🏆E o que você acha desse desprezo que o Oscar tem por filmes de terror? Veja também o vídeo sobre filmes de Stephen King no Oscar: th-cam.com/video/Pm4o6MncAC4/w-d-xo.html 😄
Os filmes são ruins mesmo, raro aparecer algo marcante nessa categoría. O Oscar não premiou O Exorcista que, a meu ver, é o melhor filme de Terror já feito, vai premiar essas bobagens feitas hoje em dia? Nunca.
@@cinecromiaA tal "Arte Classica" detesta qdo o espectador/publico/contemplador perde a "lucidez" na integração com a Arte. A "boa arte" é aquela que revela/enaltece o Belo, seja apenas de ponto de vista estético, ou do ponto de vista metafísico. Ou seja, que traz à alma o senso de Justiça, do Bom, do heroico, do sobre humano. Por isso os Dramas e melodramas, oriundos diretos da Tragédia são os tipos mais aceitos na "Alta Arte". Pois, através do sofrimento da alma o ser humano consegue alcançar a purificação do espírito. O "bom ator" é aquele que traz as questões da alma pela verossimilhança e nos mostra como transcender. Ou através da superação do conflito principal que passa a personagem, ou se purificando através do efeito trágico. Isso é o "Belo". Já o Terror, assim como na comédia, é justamente o oposto disso tudo. Esse gênero traz à cena o que há de mais humano e carnal em nós O Terror é um grande espelho que mostra nossa animalidade. Nossa relação direta com o Animal que nos habita e que faz com que sejamos humanos. Por isso, não é considerado Belo. Na verdade, é o oposto do Belo. É o Horror. A desfiguração do corpo, a revelação do interiror, mas não de um interior metafísico. Não fala da alma e sim das vísceras. O Terror nos coloca em igualdade a qq animal que habita o planeta. Sem filtro, sem comedida. Revela nossos medos, nossas fraquezas. E, principalmente, celebra o fim da Vida, através das mortes animalescas e brutais e, nos filmes mais sofisticados, apesar de não mostrar, exatamente viceras e mortes violentas, nos traz o pânico de saber que ela (a morte) é o nosso destino único e que mora ao lado. Por esses motivos, o Terror é tão ignorado pela 7ª Arte, pelo Teatro, pela teledramaturgia... pq incomoda. Não nos emociona e nem nos torna semi-deuses, mas nos coloca, pela deformação possível, no lugar de simples humanos mortais.
O mesmo discurso podemos falar sobre a Comédia. É basicamente a mesma estrutura, pegando outros pontos das emoççoes e é igualmente ignorado pelo Oscar. E olha que a Comédia existe no mesmo tempo que a Tragédia. É um dos gêneros pilares da Arte... Mas é vista como um gênero menor, pelos mesmos motivos...
Cara, perfeito o seu comentário! A comédia passa por problemas bem semelhantes ao terror por serem gêneros muito diretos nas reações que querem provocar. Ótima analogia 👏
@@OvelhaRosa418Eu acho Forrest Gump engraçado e levou o Oscar, na verdade passou o rodo. Com certeza um dos filmes que mais explorou as mais distintas emoções.
Hojê em dia, acredito que o gênero da comédia nem pode ser escrito ou dirigido de verdade, filmes como "Todo Mundo em Pânico", "Um Gigolô por Acidente", "As Branquelas"; são proibidos por conter escárnio social da trivialidade questinável- " Tema Preconceito", filmes "politica e socialmente não aprovados". E comédia É PEGAR esses temas de raça, cor, gênero, nacionalidade e cultura e esculhanbar de forma ofensiva e irônica mesmo, pois é para a sociedade ver o quanto essas coisas são triviais o que importa é rir de sí mesmo. E nem isso é mais aceito.
Vale a pena lembrar que Ruth Gordon ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme “O Bebê de Rosemary”. E que Jerry Goldsmith ganhou o Oscar de trilha sonora pelo filme “A Profecia”. Também Sissy Spacek e Piper Laurie foram indicadas ao Oscar por “Carrie”. assim como Linda Blair, Ellen Burstyn e Jason Miller por “O Exorcista”. Toni Collettr é Halley Joel Osment foram indicados por “O Sexto Sentido” e Daniel Kalunga por “Corra!”. Janet Leigh também havia sido indicada ao Oscar por “Psicose”. Isso me traz uma percepção de que a academia reconhece sim uma boa atuação. Quando o filme realmente é bom. O que vemos, hoje em dia, são franquias e mais franquias sem originalidade, roteiros confusos e apenas sustos. Não há muito cuidado estético, os diretores não buscam uma atmosfera de terror, os roteiros não são bons e histórias pouco originais. Para mim o único diretor que consegue isso, hoje em dia, é o Mike Flanagan (Doutor Sono, A Maldição da Mansão Hill).
Ao mesmo passo que existem esses nomes, vamos concordar que eles são muito mais pontuais do que, por exemplo, atores em filmes de drama, correto? E mais uma vez, existem grandes diretores, por exemplo, que nunca foram nomeados ou sequer venceram o Oscar, entre eles Kubrick, Hitchcock, Welles etc. Portanto, ressalto que a premiação não prestigia aquilo que "realmente é bom". E discordo quando afirma que hoje em dia existem franquias sem originalidade com roteiros confusos e apenas sustos. Se for abordar somente o cinema de terror dos EUA, existem ótimos filmes recentes, como Corra, A Bruxa, Suspiria, Invocação do Mal, O Farol, Creep, Assim na Terra como no Inferno, A Visita, Corrente do Mal etc. só nessa lista você vê uma variedade de estilos e propostas de terror. Sobre Mike Flanagan, gosto muito do trabalho dele. Atualmente é um dos meus diretores de terror favoritos, apesar de eu discordar de que ele é o único que consegue fazer bons filmes de terror atualmente.
