Só pra complementar: Um buraco negro de kerr pode se tornar um de schwarchild ao longo do tempo, isso porque ele vai perdendo momento (rotação) com o tempo. :) Mas também, é um mecanismo que precisa ser melhor entendido, como um se torna o outro.
Obrigado pelo seu trabalho, dedicação e excelente roteiro para nos explicar todos os pormenores deste assunto que não é de domínio público, mas você deixa fácil de entender.
Enquanto as teorias científicas explicam fenômenos da natureza, as leis são descrições generalistas desses fenômenos. Por exemplo, a evolução é uma teoria.
Obrigada Sacani! Muito importante esclarecer que não é só uma imagem do buraco negro, mas sim todo um avanço no estudo desses objetos. Astronomy rules!
Pq? A TV aberta está morrendo aos poucos. Sem falar q, se ele fosse para a TV, o programa nao seria como o canal (tv é cheia de frescuras e padroes e diretores e etc)
O canal com a melhor qualidade de som do ytb. O conteúdo nem se fala, vc facilita muito assuntos que parecem complexos (e são). Sergio, a gente te ama S2
Sensacional! Deve ser possível observar também a velocidade da luz através da análise das imagens ao longo do tempo percorrendo as enormes distâncias, etc...
Se entendi o que o Sérgio falou, que o halo brilhante não corresponde à emissão de luz pelo aquecimento de gases que poderiam estar em espiral à borda do horizonte de eventos, que não estamos vendo o horizonte de eventos evidenciado por matéria em direção ao buraco negro, que tudo isto é decorrente do desvio de fótons provenientes de fontes de luz por detrás do buraco negro (tempo 13:40 min), cuja gravidade curva o espaço e faz com que a trajetória desses raios sigam caminhos inesperados ao senso comum, podemos inferir, então, que a gravidade do buraco negro é assimétrica? Isto porque, se a parte mais brilhante do anel corresponderia à maior quantidade de fótons naquele ponto, num campo de fundo homogêneo, as partes menos brilhantes seriam o resultado de menor influência gravitacional sobre os fótons totais? (Na mesma linha de raciocínio, se a influência do buraco negro na curvatura espacial for 'isogravimetrica', pode ser que se explique isto se a fonte de fótons mudar bastante de posição, de 'densidade', se próximas ao buraco negro (por detrás dele na nossa linha de visada), como acontece com a estrela SO-2, no caso de Sagitário A*)
Gostaria de saber se o James web ajudaria nessa empreitada de telescópios e se ajudaria a descobrir o que existe neste horizonte de eventos? Já que o James irá trabalhar no infra?
Sérgio, li e reli uma reportagem muito interessante em que a NASA (?) afirmava que os danos causados aos astronautas com longas permanências no espaço são permanentes... pois bem, isto não somente limita como impossibilita uma futura colônia permanente ou não na lua, em marte e/ou qualquer lugar fora da Terra.... impossibilita, também, longas permanências em estação(ões) espaciais.... o que não me espanta pois a raça humana, desde sempre, esteve com a cabeça na lua e etc, mas os pés firmemente fincados aqui no chão... toda a nossa biologia e etc está adaptada à nossa gravidade... como outro dia você comentou sobre uma futura viagem de humanos à marte e/ou uma colônia permanente na lua (o que eu duvido muito), pediria que você esclarecesse, ou melhor, ampliasse este debate, uma vez que o tema é e sempre foi de bastante importância para nós, humanos, obrigado e me coloco à sua disposição para maiores e melhores esclarecimentos sobre minha avaliação.
Primeira agora sabemos como ver os buracos negros , segundo como ver simples o seu tamanho e no caso o disco de acreção ,e terceiro o tipos específicos podem buracos que podem ser vistos. Dependendo da massa que ele venha a ter ao seu redor.so falei três.
Até onde entendo o buraco negro suga a matéria por todas as direções, sendo assim por que nessa imagem não vemos uma bola de luz, tal como uma estrela? Por qual motivo haveria de se formar um disco circundante em uma orbita única e não uma multiplicidade de órbitas circundantes? Eu entendo na medida do possível o efeito da lente gravitacional, sendo assim o que vemos acima do buraco é o que esta atrás dele, que é a outra metade do disco circundante. Tivemos sorte de ele estar na posição propícia para a foto?
