Tenho um violão Giannini Cinderela de 1978 ! 44 anos nunca descolou ! Não tem tensor e nunca empenou! Quando toco parece novo! Que Violão meus amigos que violão!!
Os violões gianini, d'giorgio e delVecio da decada de 60/70/80 estão com a colagem muito velha e o que mais aparece para manutenção são tampos e cavaletes descolados.
A Rozini é campeã nesse tipo de problema. A minha viola descolou sozinha dentro da capa... Levei para um senhor que fabrica violas, ele colocou dois parafusos... Depois disso deixei ela parada... Vou procurar um luthier responsável para fazer um trabalho digno nela.
Parabéns pelo canal e iniciativa de compartilhar conhecimento! Quando o cavalete descola de instrumentos com tampo laminado, nada mais seguro e prudente fazer a recola e parafusar sim, tomando o cuidado de colocar um reforço (madeira) por dentro. O tampo maciço pode até ser melhor apenas colado, mas, na minha opinião e experiência de 25 anos como luthier, digo que para tampos laminados é mais indicado o cavalete parafusado.
Nos violões que faço eu uso parafusos nós de aço, como eu não uso cavaletes com pinos eu quiz garantir a segunda do cavalete, porém nos meus projetos já é preparado para receber esses parafusos para que não ocorra o que vc falou. Agora instrumentos que vem para manutenção como vc citou realmente não dá ainda mais se for laminado
meu Giannini GF1-C tem 10 anos de uso, nunca levei num luthier antes, nem corda cheguei a trocar, ficou 10 anos com a mesma corda, agora que estourou comprei um encordoamento novo e levei no luthier, o cavalete comecou descolar, ainda não está crítico, mas posteriormente vou ter que recolar, por agora só vou fazer a regulagem completa.
Quando chega o ponto de romper com parafusos, é pq o tampo do violão é fraco msm. Já peguei vários violões sem parafusos com o tampo rasgado no formato de um cavalete bem colado. Principalmente violões de aço com cordas 0.11 ou 0.12.
Olá, parabéns pelo vídeo! Meu violão tem 23 anos, o cavalete está descolando e o tampo elevando na região posterior ao cavalete. Pensei em colocar parafusos, mas utilizando uma régua de madeira nobre por baixo (dentro do violão) com arruelas, de forma que a tensão dos parafusos fique uniforme. Parece uma boa ideia?
Na minha cidade não vende a cola tetebond e pra compra na internet se torna muito caro por causa do frete. Qual cola posso você indica nesse caso no cavalete e colagem do tampo do cavaquinho ?
Ajuda um pouco se colocar parafuso com arruela ou um reforço de madeira colado por dentro do tampo. O meu violão Strimberg descolou o cavalete só usando cordas 0.10 e afinado em RÉ, mesmo assim descolou e nunca ficou no sol
Boa tarde Markus! Eu não sou luthier apenas tenho muito interesse nesse segmento, Conserto violão por robbi e estou terminando um Dia Giorgio clássico de 1978 que estava com tampo ondulado. Eu refiz o leque armonico de uma forma que o parafuso do cavalete prendesse no leque armonico, fazendo do tampo do violão um sanduíche entendeu o parafuso prende o cavalete no tampo e também no leque armonico! Está quase pronto só vamos ver como vai ficar a sonoridade!
