Que história mais revoltante, e triste. Isso na china jamais aconteceria. Um homem a ter relações sexuais com uma criança de 12 anos, e os polícias ainda a batem. Sinceramente!!! Isso seria manchete no jornal. Por isso, esse estrangeiros entram e fazem o que querem nos nossos países africanos. Aproveitam-se da debilidade intelectual do povo e fazem-se das suas. O que será dessas crianças, o que será dessa mãe criança? A pergunta que não se cala. Como essa, há milhares de histórias. Por outro lado, vejam a autoridade com que a chinesa que veio a Angola se apresenta. Ela não trouxe o filho, também por segurança e servir de arma, no caso o rapaz não há trate bem. Abram os olhos, e ajudem a abrir do nosso povo também. Basta esse neocolonialismo que se instaurou na África. Nojo, tenho dessas pessoas más, ao ponto de se aproveitarem de pessoas mais vulneráveis. 😭😭😭😭
O povo africano em geral precisa ser reeducaro. A maioria dos "não negros" que vem às nossas terras ou vem pra roubar ou vem pra matar e é isso que a maioria não entende. Esses homens sabem o que fazem, são espertos e esse fato é inegável... Inegável tbm é a estupidez da mulher angolana que abre as pernas pra homem que na china não tem nem onde cair morto e que depois que consegue tirar o máximo que nosso país ofrece, volts pra china e casa com uma asiática largando a besta angolana com filhos bastardos que ele nunca vai nem sequer lembrar.
@@TheYah00netstar Não são. O único inimigo e a única luta que maioria do povo angolano tem energiap qrr travar é só contra outros africanos. A hipocrisia é gritante!
@@meyamedusa9782 se isso acontece é pk os angolanos (negros) acham que são inferiores que os branco, por isso também que o senhor no vídeo diz que a cor do rapaz é abençoada por ser clara. E isso deve-se também ao medo do povo angolano. Mas é com isso também que nós devemos acabar.
@@beatrizaragao557 sabe o que é "engraçado"? O fato de que o tom da pele dessa criança é endeusada em angola, mas em qualquer outro lugar fora da África, essa criança sofreria o mesmo racismo que o negro retinto sofre no exterior. O colorismo e o racismo são como um câncer nas comunidades negras, mas a cura pra isso é o amor proprio(amor a cada traço que nos faz negros), a condenação das relações interraciais, até pq o nosso governo já privilegia demais os estrangeiros que vem e vão,mas com essa onda de relacionamentos interraciais esses estrangeiros n precisarao nem pegar avião, eles estarao vivendo no meio do nosso povo e usufruindo de cada direito nosso, eles serão nossos colegas, vizinhos,e um dia até podem ser os futuros governantes da nossa pátria.
Fiquei muito triste, porque os africanos pensam assim da cor deles?, sei lá, acho lindo casais interrraciais ,mais as pessoas não devem achar melhor o mais claro que o mais escuro, todos somos iguais
É verdade irmão...Nós africanos temos muito esses problemas,negros compram cremes para ficarem claros...Muitos de nós africanos si menosprezam pela cor porque os colonialista impregnaram na conscîencia negra que a cor negra não vale nada.
@@heliotehelio6586 Os brancos estão fazendo uma lavagem cerebral em vocês, acham que o padrão de um homem é "branco de olhos azuis". Não é assim. Pois saiba que até os chineses estão assim. Vi uma reportagem de uma chinesa que estava esticando os olhos com uma agulha e linha e quando questionada disse: "um homem branco pediu-me que fizesse isso pois eu não me encaixava no padrão de beleza deles". Vocês devem dar valor a sua cor de pele!
Creio que o chinês q engravidou a menina não seria um condenado? Trabalhei com um casal chinês q abriu aquelas big lojas aqui em Lisboa e os empregados q construíram o prédio enorme eram chineses q cumpriam pena na China. A obra ficou pronta e eles se foram. Fiquei com pena fe miúda. Ficar com duas crianças ...
A Globalização ela banalizou os relacionamentos inter-Raciais e como resultado o choque racial e cultural existem,no ambiente Lgbt esse cenário tbm ocorre.
Me assusta a preparação da polícia em Angola. Deram porrada a miúda simplesmente por estar grávida. O certo seria irem procurar o tal João porque ela era menor de idade. Enfim...
Em Angola o oficial da polícia não estudou direito para ser delegado ou intendente da polícia. Isso é um grande erro. A polícia angolana é despreparada e é mais que provado que a grade curricular da formação policial é vazia. Para ser polícia é preciso que na sua formação deve haver disciplina de direito público e privado para que o polícia atue de acordo com a lei. Quando a polícia não sabe nada de lei nada do que pode se fazer.
@@nzojidikanga8667 Talvez pela falta de mão de obra com a qualificação necessária, eles não cobrem currículo de nível superior ou concurso público para ingresso nesses quadros. Aqui no Brasil, para ser delegado de polícia, o cidadão tem que ser bacharel em direito e passar por um concurso de ingresso com muitos candidatos disputando...
me aborreceu quando falou da cor porrah, precisamos formar o homem angolano em todos sentidos, fico triste em saber que o angolano ainda continua a dormir no sonho que o colono o deixou. kiadi kibeni
Sim,Portugal não foi bonzinho,estuprou indias nas americas,africa e asia,então foram maus sim,e ainda jogavam os mesticos contra os negros,esse fenômeno não ocorreu na Inglaterra e França fato.
Viver num país em que não sabes falar a língua oficial, nem tens nenhum familiar e cultura totalmente diferente, não é fácil. Louvo a coragem dessa chinesa. Por outro lado é uma pena ver a nossa irmã com duas crianças e Jonh chines desapareceu.
