Temos mais informações bambunativo.com e um #ebook gratuito Artesanato em bambu, como tratar o bambu a fogo, Particularmente que eu uso nunca tive problemas com está técnica, com maçarico, e óleo diesel é perfeita o bambu fica imunizado contra a broca. O gás usado é o GLP ( gás de cozinha) , engate o botijão no maçarico tipo lança chamas, adquirido em casas de ferragens ou agropecuárias. Passe o maçarico sobre o bambu em movimentos contínuos e rápidos para não queimar e danificar o material. Portanto o processo será usado apenas para cura ( retirada de água), deverá obrigatoriamente usar um pano de algodão embebido em óleo diesel passando sobre a peça na parte que usou o maçarico. Dessa forma o sabor que atrai a broca será substituído por um nada agradável do diesel e ficará mais brilhante a peça flambada . Dica comece sempre pela parte do pé da vara ( parte mais grossa) e vá girando a peça. Neste processo pode ocorrer estouros dos nós, com isso a rachadura longitudinal da vara, devido a um aquecimento excessivo no material, para evitar estourar e rachar a vara de bambu, com um preguinho 12x12 fazer furos nos nós com isso fica nulo estourar e rachar a vara.
Se no meu caso eu furar o meio do bambu com um varão. Furar por dentro como se fosse fazer um tratamento por imersão. O furo feito por dentro evita o estouro dos nós?
Muito interessante este trabalho gostei demais, como o bambu fica com uma cor bonita muito legal pra fazer varias coisa inclusive estou quase pronto com uma fonte de parede, só faltava assistir este video legal legal legal estou muito feliz com mais esta dica ou melhor saber valeu amigo.
Obrigado Cristian, acista aqui no canal uma dica para impermeabilizar o bambu usado na fonte ornamental, para você ter durabilidade na sua fonte, fica dica!! video como fazer fonte ornamental.
Queria fazer um pergolado pequeno pra trepadeiras. Mais falaram que só queimar não protege. De outro jeito é muito complicado. Vc acha que dar pra fazer Só queimando?
Bom dia Maria, qual especie de bambu você vai usar? estes que está no vídeo com aplicação de verniz automotivo vai dar uma vida longa a seu trabalho, e poderá ser tratado com maçarico sim, o Phyllostachys Áurea ele pode aguentar um tempo externo com este verniz, mas se poder usar um bambu gigante o tratamento é outro eles tem muito açúcar e amidos na fibra e atrai a broca, neste caso tem que ser químico, mas a durabilidade sera muito grande. Antes feito que mal feito, muitas vezes ficamos com uma boa ideia e com medo de executar, não realizamos, e com tempo nos arrependemos de não desfrutar desta ideia, um espaço com flores lhe trara um belo recanto, Deus abençoe.
boa tarde, muito bem explicado seus videos, mas poderia me informar tambem se é necessario esperar alguns dias para secar o bambu depois de lava-los para poder queimar,? e depois de queimado quanto tempo tenho que esperar para usa-los?
Boa tarde Roseli, normalmente eu levo um dia ou mais, para começar a tratar, depois de queimá-los, vamos dizer que você colheu 50 varas, você queima e separa por grupos para saber quais foram as primeiras, e assim por diante, elas vão estar com menos umidade. uma das formas que eu uso, quando chegar na ultima, ja pode usar, mas como estamos no verão pode usar ela en seguida também, assim ela não vai mofar, por estar perdendo umidade rápido.
Boa noite, tenho uma duvida. Estou querendo fazer canudo de bambu mas não encontrei informação especifica de tratamento para esse tipo de uso do bambo, você poderia me dizer quais opções de método de tratamento do bambu para usar como canudo?
Bom dia Diego, tenho disponibilizado alguns videos do curso que ministro CURSO DE MÓVEIS DE BAMBU, no canal mas todos os videos estão no curso podendo acessar por aqui ok qualquer duvida meu watzap 53999743997 bambunativo.pagezz.net/moveisembambu/ acese aqui de uma olhada por gentileza.
olá confiei em vc ao vwr o vídeo...tire uma dúvida por favor....apos colher o bambu...qual o tempo que precisa deixar parado para poder tratar com fogo ..eu colho e queimo...acaba mofando...porque
Bom dia Michel, Aqui no Sul estamos no momento com muitas chuvas, e umidade muito alta, ex. se eu tratar bambu com este cenário e armazenar eles amontoado as peças que não estiver bem ventiladas vão começar mofar principalmente nos nós e extremidades, no inverno tende acontecer isso tendo que deixar mais esparramados os bambu para ventilar, ja no verão vais observar que não vai acontecer isso por a umidade do ar ser baixa, quanto mais arejado o local melhor, mas estando úmido o ar, não vai colaborar nesta questão espero ter ajudado em sua questão.
