Mais uma excelente explicação sobre a falácia da evolução espiritual, o Sr. é o motivo pelo qual busco estudar a macumba, em suas falas sempre enfatiza que o macumbeiro deve estudar. Axé
Baba, se todas as experiências que eu vivi em várias vidas, permanecerão quando eu voltar. Logo, eu estou somando aprendizados. Se estou aprendendo, estou evoluindo. Não é assim como o ser humano na terra. Chego criança, aprendo com a vida e me torno mais sábio na velhice. Podemos trocar evolução por aprendizado, mas ao meu ver é o mesmo. Se estou aprendendo a viver em comunidade quando venho, não deixa de ser aprendizado.
5 หลายเดือนก่อน +1
Leia sobre evolução aqui, por favor: pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o Você está contaminado por conceitos totalmente estranhos aos povos originários, querendo dar um "ar" científico a algo que não é científico, mas que tem que ser lógico. Os conceitos espíritas tentam ser racionais e científicos, mas são totalmente ilógicos.
Gratidão por responder. Estou tentando desconstruir esse pensamento. Vim da educação espírita, por isso estou aqui no seu canal. Meu objetivo na verdade é lidar com esse contraditório que vai somar em meus conhecimentos. Na visão espírita que eu estudei, essa evolução se chama autodeterminação. Momento em que o espírito adquiri as habilidades necessárias para que se torne mais “sábio” em todos os sentidos. Isso se dá através da vivência tanto aqui, quanto no mundo espiritual. Pois, o eu é contínuo e nunca morre. Apenas muda de dimensão. Adorei a sua explicação sobre comunidade, me levou para um lugar de coletivo que é justamente o que prega o centro que eu estudo por ser baseado na psicologia JUNGUIANA.
Obrigada Bàbá Mário. Sua benção. Dei um ponto final em desmistificar essa questão de que viemos aqui para purgar as dívidas das vidas passadas; Nossa vida, nossa história é questão de escolha. Que meu Pai Nkosi lhe abençoe com saúde e sabedoria para termos a cada dia aulas como essa. Asè.
boa tarde baba salve suas forças , olha aprendo muito com o senhor, pq a elvoluçao realmente e aprendendo e passando em fases para ser melhor e sempre humilde acima de td , agora pagar indo ai ver seu trabalho e suas aulas é um enorme prazer , axe
Olá, Baba Mário! Gostaria de deixar uma sugestão de vídeo para o Senhor. Que tal um vídeo sobre indicações de livros? Vi que volta e meia o Senhor passa livros interessantes nos vídeos. Algo especificamente sobre isso seria muito interessante. Obrigado. Um abraço
Olá Baba Mário, o senhor tem de alargar as palestras antes das giras porque é coisa que eu adoro ver e ainda por cima não posso presenciar o resto... É realmente uma pessoa que irá ser relembrado pelo feito que está a fazer.. Muito obrigado
Para o espiritismo, o Eu é contínuo e ele evolui encarnado e desencarnado Baba. Intercalando as existências e adquirindo habilidades a cada nova existência, aqui ou no plano espiritual. Eu entendo que você tenha a sua visão, mas como foi dito pelo senhor, só podemos falar de uma religião quando a conhecemos. No caso, é preciso estudar o espiritismo para além de Kardec. Afinal, a doutrina também está em evolução e não estagnada no que ele escreveu. Axé!
5 หลายเดือนก่อน
Só fazendo uma rápida pesquisa: "A Doutrina nos mostra que os espíritos são entidades que não mais possuem corpos materiais, o fato de estarem no mundo dos espíritos não os concedem nenhuma capacidade intelectual ou moral superior, são apenas espíritos em uma outra condição de vida, a desencarnação não gera desenvolvimento espiritual em ninguém, a morte física não faz o papel da evolução." Ou seja, o espírito, segundo a Doutrina Espírita, não evolui, pois a evolução só acontece enquanto estiver encarnado. Fonte: www.aryramos.pro.br/desencarnacao-crescimento-e-desenvolvimento-espiritual/
Independente do que diga o espiritismo, ou até as Umbandas que acabaram se apegando a esse conceito. Eu não acredito que o criador quer que a gente sofra. Seria loucura e sadismo! eu não quis ter meus filhos para que eles viessem sofrer, e faço o máximo para que eles sofram o mínimo possível e sejam felizes nesse mundo.
