Cara, meu pai é gari, minha mãe é empregada doméstica. Nasci num bairro onde todos escutavam funk e pagode, nem por isso virei funkeiro ou pagodeiro, até gosto de um samba raiz e aprendi a gostar de música popular brasileira, amo Milton nascimento, desde criança nunca gostei de barulho e de bagunça. Quando escutei Herbie Hancock pela primeira vez fiquei louco e era uma época q não tinha esses aplicativos para descobrir qual era a música, fui atrás até encontrar e fui descobrindo pelo caminho John Coltrane, bill evans, miles Davis, Hermeto Pascoal e por aí vai. Acho q isso é da pessoa, não tem jeito. Tem quem goste de zona e tem quem gosta de música. E isso não tem nada a ver com o quanto d dinheiro vc tem. Tanto q aqui na minha cidade, ingressos para teatro, concertos d música clássica e instrumental saem por uns 40, 60 reais. Ou seja, todos q tem grana pra pagar 300 reais num abadá ou camarote podem frequentar um teatro ou ouvir um concerto d música clássica. Agora, aos 28 anos eu tenho mais condição, as coisas melhoraram, frequento um restaurante perto de casa só pq lá toca jazz e o dono é fã de Bill Evans. É interessante o que a música faz com a gente, já entrei em lojas só para perguntar que música era aquela que estava tocando hahahahah salve amantes da boa música.
Cultura popular também é cultura. Se mostra valores ruins, é o reflexo de como a população é privada do mínimo. Entendo que você é um cara com gosto diferenciado, mas isso é uma exceção.
@@AndrewSantosGplusseria bom se as pessoas fossem mais curiosas e fizessem que nem ele, ouviu algo bacana e que não é popular, pesquise!As pessoas apenas tem aceitado o que é pop sem questionar a qualidade daquilo.
Acho que eu já venho de uma trajetória muito parecida com a de Jacob! Sou ainda adolescente e taxado como prodígio.. queria desabafar e me apresentar aqui.. meu nome é Arthur Abner, e já tenho 14 anos.. venho de uma família de classe média baixa! Meu pai é músico, e desde cedo eu tinha uma vocação grande pra música! Faz 2 anos que aprendi piano/teclado, e descobri o Jacob collier! Foi a minha paixão, por que ele fazia tudo oque eu queria fazer e quando era menor ele tinha as mesmas situações que eu tenho agora, sou apaixonado por harmonia e viciado em música,( principalmente teoria), Jacob é minha inspiração desde quando o conheci, amo oque ele faz e sei que eu tenho a mesma vocação com o tópico dele! Quero atravessar o mundo mostrando a minha música, mas me falta oportunidades, até pelo lugar que vivo, moro em são Luís no Maranhão.. agora falando sobre meu estado: Maranhão cara.. é um lugar onde 30 ou menos pessoas são prodígios assim como eu, é cansativo eu ir conversar sobre música com as pessoas aqui e ninguém entender minha linguagem, é frustrante saber que quase ninguém aqui tem o prazer de estudar música a fundo, quero que isso mude aqui, e em todo o Brasil.. (para os músicos).. um bom dia, boa tarde ou boa noite, que Deus te abençoe!
Excelente seu comentário. Essa imagem do gênio que nascido é bem século XVIII no romantismo alemão. Hoje é necessário compreender essa mitologia da genialidade sem esforços, sem um custo ou um preço a pagar. Sempre muito boas e certeiras suas reflexões. Abraço.
Sou muito fã do Jacob Collier. Excelente vídeo Mateus, parabéns. Muito boa colocação sobre os países europeus, EUA, bem estar do povo e política brasileira. Poderia fazer um vídeo sobre o Joey Alexander, outro prodígio da música. Ele me impressiona pela maturidade musical e capacidade de improviso e criação, mesmo sendo tão jovem.
Impossível não compararmos o Jacob ao Hermeto Pascoal, que ao meu ver é até superior ao Jacob. Hegberto Gismonti é um músico sensacional, multi-instrumentista e que só é valorizado fora do país.
Desculpa...mas você é músico? Você já entendeu porque o mundo chamar Hermeto de Bruxo? Hermeto e um Senhor músico respeitado por todos que ouviram ele....mas essa sua opinião não tem base ..O Senhor Hermeto é música ele só entende música. Comparar com um que estuda música..consegue entender..tem um vídeo Jacob com o Pipoquinha. Veja a diferença de mais 50 anos fazendo música é de um que estuda música..mas Jacob é bom ..mas coloca lo acima do Bruxo....BRASIL OLHA A SUA CARA...CAZUZA.. DESCULPE ME.
@@joserobertofrancisco1654perai o Jacob tbm faz vários improvisos, respira música, ele ainda é jovem e tem uma consciência e inteligência musical muito espetacular pra pouca idade dele.Fruto de muita dedicação, estudo e paixão pelo que faz.Ele tá ali, pau a pau com Hermeto.
Este foi o primeiro vídeo teu que assisto, fico muito feliz por ter pessoas com a sua consciência. Continue com este trabalho magnífico, do bem, em prol do BEM COMUM. UM ABRAÇO E QUE DEUS TE ABENÇOE.
Excelente esclarecimento. Eu quando estava na 6 série, entrei em uma banda sinfônico e comecei a tocar trompete. Meu deseja era ir pro conservatório de Tatui, mas infelizmente isso "não dava dinheiro". Hoje com 30 anos lembro que deixei esse sonho pra trás e que eu amava muito a música.
Boa noite pra mim tudo tem sua exceção O meu filho com 3 anos eu descobri que ele tinha ouvido absoluto e hoje tá com 13 anos tenho trabalhado muito com ele na evolução no instrumento Tem pessoas que tem um talento natural muito mais facilidade e outras muito mais dificuldade
fantástico seu conteúdo brother... quanto conhecimento e sabedoria...
6 ปีที่แล้ว +1
Deus não faz acepção de pessoas, mas ele dá a cada pessoa algo, um talento, pra que essa pessoa possa tirar o melhor de si para devolver a Deus como forma de adoração pelo que Ele é. Seja na música, no ato de ensinar, de ouvir, na oratória, etc. O Reino de Deus é como um corpo, cada parte do corpo tem sua função, cada pessoa faz parte do corpo com sua função, e tudo para um único propósito, adorar a Deus com o que temos de melhor, com a função que Ele nos deu. Mas esse talento não vem pronto, tem que ser lapidado, mas o talento e a facilidade daquele talento isso Deus dá.
Fala do pipoquinha Mateus! Poxa seu testemunho na berk me fez refletir.. Aqueles asiáticos do seu lado rsrsrs.Gênios realmente são feitos...Acredito que existem gênios sem ouvido absoluto tmb. Deus abençoe Mateus.
ótimo vídeo Starling como sempre ,a questão como sempre e essa da mentalidade do brasileiro mudar e ver que tem muito mais coisas a se ter do que só dinheiro, para o bem estar geral. As pessoas sempre vem com esse questionamento quanto a carreira musical se ''da grana''. E tocando no assunto da galera de autismo, eu mesmo tenho um colega de igreja que tem problemas mentais seríssimos e o cara toca hiper bem violão e teclado , parada natural mesmo faz parecer fácil cara.
Sobre esta diferença de realidade, sempre acabo interarindo com meus amigos que quer saber um pouco do que eu vivi durante o intercambio e um dos comentários mais comuns é: "Nossa queria mudar pra lá por que as coisas seriam mais faceis e viver de musica seria possivel, compraria todos os instrumentos possiveis por um preço justo". Acredito que em muito seria mais facil sim, claro. Mas considerando a nossa realidade e a deles... os caras estão jogando outro nivel de jogo, e pra se adequar a um mercado totalmente diferente, dai as coisas mudam. O Brasil sempre teve muito potencial mesmo, e espero, tenho muita fé que aos poucos a nossa atitude vai ajudar este lugar que tanto amamos se colocar em uma posição cada vez melhor. Obrigado por mais este video incrivel Matheus!
"Gênios não nascem, são feitos" Vi uma frase quase que idêntica num livro do Nietzsche que meu amigo me emprestou. "Nenhum gênio surge do nada" e tem algumas coisas lá que complementam que tudo que é; genial, belo, e 'perfeito' são na verdade fruto de um esforço e etc.
gostei da linha de raciocínio, concordo com tudo! Jacob é realmente um exemplo, essa mesma força gerada pelas facilidades atuais de plataformas, internet e tecnologia, pra produção e divulgação, também existe pra artistas que não são geniais como o Jacob, consigo citar Mac de Marco e Post Malone, dois caras que explodiram devido a forças das plataformas e seus talentos, também existe um fenômeno que a internet proporciona, que é juntar e aproximar interessados por algum tema/artista/estilo/arte/movimento social e essa galera mesmo que pequena ou destacada ganha força quando se junta, acredito que isso aconteça com esses artistas e finalmente define o caminho do medo que as gravadoras tinham há alguns anos quando tentavam driblar a força da internet.
Fato, Concordo plenamente, inclusive essa é a minha realidade e de muitos amigos meus; sempre passando por grandes dificuldades pra me manter como músico, e mesmo estudando ou produzindo algo, inclusive os proprios equipamentos, quase todos comprados com dinheiro oriundos de outros trabalhos, que não fossem as aulas ou gigs na noite; sem nunca ter feito aulas nem nada, por falta de recursos mesmo, enfim ,... essa Realidade existe, ela é um fato !!!!!
Interessante análise sobre a obra dele. Vale para o debate o capítulo "prodigios" do livro Longe da Árvore. Nele observamos os prodigios musicais nascidos em diferentes tipos de família e desde muito cedo demonstrando uma aptidão fora da curva para a música. Então são incentivados a lapidarem seu talento e despontam como músicos excepcionais. Prefiro essa linha de raciocínio, na qual é mais justo pensar que se você não é um abençoado, suas 10 mil horas de estudo te fazem um músico competente, mas se você é abençoado, sua dedicação obsessiva te torna um gênio.
Legal Antonio, existe a inteligência natural, Howard Gardner já falava isso no século passado em sua obra inteligências múltiplas, mas ela por sí só é o que menor importa no longo prazo, até porque nem todo prodígio deixa um grande legado no fim da sua carreira, o livro da Dra Carol Dweck bate muito nessa tecla.
claro que nasce. Se o cara não tem talento pra isso não adianta estudar o resto da vida. Tem gente que não se dedica e simplesmente vai e toca, do nada. Mas se estudar, é ainda melhor.
