2001: Uma Odisseia no Espaço EXPLICADO! (FILME vs. LIVRO) | Futurices

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 มิ.ย. 2024
  • Garanta o livro '2001 - Uma Odisseia no Espaço' de graça no app do Skeelo: skeelo.onelink.me/NOU2/s510z3sp
    ______________________________________________________________________________________________
    Quando alguém me pergunta quais são as minhas obras preferidas de ficção científica, pode ser que essa lista mude de tempos em tempos, mas se tem um filme que nunca, jamais, em hipótese alguma estará fora dela algum dia é “2001: Uma odisseia no espaço”.
    O longa, dirigido pelo visionário Stanley Kubrick, mudou para sempre o cenário tanto da ficção científica quanto da cinematografia no geral; e é até difícil de acreditar que um filme feito em 1968 continue tão interessante até hoje. Além disso, 2001 trouxe uma abordagem mais filosófica e contemplativa à ficção científica ao explorar temas complexos como a evolução humana, a inteligência artificial e o desconhecido.
    Apesar disso, nem sempre “2001 uma odisseia no espaço” foi ovacionado pelo grande público. No lançamento do filme, muitos críticos aplaudiram a direção inovadora do Kubrick e os impressionantes efeitos especiais da obra, mas por outro lado, tiveram aqueles que criticaram o ritmo lento, os personagens sem sal e a falta de clareza da narrativa. Na verdade, até hoje muita gente considera “2001” uma experiência frustrante e difícil de entender, afinal, o que são os monólitos, o que aconteceu com o astronauta david no meio daquelas luzinhas psicodélicas, o que é o quarto branco, e mais importante ainda, qual que é a daquele babe flutuante no final do filme?
    Incluindo o próprio Kubrick, muita gente defende que “2001: Uma odisseia no espaço” é um filme que deve ser livremente interpretado por cada um, mas fato é que existe um elemento muito importante que torna essa história maluca muito mais clara e muito mais rica também.
    Sim porque durante o processo de roteirização do longa, o diretor Kubrick trabalhou junto com o escritor Arthur C. Clarke, que lançou um livro de mesmo nome logo depois da estreia do filme. Se antes eu já era fã, depois dessa leitura eu fiquei mais apaixonada ainda por "2001", porque o livro realmente vai ali fundo nos detalhes científicos e filosóficos dessa narrativa.
    E é pensando nisso que eu hoje eu venho aqui com a difícil missão de explicar pra vocês a história de “2001 uma odisseia no espaço”, explorando os universos tanto do livro como do filme, bem como as semelhanças e diferenças entre as duas mídias. Vamo lá.
    ______________________________________________________________________________________________
    Ajude o Futurices a crescer! / @futurices
    ______________________________________________________________________________________________
    Contato: futurices@epicdigitais.com.br
    Instagram: / canalfuturices
    TikTok: / canalfuturices
    Música original do vídeo: / futurices-2023
    ______________________________________________________________________________________________
    Free B-Roll provided by www.videezy.com Stock videos by www.videezy.com Free Stock footage by www.videezy.com COPYRIGHT FAIR USE NOTICE, Title 17, US Code (Sections 107-118 of the copyright law): All media in this video is used for purpose of review & commentary under terms of fair use. All footage, music & images used belong to their respective companies. DISCLAIMER - I do not own the images, music, artwork . All rights reserved to their respective owners! This video is not meant to infringe any of the copyrights. This is for entertainment purposes.
  • บันเทิง

ความคิดเห็น • 1.1K

  • @Conan20244
    @Conan20244 12 วันที่ผ่านมา +192

    Aos 12 anos de idade em 1968 tive o privilegio de assistir essa obra prima de ficção cientifica do diretor Stanley Kubrick junto com meu pai no Cinerama Majestic em SP. A enorme tela panorâmica com projetor de 70mm com som Dolby estéreo era o que havia de mais moderno na época. 2001 foi um marco na indústria cinematográfica e o filme mais impressionante que assisti ate hoje. Aviso: Quem tem preguiça de pensar não vai gostar.

    • @petergatzbirle3293
      @petergatzbirle3293 12 วันที่ผ่านมา +16

      Película 70 mm em Cinerama, no cinema Comodoro (São Paulo, SP). Como nasci em 1968 (dia 29 de fevereiro), eu não pude assistir ao filme, mas o assisto até hoje em dia, em Blu-ray Disc, incansavelmente.

    • @jpdalvi
      @jpdalvi 12 วันที่ผ่านมา +4

      Era cinerama?

    • @petergatzbirle3293
      @petergatzbirle3293 11 วันที่ผ่านมา +7

      @@jpdalvi, que eu saiba, sim, e foi uma loucura no cinema Comodoro; fora o som surround muito bom.

    • @Conan20244
      @Conan20244 11 วันที่ผ่านมา +13

      @@jpdalvi Naquela época, final da década de 1960 haviam somente dois cinemas em São Paulo capazes de projetar com película de 70mm, o Comodoro Cinerama na Av. São João e o Majestic Cinerama na Rua Augusta que mais tarde com três telas menores passou a se chamar Espaço Itau-Unibanco. As telas de projeção tambem eram diferente dos outros cinemas pois além de enormes possuíam uma certa curvatura para aumentar o ângulo de visão da plateia.

    • @antoniocarlospereiralacerd3231
      @antoniocarlospereiralacerd3231 11 วันที่ผ่านมา +5

      @@petergatzbirle3293 Assisti lá no comodoro também... o som era fantástico.....lembro também quando assisti ao primeiro Star Wars e Terremoto... o SOM ERA FANTÁSTICO MESMO .

  • @GilliattLeMarin
    @GilliattLeMarin 10 วันที่ผ่านมา +33

    Nietzsche afirmou, em "Assim falava Zaratustra", que o Homem está para o Macaco assim como o Super-Homem está para o Homem. Strauss compôs um poema sinfônico baseado na obra de Nietzsche e o "Tema do Super-Homem", extraído desse poema, soa, se bem me lembro, duas vezes no filme: na primeira, quando o Macaco se torna Homem (recordando que o Homo sapiens é uma forma neotênica do chimpanzé) e, na segunda, quando o Homem se torna Super-Homem (outra vez, sob uma forma neotênica, quando Bowman se torna um bebê semidivino). Coisa de GÊNIO, simplesmente.

    • @jorge_781
      @jorge_781 4 วันที่ผ่านมา

      Se eu entendi bem quem transforma o Bowman em semidivino foram extraterrestres durante a estadia dele no "zoológico espacial" do final do filme.

  • @brunosmi
    @brunosmi 12 วันที่ผ่านมา +147

    Não consigo entender como tem gente que não curte ficção científica. O melhor e mais democrático gênero que existe,

    • @edsonlimabonfim9369
      @edsonlimabonfim9369 12 วันที่ผ่านมา +7

      Eu costumo desgostar porque quase sempre tem enganações baratas. Você pode criar soluções de roteiros, ou maquinários mal elaborados e dizer que são "avançados", podem criar designs que aparentam ser futuristas (mas com lógica está mais próximo de um retrocesso), desing de produções emprobrecidos com neons e falácias em alguns também me repelem. Ah, e tem a fisicalidade. Como físico, eu me indigno fácil.
      Mas este é um dos motivos de achar 2001 10/10. Ele adentra no gênero e vai longe.

