Tenho um Maxsym 400i e tive que trocar a pinça traseira. Agora estou passando por esse problema com o abs, pois o freio funcion mas fica como se estive ar no sistema. Mas acredito que seja esse o ponto que estava faltando para ficar bom. Ajudou muito.
MASSA! Imaginei que fosse assim (saindo com a moto) A ultima vez que trocaram não fizeram isso e deu pau no modulo. (pq o antigo dono esqueceu de trocar..) agora vou fazer oq vc falou.Obrigado
Meu brother , boa noite!!!...,. Excelete canal, o melhor da net. Dúvida, feito a limpeza na pinça dianteira da cb twister 300F, recolocado as pinças , sem ter ocorrido nenhum vazado óleo . É necessário scaner ou sangrar o sistema ABS como explicado ???... aguardo ajuda . Forte abraço!!!..
Eita... Troquei o fluido da minha Twister 2022 hoje... Sangrei o original e coloquei motul Dot 3 dot 4.... Não sabia desse sistema. Fui expulsando o óleo antigo dando bombada no freio e depois coloquei o óleo novo. A moto da freando normalmente.
Rapaz, eu deve ter usado esse segundo método sem nem saber... lá atrás, 2017, tinha uma BMW F800R 2013. Logo após pegar a moto, um mês mais ou menos, fiz uma revisão básica, troquei óleo filtro óleo geral na corrente... e aproveitei e troquei os fluidos dos freios, o rapaz disse que tinha uns dois anos que não trocava... aproveitei e passei para dot 5.1.. fiz o processo caseiro com seringa, alcool para limpar e depois entrei com o novo, no esquema de eliminar as bolhas e tal.. tudo pareceu ok e foi isso.. vendi ela em 2019, fiz diversas viagens com ela, usei o freio em algumas situações fortes.. nunca tive problema... como não mexi em modulo, bateria etc... eu só posse ter acertado essa parte eletrônica com os acionamento dos freios conjuntos... vai saber... Como estou para fazer o mesmo com a moto atual, vim fazer uma pesquisa para dar uma relembrada no processo... e olha o que achei...
Realizei a troca do fluido da minha R3 2021 umas duas vezes. No momento da troca percebi que o freio ficou ótimo. No entanto, em torno de 10 dias o freio perdeu pressão com a manete chegando perto do punho. O que pode ser? O cilindro ruim? ou ainda tem ar no sistema?
Ola amigo! Parabéns pelo seu trabalho! Minha dúvida é vou substituir o módulo abs! Como ele vai estar sem fluido por ser novo, eu faço o mesmo procedimento que você falou? Andar com a moto freiar algumas vezes e depois fazer a sangria novamente?
Boa noite, meu freio traseiro, não quer parar de roçar as pastilhas no disco, às vezes, tenho que dar umas pisada no pedal pra parar, mas volta novamente. É uma moto Fazer FZ25, 2019. Fiz os procedimentos indicados por você; limpei com Car80, girei o êmbolo com o alicate de grampo, abri a sangria para recolher o êmbolo, lubrifiquei com graxa de silicone, montei e fiz a sangria, mas continua do mesmo jeito. Fiz o procedimento de acionar o ABS, na rua e troquei o óleo novamente. Ainda continua roçando no disco. O óleo é o Motul 5.1 e as pastilhas Fischer semi metálica.
É fazer o processo novamente após sair com a moto. Quando você roda com a moto após a sangria ficará no módulo do ABS um pouco de fluído velho, mas é pouco mesmo! Para retirar esse fluído que vai misturar com o fluido novo é só fazer o processo de sangria novamente, como o reservatório dianteiro e traseiro são pequenos, logo o volume também perdido de óleo novo é irrisória.
Bom dia, qual scanner (o mais completo, para injeção abs etc...) vc recomendaria para fazer esse tipo de serviço (eu uso o motoscan da multiscan mas acho ele muito básico) ?
Uma pergunta. Qual o volume aproximado de fluido que fica retido no módulo e na linha do ABS ? Representa mais ou menos quanto, percentualmente em relação a todo volume de fluido no sistema. Eu acredito que seja um volume tão pequeno que na prática fazer uma troca manual normal no fim não haverá diferença nenhuma , pois quando a gente for andar com a moto e acionar o ABS esse fluido velho que estava no módulo irá se diluir junto com o fluido novo e essa " contaminação" é tão pequena que na vida real não fará diferença nenhuma . Estou certo nesse raciocínio ?
