Cresci num lar,que era sempre diminuída,sempre criticada,xingada com palavrões que me colocava para baixo o tempo todo. Resultado cresci sem auto estima,sem auto confiança,por mais que me elogiam eu não consigo acreditar,sou sempre desconfiada e tímida.
Olá. Se todos soubessem como as feridas da infância podem estragar, mudar o rumo da vida de uma pessoa, teríamos um mundo bem melhor😢 as crianças são o nosso futuro😢
Minha autoestima baixa começou na infância, na escola, sempre fui esculachado pela professora, nunca me deixava ir ao banheiro, era chacota de colegas na sala de aula, sofria agressões, etc, era chamado de fraco pela professora, hoje é dia, não confio em ninguém, mesmo se tiver algo de bom, não sinto felicidade, não tenho nada que me anima, mas sigo minha vida, trabalhando e estudando.
Até hoje é assim. Tenho 29 anos e minha mãe ainda fala "n sei vomo ele quer namorar você". Agora imagina oq essa criança é adolescente ouviu no passado.😢
Eu cresci sendo aquela criança que sempre era elogiada por conseguir fazer tudo sozinho sem precisar de que alguém estivesse sempre ali para me acompanhar, ser o mais inteligente da família sendo o exemplo aos meus primos que não gostavam muito de estudar, o mais gentil, o mais carinhoso, o que nunca respondia pra ninguém… E agora adulto, eu sou o extremo oposto de tudo isso. Hoje, tenho grandes dificuldades para fazer as coisas sozinho, demorei anos para concluir minha graduação porque eu não conseguia de jeito nenhum concluir meu tcc, me sentia completamente incapaz e eu sou a pessoa mais distante de toda a família. É bem triste, mas não consigo identificar onde eu me perdi.
Talvez inconscientemente você sempre se sentiu pressionado para manter essa alta expectativa que todos tinham em você até se sentir totalmente exausto e desgastado com isso. Com certeza tem muito mais coisa nessa questão e que nem tem como eu saber porque não te conheço e não sou psicóloga, mas comece a explorar o pensamento por aí talvez você encontre sua resposta.
Quanto mais "independente" a criança é na infância, mais "dependente" ela será na fase adulta. Essa independência pode parecer positiva para muitas pessoas, mas não é assim que funciona. Você, provavelmente, recebeu menos cuidado, zelo, acolhimento e preocupação dos seus pais, do que as demais crianças da sua família, pois você "dava conta" e isso te sobrecarregou emocionalmente. A criança que demanda mais cuidados, se torna um adulto mais forte, pois teve a estrutura necessária para construir isso. A criança independente se torna um adulto mais frágil pois sabe que só pode contar com ela mesma. Não houve a construção de um laço forte por parte da sua família, pois na visão deles, você não precisava. Tenho trabalhado alguns pacientes com essa mesma questão.
Incrivelmente eu sou a pessoa mais burra da família, nunca recebi um elogio acadêmico, apenas por não dar trabalho, e hoje continuo da mesma forma, até pior por ser antissocial, 4 faculdades, e 0 diploma, enquanto irmã, mediciner, primos, adEvogados (faltou o engenheiro para completar a tríade kk). Pelo visto eu nunca me perdi como o senhor, já nasci perdida.
Sim muita falta de um abraço, as vezes tenho vontade de pedir pra uma pessoa este abraço..Ainda por cima me casei com um japonês um homem muito bom, mais sem carinho, muito frio de afeto coisa característica da raça. Não é culpa dele entendeu
Fui abandonada pela minha mãe, sou filha adotiva, e depois de adotada cresci em uma lar que tem personalidades diferentes, conflitos, gritam, grosseiros, muita pidada e inveja e materialismo , apesar que alguns dos parentes também tem o lado de ser bondosos pois ajudam as pessoas, e apoia. Mas infelizmente há esses defeitos. Resumindo cresci sem autoestima, minha mãe sempre diz que faço as coisas erradas, nada direito, raramente elogia, ela é cuidadosa , é bondosa nos ajeita mas há esse lado que desmorona a auto estima, as crianças cresceram assim como ele menciona aí.