Essa história me emociono porque tbm fui casada com um chinês a 10 anos e temos dois filhos e eu amei está vivencia e uma boa esperiencia entre angola e China 🇨🇳
Tanto preconceito esse sr que deve ser o avô que diz '' que a cor do neto veio para abençoar,estudar e ter uma boa profissão''. E muito triste pensamento ainda preso no colonialismo. Mas isso também é falta de informação,Acesso negado.. tristeza um país com potencial e põe se em divida que prejudica o país e o seu povo.
Achei bonito esse relacionamento de pessoas de terras distantes, culturas diferentes e línguas quase opostas. Algumas pessoas dão exemplos complexos de amor verdadeiro, de se sacrificar por um amor que se considera eterno através do casamento. Assim, descubro que ainda tenho muito que aprender sobre amar alguém. Essa chinesa é forte. Parabéns!
São exemplos de amor verdadeiro como? De que jeito? Pfvr me explica pq o que eu vejo são homens chineses (geralmente pobres e ex condenados) que vem as nossas terras, se envolvem com nossas irmãs para molhar o pinto, conseguem o montante de fortuna que desejavam e vão embora sem pena e nem arrependimento por deixar filhos e mulheres para trás. Como isso pode ser exemplo de amor? Exemplo de amor são os casais angolanos que apesar das dificuldades permanecem juntos, criam e educam seus filhos num lar cheio de amor. Isso sim são casais modelos. Tira as correntes que prendem teu cérebro e o véu que te impede de ver o obvio.
Coisas da vida, reportagem com cabeça tronco e membros. Uma vez um sábio homem me disse que a vida é feita de caminhos, caminhos que trazem sonos, alegre e algumas vezes tristeza.
Mas o que serviu essa reportagem? O quê que fizeram com ela? Nada, porque no mínimo podiam denunciar o caso e irem procurá-lo aonde quer que esteja. Assim como criar leis que previnem essa tamanha barbaridade. Isso é de dar revolta ao estômago. Sou de São Tomé e príncipe, mas dói-me por ela ser um ser humano, ser mulher e africana. Tenho o coração extremamente partido agora
Solange Torres Ela serviu pra romantizar o sofrimento, o maltrato e a desumanização da mulher negra, simples. Jornalismo e reportagem irresponsável! Cadê a crítica contra a pedofilia? Cadê a crítica contra o abandono que essas mulheres estão sofrendo? Cadê a moral da história? Minha irmã, ser negra “acordada” vem com um preço alto, o de perceber que a maioria de nós nunca vai se curar da síndrome de Estocolmo, só lê os comentários e vc vai entender doq eu to falando.
Sim! Da mesma forma que busca-se judicialmente pelo paradeiro de uma pessoa em qualquer ponto do território (no Brasil é assim, não sei em Angola), o mesmo deveria valer para casos internacionais... Pode ser encontrado ou não, mas deve ser buscado. O sujeito tem que ser cobrado pela manutenção de seus filhos!...
Sim a mulher africana era vista como de menor valor,inferior a mulheres Brancas e amarelas,esse fenômeno também ocorreu nas americas com indígenas e afro descendentes.
A chinesa disse que os pais a princípio negaram devido a diferença cultural, isto é, os pais procuram fazer casamentos entre famílias, e eu não condeno quem faz isso porque o que se espera de um relacionamento é primeiramente o amor entre o casal, e em segundo lugar é a união familiar, mas quando as culturas são diferentes isso não acontece e fica complicado, mas para os jovens é difícil porque não cresceram como os pais cresceram, entende-se esta complicação, um jovem difícilmente liga para a união fmiliar já os mais velhos pensam muito nisso. Em suma, queres casar estrangeiro? casa, o resto vai depender de Deus. Mesmo cá entre nós africanos temos alguns povos tribalistas e as razões são as mesmas e os ignorantes não entendem...
" Poxa,fiquei triste em saber da história de João, será que ele realmente voltou para ela e para os filhos? "Ou será que ele já está com outra família e ela não sabe ainda oficialmente, porque ela iria e elas pera por ele 6 meses, isso que é amor,ainda mas que ele foi seu primeiro pelo que pude entender no vídeo, seria tão legal se ele aparecesse e eles tivessem um final feliz,principalmente ela ela os filhos!!!
Bem que o Canal podia nos responder se tem novas notícias sobre o caso de João, ficamos curiosos e não obtemos resposta sobre tal reportagem, ficou pela metade!
Isso é muito comum em Angola, os chineses/vietnamitas e tantos outros adotarem um nome em português qndo cá vêm, devido às dificuldades q nós temos cm os seus nomes.
Muitos de nós angolanos ainda temos a mente muito fechada. Oq q a cor do rapaz tem que ver com o estudo? Quem disse que o primeiro menino que é negro n pode trazer uma enorme felicidade na família? Precisamos mudar muita coisa no nosso país, começando com a forma de pensar
Li muito comentário a respeito do negro não se valorizar, não valorizar a sua cor, e tanta coisa a respeito. Durante longos séculos o negro foi ensinado a se desvalorizar, a desprezar a sua cultura, a sua essência, em fim, a desprezar tudo ligado a ele. Lhe foi inculcado que ele era um eterno servo e que isto, era a vontade de Deus. E depois da descolonização nada mudou. As estruturas coloniais continuaram as mesmas, mesmo sem a presença do colono. E hoje muitos negros pensam que para se libertar deste problema precisam deixar de ser negros. Outros desprezam o negro igual em detrimento do branco, quando nem um nem o outro merecem desprezo. Este problema é sério. Muitos têm trabalhado Para a valorização da negritude e o bom disso é que há certos brancos que também abraçaram a causa. A África tem um longo caminho para o pleno reencontro. E eu penso que devemos começar por nos aceitarmos, nos valorizarmos para ganharmos o respeito dos outros . Parece simples mas não é. O facto de um africano não querer investir no seu próprio continente e dar emprego aos seus próximos, é sinônimo de que alguma coisa não vai bem. A negritude deve ser valorizada em todos os sentidos. A ignorância tem sido um calcanhar de Aquiles para a África ( limpar as tripas pra nascer branco) é nada mais que ignorância.
