Cargas ! Quais tipos disponíveis? Quando usar?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Quais são os tipos de cargas que podem ser usados na resina poliéster? Quando devo colocar e como escolher? Eles são usados tanto na resina cristal como na resina de laminação.
#poliester #fibradevidro #clovissakamoto #resinacristal #resinaortoftalica
Instagram: / clovissakamoto
Linkedin: / csakamoto
e-mail: clovis@reatividade.com.br
Canal sobre resina epóxi: / @clovis_sakamoto-resin...
Suas informações são muito úteis. Parabéns pela didática e estratégias de transmitir seu conhecimento.
Grato pelos elogios e por se inscrever e seja bem vindo!
Carga com termofixos
@diegodelima946 sim. É muito utilizado as cargas nos termofixos.
Conteúdo precioso no TH-cam!
Grato Zezito!
Ficou dúvida nenhuma, muito esclarecedor você, valeu. Já me escrevi.
Fico feliz em saber José e seja bem vindo!
Aula top! Ganhou mais uma inscrita! Quero aprender mais contigo! Valeu
Seja muito bem vinda Cris! Precisando estou a disposição!
clovis, muito enriquecedor o conteudo, poderia indicar cargas para estes dois casos: 1) aumentar a resistencia da resina poliester ao calor, 2) aumentar a resistencia mecanica da resina poliester
As cargas vão influenciar pouco o aumento da resistência térmica. No muito as cargas metálicas podem ajudar a dissimar umj pouco o calor. E resistència mecânica é muito relativo, pois pode ser cisalhamento, escoamento, abrasão, compressão, tração, flexão, etc... Cada carga tem uma caracteristica.
@@dicas_sobre_resina_poliester obrigado clóvis, sempre muito esclarecedor! A resistência no caso seria mais uma questão de ter uma "peça mais forte a quedas" por exemplo (uma peça de epoxi qdo cai segura, uma de poliester quebra, estilhaça, etc)
Neste caso, em vez de cargas, use um flexibilizador para ele não ficar com a dureza tão vitrea. Algumas possibilidades e ver no seu fornecedor a resina poliéster flexivel ou ainda flexibilizantes reativos como por exemplo o Flexpol 55 ou similar.
@@dicas_sobre_resina_poliester estou buscando na silaex o Flexpol 55 , mas não consigo comprar online... existe alguma forma direta de compra do produto? obs: não sou empresa, é possivel comprar da silaex como PF e nao PJ?
@@lekreator na fábrica só é comercializado no atacado, mas se for em pequena quantidade você falar com a Avipol (11) 5071-4496
Professor boa noite , poderia me dizer qual a diferença entre talco , quartzo, calcita , sílica , carbonato,
Por exemplo o que o talco da e o que ele tira na peça? , O que a sílica da e o que tira na peça etc ... ?
Eu tenho uma playlist ond falo sobre cargas em th-cam.com/play/PLZOPyY3Se5AC-wpLFD1i8RPTFjeY6WrdB.html
Nunca vi um vídeo sobre carga tão explicativo, excelente video, professor tenho umas duvidas será que poderia perguntar ou vai atrapalhar?!
Fuque a vontade em perguntar Maviael! Se eu souber te falo.
@@dicas_sobre_resina_poliester entao vamos la:
1° eu posso substituir uma manta de vidro, uma la de vidro por outros matérias, por exemplo retalho de pano, sisal, fibra de coco?
2° posso lâminar direto em cima de uma massa de modelar, ou uma oil clay ou até mesmo uma argila natural?
3° essas massas plásticas ou massas poliester podem ser feitas com a resina de laminaçao? Se sim, qual aditivos preciso colocar?
4° para uma laminaçao, qual cargas é melhor e mais baratas, com intuito de realmente baratear o máximo possível os custos, vendo que vai sair pessoas grandes!!!
