Fiz vasectomia sem filhos de sangue. - vim de família pobre - sobreviver é extremamente duro - difícil encontrar pessoas que entendam sobre trabalho colaborativo, e lutem pelos objetivos em comum. - o discurso individualista é muito mais sedutor que o comunitário - a sociedade de consumo tem muito mais força para influenciar seus filhos, distanciando eles dos seus valores. - pouco tempo para compartilhar com os filhos devido ao excesso de trabalho profissional e doméstico. - insegurança financeira, física e psicológica - vulnerabilidade a poderosos, sujeição a trabalhos duros e precários. Deixo o mundo para vocês, acabei com a minha linhagem.
Só fico triste que tão pouca gente enxergue adoção como uma solução válida pra tantos desses dilemas morais. Se for pra não botar um fodido a mais pra sofrer no mundo, adote um fodido poxa, assim vc n enfia ngm no mundo e ameniza a fodidice de outro ser.
Adotarbé uma missão belíssima, mas quandi colocamos assim, faz parecer que quem escolhe ter um filho está errado. Se eu e minha esposa queremos ter a experiência da gravidez, parto e criação, é opção nossa.
Tenho 14 anos e não gostaria de ter nascido. Minha mãe foi mãe aos 14 anos e meu pai com 17 anos, sou o segundo filho dela, ela teve 4 filhos e a mais velha nasceu com paralisia cerebral. Me vejo completamente sem perspectiva. Eu amo seus vídeos graças a minha tia que é uma referência pra mim, ela tem 38 anos e não deseja ter filhos, disse que ama crianças mas não quer ter uma. Eu sou da mesma opinião dela, adoraria ter um pai como o Pirulla
Nossa! Força aí, rapaz. Minha situação é diferente, mas igualmente ruim. Sou o oitavo de 10 filhos. Se uma família se importa menos com o terceiro filho, imagina com o oitavo e além, rs.
Não diga que não gostaria de ter nascido, aproveite que já está aqui e faça o melhor que você pode. Você parece uma pessoa muito madura pra sua idade, aproveite esse esclarecimento pra entender a beleza das coisas. Acredite, a medida que o tempo for passando e você for se desvencilhando do que te faz mal (seja sua família de origem ou o que for) mais em paz e de bem com a vida você fica. Te digo isso tendo o dobro da tua idade e passado a infância e juventude inteiras também com esse sentimento de rejeição
Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se saciar daquilo que é bom, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele. Eclesiastes 6:3 - Bíblia Sagrada
@@viniciuslauton5365a frase é do personagem Brás Cubas, ele falhou e foi medíocre em tudo na vida; quando ele diz "não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria " é uma frase amargurada, tentando tirar algo positivo de mais um fracasso na vida dele.
Não quero ter filhos. Nunca quis. Nunca foi uma vontade minha. Talvez seja um trauma pela maneira como fui criada? Talvez. Não fui uma filha planejada, minha mãe me teve com 30 anos e dois filhos adolescentes, quando chegou na minha vez já estava cansada e doida kkkk... Sei lá, não sinto isso em mim. Fora que nem tenho condições, mentais e muito menos financeiras. Acho um egoísmo tremendo esse povo que tem filho por motivos toscos. Medo de ficar sozinho, segurar relacionamento, etc etc... Aí a criança cresce como eu, toda fudida mentalmente. Deus me livre ter essa culpa e responsabilidade em cima de mim. Tenho minha sobrinha, minhas gatas... Tá PERFEITO.
Me sinto assim tb! Nunca tive vontade. E já tá difícil viver com tanta pressão, imagina a pressão de ajudar um ser humano a dar certo ainda? Eu hein, kkkkkkk...
penso igual, depois que eu já tive que cuidar dos meus irmãos e perdi parte da minha adolescência por isso, agora adulta quero viver a minha vida sem ter que me preocupar com ninguém e n vejo isso como problema
Tenho dois filhos um 34 e 32. Nenhum dos dois querem ter filho. Concordo com eles. Além desse mundo bosta está muito caro. Vc trabalha pra pagar conta de filho. Eu mesma falei com eles .se eu tivesse minha cabeça de hoje. Vcs não existiriam. E isso não significa que não os amo.
Pirula, tenho 81 anos, duas filhas, nenhum neto. FEliz assim. Os seus argumentos são de fato muito sensatos, ponderados pelo enorme conhecimntno que você tem da vida, da humanidade e das ciências. Creio que a condição primeira para ter filhos e o desejo. Filhos desejados são amados e dão certo, de uma maneira ou outra. Dito isso, agradeço, como profissional de meio ambiente desde 1975, desde a pandemia aposentada de vez., a sua defesa das teses ambientalistas que ajudamos a sustentar..
Acho que além da questão climática, tem a internet, IA, Redes Sociais e essa tecnologia toda, que nunca foi vista nesse nível na história. Isso mudou muito o mundo, as pessoas estão muito mais doentes mentalmente. Eu sou professor de Ensino Médio e vejo na prática a deterioração mental das pessoas ano a ano, e a cada ano isso piora visivelmente. Eu vendo meus alunos cada vez mais doentes mentalmente me fez decidir não ter filhos.
Verdade! Sem contar q tudo q vc citou vai tornar o mercado de trabalho cada vez mais escasso, ou seja, além de as crianças já crescerem ferradas mentalmente (como vc citou), elas se tornarão adultos desempregados e, portanto, mais ferradas ainda mentalmente! Pois é, meu amigo... Como diz o meme, "daqui pra frente é só pra trás".
Essa juventude de hoje está mentalmente doente e ansiosa, muitos nem saem de casa mais ou interagem com outras pessoas. Deve ser por causa das redes sociais,.Internet tudo isso evoluiu muito rápido e a nova geração não conseguiu assimilar isso direito.
Quando fiquei grávida entrei em desespero, não porque não tinha como criar o meu filho, mas eu sabia que o mundo tá péssimo e a tendência e piorar; agora ele tem 2 anos, estou mais tranquila?!? Não! Continuo dizendo que não tenham filhos, é cruel vc saber que o mundo vai colapsar e seu filho vai passar por coisas terríveis. Na minha concepção e muito egoísmo ter filhos hj em dia, meu filho não foi planejando, aquela clássica " por acidente" ( várias complicações que fizeram os contraceptivos falharem). Não que crianças sejam ruins, ter filhos e mágico, maravilhoso, porém é o que ele vai enfrentar que me deixa despedaçada.
Calma, problemas todos nós enfrentamos, não vai ser o fim do mundo. Se esta tão ansiosa assim, tente fazer com que seu filho cresça o mais forte possível para saber lidar com adversidades que virão.
Os meus fpram planejados via adocao. Estao chegando agora com 1 e meio e 2 e meio. Nao sei se é o susto do momento (estou em aproximação ha quase 3 meses) e nesse dia das maes entrei em uma crise existencial de "pq fiz isso?". Nao coloquei eles no mundo, mas fico pensando no tamanho da responsabilidade e as vezes penso q eles podriam ser adotados por alguem com mais condições, sei la.
@@lisanabarra Não pense assim!!! o seu ato foi muito nobre. Como o Pirula disse no vídeo, não se apegue em uma possibilidade que não existiu. Até por que se pensar na realidade das adoções, a chance de alguém com melhor condições adotar uma criança são mínimas. Se apegue no agora e na realidade que você está vivendo, que é a que você está dando amor e oportunidades a vidas que talvez nunca teriam a possibilidade de viver com dignidade.
Sinceramente, o melhor hoje em dia é adotar. A criança/adolescente já nasceu, vai ter que encarar o futuro de qualquer jeito... melhor que seja com uma família.
Kkk, pensei isso tbm... É tão trabalhoso ter que cuidar de si mesmo, imagina de uma criança? Ainda mais se não tem a mínima estabilidade financeira, como é o caso
Tenho 44 anos e nunca desejei ser mãe , sou casada a 11 anos . No início meu marido queria ser pai . Hj ele ja entende que foi melhor assim depois de ver como é difícil educar e abdicar de várias coisas para sermos país
Não é tão difícil educar, tem suas dificuldades como tudo na vida. É difícil trabalhar, cuidar da casa, viver e etc, até amar é difícil e gera um gasto de energia enorme, por isso vamos passar a vida sem amar alguém, nada é fácil. Vc abdica de umas coisas da vida e gera outras oportunidades de vivência do qual vc nunca terá pela sua escolha. Talvez eu tenha abdicado daquela viajem internacional que eu nunca fiz, mas vi meu filho falando pela primeira vez, dando os primeiros passos, lendo a primeira palvra, recentemente o vi sendo campeão de Karatê contra 16 meninos, ele correu pra me abraçar chorando pra me mostrar a medalha, será que vou chorar quando eu ver seu nome na lista da federal, no casamento dele, no dia do nascimento do meu neto ou neta que ele me dará? Só o tempo dirá... E a pergunta que fica é: será que eu queria tanto assim conhecer a Itália ou Egito? fica a reflexão Dito isso, respeito sua opinião, só quis deixar essa reflexão. Obs: tenho condições de criar, cuidar e educar, sem traumas, sem dificuldades e etc, pra quem não tem desejo que nao tenham, mas na situação do pirula aconselho a ter, ele seria um ótimo pai e ele sabe disso, mas cada um faz suas escolhas.
Época melhor para ter filho era no séculos XX, com jornada 6x1 de 12 a 16 horas por dia em condições insalubres e sem segurança kkkkkk ou antes disso, em época de escravidão, Ou talvez na idade média, etc.... hahaha
Que 6x1 é esse, além de estar acabando, só pessoal do comércio mesmo.. tem vários indícios de melhoria nesse aspecto..... maioria que conheço trabalha 40 horas semanais 5x2.. sem contar o pessoal da tecnologia que trabalha de casa, enquanto viaja.... os autonomos que trabalham quando querem... Os youtubers que trabalham divertindo... Sem contar os movimentos Europeus para trabalhar 4x3 ou 6 horas diárias..... a revolução das maquinas, que tirará o trabalho pesado, talvez diminuindo o custo do alimento, precisando trabalhar menos para viver....
@@dimitrius48 meu consagrado, você é europeu? por que eu não sou, a realidade pra mim é de onde metade da população não tem nem 2 salarios minimos e trabalham em 6x1. Mesmo que eu tenha o privilégio de estar um pouco melhor financeiramente, nada garante que amanhã estarei junto com essas pessoas, e menos ainda garante que isso não vai se tornar ainda mais comum do que já é hoje.
O fim da discussão é: quer ter filho? Tenha. Não quer ter filho? Não tenha. Podemos ficar filosofando o quanto quiser por aqui, não vamos a lugar nenhum
Eu escrevi um pequeno poema sobre esse assunto que me atormenta muito: "Um filho que nunca tive, é um filho que morreu? Misericordioso por poupá-lo da morte, ou um assassino cruel por privá-lo da vida; Qual dos dois sou eu?"
@BengalaFraca Não mesmo, por isso é um trabalho coletivo. Por isso que é preciso trabalhar para mudar ele, fazer sua parte com cidadão e ser uma pessoa minimamente decente, consciente e se organizar e fazer oq dá para melhorar.
@@alfredo.miranda a gente trabalha pra deixar um mundo melhor pros filhos dos outros. Vamos continuar não querendo ter filhos até um dia, quem sabe, mudar de ideia.
Minha ex uma vez comentou comigo que eu sempre ficava recluso em relação a ter filhos, q ela nunca entendeu o motivo, quando expliquei que meu medo não era só a responsabilidade, mas tbm que não queria dar a meu filho uma vida complicada num mundo horrivel em que ele ou ela deveria lutar a vida toda pra ter o basico. Se fossemos para ter filhos, eu queria poder dar uma moradia boa, uma educação de qualidade e ter tempo para acompanhar e ajudar no crescimento, e vivendo onde a gente vive, trabalhando de domingo a domingo com apenas uma folga, e lutando todos os dias pra conseguir o minimo para sobreviver, além de ver a educação brasileira sendo cada vez mais sucateada, além de todos os problemas climaticos que uma hora ou outra irá nos afetar (eu estive em itabuna quando houve aquela enchente, por sorte estava em lugar alto, porem vi a destruição e vi pessoas proximas perdendo tudo), eu não quero que um filho meu tenha q passar por isso, e pelo jeito que as coisas estão andando, não creio que o futuro seja brilhante para o ser humano, e não quero um filho meu passando por todo esse inferno.
Eu compartilho totalmente disso. De verdade, eu queria poder ser mãe, mas minha questão é que acho egoísmo demais colocar alguém no mundo sem querer eu tenha condições de dar o melhor
O mundo atual é muito menos pior do que o de 100 anos atrás, nossos antepassados lutavam com grandes predadores por território, caçavam e andavam milhas e milhas pra descobrir novas terras e plantar, uma vida muito mais difícil, vc acha que seu filho não seria forte pro mundo que está por vir? Viver é sofrer, o que podemos fazer é amenizar a desgraça da qual nascemos prós próximos que virão, mas a humanidade não pode parar. A grande parte das pessoas no mundo não querem ter filhos não porque têm medo do futuro com vcs, mas porque preferem se entreter constantemente com outras coisas, no 1° mundo é assim.
Eu já tenho pensado há alguns anos que não quero ter filhos e, semelhante ao que você contou, presenciei as enchentes do RS (sou de Porto Alegre) e no dia que vi a rua em que moro enchendo de água pensei exatamente isso: que sorte que eu não tenho filhos ou animais de estimação. Observar tudo o que aconteceu, ouvir as histórias, ver as pessoas deixando para trás tudo o que tinham, algumas não conseguindo salvar os pets, outras fazendo de tudo para salvar os filhos e nem sempre conseguindo…foi aterrorizante e eu jamais iria querer que um filho meu passasse por isso
@@Insider33-kl6iq" A humanidade não pode parar". Por que? Se todo mundo que já nasceu pudesse viver bem e ir morrendo tranquilo, a quem estaríamos fazendo mal na não continuidade? Olha como estamos deixando o planeta ...
Esse tipo de discussão, não chegou ainda aqui, o pessoal por aqui ainda pensa que quanto mais filho melhor porque há chances de pelo menos um ser "ministro" e ajudar a família, porque o sofrimento aqui (fome, doença etc) é o nosso dia dia. Grande abraço irmãos brasileiros, directamente de Luanda - Angola. 🇧🇷🇦🇴
Juro que não entendo porque quem está na miséria não pensa que se está ruim viver desse jeito, por que continuar perpetuando a miséria e o sofrimento tendo vários filhos?
Tive filho com 39 e meu marido 40. Tem sido maravilhoso. A melhor coisa que eu já fiz. Hoje, com 62 anos, me sinto muito bem com ele se formando na faculdade. Ele é um homem muito legal, um grande cara.
@@MundoGamesDo Estava pesquisando isso agora pouco! rsrs Estou considerando muito isso. É uma das poucas opções que me resta. Porque já estou com 30 anos e sou lésbica.
@@Ultranumbfiction103qdo eu nasci minha mãe estava perto de completar 42, e ela trabalhou a gravidez inteira inclusive, isso foi em 87, qdo nem existia SUS. Sou filha única e nasci saudável. Se vc já vai mesmo fazer uma reprodução in vitro, acho q vale a pena congelar os óvulos e deixar pra decidir com mais tranquilidade.
Tenho 1 filho de 11 anos e nao quero mais. Me preocupo com nosso futuro por conta nao so das mudancas climaticas, mas tb pelo extremismo religioso e politico
"Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se saciar daquilo que é bom, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele." Eclesiastes 6:3 - Bíblia Sagrada
Meu principal motivo de não ter filhos é por eu ser autista. Não dou conta bem de mim que dirá de um outro ser humano totalmente dependente de mim??? O risco dele ser também autista é altíssimo. A discussão PRECISA envolver as pessoas que gestam, na maioria mulheres. É PRECISO TER REDE DE APOIO!
@@chiron8018 Isso é um pensamento eugenista. Ela não querer ter filhos consciente da condição que ela julga ser uma limitação tudo bem. Mas dizer que é bom ela pensar assim é perigoso.
@@franciscodefaria É bom, sim. Imagina uma pessoa nesse estado tendo 5, 6, 7 ou mais filhos ? As crianças desse tipo nascem com dificuldades em tudo, até em falar e estudar... Imagine na vida adulta.
@@chiron8018acho que o incentivo é às pessoas poderem exercer seu direito fundamental. Pessoas tem o direito de ter filho SE ELAS QUISEREM. Achei seu comentário capacitista.
@@chiron8018 Essa realidade hipotética não existe. Conheço muitos autistas diagnosticados e a maioria tem filhos. Um ou Dois no máximo e a maioria não tem a condição ou tem de forma muito sutil. Não se deve incentivar ou desincentivar ninguém de ter ou não filhos por razões genéticas. Isso é EUGENIA. Fora a falta de tato para falar de pessoas neuroatipicas. "Crianças desse tipo".
Tive filho aos 40. Sempre quis, sempre sonhei, então pesquisei, refleti e preparei minha vida para tê-lo. E mesmo com todo preparo a pandemia veio quando ele tinha 1 aninho e mostrou q mesmo com preparo há coisas muito inesperadas q podem acontecer. Hoje busco preparar meu filho para as surpresas da vida e para conseguir viver bem num mundo bosta. Mas a minha maior preocupação é que ele não seja mais um bosta num mundo bosta. Mesmo tento mais tolerância da parte de alguns, outros tantos reacionários fazem me sentir na Alemanha da década de 30. Bate a ansiedade de precisar viver o máximo de tempo possível pra tentar dar a melhor educação social possível pro meu filho. Foi a melhor decisão que tive, hoje é dia das mães e a alegria de tê-lo ao meu lado é inexplicável. É incrível acompanhar as descobertas, crescimento e desenvolvimento. É meu maior amor, meu maior trabalho e maior preocupação. É lindo! Mas eu nunca digo isso pra convencer alguém a ter filhos. Só tome essa decisão quando e se tiver segurança da capacidade de esforço e dedicação necessárias. E fique de boa se não quiser. Meu irmão não quer ter e dou o maior apoio. O outro sempre quis e também apoiei na decisão e apoio agora na criação dos meus sobrinhos. Cada um com suas escolhas.