Este documentário tem uma história q daria um belo romance. Digo isso com todo o respeito e sentimento de solidariedade a moça, pais e crianças. O título seria “A estrada” porque foi esta estrada q trouxe e levou o João, como disse o pai da jovem.
Reportagem lindo, bons comentarios, emocionados que nem conseguem notar que existe aqui um caso de pedofilia, como é estrangeiro, é historia de amor, se fosse um Africano, muitos estariam a falar do assunto!
Interessantíssimo essa reportagem. Amei. Gostei da parte do filho mulato que fora tido como BENÇÃO DIVINA. E pensar que aqui no Brasil o nascimento de mulatos é a coisa mais banal do mundo. Ser mulato ou ser um ferrado no Brasil não faz a menor diferença. Mas por esse documentário, a vinda de um mulato significa que a família poderá prosperar um dia. Muito legal ver essas diferenças culturais entre Angola e Brasil. A tristeza é saber que mais dia ou menos dia, essa família perceberá que só o fato de se nascer mulato, sem estudos e um pouco de sorte, não representa absolutamente NADA. A cor da pele está longe de ser o passaporte para o sucesso. Se se é negro, é negro e foda-se o resto. A vida é dura assim mesmo.
Que tristeza,ver que os nossos irmãos angolanos,ainda estão com a mente dos colonizadores. Que não aprenderam nada com a guerra civil. Serão colonizados novamente,e aos poucos perderam sua essência. Esse casamento de chineses e angolanos,é uma estratégia de embraquecimento do país.
O importante é o amor que há entre eles , pôr vezes os nossos governantes é que dificultam as coisas só para ganharem dinheiro. Mas esquecem que no meio a um filho que precisa do pai.
Os asiáticos e os Africanos se confrontam, em questão de força e adaptação, fazem filhos na mesma velocidade. Além que são diferentes, uns vieram do frio atravessou atravessou o ártico e os outros aguentaram o calor extremo es a savanas.
Acho assim #AdiuldeZambeca, que a barriga da moça estava suja por isso a mão dela falou aquilo. Agora essa historia de amor em cinema renderia uma fortuna, parabéns pela matéria
Michael Owusu Kyereko brother Owusu, this programme is about an Angolan young lady who gave birth to two baby boys for a Chinese man who named himself Joao, a portuguese name used by Angolan people. He came to Angola to work on the construction of the long road you see in the film, but they are no longer together, he vanished, maybe he was deported or he just don't want to be with her anymore. She is still waiting for him, she said she will wait for six months then she might move on with her life. The Angolan man went to China to study, where he met his wife, after she got pregnant they decided to get married. They left their baby boy in China with her parents, to make a living in Angola. They seem to fight a lot , verbal fights but also enjoy their happy times together. I hate to see Afrika going down this route, foreigners coming to our land, but better deal with chinese than wypippo.
Esta em estado grave de saúde um turista angolano com sua namorada por terem sido alvejados com más de 30 tiros pelas costas da polícia de Santa Catarina Sul de Brasil. Ela vai ficar paraplégica!
A mulher e o sogro do Johnny me deixaram com lagramas grudadas nas vistas, será que alguem pode saber a continuação da vida desta moça com dois filhos de Johnny......
Angolano fala o português sim, não corretamente pk muitos não tiveram a oportunidade de aprender melhor o português. Mas assim como no Brasil, nós angolanos temos um sutaque diferente do português de Portugal que se diz o mais correto. Mas n são todos os angolanos que falam assim (mal) pk sim tmbm é verdade que o nosso português é errado pk usamos muito o calão mas a falta de estudo influencia muito o falar mal.
Como é que você quer maioria dos Angolanos falem, a língua português, se Portugal esteve 500 anos ,não fez nada para ajudar ensinar e educar os nativos.
Tas perdida irma. Eles nos odeiam. E vem a mulher negra como lixo ou objecto de sexo. Abrem as vossas vistas e deixem de viver a realidade das televisoes
@@meyamedusa9782 que pena mesmo. A media esta a estragar as mentes das nossas irmas. E os chineses mandam esses bandidos destruirem o povo africano. No future essas criacas vao ajudar na destruicao da nacao. Isto acontece em varios sitios do mundo. Eles sabem o que estao a fazer. Cueitado do meu povo.
Não achei ela rabugenta, basicamente ela está de saco cheio de tá em Angola e quer voltar pra China. Não é fácil viver em País estrangeiro com cultura bem diferente da nossa, não sei se me adaptaria tb.
Nação escolhida de Yahuah, é hora de derrubar seus ídolos e voltar para Yahuah, nosso Eloah. Yahuah está nos chamando, por favor não O ignore. Toda Glória, Honra e Louvor ao Altíssimo, Yahuah. Eu amo todos vocês.
tem muito faltador de respeito em angola, se intrumeter assim no momento do casal falar besteira chamar de ndengue e ainda bater assim no corpo do outro
Dje Lorilay concordo com você, muita falta de respeito só pelo facto de ser estrangeiro e em destaque “chinesa” gozam muito com esse tipo de raça 😪 Mas eles são um casal lindo 👏🏻👏🏻
Morri de rir nessa parte. Esse dos Santos é muito corrupto e eles achando o cara bom, bem se vê que em Angola aceitam qualquer porcaria e ficam satisfeitos. Se o Paul Kagame fosse presidente do País, era capaz de tratarem ele como o melhor presidente do universo.
Grande documentário, um dos melhores q ja vi. Parabéns!!