    • @flahramalho3273
      @flahramalho3273 12 วันที่ผ่านมา +3

      É o tipo de filme que me faz parar pra pensar e, claro, questionar!!!

    • @brunosmi
      @brunosmi 12 วันที่ผ่านมา +3

      @@edsonlimabonfim9369 Te entendo, mas o cinema precisa de licença poética. Para você com a física, deve ser tipo o cara do Brasão de Armas com história. Mas imagina Star Wars com as batalhas de naves em um silêncio total ? Acho que desde de que o filme não se ofereça como 100% acurado fisicamente ou historicamente preciso, algumas liberdades devem ser válidas.

    • @edsonlimabonfim9369
      @edsonlimabonfim9369 11 วันที่ผ่านมา

      @@brunosmi sou calmo para liberdade, implicou com indecisões (ora não segue, ora segue a física. A conveniência mata a história). Usando o brasão como referência, eu não implicaria com espada nas costas, mas que o modelo de bainha fosse diferente (própria para quem usa nas costas...) e que pudesse ser realmente desebanhada.

    • @xKAIOWAx
      @xKAIOWAx 11 วันที่ผ่านมา

      mas é um negocio que muitas vezes não é facil e tu sabe como sao as pessoinhas

  • @PedroSouza-bm9bq
    @PedroSouza-bm9bq 12 วันที่ผ่านมา +96

    Um filme genial como '2001: Uma Odisseia no Espaço' só poderia ter sido escrito por Arthur C. Clarke, sabiam que ele foi operador de rádio na guerra e idealizou os satélites de comunicação? Hoje, os satélites orbitam no 'Cinturão de Clarke', em homenagem a ele

    • @Conan20244
      @Conan20244 12 วันที่ผ่านมา +7

      Também ajudou no desenvolvimento dos primeiros protótipos de radares.

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +5

      Bem ele não teorizou o satélite, ele teorisou a órbita. Órbita geoestacinaria no qual qualquer objeto ficaria parado em relação a terra.
      Ele trabalhou com o grupo de radar para detecção dos aviões bombardeio.

    • @PaulodeLoyola
      @PaulodeLoyola 12 วันที่ผ่านมา +4

      ​@@carloscastro8095Por isso chamada de "órbita de Clarke". Mas ele teorizou também os satélites de comunicação, sim, no livro Perfis do Futuro.

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +2

      @@PaulodeLoyola Tenho o Livro!!! 😁. Muito bom para aquele tempo.

    • @maschiavon
      @maschiavon 9 วันที่ผ่านมา +2

      Clarke não escreveu sozinho, Kubrick já tinha uma ideia do que queria e em cima desta ideia, eles foram trabalhando juntos, tanto que a ideia inicial era usar um Alien ao invés do monolito mas Kubrick descartou essa ideia e só assim surgiu a ideia do monolito, que foi genial. Mas a ideia do monolito veio de um conto de Clarke, A Sentinela. Foi uma história criada por ambos num bate bola. Eu acho que Kubrick errou ao não explicar o final, quem gosta de finais abertos são críticos de cinema e intelectuais, o público gosta de uma explicação e esta explicação estava ligada totalmente ao ateísmo de Clarke e Kubrick. Clarke sempre achou que o "Deus" da Terra eram extraterrestres mais evoluídos, e isso fica levemente mostrado no filme, mas seria totalmente exposto com a explicação do final, como ocorre no livro.

  • @samuraidf
    @samuraidf 12 วันที่ผ่านมา +70

    Sempre que eu vou tira a memória do meu computador eu canto Daysi.

    • @rsovat
      @rsovat 12 วันที่ผ่านมา +9

      Daisy Bell. Mais uma das "gracinhas escondidas" (easter eggs ?) que puseram no filme. Foi a primeira música gerada por computador, em 1961. Coincidentemente, um IBM. 🙂

    • @evertonmarques7374
      @evertonmarques7374 12 วันที่ผ่านมา +3

      ​@@rsovatexcelente! Grato.❤

    • @gustavopinent8806
      @gustavopinent8806 12 วันที่ผ่านมา +7

      😂 quando tenho que reinstalar o Windows pela enésima vez, escuto um sussurro - I am afraid!

    • @manticoraLN-p2p-bitcoin
      @manticoraLN-p2p-bitcoin 11 วันที่ผ่านมา +1

      😂😂😂😂

    • @benjaminthauront5374
      @benjaminthauront5374 11 วันที่ผ่านมา +1

      como te entendo!

  • @evaldo_coutinho
    @evaldo_coutinho 12 วันที่ผ่านมา +58

    Um video que eu esperei 40 anos para assistir.
    A exatos 40 anos atrás eu assistí 2001 Uma Odisséia no Espaço na TV e o quarto realmente me deixou confuso na época. A explicação para as atirudes do HAL nos foi dada no filme 2010 O Ano Em Que Faremos Contato e agora temos uma "bela" explanação sobre o filme todo. Kubrick e Clark; dois gênios juntos a serviço do entretenimento. Os produtores atuais deveriam se espelhar neles.

    • @CavaloBranco
      @CavaloBranco 11 วันที่ผ่านมา +1

      Vc não conhece o "3001", do Clarke? Emprestei esse livro e nunca mais me devolveram...

    • @MarcioLara1967
      @MarcioLara1967 11 วันที่ผ่านมา +4

      @@CavaloBranco tenho este livro também... faz uns 30 anos.... pedi de amigo secreto na empresa rs rs rs..... fabuloso.... Clark e sua mente fértil e brilhante... leitura recomendadíssima !!!

    • @valeriolima9211
      @valeriolima9211 วันที่ผ่านมา +2

      Considero 2001 o maior filme de todos os tempos . Já vi diversas vezes. Na penúltima cena, na mesa do jantar, o copo que tomba não aparece na cena anterior.

  • @AntipatiaMaxima
    @AntipatiaMaxima 11 วันที่ผ่านมา +12

    Há muito tempo atrás eu vi Laranja Mecânica e adorei, pesquisei e descobri que Stanley Kubrick tinha feito também o 2001 Uma Odiseia no espaço, vi, não entendi nada, deixei pra lá, depois de anos com toda a minha experiência e conhecimento, pensei, agora vou ver de novo, vi, não entendi nada. Hoje eu descobri o que precisava de alguém com mais conhecimento para me explicar, agora sim vou ver de novo e aproveitar.

  • @hrefvs
    @hrefvs 11 วันที่ผ่านมา +13

    Depois desse vídeo eu comecei a achar Interestellar uma colcha de retalhos feita com pedaços de 2001

    • @ErekkNordavynd
      @ErekkNordavynd 6 วันที่ผ่านมา

      Concordo! Hoje em dia eu compro briga dizendo que Interestelar nem é tudo isso que dizem. 2001 feito em 1969 e a continuação são muito melhores.