Mas sejamos sinceros. Mesmo amando o terror, a grande maioria dos filmes peca por falta de originalidade, de profundidade dos personagens e até por atuações ruins. O foco é causar medo pelo medo, ou principalmente sustos. Os filmes citados que foram indicados ou O Silêncio dos Inocentes que ganhou as principais categorias, vão além do terror, o que é algo positivo. Na minha opinião, Hereditário merecia indicações, pois além do medo, aborda o luto e tem atuações incríveis e qualidade técnica invejável, além de ser original no que propõe. Gosto de filmes que são só entretenimento, mas aqueles que têm profundidade e me fazem pensar, gosto mais ainda (e lembro bem mais depois)
Então, eu não acho que falta originalidade no terror. É possível citar vários filmes recentes que tem abordagens completamente diferentes dentro desse gênero, que usam os códigos do terror de maneiras criativas e interessantes. Sobre Hereditário, concordo, no mínimo a atriz principal do filme merecia maior reconhecimento. Ela foi muito bem naquele papel!
Eu amo filme de terror, concordo com muita coisa dita no vídeo, mas acho que eles são bons partindo de uma perspectiva muito particular.Por exemplo, eu amo "Pânico na floresta" , "o bebê assassino" , " sexta feia 13".O que caracteriza um "bom" filme de terror não é necessáriamente um diálogo profundo, dramas psicólogos, uma fotografia impecável, efeitos especiais arrebatadores , mas a quantidade de maldade , perseguição, tortura, etc.O curioso é que você quase não vê atores famosos e renomados , atuando em filmes de terror, porquê o "protagonista" do terror é o próprio terror nele envolvido.
Exatamente, Carlos. O terror muitas vezes trabalha em cima da simplicidade, com uma dinâmica direta. Porém mesmo sendo simples, o terror tem capacidade de atingir profundamente a experiência de se assistir a um filme. Valeu pelo comentário, gostei bastante dos pontos que você trouxe!
Realmente, o Oscar tem alguns problemas. Acho legal assistir e ver pelo entretenimento em si, mas é importante mesmo entender que o Oscar não é sinônimo de qualidade.
Concordo com sua argumentação e acrescento outro nicho de preferência do Oscar: dramas de guerra. Todo ano é sempre a mesma coisa, os mesmos estilos, autores e estúdios. Não à toa essa festividade está perdendo prestígio.
Exatamente. A gente percebe que há um certo padrão de filmes e de gêneros que são preferência no Oscar. E num país cuja indústria armamentista é poderosa, nada mais natural que o Oscar dê grande destaque a filmes de guerra.
Como eu gosto de variar os filmes que assisto quase sempre nos meus streaming tenho um filme de terror, um de comédia e algum que foi premiado. E realmente, raramente comédia e terror são premiados, mas ainda assim é mais fácil ver um filme que se classifica como comédia ser premiado do que de terror.
É verdade. Estou bem curioso para ver se no próximo Oscar teremos algum terror pintando nas categorias principais. Seria uma novidade, já que a última vez que isso aconteceu foi há 7 anos com Corra.
Há vários gêneros que o Oscar desaprova, quêm nunca assistiu um belo filme que vc ficou submerço até o final e se surpreendeu? Filme bom é aquele que você identifica os personagens como se fossem reais e isso faz um marco positivo na sua vida ou abre a sua mente. Grande exemplo é o "O Senhor dos anéis" teve oscar, "Matrix" não, "Harry Potter" não, "O Aviador" não, "Shreck" sim, "Final Fantasy e Final Fantasy 7 AD.C." não... Até recentemente a Prime Video teve um filme que ganhou oscar "Todas as coisa...eseilá+oquê!", no mesmo ano a Netflix lançou " Escola do Bem e do Mal" e não recebeu, tamabém tem o "Rebel Moon", nada também, ou "Rua do Medo"; filmes atemporais e ótimos, mas nenhuma indicação. Já o MTV Movie Awards, esse sim premiavas(não sei se ainda existe) o que era sucesso em bilheteria, pois se o povo adora, porque não premiar?
O segundo filme eu não conheço, mas se Silêncio dos Inocentes não pode ser considerado um filme de terror, então isso prova ainda mais o ponto do vídeo.
Louca Obsessão (Misery), que deu o Oscar a Kathy Bates. Ambos são filmes de suspense. Silêncio dos Inocentes não trata de nada sobrenatural. É uma agente do FBI em busca de um serial Killer.
@@cinecromiaO Silêncio dos Inocentes é terror sim, se pesquisar vai ver que em todos os veículos de mídia como New York Times é reconhecido como único terror a vencer o Oscar de Melhor Filme
Muito obrigado pelo comentário! Faz parte, é normal não gostar de determinados gêneros. Mas fico feliz que apesar disso você tenha assistido e gostado do vídeo. Volte sempre!
Faz total sentido essa correlação que você fez com A Substância. 😄 Fico feliz que o vídeo tenha trazido uma ideia melhor sobre os problemas que o terror enfrenta em premiações.
