Filme raríssimo mostrando São Paulo em 1943 e 44 - VIAGEM EM REDOR DE SÃO PAULO (1943-1944)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- PEÇO QUE FAÇAM O DOWNLOAD DESSES E DE OUTROS VÍDEOS DO CANAL, ESSE É UM MATERIAL HISTÓRICO, NÃO DEIXEM QUE TAL COISA SE PERCA!
VIAGEM EM REDOR DE SÃO PAULO
Outras remetências de título:
VIAGEM AO REDOR DE SÃO PAULO
Categorias
Curta-metragem / Silencioso / Não ficção
Material original
16mm, COR, 13min32seg, 155m, 24q
Data e local de produção
Ano: 1943-1944
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Data e local de lançamento
Exibição especial: 26.04.1945
Local exibição especial: São Paulo
Sala(s): Foto Cine Clube Bandeirantes
Sinopse
Um breve passeio pela cidade de São Paulo por imagens colhidas entre novembro de 1943 e setembro de 1944. Aviões taxiando na pista do Aeroporto de Congonhas. O centro da cidade com seus arranha-céus e o movimentado trânsito de pessoas, automóveis e transportes públicos. A prática científica no Instituto Butantã: a manipulação de serpentes para a extração de veneno e o processamento do soro antiofídico. Na região de Santo Amaro, a prática de velas nas águas da Represa de Guarapiranga.
Gênero
Documentário
Termos descritores
Cidade; São Paulo - SP; Aviação; Trânsito; Automóvel; Saúde; Animal; Rio; Esporte; Lazer
Descritores secundários
Aeroporto de Congonhas, São Paulo - SP; Urbanismo; Viaduto do Chá, São Paulo - SP; Monumento; Praça Ramos de Azevedo, São Paulo - SP; Edifício Alexandre Mackenzie, São Paulo - SP; Edifício Light, São Paulo - SP; Transporte coletivo; Ônibus; Bonde; Trólebus; Instituto Butantã, São Paulo - SP; Cobra; Vacina; Ofidismo; Iatismo; Represa; Santo Amaro, São Paulo - SP; Represa de Guarapiranga, São Paulo - SP
Termos geográficos
São Paulo - SP; Aeroporto de Congonhas, São Paulo - SP; Vale do Anhangabaú, São Paulo - SP; Viaduto do Chá, São Paulo - SP; Pátio do Colégio, São Paulo - SP; Edifício Matarazzo, São Paulo - SP; Praça Ramos de Azevedo, São Paulo - SP; Edifício Alexandre Mackenzie, São Paulo - SP; Edifício Light, São Paulo - SP; Represa de Guarapiranga, São Paulo - SP
Produção
Companhia(s) produtora(s): Departamento de Cultura - Prefeitura Municipal de São Paulo
Direção
Direção: Duarte, Benedito Junqueira
Fotografia
Direção de fotografia: Duarte, Benedito Junqueira
Direção de arte
Desenhos de letreiros de apresentação: Moura Neto, H.
Conteúdo examinado: S
Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros
Departamento do Patrimônio Histórico
JIMS/OESP I
CB/FIBRA
CB/FI
RC (Programação Cinemateca) n.1 14 jan. - 1 fev. 2009
Observações:
JIMS/OESP I, p. 8, informa que o filme foi exibido a 26 de abril de 1945, na ocasião do sexto aniversário do Foto-cine Clube Bandeirante, dirigido pelo técnico em iconografia Duarte, Benedito Junqueira.
RC (Programação Cinemateca) informa que a obra foi restaurada em uma parceria da Cinemateca Brasileira com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. E foi exibida com outros curtas-metragens documentais do diretor na mostra Cinemateca SP, realizada entre 20 e 25 de janeiro de 2009 no âmbito das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo - SP.
Duarte, Benedito Junqueira assina também como Duarte, B. J..
Pessoal, essa logo da cinemateca no meio não fui eu quem coloquei. Eu também acho um negócio horrível.
A Damares que gosta!! Isso é de décadas passadas. Naquela época ninguém ligava pra isso.
...parece que pulamos do primeiro mundo para o terceiro mundo!!;levou 75 anos para descaracterizar e destruir a cidade de S Paulo;é uma pena,mas essa cidade antiga não serviria para essas.gentes de agora!;sem preconceito!!!
Pavorosa essa marca d’água, atrapalha a visualização.
Que elegância, é triste ver uma cidade se destruir culturalmente, como os dias de hoje. Olha esse vídeo até parece uma cidade Europeia!
Verdade, hoje em dia, dá até melhor , passar pelo centro de São Paulo.
E em muitos lugares de SP nessa época se falava italiano e não o Português.