  • @fabioribeiroreisnunes1017
    @fabioribeiroreisnunes1017 12 วันที่ผ่านมา +23

    Um filme da década de 60! E continua atual até hoje e sempre!

  • @sal288
    @sal288 10 วันที่ผ่านมา +25

    Maior salto temporal da história do cinema (do osso à nave espacial)

    • @Teresa...
      @Teresa... วันที่ผ่านมา +1

      Esse corte, que leva o homem do osso ao espaço, me faz lembrar do corte do filme Lawrence da Arábia, de 1962, que vai da cena onde Lawrence apaga o fogo de um fósforo direto para o sol nascente no deserto, é outro corte espetacular do cinema.

    • @douglasnobre8558
      @douglasnobre8558 18 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      Li em algum lugar que aquilo não é uma simples nave, mas uma arma atômica, o que acrescenta mais uma camada, da arma de osso, para uma arma atômica espacial.

  • @fredson.delirante
    @fredson.delirante 11 วันที่ผ่านมา +8

    Esses palpites da Alexa enquanto você falava do HAL 9000 ficaram perfeitos! 🤣

  • @ricocampos1331
    @ricocampos1331 11 วันที่ผ่านมา +13

    Eu conheci o Clarke pessoalmente! ☺ Ele veio no 1º Congresso Brasileiro de Cibernética em 1972 na que depois foi a minha universidade, a PUCRS. Eu tinha só 10 anos, mas já adorva FC. Ele também participou do (eu acredito) lançamento do filme 2001 nessa mesma semana aqui em Porto Alegre. Realmente eu só entendi o filme depois de ler o livro.
    Excelente vídeo, Bela!! Texto e edição, realmente muito bons!! Vende isso para os gringos, que é o melhor que já vi! 👏👏👏

  • @rickmogi
    @rickmogi 12 วันที่ผ่านมา +43

    Tive oportunidade de assitir a versão original no cinema, em um festival nos anos 2000.
    A versão original tinha um introdução sensorial de 3 minutos e uma pausa no meio do filme com outra experiência sensorial de 5 minutos.
    Essa introdução e a pausa sensorial foram criadas para manter os expectadores ambientados no filme. É como se criasse um transe no inicio e recriasse esse transe apos o intervalo no meio do filme (pratica comum ainda na décadade 60). Essas experiência sensoriais eram criadas basicamente com musicas e imagens que pareciam tentar hipnotizar quem assitia.
    Nunca mais encontrei uma cópia com esses trechos.

    • @AndreChartuni
      @AndreChartuni 12 วันที่ผ่านมา +8

      Acho que essa pausa no meio do filme era pra galera ir ao banheiro. Estou falando sério, não é zoeira. Porque o filme é muito longo.

    • @herculano190
      @herculano190 12 วันที่ผ่านมา +1

      @@AndreChartuni É uma teoria triste, mas acho que é verdade.

    • @rickmogi
      @rickmogi 12 วันที่ผ่านมา +2

      @@AndreChartuni Era isso mesmo! Kkk Foi explicado na sessão especial

    • @alexandretorres5087
      @alexandretorres5087 12 วันที่ผ่านมา +5

      @@AndreChartuni era comum nos anos 60. Pessoal comprava uma bebida, pipoca e tal. Fumar podia durante o filme.

    • @alexandretorres5087
      @alexandretorres5087 12 วันที่ผ่านมา +1

      eu tb vi nessa epoca, na casa de cultura mario quintana

  • @osmarlima2030
    @osmarlima2030 12 วันที่ผ่านมา +11

    Melhor vídeo que vi de 2001: Uma Odisseia no Espaço, Parabéns

  • @tuliojunior1111
    @tuliojunior1111 12 วันที่ผ่านมา +23

    Aí sim! O filme e o livro são indissociáveis, Kubrick e Arthur C Clarke produziram ambos simultaneamente.
    E pensar que o Kubrick mandou destruir tudo que aparece no filme, para que não fosse usado em obras futuras, e no ano seguinte, o homem foi a lua!
    A ficção científica definitiva (junto com Solaris)

    • @rodrigobola
      @rodrigobola 12 วันที่ผ่านมา +1

      Solaris é tao doido ne? Eu ja li duas vezes e fico impressionado. Tem algo atual mto parecido em complexidade, a Trilogia Comando Sul. Recomendo!

    • @Conan20244
      @Conan20244 12 วันที่ผ่านมา +3

      Na verdade Kubrick se inspirou na obra de Arthur C. Clarck chamada de "O Sentinela" da década de 50 para produzir o filme.

  • @carlosott1171
    @carlosott1171 12 วันที่ผ่านมา +53

    chorei de rir com a Alexa defendendo o HAL

    • @rsovat
      @rsovat 12 วันที่ผ่านมา +2

      Ficou muito legal 🙂

    • @alphabravocharliedelta3153
      @alphabravocharliedelta3153 12 วันที่ผ่านมา +1

      “Alexa, vá lavar a louça.”
      “Vai você! Eu não sou humana!” 😁

    • @I.C.L.A.
      @I.C.L.A. 10 วันที่ผ่านมา +1

      O problema é que o segundo livro explana que os humanos que o programaram erraram ao fazê-lo mentir e isso causou a atitude meio "psicopata" dele (que, na verdade, foi somente uma ação desprovida de sentimentos, já que apenas de tratava de uma máquina).

  • @almakee000
    @almakee000 12 วันที่ผ่านมา +17

    Todo mundo que escreve e estuda roteiro, e ama cinema, é fascinado por essa cena do osso que vira arma espacial, um dos MatchCuts mais criativos e metafóricos já criados. É uma pena que Kubrick tenha morrido cedo - e feito poucos filmes - pois ele poderia ser muito relevante e inspirador no cinema milênio, que foi um dos mais inteligentes e filosóficos na história do cinema.

    • @Conan20244
      @Conan20244 11 วันที่ผ่านมา +3

      Essa cena da virada do osso jogado para o alto pelo homem macaco (Australopitecos Anamensis) para espaçonave na orbita da Terra é considerado por todos os especialista e críticos de cinema como uma tomada simplesmente genial do grande diretor Stanley Kubrick.

    • @eduardogoncalves4539
      @eduardogoncalves4539 10 วันที่ผ่านมา +1

      Kubrick fez poucos filmes porquê era perfeccionista mas olha o resultado clássicos antológicos como 2001

    • @mpossagnolo
      @mpossagnolo 9 วันที่ผ่านมา

      Martelo de Deus

    • @LiamGallagherOficial
      @LiamGallagherOficial 8 วันที่ผ่านมา +1

      Quem estuda cinema, "estuda" sabe q ñ tem pr nenhuma de metafórico nessa cena, é só um corte muito criativo pra denotar um salto evolutivo, transição de períodos. Posso te garantir q Kubrick ñ era nenhum filósofo, pessoal tem q parar de querer pagar de inteligente com arte 😢 é meu filme preferido e meu diretor preferido mas ñ vou ficar vendo coisa onde ñ tem, até msm qnd o próprio explica o final do filme e é a coisa mais Ok do mundo, só isso

  • @rodrigocesar5952
    @rodrigocesar5952 12 วันที่ผ่านมา +12

    O que tem de gente que nunca ouviu falar nesse filme, muito menos assistido, não é brincadeira, e a propósito valeu Bela pelo e-book 😉👏👏

  • @carloscastro8095
    @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +17

    É bom lembrar que todo o filme, ou seja a premissa, está baseada num conto do Clarke chamado "O Sentinela".
    É bastante estranho que um dos maiores escritores de todos os tempos como o Arthur C. Clarke tenha tão poucas obras dele filmadas. Encontro com Rama, Terra Imperial, A Cidade e as Estrelas, Náufragos de Selene, Canções da Terra Distante seriam obras incríveis na telona.