Estou bem de acordo com você, as fabricação que coloca parafuso também não faz uma boa colagem ,é mesmo com parafuso o cavalete descola ,é da mais trabalho para remover esse cavalete ,já peguei unas bombas destas
Oi, parabéns pelo canal e por divulgar seus conhecimentos. Dito isso, você pode me ajudar? hehe Eu comprei um violão de aço pela internet, um Stringerg Dublin DE55SC, daí quando chegou eu logo percebi que o cavalete estava já descolando. Então levei a um luthier e ele disse que seria melhor eu devolver o violão, já que ainda posso fazer a devolução, acho que vou devolver mesmo, mas quando eu ainda queria só arrumar o cavalete do violão o luthier disse que colocaria os parafusos e daí eu questionei se precisava mesmo e ele disse que sim, que a maioria já vem com parafusos e que não tem como os violões de aço aguentarem o cavalete só com cola ainda mais com o calor que faz no Brasil. Isso me desanimou a mexer no violão, porque eu não queria furar ele, então estou preferindo devolver mesmo, só que agora assistindo seu vídeo eu tô pensando se eu poderia procurar outro luthier que faça esse serviço de colagem de cavalete como você diz. O luthier também me disse que o tampo já estava um pouco abaloado, mas tenho dúvida se não é a curvatura normal, mas parecia que a pressão do cavalete tava deformando um pouco mesmo, não sei, tô desconfiada do luthier e dos violões que ele vendo com cavaletes parafusados kkkkkkkk aff :( eu gostei muito do violão que eu comprei, só fiquei triste com isso do cavalete
Na minha opinião se tiver de romper o tampo tanto faz com a cola ou com o parafuso vai ser a mesma coisa se o cavalete tiver bem colado vai puxar o tampo da mesma forma o que faz romper o tampo não e o parafuso e fazer mal feito não pode botar só parafuso tem que colocar um reforço de madeira por dentro mais com cuidado pra não atrapalhar o leque harmônico do instrumento.
E como dica que é um assunto que tive muita dificuldade, se possível faça um vídeo falando como se faz o ângulo de baixo do cavalete, deixando ele preparado pra colagem no tampo
Baita vídeo Markus! Fico no aguado do vídeo do tampo afundado do cordal. Usei parafusos o único baixolão que fiz, mas talvez não precisasse... lógico fiz um preparo embaixo.
Amigo e em relação a tensão das cordas , estou construindo um violão e pretendo usar corda 0.12, fazendo uma boa colagem sem colocar parafuso, não corre o risco de descolar né?
Eu colei um cavalete com Titebond com maior zelo, e ainda assim descolou de novo! Eu ia colocar parafuso, porém acho q Cascorez madeira é melhor. Oq vc acha?
Então vc errou em algum ponto na hora da colagem. A cascores vai dar no mesmo, o cavalete deve estar em contato somente com a madeira do tampo, nada de verniz embaixo
O meu aconteceu de fazer uma pequena deformação no lugar onde o cavalete fica e por incrível que pareça ele está com parafusos. E possível resolver essa ondulação? As cordas estão altas.
Um luthier colocou parafuso no violão. Não recomendo pra ninguém, pois ouvi de um músico profissional que não pode conter nenhuma peça metálica fora do comum no cavalete. Pois perde o grave do violão e o som fica estridente. E o incrível q nem tinha dito a ele oq aconteceu com meu violão kkkk.. então. Não recomendo.. infelizmente meu violão tô usando um captador de contato, pois o de rastilho não vai captar grave direito. Somente agudo.
Sim e não, se a colagem for mal feita vai faltar área para a pressão no tampo ou seja quanto menor a área maior a pressão. Essa é a física do parafuso, sua área é minuscula comparada ao cavalete, logo se o cavalete chegar a começar a descolar a pressão do parafuso logo será muito grande a ponto do tampo não suportar.
Cara eu tenho um violão de 6mil e está com um pequeno vão entre o cavalete e o tampo, e o tampo é maciço, o q eu faço, pois amo esse violão, e eh quero resolver isso
Sou fã demais dos seus vídeos! Então mesmo se chegar um violão com 2 parafusos no cavalete e o mesmo descolando eu posso fazer a colagem e eliminar os parafusos, correto?