Creio que o Sr. Allan Kardec errou ao dar nome de Livro dos Espíritos. No meu entendimento o referido livro deveria ter o título de Teoria sobre a Existência dos Espíritos. Infelizmente o chamado pentateuco kardequiano tornaran-se verdades fechadas. A única obra de Kardec que tenho simpatia são as Revistas Espíritas, pelos fatos e ou fenômenos interessantes nela descritos. Mais uma aula magistral. Axé Bàbá Mário Filho 🙏
Bàbá, afastando a questão evolutiva, como se explicam as desigualdades sociais, as deformidades de nascença, etc, do ponto de vista das religiões de matrizes africanas?
5 หลายเดือนก่อน
@@isabelamendes5028 , como trato em outros vídeos, são escolhas que nós fazemos, antes de virmos ao mundo físico.
Babá, se não existe nenhuma religião ou Tradição pura, e no meio tem muitas teorias malucas ... Como podemos saber qual o melhor caminho para nossa alma ?
3 หลายเดือนก่อน +2
@@ayanneborgesnoveluas por meio da consulta oracular.
tenho uma dúvida que não sei se o sr. já abordou em algum outro vídeo, que é sobre o caráter específico ou universal da cosmovisão yorubá. Digo, o espiritismo, por exemplo, tem uma interpretação que supostamente é válida pra explicar os mistérios da vida que seria válido em qualquer tempo e lugar. No caso yorubá, a cosmovisão também se pretende universal ou é algo que se aplicaria pra aquela comunidade (ou pros iniciados, ou pra quem crer, enfim, só pra quem se relaciona de algum modo com essa cosmovisão).
2 หลายเดือนก่อน
Não há essa visão universal e salvífica, que é típica das religiões abraâmicas.
Qué tremenda clase!! Y me cabe una pregunta Babá (disculpas si está mal escrito? Tiene algún video o artículo que hable entonces si existe el infierno para los africanos? Y otra pregunta...si nosotros volvemos para el mundo espiritual.....allá hay diferentes "barrios"? Hitler y el común de las personas, etán en el mismo lugar? Perdón la ignorancia pero recién estoy encontrándome con las creencias yorubás y me interesa mucho lo que ud enseña. Gracias!!
7 หลายเดือนก่อน +1
Não há inferno para nenhum Culto Tradicional em África.
Babá, excelente aula... Sua benção... Tenho uma questão muito importante: Dizer que não estamos em evolução e não temos erros a expiar para que isso justifique nosso sofrimento e, dizer que nosso sofrimento se dá devido a nossas escolhas na vida atual, não abre espaço para o discurso da meritocracia?
Outra coisa que está ficando em desuso no espiritismo é a ideia de Karma. Afinal, com o advento da física quântica, passamos a entender que a lei de causa e efeito não é absoluta. O que prende as pessoas no Karma é a culpa. A culpa que o espírito carrega faz com que ele busque uma punição. Devemos dissolver as culpas para superar o karma.
Babá excelente aula!!! é sempre um prazer assistir as mesmas. Tenho uma dúvida, como se dá o desenvolvimento ou a "evolução" dos Exus na Quimbanda? gratidão!!!
8 หลายเดือนก่อน +1
Como eu explico detalhadamente no vídeo não há "evolução espiritual".
Pontos de vista interessantes. Agradeço a caridade da palestra. Gostaria só de apontar que existe uma certa controvérsia sobre as informações repassadas entre essa relação de Kardec com a Teosofia. Kardec Não estava vivo pra ver a fundação da Teosofia, enquanto Helena Blavatsky, por sua vez, abriu um centro espírita no egito muito antes de divulgar seus ensinamentos teosóficos. A influenciação, caso tenha ocorrido, acredito, tenha sido em sentido oposto. A sociedade espírita parisiense financiou a tradução de "Isis sem Véu" posteriormente e a revista espírita ajudou a divulgar a Teosofia, mas isso foi bem depois do falecimento de Kardec e gerou uma enorme disputa entre teósofos e Kardecistas nos anos vindouros. Vale ler o livo "Em nome de Kardec" que detalha esse processo como um todo.
Baba, na tradição yoruba , como é visto a questão da reencarnação de seres com problemas de saúde já do nascimento, como tens muitos que dizem que nasceram assim porque estão pagando pelo oque que fez na vida passada , então alguns seres nascem com deficiência física ou mental . Gratidão 🙏
8 หลายเดือนก่อน +2
Eu explico neste vídeo e no vídeo anterior, sobre Ancestralidade.
