Passei mais tempo na igreja que fora. Depois que saí que comecei a curtir minha família, coisa que nunca tive tempo, eu e minha esposa nos conhecemos na igreja e mesmo com filhos não fazíamos nada que não estivesse relacionado a igreja, quando íamos ao cinema, íamos com sentimento de culpa. Comecei a perceber o quanto isto era absurdo. O ápice foi quando um amigo que fez o tratamento precoce morreu com 31 anos de Covid-19 e sua memória não foi sentida, ninguém se sofreu, não houve menção do seu nome no dia do seu falecimento. Isto foi um divisor de águas, chega, basta... Hoje celebro meu filho, minha família, minha mãe e irmãos.
Ronnei, cada vez mais me considero desigrejada, e dessa forma, mais próxima de Deus. Eu sinto falta da convivência, mas nem tanto de congregar (como nos é ensinado desde a infância).
Que bom que acordou a tempo Pra anar a Deus, ñ precisa wstar dentro de una ugreha, sustentando homens que vai abrir a Bíblia e te falar i que está nela leia vc mesma.
Passei minha juventude na igreja evangélica. Foram anos terríveis, cheios de dor, culpas, medos e angústias. Quando comecei a questionar os dogmas e ensinamentos da doutrina, sofri muita pressão. É um ambiente que não permite questionamentos. Sair da Igreja foi muito traumático: me senti só e incompreendida, sofri, chorei, mas hoje estou liberta do peso daquela escravidão. Glória a Deus! 😊
Genilza M...7 x, GLORIA A DEUS! Pq vc estava sendo escravizada por homens oportunistas e ñ por Deus! Parabéns por entender, a cada um liberto, há uma festa no Céu. 🙏🌟💕
Eu vivi 30 anos na igreja, sai há 15 anos e até agora não consigo acreditar que perdi toda minha juventude dentro de regras que não me cabiam, dentro de um sistema que massacra e dentro de um lar onde a pressão e o medo do inferno predominava! Só eu sei os traumas que desenvolvi
Tenho 40, eu perdi minha adolescência numa igreja de bosta... Acreditava e seguia aqueles princípios.... Com 18 eu fui me desligando... Mas,o dano na minha vida já tinha sido feito... Enfim... Acontece né...
Me descreveu. Mas superei os traumas, as caras feias. E quando alguém me diz que eu preciso da igreja, eu repondo que Deus está na minha vida e eu não preciso de alguém para me dizer como devo viver. O resultado é que minha vida só melhorou, trabalhei, estudei e me tornei independente da manipulação.
Arvro sua vida pode até ter sido uma merda um dia, mas hoje saiba que sua vida tem uma significativa importância na nossa sociedade. Que bom que você existe!
Fui evangélica da assembleia de Deus, entrei na religião com 19/20 anos, passei 7 anos me dedicando, foi a primeira religião que me envolvi, por pressão da família de meu esposo e alguns colegas de escola por conta da depressão que eu tenho há anos... Aqueles membros(irmãos) antigos passam a querer te controlar, só pode vestir o que eles vestem, tive que me desfazer de minhas roupas eu adorava usar calças jeans e não podia, não podia rir ou falar alto, minha depressão piorou, em uma de minhas crises de ansiedade procurei o pastor e em meu desespero pedi oração, e o desgraçado veio me assediar e não deu a mínima pra minha condição no momento... Já fazem 9 anos que saí de lá, e não pretendo voltar. Passei a fazer tratamento psicológico, coisa que eu nunca tinha feito antes, e passei a me sentir melhor. Não pretendo voltar, falo do amor e poder de Deus para o meu filho e também digo, que se puder se mantenha longe de religião e religiosos fanáticos.
eu sou da umbanda, nunca me decepcionei. é claro que algumas pessoas acabam se achando, mas religião em si não é ruim. a hierarquia é que é ruim, a rigidez e o controle. a umbanda, o budismo não tem esse controle. as pessoas são muito donas do próprio destino e são encorajadas a ler filosofia, além das bases da doutrina. são religiões que não arrecadam e nao tem medo de perder seguidores. o problema maior sao as neopentecostais.
@@tigermagda Existem as religiões destrutivas e as não destrutivas. As destrutivas te destroem por dentro, acabam com sua auto estima e comprometem seu senso crítico. Obtém o controle da sua vida, determinam o que deve ou não fazer. No caso de Jéssica é o caso. Eu poderia, até, ficar imaginando aqui como Jéssica vê a Umbanda, pois muitas pessoas que frequentam uma religião destrutiva, acabam carregando seus medos e preconceitos, mesmo depois que saem.
@@anapaulavieira5630 Então somos dois. Tem um programa de Bial que ele entrevista um linguista que era missionário. Se embrenhou na Amazônia para catequizar uma tribo de índios. Chegou lá ficou surpreso com tantos sorrisos e felicidade dos indígenas. Tentou catequizar, e os índios não conseguiam entender por que ele achava que existia algo invisível lá no céu. Tipo... não bobinho, não há nada lá! Resultado, o missionário, que se tornou linguista, voltou ateu.
Tb tive uma infância e adolescência de merda, diálogo com meus pais nem pensar, os castigos tinham q causar dor e sofrimento e, as surras enquanto não deixavam marcas não estava bom, ainda tinha a cerejinha do bolo pq eu não podia esconder as marcas das agressões, qdo ia para escola tinha d ser de camiseta e saia para q todos vissem q eu não era obediente, a tal tortura psicológica. Hj minha mãe já idosa diz as outras pessoas q não ficar sob cuidados dos filhos, para não sofrer maus tratos, um dia acabei com a farsa e questionei se esse medo não se devia ao tratamento dado aos filhos na infância, a resposta foi o silêncio, daquele ensurdecedor.
Eu fui evangélica da assembleia de Deus e a minha adolescência foi o momento mais difícil da minha vida, fui doutrinada desde criança,nada era permitido, tudo era pecado ,usar um anel, pintar as unhas vestir uma calça comprida,ver televisão nem em sonho, pois tudo era do diabo e eu iria pro inferno...aos 13 anos entrei em depressão, procurei todas as formas de pôr um fim em minha vida,as minhas notas escolares eram todas vermelhas repeti a quinta série 2 vezes foi aos 14 que decidi em ir pra outra igreja menos radical, fiquei alguns anos ,mas percebi que o mais importante pra os pastores era o dízimo,vi muita putaria, infedelidade, corrupção, ganância, tudo o que eles pregam é uma coisa mas a realidade é outra... a 9 anos atrás dei um basta, saí pra não voltar nunca mais,foi libertador quando tive essa atitude... eu sinto paz, sinto alegria...a religião é uma prisão,ela te acorrenta,te oprime,suga, e lesa o seu cérebro, eu só consegui sair pois fui, pesquisar, estudar sobre a história das religiões...o conhecimento te liberta!
Tiago acaba reunindo todas as pessoas que se libertaram das igrejas. O cara é show e foi uma excelente descoberta no TH-cam. Não perco mais nenhum vídeo dele.
Cresci em lar espírita kardecista e tenho meus traumas tbm, uma vez chegou um homem no centro espírita dizendo que os espíritos mandaram ele conversar comigo (apontou pra mim de longe). Os adultos que faziam um tal "atendimento fraterno", me chamaram, meu pai concordando com tudo, me colocaram numa sala somente eu (com então 12 anos) e o cara que eu nunca tinha visto na vida. Fiquei totalmente constrangida, um silêncio horrível, ele me encarando, eu sem entender nada, até que ele solta que os espíritos tinham dito que ele deveria fazer sexo comigo. Saí correndo da sala em choque sem conseguir dizer nada. Fiquei em choque dias. Que adultos são esses, que submetem uma criança a essa situação?! E teve outro fato terrível: meu pai começou a ter dores de cabeça muito fortes, e no tal grupo mediúnico diziam para ele que era porque ele estava desenvolvendo a mediunidade. Mas não, eram pequenos AVCs, que ele descobriu só depois de ter um grande AVC e ir parar na uti. Cada um tem liberdade pra ter suas crenças, suas ideias sobre o sentido da vida, refletir sobre seus valores, mas essas seitas fazem muita merda na vida das pessoas.
Tb cresci com uma mãe kardecista lider em centro espírita, ela qdo queria endossar algo , pedia p algum "medium" dizer fingindo que estava incorporado. Eu sei, pq a conhecendo sabia que era opiniões dela e não "mensagens canalizadas". E sempre usou a religião como justificativa p qq interesse dela, nunca dizia " é porque eu quero" , sempre travestido de "em nome da religiao".
Que horror! Minha família também é kardecista, e eu lembro muito bem da minha avó, com um problema sério na coluna, indo fazer 30x uma "cirurgia espiritual" (com custos $$$) sem sucesso, ao invés de ir num medico de vdd pra operar. Sem contar que meu centro espírita pegava doações de móveis, roupas etc dos fiéis, e depois abriu um brechó onde vendia as DOACOES. Ter que ouvir que a pessoa é gay tb pq "na vida passada foi do sexo oposto e a pessoa ainda ta apegada naquilo" é chamar a pessoa de inferior, mas de uma forma bem disfarçada na doutrina. Ou que alguém escolheu nascer cheio de problema, pobre, numa família disfuncional pra "ser alguém melhor e evoluir" é a romantizacao da pobreza e sofrimento em níveis absurdos ! Depressão é falta de Deus e fraqueza do espírito....ihhhh e por aí vai. Nao sou mais religiosa há anos , e finalmente sinto que vejo o mundo e as pessoas como ele é: cruel, porém realista.
Minha história curiosamente é quase a mesma de todos ou quase todos os demais meus colegas aqui: fui criado dentro de uma igreja evangélica, em minha infância, entre meus quatro e doze anos de idade, por uma senhora viúva minha mamãe adotiva. Eu era levado à força àqueles cultos quatro vezes por semana, às terças, quintas e domingos (a noite), e aos domingos de manhã a "escola dominical". Eu detestava profundamente e, não apenas eu NÃO podia dizer o quanto eu NÃO gostava, como, ainda por cima, eu tinha que FINGIR que gostava, unicamente para poder sobreviver. Um enorme volume de traumas e estragos em minha mente e sexualidade vieram de duas coisas, e uma delas, foi isso. Essa IMPOSIÇÃO forçada de conceitos, regras e normas de conduta e comportamento em cima de mim. Essa doutrinação que os evangélicos fazem em cima das crianças traz estragos violentos em nossas formações.
Minha pior fase de vida foi quando permaneci durante uns 4 meses na igreja evangélica. Sou lésbica, e nessa época eu me reprimia, eu namorava um rapaz, e me sentia tão mal, tão mal, queria me m4t4r, a vida me parecia miserável, as pessoas da igreja me faziam sentir um lixo, me faziam sentir culpa por eu ser quem eu sou. Acho que nunca fui tão infeliz quanto nesse tempo, envolta por aquelas pessoas que se diziam cristãs. Hoje eu me aceito, namoro uma mulher linda, sou feliz, minha mãe me aceita, ama minha namorada, e minha sogra me trata como uma filha. A igreja é um instrumento de opressão, ponto.
Felicidades pra vocês duas. Espero que as pessoas da sua igreja, ou uma parte delas, em especial que trabalham nos templos e são próximas de vocês, te aceitem e respeitem e ajude a mudar a mente das pessoas. Mesmo que um pouco.
E eu q ia na igreja achando q as "crente"ia me querer e eu ia namorar e casar kkkkkk Todo lugar existe "política ",e uma "dinâmica "! É do ser humano naturalmente. Nao existe "Deus",q mude o ser humano!!
Ex-crente aqui também! Nasci e cresci na igreja evangélica e sair da religião é uma das coisas mais difíceis da vida! Eu me identifico demais com o relato do Santineli porque mesmo saindo, os temores da fé antiga ainda continuam nos assombrando. É receio de passar a fracassar no futuro, das portas na vida profissional se fecharem, o medo de ir para o inferno. Tudo isso passa a assombrar a gente. Minha saída foi muito devagar. Foi uma série de coisas pequenas que se acumularam com o tempo. Aos poucos ia notando coisas do tipo, a maneira como tentavam converter as pessoas, muitas vezes colocando a pessoa numa situação em que ela não conseguiria recusar um convite de ir à igreja. Achava isso estranho, porque segundo o que eu entendia da Bíblia, isso deveria ser uma escolha pessoal e voluntária. A ênfase que as pregações davam à prosperidade material para mim era muito estranha. A preocupação do cristão deveria ser para com a própria alma e o mundo espiritual, mas as pregações prometiam "bênçãos" materiais para as pessoas. Tinha também os pecados e as proibições. A vida de crente era uma eterna repressão aos desejos mais íntimos, o temor de pecar e de desonrar a Deus e a culpa de ceder às "tentações". A Bíblia dizia que o "jugo é suave e o fardo é leve", mas o peso da culpa era tudo menos suave e leve. A gente olha para o lado e vê todo mundo ali colocando uma fachada de crente abençoado e acaba pensando que somente a gente é pecador cheio de imundície. Isso tem um potencial enorme de levar a pessoa à depressão. Essas coisas foram se acumulando durante toda minha vida de crente e me colocou inúmeras dúvidas na cabeça. Eu só fui ter a certeza de que abandonar por completo a igreja era a coisa certa a se fazer foi quando eu vi a igreja evangélica abraçar o Fascismo! Quando vi os evangélicos em sua grande maioria apoiarem ferrenhamente o fascismo, não tive mais dúvidas de que o Deus que a gente crê não estava lá. Eu sinto muitíssimo pelas pessoas que frequentam ativamente suas igrejas e buscam viver genuinamente uma vida íntegra sob os princípios cristãos, mas o mal que os líderes evangélicos causaram à sociedade brasileira aliando-se a um projeto fascista é perfeitamente concreto e mensurável. Pessoas morreram em consequência disso e isso não pode ser ignorado.