Amigo um dos grandes problemas de cavalete soltando, é madeiras de pouca resistência e finas, colagem mau feita de fábrica e principalmente falta de informação do vendedor e do cliente. O cliente compra um violão de nylon e depois resolve colocar cordas de aço isso é cavalete voando um outro problema é a pessoa compra um violão de aço desses da China e joga um 0.11 a 0.12 e no diapasão vai soltar. Não só o produto chinês que dá esses problemas já vi Taylor takamine epifhone Yamaha soltando cavalete. Tem cliente que não sabe afinar e aperta as cordas até sair sangue aí já viu né não tem cola que aguente
@@brazcosta4889um dos principais motivos é deixar o violão exposto a temperaturas elevadas, como por exemplo transportar ele no carro em um dia de muito calor.
Olá, otimo video. Meu objetivo é ter um violão que aguente cordas 012 Atualmente Meu violão é tampo laminado de cordas 011 de fábrica. Posso resolver isso pedindo a um Luthier para reforçar o tampo do meu violão com mais astes internas?
Bom, depende dos violões caros a que se refere. Mas violões de alto nível (acima de R$ 3000) jamais teriam parafusos em seu cavalete ou não eram pra ter.
É verdade, eu mandei minha viola para o carpinteiro, ele colocou parafusos e o tampo ou caixa da viola começou a subir e a se partir. Agora estou a tentar alguma gambiarra para ver se a viola aguenta até eu comprar outra
Sempre tive a impressão que tampo de violão ou qualquer instrumento perde volume depois que se craveja (coloca parafusos)... mas daí não sei se o problema é da colagem mal feita (com vãos ou excesso de cola) ou dos parafusos mesmo
Isso aí! Uma vez vi um vídeo de um luthier renomado pro ai. Não vou citar o nome, porém tinha um sobrenome de rosa.. (heheh) Enfim, o cara me diz que só usa cola animal, porque a cola animal era mais mais durável e dava mais sustain, não sei o que.. parei de ver o vídeo na hora. Pura lorota! Igual o blog do Paulo May. O cara diz que consegue distinguir a diferença de som de um instrumento pintado com 3, 4 demãos de um instrumento com 1, 2 demãos somente. Aaaaaah, sai daí! Hahahaha Gostei de vídeo, Markus! Como sempre, bem esclarecedor. Abraços!
E pior que com paciencia vc consegue mesmo, não a profissão que não se possa aprender ,tolo aquele que acha que só ele sabe fazer aquilo com qualidade, sou marceneiro e soldador a 6 anos aprendi sozinho quando ninguem acreditava em mim ,hj faturo mais R$3.000 por mês reflexo da qualidade do meu serviço.
meu caro com todo respeito, vc disse baboseiras, primeiramente a imagem que voce usou de exemplo é de um baixolão, no qual me parece muito mal feito e tem a tensão muito superior a um violão. o Cavalete tem que ser bem colado sim, mas os parafusos ajudam o cavalete a ser fixado e a se manter colado. Então não diga que é besteira por parafusos pois muitas fabricas utilizam esse metodo. No seu video me parece que vc é parafusofóbico kkkk abraços
Não estou falando apenas desse instrumento e sim de vários que já passaram, passam e ainda passarão com o mesmo sintoma. Então não diga besteiras de algo que aparentemente não entende e nem vou entrar no assunto estrutural de vários tipos de instrumento. Mas para exemplificar, vc conhece algum luthier de violas, que tem uma tensão bem superior a um baixolão, colocar parafusos? Ainda bem que céticos como vc e as fábricas colocam parafusos nos cavaletes e colam mal, pois assim não falta trabalho.
Tenho um violão Giannini Cinderela de 1978 ! 44 anos nunca descolou ! Não tem tensor e nunca empenou! Quando toco parece novo! Que Violão meus amigos que violão!!
Os violões gianini, d'giorgio e delVecio da decada de 60/70/80 estão com a colagem muito velha e o que mais aparece para manutenção são tampos e cavaletes descolados.
Penso da mesma forma amigo. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado pela aula.
A Rozini é campeã nesse tipo de problema. A minha viola descolou sozinha dentro da capa... Levei para um senhor que fabrica violas, ele colocou dois parafusos... Depois disso deixei ela parada... Vou procurar um luthier responsável para fazer um trabalho digno nela.
