Os Filhos do Café - Documentário (1980)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Documentário produzido pela TV Coroados (atual RPC Londrina) em 1980, destacando os efeitos da geada negra no norte do Paraná, principalmente na região de Londrina, cidade que era conhecida como "Capital do Café" e concentrava as maiores negociações envolvendo o produto, tanto para o Brasil quanto para o exterior.
"Filhos do Café" conta a formação das cidades do norte do Paraná, o café como principal atração para a colonização, a geada negra e os impactos econômicos, e as mudanças no trabalho e no desenvolvimento da região.
Du tinha 15 anos mirava la na Ortigueira em 1975 quando deu aquela geada que ficou marcada na história do Paraná , me lembra que meu pai foi funcionar a caminhonete de manhã ora nois ir pra Maringá faser o seaza , e foi mt triste olhar no orizontes e ver o cafezal do Paraná tds torrado com as geadas , esse dia ficou marcando pra mim , e fico muito triste quando me lembro,
Eu tinha 7 anos de idade e morava na fazenda São Pedro perto de Engenheiro Beltrão, quando aconteceu a geada negra. Não tínhamos roupas de frio não tínhamos meias. Só tínhamos o fogão a lenha para nos aquecer. Sobrevivemos graças a Deus.
A misericórdia de Deus sempre esteve com todos vocês. O Senhor é bom, em todo tempo.
Nossa nunca havia ouvido falar dessa geada
Meu avô era o proprietário dessa fazenda, morei lá até os quatro anos
Oi, Norma, eu também morei na fazenda São Pedro, meu pai é Durvalino Rocha e a Glória, minha mãe foi professora na época.
@@claudiosergiopretto3969meu pai era o administrador da fazenda, dos irmãos Pretto
Apucarana/pr 2023
Alguém assistindo em 2020
Que saudades
Narração de José Makiolk
Gostaria de saber como está lá hoje?
Eu assistindo agora em 2021. Sou paranaense de Bela Vista do Paraíso. Ainda me lembro das geadas nos cafezais.
3/9/2022
02 Maio de 2023
4 de outubro de 2024, que fui encontrar este vídeo. Um documentário espetacular pra nós que somos no norte do Paraná , sou do de Lupionópolis , na época eu estava lá vivi tudo isso.
Paraná a melhor terra fértil do planeta agradeço a Deus por ser Paranaense
Que legal encontrar um Belavistense como eu aqui nesses comentários. Eu nasci na avenida independência, sou neta de Silvino Pires e de Primo Turazzi, nos mudamos de Bela Vista em 1975, mas meu coração ainda está lá. Tudo de bom pra vc. Fique com Deus.
@@reneri1137 Que bom eu sai de bela vista em 84 moro ate hoje em Jandira SP meu apelido é polaco meu nome christofer Gouveia
@@belavistensepr1141 Obrigado pelo retorno, acabei de conferir que já havia interagido com vc sobre esse vídeo mas eu outra publicação mais nova. Eu sei onde fica Jandira, tenho parentes em São Roque, Carapicuíba e Mairinque e alguns são paranaenses tb. Valeu amigo!!
@@reneri1137 de nada
Nossa incrível trabalho de jornalismo! Parabéns! Sou escritor e estou escrevendo a história de uma família viveu do café, me ajudou muito esse documentário. Parabéns por registrarem a história do nosso Brasil de forma tão sincera e com visão crítica, dando voz a quem muitas vezes é esquecido. Abração!
LUPIONOPOLIS TERRA QUERIDA DA MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.SAUDADES ETERNA❤❤❤❤❤❤❤❤
Nasci em Mandaguaçu PR . na época da geada estávamos morando aí aínda .em 1978 viemos pra região de Franca ,e estamos aqui até hoje.
Que documentário maravilhoso. Um excelente trabalho que utilizarei para auxiliar no aprendizado dos meus alunos.
Eu estava com 12 anos maravamos eu um sítio município de mandaguacu éramos trabalhadores porcenteiro era o quarto filho de uma família 9 irmão uma escadinha!! Foi muito sofrimento o dono da sítio pediu sítio para nos deixar o sítio, não arrumamos outro e fomos parar na periferia de Maringá sem estudo fui ser Boia fria tinha que ajudar meu pai minha querida mãe, que saudade 75 veio a geada negra adeus cafe
Paraná é um estado gigante e maravilhoso!
