo anos e anos, ai depois ele fala "vc tinha razão". kkkkkkk é tão bom isso.
Na minha família identifiquei pessoas com TDAH e nem sabem que tem ou nunca falam sobre. Essas são muito inteligentes por isso não acreditam que são. Eu mesmo , tirava as melhores notas, e escrevia e dirigia as peças de teatro da escola . Era considerada muito inteligente. Mas minhas amigas mais próximas me achavam "burra, lerda". Trabalhei numa empresa por 10 anos e no primeiro ano me acham " devagar quase parando", mas nós últimos anos subi de cargo e já me consideravam muito inteligente. Porém, como o Yuri explicou, inteligência não é eficiência. Sou sim inteligente, mas não sou eficiência nas tarefas. Tenho 48 anos e a vida toda foi assim , pra uns sou inteligente e pra outros desligada, avoada . Hoje passo roupas em casa, faço bem feito e minha clientela está crescendo. Amo fazer isso porque a cada dia tenho a sensação que conclui uma tarefa. Tenho muitos elogios e recebo a cada entrega, isso me estimula.
Somos de Canhoba e as condições são poucas para realizar o tratamento do meu neto as veses fica dificil para irmos a outra consulta temos que reunir a familia e fazemos uma vaquinha para poder pagar a consulta do João porque custa 400,00
Fui diagnósticado com TDAH recentemente por um neuropsiquiatra e uma psicanalista. Então vou dizer o que eu acho. A pessoa com TDAH tem um pensamento muito acelerado e uma criatividade absurda, mas o corpo não consegue acompanhar. Porém quando estimulada apresenta uma inteligência acima da média mesmo. Pq seu cérebro ja faz coisas incríveis mesmo sendo tendo suas particularidades e dificuldades (sociais principalmente). Quando consegue, tem que estar ligado a um prazer, ai gera um hiperfoco e sim, dependendo do estímulo, aprende e desenvolve mais rápido um determinado assuntos ou área de atuação. Sempre fui dito como muito inteligente, mas nunca conseguia estudar em casa sem alguma coisa ou estímulo. Da mesma forma que via programas educativos na TV desde 3 a 4 anos junto com os desenhos infantis. Minhas tias compravam revistas da turma da Mônica e me alfabetizei cedo. Sempre me dei bem com adultos e absorvia muito conteúdo de livros com textos e ilustrações. Aprendi ciência, mitologia, astronomia, geografia quando criança, agora estou aprendendo inglês e desenho. Fazia e faço por hobby, não por obrigação, era prazeroso ler os livros ou assistir os vídeos que passavam nos programas de TV educativa. (futura, tv escola, tv cultura, bandeirantes). Hoje com a Internet volta e meia eu assisto algum documentário ou pesquiso vídeo informativos (varia muito, depende do meu tédio). Mas sempre tive problemas com sequências numéricas (a não ser quando estimulado) ou atividades que necessitasse de organização. Enfim, ficou meio desconexo o texto acima, mas pra resumir. Se a pessoa com TDAH for estimulada vai apresentar um qi ou uma inteligência acima da média. Mas se não tiver estímulos ou se o ambiente de crescimento for desfavorável, não vai apresentar todo esse potencial latente.
Vc acha que é possivel a memoria aumentar do nada mas ao mesmo tempo por causa da depressao vc esquece 95% do que aconteceu ontem. Vc acha que tem como melhorar?
ปีที่แล้ว
As suas observações estão cobertas de razão. O meu TDAH não é motivo de orgulho e sempre me atrapalhou. Hoje em dia, não consigo trabalhar como as pessoas "normais". Muito difícil. E tenho que sustentar minha família. Nem sei o que fazer.
Fui em uma psicóloga e meu teste de qi deu 118 e fui diagnosticado com TDAH. Depois de 24 descobri porquê sempre tive dificuldades da escola e faculdade.
Todos os testes/provas/vestibular que passei até hoje, no meio da prova parei fechei os olhos e comecei a relaxar e me concentrar. Depois de 5 minutos voltava e continuava com mais foco. Até hoje faço isso nas minhas atividades diárias.
Tenho um aluno com TDAH no reforço escolar e faço isso com ele. Da super certo. Peço pra levantar e fazer alongamento, beber água, fechar os olhos..., e recomeça bem .
Acabei de receber meu laudo do neurologista. Eu fiz duas horas e meia de teste. Agora vou para o Psquiatra. Em todo obter-se eu fiz super rápido. A Neurologista já escreveu que eu tenho hiperatividade leve a moderada. Agora vou esperar o Psquiatra. Sempre sofri na escola. Sempre sofri pra aprender idiomas. Agora estou entendendo todos os motivos.
Estou observando que alguns problemas estão incomodando. Comprei um livro 3 vezes( tempos espaçados), que na minha cabeça eu n tinha . Comprei outros dois repetidos , que n foram baratos , que na minha cabeça eu também não tinha. Quando cheguei em casa e vi que já tinha eles , meu corpo esfriou. Foi assim, eu tava lendo ele na sala e fui procurar um outro livro ,aí vi ele no armário. levei um susto! Foi daí que comecei a ficar muito preocupado. Passo o dia tendo branco no q vou fazer. Só consigo ter motivação no que é novo , deixou de ser perco o interesse. Isso me incomoda e fico preocupado. N consigo lembrar de forma alguma de coisas do passado. As vezes estou numa roda de conversa e alguém fala uma fato que aconteceu e n lembro de absolutamente nada , é como se aquilo nunca tivesse acontecido. Quando começo a ler um livro , depois de algum tempo ja tem uns 4 livro abertos . De alguma forma o livro deixa se ser interessante e ja passo p outro e assim fica de 4 a 5 livros encima da cama . O resultado é q n consigo terminar nenhum . Eles ficam todos pela metade. Se passa uns dias deixo eles de mão. O que quero saber é, isso pode ser indícios de TDAH
Tenho muitas ideias, crio negócios facilmente mas tenho dificuldade em focar neles, minha cabeça n para de pensar, muitas vezes crio planos mas não consigo dar início pq quero td perfeito, mas vou começar o tratamento…
Tenho 130 de Qi de acordo com dois testes que eu fiz, tenho depressão a muito tempo, mas recentemente minha psicóloga pediu para eu pedir para o psiquiatra observar TDH visto que tenho todos os sintomas desde de criança, fiz 2 teste os dois deu 130
Quando tenho algo que eu gosto de fato eu foco e vou no profundo para entender o porquê, para que de tudo 😂 eu fico e nessa situação, sou boa na prática e ruim na teoria
Eu aprendi a ler com 4 anos, até o 7 ano eu era uma criança com bom rendimento escolar, que meu tdah passou muito despercebido. Mas aos 27 anos fui diagnóstica com tdah severo, e com inteligência a baixo da média. Sem conseguir entender.
Tenho TDAH, meus testes davam dentro da média porque não tinha paciência pra pensar/focar na solução das respostas... Depois que comecei a realmente focar para realizar o teste descobri que tinha 30 pontos a mais... Na verdade, eu era realmente acima da média, até sabia disso pelo meu desempenho geral na escola quando comparado aos outros, MAS quando fazia o teste dava normal, por este motivo(sem foco pra fazer)... A propósito, excelente vídeo!