Vendo o video me surgiu uma duvida, os buracos são em 3D. onde fica a parte "que suga" as coisas então esse "fundo" ? Talvez já tenh até o video explicando mas fiquei com essa duvida, Obrigado por compartilhar seus conhecimento com a gente !
tenho vários comentas invisíveis a 3os ..nos ultimos 3 vídeos.. principalmente o tess terra-size prezado amigo.. os torne visíveis a 3os por favor abraço Sergio
Da lição 3 faltou completar que, além de estar em rotação, se este buraco negro possui rotação RETRÓGRADA ou PRÓGRADA. Na primeira, o Buraco Negro em SI GIRA em sentido CONTRARIO ao Disco de Acreção. Na Segunda, o Buraco Negro Gira no mesmo sentido do Disco de Acreção, bem como apresenta uma distorção gravitacional que reduz (absorve) parte da potencia da Energia de Raios X emitida pelo material próximo ao Buraco Negro. Fonte: NASA: www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA16696
Sérgio eu tenho uma dúvida ha muito tempo sobre a rotação dos astros. Todos possuem o mesmo sentido de rotação? O universo possui um zênite em comum? Seria possível observar um efeito Coriolis em escala cosmológica?
Segundo uma resportagem da Galileu, afirmam que não foi apresentado as imagens do Sagitarius A* pois está "não produziu resultados". Alguém sabe se procede a informação?
Eu ia comentar a mesma coisa. Maior resolução, mais galáxias a serem observadas, etc., resultando em mais conhecimento, mais mistérios cósmicos sendo revelados... É ótimo estar vivo nesta época de grandes descobertas!
Sérgio e amigos, estava pensando aqui: podíamos unir esforços para fotografar também os planetas do sistema estelar Kepler 47. Se possível, quem sabe o que poderíamos ver?
Nossa Sérgio como é realmente misterioso ó nosso universo é olhar esse buraco negro fica mais ainda corrento ateoria dê todos os estudos quê estão fazendo estão todos dê parabéns 👏👏👏👏👏
Segundo a ciência no centro da nossa galáxia tem um grande buraco negro, porque nao seria mais fácil tirar a foto do buraco da nossa galáxia, ja q estaria mais proximo, ao invés de tirar de um que se encontra numa distância muito maior ?
Sérjão, hoje no jornal local do MA, falaram sobre a visita do Marcos Pontes e os termos do acordo para o uso da base de Alcântara, já dei uma lida, mas se tu quiser comentar ponto a ponto, gostaria de ouvir tuas impressões. Abraço.
Sensacional Sérgio!! Uma verdadeira aula! Parabéns pelo importante trabalho que vc realiza trazendo ao público tanta informação incrível. Voadora com tudo no peito do like!!
Acho que as deduçoes estao relacionadas a -O efeito Forer (também chamado de falácia de validação pessoal ou efeito Barnum, depois de P.T. Barnum ter dito que "temos de tudo para todos") é a observação de que as pessoas julgam exageradamente corretas as avaliações de suas personalidades que, supostamente, são feitas exclusivamente para elas mas que na verdade são vagas e genéricas o bastante para se aplicarem a uma grande quantidade de pessoas. Este efeito explica parcialmente a grande aceitação obtida por certas crenças e práticas como astrologia, grafologia, eneagrama, alguns tipos de testes de personalidade e outras hipóteses que não sobreviveram a rigorosa análise proposta pelo método científico. Um fenômeno mais genérico e relacionado ao efeito Forer é o da validação subjetiva. A validação subjetiva ocorre quando dois eventos aleatórios ou sem ligação parecem estar conectados porque as crenças, expectativas ou hipóteses exigem tal ligação. Por isso, as pessoas buscam uma conexão entre sua percepção da personalidade e o texto de um horóscopo.
Olá Mike. Já aconteceu com você de numa noite de garoa ou aquela chuva fina, vc pronto pra sair e vc dá uma olhada para a luz do poste, ou para o farol de algum carro pra ver se vê pingos de chuva refletida na luz? Ou aquela cena clássica de jogar folhas no ar ou soprar o dedo para ver pra que lado o vento está indo? Com a imagem do buraco negro é a mesma coisa. A imagem mostra o entorno do buraco negro (a parte em tons de laranja e amarelo) e a parte central o local onde nem mesmo a luz consegue escapar, por isso que fica escuro. Da mesma forma que a luz do poste mostra as gotas de chuva no escuro ou que as folhas caindo mostram que existe um vento e pra que direção está, o EHT usou o entorno do buraco negro pra mostrar que ali no centro "desse borrão laranja" existe um buraco negro.