Parabéns pela tua opinião política, com a qual grande maioria de nós concorda e assina em baixo. Certamente não é o mote deste canal, mas o momento (ainda que tarde) é altamente oportuno para nossas manifestações, conclamando urgência e providência dos cidadãos na reforma política que se aproxima e que é impreterível! Parabéns pelo 'gancho' e apelo... E o Collier impressiona, sim!
É incrível mas me surpreende muito alguém com o calibre do Jacob ,mas sinceramente não vejo quase nada de atrativo . Ele é perfeito em todos os sentidos sabe...acho que pra fazer música de qualidade o simples é mais eficiente do que o sofisticado.
Muito bom o vídeo. Conheci o Jacob Collier através do Snarky Puppy, muito talentoso! (A acepção de pessoas se refere à escolher a pessoa pelo que ela tem, ou aparenta ser, como diz em Tiago 2. Já Deus escolhe pessoas para fazerem coisas diferentes mesmo, mas não é baseado no que elas tem, ou aparentam ser, mas antes de elas serem ou fazerem qualquer coisa, como diz em Romanos 9)
Valeu irmão. Na Bíblia a questão do dom vemos apenas referências aos dons espirituais e não a habilidade ou capacidade de realizar algo. Nosso maior chamado é fazer o reino de Deus na terra, mas não creio que Deus tem um chamado para profissão, até mesmo o chamado pastoral não tem a ver com profissão, até porque na Bíblia nunca ordenaram alguem pastor, mas sim presbitero, portanto, dom é espiritual, capacidade Deus deu a todos para que possamos transformar isso, através da dedicação, em uma habilidade.
Ah sim, digo apenas por observação. Tem crianças na nossa igreja que ao serem chamadas para o coral, são colocadas em uma determinada voz, e no domingo seguinte não precisa nem falar que a voz sai igual, isso sem nunca ter feito nada parecido. Já outras dificilmente acertam as palmas no ritmo. Não que seja pior ou melhor em relação ao valor delas, mas parece ser uma característica que o indivíduo tem de diferente, que no Corpo acaba se adequando mais em uma área. Pode ser que a que não acerte as palmas, seja ótima com organização e planejamento, etc. Apesar da Bíblia não falar tão especificamente sobre talentos naturais, existem alguns bons exemplos onde podemos ver que isso ocorre (e como todas as coisas no universo, por ordem de Deus): Ex 31 vai falar de Bezaleel, alguém que Deus escolheu para serem bom artesão e assim cumprir a missão de fazer tudo que havia no tabernáculo. Também Esau e Jacó (Gn 25) eram gêmeos, mas com diferenças físicas e de personalidade. A Bíblia vai falar que um era sossegado e habitava em tendas, talvez sendo pastor, e o outro era caçador. Pode ser que tenham sido talentos naturais indiretos causados por suas outras diferenças de nascença, mas de qualquer forma, direta ou indiretamente por suas diferenças naturais, suas profissões acabaram sendo distintas. E mais interessante ainda é que Deus amou um e desprezou outro, sem que nada neles mesmos tivesse atraído este amor ou este desprezo, mas por pura vontade de Deus (Rm 9). Aí fica o sentido do termo "Acepção de Pessoas"... Deus não faz distinção entre Judeus e Gregos (Rm2) ou Homens, mulheres, pais, filhos, escravos, senhores (Ef6 e Cl3), e nem Ricos e Pobres (Tg2), mas ele faz distinção com critérios justos, ou seja, não em aparência, mas sua própria vontade. E podemos confiar na Sua vontade, pois é infinitamente sábio e infinitamente bom. E tudo cooperará para aqueles que o amam, e que foram chamados segundo seu propósito. (Rm 8:28) Deus abençoe irmão! Continue seu excelente trabalho. Abraço!
“Quantos Jacob Colier nós temos matado.” Ser músico no Brasil é muito difícil é extremamente caro. Imaginem quantos gênios temos perdido somente porque eles não tem dinheiro para estudar! Triste demais isso.
você falou sobre jacob collier, você podia falar tambén sobre o pipoquinha.. acredito que uns dos únicos brasileiros que tocaram com jacob collier.. e tão jovem quanto ele tambén... pipoquinha que é tambén considerado um grande musico brasileiro tambén
discordo sobre ninguém nasce com dom, a única forma de se explicar um gênio, de por exemplo, 4 anos, é justamente outras vidas em que ele trouxe com ele a "forma" de tocar, com isso a cada experiência vivida na música ele se torna melhor e melhor, isso se aplica para todos, mas isso é uma opinião particular por ser espirita e acreditar nisso. E claro, existem os esforçados que aprendem normalmente.
O assunto é longo, mas resumindo: O sistema político, social e tributário brasileiro nunca permitirá que aconteçam mudanças, o jogo já está armado para que o poder permaneça nas mãos dos mesmos, de pai para filho. É ingênuo pensar que seria uma simples questão de votar, ou que o país é democrático, não é. Somente uma revolução mudaria o rumo desse país, uma nova constituição, um começo do zero, com novas regras para ser político, com teto de salários públicos. Infelizmente se isso algum dia acontecer eu não estarei vivo para ver, até pq o brasileiro tem sangue de barata e sempre aceita tudo, é só dar samba, futebol e cerveja que tá todo mundo bem. Um dia eu abandona esse país de vez.
mas até mesmo esta mudança estrutural que vc propõe só poderia ser feita através do voto, porque se não seria uma revolução autoritária, por mais que seja a revolução do proletariado, tal como vimos na Russia, Cuba, Coreia e vimos como acabou de forma ditatorial. Infelizmente o caminho é lento, começa colocando as pessoas certas dentro de um sistema democrático.
Sobre gênio ser nascido ou feito, o consenso científico é que: grandes realizações intelectuais são resultado de AMBOS fatores genéticos e relacionados ao meio. Apesar de Jacob Collier ter sido ajudado pelo meio, me parece óbvio que ele tem uma genética privilegiada em inteligência. NA minha opinião ele é de um talento nato e extremamente raro. É bom lembrar que ainda entendemos relativamente pouco sobre o cérebro, inclusive é uma área que tem sido bastante explorada nas últimas décadas com muitas pesquisas fascinantes.
Juan legal irmão seu comentário. O que se sabe hoje e, inclusive, falei sobre uma literatura muito importante sobre isso do Anders Ericsson “Peak” é que a inteligência exerce uma vantagem apenas na largada do aprendizado de uma área, depois desta etapa inicial o que vai fazer com que as pessoas se diferenciem é o estudo deliberado e nisso está incluso o meio fomentador, acesso às informações, entrega obsessiva, mentoria, processo mental, feedback, se tiver interesse eu fiz um vídeo chamado conhecimento x habilidade onde eu apresento as literaturas que tratam do tema e falo rapidamente o que elas falam, iniciando com Howard Gardner “inteligências múltiplas” até PEAK. Valeu irmão por comentar.
Não é nem que a gente _pode_ mudar o Brasil, é que a gente *precisa* mudar ele. Do contrário continuaremos sendo como descreveu o Olavo de Carvalho: o eterno país da vida que poderia ter sido, mas nunca foi. Excelente vídeo, Mateus, parabéns!
Olha, o Jacob é realmente um monstro. Vc ressaltou as capacidades dele, sem dúvidas são impressionantes. Agora, tem uma questão mais profunda aí, que remete ao que agente atribui valor dentro da música e da arte. A tendencia atual é valorizar, principalmente na música - e isso diz muito sobre a relação entre música e outra artes - o cara com habilidades diferenciadas. Quase como se fosse uma máquina capaz de fazer coisas que as outras não fazem. Acho essa valorização muito fruto da sociedade tecnicista em que vivemos. Não digo que técnica não é importante, mas a hiper valorização dela é questionável. Resumindo, o Jacob é impressionante, mas nunca ouvi nada dele que me emocionasse. Aliás, acho tudo meio brega e exagerado. Demonstração meio forçada de capacidades. Sem querer comparar, mas só puxando uma referencia de músicos q ele mesmo herda influência, prefiro muito mais ouvir o Ray Charles, ou o Steve Wonder (óbvio), que equilibram técnica e expressão humana, selecionam mais e se colocam com mais profundidade na música. Filosofando, eu diria que falta pro Jacob aquilo que poderíamos chamar do mistério da música e do ser. Ou seja, prefiro escutar o Belchior. rsrsrsrs. Abração e parabéns
Valeu por comentar irmão. O debate é interessante e acho bem sadio, na verdade acredito que vivemos um momento muito menos tecnicista dentro da curva histórica da música, já vimos o virtuosismo sendo muito mais valorizado como arte do que agora, isso desde os tempos de Paganini, passando pelo bebop e se extendo ao shred metal no início da década. Vejo uma valorização do generalista, do cara que consegue lidar com o "end to end", nisso o Collier é muito bom, conhece bem as pontas do processo e faz tudo com extrema qualidade. Acredito que a sua comparação não esteja muito alinhada, apesar de estarmos falando de música, Jacob esta numa categoria diferente da Charles ou Wonder, estes primeiros são músicos que sempre estiveram envolvidos com a composição/letra em primeiro plano e dentro de um seguimento que, naquele momento era mainstream. O Jacob estaria numa categoria mais segmentada (nicho sofisticado e fora do mainstream) seria mais coerente comparar com um Gilmont, Pascoal Meireles, mas com o fato de que o "lead" comercial dele é a voz, mesmo sendo um multi-instrumentista de alta qualidade, como os outros também são. Os artistas que você citou tinham um público completamente diferente do que o Jacob tem hoje, que esta muito mais dentro de um nicho. Vemos o Jacob numa categoria similar a Speranza Spalding, que é um público mais sofisticado, inclusive concorrem em categorias iguais ou próximas em um grammy por exemplo. Grande abraço irmão.