Tenho depressao e ansiedade sinto que isto "ofuscou" minha inteligência e me deixou burro,ingenuo e analfabeto. Tinha tirado na media mas acho que eu sendo normal igual a vc conseguiria tirar mais Obs:sei que deve ter notado que quase nao usei virgula e ponto pois é pq eu esqueci como se usa por causa da depressao e ansiedade sinceramente vc acha que eu posso melhorar e ser normal igual a vc?
Pra fazer uma entrevista de emprego, viajei 1200 kms de moto (só de ida), me dei super bem com a equipe de avaliação, mas a ansiedade, o cansaço e o TDAH me tirou do jogo na prova!!! Fui muito mal. Hj tenho que criar estratégias pra fazer as coisas simples da vida! E isso aos 45 anos de idade! Gratidão pelo vídeo!!
Sempre fui uma pessoa muito inteligente, porém do nada me perdia em meus pensamentos, parecia que eu pensava 5 vezes mais que um pessoal normal, a minha imaginação era Elem do normal, então conforme o tempo foi passando eu fui criando técnicas para lindar com as minhas falhas, no fim virei uma pessoa metódica, controlando tudo, assim não me perdia em meus pensamentos, com 26 anos descobrir que tenho TDAH imperativo.
Minha filha e atleta de auto impacto ....tem tdh...e vejo que ela na ginástica não tem medo ...em fazer movimentos vai e faz ...na escola nunca tomou bomba ...mais e mais complicado ...
Bom, meu Qi deu 130/140. , meu teste psicotécnico, a professora se surpreendeu e disse que meu resultado foi muita, mas muito acima da média! Mas eu não consegui ficar milionário ainda!
Acho que posso me considerar acima da média, sou programador senior em uma empresa muito boa, faço o que muita gente acha loucura, mas ao me comparar com meus colegas, me sinto muito abaixo deles. Tenho a impressão que coisas simples, eu preciso de muito maís tempo e repetição pra aprender... E erro, eu erro muito mesmo. Me sinto péssimo.Ja sofri muito ao longo da vida por isso.
Sim, igual a mim...fico impressionada como aprendi um idioma e tenho dificuldade de executar tarefas tão simples...erro demais as mesmas coisas e isso me deixa triste.
Eu retirei o comentário, não que eu estivesse errado (não estava), mas porque eu acho que você faz um bem em falar do assunto. Gostaria de saber se você é um profissional da saúde mental ou se é um apaixonado pelo assunto. Obrigado.
Dependemos do auxilio do carro da prefeitura e nem sempre o dispoem ai temos que ir de taxi que custa 40,00 pra ir e voltar mas 40,00 ele e o acompanhante da 80,00 fora a consulta e o almoço
Meu filho tem tdah e tem 6 anos e não se interessa em nada só em aparelhos eletrônicos não sei mais o que fazer pra ele se interessar em letras e números
Eu não vejo testes de consciente intelectual um medidor confiável dos níveis da inteligência. Muitos apresentam falhas, tanto na aplicabilidade quanto na técnica em si. Sem falar que temos diversos tipos de inteligência!
Tive dislexia a matemática quando criança criei traumas referente a matéria, custei a me formar, mas agora vou fazer mecatrônica industrial mas quero usar bupropiona e ritalina para me ajudar tenho TDAH
Eu ja fui chamada de burra no trabalho por colegas de trabalho, ja fui zombada por nao ser capaz de exercer o trabalho como eles,a encarregada falou pra mim msm, que eu nao era capaz de exercer aquela função,e aqui lo me deuxou triste e mexeu muito comigo,eu desde criança sempre fui a mais atrasada em tudo,no colégio principalmente,isso vem me prejudicando,de uns tempos pra ca eu pesquisando eu acredito que tenho esse problema,pois eu nem sabia q ue isso existia,muitas e muitas vezes fui chamada de burra e isso de ter menos inteligencia sempre foi notavel em mim,eu vou marcar com um psicólogo pq isso ja tem me prejudicado minha vida toda,estou com 38 anos e minha vida sempre foi passando por dificuldade em relação a isso.
Muito bem esclarecido a relação da inteligência e o TDAH. E principalmente não é o nível de inteligência que trará mais qualidade de vida e sucesso à pessoa portadora do TDAH, mas vários outros aspectos devem ser considerados.👏👏
Moro em Brasília/DF. Alguém conhece algum médico especialista em TDAH aqui na região? Não estou conseguindo encontrar médicos especialistas, apenas generalistas!
Tenho Dupla excepcionalidade. O ruim é que o TDAH não tratado diminui sua capacidade a maior parte do tempo, então mesmo com um alto QI, sua performance cai bastante. Mesmo em hiperfoco, as distrações são mais frequentes. Tratar o TDAH torna sua performance melhor. Talvez ser superdotado tenha mascarado muita coisa do meu TDAH e consegui, mesmo a trancos e barrancos, terminar as coisas que fazia e ter algumas conquistas na vida.
Não temos termo de comparação. Não há como avaliar as capacidades do portador de tdah com instrumentos feitos para neurotipicos. Quando surgir um instrumento apropriado, podemos falar sobre isso com fundamento científico.
Outra coisa.Era e sou auto didata,que qdo cheguei na idade pra entrar no primeiro ano,eu pulei 2 anos e ainda no segujdo já sabia mais e o que eu fazia???saia da sala e ia sentar no banco la fora.E qdo percebia estava a classe toda rindo de mim na janela.A professora não se importava porque eu sabiia tudo e muito mais.E me aceitava
fiz teste de QI e eu mesma ja fiquei impressionada com o resultado que tive, o teste nao mostra outras nuances do TDAH, logo eu que sempre tirei nota baixa em matematica, fisica, quimica
Eu não sei se é TDH não. Já fiz 3 faculdades e já passei em 2 universidades federais e não terminei nenhuma. Já passei em 2 concursos público e não gostei de nenhum. Além disso eu tenho problema com luminosidade, barulho, local com muita gente, contato físico, e não consigo olhar muito tempo nos olhos das pessoas. E tenho grande muita dificuldade de fazer amigos. A minha cabeça funciona a base de lógica. As coisas precisa de lógica pra ter sentido. Os sentimentos senpre foram uma coisa incompreensível. Pra mim o sentimento precisa ter lógica e se não tem lógica então não é nada. Eu não sei qual problema de saúde eu tenho.
Minha filha está em análise de TDAH ela é inteligente pega os assuntos rapidamente ela entende mais na hora da prova ela erradas questões por falta de atenção na hora da prova da escrita
As pessoas sempre dizem: "nossa você é tão inteligente", mas eu preferiria não ser tão inteligente assim e não ser TDAH. As pessoas nem sabem que sou, nunca contei. Mas eu enfrento muitas dificuldades no dia a dia a pior de todas é a procrastinação.