Teoria é o mais alto grau de comprovação de um fato científica. Não confunda o fato, com a teoria. A evolução é um fato, a teoria que explica a evolução e a teoria da evolução darwiniana. A gravidade também é um fato, mas ao contrário da evolução ainda não existe uma teoria que de suporte a esse fato completamente. Deu pra entender? Essas nomeclatura de teoria, fato, lei é meio confusa pq na ciência esses termos tem uma definição diferente do que a gente está acostumado a usar coloquialmente, aliás eu até sou favorável de mudar esses termos pra um que não deixe margem a dupla interpretação.
E outra, na ciência uma teoria vc não prova que ela está certa criando experimentos pra comprova-la e sim pra DERRUBA-LA, pra provar que ela está errada e não pra provar que ela está certa. Por exemplo a teoria da evolução de Darwin estaria errada se vc encontrasse um fóssil de coelho por exemplo, numa estratificação de rocha do período pré Cambriano, ou ao contrário, um fóssil de dinossauro datado da última glaciação. Na verdade isso é uma predição, fazer predições também é outra característica de uma teoria bem comprovada, até hoje nunca se achou um fóssil fora do lugar, vamos dizer assim.
Sérgio, ao assistir seus vídeos fiquei com uma dúvida hipotética: há possibilidade de o Planeta 9 - caso ele realmente exista - ser, na verdade, um buraco negro de massa ínfima - diga-se, planetária?
@@laerteoliveira7923 Valeu pela resposta! Pensei nessa possibilidade porque, considerando o quão longe já enxergamos, não vejo motivo para não termos visto o Planeta 9 ainda, caso ele seja um planeta comum (novamente, caso exista). De fato, também não sabia que buracos negros com massa planetária não existiam. Foram divagações de um leigo, apenas. =D
Não. A bomba atômica é baseada na relatividade especial ou restrita, que estabelece a conversão de matéria em energia e vice versa, pela fórmula E=mc2.
Vc só consegue isso se estiver em outra galáxia. Vc não consegue tirar uma foto da própria galáxia. A imagem que vc vê da Via Láctea é deduzida e não real. Para tirar uma foto da Via Láctea vc também teria que estar em outra galáxia.
Nem dá para ouvir os ruídos de fundo ai no estúdio, fique tranquilo. Alias com a forma como você passa o tema nem tem como ficar ouvindo outras coisas. Abraços.
Sérgio fiquei com uma dúvida, o sagitarius A* está mais próximo mas é menos ativo, vc diz que a mudanças são mais rápidas, vc quis dizer que as variações são mais visíveis por ele estar mais próximo é isso?
Só pra complementar: Um buraco negro de kerr pode se tornar um de schwarchild ao longo do tempo, isso porque ele vai perdendo momento (rotação) com o tempo. :) Mas também, é um mecanismo que precisa ser melhor entendido, como um se torna o outro.
Hime.... e pronde vai a energia do momento angular?(tema pra um vídeo?)
Pior que sua explicação foi objetiva
Ganhou um inscrito!!!!!
Pra quem tá com pouco tempo, se liga. A parte em que começa a falar sobre as lições é no minuto 4:05
Obrigado pelo seu trabalho, dedicação e excelente roteiro para nos explicar todos os pormenores deste assunto que não é de domínio público, mas você deixa fácil de entender.
exato
Sobre a teoria da relatividade, o que falta efetivamente para se tornar uma "lei"?
Enquanto as teorias científicas explicam fenômenos da natureza, as leis são descrições generalistas desses fenômenos. Por exemplo, a evolução é uma teoria.
Obrigada Sacani! Muito importante esclarecer que não é só uma imagem do buraco negro, mas sim todo um avanço no estudo desses objetos. Astronomy rules!
A imagem de Sagittarius A* será bem emblemática por ser o nosso buraco negro onde estamos orbitando todos os dias. Espero que a imagem não demore.
Maravilhosa lição, Professor. Muito ainda será aprendido através desta imagem. Obrigada. 🌹
Moça bonita. O símbolo após o seu nome, é referente ao quê?! Éq tu apoia o canal?!
Cara, o Sacani tinha que ter um programa na TV aberta.
Explicando, debatendo e entrevistando, etc...