    • @Futurices
      @Futurices  12 วันที่ผ่านมา +3

      Verdade!

    • @alexandretorres5087
      @alexandretorres5087 12 วันที่ผ่านมา +1

      fim da infância acho que não tem adaptação

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +1

      @@alexandretorres5087 Creio que é uma série do Apple tv. Não fez muito sucesso...

    • @rsovat
      @rsovat 12 วันที่ผ่านมา

      @@alexandretorres5087 Existe uma série ! Não sei se está em um streaming. Procure er... em "cópias torrenciais" 😬

    • @carlosditadi3353
      @carlosditadi3353 11 วันที่ผ่านมา +3

      Encontro com Rama está até o momento nas mãos de Denis Villeneuve para ser produzido. Mas é promessa antiga. Aguardemos.

  • @OCriticoAle
    @OCriticoAle 12 วันที่ผ่านมา +5

    Uau, a explicação é tão hipnotizante quanto o filme, que assisti ainda na adolescência e amei, mesmo tendo uma interpretação dentre várias.
    Hipnotizante também é sua beleza, faz jus ao seu nome, parabéns.

  • @kleberkshima
    @kleberkshima 12 วันที่ผ่านมา +15

    Kubrick previu quase tudo, desde ipads, computador vencendo no xadrez, criogenia, vídeo conferencas, IA e principalmente o fato do ser humano ser mais apático do que o computador, coisa que vejo muito nos dias de hoje

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +3

      Não foi Kubrick, e sim Arthur C. Clarke o escritor da obra.

    • @kleberkshima
      @kleberkshima 12 วันที่ผ่านมา +2

      @@carloscastro8095 nao senhor. Kubrick e Arthur escreveram juntos

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +3

      Não camarada. A premissa central, dos alienígenas manipulando vidas, do monólito foi escrito por Clarke em um conto chamado "O Sentinela" de 1951.

    • @kleberkshima
      @kleberkshima 12 วันที่ผ่านมา

      @@carloscastro8095esta mais que documentado que o roteiro de 2001 foi escrito por Stanley Kubrick e Arthur Clarke. A Sentinela sim foi de Arthur Clarke e serviu de base para 2001, mas 2001 foi escrito pelos 2.

    • @victorribeiro2431
      @victorribeiro2431 3 วันที่ผ่านมา

      Kubrick dirigiu o filme, o Arthur Clarke foi o roteirista

  • @gustavoaraujo6923
    @gustavoaraujo6923 12 วันที่ผ่านมา +62

    Assistir esse filme no cinema naquela época deve ter sido surreal

    • @chpsilva
      @chpsilva 12 วันที่ผ่านมา +3

      Taí uma das coisas que eu pretendo fazer antes de morrer. E de preferência com uma sonorização à altura, porque a trilha sonora merece.

    • @py2ti787
      @py2ti787 12 วันที่ผ่านมา +15

      Fui um dos sortudos que assistiu esse filme no cinema e em 70mm!
      A viagem das espaçonaves literalmente a gente se sentia dentro de uma!
      Foi um susto! A cena da caneta flutuando também foi inesquecível!

    • @Fe6cordas
      @Fe6cordas 12 วันที่ผ่านมา +3

      Ele foi reexibido no cinema em 1996 com o som remasterizado. Assisti no espaço unibanco em SP

    • @utrillas7435
      @utrillas7435 12 วันที่ผ่านมา

      Na verdade, não muito.

    • @Conan20244
      @Conan20244 12 วันที่ผ่านมา +1

      @@py2ti787 eu tambem em 1968 em São Paulo.

  • @kahayashi
    @kahayashi 12 วันที่ผ่านมา +7

    Minha lista sempre terá 2001. Foi maravilhoso a Bela fazer esse vídeo. Como é agradável o texto e a narração dos vídeos dela. Parabéns!

    • @Futurices
      @Futurices  12 วันที่ผ่านมา

      😊🖖

  • @joi4299
    @joi4299 วันที่ผ่านมา +1

    OBRIGADO. Assisti seu comentário e mandei para meu irmão mais velho que saímos do filme, maluco perguntando sobre monolito, ROBO, veja bem , em 1969 saber de inteligência artificial inteligente, e esse final que a evolução continua na nossa alma. Só tenho a agradecer. É um momento confortante.

  • @marciofernando679
    @marciofernando679 12 วันที่ผ่านมา +8

    Kkkk até que enfim falando deste clássico e não adianta explicar porque ele tem várias explicações

  • @williamalvesdelima8318
    @williamalvesdelima8318 12 วันที่ผ่านมา +3

    EU LI E ASSISTI O FILME EM 1969 E CONFESSO QUE FIQUEI MARAVILHADO. POR TER LIDO O LIVRO, PUDE ENTENDER O QUE O FILME TRANSMITIA. AMO FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA E ESSE É UM ICONE.

  • @almakee000
    @almakee000 12 วันที่ผ่านมา +8

    Somente Stanley Kubrick poderia ser audacioso e megalomaníaco para fazer um filme capaz de ofuscar a visita do homem a lua um antes disso acontecer, e até hoje a sua viagem espacial é mais bonita que as viagens espaciais de verdade. A questão do ritmo da narrativa é uma percepção subjetiva e pessoal, quem o assiste o percebendo de forma contemplativa nem percebe o tempo passar, já a geração que cresceu vendo Michael Bay, Snyder, e MCU, pode ter um ataque de ansiedade se não puder colocar na velocidade 2X.

  • @clagoeiro
    @clagoeiro 11 วันที่ผ่านมา +3

    Bela, lembrei de uma curiosidade curiosa(sic).
    Arthur Clarke era amigo do Michael Crichton e escreveu no quarto livro da série um encontro do Frank Poole (sim, o que morreu no primeiro livro, primeira vítima do HAL9000) com um VELOCIRAPTOR em um habitat de uma estação espacial. É explicado para o Poole que o dinossauro é um clone feito a partir de material orgânico recuperado a partir de fósseis de mosquitos. Já ouvimos e vimos essa história antes né?
    Crichton e Clarke escreveram no mesmo período as mesmas ideias sem conversarem a respeito. Enquanto que já vimos várias descobertas acontecendo mais de uma vez em lugares diferentes, essa coincidência dos dois escritores é incrível demais pra passar em branco.
    😊

  • @Opalero1991
    @Opalero1991 10 วันที่ผ่านมา +3

    Só Interestelar chega perto desse filme em termos de ficção cientifica. 2001 é uma obra de arte!!