Fui filho de um relacionamento complicado, onde presenciei muitas discussões e ameaças do meu pai na infância , que sempre me torturava dizendo que iria embora de casa e que iria me internar em um colégio interno se eu não andasse na linha. Cresci com uma autoestima muito baixa, sempre sendo ensinado a falar amém para tudo. Graças a Deus estou fazendo a terapia, entendendo os processos e procurando não cometer os mesmos erros com o meu filho, embora eu saiba que assim como o meu pai, e todo ser humano nessa Terra, eu tbm não sou perfeito.
Tá, mas sabe oq é o mais complicado? É achar o profissional certo, adequado, que inspire confiança e a conexão aconteça. Eu já fui atrás de terapia. Passei por uns 5 já. Não rolou. Um inclusive, achei mais doido do que eu. Ele mais me punha para baixo do que qq outra coisa. Não houve acolhimento por parte da outra, que só pensava mais na parte financeira, literalmente. E lembrava mto a minha mãe, que desconfio que era ou narcisista ou borderline, não sei.... Complicadíssimo, viu.
O meu pai dizia para a minha mãe, e eu presenciava essas cenas, que ele só não ia embora por causa dessa daí , que era eu, e que a gente iria morrer de fome, rs. Passei noites sem dormir, com medo que ele fosse embora. Agora, eu é que sustento ele.
Olá! Esse vídeo me ajudou a entender qual caminho eu posso trilhar para conseguir mais autoestima. Eu já faço terapia mas queria entender como conseguir isso, e com seu vídeo percebi que minha terapeuta já está me ajudando a ter auto estima. Obrigada! Até me emocionei!!
SÓ UMA DUVUDA DR VITOR: E numa família de pais ou cuidadores onde existem vários filhos? Nem todos formam uma mesma personalidade. Uns são mais racionais, outros mais práticos, outros se tornam dependentes, um outro vence na vida , um outro não cresce emocionante. Enfim, como vc explica isso?!? Filhos criados no mesmo ambiente e de personalidades totalmente diferentes,,,
Se você buscou toda solução e não teve. Está na hora de olhar pra dentro de você , a solução está dentro e o Criador tem resposta para tudo. Muita paz pra você.
@@Barratop-r6g Você tem valor e sua identidade está em Deus você é filho, você tem que buscar isso dentro de de você olha quantas coisas você passou pra chegar até aqui isso mostra o quanto você é forte e existe um propósito para você. Veja o que arde em teu coração é o teu propósito ouça a voz de Deus confie que ele vai te guiar e fortaleça sua espiritualidade e viva essa dádiva que Deus lhe permitiu e ajude também as pessoas com suas experiências isso vai te fortalecer ainda mais. Desejo cura e paz pra você
Obrigada pelo incentivo, tenho minha primeira terapia hj depois de 14 anos, era adolescente e adorava minha psicóloga, mas ela se mudou e parei de fazer, com seu video me deu força querer lutar por mim, muito obrigada.
Parabéns pelo conteúdo, seu video explicou exatamente o que aconteceu na minha infância, estou fazendo terapia na vida adulta justamente por conta de problemas com a auto estima que começou la atras na infância
9:01 "o registro emocional é maior do que qualquer lógica" 😮 essa parte me pegou mto. É como uma virada de chave. É exatamente por isso que fico até exausto de tanto racionalizar e dizer a mim que já entendi, mas no outro dia N adiantou mta coisa e preciso reafirmar.... Onde consigo ler mais sobre o registro emocional ser maior que qualquer lógica? Mto obrigado por esse conteúdo aliviaDor❤
Meu pai morreu qdo eu tonha 8 anos e meio. Lembro da minha mãe falando que se livrou de uma cruz e ficou com outra (eu). Lembro tbem dela me chamando de vagabunda e eu sem entender, porque eu era uma criança/adolescente. Nao me lembro dela sendo carinhosa comugo. Eu era um peso pra ela. Tenho autoestima muito baixa, me acho feia e nunca namorei.