Salve Matheus. Valeu por responder, gostei das suas colocações. Me referi ao Ray Charles e ao Wonder pq já vi o Jacob citando o Wonder como influência. E acho que o som dele tem um pé no groove e um acento pop sofisticado. Não? Com certeza próximo da Speranza. Quanto ao público, é muito difícil comparar dado que o cenário hj em dia é muitíssimo diferente, mas acho que o Jacob flerta com o maistream. Não o maistream de massa, mas com certa reserva de " bom gosto" dentro do mainstream. A estética dele não é radical a ponto de demandar um grande esforço por parte do ouvinte e talvez essa seja origem de certa " breguice" a que me referi. A palavra correta talvez seja Kitch. Um conceito muito interessante, vale pesquisar. Quanto ao lance do tecnicismo, certamente sua origem é romantica, mas acho realmente que os músicos ainda vivem muito sob a influencia romantica, os valores romanticos. Diferente das artes visuais onde os artistas modernos se consagraram e inauguraram um novo paradigma estético, a música ainda está muito fincada no paradigma emotivo-tonal-romântico. Exemplo: uma exposição do Picasso lota em qualquer museu, já um concerto do Schoemberg....? Falando de música popular, acho que já desde o pós guerra tem rolado uma certa academicização desta. Isso talvez contribua para o aprimoramento técnico, mas tbm pra cristalização de certos parâmetros. E tambem para a fetichização desses parâmetros. É um papo longo...de qlq forma é sempre bom falar de música com quem entende. abraço
Valeu irmão, Mainstream é o que esta dentro do TOP 100 da Billboard. Apesar de ter uma linguagem acessível, ele possivelmente nunca vai emplacar algo no TOP 100 a não ser que mude completamente o foco da carreira. Quanto a questão das artes plásticas, acho que seria mais acertivo comparar Shoenberg com Pollock por exemplo (inclusive eram amigos), ambos possuem um público com interesse em vanguarda, Picasso eu compararia com um Mozart ou Beethoven, são linguagens que não possuem um abismo tão grande com o grande público. Grande abraço.
Mateus Starling , não sabia dessa definição precisa de mainstrean. Americano adora essas coisas. Não sei se o Sinatra está no top100, mas deve ser mainstrean. O Schoemberg era amigo do Kandinsky. O Pollock esta mais pro freejazz, inclusive foi capa de um disco do ornett Viva as artes. Parabens pelo trabalho novamente, siu teu fã. Abração
O Sinatra já foi mainstrean, talvez por 20, 30 anos direto. O free jazz tem influencia direta do atonalismo de Shoenberg, historicamente é sequencial. abs e paz.
Infelizmente tenho que discordar desta questão da genialidade. Existem testes objetivos que medem a capacidade intelectual das pessoas. E aqueles que estão acima de um certo nível são chamados de gênios. Eu acredito que "todos somos capazes de algo, mas nem todos somos capazes de tudo". O que isso significa? Pessoas nascem com talentos: uns para a música, outros para a matemática, etc. Na matemática, área na qual pesquiso, isso acontece de maneira muito interessante porque há problemas que estão sem solução muitas vezes há décadas. Problemas que grandes mentes do passado e da atualidade tentaram resolver mas não conseguiram. Então vem um jovem matemático, muitas vezes nascido na periferia de uma cidade grande; alguém que não teve acesso a uma boa edução mas teve seu talento descoberto por alguém e, com uma orientação adequada, consegue resolver o problema. Como diz o grande músico João Alexandre "tem pessoas que não têm idade para tocarem o que tocam". É o caso do Jacob Collier. O Jacob não tem idade para saber o que sabe. A única explicação é a genialidade. Tem um vídeo muito interessante no youtube sobre uma visita que eu fez à escola de música do MIT. Basta olhar no rosto dos professores quando falam sobre ele para entender do que eu estou falando. Resumindo: mesmo que uma pessoa tenha exatamente as mesmas condições que o Jacob teve, muito dificilmente chegará onde ele chegou. Isso se chama genialidade.
Recomendo as literaturas sobre a questão de que o gênio não nasce gênio, ele é feito. "genius are not born are made" -Adam Grants - Originals -Anders Ericsson - Peak -Carol Dweck - Mindset.
Concordo 100% , principalmente com a sua última frase. Só é possível comparar qualquer coisa quando as colocamos no mesmo patamar de condições. Trabalho com engenharia numa das maiores empresas do país. Temos pessoas incrivelmente talentosas e temos uns 3 ou 4 gênios. Alguns nem sequer tiveram a mesma oportunidade dos outros. Acredito sim que exista algo mais em algumas pessoas.
Cara, eu concordo que pode-se formar gênios. Mas eu também acredito que é possível nascer com inteligência acima do normal. Tem gente que parece que aprende por osmose, é absurdo. Nunca toca um livro e sabe/lembra tudo. Já tive um amigo que era assim, é raro, mas tem.
Tem MUITO artista SINISTRO por aqui no brasil todo! E as midias de musica vaomudar e mduam muito aqui Tem uma galera Com propostas ENORMES COMO A do Jacob aqui Alguns até tocam/ Já tocaram com ele, que tem visoes parecidas NESSE NUCLEO tem uns que prometem! desde os coroas CRIAS até os MAIS NOVOOOESSS (ta vindo aiuma chuvaForte) EXEMPLO PRD+ Groud UP;(...) Choro na Rua! O Jacob tá zerando a vida cada vez mais,nao tem limites MESMO MESMO MESMO praele, ouvi hoje UNDER THE SEA DA PEQUENA SEREIA, Versão dele...Fora SAMSUNG tlg pqp kkkk oi? kkkkkk Quincy Master visionario POP Mas é: talentos que nem ele tem um monte, ele tem a mais uma infra estrutura PERFEITAMENTE bizarra, NAIPE NEO NEO MICHAEL JACKSON MERMO VRAU TEI VERSÃO HIPNOTRIPPOPJAZZ elevado a Chopin TCHAU obs: Eu vi foto da mae dele com o Alfred do Batman
Essa coisa do bem comum é realmente complicada no Brasil, sobretudo se considerarmos o entra e sai de políticos da cadeia recentemente...Eu sempre tive a convicção de que pra ser músico no Brasil é melhor que o cara seja muito rico(onde não há normalmente grandes dificuldades na vida) ou muito pobre (onde efetivamente o sujeito experimenta uma ascensão social muito visível). O classe média meio que se lasca com a pressão da sociedade inteira pra “ser alguém na vida”.
Mozart já dava concerto de violino e cravo aos 06 anos de idade. Gênios nascem gênios sim. Mas isso não quer dizer que não se pode chegar a níveis incrivelmente geniais com muito estudo e dedicação. Mas negar que algumas pessoas nascem com maior talento ou facilidade do que outras é primário, quase pueril. Mozart precisava de ajuda a ir ao banheiro e já era um compositor com trechos e harmonias muito a frente de seu tempo sem ser sequer hábil em limpar a própria bunda...
Pedro Paulo Almeida recomendo a leitura do livro PEAK onde autor gasta um capítulo inteiro falando apenas do Mozart, desmistificando muito dos pontos de que as pessoas propagam sobre o mesmo. Mozart com 6 anos de idade já tinha milhares de horas de prática deliberada, tendo sempre acesso aos melhores professores do seu tempo, seu pai, inclusive, largou sua profissão apenas para de dedicar ao filho. Mozart só criou grande composições após 16 anos de idade, antes disso suas composições eram temas ordinários. Outro livro importante sobre a premissa é o mindset da Dra Carol Dweck, onde ela demonstra que os maiores experts da história não foram o que tinham a maior habilidade na largada, mas o que se propuseram a estudar de forma deliberada ao longo dos anos. Existe um equívoco em acreditar que o prodígio é um gênio, mas uma coisa não tem a ver com a outra. O gênio deixa um legado o prodígio é aquele que, logo no início, larga na frente, mas que pode estar simplesmente replicando o que já foi feito sem necessariamente estar trazendo algo único. Vale a pena a leitura. Grande abraço.
Eu não concordo com essa opinião de que não nascem gênios pra determinada área. Muitos músicos estudam 12 a 16 horas por dia, mas não tem a aptidão inata de um Nico Assumpção; um pipoquinha; um Victor Wooten, só pra citar! Essa história de que Deus não faz acepção de pessoas está relacionada com a condição de pecador e não com a sua característica inata, se fosse assim, a minoria não nascia com o ouvido absoluto, enquanto a minoria não! Na verdade, uns tem uma facilidade incrível pra música e se desenvolve rapidamente, enquanto outros passam anos, tem muita virtuosidade mas não tem a musicalidade. O homem nasce com dom sim, uns para a matemática; outros para a ciência; outros para serem poliglotas, etc. Bach foi um gênio da música assim como Emmanuel Kant foi um gênio da filosofia.
Concordo com sua análise. A dedicação obsessiva de um gênio jamais terá o mesmo resultado da dedicação obsessiva de uma pessoa que não é um prodígio e despontou pra música antes mesmo de saber falar
mas ai furou a teoria, porque tem criança com 2 anos que já toca e faz coisas simplesmente do nada, com familias que não tem nada a ver com musica ou com a área da genialidade. Isso é uma anomalia genetica que o cerebro se especializa em determinadas áreas da cognição, e assim o desenvolvimento acerela demais. Claro que se a pessoa já tem a facilidade genetica e ainda estuda e se aprimora ao longo do tempo, então isso se amplifica ainda mais e expande as habilidades. Muitas criança tem vindo assim atualmente, em varias áreas. Parece que uma nova genetica está surgindo... Mesmo assim, a questão de nascer num pais menos desenvolvido, é meio relativo. Musica raiz só se encontra em meios com menos interferencia tecnologica e economica. Musica é algo que está entranhada na cultura de um povo. Não é atoa que a base musical do mundo é tribal, ou vem de comunidades mais simples, e essas influencias, africanas, indigenas, e ancestrais de cluturas do mundo todo, teceram a base do que temos hoje em termos de musica. É preciso viver a musica e não é atoa que no Brasil temos tantas influencias de raizes e que culminaram em um afloramento que explodiu para todo o mundo.
Longe de mim querer polemizar, mas, eu não vejo autistas como deficientes, eu os vejo como uma evolução de nossa espécie. Bom lembrar, informar que não tenho nenhum familiar, amigo, filho de amigo que seja autista, nem conheço nenhum. Alargando um pouco mais, os portadores de Down, também me parecem pessoas super evoluídas,ou, menos atrasadas como o resto da humanidade.Mas essa da síndrome de Down não é uma idéia minha.
Hummmmm, acho que não faz muito sentido ver como evolução, até porque existem graus diferentes de autistas, alguns que são completamente dependentes dos pais para fazer coisas básicas do dia a dia e não possuem condições de conviver em sociedade por si só. Casos como o dos Savants são excessão.
Mateus Starling num sei, evolução é algo relativo, conheço caras que vivem dependendo de outros e gozam de saúde mental "normal"... Só o fato deles não falarem coisas que ofendam os demais,ao meu ver já é uma evolução de nossa espécie. Você me deu uma idéia,vou ler sobre o assunto.
