As civilizações que sejam o comunismo primitivo, indígenas, por exemplo, não tem história como a justificamos em nossa realidade. Não a motor da luta de classes. Interessantíssimo! Exemplo de alienação do trabalho em Marx (Em qual outro filósofo, economista, haveria?) extraído da canção popular: Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me chega um cidadão E me diz desconfiado, tu tá aí admirado Ou tá querendo roubar?
Professor ótima aula! Mais tenho uma dúvida pq o comunismo ate hj não deu certo e pq ñ passou do socialismo? Obg pela aula e se puder responder fico feliz
Olá! Tudo bom, Marx e Engels falam sobre isto numa obra intitulada de ''IDEOLOGIA ALEMÃ''. No referido livro, Marx inicia sua narrativa criticando os ''Velhos Hegelianos'' e ''Jovens Hegelianos'', para Marx; os ''Jovens Hegelianos'' ou seja, os adeptos da Filosofia de Hegel que criticavam mas não revolucionavam. Bom, agora respondendo a questão precípua, para Marx, o proletário sofreu um processo de alienação no ato da vinda da força de trabalho, ele se ''coisificou'' e nem se deu conta... porém Marx diz que o Capitalismo é transitório, e a alienação é parte de um movimento histórico, e ela só funciona no capitalismo, ao surgir o Socialismo isto se rompe. O Socialismo surge com a tomada da consciência do proletariado, que irá promover a revolução, após isto, o Estado Socialista acabara com a propriedade privada, repartirá os bens privados a todos e depois disto acabará com a figura do Estado e todos serão ''felizes para sempre'' num país justo, sem classes e onde o homem viverá bem. Portanto, nunca passou do Socialismo para o Capitalismo por causa da ganancia dos ditos revolucionários que em chegando no poder perderam-se e não quiseram largar seu poderio. #EU NÃO SOU SOCIALISTA, APENAS ABORDEI HONESTAMENTE O TEMA!!!
@@Copesp_06 Você é o lado obscuro. Diga que sem avançar para outras fronteiras, interesses imperialistas têm o poder de fazer o reacionarismo burguês, maior mais forte até, trazido de países e nacionalidades estrangeiras. A importante tese da Revolução permanente de trotsky. O capitalismo deu certo? O mundo tem pra mais de quatro bilhões de pessoas nas condições mais precárias, são os que segregados estão da divisão internacional do trabalho que só privilegiam os países ricos, estes por sua vez surripiam as riquezas de outros cantos do mundo inteiro.
Diga que sem avançar para outras fronteiras, interesses imperialistas têm o poder de fazer o reacionarismo burguês, maior mais forte até, trazido de países e nacionalidades estrangeiras. A importante tese da Revolução permanente de Trotsky. O capitalismo deu certo? O mundo tem pra mais de quatro bilhões de pessoas nas condições mais precárias, são os que segregados, estão da divisão internacional do trabalho que só privilegia aos países ricos, estes por sua vez surripiam as riquezas de outros cantos do mundo inteiro.
MAURO B. VIEIRA. Olá! Tudo bem companheiro? Permita-me tratá-lo assim... não entendi muito bem, mas acho que você está me chingando no comentário (risos), acredito que não haja motivos, afinal eu afirmei tudo o que você disse com outras palavras. Obrigado pela atenção.
@@Copesp_06 Não xinguei, disse-lhe palavras que devem estimulá-lo a estudar mais e ir bem mais longe do que já consegue. Faça isso uma vida inteira e tenha um olhar crítico de alcance cada vez mais privilegiado. Observe como uma direita escrota (agora cabe, sim, xingar pra valer) quer acabar com bibliotecas públicas, extinguir cinemas ... o caralho. Uma urdidura, que pretende se fazer para sempre em minha vida, dessa mesma forma me retirou da minha pós-graduação na UFBA e quer me emburrecer até hoje. Querem-me emburrecido, é sensível em revelar o ódio dos que condenam o saber em todo o canto, desde dentro de si mesmos e de suas famílias. Siga muito bem, comprometa-se com o conhecimento mais do que qualquer outra atividade. Que o tudo o mais seja a conformação com o cara da clarividência que você, com certeza, pretende ser.