Estou no casamento q eu só sirvo pra dar atenção e sexo e mesmo assim ele acha pouco tenho q tá o tempo todo bajulando pra poder eu estar no casamento bem,vivo pisando em ovos se eu desviar ele já fica com raiva passa dia sem fala comigo,fica me colocando pra fora de casa fala q não dá mais,eu aceito tudo isso pq não me acho capaz de trabalhar em shopping,lojas e etc.eu não tenho amor próprio 😢😢
Patrícia eu te entendo. Você é muito mais do que você pensa, você é forte, é amada, é importante, você é capaz, você consegue. Seja gentil consigo mesma se acolha e não se anule mais mude sua forma de se enxergar e dê um basta nessa dependência emocional você estando bem tudo e todos ficaram bem também. Desejo tudo de bom procure terapia vai te fazer bem.
Victor kkkk Essa é a maior dificuldade que to batendo no meu processo Eu quero um colo + nao tem Nao tem pessoas na minha vida .. E eu nao sei como criar relaçoes reais que nao sejam toxicas Oq eu posso fazer ? Para dar esse acolhimento pra mim mesma sem pessoas
Oi, Lúcia! Não. Temos duas grandes bases: psicanálise e comportamental. Dentro de cada uma delas há muitas variações que até perdem o nome "psicanálise". É o caso da Gestalt Terapia, que traz a base da psicanálise, mas não atua com seu sentido clássico. Eu, por exemplo, sou um Psicanalista Junguiano, porque trabalho com a teoria que Jung criou à partir da psicanálise. Abs!
Sou órfão de Pai e mãe, fui abusado ao meus 7 anos de idade, hj. sou Pai de um rapaz de 22 anos , quem puder me ajudar , indicando Psicoterapêutico,, se Possível, gostaria, de quem ler o comentário, caso conheça algum Psicoterapêutico, número por favor , obrigado.
Cresci num lar,que era sempre diminuída,sempre criticada,xingada com palavrões que me colocava para baixo o tempo todo.
Resultado cresci sem auto estima,sem auto confiança,por mais que me elogiam eu não consigo acreditar,sou sempre desconfiada e tímida.
Sinto muito! Compreendo seu sentimento
Aconteceu o mesmo comigo.
Isso aconteceu comigo também. Hoje, tenho 48 anos e ainda sofro com a autoestima baixa.
Olá. Se todos soubessem como as feridas da infância podem estragar, mudar o rumo da vida de uma pessoa, teríamos um mundo bem melhor😢 as crianças são o nosso futuro😢
Minha autoestima baixa começou na infância, na escola, sempre fui esculachado pela professora, nunca me deixava ir ao banheiro, era chacota de colegas na sala de aula, sofria agressões, etc, era chamado de fraco pela professora, hoje é dia, não confio em ninguém, mesmo se tiver algo de bom, não sinto felicidade, não tenho nada que me anima, mas sigo minha vida, trabalhando e estudando.
O mais triste é que quem vê de fora não acredita, pensa que você tá representando e se fazendo de coitadinho.
Triste mesmo, sei bem
Todo ser humano precisa passar por um profissional psicológico é muito determinante
Eu fui abandonada pelo meu pais qdo criança e cresci a sim me sentindo a pior pessoa do mundo + hoje melhorei muito
Eu tbm fui abandonada pelo meus pais verdadeiro e pelo meus pais adotivo quando fiz 15
Nair, mesmo sem te conhecer fiquei bem feliz ao ler no seu relato que hoje vc está melhor. Parabéns pelo seu progresso 🤗
Sinto por voce pode acreditar mas as vezes estar com eles e se sentir abandonada e que incomoda melhor nao ter❤
Eu tb fui.
Também, mas estou tentando melhorar ainda 🙏🏽
A grande libertação é retirar dos meus olhos as percepções distorcidas dos outros de mim .
Excelente comentário!!!
Até hoje é assim. Tenho 29 anos e minha mãe ainda fala "n sei vomo ele quer namorar você". Agora imagina oq essa criança é adolescente ouviu no passado.😢
Eu cresci sendo aquela criança que sempre era elogiada por conseguir fazer tudo sozinho sem precisar de que alguém estivesse sempre ali para me acompanhar, ser o mais inteligente da família sendo o exemplo aos meus primos que não gostavam muito de estudar, o mais gentil, o mais carinhoso, o que nunca respondia pra ninguém… E agora adulto, eu sou o extremo oposto de tudo isso. Hoje, tenho grandes dificuldades para fazer as coisas sozinho, demorei anos para concluir minha graduação porque eu não conseguia de jeito nenhum concluir meu tcc, me sentia completamente incapaz e eu sou a pessoa mais distante de toda a família. É bem triste, mas não consigo identificar onde eu me perdi.