Olá, podes tentar sobe imersão em água e sal, por 30 dias, depois secar a sombra, desta forma, o açúcar e o amido, serão trocados, obs. o cheiro ficará bem forte de podre na água, ja que o açúcar a podrecera, uma experiencia que podes fazer ok.
@@pauloaveiro2518 Eu uso tratamento com fogo, é mais rápido e prático, o vídeo mostra que depois do fogo usa o óleo diesel... é realmente necessário esse óleo?
Sensacional! Tô querendo fazer um arco e flecha estilo mongol, em bambu. Qual bambu vc recomenda? Onde vende esse queimador? Posso substituir por fogão ou soprador térmico? Já cortei em tiras, será a pra queimar ira danificar as fibras expostas?
O certo sempre tratar antes o bambu, a questão do bambu mais indicado acredito quanto mais parede ele tiver vai ser melhor, você terá condições de aplainar ele deixando uniforme, mas nada impede de fazer sua experiencia com mais de uma especie de bambu ai na sua cidades, sempre tratando antes de usar ok.
Bom dia, existem no mundo em torno de 1.300 espécies de bambu. O Brasil é líder de ocorrência nas Américas, com cerca de 200 espécies, entre nativas e exóticas, sendo a grande maioria endêmica.
Show! Boa noite! Por favor estou pensando em colocar bambu ao redor de um lago que fiz para contenção,ele aguenta ficar submerso? Vai ter um longa durabilidade? Grato.
para ficar submerso teria que usar neltrol, mas creio que a durabilidade não vai ser grande, outra forma, usar a garrafa pet, revestir o bambu e com maçarico aquecer ela, ela vai encolher e aderir ao bambu, isolando da água, uma forma a se pensar.
Olá amigo! Com relação à panha do bambu, por exemplo, no calendário de lua minguante indica q neste dia 8 de janeiro às 19:25 será lua minguante. Então passei pra te perguntar se é neste dia (ou nesta noite) que deve ser colhido o bambu, ou no dia seguinte. Grande abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho, estou acompanhando nas horas vagas e breve se nosso Pai permitir quero fechar o curso contigo!
Thiago BAROLA como está meu Irmão, sobre a lua minguante sendo o dia que ela já está no calendário ex ela entrar 19: 25 hs no outro dia já pode comessar a Colher possívelmente você vai ter está janela aBerta todos os dias que o calendário lunar mostrar que a lua em vigor e a minguante. Ok qualquer dúvida só perguntar.
Bambu Nativo Estou jóia Paulo, espero que você também esteja, e fico imensamente agradecido mais uma vez pela sua atenção! Surgiu-me outra preocupação e talvez seja a principal, notei (ou entendi errado) que dependendo da espécie do bambu, o tratamento é diferente. Procede? Ou o tratamento no fogo pode atender à todos tipos? Em minha cidade não vi ainda o tipo cana da Índia, com os gomos mais curtos. Maçarico tenho aqui e já andei brincando bastante, porém estou pra testar panhar na data certa e ver se o resultado é infalível, desde que o tratamento também seja correto. Obrigado irmão!
O bambu cana da índia é bem como fala-se os gomos são mais perto mas façamos o seguinte tira uma foto da espécie que tens por ai manda pelo whatsap 53 999743997 e ja tiramos a duvida ok. O cana da índia o fogo trata excelentemente bem, mas o bambusa tuldoides ´so por tratamento submerso em agua ou uma química chama borax,
Bom dia Jeffrey não pode , a razão por ser oleo diesel pelo cheiro e gosto que ele vai mudar a fibra de bambu, deixando de ser atrativo para broca que a praga inimiga do bambu ok.