Então, é o que eu falo pra minha esposa: ter filho é um desejo seu egoísta! Satisfazer seu desejo e condenar um inocente a viver nesse lugar degradado e sem perspectiva de melhoras
"Eu sempre quis ter filhos", ou seja, a pessoa passa por cima do fato de que o ser humano que ela colocou no mundo vai sofrer, vai morrer, só pra suprir seu desejo. Eu gostaria de nunca ter nascido.
@@Maraya159 pela sua frase vc não teve pais preparados para ter filho e também precisa urgentemente de acompanhamento psicológico. Sou feliz por ter nascido e por viver e quero passar pro meu filho essa felicidade. Não foi uma decisão egoísta. Desejar ter filho é o primeiro critério necessário pra ter um. Eu quis sim, mas não fui egoísta. Deixei bem claro que pesquisei se realmente era bom, conversei, me preparei psicologicamente e financeiramente. Quando ele nasceu eu tinha casa quitada e bom emprego. Faço terapia pra me ajudar a criá-lo. Abri mão de muita coisa pra ele estar bem. Nada disso é egoísta.
@@Maraya159 e mais, dizer q o ser humano vai morrer é um argumento b0st4. Todo ser vivo vai morrer, então não devemos deixar nenhum ser vivo procriar? Kkkkk
@@VitorFM sua mulher deveria ter conversado sobre isso com vc antes de casar. Agora ou ela desiste de ter filho ou separa de vc. Pior coisa pra uma criança é ser criado por alguém que não quer ela. Se a vontade de ter filho dela for maior que o q sente por vc sugiro a ela fazer como eu: só tive filho quando tive casa própria, bom emprego e acomoanhamento psicológico. Não foi simplesmente eu quero eu vou ter. Foi "eu quero, vou ver o que preciso e me preparar pra ter, se puder". Eu me preparei. E faço tratamento psicológico pra ajudar nas coisas inesperadas e pra manter uma educação saudável. Se eu me percebesse uma pessoa instável, psicológica ou financeiramente não teria. É muito feio chamar de egoísta quem escolhe ter filho.
Esse argumento é tão tosco, que a gente pode até escaloná-lo de uma maneira esdrúxula, saca só: "Se seu pai gozasse 10 segundos antes ou depois, vc não existiria, pq seria outro espermatozoide q fecundaria o óvulo da sua mãe." 😂😂😂
nunca quis ter filhos por que não queria que ele passasse pelas mesmas coisas que eu passei, pra começar que se pudessem me perguntar se eu queria nascer eu jamais teria nascido. Agora com a perspectiva que temos de futuro tenho menos vontade ainda de ter filhos. Não sei qual que é o problema das pessoas em não aceitarem que tem gente que não quer ter filhos.
@@nikolas4347 Pode ser que a origem seja extinto mesmo, mas ultimamente não sei se isso resume bem a questão. Nas ultimas décadas as pessoas tem tido cada vez menos filhos.
@@nikolas4347 Não temos só instinto, temos raciocínio tb. Essa justificativa de instinto é meio pobre e essencialista, sendo que não vivemos só de acordo com nossos instintos e temos um incentivo cultural gigantesco e constante (principalmente sobre as mulheres) pra ter filhos, e envergonhar quem não quer. Uma coisa se perde na outra.
Eu nunca quis ter filhos. Só pelo fato de ser mulher e ser desvalorizada no mercado de trabalho foi o primeiro a me desanimar. Não consigo me imaginar num futuro daquia 20 anos pela velocidade que mudanças estão acontecendo . Não sei se vou conseguir comprar uma casa, e a chance de virar mãe solo no Br é GIGANTE. Se eu conseguir me sustentar, ter uma casa pra morar e não ter que chegar em casa 7hrs da noite e ainda ter que cuidar de filhos está ótimo. Lembrei de uma amiga q o marido pediu filho, ela fez uma planilha com os gastos estimados do bebÊ no mÊs, o marido mesmo decidiu esperar mais uns anos. 🤡
Leiam o livro Porque te amo, não nascerás! Esse livro desconstrói uma série de argumentos pró vida, no âmbito da natalidade. Todo pai deveria fazer as considerações propostas no livro. Um belo trabalho de dois filósofos, um brasileiro e outro uruguaio.
Eu acho que tem que ser normalizado o fato de que muitas pessoas só não sentem essa necessidade de ter filhos mesmo... E outra coisa: muitas pessoas tem filhos por motivos toscos também. Tipo dar continuidade ao sobrenome, ter algm pra cuidar de vc na velhice, etc. Nem sempre ter filho vem de um sentimento altruista.
Gerar um filho nunca será um altruísmo, sempre foi egoísmo. Acho engraçado quando alguém diz que não querer ter filho é egoísmo, porque é totalmente o contrário. Altruísmo é tirar uma criança do orfanato, e quanto mais velha a criança for, maior será o gesto de altruísmo.
Isso é verdade. Quem quer ter filho, não precisa ficar se justificando. Em contrapartida, quando alguém não quer, fica todo mundo querendo mil e um motivos "plausíveis" quando o simples "porque não quero" já é suficiente.
@@naldima Falar que ter filho sempre foi egoísmo é o mesmo que falar que não ter filho sempre foi egoísmo. E para um segundo pra pensar, se ter filho fosse necessariamente relacionado com egoismo, nem a humanidade e nenhum outro ser vivo existiria, isso é um fato biológico obvio. Parece que vcs pensam que ter filho sempre é um ato consciente quando a maioria de pessoas da historia da humanidade nasceram por acaso sem planejamento nenhum.
@@MManiacs2 A gente pode facilmente inverter isso: "Para não ter filhos, você só precisa usar um método contraceptivo. Já para ter filhos você precisa ativamente se envolver com outra pessoa".
Esse ano faço 32 anos, moro proximo a curitiba o que ainda não é extremo sul e apesar da minha idade cultivo plantas desde os 10 anos de idade o que já presenciei de mudanças no clima por observação das quatro estações nos ultimos 22 anos, é assustador. O que as pessoas não levam em consideração é que situações como a de RS estão piorando, alem dessa situação dia 17/04 teve tempestade em região desertica em 24 equivaleu a 1 ano, agora nos ultimos dias nos EUA tem cidades abaixo de gelo. O que quero dizer com tudo isso é que mesmo em regiões não muito afetadas até o momento, vão sofrer por questão de alimento, falta de agua e luz em abastecimento de hidreletricas(locais com seca), etc. Resumindo todo mundo esta ou vai estar f*dido e ainda trazer mais uma pessoa para passar por isso, e pior ainda dizer que gosta da pessoinha, fazendo isso.
Tenho 3 filhos. 2 homens e 1 mulher. Nenhum deles pretendem ter filhos. Meus netos são 2 gatos, o Barthô, o Mingal e um caozinho, o Pelanka. A minha filha mais nova, vai completar 21 anos. Eu tinha 40 anos quando ela nasceu. Agora temos alguns conflitos, mas vivemos bem e minha preocupação é justamente o futuro.
Eu tenho uma filha, de 7 anos. Ela não foi programada, eu tinha um problema para engravidar, e relaxei, descobri que estava grávida com quase 4 meses de gestação. Eu entrei em pânico, nunca quis ter filhos, justamente por pensar demais. Se não tivesse sido de surpresa não teria até hoje. Sobre a idade, concordo, fiquei gravida com 31 anos, e tenho menos tempo e energia pra ficar com ela. Me esforço o máximo para conseguir a energia necessária pra acompanhar uma criança de 7 anos, mas tem dias que são mais difíceis que outros, além disso, meu marido morreu, então sou só eu. Ele era filho único, eu não quero ter mais filhos, e isso me preocupa, pois sei que depois que eu e meus pais e sogra morrer, ela vai ficar sozinha no mundo. Ter filhos é se preocupar eternamente, mesmo que as condições do mundo fossem outras, eu continuria me preocupando. Mesmo amando minha filha e ser muito feliz por ter ela comigo, sou do time que fala pra todo mundo não ter filhos. É muita preocupação, muito gasto e a gente sempre acha que está fazendo tudo errado.
Sua filha vai ficar bem. Tbm sou filha única, atualmente somos só eu e minha mãe. O que sua filha precisa é trabalhar a independência, cuidar da saúde e ter amigos. Ter bons amigos faz muita diferença.
Sua filha não vai fica sozinha. Não é só ter família que significa que você tem alguém não, ela pode ter um esposo ou esposa, pode querer ter filhos, vai ter amigos. As vezes se ela tivesse uma grande família ficaria mais sozinha no meio deles do que com amigos
@@luisalucia2417 Eu garanto que tem parente pior que inimigo. Me afastei de todos kkkkk. Só falo com minha mãe, avó e um tio por parte de pai. O resto eu preferia q nem tivesse msm kkk
@@taynahibanez9952 concordo plenamente. Ainda não cheguei na época de me afasta da minha família mas quando eu crescer e alcançar minha liberdade não vou querer contato com ninguém se não minha mãe e minha vó se for da vontade de Deus ela está viva
Impossível não pensar nessas questões todas com toda a catástrofe atual, das ondas de calor insuportáveis em São Paulo, onde vivo. Meu marido sempre teve receio de colocar filho num mundo péssimo para se viver, mas eu sempre quis muito, consumi e estudei muito conteúdo sobre educação infantil, sobre gravidez e maternidade, então, após muitas, muitas conversas, acabamos deixando acontecer e aconteceu, minha filha completará 10 meses nos próximos dias. Nasceu após 10 anos de relacionamento, eu com 31 anos e meu marido, 28. Agora, quase todos os dias, eu falo, "mas o que foi que eu fiz? Será que condenei minha filha, tão desejada, tão absurdamente amada, a viver uma vida ruim, insalubre?" Não há mais volta, mas esse pensamento me atormenta. Amo minha filha tanto que não dá para explicar, sou muito feliz por tê-la ao meu lado, por ter a oportunidade de ser mãe, mas morro de medo do futuro dela. Só sei que tomei a decisão de não ter outros, e de fazer o que puder para prepará-la (se é que isso é possível) para viver nesse novo mundo. Vídeo me atingiu em cheio mesmo, assisti com o coração apertado e segurando choro.
Eu sou vintage, do século passado, tive meu único filho em 1979, pelo simples fato de entender ser natural reproduzir, gostar de crianças, da ideia de ser mãe. Meu medo era que no longínquo anos 2.000 (os 3 Elementos tem um vídeo recente sobre a nossa percepção sobre o tempo), que não criaria um filho para ser soldado e ele morrer numa futura guerra que felizmente não veio. O amor que surge por um serzinho indefeso, o desejo de cuidar, o prazer de ver as conquistas do crescimento, do desenvolvimento emocional e intelectual são imensas. Para mim ser mãe sempre foi prazeiroso. Ah, eu trabalhei, estudei, conquistei alguma estabilidade financeira enquanto criei meu filho. Ninguém falava de "rede de apoio" como hj, eu sempre achei que a responsabilidade era toda minha. Tb reservei o dinheiro para pagar o asilo qdo e se for necessário. Entre outras metas que eu tinha, ser mãe foi a mais compensadora de ser atingida.
Que lindo ler isso! Sempre sonhei ser mãe, mas aos 25 não acredito que terei condições, mas fico feliz de saber que outras pessoas realizaram esse feito com alegria ❤
@@stefanisilva2493só vi seu comentário hj. Meu marido e pai do meu filho morreu qdo o menino tinha 8 anos e eu morava em outra cidade. Voltei pra SP, arrumei emprego aqui, dei estudo pro meu filho até o MBA, aí fui fazer a minha faculdade, aos 45 anos. Não simplifique a vida de quem vc não conhece nem romantize uma época que vc provavelmente não viveu. Mas, apesar de todos os perrengues, ser mãe foi a minha maior satisfação.
Meus avós, pobres e viviam na miséria, tiveram 9 filhos e moravam em uma casa quase caindo aos pedaços no interior do Ceará na década de 70. hoje em dia eu mal consigo sobreviver criando um gato como filho.
com meus avós era parecido, a grande diferença é que antigamente dava pra botar criança pra trabalhar sem lei nem policia te perseguindo, por isso eles conseguiam se sustentar mesmo aos trancos e barrancos. claro que isso sacrificava o estudo e a infância, não é ideal, mas é a razão.
@@kiara6237Ter filhos para viver como escravos, sem escolaridade , e apenas para servir de mão de obra barata é cruel e desumano. Nossas Avós tinham muitos filhos porque viviam no mundo machista, em que as mulheres não tinha acesso a contraceptivos e se submetiam as vontades masculinas, além de não haver planejamento familiar. Ter filhos para os casais antigos era algo invitável ,e que todo o casal ia passar por isso, pelo menos era isso que acreditavam na época. E claro não esquecendo do papel da religão em estimular a reprodução dos casais. A falta de escolariedade também contribuia com isso , pois a maioria dos nossos avôs eram analfabetos ou Semianalfabeto.
Eu tenho 39 anos e nunca tive a menor vontade de ser mae. Óbvio que quando criança e adolescente eu não pensava em nada mais do que: "Pra que eu vou arrumar alguém pra me preocupar, me atrapalhar". Hoje com todos esses problemas do planeta, vejo que foi uma das melhores escolhas que eu fiz. Fora que acho uma sacanagem colocar alguém nesse mundo e forçar essa pessoa a trabalhar, estudar, conviver com um monte de gente que não vai gostar, sofrer só pq eu quero um cuidador de idosos ou arrumar um propósito na vida, normalmente são esses argumentos que quem tem filhos me dão...
Apesar de ter a ansiedade climática nas alturas, minha única questão é a financeira. Sou de família pobre e continuo pobre, só que uma pobre estutada. Fico imaginando como minha vida seria diferente se meus pais pudessem ter dado condições melhores pra mim e minhas irmãs. Quando penso nisso, caio na besteira de até sentir raiva deles... mas passa. Pois sei que o problema é o capitalismo, não eles. Então hoje eu sei que não posso me dar o luxo de engravidar e ter filhos, pois isso seria condená-los a viver com quase a mesma situação que fui obrigada a viver, ou melhor, sobreviver. Acho desumano fazer um ser humano só pra trabalhar até morrer. Esse sistema jamais vai merecer que eu dê meu bem mais precioso a ele.
Tenho um filho de dois aninhos, ele é minha vida e a msmo tempo que é a melhor sensação do mundo é também a mais preocupante, mistura de sensações extremamente fortes.
Eu tbm n sou um antinatalista, gostaria até de ter meninas um dia, mas eu ja coloquei para mim q eu só vou me dar esse "luxo" de construir uma família se eu conseguir sair da pobreza. Me recuso a colocar uma vida nesse mundo pra ela sofrer tendo q ser forte pra sobreviver. Eu nem nasci numa família extremamente pobre (graças a Deus), nunca me faltou nada, pq meus pais sempre trabalharam nuito pra garantir o mínimo de conforto, mas tbm sem nenhum luxo, acho q maior luxo q pude receber dos meus pais foram eles terem condições, mesmo q apertados, de me manter enquanto termino minha faculdade. Pnc dessa conversa de criar filhos fortes, eu quero criar minha familia no maior conforto possível, se for para eu ter filhos, quero q eles possam ter todos os luxos q quiserem
E tá tudo tão caro que ter filhos com condições de prover bem É um luxo! Num sistema sem garantia de nada, é muita sacanagem ainda existir essa exigência
@@nininini035 pse, eu ainda não sei em q mundo essa galera tá vivendo pra ficar pondo na cabeça q ter filhos é uma benção independente da situação financeira e até mesmo emocional. Esses tempo tive q escutar da minha tia q pobre tem q fazer muito filho mesmo pq "Deus ajuda", minha vontade foi de xingar ela, pq ela, meu pai e meus tios vieram da miséria, sabem como é doloroso não ter o básico pra viver, sobrevivendo a base de milagre e tendo q trabalhar desde cedo, swm saber se no dia seguinte teriam comida dentro de casa, pra agora q ela q conseguiu uma leve "Ascenção" pq virou advogada e se aposentou em cargo público ficar com esses papos. Até q ela mesma só teve um filho... ficar colocando criança em situação de miséria no mundo, criando mais pessoas q vão ter o destino de virar mão de obra barata, em situação de quase análoga a escravidão pra sobreviver? Tô muito fora.
@@m_arxesini935 Sua tia merece ser xingada mesmo, mas o mais foda é que é o sistema que coloca essas merdas na cabeça de milhões de trouxas justamente para terem pencas de filhos e eles mão de obra barata!
O "medo" do futuro deixou de ser baseado em achismos pra ser baseado na realidade. Hj sabemos muito bem o que nos espera, é o que eu digo pra alguns amigos, eu não sou pessimista, mas o que eu posso fazer se meu realismo caminha pra esse lado
Eu fui adolescente nos anos 80. Desde aquela época dizia que não queria ter filhos. Ouvir você falar me fez lembrar todas as asneiras que já ouvi. Incrível como nada mudou.
Isso que o Pirula falou é uma parada realmente pesada a se pensar. Meu pai é 48 anos mais velho que eu e 54 anos mais velho que meu irmão caçula. Desde que eu tomei ciência do que isso significa (quando eu tinha uns 10 ou 11 anos), não houve um único dia da minha vida na qual eu não pensasse em como eu e meu irmão o perderemos cedo, talvez ele não me veja me formar na faculdade, talvez ele não nos veja casar, a chance é alta de que ele não veja um filho meu ou do meu irmão. Incontáveis vezes eu acordei em pesadelo ou fui dormir chorando pensando que meu pai pode morrer a qualquer momento, pensamento que não passa pela minha cabeça em relação à minha mãe, já que ela é bem mais nova.
Meu camarada, não sei se te alenta, mas eu sinto exatamente o mesmo que você, e meu pai é uns 26 anos mais velho que eu. Isso de ter medo de perder os pais é algo que precisamos conviver, pq uma hora ou outra vai acontecer com todo mundo (se não acontecer é pq vc morreu antes), então o que eu penso é: não vale a pena se desgastar, sofrer pelo inevitável, pq se formos pensar nisso, ninguém de nós vive. Quando chegar a hora dos nossos pais partirem vai ser muito doloroso e pq tornar o antes doloroso tb?
Meu pai foi da geração de ter filhos super cedo, e mesmo assim eu conviva com esse medo de perde-lo, isso é bem normal em filhos, além do mais a expectativa de vida das pessoas aumentou muito.
Eu entendo sua angústia. Eu tenho uma parecida ao reverso sabendo que talvez só agora aos 40 tenho cabeça, educação e dinheiro pra ter filhos. Mas, talvez mesmo tendo menos tempo com o seu pai, foi com muito mais qualidade e amor já que ele esperou estar pronto para dar o melhor que ele pode como pessoa para você.