@@HorsemansStudios amigo, discordo. A maioria dos filmes de terror lançados são ruins. Só sendo muito fã pra ver qualidade neles. Um ou outro chega a no máximo ser regular. Bons mesmo, artisticamente falando, são raros e ocorrem uma ou duas vezes por década.
Entendo seu ponto de vista mas tendo a discordar, pois o argumento parte do principio de que o Oscar preza por qualidade, e na realidade isso não acontece. Temos diversos exemplos até de grandes diretores que nunca venceram o Oscar mesmo tendo obras importantíssimas em seu currículo. Chaplin, Hitchcock, Orson Welles, Stanley Kubrick nunca venceram o Oscar. Eu acredito que ninguém dirá que eles são ruins. Nesse sentido, a gente percebe que se tem uma coisa que o Oscar não preza, é a qualidade. E sobre o tema do vídeo, eu demonstro que o problema com o terror não é a qualidade e sim como a academia enxerga o gênero, citei alguns filmes excelentes de terror que sequer venceram a premiação ou foram nomeados: Psicose, O Iluminado, Enigma de Outro Mundo, Massacre da Serra Elétrica. Se colocarmos na ponta do lápis quantos filmes no total já foram indicados no Oscar, e quantos de terror especificamente foram, é algo discrepante e isso não diz respeito a qualidade como demonstrei no meu comentário e durante todo vídeo, mas sim com o fato do terror ser enxergado como uma expressão menos artística, menos merecedora de reconhecimento, por ser um gênero cru, sujo e que atinge diretamente o corpo do espectador. Muito obrigado pelo comentário e por expor sua opinião. Com certeza contribuiu para que possamos nos aprofundar nos temas abordados no video! 😄
A tal "Arte Classica" detesta qdo o espectador/publico/contemplador perde a "lucidez" na integração com a Arte. A "boa arte" é aquela que revela/enaltece o Belo, seja apenas de ponto de vista estético, ou do ponto de vista metafísico. Ou seja, que traz à alma o senso de Justiça, do Bom, do heroico, do sobre humano. Por isso os Dramas e melodramas, oriundos diretos da Tragédia são os tipos mais aceitos na "Alta Arte". Pois, através do sofrimento da alma o ser humano consegue alcançar a purificação do espírito. O "bom ator" é aquele que traz as questões da alma pela verossimilhança e nos mostra como transcender. Ou através da superação do conflito principal que passa a personagem, ou se purificando através do efeito trágico. Isso é o "Belo". Já o Terror, assim como na comédia, é justamente o oposto disso tudo. Esse gênero traz à cena o que há de mais humano e carnal em nós O Terror é um grande espelho que mostra nossa animalidade. Nossa relação direta com o Animal que nos habita e que faz com que sejamos humanos. Por isso, não é considerado Belo. Na verdade, é o oposto do Belo. É o Horror. A desfiguração do corpo, a revelação do interiror, mas não de um interior metafísico. Não fala da alma e sim das vísceras. O Terror nos coloca em igualdade a qq animal que habita o planeta. Sem filtro, sem comedida. Revela nossos medos, nossas fraquezas. E, principalmente, celebra o fim da Vida, através das mortes animalescas e brutais e, nos filmes mais sofisticados, apesar de não mostrar, exatamente viceras e mortes violentas, nos traz o pânico de saber que ela (a morte) é o nosso destino único e que mora ao lado. Por esses motivos, o Terror é tão ignorado pela 7ª Arte, pelo Teatro, pela teledramaturgia... pq incomoda. Não nos emociona e nem nos torna semi-deuses, mas nos coloca, pela deformação possível, no lugar de simples humanos mortais.
Cara, seu comentário foi certeiro. Um ótimo complemento ao conteúdo do vídeo. Muito obrigado pela participação e por acrescentar tão bem a essa discussão!
No vídeo eu mostro que somente 5 filmes de terror desde 1929 foram indicados a melhor filme, e somente 1 filme de terror venceu o Oscar de Melhor Filme... será que só existe um único filme bom de terror na história dos EUA?
Alien é um dos meus filmes de terror favoritos, e é um dos mais importantes e revolucionários do gênero. Faz uma mescla de ficção científica com terror que se tornou base pra muita coisa que veio depois.
A cerimônia do Oscar não vai declarar a simpatia que possui pelo terror.🥴 Vou ser conspiracionista. Muito do que e retratado por esse gênero, acontece igual ou pior que a ficção. E Hollywood está intimamente a par de tudo.
Exatamente. O Oscar até pode trazer uma popularidade ao filme por conta da fama e do marketing do evento. Mas como falei no vídeo: o Oscar não é uma premiação do cinema mundial, se trata de uma premiação que é feita para destacar a industria do seu próprio país. Por isso é raríssimo um filme de outro país vencer na categoria principal de Melhor Filme, e por isso também que filmes estrangeiros não precisam da validação do Oscar para serem bons filmes. Eles são bons com ou sem esse prêmio. Valeu pelo comentário! 😄
Discordo em parte. Claro que tem filmes de terror espetaculares, como esses que você citou. Exorcista, o iluminado, A profecia. Dos mais recentes. Hereditário, a Bruxa, o primeiro invocação do mal entre outros. O problema do gênero, é que a maioria é muito ruim. Sempre na tentativa de te dar sustos, quando deveria primar pela qualidade de te envolver na trama.