Lene Moreira Santos a outra maneira mais rápido que tem é a vapor, construindo o sistema de tratamento você poderá tratar 20 varascpor vez dependendo espessura, Estamos falando do bambu phyllostachy Áurea, aceita muito bem este tratamento a cura é mais rápido .
tudo tem que ser feito porquem tem conhecimento técnico. Em um tratamento deste vc. tem que fazer este serviço por pelo o menos 10.000 mil vara desta em um espaco mínimo. o que tu fazes ai tu estas perdendo tempo, pois dar pra notar que tu não tens técnica suficiente para empreender. Faz o seguinte estuda mais depois lanca um projeto inteoigente. Quem poderá te dar credito em uma técnica do secula 19. perde o tempo não cara.Se tem algo bom a fazer e adquirir conhecimento. Estuda mais
Pedro eu também trato pelo sistema a vapor, nesta forma consigo tratar uma quantidade que atende bem minha demanda, mas mesmo assim agradeço atenção do amigo
fiz uma cerca de bamboo comum,como chamamos aqui na minha regiao,sem tratamento nenhum.... durou 10 anos👍
Cara isso vai me ajudar a pagar prestação do meu terreno
Vc não tem noção como me ajudou
Muito bom o vídeo, parabéns! Simples e direto.
Temos mais informações bambunativo.com e um #ebook gratuito
Artesanato em bambu, como tratar o bambu a fogo, Particularmente que eu uso nunca tive problemas com está técnica, com maçarico, e
óleo diesel é perfeita o bambu fica imunizado contra a broca. O gás usado é o GLP ( gás
de cozinha) , engate o botijão no maçarico tipo lança chamas, adquirido em casas de
ferragens ou agropecuárias. Passe o maçarico sobre o bambu em movimentos contínuos
e rápidos para não queimar e danificar o material. Portanto o processo será usado apenas
para cura ( retirada de água), deverá obrigatoriamente usar um pano de algodão
embebido em óleo diesel passando sobre a peça na parte que usou o maçarico. Dessa
forma o sabor que atrai a broca será substituído por um nada agradável do diesel e ficará
mais brilhante a peça flambada . Dica comece sempre pela parte do pé da vara ( parte
mais grossa) e vá girando a peça. Neste processo pode ocorrer estouros dos nós, com
isso a rachadura longitudinal da vara, devido a um aquecimento excessivo no material,
para evitar estourar e rachar a vara de bambu, com um preguinho 12x12 fazer furos nos
nós com isso fica nulo estourar e rachar a vara.
Se no meu caso eu furar o meio do bambu com um varão. Furar por dentro como se fosse fazer um tratamento por imersão. O furo feito por dentro evita o estouro dos nós?
@@MixbikeBR estou com essa duvida também
posso tratar bambu seco e como e o proceso
na verdade esse bambu estava verde, novo, fora do prazo de colheita, assim ele vai perder muita umidade e vai ficar fraco antes da hora.
Perfeito! Gratidão.
Muito bom valeu
Muito interessante este trabalho gostei demais, como o bambu fica com uma cor bonita muito legal pra fazer varias coisa inclusive estou quase pronto com uma fonte de parede, só faltava assistir este video legal legal legal estou muito feliz com mais esta dica ou melhor saber valeu amigo.
Obrigado Cristian, acista aqui no canal uma dica para impermeabilizar o bambu usado na fonte ornamental, para você ter durabilidade na sua fonte, fica dica!! video como fazer fonte ornamental.
Gasta muito gaz?
Por favor me tirem uma dúvida, apartir da colheita, quanto tempo tenho para tratar minhas peças.
Também queria saber
Queria fazer um pergolado pequeno pra trepadeiras. Mais falaram que só queimar não protege. De outro jeito é muito complicado. Vc acha que dar pra fazer Só queimando?
Bom dia Maria, qual especie de bambu você vai usar? estes que está no vídeo com aplicação de verniz automotivo vai dar uma vida longa a seu trabalho, e poderá ser tratado com maçarico sim, o Phyllostachys Áurea ele pode aguentar um tempo externo com este verniz, mas se poder usar um bambu gigante o tratamento é outro eles tem muito açúcar e amidos na fibra e atrai a broca, neste caso tem que ser químico, mas a durabilidade sera muito grande. Antes feito que mal feito, muitas vezes ficamos com uma boa ideia e com medo de executar, não realizamos, e com tempo nos arrependemos de não desfrutar desta ideia, um espaço com flores lhe trara um belo recanto, Deus abençoe.
@@BambuNativoArte ola, boa tarde! Como seria esse tratamento químico?
Muito bom 😌😸
boa tarde, muito bem explicado seus videos, mas poderia me informar tambem se é necessario esperar alguns dias para secar o bambu depois de lava-los para poder queimar,? e depois de queimado quanto tempo tenho que esperar para usa-los?