Tenho praticamente sua idade, Pirulla, e tambem sem filhos. Eu nunca tive desejo de engravidar, desde muito cedo na adolescência ja tinha ciencia disso. Depois isso se juntou a uma perspectiva nao tao positiva do mundo (meu ponto de vista) e uma condicao econômica muito instavel. Mas, de verdade, acho que esses dois ultimos só vieram para reafirmar que nunca tive desejo maternal
Dentro do seu microcosmo, quais as dificuldades reais que você tem? O ser humano nunca parou de ter filhos, mesmo com 2 guerras mundiais... Não sou ninguém pra te julgar, mas muitas vezes nosso medo de ter menos tempo pra nós mesmos vem disfarçado de medos com a situação do mundo. Não há nada de errado com isso. Mas precisamos ser honestos com nós mesmo.
@@matheusmf4135 Bom, a primeira condição você já ignorou, que é simplesmente não querer. Ponto final. Já discuti com muita gente que tem esse seu argumento, e ele sempre desemboca no "você não quer ter filhos porque é egoísta". Moralismo barato, tentando envergonhar. Infelizmente, não ouvem e não querem entender que temos opinião e vontade própria. As condições do mundo são só um agravante. Vc tb deve ter escolhido ignorar junto os dados que mostram que uma próxima pandemia é inevitável, que o clima vai piorar SIM e que, numa economia capitalista globalizada, as guerras vão eventualmente te prejudicar diretamente. Ignorar essas realidades já é escolha de cada um.
Eu AMO esse assunto! Nunca quis ter filhos, e hoje, aos 41 anos continuo não querendo. Já tive que enfrentar muito preconceito por causa dessa minha escolha. Esse papo de ser egoísta é o que eu mais acho graça! Não seria egoísmo justamente querer que 50% dos seus genes permaneçam na Terra, consumindo os recursos que são finitos? É só pensarmos no gene egoísta do Richard Dawkins. Egoísmo é querer um “mini me”. Já esse argumento de que é egoísmo para com as pessoas do futuro. WTF 😅 Eu tenho que gerar trabalhadores???? Pagadores de impostos???? Eu sou uma parideira para o sistema??? Hahahahahaha Ridículo isso! E sobre “o mundo sempre foi ruim” - SIM! Justamente!!! E pq eu teria que trazer mais gente? Não vejo pq! Já ouvi de muitas pessoas “mas vx seria uma ótima mãe” e eu passei a responder “sou tão boa mãe que não quero colocar essa criança nesse mundo! Eu ficaria neurótica com a educação, com a poluição das águas, com as Nestlé comprando nascentes e o aquecimento global acontecendo”. Na verdade já tenho a tal da ansiedade climática, mas considero isso como uma resposta óbvia diante do planeta 1,5 graus mais quente. E a proliferação de doenças tende a aumentar com o aquecimento global… Enfim, eu acho que as pessoas não pensam na dor individual de perder um filho. Pensar na humanidade como um todo é uma coisa, mas pensar em você sofrendo a dor imensa de chorar a morte de um filho, é outra! E ter filhos hoje é uma escolha. Eu não estou afim de correr o risco de sofrer essa dor, e eu não sou obrigada a me colocar nessa situação. Maternidade compulsória deve ser repensada. O normal da sua vida é sem filhos, até vc ter. O teu dia-a-dia já é “normal”, então não mudar a rotina e não ter filhos não deveria ser visto como um absurdo. Outra coisa que eu não entendo: a defesa de uma criança q não existe! Eles pegam raiva de mim, uma pessoa que existe, pq eu não quero trazer ao mundo essa criança imaginária que eles tanto “amam”. E sobre a questão “Pq não se auto selecionar negativamente?” não vejo problema em fazê-lo. Minha genética tbm é bem ruim. Eu vivi os problemas que a minha genética me trouxe e não quero que outras pessoas passem pelo mesmo. Não aceito que uma pessoa saudável venha me dizer o contrário. E com isso NÃO estou dizendo que só pessoas saudáveis devem ter filhos. De jeito nenhum! Mas já que ter filhos hoje em dia é uma ESCOLHA, e eu não sinto vontade tê-los, logo, não vejo necessidade de eu ter só para passar essa minha “maravilhosa” genética adiante. “Filho se vc pensar muito vc não tem, filho vc faz” tarde demais 🤣 Já pensei muito sobre isso! Mas aí que tá: as pessoas só veem o que querem ver. Não adianta ter essa discussão com quem tem o sonho de ter filhos e se sentem ameaçados com qualquer argumento de alguém que decidiu não ter. Só dá de conversar com quem entende que é uma escolha e não um “presente de deus” ou algo assim.
"Filho vc faz" porque se pensar 5 minutos vê que é um péssima ideia de todos os ângulos Somos pobres e o mundo está em colapso. Não tem a menor condição...
O que eu mais escuto " quem vai cuidar de vc na velhice?" Primeiro: filho NÃO É CONSORCIO DE ASILO. Segunda: a pessoa que diz isso geralmente nunca foi em um asilo. Mais de 90% dos idosos tem filho e nao tem visitas ou cuidados regulares dos familiares.
Sou filha única e não queri filhos. O que minha mãe me aconselha são 3 coisas: 1- Cuidar da saúde 2- Fazer amigos sempre 3- juntar recursos financeiros. Olha, vou te dizer, ter bons amigos faz toda a diferença, porque família nunca nos estendeu a mão pra NADA. Quem fez foram nossos amigos. O que mais tem é asilo cheio de pais abandonados.
@@taynahibanez9952 Papo de que familia é pra sempre é maior mentira. Melhor fazer amigos bons, que tambem não é pra sempre mas é cíclico que nem tudo...
Ninguém fala isso a sério, óbvio que ninguém faz filho pensando em ter um cuidador ... mas isso fatalmente vai acontecer na vida de todo mundo, pode cuidar da sua saúde o quanto vc quiser, vai chegar um momento que vc irá precisar do cuidado de terceiros, não tem escapatória
Estava ouvindo o vídeo enqto fazia outras coisas em casa. E tive de parar aqui pra perguntar: Vc verificou as respostas por GÊNERO, tbm, Pirulla?? Acredito q isso muda bastante a relação de escolha..... Pq mulheres tem a vida revirada qdo viram mães, homens não. Tou vendo q tem mto homem aí esperançoso..... Eu como mulher, te falo, q se fosse pra ser pai, eu talvez tivesse filhos. Como não tenho essa opção, socialmente falando, já não acho q vale a pena...... E olha: eu sempre quis ser mãe, acho q eu seria uma mãe realmente boa (mesmo pq já estudei mto sobre o assunto), mas sei q a sociedade não me proporcionaria fazer o meu melhor, só pra começar...... E olhando pra isso, somando pensar q o futuro não vai ser bom (pensar q meu filho poderia ser um refugiado ambiental, por exemplo), e ainda algumas questões pessoais de doenças genéticas e talz, minha idade fértil já nos últimos anos, e olhando o "mercado" de possíveis pais...... Eu realmente decidi que é melhor NÃO ter filhos..... E sinceramente, estou feliz com essa decisão.
Excelente ponto! Claro que aqui é a perspectiva dele, um homem. Mas a discussão é muito válida... Nas internet da vida a galera diz que homem quer filhos do mesmo jeito que uma criança quer um cachorrinho: sem a menor noção do trabalho e comprometimento envolvidos e sem a intenção de ser o principal cuidador.
Ele mesmo falou que não iria se aprofundar nessas questões, mas sim abranger de uma forma geral. Acredito que se ele fizer o vídeo sobre as razões do por que as pessoas estão tendo menos filhos (que ele mesmo disse não ser o objetivo desse video) provavlemente ele vai fazer essa diferenciação. Porque aí saímos da esfera de "ctástrofe climática" e entramos em desigualdade de gênero, jornada de trabalho, rede de apoio, polúticas públicas, etc .
@@taynahibanez9952 Tudo bem, eu não tou exatamente cobrando..... Só me incomodou o tom do "tem filho aí" das respostas q ele tava selecionando, pq sinceramente, é fácil falar "ah tem filho sim" pra um gênero q tem a possibilidade de abandono fácil na nossa sociedade..... Então, ao meu ver, o gênero tbm grita nesse caso, e é bastante relevante.....
@@luciampo Sim, e geralmente esses argumentos mais otimistas vem de homens. Mulheres quando são otimistas geralmente vem como um porém como "é dífícil mas compensa" enquanto pra homeme geralmente é tudo mágico. Homens também parecem obcecados por "legado" e "linhagem" geralmente, o que mulheres dificilmente ligam. Não sei se o Pirula tem uma caixa de perguntas pra sugetão do recorte em outro vídeo, geralmente ele pega dos comentários mesmo.
Existe algum argumento objetivo para se ter filhos que não seja para satisfazer um certo "egoísmo" de nos perpetuarmos neles? Isso é aplicável em qualquer momento da história.
Pois é, é no mínimo hipócrita quem chama quem não quer ter filhos de egoísta. Ouvi tantos xingamentos e preconceitos que decidi não tocar mais nesse assunto quando perguntam. Estou com meu marido há 13 anos e já fico grata por não ter esse peso na minha consciência.
Criar um filho é o extremo oposto de egoísmo. É abrir mão da maior parte dos prazeres cotidianos, em troca de ter prazer somente em ver seu filho feliz.
@@GuilhermeVitti O que vc disse é que devemos ter filhos pois isso é uma forma de aprender a nos sacrificarmos pela felicidade de alguém? Pergunta honesta, até porque a discussão é sobre ter filhos ou não, ao invés de sobre como criar filhos.
O meu pensamento 100% individual como mulher pobre trabalhadora: Não há nada que eu faça ou precise fazer hoje que não possa ser pior/mais difícil caso eu tenha uma criança.
Penso parecido.. na minha cabeça não existe nada no mundo que vá complicar tanto a minha vida do que ter um filho. Eu penso que até uma doença grave pra mim é menos pior que ter um filho. Por que da morte eu não tenho um pingo de medo, mas de viver nas condições que eu tenho hoje (insegurança financeira) e tendo a responsabilidade total sobre alguém que não escolheu estar aqui, eu acho um fardo muito pesado pra eu carregar.
Por filho no mundo para trabalhar 6/1, PJ, Terceirizado, por 12 horas por dia , mesmo depois de ter ensino superior e falar 3 ou 4 idiomas, vivendo em um bairro perigoso e sem nenhuma perspectiva de melhora de vida? Tô fora! Os herdeiros que se virem para conseguir mão de obra no futuro.
Os herdeiros não terão nenhum problema para encontrar mão de obra. Tem muita gente sem o mínimo de condições financeiras e psicologicas tendo filho a rodo
to no mesmo barco, passei minha vida inteira abominando a ideia de ter filhos, mas de alguns meses pra cá minha opinião simplesmente mudou do dia pra noite, de repente fui atingido por um desejo enorme de ter filho, mas ter filho pra passar sufoco é foda, melhor não ter, se um dia eu tiver uma situação financeira muito boa e estável aí sim eu vou considerar ter filho, mas não vou mentir, essa questão das mudanças climáticas pesa demais na consciência, por um lado eu sonho com a paternidade, por outro eu tenho medo de trazer um serzinho no mundo só pra sofrer, é foda 😭😭
Tbm não tive filhos esperando a estabilidade financeira, mas quando achei q estava bem (39 anos e meu marido com 44 - 20 anos de casados) já era tarde demais - apesar de não sermos inférteis, não conseguimos nem com 2 fertilizações in vitro. Como o Pirulla disse, quem quer não pode pensar muito. O ruim é não ter tido a possibilidade de escolha... minhas limitações financeiras à época tirou essa escolha de mim.
@@Sonnvsquase passei por isso... também decidi tarde e quase perdi a esperança de que daria certo. Por isso eu falo para as mulheres (com quem eu tenho intimidade) que dizem ainda não ter certeza, verem a possibilidade de congelar os óvulos perto dos 30. Eu sei que não é financeiramente viável para a maioria das mulheres, mas também tem muitas que deixam de fazer simplesmente porque ninguém as colocou para pensar na possibilidade
Não consigo achar que é uma coisa boa querer ter filhos sabe, porque estamos falando de uma outra vida, não vai ser você. É como se tivesse condenando alguém a passar por sofrimento, sendo que essa pessoa nem pôde ser consultada se queria estar aqui ou não. Já acho a própria natureza selvagem cruel, mas nesse caso, os animais parecem sobreviver por instinto, não tendo escolha. Os humanos como seres que podem refletir sobre si, tem esse poder de repensar esse ciclo.
Conheço uma menina de 18 anos que aparenta ter 15, devido ao seu tamanho pequeno. Ela é fruto de uma aventura do pai, que, enquanto namorava a tia dela, a traiu com a mãe dela. Dessa traição, ela nasceu. Tem mais 10 irmãos, ou melhor, meios-irmãos, já que ela é a única filha dos pais dela juntos. Além disso, tem uma irmã mais velha, fruto de outra relação extraconjugal do pai, da época em que ele era irresponsável e saía com várias pessoas. Depois da traição, a mãe dela se envolveu com outros homens e teve mais 7 filhos, cada um de um pai diferente. Agora, a mãe está com um novo parceiro que só aceita cuidar dos filhos que são dele, o que fez com que a menina fosse morar com o pai. O pai, que no passado era irresponsável, agora é evangélico e trata a filha com mão de ferro, como se tivesse sido um santo no passado. A menina é super legal, mas não tem um pingo de tranquilidade e se sente jogada de um lado para o outro. Este é um exemplo comum que vejo hoje em dia: famílias desestruturadas, sem planejamento, tendo filhos sem pensar nas consequências. Claro que não se deve dar tudo o que os filhos querem, mas é essencial oferecer tudo o que eles precisam para terem uma vida de sucesso. Será que faz sentido ter filhos apenas para dizer que se pode, que se tem a capacidade?
Nossa, que nostalgia que deu dos seus videos que eu assistia em 2014, tinha essa vibe mesmo 🥲 aproximadamente 10 anos acompanhando você, Pirula! Amo o seu canal e seus videos!
Poxa, Pirulla. Fiquei triste em saber dessas suas questões de saúde, sinto muito. Você é um cara legal. Desejo tudo de bom pra ti e pra tua família. Agora, sobre o assunto do vídeo, de vez em quando também me pego pensando nesse assunto. A tal angústia climática tem atacado bastante. Mas uma possibilidade que já me ocorreu é de adotar uma criança. Seria, em algum grau, talvez, uma chance de reverter esse prognóstico. Em vez de trazer uma vida para sofrer, poder ajudar e dar mais oportunidades a alguém que já foi colocado nesse mundo - e que já começou a caminhada, que não será fácil, com grandes dificuldades. Se o futuro é sombrio, a solidariedade é uma das chamas mais poderosas que temos ao alcance para encará-lo. Um abraço!
Primeira coisa: você é muito corajoso Pirula ao tocar num assunto tão sensível, mas que precisa sim ser discutido. Segunda coisa: não dá pra comparar guerras ou qualquer outro desafio da humanidade com mudanças climáticas, até porque essas mudanças climáticas vão criar guerras inimagináveis, que fará a primeira e segunda guerra mundial parecer brincadeira de criança. Estamos vivendo tempos difíceis. Quem decidir colocar filhos nesse mundo, pode ter certeza que independente do quão rico você seja, essa criança irá enfrentar o caos.
Muito interessante seus pontos. Trabalho em maternidade a mais de dois anos, sempre tive medo de engravidar, tanto por questões como mulher, quanto sobre o mundo em si, porém depois que comecei a trabalhar e ver bebes nascendo todos os dias e analisar a quantidade exorbitante não apenas no hospital em que fico como em outros e ver padrões de comportamento dos pais, as doenças recorrentes, eu entrei em uma ansiedade como a que você citou em relação as mudanças climáticas. É muita gente nascendo, população crescendo mais e mais, como o mundo irá reagir com essa quantidade daqui a algumas décadas? As vezes quando estou em um transito de horas, em um metrô em horário de pico, no centro da cidade em um final de semana, me pego pensando nessa quantidade de pessoas e que futuramente ficara amarrotado de gente, fico sufocada. Ok que meu filho será só mais um, mas ele viverá e ficará tão sufocado quanto eu, algo a se pensar.
Eu não planejo nem desejo ter filhos, tanto por observar e ter medo desse futuro previsivelmente imprevisível, mas tbm por saber que não tenho um emocional muito legal, com várias questões, eu sou uma pessoa no espectro autista e fui diagnosticado tardiamente e isso acarretou em várias comorbidades e por ter essa consciência eu desejo não ter filhos tanto para que ele não sofra pelo mundo e por mim tbm, não que eu seja uma pessoa ruim, mas tô sempre meio deprimido e não gostaria de uma prole minha sofrendo e se preocupando com a minha instabilidade emocional. Enfim acho q essa temática é bem profunda e adorei o vídeos e as reflexões que me causou.
Tratar ter filhos como uma decisão individual que deveria ser feita considerando apenas suas condições financeiras é só pedir pra parcela mais pobre da população não ter filhos e apenas vai gerar a diminuição de certos grupos em prol de outros, enquanto piora a vida de todo mundo. Afinal, uma força de trabalho menor vai apenas, na população como um todo, ao longo prazo, fazer com que menos pessoas tenham as condições "psicológicas e financeiras" para ter filhos, já que vai agravar o real problema aqui, que são as condições econômicas do país. Negar a alguém um de seus direitos mais básicos por causa que esse alguém já não tem outros de seus direitos mais básicos realizados é contraproducente.
Sou geógrafa. Saudades das minhas aulas. Maravilhoso seus comentários. Sinto com mais frequência esse impacto desde anos 90 qdo iniciei meus estudos com mais intensidade
O mundo do camponês na idade média era preocupante para quem tivesse filhos naquela época.(Guerras diretas, trabalho fisico exaustivo, poucas diversões, etc) mas ele não tinha opções. Nem mesmo a idéia disso. Ele tinha que casar,.por inumeras razões. Hoje a pessoa pode optar. Então ela pensa e analisa. O mundo humano definitivamente parece estar com.os dias contados. As duvidas de hoje estavam nas mentes das pessoas?🤔
Caraca eu tbm!!! Tbm está crescendo uma rejeição de cunho moral a métodos contraceptivos. Tenho visto um crescente movimento a favor da proibição deles. Ainda é pequeno, mas está crescendo.