Eu confirmo a parte em q ele diz q ele errou as 3 questões, pq já errei questões durante a escola e foi por pura falta de atenção ou por esquecimento, pois o tdah tbm um envolve um certo problema de memoria, mas o meu n é tão grave, eu acho
Eu fiz testes psicotecnicos o psicólogo perguntou quem é o XY, eu levantei a mao ele me chamou na sala dele e falou você trabakha com o que? Eu disse na área de rh/dp, ele me falou faz algo na area de exatas engenharia ou matemática, eu fiquei feliz porque gostava e queria cursar uma desses cursos, fiz fatec automação tem muita matemática e física agora faço usp, to sofrendo. Kkk
Sou TDAH e não gosto de quando sugerem que sou mais inteligente que a média. Só eu e Deus sabemos a dor que é conter os impulsos e se concentrar em algo. Ser mais... segundo o olhar do outro, tira o mérito do esforço absurdo que fazemos. Eles tratam como se tudo fosse fácil e feito com mágica. É mil vezes pior.
Verdade! Uma característica do tdah é a alta resiliência que ele desenvolve, que depois de surgida, funciona como um grande propulsor capaz de fazer superar grandes obstáculos. No entanto, não deixa de cobrar seu preço, de ter sua dor e cobrar lágrimas.
Deus n existe.
@@gabaliaomeuilusorioceudeba5988 como vc sabe?
Compartilho do mesmo pensamento.
@@gabaliaomeuilusorioceudeba5988 Conheça o Racionalismo Cristão e depois tire suas conclusões . Não é como Religião , mas é preciso ir mais d uma vez , como se aprende na Escola . Tenho Familiares com TDAH e Dislexia e às vezes penso que já fui Hiper Ativo , - apenas minha opinião - , nada a ver com o Racionalismo Cristão , mas aprendi e mudei minha Vida qndo conheci o R. Cristão .
No meu relatório do neuropsicólogo além do TDAH deu inteligência acima da média. Meu psicólogo me perguntou o que eu achei sobre, falei que não adiantava nada se não colocar em prática. Minha mãe sempre diz que eu sei fazer muitas coisas, só não sei fazer dinheiro 😂
é nós! como é bom afundar, mas a bordo de um titanic... rs Também sou inteligente e um fracasso... Qual a graça nisto? :(
Escuto muito isso tbm.. que sei fazer muita coisa, mas não sei monetizar nada! Isso me frustra. Descobri que sou TDAH agora com 39 anos. Foi um alívio descobrir.
@@sassahleal9220 diagnóstico tardio é muito triste. Mas ao mesmo tempo é um alívio, pois finalmente sabemos porque agimos de tal maneira, mas me deixa triste e enraivecida que os médicos não fazem diagnóstico certo
Quanta gente junto nessa.. kkkk geral me diz a mesma coisa, super inteligente, criativo, mas nada sai do papel .. vou começar a vender estratégias, sacadas e planejamentos pra pessoas executoras 🤣🤣
@@Shotgun380 que criatividade, mas se vc tem TDAH espero que esse projeto de vender ideias para executores também saia do papel... rsrs
Acho que por termos tdah precisamos nos esforçar mais. Precisamos superar nossas limitações. Nós precisamos alcançar nossos objetivos apesar do TDAH.
Se esforçar muito mais mesmo, umas 5x mais que uma pessoa comum.
Hj temos acesso a informação, eu tive meu diagnóstico com 17 anos em 2013, na época nem se cogitava em falar sobre isso, passei por tudo na marra, desde infância na escola , até ensino médio com matemática física e química
Isso é bem verdade. Eu sei que eu tenho. Tento me esforçar ao maximo no dia a dia para não errar nada no trabalho. Porque eu sei que tenho, com diagnóstico e tudo mais. É bem complicado, eu andava errando demais e comecei a refazer o tratamento que tinha parado, consegui a receita para pegar meu remédio que é o RITALINA.
@@naianealbuquerque5605parabéns
Eu sabia ler e escrever perfeitamente aos 5 anos, gostava de juntar as letras, desenhava muito bem para a idade que tinha , meu vocabulário era muito extenso e eu falava muito rápido para tentar expressar tudo o que estava na minha cabeça.
Me tiraram do pré e me colocaram no primeiro ano.
Lembro que as aulas não me interessavam pq eu achava monótono aquele ambiente e a professora dizia que eu vivia pensando na morte da bezerra, as crianças me chamavam de estranha e eu só me relacionava bem com adultos.
Sempre escutava que eu era muito inteligente mas não me esforçava para prestar atenção e que atrapalhava as aulas.
Minha carteira sempre tinha desenhos lindos, as tias da limpeza muitas vezes não apagavam e no outro dia minha “ obra de arte “ ainda estava lá para a minha alegria.
No final do ano tds já me chamavam de burra pq eu não conseguia tirar boas notas.
Me sentia sozinha e me refugiei em meus milhares de pensamentos , cresci sem diagnóstico.
A um mês meu filho foi diagnosticado com TDAH e me vejo nele,Agora é focar no pequeno para que não passe pelo que eu passei.
Relendo o que escrevi encontrei muitos erros ortográficos mas não vou editar pq se começar vou passar o dia relendo e editando esse comentário.
Olá, tudo o que escreveu representa a minha vida, eu sempre fui assim é nunca percebi porque? Fico frustrado só de saber que isso tem afetado a minha vida social o tempo todo!
A gente cresceu, mas ainda podemos cuidar da gente, ainda tem muita coisa que gostaríamos de fazer e da tempo sim, bora lá!!! E sobre os erros, li tão interessada que nem percebi, daí fui olhar kkkkk😂😅
@karencast5647 Muito lindo! Tudo de bom para vc e seu filho! 🙏🙏
Recebi recentemente (aos 41 anos) o diagnóstico de SD/TDAH (superdotação e TDAH).
Eu sempre soube que existia algo de errado comigo, mas o diagnóstico era difícil pq mesmo prestando atenção em 5 minutos de uma aula de 50, eu conseguia tirar uma nota mediana e não despertava preocupação por parte dos professores. O atraso sempre foi meu cartao de visita, o esquecimento e a perda de objetos sempre foram constantes. Eu destruia relacionamentos e amizades por causa do temperamento explosivo, era chamado de insensível por demomstrar indiferença e esconder os sentimentos. Por outro lado, com o minimo esforço, eu tirava as maiores notas no que eu quisesse, fui 1⁰ em vestibulinho de ensino técnico, 1⁰ em um concurso público de duas etapas, 4⁰ no vestibular de uma universidade publica onde jubilei e prestei novamente pq acabei desistindo no meio do curso.
Resumindo... Depois do diagnóstico eu descobri que eu era uma Ferrari com o freio de mão puxado. Chorei muito nas primeiras semanas com uso da medicação por perceber tudo que eu poderia ter feito, criado ou desenvolvido, mas deixava de lado ppr causa do TDAH. Peço perdão ao meu pai e a minha mae (ambos falecidos) por todas as alegrias que eu deixei de dar a eles e por todas as vezes que bruto e impaciente. Hoje eu sigo o tratamento, tomo rigorosamente a medicação e a mudança é comemorada pelas pessoas do trabalho e da família.
Graças aos vídeos deste canal eu enxerguei o que eu tinha e fui buscar ajuda médica.