Creio que o percentual retido no módulo seja ínfimo e desprezível. Ainda, há que se considerar que a nova sangria mencionada no vídeo dobrará a quantidade de fluido a ser utilizado, além dessa segunda sangria ser pouco nítida quando acontece, tendo em vista os fluidos serem praticamente idênticos.
Bom dia mestre. A minha nc 750 2016 , apresenta um defeito estranho. Faz a sangria o freio dianteiro fica bom. Porem com o passar do tempo a manete vai ficando leve e sem freio. Ja troquei mangueira e kit do pistonete dentro do reservatório e o problema volta. Você ja viu esse defeito?
Top! Uma dúvida, que pode ser básica, mas não custa perguntar. No método andando na rua e acionando o ABS, eu já vou estar rodando com o fluido novo, certo? Ou seja: 1 - sangra 2 - troca fluido 3 - roda e aciona o ABS. 4 - sangra novamente. 5 - troca novamente. Isso?
@route66tutoriais Opa ,blz .. minha Lander 250 abs trava o manete se ficar bombando ele .. ja foi feito sangria e trocado burrinho de freio e nao resolveu .. é normal isso ?
ótimo video, caso eu substitua a mangueira do freio dianteiro sem mexer em mais nada, o abs vai funcionar normalmente sem precisar scaner ou outro procedimento?
cara te acompanho acho muito top teus videos me diz uma coisa tenho uma cbx twister 2004 sera o pq quando ligo ela fica bem acelerada em torno de 2.000 a2.500 giros depois vem baixando tem ideia do que poderia ser por onde começar ?
@@Route66Tutoriais tenho uma sugestao podia fazer um video ou me responder ce eu posso tirar meu escamento e fazer a lagavem dele ou descarbonizar algo assim pq a dias atras fiz serviço em uma mecanica e o cara tem uma valvula acho que do ar do escapamento dai ele abriu e esqueceu de trocar a borrachinha dela e jogou bastante óleo pra dentro da minha cbx twister 2004 tem algum procedimento que eu possa fazer para limpar esse escapamento ??
Fiz a troca de pastilhas e fluido e o freio dianteiro n fico bom hora freia hora ele murcha na minha cidade ninguem tem scaner se eu fizer esse com scaner sera q resolve o problema ? Minha moto é uma mt 09
Meu caro, se você recolheu os embolos sem abrir a sangria, muito provavelmente você danificou o módulo ABS. Nos freios ABS você tem que abrir a sangria pra retornar os embolos das pinças, que devido as pastilhas gastas, estarão bem pra fora, não possibilitando colocar as novas pastilhas.
Olá. Fiquei com uma dúvida no vídeo. No caso você fala que para retirar o fluido do módulo de abs teria que fazer a sangria convencional e sair para rodar com a moto, mas no caso sair para rodar com a moto sem fluido de freio? Ou seria fazer a sangria convencional, colocar fluido novo, fechar a tampa e sair para rodar com a moto, voltar e fazer a sangria novamente?
Eu fiz isso mas não pegou pressão. Depois de colocar o novo fluido, fiz a sangria mas não deu pressão no freio. Dei uma pequena volta com a moto mas nada de pegar pressão. Fiz a sangria por várias vezes. Saía bola de ar, depois esvaziava recipiente, daí tinha bolha de ar novamente... Quase gastei meio litro de fluido fazendo a sangria. Tudo somente no freio dianteiro. Agora estou sem freio.
Tem ar no sistema, sempre que fizer a sangria fique atento para não voltar ar no sistema, e fique atento ao reservatório que não pode faltar o fluido durante o procedimento.
Geralmente não é necessário completar o fluido. Verifique o desgaste das pastilhas de freio, pq quando as pastilhas estão gastas o nível do fluido fica baixo.
E quando o ABS é desativado? No meu caso eu dou uns grau por isso desativei, aí eu fiz a troca do fluido com abs desativado, ainda dá certo ou tem que fazer esse procedimento ainda de andar com a moto ou scanner
Top, troquei o fluido da minha, deu certo mas agora tá vazando fluido pela rosca do sangrador na pinça traseira, o que faço pra resolver? Dei o torque correto, nem frouxo nem muito apertado pra não espanar mas continua vazando.
@@Route66Tutoriais Show, valeu pela dica, deu certo aqui. Tirei, limpei e recoloquei o parafuso com cuidado, fiz uma nova sangria e consegui vedar o vazamento. Valeu!
Boa noite, Eu fui tentar tirar o ar nos freios dianteiro e acabou ficando sem freio. Se eu trocar o fluido e fazer manual andando 40 km,será que volta?