Pq? A TV aberta está morrendo aos poucos. Sem falar q, se ele fosse para a TV, o programa nao seria como o canal (tv é cheia de frescuras e padroes e diretores e etc)
COM ESSA CARA E CORPINHO DE PORCO???
@@gilsoxx oq q tem?
25:48 Porque ao invés do Telegram não cria um Discord? Parece bem melhor.
Só eu aqui fico repetindo junto com ele a fala de inicio em todos os videos do Sergio? kk Pós eu fico! Salve! Salve! amigos da astronomia... kkk
Sérgio, muito obrigado, tem sido de muita luz para a minha ignorancia as suas explicações...e a cada dia fico mais fascinado por este universo ..
Meu Deus! Que vídeo espetacular. Vou salvá-lo para sempre poder revê-lo. Indescritível.
PARABÉNS SERJÃO VC É UMA ENCICLOPÉDIA ESPACIAL.
O canal com a melhor qualidade de som do ytb.
O conteúdo nem se fala, vc facilita muito assuntos que parecem complexos (e são).
Sergio, a gente te ama S2
aquele comentário que esquenta o coração, muito obrigado!!!
Sensacional! Deve ser possível observar também a velocidade da luz através da análise das imagens ao longo do tempo percorrendo as enormes distâncias, etc...
Se entendi o que o Sérgio falou, que o halo brilhante não corresponde à emissão de luz pelo aquecimento de gases que poderiam estar em espiral à borda do horizonte de eventos, que não estamos vendo o horizonte de eventos evidenciado por matéria em direção ao buraco negro, que tudo isto é decorrente do desvio de fótons provenientes de fontes de luz por detrás do buraco negro (tempo 13:40 min), cuja gravidade curva o espaço e faz com que a trajetória desses raios sigam caminhos inesperados ao senso comum, podemos inferir, então, que a gravidade do buraco negro é assimétrica?
Isto porque, se a parte mais brilhante do anel corresponderia à maior quantidade de fótons naquele ponto, num campo de fundo homogêneo, as partes menos brilhantes seriam o resultado de menor influência gravitacional sobre os fótons totais?
(Na mesma linha de raciocínio, se a influência do buraco negro na curvatura espacial for 'isogravimetrica', pode ser que se explique isto se a fonte de fótons mudar bastante de posição, de 'densidade', se próximas ao buraco negro (por detrás dele na nossa linha de visada), como acontece com a estrela SO-2, no caso de Sagitário A*)
SÉRGIO, faz um vídeo explicando como ver a imagem do buraco negro. A questão da sombra projetada e o efeito de lente, AJUDA AÍ!
Muito boa suas explicações, não tem melhor. ..parabéns
Gostaria de saber se o James web ajudaria nessa empreitada de telescópios e se ajudaria a descobrir o que existe neste horizonte de eventos? Já que o James irá trabalhar no infra?
Sérgio, li e reli uma reportagem muito interessante em que a NASA (?) afirmava que os danos causados aos astronautas com longas permanências no espaço são permanentes... pois bem, isto não somente limita como impossibilita uma futura colônia permanente ou não na lua, em marte e/ou qualquer lugar fora da Terra.... impossibilita, também, longas permanências em estação(ões) espaciais.... o que não me espanta pois a raça humana, desde sempre, esteve com a cabeça na lua e etc, mas os pés firmemente fincados aqui no chão... toda a nossa biologia e etc está adaptada à nossa gravidade... como outro dia você comentou sobre uma futura viagem de humanos à marte e/ou uma colônia permanente na lua (o que eu duvido muito), pediria que você esclarecesse, ou melhor, ampliasse este debate, uma vez que o tema é e sempre foi de bastante importância para nós, humanos, obrigado e me coloco à sua disposição para maiores e melhores esclarecimentos sobre minha avaliação.
Sempre na mais alta qualidade!!!
Sérjão bom dia, peça aos caras que dizem que a foto está ruim, para verem com um binóculos talvez melhore. Abraço.
Primeira agora sabemos como ver os buracos negros , segundo como ver simples o seu tamanho e no caso o disco de acreção ,e terceiro o tipos específicos podem buracos que podem ser vistos. Dependendo da massa que ele venha a ter ao seu redor.so falei três.
Gostei muito desse formato, mostrando tópicos relevantes de um fato. Bem didático!
Então temos que fazer mais radiotelescópios? Colocá-los em órbita?