Obrigado, Yuri! 🤝🫶
Nossa! Muito difícil mesmo. Me identifiquei 100% contigo.
Eu aos trinta e nove tenho qse certeza q tenho vou buscar ajuda o mais rápido possível já q na infância eu não consegui mesmo sabendo q algo estava errado
Opa!Boa tarde,li o seu comentário e fiquei emocionado, ontem recebi o diagnóstico de TDAH,me identifiquei com muitas coisas que você relatou,tbm sempre pensei que havia algo diferente em mim.Não é fácil tocar a vida, tenho problemas de transtornos de ansiedade,auto estima comprometida, não durmo bem, não consigo trabalhar para outras pessoas,tipo um emprego normal,e minha cabeça não para nem um minuto, não consigo relaxar,creio que com este diagnóstico posso mudar e ter mais qualidade de vida!
Caro amigo, você não precisa do perdão dos teus pais fica tranquilo. Se eles estivessem aqui e entendessem o que você tinha ia vê que vc é um guerreiro e teriam orgulho de vc... No fundo somos sobreviventes... Lutamos para nos adaptar a um mundo que definitivamente não foi feito para nós e sem ao menos a gente saber o porque. Então SOMOS TODOS SOBREVIVENTES, SOMOS GUERREIROS. Agora que existe tratamento vamos aplicar.
Imagina quanta gente já foi descriminada de forma grosseira no mundo por ter algum transtorno que nem sabia o que tinha.
FORÇA E FÉ: TMJ!!!
@@daniel27449que Deus te abençoe e ilumine na sua caminhada
Me identifiquei muito com esse vídeo, o Tda é uma faca de dois gumes na minha vida. Se por um lado essa falta de inibição mental me ajuda a ter ideias incríveis por outro não atinjo meus objetivos por falta da função executiva. É punk.
Totalmente isso, mas acredite, quando você conseguir vencer essa "preguiça induzida" que nós temos, isso vai te dar uma vantagem absurda contra as outras pessoas "normais"
@@anime_trechos eu penso nisso direto…
@@Luizzhr isso é MT real
É isso mesmo que acontece comigo, por isso vou precisar de medicamento para centrar minhas atividades e organizar elas.
Fui ao psiquiatra Ms ele não me ajudou só me passou remédio pra dormir e não durmo
Verdade, vc tem razão. Eu sempre me achei inteligente, modéstia à parte kkkk mas por as minhas funções executivas serem precárias, muitas vezes eu me sentia burra. Mas não era burrice. Só que pela falta de diagnóstico, eu não sabia explicar o motivo de eu errar coisas básicas.
Eu também! Muitas vezes tenho clareza sobre certas conjunturas que muitos não conseguem. No entanto, por muito tempo tive a auto estima destruída, sentindo-me burro. E na verdade é puro déficit de função executiva.
Concordo contiho quanfo diz que a inteligencia não garante sucesso. Eu me sinto muito inteligente, porém as minhas dificuldades de socialização, questões emocionais e com baixa auto estima atrapalham muito colocar tudo o que sei em prática.
Vc me descreveu toda agora
@@mariasuelma a mim também
Tenho TDAH e já passei em mais de 5 concursos onde hj trabalho em 2 prefeituras (enfermagem) concursada. Mas minha dificuldade de memorização e a dispersão me atrapalha constantemente, sem contar na impulsividade que me atrasa a vida😒
yuri eu acho q to hiperfocado em TDAH, todo dia eu passo no mínimo uma hora pesquisando sobre, vendo seus videos e tudo mais...
Então somos dois kkk.
Fico um pouco indignada pois o site da associação brasileira "afirma" que quem é TDAH tem a pontuação no teste de QI 10 pontos abaixo de quem nao é TDAH. Mas não explica todas essas nuances que vc disse. Sempre tive mais dificuldades no formato padrão tradicionalista de sala de aula, cheguei a copiar matéria errada do quadro de um semestre inteiro, sendo que só percebi isso na prova de recuperação quando consegui emprestado o caderno de um colega para poder estudar. Além de perceber isso, aprendi a matéria. Tirei nota máxima na prova. Eu precisava de 29 em 30. Eram só 3 questões de matemática financeira. O professor disse que ficou impressionado, pois nem quem precisava de bem menos pontos havia conseguido. Acho que nossa inteligência é diferente. E infelizmente tenho dificuldades com ensino tradicionalista: copiar de quadro, ao mesmo tempo prestar a atenção no professor e colegas.. aulas "desestimulantes".. penso que este formato de educação deve ser repensado. Eu acho que quem é tdah já passou pela cabeça que não é inteligente porque acabamos nos comparando com os colegas. Mas acontece que somos sim diferentes. Sinto presente em minha vida a criatividade, o pensar fora da caixa, as ideiad brilhantes que as vezes surgem. Penso que nao somos mais nem menos. Mas precisamos melhorar a função executiva (sinto muito essa questao) a questao da distraçao e do foco. Preciso de mais tempo do que a média para responder bem uma prova, pois releio os enunciados, reviso as respostas que dei, foi q técnica que criei para evitar meus erros por distração. Sou tipo distraído. Acho interessante utilizarmos as ferramentas ao nosso favor.
Eu tenho 44 anos e não consegui construir nada de útil na minha vida. Me sinto à deriva. Não me acho inteligente. Tenho excelentes ideias mas para executá-las é zero. E muito sofrido. Ainda não fui a um especialista para diagnóstico. Mas com todas as pesquisas que faço encaixam com os sintomas e deficiências que tenho. E a minha filha tbm. Quanto a i inteligência não sei se sou na média ou acima.
Você resumiu muito bem
Me identifiquei com você. Fazer ENEM sempre fui difícil para mim, pois eu não consigo ficar tantas horas fazendo algo, é bem complicado. Mas quem olha de fora nunca entende.
@@brumendes97 Quem olha de fora costuma não entender. É foda. Mas tem quem entenda, em geral, pessoas mais empáticas, ou pessoas que estudaram o assunto
Está correto existe variações não existe estudo exato. Pessoas com tdah quando não possuem suporte o QI tem a tendência de cair.
Disciplina é liberdade, e para o tdah é a chave do sucesso.
Os professores sempre mandavam recados para meus pais, diziam era um menino muito inteligente, mas que era muito destraido.🤯 Pra quem descobriu o Tdah depois dos 40, eu tinha tudo pra ser um (bost4) nada na vida, passei por várias profissões, a que mais durou foi de costureiro de roupas, fiquei 5 anos, mas me tornei radialista com 23 anos e empreendedor com 37, já comprei minha casa, carros, mas ainda quero melhorar muito pra envoluir mais, estou sempre buscando motivação, pois me da um desânimo do nada.🤷
Concordo. Comecei várias faculdades mas não terminei nenhuma delas . Eu sempre me destaquei nelas . Qdo um assunto me interessa estudo muito sobre. Vou afinco mesmo . Pesquiso tudo sobre. Muitas pessoas tinham e tem raiva de mim por conta disso . Não tenho diploma de nada ainda .tô terminando necropsia . Não consigo ficar em sala de aula por muito tempo.Nao paro em serviço nenhum. Começo vários empreendimentos. Tenho muitas idéas. Mas não consigo por em prática. Começo bem motivada. Mas logo fico desmotivada. Agora sabendo de tudo isso fico mais aliviada .Vou procurar um psiquiatra .muito obrigada
Eu acho que tenho esse problema.
