A História do Rádio: EPISÓDIO 16 - Trem da Alegria
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 23 ม.ค. 2025
- Era um trem que não deslizava sobre trilhos. Ele viajava nas ondas do rádio. E seus passageiros, aos milhões se distribuíam por todo o Brasil. Vamos falar agora de um dos mais famosos programas de rádio do passado. Vamos embarcar no TREM DA ALEGRIA! Suba no trem!
O trem da Alegria era comandado por três grandes nomes do radio brasileiro: Héber de Bôscoli. Antes que vocês me perguntem, o Héber de Bôscoli era primo do compositor Ronaldo Bôscoli.
Yara Sales, que era esposa do Héber e Lamartine Babo. Sim esse mesmo, grande compositor do qual temos falado bastante.
Eles compunham o Trio de Osso, uma paródia ao Trio de Ouro, composto por Herivelto Martins, Nilo Chagas e cuja estrela era Dalva de Oliveira. Isso porque os componentes eram muito magrinhos e eles mesmos batizaram o trio com este nome, que de imediato caiu no gosto popular.
O Trem da Alegria era um show radiofônico ao vivo. Um desfile de astros e estrelas, além de brincadeiras com o auditório e distribuição de prêmios. Nada diferente do que a televisão faz hoje. Não é verdade? Yara e Héber era um casal feliz no rádio e na vida real. O casamento de Héber e Yara foi concorrido, pois eles eram muito famosos naquela época. E Lamartine foi um dos padrinhos Por sinal Lamartine Babo, talentoso, como todos sabem, fazia de tudo no programa, cantava as paródias que compunha, escrevia quadros, declamava.
O Trem da alegria era um matinal desfile de artistas que cantavam e interpretavam esquetes alegres. Todos os grandes cantores da época queriam se apresentar no Trem da Alegria.O jovem Cauby Peixoto, que estava começando sua brilhante carreira, fazia de tudo para embarcar no Trem. E entrou várias vezes. O Trem passou pelas rádios Cruzeiro do Sul, Nacional e Mayrink Veiga entre os anos 40 e 50. Mas depois os auditórios das emissoras ficaram pequenos para abrigar as hordas de espectadores que queriam ver o programa. O jeito foi fazer as transmissões diretamente de teatros do Rio de Janeiro. Um sucesso na época, que entrava no ar todas as manhãs. Cada componente que fazia parte da tripulação do trem, tinha uma função. Assim, Héber de Boscoli era o maquinista, Yara, a foguista e Lamartine, o guarda-freios. A inspiração para o nome do programa deve ter surgido na nostálgica locomotiva a vapor, a Maria Fumaça.
Héber foi um grande radialista. Empreendedor, fez fortuna atuando na área publicitária angariando anúncios para o rádio e promovendo projetos de shows e musicais para o teatro de revista. Yara, excelente radioatriz dramática. Fez muitas novelas na Nacional. Foi a Mamãe Dolores de O direito de nascer.
Yara teve um filho natural, Vitor Binot, enteado de Héber de Boscoli. Trabalhei com Vitor Binot em 1953 no Clube Juvenil Toddy da Nacional, conforme narrei no Episodio 1. Mas meu amigo Vitinho morreria de leucemia em 1980.Nos anos 40 Yara adotaria um menino, que se tornou ator: Perry Salles, que casado com Vera Fischer, morreria de câncer em 2009.Héber, o maquinista do Trem morreu em 1955 em pleno sucesso, vitima de enfarte, pegando todos de surpresa.Por iniciativa do então prefeito do Distrito Federal (em 1955 a capital do Brasil era no Rio de Janeiro), uma rua no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu o nome de Héber de Boscoli.
Lamartine Babo desembarcou em 1963, enquanto que Yara Salles partiu em 1986.Mas o Trem da alegria já havia parado de operar antes do final dos anos 50. Cada um dos tripulantes foi seguir pelos trilhos de carreiras solo. Afinal todos tinham talento para isso.
Quer saber mais acesse: aeradoradiotea...
Como o rádio tinha força para o o crescimento do Brasil
Joia!!
A eterna Favorita Emilinha Borba linda na foto como sempre. É a maior. Inconfundível parabéns
👍👏📻
Eu participei do Trem de Alegria ( No Teatro Carlos Gomes) Eles costumam jogar chuvas de balas e chocolates para o auditório.
Sensacional!!!
Os vídeos são ótimos! Parabéns! As fotos!
Tô assistindo todos os vídeos do canal. Excelente.
Parabéns pelo ótimo conteúdo.
Eu vivi esta época. É bom recordar.
Gostei, mas quando Morreu Iara Sales? Ela era Fluminense doente.
A foguista... Já conquistou o maquinista .Trecho da composição musical que abria o programa.
Mais um detalhe sobre O Trem da Alegria. Tinha a Vovó Ana.Era ela que sorteará as cartas, que deixá vamos na portaria do Teatro quando entravamos
Teria alguma gravação da época?seria bom ouvir as vozes, de tão talentosos artistas.obrigado.
Borra faze de novo o trem da alegria eu participo
ERRATA na foto não é A CANTORA NEUZA MARIA . É SIM A INCONPARAVEL MARLENE OUTRO ERRO ESSE REGISTRO É NA R.NACIONAL NO PRG C DE ALENCAR .OUTRO ERRO O TREM DA ALEGRIA FICOU NO AR ATÉ INÍCIO DOS ANOS 1960 PELA TV RIO CANAL 13 TODOS OS SÁBADOS À NOITE . É SÓ UM ABRAÇO.
Por que não equívoco no lugar do erro.