Boa tarde Roseli, normalmente eu levo um dia ou mais, para começar a tratar, depois de queimá-los, vamos dizer que você colheu 50 varas, você queima e separa por grupos para saber quais foram as primeiras, e assim por diante, elas vão estar com menos umidade. uma das formas que eu uso, quando chegar na ultima, ja pode usar, mas como estamos no verão pode usar ela en seguida também, assim ela não vai mofar, por estar perdendo umidade rápido.
Boa noite, tenho uma duvida. Estou querendo fazer canudo de bambu mas não encontrei informação especifica de tratamento para esse tipo de uso do bambo, você poderia me dizer quais opções de método de tratamento do bambu para usar como canudo?
Olá, queria ver o vídeo da primeira parte, onde colhe ele e tal
Bom dia Diego, tenho disponibilizado alguns videos do curso que ministro CURSO DE MÓVEIS DE BAMBU, no canal mas todos os videos estão no curso podendo acessar por aqui ok qualquer duvida meu watzap 53999743997 bambunativo.pagezz.net/moveisembambu/ acese aqui de uma olhada por gentileza.
Imagina eu que tenho que tratar de 350 bambu do reino
olá confiei em vc ao vwr o vídeo...tire uma dúvida por favor....apos colher o bambu...qual o tempo que precisa deixar parado para poder tratar com fogo ..eu colho e queimo...acaba mofando...porque
Bom dia Michel, Aqui no Sul estamos no momento com muitas chuvas, e umidade muito alta, ex. se eu tratar bambu com este cenário e armazenar eles amontoado as peças que não estiver bem ventiladas vão começar mofar principalmente nos nós e extremidades, no inverno tende acontecer isso tendo que deixar mais esparramados os bambu para ventilar, ja no verão vais observar que não vai acontecer isso por a umidade do ar ser baixa, quanto mais arejado o local melhor, mas estando úmido o ar, não vai colaborar nesta questão espero ter ajudado em sua questão.
@@pauloaveiro2518 ...entendi jovem...obg
@@pauloaveiro2518 outra dúvida...sou de florianopolis
@@pauloaveiro2518 o certo é colher...queimar e armazenar
@@pauloaveiro2518 ou colher...amarzenar e depois queimar
Olá TD bem queria saber se.levar o bambu por cima do fogo de lenha ,dá certo??
Aparecido Ferreira bom dia , para artesanato e moveleira o método 100% garantido e no maçarico, mas podes testar se espelhe bem o amido e açúcar .
Bambu Nativo valeu amigo pela dica
Boas dicas!!!Parabéns!!!
Posso passar disel ou gasolina nele? Tenho um manual que indica passar um dos dois nele. Obrigado
O diesel e mais indicado, mas tudo são teste em experiência. Pode aplicar e observar.
Boa tatde gasta muito gaz para ttatar o bambu
Me passe o contato para mim tirar uma dúvida
Não tem uma coisa mais sustentavel/ecológica que substitua o óleo diesel?
Olá, podes tentar sobe imersão em água e sal, por 30 dias, depois secar a sombra, desta forma, o açúcar e o amido, serão trocados, obs. o cheiro ficará bem forte de podre na água, ja que o açúcar a podrecera, uma experiencia que podes fazer ok.
@@pauloaveiro2518 Eu uso tratamento com fogo, é mais rápido e prático, o vídeo mostra que depois do fogo usa o óleo diesel... é realmente necessário esse óleo?
Agora entendi bem as explorações, só tenho uma pequena dúvida, como faço pra saber se o bambu que tenho na minha região aqui é o aurea?
de uma olhada no google sobre áurea, caracterização, nós perto ok
Sensacional! Tô querendo fazer um arco e flecha estilo mongol, em bambu. Qual bambu vc recomenda? Onde vende esse queimador? Posso substituir por fogão ou soprador térmico? Já cortei em tiras, será a pra queimar ira danificar as fibras expostas?
O certo sempre tratar antes o bambu, a questão do bambu mais indicado acredito quanto mais parede ele tiver vai ser melhor, você terá condições de aplainar ele deixando uniforme, mas nada impede de fazer sua experiencia com mais de uma especie de bambu ai na sua cidades, sempre tratando antes de usar ok.
Bambu Nativo vou tentar, mto obrigado
Quantas espécies de bamboo existe?
Bom dia, existem no mundo em torno de 1.300 espécies de bambu. O Brasil é líder de ocorrência nas Américas, com cerca de 200 espécies, entre nativas e exóticas, sendo a grande maioria endêmica.