Discordo quando é dito que "a maioria dos filmes de terror é muito ruim", porque todo gênero tem filmes ruins e filmes bons, e não é possível mensurar que a maioria é ruim... sendo somente um ponto de vista subjetivo. Além disso, não há problema em um filme de terror querer te dar um susto. Faz parte das características do gênero. A grande questão é como esses códigos do terror, como o jumpscare, são aplicados na prática. O fato do terror tentar assustar o espectador não significa que o filme não preze por qualidade ou envolver a pessoa na trama, às vezes o próprio susto faz parte dessa imersão. Uma coisa não anda separada da outra. Obrigado pelo comentário!
Eu penso que você viajou foi muito nas ideias. O fato é que se o filme for bom com bom roteiro e boas atuações ele pode ganhar e ganha prêmios sim vide O exorcista, silêncio dos inocentes, Misery. Mas as maiorias das produções são classificadas de b por serem de fato ruins, roteiro ruim, atuações ridículas e etc. Até eu que nem sei de porra nenhuma como dizia minha avó não daria prêmio de melhor roteiro ou atriz pra sexta feira 13
Não viajei. O Oscar não é parâmetro de qualidade, conforme demonstrei no vídeo. Generalizar o terror como “produções ruins, roteiro ruim, atuações ridículas” é reduzir a nada um gênero que possui tantos filmes bons como qualquer outro.
Discordo. Conforme demonstrei no vídeo, o Oscar não preza por qualidade. Se fosse esse o critério, filmes como O Iluminado, Alien, Massacre da Serra Eletrica, Engima de Outro Mundo, por exemplo, teriam recebido, no mínimo, alguma indicação importante. Existem diretores importantes que nunca venceram a premiação ou sequer foram indicados, como Stanley Kubrick, Orson Welles e Alfred Hithcock. Você diria que esses filmes e esses diretores não foram indicados porque são ruins? rs
@@cinecromia Falei 90%. Quando o terror estava em alta nos anos 90, era um filme pior que o outro (filmes como Criação Monstruosa, A Maldição de Samanta, e tantas outras porcarias lançadas na época). Esses filmes e diretores que você citou são os clássicos e são minoria.
Eu acho que é um falso intelectualismo, porque quem compreende o cinema como uma arte que abrange todos os gêneros, não tem esse preconceito com o terror.
🏆E o que você acha desse desprezo que o Oscar tem por filmes de terror? Veja também o vídeo sobre filmes de Stephen King no Oscar: th-cam.com/video/Pm4o6MncAC4/w-d-xo.html 😄
Os filmes são ruins mesmo, raro aparecer algo marcante nessa categoría. O Oscar não premiou O Exorcista que, a meu ver, é o melhor filme de Terror já feito, vai premiar essas bobagens feitas hoje em dia? Nunca.
Eu não vejo desprezo da academia nenhum em nenhuma categoria. Sinto muito.
@@cinecromiaA tal "Arte Classica" detesta qdo o espectador/publico/contemplador perde a "lucidez" na integração com a Arte.
A "boa arte" é aquela que revela/enaltece o Belo, seja apenas de ponto de vista estético, ou do ponto de vista metafísico. Ou seja, que traz à alma o senso de Justiça, do Bom, do heroico, do sobre humano. Por isso os Dramas e melodramas, oriundos diretos da Tragédia são os tipos mais aceitos na "Alta Arte". Pois, através do sofrimento da alma o ser humano consegue alcançar a purificação do espírito. O "bom ator" é aquele que traz as questões da alma pela verossimilhança e nos mostra como transcender. Ou através da superação do conflito principal que passa a personagem, ou se purificando através do efeito trágico. Isso é o "Belo".
Já o Terror, assim como na comédia, é justamente o oposto disso tudo. Esse gênero traz à cena o que há de mais humano e carnal em nós
O Terror é um grande espelho que mostra nossa animalidade. Nossa relação direta com o Animal que nos habita e que faz com que sejamos humanos. Por isso, não é considerado Belo. Na verdade, é o oposto do Belo. É o Horror. A desfiguração do corpo, a revelação do interiror, mas não de um interior metafísico. Não fala da alma e sim das vísceras. O Terror nos coloca em igualdade a qq animal que habita o planeta. Sem filtro, sem comedida. Revela nossos medos, nossas fraquezas. E, principalmente, celebra o fim da Vida, através das mortes animalescas e brutais e, nos filmes mais sofisticados, apesar de não mostrar, exatamente viceras e mortes violentas, nos traz o pânico de saber que ela (a morte) é o nosso destino único e que mora ao lado.
Por esses motivos, o Terror é tão ignorado pela 7ª Arte, pelo Teatro, pela teledramaturgia... pq incomoda. Não nos emociona e nem nos torna semi-deuses, mas nos coloca, pela deformação possível, no lugar de simples humanos mortais.
O mesmo discurso podemos falar sobre a Comédia. É basicamente a mesma estrutura, pegando outros pontos das emoççoes e é igualmente ignorado pelo Oscar. E olha que a Comédia existe no mesmo tempo que a Tragédia. É um dos gêneros pilares da Arte... Mas é vista como um gênero menor, pelos mesmos motivos...
Cara, perfeito o seu comentário!
A comédia passa por problemas bem semelhantes ao terror por serem gêneros muito diretos nas reações que querem provocar. Ótima analogia 👏
Se não me engano o filme Kung Fusão que é de comédia, foi indicado ao Oscar na época
@@OvelhaRosa418Eu acho Forrest Gump engraçado e levou o Oscar, na verdade passou o rodo. Com certeza um dos filmes que mais explorou as mais distintas emoções.