@@maviaelbeserra948 vamos lá. 1-Poder pode porém ficará mais rigido com menor resistência mecânica. 2- sim é possível mas passe o desmoldante se quiser remover depois. 3- da massa plástica até dá para improvisar e se olhar com calma verá que aqui no canal tem um vídeo sobre massa plástica, já a massa poliéster é mais refinado e com outros componentes. 4- novamente se olhar no canal tem um vídeo que falo sobre cargas e se não for suficiente no outro canal que falo sobre epóxi tem mais 4 vídeos que falo sobre diversos aspectos na escolha de cargas.
@@dicas_sobre_resina_poliester professor desde ja agradeço pela força ai!!
Aula bem explicada. No caso para confecção de pias de cozinha por exemplo, qual carga usar? Quero entrar nesse ramo
Se for para marmore sintetico o mais comum é a calcita ou o pó de marmore.
Parabéns Clóvis, cheguei agora no seu canal e já estou inscrito. Duas perguntas?
1-Fabrico moldes para laminação. Daí uso muita massa plástica. Como fazer uma massa plástica para ficar fácil o lixamento, ficar mais fácil o acabamento?
2- No caso qual seria a porcentagem das cargas a utilizar por cada kg de massa pronta?
Seja bem vindo ao canal. Tem um vídeo que falo só sobre massa plástica aqui no canal que deve te ajudar.
@@dicas_sobre_resina_poliester já assisti a todos os seus vídeos. Mas nenhum fala de como fazer uma massa plástica de fácil lixamento. Só cita que podemos através das cargas fazer massas com dureza, usinavel e por aí vai.
@@moldartecconstrutoranaval7330 existem várias possibilidades de ter este resultado. A mais simples é aumentar o teor de talco.
Como fica a mistura da resina poliester com o pó da madrira. Posso utilizar fibrar o fundo dos canoas ou com o talco fica mais resistente.
Se a madeira estiver bem seca ele dará boa resistência pois como são fibras distribui melhor as forças. Agora se o que procura é dureza, aí o talco funciona melhor
Achei seu canal por acaso. Posso utilizar o que aprendi aqui para ensinar outros profissionais da pintura? Ganhou uma aluna assidua a partir de agora.
Seja bem vinda e use o conhecimento a vontade para espalhar para quem precisa.
A Dolomita, pode ser usada em resina epoxi, caso possa, qual seria a proporção?
Pode sim. Em teoria não tem limite. O que acontece é que quanto mais colocar mais "seco" e viscoso fica a mistura. Então quem determina a quantidade é quem mistura até a consistência que lhe convenier
Professor boa tarde blz , possivel fZer aditivo para melhorar fluxo do material e melhorar a linha de emenda com marca de gases ? , Diminuir reação a esses gases ? , Quais nomes dos aditivos ?
Ulzinho, não entendi direito sua duvida. Você usa o poliéster de que forma para necessidade de aditivação?
Preciso de uma carga que dá mais resistência a tração , .. mecânica , quais cargas e o que faz elas conseguiram dar isso a peça ?
Eu tenho uma playlist ond falo sobre cargas em th-cam.com/play/PLZOPyY3Se5AC-wpLFD1i8RPTFjeY6WrdB.html
cimento em pó ou bombril bem esfarelado dá mais resistência a quedas na peça de resina poliéster, e areia fina bem coada, será que a peça trinca se usar muito
Bastante criativo suas alternativas. Em todos estes casos você aumentará a dureza da resina. Então ele vai aumentar a resistência até um certo ponto. Se usar muito ele não vai trincar, mas é como colocar muita farinha no bolo. Ele perde liga e esfarela.
Amigo parabens pelo canal e profissionalismo !...faço copia de espadas em resina tipo thundercats....posso usar a resina mais barata a de cobertura misturada com calcita meio a meio...que vai dar uma dureza legal....estou pensando em custo benefício na quantidade..ja que vou pintar depois !...Ps existe algum pigmento que ja deixa a peça de resina com aspecto de metalizada já ?.....Obrigado ! abraço
Markson as cargas ajudam sim a diminuir custos, aumenta a dureza e peso. Existem pigmentos metálicos para se misturar a resina, porém quando se mistura cargas minerais ela apaga o tom. Funciona melhor com resina cristal sem cargas.