Com este processo podemos usar em fontes e ela não apodrecer ?
Rodrigo Bredow sim mas tem que impermeabilisar, com neltrol, Tenho vídeos no canal que ensina ok.
Show!
Boa noite!
Por favor estou pensando em colocar bambu ao redor de um lago que fiz para contenção,ele aguenta ficar submerso? Vai ter um longa durabilidade?
Grato.
para ficar submerso teria que usar neltrol, mas creio que a durabilidade não vai ser grande, outra forma, usar a garrafa pet, revestir o bambu e com maçarico aquecer ela, ela vai encolher e aderir ao bambu, isolando da água, uma forma a se pensar.
Olá amigo! Com relação à panha do bambu, por exemplo, no calendário de lua minguante indica q neste dia 8 de janeiro às 19:25 será lua minguante. Então passei pra te perguntar se é neste dia (ou nesta noite) que deve ser colhido o bambu, ou no dia seguinte. Grande abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho, estou acompanhando nas horas vagas e breve se nosso Pai permitir quero fechar o curso contigo!
Thiago BAROLA como está meu Irmão, sobre a lua minguante sendo o dia que ela já está no calendário ex ela entrar 19: 25 hs no outro dia já pode comessar a Colher possívelmente você vai ter está janela aBerta todos os dias que o calendário lunar mostrar que a lua em vigor e a minguante. Ok qualquer dúvida só perguntar.
Bambu Nativo Estou jóia Paulo, espero que você também esteja, e fico imensamente agradecido mais uma vez pela sua atenção!
Surgiu-me outra preocupação e talvez seja a principal, notei (ou entendi errado) que dependendo da espécie do bambu, o tratamento é diferente. Procede?
Ou o tratamento no fogo pode atender à todos tipos?
Em minha cidade não vi ainda o tipo cana da Índia, com os gomos mais curtos.
Maçarico tenho aqui e já andei brincando bastante, porém estou pra testar panhar na data certa e ver se o resultado é infalível, desde que o tratamento também seja correto.
Obrigado irmão!
O bambu cana da índia é bem como fala-se os gomos são mais perto mas façamos o seguinte tira uma foto da espécie que tens por ai manda pelo whatsap 53 999743997 e ja tiramos a duvida ok. O cana da índia o fogo trata excelentemente bem, mas o bambusa tuldoides ´so por tratamento submerso em agua ou uma química chama borax,
ola amigo ; posso passa oleo de cozinha. obrigado pela sabedoria
Bom dia Jeffrey não pode , a razão por ser oleo diesel pelo cheiro e gosto que ele vai mudar a fibra de bambu, deixando de ser atrativo para broca que a praga inimiga do bambu ok.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Que bom que gosto Lucelia Oliveira.
Mas queimar um por um nao gasta muito gas e demora demais pra quem vai precisar de muito bambu?
Lene Moreira Santos a outra maneira mais rápido que tem é a vapor, construindo o sistema de tratamento você poderá tratar 20 varascpor vez dependendo espessura, Estamos falando do bambu phyllostachy Áurea, aceita muito bem este tratamento a cura é mais rápido .
Só que esse bambu está completamente verde, e não é adequado, e nem é recomendado para um trabalho duradouro. O ideal é o bambu maduro.
👍🇧🇷🙏🏻
tudo tem que ser feito porquem tem conhecimento técnico. Em um tratamento deste vc. tem que fazer este serviço por pelo o menos 10.000 mil vara desta em um espaco mínimo. o que tu fazes ai tu estas perdendo tempo, pois dar pra notar que tu não tens técnica suficiente para empreender. Faz o seguinte estuda mais depois lanca um projeto inteoigente. Quem poderá te dar credito em uma técnica do secula 19. perde o tempo não cara.Se tem algo bom a fazer e adquirir conhecimento. Estuda mais
Pedro eu também trato pelo sistema a vapor, nesta forma consigo tratar uma quantidade que atende bem minha demanda, mas mesmo assim agradeço atenção do amigo
uma dica: nao tem necessidade de tantos minutos.
perca de tempo. procura outra meu
Bom dia amigo, para iniciar um trabalho Está técnica e certa, após dominar o trabalho o tratamento a vapor acelerara o trabalho, mas exige o início .
Enrolado de mais pra explicar, sou corno mais não sou besta de ficar te ouvindo
Enrola muito