Trouxe me lágrimas é estrada que veio o homem e é da estrada que o homem se foi . A estrada é a história da família.
Que história mais revoltante, e triste.
Isso na china jamais aconteceria. Um homem a ter relações sexuais com uma criança de 12 anos, e os polícias ainda a batem. Sinceramente!!! Isso seria manchete no jornal.
Por isso, esse estrangeiros entram e fazem o que querem nos nossos países africanos. Aproveitam-se da debilidade intelectual do povo e fazem-se das suas.
O que será dessas crianças, o que será dessa mãe criança? A pergunta que não se cala. Como essa, há milhares de histórias.
Por outro lado, vejam a autoridade com que a chinesa que veio a Angola se apresenta. Ela não trouxe o filho, também por segurança e servir de arma, no caso o rapaz não há trate bem.
Abram os olhos, e ajudem a abrir do nosso povo também.
Basta esse neocolonialismo que se instaurou na África. Nojo, tenho dessas pessoas más, ao ponto de se aproveitarem de pessoas mais vulneráveis. 😭😭😭😭
A minha nota 10 pela a reportagem desde o audio a editaçao e mais. Maravilhoso
Precisamos valorizar a nossa cor, a cor negra não é sinónimo de burrice, de sujeira ou de pobreza, é sinónimo de luta.
O povo africano em geral precisa ser reeducaro. A maioria dos "não negros" que vem às nossas terras ou vem pra roubar ou vem pra matar e é isso que a maioria não entende. Esses homens sabem o que fazem, são espertos e esse fato é inegável... Inegável tbm é a estupidez da mulher angolana que abre as pernas pra homem que na china não tem nem onde cair morto e que depois que consegue tirar o máximo que nosso país ofrece, volts pra china e casa com uma asiática largando a besta angolana com filhos bastardos que ele nunca vai nem sequer lembrar.
@@TheYah00netstar Não são. O único inimigo e a única luta que maioria do povo angolano tem energiap qrr travar é só contra outros africanos. A hipocrisia é gritante!
@@meyamedusa9782 se isso acontece é pk os angolanos (negros) acham que são inferiores que os branco, por isso também que o senhor no vídeo diz que a cor do rapaz é abençoada por ser clara. E isso deve-se também ao medo do povo angolano.
Mas é com isso também que nós devemos acabar.
@@beatrizaragao557 sabe o que é "engraçado"? O fato de que o tom da pele dessa criança é endeusada em angola, mas em qualquer outro lugar fora da África, essa criança sofreria o mesmo racismo que o negro retinto sofre no exterior. O colorismo e o racismo são como um câncer nas comunidades negras, mas a cura pra isso é o amor proprio(amor a cada traço que nos faz negros), a condenação das relações interraciais, até pq o nosso governo já privilegia demais os estrangeiros que vem e vão,mas com essa onda de relacionamentos interraciais esses estrangeiros n precisarao nem pegar avião, eles estarao vivendo no meio do nosso povo e usufruindo de cada direito nosso, eles serão nossos colegas, vizinhos,e um dia até podem ser os futuros governantes da nossa pátria.
Gostei
Fiquei muito triste, porque os africanos pensam assim da cor deles?, sei lá, acho lindo casais interrraciais ,mais as pessoas não devem achar melhor o mais claro que o mais escuro, todos somos iguais
É verdade irmão...Nós africanos temos muito esses problemas,negros compram cremes para ficarem claros...Muitos de nós africanos si menosprezam pela cor porque os colonialista impregnaram na conscîencia negra que a cor negra não vale nada.
@@heliotehelio6586 Os brancos estão fazendo uma lavagem cerebral em vocês, acham que o padrão de um homem é "branco de olhos azuis". Não é assim. Pois saiba que até os chineses estão assim. Vi uma reportagem de uma chinesa que estava esticando os olhos com uma agulha e linha e quando questionada disse: "um homem branco pediu-me que fizesse isso pois eu não me encaixava no padrão de beleza deles". Vocês devem dar valor a sua cor de pele!
isso é herança do colonialismo europeu
Existem africanos que são a favor da miscigenação e outros não são muito divididos.
O Colonialismo europeu deixou a maldita herança do racismo em todos os continentes.
Amei que reportagem linda; fiquei triste pela moça que foi abadonada pelo Chinês e a vida que levam triste
Triste mesmo mana...
De alguém que saiba,se o João voltou , gostaria de saber. A história parece tirada de um filme. Muito tocante.
Creio que o chinês q engravidou a menina não seria um condenado? Trabalhei com um casal chinês q abriu aquelas big lojas aqui em Lisboa e os empregados q construíram o prédio enorme eram chineses q cumpriam pena na China. A obra ficou pronta e eles se foram. Fiquei com pena fe miúda. Ficar com duas crianças ...
É isso mesmo, ta acontecendo mas ngm quer dar atenção.
Wow não sabia disso
Sim,mas resta saber se foi consensual o sexo ou um ato de violação ou estupro.
A Globalização ela banalizou os relacionamentos inter-Raciais e como resultado o choque racial e cultural existem,no ambiente Lgbt esse cenário tbm ocorre.
Me assusta a preparação da polícia em Angola. Deram porrada a miúda simplesmente por estar grávida. O certo seria irem procurar o tal João porque ela era menor de idade. Enfim...
Muito triste esta policia...
Em Angola o oficial da polícia não estudou direito para ser delegado ou intendente da polícia. Isso é um grande erro. A polícia angolana é despreparada e é mais que provado que a grade curricular da formação policial é vazia. Para ser polícia é preciso que na sua formação deve haver disciplina de direito público e privado para que o polícia atue de acordo com a lei. Quando a polícia não sabe nada de lei nada do que pode se fazer.