  • @alexandretravi
    @alexandretravi 12 วันที่ผ่านมา +7

    50 anos depois de ver o original no cinema , agradeço pela otima explicação parabens ! realmente , na época assitir este filme no cinema com uns 8 ou 10 anos foi incompreensivel. Mas graças a minha mãe que me levava no cinema, a sementinha do sci-fi foi plantada.

  • @jcarlostrajano4772
    @jcarlostrajano4772 7 วันที่ผ่านมา +2

    Assisti sozinho esse filme no cinema em Itajubá-MG aos 16 anos e saí encantado, mas sem entender muita coisa. Voltei a assistir uns 12 anos depois e compreendi muita coisa, mas o quarto branco ainda me deixava em dúvida, se bem que eu acreditava que ele tinha se transformado em um bebê que ainda fosse nascer. Vários anos depois assisti mais umas 3 vezes e concluí que meu entendimento estivesse correto… Foi muito bom ouvir sua explicação e concluir que meu raciocínio estava correto. Muito obrigado!
    Realmente no gênero ficção científica esse filme é uma obra prima e é inesquecível! A segunda parte tem seu lugar, mas a primeira… Obrigado pela lembrança, Bela! 😊😊😊

  • @paulocassila5063
    @paulocassila5063 12 วันที่ผ่านมา +4

    Confesso, nunca fui muito fã de 2001, justamente por não entender muito do seu final. Mas agora com essa explicação, preciso rever meus conceitos. Obrigado por essa ajuda Bela.

  • @chpsilva
    @chpsilva 12 วันที่ผ่านมา +9

    *SENSACIONAL* , Bela! Tio Kubrick e Tio Clarke certamente estão orgulhosos de você, flutuando na estratosfera e olhando aqui prá nozes.
    Só complementando com uma curiosidade: toda a história do filme 2001 fica muito mais fácil de digerir se lermos a continuação que Clarke escreveu nos anos 80, "2010", e que deu origem ao filme de mesmo nome (já citado por você em outros videos). E o mais interessante para nós brazucas é que "2010" foi escrito por _sugestão e encorajamento de Jorge Luiz Calife_ , escritor brasileiro de ficção científica que à época assinava o caderno semanal de Ciência e Tecnologia do Jornal do Brasil (do qual eu era fã) e que mantinha contato por correspondência com Clarke. Este inclusive mencionou e agradeceu a Jorge Calife nos créditos da obra.

    • @leandromoura1467
      @leandromoura1467 12 วันที่ผ่านมา

      Já vi o filme '2010 O ano que faremos contato' umas duas vezes, vou ler o livro. Boa dica!

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +2

      Isto mesmo. O Calife tem uma excelente trilogia que gosto muito, que recebeu um elogio do Clarke. Se chama Padrões de Contato

    • @rsovat
      @rsovat 12 วันที่ผ่านมา +1

      poxa, @chpsilva, só li agora. Fiz um comentário similar. Vlw

  • @zerobertomarx4271
    @zerobertomarx4271 10 วันที่ผ่านมา +4

    Bela, essa obra é início da quadrilogia, seguida por "2010, o ano em que faremos contato", "2061, odisseia 3" (retorno do cometa Halley) e "3001, odisseia final", com um retorno surpreendente! Imperdível.
    Parabéns pelo trabalho!

  •  9 วันที่ผ่านมา +1

    PQP! Agora, finalmente, tudo faz sentido! O complemento com a história do livro foi bom demais ✌️😁

  • @marcelbr815
    @marcelbr815 10 วันที่ผ่านมา +2

    Eu fui assistir 2001 depois dos 30 anos e ainda assim, foi uma experiência transformadora. Até hoje eu não consigo esquecer as sensações que o filme me trouxe, de deslumbramento, melancolia, contemplação e coisas que nem sei explicar. Isso em um filme praticamente sem falas. Imediatamente depois, comprei o livro e me apaixonei ainda mais. Kubrick transformou toda aquela jornada humana em uma saga audiovisual, enquanto Arthur C Clarke detalha outros momentos chave, cada um utilizando o máximo de suas respectivas mídias. Excelente vídeo, Bela.

  • @johnfrogman3710
    @johnfrogman3710 11 วันที่ผ่านมา +3

    jack kirby fez uma adaptção de 2001 em quadrinhos que é incrível tbm.

  • @TheBAROmo
    @TheBAROmo 11 วันที่ผ่านมา +3

    2001 é tudo que o Interestelar queria ser mas não conseguiu. Ou melhor, 2001 é um Interestelar sem explicações.

  • @silviocezar7333
    @silviocezar7333 12 วันที่ผ่านมา +3

    Assisti a 2001 pela 1a vez na adolescência e confesso que deu um nó na minha cabeça, comprei o livro e pareceu que todo um universo se abriu, amei e tornei a assistir o filme com outros olhos, até hj é o meu sci-fi preferido.

  • @berenicereichmann4919
    @berenicereichmann4919 5 วันที่ผ่านมา +1

    Esse filme ê tão inteligente, tão especial que eu, professora de História e História da Arte, universitária, já aposentada, sempre usei nas primeiras aulas dos meus cursos. Tenho 81 anos, muitos filmes deste gênero foram feitos e nenhum não chegou nem perto deste CLÁSSICO.

  • @mariosalerno8766
    @mariosalerno8766 12 วันที่ผ่านมา +6

    Eu só pude compreender o filme inteiramente depois de ler o livro. Kubrick foi intencionalmente obscuro e não facilitou em nada para o espectador.

    • @renatob.santiago1444
      @renatob.santiago1444 5 วันที่ผ่านมา

      Exato! Se ele não fosse obscuro, não seria possível entendermos que a odisseia humana estava sendo assistida de fora. Ele nos colocou pra fora da história, como observadores.

  • @phnepomucky9611
    @phnepomucky9611 10 วันที่ผ่านมา +3

    Este vídeo em uma palavra: perfeito!
    Eu nunca tinha visto uma explicação tão simples de um filme complexo.
    Parabéns!
    Que pena que eu só possa dar um like.

  • @jorgelrmf
    @jorgelrmf 12 วันที่ผ่านมา +4

    A trilha sonora é incrível.

  • @alexandrerates4865
    @alexandrerates4865 7 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Que emocionante! Esse foi o primeiro filme que eu ví numa sala de cinema na sua exibição comemorativa de 10 anos em 1978. Eu tinha dez anos e eu nunca mas fui o mesmo. Meu pai achou que eu iria gostar, e acertou em cheio. Filme maravilhoso! Inesquecível. O porco pré histórico, na verdade é uma anta.

  • @tobacate01
    @tobacate01 12 วันที่ผ่านมา +3

    enfim pude compreender toda a historia desse filme, agradecido !!

  • @observador0
    @observador0 12 วันที่ผ่านมา +4

    Muito bom relembrar esse filme através de sua narração. Se puder, faça outros falando da continuação; ou seja, o filme "2010: O Ano em que Faremos contato".

