Salve salve grande mestre Mario Sobral, é hoje o cara mais importante juntamento com Nestor w Neto, nas Norma. Sim, em esclarecer ou a forma como aborda, é muito bom que existam me ajudam muito, mais muito mesmo! Parabéns pelo canal por tudo que tem feito!!!
Leia o Jornal Segurito desse mês que pode lhe ajudar. Link: 468b17be-8669-4429-bb63-5a9dab66c920.filesusr.com/ugd/b608fa_6f97a7627a21486dbbebb70e12c882cf.pdf
Boa tarde! Em alguns dosimetros, como o EDGE - 5 da QUEST, tem as 4 opções fundamentais que são: Dose ( período avaliado); Dose8 (Dose projetada), já nos casos DE lavg e TWA, o EDGE -5, considera o LAVG como o nível projetado e já o TWA como o nível médio, funciona ao inverso.Se calcularmos manualmente veremos.
Olá professor ? Estou achando este canal muito explicativo e de maneira simples. PARABÉNS!!!!!! Tenho um DOS 600 , nas configurações tenho que estabelecer o NÍVEL LIMIAR DE INTEGRAÇÃO. O que vem a ser esse nível? Se eu avaliar o ambiente com o mesmo aparelho mas na função decibelímetro e concluir que está abaixo dos 80db(Norma); vou estabelecer esse valor encontrado ou manter os 80db da Norma???? Se eu optar pelo valor menor, vai invalidar minha dosimetria? E na avaliação do ruído, uso o Lavg ou TWA , DOSE ou Pdose? Como separar esses termos para avaliação? Obrigado! Aguardo contato Paulo Cardoso
Devemos ficar atento quanto ao uso do NEN que, nem sempre terá um valor equivalente ao LAVG, poís tem jornadas que duram 07:30 hrs. aí é so mudar no final 430/480.
Excelente explicação Professor. Só tenho uma duvida. Numa situação hipotética lavando em consideração que eu observei a NR 9 e não conseguir eliminar, neutralizar ou aplicar uma mediada Adm para o ruído e o jeito é aplicar uma medida no trabalhador, ou seja, um EPI. Na hora em que vou dimensionar um Abafador por exemplo qual dos critérios devo levar em consideração para que atenuação coloque a exposição em níveis aceitáveis, LAVG, TWA, NEM? Hipoteticamente também já observei a frequência do ruído, e este é de baixa frequência. Neste caso usando o NRRsf já que banda de oitava é um patamar que eu ainda não estou. rsrsrs... Grato pela atenção.
Não existe uma regra específica, vc deve saber diferenciar o que cada uma significa para sua dose, às vezes, matematicamente siglas diferentes significam a mesma coisa.
Boa tarde, tenho uma dúvida, se eu fizer uma medição de 4h30 e encontrar um valor de LAVG 89 (dB) (detalhe o funconário trabalha 6h/Dia), no LTCAT deve constar as informações do LAVG ou a do NEN calculado com base nas 8 de trabalho (mesmo o funcionário trabalhando 6h/dia)?
Edmilson, neste caso a função do NEN é normalizar sua jornada que é de 6h para 8h, e posteriormente ser comparado com LT de 85 dB(A). Deve constar o NEN de 86,9 dB.
Bom dia Minha dúvida é no equipamento para fazer a medição de dose, com o dosímetro o trabalhador está exposto a 8:48, posso iniciar com 9 h, pq vou pausar durante o inverno de janta ou almoço, minha pergunta é eu coloco 8h ou 9 h no equipamento?
Boa tarde professor. Fiz uma avaliação com dosímetro por um período de 02 horas. Sendo que a jornada de trabalho deste é de 08 horas. Qual leitura devo considerar para fins de LTCAT e PPP?
JornalSegurito Então, realizo as avaliações com 4 horas de duração, faço o cálculo do NEN e o valor calculado sempre é equivalente ao TWA dado pelo equipamento.