Ótimo vídeo!
Parabéns pelo canal e iniciativa de compartilhar conhecimento! Quando o cavalete descola de instrumentos com tampo laminado, nada mais seguro e prudente fazer a recola e parafusar sim, tomando o cuidado de colocar um reforço (madeira) por dentro. O tampo maciço pode até ser melhor apenas colado, mas, na minha opinião e experiência de 25 anos como luthier, digo que para tampos laminados é mais indicado o cavalete parafusado.
Grato!
Nos violões que faço eu uso parafusos nós de aço, como eu não uso cavaletes com pinos eu quiz garantir a segunda do cavalete, porém nos meus projetos já é preparado para receber esses parafusos para que não ocorra o que vc falou.
Agora instrumentos que vem para manutenção como vc citou realmente não dá ainda mais se for laminado
Cara vai aprende coloca uma bolacha de madeira debaicho do tamo rosa soberba na madeira nunca caba
meu Giannini GF1-C tem 10 anos de uso, nunca levei num luthier antes, nem corda cheguei a trocar, ficou 10 anos com a mesma corda, agora que estourou comprei um encordoamento novo e levei no luthier, o cavalete comecou descolar, ainda não está crítico, mas posteriormente vou ter que recolar, por agora só vou fazer a regulagem completa.
Dez anos com a mesma corda é ser muito mão de vaca...😂😂😂😂😂
Onde você se encontra
Eu só queria saber como faz para tirar a tampinha que cobre o parafuso. 😭
Boa tarde,amigo se o cavalete começou a descolar e danificou um pouco o tampo como fazer?Você é de onde?Gostaria que voce consertasse meu violão
Quando chega o ponto de romper com parafusos, é pq o tampo do violão é fraco msm. Já peguei vários violões sem parafusos com o tampo rasgado no formato de um cavalete bem colado.
Principalmente violões de aço com cordas 0.11 ou 0.12.
Como faço um orçamento com vc ?
Concordo
Isso serve pra qualquer violao?
Olá, parabéns pelo vídeo! Meu violão tem 23 anos, o cavalete está descolando e o tampo elevando na região posterior ao cavalete. Pensei em colocar parafusos, mas utilizando uma régua de madeira nobre por baixo (dentro do violão) com arruelas, de forma que a tensão dos parafusos fique uniforme. Parece uma boa ideia?
Assista o último vídeo lá eu falo sobre isso.
Na minha cidade não vende a cola tetebond e pra compra na internet se torna muito caro por causa do frete. Qual cola posso você indica nesse caso no cavalete e colagem do tampo do cavaquinho ?
👏👏👏
Usei colocar madeira e super bone desse que vc disse, i parafusos de um lado e do outro kkkkkk mais ficou bom d mais
Ajuda um pouco se colocar parafuso com arruela ou um reforço de madeira colado por dentro do tampo. O meu violão Strimberg descolou o cavalete só usando cordas 0.10 e afinado em RÉ, mesmo assim descolou e nunca ficou no sol
Humm, amigo. Tive problema parecido com o seu. O meu strimberg rachou o cavalete. Putz!!!...mandei parafuso e ficou show de bola.
Ms tb esse da foto ficou mal feito
O tampo do meu tem uma madeira embaixo de onde fica o cavalete e ele veio com parafuso. Mesmo assim, se eu colocar outros, estraga?
Muito bom
Boa tarde Markus! Eu não sou luthier apenas tenho muito interesse nesse segmento, Conserto violão por robbi e estou terminando um Dia Giorgio clássico de 1978 que estava com tampo ondulado. Eu refiz o leque armonico de uma forma que o parafuso do cavalete prendesse no leque armonico, fazendo do tampo do violão um sanduíche entendeu o parafuso prende o cavalete no tampo e também no leque armonico! Está quase pronto só vamos ver como vai ficar a sonoridade!