Estou contigo, companheira! Dentro da minha família e amigos de longa data, as pessoas mais religiosas se mostraram fascistas, racistas e homofóbicas no desgoverno e repetiram o voto. Se há um deus, talvez ainda os trate com respeito porque ainda sobrou amor ao próximo, algo que alguém muito sábio e amoroso deixou como legado e missão dos humanos.
Foi parecidíssimo com minha história. Eu ficava naquele sai, não-sai. Mas quando vi a igreja entrando de cara nesse projeto político maldoso, saí e nunca mais voltei. Jamais me arrependi, minha vida ficou muito melhor. E não quero que minhas filhas passem pelas loucuras pelas quais passei.
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
fui pra igreja até 23 anos, pq nasci numa família evangélica e na maior parte do final da adolescência só ia por obrigação, é um lugar que se você não se encaixa no que eles querem é doloroso, porque vem com a culpa e o medo de estar fazendo o "errado" quando na verdade era você se reprimindo o tempo todo, o dia que consegui sair deu muita briga em casa mas foi libertador, só que alguns traumas dessa época demoraram a sair, hoje ainda vejo algumas coisas que queria que fosse diferente, principalmente na minha família mas é isso, pelo menos abri o olho a tempo, em vez de me moldar num livro que nunca fez muito sentido pra mim. Tiago Santinelli é foda demais
Olha, Arvro, obrigada por dividir conosco suas vivências e vou te falar, as coisas que vc fala sobre suas vivências pessoais me ajudaram em alguma medida a tomar coragem para tratar meus traumas, que tem a ver com abusos de toda sorte na infância e agora na vida adulta também. O fato de ter coragem para falar ajuda muita gente, eu sou só uma delas
Isso é mto vdd, sou ex crente e adoro o canal do Thiago pq fala de algumas coisas muito específicas que só quem já passou por essa lavagem cerebral compartilha
Eu vi irmãos de 30 anos de convívio chamando aos outros de "filhos do demônio" em grupos de zap por terem pontos de vista diferentes sobre política. Vi grupos irem pra praça da cidade cantando os hinos que aprendi como louvor A DEUS, mas agora revisitados como apoio ao ex-presidente. Pra mim foi demais.... infelizmente, não posso compactuar com isso. A única saída foi me afastar
@@GEOG828 Mano, nem Jesus apoiou politica, Jesus ele foi crucificado porque o povo queria barrabas que era um líder politico, as pessoas achavam que Jesus ia se tornar REI pra acabar com a tirania dos Romanos, mas oque Jesus fez foi ir pregar a palavra de Deus e mostrar para o povo que eles não estavam sozinhos e que a nossa glória não é aqui na terra e sim na eternidade, mano oque mais Jesus fez foi alertar os fariseus que eram sacerdotes naquela época dizendo que eles deveriam se arrepender, não é porque a pessoa fala que é crente que é crente, 'Sai depois do bolsonarismo', isso só mostra que vc não estava por conta de Jesus e sim por conta das pessoas, é igual na vida mano, se vc parar de correr atrás dos seus sonhos por conta da opinião ou das escolhas das pessoas, tu nunca vai realizar seus sonhos, só conquista quem corre atrás.
@@alfenreis8529 Falei que desisti de ser e não que saí. Pastores pilantras e bolsonaristas me fizeram desistir de ser evangélico. Jesus não é exclusividade desse grupo religioso ligado à política de extrema direita e armamentista. Entendeu. Quem sabe um dia procure um grupo evangélico verdadeiramente sem ligação ao poder e sem candidatos oficiais. Boa sorte pra vc.
Não conhecia esse cara. Muito obrigado por me apresentar tio Arvro. Eu já estive mais tempo na igreja do que fora. E é absurdo, foi terrível até hoje tenho traumas profundos. É uma prisão. É absurdo!
Por muitos anos fui evangélico, para ser mais preciso 23 anos. Participava da liderança da igreja, no caso ass. de Deus. Como o Tiago descreveu a virada de chave na vida dele, da mesma forma foi a minha . Não com amigos gay, mas a maneira como a direção lidava com dinheiro e os membros. Para pedir era com amor, mas na hora de atender aquela pessoa que era dizimista e perdeu o emprego não tinha compaixão. Hoje a definição da igreja para mim é: Faça suas refeições de forma tranquila ( café, almoço e janta) no mesmo restaurante todos os dias, mas no dia que vc for na cozinha desse restaurante, vc nunca mais sentará tranquilo para comer. Assim é a igreja, no dia que frequentar a cozinha dela, vc nunca mais conseguirá ouvir aqueles homens hipócritas. Hoje continuo com minha fé, ainda mais fortalecida em Deus, pq se esses homens forem para o céu, é sinal que a porta não é tão estreita como dizem.
Me identifico muito com o Tiago exatamente por isso. A igreja traz muitos traumas pras pessoas, principalmente para nós que somos LGBTs. Quando ele faz a crítica a igreja, expressa muito o que eu sinto. Um lugar que diz pregar amor, é o puro ódio e preconceito.
Sei muito bem como é precisar se curar de traumas familiares, Arvro! Muita força pra você! E que bom que você não está sozinho, tem a Dra Ana, as senadoras e os seguidores que te admiram. Abração!
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
Desculpa nada! Difícil achar pessoas com tamanha sensibilidade que não passaram por perrengues na vida. Vc e Ana fazem um serviço brilhante. Sou apaixonada pelo trabalho de vcs
Força ae, Avro! A família tem esse poder de oprimir a gente, ou elevar, de acordo com o humor e princípios dos nossos pais. Todos nós que acompanhamos seu canal sentimos muito pelo o que vc sofreu, cara... somos muito vulneráveis enquanto estamos crescendo, e é injusto demais que alguns pais se aproveitam dessa vulnerabilidade para fazer o contrário do que deveriam fazer. Fique bem e sinta-se abraçado!
Mto bem colocado, eu queria dizer o mesmo mas já está tudo aqui dito! Admiro mto o canal e a tua participação! Fique bem e tenha a minha solidariedade!
É isso aí, assino embaixo e era o que queria dizer. Toda força do mundo. Solidariedade a você. E ainda bem que, mesmo depois dessa experiência, vc continuou sendo um humanista.
Eu fui católico praticante até uns 17 anos, parei de ir à igreja e aos 21 me declarei ateu. Sair da igreja e depois abandonar seus dogmas pra mim não foi nada sofrido, foi libertador! O ruim (pelo menos pra mim) não é não se sentir parte de um grupo, o problema mesmo é ser respeitoso com quem é religioso mas não ser respeitado pelos mesmos quando nos declaramos ateus. A autocensura que muitos ateus são obrigados a praticar é que causa sofrimento, por isso é libertador ver os vídeos do Thiago e se sentir representado.
@@elder_soares Sempre respeitando as tuas vivências mas...qual padre? Sim, tem alguns(muitos!) que praticam a Igreja opressora , que só fala em pecado. Mas tem sim uma ala do clero progressista que tem outra visão do mundo, de Deus e também daquele que não crê. O que vou falar não é( absolutamente!)para tentar de convencer de nada. Só para que vc tenha a ciência que o pensamento na Igreja não é uno. Procure na net alguns textos(entrevistas) do Pe. Paulo de Itaquera/SP.
Apesar de que eu fui crente de verdade durante minha infância, mas foi eu completar meus 13, 14 anos que eu comecei a questionar DEMAIS. A opressão, a censura, a questão da homossexualidade, o sexismo, todo o abuso não conseguia mais me prender naquela loucura. Fiz 18 anos e saí, nunca me senti tão livre e maravilhada! Hoje sou satanista e estou entrando na bruxaria, mas tbm tenho muitos amigos da Umbanda e do Cadomblé que foram uma bênção pra mim!
Pois é. Eu sou alguém que crer em algo maior, mas em nenhum livro e sem uma descrição específica. Pena que muita gente olha sua religião e sai fazendo exorcismo kkkk
Não seja ex-cristã. Seja apenas ex-crente. Jesus Cristo veio para ensinar o amor. E o verdadeiro amor liberta, expande (AUMENTA) nossa liberdade, inteligência e capacidade de raciocínio. O que as igrejas evangélicas fazem é violência, porque é IMPOSIÇÃO, repreensão/repreensões, castrações, e falsas evoluções morais. Eles não te ensinam a ELIMINAR desejos obsoletos. Eles apenas te ensinam a REPRIMIR e sentir culpa por ter desejos. São burros, orgulhosos travestidos de falsas humildades e patéticos.
Passei 30 anos da minha vida em uma igreja pentecostal. Graças a Deus, Ele me livrou dessa loucura. Hoje sou muito feliz. Só me arrependo por ter passado tanto tempo.
Fui evangélica ex obreira, e sim me frustrei bastante pq não esperava tanta coisa ruim , tanta falta de empatia e ódio vindo de quem falava em Deus e depois de um tempo descobriram que era diferente que era lésbica e meu pai que por sinal tbm era pastor( do tipo charlatão) descobriu e ameaçou me matar. Enfim essa foi a maior decepção da minha vida, enfrentei a repressão e a dor sozinha. Meu pai era um cara como o seu...Um homem violento que falava que ninguém podia contestar batia em todo mundo ninguém podia questionar a autoridade dele pq o pai é a autoridade o cabeça da família, sai da igreja e ainda me sinto reprimida ainda trabalho para aceitar a minha sexualidade, a dor e o ódio de sentir que joguei minha vida fora. Sofre abusos físicos, psicológicos eram pessoas loucas e ninguém me ajudava, me lembro de orar para Deus pedindo para me tirar daquela situação e para as pessoas lá fora era uma família perfeita.
Minha mãe é fanática religiosa nos obrigava a ir pra igreja católica. Eu sempre questionava aquele povo, cheia, cheia de dúvidas que eles não conseguiam responder pra uma pré-adolescente. Com o tempo ela parou de me obrigar a ir pra igreja e aquilo deu uma alivio na minha vida. Aos 18 anos sai de casa e busquei estudar e responder eu mesma minhas duvidas e virei ateia. Sempre fui ateia na verdade, só precisava de paz pra refletir meus valores e crenças. E eu não sai da igreja pra fazer o que quiser e sim pra viver em paz sendo eu mesma. Igreja limita nossa essência e limita sua capacidade de ter valores sólidos que vão além de obrigação cristã.
Minha história é igual a sua. Até hj odeio acordar cedo pq me lembro da época que era obrigada a ir na missa aos domingos, tive que fazer catequese e crisma por imposição da minha mãe 😑
A melhor decisão da minha família foi ter afastado a religiosidade da minha criação. Cresci sem ter que seguir as regras de pessoas, livros que ditam o que é certo e errado. E nem por isso, pasmem, "fui para o mal caminho". Não fumo, não bebo.... e não reprimo as minhas vontades, apenas aprendi e fui ensinada a ter equilíbrio e respeito com todos. Repressão, podar o ser humano, omitir ao invés de lidar é criar traumas e frustrações. O culto a divindade e a relação de fé vai muito além da obediência a regras.
Eu sou neto de pastor, filho de pastor (inclusive rompi com meu pai por causa do Bolsonaro, depois que ele me pediu voto pra esse infame), e fui pastor por 7 anos, larguei isso mas não sou ex-crente, sou ex-institucionalista, não acredito na instituição que transformaram a igreja. O próprio Jesus disse que colocaria a palavra Dele dentro de nossos corações, que não há um lugar de culto, pois quem O adora precisa fazer em espírito e em verdade. Fui criado na igreja e repeti muitos atos que aprendi por lá, coisas que me arrependo muito, pois hoje eu não faria nada daquilo. Deixei de ser pastor e isso mudou minha vida, a minha vida antes era da igreja. As vezes ainda encontro algumas pessoas daquele tempo que me dizem: "homem! Tu és um pai de multidões! Volte a liderar!", Mas sempre, a minha resposta é: olha querido, hoje a única vida que quero liderar é a minha, e guiar meus filhos pelo caminho do bem, essa é a minha verdadeira liderança.
Sofri muito na igreja. Namorava uma moça que era evangélica e a mãe dela me mostrou o que é inferno: me chantageava e dizia coisas que me ofendiam. Ela queria que a filha se casasse com um pastor ou líder na igreja. Um dia chutei o balde e mandei todos eles à merda. Além do mais, esquecem-se do amor e viram fiscal de coool alheio.
Nos que sofremos esse abusos na infância temos que falar mesmo. Eu ainda me sinto constrangido quando alguém faz alguma pergunta que me leva pra essa época, queria poder contar uma história bonita de como foi tudo lindo e perfeito, mas não foi. E não tem que ser constrangedor pra gente falar sobre isso a culpa não é nossa que o mundo é horrível.
