Em contexto de recessão, na política fiscal, temos a redução de impostos e aumento de gastos; já, na política monetária, o BC reduz as taxas de juros e injeta moeda na economia. ( Economia e política, 2° edição, Person. ORG. Cleyton izidoro.)
Passando para atualizar que agora, a partir de Fevereiro de 2021 o Bacen se tornou independente. Ou seja, suas decisões não devem mais estar ligadas ao governo atual. O Bacen é formado por 9 membros, sendo 1 presidente e 8 diretores. A cada ano é trocado dois diretores e no terceiro ano de governo do executivo federal, troca o presidente do Bacen. No cenário em que estamos agora em 2024, Roberto Campos Neto é o atual Presidente da Autoridade Monetária (Indicação do Ex Presidente Bolsonaro), logo, no terceiro ano de mandato do Atual Presidente da República há a mudança nesse cargo e já ocorreu a indicação de Gabriel Galípolo para assumir a Presidência do Bacen (Assume 01/01/2025). Essa mudança foi fundamental principalmente para a tomada de decisões em relação a Taxa Básica de Juros da Economia, a famosa SELIC, que é determinada pelo COPOM (Formada por esses 9 membros do Bacen) a cada 45 dias. Ou seja, 8 vezes no ano.
Allan Augusto Gallo Antonio vai depender do QUANTO e da velocidade que se imprime. Impressão de moeda atrelada a aumento de produtividade não vai gerar inflação por exemplo
Valeu pelo vídeo! Seria legal colocar a playlist de Macroeconomia na ordem. :)
Muito boa sua explicação.
Ajudou/Ajuda muito para nós estudantes de Ciências Econômicas.
Abraço e muito obrigado!
Ótimo
Quais são as políticas fiscais adotadas pelo governo para evitar recessão?
Aumeto de gasto, redução de imposto, aumeto de transferencias.
Em contexto de recessão, na política fiscal, temos a redução de impostos e aumento de gastos; já, na política monetária, o BC reduz as taxas de juros e injeta moeda na economia. ( Economia e política, 2° edição, Person. ORG. Cleyton izidoro.)
Muito bom
Passando para atualizar que agora, a partir de Fevereiro de 2021 o Bacen se tornou independente. Ou seja, suas decisões não devem mais estar ligadas ao governo atual. O Bacen é formado por 9 membros, sendo 1 presidente e 8 diretores. A cada ano é trocado dois diretores e no terceiro ano de governo do executivo federal, troca o presidente do Bacen. No cenário em que estamos agora em 2024, Roberto Campos Neto é o atual Presidente da Autoridade Monetária (Indicação do Ex Presidente Bolsonaro), logo, no terceiro ano de mandato do Atual Presidente da República há a mudança nesse cargo e já ocorreu a indicação de Gabriel Galípolo para assumir a Presidência do Bacen (Assume 01/01/2025).
Essa mudança foi fundamental principalmente para a tomada de decisões em relação a Taxa Básica de Juros da Economia, a famosa SELIC, que é determinada pelo COPOM (Formada por esses 9 membros do Bacen) a cada 45 dias. Ou seja, 8 vezes no ano.
Meu Deus por que fui escolher esse curso?
no caso, quando o governo que aumentar as despesas sem mexer nos impostos ele começa a pegar dinheiro emprestado? procede?
Sim, caso o orçamento não esteja equilibrado e o governo incorra em um défcit
Sim, mas e a política fiscal?
Mais impressão de dinheiro = aumento da inflação. Não?
Alguém entende de economia
Allan Augusto Gallo Antonio vai depender do QUANTO e da velocidade que se imprime.
Impressão de moeda atrelada a aumento de produtividade não vai gerar inflação por exemplo
Tambem pode aumentar a inflação
@@henrique6267 "vai depender do QUANTO e da velocidade que se imprime." Por isso que se diz que esses efeitos se dão no curto prazo?
Os comunistas piram