Estou bem de acordo com você, as fabricação que coloca parafuso também não faz uma boa colagem ,é mesmo com parafuso o cavalete descola ,é da mais trabalho para remover esse cavalete ,já peguei unas bombas destas
qual tipo de cavalete é esse? com essas rodelinhas... tem uns q tem uns pinos, outros uns botões...
Esse tipo de serviço no cavalete, tira originalidade do timbre do violão?
Oi, parabéns pelo canal e por divulgar seus conhecimentos. Dito isso, você pode me ajudar? hehe Eu comprei um violão de aço pela internet, um Stringerg Dublin DE55SC, daí quando chegou eu logo percebi que o cavalete estava já descolando. Então levei a um luthier e ele disse que seria melhor eu devolver o violão, já que ainda posso fazer a devolução, acho que vou devolver mesmo, mas quando eu ainda queria só arrumar o cavalete do violão o luthier disse que colocaria os parafusos e daí eu questionei se precisava mesmo e ele disse que sim, que a maioria já vem com parafusos e que não tem como os violões de aço aguentarem o cavalete só com cola ainda mais com o calor que faz no Brasil. Isso me desanimou a mexer no violão, porque eu não queria furar ele, então estou preferindo devolver mesmo, só que agora assistindo seu vídeo eu tô pensando se eu poderia procurar outro luthier que faça esse serviço de colagem de cavalete como você diz. O luthier também me disse que o tampo já estava um pouco abaloado, mas tenho dúvida se não é a curvatura normal, mas parecia que a pressão do cavalete tava deformando um pouco mesmo, não sei, tô desconfiada do luthier e dos violões que ele vendo com cavaletes parafusados kkkkkkkk aff :( eu gostei muito do violão que eu comprei, só fiquei triste com isso do cavalete
Se já está descolando novo, com certeza vc tem que devolver.
@@ricardovieirarvs já devolvi 🙏🏻 kkkkkkkk
Na minha opinião se tiver de romper o tampo tanto faz com a cola ou com o parafuso vai ser a mesma coisa se o cavalete tiver bem colado vai puxar o tampo da mesma forma o que faz romper o tampo não e o parafuso e fazer mal feito não pode botar só parafuso tem que colocar um reforço de madeira por dentro mais com cuidado pra não atrapalhar o leque harmônico do instrumento.
E como dica que é um assunto que tive muita dificuldade, se possível faça um vídeo falando como se faz o ângulo de baixo do cavalete, deixando ele preparado pra colagem no tampo
Baita vídeo Markus! Fico no aguado do vídeo do tampo afundado do cordal. Usei parafusos o único baixolão que fiz, mas talvez não precisasse... lógico fiz um preparo embaixo.
Discordo, o parafuso bem feito ajuda muito e o cavalete não descola mais
Eu usei uma maderinha por baixo um pouco maior que o cavalete cola e parafuso .agora numca mais quebra
Usa parafuso com reforço interno e bem colado.
Quantos anos dura um cavalete bem colado
Não dá pra dizer, em 8 anos de luthier nunca vi um cavalete meu descolar
Amigo e em relação a tensão das cordas , estou construindo um violão e pretendo usar corda 0.12, fazendo uma boa colagem sem colocar parafuso, não corre o risco de descolar né?
@@johanncaldeiradasilva5872 não importa o calibre das cordas, não é pra colocar parafuso em cavalete
@@LuthierTkMarkus o da minha viola está colando em um luthier aqui ela tinha 6 anos
cara, estava sentindo falta dos seus vídeos.
Minha casa é tão quente que tive esse acidente 😢😢😢
Eu colei um cavalete com Titebond com maior zelo, e ainda assim descolou de novo! Eu ia colocar parafuso, porém acho q Cascorez madeira é melhor. Oq vc acha?
Então vc errou em algum ponto na hora da colagem. A cascores vai dar no mesmo, o cavalete deve estar em contato somente com a madeira do tampo, nada de verniz embaixo
O meu aconteceu de fazer uma pequena deformação no lugar onde o cavalete fica e por incrível que pareça ele está com parafusos. E possível resolver essa ondulação? As cordas estão altas.