Caso o nível médio de exposição ao ruído seja referente a uma jornada de oito horas, o valor resultante, após a aplicação da fórmula do NEN, será idêntico ao valor do nível médio, não havendo alteração. Caso a jornada de trabalho seja diferente de oito horas (seis, doze, vinte e quatro horas e etc..), o NEN deve ser calculado e o resultado comparado com o limite de tolerância de 85 dBA. Um lembrete importante é que o cálculo do NEN na NHO-01 da FUNDACENTRO, está apresentada para o incremento de duplicação de dose “3”. Para se utilizar a fórmula da NHO-01 é necessário corrigi-la para o Incremento de duplicação de dose “5”.
JornalSegurito sim, eu entendi o que você quis dizer, uso a fórmula corrigida para Q5 e faço o cálculo de de correção para 08 horas, por isso os valores citados anteriormente são equivalentes. Se eu avaliar 06 horas por exemplo e corrigir para uma jornada de 12 horas já não será mais equivalente. Correto?
Se nesse caso fizer a Avaliação, aonde se programa Fator de Dobra 5. Posso pegar o valor de LEQ para realizar o LTCAT? ou Tenho que realizar avaliações de PPRA Q=5 e outro para LTCAT Q= 3? Avaliações separadas.
Everton, dependendo do equipamento que você utilize há a possibilidade de fazer as avaliações com configurações diferenciadas ao mesmo tempo. E sim, utilize o LEQ.
Depende para qual finalidade, se for para LTCAT e Laudo de Insalubridade Q=5, se for para um laudo de NHO-01 Q=3 (muito difícil de ser usado, geralmente solicitam porcausa de alguma ISO internacional).
@Lucas f. errado amigo: segundo INSTRUÇÃO NORMATIVA INSS/PRES Nº 45, DE 6 DE AGOSTO DE 2010 DOU DE 11/08/2010 Alterada: Art. 239. A exposição ocupacional a ruído dará ensejo à aposentadoria especial quando os níveis de pressão sonora estiverem acima de oitenta dB(A), noventa dB(A) ou oitenta e cinco dB(A), conforme o caso, observado o seguinte: IV - a partir de 19 de novembro de 2003, data da publicação do Decreto nº 4.882, de 18 de novembro de 2003, será efetuado o enquadramento quando o Nível de Exposição Normalizado NEN se situar acima de oitenta e cinco dB(A) ou for ultrapassada a dose unitária, aplicando: a) os limites de tolerância definidos no Quadro Anexo I da NR15 do MTE; e b) as metodologias e os procedimentos definidos nas NHO01 da FUNDACENTRO. *Tem que referenciar em lei, NR, NHO amigo, se não fica fácil contestar.
@Lucas f. como mencionei acima na instrução normativa do INSS, para elaboração do LTCAT deverá seguir: a) os limites de tolerância definidos no Quadro Anexo I da NR15 do MTE; e b) as metodologias e os procedimentos definidos nas NHO01 da FUNDACENTRO. Os limites de tolerância definidos no Quadro I da NR15 são totalmente diferentes da tabela I da NHO01, porque a tabela da NR15 é com fator de dobra de 5 e a tabela da NHO01 é fator de dobra 3, logo o INSS não aceita fator de dobra 3. Veja as duas tabelas, vai notar que são diferentes e veja a instrução normativa do próprio INSS, se depois disso não ficar claro p vc, continue fz seus laudos dessa maneira e boa sorte.
@Lucas f. como mencionei acima na instrução normativa do INSS, para elaboração do LTCAT deverá seguir: a) os limites de tolerância definidos no Quadro Anexo I da NR15 do MTE; e b) as metodologias e os procedimentos definidos nas NHO01 da FUNDACENTRO. Os limites de tolerância definidos no Quadro I da NR15 são totalmente diferentes da tabela I da NHO01, porque a tabela da NR15 é com fator de dobra de 5 e a tabela da NHO01 é fator de dobra 3, logo o INSS não aceita fator de dobra 3. Veja as duas tabelas, vai notar que são diferentes e veja a instrução normativa do próprio INSS, se depois disso não ficar claro p vc, continue fz seus laudos dessa maneira e continue com sua teimosia.
Salve salve grande mestre Mario Sobral, é hoje o cara mais importante juntamento com Nestor w Neto, nas Norma. Sim, em esclarecer ou a forma como aborda, é muito bom que existam me ajudam muito, mais muito mesmo! Parabéns pelo canal por tudo que tem feito!!!