Boa noite. É possível um sacerdote do ifá ser inciado em outra vertente que pratica feitiçaria e prejudica outras pessoas, continuar tendo a benção de oludumare?
Babá... 3 coisas rsrs 1. as vezes você fala do bem da comunidade e outras você fala que não pode pegar os problemas dos outros pra si... qual o limite disso? Se uma pessoa está com problemas isso não afeta a comunidade? 2. off topic - o livro Religiões Negras no Brasil da Escravidão à Pós-emancipação da Valéria Costa e Flávio Gomes, você conhece? Recomenda? 3. responde minhas outras perguntas nos outros vídeos por favor por favor por favor :D
7 หลายเดือนก่อน +2
1. Eu falei, em um dos vídeos, especificamente sobre o Odù Ọ̀ṣẹ́ do Ẹ̀rìndínlógún, que trata sobre esse assunto, de não trazer problemas alheios para a vida do consulente. Não foi um comentário genérico, mas específico, como eu disse. 2. Sim, eu tenho esse livro e o recomendo. 3. Não há perguntas suas que não tenha respondido.
Àbọ́rú boye Bàbá! . A existência ou não do livre-arbítrio é uma questão filosofica. "? Significa, dentre outras coisas, que é uma questão de conceituaçao. Ou seja, se consideramos a definição correta do termo, livre - árbitro existe e não é difícil de se comprovar, logicamente falando.. Mas, se o conceito de livre-arbítrio for de alguma forma mesclado com o conceito de de "manipulação" de "determinismo casual" tem- se a impressão (é apenas uma impressão causada por confusão conceitual!) que livre - árbitro não existe.
8 หลายเดือนก่อน +1
Não, não é. Sinto. Recomendo que leia os dois textos que traduzi, de autores Yorùbá, que estão na página do Templo.
Bàbá Mário, primeiramente, como não poderia deixar de ser: sua benção? Ọbalúwáiyé, bùsi fún ọ! Que prazer inominável ouvir suas explicações tão didáticas. Creio firmemente que essas palestras são um trabalho social e comunitário, sobretudo. Dito isso, tenho uma dúvida: o senhor disse que nós, macumbeiros, não devemos reportar-nos aos conceitos de céu e inferno. Também, em muitos outros vídeos (como implicitamente neste) o senhor nos instrui a olhar para a visão de mundo africana para entender nossa realidade, posto que nosso culto é baseado nas cosmovisões dos povos africanos. Pois bem. No candomblé kétu, que praticamente justapõe (ao menos parcialmente) o panteão yorùbá, há-se a figura dos mẹsan ọ̀run (nove céus), dentre os quais, ọ̀run buruku (o céu quente como pimenta). Não guardariam, ao menos, uma semelhança com o que se entende comumente por céu e inferno? Desde já, agradeço pela atenção, bàbá! Fortíssimo e fraterno abraço 🫂
8 หลายเดือนก่อน +2
O Candomblé se baseia em princípios e bases católicas, adaptando histórias ao modo de pensar católico.
A ideia que os Espíritos evoluem foram os próprios espiritos que ensinaram em várias comunicações por diversos mediuns Não foi Kardec e nem tem haver com Darwin! E os espíritos continuam ensinando em várias doutrinas diferentes onde há mediunidade! É um ensino universal!
Meus parabéns! Então você perdeu 48 minutos da sua vida. Com seu discurso deu para ver que você não entendeu nada do que foi falado. Faça um vídeo e apresente seus fatos.
Bom dia, Marcelino! Kardec nunca apresentou um planejamento experimental, pautado na estatística, que comprovasse que ele aplicou de fato o "método científico" de modo adequado e imparcial para escolher os médiuns e espíritos que iria entrevistar. Por isso, tudo que ele escreveu em seus livros se limitaram a HIPÓTESES. Elas poderiam muito bem ter sido testadas e validadas (ou corrigidas) por seus discípulos, mas os "bonitos" trataram de transformar tudo em dogma pra vender livro e a doutrina virou RELIGIÃO. Em resumo: Vocês ACREDITAM que SUPOSTOS médiuns deram passagem a SUPOSTOS espíritos que afirmaram que existe evolução, e TUDO BEM. Mas não têm absolutamente nenhuma comprovação científica disso pra afirmar que seja algo universal. Obs.: já trabalhei com Pesquisa Científica em biotecnologia, e passei boa parte da minha vida no Espiritismo, então conheço bem as incoerências científicas da doutrina.
poxa, babá… eu queria muito morar na mesma cidade para ir ao seu ilê. obrigado pelos ensinamentos. maratonei seu canal todo. motumba!