Isso é o que dizem. Mas é básico os cálculos. A população não passa de um conjunto de cachorros sem coleira. As pessoas são fortemente alienas, e todos somos divergentes. Comunismo é apenas uma desculpa vagabunda para fracassados úteis.
Tá más se fossemos todos iguais, quem recolherá o lixo? Quem faria os serviços subalternos? Sim porque se somos iguais não é possível que alguém faça esse serviço é etc ...
É exatamente o que eu penso. Se eu não PRECISO trabalhar com esse tipo de coisa, pq vou trabalhar? Se estudando anos para ser médico eu vou ganhar o mesmo que um caixa de supermercado (sem desmerecer, claro) pq eu estudaria tanto? Na minha cabeça, uma sociedade comunista não tem como se sustentar
meu Deus, nao faz sentido essa ideia de alienaçao no trabalho.. Por exemplo, eu posso estar fazendo uma ferramenta, que eu nao sei qual sera o destino ou utilidade daquilo, mas por outro lado provavelmente um Engenheiro/cientista etc. usara aquilo para inventar ou melhorar alguma tecnologia para o bem estar humano. Nao faz sentido nenhum essa teoria mal refletida, o que falta mesmo no capitalismo e pagar melhor o salario conforme a qualificaçao do profissional, e quando digo qualificaçao estou me referindo ao trabalho bem feito, e nao apenas um diploma.
Não faz sentido, pq tá mal explicada mesmo. A alienação se dá devido à divisão do trabalho. Quanto mais se tem a divisão do trabalho, mais se tem a complexificação da sociedade, de maneira que se torna impossível que nós possamos conhecer todos os processos que formam nosso cotidiano. Por ex: acordo às 6h da manhã, com o despertador do celular; saio de casa e pego meu carro para ir trabalhar; paro no posto para abastecer o carro com gasolina. Só nesses curtos momentos, há já diversos processos: o da produção do celular (como funciona o software? como foi desenvolvido o software? Quem desenvolveu? Como se transformou o ferro para fazer os fios, baterias etc.? Como funciona a bateria? Como funciona as ligações elétricas do celular? Etc.); o da produção do carro; o da produção da gasolina; as relações econômicas que lhe permitem comprar o celular, o carro, a gasolina; o da produção da casa que você mora; a produção do asfalto da rua em que você passa; etc. É impossível conhecer todos esses processos, o que acontece então é que, em vez de entendermos a realidade enquanto processo, a aceitamos como fato. A alienação é justamente esse movimento mental de se aceitar a realidade como fato, sem entendê-la como processo.