Hojê em dia, acredito que o gênero da comédia nem pode ser escrito ou dirigido de verdade, filmes como "Todo Mundo em Pânico", "Um Gigolô por Acidente", "As Branquelas"; são proibidos por conter escárnio social da trivialidade questinável- " Tema Preconceito", filmes "politica e socialmente não aprovados". E comédia É PEGAR esses temas de raça, cor, gênero, nacionalidade e cultura e esculhanbar de forma ofensiva e irônica mesmo, pois é para a sociedade ver o quanto essas coisas são triviais o que importa é rir de sí mesmo. E nem isso é mais aceito.
Vale a pena lembrar que Ruth Gordon ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme “O Bebê de Rosemary”. E que Jerry Goldsmith ganhou o Oscar de trilha sonora pelo filme “A Profecia”.
Também Sissy Spacek e Piper Laurie foram indicadas ao Oscar por “Carrie”. assim como Linda Blair, Ellen Burstyn e Jason Miller por “O Exorcista”. Toni Collettr é Halley Joel Osment foram indicados por “O Sexto Sentido” e Daniel Kalunga por “Corra!”. Janet Leigh também havia sido indicada ao Oscar por “Psicose”. Isso me traz uma percepção de que a academia reconhece sim uma boa atuação. Quando o filme realmente é bom. O que vemos, hoje em dia, são franquias e mais franquias sem originalidade, roteiros confusos e apenas sustos. Não há muito cuidado estético, os diretores não buscam uma atmosfera de terror, os roteiros não são bons e histórias pouco originais. Para mim o único diretor que consegue isso, hoje em dia, é o Mike Flanagan (Doutor Sono, A Maldição da Mansão Hill).
Sim, igual outros citando comédia, Forrest Gump tem muito humor e fez o limpa no Oscar. A qualidade foi trocada pela quantidade, e isso é inegável.
Ao mesmo passo que existem esses nomes, vamos concordar que eles são muito mais pontuais do que, por exemplo, atores em filmes de drama, correto? E mais uma vez, existem grandes diretores, por exemplo, que nunca foram nomeados ou sequer venceram o Oscar, entre eles Kubrick, Hitchcock, Welles etc.
Portanto, ressalto que a premiação não prestigia aquilo que "realmente é bom".
E discordo quando afirma que hoje em dia existem franquias sem originalidade com roteiros confusos e apenas sustos.
Se for abordar somente o cinema de terror dos EUA, existem ótimos filmes recentes, como Corra, A Bruxa, Suspiria, Invocação do Mal, O Farol, Creep, Assim na Terra como no Inferno, A Visita, Corrente do Mal etc. só nessa lista você vê uma variedade de estilos e propostas de terror.
Sobre Mike Flanagan, gosto muito do trabalho dele. Atualmente é um dos meus diretores de terror favoritos, apesar de eu discordar de que ele é o único que consegue fazer bons filmes de terror atualmente.
Mas sejamos sinceros. Mesmo amando o terror, a grande maioria dos filmes peca por falta de originalidade, de profundidade dos personagens e até por atuações ruins. O foco é causar medo pelo medo, ou principalmente sustos. Os filmes citados que foram indicados ou O Silêncio dos Inocentes que ganhou as principais categorias, vão além do terror, o que é algo positivo. Na minha opinião, Hereditário merecia indicações, pois além do medo, aborda o luto e tem atuações incríveis e qualidade técnica invejável, além de ser original no que propõe. Gosto de filmes que são só entretenimento, mas aqueles que têm profundidade e me fazem pensar, gosto mais ainda (e lembro bem mais depois)
Então, eu não acho que falta originalidade no terror. É possível citar vários filmes recentes que tem abordagens completamente diferentes dentro desse gênero, que usam os códigos do terror de maneiras criativas e interessantes.
Sobre Hereditário, concordo, no mínimo a atriz principal do filme merecia maior reconhecimento. Ela foi muito bem naquele papel!
O gênero terror é tão bom e único que ele precisa de uma premiação só dele.
Vamos criar, o gênero mais legal merece kkkkkkkk
Eu amo filme de terror, concordo com muita coisa dita no vídeo, mas acho que eles são bons partindo de uma perspectiva muito particular.Por exemplo, eu amo "Pânico na floresta" , "o bebê assassino" , " sexta feia 13".O que caracteriza um "bom" filme de terror não é necessáriamente um diálogo profundo, dramas psicólogos, uma fotografia impecável, efeitos especiais arrebatadores , mas a quantidade de maldade , perseguição, tortura, etc.O curioso é que você quase não vê atores famosos e renomados , atuando em filmes de terror, porquê o "protagonista" do terror é o próprio terror nele envolvido.
Exatamente, Carlos. O terror muitas vezes trabalha em cima da simplicidade, com uma dinâmica direta. Porém mesmo sendo simples, o terror tem capacidade de atingir profundamente a experiência de se assistir a um filme.
Valeu pelo comentário, gostei bastante dos pontos que você trouxe!
Tô começando a achar que não ser indicado/Ganhar o Oscar é o maior Prêmio. Eles premiam cada bomba
Realmente, o Oscar tem alguns problemas. Acho legal assistir e ver pelo entretenimento em si, mas é importante mesmo entender que o Oscar não é sinônimo de qualidade.
o oscar é o grammy dos filmes, só serve pra prevalecer o gosto e visão elitistas
Na torcida por A SUBSTÂNCIA!! ❤❤
Será que vem pelo menos indicação? Seria uma novidade depois de 6 anos desde a última indicação do terror com "Corra!".