eu ai
Talvez inconscientemente você sempre se sentiu pressionado para manter essa alta expectativa que todos tinham em você até se sentir totalmente exausto e desgastado com isso. Com certeza tem muito mais coisa nessa questão e que nem tem como eu saber porque não te conheço e não sou psicóloga, mas comece a explorar o pensamento por aí talvez você encontre sua resposta.
eu toda
Quanto mais "independente" a criança é na infância, mais "dependente" ela será na fase adulta. Essa independência pode parecer positiva para muitas pessoas, mas não é assim que funciona. Você, provavelmente, recebeu menos cuidado, zelo, acolhimento e preocupação dos seus pais, do que as demais crianças da sua família, pois você "dava conta" e isso te sobrecarregou emocionalmente. A criança que demanda mais cuidados, se torna um adulto mais forte, pois teve a estrutura necessária para construir isso. A criança independente se torna um adulto mais frágil pois sabe que só pode contar com ela mesma. Não houve a construção de um laço forte por parte da sua família, pois na visão deles, você não precisava. Tenho trabalhado alguns pacientes com essa mesma questão.
Incrivelmente eu sou a pessoa mais burra da família, nunca recebi um elogio acadêmico, apenas por não dar trabalho, e hoje continuo da mesma forma, até pior por ser antissocial, 4 faculdades, e 0 diploma, enquanto irmã, mediciner, primos, adEvogados (faltou o engenheiro para completar a tríade kk). Pelo visto eu nunca me perdi como o senhor, já nasci perdida.
Tenho muito ressentimento sobre como fui criada. Mãe e irmã sempre fizeram questão de me diminuir. Fui uma criança invisível e negligenciada.
Fui criada por uma mãe alcolotra que me espancava e mim deixava pra fora de casa chorando a noite inteira com muito medo
Isso não é mãe, apenas te gerou biologicamente!
Que triste. Você deve ter sofrido muito. 😢😢😢
Sim muita falta de um abraço, as vezes tenho vontade de pedir pra uma pessoa este abraço..Ainda por cima me casei com um japonês um homem muito bom, mais sem carinho, muito frio de afeto coisa característica da raça. Não é culpa dele entendeu
Fui abandonada pela minha mãe, sou filha adotiva, e depois de adotada cresci em uma lar que tem personalidades diferentes, conflitos, gritam, grosseiros, muita pidada e inveja e materialismo , apesar que alguns dos parentes também tem o lado de ser bondosos pois ajudam as pessoas, e apoia. Mas infelizmente há esses defeitos. Resumindo cresci sem autoestima, minha mãe sempre diz que faço as coisas erradas, nada direito, raramente elogia, ela é cuidadosa , é bondosa nos ajeita mas há esse lado que desmorona a auto estima, as crianças cresceram assim como ele menciona aí.
Fui filho de um relacionamento complicado, onde presenciei muitas discussões e ameaças do meu pai na infância , que sempre me torturava dizendo que iria embora de casa e que iria me internar em um colégio interno se eu não andasse na linha. Cresci com uma autoestima muito baixa, sempre sendo ensinado a falar amém para tudo. Graças a Deus estou fazendo a terapia, entendendo os processos e procurando não cometer os mesmos erros com o meu filho, embora eu saiba que assim como o meu pai, e todo ser humano nessa Terra, eu tbm não sou perfeito.
Tá, mas sabe oq é o mais complicado? É achar o profissional certo, adequado, que inspire confiança e a conexão aconteça. Eu já fui atrás de terapia. Passei por uns 5 já. Não rolou. Um inclusive, achei mais doido do que eu. Ele mais me punha para baixo do que qq outra coisa. Não houve acolhimento por parte da outra, que só pensava mais na parte financeira, literalmente. E lembrava mto a minha mãe, que desconfio que era ou narcisista ou borderline, não sei.... Complicadíssimo, viu.
Exatamente.... todo mundo fala que tem que fazer terapia... sim, ok...mas até achar um profissional bom e de confiança...difícil
A lógica é praticamente impotente perto da emoção já petrificada...