@@arleyribeirosilvafilho8964 más que mal tem uma pessoa não entender o funcionamento de algo tecnológico, por exemplo? Pessoa analfabeto, pode usar celular, por exemplo, para mandar e ouvir áudio/ver vídeos etc.. Nós não vamos viver milhares de anos, para aprender o mecanismo de tudo que existe, isso é impossível, então é um pouco sem racionalidade falar que alguém é alienado, por não saber detalhes.. Por outro lado, olhando o lado, essas linhas de produção, do exemplo que você usou, celular, carro, posto de gasolina, etc.. gerou centenas de emprego.. Emprego é o único meio para diminuir a pobreza e desigualdade de um país.. Quanto mais desenvolvimento, quanto mais tecnologia, quanto mais empregos e empresas, e oportunidade de empréstimos para virar empresário, mais rica a nação será.. O trabalho não é ruim, como a Esquerda diz.. O trabalho é bom! O problema do Brasil, é o salário mínimo ser muito baixo.. O trabalho é ótimo, o problema é o poder de compra ser tão baixo.. A Esquerda não deveria lutar contra o capitalismo(trabalho e empresas) e sim lutar por um salário mais digno.. quanto mais responsabilidade o cargo, maior o salário isso é óbvio.. más mesmo o emprego mais simples, deveria ter um salário mínimo de no mínimo 2,5 mil.. (sem aumentar os custos de aluguel/ mercado)
@@ninguem2913 Mas a esquerda não diz que o trabalho é ruim. Muito pelo contrário, para Marx, o trabalho é o fundamento principal da sociedade. E, por conta disto, as relações de trabalho tem consequência em toda a estrutura social. Quando se fala em "alienação do trabalho", não é no sentido de ofensa, porque essa alienação afeta todas as pessoas: seja médico, seja professor, seja você, eu... Se fala em alienação, porque ela é uma consequência lógica da divisão do trabalho. Ninguém escolhe ser afetado por essa alienação, mas ela é um fenômeno social, nos afeta, querendo ou não. E o que ela faz é esconder da gente como a sociedade funciona. Como são as relações de trabalho que estruturam o social, a alienação do trabalho vai afetar todas as relações sociais, de maneira que nós não possamos entendê-las como um processo histórico, mas, de maneira invertida, como um fato. Em vez de, por exemplo, vermos a sociedade capitalista como um produto da história, aceitamos ela como um fato natural, que é porque é, e por isso não vai nunca acabar. Se o Capitalismo é histórico, e não natural, ele necessariamente acabará.
(Continuando) Marx também não era contra o avanço tecnológico nem contra o desenvolvimento. Acontece que o Capitalismo tem uma contradição que, por si só, tende a ir contra ele próprio. Quanto mais desenvolvimento e tecnologia, menos é necessário que se tenha trabalhadores. Dessa forma, o número de desemprego cresce necessariamente. Como lutar somente por um salário maior, se cada vez menos tem pessoas empregadas? Quando se fala em superar o Capitalismo, não é jogar tudo o que ele desenvolveu fora. Muito pelo contrário, o Capitalismo promoveu os avanços mais significativos da história da humanidade - se você ler o primeiro capítulo do Manifesto Comunista, verá que lá está cheio de elogios ao Capitalismo. Superar o Capitalismo é ir além dele, desenvolver a partir do que ele já fez, alcançar uma liberdade ainda maior do que a conquistada por ele.
Nunca estudei Filosofia, mas amei está matéria, s contar que o professor explica muito bem. Enem 2022 😀😀😀
Clareza e objetividade. meus parabéns.
Obrigado 👍
Espero que continuem com esse canal, eu estou estudando e tirando muito proveito de cada vídeo.
Ficamos muito felizes em saber
Muito obrigada!!!
Vocês são ótimos! Apesar de curtos, seus vídeos abordam as ideias principais de cada assunto! Agradeço bastante
mds que explicação perfeitaaa, brigado moço me ajudou muito
Ótima aula, professor! Obrigada.
Canal incrível professor maravilhoso 👏 parabéns
Excelente aula, professor Alan! Tu és incrível!
Prof. Alan. Extraordinario!
muito obrigado pelo aula, foi de grande ajuda
Obrigada
Muito boa a aula, obrigado.
tive aula com o Alan no cursinho publico em Floripa, muito bom!
Excelente professor.Parabéns mestre Alan.
Excelente, professor. Obrigado.
Nós que agradecemos!
muito boa a aula!!! Parabéns!!!
Aula incrível. 😎
Parabéns, prof Alan! Que explicação incrível
obrigada pelo comentário, Táfnys!!
Perfeito. Parabéns.
Eu tô conseguindo focar nos estudos pro Enem por causa de vocês! Perfeito, muito obrigada!
Alanzinho manda muito...
Valeu sua explanação. Vou indicar seus vídeos para meus alunos assistirem.