Nao só os que foram condenados, mais tb os que sabemos que são ladrões mesmo sem provas, se vale para um TEM QUE, valer pra todos. Obrigado pelo video maravilhoso, principalmente pela parte musical.
lucimardasilvasoares 34 apesar dele ser conservador e isso estar alinhado com alguns dos meus valores, acredito que ele precisa ter um cargo executivo antes de tentar ser presidente para mostrar o trabalho.
Para de falar besteira o cara nasceu pronto é igual Michael Jackson igual Michael Jackson não vai ter e nem sei quando vai vir outro e a mesma coisa do Jacob Deus mandou ele deu o dom pra ele e falou vai lá e mostra passa o dom que eu te dei, o Jacob e auto de data uma pessoa demora a aprender estuda anos pra fazer o que o Jacob faz hein meses ele recebi informações instantânea é algo espiritual procura ver sobre isso e reencarnação ou já veio pronto no plano espiritual no céu tem música e todos que estão lá tocando música são anos luz a frente de nós humanos hein materia de música Deus pega um deles e traz pra cá simples
Com todo respeito professor, mas discordo sobre a questão dos gênios. É lógico que o alto nível só se alcança com muito trabalho, isso é inegável, mas como explicar gênios como Mozart que com apenas 5 anos de idade já compunha para a realeza europeia? É inexplicável! Gênios, na minha visão, já nascem com o dom, o trabalho apenas aprimora. Gênios não são feitos.
Rodrigo Silva sem problema em discordar, mas recomendo algumas literaturas para que você possa desmitificar alguns conceitos que nos é passado ao longo dos anos. Leia PEAK do Anderson, ele fala exatamente do Mozart e demonstra que o mesmo só fez composições relevantes a partir dos 16 anos, antes disso todas as composições possuem a grafia de seu pai, ou seja, não era ainda um trabalho completamente individual. Ninguém nasce pronto, todo gênio que deixa um legado para a humanidade é fruto de um trabalho obsessivo e continuo.
Rodrigo Silva se se interessar ainda mais sobre o assunto leia MINDSET da Carol Dweck, outlier do Malcomn Gladwell e maestria do Robert Greene. Essa ideia que você tem sobre os gênios já foi derrubada a pele menos 1 década, mas ainda continua firme no imaginário popular, pois é mais coerente achar que alguém nasce pronto do que procurar entender os processos que levam uma pessoa a maestria.
Também discordo em partes... Parece que o conceito de "gênio" se ampliou a ser "completo" no sentido da experiência. Mas gênios nascem sim. Dons diferenciados sim. Basta acessar o mesmo TH-cam. Esta semana descobri um de um menininho que toca boogie woogie . O vídeo é antigo. Tem um outro vídeo onde ele já deveria estar com mais de setenta anos. Dom, geografia, ambiente próprio, DNA, estudo, acesso, valorização e incentivo sim. Mas o dom (primeiro da lista) para alguns é diferenciado sim. É preciso estudar sim, ensaiar, dedicar horas diárias sim... Mas os exemplos que vemos, na idade em que estas crianças estão... não dá tempo! É preciso estudar sim, como já falei acima... Mas e o que dizer dos que estudam ou vêem ou executam apenas quinze minutos enquanto que outros mesmo tendo o dom (ou seja, são músicos) precisam de horas ou dias para assimilar e realizar o mesmo? Gênios (dons diferenciados) existem sim. E isso não é fazer acepção de pessoas não... É que uns são unha, outros são cílios, outros digitais, outros um olho, outros um fio de cabelo, outros um circuito cerebral, outros uma válvula do coração, e outros, outros, outros...
AprendAcordeon - aulasonline então gostaria que você me mostrasse algum estudo que sustentasse suas palavras. Na última década é praticamente uma unanimidade a literatura científica indicar que o mais importante é a prática deliberada e não predisposição genética. A minha experiência ou a sua experiência não possuem validade científica para sustentar argumentações pois são viciadas por tradições e crenças, por outro lado existe vasta literatura científica sobre a prática deliberada. Já indiquei algumas literaturas acima. Se tiver interesse em se aprofundar no assunto não deixe de ler, principalmente o livro PEAK que é escrito pelo cientista mais importante dessa específica. Tem muito romantismo envolvido nessa percepção e pouca racionalidade. Investigue profundamente a vida de qualquer gênio e você vai perceber que existe muito mais entrega do que genética. Não sou eu quem digo, são os especialista no assunto e eu concordo porque já formei centenas de alunos e continuo vendo isso diariamente.
O mesmo inventor do teste de "cooper", aplicado por longas décadas principalmente em escolas, na disciplina "educação física", anunciou em tom de desculpas que o teste na verdade - segundo "outros estudos" - na realidade não descrevia o que era proposto, e até poderia fazer mal ao sistema cardíaco.. Temos muitos outros exemplos, é só procurar. Maninho, você diz respeitar opiniões mas, quando questionado, não aceita. Como falei, discordo em partes pois, repito: Como explicar crianças de 4, 5, 6 ou até 13 anos fazendo o que fazem, mesmo sendo filhos de músicos e vivendo em um ambiente propício, o dom diferenciado fala com megafone! Quem não conhece um músico profissional, que vive realmente de tocar, estudar e tal, mas que, seu progresso é quase simplório durante décadas? Ao lermos biografias, constatamos que "os caras" já bem cedinho faziam praticamente o que vieram a fazer já com 40, 50, 60 anos de carreira. herbie hancock, apenas um exemplo, foi "descoberto" se não me engano, com 17 anos, e se compararmos com o que ele toca agora... Maninho, não dá tempo! Os cientistas erram! É preciso verificar os interesses de alguns estudos. É muito conveniente fazer as pessoas acreditarem que qualquer um pode cantar bem, tocar bem... Se formar em arquitetura e apenas decidir, a partir da próxima semana ser mais um Oscar Niemeyer. Ou o cirurgião em plástica resolver fazer igual ou melhor - apenas porque possui as condições materiais - que Ivo Pitanguy. Fique na paz... Deus o abençoe, e parabéns por seu canal e sua musicalidade. De coração. Há! Mais um exemplo: th-cam.com/video/u_uLEIphzFA/w-d-xo.html th-cam.com/video/i4j8vi6F6Yk/w-d-xo.html
Conheça minha escola virtual, inicie agora mesmo e com meu suporte online:
www.StarlingAcademy.com.br/virtual
Cara, meu pai é gari, minha mãe é empregada doméstica. Nasci num bairro onde todos escutavam funk e pagode, nem por isso virei funkeiro ou pagodeiro, até gosto de um samba raiz e aprendi a gostar de música popular brasileira, amo Milton nascimento, desde criança nunca gostei de barulho e de bagunça. Quando escutei Herbie Hancock pela primeira vez fiquei louco e era uma época q não tinha esses aplicativos para descobrir qual era a música, fui atrás até encontrar e fui descobrindo pelo caminho John Coltrane, bill evans, miles Davis, Hermeto Pascoal e por aí vai. Acho q isso é da pessoa, não tem jeito. Tem quem goste de zona e tem quem gosta de música. E isso não tem nada a ver com o quanto d dinheiro vc tem. Tanto q aqui na minha cidade, ingressos para teatro, concertos d música clássica e instrumental saem por uns 40, 60 reais. Ou seja, todos q tem grana pra pagar 300 reais num abadá ou camarote podem frequentar um teatro ou ouvir um concerto d música clássica. Agora, aos 28 anos eu tenho mais condição, as coisas melhoraram, frequento um restaurante perto de casa só pq lá toca jazz e o dono é fã de Bill Evans. É interessante o que a música faz com a gente, já entrei em lojas só para perguntar que música era aquela que estava tocando hahahahah salve amantes da boa música.
Cultura popular também é cultura. Se mostra valores ruins, é o reflexo de como a população é privada do mínimo. Entendo que você é um cara com gosto diferenciado, mas isso é uma exceção.
Parabéns ....
@@AndrewSantosGplusseria bom se as pessoas fossem mais curiosas e fizessem que nem ele, ouviu algo bacana e que não é popular, pesquise!As pessoas apenas tem aceitado o que é pop sem questionar a qualidade daquilo.
Total
Acho que eu já venho de uma trajetória muito parecida com a de Jacob! Sou ainda adolescente e taxado como prodígio.. queria desabafar e me apresentar aqui.. meu nome é Arthur Abner, e já tenho 14 anos.. venho de uma família de classe média baixa! Meu pai é músico, e desde cedo eu tinha uma vocação grande pra música! Faz 2 anos que aprendi piano/teclado, e descobri o Jacob collier! Foi a minha paixão, por que ele fazia tudo oque eu queria fazer e quando era menor ele tinha as mesmas situações que eu tenho agora, sou apaixonado por harmonia e viciado em música,( principalmente teoria), Jacob é minha inspiração desde quando o conheci, amo oque ele faz e sei que eu tenho a mesma vocação com o tópico dele! Quero atravessar o mundo mostrando a minha música, mas me falta oportunidades, até pelo lugar que vivo, moro em são Luís no Maranhão.. agora falando sobre meu estado:
Maranhão cara.. é um lugar onde 30 ou menos pessoas são prodígios assim como eu, é cansativo eu ir conversar sobre música com as pessoas aqui e ninguém entender minha linguagem, é frustrante saber que quase ninguém aqui tem o prazer de estudar música a fundo, quero que isso mude aqui, e em todo o Brasil.. (para os músicos).. um bom dia, boa tarde ou boa noite, que Deus te abençoe!
Eu sou um cara que desistiu da música e me frustrei. Hoje com 34 anos estou tomando coragem e me organizando pra retomar esse sonho.
Não só o músico... qualquer outro profissional de alto nível, por exemplo os atletas. É uma verdadeira vergonha o que acontece por aqui.
Infelizmente.
Excelente seu comentário. Essa imagem do gênio que nascido é bem século XVIII no romantismo alemão. Hoje é necessário compreender essa mitologia da genialidade sem esforços, sem um custo ou um preço a pagar. Sempre muito boas e certeiras suas reflexões. Abraço.
Obrigado irmão.
Parabéns pelo excelente conteúdo. Expôs um mix de conhecimento de arte e cidadania, que são indissociáveis. 👏🏼👏🏼
Sou muito fã do Jacob Collier. Excelente vídeo Mateus, parabéns. Muito boa colocação sobre os países europeus, EUA, bem estar do povo e política brasileira. Poderia fazer um vídeo sobre o Joey Alexander, outro prodígio da música. Ele me impressiona pela maturidade musical e capacidade de improviso e criação, mesmo sendo tão jovem.