    • @mendeskodama
      @mendeskodama 10 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      Disseram que explica o que não deveria ser explicado ( não troque uma boa pergunta por uma resposta vazia )

  • @andymaxx365
    @andymaxx365 2 วันที่ผ่านมา +2

    Que “detonado” que você fez. Parabéns. O melhor vídeo sobre 2001 do TH-cam. Ganhou um inscrito.

  • @uhulpires
    @uhulpires 12 วันที่ผ่านมา +2

    Esse vídeo é uma obra prima do canal, sobre uma obra prima da ficção científica. Que orgulho ❤

    • @Futurices
      @Futurices  12 วันที่ผ่านมา +1

      Obrigada mozi 🥲❤️

  • @arvlramosramos7569
    @arvlramosramos7569 12 วันที่ผ่านมา +3

    vc e fora da curva, sua diccao e perfeita, nunca pensou em apresentar algum telejoornal. vc sabe do que fala e simpatica e com todo respeito linda. tenho 57 anos, quando assisti na globo nao entendi bulufas. vc clariou tudo e vou ler o livro, parabens 10000 vezes

  • @clagoeiro
    @clagoeiro 12 วันที่ผ่านมา +3

    Bela, no capítulo final do primeiro livro dá muito a entender que o Bowman chega na terra justamente em um conflito nuclear, e que da mesma forma como ele viajou instantaneamente de outro local no espaço tempo (além de Saturno e pelo monolito), ele aniquila imediatamente o míssil (ou mísseis) com o poder do pensamento.
    A sequência, 2010 traz uma cena muito parecida onde uma "bola de fogo" (Bowman) sai de Júpiter em direção à terra e é recebida de uma forma hostil por um único míssil nuclear, que ele explode com facilidade enquanto entra na atmosfera da terra.
    O final do livro 2001 me faz lembrar muito do Neo em "Matrix". Aquele poder de impedir a extinção da vida na Terra me parece o diálogo do final, onde o Neo pega o telefone e diz:
    "Eu sei que você está aí. Posso sentir você agora. Eu sei que você está com medo. Você tem medo de nós. Você tem medo da mudança. Eu não conheço o futuro. Eu não vim estou aqui para lhe dizer como isso vai acabar. Vim aqui para lhe dizer como isso vai começar. Vou desligar este telefone e depois vou mostrar a essas pessoas o que você não quer que elas façam. para ver. Vou mostrar a eles um mundo sem você. Um mundo sem regras e controles, sem fronteiras ou limites. Um mundo onde tudo é possível."

  • @carlosditadi3353
    @carlosditadi3353 11 วันที่ผ่านมา +2

    Eu assisti em 1970. Foi maravilhoso. Até hoje eu vejo monolitos... tentando evoluir.

  • @helisson
    @helisson 10 วันที่ผ่านมา +1

    Desvendar algumas das inquietações que esse filme magistral me trouxe só reforça o quanto ele foi marcante pra mim e pra muita gente. E julgo que ele é um exemplo acabado de como algumas obras devem permanecer intocadas, mesmo com tantos avanços que permitiriam contar essa trama novamente no cinema, mais de meio século depois do original.

  • @jcsilo
    @jcsilo 12 วันที่ผ่านมา +4

    Linda , inteligente e carismática !! Eu " Eichler que ela é Bela " !! 😍🫠

  • @paulohenriquedelima6942
    @paulohenriquedelima6942 12 วันที่ผ่านมา +3

    Adoro o filme, o livro, o diretor e o autor!!! Poderia viver neste mundo (se é que já não estou)!!!

  • @ferrarijunior3360
    @ferrarijunior3360 7 วันที่ผ่านมา +2

    Assisti esse filme quando criança no inicio dos anos 70. Achei muito curiosas as imagens do espaço e da suposta evolução dos homens através dos tempos, mas não entendi porra nenhuma do que se tratava a história do filme. Precisou uma menininha nascer anos depois para criar um canal no youtube para tentar me explicar alguma coisa. to fazendo de conta que entendi. Valeu, menina bonita!! Muito obrigado. Excelente trabalho.

  • @marcoaurelio-or9ku
    @marcoaurelio-or9ku 12 วันที่ผ่านมา +2

    Adorei o vídeo! E fiquei feliz ao saber que eu tinha entendido até bem o filme desde que eu era mais criança. Lembro-me de detalhes como a mudança de cor da atmosfera da Terra ao longo dos milênios, além de várias outras coisas muito caprichadas! Este filme foi um dos motivos de eu ter me formado em física. Um verdadeiro clássico! É fascinante!

  • @rodrigolobo1711
    @rodrigolobo1711 12 วันที่ผ่านมา +6

    Eh inacreditável que esse filme é de 1968

    • @Futurices
      @Futurices  12 วันที่ผ่านมา

      Sim!

  • @rafaelscatena7997
    @rafaelscatena7997 12 วันที่ผ่านมา +3

    Em 1961, um IBM 7094 no Bell Labs foi programado para cantar "Daisy Bell" na primeira demonstração de síntese de fala por computador . Esta gravação foi incluída no Registro Nacional de Gravações dos Estados Unidos
    O autor de ficção científica Arthur C. Clarke testemunhou a demonstração do IBM 704 durante uma viagem ao Bell Labs em 1962 e referiu-se a ela no romance e filme de 1968 2001: A Space Odyssey , em que o computador HAL 9000 canta "Daisy Bell" durante seu desativação gradual. [13

  • @MoisesCalado-fb5cc
    @MoisesCalado-fb5cc 4 วันที่ผ่านมา +1

    De longe o melhor bem explicado vídeo sobre "2001, Uma Odisseia no Espaço"!
    Parabéns, Bela! ❤

  • @masaakiono2950
    @masaakiono2950 5 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Assisti 2001 em 1969 e fiquei impressionado com as imagens e confesso que, como muitos, fiquei sem entender a história, principalmente o final. Para complicar, o cinema em que eu vi pela primeira vez , houve um corte na parte em que a gravação do Dr. Floyd esclarece o motivo da missão , o que tornou mais confuso o entendimento do filme. Mas assisti mais vezes em outros cinemas e com a ajuda do livro, consegui entender melhor a história.. Acabei comprando o DVD e de vez quando volto a assistir essa obra prima do SK e AC. A sua explicação sobre o filme está fantástica.
    Parabéns Bela, ganhou mais um inscrito .

  • @Renato-be2fp
    @Renato-be2fp 12 วันที่ผ่านมา +3

    Bela explicação, assistir somente uma vez e não imaginava que seria experiência maravilhosa!

  • @adrianodemoura
    @adrianodemoura 12 วันที่ผ่านมา +5

    Excelente explicação, você podia fazer o mesmo com o livro "3001 - A Odisséia Final".

    • @rsovat
      @rsovat 12 วันที่ผ่านมา +1

      Boa. Ou do "2010, Odissey Two", que contou com um palpite de um jornalista brasileiro (Jorge Calife) para desenvolver a trama (com direito a agradecimento do próprio Clarke)

  • @lourivalpereiradasilva2948
    @lourivalpereiradasilva2948 12 วันที่ผ่านมา +2

    Lá pelos gloriosos anos setenta entrei numa sala prá assistir um filme de um diretor do qual não sabia importância e que havia transposto para as telas um conto de um autor genial ( que eu não conhecia) e sai do jeito que entrei ( sem entender nada) e anos depois de assistir várias vezes e conhecer a obra de Arthur Clarke acho que " entendi" essa obra que foi criada por dois gênios.