Ótima dica meu irmão! Estou com a minha primeira moto com ABS, agora já posso me livrar dos mecânicos ( mão suína ) Top!
Muito boa a dica! Valeu mesmo! Agora aprendi o procedimento com ABS! Vou fazer na minha nessa semana! Valeu mesmo!!!!!!
Excelente ! Explicação perfeita. Sempre tive essa dúvida. Ganhou um inscrito.
Faz um vídeo na prática mostrando o procedimento
Muito bom! Parabéns! Você é bem didático e objetivo, aprendi com muita facilidade
Tenho um Maxsym 400i e tive que trocar a pinça traseira. Agora estou passando por esse problema com o abs, pois o freio funcion mas fica como se estive ar no sistema. Mas acredito que seja esse o ponto que estava faltando para ficar bom. Ajudou muito.
MASSA! Imaginei que fosse assim (saindo com a moto) A ultima vez que trocaram não fizeram isso e deu pau no modulo. (pq o antigo dono esqueceu de trocar..) agora vou fazer oq vc falou.Obrigado
Sempre com ótimo conteúdo!! Parabéns
Ajudou muito, fiquei me perguntando como raio ia tirar o fluído do meio do sistema do abs.
Top. Bastante profissional. Parabéns
Meu brother , boa noite!!!...,. Excelete canal, o melhor da net. Dúvida, feito a limpeza na pinça dianteira da cb twister 300F, recolocado as pinças , sem ter ocorrido nenhum vazado óleo . É necessário scaner ou sangrar o sistema ABS como explicado ???... aguardo ajuda .
Forte abraço!!!..
Obrigado aprendi sobre a troca do fluido moto ABS vlw 👍👍👍
Muito legal a sua explicação! Obrigado.
Conteúdo excelente e objetivo, parabéns e obrigado
Boa tarde, na sangria convencional tem que deslizar a bateria e o módulo do abs tbm
Eita...
Troquei o fluido da minha Twister 2022 hoje...
Sangrei o original e coloquei motul Dot 3 dot 4.... Não sabia desse sistema. Fui expulsando o óleo antigo dando bombada no freio e depois coloquei o óleo novo. A moto da freando normalmente.
Muito bom , acabou de ganha mais um inscrito 👏🏼
Rapaz, eu deve ter usado esse segundo método sem nem saber... lá atrás, 2017, tinha uma BMW F800R 2013. Logo após pegar a moto, um mês mais ou menos, fiz uma revisão básica, troquei óleo filtro óleo geral na corrente... e aproveitei e troquei os fluidos dos freios, o rapaz disse que tinha uns dois anos que não trocava... aproveitei e passei para dot 5.1.. fiz o processo caseiro com seringa, alcool para limpar e depois entrei com o novo, no esquema de eliminar as bolhas e tal.. tudo pareceu ok e foi isso.. vendi ela em 2019, fiz diversas viagens com ela, usei o freio em algumas situações fortes.. nunca tive problema... como não mexi em modulo, bateria etc... eu só posse ter acertado essa parte eletrônica com os acionamento dos freios conjuntos... vai saber...
Como estou para fazer o mesmo com a moto atual, vim fazer uma pesquisa para dar uma relembrada no processo... e olha o que achei...
Então minha dúvida e faz esses cortes da embreagem pra bobiar com o fluido novo o velho
Excelente explicação 👏👏👏
Realizei a troca do fluido da minha R3 2021 umas duas vezes. No momento da troca percebi que o freio ficou ótimo. No entanto, em torno de 10 dias o freio perdeu pressão com a manete chegando perto do punho. O que pode ser? O cilindro ruim? ou ainda tem ar no sistema?
Muito boa informação🤝
Ola amigo! Parabéns pelo seu trabalho! Minha dúvida é vou substituir o módulo abs! Como ele vai estar sem fluido por ser novo, eu faço o mesmo procedimento que você falou? Andar com a moto freiar algumas vezes e depois fazer a sangria novamente?
Boa noite, meu freio traseiro, não quer parar de roçar as pastilhas no disco, às vezes, tenho que dar umas pisada no pedal pra parar, mas volta novamente.
É uma moto Fazer FZ25, 2019. Fiz os procedimentos indicados por você; limpei com Car80, girei o êmbolo com o alicate de grampo, abri a sangria para recolher o êmbolo, lubrifiquei com graxa de silicone, montei e fiz a sangria, mas continua do mesmo jeito.