Muito bom!
Estou muito satisfeita com esse canal, desejo que cresçam ♡♡♡
Karl Marx estudou sociología e filosofía verdade?
Agora, a aula foi muio boa mesmo.
Muito boa aula,
Muito obrigado teacher...
Muito bom mesmo! Parabéns!
Adoro suas aulas !! Muito boassss
Excelente...!!!
Adorei o estilo do professor, bem descontraído. Não fica monótono o vídeo.
Ganhou mais um inscrito aqui.
Nada contra professor, aula brilhante!
Obrigado professor eu queria saber como vc
Muito bom!!!🤩
As civilizações que sejam o comunismo primitivo, indígenas, por exemplo, não tem história como a justificamos em nossa realidade. Não a motor da luta de classes. Interessantíssimo!
Exemplo de alienação do trabalho em Marx (Em qual outro filósofo, economista, haveria?) extraído da canção popular:
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Professor ótima aula! Mais tenho uma dúvida pq o comunismo ate hj não deu certo e pq ñ passou do socialismo?
Obg pela aula e se puder responder fico feliz
Olá! Tudo bom, Marx e Engels falam sobre isto numa obra intitulada de ''IDEOLOGIA ALEMÃ''. No referido livro, Marx inicia sua narrativa criticando os ''Velhos Hegelianos'' e ''Jovens Hegelianos'', para Marx; os ''Jovens Hegelianos'' ou seja, os adeptos da Filosofia de Hegel que criticavam mas não revolucionavam. Bom, agora respondendo a questão precípua, para Marx, o proletário sofreu um processo de alienação no ato da vinda da força de trabalho, ele se ''coisificou'' e nem se deu conta... porém Marx diz que o Capitalismo é transitório, e a alienação é parte de um movimento histórico, e ela só funciona no capitalismo, ao surgir o Socialismo isto se rompe.
O Socialismo surge com a tomada da consciência do proletariado, que irá promover a revolução, após isto, o Estado Socialista acabara com a propriedade privada, repartirá os bens privados a todos e depois disto acabará com a figura do Estado e todos serão ''felizes para sempre'' num país justo, sem classes e onde o homem viverá bem. Portanto, nunca passou do Socialismo para o Capitalismo por causa da ganancia dos ditos revolucionários que em chegando no poder perderam-se e não quiseram largar seu poderio.
#EU NÃO SOU SOCIALISTA, APENAS ABORDEI HONESTAMENTE O TEMA!!!
@@Copesp_06 Você é o lado obscuro. Diga que sem avançar para outras fronteiras, interesses imperialistas têm o poder de fazer o reacionarismo burguês, maior mais forte até, trazido de países e nacionalidades estrangeiras. A importante tese da Revolução permanente de trotsky.
O capitalismo deu certo? O mundo tem pra mais de quatro bilhões de pessoas nas condições mais precárias, são os que segregados estão da divisão internacional do trabalho que só privilegiam os países ricos, estes por sua vez surripiam as riquezas de outros cantos do mundo inteiro.
Diga que sem avançar para outras fronteiras, interesses imperialistas têm o poder de fazer o reacionarismo burguês, maior mais forte até, trazido de países e nacionalidades estrangeiras. A importante tese da Revolução permanente de Trotsky.
O capitalismo deu certo? O mundo tem pra mais de quatro bilhões de pessoas nas condições mais precárias, são os que segregados, estão da divisão internacional do trabalho que só privilegia aos países ricos, estes por sua vez surripiam as riquezas de outros cantos do mundo inteiro.
MAURO B. VIEIRA. Olá! Tudo bem companheiro? Permita-me tratá-lo assim... não entendi muito bem, mas acho que você está me chingando no comentário (risos), acredito que não haja motivos, afinal eu afirmei tudo o que você disse com outras palavras. Obrigado pela atenção.