Já fiz 3 faculdades e já passei em 2 universidades federais e não terminei nenhuma.
Já passei em 2 concursos público e não gostei de nenhum.
Além disso eu tenho problema com luminosidade, barulho, local com muita gente, contato físico, e não consigo olhar muito tempo nos olhos das pessoas.
Você me descreveu todinha , agora eu entendo tudo .
Muito interessante a abordagem desse vídeo, especialmente essa explicação do final, que é onde está a casca de banana: inteligência sozinha não quer dizer sucesso, pq há outros fatores ali dificultando. Parece que há sempre um conflito: uma hora somos até supreendidos de tanta inteligência (kkkk), outra hora pensamos "como fui errar isso? Como deixei isso passar? Acho que sou meio burrinha, mesmo." É o nossa batalha diária da vida. Por isso a terapia é tão importante.
triste!
Há 2 anos venho buscando ajudar meu filho, hoje com 9 anos, que sofre muito na escola e que a pandemia evidenciou a dificuldade de concentração dele.
Por orientação do 1°neuro que fomos, ele fez a avaliação neuropsicológica, mas, segundo ele, apenas para poder liberar a Ritalina.
Concluído o teste, levei ele em um segundo, que apenas leu o resultado do laudo e também receitou a Ritalina. Eu dei por 1 semana, mas os efeitos colaterais foram mais danosos do que o benefício de conseguir ter atenção.
Por fim, a última neuro leu detalhadamente o laudo e disse que a questão não era TDAH, mas superdotação. Não recomendou ritalina, mas atividade física e terapia.
Depois desse vídeo vou buscar mais uma opinião. Quero muito ajudar meu filho a lidar com o déficit dele, que é muito evidente.
Muito, mas muito obrigada por seu trabalho e por sua dedicação em trazer informação de qualidade para nós!
Como seria bom se tivesse mais mães e pais atentos e dedicados ao desenvolvimento de seu filho, quem sabe estaria mais avançado o saber sobre o TEA e outros transtornos.
Meu filho tem 5 anos e estou buscando mais informações e vou pedir pra escola encaminhe ele para uma psicóloga e avalie 😪 ele é absurdamente inteligente para idade dele. Tem uma memória fotográfica espetacular e até parecer saber ler, decora textos, sabe contar um filme em um resumo fantástico, mas não consegue sentar e assisti-lo inicio ao fim. E não consegue realizar coisa corriqueira simples. E sem contar com a agitação surreal.
Passei a vida frustrada porque sempre soube da minha capacidade, mas nunca consegui sair do lugar e conquistar nada pq simplesmente não sabia como fazer, planejava detalhadamente, mas na hora de executar, não conseguia dar o primeiro passo e qd dava ficava estagnada. Ontem recebi meu resultado da avaliação neuropsicológica, QI 121, pensa numa revolta! De que adianta? De que adiantou ser tão inteligente, ter facilidade em aprender sozinha coisas do meu interesse, ter muitas habilidades se não consegui usar isso a meu favor?
Parei de fazer tudo que comecei. O diagnóstico veio tão tarde justamente por isso, ngm nunca percebeu pq eu sempre fui boa em tudo que fazia, nunca reprovei, mas nunca observaram os "detalhes" era mais fácil me chamar de preguiçosa, relápsa, egoísta, relaxada... do que me levar no médico, agradeço à Deus e a Internet q me fez reconhecer nos relatos e vídeos coisas q eu achava q eram meus defeitos como sintomas de TDAH e isso me fez buscar ajuda.
Mas, como sempre preferi ser positiva e ver o lado bom das coisas, o tdah tem tratamento e espero que daqui pra frente eu consiga usar todo o meu potencial até atingir meu objetivo!
Vc acha que a inteligencia pode vir do nada?
(Obs: inteligência no sentido de memorizar com mais facilidade as coisas e tbm enteder um pouquinho mais rapido)
E vc acha que a depressao xom ansiedade pode impactar no teste de qi?
Fiz este teste(e outros e fui diagnosticado com tdah) com 21 anos de idade e o psicólogo sugeriu que eu pudesse ser um superdotado. Eu que sempre sofri e fiquei de recuperação em toda minha vida escolar/acadêmica. Apenas número do teste do qi diz muito pouco.
Inteligência não pode ser medida pelos testes aplicados na escola. 99% deles testam apenas a sua capacidade de memorização.
@@caua6754 Provas são extamente isso não necessariamente significa que a pessoa é inteligente
Fez teste de QI, querido? Quantos pontos?
Quanto deu ?
Meu caso foi semelhante. 21 anos fui diagnosticado com tdah. QI de 136, deu no teste. Não usei remédios até os 26, quando usei por 6 meses. Os efeitos colaterais impediram-me de continuar. Tô com 35, nome sujo no Serasa, faculdade não completada, ganho 1 salário mínimo e mal me mantenho financeiramente. Sem filhos, sem casamento. Não subestime o diagnóstico
amei o video, as vezes tenho defict de atenção, mas desde criança gosto mto de ler e acho q isso me ajudou mto a interpretar melhor e ser bom em provas, só q as vezes n consigo completar minhas metas, mas n desisto, o esforço é mto mais recompensador
Sou adulta e tenho 52 anos e agora descobri que tenho tdah, ñ fui a pisiquiatra ! Porém, ao tentar descobrir o meu modo de ser desde pequena ! Tenho certeza, que sim! Pois, entendo tudo! Ñ Sei me expressar! Sou impulsiva em algumas coisas e me retraio em outras e por aí vai.... tipo : tenho muita dificuldade em algo super simples , e realizo coisas bem difíceis e depois ñ sei como... matemática é o meu fim e ao mesmo tempo , cálculo qué, o improvável e depois ñ sei como!! ???? Ñ sei explicar...
olá, não se autodiagnostique, procure um profissional, pois se formos ver os critérios de alguns problemas no DSM é possível de nos identificarmos com alguns, então procure um profissional mesmo.
Existem QI's de tipos diferentes: para exatas..humanas...artístico...etc. Depende muito do dom de cada um. Alguém com QI alto para matemática pode ser péssimo escrevendo uma redação...por exemplo.
isso também pode ser autismo!! melhor ir num psiquiatra ou neuro
Uma pessoa normal: Um core i3, 4GB de memória RAM e HD de 500GB. TDAH: Core i7, 1 MB de MEMÓRIA RAM, HD de 1GB e com defeito na fonte de energia.
Kkkkkkkkk bem isso
o certo seria: TDAH; Core I7, 2gb de ram (memória curto prazo limitadíssimo) HD de 15TB (quem tem TDAH sabe de tudo um pouco) com um monte de arquivo pequeno e poucos bem grandes, porém instalados pela metade ou corrompidos kkkkkk. Placa de video RTX4090 (poder criativo e de inovação absurdo) e fonte de 300W do Paraguai (se ficar no default, só dar o boot, até vai, agora fez qualquer coisa que exija um pouco mais, da shutdown ou queima kkkkkkk). Além disso, quando deu boot, imediatamente abre o Chrome com 15 abas abertas que ficam abertas até finaliza-las, mas como nunca finalizamos, ficam abertas ad eternum.