Nós que agradecemos!
Mais uma excelente explicação sobre a falácia da evolução espiritual, o Sr. é o motivo pelo qual busco estudar a macumba, em suas falas sempre enfatiza que o macumbeiro deve estudar.
Axé
Axé!!
Excelente palestra, Bàbá Mário! Axé 👏🏼
Muito obrigado.
Axé!
Palestra riquíssima!
Muito obrigado!
Perfeito. Importante apontamentos !
@@duergnes1705 muito obrigado!
Excelente aula! Muito obrigado babá benção axé.
Pedágio?????
Isso é um presente pra gente !!!!
Muito conhecimento e gratuito
A sua benção Babá
Òlódumaré abençoe!
Parabéns pela palestra elucidativa e educativa descortinando nossas ignorâncias espirituais.
Obrigado.
AMEI A PALESTRA!!!amei muito mais a camisa do baba, EU NASCI PRA SER FELIZ, E MUITA GRATIDAO AO CANAL AXE
Muito obrigado.
Free🇯🇴Palestine: Adorei a camiseta. Brilhante🌞🎶🐦
Obrigado.
Baba, se todas as experiências que eu vivi em várias vidas, permanecerão quando eu voltar. Logo, eu estou somando aprendizados. Se estou aprendendo, estou evoluindo. Não é assim como o ser humano na terra. Chego criança, aprendo com a vida e me torno mais sábio na velhice. Podemos trocar evolução por aprendizado, mas ao meu ver é o mesmo. Se estou aprendendo a viver em comunidade quando venho, não deixa de ser aprendizado.
Leia sobre evolução aqui, por favor:
pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o
Você está contaminado por conceitos totalmente estranhos aos povos originários, querendo dar um "ar" científico a algo que não é científico, mas que tem que ser lógico. Os conceitos espíritas tentam ser racionais e científicos, mas são totalmente ilógicos.
Gratidão por responder. Estou tentando desconstruir esse pensamento. Vim da educação espírita, por isso estou aqui no seu canal. Meu objetivo na verdade é lidar com esse contraditório que vai somar em meus conhecimentos. Na visão espírita que eu estudei, essa evolução se chama autodeterminação. Momento em que o espírito adquiri as habilidades necessárias para que se torne mais “sábio” em todos os sentidos. Isso se dá através da vivência tanto aqui, quanto no mundo espiritual. Pois, o eu é contínuo e nunca morre. Apenas muda de dimensão. Adorei a sua explicação sobre comunidade, me levou para um lugar de coletivo que é justamente o que prega o centro que eu estudo por ser baseado na psicologia JUNGUIANA.
Nessa autodeterminação, o espírito encontra todo seu potencial divino. Afinal, somos deuses em aprendizado. Não sei se me fiz entender.
Axé babá. Parabéns. Poucos tem tanto conhecimento e principalmente compartilhá-lo. ❤
Muito obrigado!
Que aula! Expandindo a cachola aqui! Muito obrigada, Baba
Nós que agradecemos!!
Aula excelente como sempre Babá sua benção! Depois poderia falar da cosmologia Bantu sobre a reencarnação? Sua benção
Ótima sugestão!
Concordo, gosto de saber das cosmologias...
Obrigada Bàbá Mário. Sua benção. Dei um ponto final em desmistificar essa questão de que viemos aqui para purgar as dívidas das vidas passadas; Nossa vida, nossa história é questão de escolha. Que meu Pai Nkosi lhe abençoe com saúde e sabedoria para termos a cada dia aulas como essa. Asè.
Muito obrigado pela mensagem.
Axé!
Obrigado por tantas opções de sentir nossos Caminhos
Eu que agradeço!
tava esperando esse sair, vamo que vamo
Axé!
boa tarde baba salve suas forças , olha aprendo muito com o senhor, pq a elvoluçao realmente e aprendendo e passando em fases para ser melhor e sempre humilde acima de td , agora pagar indo ai ver seu trabalho e suas aulas é um enorme prazer , axe
Muito obrigado!
top demais!!