Entendo e me solidarizo com a sua dor e desabafo. Cada um sabe o que viveu e as dificuldades para superar. Só queria colocar uma reflexão: "o mundo" não é horrível, intrinsecamente. Há, sim, muitas pessoas bastante inconscientes, capazes de fazer coisas ruins. Por outro lado, há um sem-número de pessoas empáticas e nutridoras, que contrabalaceiam, para o bem. E estas últimas são a maioria.🙏🏻💜⭐️
Já fui em uma igreja assembleia por causa de uma namorada e por curiosidade sobre crenças. O desconforto era gigante e eu fui praticamente obrigado a me converter. Fui sendo arrastado pelo braço enquanto todos gritavam, alguns "glória" e outros me criticavam por eu estar dizendo "não". Essa cena nunca saiu da minha cabeça. Eu fiz questão de desmentir tudo. Recebi mensagens como se eu fosse um monstro, mas estava satisfeito de não ter caído no golpe. Eu conheci um templo budista e devo meu bem estar atual aos monjes. Eles me ajudaram a superar o rancor que eu sentia por crente.
Nossa...que loucura nessa igreja aí que vc foi... literalmente te arrastaram pelo braço pra: "aceitar a Jesus" ...kkkkkkkkk Desculpe...sei que te traumatizou mas... 😂😂😂
Tô precisando disso. Tirar o rancor que tenho desta gente. Advinha por quê? Fui criado numa igreja batista e a lavagem cerebral é diferente da Assembleia de Deus e bem mais Light, digamos mais sutil e menos invasiva. Deus me livre destes crentes!
Isso é tática de seita. Qualquer resistência é vista como ameaça, porque pode estimular questionamentos em outras pessoas. O que fanáticos mais temem é qualquer questionamento a suas crenças. No fundo, sabem o quanto elas são frágeis. Quem questiona e teima em ficar pode acabar adoecendo. Quem se opõe com firmeza é visto como demônio mesmo.
Tiago foi um presente para TH-cam. Assim como vcs do Meteoro. Em meio a canais de nada, com merda nenhuma. Q não passam nada de positivo ou q agregue algo. O canal do Tiago é engraçadíssimo e ainda no meio da metralhadora de piadas e comentários engraçados q ele faz com seus reacts. Ele bota a peãozada para pensar. Muito foda!
Se afastar de alguém ou de algum grupo nem sempre dói. Se a proximidade é dolorosa e resulta em cobranças, acusações e preconceitos, se afastar é um alívio. Além do mais, é preciso buscar sintonia pra se ter paz de espírito. A humanidade é bem maior que qualquer grupo, saindo de um se pode encontrar outros, menos repressivos, mais amorosos, respeitadores e abertos, onde se sintoniza melhor.
Mas se afastar doi, pois não tem só coisa ruim. Estar numa igreja é muito bonito, a mensagem, o motivo é lindo, mas ruins são as pessoas. É bastante desanimador ver que a Bíblia e prega , por Jesus, a principal mensagem é amor e você ver pessoas finalizadas que simplesmente dizem "Bandido bom é bandido morto" achando que isso é ser cristão e ainda te acusando de apoiar bandido por discordar dessas falas. Pessoas que vivem tacando pedras nos pecadores e desejando o mau falando de Deus (muitas vezes como aviso).
Eu sou uma evangélica decepcionada! Me identifico muito com esse rapaz! Inclusive, as histórias que ele conta também compartilho por minha vivência na comunidade evangélica.
Não seja ex-cristã. Seja apenas ex-crente. Jesus Cristo veio para ensinar o amor. E o verdadeiro amor liberta, expande (AUMENTA) nossa liberdade, inteligência e capacidade de raciocínio. O que as igrejas evangélicas fazem é violência, porque é IMPOSIÇÃO, repreensão/repreensões, castrações, e falsas evoluções morais. Eles não te ensinam a ELIMINAR desejos obsoletos. Eles apenas te ensinam a REPRIMIR e sentir culpa por ter desejos. São burros, orgulhosos travestidos de falsas humildades e patéticos.
Infelizmente muitas religiões oprimem e não deixa a pessoa pensar. Eu entrei em algumas casas, igrejas e ouvi o que eles diziam. Até eu chegar em uma casa espírita e começar a participar de um grupo de estudo e um pouco terapêutico também. Tinha uma senhora muito legal, mente aberta e alma generosa. Foi ali que me encontrei, hoje trabalho na casa e estudo muito por minha conta. Vejo se tem lógica e amor nas falas. Tem muito conteúdo bom na internet. Estou muito bem com meu relacionamento com Cristo!
Meu pai era presbítero da assembleia, muito conhecido na época e tinha muito prestígio na igreja e estava pra ser indicado a ser missionário. Um belo dia meu pai que era meu maior exemplo decidiu trair minha mãe com uma colega de trabalho e deixar sua família com três filhos de menores. Eu e meus dois irmãos. Eu tinha 12 anos na época. Isso destruiu todas minhas crenças. Eu era uma pessoa cheia de preconceitos. E ao me afastar da igreja comecei a criar ódio pelos Cristões e a forma que eles se comportam. Se achando as pessoas mais especiais do mundo e distribuindo ódio por quem não pensa igual a eles.
Eu sou um desses! A igreja nada mais era que uma coleira de medo e ressentimento. Pra terem uma ideia do que passei é só me lembrar que eu sabia que estava doente mas o pastor e os membros da igreja faziam de tudo pra que eu entendesse que o fato de estar com depressão era minha culpa e que era pra que eu tivesse mais fé em deus pra me libertar da doença, mas parece que quanto mais clamava a esse deus mais doente eu ficava e cheguei a ter crises de pânico, e sempre sendo apontado que era uma "possessão demoníaca" que eu abri as portas pro "demônio" me dominar, portanto a culpa era minha! Saí da igreja e não me arrependo de nada!
Eles falam que a pessoa com depressão é falta de Deus. Em geral, isso é uma das piores coisas a se dizer, pois quanto mais você falha, mais acha que não crê em Deus e que a culpa é sua. Aí, a pessoa se afunda mais e mais rápido.
Quando sai da igreja foi muito difícil. Eu me sentia um peixe fora d'água pq não me sentia mais parte da antiga comunidade e ainda não me sentia parte disso que a igreja chamava de "mundo". Tive problemas de depressão inclusive nesse tempo que sai da igreja, hoje depois de muitos anos já estou estabelecida, mas foi difícil.
Saí da igreja há 13 anos e não, não carrego dor nenhuma, não houve nenhum tipo de trauma, fui me desvinculando aos poucos simplesmente por um processo racional. No início é um processo de luto, como se de fato perdesse alguém, mas depois a sensação é de alívio, alegria e principalmente de liberdade !
Posso dizer que contraí muitos traumas no ambiente familiar em que vivi. É como se existisse uma ferida aberta que não sara com o tempo, estou chegando aos 30 e não sei lidar com coisas que parecem simples pra maioria das pessoas. Pra mim, família é isso!
Vc já deu o primeiro passo, reconheceu de onde vem seu problema. Agora precisa andar mais um pouco descobrir quem é você, se amar e restaurar se e tentar seguir em frente...
Procure ajuda, não é vergonha nenhuma. Se estiver sem grana, vai atrás pelo sus, em faculdades de psicologia ou (bons) profissionais que fazem consultas a baixo custo.
Caraca, Arvro. É interessantíssimo ver a rapidez assim violenta com que você foi se transformando e se resolvendo nesses últimos anos, o que temos visto ultimamente conforme você tem aberto mais sua história pessoal. Ver que seu nível de auto-resolução chegou num ponto de conseguir falar da sua experiência religiosa num canal de jornalismo e política, é algo que me surpreende demais e assombra. Tem muita propriedade a forma como você mescla privado com público, subjetividade com questões objetivas da sociedade civil. Isso é pra pouquíssimos, meu caro.
Cara, ex-crentes precisam urgente de acolhimento. Tem algumas denominações que chegam ao cúmulo de fazer terrorismo psicológico com os crentes e ex-crentes. Não é o meu caso, porém vi conhecidos meus passarem por isso e ficarem muito abalados. Têm pessoas cuja vida girava em torno da igreja e romper dessa forma é realmente traumático pra muita gente. Essas pessoas precisam refazer o meio social delas e pra eles é muito difícil.
"Um conselho tutelar bom, teria feito muita diferença para mim". Cara, para uma pessoa chegar nessa conclusão, imagina o tamanho do sofrimento. Não consigo, porque não passei por nada perto disso, que triste
Eu sou católico, porém, não praticante. De vez em quando ,vou à igreja do Bonfim,em Salvador. Quando estou por lá. Me sinto em contato com o Divino, naquela Igreja. Sou um Cristão de muita fé, já recebi muitas Graças. Eu tenho tanta intimidade com JESUS CRISTO que o chamo ,na hora em que estou orando,de MEU PADRINHO J.C. O meu templo é o meu quarto, o altar é o meu coração. Acordo,faço minhas orações; Quando vou a algum lugar,faço minhas orações,pedindo proteção contra os marginais,contra os acidentes e as tragédias. Quando vou dormir, faço minhas orações, pedindo proteção e saúde ,pra mim,pra todos os meus familiares e amigos. As orações são escritas por mim, Além delas ,gosto muito do PAI NOSSO. Com a chegada de Bolsonaro ao poder nesses quatro anos ,tomei nojo de muitos pastores evangélicos,que na ânsia de levarem vantagens financeiras e poder,se associaram ao Bolsonaro , divulgando Fake News , incitando as agressões verbais e até físicas contra quem não segue as ideias armamentistas e agressivas de Bolsonaro. Não sou contra quem vive pedindo conselho ao pastor , ou a padre. Até hoje,tenho 68 anos, não senti nenhuma necessidade. As minhas demandas são levadas por mim diretamente ao meu padrinho J. C. e geralmente , sou atendido. Pra encerrar, eu quero dizer que Felizmente, a maioria dos pastores evangélicos, não aderiram ao bolsonarismo, apesar de Bolsonaro e a esposa , tentarem dar uma impressão ao povo brasileiro, de que eles têm o apoio geral
A Igreja Católica cometeu ( e ainda comete) muitos erros, mas boa parte do clero está fazendo uma reforma e autocrítica, representados pelo Papa Francisco, que representa bem o evangelho de Cristo Jesus.
Eu também era crente mas ao ver os pecados de dentro da igreja igual e muitas vezes maiores q o do mundo com aval de um Deus me afastei e virei cristão hoje sigo o Deus verdadeiro sou mas feliz.
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
Eu fui em uma igreja pentecostal a convite de uma amiga, só por ela mesmo pois sou espirita e nesse mesmo dia eu ouvi uma das piores frases da vida, dita por um pastor inclusive: "Mais vale um vagabundo, um mal elemento dentro da igreja perto de Deus, do que um certinho no mundo", foi tão ridiculo, e a fofoca que rolou no dia é que uma "irmã" da igreja a qual um dos rapazes com cargo na igreja gosta, estava de rolo com um rapaz "bonzinho" e o carinha da igreja tem fama negativa no bairro.
Essa irmã ao menos tem bom senso. A vontade de dar um esculacho depois de ouvir isso é GRANDE!!! Eu sou uma pessoa certinha e tô fora da igreja, e se a igreja não é capaz de deixar uma pessoa com bom comportamento e ética, então a igreja que tá errada! Mas admito que dizer isso quando não é sua igreja é libertador, já que nunca mais pisaria ali!! 🤣🤣🤣🤣
E é aquilo, se o cara tem fama ruim no bairro, é um cretino e babaca, mas é da igreja, tô ME CAGANDO que ele seja da igreja! Ele pode ser o papa que se eu achar ele uma pessoa ruim, não tenho obrigação de ficar com alguém só porque essa pessoa é da igreja!! 😤😤
A discrepância é " um vagabundo misógino, preconceituoso, mentiroso, hipócrita, mas "cristão " ser melhor que um certinho que não pertença a nenhuma denominação evangélica, pois, segundo os mesmos, só eles podem se arvorar de serem " cristãos " . Os outros, são filhos do "outro " kkkkk
Muito bom esse vídeo! É necessário refletir sobre tudo isso. Quantos famílias vivem esse tipo de situação,. É só falando sobre o mal que algumas famílias promovem aos seus membros e, alguns líderes religiosos é que vamos melhorar nossa sociedade
Bateu aqui também... Nunca me considerei "crente" já que era da igreja católica que eu fiz parte, mas eu me reconheço nessa dor, pq eu cantava na banda da igreja aos 15 anos e após às missas eu ia dançar na Sunshine com minhas amigas e amigos da época, e então fui convidada a me retirar da banda por não "ser exemplo para estar lá na frente da igreja"... Me afastei da banda, da igreja e nunca mais consegui cantar em público sem quase ter uma crise de ansiedade. Isso foi há 30 anos... Então faço parte das estatísticas dos ex crentes do Thiago Santinelli tb, pelo amor e pela dor.