Obrigado irmão. Sim, esse garoto também é incrível.
Você é demais, Mateus. Muito obrigado por nos trazer tanto conteúdo musical e cultural com os seus comentários. Seu canal é maravilhoso.
Muito obrigado irmão. Seja bem vindo.
Impossível não compararmos o Jacob ao Hermeto Pascoal, que ao meu ver é até superior ao Jacob. Hegberto Gismonti é um músico sensacional, multi-instrumentista e que só é valorizado fora do país.
Legal irmão.
em vantagem o Jacob só tem 26 anos
Desculpa...mas você é músico? Você já entendeu porque o mundo chamar Hermeto de Bruxo? Hermeto e um Senhor músico respeitado por todos que ouviram ele....mas essa sua opinião não tem base ..O Senhor Hermeto é música ele só entende música. Comparar com um que estuda música..consegue entender..tem um vídeo Jacob com o Pipoquinha. Veja a diferença de mais 50 anos fazendo música é de um que estuda música..mas Jacob é bom ..mas coloca lo acima do Bruxo....BRASIL OLHA A SUA CARA...CAZUZA.. DESCULPE ME.
@@joserobertofrancisco1654perai o Jacob tbm faz vários improvisos, respira música, ele ainda é jovem e tem uma consciência e inteligência musical muito espetacular pra pouca idade dele.Fruto de muita dedicação, estudo e paixão pelo que faz.Ele tá ali, pau a pau com Hermeto.
Seus vídeos são nota 1000. Sintetiza conhecimento musical e filosofia para o crescimento do sujeito tanto no âmbito profissional quanto social.
Obrigado irmão.
Este foi o primeiro vídeo teu que assisto, fico muito feliz por ter pessoas com a sua consciência.
Continue com este trabalho magnífico, do bem, em prol do BEM COMUM.
UM ABRAÇO E QUE DEUS TE ABENÇOE.
Legal irmão, obrigado por deixar seu comentário.
Excelente esclarecimento. Eu quando estava na 6 série, entrei em uma banda sinfônico e comecei a tocar trompete. Meu deseja era ir pro conservatório de Tatui, mas infelizmente isso "não dava dinheiro". Hoje com 30 anos lembro que deixei esse sonho pra trás e que eu amava muito a música.
Valeu irmão. Faz parte infelizmente.
Sensacional, Mateus. Essa sua linha de raciocínio nesse vídeo daria um belo artigo.
Obrigado irmão.
Jacob é simplesmnte um mago da música!
Boa noite pra mim tudo tem sua exceção
O meu filho com 3 anos eu descobri que ele tinha ouvido absoluto e hoje tá com 13 anos tenho trabalhado muito com ele na evolução no instrumento
Tem pessoas que tem um talento natural muito mais facilidade e outras muito mais dificuldade
Ouvido absoluto é diferente de habilidade musical.
@@MateusStarling mas nos que entender que tem pessoas que tem muita facilidade no aprendizado do que outras
fantástico seu conteúdo brother... quanto conhecimento e sabedoria...
Deus não faz acepção de pessoas, mas ele dá a cada pessoa algo, um talento, pra que essa pessoa possa tirar o melhor de si para devolver a Deus como forma de adoração pelo que Ele é. Seja na música, no ato de ensinar, de ouvir, na oratória, etc. O Reino de Deus é como um corpo, cada parte do corpo tem sua função, cada pessoa faz parte do corpo com sua função, e tudo para um único propósito, adorar a Deus com o que temos de melhor, com a função que Ele nos deu. Mas esse talento não vem pronto, tem que ser lapidado, mas o talento e a facilidade daquele talento isso Deus dá.
Valeu irmão. Obrigado por comentar.
Interessante...
Excelente comentário. Eu vejo as coisas desta forma. Você consegue imprimir uma linguagem muita clara de tudo relacionado a música. Parabéns
Obrigado irmão.
O musico profissional no Brasil, é um ser excepcional!
por ai mesmo.
Fala do pipoquinha Mateus! Poxa seu testemunho na berk me fez refletir.. Aqueles asiáticos do seu lado rsrsrs.Gênios realmente são feitos...Acredito que existem gênios sem ouvido absoluto tmb. Deus abençoe Mateus.
Legal vou falar sim. A genialidade não esta diretamente ligada ao ouvido absoluto, é apenas uma ferramenta importante, mas tem muitas outras.
ótimo vídeo Starling como sempre ,a questão como sempre e essa da mentalidade do brasileiro mudar e ver que tem muito mais coisas a se ter do que só dinheiro, para o bem estar geral. As pessoas sempre vem com esse questionamento quanto a carreira musical se ''da grana''. E tocando no assunto da galera de autismo, eu mesmo tenho um colega de igreja que tem problemas mentais seríssimos e o cara toca hiper bem violão e teclado , parada natural mesmo faz parecer fácil cara.
Interessante.
Sobre esta diferença de realidade, sempre acabo interarindo com meus amigos que quer saber um pouco do que eu vivi durante o intercambio e um dos comentários mais comuns é: "Nossa queria mudar pra lá por que as coisas seriam mais faceis e viver de musica seria possivel, compraria todos os instrumentos possiveis por um preço justo". Acredito que em muito seria mais facil sim, claro. Mas considerando a nossa realidade e a deles... os caras estão jogando outro nivel de jogo, e pra se adequar a um mercado totalmente diferente, dai as coisas mudam. O Brasil sempre teve muito potencial mesmo, e espero, tenho muita fé que aos poucos a nossa atitude vai ajudar este lugar que tanto amamos se colocar em uma posição cada vez melhor. Obrigado por mais este video incrivel Matheus!
Pode crer irmão, a experiência de morar fora nos dá uma percepção nova do nosso país.
"Gênios não nascem, são feitos"
Vi uma frase quase que idêntica num livro do Nietzsche que meu amigo me emprestou.
"Nenhum gênio surge do nada" e tem algumas coisas lá que complementam que tudo que é; genial, belo, e 'perfeito' são na verdade fruto de um esforço e etc.
Valeu irmão. Grande abraço.
gostei da linha de raciocínio, concordo com tudo!
Jacob é realmente um exemplo, essa mesma força gerada pelas facilidades atuais de plataformas, internet e tecnologia, pra produção e divulgação, também existe pra artistas que não são geniais como o Jacob, consigo citar Mac de Marco e Post Malone, dois caras que explodiram devido a forças das plataformas e seus talentos, também existe um fenômeno que a internet proporciona, que é juntar e aproximar interessados por algum tema/artista/estilo/arte/movimento social e essa galera mesmo que pequena ou destacada ganha força quando se junta, acredito que isso aconteça com esses artistas e finalmente define o caminho do medo que as gravadoras tinham há alguns anos quando tentavam driblar a força da internet.
Muito legal seu comentário, obrigado e seja sempre bem vindo.
Espero que alguém se ache nessas minhas palavras e tenha essa mesma vocação!
Fato, Concordo plenamente, inclusive essa é a minha realidade e de muitos amigos meus; sempre passando por grandes dificuldades pra me manter como músico, e mesmo estudando ou produzindo algo, inclusive os proprios equipamentos, quase todos comprados com dinheiro oriundos de outros trabalhos, que não fossem as aulas ou gigs na noite; sem nunca ter feito aulas nem nada, por falta de recursos mesmo, enfim ,... essa Realidade existe, ela é um fato !!!!!
Triste verdade irmão.
que lucidez nas suas palavras mano....muito bom...Jacob é um gênio e uma mente savana com certeza.
Porém ele falou q jacob n é talentoso, q só toca bem pq ele nasceu em uma família de músicos... fala sério
A educação formal não ensina o que ele sabe. Na verdade ela destrói os milhões de gênios que nascem todos os dias.
Interessante análise sobre a obra dele. Vale para o debate o capítulo "prodigios" do livro Longe da Árvore. Nele observamos os prodigios musicais nascidos em diferentes tipos de família e desde muito cedo demonstrando uma aptidão fora da curva para a música. Então são incentivados a lapidarem seu talento e despontam como músicos excepcionais. Prefiro essa linha de raciocínio, na qual é mais justo pensar que se você não é um abençoado, suas 10 mil horas de estudo te fazem um músico competente, mas se você é abençoado, sua dedicação obsessiva te torna um gênio.
Legal Antonio, existe a inteligência natural, Howard Gardner já falava isso no século passado em sua obra inteligências múltiplas, mas ela por sí só é o que menor importa no longo prazo, até porque nem todo prodígio deixa um grande legado no fim da sua carreira, o livro da Dra Carol Dweck bate muito nessa tecla.
claro que nasce. Se o cara não tem talento pra isso não adianta estudar o resto da vida. Tem gente que não se dedica e simplesmente vai e toca, do nada. Mas se estudar, é ainda melhor.
Muito bom seu vídeo e seu ponto de vista! Fala sobre "Dirty Loops".
Obrigado irmão. Obrigado pela sugestão.
Belas palavras!
Parabéns pela tua opinião política, com a qual grande maioria de nós concorda e assina em baixo. Certamente não é o mote deste canal, mas o momento (ainda que tarde) é altamente oportuno para nossas manifestações, conclamando urgência e providência dos cidadãos na reforma política que se aproxima e que é impreterível! Parabéns pelo 'gancho' e apelo... E o Collier impressiona, sim!
Valeu por comentar irmão.
Disse tudo!!! Parabéns pelo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Nossa muito bacana a sua forma de abordagem, nem sei como cheguei nesse vídeos mas já quero acompanhar seu trabalho, parabéns, ótima abordagem
Obrigado e seja bem vinda.
É incrível mas me surpreende muito alguém com o calibre do Jacob ,mas sinceramente não vejo quase nada de atrativo .
Ele é perfeito em todos os sentidos sabe...acho que pra fazer música de qualidade o simples é mais eficiente do que o sofisticado.
Fala sobre o guitarrista Pedro Martins
Ótima opinião, compartilho da sua reflexão! Parabéns pelo vídeo!
Valeu irmão.
Cara.
Quantas verdades. Sintetizou tudo o que sempre pensei.
Parabéns
Obrigado irmão.
Ótimo vídeo e a realidade do Brasil para artistas é muito difícil .
Pode crer.
Muito legal sua opinião! Deus te abençoe tbm irmão 🙏✨
Obrigado irmão.