O Massacre da serra elétrica merecia ser indicado, O Exorcista merecia ganhar
São filmes incríveis
o compilado de filmes pra fazer esse vídeo: ABSOLUTE CINEMA!
hahaha valeu! Tô separando a lista com os nomes dos filmes pra galera conferir.
Concordo com sua argumentação e acrescento outro nicho de preferência do Oscar: dramas de guerra. Todo ano é sempre a mesma coisa, os mesmos estilos, autores e estúdios. Não à toa essa festividade está perdendo prestígio.
Exatamente. A gente percebe que há um certo padrão de filmes e de gêneros que são preferência no Oscar. E num país cuja indústria armamentista é poderosa, nada mais natural que o Oscar dê grande destaque a filmes de guerra.
Filmes de comédia não costumam ser premiados também.
Realmente, Daiane! A galera levantou essa questão em outros comentários e faz todo sentido. Terror e Comédia são constantemente ignorados.
@@cinecromiaFicção-científica não chega ao nivel de esnobação do terror e da comédia. Mas costuma ser um genero esbobado tbm.
Como eu gosto de variar os filmes que assisto quase sempre nos meus streaming tenho um filme de terror, um de comédia e algum que foi premiado. E realmente, raramente comédia e terror são premiados, mas ainda assim é mais fácil ver um filme que se classifica como comédia ser premiado do que de terror.
É verdade. Estou bem curioso para ver se no próximo Oscar teremos algum terror pintando nas categorias principais. Seria uma novidade, já que a última vez que isso aconteceu foi há 7 anos com Corra.
Há vários gêneros que o Oscar desaprova, quêm nunca assistiu um belo filme que vc ficou submerço até o final e se surpreendeu? Filme bom é aquele que você identifica os personagens como se fossem reais e isso faz um marco positivo na sua vida ou abre a sua mente. Grande exemplo é o "O Senhor dos anéis" teve oscar, "Matrix" não, "Harry Potter" não, "O Aviador" não, "Shreck" sim, "Final Fantasy e Final Fantasy 7 AD.C." não... Até recentemente a Prime Video teve um filme que ganhou oscar "Todas as coisa...eseilá+oquê!", no mesmo ano a Netflix lançou " Escola do Bem e do Mal" e não recebeu, tamabém tem o "Rebel Moon", nada também, ou "Rua do Medo"; filmes atemporais e ótimos, mas nenhuma indicação. Já o MTV Movie Awards, esse sim premiavas(não sei se ainda existe) o que era sucesso em bilheteria, pois se o povo adora, porque não premiar?
SubmerSo até o final? Titanic kkkkkkk
Poltergeist merecia um Oscar
Poltergeist é um filmaço!
O fime "O Portão do Inferno" também.
Execelente análise! Parabéns!
Muito obrigado pela força! Em breve trarei mais vídeos como esse.
Silêncio dos Inocentes e Estranha Obssessão não são filmes de terror.
São suspenses.
O segundo filme eu não conheço, mas se Silêncio dos Inocentes não pode ser considerado um filme de terror, então isso prova ainda mais o ponto do vídeo.
Louca Obsessão (Misery), que deu o Oscar a Kathy Bates. Ambos são filmes de suspense. Silêncio dos Inocentes não trata de nada sobrenatural. É uma agente do FBI em busca de um serial Killer.
O Segundo eu não conheço, mas O Silêncio dos Inocentes é terror sim, é reconhecido como o único filme do gênero a vencer o Oscar de Melhor Filme
@@EloyRocha-ou6lto Silêncio dos Inocentes é terror sim
@@cinecromiaO Silêncio dos Inocentes é terror sim, se pesquisar vai ver que em todos os veículos de mídia como New York Times é reconhecido como único terror a vencer o Oscar de Melhor Filme
Ótima colocação. Parabéns! 👏✌️
Muito obrigado, Geraldo! Seja bem-vindo ao canal. Em breve trarei mais conteúdos como esse.
Muito boa sua análise. Pessoalmente, não gosto de filmes de terror. Nossa sociedade já é terrível demais.
Muito obrigado pelo comentário! Faz parte, é normal não gostar de determinados gêneros. Mas fico feliz que apesar disso você tenha assistido e gostado do vídeo. Volte sempre!
Tem muito relação com o fato de a substância concorrer na categoria comédia. Fiquei me perguntando o pq, acho que tenho a resposta.
Faz total sentido essa correlação que você fez com A Substância. 😄
Fico feliz que o vídeo tenha trazido uma ideia melhor sobre os problemas que o terror enfrenta em premiações.
Adorei a crítica feito ao Oscar: uma premiação estadunidense para filmes estadunidenses.
Muito obrigado! E é a verdade, né? 😅
Apesar do Oscar tentar se apresentar como uma premiação do cinema mundial, ela não é…
Excelente texto!!!! Compartilhando...
Muito obrigado pela força🙏🏻🙏🏻
O verdadeiro motivo: a maioria dos filmes são ruins. Muito raro aparecer algo bom digno de Oscar como O Exorcista, O Sexto Sentido ou Corra.
Todo os anos saem mais filmes de terror bons do que de qualquer outro gênero
@@HorsemansStudios amigo, discordo. A maioria dos filmes de terror lançados são ruins. Só sendo muito fã pra ver qualidade neles. Um ou outro chega a no máximo ser regular. Bons mesmo, artisticamente falando, são raros e ocorrem uma ou duas vezes por década.