Ja eu não tenho tanta paciência como vc. É difícil viver num país onde +90% das pessoas de descrevem como cristãs, vc não poder falar ou fazer nada e eles podem falar o que querem.
@@Brago.Oficial Verdade, nosso exercício da tolerância é extremamente intenso no modo cotidiano- minha solidariedade à todos que professam a liberdade de pensamento.
Arvro você é um grande homem, admirável por ter vencido os traumas familiares e corajoso por expor esse lado obscuro da instituição "família". Agradeço por você existir.
Eu ia a igreja na infância e adolescência, mas éramos não-tão-praticantes até que meus pais souberam que eu era gay e começamos a ir com mais frequência. Mas na época (eu tinha 19 anos e era 2009), meus pais me encaixaram num grupo numa igreja evangélica que fazia reuniões de oração e sessões de terapia, com o intuito de "converter" homossexuais, ou na linguagem da época, tornar "ex-gay". Eu via nos folhetos que sempre tinha no rodapé uma marca d'água escrito EXODUS e outros escrito NARTH ou MOSES, que mais tarde eu fui descobrir o que eram essas instituições. Nas reuniões sempre enfatizavam que devíamos nos abster, que era como matar um leão por dia, que nada daquilo era natural e que Deus tinha um propósito diferente. As reuniões serviam para falar de política para recolher assinaturas e dinheiro para levar caravanas até Brasília e impedir que a legislação proibisse aquela prática da terapia de conversão sexual. Depois despejavam mais moralismo ao som de "Restitui", e sempre chamavam algum "ex-gay" para dar depoimento (o mais comum era o de um pastor e ex-travesti chamado Joyce). E eu chorava e me sentia culpado por não conseguir deixar de sentir o que eu sentia. Além de que eu queria muito a aceitação dos meus pais, então permaneci frequentando por 1 ano. Com o tempo eu percebi que não havia nada de errado, que a mudança que eles tanto pregavam era uma ilusão dolorosa e uma vida de miséria e infelicidade. E minha vida mudou da água pro vinho depois que saí do grupo, meus pais também entenderam e me aceitaram como eu sou e entendi que eles me amavam de qualquer jeito, mas que me incentivavam a frequentar a terapia porque foram movidos pelo medo. Entrei para a faculdade nesse mesmo ano, me apaixonei por um rapaz e tive o primeiro namoro da minha vida longe de casa e morando em uma república. Ai gente, eu amo viver. Busquem a felicidade na autoaceitação e amor-próprio. A espiritualidade cada um tem a sua e ninguém precisa de igreja pra te mostrar isso
Foi tão lindo ler o seu "Ai gente, eu amo viver!" Que era como se vc estivesse aqui falando diretamente pra mim. Falou, soltou um grande suspiro de felicidade em um largo sorriso. Nossa! Me emocionei tanto que até chorei. Poxa, tô muito feliz por suas conquistas, que venham mais 😍
Minha história curiosamente é quase a mesma de todos ou quase todos os demais meus colegas aqui: fui criado dentro de uma igreja evangélica, em minha infância, entre meus quatro e doze anos de idade, por uma senhora viúva minha mamãe adotiva. Eu era levado à força àqueles cultos quatro vezes por semana, às terças, quintas e domingos (a noite), e aos domingos de manhã a "escola dominical". Eu detestava profundamente e, não apenas eu NÃO podia dizer o quanto eu NÃO gostava, como, ainda por cima, eu tinha que FINGIR que gostava, unicamente para poder sobreviver. Um enorme volume de traumas e estragos em minha mente e sexualidade vieram de duas coisas, e uma delas, foi isso. Essa IMPOSIÇÃO forçada de conceitos, regras e normas de conduta e comportamento em cima de mim. Essa doutrinação que os evangélicos fazem em cima das crianças traz estragos violentos em nossas formações.
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
Eu já fui em todas as igrejas católica, evangélicas , não tenho nada a reclamar de algumas outras com algumas ressalvas, hoje prefiro conversar direto com a santíssima trindade ,e o SENHOR JESUS CRISTO com o SANTÍSSIMO ESPÍRITO SANTO me responde na hora 🙏❤️🌹e DEUS PAI e o Reino do céu e o meu foco 🙏🌹❤️
Cara, fiquei emocionado com sua história e com sua coragem de compartilha-lá com tanta gente desconhecida. Coisa lida a coragem de a gente assumir o que a vida fez da gente e o que a gente então, decide fazer dela. Parabéns!
Foi difícil, né?! Mas que bom que vc está em outra fase da vida e, agora tem amadurecimento para falar com clareza. Seu incômodo com o assunto é realmente nítido, mas sua FORÇA para falar é ainda mais nítida. Muita ternura e muito fo da - se num vídeo só. É isso aí! Não te conhecia até o 2º turno das eleições. Vc foi um dos meus melhores achados “nessa terra doida chamada internet “. Aprendo muito com vc (VCS) 😃❤️
Entendo o Santineli. Hoje em dia sou ateu. Passei pelas mesmas coisas no decorrer da perda da minha fé, mas não exatamente como crente, passei por isso, porém dentro das testemunhas de Jeová.
Ventos de amor na rede. Compartilhar a ferida acesa do coração no lugar certo, entre os que se respeitam é um bálsamo para todos. Nossas dores humanas nos fazem, mesmo na distância física, colegas das primeiras séries da escola universal da vida. Uma honra compartilhar com vocês o dia a dia dessa escola.
Traumas familiares são sempre uma barra. Viver uma vida através de valores com que não se concorda mais, não importam quais sejam, também são. A paz interior é jóia raríssima e valiosa
nossa... um dia o criador, que te formou e que te ama incondicionalmente, irá curar todas as feridas da tua alma. Deus abençôe vc e Ana, gosto muito de vcs.
Passei em torno de 15 anos como membro ativo de uma igreja tradicional, evangélica. Aprendi muita coisa importante que levo pra vida, mas chegou um ponto que me cansei do formalismo, das barreiras intransponíveis em noke da autopreservacao do que do amor à Cristo. Depois de não nos identificarmos mais com as práticas mais formais fomos pra outra, bem descolada, parede preta, pop. O clima era descontraído e boa parte da programação que participava era nas casas de amigos. Com o tempo fui sentindo novamente aquele peso da instituição, da igreja-empresa, que tem uma hierarquia rígida o suficiente pra passar sobre as pessoas a fim de se manter firme. Me afastei do templo mas não das pessoas que amo, de falar da vida em Cristo entre amigos, nas horas de gratidão e de necessidade. Entendo e me vejo perfeitamente como um desigrejado, mas sempre em busca da sombra da mão de Deus.
Eu tinha uma amiga na faculdade era horrivel. Ela era crente, daquela que a familia toda era... devia ter qse uns 40 anos, usava aquelas saias longas... Disse que nunca tinha tido um namorado. Ela vinha de longe estudar... Ela disse que nunca tinha ido a praia tambem. Como a praia nao era tao longe da faculdade convidei ela varias vezes pra ir, disse que nao precisavamos tomar banho só caminhar no calcadao, aproveitar o sol e ver o mar. Ela sempre respondia "Nao, nao" com um olho arregalado de medo. E ela era uma pessoa legal... Ali eu entendi quao longe a religiao pode ir na vida das pessoas.
Sempre me disseram que antes de me conhecerem eu passava a imagem de pouco amigos selecionados hahaha mas era só a ansiedade me matando por dentro e eu congelo para não ter crises. Hoje entendo esse mecanismo que meu corpo criou…
Desejo que o Tiago e outros ex-crentes não abandonem a fé em Jesus. Percebemos que muitas Igrejas necessitam de uma reforma e essa dor é legítima . Deus os abençoe e que vcs encontrem uma comunidade que aqueça seus corações.
Passei mais tempo na igreja que fora. Depois que saí que comecei a curtir minha família, coisa que nunca tive tempo, eu e minha esposa nos conhecemos na igreja e mesmo com filhos não fazíamos nada que não estivesse relacionado a igreja, quando íamos ao cinema, íamos com sentimento de culpa. Comecei a perceber o quanto isto era absurdo. O ápice foi quando um amigo que fez o tratamento precoce morreu com 31 anos de Covid-19 e sua memória não foi sentida, ninguém se sofreu, não houve menção do seu nome no dia do seu falecimento. Isto foi um divisor de águas, chega, basta... Hoje celebro meu filho, minha família, minha mãe e irmãos.
A espiritualidade, a fé, a comunhão estão em nós. Não dentro de uma igreja. De nenhuma delas
Nunca fui evangélico , mas faço das suas minhas palavras minha igreja é minha família!
Ronnei, cada vez mais me considero desigrejada, e dessa forma, mais próxima de Deus. Eu sinto falta da convivência, mas nem tanto de congregar (como nos é ensinado desde a infância).
Que bom que acordou a tempo Pra anar a Deus, ñ precisa wstar dentro de una ugreha, sustentando homens que vai abrir a Bíblia e te falar i que está nela leia vc mesma.
voce fez muito bem parabens
Passei minha juventude na igreja evangélica. Foram anos terríveis, cheios de dor, culpas, medos e angústias. Quando comecei a questionar os dogmas e ensinamentos da doutrina, sofri muita pressão. É um ambiente que não permite questionamentos. Sair da Igreja foi muito traumático: me senti só e incompreendida, sofri, chorei, mas hoje estou liberta do peso daquela escravidão. Glória a Deus! 😊
7pelo pix
X
Genilza M...7 x, GLORIA A DEUS! Pq vc estava sendo escravizada por homens oportunistas e ñ por Deus! Parabéns por entender, a cada um liberto, há uma festa no Céu. 🙏🌟💕
@@mariacorreia2721tbm um dízimo a menos no bolso do "pastor".
Que bom que você tá bem hoje.
Eu vivi 30 anos na igreja, sai há 15 anos e até agora não consigo acreditar que perdi toda minha juventude dentro de regras que não me cabiam, dentro de um sistema que massacra e dentro de um lar onde a pressão e o medo do inferno predominava! Só eu sei os traumas que desenvolvi
Que bom que saiu e sobreviveu ❤️
Tenho 40, eu perdi minha adolescência numa igreja de bosta... Acreditava e seguia aqueles princípios.... Com 18 eu fui me desligando... Mas,o dano na minha vida já tinha sido feito... Enfim... Acontece né...
Eu me sinto culpada até hoje, por não me permitir viver direito na época da adolescência 😕
Nunca é tarde pra superar...
Me descreveu. Mas superei os traumas, as caras feias. E quando alguém me diz que eu preciso da igreja, eu repondo que Deus está na minha vida e eu não preciso de alguém para me dizer como devo viver. O resultado é que minha vida só melhorou, trabalhei, estudei e me tornei independente da manipulação.
Arvro sua vida pode até ter sido uma merda um dia, mas hoje saiba que sua vida tem uma significativa importância na nossa sociedade. Que bom que você existe!
Fui evangélica da assembleia de Deus, entrei na religião com 19/20 anos, passei 7 anos me dedicando, foi a primeira religião que me envolvi, por pressão da família de meu esposo e alguns colegas de escola por conta da depressão que eu tenho há anos... Aqueles membros(irmãos) antigos passam a querer te controlar, só pode vestir o que eles vestem, tive que me desfazer de minhas roupas eu adorava usar calças jeans e não podia, não podia rir ou falar alto, minha depressão piorou, em uma de minhas crises de ansiedade procurei o pastor e em meu desespero pedi oração, e o desgraçado veio me assediar e não deu a mínima pra minha condição no momento... Já fazem 9 anos que saí de lá, e não pretendo voltar. Passei a fazer tratamento psicológico, coisa que eu nunca tinha feito antes, e passei a me sentir melhor. Não pretendo voltar, falo do amor e poder de Deus para o meu filho e também digo, que se puder se mantenha longe de religião e religiosos fanáticos.
eu sou da umbanda, nunca me decepcionei. é claro que algumas pessoas acabam se achando, mas religião em si não é ruim. a hierarquia é que é ruim, a rigidez e o controle. a umbanda, o budismo não tem esse controle. as pessoas são muito donas do próprio destino e são encorajadas a ler filosofia, além das bases da doutrina. são religiões que não arrecadam e nao tem medo de perder seguidores. o problema maior sao as neopentecostais.
@@tigermagda Existem as religiões destrutivas e as não destrutivas. As destrutivas te destroem por dentro, acabam com sua auto estima e comprometem seu senso crítico.
Obtém o controle da sua vida, determinam o que deve ou não fazer.
No caso de Jéssica é o caso. Eu poderia, até, ficar imaginando aqui como Jéssica vê a Umbanda, pois muitas pessoas que frequentam uma religião destrutiva, acabam carregando seus medos e preconceitos, mesmo depois que saem.
Eu sou ateia e feliz ❤
@@anapaulavieira5630 Então somos dois. Tem um programa de Bial que ele entrevista um linguista que era missionário. Se embrenhou na Amazônia para catequizar uma tribo de índios. Chegou lá ficou surpreso com tantos sorrisos e felicidade dos indígenas. Tentou catequizar, e os índios não conseguiam entender por que ele achava que existia algo invisível lá no céu. Tipo... não bobinho, não há nada lá!
Resultado, o missionário, que se tornou linguista, voltou ateu.