@@Copesp_06 Não xinguei, disse-lhe palavras que devem estimulá-lo a estudar mais e ir bem mais longe do que já consegue. Faça isso uma vida inteira e tenha um olhar crítico de alcance cada vez mais privilegiado.
Observe como uma direita escrota (agora cabe, sim, xingar pra valer) quer acabar com bibliotecas públicas, extinguir cinemas ... o caralho.
Uma urdidura, que pretende se fazer para sempre em minha vida, dessa mesma forma me retirou da minha pós-graduação na UFBA e quer me emburrecer até hoje. Querem-me emburrecido, é sensível em revelar o ódio dos que condenam o saber em todo o canto, desde dentro de si mesmos e de suas famílias.
Siga muito bem, comprometa-se com o conhecimento mais do que qualquer outra atividade. Que o tudo o mais seja a conformação com o cara da clarividência que você, com certeza, pretende ser.
Muito lindo mesmo. Falta só funcionar.
adorei esse professor kkkkk falou e disse
Parabenizo os estudantes que estão assistindo suas aulas.
Comunismo igual uma sociedade sem classes, liberdade, mérito, sonhos, prosperidade pessoal, direitos, evolução e futuro!
Isso é o que dizem.
Mas é básico os cálculos.
A população não passa de um conjunto de cachorros sem coleira.
As pessoas são fortemente alienas, e todos somos divergentes.
Comunismo é apenas uma desculpa vagabunda para fracassados úteis.
Pode ser também dependência emocional
A FILOSOFIA É LINDA.
Você descobriu sozinha alienado
Por o comunismo não seu certo? Porque por mais linda que seja sua utopia, sem Deus o homem só consegue fazer o mal"
Tá más se fossemos todos iguais, quem recolherá o lixo? Quem faria os serviços subalternos? Sim porque se somos iguais não é possível que alguém faça esse serviço é etc ...
É exatamente o que eu penso. Se eu não PRECISO trabalhar com esse tipo de coisa, pq vou trabalhar? Se estudando anos para ser médico eu vou ganhar o mesmo que um caixa de supermercado (sem desmerecer, claro) pq eu estudaria tanto? Na minha cabeça, uma sociedade comunista não tem como se sustentar
não entendi no começo, no final parecia que estava no começo
🙋
A carinha dele quando caiu a caneta kkkk
que resenha
Eu quero é entender pq chamam ele de filósofo
Deus nos livre do comunismo
meu Deus, nao faz sentido essa ideia de alienaçao no trabalho.. Por exemplo, eu posso estar fazendo uma ferramenta, que eu nao sei qual sera o destino ou utilidade daquilo, mas por outro lado provavelmente um Engenheiro/cientista etc. usara aquilo para inventar ou melhorar alguma tecnologia para o bem estar humano. Nao faz sentido nenhum essa teoria mal refletida, o que falta mesmo no capitalismo e pagar melhor o salario conforme a qualificaçao do profissional, e quando digo qualificaçao estou me referindo ao trabalho bem feito, e nao apenas um diploma.
Não faz sentido, pq tá mal explicada mesmo. A alienação se dá devido à divisão do trabalho. Quanto mais se tem a divisão do trabalho, mais se tem a complexificação da sociedade, de maneira que se torna impossível que nós possamos conhecer todos os processos que formam nosso cotidiano. Por ex: acordo às 6h da manhã, com o despertador do celular; saio de casa e pego meu carro para ir trabalhar; paro no posto para abastecer o carro com gasolina. Só nesses curtos momentos, há já diversos processos: o da produção do celular (como funciona o software? como foi desenvolvido o software? Quem desenvolveu? Como se transformou o ferro para fazer os fios, baterias etc.? Como funciona a bateria? Como funciona as ligações elétricas do celular? Etc.); o da produção do carro; o da produção da gasolina; as relações econômicas que lhe permitem comprar o celular, o carro, a gasolina; o da produção da casa que você mora; a produção do asfalto da rua em que você passa; etc. É impossível conhecer todos esses processos, o que acontece então é que, em vez de entendermos a realidade enquanto processo, a aceitamos como fato. A alienação é justamente esse movimento mental de se aceitar a realidade como fato, sem entendê-la como processo.