Excelente vídeo. Me descobri com esse transtorno a pouco tempo buscando explicações pra meu comportamento tão diferente, não tenho condições financeiras pra uma consulta pra ter um diagnóstico preciso, porém tudo que tenho estudado sobre bate direitinho comigo e de certa forma me sinto aliviada por saber que não sou de outro planeta como pensei, e entendo agora porque apesar de ser considerada inteligente por saber de muitas coisas nunca conseguir ri até o fim em nada, as pessoas não me entendem, e me perguntam porque sabendo fazer tantas coisas trabalho como diarista e gosto desse trabalho, nem eu entendia, mas agora sim
A Dra. Ana Beatriz Barbosa SIlva que estuda e trata o TDAH explica que o fato do TDAH conseguir fazer mais conexões sinapticas e com maior velocidade pode trazer um senso criativo e uma maior aptidão para solução de problemas que pessoas que não tem TDAH. Esse seria um argumento de pq TDAHs podem ter uma inteligência acima da média.
Os estudos científicos nacionais e internacionais não chegaram à conclusão disso ainda. Conforme o vídeo.
Esses vídeos ajudam muito a descobrir como podemos melhorar nossa qualidade de vida.
Eu infelizmente descobri isso aos 65 anos. Vivi sempre me esforçando muito para me encaixar em algum lugar.
Fico feliz que hoje as informações sobre TDAH, chegam em uma velocidade muito rápida.Assim as pessoas poderão ter mais qualidade de vida muito mais cedo do que eu.
Iuri, maravilhoso esse tema e desde já agradeço até....
Isso não sei, mais falo e não tenho paciencia de esplicar. Deixo a pessoa ruminando aquilo anos e anos, ai depois ele fala "vc tinha razão". kkkkkkk
é tão bom isso.
rapaz seus vídeos são incríveis, a informação ta tão bem organizada é inspirador
Fato! Infelizmente não somos blindados aos problemas. Tenho 44 anos e sofro ainda. Não levantei voo na carreira.
Na minha família identifiquei pessoas com TDAH e nem sabem que tem ou nunca falam sobre. Essas são muito inteligentes por isso não acreditam que são. Eu mesmo , tirava as melhores notas, e escrevia e dirigia as peças de teatro da escola . Era considerada muito inteligente. Mas minhas amigas mais próximas me achavam "burra, lerda". Trabalhei numa empresa por 10 anos e no primeiro ano me acham " devagar quase parando", mas nós últimos anos subi de cargo e já me consideravam muito inteligente. Porém, como o Yuri explicou, inteligência não é eficiência. Sou sim inteligente, mas não sou eficiência nas tarefas. Tenho 48 anos e a vida toda foi assim , pra uns sou inteligente e pra outros desligada, avoada . Hoje passo roupas em casa, faço bem feito e minha clientela está crescendo. Amo fazer isso porque a cada dia tenho a sensação que conclui uma tarefa. Tenho muitos elogios e recebo a cada entrega, isso me estimula.
Somos de Canhoba e as condições são poucas para realizar o tratamento do meu neto as veses fica dificil para irmos a outra consulta temos que reunir a familia e fazemos uma vaquinha para poder pagar a consulta do João porque custa 400,00
Fui diagnósticado com TDAH recentemente por um neuropsiquiatra e uma psicanalista. Então vou dizer o que eu acho. A pessoa com TDAH tem um pensamento muito acelerado e uma criatividade absurda, mas o corpo não consegue acompanhar. Porém quando estimulada apresenta uma inteligência acima da média mesmo. Pq seu cérebro ja faz coisas incríveis mesmo sendo tendo suas particularidades e dificuldades (sociais principalmente).
Quando consegue, tem que estar ligado a um prazer, ai gera um hiperfoco e sim, dependendo do estímulo, aprende e desenvolve mais rápido um determinado assuntos ou área de atuação.
Sempre fui dito como muito inteligente, mas nunca conseguia estudar em casa sem alguma coisa ou estímulo. Da mesma forma que via programas educativos na TV desde 3 a 4 anos junto com os desenhos infantis. Minhas tias compravam revistas da turma da Mônica e me alfabetizei cedo.
Sempre me dei bem com adultos e absorvia muito conteúdo de livros com textos e ilustrações. Aprendi ciência, mitologia, astronomia, geografia quando criança, agora estou aprendendo inglês e desenho. Fazia e faço por hobby, não por obrigação, era prazeroso ler os livros ou assistir os vídeos que passavam nos programas de TV educativa. (futura, tv escola, tv cultura, bandeirantes). Hoje com a Internet volta e meia eu assisto algum documentário ou pesquiso vídeo informativos (varia muito, depende do meu tédio).
Mas sempre tive problemas com sequências numéricas (a não ser quando estimulado) ou atividades que necessitasse de organização.
Enfim, ficou meio desconexo o texto acima, mas pra resumir. Se a pessoa com TDAH for estimulada vai apresentar um qi ou uma inteligência acima da média. Mas se não tiver estímulos ou se o ambiente de crescimento for desfavorável, não vai apresentar todo esse potencial latente.
Vc acha que é possivel a memoria aumentar do nada mas ao mesmo tempo por causa da depressao vc esquece 95% do que aconteceu ontem. Vc acha que tem como melhorar?
As suas observações estão cobertas de razão. O meu TDAH não é motivo de orgulho e sempre me atrapalhou. Hoje em dia, não consigo trabalhar como as pessoas "normais". Muito difícil. E tenho que sustentar minha família. Nem sei o que fazer.
Fui diagnosticada recentemente com TDAH e da última vez que fiz um teste de QI o meu resultado foi de 136.
Concordo , perseverança é primordial .
Fui em uma psicóloga e meu teste de qi deu 118 e fui diagnosticado com TDAH. Depois de 24 descobri porquê sempre tive dificuldades da escola e faculdade.
Mas como vc era na escola? Vc chegava a ter algum assunto(ou varios) que vc gostava? Vc estudava para as provas?
Todos os testes/provas/vestibular que passei até hoje, no meio da prova parei fechei os olhos e comecei a relaxar e me concentrar. Depois de 5 minutos voltava e continuava com mais foco. Até hoje faço isso nas minhas atividades diárias.
Tenho um aluno com TDAH no reforço escolar e faço isso com ele. Da super certo.
Peço pra levantar e fazer alongamento, beber água, fechar os olhos..., e recomeça bem .
Como vc faz isso? O que pensa na hora que fecha os olhos?
Acabei de receber meu laudo do neurologista. Eu fiz duas horas e meia de teste. Agora vou para o Psquiatra. Em todo obter-se eu fiz super rápido. A Neurologista já escreveu que eu tenho hiperatividade leve a moderada. Agora vou esperar o Psquiatra. Sempre sofri na escola. Sempre sofri pra aprender idiomas. Agora estou entendendo todos os motivos.