@@nzojidikanga8667 Da no mesmo, ambos agem para uma máfia que usa da agressão, se formos para o direito o estado nem deveria existir
@@heroideplanaltina9749 libertariokkkkkk
@@nzojidikanga8667 Talvez pela falta de mão de obra com a qualificação necessária, eles não cobrem currículo de nível superior ou concurso público para ingresso nesses quadros. Aqui no Brasil, para ser delegado de polícia, o cidadão tem que ser bacharel em direito e passar por um concurso de ingresso com muitos candidatos disputando...
Grande trabalho amei o vídeo trabalho e desejo que continuem a fazer muitos trabalhos desse gênero bem aja
Linda reportagem ❤😙😍
Espero que o João volte um dia
Possivelmente o tal do João já deve estar fritando pasteis no Brasil como muitos dos chineses que passaram por Angola estão fazendo
Parabens pela reportagem e lamentar a vida que fica para a jovem Sofia e os seus filhos.
Deus abençoe a África e tenha misericórdia de nós
Ndambi Nicolau Nicolau 😂
me aborreceu quando falou da cor porrah, precisamos formar o homem angolano em todos sentidos, fico triste em saber que o angolano ainda continua a dormir no sonho que o colono o deixou. kiadi kibeni
Isso não se faz reflexo da colonização. Se trata da má gestão pública.
Sim,Portugal não foi bonzinho,estuprou indias nas americas,africa e asia,então foram maus sim,e ainda jogavam os mesticos contra os negros,esse fenômeno não ocorreu na Inglaterra e França fato.
Viver num país em que não sabes falar a língua oficial, nem tens nenhum familiar e cultura totalmente diferente, não é fácil. Louvo a coragem dessa chinesa. Por outro lado é uma pena ver a nossa irmã com duas crianças e Jonh chines desapareceu.
Que merda é essa que a menina falou, "lavar as tripas"? Klllllkkkkkkkkk
Excelente reportagem, estou grato pelo empenho dos jornalistas foram ótimos.
Essa história me emociono porque tbm fui casada com um chinês a 10 anos e temos dois filhos e eu amei está vivencia e uma boa esperiencia entre angola e China 🇨🇳
E o casamento acabou ?
@@nzojidikanga8667 ele disse foi casada isso quer dizer que já não estão casados, saiba interpretar.
Que bom como esta vida ate agora
Deus lhe abençoe muito tenha fé o João vai voltar
Tanto preconceito esse sr que deve ser o avô que diz '' que a cor do neto veio para abençoar,estudar e ter uma boa profissão''. E muito triste pensamento ainda preso no colonialismo. Mas isso também é falta de informação,Acesso negado.. tristeza um país com potencial e põe se em divida que prejudica o país e o seu povo.
cook dinis vdd
@@juelciavanessa infelizmente temos muitos que ainda pensam assim... Nos esquecemos que somos africanos e em Angola cerca 80 % e negros mas em fim
cook dinis ainda a muito preconceito
@@CookDinis Mais de 96% são negros...
Achei bonito esse relacionamento de pessoas de terras distantes, culturas diferentes e línguas quase opostas.
Algumas pessoas dão exemplos complexos de amor verdadeiro, de se sacrificar por um amor que se considera eterno através do casamento. Assim, descubro que ainda tenho muito que aprender sobre amar alguém.
Essa chinesa é forte. Parabéns!
São exemplos de amor verdadeiro como? De que jeito? Pfvr me explica pq o que eu vejo são homens chineses (geralmente pobres e ex condenados) que vem as nossas terras, se envolvem com nossas irmãs para molhar o pinto, conseguem o montante de fortuna que desejavam e vão embora sem pena e nem arrependimento por deixar filhos e mulheres para trás. Como isso pode ser exemplo de amor? Exemplo de amor são os casais angolanos que apesar das dificuldades permanecem juntos, criam e educam seus filhos num lar cheio de amor. Isso sim são casais modelos. Tira as correntes que prendem teu cérebro e o véu que te impede de ver o obvio.
sim, tambêm acho nâo tenho nada contra os chineses, sò me espanta a sua gastronomia que acho bizarro..
@@meyamedusa9782 AMIGAO NAO EXAGERA OLHA PARA OS AMERICANOS E RUSSOS IMPERIALISTAS NAOE DO JEITO QUE VOCE PENSA
Sim,chineses praticam com pesar Racismo assim como ocidentais,e a verdade é que há desprezo a africanos e suas culturas.
😂👏👏👏 é meio engraçado mais gostei... foi um trabalho muito legau.
Coisas da vida, reportagem com cabeça tronco e membros. Uma vez um sábio homem me disse que a vida é feita de caminhos, caminhos que trazem sonos, alegre e algumas vezes tristeza.
Mas o que serviu essa reportagem? O quê que fizeram com ela?
Nada, porque no mínimo podiam denunciar o caso e irem procurá-lo aonde quer que esteja.
Assim como criar leis que previnem essa tamanha barbaridade.
Isso é de dar revolta ao estômago.
Sou de São Tomé e príncipe, mas dói-me por ela ser um ser humano, ser mulher e africana.
Tenho o coração extremamente partido agora
Solange Torres Ela serviu pra romantizar o sofrimento, o maltrato e a desumanização da mulher negra, simples. Jornalismo e reportagem irresponsável! Cadê a crítica contra a pedofilia? Cadê a crítica contra o abandono que essas mulheres estão sofrendo? Cadê a moral da história? Minha irmã, ser negra “acordada” vem com um preço alto, o de perceber que a maioria de nós nunca vai se curar da síndrome de Estocolmo, só lê os comentários e vc vai entender doq eu to falando.
Sim! Da mesma forma que busca-se judicialmente pelo paradeiro de uma pessoa em qualquer ponto do território (no Brasil é assim, não sei em Angola), o mesmo deveria valer para casos internacionais... Pode ser encontrado ou não, mas deve ser buscado. O sujeito tem que ser cobrado pela manutenção de seus filhos!...