Entendo seu ponto de vista mas tendo a discordar, pois o argumento parte do principio de que o Oscar preza por qualidade, e na realidade isso não acontece.
Temos diversos exemplos até de grandes diretores que nunca venceram o Oscar mesmo tendo obras importantíssimas em seu currículo.
Chaplin, Hitchcock, Orson Welles, Stanley Kubrick nunca venceram o Oscar. Eu acredito que ninguém dirá que eles são ruins.
Nesse sentido, a gente percebe que se tem uma coisa que o Oscar não preza, é a qualidade.
E sobre o tema do vídeo, eu demonstro que o problema com o terror não é a qualidade e sim como a academia enxerga o gênero, citei alguns filmes excelentes de terror que sequer venceram a premiação ou foram nomeados: Psicose, O Iluminado, Enigma de Outro Mundo, Massacre da Serra Elétrica.
Se colocarmos na ponta do lápis quantos filmes no total já foram indicados no Oscar, e quantos de terror especificamente foram, é algo discrepante e isso não diz respeito a qualidade como demonstrei no meu comentário e durante todo vídeo, mas sim com o fato do terror ser enxergado como uma expressão menos artística, menos merecedora de reconhecimento, por ser um gênero cru, sujo e que atinge diretamente o corpo do espectador.
Muito obrigado pelo comentário e por expor sua opinião. Com certeza contribuiu para que possamos nos aprofundar nos temas abordados no video! 😄
Já assisti esse e gostei do filme. E você?
A mão que balança o berço. Rebeca de Mornay foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
Que canal foda merece bem mais reconhecimento
Valeu demais! Fico feliz que tenha curtido o canal 😄
Obrigada pelo vídeo 🩵
Eu que agradeço por ter assistido e comentado, Simone! Seja bem-vinda ao canal 😄
qual é o filme que mostrou no video de um cara chicoteando uma tv com uma mulher na tela?
É o “Videodrome” de 1983, dirigido pelo David Cronenberg.
@@cinecromiaseria muito legal se você postasse aqui a lista de filmes que aparecem nesse vídeo! Várias cenas me deixaram curioso.
Vou separar a lista e deixar disponível pra vocês, pode deixar!
Qual o nome da música tocando de fundo apartir do minuto 3:59 até o 6:13 ?
É a Doll Dancing - Puddle of Infinity
Qual o filme em 8:43?
É o Silêncio dos Inocentes. São cenas da Clarice Starling criança.
A tal "Arte Classica" detesta qdo o espectador/publico/contemplador perde a "lucidez" na integração com a Arte.
A "boa arte" é aquela que revela/enaltece o Belo, seja apenas de ponto de vista estético, ou do ponto de vista metafísico. Ou seja, que traz à alma o senso de Justiça, do Bom, do heroico, do sobre humano. Por isso os Dramas e melodramas, oriundos diretos da Tragédia são os tipos mais aceitos na "Alta Arte". Pois, através do sofrimento da alma o ser humano consegue alcançar a purificação do espírito. O "bom ator" é aquele que traz as questões da alma pela verossimilhança e nos mostra como transcender. Ou através da superação do conflito principal que passa a personagem, ou se purificando através do efeito trágico. Isso é o "Belo".
Já o Terror, assim como na comédia, é justamente o oposto disso tudo. Esse gênero traz à cena o que há de mais humano e carnal em nós
O Terror é um grande espelho que mostra nossa animalidade. Nossa relação direta com o Animal que nos habita e que faz com que sejamos humanos. Por isso, não é considerado Belo. Na verdade, é o oposto do Belo. É o Horror. A desfiguração do corpo, a revelação do interiror, mas não de um interior metafísico. Não fala da alma e sim das vísceras. O Terror nos coloca em igualdade a qq animal que habita o planeta. Sem filtro, sem comedida. Revela nossos medos, nossas fraquezas. E, principalmente, celebra o fim da Vida, através das mortes animalescas e brutais e, nos filmes mais sofisticados, apesar de não mostrar, exatamente viceras e mortes violentas, nos traz o pânico de saber que ela (a morte) é o nosso destino único e que mora ao lado.
Por esses motivos, o Terror é tão ignorado pela 7ª Arte, pelo Teatro, pela teledramaturgia... pq incomoda. Não nos emociona e nem nos torna semi-deuses, mas nos coloca, pela deformação possível, no lugar de simples humanos mortais.
Cara, seu comentário foi certeiro. Um ótimo complemento ao conteúdo do vídeo. Muito obrigado pela participação e por acrescentar tão bem a essa discussão!
@cinecromia Vlw! 😍
Excelente vídeo!!! Ganhou mais um inscrito.
Muito obrigado pelo apoio! Seja bem-vindo ao canal 😄
Todos os filmes de terror bons que eu vi, ganharam o Oscar sim. Obras maravilhosas. Inclusive, em todas as categorias, filme bom ganha o Oscar.
No vídeo eu mostro que somente 5 filmes de terror desde 1929 foram indicados a melhor filme, e somente 1 filme de terror venceu o Oscar de Melhor Filme... será que só existe um único filme bom de terror na história dos EUA?
Excelente vídeo
Valeu Filipe! Seja bem-vindo ao canal! 😄
O Exorcista é meu filme favorito!
Tamo junto nessa! É o meu favorito também 👏
Um dos filmes mais injustiçafos foi Alien. Obra-prims em todos os sentidos que fooi ignorado.