Eu me chamo Rubenil Viana e em 1978 eu e minha familia saímos da fazenda Chico de Freitas 3 anos apos a geada horrível e mudamos pra Jundiaí são Paulo deixei muitos amigos eu tinha 7 anos saudades de Lupionópolis as vezes volto , mais a maioria foram embora
Eu nasci na fazenda do Bule em Arapongas. E fui criada com a rede amarrada de um pé de café a outro.numa fazenda do Sizuma na sessão quatro em Apucarana .saimos de lá eu tinha 5 anos. Mas a colônia e o decidão e os cafezais em flor ficou na memória.
Foi muit duro, e consequentemente os anos 80 foram durissimos.
Lembro da geada negra em 1975 em Curitiba se comemorou a neve e teve festa nas ruas mas acabou com o café e foj uma desgraça na agricultora.
Boas lembranças! Em 65 eu estava em NS das Graças! Mas em75 já estava em São Paulo!
Que relíquia esse documentário. Descreve o êxodo rural da região do norte do Paraná com uma riqueza de detalhes incrível.
Meu sonho é conhecer esse lindo estado!
QUE vídeo que vale ouro parabéns obrigada gracias
Meu avô trabalhou muito em lavoura de café no estado de Minas gerais em três corações MG
Existe um café com nome três corações
Nasci no noroeste do Paraná...minha família foi de Jaú /SP, para trabalhar no café. Ganharam dinheiro. Mas acabaram pobres . Parte voltou para o estado de São Paulo. Não sobrou nada há não ser histórias de alegrias, mas muito sofrimento.
Parabens pelo video
Ótimo documentario.
Vendo em 2021
Tem documentário produzido em 11 de outubro de 1980 pela TV Paranaense (atual RPC Curitiba).
Passados mais de 30 anos dessa reportagem, o agronegócio evoluiu a tal ponto que praticante puxa a economia brasileira , para alegria de uns e fúria dos ambientalistas há uma diversificação da produção aqui no PR com a mecanização. Uma monocultura não é garantia de riqueza permanente. Por outro Lado levou esses colonos para as a cidades e esses locais não tinham estrutura para essa população, pra piorar o analfabetismo era maior , sem preparo para o mercado do trabalho leva a pobreza e consequentemente a violência. O resultado e que vemos no dia a dia.
Esse documentário foi exibido na TV Humaitá!!!.
Eas pessoas desse vidio tem historia
So de londrina
legal
Qual é o nome da repórter?
AÍ AGENTE VÊ QUE O PROGRESSO QUE ACABA COM TUDO......
ERA MELHOR IGUAL ERA ANTES,DO QUE ESTE MODELO DE HOJE EM DIA,A VIDA DE MUINTOS ESTÁ DE MAL A PIOR
Sai pisando encima de gelo pra ir pro trabalho....foi uma catástrofe... misericórdia.
Onde fica Irefe Na Rsgjao do Brasil
Exodo rural hoje tamo vendo a merda que deu todo mundo na cidade nao tem como ter emprego pra todo mundo na cidade
Norte do Paraná tém a melhor terra do Brásil
Voçê Não. conhece o Brasil
Me parece que os unicos que podem reclamar sao os da ponta da piramide ja a base maior e totalmente miseraveis tem ate medo de reclamar..
Vinhemos de trem de minas até Rolandia no an de 1978 lôgico que timos que fazer bardiasão
Minha mãe ( e vários outros daqui ) também se mudaram daqui de minas para o norte de paraná. Uraí, Rancho Alegre, Cornélio Procópio. Meu irmão nunca voltou, mora em Cambé.
Sou de faxinal Paraná
Legenda pro Sr Valdemir
Eu sou de jataizinho
😀😀😀😀
O prefeito 😂 q legal londrina e rica se for ve bem presta atensao naquela epoca
18:03
Comecou ter direitos minimos mudaram de ramo para ter ñucros
Bom, o ápice do café.