@@GuilhermeFariaGuedes muito obrigado.
Babá obrigado por mais essa excelente ensinamento maravilhoso axé.
Eu que agradeço!
GRATIDÃO por compartilhar seus ensinamentos é de uma ótima qualidades e explicativa 💛🌻❤Axé
Eu que agradeço!
✌🏾🙏🏾🫂A sua benção meu querido...Axé
Axé!
Òlódumaré abençoe!
Olá, Baba Mário! Gostaria de deixar uma sugestão de vídeo para o Senhor. Que tal um vídeo sobre indicações de livros? Vi que volta e meia o Senhor passa livros interessantes nos vídeos. Algo especificamente sobre isso seria muito interessante. Obrigado. Um abraço
Obrigado pela sugestão.
Tava esperando esse tema! Obgda Bàbá! Sua benção
Òlódumaré abençoe!
@ 🙏🙇🏼♀️
Ótimo vídeo gratidão baba
Eu que agradeço!
Olá Baba Mário, o senhor tem de alargar as palestras antes das giras porque é coisa que eu adoro ver e ainda por cima não posso presenciar o resto... É realmente uma pessoa que irá ser relembrado pelo feito que está a fazer.. Muito obrigado
Eu que agradeço!
Axé!
Para o espiritismo, o Eu é contínuo e ele evolui encarnado e desencarnado Baba. Intercalando as existências e adquirindo habilidades a cada nova existência, aqui ou no plano espiritual. Eu entendo que você tenha a sua visão, mas como foi dito pelo senhor, só podemos falar de uma religião quando a conhecemos. No caso, é preciso estudar o espiritismo para além de Kardec. Afinal, a doutrina também está em evolução e não estagnada no que ele escreveu. Axé!
Só fazendo uma rápida pesquisa:
"A Doutrina nos mostra que os espíritos são entidades que não mais possuem corpos materiais, o fato de estarem no mundo dos espíritos não os concedem nenhuma capacidade intelectual ou moral superior, são apenas espíritos em uma outra condição de vida, a desencarnação não gera desenvolvimento espiritual em ninguém, a morte física não faz o papel da evolução."
Ou seja, o espírito, segundo a Doutrina Espírita, não evolui, pois a evolução só acontece enquanto estiver encarnado.
Fonte: www.aryramos.pro.br/desencarnacao-crescimento-e-desenvolvimento-espiritual/
Primeira casa que entrei me ensinou isso...
Mais eu como gosto de estudar e aprender, nunca parei com apenas uma informação
Axé!
Independente do que diga o espiritismo, ou até as Umbandas que acabaram se apegando a esse conceito.
Eu não acredito que o criador quer que a gente sofra.
Seria loucura e sadismo! eu não quis ter meus filhos para que eles viessem sofrer, e faço o máximo
para que eles sofram o mínimo possível e sejam felizes nesse mundo.
Axé!!!
Otima aula, obrigado!
Eu que agradeço!
Creio que o Sr. Allan Kardec errou ao dar nome de Livro dos Espíritos. No meu entendimento o referido livro deveria ter o título de Teoria sobre a Existência dos Espíritos. Infelizmente o chamado pentateuco kardequiano tornaran-se verdades fechadas.
A única obra de Kardec que tenho simpatia são as Revistas Espíritas, pelos fatos e ou fenômenos interessantes nela descritos. Mais uma aula magistral. Axé Bàbá Mário Filho 🙏
Axé!
E olhe lá porque essa Revista Espírita tbm foi responsável por divulgar o racismo de Kardec
Bàbá, afastando a questão evolutiva, como se explicam as desigualdades sociais, as deformidades de nascença, etc, do ponto de vista das religiões de matrizes africanas?
@@isabelamendes5028 , como trato em outros vídeos, são escolhas que nós fazemos, antes de virmos ao mundo físico.
Babá, se não existe nenhuma religião ou Tradição pura, e no meio tem muitas teorias malucas ... Como podemos saber qual o melhor caminho para nossa alma ?
@@ayanneborgesnoveluas por meio da consulta oracular.
tenho uma dúvida que não sei se o sr. já abordou em algum outro vídeo, que é sobre o caráter específico ou universal da cosmovisão yorubá. Digo, o espiritismo, por exemplo, tem uma interpretação que supostamente é válida pra explicar os mistérios da vida que seria válido em qualquer tempo e lugar. No caso yorubá, a cosmovisão também se pretende universal ou é algo que se aplicaria pra aquela comunidade (ou pros iniciados, ou pra quem crer, enfim, só pra quem se relaciona de algum modo com essa cosmovisão).
