Brasil Negro: Carolina Maria de Jesus

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 ก.ย. 2024
  • No vídeo de hoje, trazemos mais um episódio da nossa série "Brasil Negro", que tem como objetivo homenagear e registrar a vida e o legado de grandes personalidades negras do nosso país. Esta série é uma celebração das contribuições fundamentais que essas pessoas fizeram para a história, a cultura e a sociedade brasileira.
    Neste episódio, vamos explorar a trajetória inspiradora de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX. Carolina, que viveu na favela do Canindé, em São Paulo, destacou-se por sua escrita poderosa e seu diário, que mais tarde se tornou o livro "Quarto de Despejo", revelando a dura realidade da pobreza e da desigualdade social no Brasil. Vamos mergulhar na vida dessa mulher incrível, suas lutas e conquistas, e entender como sua voz única continua a impactar gerações.
    Aperte o play e venha conosco nesta jornada pela vida de Carolina Maria de Jesus, uma mulher cuja força e talento continuam a inspirar e provocar reflexões profundas sobre a nossa sociedade. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre essa figura fundamental da literatura e da luta por justiça social no Brasil.
    Você pode apoiar o nosso canal usando a chave Pix: marciopdex@yahoo.com.br
    Compre aqui o nosso novo livro "Penso, Logo Insisto": www.amazon.com...
    • Referências
    Jesus, Carolina Maria de. “As crianças da favela”. In: Revista do Magistério, ano 8, n.24, pp. 18-19, dez. 1960.
    __________. Quarto de despejo - Diário de uma favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960 (2ª, 3ª, 4 ª, 5 ª, 6 ª e 7 ª ed. 1960)
    __________. Casa de alvenaria - Diário de uma ex-favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1961.
    __________. Pedaços da fome. São Paulo: Aquila, 1963.

ความคิดเห็น • 6

  • @redhunter7838
    @redhunter7838 29 วันที่ผ่านมา +2

    Excelente conteúdo, e grande homenagem, valeu professor 👏

  • @maga7173
    @maga7173 4 วันที่ผ่านมา

    Grato.

  • @oficinadeestudos6630
    @oficinadeestudos6630 29 วันที่ผ่านมา +1

    Conteúdo de alto nível!

  • @BEPOIESIS
    @BEPOIESIS 25 วันที่ผ่านมา

    Excelente conteúdo 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @gicomgica
    @gicomgica 8 วันที่ผ่านมา

    krl q conteudo foda,descobri agora,vou indicar !! ai sim mano

  • @gleyssems_adv
    @gleyssems_adv 29 วันที่ผ่านมา

    Eu li o livro. É um retrato da realidade que ainda é tão presente nos dias de hoje. Há tantos relatos marcantes no livro "Quarto do Despejo - diário de uma favelada", mas a fome é a palavra mais marcante do livro e quando ela cita que certamente "quem inventou a fome é quem come". Por meio das palavras dela, observamos o quanto este Sistema é cruel, desumano e se retroalimenta cada vez mais da desigualdade social.