Até onde entendo o buraco negro suga a matéria por todas as direções, sendo assim por que nessa imagem não vemos uma bola de luz, tal como uma estrela? Por qual motivo haveria de se formar um disco circundante em uma orbita única e não uma multiplicidade de órbitas circundantes? Eu entendo na medida do possível o efeito da lente gravitacional, sendo assim o que vemos acima do buraco é o que esta atrás dele, que é a outra metade do disco circundante. Tivemos sorte de ele estar na posição propícia para a foto?
Vendo o video me surgiu uma duvida, os buracos são em 3D. onde fica a parte "que suga" as coisas então esse "fundo" ? Talvez já tenh até o video explicando mas fiquei com essa duvida, Obrigado por compartilhar seus conhecimento com a gente !
Sugestao de vídeo: porque existe o disco de acressão? como esse se forma?
Grande Sérgio! Quando puder faz um vídeo sobre a Stratolaunch.
Valeu!
Concordo e endosso as palavras de @Alex P.... Salve Sérgio!!! \o/
Hoje foi um pirula de duração
Vc é fora do sério muito instrutivo.
Cara tô enprecionado
Hum... entendi sobre os jatos relativisticos. Belo vídeo Sérgio. 👏👏👏👏❤
Extraordinário! Tudo tudo tudo extraordinário!
Esse é o cara!
tenho vários comentas invisíveis a 3os ..nos ultimos 3 vídeos.. principalmente o tess terra-size prezado amigo.. os torne visíveis a 3os por favor abraço Sergio
Da lição 3 faltou completar que, além de estar em rotação, se este buraco negro possui rotação RETRÓGRADA ou PRÓGRADA. Na primeira, o Buraco Negro em SI GIRA em sentido CONTRARIO ao Disco de Acreção. Na Segunda, o Buraco Negro Gira no mesmo sentido do Disco de Acreção, bem como apresenta uma distorção gravitacional que reduz (absorve) parte da potencia da Energia de Raios X emitida pelo material próximo ao Buraco Negro.
Fonte: NASA:
www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA16696
Sérgio eu tenho uma dúvida ha muito tempo sobre a rotação dos astros. Todos possuem o mesmo sentido de rotação? O universo possui um zênite em comum? Seria possível observar um efeito Coriolis em escala cosmológica?
Esse é o melhor canal do TH-cam. Vou apelidar minha vizinha de Xandra, ali enxerga cada coisa.
Segundo uma resportagem da Galileu, afirmam que não foi apresentado as imagens do Sagitarius A* pois está "não produziu resultados". Alguém sabe se procede a informação?
O meme "cadê a foto do buraco negro" vai deixar sdds, só nos resta o James Webb kkkkkk
Vai bater no domo xD
@@hanamichi8066 Nem vai bater no domo, já que nunca que esse bendito é lançado. rsrs Em 2021 a Nasa vai adiar pra 2040. Kkk
Abran seus óleos gados
CARA, você ACREDITA QUE ISSO AÍ É FOTO??? TÁ BRINCANDO NÉ??? É MAIS DO QUE C.G.I . É PURA FICÇÃO E FILOSOFIA PAGÃ DE BAIXO NÍVEL.
@@gilsoxx disse o cara com problemas mentais
Vc é fera irmão
Caramba, essa última informação aí foi muito entusiasmante!
Eu ia comentar a mesma coisa. Maior resolução, mais galáxias a serem observadas, etc., resultando em mais conhecimento, mais mistérios cósmicos sendo revelados... É ótimo estar vivo nesta época de grandes descobertas!
Sergio mito da astronomia
Essa fato um marco histórico.
Sérgio e amigos, estava pensando aqui: podíamos unir esforços para fotografar também os planetas do sistema estelar Kepler 47. Se possível, quem sabe o que poderíamos ver?
Nossa Sérgio como é realmente misterioso ó nosso universo é olhar esse buraco negro fica mais ainda corrento ateoria dê todos os estudos quê estão fazendo estão todos dê parabéns 👏👏👏👏👏
ESPETACULAR. SERJÃO TAMO JUNTO ASSIM QUE É BOM 20,30 MINUTINHOS EBAAAAAAA KKKKK
Segundo a ciência no centro da nossa galáxia tem um grande buraco negro, porque nao seria mais fácil tirar a foto do buraco da nossa galáxia, ja q estaria mais proximo, ao invés de tirar de um que se encontra numa distância muito maior ?