@@arleyribeirosilvafilho8964 más que mal tem uma pessoa não entender o funcionamento de algo tecnológico, por exemplo? Pessoa analfabeto, pode usar celular, por exemplo, para mandar e ouvir áudio/ver vídeos etc..
Nós não vamos viver milhares de anos, para aprender o mecanismo de tudo que existe, isso é impossível, então é um pouco sem racionalidade falar que alguém é alienado, por não saber detalhes..
Por outro lado, olhando o lado, essas linhas de produção, do exemplo que você usou, celular, carro, posto de gasolina, etc.. gerou centenas de emprego..
Emprego é o único meio para diminuir a pobreza e desigualdade de um país..
Quanto mais desenvolvimento, quanto mais tecnologia, quanto mais empregos e empresas, e oportunidade de empréstimos para virar empresário, mais rica a nação será..
O trabalho não é ruim, como a Esquerda diz..
O trabalho é bom!
O problema do Brasil, é o salário mínimo ser muito baixo..
O trabalho é ótimo, o problema é o poder de compra ser tão baixo..
A Esquerda não deveria lutar contra o capitalismo(trabalho e empresas) e sim lutar por um salário mais digno.. quanto mais responsabilidade o cargo, maior o salário isso é óbvio.. más mesmo o emprego mais simples, deveria ter um salário mínimo de no mínimo 2,5 mil.. (sem aumentar os custos de aluguel/ mercado)
@@ninguem2913 Mas a esquerda não diz que o trabalho é ruim. Muito pelo contrário, para Marx, o trabalho é o fundamento principal da sociedade. E, por conta disto, as relações de trabalho tem consequência em toda a estrutura social. Quando se fala em "alienação do trabalho", não é no sentido de ofensa, porque essa alienação afeta todas as pessoas: seja médico, seja professor, seja você, eu... Se fala em alienação, porque ela é uma consequência lógica da divisão do trabalho. Ninguém escolhe ser afetado por essa alienação, mas ela é um fenômeno social, nos afeta, querendo ou não. E o que ela faz é esconder da gente como a sociedade funciona. Como são as relações de trabalho que estruturam o social, a alienação do trabalho vai afetar todas as relações sociais, de maneira que nós não possamos entendê-las como um processo histórico, mas, de maneira invertida, como um fato. Em vez de, por exemplo, vermos a sociedade capitalista como um produto da história, aceitamos ela como um fato natural, que é porque é, e por isso não vai nunca acabar. Se o Capitalismo é histórico, e não natural, ele necessariamente acabará.
(Continuando) Marx também não era contra o avanço tecnológico nem contra o desenvolvimento. Acontece que o Capitalismo tem uma contradição que, por si só, tende a ir contra ele próprio. Quanto mais desenvolvimento e tecnologia, menos é necessário que se tenha trabalhadores. Dessa forma, o número de desemprego cresce necessariamente. Como lutar somente por um salário maior, se cada vez menos tem pessoas empregadas? Quando se fala em superar o Capitalismo, não é jogar tudo o que ele desenvolveu fora. Muito pelo contrário, o Capitalismo promoveu os avanços mais significativos da história da humanidade - se você ler o primeiro capítulo do Manifesto Comunista, verá que lá está cheio de elogios ao Capitalismo. Superar o Capitalismo é ir além dele, desenvolver a partir do que ele já fez, alcançar uma liberdade ainda maior do que a conquistada por ele.
Esse cara fez um desfavor a sociedade. Detesto, mas infelizmente tem que estudar essa porcaria.
Aula BOSTA.
professor Alan sempre muito objetivo! ótima aula.