Alien é um dos meus filmes de terror favoritos, e é um dos mais importantes e revolucionários do gênero. Faz uma mescla de ficção científica com terror que se tornou base pra muita coisa que veio depois.
3:44 que filme é esse ?
É o "Funny Games" (Violência Gratuita) de 1997, dirigido por Michael Haneke.
ficção cientifica também, qdo muito de efeitos mas de direção, roteiro, etc é raro
É, ficção científica assim como a fantasia se destacam bastante em categorias técnicas como efeitos especiais.
Eu vendo o nome do vídeo e me perguntando quem era o Oscar kkkk
melhor comentário kkkkkkkkkkk 😂
A cerimônia do Oscar não vai declarar a simpatia que possui pelo terror.🥴
Vou ser conspiracionista. Muito do que e retratado por esse gênero, acontece igual ou pior que a ficção. E Hollywood está intimamente a par de tudo.
Creio que isso não acontecerá tão cedo também. Quase 100 anos desde a criação da premiação e pouca coisa mudou nesse sentido.
Hyper
Mais pro final, o txt fica um.pouco repetitivo
Valeu pela critica construtiva. Vou me atentar nos próximos textos. 😅
E os bobos brasileiros vão lá concorrer e ficam brabinhos que não ganham.
Exatamente. O Oscar até pode trazer uma popularidade ao filme por conta da fama e do marketing do evento. Mas como falei no vídeo: o Oscar não é uma premiação do cinema mundial, se trata de uma premiação que é feita para destacar a industria do seu próprio país. Por isso é raríssimo um filme de outro país vencer na categoria principal de Melhor Filme, e por isso também que filmes estrangeiros não precisam da validação do Oscar para serem bons filmes. Eles são bons com ou sem esse prêmio.
Valeu pelo comentário! 😄
Discordo em parte. Claro que tem filmes de terror espetaculares, como esses que você citou. Exorcista, o iluminado, A profecia. Dos mais recentes. Hereditário, a Bruxa, o primeiro invocação do mal entre outros.
O problema do gênero, é que a maioria é muito ruim. Sempre na tentativa de te dar sustos, quando deveria primar pela qualidade de te envolver na trama.
Discordo quando é dito que "a maioria dos filmes de terror é muito ruim", porque todo gênero tem filmes ruins e filmes bons, e não é possível mensurar que a maioria é ruim... sendo somente um ponto de vista subjetivo.
Além disso, não há problema em um filme de terror querer te dar um susto. Faz parte das características do gênero. A grande questão é como esses códigos do terror, como o jumpscare, são aplicados na prática.
O fato do terror tentar assustar o espectador não significa que o filme não preze por qualidade ou envolver a pessoa na trama, às vezes o próprio susto faz parte dessa imersão. Uma coisa não anda separada da outra.
Obrigado pelo comentário!
Cá entre nós, a grande maioria desse segmento, o roteiro é burro e sempre repetem o mesmos clichês.
Discordo totalmente.
Na minha opinião o último melhor filme desse gênero foi HEREDItÁRIO
Tem alguns lançados depois de 2018 que gosto bastante. Entre eles: Nós, O Farol, Não não olhe, Alien Romulus e Telefone Preto.
Eu penso que você viajou foi muito nas ideias. O fato é que se o filme for bom com bom roteiro e boas atuações ele pode ganhar e ganha prêmios sim vide O exorcista, silêncio dos inocentes, Misery. Mas as maiorias das produções são classificadas de b por serem de fato ruins, roteiro ruim, atuações ridículas e etc. Até eu que nem sei de porra nenhuma como dizia minha avó não daria prêmio de melhor roteiro ou atriz pra sexta feira 13
Não viajei. O Oscar não é parâmetro de qualidade, conforme demonstrei no vídeo.
Generalizar o terror como “produções ruins, roteiro ruim, atuações ridículas” é reduzir a nada um gênero que possui tantos filmes bons como qualquer outro.
Oscar já virou palhaçada. Pura Lacração.
aiiin lacração
90% dos filmes de terror são muito mal feitos. Somente por isso
Discordo. Conforme demonstrei no vídeo, o Oscar não preza por qualidade. Se fosse esse o critério, filmes como O Iluminado, Alien, Massacre da Serra Eletrica, Engima de Outro Mundo, por exemplo, teriam recebido, no mínimo, alguma indicação importante.
Existem diretores importantes que nunca venceram a premiação ou sequer foram indicados, como Stanley Kubrick, Orson Welles e Alfred Hithcock.
Você diria que esses filmes e esses diretores não foram indicados porque são ruins? rs
@@cinecromia Falei 90%. Quando o terror estava em alta nos anos 90, era um filme pior que o outro (filmes como Criação Monstruosa, A Maldição de Samanta, e tantas outras porcarias lançadas na época). Esses filmes e diretores que você citou são os clássicos e são minoria.
11:07 que filme é esse , o nome ta na ponta da língua
Lembrei !! Under the skin
É o "Under the Skin" (Sob a Pele) de 2013, dirigido por Jonathan Glazer.
Premiação de intelectual, na verdade
Eu acho que é um falso intelectualismo, porque quem compreende o cinema como uma arte que abrange todos os gêneros, não tem esse preconceito com o terror.
@@cinecromia mas foi exatamente isso, que eu quis dizer, uma grande camada de falsidade intelectual !
Eu sdoro filmes de terror
Eu também! É um dos meus gêneros favoritos.