Excelente conteúdo, qual a carga mais recomendada para tirar moldes replicados de miniaturas colecionáveis, onde desejo peças com maior resistência, flexibilidade e também aumento do peso?
Flexibilidade já é um pouco dificil em poliéster. Se quiser um pouquinho de resiliência, poderia se pensar em pó de fibra de vidro.
@@dicas_sobre_resina_poliester Realmente flexibilidade já seria pedir demais, a intenção seria deixar ela menos quebradiça e mais resistente.
Quando você acrescenta a maioria das cargas minerais, você tende a deixar mais resistente. Então comece pelo mais simples e acessivel que é a calcita e o talco industrial. Provavelmente seu fornecedor de resina terá uma delas.
BOM dia, professor, aula top, professor deixa eu te fazer cuma pergunta , posso misturar a resina poliéster no pó de dolomita?
A principio sim. Não vejo problema. As cargas são inertes e não terão reação com a resina. Somente como reforçante.
@@dicas_sobre_resina_poliester OK professor , então eu posso usar o pó de dolomita ao invés de pó da calcita que não vou ter problema algum, professor essa Massa se torna bem rígida e resistente , quando misturada a resina poliéster com o pó da dolomita , ou o pó da calcita , fica bem resistente?
Isso vai variar em função da dureza do mineral da graulometria e do teor. No meu canal sobre epóxi tem um video para cada um destes assuntos.
Clóvis, cada vez que revejo seus vídeos mais te admiro. Uma dúvida: O que é, na verdade, o AEROSIL? São esferas de vidro ocas?
Aerosil é um nome comercial de uma sílica pirogênica amorfa. Ela é muito utilizada como espessante e tixotropico.
Obrigado, Clóvis. Sempre gentil. Abraços.
Qual o volume que pode ser usado de cada carga destas?
Sei que a resposta pode ser complexa mas já ficaria feliz com a do talco industrial.
Zezito, na verdade não existe um limite. O que acontece é que quanto mais se coloca, mais grosso fica a mistura, até chegar um ponto em que não terá mais liga. Então o máximo é o quanto você sentir que ainda está bom para aplicar.
Excelente conteúdo!! Gesso é uma carga possível?
Até pode, mas costuma ser um produto caro para essa finalidade.
Olá Clovis! Muito esclarecedor o vídeo! Qual a melhor carga para se utilizar, caso eu queira uma característica no final bem resistente?
Resistência e muito variável Paulo. Tem que ver Resistência em que sentido. Cada carga dá propriedades diferentes. Não tem uma que sirva para qualquer aplicação.
Magnesita e uma boa carga? Como usar com resina para fabricação de baús e paralamas de moto/triciclo?
Valter, tem que ver o que você chama de bom. É uma carga mineral a base de carbonato de magnesio. Mas para fabricação das peças que comenta, normalmente é feito em composito.
Manchas pretas , e marca de fluxo , existem diferenças entre metálico , perolado ? , Estou tentando injetar prata , está dando marca de fluxo e de linha de emenda aliviei o máximo preciso de aditivos que melhora isso
Ulzinho, não entendi direito sua duvida. Você usa o poliéster de que forma para necessidade de aditivação?
Eu posso misturar pó..de .carbeto de silício na resina poliéster.... Desde já agradeço ☺️
Pode sim. Não vejo impedimento. Vai ter uma peça com dureza alta.
@@dicas_sobre_resina_poliester obrigado Clóvis
Não há de que!
Ganhou um escrito, estou fazendo um coletor de admissão motor 2 tempo , estou pensando em usar resina poliéster e manta fibra de vidro picotado bem pequeno , estou correto na escolha visando resistência mecânica tipo vibração e temperatura? E o que vc aconselharia ? Abraços
André quanto a resistência à vibração ok, Em relação a térmica vai depender de quantos graus chega pois o poliéster mais comum ortoftálica não deve trabalhar mais que 70° C.