OBRIGADO
Achei o canal hoje. Sou advogada previdenciarista e trabalho com aposentadoria especial. Obrigada por lecionar!
Leia o Jornal Segurito desse mês que pode lhe ajudar. Link: 468b17be-8669-4429-bb63-5a9dab66c920.filesusr.com/ugd/b608fa_6f97a7627a21486dbbebb70e12c882cf.pdf
Muito OBRIGADA por compartilhar conosco inclusive as dicas dos livros, os vídeos são maravilhosos....
Obrigado!!!
Ótimo Mario. Muito obrigado pela clareza na diferenciação dos termos. Excelente
Professor Mario com sempre excelente em suas colocações. Perfeita a sua explanação. Parabéns!
Parabéns ! como sempre , informações transmitidas de foma clara e objetiva...
Obrigado, Adrian! Um abraço
Excelente explanação!! Parabéns!
Obrigado!
Você é um monstro da higiene ocupacional ! Valewww 👏🏽
Parabéns professor! grato pela dedicação esclarecedora dos vídeos.
Valeu, William!!! Um abraço.
Olá. Professor, quais situações eu devo utilizar LEQ, LAVG, TWA, NEN?
Olá tudo bem? Parabéns pela didática apresentada nos vídeos explicativos.
Eu tenho uma grande dúvida, para realizar dosimetria e lançar no PGR, qual devo considerar? Lavg ou TWA? Onde tem isso escrito? abraço
Boa tarde!
Em alguns dosimetros, como o EDGE - 5 da QUEST, tem as 4 opções fundamentais que são: Dose ( período avaliado); Dose8 (Dose projetada), já nos casos DE lavg e TWA, o EDGE -5, considera o LAVG como o nível projetado e já o TWA como o nível médio, funciona ao inverso.Se calcularmos manualmente veremos.
Comigo nunca foi calculado o inverso...
Olá professor ? Estou achando este canal muito explicativo e de maneira simples. PARABÉNS!!!!!!
Tenho um DOS 600 , nas configurações tenho que estabelecer o NÍVEL LIMIAR DE INTEGRAÇÃO. O que vem a ser esse nível? Se eu avaliar o ambiente com o mesmo aparelho mas na função decibelímetro e concluir que está abaixo dos 80db(Norma); vou estabelecer esse valor encontrado ou manter os 80db da Norma????
Se eu optar pelo valor menor, vai invalidar minha dosimetria?
E na avaliação do ruído, uso o Lavg ou TWA , DOSE ou Pdose?
Como separar esses termos para avaliação?
Obrigado!
Aguardo contato
Paulo Cardoso
Devemos ficar atento quanto ao uso do NEN que, nem sempre terá um valor equivalente ao LAVG, poís tem jornadas que duram 07:30 hrs. aí é so mudar no final 430/480.
NO caso de uso de EPI para diminuir o impacto do ruido mesmo assim se caracteriza como insalubre?
Apenas fornecer o EPI sem garantir efetivo uso, higienização, reposição de acordo com a demanda etc não eliminará o direito ao adicional
Excelente explicação Professor.
Só tenho uma duvida. Numa situação hipotética lavando em consideração que eu observei a NR 9 e não conseguir eliminar, neutralizar ou aplicar uma mediada Adm para o ruído e o jeito é aplicar uma medida no trabalhador, ou seja, um EPI.
Na hora em que vou dimensionar um Abafador por exemplo qual dos critérios devo levar em consideração para que atenuação coloque a exposição em níveis aceitáveis, LAVG, TWA, NEM? Hipoteticamente também já observei a frequência do ruído, e este é de baixa frequência. Neste caso usando o NRRsf já que banda de oitava é um patamar que eu ainda não estou. rsrsrs...
Grato pela atenção.
Use o lavg
Maravilha de vídeo, para uma avaliação de 12h embarcado quais critérios devo usar? 82db com 77 no nível de ação?
Exatamente!
Muito bom, parabéns.
Obrigado
muito bom
Boa noite professor. Não consegui entender a diferença do TWA e o NEN.
Sensacional!