Sim a mulher africana era vista como de menor valor,inferior a mulheres Brancas e amarelas,esse fenômeno também ocorreu nas americas com indígenas e afro descendentes.
Filhos do estupro,não eram assumidos nas colonias Inglesas e Francesas,Mas nas colonias Espanhola,Portuguesa e holandesa sim.
Tenho pena dos angolanos pois eles não conhecem os chineses
kkkkkkkkkkkk "primeiro lava as tripa depois é que sai branco" essa tia
Elias Celestino 😂😂😂
😂😂😂😂
😂🤣😂🤣😅esta historia esta muito mal contada me engana tia eu gosto
Até me arrepiei L
:-)
kkkkkkkkkkkk... Lavar as tripas primeiro.
"Muitas crianças estão a morrer em Luanda" ela disse a verdade, e isso devia se levar mais a sério...
Infelizmente a mortalidade infantil é bem alta em Angola. Entendo a preocupação dela.
Sim praticamente toda a africa isso ocorre.
A chinesa disse que os pais a princípio negaram devido a diferença cultural, isto é, os pais procuram fazer casamentos entre famílias, e eu não condeno quem faz isso porque o que se espera de um relacionamento é primeiramente o amor entre o casal, e em segundo lugar é a união familiar, mas quando as culturas são diferentes isso não acontece e fica complicado, mas para os jovens é difícil porque não cresceram como os pais cresceram, entende-se esta complicação, um jovem difícilmente liga para a união fmiliar já os mais velhos pensam muito nisso. Em suma, queres casar estrangeiro? casa, o resto vai depender de Deus. Mesmo cá entre nós africanos temos alguns povos tribalistas e as razões são as mesmas e os ignorantes não entendem...
Interessante reportagem parabéns a TVM. Abraços!
18:33 Essa senhora fala muito Atoa possas!!!! 19:42 esse senhor é um ignorante! Deus também abençoou a Nós PRETOS👑
Vergonha ia, estou cansada com o meu povo 😩
Linda história de vida e ao mesmo tempo, muito triste para os filhos da jovem Miséria, irão crescer sem o pai.
" Poxa,fiquei triste em saber da história de João, será que ele realmente voltou para ela e para os filhos?
"Ou será que ele já está com outra família e ela não sabe ainda oficialmente, porque ela iria e elas pera por ele 6 meses, isso que é amor,ainda mas que ele foi seu primeiro pelo que pude entender no vídeo, seria tão legal se ele aparecesse e eles tivessem um final feliz,principalmente ela ela os filhos!!!
Esta familha pode informa -se no consulado da china em Angola
Sim mesmo
Sim
Até pode mais encontrar um João? 🤔 Não creio muito
Bem que o Canal podia nos responder se tem novas notícias sobre o caso de João, ficamos curiosos e não obtemos resposta sobre tal reportagem, ficou pela metade!
Documentário muito bem feita 👏👏👏
Bom trabalho excelente conteúdo.
A culpa agora é da estrada? Kkkkkkkkk
A estrada é o horizonte do erro que cometeram !
O coração dela Só estava no João. Kkkkkkkkkkkk, Chines com nome d João?? Esse mundo j subiu letra
Kkkk
Celsa Paulo Cadiedie Neusa 😂😂😂😂😂😂😂
Johnny = Joao, não prestou atenção na reportagem! Eles sim, apelidaram lhe de João.
Isso é muito comum em Angola, os chineses/vietnamitas e tantos outros adotarem um nome em português qndo cá vêm, devido às dificuldades q nós temos cm os seus nomes.
isto nao é algo novo, os primeiros habitantes da china foram negros.
e os primeiros com cara chinesa negros todo sitio do mundo foram negros nao penses negros era so em africa
Gasp Gasp O mano aqui e todos conscientes se quiserem trocar link na boa, para trocar ideas.
De onde surgiu os negros que habitavam na China ?
@@nzojidikanga8667 povo khoisan acho
Tua cara imbecil os chineses são a junção dos semitas com os povos de sete
a culpa não é das nossas irmãs, é dos nossos pais
Amei este documentário
Muitos de nós angolanos ainda temos a mente muito fechada. Oq q a cor do rapaz tem que ver com o estudo? Quem disse que o primeiro menino que é negro n pode trazer uma enorme felicidade na família? Precisamos mudar muita coisa no nosso país, começando com a forma de pensar
Beatriz Aragão Eu também quase comentei a mesma coisa,ainda vivem com o espirito dos colonos na cabeça
É mais fácil construir um prédio do que mudar a mentalidade de um povo
Reportagem bem feita
Gostei da reportagem, gostava de saber que televisão é está?
TvM de Moçambique se eu não estiver em erro
Estae a TVM Televisao de Mocambique
Euclides Dapaixao TVM (televisão de Moçambique ) uff
Sim,angola e Moçambique estão cheia de chineses fato.
já passou um ano quase, ainda não se tem resposta do final do jhony e a moça ? será que ele voltou ?
Muito legal, não sabia dessa união entre chineses e angolanos kkkkk.
O filho saiu escuro porque os chineses não são brancos.
Sim são amarelos,todos da asia são amarelos e não brancos,e o intercurso racial geram pessoas desse tipo.
Amoooooo.demais mulheres de pele escura.pele escura, n significa,raça, e sim melanina.somente.💋💋💋💋⚘🌷🌼🌻🌺🌹😘😘
a ignorancia do pai da moca ee um azar"esta cor de mulato deus abencuo bastante"?