Seu testemunho é mais uma evidência para mim da inexistência de deuses. Obrigado por compartilhar.
Tb tive uma infância e adolescência de merda, diálogo com meus pais nem pensar, os castigos tinham q causar dor e sofrimento e, as surras enquanto não deixavam marcas não estava bom, ainda tinha a cerejinha do bolo pq eu não podia esconder as marcas das agressões, qdo ia para escola tinha d ser de camiseta e saia para q todos vissem q eu não era obediente, a tal tortura psicológica. Hj minha mãe já idosa diz as outras pessoas q não ficar sob cuidados dos filhos, para não sofrer maus tratos, um dia acabei com a farsa e questionei se esse medo não se devia ao tratamento dado aos filhos na infância, a resposta foi o silêncio, daquele ensurdecedor.
Conheci Tiago por meio do canal meteoro. Sou ex-crente e me acabo de rir com os vídeos dele, porque é tudo verdade kkkkkkk
Deu uma chance pro Antonio Miranda também?
Eu fui evangélica da assembleia de Deus e a minha adolescência foi o momento mais difícil da minha vida, fui doutrinada desde criança,nada era permitido, tudo era pecado ,usar um anel, pintar as unhas vestir uma calça comprida,ver televisão nem em sonho, pois tudo era do diabo e eu iria pro inferno...aos 13 anos entrei em depressão, procurei todas as formas de pôr um fim em minha vida,as minhas notas escolares eram todas vermelhas repeti a quinta série 2 vezes foi aos 14 que decidi em ir pra outra igreja menos radical, fiquei alguns anos ,mas percebi que o mais importante pra os pastores era o dízimo,vi muita putaria, infedelidade, corrupção, ganância, tudo o que eles pregam é uma coisa mas a realidade é outra... a 9 anos atrás dei um basta, saí pra não voltar nunca mais,foi libertador quando tive essa atitude... eu sinto paz, sinto alegria...a religião é uma prisão,ela te acorrenta,te oprime,suga, e lesa o seu cérebro, eu só consegui sair pois fui, pesquisar, estudar sobre a história das religiões...o conhecimento te liberta!
A realidade é essa mesma que você descreveu Caroline.
São tantas histórias com que me indentificar. De certa forma é acolhedor.
concordo plenamente com você
Que bom amiga fico feliz por vc se libertar do sistema religioso. Eu tbm me libertei!!
Verdade. Religião, qualquer que seja, só serve pra aprisionar, culpar e manipular. Tô fora!
Tiago acaba reunindo todas as pessoas que se libertaram das igrejas. O cara é show e foi uma excelente descoberta no TH-cam. Não perco mais nenhum vídeo dele.
Cresci em lar espírita kardecista e tenho meus traumas tbm, uma vez chegou um homem no centro espírita dizendo que os espíritos mandaram ele conversar comigo (apontou pra mim de longe). Os adultos que faziam um tal "atendimento fraterno", me chamaram, meu pai concordando com tudo, me colocaram numa sala somente eu (com então 12 anos) e o cara que eu nunca tinha visto na vida. Fiquei totalmente constrangida, um silêncio horrível, ele me encarando, eu sem entender nada, até que ele solta que os espíritos tinham dito que ele deveria fazer sexo comigo. Saí correndo da sala em choque sem conseguir dizer nada. Fiquei em choque dias. Que adultos são esses, que submetem uma criança a essa situação?!
E teve outro fato terrível: meu pai começou a ter dores de cabeça muito fortes, e no tal grupo mediúnico diziam para ele que era porque ele estava desenvolvendo a mediunidade. Mas não, eram pequenos AVCs, que ele descobriu só depois de ter um grande AVC e ir parar na uti.
Cada um tem liberdade pra ter suas crenças, suas ideias sobre o sentido da vida, refletir sobre seus valores, mas essas seitas fazem muita merda na vida das pessoas.
Tb cresci com uma mãe kardecista lider em centro espírita, ela qdo queria endossar algo , pedia p algum "medium" dizer fingindo que estava incorporado. Eu sei, pq a conhecendo sabia que era opiniões dela e não "mensagens canalizadas". E sempre usou a religião como justificativa p qq interesse dela, nunca dizia " é porque eu quero" , sempre travestido de "em nome da religiao".
Que horror! Minha família também é kardecista, e eu lembro muito bem da minha avó, com um problema sério na coluna, indo fazer 30x uma "cirurgia espiritual" (com custos $$$) sem sucesso, ao invés de ir num medico de vdd pra operar. Sem contar que meu centro espírita pegava doações de móveis, roupas etc dos fiéis, e depois abriu um brechó onde vendia as DOACOES.
Ter que ouvir que a pessoa é gay tb pq "na vida passada foi do sexo oposto e a pessoa ainda ta apegada naquilo" é chamar a pessoa de inferior, mas de uma forma bem disfarçada na doutrina. Ou que alguém escolheu nascer cheio de problema, pobre, numa família disfuncional pra "ser alguém melhor e evoluir" é a romantizacao da pobreza e sofrimento em níveis absurdos ! Depressão é falta de Deus e fraqueza do espírito....ihhhh e por aí vai. Nao sou mais religiosa há anos , e finalmente sinto que vejo o mundo e as pessoas como ele é: cruel, porém realista.
A religião é o maior atraso da humanidade.
Minha história curiosamente é quase a mesma de todos ou quase todos os demais meus colegas aqui: fui criado dentro de uma igreja evangélica, em minha infância, entre meus quatro e doze anos de idade, por uma senhora viúva minha mamãe adotiva. Eu era levado à força àqueles cultos quatro vezes por semana, às terças, quintas e domingos (a noite), e aos domingos de manhã a "escola dominical". Eu detestava profundamente e, não apenas eu NÃO podia dizer o quanto eu NÃO gostava, como, ainda por cima, eu tinha que FINGIR que gostava, unicamente para poder sobreviver. Um enorme volume de traumas e estragos em minha mente e sexualidade vieram de duas coisas, e uma delas, foi isso. Essa IMPOSIÇÃO forçada de conceitos, regras e normas de conduta e comportamento em cima de mim. Essa doutrinação que os evangélicos fazem em cima das crianças traz estragos violentos em nossas formações.
Poxa! Só quem vive o transtorno depressivo sabe o que é “estar morrendo por dentro”. Que bom que você teve força para renascer, adoro o seu trabalho ❤
Também sou um ex crente e por muito tempo não éramos representados por uma voz, finalmente apareceu o Thiago!
Presente. Ex luterana
Conhece Pilastra da verdade?? Além da Fé? Teologia reversa. Saíndo do engano. Todos ajudam libertar
Nunca fui crente mas estou adorando o Thiago! O cara é foda!
EU sou ex crente; hoje EU sou Ateu.
A minha paz pra você.
Sou ex-Renovação Carismática Católica, que é pior que neopentecostal. Estamos juntos.
Minha pior fase de vida foi quando permaneci durante uns 4 meses na igreja evangélica. Sou lésbica, e nessa época eu me reprimia, eu namorava um rapaz, e me sentia tão mal, tão mal, queria me m4t4r, a vida me parecia miserável, as pessoas da igreja me faziam sentir um lixo, me faziam sentir culpa por eu ser quem eu sou. Acho que nunca fui tão infeliz quanto nesse tempo, envolta por aquelas pessoas que se diziam cristãs. Hoje eu me aceito, namoro uma mulher linda, sou feliz, minha mãe me aceita, ama minha namorada, e minha sogra me trata como uma filha. A igreja é um instrumento de opressão, ponto.
E só orar para se curar kkkkkkkkkk , brincadeira querida seja livre e feliz com sua namorada felicidades a vcs duas.
Muita felicidade pra vcs !
Repremida nunca felicidade sempre!
Felicidades pra vocês duas. Espero que as pessoas da sua igreja, ou uma parte delas, em especial que trabalham nos templos e são próximas de vocês, te aceitem e respeitem e ajude a mudar a mente das pessoas. Mesmo que um pouco.
E eu q ia na igreja achando q as "crente"ia me querer e eu ia namorar e casar kkkkkk
Todo lugar existe "política ",e uma "dinâmica "! É do ser humano naturalmente.
Nao existe "Deus",q mude o ser humano!!
Ex-crente aqui também! Nasci e cresci na igreja evangélica e sair da religião é uma das coisas mais difíceis da vida! Eu me identifico demais com o relato do Santineli porque mesmo saindo, os temores da fé antiga ainda continuam nos assombrando. É receio de passar a fracassar no futuro, das portas na vida profissional se fecharem, o medo de ir para o inferno. Tudo isso passa a assombrar a gente.
Minha saída foi muito devagar. Foi uma série de coisas pequenas que se acumularam com o tempo. Aos poucos ia notando coisas do tipo, a maneira como tentavam converter as pessoas, muitas vezes colocando a pessoa numa situação em que ela não conseguiria recusar um convite de ir à igreja. Achava isso estranho, porque segundo o que eu entendia da Bíblia, isso deveria ser uma escolha pessoal e voluntária.
A ênfase que as pregações davam à prosperidade material para mim era muito estranha. A preocupação do cristão deveria ser para com a própria alma e o mundo espiritual, mas as pregações prometiam "bênçãos" materiais para as pessoas.
Tinha também os pecados e as proibições. A vida de crente era uma eterna repressão aos desejos mais íntimos, o temor de pecar e de desonrar a Deus e a culpa de ceder às "tentações". A Bíblia dizia que o "jugo é suave e o fardo é leve", mas o peso da culpa era tudo menos suave e leve. A gente olha para o lado e vê todo mundo ali colocando uma fachada de crente abençoado e acaba pensando que somente a gente é pecador cheio de imundície. Isso tem um potencial enorme de levar a pessoa à depressão.
Essas coisas foram se acumulando durante toda minha vida de crente e me colocou inúmeras dúvidas na cabeça. Eu só fui ter a certeza de que abandonar por completo a igreja era a coisa certa a se fazer foi quando eu vi a igreja evangélica abraçar o Fascismo! Quando vi os evangélicos em sua grande maioria apoiarem ferrenhamente o fascismo, não tive mais dúvidas de que o Deus que a gente crê não estava lá.
Eu sinto muitíssimo pelas pessoas que frequentam ativamente suas igrejas e buscam viver genuinamente uma vida íntegra sob os princípios cristãos, mas o mal que os líderes evangélicos causaram à sociedade brasileira aliando-se a um projeto fascista é perfeitamente concreto e mensurável. Pessoas morreram em consequência disso e isso não pode ser ignorado.
Estou contigo, companheira!
Dentro da minha família e amigos de longa data, as pessoas mais religiosas se mostraram fascistas, racistas e homofóbicas no desgoverno e repetiram o voto.
Se há um deus, talvez ainda os trate com respeito porque ainda sobrou amor ao próximo, algo que alguém muito sábio e amoroso deixou como legado e missão dos humanos.
Foi parecidíssimo com minha história. Eu ficava naquele sai, não-sai. Mas quando vi a igreja entrando de cara nesse projeto político maldoso, saí e nunca mais voltei.
Jamais me arrependi, minha vida ficou muito melhor.
E não quero que minhas filhas passem pelas loucuras pelas quais passei.
Tenho preguiça de ler esse tamanho de texto até na faculdade, imagina ler um comentário desse tamanho kkk
Manda em áudio 😂
@@jenivaldoviana8344 se vc quer fracassar na vida, continue assim.
@@rafaelbarbosa7304 fracassar só pq não quero ler um desabafo desse tamanho?
se dá pra resumir em poucas palavras.
justifique sua resposta 😂
Conheci o Santinele através da recomendação de vcs, genial 😃
O Mestre sabe como nos manter fiéis!!!Parabéns Meteoro, vocês também são maravilhosos em nos manter com sanidade nesses momentos difíceis!!!❤️👋👋❤️
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
Justamente por ser ex-crente que me identifiquei com o trabalho do Tiago. Fui crente da universal e a coisa era braba!
Valeu Mestre
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
Minha mãe só vivia descontrolada quando era da universal, o pior lugar do mundo! A fome em casa era gigante
Luteranos. Cousa braba.
@@tvprime4801 pastores sabem que estâo destruíndo famílias
@@mirtesmuller9787
São uns filhos da mãe, ainda bem que minha mãe saiu disso.. Hoje em dia minha mãe é um doce de pessoa
fui pra igreja até 23 anos, pq nasci numa família evangélica e na maior parte do final da adolescência só ia por obrigação, é um lugar que se você não se encaixa no que eles querem é doloroso, porque vem com a culpa e o medo de estar fazendo o "errado" quando na verdade era você se reprimindo o tempo todo, o dia que consegui sair deu muita briga em casa mas foi libertador, só que alguns traumas dessa época demoraram a sair, hoje ainda vejo algumas coisas que queria que fosse diferente, principalmente na minha família mas é isso, pelo menos abri o olho a tempo, em vez de me moldar num livro que nunca fez muito sentido pra mim. Tiago Santinelli é foda demais
Antonio Miranda também, não veio ao mundo a passeio, tem propósito
Olha, Arvro, obrigada por dividir conosco suas vivências e vou te falar, as coisas que vc fala sobre suas vivências pessoais me ajudaram em alguma medida a tomar coragem para tratar meus traumas, que tem a ver com abusos de toda sorte na infância e agora na vida adulta também. O fato de ter coragem para falar ajuda muita gente, eu sou só uma delas
E que bom que isso lhe faz bem. e que bom que ele se esforça pra fazer o que te incomoda e ru sabe que te faz bem
Isso é mto vdd, sou ex crente e adoro o canal do Thiago pq fala de algumas coisas muito específicas que só quem já passou por essa lavagem cerebral compartilha
Pesquisa sobre os regimes comunistas ATEUS, ai vc vai ver oque é uma lavagem cerebral de primerira
Decepcionados, não; libertos.