Cara, sensacional suas colocações!
E bem por ai mesmo
Fim dos impostos sobre instrumentos musicais.por que temos que pagar um instrumento para nós e outro para essa corja de vampiros políticos?
Muito bom o vídeo. Conheci o Jacob Collier através do Snarky Puppy, muito talentoso!
(A acepção de pessoas se refere à escolher a pessoa pelo que ela tem, ou aparenta ser, como diz em Tiago 2. Já Deus escolhe pessoas para fazerem coisas diferentes mesmo, mas não é baseado no que elas tem, ou aparentam ser, mas antes de elas serem ou fazerem qualquer coisa, como diz em Romanos 9)
Talvez a diferença não esteja nem no talento NATO, mas na capacidade de ser obsessivo na busca pelo aperfeiçoamento.
Valeu irmão. Na Bíblia a questão do dom vemos apenas referências aos dons espirituais e não a habilidade ou capacidade de realizar algo. Nosso maior chamado é fazer o reino de Deus na terra, mas não creio que Deus tem um chamado para profissão, até mesmo o chamado pastoral não tem a ver com profissão, até porque na Bíblia nunca ordenaram alguem pastor, mas sim presbitero, portanto, dom é espiritual, capacidade Deus deu a todos para que possamos transformar isso, através da dedicação, em uma habilidade.
Ah sim, digo apenas por observação. Tem crianças na nossa igreja que ao serem chamadas para o coral, são colocadas em uma determinada voz, e no domingo seguinte não precisa nem falar que a voz sai igual, isso sem nunca ter feito nada parecido. Já outras dificilmente acertam as palmas no ritmo. Não que seja pior ou melhor em relação ao valor delas, mas parece ser uma característica que o indivíduo tem de diferente, que no Corpo acaba se adequando mais em uma área. Pode ser que a que não acerte as palmas, seja ótima com organização e planejamento, etc.
Apesar da Bíblia não falar tão especificamente sobre talentos naturais, existem alguns bons exemplos onde podemos ver que isso ocorre (e como todas as coisas no universo, por ordem de Deus): Ex 31 vai falar de Bezaleel, alguém que Deus escolheu para serem bom artesão e assim cumprir a missão de fazer tudo que havia no tabernáculo.
Também Esau e Jacó (Gn 25) eram gêmeos, mas com diferenças físicas e de personalidade. A Bíblia vai falar que um era sossegado e habitava em tendas, talvez sendo pastor, e o outro era caçador. Pode ser que tenham sido talentos naturais indiretos causados por suas outras diferenças de nascença, mas de qualquer forma, direta ou indiretamente por suas diferenças naturais, suas profissões acabaram sendo distintas. E mais interessante ainda é que Deus amou um e desprezou outro, sem que nada neles mesmos tivesse atraído este amor ou este desprezo, mas por pura vontade de Deus (Rm 9). Aí fica o sentido do termo "Acepção de Pessoas"... Deus não faz distinção entre Judeus e Gregos (Rm2) ou Homens, mulheres, pais, filhos, escravos, senhores (Ef6 e Cl3), e nem Ricos e Pobres (Tg2), mas ele faz distinção com critérios justos, ou seja, não em aparência, mas sua própria vontade. E podemos confiar na Sua vontade, pois é infinitamente sábio e infinitamente bom. E tudo cooperará para aqueles que o amam, e que foram chamados segundo seu propósito. (Rm 8:28)
Deus abençoe irmão! Continue seu excelente trabalho. Abraço!
@@raphaelamin5565 concordo contigo, irmão!!! Eu ia escrever mais ou menos isso. A uns Deus deu e a outros não.
Conteúdo em alto nível, Mateus! Parabéns!
Obrigado irmão.
Sempre acompanho os vídeos, sempre muito bons.
Parabéns pelos comentários.
Valeu.
Obrigado por mais uma aula de vida e musica neste vídeo!!!
Obrigado irmão.
Ótimo vídeo professor!
Obrigado irmão.
Fã demais desse cara!
A verdade mais pura irmão!
Valeu irmão, grande abraço.
“Quantos Jacob Colier nós temos matado.”
Ser músico no Brasil é muito difícil é extremamente caro.
Imaginem quantos gênios temos perdido somente porque eles não tem dinheiro para estudar! Triste demais isso.
Só esse pensamento de "quantos gênios estamos perdendo por não dá-los oportunidades" já me deixa profundamente triste
Poxa Mateus... 4 anos depois e la vamos nós outra vez =\
Gratidão por esse vídeo, camarada!
Valeu irmão.
Excelente comentário!
Valeu irmão.
FALA SOBRE O CORY HENRY
up
você falou sobre jacob collier, você podia falar tambén sobre o pipoquinha.. acredito que uns dos únicos brasileiros que tocaram com jacob collier.. e tão jovem quanto ele tambén... pipoquinha que é tambén considerado um grande musico brasileiro tambén
Lucios "também "
Pode crer, Pipoquinha é monstro.
André Nieri, Adson Sodré (que tocou com Neal Morse)..
discordo sobre ninguém nasce com dom, a única forma de se explicar um gênio, de por exemplo, 4 anos, é justamente outras vidas em que ele trouxe com ele a "forma" de tocar, com isso a cada experiência vivida na música ele se torna melhor e melhor, isso se aplica para todos, mas isso é uma opinião particular por ser espirita e acreditar nisso.
E claro, existem os esforçados que aprendem normalmente.
Ótimo comentário!!!
Faço minha tuas palavras 👍
Então análise a história de vida do Hermeto Pascoal...
Perfeito…Grande Abraço...
Valeu.
Excelentes comentários
Valeu irmão.
O assunto é longo, mas resumindo: O sistema político, social e tributário brasileiro nunca permitirá que aconteçam mudanças, o jogo já está armado para que o poder permaneça nas mãos dos mesmos, de pai para filho. É ingênuo pensar que seria uma simples questão de votar, ou que o país é democrático, não é. Somente uma revolução mudaria o rumo desse país, uma nova constituição, um começo do zero, com novas regras para ser político, com teto de salários públicos.
Infelizmente se isso algum dia acontecer eu não estarei vivo para ver, até pq o brasileiro tem sangue de barata e sempre aceita tudo, é só dar samba, futebol e cerveja que tá todo mundo bem.
Um dia eu abandona esse país de vez.
mas até mesmo esta mudança estrutural que vc propõe só poderia ser feita através do voto, porque se não seria uma revolução autoritária, por mais que seja a revolução do proletariado, tal como vimos na Russia, Cuba, Coreia e vimos como acabou de forma ditatorial. Infelizmente o caminho é lento, começa colocando as pessoas certas dentro de um sistema democrático.
Muito bom o conteúdo do canal.
Valeu irmão, fica com Deus.
Sobre gênio ser nascido ou feito, o consenso científico é que: grandes realizações intelectuais são resultado de AMBOS fatores genéticos e relacionados ao meio. Apesar de Jacob Collier ter sido ajudado pelo meio, me parece óbvio que ele tem uma genética privilegiada em inteligência. NA minha opinião ele é de um talento nato e extremamente raro. É bom lembrar que ainda entendemos relativamente pouco sobre o cérebro, inclusive é uma área que tem sido bastante explorada nas últimas décadas com muitas pesquisas fascinantes.
Juan legal irmão seu comentário. O que se sabe hoje e, inclusive, falei sobre uma literatura muito importante sobre isso do Anders Ericsson “Peak” é que a inteligência exerce uma vantagem apenas na largada do aprendizado de uma área, depois desta etapa inicial o que vai fazer com que as pessoas se diferenciem é o estudo deliberado e nisso está incluso o meio fomentador, acesso às informações, entrega obsessiva, mentoria, processo mental, feedback, se tiver interesse eu fiz um vídeo chamado conhecimento x habilidade onde eu apresento as literaturas que tratam do tema e falo rapidamente o que elas falam, iniciando com Howard Gardner “inteligências múltiplas” até PEAK.
Valeu irmão por comentar.
@@MateusStarling porém vc sabe q pessoas "super dotadas" n tem dificuldade alguma nas coisas q fazem, sempre estão à frente...
Sempre com precisão cirúrgica! Valeu
Valeu meu irmão.
Seu canal é muito bom!
Obrigado irmão.
Não é nem que a gente _pode_ mudar o Brasil, é que a gente *precisa* mudar ele. Do contrário continuaremos sendo como descreveu o Olavo de Carvalho: o eterno país da vida que poderia ter sido, mas nunca foi.
Excelente vídeo, Mateus, parabéns!
Isso ai irmão, abs e paz.
obrigado por este comentario, foi incrivel ler isto!
Olha, o Jacob é realmente um monstro. Vc ressaltou as capacidades dele, sem dúvidas são impressionantes. Agora, tem uma questão mais profunda aí, que remete ao que agente atribui valor dentro da música e da arte. A tendencia atual é valorizar, principalmente na música - e isso diz muito sobre a relação entre música e outra artes - o cara com habilidades diferenciadas. Quase como se fosse uma máquina capaz de fazer coisas que as outras não fazem. Acho essa valorização muito fruto da sociedade tecnicista em que vivemos. Não digo que técnica não é importante, mas a hiper valorização dela é questionável. Resumindo, o Jacob é impressionante, mas nunca ouvi nada dele que me emocionasse. Aliás, acho tudo meio brega e exagerado. Demonstração meio forçada de capacidades. Sem querer comparar, mas só puxando uma referencia de músicos q ele mesmo herda influência, prefiro muito mais ouvir o Ray Charles, ou o Steve Wonder (óbvio), que equilibram técnica e expressão humana, selecionam mais e se colocam com mais profundidade na música. Filosofando, eu diria que falta pro Jacob aquilo que poderíamos chamar do mistério da música e do ser. Ou seja, prefiro escutar o Belchior. rsrsrsrs. Abração e parabéns
Valeu por comentar irmão.
O debate é interessante e acho bem sadio, na verdade acredito que vivemos um momento muito menos tecnicista dentro da curva histórica da música, já vimos o virtuosismo sendo muito mais valorizado como arte do que agora, isso desde os tempos de Paganini, passando pelo bebop e se extendo ao shred metal no início da década. Vejo uma valorização do generalista, do cara que consegue lidar com o "end to end", nisso o Collier é muito bom, conhece bem as pontas do processo e faz tudo com extrema qualidade.