Se for pouco sim
Eh só colocar uma chapinha d e madeira por baixo
Eu tirei os parafuso do meu violão tagima
Fala comigo, meu prof.
Dou do Rio de janeiro, quero levar o meu violão pra vc trocar o meu cavalete.
Um luthier colocou parafuso no violão. Não recomendo pra ninguém, pois ouvi de um músico profissional que não pode conter nenhuma peça metálica fora do comum no cavalete. Pois perde o grave do violão e o som fica estridente. E o incrível q nem tinha dito a ele oq aconteceu com meu violão kkkk.. então. Não recomendo.. infelizmente meu violão tô usando um captador de contato, pois o de rastilho não vai captar grave direito. Somente agudo.
se o cavalete estourar a ponto de arrancar ate os parafusos o problema e no tampo de ma qualidade
Sim e não, se a colagem for mal feita vai faltar área para a pressão no tampo ou seja quanto menor a área maior a pressão. Essa é a física do parafuso, sua área é minuscula comparada ao cavalete, logo se o cavalete chegar a começar a descolar a pressão do parafuso logo será muito grande a ponto do tampo não suportar.
O luthier da minha cidade ta cobrando 200,00 pra colar o cavalete que ta descolando. ta dando 90 dias de garantia, nao é pouca garantia?
Pelo menos ele especifica, muitos nem garantia dão ou deixa obscuro. Mas o tempo é bom
Cara eu tenho um violão de 6mil e está com um pequeno vão entre o cavalete e o tampo, e o tampo é maciço, o q eu faço, pois amo esse violão, e eh quero resolver isso
Leve a um Luthier
Tem gente que coloca o parafuso pra colar e depois tira
Paguei 1.900 R$ em um rozini
Top top mas com muitos anos depois
Deformou o tampo é aconteceu isso aí por causa dos parafusos 👏👏👏
Qual seu outro canal de marcenaria
Markus Lima
É possível o parafuso começar a vibrar e gerar um xiado no cavalete?
É sim
@@LuthierTkMarkus posso simplesmente fazer a remoção dos parafusos do meu cavalete?
Em teoria, sim
@@LuthierTkMarkus e na prática? Kkkk
@O Krullstaceo Teria que avaliar se pode havar algum rompimento e que precise de refazer a colagem.
Eu usei😅
Muito bom sua explicação! Mas eu tenho um violão e uso a muitos anos e nunca me Deu problema ele tem o cavalete parafusado
Porque está bem colado
Sou fã demais dos seus vídeos! Então mesmo se chegar um violão com 2 parafusos no cavalete e o mesmo descolando eu posso fazer a colagem e eliminar os parafusos, correto?
sim
Tenho um violão washburn que tem 27 anos de uso e o cavalete está intacto😂😂😂😂😂😂
Amigo um dos grandes problemas de cavalete soltando, é madeiras de pouca resistência e finas, colagem mau feita de fábrica e principalmente falta de informação do vendedor e do cliente. O cliente compra um violão de nylon e depois resolve colocar cordas de aço isso é cavalete voando um outro problema é a pessoa compra um violão de aço desses da China e joga um 0.11 a 0.12 e no diapasão vai soltar. Não só o produto chinês que dá esses problemas já vi Taylor takamine epifhone Yamaha soltando cavalete. Tem cliente que não sabe afinar e aperta as cordas até sair sangue aí já viu né não tem cola que aguente
Nunca coloquei cordas de aço e mesmo assim tá descolando
@@brazcosta4889um dos principais motivos é deixar o violão exposto a temperaturas elevadas, como por exemplo transportar ele no carro em um dia de muito calor.
Uma chapinha por baixo, . E dois parafusos
Tenho um violão de mais de 20 anos não tem tensor e tem parafuso no cavalete por dentro ele nunca, e não tem tensor, nunca descolou nada
Olá, otimo video.