Aquela reforma do covas no parque é um exemplo dessa destruição.
Entre 1943 e 1944, milhões de europeus estavam era morrendo de fome.
Um finado avô de um cunhado meu, era escravo, na Alemanha Nazista. Ele era cozinheiro do exército belga e foi capturado, em 1940.
Ser escravo de nazistas foi tão "bom", que ele era só pele e osso, em 1945, quando foi libertado.
Pelo resto da vida, este sujeito ficou tomando remédios para dormir. Mesmo assim, ele tinha pesadelos, pelo que ele viu.
No final das contas, quando ele se recuperou, este avô de um cunhado meu voltou à boa vida, na classe média alta da Bélgica.
O centro velho de São Paulo era um grande centro empresarial e comercial, sedes de grandes empresas se instalaram lá (Rhodia, Assicurazioni Generalli, etc...) hoje a degradação é tamanha que não dá nem pra passar perto...
Tempos de guerra, porém em nossa São Paulo, tempos tranquilos, mesmo com a industrialização, o desenvolvimento, mas podia-se andar pelas ruas da cidade, e até a noite, com certa tranquilidade e sem medo... Infelizmente, a cidade cresceu, e a tranquilidade acabou... Que filme fantástico e maravilhoso da nossa (apesar de tudo) linda São Paulo...
Linda são Paulo ,nasci anos depois mãe quanta vezes meus avós passaram pelo Vale do Anhangabaú com minha mãe com 5 anos
Este vídeo nos mostra que se tivéssemos mantido nosso excelente sistema de bondes na cidade, hoje teríamos uma vasta rede de VLT completando as poucas linhas de metrô e trens urbanos. Pena que Faria Lima não teve esta visão de futuro e submeteu-se às empresas de ônibus.
E mesmo assim ele ainda foi homenageado tendo o seu nome em uma das mais importantes avenidas de sampa.
Sao Paulo sempre linda essa cidade.
A resposta para esse declínio vem com uma matemática simples; até o início da década de 70, 30% da população urbana vivia no meio urbano e 70% no meio rural. A inversão dessa ordem com a migração dessa população rural para o meio urbano, educação de má qualidade, ascenção de uma classe política parasitária que tratou de criar leis penais frouxas, a corrupção, o descaso com a coisa pública foi a pá de cal, para os grandes centros urbanos e para o país. Que vive com a cabeça no futuro e os pés no passado.
Adorei. Sensacional
Maravilha.
Lembro do centro de São Paulo mais bem cuidado até o final da década de 1970, eu ia com minha mãe fazer compras no Parque Dom Pedro, até 1979, e era uma beleza. Anos 1980, as administrações ruins, fizeram o centro virar um lixão só. Região de São Paulo que, infelizmente, acabou entrando em decadência, por 40 anos ou mais. Nos tempos mais recentes, até a Av. Dom Pedro I, no Ipiranga, está de fazer dó. Vivi na região por cerca de 30 anos.
Parabéns pelo excelente trabalho valeu.
Quando vejo filmes de São Paulo das décadas de 20/30/40/50, a cidade sempre me parece mais civilizada.
Tempos de gente.civilizadas
A maioria das capitais mundiais, a cidades são preservadas e cuidadas, mas aqui no Brasil, não se vê isso, pelo contrário.
Aqui no Brasil os prédios antigos estão destruindo Pra colocar edificil modernos
Parabéns
Que perda tivemos, nestas quase oito décadas, em termos arquitetônico!!!
Anos 40 e 50 tem uma aparência Charmosa.
COMO REGREDIMOS TANTO. O CENTRO, NESSA ÉPOCA, ERA LINDA, LIMPA E SEGURA. HOJE, UMA BOSTA.
Digamos Que Foi Pelos Políticos Incompetentes que Governaram o Estado Entre As Décadas De 30 e 70. Principalmente, o Paulo Maluf Que Estragaram o Centro
Quando assisto esses vídeos antigos, o quê mais me impressiona é saber que todas as pessoas que aparecem já estão mortas...
Verdade, daqui há algum tempo nós também já teremos deixado na terra tudo o que hoje julgamos ser importante e partido para outro mundo.
Exceto a rainha da Inglaterra.
@@Vivo-fj2dn verdade, ela só tem +- 90 anos.
@@Vivo-fj2dn kkkkk
A véia não viu o Dilúvio, mas pisou na lama.
Viver nessa época deve ter sido maravilhoso. Educação, limpeza, segurança e civismo!