Acredito que a sua comparação não esteja muito alinhada, apesar de estarmos falando de música, Jacob esta numa categoria diferente da Charles ou Wonder, estes primeiros são músicos que sempre estiveram envolvidos com a composição/letra em primeiro plano e dentro de um seguimento que, naquele momento era mainstream. O Jacob estaria numa categoria mais segmentada (nicho sofisticado e fora do mainstream) seria mais coerente comparar com um Gilmont, Pascoal Meireles, mas com o fato de que o "lead" comercial dele é a voz, mesmo sendo um multi-instrumentista de alta qualidade, como os outros também são. Os artistas que você citou tinham um público completamente diferente do que o Jacob tem hoje, que esta muito mais dentro de um nicho. Vemos o Jacob numa categoria similar a Speranza Spalding, que é um público mais sofisticado, inclusive concorrem em categorias iguais ou próximas em um grammy por exemplo.
Grande abraço irmão.
Salve Matheus. Valeu por responder, gostei das suas colocações. Me referi ao Ray Charles e ao Wonder pq já vi o Jacob citando o Wonder como influência. E acho que o som dele tem um pé no groove e um acento pop sofisticado. Não? Com certeza próximo da Speranza. Quanto ao público, é muito difícil comparar dado que o cenário hj em dia é muitíssimo diferente, mas acho que o Jacob flerta com o maistream. Não o maistream de massa, mas com certa reserva de " bom gosto" dentro do mainstream. A estética dele não é radical a ponto de demandar um grande esforço por parte do ouvinte e talvez essa seja origem de certa " breguice" a que me referi. A palavra correta talvez seja Kitch. Um conceito muito interessante, vale pesquisar. Quanto ao lance do tecnicismo, certamente sua origem é romantica, mas acho realmente que os músicos ainda vivem muito sob a influencia romantica, os valores romanticos. Diferente das artes visuais onde os artistas modernos se consagraram e inauguraram um novo paradigma estético, a música ainda está muito fincada no paradigma emotivo-tonal-romântico. Exemplo: uma exposição do Picasso lota em qualquer museu, já um concerto do Schoemberg....? Falando de música popular, acho que já desde o pós guerra tem rolado uma certa academicização desta. Isso talvez contribua para o aprimoramento técnico, mas tbm pra cristalização de certos parâmetros. E tambem para a fetichização desses parâmetros. É um papo longo...de qlq forma é sempre bom falar de música com quem entende. abraço
Valeu irmão,
Mainstream é o que esta dentro do TOP 100 da Billboard. Apesar de ter uma linguagem acessível, ele possivelmente nunca vai emplacar algo no TOP 100 a não ser que mude completamente o foco da carreira.
Quanto a questão das artes plásticas, acho que seria mais acertivo comparar Shoenberg com Pollock por exemplo (inclusive eram amigos), ambos possuem um público com interesse em vanguarda, Picasso eu compararia com um Mozart ou Beethoven, são linguagens que não possuem um abismo tão grande com o grande público.
Grande abraço.
Mateus Starling , não sabia dessa definição precisa de mainstrean. Americano adora essas coisas. Não sei se o Sinatra está no top100, mas deve ser mainstrean. O Schoemberg era amigo do Kandinsky. O Pollock esta mais pro freejazz, inclusive foi capa de um disco do ornett Viva as artes. Parabens pelo trabalho novamente, siu teu fã. Abração
O Sinatra já foi mainstrean, talvez por 20, 30 anos direto. O free jazz tem influencia direta do atonalismo de Shoenberg, historicamente é sequencial.
abs e paz.
Boa Mateus!
Obrigado irmão.
Infelizmente tenho que discordar desta questão da genialidade. Existem testes objetivos que medem a capacidade intelectual das pessoas. E aqueles que estão acima de um certo nível são chamados de gênios. Eu acredito que "todos somos capazes de algo, mas nem todos somos capazes de tudo". O que isso significa? Pessoas nascem com talentos: uns para a música, outros para a matemática, etc. Na matemática, área na qual pesquiso, isso acontece de maneira muito interessante porque há problemas que estão sem solução muitas vezes há décadas. Problemas que grandes mentes do passado e da atualidade tentaram resolver mas não conseguiram. Então vem um jovem matemático, muitas vezes nascido na periferia de uma cidade grande; alguém que não teve acesso a uma boa edução mas teve seu talento descoberto por alguém e, com uma orientação adequada, consegue resolver o problema. Como diz o grande músico João Alexandre "tem pessoas que não têm idade para tocarem o que tocam". É o caso do Jacob Collier. O Jacob não tem idade para saber o que sabe. A única explicação é a genialidade. Tem um vídeo muito interessante no youtube sobre uma visita que eu fez à escola de música do MIT. Basta olhar no rosto dos professores quando falam sobre ele para entender do que eu estou falando. Resumindo: mesmo que uma pessoa tenha exatamente as mesmas condições que o Jacob teve, muito dificilmente chegará onde ele chegou. Isso se chama genialidade.
Recomendo as literaturas sobre a questão de que o gênio não nasce gênio, ele é feito. "genius are not born are made"
-Adam Grants - Originals
-Anders Ericsson - Peak
-Carol Dweck - Mindset.
Concordo 100% , principalmente com a sua última frase.
Só é possível comparar qualquer coisa quando as colocamos no mesmo patamar de condições.
Trabalho com engenharia numa das maiores empresas do país. Temos pessoas incrivelmente talentosas e temos uns 3 ou 4 gênios. Alguns nem sequer tiveram a mesma oportunidade dos outros.
Acredito sim que exista algo mais em algumas pessoas.
Há pessoas diferenciadas
Vídeo foda mermão, só visão verdadeira!
tmj irmão.
Disse a mais pura verdade Mateus!
É vdd msm meu sonho é e sempre foi ser músico mas e eu não tenho apoio da minha família nem dá sociedade quanto mais recursos pra investir
Pode crer.
Cara, eu concordo que pode-se formar gênios. Mas eu também acredito que é possível nascer com inteligência acima do normal. Tem gente que parece que aprende por osmose, é absurdo. Nunca toca um livro e sabe/lembra tudo. Já tive um amigo que era assim, é raro, mas tem.
Excelente conteúdo!
Obrigado irmão.
No quesito Brasil
Fantástico!
Obrigado irmão.
Qual é a música que toca ao fim do vídeo?
millen222 é uma música do meu álbum free fusion chamada A CRUZ. Só buscar assim aqui no TH-cam que aparece: Mateus Starling A Cruz.
Opa, obrigado pela atenção! E continue com esse trabalho, to aprendendo muito com seu vídeos, abraço!
Valeu irmão.
Muito bom!
Obrigado irmão.
Tem MUITO artista SINISTRO por aqui no brasil todo!
E as midias de musica vaomudar e mduam muito aqui
Tem uma galera Com propostas ENORMES COMO A do Jacob aqui
Alguns até tocam/ Já tocaram com ele, que tem visoes parecidas
NESSE NUCLEO tem uns que prometem! desde os coroas CRIAS até os MAIS NOVOOOESSS (ta vindo aiuma chuvaForte)
EXEMPLO PRD+ Groud UP;(...) Choro na Rua!
O Jacob tá zerando a vida cada vez mais,nao tem limites MESMO MESMO MESMO praele, ouvi hoje UNDER THE SEA DA PEQUENA SEREIA, Versão dele...Fora SAMSUNG tlg pqp kkkk oi? kkkkkk Quincy
Master visionario POP
Mas é: talentos que nem ele tem um monte, ele tem a mais uma infra estrutura PERFEITAMENTE bizarra,
NAIPE NEO NEO MICHAEL JACKSON MERMO VRAU TEI VERSÃO HIPNOTRIPPOPJAZZ elevado a Chopin TCHAU
obs: Eu vi foto da mae dele com o Alfred do Batman
Bacana o comentário irmão.
Essa coisa do bem comum é realmente complicada no Brasil, sobretudo se considerarmos o entra e sai de políticos da cadeia recentemente...Eu sempre tive a convicção de que pra ser músico no Brasil é melhor que o cara seja muito rico(onde não há normalmente grandes dificuldades na vida) ou muito pobre (onde efetivamente o sujeito experimenta uma ascensão social muito visível). O classe média meio que se lasca com a pressão da sociedade inteira pra “ser alguém na vida”.
Pois é irmão.
pra mim, o jacob collier é o único, tanta sabedoria musical, ouvido bom, pra mim ele é o melhor!!!
não sei se é o melhor mas cara é foda 👍
A vdd é essa mano ...temos que trabalhar pra pagar as contas , e não se iludir com música , música é hobby, cheguei nessa conclusão
Além de tudo, ele próprio dirige, filma e edita muitos de seus próprios vídeos.
Qual a palavra? "Savant"?
Cesar, você está em tudo que eu escuto e assisto... Hahahahahah... Começou no curso Fica a Dica Premium
@@viniciusmarinho2085 Hahaha! Que massa!
Aonde vc viu jacob colier com ouvido absoluto... Então vc n segue os vídeos dele
Pesquisa melhor irmão. O cara tem ouvido absoluto num nível hard core.
Acho que hj vc mudaria o final do comentário.
Até revi o video para ver o que era, pois não lembrava, já tem muitos anos, mas não mudaria nada, continuo tendo a mesma opinião.
Grande abraço.
Mozart já dava concerto de violino e cravo aos 06 anos de idade. Gênios nascem gênios sim. Mas isso não quer dizer que não se pode chegar a níveis incrivelmente geniais com muito estudo e dedicação. Mas negar que algumas pessoas nascem com maior talento ou facilidade do que outras é primário, quase pueril. Mozart precisava de ajuda a ir ao banheiro e já era um compositor com trechos e harmonias muito a frente de seu tempo sem ser sequer hábil em limpar a própria bunda...
Pedro Paulo Almeida recomendo a leitura do livro PEAK onde autor gasta um capítulo inteiro falando apenas do Mozart, desmistificando muito dos pontos de que as pessoas propagam sobre o mesmo. Mozart com 6 anos de idade já tinha milhares de horas de prática deliberada, tendo sempre acesso aos melhores professores do seu tempo, seu pai, inclusive, largou sua profissão apenas para de dedicar ao filho.
Mozart só criou grande composições após 16 anos de idade, antes disso suas composições eram temas ordinários.
Outro livro importante sobre a premissa é o mindset da Dra Carol Dweck, onde ela demonstra que os maiores experts da história não foram o que tinham a maior habilidade na largada, mas o que se propuseram a estudar de forma deliberada ao longo dos anos.