Eu vi irmãos de 30 anos de convívio chamando aos outros de "filhos do demônio" em grupos de zap por terem pontos de vista diferentes sobre política. Vi grupos irem pra praça da cidade cantando os hinos que aprendi como louvor A DEUS, mas agora revisitados como apoio ao ex-presidente. Pra mim foi demais.... infelizmente, não posso compactuar com isso. A única saída foi me afastar
Eu queria ser evangélico. Depois do bolsonarismo, desisti.
@@GEOG828 Mano, nem Jesus apoiou politica, Jesus ele foi crucificado porque o povo queria barrabas que era um líder politico, as pessoas achavam que Jesus ia se tornar REI pra acabar com a tirania dos Romanos, mas oque Jesus fez foi ir pregar a palavra de Deus e mostrar para o povo que eles não estavam sozinhos e que a nossa glória não é aqui na terra e sim na eternidade, mano oque mais Jesus fez foi alertar os fariseus que eram sacerdotes naquela época dizendo que eles deveriam se arrepender, não é porque a pessoa fala que é crente que é crente, 'Sai depois do bolsonarismo', isso só mostra que vc não estava por conta de Jesus e sim por conta das pessoas, é igual na vida mano, se vc parar de correr atrás dos seus sonhos por conta da opinião ou das escolhas das pessoas, tu nunca vai realizar seus sonhos, só conquista quem corre atrás.
@@GEOG828 Mano até porque nenhum presidente merece nosso respeito, é tudo corrupto, se tu parar sua vida por conta disso, tu ta lascado.
@@alfenreis8529 Ninguém está falando do Presidente, estou falando do bolsonarismo que os pastores defendem. Extrema direita, entendeu?
@@alfenreis8529 Falei que desisti de ser e não que saí. Pastores pilantras e bolsonaristas me fizeram desistir de ser evangélico. Jesus não é exclusividade desse grupo religioso ligado à política de extrema direita e armamentista. Entendeu. Quem sabe um dia procure um grupo evangélico verdadeiramente sem ligação ao poder e sem candidatos oficiais. Boa sorte pra vc.
Não conhecia esse cara. Muito obrigado por me apresentar tio Arvro. Eu já estive mais tempo na igreja do que fora. E é absurdo, foi terrível até hoje tenho traumas profundos. É uma prisão. É absurdo!
Aproveita e conhece o Antonio Miranda
Por muitos anos fui evangélico, para ser mais preciso 23 anos. Participava da liderança da igreja, no caso ass. de Deus. Como o Tiago descreveu a virada de chave na vida dele, da mesma forma foi a minha . Não com amigos gay, mas a maneira como a direção lidava com dinheiro e os membros. Para pedir era com amor, mas na hora de atender aquela pessoa que era dizimista e perdeu o emprego não tinha compaixão. Hoje a definição da igreja para mim é: Faça suas refeições de forma tranquila ( café, almoço e janta) no mesmo restaurante todos os dias, mas no dia que vc for na cozinha desse restaurante, vc nunca mais sentará tranquilo para comer. Assim é a igreja, no dia que frequentar a cozinha dela, vc nunca mais conseguirá ouvir aqueles homens hipócritas. Hoje continuo com minha fé, ainda mais fortalecida em Deus, pq se esses homens forem para o céu, é sinal que a porta não é tão estreita como dizem.
Me identifico muito com o Tiago exatamente por isso. A igreja traz muitos traumas pras pessoas, principalmente para nós que somos LGBTs. Quando ele faz a crítica a igreja, expressa muito o que eu sinto. Um lugar que diz pregar amor, é o puro ódio e preconceito.
Sei muito bem como é precisar se curar de traumas familiares, Arvro! Muita força pra você! E que bom que você não está sozinho, tem a Dra Ana, as senadoras e os seguidores que te admiram. Abração!
O mestre conseguiu uma comunidade muito fiel
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
O mestre é um fenômeno
Desculpa nada! Difícil achar pessoas com tamanha sensibilidade que não passaram por perrengues na vida. Vc e Ana fazem um serviço brilhante. Sou apaixonada pelo trabalho de vcs
Eu não sou ex-evangelica, e adoro o canal do Tiago. Agradeço à minha filha por ter me apresentado a ele.
Força ae, Avro! A família tem esse poder de oprimir a gente, ou elevar, de acordo com o humor e princípios dos nossos pais. Todos nós que acompanhamos seu canal sentimos muito pelo o que vc sofreu, cara... somos muito vulneráveis enquanto estamos crescendo, e é injusto demais que alguns pais se aproveitam dessa vulnerabilidade para fazer o contrário do que deveriam fazer. Fique bem e sinta-se abraçado!
Mto bem colocado, eu queria dizer o mesmo mas já está tudo aqui dito! Admiro mto o canal e a tua participação! Fique bem e tenha a minha solidariedade!
Fique bem, você e a Ana são MARAVILHOSOS 😍
É isso aí, assino embaixo e era o que queria dizer. Toda força do mundo. Solidariedade a você. E ainda bem que, mesmo depois dessa experiência, vc continuou sendo um humanista.
Já me inscrevi no canal do Tiago, precisamos fortalecer este movimento acabar com essa máfia travestida de religião
É uma máfia mesmo.
Veja todos os videos
Eu fui católico praticante até uns 17 anos, parei de ir à igreja e aos 21 me declarei ateu. Sair da igreja e depois abandonar seus dogmas pra mim não foi nada sofrido, foi libertador! O ruim (pelo menos pra mim) não é não se sentir parte de um grupo, o problema mesmo é ser respeitoso com quem é religioso mas não ser respeitado pelos mesmos quando nos declaramos ateus. A autocensura que muitos ateus são obrigados a praticar é que causa sofrimento, por isso é libertador ver os vídeos do Thiago e se sentir representado.
Parabéns cara, se libertou!
Deus te abençoe
Catolicismo não tem peso, virar ateu após o catolicismo é quase a mesma coisa
@@Santos79700 Fale isso para um padre.
@@elder_soares Sempre respeitando as tuas vivências mas...qual padre? Sim, tem alguns(muitos!) que praticam a Igreja opressora , que só fala em pecado. Mas tem sim uma ala do clero progressista que tem outra visão do mundo, de Deus e também daquele que não crê. O que vou falar não é( absolutamente!)para tentar de convencer de nada. Só para que vc tenha a ciência que o pensamento na Igreja não é uno. Procure na net alguns textos(entrevistas) do Pe. Paulo de Itaquera/SP.
Apesar de que eu fui crente de verdade durante minha infância, mas foi eu completar meus 13, 14 anos que eu comecei a questionar DEMAIS. A opressão, a censura, a questão da homossexualidade, o sexismo, todo o abuso não conseguia mais me prender naquela loucura. Fiz 18 anos e saí, nunca me senti tão livre e maravilhada! Hoje sou satanista e estou entrando na bruxaria, mas tbm tenho muitos amigos da Umbanda e do Cadomblé que foram uma bênção pra mim!
Pois é. Eu sou alguém que crer em algo maior, mas em nenhum livro e sem uma descrição específica. Pena que muita gente olha sua religião e sai fazendo exorcismo kkkk
Não seja ex-cristã. Seja apenas ex-crente. Jesus Cristo veio para ensinar o amor. E o verdadeiro amor liberta, expande (AUMENTA) nossa liberdade, inteligência e capacidade de raciocínio. O que as igrejas evangélicas fazem é violência, porque é IMPOSIÇÃO, repreensão/repreensões, castrações, e falsas evoluções morais. Eles não te ensinam a ELIMINAR desejos obsoletos. Eles apenas te ensinam a REPRIMIR e sentir culpa por ter desejos. São burros, orgulhosos travestidos de falsas humildades e patéticos.
Passei 30 anos da minha vida em uma igreja pentecostal. Graças a Deus, Ele me livrou dessa loucura. Hoje sou muito feliz. Só me arrependo por ter passado tanto tempo.
Fui evangélica ex obreira, e sim me frustrei bastante pq não esperava tanta coisa ruim , tanta falta de empatia e ódio vindo de quem falava em Deus e depois de um tempo descobriram que era diferente que era lésbica e meu pai que por sinal tbm era pastor( do tipo charlatão) descobriu e ameaçou me matar. Enfim essa foi a maior decepção da minha vida, enfrentei a repressão e a dor sozinha. Meu pai era um cara como o seu...Um homem violento que falava que ninguém podia contestar batia em todo mundo ninguém podia questionar a autoridade dele pq o pai é a autoridade o cabeça da família, sai da igreja e ainda me sinto reprimida ainda trabalho para aceitar a minha sexualidade, a dor e o ódio de sentir que joguei minha vida fora.
Sofre abusos físicos, psicológicos eram pessoas loucas e ninguém me ajudava, me lembro de orar para Deus pedindo para me tirar daquela situação e para as pessoas lá fora era uma família perfeita.
Minha mãe é fanática religiosa nos obrigava a ir pra igreja católica. Eu sempre questionava aquele povo, cheia, cheia de dúvidas que eles não conseguiam responder pra uma pré-adolescente.
Com o tempo ela parou de me obrigar a ir pra igreja e aquilo deu uma alivio na minha vida. Aos 18 anos sai de casa e busquei estudar e responder eu mesma minhas duvidas e virei ateia.
Sempre fui ateia na verdade, só precisava de paz pra refletir meus valores e crenças.
E eu não sai da igreja pra fazer o que quiser e sim pra viver em paz sendo eu mesma. Igreja limita nossa essência e limita sua capacidade de ter valores sólidos que vão além de obrigação cristã.
E quem vc acha que te mantém na terra? Quando chegar o momento vc vai dobrar seus joelhos e glorificar o senhor.Agiarde e verás
Minha história é igual a sua. Até hj odeio acordar cedo pq me lembro da época que era obrigada a ir na missa aos domingos, tive que fazer catequese e crisma por imposição da minha mãe 😑
@@solelua1280 ah, cai fora, sua inconveniente!
@@solelua1280 Foda-se
@@solelua1280 Os ateus morrem de medo com esse tipo de terrorismo psicótico cristão, SQN
O maior milagre é a coragem de enxergar e ser sincero conosco mesmo
A melhor decisão da minha família foi ter afastado a religiosidade da minha criação. Cresci sem ter que seguir as regras de pessoas, livros que ditam o que é certo e errado. E nem por isso, pasmem, "fui para o mal caminho". Não fumo, não bebo.... e não reprimo as minhas vontades, apenas aprendi e fui ensinada a ter equilíbrio e respeito com todos. Repressão, podar o ser humano, omitir ao invés de lidar é criar traumas e frustrações. O culto a divindade e a relação de fé vai muito além da obediência a regras.
Eu sou neto de pastor, filho de pastor (inclusive rompi com meu pai por causa do Bolsonaro, depois que ele me pediu voto pra esse infame), e fui pastor por 7 anos, larguei isso mas não sou ex-crente, sou ex-institucionalista, não acredito na instituição que transformaram a igreja. O próprio Jesus disse que colocaria a palavra Dele dentro de nossos corações, que não há um lugar de culto, pois quem O adora precisa fazer em espírito e em verdade. Fui criado na igreja e repeti muitos atos que aprendi por lá, coisas que me arrependo muito, pois hoje eu não faria nada daquilo. Deixei de ser pastor e isso mudou minha vida, a minha vida antes era da igreja. As vezes ainda encontro algumas pessoas daquele tempo que me dizem: "homem! Tu és um pai de multidões! Volte a liderar!", Mas sempre, a minha resposta é: olha querido, hoje a única vida que quero liderar é a minha, e guiar meus filhos pelo caminho do bem, essa é a minha verdadeira liderança.
Sofri muito na igreja. Namorava uma moça que era evangélica e a mãe dela me mostrou o que é inferno: me chantageava e dizia coisas que me ofendiam. Ela queria que a filha se casasse com um pastor ou líder na igreja. Um dia chutei o balde e mandei todos eles à merda. Além do mais, esquecem-se do amor e viram fiscal de coool alheio.
😂😂😂
Nos que sofremos esse abusos na infância temos que falar mesmo. Eu ainda me sinto constrangido quando alguém faz alguma pergunta que me leva pra essa época, queria poder contar uma história bonita de como foi tudo lindo e perfeito, mas não foi. E não tem que ser constrangedor pra gente falar sobre isso a culpa não é nossa que o mundo é horrível.
exatamente isso
Entendo e me solidarizo com a sua dor e desabafo. Cada um sabe o que viveu e as dificuldades para superar. Só queria colocar uma reflexão: "o mundo" não é horrível, intrinsecamente. Há, sim, muitas pessoas bastante inconscientes, capazes de fazer coisas ruins. Por outro lado, há um sem-número de pessoas empáticas e nutridoras, que contrabalaceiam, para o bem. E estas últimas são a maioria.🙏🏻💜⭐️
Eu nunca fui de igreja nenhuma, mas sou ateu materialista convicto. Adoro o Thiago Santinelly
Já fui em uma igreja assembleia por causa de uma namorada e por curiosidade sobre crenças. O desconforto era gigante e eu fui praticamente obrigado a me converter.