@@taynahibanez9952 no âmbito religioso faz sentido mesmo quererem proibir o uso de contraceptivos pois o sexo do ponto de vista de muitas religiões é apenas pra procriação, so espero q esse movimento não chegue na lei geral do pais.
Desde pequena eu tenho sonhos assombrosos! Um deles, foi tão assombroso e tão real, que eu decidi NUNCA ter filhos! Todos ligados a natureza, oceanos negros, rasgos no céu, rachaduras imensas na terra... enfim! Eu, se tiver que correr um dia, corro sozinha! Hoje eu tenho gatos, que já estão ficando velhinhos e espero que partam antes de mim! Muitos dos meus sonhos já aconteceram e parece que outros estão perto de acontecer! Quem viver, verá!🌻❤🐶
@mariaaparecidadasilva3880 se me permite, qual a sua idade? Tenho 43 anos e recebi essa realidade dos modelos climáticos numa idade tenra e, desde então, nunca quis ter filhos humanos!
Valeu pirula!! Meu filho é de pandemia.... tenho dançado essa ideia desde que nasceu.. tô com medo do que ele vai enfrentar!! Mas depois de muito pensar, eu olho pra ele, e o que for, será!! Pelo menos, nesse tempo, estamos nos curtindo!!!
É isso. A vida é prazer e sofrimento, essa eterna balança entre os dois. Faz parte. O aue aconteceu aconteceu e o que tiver se ser, será. Faça a sua parte cknforme você acredita, para que você tenha uma vida que não se arrependa no futuro e isso já basta 😊
Estou assistindo o vídeo com meu filho de um mês no colo, sempre sonhei em ser mãe, sofria por não ser, e tive muita dificuldade para engravidar, na pandemia comecei a me sentir muito egoísta por querer ter filhos, coloquei as mudanças climáticas na balança também, e racionalmente cheguei a conclusão que era melhor não, mas meu coração não deixou, conversei com muita gente que me ajudaram a enxergar as coisas com esperança de um futuro melhor, que como um remédio que piora a dor antes de melhora-la talvez a gente tenha realmente que chegar ao fundo do poço para resolver que é melhor sair dali, e com o frio na barriga que o futuro sempre nos trás resolvi fazer tratamento e hoje me sinto muito realizada. As crianças de hoje são o nosso futuro, temos que criar a consciência desde pequenos em suas cabeças que as últimas gerações estragaram o mundo e infelizmente é papel delas e nosso consertar, não é justo, mas se queremos algo melhor teremos que lutar pela melhoria. Acho que cada um é livre para fazer sua escolha se quer ou não ter filhos, menos indivíduos talvez já ajuda substancialmente nosso mundo a voltar para a normalidade, mas se todos pensarem do mesmo jeito complica muito a situação daqui uns anos.
Desde criança digo que não quero ter filhos. Curto muito crianças - e elas me adoram! - mas nunca me vi trazendo alguém para este mundo bosta. E hoje, com 43 anos, estou muito em paz com minha decisão. Ninguém merece isso aqui.
Pirila, eu tb não queria ter filhos, em razão desse mundo tão caótico, a fim de evitar o sofrimento deles. Pelo medo do futuro. Mas, em fim, tive um filho. Como vc disse: fiz o filho, se pensar muito a gente não tem. Meu filho, me disse que não sabe pq a mulher tem filhos, se não tem nenhuma vantagem. Eu respondi: um filho ensina a gente a amar de verdade.
Eu também tenho um filho e concordo com vc. O tipo de amor que se sente por um filho é muito intenso. Eu morreria pelo meu filho sem problema algum. Não existe amor mais intenso por nada e nem ninguém.
Eu tenho um filho. Foi a coisa mais bizarra que me aconteceu. EU nunca me imaginei como Pai, fui um filho renegado por um pai, e criado as duras penas com minha mae. Devido à diversos problemas, eu me considerava a pior opção para ser pai. Ter um filho praticamente inverteu meu universo. Eu hoje, me considero, sou considerado um excelente pai. O fato de todos os problemas existirem, meio que você acaba aprednendo a pesar isso. Acaba vivendo uma vida mais "objetiva".
Pirula, eu teria orgulho de ter um filho como você. Concordo com todos os seus argumentos. Você é um ponto fora da curva neste universo de jovens não pensantes, que só tem ideologia sem fundamento. Parabéns,
Não tem como desvincular os conflitos humanos da luta de classes. Ainda hoje, quando tudo parece perdido, o que nos resta é a organização e a luta. Quem está coordenando a destruição do planeta tem classe e capital. Se queremos sobreviver, nos resta acabar com este sistema que nos explora e adoece. É o único caminho possível de vislumbrar um futuro melhor. Não será fácil, mas é a alternativa que nos sobra.
Depois do colapso da união sovietica acho muito dificil, quase impossivel,qualquer movimento de esquerta será brutalmente suprimido como foi na guerra fria.
Que coincidência, ontem mesmo tive consulta com assistente social, pois estou em vias de fazer vasectomia pelo SUS. Não tenho filhos e quero eliminar completamente a possibilidade de tê-los. Nada me deixaria mais envergonhado e arrependido do que impôr a existência a alguém que, obviamente, não pediu.
@@taynahibanez9952alguns anos atrás eu queria muito fazer laqueadura, pesquisei, imprimi todas as leis, mas peguei uma médica maravilhosa no SUS e ela me explicou sobre o o DIU de cobre, e a % de contracepção ser mto próxima da laqueadura então decidi testar, se meu corpo não rejeitasse não faria a cirurgia, e deu tudo certo, muito seguro, fazendo acompanhamento anual e tudo certinho. Pode ser uma opção se ainda não tiver tentado 😊
@@taynahibanez9952a laqueadura, talvez, seja mais burocrática por ser um procedimento muito mais complexo e invasivo, sendo necessário muito mais cuidado, infraestrutura e profissionais.
Laqueadura é mais punk. Coloca um diu e quando tiver um parceiro fixo ele faz a vasectomia de boas. Meu namorado fez com 26 anos, super tranquilo@@taynahibanez9952
Sempre tive desejo de ter filhos, até que comecei a refletir mais seriamente sobre tudo o que você falou e acabei desistindo. Quando fiz 35 conversei com meu marido porque precisávamos, de fato decidir sobre o assunto. Pirulla pode ter filhos até os 70 se quiser, nós, mulheres, ainda não. E aí, já com um planejamento, paramos com os contraceptivos e deixamos a natureza agir: se viesse, bem, se não viesse, viveríamos nossas vidas sem crise. Eu engravidei depois de 6 meses e acabei tendo uma perda gestacional. A partir desse momento, caímos na real de que o desejo de ser pais já tinha se estabelecido, naturalmente. Tive ainda mais um aborto espontâneo antes de engravidar da minha filha. Quando ela nasceu foi woowwww!!! Absolutamente revolucionário pra mim! Hoje meu propósito (praticamente irracional) é ser cada vez melhor em todos os aspectos pra que ela receba, dentro das minhas limitadas possibilidades, o que há de melhor. Nem consigo explicar, mas é fantástico. Às vezes penso que, por muito pouco, eu passaria a minha existência sem conhecer esse sentimento (não digo só do amor, mas algo que parece até primitivo, de defesa da cria mesmo). Depois chego à conclusão que minha vida seguiria seu curso e eu ficaria bem com a minha escolha porque não teria consciência de que a maternidade seria um rolê tão incrível pra mim. Conclusão: ficaria tudo bem! Ela receberá um mundo todo lascado, mas eu não medirei esforços para que seja o menos ruim possível. Apesar da minha experiência positiva com a maternidade, eu nunca incentivo pessoas que não querem ter filhos a tê-los. Cada um sabe de si e tem o direito de decidir sobre um aspecto tão importante da vida sem encheção de saco
Pirula, eu te acompanho há um bom tempo (8 anos, no mínimo) e você parece gente fina pra caramba! Sempre ponderado, gosto muito de ouvir suas opiniões. Tudo de melhor para você e os seus. 💐
Eu sou um fodido que tá batalhando pra melhorar de vida. No caminho que tô seguindo, as coisas vão acontecer lentamente na minha vida, mas vão acontecer. O fato é que eu e minha namorada concordamos que não faz sentido batalharmos tanto pra quando ter algum resultado que nos permitisse algum conforto, gastar tudo com filho, correndo o risco de não conseguir dar a ele um bom padrão de vida e ainda piorar o que poderíamos ter. Entendo quem quer ter filhos, apesar das suas condições financeiras, mas pra mim é importante garantir o meu conforto e da minha namorada antes, garantir o conforto do filho e depois pensar se ainda assim iremos querer uma mudança tão drástica em nossas vidas como essa.
Pirulla, te acompanho desde 2013 e sinto muitas saudades da época dos vídeos reflexivos! Se possível, volte a fazer, acho muito importante contrastar minhas opiniões com alguém que tenha profundidade argumentativa pra medir meu virtuosismo ético. Te adoro!!
Não tenho filhos, mas participei de forma ativa na criação e formação de caráter de uma criança desde seu nascimento, até hj (com 18 anos)... cara é uma experiencia muito gratificante, ainda mais quando vc observa ele se tornar um humano da hora, bom de coração e correndo atras dos seus proprios sonhos.
Tenho 48 anos e optei por não ter filhos, por várias razões. Certa vez um primo - porque a pressão da família é patética - me disse que eu "não deixaria raíz". Fui sarcástica e só respondi que ainda bem. Ele ficou sem entender e eu sem vontade de explicar. A pressão neste sentido é maior para as mulheres mas sinceramente a inquietação alheia não é um problema meu.
Concordo com vc....Pirula! Sou professora há 22 anos e esses alunos a partir de 2015 são muito ruins e maldosos. Há 2 semanas uma turma inteira do 6o ano de um colégio particular duvidaram do meu conhecimento... disseram na minha cara que iriam procurar no Google. Tô de saco cheio dessa geração chaaaataaaa. Tenho dois filhos que estou educando como se vivessem na década de 80 para não serem idiotas.
Professora Camila, se disseram isso, responda que eles estão corretíssimos! Devem sim questionar o mundo e usar o Google como ferramenta para buscar o conhecimento! Mas a realidade é bem pior. Preguiçosa e desinteressada que é esta geração, ao pegarem o celular provavente acabarão no TikTok ou alguma outra rede social.
Desisti de ser professora em 2018 por isso e pela impotência de mudar o mundo sozinha vendo os pais das crianças serem até piores... Ser professor nunca foi fácil, mas hoje em dia não tá dando pra aguentar. "Não há pütå que pariu que chegue" quando analiso isso tudo
Pensa bem, se eles estão duvidando do seu conhecimento, talvez vc não esteja passando credibilidade no que ensina ou talvez vc esteja errada mesma, quando eu tbm estava no 6° uma professora ensinava a matéria de forma errada, na época não tínhamos acesso ao google para confirmar.
É muita gente ruim no mesmo lugar. Como um ser humano consciente vai querer ter filhos? Eu não tenho e não pretendo ter. E espero que aqueles que têm possam ajudar seus filhos.
Saber que eu ou alguém que amo pode morrer a qualquer momento (acidente, assalto, causas naturais, enfim...) sempre foi muito assustador pra mim. Com filho imagino que essa angústia seria insuportável.
Fiz vasectomia sem filhos de sangue.
- vim de família pobre
- sobreviver é extremamente duro
- difícil encontrar pessoas que entendam sobre trabalho colaborativo, e lutem pelos objetivos em comum.
- o discurso individualista é muito mais sedutor que o comunitário
- a sociedade de consumo tem muito mais força para influenciar seus filhos, distanciando eles dos seus valores.
- pouco tempo para compartilhar com os filhos devido ao excesso de trabalho profissional e doméstico.
- insegurança financeira, física e psicológica
- vulnerabilidade a poderosos, sujeição a trabalhos duros e precários.
Deixo o mundo para vocês, acabei com a minha linhagem.
parabéns pela clareza.
@@NeltonFlavio mano, vai caçar o que fazer.
Se eu ficar rico vou fazer uns 3 filhos se não deixa pra lá.
Parabéns irmão vc é bem lógico. Também penso como vc
Foda-se!
Só fico triste que tão pouca gente enxergue adoção como uma solução válida pra tantos desses dilemas morais. Se for pra não botar um fodido a mais pra sofrer no mundo, adote um fodido poxa, assim vc n enfia ngm no mundo e ameniza a fodidice de outro ser.
Melhor comentário
👏👏👏👏👏
Eu e minha esposa pensamos exatamente assim.
Adotarbé uma missão belíssima, mas quandi colocamos assim, faz parecer que quem escolhe ter um filho está errado. Se eu e minha esposa queremos ter a experiência da gravidez, parto e criação, é opção nossa.
Concordo.
Tenho 14 anos e não gostaria de ter nascido. Minha mãe foi mãe aos 14 anos e meu pai com 17 anos, sou o segundo filho dela, ela teve 4 filhos e a mais velha nasceu com paralisia cerebral. Me vejo completamente sem perspectiva. Eu amo seus vídeos graças a minha tia que é uma referência pra mim, ela tem 38 anos e não deseja ter filhos, disse que ama crianças mas não quer ter uma. Eu sou da mesma opinião dela, adoraria ter um pai como o Pirulla
Parabéns mesmo por vc assistir vídeos reflexivos e críticos como os do Pirulla
Já arrumou um emprego de jovem ou menor aprendiz? Começa de agora, que daqui uns 10 tu tá bem mais tranquilo. Vai por mim.
Nossa! Força aí, rapaz. Minha situação é diferente, mas igualmente ruim. Sou o oitavo de 10 filhos. Se uma família se importa menos com o terceiro filho, imagina com o oitavo e além, rs.
@@L-u-c-a-ss é verdade, escute ele
Não diga que não gostaria de ter nascido, aproveite que já está aqui e faça o melhor que você pode. Você parece uma pessoa muito madura pra sua idade, aproveite esse esclarecimento pra entender a beleza das coisas. Acredite, a medida que o tempo for passando e você for se desvencilhando do que te faz mal (seja sua família de origem ou o que for) mais em paz e de bem com a vida você fica. Te digo isso tendo o dobro da tua idade e passado a infância e juventude inteiras também com esse sentimento de rejeição
O artesão medieval tinha medo do desconhecido e do futuro incerto.
Atualmente, a gente tem medo do futuro previsível que já chegou
Perfeito.
"Não tive filhos, não transmiti a outrem a miséria da existencia" Machado de Assis
Frase aterradora.
Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se saciar daquilo que é bom, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele.
Eclesiastes 6:3 - Bíblia Sagrada
Que o grande Machado de Assis me perdoe, mas que droga de frase.
Só ateus idiotas dizem essa frase
@@viniciuslauton5365a frase é do personagem Brás Cubas, ele falhou e foi medíocre em tudo na vida; quando ele diz "não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria " é uma frase amargurada, tentando tirar algo positivo de mais um fracasso na vida dele.
Não quero ter filhos. Nunca quis. Nunca foi uma vontade minha. Talvez seja um trauma pela maneira como fui criada? Talvez. Não fui uma filha planejada, minha mãe me teve com 30 anos e dois filhos adolescentes, quando chegou na minha vez já estava cansada e doida kkkk... Sei lá, não sinto isso em mim. Fora que nem tenho condições, mentais e muito menos financeiras. Acho um egoísmo tremendo esse povo que tem filho por motivos toscos. Medo de ficar sozinho, segurar relacionamento, etc etc... Aí a criança cresce como eu, toda fudida mentalmente. Deus me livre ter essa culpa e responsabilidade em cima de mim. Tenho minha sobrinha, minhas gatas... Tá PERFEITO.
Me sinto assim tb! Nunca tive vontade. E já tá difícil viver com tanta pressão, imagina a pressão de ajudar um ser humano a dar certo ainda? Eu hein, kkkkkkk...
Seu nome é muito lindo
penso igual, depois que eu já tive que cuidar dos meus irmãos e perdi parte da minha adolescência por isso, agora adulta quero viver a minha vida sem ter que me preocupar com ninguém e n vejo isso como problema
Parabéns, vc disse tudo!
Concordo com tudo que você disse, me sinto exatamente assim.
Tenho dois filhos um 34 e 32. Nenhum dos dois querem ter filho. Concordo com eles. Além desse mundo bosta está muito caro. Vc trabalha pra pagar conta de filho. Eu mesma falei com eles .se eu tivesse minha cabeça de hoje. Vcs não existiriam. E isso não significa que não os amo.
Nos dias de hoje é muito trabalho pra poucas alegrias kkkk
Parabéns por sua lucidez
Minha mãe teve 4 filhos, nenhum de nós quer ter filhos. Meus primos e primas a maioria não quer tb. Minha família vai acabar se continuar assim kkkk
Concordo 100% contigo. Ns vida que vivemos só existimos para gerar riqueza para herdeiros dos outros 😢
Ter filhos é produzir escravos para o Estado, é ajudar a manter a pirâmide da previdência social por mais um tempo.
Pow Pirula, tu esqueceu do PIOR argumento sobre esse assunto “Peraí, mas quem vai cuidar de você quando estiver velho?” KK
Kkkkk pior que eu brinco com isso. Mas nunca parei pra fazer filosófica
Filho não é garantia de ser cuidador não viu. É muito mais garantido ter uma poupança pra pagar um cuidador na velhice
pior que eu gravei esse e cortei, porque não era vinculado a comentário direto, e achei que era dar uma volta desnecessária.
Provavelmente robôs, já tô juntando meu pé de meia pra pegar o primeiro modelo humanoide.
Pessoa com esse argumento tem uma penca de filhos, trata todos eles como lixo pq só teve por interesse, e no fim da vida acaba sozinho.
Pirula, tenho 81 anos, duas filhas, nenhum neto. FEliz assim. Os seus argumentos são de fato muito sensatos, ponderados pelo enorme conhecimntno que você tem da vida, da humanidade e das ciências. Creio que a condição primeira para ter filhos e o desejo. Filhos desejados são amados e dão certo, de uma maneira ou outra. Dito isso, agradeço, como profissional de meio ambiente desde 1975, desde a pandemia aposentada de vez., a sua defesa das teses ambientalistas que ajudamos a sustentar..
Adoro ler comentários de pessoas mais velhas.. gosto de ler os comentários para saber o pensam!