Posso usar dose projetada para fins de aposentadoria??
Estou fazendo avaliações de 4 horas de exposição, então devo usar o LEQ como resultado? desde já agradeço ...Parabéns pelo canal.....
Rogério, depende de qual ´o seu objetivo. Como disse no vídeo o LEQ considera fator de dobra 3 e o Lavg fator de dobra 5.
Obrigado Sobral!!!! estou usando o fator de dobra 5.
boa tarde, fiz medições com um DOS 600 por 4h, meu LAvg foi de 90.3 dB, esse valor é minha media de 4h no caso?
Sim!
Em uma avaliação de ruído, qual sigla devo usar? NEN, NE, Lavg, etc?
Não existe uma regra específica, vc deve saber diferenciar o que cada uma significa para sua dose, às vezes, matematicamente siglas diferentes significam a mesma coisa.
Twa serve para o PPRA e para o LTCAT?
Muito bom, obrigado
Boa tarde, tenho uma dúvida, se eu fizer uma medição de 4h30 e encontrar um valor de LAVG 89 (dB) (detalhe o funconário trabalha 6h/Dia), no LTCAT deve constar as informações do LAVG ou a do NEN calculado com base nas 8 de trabalho (mesmo o funcionário trabalhando 6h/dia)?
Edmilson, neste caso a função do NEN é normalizar sua jornada que é de 6h para 8h, e posteriormente ser comparado com LT de 85 dB(A). Deve constar o NEN de 86,9 dB.
Estou fazendo um trabalho com a medição de ruído para a caracterização de insalubridade. O valor que devo usar neste caso é o LAvg, TWA ou o NEN?
Lavg
Preferencialmente você deve avaliar todo tempo de exposição e conclui a partir da dose obtida, sendo insalubre > 100%. Ok!
Bom dia
Minha dúvida é no equipamento para fazer a medição de dose, com o dosímetro o trabalhador está exposto a 8:48, posso iniciar com 9 h, pq vou pausar durante o inverno de janta ou almoço, minha pergunta é eu coloco 8h ou 9 h no equipamento?
8 horas e faz os devidos intervalos
Inscrito
Professor, uma dúvida. Se o LAVG for para uma avaliação de 6h para projetar o NEN para 8h (que é a jornada de trabalho) eu usaria o TWA?
minha dúvida tb
Licença a sua pergunta!
O TWA é justamente a projeção do Lavg para uma jornada padrão de 8h.
Boa tarde professor.
Fiz uma avaliação com dosímetro por um período de 02 horas.
Sendo que a jornada de trabalho deste é de 08 horas.
Qual leitura devo considerar para fins de LTCAT e PPP?
Amigo 2 horas para LTCAT é pouco tempo.
Boa tarde! Sempre realizo o cálculo do NEN e os valores são iguais ao TWA do Dosimetro. Existe uma equivalência normativa entre eles?
Fábio, só serão equivalentes se a avaliações estão sendo realizadas por 8 horas.
JornalSegurito Então, realizo as avaliações com 4 horas de duração, faço o cálculo do NEN e o valor calculado sempre é equivalente ao TWA dado pelo equipamento.
Caso o nível médio de exposição ao ruído seja referente a uma jornada de oito horas, o valor resultante,
após a aplicação da fórmula do NEN, será idêntico ao valor do nível médio, não havendo alteração. Caso a jornada de trabalho seja diferente de oito horas (seis, doze, vinte e quatro horas e etc..), o NEN deve ser calculado e o resultado comparado com o limite de tolerância de 85 dBA. Um lembrete importante é que o cálculo do NEN na NHO-01 da FUNDACENTRO, está apresentada para o incremento de duplicação de dose “3”. Para se utilizar a fórmula da NHO-01 é necessário corrigi-la para o Incremento de duplicação de dose “5”.
JornalSegurito sim, eu entendi o que você quis dizer, uso a fórmula corrigida para Q5 e faço o cálculo de de correção para 08 horas, por isso os valores citados anteriormente são equivalentes. Se eu avaliar 06 horas por exemplo e corrigir para uma jornada de 12 horas já não será mais equivalente. Correto?