Era maravilhosa
Parecia outro planeta nem se compara com a podridão de hoje
Esta , como outras cidades do continente foi construída com mãos brancas, negras, pardas e indígenas de todas as classes sociais e alimentada pelas mesmas. Pena que até hoje quem fez sua riqueza, esteja atirado muitas vezes na pobreza , violência, fome, vítima de preconceitos indecentes e imorais.
esse vale do anhangabau já passou por mais transformações do que o Ken humano, que hoje virou mulher
😱😱😱😱😱👏👏
Diz que o tal ken esta namorando outro ken e agora ninguém sabe ken esta empurrando em ken😁😁😁
@@gilsonaugusto1208 😱😱😱😱😱😱😱
@@gilsonaugusto1208 🤣
Se prestar atenção o vale do Anhangabaú teve transformação mas nunca saiu do mesmo, hoje não passa carro mas teve décadas que já não passava carro, ou seja tantas reformas e muitas coisas estão como era antes.
Nos anos 1940, meu pai morava no oeste paulista, ele era administrador de fazendas e vinha de trem a S.Paulo umas 3 vezes por ano para adquirir diversos produtos pra fazenda, e que seguiam via trem pela Sorocaba na, e ele dizia que S.Paulo, naqueles tempos já era a maior cidade do Brasil, cidade pujante e altaneira, limpa,sem poluição e as pessoas se vestiam com requinte e bom gosto e a maioria eram imigrantes ou filhos de imigrantes vindos da Europa.
Seu pai era brasileiro ou imigrante?
@@lfrn1532 bom dia! meu pai era brasileiro sim, administrou várias fazendas de café e algodão na região de Presidente Prudente, era descendente de portugueses e minha mãe de espanhóis.
@@joaopedrovale7687 entendi, obrigado. Deus te abençoe e abençoe seu avô.
@@lfrn1532 obrigado, já estou inscrito no seu canal, já vi alguns vídeos, são raros e muito bons, vou compartilhar seu canal com amigos. Valeu!
MEU DEUS !!!!
O CARA TEVE A CAPACIDADE DE COLOCAR ESSA MERDA DESSA MARCA D' ÁGUA BÉM NO MEIO DESSE FILME TÃO RARO !!!
ESTRAGOU O FIME !!!!!!!!!!!!
LAMENTÁVEL!!!!
eu sei, é da cinemateca, não fui eu
Nem eu.
Vivi a década de 60, a Cidade de São Paulo era uma maravilha, hoje infelizmente está um lixo!
🤔acho que pra lixo ainda precisa melhorar.
Nordestinos ainda não tinha tantos..
@joão baiano Por isto está uma merda cheio de prostituição,droga estão destruindo o sul do país tbm..
Deixe de preconceito homem! Vc escolheu nascer no sul? Que tal uma visita ao nordeste? Vai ficar encantado! Lembre-se, foram os nordestinos que colocaram a mão na massa pra erguer esses prédios imponentes.😉
Parece outro País
Verdade.
"Velho bom, novo ruim. Europa bom, Brasil ruim"
Todos os comentários
A descontrução dos valores de uma sociedade transformam as pessoas no que são hoje. A cidade era muit mais limpa, organizada, as pessoas se vestiam melhores e o clima parece ser mil vezes melhor do que os dias atuais. Hoje a cidade de São Paulo é tomada por sujeira, pixações, bandidos, mendigos e usuários de drogas, um verdadeiro caos. Por isso que muitas vezes a evolução na verdade é o retrocesso.
Quando diz: Aviso, contém roupas consideradas indescentes, dá impressão que vão mostrar baile funk ou alguma "modelo" passeando
na avenida Paulista para aparecer nos grandes portais da mídia atual.
Bem, é que tem algumas, não quero arriscar pecar. Mas realmente, dá uma má fama. Infelizmente nessa época as roupas já estavam decaíndo.
Sim
Indecente é hoje
Sou paulistano. Tenho 81 anos e não acho que São Paulo se resumia ao Butantan, ao Viaduto do Chá e ao Edifício Matarazzo. O vídeo não faz justiça à cidade da época !
Verdade
Acontecia a 2⁰guerra mundial nessa mesma época
Elegância, limpeza e educação que se perdeu...
Gostaria de ter vivido essa época. Hoje, isso aqui é um lixao a céu aberto.
Tudo na vida passa,mas o vd do chá o prédio do Banespa, pça Ramos .
Bons tempos pois não existiam mendigos nas ruas, nem noias, nem ladrões, nem drogados.
Interessante o Pátio do Colégio sem ele.
Naquela epoca o centro ja era lotadissimo, impressionante haha
Nasci em 60 e cheguei a andar num bonde elétrico destes, creio que saia do Cambuci e pegava um trecho da Lins de Vasconcelos...