Adoro a frase do Machado de Assis no Brás Cubas: "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria".
Acho que além da questão climática, tem a internet, IA, Redes Sociais e essa tecnologia toda, que nunca foi vista nesse nível na história. Isso mudou muito o mundo, as pessoas estão muito mais doentes mentalmente. Eu sou professor de Ensino Médio e vejo na prática a deterioração mental das pessoas ano a ano, e a cada ano isso piora visivelmente. Eu vendo meus alunos cada vez mais doentes mentalmente me fez decidir não ter filhos.
verdade.
Verdade! Sem contar q tudo q vc citou vai tornar o mercado de trabalho cada vez mais escasso, ou seja, além de as crianças já crescerem ferradas mentalmente (como vc citou), elas se tornarão adultos desempregados e, portanto, mais ferradas ainda mentalmente! Pois é, meu amigo... Como diz o meme, "daqui pra frente é só pra trás".
Essa juventude de hoje está mentalmente doente e ansiosa, muitos nem saem de casa mais ou interagem com outras pessoas. Deve ser por causa das redes sociais,.Internet tudo isso evoluiu muito rápido e a nova geração não conseguiu assimilar isso direito.
@@sr.duarte9438Só por esse cenário, já se tem um belo motivo para não se ter filhos.
Odeio AI/IA mais que tudo. Essa desgraça acabou com qualquer media e ficção futura.
Quando fiquei grávida entrei em desespero, não porque não tinha como criar o meu filho, mas eu sabia que o mundo tá péssimo e a tendência e piorar; agora ele tem 2 anos, estou mais tranquila?!? Não! Continuo dizendo que não tenham filhos, é cruel vc saber que o mundo vai colapsar e seu filho vai passar por coisas terríveis. Na minha concepção e muito egoísmo ter filhos hj em dia, meu filho não foi planejando, aquela clássica " por acidente" ( várias complicações que fizeram os contraceptivos falharem). Não que crianças sejam ruins, ter filhos e mágico, maravilhoso, porém é o que ele vai enfrentar que me deixa despedaçada.
Calma, problemas todos nós enfrentamos, não vai ser o fim do mundo. Se esta tão ansiosa assim, tente fazer com que seu filho cresça o mais forte possível para saber lidar com adversidades que virão.
A maioria dos filhos nasce por acidente. Você não foi exceção.
Exactly this
Os meus fpram planejados via adocao. Estao chegando agora com 1 e meio e 2 e meio. Nao sei se é o susto do momento (estou em aproximação ha quase 3 meses) e nesse dia das maes entrei em uma crise existencial de "pq fiz isso?". Nao coloquei eles no mundo, mas fico pensando no tamanho da responsabilidade e as vezes penso q eles podriam ser adotados por alguem com mais condições, sei la.
@@lisanabarra Não pense assim!!! o seu ato foi muito nobre. Como o Pirula disse no vídeo, não se apegue em uma possibilidade que não existiu. Até por que se pensar na realidade das adoções, a chance de alguém com melhor condições adotar uma criança são mínimas. Se apegue no agora e na realidade que você está vivendo, que é a que você está dando amor e oportunidades a vidas que talvez nunca teriam a possibilidade de viver com dignidade.
Sinceramente, o melhor hoje em dia é adotar. A criança/adolescente já nasceu, vai ter que encarar o futuro de qualquer jeito... melhor que seja com uma família.
Como dizia o grande pensador contemporâneo Jaiminho: "eu prefiro evitar a fadiga"
Essa é minha filosofia de vida 😂😂😂
Kkk, pensei isso tbm... É tão trabalhoso ter que cuidar de si mesmo, imagina de uma criança? Ainda mais se não tem a mínima estabilidade financeira, como é o caso
KKKKKKKKKK
@@oiolasim eu penso assim...o Mr Catra já se reproduziu por mim kkkkkk
"Eu via o amor multiplicar a miséria e a miséria agravar a debilidade."
Machado de Assis
Por gentileza, poderia me dizer a qual edição de Memórias Póstumas de Bras Cubas pertence o excerto? Obrigada.
Tenho 44 anos e nunca desejei ser mãe , sou casada a 11 anos . No início meu marido queria ser pai . Hj ele ja entende que foi melhor assim depois de ver como é difícil educar e abdicar de várias coisas para sermos país
dois frouxos.
Certamente é mais prático não ter.
Não é tão difícil educar, tem suas dificuldades como tudo na vida.
É difícil trabalhar, cuidar da casa, viver e etc, até amar é difícil e gera um gasto de energia enorme, por isso vamos passar a vida sem amar alguém, nada é fácil.
Vc abdica de umas coisas da vida e gera outras oportunidades de vivência do qual vc nunca terá pela sua escolha.
Talvez eu tenha abdicado daquela viajem internacional que eu nunca fiz, mas vi meu filho falando pela primeira vez, dando os primeiros passos, lendo a primeira palvra, recentemente o vi sendo campeão de Karatê contra 16 meninos, ele correu pra me abraçar chorando pra me mostrar a medalha, será que vou chorar quando eu ver seu nome na lista da federal, no casamento dele, no dia do nascimento do meu neto ou neta que ele me dará? Só o tempo dirá...
E a pergunta que fica é: será que eu queria tanto assim conhecer a Itália ou Egito? fica a reflexão
Dito isso, respeito sua opinião, só quis deixar essa reflexão.
Obs: tenho condições de criar, cuidar e educar, sem traumas, sem dificuldades e etc, pra quem não tem desejo que nao tenham, mas na situação do pirula aconselho a ter, ele seria um ótimo pai e ele sabe disso, mas cada um faz suas escolhas.
Cara, essa Thumb tá IMPAGÁVEL!!! 😂😂😂 O mini Pirula no colo do grande Pirula, que o olha com uma cara de "ih, olha só o que eu acabei de fazer" 😂😂😂😂😂
Perdi tudo nessa thumb
Vdd 🤣🤣🤣🤣.
O Pirulinha de barba... Não tanko 😂
Vou ter pesadelos 😢
😂😂😂😂
Não quero filho meu nascendo em um mundo com jornada 6/1
Primeiro comentário com um bom argumento que vejo, parabéns
Época melhor para ter filho era no séculos XX, com jornada 6x1 de 12 a 16 horas por dia em condições insalubres e sem segurança kkkkkk ou antes disso, em época de escravidão, Ou talvez na idade média, etc.... hahaha
@@jhonmouratu viu o vídeo? o sofrimento do passado não muda que estamos sofrendo hj.
Que 6x1 é esse, além de estar acabando, só pessoal do comércio mesmo.. tem vários indícios de melhoria nesse aspecto..... maioria que conheço trabalha 40 horas semanais 5x2.. sem contar o pessoal da tecnologia que trabalha de casa, enquanto viaja.... os autonomos que trabalham quando querem... Os youtubers que trabalham divertindo... Sem contar os movimentos Europeus para trabalhar 4x3 ou 6 horas diárias..... a revolução das maquinas, que tirará o trabalho pesado, talvez diminuindo o custo do alimento, precisando trabalhar menos para viver....
@@dimitrius48 meu consagrado, você é europeu? por que eu não sou, a realidade pra mim é de onde metade da população não tem nem 2 salarios minimos e trabalham em 6x1. Mesmo que eu tenha o privilégio de estar um pouco melhor financeiramente, nada garante que amanhã estarei junto com essas pessoas, e menos ainda garante que isso não vai se tornar ainda mais comum do que já é hoje.
O fim da discussão é: quer ter filho? Tenha. Não quer ter filho? Não tenha. Podemos ficar filosofando o quanto quiser por aqui, não vamos a lugar nenhum
Se a coisa fosse simples assim, a legalização do aborto já teria acontecido a MUITO tempo.
@@melanciafeliz nao. Aborto é assassinato, matar esperma nao
Eu escrevi um pequeno poema sobre esse assunto que me atormenta muito:
"Um filho que nunca tive,
é um filho que morreu?
Misericordioso por poupá-lo da morte,
ou um assassino cruel por privá-lo da vida;
Qual dos dois sou eu?"
Misericordioso por poupá-lo da vida. Durma sereno
@@Bababibaa 😂
Caracaaaaaaaa que profundo! Eu amei, muito bom!
Quanta sensibilidade ❤
Essa é uma falsa dualidade muito carregada de visão ideológica da igreja e maquiavélica
Não quero que meu filho seja um potencial refugiado climático ou que viva apenas para trabalhar e se sustentar, caso se livre de ser um refugiado.
Então trabalhe para mudar o mundo e tenha filhos.
@BengalaFraca Não mesmo, por isso é um trabalho coletivo. Por isso que é preciso trabalhar para mudar ele, fazer sua parte com cidadão e ser uma pessoa minimamente decente, consciente e se organizar e fazer oq dá para melhorar.
@BengalaFraca e não fazer nada é pior doq tentar
Ou seja, vc não quer que seu filho seja igual a praticamente 100% dos indivíduo da espécie humana.
@@alfredo.miranda a gente trabalha pra deixar um mundo melhor pros filhos dos outros. Vamos continuar não querendo ter filhos até um dia, quem sabe, mudar de ideia.
Minha ex uma vez comentou comigo que eu sempre ficava recluso em relação a ter filhos, q ela nunca entendeu o motivo, quando expliquei que meu medo não era só a responsabilidade, mas tbm que não queria dar a meu filho uma vida complicada num mundo horrivel em que ele ou ela deveria lutar a vida toda pra ter o basico. Se fossemos para ter filhos, eu queria poder dar uma moradia boa, uma educação de qualidade e ter tempo para acompanhar e ajudar no crescimento, e vivendo onde a gente vive, trabalhando de domingo a domingo com apenas uma folga, e lutando todos os dias pra conseguir o minimo para sobreviver, além de ver a educação brasileira sendo cada vez mais sucateada, além de todos os problemas climaticos que uma hora ou outra irá nos afetar (eu estive em itabuna quando houve aquela enchente, por sorte estava em lugar alto, porem vi a destruição e vi pessoas proximas perdendo tudo), eu não quero que um filho meu tenha q passar por isso, e pelo jeito que as coisas estão andando, não creio que o futuro seja brilhante para o ser humano, e não quero um filho meu passando por todo esse inferno.
Eu compartilho totalmente disso. De verdade, eu queria poder ser mãe, mas minha questão é que acho egoísmo demais colocar alguém no mundo sem querer eu tenha condições de dar o melhor
O mundo atual é muito menos pior do que o de 100 anos atrás, nossos antepassados lutavam com grandes predadores por território, caçavam e andavam milhas e milhas pra descobrir novas terras e plantar, uma vida muito mais difícil, vc acha que seu filho não seria forte pro mundo que está por vir? Viver é sofrer, o que podemos fazer é amenizar a desgraça da qual nascemos prós próximos que virão, mas a humanidade não pode parar. A grande parte das pessoas no mundo não querem ter filhos não porque têm medo do futuro com vcs, mas porque preferem se entreter constantemente com outras coisas, no 1° mundo é assim.
Eu já tenho pensado há alguns anos que não quero ter filhos e, semelhante ao que você contou, presenciei as enchentes do RS (sou de Porto Alegre) e no dia que vi a rua em que moro enchendo de água pensei exatamente isso: que sorte que eu não tenho filhos ou animais de estimação. Observar tudo o que aconteceu, ouvir as histórias, ver as pessoas deixando para trás tudo o que tinham, algumas não conseguindo salvar os pets, outras fazendo de tudo para salvar os filhos e nem sempre conseguindo…foi aterrorizante e eu jamais iria querer que um filho meu passasse por isso
@@Insider33-kl6iq" A humanidade não pode parar". Por que? Se todo mundo que já nasceu pudesse viver bem e ir morrendo tranquilo, a quem estaríamos fazendo mal na não continuidade? Olha como estamos deixando o planeta ...
Esse tipo de discussão, não chegou ainda aqui, o pessoal por aqui ainda pensa que quanto mais filho melhor porque há chances de pelo menos um ser "ministro" e ajudar a família, porque o sofrimento aqui (fome, doença etc) é o nosso dia dia. Grande abraço irmãos brasileiros, directamente de Luanda - Angola. 🇧🇷🇦🇴
😞😞😞
Que pena.
😪
@ariane3497"sensatez"
Juro que não entendo porque quem está na miséria não pensa que se está ruim viver desse jeito, por que continuar perpetuando a miséria e o sofrimento tendo vários filhos?
Tive filho com 39 e meu marido 40. Tem sido maravilhoso. A melhor coisa que eu já fiz. Hoje, com 62 anos, me sinto muito bem com ele se formando na faculdade.
Ele é um homem muito legal, um grande cara.
Poxa, legal saber que você conseguiu engravidar aos 39 anos. Estou com 30 anos e um pouco preocupada com isso.
@@Ultranumbfiction103 Já pensou em congelar óvulos?
@@MundoGamesDo Estava pesquisando isso agora pouco! rsrs Estou considerando muito isso. É uma das poucas opções que me resta. Porque já estou com 30 anos e sou lésbica.
@@Ultranumbfiction103qdo eu nasci minha mãe estava perto de completar 42, e ela trabalhou a gravidez inteira inclusive, isso foi em 87, qdo nem existia SUS. Sou filha única e nasci saudável. Se vc já vai mesmo fazer uma reprodução in vitro, acho q vale a pena congelar os óvulos e deixar pra decidir com mais tranquilidade.
@@Ultranumbfiction103 Da pra adotar
"Ah você não quer filho porque não quer ter responsabilidade, gastar dinheiro etc é só egoísmo!"
Exatamente 👍
prefiro gastar com livros e meus gatos 😜
@@saraamaral7353 uma hora isso ai não vai bastar....
ja temos varias responsabilidades durante o dia, cuidar de uma criança não precisa ser uma delas
@@matheusmf4135 mas ter um fardo a mais não vai ajudar
qdo me perguntam "mas quem vai cuidar de vc na velhice" percebo que o egoísta não sou eu
Tenho 1 filho de 11 anos e nao quero mais. Me preocupo com nosso futuro por conta nao so das mudancas climaticas, mas tb pelo extremismo religioso e politico
Meu filho tem 5 anos e tenho mais medo do extremismo do que da mudança climática.
Tenho vontade de ser mãe em alguns anos, mas essas são minhas preocupações. Não tenho certeza ainda. É complexo.
Extremismo religioso e político kkkkkk
"Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se saciar daquilo que é bom, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele."
Eclesiastes 6:3 - Bíblia Sagrada
@@lightand4378 ????? KKKKKKKKKKKKKKK 😂😂😂😂😂
Sem condição nenhuma de ter filho hoje. Pra quê?
Além dos custos, botar mais um ser humano neste sistema
Meu principal motivo de não ter filhos é por eu ser autista. Não dou conta bem de mim que dirá de um outro ser humano totalmente dependente de mim??? O risco dele ser também autista é altíssimo. A discussão PRECISA envolver as pessoas que gestam, na maioria mulheres. É PRECISO TER REDE DE APOIO!
Que bom vc pensar assim.
Hoje em dia, moda é incentivar pessoas com essa condição a terem filhos ...
@@chiron8018 Isso é um pensamento eugenista. Ela não querer ter filhos consciente da condição que ela julga ser uma limitação tudo bem. Mas dizer que é bom ela pensar assim é perigoso.
@@franciscodefaria É bom, sim. Imagina uma pessoa nesse estado tendo 5, 6, 7 ou mais filhos ? As crianças desse tipo nascem com dificuldades em tudo, até em falar e estudar... Imagine na vida adulta.
@@chiron8018acho que o incentivo é às pessoas poderem exercer seu direito fundamental. Pessoas tem o direito de ter filho SE ELAS QUISEREM. Achei seu comentário capacitista.
@@chiron8018 Essa realidade hipotética não existe. Conheço muitos autistas diagnosticados e a maioria tem filhos. Um ou Dois no máximo e a maioria não tem a condição ou tem de forma muito sutil. Não se deve incentivar ou desincentivar ninguém de ter ou não filhos por razões genéticas. Isso é EUGENIA.
Fora a falta de tato para falar de pessoas neuroatipicas. "Crianças desse tipo".
Tive filho aos 40. Sempre quis, sempre sonhei, então pesquisei, refleti e preparei minha vida para tê-lo. E mesmo com todo preparo a pandemia veio quando ele tinha 1 aninho e mostrou q mesmo com preparo há coisas muito inesperadas q podem acontecer. Hoje busco preparar meu filho para as surpresas da vida e para conseguir viver bem num mundo bosta. Mas a minha maior preocupação é que ele não seja mais um bosta num mundo bosta. Mesmo tento mais tolerância da parte de alguns, outros tantos reacionários fazem me sentir na Alemanha da década de 30. Bate a ansiedade de precisar viver o máximo de tempo possível pra tentar dar a melhor educação social possível pro meu filho.
Foi a melhor decisão que tive, hoje é dia das mães e a alegria de tê-lo ao meu lado é inexplicável. É incrível acompanhar as descobertas, crescimento e desenvolvimento. É meu maior amor, meu maior trabalho e maior preocupação. É lindo!
Mas eu nunca digo isso pra convencer alguém a ter filhos. Só tome essa decisão quando e se tiver segurança da capacidade de esforço e dedicação necessárias. E fique de boa se não quiser. Meu irmão não quer ter e dou o maior apoio. O outro sempre quis e também apoiei na decisão e apoio agora na criação dos meus sobrinhos. Cada um com suas escolhas.
Então, é o que eu falo pra minha esposa: ter filho é um desejo seu egoísta! Satisfazer seu desejo e condenar um inocente a viver nesse lugar degradado e sem perspectiva de melhoras
"Eu sempre quis ter filhos", ou seja, a pessoa passa por cima do fato de que o ser humano que ela colocou no mundo vai sofrer, vai morrer, só pra suprir seu desejo. Eu gostaria de nunca ter nascido.
@@Maraya159 pela sua frase vc não teve pais preparados para ter filho e também precisa urgentemente de acompanhamento psicológico. Sou feliz por ter nascido e por viver e quero passar pro meu filho essa felicidade. Não foi uma decisão egoísta. Desejar ter filho é o primeiro critério necessário pra ter um. Eu quis sim, mas não fui egoísta. Deixei bem claro que pesquisei se realmente era bom, conversei, me preparei psicologicamente e financeiramente. Quando ele nasceu eu tinha casa quitada e bom emprego. Faço terapia pra me ajudar a criá-lo. Abri mão de muita coisa pra ele estar bem. Nada disso é egoísta.