Sou TDA, e tenho ideias brilhantes o problema é q não foco em nada, qualquer dificuldade eu desisto
Estou observando que alguns problemas estão incomodando. Comprei um livro 3 vezes( tempos espaçados), que na minha cabeça eu n tinha . Comprei outros dois repetidos , que n foram baratos , que na minha cabeça eu também não tinha. Quando cheguei em casa e vi que já tinha eles , meu corpo esfriou. Foi assim, eu tava lendo ele na sala e fui procurar um outro livro ,aí vi ele no armário. levei um susto! Foi daí que comecei a ficar muito preocupado. Passo o dia tendo branco no q vou fazer. Só consigo ter motivação no que é novo , deixou de ser perco o interesse. Isso me incomoda e fico preocupado. N consigo lembrar de forma alguma de coisas do passado. As vezes estou numa roda de conversa e alguém fala uma fato que aconteceu e n lembro de absolutamente nada , é como se aquilo nunca tivesse acontecido. Quando começo a ler um livro , depois de algum tempo ja tem uns 4 livro abertos . De alguma forma o livro deixa se ser interessante e ja passo p outro e assim fica de 4 a 5 livros encima da cama . O resultado é q n consigo terminar nenhum . Eles ficam todos pela metade. Se passa uns dias deixo eles de mão. O que quero saber é, isso pode ser indícios de TDAH
Sem dúvida.
Sim, pq tbm tenho isso
Bom ir no neurologista e fazer uma tumografia,
Vc pode ter TDAH e outra coisa, tá muito esquecido.
Certamente é um danado de TDAH aí
Tenho muitas ideias, crio negócios facilmente mas tenho dificuldade em focar neles, minha cabeça n para de pensar, muitas vezes crio planos mas não consigo dar início pq quero td perfeito, mas vou começar o tratamento…
Tenho 130 de Qi de acordo com dois testes que eu fiz, tenho depressão a muito tempo, mas recentemente minha psicóloga pediu para eu pedir para o psiquiatra observar TDH visto que tenho todos os sintomas desde de criança, fiz 2 teste os dois deu 130
Meu filho é tdah não fiz nenhum teste de Qi ,mas ele aprende tudo muito fácil aprendeu ler e escrever com 5 anos de idade
Quando tenho algo que eu gosto de fato eu foco e vou no profundo para entender o porquê, para que de tudo 😂 eu fico e nessa situação, sou boa na prática e ruim na teoria
Vc é muito bom,e um Especialista e tudo que vc fala é VERDADE
Gratidão
Eu aprendi a ler com 4 anos, até o 7 ano eu era uma criança com bom rendimento escolar, que meu tdah passou muito despercebido. Mas aos 27 anos fui diagnóstica com tdah severo, e com inteligência a baixo da média. Sem conseguir entender.
Tenho TDAH, meus testes davam dentro da média porque não tinha paciência pra pensar/focar na solução das respostas... Depois que comecei a realmente focar para realizar o teste descobri que tinha 30 pontos a mais... Na verdade, eu era realmente acima da média, até sabia disso pelo meu desempenho geral na escola quando comparado aos outros, MAS quando fazia o teste dava normal, por este motivo(sem foco pra fazer)... A propósito, excelente vídeo!
Vc poderia me ajudar?
Tenho depressao e ansiedade sinto que isto "ofuscou" minha inteligência e me deixou burro,ingenuo e analfabeto. Tinha tirado na media mas acho que eu sendo normal igual a vc conseguiria tirar mais
Obs:sei que deve ter notado que quase nao usei virgula e ponto pois é pq eu esqueci como se usa por causa da depressao e ansiedade sinceramente vc acha que eu posso melhorar e ser normal igual a vc?
Pra fazer uma entrevista de emprego, viajei 1200 kms de moto (só de ida), me dei super bem com a equipe de avaliação, mas a ansiedade, o cansaço e o TDAH me tirou do jogo na prova!!! Fui muito mal. Hj tenho que criar estratégias pra fazer as coisas simples da vida! E isso aos 45 anos de idade! Gratidão pelo vídeo!!
Difícil amigo hoje em dia as empresas estão cada vez pior para pessoas com algum transtorno.
Força!
Sempre fui uma pessoa muito inteligente, porém do nada me perdia em meus pensamentos, parecia que eu pensava 5 vezes mais que um pessoal normal, a minha imaginação era Elem do normal, então conforme o tempo foi passando eu fui criando técnicas para lindar com as minhas falhas, no fim virei uma pessoa metódica, controlando tudo, assim não me perdia em meus pensamentos, com 26 anos descobrir que tenho TDAH imperativo.
Minha filha e atleta de auto impacto ....tem tdh...e vejo que ela na ginástica não tem medo ...em fazer movimentos vai e faz ...na escola nunca tomou bomba ...mais e mais complicado ...
Meu filho tem TDAH e QI baixo, 5vpontos abaixo da média. Ele tem déficit de aprendizagem. E uma luta!
Tenho TDAH e pra ter certeza do diagnóstico paguei um bom psiquiatra de SP. Meu teste de Qi feito por minha psicóloga, deu a cima da média.
Poxa preciso passar em um, pode me passar o endereço?
Tenho tdah, e fui a melhor da turma de ciências contábeis, tinha medo de reprovar e estudei tanto que fiquei em primeiro lugar!
Olha aí! 👏🏻👏🏻👏🏻
Bom, meu Qi deu 130/140. , meu teste psicotécnico, a professora se surpreendeu e disse que meu resultado foi muita, mas muito acima da média! Mas eu não consegui ficar milionário ainda!
Eu acho que nós somos mais criativos
Acho que posso me considerar acima da média, sou programador senior em uma empresa muito boa, faço o que muita gente acha loucura, mas ao me comparar com meus colegas, me sinto muito abaixo deles.
Tenho a impressão que coisas simples, eu preciso de muito maís tempo e repetição pra aprender...
E erro, eu erro muito mesmo. Me sinto péssimo.Ja sofri muito ao longo da vida por isso.
Sim, igual a mim...fico impressionada como aprendi um idioma e tenho dificuldade de executar tarefas tão simples...erro demais as mesmas coisas e isso me deixa triste.
Eu retirei o comentário, não que eu estivesse errado (não estava), mas porque eu acho que você faz um bem em falar do assunto. Gostaria de saber se você é um profissional da saúde mental ou se é um apaixonado pelo assunto. Obrigado.
Dependemos do auxilio do carro da prefeitura e nem sempre o dispoem ai temos que ir de taxi que custa 40,00 pra ir e voltar mas 40,00 ele e o acompanhante da 80,00 fora a consulta e o almoço
Me identifiquei com tudo isso, qual médico devo procurar para um diagnóstico?