Difícil reverter 😢
voltei a fazer terapia ontem, 6min de video e estou chorando muito
O meu pai dizia para a minha mãe, e eu presenciava essas cenas, que ele só não ia embora por causa dessa daí , que era eu, e que a gente iria morrer de fome, rs. Passei noites sem dormir, com medo que ele fosse embora. Agora, eu é que sustento ele.
Você é um presente no presente das pessoas atuais, parabéns pela sua ajuda muito necessária.
Espero um dia me sentir confiante , com autoestima eu me sinto um lixo humano odeio tudo em mim é uma tristeza tudo isso 😞😔
Olá! Esse vídeo me ajudou a entender qual caminho eu posso trilhar para conseguir mais autoestima. Eu já faço terapia mas queria entender como conseguir isso, e com seu vídeo percebi que minha terapeuta já está me ajudando a ter auto estima. Obrigada! Até me emocionei!!
Nossa até chorei me identifiquei Deus abençoe seu trabalho Obrigado por fazer esse vídeo
SÓ UMA DUVUDA DR VITOR: E numa família de pais ou cuidadores onde existem vários filhos? Nem todos formam uma mesma personalidade. Uns são mais racionais, outros mais práticos, outros se tornam dependentes, um outro vence na vida , um outro não cresce emocionante. Enfim, como vc explica isso?!? Filhos criados no mesmo ambiente e de personalidades totalmente diferentes,,,
Eu estou cansado de procurar soluções, resignifica, cansado.
Deixa pra lá, vai vivendo
Se você buscou toda solução e não teve. Está na hora de olhar pra dentro de você , a solução está dentro e o Criador tem resposta para tudo. Muita paz pra você.
Eu também 😢
@@Barratop-r6g Você tem valor e sua identidade está em Deus você é filho, você tem que buscar isso dentro de de você olha quantas coisas você passou pra chegar até aqui isso mostra o quanto você é forte e existe um propósito para você. Veja o que arde em teu coração é o teu propósito ouça a voz de Deus confie que ele vai te guiar e fortaleça sua espiritualidade e viva essa dádiva que Deus lhe permitiu e ajude também as pessoas com suas experiências isso vai te fortalecer ainda mais. Desejo cura e paz pra você
@@gleicesilva4225 Deus?
Agora entendi... Porque eu sofro com isso 😿
Obrigada pelo incentivo, tenho minha primeira terapia hj depois de 14 anos, era adolescente e adorava minha psicóloga, mas ela se mudou e parei de fazer, com seu video me deu força querer lutar por mim, muito obrigada.
Parabéns pelo conteúdo, seu video explicou exatamente o que aconteceu na minha infância, estou fazendo terapia na vida adulta justamente por conta de problemas com a auto estima que começou la atras na infância
Dr Vitor, fale das famílias que tem 5 filhos, com os mesmos pais, e são totalmente diferentes!!!!!
Aguardando resposta
9:01 "o registro emocional é maior do que qualquer lógica" 😮 essa parte me pegou mto. É como uma virada de chave. É exatamente por isso que fico até exausto de tanto racionalizar e dizer a mim que já entendi, mas no outro dia N adiantou mta coisa e preciso reafirmar.... Onde consigo ler mais sobre o registro emocional ser maior que qualquer lógica? Mto obrigado por esse conteúdo aliviaDor❤
Meu pai morreu qdo eu tonha 8 anos e meio. Lembro da minha mãe falando que se livrou de uma cruz e ficou com outra (eu). Lembro tbem dela me chamando de vagabunda e eu sem entender, porque eu era uma criança/adolescente. Nao me lembro dela sendo carinhosa comugo. Eu era um peso pra ela. Tenho autoestima muito baixa, me acho feia e nunca namorei.
Talvez libertar potências. Talvez?
Parabéns, muito bem abordado o tema.
Estou no casamento q eu só sirvo pra dar atenção e sexo e mesmo assim ele acha pouco tenho q tá o tempo todo bajulando pra poder eu estar no casamento bem,vivo pisando em ovos se eu desviar ele já fica com raiva passa dia sem fala comigo,fica me colocando pra fora de casa fala q não dá mais,eu aceito tudo isso pq não me acho capaz de trabalhar em shopping,lojas e etc.eu não tenho amor próprio 😢😢
Procure ler sobre narcisismo.