Li muito comentário a respeito do negro não se valorizar, não valorizar a sua cor, e tanta coisa a respeito. Durante longos séculos o negro foi ensinado a se desvalorizar, a desprezar a sua cultura, a sua essência, em fim, a desprezar tudo ligado a ele. Lhe foi inculcado que ele era um eterno servo e que isto, era a vontade de Deus. E depois da descolonização nada mudou. As estruturas coloniais continuaram as mesmas, mesmo sem a presença do colono. E hoje muitos negros pensam que para se libertar deste problema precisam deixar de ser negros. Outros desprezam o negro igual em detrimento do branco, quando nem um nem o outro merecem desprezo. Este problema é sério. Muitos têm trabalhado Para a valorização da negritude e o bom disso é que há certos brancos que também abraçaram a causa. A África tem um longo caminho para o pleno reencontro. E eu penso que devemos começar por nos aceitarmos, nos valorizarmos para ganharmos o respeito dos outros . Parece simples mas não é. O facto de um africano não querer investir no seu próprio continente e dar emprego aos seus próximos, é sinônimo de que alguma coisa não vai bem.
A negritude deve ser valorizada em todos os sentidos. A ignorância tem sido um calcanhar de Aquiles para a África ( limpar as tripas pra nascer branco) é nada mais que ignorância.
Sim é fato que o colonialismo ficou em africa e permanece nela
Será que o João já apareceu ??🥺🥺
Gostei da reportagem👌
Este documentário tem uma história q daria um belo romance. Digo isso com todo o respeito e sentimento de solidariedade a moça, pais e crianças. O título seria “A estrada” porque foi esta estrada q trouxe e levou o João, como disse o pai da jovem.
A estrada já é um nome de um filme pós-apocaliptico.
Zoa mas a ideia é boa
Que documentario 👏🏾👏🏾
Reportagem lindo, bons comentarios, emocionados que nem conseguem notar que existe aqui um caso de pedofilia, como é estrangeiro, é historia de amor, se fosse um Africano, muitos estariam a falar do assunto!
" essa cor aí é uma que Deus abençou muito"morriiiiii 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Qual a graça?
Povo angolano mesmo não conhecem os chineses kkkkkkkkk
Como estão essas crianças em 2021? Será que estão na China? Será que o João voltou?
Emocionante 😢
Interessantíssimo essa reportagem. Amei. Gostei da parte do filho mulato que fora tido como BENÇÃO DIVINA. E pensar que aqui no Brasil o nascimento de mulatos é a coisa mais banal do mundo. Ser mulato ou ser um ferrado no Brasil não faz a menor diferença. Mas por esse documentário, a vinda de um mulato significa que a família poderá prosperar um dia. Muito legal ver essas diferenças culturais entre Angola e Brasil. A tristeza é saber que mais dia ou menos dia, essa família perceberá que só o fato de se nascer mulato, sem estudos e um pouco de sorte, não representa absolutamente NADA. A cor da pele está longe de ser o passaporte para o sucesso. Se se é negro, é negro e foda-se o resto. A vida é dura assim mesmo.
NIGOLA MATURELLI infelizmente muitos ainda pensam assim, angolano cabeça água.
Que tristeza,ver que os nossos irmãos angolanos,ainda estão com a mente dos colonizadores.
Que não aprenderam nada com a guerra civil.
Serão colonizados novamente,e aos poucos perderam sua essência.
Esse casamento de chineses e angolanos,é uma estratégia de embraquecimento do país.
@@ivibrussels9999 mas o chineses são amarelos.
@@deivid-santos1755amarelo é um termo q se refere a raça e não cor de pele
Sim no pensamento deles o mulato tem mais valor que o nativo,fato.
Tem que limpar as tripas, meu Deus...
O importante é o amor que há entre eles , pôr vezes os nossos governantes é que dificultam as coisas só para ganharem dinheiro. Mas esquecem que no meio a um filho que precisa do pai.
Carinho com filhos em primeiro lugar
Triste historia jovem mae agora vai cuidar dos filhos sozinha
Cona sem fronteira??
Os asiáticos e os Africanos se confrontam, em questão de força e adaptação, fazem filhos na mesma velocidade. Além que são diferentes, uns vieram do frio atravessou atravessou o ártico e os outros aguentaram o calor extremo es a savanas.
Sim as diferenças raciais são evidentes.
isso é o trabalho dos empréstimo a China.
Acho assim #AdiuldeZambeca, que a barriga da moça estava suja por isso a mão dela falou aquilo. Agora essa historia de amor em cinema renderia uma fortuna, parabéns pela matéria
Can anyone translate or summarize what the video is about in English?
Google Account what happen it’s on an increase in Angola?
Angolan and Chinese*
Michael Owusu Kyereko brother Owusu, this programme is about an Angolan young lady who gave birth to two baby boys for a Chinese man who named himself Joao, a portuguese name used by Angolan people.
He came to Angola to work on the construction of the long road you see in the film, but they are no longer together, he vanished, maybe he was deported or he just don't want to be with her anymore.
She is still waiting for him, she said she will wait for six months then she might move on with her life.
The Angolan man went to China to study, where he met his wife, after she got pregnant they decided to get married.
They left their baby boy in China with her parents, to make a living in Angola.
They seem to fight a lot , verbal fights but also enjoy their happy times together.
I hate to see Afrika going down this route, foreigners coming to our land, but better deal with chinese than wypippo.
Zayilucky Moyo oh oh okay thanks for the explanation brother
Michael Owusu Kyereko no worries my brother Afrika united.
As pessoas são livres de optar com quem vão viver...
Esse Johnny tem q aparecer!fiquei triste😢
a reportagem é linda so não gostei o final o jhonny devia ter aparecido." essa estrada tem histórias... " kkkk coisas da vida...
O moço do final então 😂😂😂a confundir o outro 😉😭😭
Esta em estado grave de saúde um turista angolano com sua namorada por terem sido alvejados com más de 30 tiros pelas costas da polícia de Santa Catarina Sul de Brasil. Ela vai ficar paraplégica!
