Olá, professor! Uso 1 DR para todas as tomadas e chuveiro. Vou dividir os circuitos e pôr mais 2 DRs sendo 1 exclusivo para o chuveiro e outro exclusivo para as áreas de serviços.
@joseL.SCosta, boa noite. Quanto ao DDR, este, além de um disjuntor comum, ele engloba a função do IDR, ou seja: 2em1. Portanto, o cliente, neste caso, decide decide se vai usar DDR ou IDR, com a diferença de que, se o cliente optar pela instalação do IDR, pela nova norma NBR-5410 2.024, o mesmo, obrigatoriamente terá que usar 1 IDR único para comando geral dos circuitos. OBS. No entanto, esta regra somente valerá para clientes novos, isto, porque a NBR-5410, mesmo sendo a 2.024, não será retroativa, assim como as anteriores. Quanto ao DDR ser mais caro do que o IDR, é porque o mesmo acumula 2 funções, como citamos acima ⬆️. Espero que agora estas possibilidades ficaram claras, Ok? Havendo mais dúvidas faça contato. Estamos 100% à sua disposição.
José L.S. Costa, boa noite. Caro amigo, a vídeo-aula que postei sobre DDR e IDR, foi basicamente de acordo como a norma NBR/5410 2.024, diga-se de passagem, se nada mudar quando ela for publicada, certamente, a exigência será com o IDR, ou seja, ele será oficialmente instalado e obrigatório como protetor geral dos circuitos. Muito obrigado pelo seu contato, ele é muito importante para ambas as partes. Continue com o Energia em Casa 🏡. Havendo dúvidas faça contato. Estamos à sua disposição.
Olá, professor! Uso 1 DR para todas as tomadas e chuveiro. Vou dividir os circuitos e pôr mais 2 DRs sendo 1 exclusivo para o chuveiro e outro exclusivo para as áreas de serviços.
@joseL.SCosta, boa noite.
Quanto ao DDR, este, além de um disjuntor comum, ele engloba a função do IDR, ou seja: 2em1.
Portanto, o cliente, neste caso, decide decide se vai usar DDR ou IDR, com a diferença de que, se o cliente optar pela instalação do IDR, pela nova norma NBR-5410 2.024, o mesmo, obrigatoriamente terá que usar 1 IDR único para comando geral dos circuitos.
OBS.
No entanto, esta regra somente valerá para clientes novos, isto, porque a NBR-5410, mesmo sendo a 2.024, não será retroativa, assim como as anteriores.
Quanto ao DDR ser mais caro do que o IDR, é porque o mesmo acumula 2 funções, como citamos acima ⬆️.
Espero que agora estas possibilidades ficaram claras, Ok? Havendo mais dúvidas faça contato. Estamos 100% à sua disposição.
Analisei o DDR, mas ainda não me decidi por ele. Se os dois são equivalentes, bem similares, os preços também deveriam ser.
José L.S. Costa, boa noite.
Caro amigo, a vídeo-aula que postei sobre DDR e IDR, foi basicamente de acordo como a norma NBR/5410 2.024, diga-se de passagem, se nada mudar quando ela for publicada, certamente, a exigência será com o IDR, ou seja, ele será oficialmente instalado e obrigatório como protetor geral dos circuitos.
Muito obrigado pelo seu contato, ele é muito importante para ambas as partes. Continue com o Energia em Casa 🏡. Havendo dúvidas faça contato. Estamos à sua disposição.