Fiz o procedimento de acionar o ABS, na rua e troquei o óleo novamente. Ainda continua roçando no disco.
O óleo é o Motul 5.1 e as pastilhas Fischer semi metálica.
Amigo . Diria então que disco de freio empenado
Faz um vídeo ensinando em como limpar o filtro d óleo desde a abertura do lado da embreagem ,obrigado e Boa tarde !
Blz Leonardo, ta anotado!!!
Excelente dica super dez
Muito obrigado me ajudou muito!
rapa q boa dica. ótimo
Parabéns muito bem!!!
Ótima..fiquei com uma dúvida! Quando vc fala em fazer outra troca de fluido ou uma sangria para expulsar o resto do fluido?
É fazer o processo novamente após sair com a moto.
Quando você roda com a moto após a sangria ficará no módulo do ABS um pouco de fluído velho, mas é pouco mesmo! Para retirar esse fluído que vai misturar com o fluido novo é só fazer o processo de sangria novamente, como o reservatório dianteiro e traseiro são pequenos, logo o volume também perdido de óleo novo é irrisória.
Para os freios cbs tem alguma diferença do convencional?
Muito boa a dica
Bom dia, qual scanner (o mais completo, para injeção abs etc...) vc recomendaria para fazer esse tipo de serviço (eu uso o motoscan da multiscan mas acho ele muito básico) ?
Uma pergunta.
Qual o volume aproximado de fluido que fica retido no módulo e na linha do ABS ? Representa mais ou menos quanto, percentualmente em relação a todo volume de fluido no sistema. Eu acredito que seja um volume tão pequeno que na prática fazer uma troca manual normal no fim não haverá diferença nenhuma , pois quando a gente for andar com a moto e acionar o ABS esse fluido velho que estava no módulo irá se diluir junto com o fluido novo e essa " contaminação" é tão pequena que na vida real não fará diferença nenhuma . Estou certo nesse raciocínio ?
Bom, eu prefiro fazer como mostro no vídeo.
Minha moto cara trocou o fluido acendeu a luz do abs, oque pode ser amigo ?
Creio que o percentual retido no módulo seja ínfimo e desprezível. Ainda, há que se considerar que a nova sangria mencionada no vídeo dobrará a quantidade de fluido a ser utilizado, além dessa segunda sangria ser pouco nítida quando acontece, tendo em vista os fluidos serem praticamente idênticos.
Bom dia mestre. A minha nc 750 2016 , apresenta um defeito estranho. Faz a sangria o freio dianteiro fica bom. Porem com o passar do tempo a manete vai ficando leve e sem freio. Ja troquei mangueira e kit do pistonete dentro do reservatório e o problema volta. Você ja viu esse defeito?
Conseguiu resolver ?
Excelente !
Otima explicação
Valeu pela dica
O modulo abs novo vai passar o fluido sem usar o scanner?
Faz vídeo sobre a importância de balancear rodas de motos
Valeu pela dica João. Ta notado!
@@Route66Tutoriais tem pouquíssimo conteúdo sobre esse assunto
Mais um vídeo top!
Muito bom! 👏👏👏👏👏
Top! Uma dúvida, que pode ser básica, mas não custa perguntar. No método andando na rua e acionando o ABS, eu já vou estar rodando com o fluido novo, certo? Ou seja:
1 - sangra
2 - troca fluido
3 - roda e aciona o ABS.
4 - sangra novamente.
5 - troca novamente.
Isso?
Quando vc aciona rodando vc vai jogar o fluido velho do módulo abs na linha e qd vc fizer a sangria novamente vc vai tirar esse fluido velho da linha.
Pelo ué entendi é faz a sangria depois anda e aciona os ABS com isso ele joga o restante do óleo velho para as mangueiras daí faz a segunda sangria .
Fala meu amigo a minha deu pau no modelo já comprei outro preciso do escanear pra troca ele
Ótimo vídeo
@route66tutoriais
Opa ,blz .. minha Lander 250 abs trava o manete se ficar bombando ele .. ja foi feito sangria e trocado burrinho de freio e nao resolveu .. é normal isso ?
Sim,é do sistema de abs dela.
Sabe me dizer qual mangueira devo comprar que encaixa no sangrador da pinça?
É do mesmo diâmetro da utilizada para sangrar freio da linha automotiva, acho que deve ser 5 ou 6mm
Posso usar o fluidomóbil dot 4 na minha fz25 2022?
Pode sim amigo motos novas já pedem o 4 mesmo não utilize o 3
ótimo video, caso eu substitua a mangueira do freio dianteiro sem mexer em mais nada, o abs vai funcionar normalmente sem precisar scaner ou outro procedimento?