Acompanhando tudo 😎
Sérjão, hoje no jornal local do MA, falaram sobre a visita do Marcos Pontes e os termos do acordo para o uso da base de Alcântara, já dei uma lida, mas se tu quiser comentar ponto a ponto, gostaria de ouvir tuas impressões. Abraço.
Maravilha. Adoro
Sensacional Sérgio!! Uma verdadeira aula! Parabéns pelo importante trabalho que vc realiza trazendo ao público tanta informação incrível. Voadora com tudo no peito do like!!
Essa "nuvem" no centro da nossa galáxia, que saiu a foto em 4k, é o meu desktop desde o seu vídeo, Serjão. Aquela foto é excepcional.
Video de meia hora... É bom demais!😪✌
Uma dúvida, se é só uma foto pq eles precisam processar os dados em supercomputadores? não é só bater a foto e mandar para a terra?
Acho que as deduçoes estao relacionadas a -O efeito Forer (também chamado de falácia de validação pessoal ou efeito Barnum, depois de P.T. Barnum ter dito que "temos de tudo para todos") é a observação de que as pessoas julgam exageradamente corretas as avaliações de suas personalidades que, supostamente, são feitas exclusivamente para elas mas que na verdade são vagas e genéricas o bastante para se aplicarem a uma grande quantidade de pessoas. Este efeito explica parcialmente a grande aceitação obtida por certas crenças e práticas como astrologia, grafologia, eneagrama, alguns tipos de testes de personalidade e outras hipóteses que não sobreviveram a rigorosa análise proposta pelo método científico.
Um fenômeno mais genérico e relacionado ao efeito Forer é o da validação subjetiva. A validação subjetiva ocorre quando dois eventos aleatórios ou sem ligação parecem estar conectados porque as crenças, expectativas ou hipóteses exigem tal ligação. Por isso, as pessoas buscam uma conexão entre sua percepção da personalidade e o texto de um horóscopo.
Eu ainda nao entendi o que na realidade foi "fotografado", falar que foi a sombra fica dificil visualizar, vê-se a sombra mas nao o objeto?
A sombra dele no horizonte de eventos.
Olá Mike. Já aconteceu com você de numa noite de garoa ou aquela chuva fina, vc pronto pra sair e vc dá uma olhada para a luz do poste, ou para o farol de algum carro pra ver se vê pingos de chuva refletida na luz? Ou aquela cena clássica de jogar folhas no ar ou soprar o dedo para ver pra que lado o vento está indo? Com a imagem do buraco negro é a mesma coisa. A imagem mostra o entorno do buraco negro (a parte em tons de laranja e amarelo) e a parte central o local onde nem mesmo a luz consegue escapar, por isso que fica escuro. Da mesma forma que a luz do poste mostra as gotas de chuva no escuro ou que as folhas caindo mostram que existe um vento e pra que direção está, o EHT usou o entorno do buraco negro pra mostrar que ali no centro "desse borrão laranja" existe um buraco negro.
Só pra variar.. SHOW - DE - BOLA !!!
Me convenceu, esse buraco parece o Umbigo da sua PANÇA. Parabéns!
Esta imagem do dito "buraco negro" foi usada 1 ano antes de ser anunciada a "FOTO". Foto é gerada por algoritmo? Imagem pode ser criada por algoritmo?
Sérgio Sacane porque não é mais viável estudar o buraco negro de Andrômeda?
Valeu professor!!!
Belo vídeo
Vídeo excelente, com avião no final e tudo! 😄😄😄✈✈
Se a teoria da relatividade já foi testada e comprovada à exaustão, quando se tornará a "lei" da relatividade?
Teoria é o mais alto grau de comprovação de um fato científica. Não confunda o fato, com a teoria. A evolução é um fato, a teoria que explica a evolução e a teoria da evolução darwiniana. A gravidade também é um fato, mas ao contrário da evolução ainda não existe uma teoria que de suporte a esse fato completamente. Deu pra entender? Essas nomeclatura de teoria, fato, lei é meio confusa pq na ciência esses termos tem uma definição diferente do que a gente está acostumado a usar coloquialmente, aliás eu até sou favorável de mudar esses termos pra um que não deixe margem a dupla interpretação.