Correto!
fazendo a correção abaixo intervalo de almoço e janta
Então, Devo considerar que para PPRA, LTCAT, PCMAT devo trabalhar com Lavg e caso necessário corrigir para NEM?
Para PPP ou critérios de INSS uso Leq?
Correto em parte, o PPP deve ser preenchido com base no LTCAT
O mais correto seria colocar os dois valore no LTCAT (Leq e Lavg)??
Não, apenas precisa ter em mente que o PPRA solcita fator de dobre 5 e o LTCAT fator de dobra 3, por isso que disse que o PPP deve seguir o LTCAT
Se nesse caso fizer a Avaliação, aonde se programa Fator de Dobra 5. Posso pegar o valor de LEQ para realizar o LTCAT? ou Tenho que realizar avaliações de PPRA Q=5 e outro para LTCAT Q= 3? Avaliações separadas.
Everton, dependendo do equipamento que você utilize há a possibilidade de fazer as avaliações com configurações diferenciadas ao mesmo tempo. E sim, utilize o LEQ.
Dentre esse qual usarei no PPRA?
LAVG
Porque LAVG? Sei que é fator 5, mas o PPRA não é um programa de prevenção, poderia usar o fator 3?
O NEN você calcula com Q=5?
Depende para qual finalidade, se for para LTCAT e Laudo de Insalubridade Q=5, se for para um laudo de NHO-01 Q=3 (muito difícil de ser usado, geralmente solicitam porcausa de alguma ISO internacional).
@Lucas f. errado amigo:
segundo INSTRUÇÃO NORMATIVA INSS/PRES Nº 45, DE 6 DE AGOSTO DE 2010 DOU
DE 11/08/2010 Alterada:
Art. 239. A exposição ocupacional a ruído dará ensejo à aposentadoria especial quando os níveis de pressão sonora estiverem acima de oitenta dB(A), noventa dB(A) ou oitenta e cinco dB(A), conforme o caso, observado o seguinte:
IV - a partir de 19 de novembro de 2003, data da publicação do Decreto nº 4.882, de 18 de novembro de 2003, será efetuado o enquadramento quando o Nível de Exposição Normalizado NEN se situar acima de oitenta e cinco dB(A) ou for ultrapassada a dose unitária, aplicando:
a) os limites de tolerância definidos no Quadro Anexo I da NR15 do MTE; e
b) as metodologias e os procedimentos definidos nas NHO01 da FUNDACENTRO.
*Tem que referenciar em lei, NR, NHO amigo, se não fica fácil contestar.
@Lucas f. como mencionei acima na instrução normativa do INSS, para elaboração do LTCAT deverá seguir:
a) os limites de tolerância definidos no Quadro Anexo I da NR15 do MTE; e
b) as metodologias e os procedimentos definidos nas NHO01 da FUNDACENTRO.
Os limites de tolerância definidos no Quadro I da NR15 são totalmente diferentes da tabela I da NHO01, porque a tabela da NR15 é com fator de dobra de 5 e a tabela da NHO01 é fator de dobra 3, logo o INSS não aceita fator de dobra 3. Veja as duas tabelas, vai notar que são diferentes e veja a instrução normativa do próprio INSS, se depois disso não ficar claro p vc, continue fz seus laudos dessa maneira e boa sorte.
@Lucas f. como mencionei acima na instrução normativa do INSS, para elaboração do LTCAT deverá seguir:
a) os limites de tolerância definidos no Quadro Anexo I da NR15 do MTE; e
b) as metodologias e os procedimentos definidos nas NHO01 da FUNDACENTRO.
Os limites de tolerância definidos no Quadro I da NR15 são totalmente diferentes da tabela I da NHO01, porque a tabela da NR15 é com fator de dobra de 5 e a tabela da NHO01 é fator de dobra 3, logo o INSS não aceita fator de dobra 3. Veja as duas tabelas, vai notar que são diferentes e veja a instrução normativa do próprio INSS, se depois disso não ficar claro p vc, continue fz seus laudos dessa maneira e continue com sua teimosia.
@Lucas f. desculpe se em algum momento fui ofensivo contigo. É um bom argumento para encerrar um debate 👍🏻. Fique com Deus.
1000