À sombra da árvore das coisas, com Tiganá Santana e Lande Onawale

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 22 ส.ค. 2024
  • Encontro com o cantor, compositor e pesquisador Tiganá Santana e o escritor, poeta e compositor Lande Onawale, no encerramento do CachoeiraDoc 2020, dia 20 de dezembro. Uma homenagem à Makota Valdina, com música, poesia e conversa.
    Em sua tese de doutorado, Tiganá Santana afirma: “a posição fundamental ancestral, ampara a posição do porvir de uma sociedade. Sem a determinação de tal posição, o porvir social, econômico e político de seu povo é fadado à servidão e ao embrutecimento”. Defendido no mesmo dia da passagem de Valdina Pinto. O estudo de Tiganá sobre a cosmologia bântu-kongo, a partir de Bunseki Fu-Kiau, faz ressoar as pesquisas da líder religiosa, e sua relação com este filósofo congolês. Como ela, Tiganá amalgama, de modo singular, filosofia, espiritualidade e educação.
    Em diálogo com o poeta, contista e compositor Lande Onawale, que partilhou com Makota Valdina muita vivência religiosa e política, e com a participação especial de sua sobrinha Alice Pinto, o encerramento do CachoeiraDoc é um ato poético, filosófico e musical para afirmar a ancestralidade e o porvir, em reverência à memória e também àqueles que sustentam e cultivam, no presente e para o futuro, um legado.

ความคิดเห็น • 4

  • @ventonamontanha
    @ventonamontanha 3 ปีที่แล้ว +5

    Que mais pessoas e organizações façam coisas assim. Que aula de cultura e civilização para todo participante da humanidade!...

  • @SergimGuitar
    @SergimGuitar 2 ปีที่แล้ว

    Um encontro de mta alegria transbordano em nois! Agradeço demais Cachoeira Doc pela oportunidade de ouvir essa conversa de sabedoria importantíssima. Salve Tiganá! Salve Lande! Viva Mestra Makota Valdina!!!

  • @jamillesodre
    @jamillesodre 2 ปีที่แล้ว

    ❤❤

  • @resah18
    @resah18 3 ปีที่แล้ว +1

    Que programa excellente!!!