Existe um equívoco em acreditar que o prodígio é um gênio, mas uma coisa não tem a ver com a outra. O gênio deixa um legado o prodígio é aquele que, logo no início, larga na frente, mas que pode estar simplesmente replicando o que já foi feito sem necessariamente estar trazendo algo único.
Vale a pena a leitura.
Grande abraço.
@@MateusStarling porém o pai de Mozart n largaria a profissão caso o filho n tivesse talento pra música...
EUA, classe média, política, Jesus!
Eu não concordo com essa opinião de que não nascem gênios pra determinada área. Muitos músicos estudam 12 a 16 horas por dia, mas não tem a aptidão inata de um Nico Assumpção; um pipoquinha; um Victor Wooten, só pra citar! Essa história de que Deus não faz acepção de pessoas está relacionada com a condição de pecador e não com a sua característica inata, se fosse assim, a minoria não nascia com o ouvido absoluto, enquanto a minoria não! Na verdade, uns tem uma facilidade incrível pra música e se desenvolve rapidamente, enquanto outros passam anos, tem muita virtuosidade mas não tem a musicalidade. O homem nasce com dom sim, uns para a matemática; outros para a ciência; outros para serem poliglotas, etc. Bach foi um gênio da música assim como Emmanuel Kant foi um gênio da filosofia.
Gênios são lapidados
Concordo com sua análise. A dedicação obsessiva de um gênio jamais terá o mesmo resultado da dedicação obsessiva de uma pessoa que não é um prodígio e despontou pra música antes mesmo de saber falar
mas ai furou a teoria, porque tem criança com 2 anos que já toca e faz coisas simplesmente do nada, com familias que não tem nada a ver com musica ou com a área da genialidade. Isso é uma anomalia genetica que o cerebro se especializa em determinadas áreas da cognição, e assim o desenvolvimento acerela demais. Claro que se a pessoa já tem a facilidade genetica e ainda estuda e se aprimora ao longo do tempo, então isso se amplifica ainda mais e expande as habilidades. Muitas criança tem vindo assim atualmente, em varias áreas. Parece que uma nova genetica está surgindo...
Mesmo assim, a questão de nascer num pais menos desenvolvido, é meio relativo. Musica raiz só se encontra em meios com menos interferencia tecnologica e economica. Musica é algo que está entranhada na cultura de um povo. Não é atoa que a base musical do mundo é tribal, ou vem de comunidades mais simples, e essas influencias, africanas, indigenas, e ancestrais de cluturas do mundo todo, teceram a base do que temos hoje em termos de musica. É preciso viver a musica e não é atoa que no Brasil temos tantas influencias de raizes e que culminaram em um afloramento que explodiu para todo o mundo.
Longe de mim querer polemizar, mas, eu não vejo autistas como deficientes, eu os vejo como uma evolução de nossa espécie.
Bom lembrar, informar que não tenho nenhum familiar, amigo, filho de amigo que seja autista, nem conheço nenhum.
Alargando um pouco mais, os portadores de Down, também me parecem pessoas super evoluídas,ou, menos atrasadas como o resto da humanidade.Mas essa da síndrome de Down não é uma idéia minha.
Hummmmm, acho que não faz muito sentido ver como evolução, até porque existem graus diferentes de autistas, alguns que são completamente dependentes dos pais para fazer coisas básicas do dia a dia e não possuem condições de conviver em sociedade por si só. Casos como o dos Savants são excessão.
Mateus Starling num sei, evolução é algo relativo, conheço caras que vivem dependendo de outros e gozam de saúde mental "normal"...
Só o fato deles não falarem coisas que ofendam os demais,ao meu ver já é uma evolução de nossa espécie.
Você me deu uma idéia,vou ler sobre o assunto.
Igor Estevam q viagem mano
Nao só os que foram condenados, mais tb os que sabemos que são ladrões mesmo sem provas, se vale para um TEM QUE, valer pra todos.
Obrigado pelo video maravilhoso, principalmente pela parte musical.
concordo contigo mateus, mas já que falastes ao tér
mino do vídeo jesus, o que me dizes sobre bolsonaro...
lucimardasilvasoares 34 apesar dele ser conservador e isso estar alinhado com alguns dos meus valores, acredito que ele precisa ter um cargo executivo antes de tentar ser presidente para mostrar o trabalho.
Só eu senti um Bolsonaro 2018? Rsrs
rs....não é a minha primeira opção
Mateus Starling agora fiquei assustado ! serio o que vc está falando ? Que ele pode ser uma opção pra ti ? rsrsrs
Para de falar besteira o cara
nasceu pronto é igual Michael Jackson igual Michael Jackson não vai ter e nem sei quando vai
vir outro e a mesma coisa do
Jacob Deus mandou ele deu o dom pra ele e falou vai lá e
mostra passa o dom que eu te
dei, o Jacob e auto de data uma
pessoa demora a aprender estuda anos pra fazer o que o
Jacob faz hein meses ele recebi
informações instantânea é algo espiritual procura ver sobre isso e
reencarnação ou já veio pronto
no plano espiritual no céu tem música e todos que estão lá
tocando música são anos luz a
frente de nós humanos hein
materia de música Deus pega um
deles e traz pra cá simples
Com todo respeito professor, mas discordo sobre a questão dos gênios. É lógico que o alto nível só se alcança com muito trabalho, isso é inegável, mas como explicar gênios como Mozart que com apenas 5 anos de idade já compunha para a realeza europeia? É inexplicável! Gênios, na minha visão, já nascem com o dom, o trabalho apenas aprimora. Gênios não são feitos.
Rodrigo Silva sem problema em discordar, mas recomendo algumas literaturas para que você possa desmitificar alguns conceitos que nos é passado ao longo dos anos. Leia PEAK do Anderson, ele fala exatamente do Mozart e demonstra que o mesmo só fez composições relevantes a partir dos 16 anos, antes disso todas as composições possuem a grafia de seu pai, ou seja, não era ainda um trabalho completamente individual. Ninguém nasce pronto, todo gênio que deixa um legado para a humanidade é fruto de um trabalho obsessivo e continuo.
Rodrigo Silva se se interessar ainda mais sobre o assunto leia MINDSET da Carol Dweck, outlier do Malcomn Gladwell e maestria do Robert Greene.
Essa ideia que você tem sobre os gênios já foi derrubada a pele menos 1 década, mas ainda continua firme no imaginário popular, pois é mais coerente achar que alguém nasce pronto do que procurar entender os processos que levam uma pessoa a maestria.
Também discordo em partes... Parece que o conceito de "gênio" se ampliou a ser "completo" no sentido da experiência. Mas gênios nascem sim. Dons diferenciados sim. Basta acessar o mesmo TH-cam. Esta semana descobri um de um menininho que toca boogie woogie . O vídeo é antigo. Tem um outro vídeo onde ele já deveria estar com mais de setenta anos. Dom, geografia, ambiente próprio, DNA, estudo, acesso, valorização e incentivo sim. Mas o dom (primeiro da lista) para alguns é diferenciado sim.
É preciso estudar sim, ensaiar, dedicar horas diárias sim... Mas os exemplos que vemos, na idade em que estas crianças estão... não dá tempo!
É preciso estudar sim, como já falei acima... Mas e o que dizer dos que estudam ou vêem ou executam apenas quinze minutos enquanto que outros mesmo tendo o dom (ou seja, são músicos) precisam de horas ou dias para assimilar e realizar o mesmo? Gênios (dons diferenciados) existem sim. E isso não é fazer acepção de pessoas não... É que uns são unha, outros são cílios, outros digitais, outros um olho, outros um fio de cabelo, outros um circuito cerebral, outros uma válvula do coração, e outros, outros, outros...
AprendAcordeon - aulasonline então gostaria que você me mostrasse algum estudo que sustentasse suas palavras. Na última década é praticamente uma unanimidade a literatura científica indicar que o mais importante é a prática deliberada e não predisposição genética. A minha experiência ou a sua experiência não possuem validade científica para sustentar argumentações pois são viciadas por tradições e crenças, por outro lado existe vasta literatura científica sobre a prática deliberada. Já indiquei algumas literaturas acima. Se tiver interesse em se aprofundar no assunto não deixe de ler, principalmente o livro PEAK que é escrito pelo cientista mais importante dessa específica. Tem muito romantismo envolvido nessa percepção e pouca racionalidade. Investigue profundamente a vida de qualquer gênio e você vai perceber que existe muito mais entrega do que genética. Não sou eu quem digo, são os especialista no assunto e eu concordo porque já formei centenas de alunos e continuo vendo isso diariamente.
O mesmo inventor do teste de "cooper", aplicado por longas décadas principalmente em escolas, na disciplina "educação física", anunciou em tom de desculpas que o teste na verdade - segundo "outros estudos" - na realidade não descrevia o que era proposto, e até poderia fazer mal ao sistema cardíaco.. Temos muitos outros exemplos, é só procurar.
Maninho, você diz respeitar opiniões mas, quando questionado, não aceita. Como falei, discordo em partes pois, repito: Como explicar crianças de 4, 5, 6 ou até 13 anos fazendo o que fazem, mesmo sendo filhos de músicos e vivendo em um ambiente propício, o dom diferenciado fala com megafone!
Quem não conhece um músico profissional, que vive realmente de tocar, estudar e tal, mas que, seu progresso é quase simplório durante décadas? Ao lermos biografias, constatamos que "os caras" já bem cedinho faziam praticamente o que vieram a fazer já com 40, 50, 60 anos de carreira. herbie hancock, apenas um exemplo, foi "descoberto" se não me engano, com 17 anos, e se compararmos com o que ele toca agora... Maninho, não dá tempo! Os cientistas erram! É preciso verificar os interesses de alguns estudos. É muito conveniente fazer as pessoas acreditarem que qualquer um pode cantar bem, tocar bem... Se formar em arquitetura e apenas decidir, a partir da próxima semana ser mais um Oscar Niemeyer. Ou o cirurgião em plástica resolver fazer igual ou melhor - apenas porque possui as condições materiais - que Ivo Pitanguy.
Fique na paz... Deus o abençoe, e parabéns por seu canal e sua musicalidade. De coração.
Há! Mais um exemplo: th-cam.com/video/u_uLEIphzFA/w-d-xo.html
th-cam.com/video/i4j8vi6F6Yk/w-d-xo.html
KKKKKKKKKKK votou no Bolsonaro certeza
ihh sei nao.. acho dificil alguem falar de bem comum e votar no bolsonaro kkkkkkkkkkkkkk