E outra, na ciência uma teoria vc não prova que ela está certa criando experimentos pra comprova-la e sim pra DERRUBA-LA, pra provar que ela está errada e não pra provar que ela está certa. Por exemplo a teoria da evolução de Darwin estaria errada se vc encontrasse um fóssil de coelho por exemplo, numa estratificação de rocha do período pré Cambriano, ou ao contrário, um fóssil de dinossauro datado da última glaciação. Na verdade isso é uma predição, fazer predições também é outra característica de uma teoria bem comprovada, até hoje nunca se achou um fóssil fora do lugar, vamos dizer assim.
Sérgio, ao assistir seus vídeos fiquei com uma dúvida hipotética: há possibilidade de o Planeta 9 - caso ele realmente exista - ser, na verdade, um buraco negro de massa ínfima - diga-se, planetária?
Ele não existe...
Ou talvez sim, já que não há luz e TALVEZ seu "anel" seja pequeno.
@@laerteoliveira7923 Valeu pela resposta! Pensei nessa possibilidade porque, considerando o quão longe já enxergamos, não vejo motivo para não termos visto o Planeta 9 ainda, caso ele seja um planeta comum (novamente, caso exista). De fato, também não sabia que buracos negros com massa planetária não existiam. Foram divagações de um leigo, apenas. =D
@@brc.4471 Foi isso que pensei!
Saudações
Passando pra comentar e dar like.
Vi o buraco negro por aqui e vi Armstrong é Glen na lua pela tv.
Caraca
Oloco 2 anos ja
10:07
segura os tipos BNs e suas respectivas definições: www.if.ufrgs.br/~thaisa/buracos-negros/
Teoria cada vez tornando Lei da relatividade
?
Parte da relatividade geral foi testada na bomba atômica?
Não. A bomba atômica é baseada na relatividade especial ou restrita, que estabelece a conversão de matéria em energia e vice versa, pela fórmula E=mc2.
Show.
A foto do buraco da via lactea nao seria mais facil de ser tirada???
@@albertoinstyle3146 obrigado
Vc só consegue isso se estiver em outra galáxia. Vc não consegue tirar uma foto da própria galáxia. A imagem que vc vê da Via Láctea é deduzida e não real. Para tirar uma foto da Via Láctea vc também teria que estar em outra galáxia.
Einstein é o cara.
O cara dos caras meu chara
So de escutar os vídeos dele vc ja fica com felicidade
No rosto
@@myrllenecharlotte5935 que?
Como estará esse lugar today? Essa imagem é de 55 milhões de ano no passado .
Sérgio, revive o ICQ ai nos grupos, mano... rs
Adorei o vídeo! Top demais.
Eu dou like no vídeo e vou pra tela cheia... quando volto não está marcado mais... será algum problema?
É um problema que está acontecendo em todo o TH-cam
Sérgio e a News lá que fala que pode sim haver algum tipo de vida em exoplanetas próximos de nós !!
Nem dá para ouvir os ruídos de fundo ai no estúdio, fique tranquilo.
Alias com a forma como você passa o tema nem tem como ficar ouvindo outras coisas.
Abraços.
Ele sempre fica bravo com os barulhos de fundo mas nunca da para escutar. kkkk
Mais um video bom como sempre
Já clique tanto no like que fiquei com o dedo dormente! Qualidade do vídeo boa como sempre!
Tiraram a foto com um sansung só pode😂😂😂😂😂😂
Oq passa na cabeça das pessoas que dão (não gostei)?
Acho que o polegar bate lá sem querer e por preguiça e desleixo não consertam
"Terra é plana"
Essa pergunta nem o Serjão sabe a resposta!
Agora não entendi mais nada Sérgio, então a imagem não é efetivamente de um buraco negro mas sim de uma sombra do objeto?
A "Sombra" na verdade é sim o buraco negro, mas chama-se sombra porque não há luz, tendeu?
vamos botar radiotelescópios na lua e em marte.
Sérgio, os buracos negros também se alimentam de matéria escura?
que canal foda
cada dia que passa minha admiração por Albert Einstein, só aumenta.
Voadora no like
É isso aí!!
O aviãozinho do capeta pra atrapalhar o Serjão. Só se for em estúdio. Aos 27:25min.
Maravilhoso.
Então a teoria da relatividade, deixou de ser uma teoria já que ate o ponto ela esta certo?
Muito bom!!
Depois do buraco negro acharam em NGC 7027 a molécula primordial ... haja pesquisa
Sérgio fiquei com uma dúvida, o sagitarius A* está mais próximo mas é menos ativo, vc diz que a mudanças são mais rápidas, vc quis dizer que as variações são mais visíveis por ele estar mais próximo é isso?