Fui sendo arrastado pelo braço enquanto todos gritavam, alguns "glória" e outros me criticavam por eu estar dizendo "não". Essa cena nunca saiu da minha cabeça.
Eu fiz questão de desmentir tudo. Recebi mensagens como se eu fosse um monstro, mas estava satisfeito de não ter caído no golpe.
Eu conheci um templo budista e devo meu bem estar atual aos monjes. Eles me ajudaram a superar o rancor que eu sentia por crente.
Nossa...que loucura nessa igreja aí que vc foi... literalmente te arrastaram pelo braço pra: "aceitar a Jesus" ...kkkkkkkkk
Desculpe...sei que te traumatizou mas... 😂😂😂
Tô precisando disso. Tirar o rancor que tenho desta gente. Advinha por quê? Fui criado numa igreja batista e a lavagem cerebral é diferente da Assembleia de Deus e bem mais Light, digamos mais sutil e menos invasiva. Deus me livre destes crentes!
É uma gentalha mesmo esse povo.
Kkkkkkkkk isso tá parecendo mais um pesadelo
Isso é tática de seita. Qualquer resistência é vista como ameaça, porque pode estimular questionamentos em outras pessoas. O que fanáticos mais temem é qualquer questionamento a suas crenças. No fundo, sabem o quanto elas são frágeis. Quem questiona e teima em ficar pode acabar adoecendo. Quem se opõe com firmeza é visto como demônio mesmo.
Eu também desisti de igreja muita decepção. Vou seguir esse rapaz
Tiago foi um presente para TH-cam. Assim como vcs do Meteoro. Em meio a canais de nada, com merda nenhuma. Q não passam nada de positivo ou q agregue algo. O canal do Tiago é engraçadíssimo e ainda no meio da metralhadora de piadas e comentários engraçados q ele faz com seus reacts. Ele bota a peãozada para pensar. Muito foda!
empate técnico com Antonio Miranda
Thiago é meu Pastor e nada me faltará
🤣
🤦
Kkkkkkk
Mestre
kkkkkkk
Se afastar de alguém ou de algum grupo nem sempre dói. Se a proximidade é dolorosa e resulta em cobranças, acusações e preconceitos, se afastar é um alívio. Além do mais, é preciso buscar sintonia pra se ter paz de espírito. A humanidade é bem maior que qualquer grupo, saindo de um se pode encontrar outros, menos repressivos, mais amorosos, respeitadores e abertos, onde se sintoniza melhor.
Mas se afastar doi, pois não tem só coisa ruim.
Estar numa igreja é muito bonito, a mensagem, o motivo é lindo, mas ruins são as pessoas. É bastante desanimador ver que a Bíblia e prega , por Jesus, a principal mensagem é amor e você ver pessoas finalizadas que simplesmente dizem "Bandido bom é bandido morto" achando que isso é ser cristão e ainda te acusando de apoiar bandido por discordar dessas falas. Pessoas que vivem tacando pedras nos pecadores e desejando o mau falando de Deus (muitas vezes como aviso).
@@drowzeerutherford6037 Wuero é muita distância dessa gente.
Eu sou uma evangélica decepcionada! Me identifico muito com esse rapaz! Inclusive, as histórias que ele conta também compartilho por minha vivência na comunidade evangélica.
Não seja ex-cristã. Seja apenas ex-crente. Jesus Cristo veio para ensinar o amor. E o verdadeiro amor liberta, expande (AUMENTA) nossa liberdade, inteligência e capacidade de raciocínio. O que as igrejas evangélicas fazem é violência, porque é IMPOSIÇÃO, repreensão/repreensões, castrações, e falsas evoluções morais. Eles não te ensinam a ELIMINAR desejos obsoletos. Eles apenas te ensinam a REPRIMIR e sentir culpa por ter desejos. São burros, orgulhosos travestidos de falsas humildades e patéticos.
Infelizmente muitas religiões oprimem e não deixa a pessoa pensar. Eu entrei em algumas casas, igrejas e ouvi o que eles diziam. Até eu chegar em uma casa espírita e começar a participar de um grupo de estudo e um pouco terapêutico também. Tinha uma senhora muito legal, mente aberta e alma generosa. Foi ali que me encontrei, hoje trabalho na casa e estudo muito por minha conta. Vejo se tem lógica e amor nas falas. Tem muito conteúdo bom na internet. Estou muito bem com meu relacionamento com Cristo!
Vocês são ótimos.
Acompanho vocês do Metroro e o Santineli.
Ele é muito divertido.
Meu pai era presbítero da assembleia, muito conhecido na época e tinha muito prestígio na igreja e estava pra ser indicado a ser missionário. Um belo dia meu pai que era meu maior exemplo decidiu trair minha mãe com uma colega de trabalho e deixar sua família com três filhos de menores. Eu e meus dois irmãos. Eu tinha 12 anos na época. Isso destruiu todas minhas crenças. Eu era uma pessoa cheia de preconceitos. E ao me afastar da igreja comecei a criar ódio pelos Cristões e a forma que eles se comportam. Se achando as pessoas mais especiais do mundo e distribuindo ódio por quem não pensa igual a eles.
Eu sou um desses! A igreja nada mais era que uma coleira de medo e ressentimento. Pra terem uma ideia do que passei é só me lembrar que eu sabia que estava doente mas o pastor e os membros da igreja faziam de tudo pra que eu entendesse que o fato de estar com depressão era minha culpa e que era pra que eu tivesse mais fé em deus pra me libertar da doença, mas parece que quanto mais clamava a esse deus mais doente eu ficava e cheguei a ter crises de pânico, e sempre sendo apontado que era uma "possessão demoníaca" que eu abri as portas pro "demônio" me dominar, portanto a culpa era minha! Saí da igreja e não me arrependo de nada!
Eles falam que a pessoa com depressão é falta de Deus.
Em geral, isso é uma das piores coisas a se dizer, pois quanto mais você falha, mais acha que não crê em Deus e que a culpa é sua.
Aí, a pessoa se afunda mais e mais rápido.
Era o ambiente da igreja que era a causa da tua depressão. É um povo com a mente muito tacanha.
Quando sai da igreja foi muito difícil. Eu me sentia um peixe fora d'água pq não me sentia mais parte da antiga comunidade e ainda não me sentia parte disso que a igreja chamava de "mundo". Tive problemas de depressão inclusive nesse tempo que sai da igreja, hoje depois de muitos anos já estou estabelecida, mas foi difícil.
Acho muito estranho esse conceito de "do mundo " da igreja... não fazemos todos parte do mesmo mundo, afinal? Que bom que você agora está bem.
Saí há quase 20 anos do sistema religiosos, sou muito feliz.
@@julianapegas2043 sim, é um conceito estranho mesmo.
Parabéns Avro. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Saí da igreja há 13 anos e não, não carrego dor nenhuma, não houve nenhum tipo de trauma, fui me desvinculando aos poucos simplesmente por um processo racional. No início é um processo de luto, como se de fato perdesse alguém, mas depois a sensação é de alívio, alegria e principalmente de liberdade !
Posso dizer que contraí muitos traumas no ambiente familiar em que vivi. É como se existisse uma ferida aberta que não sara com o tempo, estou chegando aos 30 e não sei lidar com coisas que parecem simples pra maioria das pessoas. Pra mim, família é isso!
Passei por isso ... Constelação Familiar me ajudou
Vc já deu o primeiro passo, reconheceu de onde vem seu problema. Agora precisa andar mais um pouco descobrir quem é você, se amar e restaurar se e tentar seguir em frente...
@@ericacamargos6047 constelação familiar pra mim foi uma merda.. Faz terapia com um bom psicólogo e se preciso psiquiatra
Procure ajuda, não é vergonha nenhuma. Se estiver sem grana, vai atrás pelo sus, em faculdades de psicologia ou (bons) profissionais que fazem consultas a baixo custo.
Te entendo muito
Caraca, Arvro. É interessantíssimo ver a rapidez assim violenta com que você foi se transformando e se resolvendo nesses últimos anos, o que temos visto ultimamente conforme você tem aberto mais sua história pessoal. Ver que seu nível de auto-resolução chegou num ponto de conseguir falar da sua experiência religiosa num canal de jornalismo e política, é algo que me surpreende demais e assombra. Tem muita propriedade a forma como você mescla privado com público, subjetividade com questões objetivas da sociedade civil. Isso é pra pouquíssimos, meu caro.
Bom comentário, mas não posso deixar de falar... Vc sabe que o nome dele não é Arvro, né? Kkkkkkk
@@laislyra5512 Claro. Mas se o cara chama a si mesmo de Arvro, quem sou eu pra dizer diferente? =P
@@rodrigocarnier8035 sim... Mas eu acho que é só zoeira 😂 e vc soou super sério. Mas... Sei lá
Eu fui no show dele e cara foi foda de mais, quem puder ir não perca essa oportunidade.
São muitas sensações.
Eu TB tive um luto com a igreja, mas a católica, fiquei perdida,. Hj só consigo acreditar em líderes como o Padre Júlio, exemplo de cristão.
O Arvro. Obrigada por compartilhar conosco a tua experiência. Sinta-se abraçado. 🌻🖤✨️
Cara, ex-crentes precisam urgente de acolhimento. Tem algumas denominações que chegam ao cúmulo de fazer terrorismo psicológico com os crentes e ex-crentes. Não é o meu caso, porém vi conhecidos meus passarem por isso e ficarem muito abalados. Têm pessoas cuja vida girava em torno da igreja e romper dessa forma é realmente traumático pra muita gente. Essas pessoas precisam refazer o meio social delas e pra eles é muito difícil.
"Um conselho tutelar bom, teria feito muita diferença para mim". Cara, para uma pessoa chegar nessa conclusão, imagina o tamanho do sofrimento. Não consigo, porque não passei por nada perto disso, que triste
Sou filha de pastor, ex-crente e me identifico demais com o Tiago
Eu sou católico, porém, não praticante. De vez em quando ,vou à igreja do Bonfim,em Salvador. Quando estou por lá. Me sinto em contato com o Divino, naquela Igreja. Sou um Cristão de muita fé, já recebi muitas Graças. Eu tenho tanta intimidade com JESUS CRISTO que o chamo ,na hora em que estou orando,de MEU PADRINHO J.C. O meu templo é o meu quarto, o altar é o meu coração. Acordo,faço minhas orações; Quando vou a algum lugar,faço minhas orações,pedindo proteção contra os marginais,contra os acidentes e as tragédias. Quando vou dormir, faço minhas orações, pedindo proteção e saúde ,pra mim,pra todos os meus familiares e amigos. As orações são escritas por mim, Além delas ,gosto muito do PAI NOSSO. Com a chegada de Bolsonaro ao poder nesses quatro anos ,tomei nojo de muitos pastores evangélicos,que na ânsia de levarem vantagens financeiras e poder,se associaram ao Bolsonaro , divulgando Fake News , incitando as agressões verbais e até físicas contra quem não segue as ideias armamentistas e agressivas de Bolsonaro. Não sou contra quem vive pedindo conselho ao pastor , ou a padre. Até hoje,tenho 68 anos, não senti nenhuma necessidade. As minhas demandas são levadas por mim diretamente ao meu padrinho J. C. e geralmente , sou atendido. Pra encerrar, eu quero dizer que Felizmente, a maioria dos pastores evangélicos, não aderiram ao bolsonarismo, apesar de Bolsonaro e a esposa , tentarem dar uma impressão ao povo brasileiro, de que eles têm o apoio geral
A Igreja Católica cometeu ( e ainda comete) muitos erros, mas boa parte do clero está fazendo uma reforma e autocrítica, representados pelo Papa Francisco, que representa bem o evangelho de Cristo Jesus.
Eu só creio em Deus
Fui obrigado a ser cristão, ou seja, ex-católico, ex-crente...
Ateu bastardo inglório, e solitário desde os 14. 🙋🏻♂️
Esse nicho tem muito futuro. 🔥🔥🔥
Deus te abençoe .e uma merda mesmo ser obrigado a ser de religiao
O pior deve ser ter que ouvir as pessoas julgando suas escolhas. Seja você mesmo e suas escolhas, mas não dá para viver na solidão.
Eu também era crente mas ao ver os pecados de dentro da igreja igual e muitas vezes maiores q o do mundo com aval de um Deus me afastei e virei cristão hoje sigo o Deus verdadeiro sou mas feliz.
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
Eu fui em uma igreja pentecostal a convite de uma amiga, só por ela mesmo pois sou espirita e nesse mesmo dia eu ouvi uma das piores frases da vida, dita por um pastor inclusive: "Mais vale um vagabundo, um mal elemento dentro da igreja perto de Deus, do que um certinho no mundo", foi tão ridiculo, e a fofoca que rolou no dia é que uma "irmã" da igreja a qual um dos rapazes com cargo na igreja gosta, estava de rolo com um rapaz "bonzinho" e o carinha da igreja tem fama negativa no bairro.