Eu estudava 1 hora antes da prova e gabaritava, deixava par a a última hora. Mas prova de matemática e reciocinio precisava de pelo menos um dia
Me sinto mais inteligente, mas sinto tbm que nao sei usar isso a meu favor em mtas situações
Já tá difícil pra assistir o vídeo... Tenho que voltar várias vezes porque já perdi a atenção 😞
Meu filho tem tdah e tem 6 anos e não se interessa em nada só em aparelhos eletrônicos não sei mais o que fazer pra ele se interessar em letras e números
8:52 ... aí eu grito sozinho: "porr@", eu que agradeço!😱😅
Estou me identificando. Gosto muito de questões matemáticas e de língua portuguesa. Porém, nas aulas de história ou geografia eu sempre dou mal.
História e geografia e um pesadelo mesmo, pois exige memorização , e a memória de quem tem tdah e péssima, bom pelo menos a minha e.
Muito bom o vídeo.
Eu não vejo testes de consciente intelectual um medidor confiável dos níveis da inteligência. Muitos apresentam falhas, tanto na aplicabilidade quanto na técnica em si. Sem falar que temos diversos tipos de inteligência!
Ai eu me pergunto com tratar do meu neto com poucas condições fica muito dificil para nós familiares
Eu concordo com tudo você falou ❤
Show ....... Bem Didático.
Muitas dúvidas sendo esclarecidas. Gratidão eterna
Sou mensal e sou tdah. Sim, está correto o estudo da USP. Perceptível dentro do nosso grupo. É na base de 40% o percentil de mensais com tdah....
Tive dislexia a matemática quando criança criei traumas referente a matéria, custei a me formar, mas agora vou fazer mecatrônica industrial mas quero usar bupropiona e ritalina para me ajudar tenho TDAH
Atentah é bom?
Eu ja fui chamada de burra no trabalho por colegas de trabalho, ja fui zombada por nao ser capaz de exercer o trabalho como eles,a encarregada falou pra mim msm, que eu nao era capaz de exercer aquela função,e aqui lo me deuxou triste e mexeu muito comigo,eu desde criança sempre fui a mais atrasada em tudo,no colégio principalmente,isso vem me prejudicando,de uns tempos pra ca eu pesquisando eu acredito que tenho esse problema,pois eu nem sabia q ue isso existia,muitas e muitas vezes fui chamada de burra e isso de ter menos inteligencia sempre foi notavel em mim,eu vou marcar com um psicólogo pq isso ja tem me prejudicado minha vida toda,estou com 38 anos e minha vida sempre foi passando por dificuldade em relação a isso.
Muito bem esclarecido a relação da inteligência e o TDAH. E principalmente não é o nível de inteligência que trará mais qualidade de vida e sucesso à pessoa portadora do TDAH, mas vários outros aspectos devem ser considerados.👏👏
Gratidão Gratidão.
Moro em Brasília/DF. Alguém conhece algum médico especialista em TDAH aqui na região? Não estou conseguindo encontrar médicos especialistas, apenas generalistas!
O meu deu super dotado sou altas habilidades em Arte!
Tenho Dupla excepcionalidade. O ruim é que o TDAH não tratado diminui sua capacidade a maior parte do tempo, então mesmo com um alto QI, sua performance cai bastante. Mesmo em hiperfoco, as distrações são mais frequentes. Tratar o TDAH torna sua performance melhor. Talvez ser superdotado tenha mascarado muita coisa do meu TDAH e consegui, mesmo a trancos e barrancos, terminar as coisas que fazia e ter algumas conquistas na vida.
Eu com pouco estudo tenho muitas habilidades e mondo um projeto de em estante
O que fazer quando a gente não se adapta à medicação do TDAH? Como melhorar as funções executivas?
Vá ao seu especialista e peça para trocar o remédio.
Exercícios fisicos, meditação e alimentação adequada.
Não temos termo de comparação.
Não há como avaliar as capacidades do portador de tdah com instrumentos feitos para neurotipicos.
Quando surgir um instrumento apropriado, podemos falar sobre isso com fundamento científico.
Outra coisa.Era e sou auto didata,que qdo cheguei na idade pra entrar no primeiro ano,eu pulei 2 anos e ainda no segujdo já sabia mais e o que eu fazia???saia da sala e ia sentar no banco la fora.E qdo percebia estava a classe toda rindo de mim na janela.A professora não se importava porque eu sabiia tudo e muito mais.E me aceitava
fiz teste de QI e eu mesma ja fiquei impressionada com o resultado que tive, o teste nao mostra outras nuances do TDAH, logo eu que sempre tirei nota baixa em matematica, fisica, quimica
QUAL FOI O RESULTADO NO TESTE DE QI?
@@lucasjunior5088119
Legal demais!!!
Muitas pessoas elogiam minha inteligência, mas sempre me achei uma fraude.
Só sei que consegui assistir esse vídeo até os 04:04 minutos... Muito difícil concentrar em simples vídeo.
Eu não sei se é TDH não.
Já fiz 3 faculdades e já passei em 2 universidades federais e não terminei nenhuma.
Já passei em 2 concursos público e não gostei de nenhum.
Além disso eu tenho problema com luminosidade, barulho, local com muita gente, contato físico, e não consigo olhar muito tempo nos olhos das pessoas.
E tenho grande muita dificuldade de fazer amigos.
A minha cabeça funciona a base de lógica. As coisas precisa de lógica pra ter sentido.
Os sentimentos senpre foram uma coisa incompreensível. Pra mim o sentimento precisa ter lógica e se não tem lógica então não é nada.
Eu não sei qual problema de saúde eu tenho.
Obrigada
Fiz um teste de QI ,desistir na metade, não porque não sabia porque não tive paciência de ler as perguntas
Minha filha está em análise de TDAH ela é inteligente pega os assuntos rapidamente ela entende mais na hora da prova ela erradas questões por falta de atenção na hora da prova da escrita
sou portador de tdah e no lugar onde trabalhei todo mundo falava que eu sou inteligente
As pessoas sempre dizem: "nossa você é tão inteligente", mas eu preferiria não ser tão inteligente assim e não ser TDAH. As pessoas nem sabem que sou, nunca contei. Mas eu enfrento muitas dificuldades no dia a dia a pior de todas é a procrastinação.
Descobri que faculdade ou qualquer outro curso na modalidade EAD é perfeito pro TDAH, pois gera dopamina
E uma vez q eu tava fazendo a prova de matemática e confundi a palavra "dois" com "dos" por pura falta de atenção
Eu confirmo a parte em q ele diz q ele errou as 3 questões, pq já errei questões durante a escola e foi por pura falta de atenção ou por esquecimento, pois o tdah tbm um envolve um certo problema de memoria, mas o meu n é tão grave, eu acho
Sou a favor da corrente de pensamento do Dr Paulo Mattos ....TDAH acomete pessoas com alto QI, médio QI , e também os que tem QI abaixo da média ....
Concordo.
Fiz teste com Psicólogo, ñ lembro para que situação.
Gratidao
concordo plenalmente
Eu fiz testes psicotecnicos o psicólogo perguntou quem é o XY, eu levantei a mao ele me chamou na sala dele e falou você trabakha com o que? Eu disse na área de rh/dp, ele me falou faz algo na area de exatas engenharia ou matemática, eu fiquei feliz porque gostava e queria cursar uma desses cursos, fiz fatec automação tem muita matemática e física agora faço usp, to sofrendo. Kkk