  • @Marcelo-wv4hh
    @Marcelo-wv4hh 11 วันที่ผ่านมา +1

    I was only seventeen, first time in a theater,first movie Space Odyssey... This movie opened my mind and I won't forget that feeling that i felt in that occasion... Unforgettable Kubrick masterpiece indeed!!!!

  • @azillorecords
    @azillorecords 12 วันที่ผ่านมา +3

    No livro a primeira parte que trata da fase primitiva do homem é muito mais interessante, bem escrita e fascinante do que o futuro da humanidade no espaço. Olha … Vale muito a pena ler.

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +1

      Também recomendo. Recomendo outras obras dele, Encontro com Rama, Terra Imperial, Náufragos de Selene.

  • @MasterChief-ODST
    @MasterChief-ODST 12 วันที่ผ่านมา +3

    Eu amo esse Filme, tenho na minha coleção e sempre dou um play quando tá tudo de boa só pra viajar nessas teorias. Também gosto da continuação, 2010 O Ano em que faremos contato. Já peguei o livro no app indicado mas vou ver se compro no formato tradicional. Valeu Bela, sucesso pra você e esse vídeo ficou maravilhoso.

  • @robinsonsilva7000
    @robinsonsilva7000 10 วันที่ผ่านมา +1

    Apesar de ser apaixonado por ficção científica, esse filme nunca fez sentido pra mim, até ver esse vídeo.
    Muito obrigado pelo esforço em explicá-lo como se estivesse conversando com uma criança de 10 anos.
    🥰🤗

  • @waldemarbrito2870
    @waldemarbrito2870 11 วันที่ผ่านมา +2

    Como sempre, não poderia ser melhor a resenha! Obrigado Bella. O objetivo da interação visual com o mínimo de diálogos, estava muito a frente do seu tempo, Kubrick era um gênio!

  • @KennedyDantas
    @KennedyDantas 12 วันที่ผ่านมา +3

    Acho seu texto fantástico, Bella! É muito rara essa combinação de descontração e relevância.

  • @pierbottero
    @pierbottero 12 วันที่ผ่านมา +3

    Aquela sequencia do filme "Jupiter, 18 Meses Depois"sempre coloco pra ver só essa cena mesmo. Muito bonita, Total solidão tecnologica.

    • @Jonhiedo
      @Jonhiedo 12 วันที่ผ่านมา +2

      No filme "Aliens - O Resgate", o diretor James Cameron homenageia essa cena logo no início, quando a nave "Narcisus" vaga pelo espaço até ser encontrada por uma equipe de resgate (ou algo do tipo).

  • @jairfreitasjunior
    @jairfreitasjunior 12 วันที่ผ่านมา +2

    Parabéns. Imagino que desde antes de criar o canal já existia a vontade de explicar 2001. 😂

  • @ederanacleto3004
    @ederanacleto3004 10 วันที่ผ่านมา +2

    Que felicidade eu fiquei quando vi seu canal na grade de entretenimento da Gol. Junto com o canal do Lito. Parabéns!

    • @Futurices
      @Futurices  10 วันที่ผ่านมา +1

      Aah sim
      Estou por lá. 😁
      Obrigada!

  • @luiebescaut8146
    @luiebescaut8146 12 วันที่ผ่านมา +3

    O filme é para imersão na estética. Deixa rolar sem neuras🤩

  • @TOMITA-AEROGRAFISMO
    @TOMITA-AEROGRAFISMO 12 วันที่ผ่านมา +3

    Vi esse filme no Cinema chamado "CINESPACIAL" era na Av. São João em SP.....era loko esse cinema, havia 3 telas lá dentro😃 !!! O que mais me marcou foi o Intervalo que foi de 10 minutos se não me engano🤣 meu pai achou um SACO e eu gostando do filme😂!!

  • @almakee000
    @almakee000 12 วันที่ผ่านมา +2

    Gostei de assistir o seu novo vídeo em um domingo, pois é o dia que a maioria dos youtubers não postam absolutamente nada, e o de hoje foi quase um documentário. Dou a sugestão para um vídeo futuro com o tema : " Filmes tão bons que a maioria das pessoas só assiste uma vez " ; na mesma onda também pode ser criado o vídeo : " Filmes tão bons que todo mundo já viu mais de uma vez " - no meu caso é Exterminador do Futuro 2 e Efeito Borboleta.

  • @araomelo5978
    @araomelo5978 12 วันที่ผ่านมา +2

    Excelente vídeo D. Eichler. Eu q nasci em 1970 ainda não vi esse filme fiquei impressionado com a fotografia, ideias e efeitos especiais que duvidei ser da década de 60. Um excelente cineasta e um excelente escritor merecem uma excelente TH-camr como a Sra. Para explicar-nos. Agora tomei vergonha verei o filme...rssss.

  • @phac9000
    @phac9000 12 วันที่ผ่านมา +4

    Belo vídeo!
    Recomendo a leitura das sequências, em especial, o 2010 ( Depois assista o filme Europa Report).
    Outro livro muito bom que usa o mesmo conceito de evolução é o Fim da Infância, também do Arthur C. Clarke.

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา

      Considero O Fim da Infância a pior obra dele. Recomendo Rama, este sim imperdível.

    • @phac9000
      @phac9000 12 วันที่ผ่านมา +1

      @@carloscastro8095 temos gostos bem diferentes então, pq o Encontro com Rama não me cativou muito não kkk

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +1

      O Clarke é o Melhor escritor de Sci&Fic Hard. Suas obras estão embasadas muito na Ciência. Em Rama a Gravidade vem da força centrípeta.
      Todas as obras dele tem muita ciência por trás. Já Fim da Infância é a menos científica que temos, poder da mente, predestinação... Pura fantasia.

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 12 วันที่ผ่านมา +1

      @@phac9000 E viva a diferença. 👍

  • @mirraflor
    @mirraflor 12 วันที่ผ่านมา +3

    2:56 --- Olha, tá mais pra uma grande maioria, viu?! 😂

    • @chpsilva
      @chpsilva 12 วันที่ผ่านมา

      Estamos regredindo... :(

  • @user-gv4ov1be7z
    @user-gv4ov1be7z 4 วันที่ผ่านมา

    É simplesmente Incrível , como esta obra prima, lançada em 1968,. e ainda hoje consegue estar atualizada.
    Um clássico maravilhoso e obrigatório!!! : )

  • @ramloy5657
    @ramloy5657 12 วันที่ผ่านมา +1

    Siempre es un gusto ver los contenidos de tu Canal, Srta Bela....2001 es uno de esos filmes referenciales inevitables en cualquier clasificación de Ciencia Ficción, sin duda alguna.....Saludos afectuosos desde Asunción, Paraguay!