Essa irmã ao menos tem bom senso. A vontade de dar um esculacho depois de ouvir isso é GRANDE!!!
Eu sou uma pessoa certinha e tô fora da igreja, e se a igreja não é capaz de deixar uma pessoa com bom comportamento e ética, então a igreja que tá errada!
Mas admito que dizer isso quando não é sua igreja é libertador, já que nunca mais pisaria ali!! 🤣🤣🤣🤣
E é aquilo, se o cara tem fama ruim no bairro, é um cretino e babaca, mas é da igreja, tô ME CAGANDO que ele seja da igreja! Ele pode ser o papa que se eu achar ele uma pessoa ruim, não tenho obrigação de ficar com alguém só porque essa pessoa é da igreja!! 😤😤
A discrepância é " um vagabundo misógino, preconceituoso, mentiroso, hipócrita, mas "cristão " ser melhor que um certinho que não pertença a nenhuma denominação evangélica, pois, segundo os mesmos, só eles podem se arvorar de serem " cristãos " . Os outros, são filhos do "outro " kkkkk
@@claudiocastro1766 O que essa gente de igreja fala não se escreve. Bando de hipócritas, muitos até pervertidos mesmo, mas se fazendo de santos. Aff!
Isso é falta do q dizer. É um pastor q ñ tem nada interessante pra dizer e fala essas perdas. É um despreparado
Nunca fui crente, mas ja fui incomodada por eles. Amo o Tiago❤
Muito bom esse vídeo!
É necessário refletir sobre tudo isso.
Quantos famílias vivem esse tipo de situação,. É só falando sobre o mal que algumas famílias promovem aos seus membros e, alguns líderes religiosos é que vamos melhorar nossa sociedade
Bateu aqui também... Nunca me considerei "crente" já que era da igreja católica que eu fiz parte, mas eu me reconheço nessa dor, pq eu cantava na banda da igreja aos 15 anos e após às missas eu ia dançar na Sunshine com minhas amigas e amigos da época, e então fui convidada a me retirar da banda por não "ser exemplo para estar lá na frente da igreja"... Me afastei da banda, da igreja e nunca mais consegui cantar em público sem quase ter uma crise de ansiedade. Isso foi há 30 anos... Então faço parte das estatísticas dos ex crentes do Thiago Santinelli tb, pelo amor e pela dor.
Minha maior sensação de liberdade foi quando me descobri agnóstica ateísta, espero que todos q tenham fé, sigam em paz com a mesma! ❤️
Ja eu não tenho tanta paciência como vc. É difícil viver num país onde +90% das pessoas de descrevem como cristãs, vc não poder falar ou fazer nada e eles podem falar o que querem.
@@Brago.Oficial Verdade, nosso exercício da tolerância é extremamente intenso no modo cotidiano- minha solidariedade à todos que professam a liberdade de pensamento.
@@Brago.Oficial Os ateuzinhos progressistas fazem a mesma coisa com seus cancelamentos
Nao tem como ser agnóstica e ateísta ao mesmo tempo fia
Sou agnóstico! Você também era evangélica?
O Mestre simplesmente é o Mestre
Arvro você é um grande homem, admirável por ter vencido os traumas familiares e corajoso por expor esse lado obscuro da instituição "família". Agradeço por você existir.
Eu ia a igreja na infância e adolescência, mas éramos não-tão-praticantes até que meus pais souberam que eu era gay e começamos a ir com mais frequência. Mas na época (eu tinha 19 anos e era 2009), meus pais me encaixaram num grupo numa igreja evangélica que fazia reuniões de oração e sessões de terapia, com o intuito de "converter" homossexuais, ou na linguagem da época, tornar "ex-gay". Eu via nos folhetos que sempre tinha no rodapé uma marca d'água escrito EXODUS e outros escrito NARTH ou MOSES, que mais tarde eu fui descobrir o que eram essas instituições. Nas reuniões sempre enfatizavam que devíamos nos abster, que era como matar um leão por dia, que nada daquilo era natural e que Deus tinha um propósito diferente. As reuniões serviam para falar de política para recolher assinaturas e dinheiro para levar caravanas até Brasília e impedir que a legislação proibisse aquela prática da terapia de conversão sexual. Depois despejavam mais moralismo ao som de "Restitui", e sempre chamavam algum "ex-gay" para dar depoimento (o mais comum era o de um pastor e ex-travesti chamado Joyce). E eu chorava e me sentia culpado por não conseguir deixar de sentir o que eu sentia. Além de que eu queria muito a aceitação dos meus pais, então permaneci frequentando por 1 ano. Com o tempo eu percebi que não havia nada de errado, que a mudança que eles tanto pregavam era uma ilusão dolorosa e uma vida de miséria e infelicidade. E minha vida mudou da água pro vinho depois que saí do grupo, meus pais também entenderam e me aceitaram como eu sou e entendi que eles me amavam de qualquer jeito, mas que me incentivavam a frequentar a terapia porque foram movidos pelo medo. Entrei para a faculdade nesse mesmo ano, me apaixonei por um rapaz e tive o primeiro namoro da minha vida longe de casa e morando em uma república. Ai gente, eu amo viver. Busquem a felicidade na autoaceitação e amor-próprio. A espiritualidade cada um tem a sua e ninguém precisa de igreja pra te mostrar isso
Que crueldade.
Eles ficam tentando te fazer achar que o seu eu é errado e não natural fazendo malabarismo e tortura psicológica.
Foi tão lindo ler o seu "Ai gente, eu amo viver!" Que era como se vc estivesse aqui falando diretamente pra mim. Falou, soltou um grande suspiro de felicidade em um largo sorriso.
Nossa! Me emocionei tanto que até chorei.
Poxa, tô muito feliz por suas conquistas, que venham mais 😍
Minha história curiosamente é quase a mesma de todos ou quase todos os demais meus colegas aqui: fui criado dentro de uma igreja evangélica, em minha infância, entre meus quatro e doze anos de idade, por uma senhora viúva minha mamãe adotiva. Eu era levado à força àqueles cultos quatro vezes por semana, às terças, quintas e domingos (a noite), e aos domingos de manhã a "escola dominical". Eu detestava profundamente e, não apenas eu NÃO podia dizer o quanto eu NÃO gostava, como, ainda por cima, eu tinha que FINGIR que gostava, unicamente para poder sobreviver. Um enorme volume de traumas e estragos em minha mente e sexualidade vieram de duas coisas, e uma delas, foi isso. Essa IMPOSIÇÃO forçada de conceitos, regras e normas de conduta e comportamento em cima de mim. Essa doutrinação que os evangélicos fazem em cima das crianças traz estragos violentos em nossas formações.
O mestre é muito necessário ❤
A história dele é 90% como foi a minha kkkk vou montar um canal inspirado nele
ESTOU COM VONTADE DE VIRAR UM PASTOR, DE BICICLETA, E A REUNIÃO SERÁ NA PRAÇA, A PRIMEIRA LIÇÃO SERÁ CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SERÁ INÉDITO, POIS PEGUNTEI EM UMA SALA CHEIO DE EVANGÉLICOS E NÃO SOUBERAM ME DIZER QUEM É, POIS SUAS REUNIÕES SÃO PARA GRITAR O NOME DE SATANÁS E FALAR MAL DE QUEM ELES ODEIAM $$$
Eu também me identifiquei
Monte q vamos apoiar👏
Eu vi a entrevista na época, e me lembro disso. Força Arvro 👏 e Bjos pra Ana 😘 que, certamente, te ajudou a sair dessa. Valeu meteoro por existir!!!
Eu já fui em todas as igrejas católica, evangélicas , não tenho nada a reclamar de algumas outras com algumas ressalvas, hoje prefiro conversar direto com a santíssima trindade ,e o SENHOR JESUS CRISTO com o SANTÍSSIMO ESPÍRITO SANTO me responde na hora 🙏❤️🌹e DEUS PAI e o Reino do céu e o meu foco 🙏🌹❤️
Cara, fiquei emocionado com sua história e com sua coragem de compartilha-lá com tanta gente desconhecida. Coisa lida a coragem de a gente assumir o que a vida fez da gente e o que a gente então, decide fazer dela. Parabéns!
Foi difícil, né?!
Mas que bom que vc está em outra fase da vida e, agora tem amadurecimento para falar com clareza. Seu incômodo com o assunto é realmente nítido, mas sua FORÇA para falar é ainda mais nítida. Muita ternura e muito fo da - se num vídeo só. É isso aí!
Não te conhecia até o 2º turno das eleições. Vc foi um dos meus melhores achados “nessa terra doida chamada internet “. Aprendo muito com vc (VCS)
😃❤️
Entendo o Santineli.
Hoje em dia sou ateu.
Passei pelas mesmas coisas no decorrer da perda da minha fé, mas não exatamente como crente, passei por isso, porém dentro das testemunhas de Jeová.
Agora temos O Q ANON que está comendo o cérebro da crentaiada
Volte a ter fe e bom
@@Hyberborea657 na verdade eu nunca tive muita.
Ia obrigado, forçado pela minha mãe.
@@Thrashedbilly tendi mas e bom ter . Mesmo sendo ateu . Nunca se sabe oq pode acontecer hj nw
E pelo que passou?
Oh, Árvro! Você é nota 1000. É um exemplo para muitos homens que não tem a mesma coragem. Que Deus abençoe muitíssimo sua vida! Sou sua fã.
Me sinto muito representado por ele e meu pai também e pastor
Ventos de amor na rede. Compartilhar a ferida acesa do coração no lugar certo, entre os que se respeitam é um bálsamo para todos. Nossas dores humanas nos fazem, mesmo na distância física, colegas das primeiras séries da escola universal da vida. Uma honra compartilhar com vocês o dia a dia dessa escola.
maravilhosa sua postagem prof Cesar.
Eu sou ex crente também e me identifico MUUUUUITO com o Tiago.
Traumas familiares são sempre uma barra. Viver uma vida através de valores com que não se concorda mais, não importam quais sejam, também são. A paz interior é jóia raríssima e valiosa
A voz do nosso Mestre está alcançando outros lugares além do seu canal! Sucesso mestre 🙏🏾
Eu deixei a igreja por não aguentar essa mistura política e religião. Eu acreditava que ali tinha pessoas mais humanas mas me enganei .
Tiago Santineli é bom demais. Com Meteoro junto, ficou ótimo
Santineli e matando Matheus a grito são experientes em assunto "crente"
Impressionante! Faz uma nova entrevista com o cara, véi. Bola pra frente e parabéns pelo excelente trabalho.
nossa... um dia o criador, que te formou e que te ama incondicionalmente, irá curar todas as feridas da tua alma. Deus abençôe vc e Ana, gosto muito de vcs.
Eu não carrego dor de ter rompido com a igreja não, a dor foi ter entrado nessa merda, sair foi alívio puro.
Passei em torno de 15 anos como membro ativo de uma igreja tradicional, evangélica. Aprendi muita coisa importante que levo pra vida, mas chegou um ponto que me cansei do formalismo, das barreiras intransponíveis em noke da autopreservacao do que do amor à Cristo. Depois de não nos identificarmos mais com as práticas mais formais fomos pra outra, bem descolada, parede preta, pop. O clima era descontraído e boa parte da programação que participava era nas casas de amigos. Com o tempo fui sentindo novamente aquele peso da instituição, da igreja-empresa, que tem uma hierarquia rígida o suficiente pra passar sobre as pessoas a fim de se manter firme. Me afastei do templo mas não das pessoas que amo, de falar da vida em Cristo entre amigos, nas horas de gratidão e de necessidade. Entendo e me vejo perfeitamente como um desigrejado, mas sempre em busca da sombra da mão de Deus.
Eu te entendo, Arvro!!!! Passei pela mesma coisa em família e meio "cristão". Hoje sobram traumas a serem trabalhados na terapia
Eu tinha uma amiga na faculdade era horrivel. Ela era crente, daquela que a familia toda era... devia ter qse uns 40 anos, usava aquelas saias longas... Disse que nunca tinha tido um namorado. Ela vinha de longe estudar... Ela disse que nunca tinha ido a praia tambem. Como a praia nao era tao longe da faculdade convidei ela varias vezes pra ir, disse que nao precisavamos tomar banho só caminhar no calcadao, aproveitar o sol e ver o mar. Ela sempre respondia "Nao, nao" com um olho arregalado de medo. E ela era uma pessoa legal... Ali eu entendi quao longe a religiao pode ir na vida das pessoas.
Sempre me disseram que antes de me conhecerem eu passava a imagem de pouco amigos selecionados hahaha mas era só a ansiedade me matando por dentro e eu congelo para não ter crises. Hoje entendo esse mecanismo que meu corpo criou…
Parabéns por compartilhar sua história.
Só órfã de país vivos.
Desejo que o Tiago e outros ex-crentes não abandonem a fé em Jesus. Percebemos que muitas Igrejas necessitam de uma reforma e essa dor é legítima . Deus os abençoe e que vcs encontrem uma comunidade que aqueça seus corações.