Não há essa visão universal e salvífica, que é típica das religiões abraâmicas.
❤
👍🏾
Qué tremenda clase!! Y me cabe una pregunta Babá (disculpas si está mal escrito? Tiene algún video o artículo que hable entonces si existe el infierno para los africanos? Y otra pregunta...si nosotros volvemos para el mundo espiritual.....allá hay diferentes "barrios"? Hitler y el común de las personas, etán en el mismo lugar? Perdón la ignorancia pero recién estoy encontrándome con las creencias yorubás y me interesa mucho lo que ud enseña. Gracias!!
Não há inferno para nenhum Culto Tradicional em África.
Babá, excelente aula... Sua benção... Tenho uma questão muito importante: Dizer que não estamos em evolução e não temos erros a expiar para que isso justifique nosso sofrimento e, dizer que nosso sofrimento se dá devido a nossas escolhas na vida atual, não abre espaço para o discurso da meritocracia?
Não, de forma alguma.
O senhor pode me recomendar um material para entender melhor essa diferença?@
@@renanturci6562
th-cam.com/video/UPL9CS0_QaI/w-d-xo.html
th-cam.com/video/JCTskg2Tsl8/w-d-xo.html
Bem como os textos que estão na página do Templo.
Outra coisa que está ficando em desuso no espiritismo é a ideia de Karma. Afinal, com o advento da física quântica, passamos a entender que a lei de causa e efeito não é absoluta. O que prende as pessoas no Karma é a culpa. A culpa que o espírito carrega faz com que ele busque uma punição. Devemos dissolver as culpas para superar o karma.
Isso é absurdo!
Karma não é isso!
Babá excelente aula!!! é sempre um prazer assistir as mesmas. Tenho uma dúvida, como se dá o desenvolvimento ou a "evolução" dos Exus na Quimbanda?
gratidão!!!
Como eu explico detalhadamente no vídeo não há "evolução espiritual".
Pontos de vista interessantes. Agradeço a caridade da palestra. Gostaria só de apontar que existe uma certa controvérsia sobre as informações repassadas entre essa relação de Kardec com a Teosofia. Kardec Não estava vivo pra ver a fundação da Teosofia, enquanto Helena Blavatsky, por sua vez, abriu um centro espírita no egito muito antes de divulgar seus ensinamentos teosóficos. A influenciação, caso tenha ocorrido, acredito, tenha sido em sentido oposto. A sociedade espírita parisiense financiou a tradução de "Isis sem Véu" posteriormente e a revista espírita ajudou a divulgar a Teosofia, mas isso foi bem depois do falecimento de Kardec e gerou uma enorme disputa entre teósofos e Kardecistas nos anos vindouros. Vale ler o livo "Em nome de Kardec" que detalha esse processo como um todo.
Obrigado pela colaboração.
Baba, na tradição yoruba , como é visto a questão da reencarnação de seres com problemas de saúde já do nascimento, como tens muitos que dizem que nasceram assim porque estão pagando pelo oque que fez na vida passada , então alguns seres nascem com deficiência física ou mental .
Gratidão 🙏
Eu explico neste vídeo e no vídeo anterior, sobre Ancestralidade.
Boa noite. É possível um sacerdote do ifá ser inciado em outra vertente que pratica feitiçaria e prejudica outras pessoas, continuar tendo a benção de oludumare?
Aqueles que eu conheço estão bem fud1d0s.
A filosofia judaico cristã transformou milhões de pessoas em doentes emocionais.
Infelizmente.
Babá... 3 coisas rsrs
1. as vezes você fala do bem da comunidade e outras você fala que não pode pegar os problemas dos outros pra si... qual o limite disso? Se uma pessoa está com problemas isso não afeta a comunidade?
2. off topic - o livro Religiões Negras no Brasil da Escravidão à Pós-emancipação da Valéria Costa e Flávio Gomes, você conhece? Recomenda?
3. responde minhas outras perguntas nos outros vídeos por favor por favor por favor :D
1. Eu falei, em um dos vídeos, especificamente sobre o Odù Ọ̀ṣẹ́ do Ẹ̀rìndínlógún, que trata sobre esse assunto, de não trazer problemas alheios para a vida do consulente. Não foi um comentário genérico, mas específico, como eu disse.