Calcita revestida micronizada ( é a mesma coisa de carbonato de cálcio micronizada)? Qual a malha que devo pedir? Se vc souber onde.eu encontro na região nordeste mais precisamente RN ou PB pois hoje não estou encontrando a mesma.
Não as revestidas sofrem tratamentos para ter uma característica diferenciada da partícula. Normalmente mais usada na área médica e de cosméticos, e consequentemente mais caro. Já só micronizada é simplesmente o mineral moído e mais acessível.
Olá Clóvis! Conteúdo precioso! Muito obrigada por compartilhar conosco! Qual melhor carga a se utilizar caso eu queira uma característica mais plástica?
A maioria das cargas tendem a enrijecer a resina. Na verdade eu deixaria sem cargas minerais e partiria para mistura com resina flexível.
@@dicas_sobre_resina_poliester Obrigada!
@@FrancieneCoradi não há de que.
Qual carga deixa a peça mais pesada?
Normalmente as cargas metálicas tendem a ter peso especifico maior. Se a questão é só o maior peso, pode ser pó de chumbo por exemplo, e se o custo não for um problema pó de ouro.
Tenho mterial TPU , nao estou conseguindo eliminar 100 % umidade estou usando secaofr convencional, quais cargas poderia usar para tirar umidade e quando uso como funciina ?
A maioria do processo de eliminação de umidade em termoplásticos é por secagem convencional com calor ou frio. Em termofixos existem as silicas conhecidas como peneira molecular para "esconder" a umidade e não reagir no processo. Porém costuma ser sistemas a frio ou baixo aquecimento.
Caramba, Você sabe muito. Adorei. Posso usar aerosil 200 cerca de 1% a 3% para dispersar pigmento com óleo de linhaça para fazer tinta a óleo artística ? Ou Caulim é melhor ? Obrigado
Luciano, não entendi direito sua fórmula. Normalmente o Aerosil é só um espessante. Se for essa finalidade ok. As tintas a óleo usam diversos tipos de óleos secativos para atuarem junto com uma resina alquidica. E as cargas fora a finalidade de espessamento servem também para dar camadas de textura e cobertura.
@@dicas_sobre_resina_poliester Olá Clóvis boa tarde
Estou criando uma tinta a óleo artística artesanal com alto poder de pigmentação, cada pigmento tem um nível de absorção de óleo, é necessário um espessante em diferentes proporções. Ex amarelo de cádmio, azul ultramar e carmim,.
Eu faço a dispersão com moleta de vidro.
A formulação é: Pigmento óleo de linhaça, cártamo ou papoula óleos secativos.
Depois da dispersão coloco numa bisnaga de alumínio. Busco uma carga que evite a separação do óleo e pigmento, tendo uma tinta mais coesa e equilibrada que também evite o escorrimento.
O Aerosil 200 pode suprir essa necessidade de evitar a separação do óleo e pigmento?
Desculpe se me alonguei.
Obrigado
Uma carga que ajuda a espessar e tem grande absorção de óleo é o carbonato de calcio precipitado.
@@dicas_sobre_resina_poliester o nome comercial do Carbonato de cálcio precipitado seria calcita ou outro nome? Como ou onde poderia encontrar?
Olha eu uso calcita mas fica mais parecido com um plastico
Vejo produtos em resina que parecem uma pedra Queria saber qual carga usar para ter esse resultado obrigado.
Use cargas mais duras como o quartzo.
É possível fazer resina
Vc tem a fórmula?
Infelizmente não é tão simples pois é necessário um reator e equipamentos de laboratório para analisar cada etapa antes de prosseguir para a próxima.
A massa poliéster é feita com estas
Micro esfera de vidro na sua composição? Sim ou não?
Se for a light (ou leve). Sim!