@@Maraya159 e mais, dizer q o ser humano vai morrer é um argumento b0st4. Todo ser vivo vai morrer, então não devemos deixar nenhum ser vivo procriar? Kkkkk
@@VitorFM sua mulher deveria ter conversado sobre isso com vc antes de casar. Agora ou ela desiste de ter filho ou separa de vc. Pior coisa pra uma criança é ser criado por alguém que não quer ela. Se a vontade de ter filho dela for maior que o q sente por vc sugiro a ela fazer como eu: só tive filho quando tive casa própria, bom emprego e acomoanhamento psicológico. Não foi simplesmente eu quero eu vou ter. Foi "eu quero, vou ver o que preciso e me preparar pra ter, se puder". Eu me preparei. E faço tratamento psicológico pra ajudar nas coisas inesperadas e pra manter uma educação saudável. Se eu me percebesse uma pessoa instável, psicológica ou financeiramente não teria. É muito feio chamar de egoísta quem escolhe ter filho.
quando alguém me pergunta pq eu não quero ter filho, eu pergunto se a pessoa tá com tempo. pq a lista é bem grande
Ainda bem que ninguém vai ser seu filho, coitado da suposta criatura
Acho que devemos nomear o argumento do "e se seus avós nao tivessem tido filhos" da falácia do "Neymar com saudade do que nâo viveu".
😂😂😂😂😂
Se meus avós não tivessem tido filhos eu seria muito feliz na imensidão da inexistência.
@@oldmarcussales é o niilismo perfeito, o verdadeiro nirvana do nada. kkkkkkkkkk #muito #bom
Esse argumento é tão tosco, que a gente pode até escaloná-lo de uma maneira esdrúxula, saca só: "Se seu pai gozasse 10 segundos antes ou depois, vc não existiria, pq seria outro espermatozoide q fecundaria o óvulo da sua mãe." 😂😂😂
comentário perfeito
Eu adorei o "tá velho demais já nem pode ter filho" - to torcendo muito pra chegar nessa fase e PARAREM de encher meu saco HAHAHA
vasecto. se daqui a 10 anos vc pensar em mudar de ideia, fodas já é praticamente irreversível, menos uma questão para se pensar
Sim kkkkk nunca quis tanto que 10 anos passassem tão rápido, chega 40 pelo amor e Deus kkkk
Nem fala. Desde os 18 decidi que não quero filhos e nego penteada até hoje que vou mudar de ideia. Ps: tenho quase trinta
@@marcoaurelio4903não é trivial para mulher fazer laqueadura. Apesar de existirem as leis, os médicos se recusam. Sofri mto com isso e desisti
nunca quis ter filhos por que não queria que ele passasse pelas mesmas coisas que eu passei, pra começar que se pudessem me perguntar se eu queria nascer eu jamais teria nascido. Agora com a perspectiva que temos de futuro tenho menos vontade ainda de ter filhos. Não sei qual que é o problema das pessoas em não aceitarem que tem gente que não quer ter filhos.
Instinto é o problema
@@nikolas4347 Pode ser que a origem seja extinto mesmo, mas ultimamente não sei se isso resume bem a questão. Nas ultimas décadas as pessoas tem tido cada vez menos filhos.
Mas n é pq vc vai ter um filho que ele vá necessariamente passar pelos problemas que vc passou
Exato. Bem provavelmente vai passar por piores.
@@nikolas4347 Não temos só instinto, temos raciocínio tb. Essa justificativa de instinto é meio pobre e essencialista, sendo que não vivemos só de acordo com nossos instintos e temos um incentivo cultural gigantesco e constante (principalmente sobre as mulheres) pra ter filhos, e envergonhar quem não quer. Uma coisa se perde na outra.
Eu nunca quis ter filhos. Só pelo fato de ser mulher e ser desvalorizada no mercado de trabalho foi o primeiro a me desanimar. Não consigo me imaginar num futuro daquia 20 anos pela velocidade que mudanças estão acontecendo . Não sei se vou conseguir comprar uma casa, e a chance de virar mãe solo no Br é GIGANTE. Se eu conseguir me sustentar, ter uma casa pra morar e não ter que chegar em casa 7hrs da noite e ainda ter que cuidar de filhos está ótimo. Lembrei de uma amiga q o marido pediu filho, ela fez uma planilha com os gastos estimados do bebÊ no mÊs, o marido mesmo decidiu esperar mais uns anos. 🤡
Leiam o livro Porque te amo, não nascerás! Esse livro desconstrói uma série de argumentos pró vida, no âmbito da natalidade. Todo pai deveria fazer as considerações propostas no livro. Um belo trabalho de dois filósofos, um brasileiro e outro uruguaio.
Baixei o PDF hoje.
@@MaressaDivaOficial depois comenta aqui, se puder. ;)
Eu acho que tem que ser normalizado o fato de que muitas pessoas só não sentem essa necessidade de ter filhos mesmo...
E outra coisa: muitas pessoas tem filhos por motivos toscos também. Tipo dar continuidade ao sobrenome, ter algm pra cuidar de vc na velhice, etc. Nem sempre ter filho vem de um sentimento altruista.
Gerar um filho nunca será um altruísmo, sempre foi egoísmo. Acho engraçado quando alguém diz que não querer ter filho é egoísmo, porque é totalmente o contrário. Altruísmo é tirar uma criança do orfanato, e quanto mais velha a criança for, maior será o gesto de altruísmo.
@@naldima Concordo. Normalmente quem tem filho, principalmente se for planejado, é por uma profunda necessidade pessoal.
Isso é verdade. Quem quer ter filho, não precisa ficar se justificando. Em contrapartida, quando alguém não quer, fica todo mundo querendo mil e um motivos "plausíveis" quando o simples "porque não quero" já é suficiente.
@@naldima Falar que ter filho sempre foi egoísmo é o mesmo que falar que não ter filho sempre foi egoísmo. E para um segundo pra pensar, se ter filho fosse necessariamente relacionado com egoismo, nem a humanidade e nenhum outro ser vivo existiria, isso é um fato biológico obvio. Parece que vcs pensam que ter filho sempre é um ato consciente quando a maioria de pessoas da historia da humanidade nasceram por acaso sem planejamento nenhum.
@@MManiacs2 A gente pode facilmente inverter isso: "Para não ter filhos, você só precisa usar um método contraceptivo. Já para ter filhos você precisa ativamente se envolver com outra pessoa".
Esse ano faço 32 anos, moro proximo a curitiba o que ainda não é extremo sul e apesar da minha idade cultivo plantas desde os 10 anos de idade o que já presenciei de mudanças no clima por observação das quatro estações nos ultimos 22 anos, é assustador. O que as pessoas não levam em consideração é que situações como a de RS estão piorando, alem dessa situação dia 17/04 teve tempestade em região desertica em 24 equivaleu a 1 ano, agora nos ultimos dias nos EUA tem cidades abaixo de gelo. O que quero dizer com tudo isso é que mesmo em regiões não muito afetadas até o momento, vão sofrer por questão de alimento, falta de agua e luz em abastecimento de hidreletricas(locais com seca), etc.
Resumindo todo mundo esta ou vai estar f*dido e ainda trazer mais uma pessoa para passar por isso, e pior ainda dizer que gosta da pessoinha, fazendo isso.
Parabéns por sua lucidez 👏👏👏 É exatamente isso
Tenho 3 filhos. 2 homens e 1 mulher. Nenhum deles pretendem ter filhos. Meus netos são 2 gatos, o Barthô, o Mingal e um caozinho, o Pelanka. A minha filha mais nova, vai completar 21 anos. Eu tinha 40 anos quando ela nasceu. Agora temos alguns conflitos, mas vivemos bem e minha preocupação é justamente o futuro.
Com 21 ninguém pretende ter filhos, ela tem mtos anos pra mudar de ideia
4:53 "vai que no futuro não tem mais twitter". Parece que estava prevendo o futuro 👀
PERFEITO!!!
Eu tenho uma filha, de 7 anos. Ela não foi programada, eu tinha um problema para engravidar, e relaxei, descobri que estava grávida com quase 4 meses de gestação. Eu entrei em pânico, nunca quis ter filhos, justamente por pensar demais. Se não tivesse sido de surpresa não teria até hoje. Sobre a idade, concordo, fiquei gravida com 31 anos, e tenho menos tempo e energia pra ficar com ela. Me esforço o máximo para conseguir a energia necessária pra acompanhar uma criança de 7 anos, mas tem dias que são mais difíceis que outros, além disso, meu marido morreu, então sou só eu. Ele era filho único, eu não quero ter mais filhos, e isso me preocupa, pois sei que depois que eu e meus pais e sogra morrer, ela vai ficar sozinha no mundo. Ter filhos é se preocupar eternamente, mesmo que as condições do mundo fossem outras, eu continuria me preocupando. Mesmo amando minha filha e ser muito feliz por ter ela comigo, sou do time que fala pra todo mundo não ter filhos. É muita preocupação, muito gasto e a gente sempre acha que está fazendo tudo errado.
Sua filha vai ficar bem. Tbm sou filha única, atualmente somos só eu e minha mãe. O que sua filha precisa é trabalhar a independência, cuidar da saúde e ter amigos. Ter bons amigos faz muita diferença.
Sua filha não vai fica sozinha. Não é só ter família que significa que você tem alguém não, ela pode ter um esposo ou esposa, pode querer ter filhos, vai ter amigos. As vezes se ela tivesse uma grande família ficaria mais sozinha no meio deles do que com amigos
@@luisalucia2417 Eu garanto que tem parente pior que inimigo. Me afastei de todos kkkkk. Só falo com minha mãe, avó e um tio por parte de pai. O resto eu preferia q nem tivesse msm kkk
@@taynahibanez9952 concordo plenamente. Ainda não cheguei na época de me afasta da minha família mas quando eu crescer e alcançar minha liberdade não vou querer contato com ninguém se não minha mãe e minha vó se for da vontade de Deus ela está viva
Impossível não pensar nessas questões todas com toda a catástrofe atual, das ondas de calor insuportáveis em São Paulo, onde vivo. Meu marido sempre teve receio de colocar filho num mundo péssimo para se viver, mas eu sempre quis muito, consumi e estudei muito conteúdo sobre educação infantil, sobre gravidez e maternidade, então, após muitas, muitas conversas, acabamos deixando acontecer e aconteceu, minha filha completará 10 meses nos próximos dias. Nasceu após 10 anos de relacionamento, eu com 31 anos e meu marido, 28. Agora, quase todos os dias, eu falo, "mas o que foi que eu fiz? Será que condenei minha filha, tão desejada, tão absurdamente amada, a viver uma vida ruim, insalubre?" Não há mais volta, mas esse pensamento me atormenta. Amo minha filha tanto que não dá para explicar, sou muito feliz por tê-la ao meu lado, por ter a oportunidade de ser mãe, mas morro de medo do futuro dela. Só sei que tomei a decisão de não ter outros, e de fazer o que puder para prepará-la (se é que isso é possível) para viver nesse novo mundo. Vídeo me atingiu em cheio mesmo, assisti com o coração apertado e segurando choro.
Eu sou vintage, do século passado, tive meu único filho em 1979, pelo simples fato de entender ser natural reproduzir, gostar de crianças, da ideia de ser mãe. Meu medo era que no longínquo anos 2.000 (os 3 Elementos tem um vídeo recente sobre a nossa percepção sobre o tempo), que não criaria um filho para ser soldado e ele morrer numa futura guerra que felizmente não veio. O amor que surge por um serzinho indefeso, o desejo de cuidar, o prazer de ver as conquistas do crescimento, do desenvolvimento emocional e intelectual são imensas. Para mim ser mãe sempre foi prazeiroso. Ah, eu trabalhei, estudei, conquistei alguma estabilidade financeira enquanto criei meu filho. Ninguém falava de "rede de apoio" como hj, eu sempre achei que a responsabilidade era toda minha. Tb reservei o dinheiro para pagar o asilo qdo e se for necessário. Entre outras metas que eu tinha, ser mãe foi a mais compensadora de ser atingida.
Vc é uma pessoa incrível! Parabéns! 👏👏👏
Que lindo ler isso! Sempre sonhei ser mãe, mas aos 25 não acredito que terei condições, mas fico feliz de saber que outras pessoas realizaram esse feito com alegria ❤
Faço as minhas palavras as tuas
Outros tempos, com outras dificuldades mas outras vantagens. Emprego fácil, casa a preço de banana, casamentos estáveis etc.
@@stefanisilva2493só vi seu comentário hj. Meu marido e pai do meu filho morreu qdo o menino tinha 8 anos e eu morava em outra cidade. Voltei pra SP, arrumei emprego aqui, dei estudo pro meu filho até o MBA, aí fui fazer a minha faculdade, aos 45 anos. Não simplifique a vida de quem vc não conhece nem romantize uma época que vc provavelmente não viveu. Mas, apesar de todos os perrengues, ser mãe foi a minha maior satisfação.
Meus avós, pobres e viviam na miséria, tiveram 9 filhos e moravam em uma casa quase caindo aos pedaços no interior do Ceará na década de 70. hoje em dia eu mal consigo sobreviver criando um gato como filho.
com meus avós era parecido, a grande diferença é que antigamente dava pra botar criança pra trabalhar sem lei nem policia te perseguindo, por isso eles conseguiam se sustentar mesmo aos trancos e barrancos. claro que isso sacrificava o estudo e a infância, não é ideal, mas é a razão.
@@kiara6237Ter filhos para viver como escravos, sem escolaridade , e apenas para servir de mão de obra barata é cruel e desumano. Nossas Avós tinham muitos filhos porque viviam no mundo machista, em que as mulheres não tinha acesso a contraceptivos e se submetiam as vontades masculinas, além de não haver planejamento familiar. Ter filhos para os casais antigos era algo invitável ,e que todo o casal ia passar por isso, pelo menos era isso que acreditavam na época. E claro não esquecendo do papel da religão em estimular a reprodução dos casais. A falta de escolariedade também contribuia com isso , pois a maioria dos nossos avôs eram analfabetos ou Semianalfabeto.
@@natalialinharesaguiar2983 Fora que o homem NUNCA botava a mao pra cuidar de criança e a mulher reclamar nao ia mudar nada.
Gato como filho 😂
Nao to podendo nem ter gato. Racao ta cara.
Eu tenho 39 anos e nunca tive a menor vontade de ser mae. Óbvio que quando criança e adolescente eu não pensava em nada mais do que: "Pra que eu vou arrumar alguém pra me preocupar, me atrapalhar".
Hoje com todos esses problemas do planeta, vejo que foi uma das melhores escolhas que eu fiz. Fora que acho uma sacanagem colocar alguém nesse mundo e forçar essa pessoa a trabalhar, estudar, conviver com um monte de gente que não vai gostar, sofrer só pq eu quero um cuidador de idosos ou arrumar um propósito na vida, normalmente são esses argumentos que quem tem filhos me dão...
Tenho 32, já tive vontade de não viver e eu te entendo perfeitamente!
Amei o seu comentário, sou de acordo @priblackcherry
Talvez, você não queira ser uma velha sem família. Viver a velhice sem família é bem duro. Corajosa vc!
Apesar de ter a ansiedade climática nas alturas, minha única questão é a financeira.
Sou de família pobre e continuo pobre, só que uma pobre estutada. Fico imaginando como minha vida seria diferente se meus pais pudessem ter dado condições melhores pra mim e minhas irmãs. Quando penso nisso, caio na besteira de até sentir raiva deles... mas passa. Pois sei que o problema é o capitalismo, não eles.
Então hoje eu sei que não posso me dar o luxo de engravidar e ter filhos, pois isso seria condená-los a viver com quase a mesma situação que fui obrigada a viver, ou melhor, sobreviver. Acho desumano fazer um ser humano só pra trabalhar até morrer. Esse sistema jamais vai merecer que eu dê meu bem mais precioso a ele.
Você sintetizou o meu pensamento. Gostaria de ter filhos, mas, realmente, ter filhos hoje é um luxo! Fora a questão mundial que está uma bosta.
Tenho um filho de dois aninhos, ele é minha vida e a msmo tempo que é a melhor sensação do mundo é também a mais preocupante, mistura de sensações extremamente fortes.
Eu tbm n sou um antinatalista, gostaria até de ter meninas um dia, mas eu ja coloquei para mim q eu só vou me dar esse "luxo" de construir uma família se eu conseguir sair da pobreza. Me recuso a colocar uma vida nesse mundo pra ela sofrer tendo q ser forte pra sobreviver. Eu nem nasci numa família extremamente pobre (graças a Deus), nunca me faltou nada, pq meus pais sempre trabalharam nuito pra garantir o mínimo de conforto, mas tbm sem nenhum luxo, acho q maior luxo q pude receber dos meus pais foram eles terem condições, mesmo q apertados, de me manter enquanto termino minha faculdade. Pnc dessa conversa de criar filhos fortes, eu quero criar minha familia no maior conforto possível, se for para eu ter filhos, quero q eles possam ter todos os luxos q quiserem
Penso como vc pensa
E tá tudo tão caro que ter filhos com condições de prover bem É um luxo! Num sistema sem garantia de nada, é muita sacanagem ainda existir essa exigência
@@nininini035 pse, eu ainda não sei em q mundo essa galera tá vivendo pra ficar pondo na cabeça q ter filhos é uma benção independente da situação financeira e até mesmo emocional.
Esses tempo tive q escutar da minha tia q pobre tem q fazer muito filho mesmo pq "Deus ajuda", minha vontade foi de xingar ela, pq ela, meu pai e meus tios vieram da miséria, sabem como é doloroso não ter o básico pra viver, sobrevivendo a base de milagre e tendo q trabalhar desde cedo, swm saber se no dia seguinte teriam comida dentro de casa, pra agora q ela q conseguiu uma leve "Ascenção" pq virou advogada e se aposentou em cargo público ficar com esses papos. Até q ela mesma só teve um filho... ficar colocando criança em situação de miséria no mundo, criando mais pessoas q vão ter o destino de virar mão de obra barata, em situação de quase análoga a escravidão pra sobreviver? Tô muito fora.
@@m_arxesini935 Sua tia merece ser xingada mesmo, mas o mais foda é que é o sistema que coloca essas merdas na cabeça de milhões de trouxas justamente para terem pencas de filhos e eles mão de obra barata!
sdds Pirula fazendo video sem pesquisa, só da cabeça dele. Mt bom!