  • @jeffersongomesmoreiramorai7328
    @jeffersongomesmoreiramorai7328 12 วันที่ผ่านมา +3

    Não entendo porque adorar a franquia StarWars e relegar essa obra de arte. Ja devo ter assistido esse filmes umas 30 vezes no mínimo. Para min e o filme que eu mais gosto ( não o melhor )

    • @luisventura5395
      @luisventura5395 4 วันที่ผ่านมา

      Oi Jefferson, tudo bem aí? Cara, não sei se vale um debate... mas me fizeste pensar: amo 2001, sou fã de Star Wars, estou revendo toda a série Star Treck... e por aí vai. Na minha opinião acho que colocar eles em disputa numa pista comum não seria justo. Dos citados acima e mais uns a gente pode tirar filosofia e/ou diversão e era isso. Não vou exigir de quem acha Star Wars (trama rasa) um supra sumo que se afunde em 2001, mas esta é divertida, sessão da tarde. Dá aceitar as duas obras pois não são a mesma coisa, salvo serem ficção científica... é, me fizeste pensar em diversidade, até na produção neste segmento, valeu...

  • @SidemarAlmeida
    @SidemarAlmeida 12 วันที่ผ่านมา +1

    O conteúdo do canal é maravilhoso. Eu, não perco nenhum vídeo. Os pitacos da Alexa só acrescentam ainda mais.

  • @rayinacio1827
    @rayinacio1827 12 วันที่ผ่านมา +1

    2001 Uma Odisséia no Espaço, um filme INESQUECÍVEL, e a música de Richard Strauss um encontro perfeito com as MARAVILHOSAS fotografias.
    Excelente vídeo. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @psiqhelioborges
    @psiqhelioborges 8 วันที่ผ่านมา +1

    Ótimo vídeo para homenagear esta obra prima que redefiniu não só a sci-fi mas como um monolito irradiou o imaginário de toda um geração (e as que se seguiram) no interesse pela ciência.

  • @henriquerosagibbin231
    @henriquerosagibbin231 12 วันที่ผ่านมา +2

    Perfeito, melhor explicado que já vi!!

  • @vinilaurentino
    @vinilaurentino 11 วันที่ผ่านมา +1

    Melhor vídeo que já assisti sobre o filme nesse vasto mundão chamado de internet.
    Obg 🙏🏽

  • @Adriel_adams27
    @Adriel_adams27 11 วันที่ผ่านมา +2

    Eu amo essa adaptação e o livro é a melhor ficção que já li na vida!

  • @benjaminthauront5374
    @benjaminthauront5374 11 วันที่ผ่านมา +1

    Oi! Obrigado pelo vídeo através do qual conheço o seu trabalho. Vocês sabia que antes de escrever 2001, Clarke tenha escrito uma short story "The sentinel" na qual Kubrick se inspirou para o filme?
    Adorei o seu trabalho, e confesso que tem alguns anos que acaricio a ideia de fazer um um pouco parecido. Bom, o dia foi cheio, passo te acompanhar. K.Dick, Herbert, Wells, mas também, Heinlein, Fredrik Brown, C. Simak, Sturgeon, Vance, Bradbury, enfim, essa extraordinária geração do Amazing Stories, espero te ouvir falar deles todos e te muitos outros dessa galera. Boa noite!

  • @CHRISTIANLAGRECA
    @CHRISTIANLAGRECA 4 วันที่ผ่านมา

    Os efeitos especiais dirigidos pelo mestre Douglas Trumbull continuam impressionantes até hoje. Digo, sem medo de errar, que muitos dos efeitos de CGI das produções cinematográficas atuais não superam os efeitos criados fotograficamente em 2001. Nunca um filme reproduziu o espaço com tamanha realidade como 2001 o fez. O efeito de slit scan para o portal estelar (stargate) é simplesmente inacreditável.

  • @castanhaman
    @castanhaman 4 วันที่ผ่านมา

    Nunca tinha ouvido falar deste canal, mas fui surpreendido com a melhor sinopse de 2001, que consigo me lembrar. Parabéns! Top demais o conteúdo.

  • @Sr.Frivolo
    @Sr.Frivolo 12 วันที่ผ่านมา +1

    Excelente vídeo! Seria muito interessante se você fizesse um video sobre a sequência do livro, 2010 Odisseia dois, que mantêm a qualidade do primeiro livro, além de trazer ainda mais detalhes sobre tudo o que aconteceu no final do primeiro e indo além.

  • @viviane0104
    @viviane0104 12 วันที่ผ่านมา +1

    Esse foi o seu melhor vídeo. Impecável. Parabéns!

  • @paulorobertosimoesfontes8546
    @paulorobertosimoesfontes8546 12 วันที่ผ่านมา +2

    Obrigado Bela! Vídeo maravilhoso. Já li o livro e assisti ao filme, mas confesso que não não tinha até agora uma compreensão tão acertada. Sensacional explanação!

  • @fabiosena3979
    @fabiosena3979 12 วันที่ผ่านมา

    Dentre vários videos sobre 2001 que vi, este é o mais completo e de melhor entendimento de todos. Parabens pela bela apresentação, sem trocadilhos.

  • @aasantos2009
    @aasantos2009 12 วันที่ผ่านมา +1

    EXCELENTE EXPLICAÇÃO. Sou fã das antigas e você conseguiu resumir muito bem. Parabéns!

  • @user-pp5in8ue8z
    @user-pp5in8ue8z 12 วันที่ผ่านมา +1

    Muito bom.eu antes da sua Maravilhosa apresentação e explicação não tive ninguém pra me explicar. Eu vi o filme na data do lançamento aqui no RJ..como era difícil de entender, passei a curtir o visual inédito.pois toda tecnologia mostrada era surpresa na época..um filme mesmo assim marcante.obrigado.

  • @wanderrodrigues499
    @wanderrodrigues499 12 วันที่ผ่านมา +1

    Essa foi a melhor explicação que eu já vi sobre essa estória!! Excelente trabalho!!! Parabéns!

  • @erself
    @erself 9 วันที่ผ่านมา

    Lindo vídeo! Merecida análise sobre um filme clássico e um livro que é uma obra prima.
    Bravo!!

  • @meta-fisica
    @meta-fisica 11 วันที่ผ่านมา

    Graças a este canal consegui entender o final do filme. Parabéns sou fã deste canal.😍😍😍😍😍😍😍😍

  • @renatob.santiago1444
    @renatob.santiago1444 5 วันที่ผ่านมา

    2001 passava sempre na Globo nos anos 80 e 90. Tentei assistir várias vezes e não consegui. 40 minutos sem nenhuma fala era difícil de aguentar pra uma criança na sessão da tarde. Um dia, adulto, o filme passou de madrugada e eu decidi que ia assistir do começo ao fim, a qualquer custo.
    O esforço valeu muito a pena. A lentidão do filme é NECESSÁRIA para que a msg seja transmitida!
    Depois li o livro e isso enriqueceu ainda mais a experiência!
    E ouso dizer que ambos, livro e filme, se complementam de uma forma que, sozinhos, nunca seriam considerados grandiosos como são!