@@dicas_sobre_resina_poliester tá e se for aquela octano da anjo sabe também é feita com esse vidro
@@dicas_sobre_resina_poliester essa poliéster leve que vc fala é a de
acabamento e a de enchimento é feito do que
@@user-s5k não conheço esse octano para opinar. Sobre a massa comum, no canal tem um vídeo falando só sobre massa plástica.
Posso utilizar gesso como carga
Pode, não vejo problema. Também não vejo vantagem.
A dolomita pode ser usada na resina poliéster?
Sim com certeza.
Bom dia! Obrigado pelo vídeo , preciso que a resina tenha dureza de osso então qual carga devo usar ?
Adriano, o mais próximo é a calcita . Que é o carbonato de cálcio natural.
@@dicas_sobre_resina_poliester muito obrigado pelo esclarecimento.
@@adrianoaparecidodasilva185 não há de que.
Esses dois seriam as cargas que mais aumentariam a dureza da resina ???
Ola é possivel usar gesso como carga ou cimento como carga? e ter
Um resultado parecido com a calcita ?
Alexandro, possível é. Mas terá caracteristicas diferentes em relação a calcita.
oi Clovis beleza, a massa poliéster usa qual carga? dependendo das poliméricas elas flutuam na resina? valeu...
David, sobre a massa eu explico no vídeo th-cam.com/video/F71qt95gBZ0/w-d-xo.html .Sim algumas cargas de baixa densidade flutuam. Não necessariamente só as poliméricas.
@@dicas_sobre_resina_poliester oi, já conhecia, eu falo desta massa nova vi que as duas usa resina poliester acho que a garga que e diferente ela é macia de lixar 👍
@@pangeia1010 em muitos casos o que muda é a granulometria e em alguns casos mais nobre se mistura um pouco de microesfera oca.
Ola poderia me dizer se posso usar como carga o po de marmore?? Obrigado
Sim pode, desde que esteja bem seco.
Estou recebendo pigmento perolado prata só ele da essa marca preta alguns ângulos da peça , e linha de emenda , preciso aditivo para fluir melhor material , e pra eliminar o tipo perolado a marca preta ou aliviar isso , quais os nomes ?
Ulzinho, não entendi direito sua duvida. Você usa o poliéster de que forma para necessidade de aditivação?
@@dicas_sobre_resina_poliester estou com marcas de fluxos de injeção na peças , peça que injeto é PP copolímero virgem código 442 , fluidez 8 , aditivo para melhorar fluidez existe tipos quais são os melhores ? , peça filtro frontal ponto injeção no meio da peça , bico quente
Infelizmente Ulzinho, minha especialidade são resinas termofixas. Não tenho um conhecimento aprofundado em termoplásticos. Inclusive este canal é só sobre resina poliéster insaturado.
Olá calcita,calcário e po marmore são da mesma familia?
Glauber, calcita é carbonato de calcio em sua maior composição. Já o calcario e o pó de marmore, tem carbonato de calcio, mas misturado com outros minerais.
Sei que ele não falou, mas a dolomita, server?
@@ramonferbe5617 serve sim como as outras cargas minerais
Boa noite, posso usar gesso como carga?
Diego, pode. Mas existem cargas minerais mais baratas.
@@dicas_sobre_resina_poliester carga mais barata que gesso? O kilo do gesso sai em média R$ 0,40 o kilo, enquanto por exemplo, o talco sai a R$ 3,00 kl.
@@makabybenyossef4161 ok. Você realmente tem um preço muito bom. Em alguns lugares ele é bem mais caro. Já vi também quem usasse gesso seco moído e pó de mármore
Ótimo conteúdo. Ao meu ver, não precisa de fundo musical, incomoda.
Grato pela contribuição. Já eliminei nos videos mais recentes.
👍🤝👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😀
👍👍👍
Dicas ótimas, mas podia tirar essa música
Obrigado Marina. Nos vídeos mais novos já retirei.