Patrícia eu te entendo. Você é muito mais do que você pensa, você é forte, é amada, é importante, você é capaz, você consegue. Seja gentil consigo mesma se acolha e não se anule mais mude sua forma de se enxergar e dê um basta nessa dependência emocional você estando bem tudo e todos ficaram bem também. Desejo tudo de bom procure terapia vai te fazer bem.
Seu marido é narcisista.
Belíssimo vídeo !!! Parabéns !!!
Que abordagem simples e direta! Amei suas explicações!
Obrigada!👏
Muito obrigada por seu trabalho! Encantadora a sua forma de abordar os temas!
Fantástico. De facto ter consciência não resolve.. a emoção está sempre lá...
Passei por isso e não consigo gostar de mim 😢
Obrigada! Gostei muito!
Obgda❤
Muito grata pela explicação
Explicação maravilhosa!
Obrigado 🤝
você e encantador e inteligente, obrigada pelo vídeo muito bom
Tem me ajudado muito.
@victor tu pode me dizer que relógio é esse? eu adorei kkkk
seus vídeos me ajudam muiito mesmo
Qual a maneira correta pra corrigir isso ou melhorar?
Terapia é tudo na vida
Muita Gratidão por compartilhar seu conhecimento 🙏💞🙏
Muito bom.
Grato!
Eu me sinto um nada.
Muito bom o vídeo quem dera q todos tivessem psicologos como esse
Parabéns, muito bem colocado o conteúdo 👏
Eu que agradeço! ❤
Obrigada ❤
Gratidão pelo conhecimento a clareza que me trouxe!!!!!
🙄🙄... sem som ...???!!!???🙄....🥺
Nossa como esse canal , é maravilhoso obg❤
Isso pode ocorrer na adolescência tambem?
Muito bom a palestra
Victor kkkk
Essa é a maior dificuldade que to batendo no meu processo
Eu quero um colo + nao tem
Nao tem pessoas na minha vida ..
E eu nao sei como criar relaçoes reais que nao sejam toxicas
Oq eu posso fazer ? Para dar esse acolhimento pra mim mesma sem pessoas
Eu estou aqui sinta se amada
Já ouviu falar da Terapia da Criança Interior Ferida? Veja no canal da médica Elizabeth Zamerul aqui no TH-cam.
Eu estou nessa mesma situação
Maravilhoso! Obrigada !
Obrigada pelo video maravilhoso 😍
Adorei o vídeo ❤
Como posso contactar para ter uma consulta com você Doutor?
Como se lembrar de coisas vividas quando se é bebê até 5, 6 anos de idade ?
Eu lembro das experiências que tive quando tinha 5 anos e hoje tenho 30 anos.
Toppp
👏
🙏🙏🙏❤️
Sou totalmente desinteressante
Você que pensa, moço. Cada pessoa é um universo. Você tem muito mais a oferecer do que imagina.
Eu me acho retardada porque não tenho motivo pra me sentir inferior 😢😢😢😢😢
Victor, você merece muito bolo com cobertura de chocolate e granulados coloridos em sua vida, 💜
Nem sei o que sou 😭
Você é o que jesus pensa ao teu respeito. Você é filha amada de Deus ! Jesus te ama.
Todo psicologo clínico faz a linha da psicanálise?
Oi, Lúcia! Não. Temos duas grandes bases: psicanálise e comportamental. Dentro de cada uma delas há muitas variações que até perdem o nome "psicanálise". É o caso da Gestalt Terapia, que traz a base da psicanálise, mas não atua com seu sentido clássico. Eu, por exemplo, sou um Psicanalista Junguiano, porque trabalho com a teoria que Jung criou à partir da psicanálise. Abs!
Pensei que psicologia analítica não pudesse ser considerada psicanálise.
Sou órfão de Pai e mãe, fui abusado ao meus 7 anos de idade, hj. sou Pai de um rapaz de 22 anos , quem puder me ajudar , indicando Psicoterapêutico,, se Possível, gostaria, de quem ler o comentário, caso conheça algum Psicoterapêutico, número por favor , obrigado.
Eu não conheço nenhum, mas gostaria de te dizer que lamento muito aquilo que você passou. Você merece ser amado e feliz.
Topppssimo falou muito pouco excelente
Mhito incivel