Sim
@@Route66Tutoriais fiz tudo conforme falou porém a manete ficou baixa e não mais alta como estava antes. Oque pode ser?
cara te acompanho acho muito top teus videos me diz uma coisa tenho uma cbx twister 2004 sera o pq quando ligo ela fica bem acelerada em torno de 2.000 a2.500 giros depois vem baixando tem ideia do que poderia ser por onde começar ?
Obrigado pelos elogios Pedro. Verifique o carburador.
@@Route66Tutoriais tenho uma sugestao podia fazer um video ou me responder ce eu posso tirar meu escamento e fazer a lagavem dele ou descarbonizar algo assim pq a dias atras fiz serviço em uma mecanica e o cara tem uma valvula acho que do ar do escapamento dai ele abriu e esqueceu de trocar a borrachinha dela e jogou bastante óleo pra dentro da minha cbx twister 2004 tem algum procedimento que eu possa fazer para limpar esse escapamento ??
Minha moto é automática, como faco? Pra acionar o abs? Nmax
Freiar bruscamente sempre aciona o ABS, cuidado com a sua segurança ao realizar o procedimento.
Fiz a troca de pastilhas e fluido e o freio dianteiro n fico bom hora freia hora ele murcha na minha cidade ninguem tem scaner se eu fizer esse com scaner sera q resolve o problema ? Minha moto é uma mt 09
Meu caro, se você recolheu os embolos sem abrir a sangria, muito provavelmente você danificou o módulo ABS.
Nos freios ABS você tem que abrir a sangria pra retornar os embolos das pinças, que devido as pastilhas gastas, estarão bem pra fora, não possibilitando colocar as novas pastilhas.
Ganhou um inscrito
Olá. Fiquei com uma dúvida no vídeo. No caso você fala que para retirar o fluido do módulo de abs teria que fazer a sangria convencional e sair para rodar com a moto, mas no caso sair para rodar com a moto sem fluido de freio? Ou seria fazer a sangria convencional, colocar fluido novo, fechar a tampa e sair para rodar com a moto, voltar e fazer a sangria novamente?
Segunda opção.
Eu fiz isso mas não pegou pressão. Depois de colocar o novo fluido, fiz a sangria mas não deu pressão no freio. Dei uma pequena volta com a moto mas nada de pegar pressão. Fiz a sangria por várias vezes. Saía bola de ar, depois esvaziava recipiente, daí tinha bolha de ar novamente... Quase gastei meio litro de fluido fazendo a sangria. Tudo somente no freio dianteiro. Agora estou sem freio.
Tem ar no sistema, sempre que fizer a sangria fique atento para não voltar ar no sistema, e fique atento ao reservatório que não pode faltar o fluido durante o procedimento.
Pode completar o fluido d freio traseiro com ABS cb twister 2018
Geralmente não é necessário completar o fluido. Verifique o desgaste das pastilhas de freio, pq quando as pastilhas estão gastas o nível do fluido fica baixo.
Ótimas dicas
Valeu!!!
E quando o ABS é desativado? No meu caso eu dou uns grau por isso desativei, aí eu fiz a troca do fluido com abs desativado, ainda dá certo ou tem que fazer esse procedimento ainda de andar com a moto ou scanner
Se vc desativou o abs não precisa.
Depois desse procedimento de andar com a moto pra acionar o ABS pra fazer uma nova sangria, é preciso deixar a chave da moto ligada?
Não.
Top
Top, troquei o fluido da minha, deu certo mas agora tá vazando fluido pela rosca do sangrador na pinça traseira, o que faço pra resolver? Dei o torque correto, nem frouxo nem muito apertado pra não espanar mas continua vazando.
Tire o parafuso e verifique se tem alguma sujeira impedindo o vedamento. Remova o para fuso e limpe o local.
@@Route66Tutoriais Vou fazer isso, obrigado!
@@Route66Tutoriais Show, valeu pela dica, deu certo aqui. Tirei, limpei e recoloquei o parafuso com cuidado, fiz uma nova sangria e consegui vedar o vazamento. Valeu!
Boa noite,
Eu fui tentar tirar o ar nos freios dianteiro e acabou ficando sem freio.
Se eu trocar o fluido e fazer manual andando 40 km,será que volta?
Vc fez como ? Estou com o mesmo problema
Vídeo na prática!!
Amigo,oque significa enrolar o cabo da moto?
É acelerar até explodir kk