2. Sim, eu tenho esse livro e o recomendo.
3. Não há perguntas suas que não tenha respondido.
@ obrigado Babá!!
Obrigada pela aula! Mas e os humanos que nascem com deficiências físicas e mentais? Obrigada!
Expliquei no vídeo anterior, sobre Ancestralidade.
@ irei assistir obrigada!
Penso que a ayahuasca acaba permitindo ter alguns acessos ao seu de orun... Acha possível? Sua benção
Não, não acho, aliás, tenho certeza!
Cada época é salva por um punhado de homens como o Mário.
Muito obrigado pela deferência
@ valeu meu amigo ❤️
Àbọ́rú boye Bàbá! . A existência ou não do livre-arbítrio é uma questão filosofica. "? Significa, dentre outras coisas, que é uma questão de conceituaçao. Ou seja, se consideramos a definição correta do termo, livre - árbitro existe e não é difícil de se comprovar, logicamente falando.. Mas, se o conceito de livre-arbítrio for de alguma forma mesclado com o conceito de de "manipulação" de "determinismo casual" tem- se a impressão (é apenas uma impressão causada por confusão conceitual!) que livre - árbitro não existe.
Não, não é. Sinto.
Recomendo que leia os dois textos que traduzi, de autores Yorùbá, que estão na página do Templo.
@ obrigado!
Bàbá Mário, primeiramente, como não poderia deixar de ser: sua benção? Ọbalúwáiyé, bùsi fún ọ!
Que prazer inominável ouvir suas explicações tão didáticas. Creio firmemente que essas palestras são um trabalho social e comunitário, sobretudo.
Dito isso, tenho uma dúvida: o senhor disse que nós, macumbeiros, não devemos reportar-nos aos conceitos de céu e inferno.
Também, em muitos outros vídeos (como implicitamente neste) o senhor nos instrui a olhar para a visão de mundo africana para entender nossa realidade, posto que nosso culto é baseado nas cosmovisões dos povos africanos.
Pois bem.
No candomblé kétu, que praticamente justapõe (ao menos parcialmente) o panteão yorùbá, há-se a figura dos mẹsan ọ̀run (nove céus), dentre os quais, ọ̀run buruku (o céu quente como pimenta).
Não guardariam, ao menos, uma semelhança com o que se entende comumente por céu e inferno?
Desde já, agradeço pela atenção, bàbá! Fortíssimo e fraterno abraço 🫂
O Candomblé se baseia em princípios e bases católicas, adaptando histórias ao modo de pensar católico.
Free Palestine 🇧🇷🇵🇸🇵🇸🇵🇸
@@Malacheia-k3z from the lake to the Sea!
A ideia que os Espíritos evoluem foram os próprios espiritos que ensinaram em várias comunicações por diversos mediuns
Não foi Kardec e nem tem haver com Darwin! E os espíritos continuam ensinando em várias doutrinas diferentes onde há mediunidade! É um ensino universal!
Meus parabéns! Então você perdeu 48 minutos da sua vida. Com seu discurso deu para ver que você não entendeu nada do que foi falado.
Faça um vídeo e apresente seus fatos.
Não, não foram e não são.
👍🏾👍🏾👍🏾
Bom dia, Marcelino!
Kardec nunca apresentou um planejamento experimental, pautado na estatística, que comprovasse que ele aplicou de fato o "método científico" de modo adequado e imparcial para escolher os médiuns e espíritos que iria entrevistar.
Por isso, tudo que ele escreveu em seus livros se limitaram a HIPÓTESES. Elas poderiam muito bem ter sido testadas e validadas (ou corrigidas) por seus discípulos, mas os "bonitos" trataram de transformar tudo em dogma pra vender livro e a doutrina virou RELIGIÃO.
Em resumo: Vocês ACREDITAM que SUPOSTOS médiuns deram passagem a SUPOSTOS espíritos que afirmaram que existe evolução, e TUDO BEM. Mas não têm absolutamente nenhuma comprovação científica disso pra afirmar que seja algo universal.
Obs.: já trabalhei com Pesquisa Científica em biotecnologia, e passei boa parte da minha vida no Espiritismo, então conheço bem as incoerências científicas da doutrina.