Meu objetivo é ter um violão que aguente cordas 012
Atualmente Meu violão é tampo laminado de cordas 011 de fábrica.
Posso resolver isso pedindo a um Luthier para reforçar o tampo do meu violão com mais astes internas?
Aguenta
Eu tinha um tonante, que descolou o cavalete!!
A violas rozini descolam muito o tampo,e fabricado no Brasil.
É verdade comprei uma e não durou um ano,a que peguei da garantia também já descolou o cavalete também.
O parafuso pode e deve ser usado.
Só que tem que ter um reforço interno.
Esse aí só rasgou o tampo porque não tem reforço.
Sempre fui contra isso em violões de nylon...
Porém me pergunto: então o mesmo vale para violões de aço (pois já vi mesmo em instrumentos mais caros)?
Bom, depende dos violões caros a que se refere. Mas violões de alto nível (acima de R$ 3000) jamais teriam parafusos em seu cavalete ou não eram pra ter.
@@LuthierTkMarkus Obrigado pela resposta e atenção!
É verdade, eu mandei minha viola para o carpinteiro, ele colocou parafusos e o tampo ou caixa da viola começou a subir e a se partir. Agora estou a tentar alguma gambiarra para ver se a viola aguenta até eu comprar outra
Sempre tive a impressão que tampo de violão ou qualquer instrumento perde volume depois que se craveja (coloca parafusos)... mas daí não sei se o problema é da colagem mal feita (com vãos ou excesso de cola) ou dos parafusos mesmo
Tá valendo bobagem cara o parafuso seguro sim
Pela explicar irmão, inscrito de número 1k
Isso aí! Uma vez vi um vídeo de um luthier renomado pro ai. Não vou citar o nome, porém tinha um sobrenome de rosa.. (heheh)
Enfim, o cara me diz que só usa cola animal, porque a cola animal era mais mais durável e dava mais sustain, não sei o que.. parei de ver o vídeo na hora. Pura lorota! Igual o blog do Paulo May. O cara diz que consegue distinguir a diferença de som de um instrumento pintado com 3, 4 demãos de um instrumento com 1, 2 demãos somente. Aaaaaah, sai daí! Hahahaha
Gostei de vídeo, Markus! Como sempre, bem esclarecedor. Abraços!
kkkkkk
Eu ganhei um violão da maçã
achei um Tonante no lixo com cavalete solto tampa de cima descolada vou aprender luthieria na marra só no 0800
E pior que com paciencia vc consegue mesmo, não a profissão que não se possa aprender ,tolo aquele que acha que só ele sabe fazer aquilo com qualidade, sou marceneiro e soldador a 6 anos aprendi sozinho quando ninguem acreditava em mim ,hj faturo mais R$3.000 por mês reflexo da qualidade do meu serviço.
Um amigo meu colou o cavalete do cavaco com as cordas usando cola super bonde foi uma tragédia
Tudo que tu falou aí tá tudo errada
por que está errado?
meu caro com todo respeito, vc disse baboseiras, primeiramente a imagem que voce usou de exemplo é de um baixolão, no qual me parece muito mal feito e tem a tensão muito superior a um violão.
o Cavalete tem que ser bem colado sim, mas os parafusos ajudam o cavalete a ser fixado e a se manter colado. Então não diga que é besteira por parafusos pois muitas fabricas utilizam esse metodo. No seu video me parece que vc é parafusofóbico kkkk abraços
Não estou falando apenas desse instrumento e sim de vários que já passaram, passam e ainda passarão com o mesmo sintoma. Então não diga besteiras de algo que aparentemente não entende e nem vou entrar no assunto estrutural de vários tipos de instrumento. Mas para exemplificar, vc conhece algum luthier de violas, que tem uma tensão bem superior a um baixolão, colocar parafusos? Ainda bem que céticos como vc e as fábricas colocam parafusos nos cavaletes e colam mal, pois assim não falta trabalho.
👏👏👏