Lavar as tripas!?kkkkkkk
É, assim funcionam a ideologias das mais velhas da nossa terra, mas não me parece certo. kkk
Elsa Maximica nao ri, o nosso povo esta en coma.
@@zayiluckymoyo1772 coma profundo....mais gostei da reportagem👍
Elsa Maximica sim foi bem feita. Mas devemos cuidar, proteger a nossa terra, o nosso continente contra tudo e todos... So estou a dizer nada mais.
@@zayiluckymoyo1772 proteger do quê? Apesar da desigualdade social, estamos no mundo globalizada.
A mulher e o sogro do Johnny me deixaram com lagramas grudadas nas vistas, será que alguem pode saber a continuação da vida desta moça com dois filhos de Johnny......
Eu também gostaria muito de saber se ele voltou.,se alguém souber que diga, esta história é muito tocante.
notei que os angolanos não sabem falar à língua portuguêsa
Honorio Leandro Secane temos que falar as nossas linguas e sim, eu ainda falo bem esda need a de lingua chamada portugues, embora que nem uso tanto.
Angolano fala o português sim, não corretamente pk muitos não tiveram a oportunidade de aprender melhor o português. Mas assim como no Brasil, nós angolanos temos um sutaque diferente do português de Portugal que se diz o mais correto. Mas n são todos os angolanos que falam assim (mal) pk sim tmbm é verdade que o nosso português é errado pk usamos muito o calão mas a falta de estudo influencia muito o falar mal.
Como é que você quer maioria dos Angolanos falem, a língua português, se Portugal esteve 500 anos ,não fez nada para ajudar ensinar e educar os nativos.
Português não é a nossa língua de origem, portanto não somos obrigados a nada!!! podemos conversar em kinbumdo, Tchokwé, Onbumdo e etc.
Clau Oliveira Bm respondido
porque nao ?
sera que os chineses sao os únicos que deixaram filhos em angola ?
Sem comentários mais uma história mto triste dessa moça k ficou com os dois filhos nos braços e nem se quer registou os filhos
Mas é Joao deu a sola 🤣🤣🤣🤣
Nem deixou nenhuma foto que golpe desse Joao enganou bem a famila
Isso devia ter mais qualidade de imagem
Meu sonho era casar com um homem asiático. Acho eles tão lindos !
Simone Ferreira Eu tbm
Tas perdida irma. Eles nos odeiam. E vem a mulher negra como lixo ou objecto de sexo. Abrem as vossas vistas e deixem de viver a realidade das televisoes
@@meyamedusa9782 que pena mesmo. A media esta a estragar as mentes das nossas irmas. E os chineses mandam esses bandidos destruirem o povo africano. No future essas criacas vao ajudar na destruicao da nacao. Isto acontece em varios sitios do mundo. Eles sabem o que estao a fazer. Cueitado do meu povo.
@@meyamedusa9782 irma usas instagram?
@@DippySippy uso sim. Me manda um e-mail que eu passo a conta.
O primeiro filho é do mbumbu nao é do joao...qual é lavar as tripas ...
kkkkk
O João não podia yh😂 o marido da chinesa é bom marido e a chinesa é rabugenta
@ROP 10 esse estereótipo está totalmente equivocado.
Não achei ela rabugenta, basicamente ela está de saco cheio de tá em Angola e quer voltar pra China. Não é fácil viver em País estrangeiro com cultura bem diferente da nossa, não sei se me adaptaria tb.
Será que o Johnny apareceu!??? Deus queira que sim😥
Nação escolhida de Yahuah, é hora de derrubar seus ídolos e voltar para Yahuah, nosso Eloah.
Yahuah está nos chamando, por favor não O ignore.
Toda Glória, Honra e Louvor ao Altíssimo, Yahuah.
Eu amo todos vocês.
O primeiro filho nao é do chines! No way
Claro que não so não vê, quem não quer.
kkk pode ser pq ela tinha 12 anos qdo o conheceu
Também acho 😂😂😂😂
Tb fiquei desconfiado.
Poderia virar um filme. Muitas histórias pra contar. Assim eles ganhariam um dinheiro. Cadê os roteiristas?
Está mais pra um documentário.
我也在中国读书我很喜欢这个历史
На сто процентов я согласен с тобой братан, это правда что ты написал. Спасибо
你在什么城市?
真的你也要这样的生活吗?
Elizangelo Cristovao 👊🏾
Elizangelo Cristovao estuda apenas
tem muito faltador de respeito em angola, se intrumeter assim no momento do casal falar besteira chamar de ndengue e ainda bater assim no corpo do outro
Dje Lorilay concordo com você, muita falta de respeito só pelo facto de ser estrangeiro e em destaque “chinesa” gozam muito com esse tipo de raça 😪
Mas eles são um casal lindo 👏🏻👏🏻
Esse tbm do nada porque quer foto atrevido yh kkkkkkkkkkkkkkkkk
ficou como o João voltou
foi na china voltou esqueceu la o portugues
É triste ver isso 🤦🏾♂️
Só gostei pk chinês é igualzinho a kikongo 😂😂😂😂😂😂 ..o chinês tirou voado mas lhe deixou a estrada...a estrada do kuyuyu
reportagem nula isso e normal
isso sim e contribuir com o racismo
Será que o João apareceu??
O Presidente é bom...kkkkkkkķkkk minha África🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️😢
Morri de rir nessa parte. Esse dos Santos é muito corrupto e eles achando o cara bom, bem se vê que em Angola aceitam qualquer porcaria e ficam satisfeitos. Se o Paul Kagame fosse presidente do País, era capaz de tratarem ele como o melhor presidente do universo.
o importante é ser feliz😍