Tem live assim toda semana
Mt foda
É uma saudade viu, a live não passa o mesmo sentimento.
verdade, espero que ele continue postando vídeos assim
O "medo" do futuro deixou de ser baseado em achismos pra ser baseado na realidade.
Hj sabemos muito bem o que nos espera, é o que eu digo pra alguns amigos, eu não sou pessimista, mas o que eu posso fazer se meu realismo caminha pra esse lado
Eu fui adolescente nos anos 80. Desde aquela época dizia que não queria ter filhos. Ouvir você falar me fez lembrar todas as asneiras que já ouvi. Incrível como nada mudou.
Minha contribuição é não ter...
Me too
Isso que o Pirula falou é uma parada realmente pesada a se pensar. Meu pai é 48 anos mais velho que eu e 54 anos mais velho que meu irmão caçula. Desde que eu tomei ciência do que isso significa (quando eu tinha uns 10 ou 11 anos), não houve um único dia da minha vida na qual eu não pensasse em como eu e meu irmão o perderemos cedo, talvez ele não me veja me formar na faculdade, talvez ele não nos veja casar, a chance é alta de que ele não veja um filho meu ou do meu irmão. Incontáveis vezes eu acordei em pesadelo ou fui dormir chorando pensando que meu pai pode morrer a qualquer momento, pensamento que não passa pela minha cabeça em relação à minha mãe, já que ela é bem mais nova.
Meu camarada, não sei se te alenta, mas eu sinto exatamente o mesmo que você, e meu pai é uns 26 anos mais velho que eu. Isso de ter medo de perder os pais é algo que precisamos conviver, pq uma hora ou outra vai acontecer com todo mundo (se não acontecer é pq vc morreu antes), então o que eu penso é: não vale a pena se desgastar, sofrer pelo inevitável, pq se formos pensar nisso, ninguém de nós vive. Quando chegar a hora dos nossos pais partirem vai ser muito doloroso e pq tornar o antes doloroso tb?
Meu pai foi da geração de ter filhos super cedo, e mesmo assim eu conviva com esse medo de perde-lo, isso é bem normal em filhos, além do mais a expectativa de vida das pessoas aumentou muito.
Eu entendo sua angústia. Eu tenho uma parecida ao reverso sabendo que talvez só agora aos 40 tenho cabeça, educação e dinheiro pra ter filhos.
Mas, talvez mesmo tendo menos tempo com o seu pai, foi com muito mais qualidade e amor já que ele esperou estar pronto para dar o melhor que ele pode como pessoa para você.
É triste mas ninguem é eterno. Aproveita enquanto ele ta por aqui
Viver é uma M
Tenho praticamente sua idade, Pirulla, e tambem sem filhos. Eu nunca tive desejo de engravidar, desde muito cedo na adolescência ja tinha ciencia disso. Depois isso se juntou a uma perspectiva nao tao positiva do mundo (meu ponto de vista) e uma condicao econômica muito instavel. Mas, de verdade, acho que esses dois ultimos só vieram para reafirmar que nunca tive desejo maternal
Dentro do seu microcosmo, quais as dificuldades reais que você tem?
O ser humano nunca parou de ter filhos, mesmo com 2 guerras mundiais...
Não sou ninguém pra te julgar, mas muitas vezes nosso medo de ter menos tempo pra nós mesmos vem disfarçado de medos com a situação do mundo.
Não há nada de errado com isso. Mas precisamos ser honestos com nós mesmo.
Concordo totalmente com você 👏👏👏
@@matheusmf4135 Bom, a primeira condição você já ignorou, que é simplesmente não querer. Ponto final. Já discuti com muita gente que tem esse seu argumento, e ele sempre desemboca no "você não quer ter filhos porque é egoísta". Moralismo barato, tentando envergonhar. Infelizmente, não ouvem e não querem entender que temos opinião e vontade própria. As condições do mundo são só um agravante. Vc tb deve ter escolhido ignorar junto os dados que mostram que uma próxima pandemia é inevitável, que o clima vai piorar SIM e que, numa economia capitalista globalizada, as guerras vão eventualmente te prejudicar diretamente. Ignorar essas realidades já é escolha de cada um.
@rebecanhanvet vamos mudar essa sua mentalidade, vamos ter um filho eu e você amanhã, vai dar tudo certo
Eu AMO esse assunto! Nunca quis ter filhos, e hoje, aos 41 anos continuo não querendo. Já tive que enfrentar muito preconceito por causa dessa minha escolha.
Esse papo de ser egoísta é o que eu mais acho graça! Não seria egoísmo justamente querer que 50% dos seus genes permaneçam na Terra, consumindo os recursos que são finitos? É só pensarmos no gene egoísta do Richard Dawkins. Egoísmo é querer um “mini me”. Já esse argumento de que é egoísmo para com as pessoas do futuro. WTF 😅 Eu tenho que gerar trabalhadores???? Pagadores de impostos???? Eu sou uma parideira para o sistema??? Hahahahahaha Ridículo isso!
E sobre “o mundo sempre foi ruim” - SIM! Justamente!!! E pq eu teria que trazer mais gente? Não vejo pq! Já ouvi de muitas pessoas “mas vx seria uma ótima mãe” e eu passei a responder “sou tão boa mãe que não quero colocar essa criança nesse mundo! Eu ficaria neurótica com a educação, com a poluição das águas, com as Nestlé comprando nascentes e o aquecimento global acontecendo”. Na verdade já tenho a tal da ansiedade climática, mas considero isso como uma resposta óbvia diante do planeta 1,5 graus mais quente. E a proliferação de doenças tende a aumentar com o aquecimento global… Enfim, eu acho que as pessoas não pensam na dor individual de perder um filho. Pensar na humanidade como um todo é uma coisa, mas pensar em você sofrendo a dor imensa de chorar a morte de um filho, é outra! E ter filhos hoje é uma escolha. Eu não estou afim de correr o risco de sofrer essa dor, e eu não sou obrigada a me colocar nessa situação. Maternidade compulsória deve ser repensada.
O normal da sua vida é sem filhos, até vc ter. O teu dia-a-dia já é “normal”, então não mudar a rotina e não ter filhos não deveria ser visto como um absurdo.
Outra coisa que eu não entendo: a defesa de uma criança q não existe!
Eles pegam raiva de mim, uma pessoa que existe, pq eu não quero trazer ao mundo essa criança imaginária que eles tanto “amam”.
E sobre a questão “Pq não se auto selecionar negativamente?” não vejo problema em fazê-lo. Minha genética tbm é bem ruim. Eu vivi os problemas que a minha genética me trouxe e não quero que outras pessoas passem pelo mesmo. Não aceito que uma pessoa saudável venha me dizer o contrário. E com isso NÃO estou dizendo que só pessoas saudáveis devem ter filhos. De jeito nenhum! Mas já que ter filhos hoje em dia é uma ESCOLHA, e eu não sinto vontade tê-los, logo, não vejo necessidade de eu ter só para passar essa minha “maravilhosa” genética adiante.
“Filho se vc pensar muito vc não tem, filho vc faz” tarde demais 🤣 Já pensei muito sobre isso! Mas aí que tá: as pessoas só veem o que querem ver. Não adianta ter essa discussão com quem tem o sonho de ter filhos e se sentem ameaçados com qualquer argumento de alguém que decidiu não ter. Só dá de conversar com quem entende que é uma escolha e não um “presente de deus” ou algo assim.
você é muito esclarecida, conheço poucas mulheres da sua idade com essa clareza. a maioria aceitou o cabresto e vivem como o sistema quer.
👏👏👏
O colapso da piramide etaria é culpa desse tipo de pensamento.
"Filho vc faz" porque se pensar 5 minutos vê que é um péssima ideia de todos os ângulos
Somos pobres e o mundo está em colapso. Não tem a menor condição...
Perfeito seu comentário. Penso exatamente assim.
O que eu mais escuto " quem vai cuidar de vc na velhice?"
Primeiro: filho NÃO É CONSORCIO DE ASILO.
Segunda: a pessoa que diz isso geralmente nunca foi em um asilo. Mais de 90% dos idosos tem filho e nao tem visitas ou cuidados regulares dos familiares.
Sou filha única e não queri filhos. O que minha mãe me aconselha são 3 coisas: 1- Cuidar da saúde 2- Fazer amigos sempre 3- juntar recursos financeiros.
Olha, vou te dizer, ter bons amigos faz toda a diferença, porque família nunca nos estendeu a mão pra NADA. Quem fez foram nossos amigos. O que mais tem é asilo cheio de pais abandonados.
@@taynahibanez9952 Papo de que familia é pra sempre é maior mentira. Melhor fazer amigos bons, que tambem não é pra sempre mas é cíclico que nem tudo...
isso sim pode ser visto como um argumento egoista kkkk, imagina, por uma criança no mundo pra ela ser sua serva na velhice kkkk
A maior parte das pessoas tem filhos, isso obviamente distorce essas proporções (Bayes)
Ninguém fala isso a sério, óbvio que ninguém faz filho pensando em ter um cuidador ... mas isso fatalmente vai acontecer na vida de todo mundo, pode cuidar da sua saúde o quanto vc quiser, vai chegar um momento que vc irá precisar do cuidado de terceiros, não tem escapatória
Estava ouvindo o vídeo enqto fazia outras coisas em casa. E tive de parar aqui pra perguntar: Vc verificou as respostas por GÊNERO, tbm, Pirulla??
Acredito q isso muda bastante a relação de escolha..... Pq mulheres tem a vida revirada qdo viram mães, homens não. Tou vendo q tem mto homem aí esperançoso..... Eu como mulher, te falo, q se fosse pra ser pai, eu talvez tivesse filhos. Como não tenho essa opção, socialmente falando, já não acho q vale a pena...... E olha: eu sempre quis ser mãe, acho q eu seria uma mãe realmente boa (mesmo pq já estudei mto sobre o assunto), mas sei q a sociedade não me proporcionaria fazer o meu melhor, só pra começar...... E olhando pra isso, somando pensar q o futuro não vai ser bom (pensar q meu filho poderia ser um refugiado ambiental, por exemplo), e ainda algumas questões pessoais de doenças genéticas e talz, minha idade fértil já nos últimos anos, e olhando o "mercado" de possíveis pais...... Eu realmente decidi que é melhor NÃO ter filhos..... E sinceramente, estou feliz com essa decisão.
Excelente ponto! Claro que aqui é a perspectiva dele, um homem. Mas a discussão é muito válida...
Nas internet da vida a galera diz que homem quer filhos do mesmo jeito que uma criança quer um cachorrinho: sem a menor noção do trabalho e comprometimento envolvidos e sem a intenção de ser o principal cuidador.
Ele mesmo falou que não iria se aprofundar nessas questões, mas sim abranger de uma forma geral. Acredito que se ele fizer o vídeo sobre as razões do por que as pessoas estão tendo menos filhos (que ele mesmo disse não ser o objetivo desse video) provavlemente ele vai fazer essa diferenciação. Porque aí saímos da esfera de "ctástrofe climática" e entramos em desigualdade de gênero, jornada de trabalho, rede de apoio, polúticas públicas, etc .
@@taynahibanez9952 Tudo bem, eu não tou exatamente cobrando..... Só me incomodou o tom do "tem filho aí" das respostas q ele tava selecionando, pq sinceramente, é fácil falar "ah tem filho sim" pra um gênero q tem a possibilidade de abandono fácil na nossa sociedade..... Então, ao meu ver, o gênero tbm grita nesse caso, e é bastante relevante.....
@@luciampo Sim, e geralmente esses argumentos mais otimistas vem de homens. Mulheres quando são otimistas geralmente vem como um porém como "é dífícil mas compensa" enquanto pra homeme geralmente é tudo mágico. Homens também parecem obcecados por "legado" e "linhagem" geralmente, o que mulheres dificilmente ligam. Não sei se o Pirula tem uma caixa de perguntas pra sugetão do recorte em outro vídeo, geralmente ele pega dos comentários mesmo.
@@taynahibanez9952 Vamos ver se ele olha esse aqui. 😉
Acho q seria uma discussão interessante.
Pirula do velho testamento, num vídeo de um mísero Pirula de duração. Deixa aquele gostinho de quero mais.
Existe algum argumento objetivo para se ter filhos que não seja para satisfazer um certo "egoísmo" de nos perpetuarmos neles? Isso é aplicável em qualquer momento da história.
Pois é, é no mínimo hipócrita quem chama quem não quer ter filhos de egoísta. Ouvi tantos xingamentos e preconceitos que decidi não tocar mais nesse assunto quando perguntam. Estou com meu marido há 13 anos e já fico grata por não ter esse peso na minha consciência.
@@nininini035 Sempre vi pessoas tendo filhos como se estivessem comprando um brinquedo novo.
Criar um filho é o extremo oposto de egoísmo. É abrir mão da maior parte dos prazeres cotidianos, em troca de ter prazer somente em ver seu filho feliz.
@@GuilhermeVitti O que vc disse é que devemos ter filhos pois isso é uma forma de aprender a nos sacrificarmos pela felicidade de alguém? Pergunta honesta, até porque a discussão é sobre ter filhos ou não, ao invés de sobre como criar filhos.
@@PessoaAleatoria01 obrigado pela resposta. Mas acho que vc só provou meu ponto...
O meu pensamento 100% individual como mulher pobre trabalhadora:
Não há nada que eu faça ou precise fazer hoje que não possa ser pior/mais difícil caso eu tenha uma criança.
Penso parecido.. na minha cabeça não existe nada no mundo que vá complicar tanto a minha vida do que ter um filho. Eu penso que até uma doença grave pra mim é menos pior que ter um filho. Por que da morte eu não tenho um pingo de medo, mas de viver nas condições que eu tenho hoje (insegurança financeira) e tendo a responsabilidade total sobre alguém que não escolheu estar aqui, eu acho um fardo muito pesado pra eu carregar.
Pirula, também tenho depressão crônica, e é o principal motivo para eu não querer ter filhos. Tenho 41 anos, e nunca quis.
Por filho no mundo para trabalhar 6/1, PJ, Terceirizado, por 12 horas por dia , mesmo depois de ter ensino superior e falar 3 ou 4 idiomas, vivendo em um bairro perigoso e sem nenhuma perspectiva de melhora de vida?
Tô fora!
Os herdeiros que se virem para conseguir mão de obra no futuro.
Tem IA... ta fácil.
PJ > CLT ainda.
Mas tem coisa melhor que PJ...
Os herdeiros não terão nenhum problema para encontrar mão de obra. Tem muita gente sem o mínimo de condições financeiras e psicologicas tendo filho a rodo
@@joycebertoldi5283 Isso é a mais pura verdade.
Eu adoraria ter filhos, mas o que me pesa mais é estabilidade financeira e não quero passar mais perrengue do que já passo kkkkk...
Me definiu
Eu penso em ter filhos, mas sob várias condições, entre elas a estabilidade financeira, que parece distante no momento.
to no mesmo barco, passei minha vida inteira abominando a ideia de ter filhos, mas de alguns meses pra cá minha opinião simplesmente mudou do dia pra noite, de repente fui atingido por um desejo enorme de ter filho, mas ter filho pra passar sufoco é foda, melhor não ter, se um dia eu tiver uma situação financeira muito boa e estável aí sim eu vou considerar ter filho, mas não vou mentir, essa questão das mudanças climáticas pesa demais na consciência, por um lado eu sonho com a paternidade, por outro eu tenho medo de trazer um serzinho no mundo só pra sofrer, é foda 😭😭
Tbm não tive filhos esperando a estabilidade financeira, mas quando achei q estava bem (39 anos e meu marido com 44 - 20 anos de casados) já era tarde demais - apesar de não sermos inférteis, não conseguimos nem com 2 fertilizações in vitro. Como o Pirulla disse, quem quer não pode pensar muito. O ruim é não ter tido a possibilidade de escolha... minhas limitações financeiras à época tirou essa escolha de mim.
@@Sonnvsquase passei por isso... também decidi tarde e quase perdi a esperança de que daria certo. Por isso eu falo para as mulheres (com quem eu tenho intimidade) que dizem ainda não ter certeza, verem a possibilidade de congelar os óvulos perto dos 30. Eu sei que não é financeiramente viável para a maioria das mulheres, mas também tem muitas que deixam de fazer simplesmente porque ninguém as colocou para pensar na possibilidade
Não consigo achar que é uma coisa boa querer ter filhos sabe, porque estamos falando de uma outra vida, não vai ser você. É como se tivesse condenando alguém a passar por sofrimento, sendo que essa pessoa nem pôde ser consultada se queria estar aqui ou não. Já acho a própria natureza selvagem cruel, mas nesse caso, os animais parecem sobreviver por instinto, não tendo escolha. Os humanos como seres que podem refletir sobre si, tem esse poder de repensar esse ciclo.
Exatamente 👏👏👏👏👏
Perfeito!!
Concordo plenamente contigo.
sim
Concordo. Por isso eu sou antinatalista. Acho um absurdo a ideia de colocar alguém no mundo propositalmente.
Conheço uma menina de 18 anos que aparenta ter 15, devido ao seu tamanho pequeno. Ela é fruto de uma aventura do pai, que, enquanto namorava a tia dela, a traiu com a mãe dela. Dessa traição, ela nasceu. Tem mais 10 irmãos, ou melhor, meios-irmãos, já que ela é a única filha dos pais dela juntos. Além disso, tem uma irmã mais velha, fruto de outra relação extraconjugal do pai, da época em que ele era irresponsável e saía com várias pessoas.
Depois da traição, a mãe dela se envolveu com outros homens e teve mais 7 filhos, cada um de um pai diferente. Agora, a mãe está com um novo parceiro que só aceita cuidar dos filhos que são dele, o que fez com que a menina fosse morar com o pai. O pai, que no passado era irresponsável, agora é evangélico e trata a filha com mão de ferro, como se tivesse sido um santo no passado.
A menina é super legal, mas não tem um pingo de tranquilidade e se sente jogada de um lado para o outro. Este é um exemplo comum que vejo hoje em dia: famílias desestruturadas, sem planejamento, tendo filhos sem pensar nas consequências. Claro que não se deve dar tudo o que os filhos querem, mas é essencial oferecer tudo o que eles precisam para terem uma vida de sucesso. Será que faz sentido ter filhos apenas para dizer que se pode, que se tem a capacidade?