Não havia fios de eletricidade
Nossa eliana q visao. Q vc percebeu hein
Como São Paulo era bonita antes da chegada dos imigrantes braZzileros.
Não entendi
@@lfrn1532 ele quis dizer que sp como rj virou curva de rio, é como se fosse o c... do Brasil. Entendestes?
@@fish7009 entendi
Nessa época não havia tráfico de entorpecentes pesados como cocaína e crack. Muito da decadência do país vem por causa dessas duas drogas.
As roupas que as pessoas usavam tampava mais o corpo das pessoas.
Essa cinemateca brasileira no centro da tela foi uma cagada. Poderia estar em qualquer canto de forma mais discreta. De qualquer forma valeu pelo esforço da informação!
Obrigado, mas não fui eu quem pus.
Interesse vídeo que acaba com falas de que São Paulo não era nada antes do êxodo rural e dos retirantes do agreste.
Essa lâmina com o nome d cinemateca prejudicou é.. muito as imagens. Lamentável.
Está época as mulheres não andam de causas comprida não tinha televisão colorida
Nesta época do ano já existia filme colorido?
Quase ctz q s
A urbanização da cidade de São Paulo parece que é uma versão/cultura das cidades americana, agora a urbanização da cidade de São Paulo virou uma versão "Brasileira" 😂😂😂 decadência 🤔🤔🤔 talvez
Realmente o urbanismo e São Paulo teve um declínio absurdo até os bairros mais ricos sofrem com mal urbanismo
Deveriam tirar o trecho que mostra o instituto Butantan, perdeu foco no filme.
Por algum motivo q não sei nessa época faziam muitos filmes do instituto Butantã, já vi uns 3 assim, q do nada aparece o instituto.
A cores ainda
colorido digitalmente
Roupas consideradas indecentes??? Vem pro baile funk. Só da inocente e coitadinho. Todos Vítimas da sociedade.
Essas são, e as do baile funk também. Claro que são menos, né
Restauraram e imprimiram no centro do filme em letras garrafais " cinemateca brasileira " , só pra atrapalhar os que desejam ver o filme. Ridículo! Tudo que é público é assim.
Pois é. Não fui eu que pus não.
Em plena segunda guerra mundial na Europa e África e as ilhas do pacifico e Japão
Hoje dá nojo andar pelo centro de SP. Tão belo e limpo antes!
É cinema mudo ? Não tem narração ?
Sim
Gostei muito, só não achei graça em ficar mostrando as cobras fora do propósito, agora gosto de ver a evolução da cidade os carros os prédios, isso foi muito bacana, Bom dia.
Bom dia! Obrigado.
Colocar uma marca d'água desse tamanho é bem ridículo! 🤦🏻♂️🤣🤣
Concordo. Infelizmente a cinemateca que colocou, não fui eu não.
Concordo. Parece até aqueles logotipos absurdos da Tv paga.
Maravilha de documentário, estragado apenas pela falta de noção e respeito de quem colocou o logotipo "CINEMATECA BRASILEIRA" em cima de toda a projeção. Foi com gente desse tipo que boa parte do patrimônio histórico e cultural do Brasil foi destruído barbaramente.
Concordo, apenas ressaltando que não fui eu. Abraço.
Pelas roupas é carros isso é final dos anos 50 começo dos anos 60
Bem, a cinemateca informou assim. As vezes foi erro deles.
verdade, nos anos 40 não tinha aquele tipo de avião, que são da década de 60
voces não entendem de carros e aviões,... Os carros são sim de meados dos anos 1940. Somente no final dessa decada chegaram carros com o motor baixo. Quanto aos aviões, aparecem modelos americanos e um alemão, adquirido naturalmente antes da guerra (FW200). Por fim, prestem a atenção nos créditos iniciais, as datas dos filmes estão lá, basta olhar.
As roupas são sim da década de 1940, basta olhar para o corte das calças masculinas (mais largas) e, fácil, a roupa das mulheres.
Em meio aos créditos, no início do filme, figuram as datas: novembro, 1943 _ março, 1944.
Por que esse negócio parece um pil4
Não gostei muito bom a imagem más SEM SOM
O filme é silencioso
Logo estúpido... e sem som... Mal feito... bom senso passou longe... estragou um vídeo que poderia ser muito bom...
O som já não tinha, é silencioso. A logo não fui eu q coloquei
As imagens propriamente ditas e que interessas, começam no minuto 3. O resto eh encheçao de linguiça e de saco!
Indecente e ridículo é o logo da Cinemateca 👎👎👎😂😂😂
Eu concordo, não fui eu quem coloquei lá. Recebi o vídeo assim.
Sem voz sem fundo musical bem ruim