Nossa, que nostalgia que deu dos seus videos que eu assistia em 2014, tinha essa vibe mesmo 🥲 aproximadamente 10 anos acompanhando você, Pirula! Amo o seu canal e seus videos!
Poxa, Pirulla. Fiquei triste em saber dessas suas questões de saúde, sinto muito. Você é um cara legal. Desejo tudo de bom pra ti e pra tua família.
Agora, sobre o assunto do vídeo, de vez em quando também me pego pensando nesse assunto. A tal angústia climática tem atacado bastante. Mas uma possibilidade que já me ocorreu é de adotar uma criança. Seria, em algum grau, talvez, uma chance de reverter esse prognóstico. Em vez de trazer uma vida para sofrer, poder ajudar e dar mais oportunidades a alguém que já foi colocado nesse mundo - e que já começou a caminhada, que não será fácil, com grandes dificuldades.
Se o futuro é sombrio, a solidariedade é uma das chamas mais poderosas que temos ao alcance para encará-lo. Um abraço!
grata pelo seu comentário, concordo a 100%
"Não tive filhos... não deixei para ninguém o legado da nossa miséria."
Primeira coisa: você é muito corajoso Pirula ao tocar num assunto tão sensível, mas que precisa sim ser discutido. Segunda coisa: não dá pra comparar guerras ou qualquer outro desafio da humanidade com mudanças climáticas, até porque essas mudanças climáticas vão criar guerras inimagináveis, que fará a primeira e segunda guerra mundial parecer brincadeira de criança. Estamos vivendo tempos difíceis. Quem decidir colocar filhos nesse mundo, pode ter certeza que independente do quão rico você seja, essa criança irá enfrentar o caos.
Eu tô fazendo um melhoramento genético aqui em casa. Adotei meus filhos. Recomendo ao Pirula.
Muito interessante seus pontos. Trabalho em maternidade a mais de dois anos, sempre tive medo de engravidar, tanto por questões como mulher, quanto sobre o mundo em si, porém depois que comecei a trabalhar e ver bebes nascendo todos os dias e analisar a quantidade exorbitante não apenas no hospital em que fico como em outros e ver padrões de comportamento dos pais, as doenças recorrentes, eu entrei em uma ansiedade como a que você citou em relação as mudanças climáticas. É muita gente nascendo, população crescendo mais e mais, como o mundo irá reagir com essa quantidade daqui a algumas décadas? As vezes quando estou em um transito de horas, em um metrô em horário de pico, no centro da cidade em um final de semana, me pego pensando nessa quantidade de pessoas e que futuramente ficara amarrotado de gente, fico sufocada. Ok que meu filho será só mais um, mas ele viverá e ficará tão sufocado quanto eu, algo a se pensar.
Eu não planejo nem desejo ter filhos, tanto por observar e ter medo desse futuro previsivelmente imprevisível, mas tbm por saber que não tenho um emocional muito legal, com várias questões, eu sou uma pessoa no espectro autista e fui diagnosticado tardiamente e isso acarretou em várias comorbidades e por ter essa consciência eu desejo não ter filhos tanto para que ele não sofra pelo mundo e por mim tbm, não que eu seja uma pessoa ruim, mas tô sempre meio deprimido e não gostaria de uma prole minha sofrendo e se preocupando com a minha instabilidade emocional. Enfim acho q essa temática é bem profunda e adorei o vídeos e as reflexões que me causou.
Tenho 3 filhos adultos. Nenhum quer filhos e eu entendo perfeitamente.
Fracassada então
Se a pessoa não tem condições psicológicas e financeiras para ter filhos, então ela não deve tê-los.
quem devia deixar de ter filho é super rico e classe média com síndrome de rico
@@meuvulgoebrisa pq?
Exatamente!
@@meuvulgoebrisa ah claro, quem deveria deixar de ter é quem tem condições de cuidar👍, isso aí
Tratar ter filhos como uma decisão individual que deveria ser feita considerando apenas suas condições financeiras é só pedir pra parcela mais pobre da população não ter filhos e apenas vai gerar a diminuição de certos grupos em prol de outros, enquanto piora a vida de todo mundo. Afinal, uma força de trabalho menor vai apenas, na população como um todo, ao longo prazo, fazer com que menos pessoas tenham as condições "psicológicas e financeiras" para ter filhos, já que vai agravar o real problema aqui, que são as condições econômicas do país. Negar a alguém um de seus direitos mais básicos por causa que esse alguém já não tem outros de seus direitos mais básicos realizados é contraproducente.
Sou geógrafa.
Saudades das minhas aulas.
Maravilhoso seus comentários.
Sinto com mais frequência esse impacto desde anos 90 qdo iniciei meus estudos com mais intensidade
O mundo do camponês na idade média era preocupante para quem tivesse filhos naquela época.(Guerras diretas, trabalho fisico exaustivo, poucas diversões, etc) mas ele não tinha opções. Nem mesmo a idéia disso. Ele tinha que casar,.por inumeras razões. Hoje a pessoa pode optar. Então ela pensa e analisa. O mundo humano definitivamente parece estar com.os dias contados. As duvidas de hoje estavam nas mentes das pessoas?🤔
Agora quero muito um vídeo sobre natalismo, antinatalismo e pró vida
Caraca eu tbm!!! Tbm está crescendo uma rejeição de cunho moral a métodos contraceptivos. Tenho visto um crescente movimento a favor da proibição deles. Ainda é pequeno, mas está crescendo.
@@taynahibanez9952 no âmbito religioso faz sentido mesmo quererem proibir o uso de contraceptivos pois o sexo do ponto de vista de muitas religiões é apenas pra procriação, so espero q esse movimento não chegue na lei geral do pais.
Desde pequena eu tenho sonhos assombrosos! Um deles, foi tão assombroso e tão real, que eu decidi NUNCA ter filhos! Todos ligados a natureza, oceanos negros, rasgos no céu, rachaduras imensas na terra... enfim!
Eu, se tiver que correr um dia, corro sozinha!
Hoje eu tenho gatos, que já estão ficando velhinhos e espero que partam antes de mim!
Muitos dos meus sonhos já aconteceram e parece que outros estão perto de acontecer! Quem viver, verá!🌻❤🐶
@mariaaparecidadasilva3880 se me permite, qual a sua idade? Tenho 43 anos e recebi essa realidade dos modelos climáticos numa idade tenra e, desde então, nunca quis ter filhos humanos!
@@patriciaqueiroz692 Vc quer ter filhos alienígenas?
@@conta7619 sim, claro, pq não? Affs
@@conta7619 Não meu bem, alienígenas não existem... pode ter a certeza viva, de que não existem! Kkkkkkkkk
Valeu pirula!! Meu filho é de pandemia.... tenho dançado essa ideia desde que nasceu.. tô com medo do que ele vai enfrentar!! Mas depois de muito pensar, eu olho pra ele, e o que for, será!! Pelo menos, nesse tempo, estamos nos curtindo!!!
É isso. A vida é prazer e sofrimento, essa eterna balança entre os dois. Faz parte. O aue aconteceu aconteceu e o que tiver se ser, será. Faça a sua parte cknforme você acredita, para que você tenha uma vida que não se arrependa no futuro e isso já basta 😊
Estou assistindo o vídeo com meu filho de um mês no colo, sempre sonhei em ser mãe, sofria por não ser, e tive muita dificuldade para engravidar, na pandemia comecei a me sentir muito egoísta por querer ter filhos, coloquei as mudanças climáticas na balança também, e racionalmente cheguei a conclusão que era melhor não, mas meu coração não deixou, conversei com muita gente que me ajudaram a enxergar as coisas com esperança de um futuro melhor, que como um remédio que piora a dor antes de melhora-la talvez a gente tenha realmente que chegar ao fundo do poço para resolver que é melhor sair dali, e com o frio na barriga que o futuro sempre nos trás resolvi fazer tratamento e hoje me sinto muito realizada. As crianças de hoje são o nosso futuro, temos que criar a consciência desde pequenos em suas cabeças que as últimas gerações estragaram o mundo e infelizmente é papel delas e nosso consertar, não é justo, mas se queremos algo melhor teremos que lutar pela melhoria.
Acho que cada um é livre para fazer sua escolha se quer ou não ter filhos, menos indivíduos talvez já ajuda substancialmente nosso mundo a voltar para a normalidade, mas se todos pensarem do mesmo jeito complica muito a situação daqui uns anos.
Desde criança digo que não quero ter filhos. Curto muito crianças - e elas me adoram! - mas nunca me vi trazendo alguém para este mundo bosta. E hoje, com 43 anos, estou muito em paz com minha decisão. Ninguém merece isso aqui.
Pirila, eu tb não queria ter filhos, em razão desse mundo tão caótico, a fim de evitar o sofrimento deles. Pelo medo do futuro. Mas, em fim, tive um filho. Como vc disse: fiz o filho, se pensar muito a gente não tem. Meu filho, me disse que não sabe pq a mulher tem filhos, se não tem nenhuma vantagem. Eu respondi: um filho ensina a gente a amar de verdade.
A vantagem é aprender a amar de verdade entao🤔 provavelmente vou passar pela vida sem nunca saber amar
Eu também tenho um filho e concordo com vc. O tipo de amor que se sente por um filho é muito intenso. Eu morreria pelo meu filho sem problema algum.
Não existe amor mais intenso por nada e nem ninguém.
Eu tenho um filho. Foi a coisa mais bizarra que me aconteceu. EU nunca me imaginei como Pai, fui um filho renegado por um pai, e criado as duras penas com minha mae.
Devido à diversos problemas, eu me considerava a pior opção para ser pai.
Ter um filho praticamente inverteu meu universo. Eu hoje, me considero, sou considerado um excelente pai. O fato de todos os problemas existirem, meio que você acaba aprednendo a pesar isso. Acaba vivendo uma vida mais "objetiva".
Pra mim, a adoção é a escolha mais sensata pra quem quer herdeiros, a nao ser que o ego seja tão grande que ignore essa escolha.
Pirula, eu teria orgulho de ter um filho como você. Concordo com todos os seus argumentos. Você é um ponto fora da curva neste universo de jovens não pensantes, que só tem ideologia sem fundamento. Parabéns,
Já almocei, já lavei a louça, e tô aqui te ouvindo😅 eu acho que vc deveria ter filhos pra encher o mundo de meninos lindos e inteligentes como vc❤
Lindo aí vc forçou um pouco kkkk brincadeira
Eu conheci o Pirula, ele é muito mais bonito pessoalmente! Tô tentando lembrar o nome dele... é Guilherme?
@@lucianamachado4467 é Paulo. 😊
Não tem como desvincular os conflitos humanos da luta de classes. Ainda hoje, quando tudo parece perdido, o que nos resta é a organização e a luta. Quem está coordenando a destruição do planeta tem classe e capital. Se queremos sobreviver, nos resta acabar com este sistema que nos explora e adoece. É o único caminho possível de vislumbrar um futuro melhor. Não será fácil, mas é a alternativa que nos sobra.
Venceremos
Depois do colapso da união sovietica acho muito dificil, quase impossivel,qualquer movimento de esquerta será brutalmente suprimido como foi na guerra fria.
Esse esquerdismo é doença, sai do sistema po... faz igual os sobrevivêncialistas.
Luta de classes... Kkkkkkkkkk
Nossa... Parece crente e depois ainda fala mal "dos crente".
Que saudade de um vídeo desse do Pirulla. Adoro também esses vídeos opnativo.
Todo domingo a noite
Que coincidência, ontem mesmo tive consulta com assistente social, pois estou em vias de fazer vasectomia pelo SUS. Não tenho filhos e quero eliminar completamente a possibilidade de tê-los. Nada me deixaria mais envergonhado e arrependido do que impôr a existência a alguém que, obviamente, não pediu.
Tô curiosa, tão tentando de fazer mudar de idéia? Kkk. Pq a laqueadura tá difícil aqui.
@@taynahibanez9952alguns anos atrás eu queria muito fazer laqueadura, pesquisei, imprimi todas as leis, mas peguei uma médica maravilhosa no SUS e ela me explicou sobre o o DIU de cobre, e a % de contracepção ser mto próxima da laqueadura então decidi testar, se meu corpo não rejeitasse não faria a cirurgia, e deu tudo certo, muito seguro, fazendo acompanhamento anual e tudo certinho.
Pode ser uma opção se ainda não tiver tentado 😊
@@taynahibanez9952a laqueadura, talvez, seja mais burocrática por ser um procedimento muito mais complexo e invasivo, sendo necessário muito mais cuidado, infraestrutura e profissionais.
Laqueadura é mais punk. Coloca um diu e quando tiver um parceiro fixo ele faz a vasectomia de boas. Meu namorado fez com 26 anos, super tranquilo@@taynahibanez9952
Sempre tive desejo de ter filhos, até que comecei a refletir mais seriamente sobre tudo o que você falou e acabei desistindo. Quando fiz 35 conversei com meu marido porque precisávamos, de fato decidir sobre o assunto. Pirulla pode ter filhos até os 70 se quiser, nós, mulheres, ainda não. E aí, já com um planejamento, paramos com os contraceptivos e deixamos a natureza agir: se viesse, bem, se não viesse, viveríamos nossas vidas sem crise. Eu engravidei depois de 6 meses e acabei tendo uma perda gestacional. A partir desse momento, caímos na real de que o desejo de ser pais já tinha se estabelecido, naturalmente. Tive ainda mais um aborto espontâneo antes de engravidar da minha filha. Quando ela nasceu foi woowwww!!! Absolutamente revolucionário pra mim! Hoje meu propósito (praticamente irracional) é ser cada vez melhor em todos os aspectos pra que ela receba, dentro das minhas limitadas possibilidades, o que há de melhor. Nem consigo explicar, mas é fantástico. Às vezes penso que, por muito pouco, eu passaria a minha existência sem conhecer esse sentimento (não digo só do amor, mas algo que parece até primitivo, de defesa da cria mesmo). Depois chego à conclusão que minha vida seguiria seu curso e eu ficaria bem com a minha escolha porque não teria consciência de que a maternidade seria um rolê tão incrível pra mim. Conclusão: ficaria tudo bem!
Ela receberá um mundo todo lascado, mas eu não medirei esforços para que seja o menos ruim possível.
Apesar da minha experiência positiva com a maternidade, eu nunca incentivo pessoas que não querem ter filhos a tê-los. Cada um sabe de si e tem o direito de decidir sobre um aspecto tão importante da vida sem encheção de saco
Pirula, eu te acompanho há um bom tempo (8 anos, no mínimo) e você parece gente fina pra caramba! Sempre ponderado, gosto muito de ouvir suas opiniões. Tudo de melhor para você e os seus. 💐
Eu sou um fodido que tá batalhando pra melhorar de vida. No caminho que tô seguindo, as coisas vão acontecer lentamente na minha vida, mas vão acontecer. O fato é que eu e minha namorada concordamos que não faz sentido batalharmos tanto pra quando ter algum resultado que nos permitisse algum conforto, gastar tudo com filho, correndo o risco de não conseguir dar a ele um bom padrão de vida e ainda piorar o que poderíamos ter.
Entendo quem quer ter filhos, apesar das suas condições financeiras, mas pra mim é importante garantir o meu conforto e da minha namorada antes, garantir o conforto do filho e depois pensar se ainda assim iremos querer uma mudança tão drástica em nossas vidas como essa.
Eu fui ver o vídeo achando que ia ser o Pirula me refutando e ele concorda comigo, a ecoansiedade tá pior que nunca agora
Uma boa opção é a adoção. Não faça mais um ser humano, crie um que já está pronto e precisando de uma família e um bocado de amor e carinho...
Pirulla, te acompanho desde 2013 e sinto muitas saudades da época dos vídeos reflexivos! Se possível, volte a fazer, acho muito importante contrastar minhas opiniões com alguém que tenha profundidade argumentativa pra medir meu virtuosismo ético. Te adoro!!
Não tenho filhos, mas participei de forma ativa na criação e formação de caráter de uma criança desde seu nascimento, até hj (com 18 anos)... cara é uma experiencia muito gratificante, ainda mais quando vc observa ele se tornar um humano da hora, bom de coração e correndo atras dos seus proprios sonhos.
Eu não tive filhos.
Eu não deixei o legado da miséria.
Eis o meu saldo positivo no mundo.
Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas.
🖤💜💙🖤💜💙🖤💜💙🖤
Tenho 48 anos e optei por não ter filhos, por várias razões. Certa vez um primo - porque a pressão da família é patética - me disse que eu "não deixaria raíz". Fui sarcástica e só respondi que ainda bem. Ele ficou sem entender e eu sem vontade de explicar. A pressão neste sentido é maior para as mulheres mas sinceramente a inquietação alheia não é um problema meu.
Concordo com vc....Pirula! Sou professora há 22 anos e esses alunos a partir de 2015 são muito ruins e maldosos. Há 2 semanas uma turma inteira do 6o ano de um colégio particular duvidaram do meu conhecimento... disseram na minha cara que iriam procurar no Google. Tô de saco cheio dessa geração chaaaataaaa. Tenho dois filhos que estou educando como se vivessem na década de 80 para não serem idiotas.
Professora Camila, se disseram isso, responda que eles estão corretíssimos! Devem sim questionar o mundo e usar o Google como ferramenta para buscar o conhecimento!
Mas a realidade é bem pior. Preguiçosa e desinteressada que é esta geração, ao pegarem o celular provavente acabarão no TikTok ou alguma outra rede social.
Desisti de ser professora em 2018 por isso e pela impotência de mudar o mundo sozinha vendo os pais das crianças serem até piores... Ser professor nunca foi fácil, mas hoje em dia não tá dando pra aguentar. "Não há pütå que pariu que chegue" quando analiso isso tudo
Pensa bem, se eles estão duvidando do seu conhecimento, talvez vc não esteja passando credibilidade no que ensina ou talvez vc esteja errada mesma, quando eu tbm estava no 6° uma professora ensinava a matéria de forma errada, na época não tínhamos acesso ao google para confirmar.
É muita gente ruim no mesmo lugar. Como um ser humano consciente vai querer ter filhos? Eu não tenho e não pretendo ter. E espero que aqueles que têm possam ajudar seus filhos.
Saber que eu ou alguém que amo pode morrer a qualquer momento (acidente, assalto, causas naturais, enfim...) sempre foi muito assustador pra mim. Com filho imagino que essa angústia seria insuportável.