@Fabricio Costa temos q refletir a realidade que, por si tratar de conteúdo para entretenimento a massa são de homens comuns. + Empatia quando se refere aos seres simples.
@@rickboladown Nem é questão de excesso, é questão de que não existe liberdade completa numa vida em sociedade, não tem como, simplesmente não existe essa possibilidade. Ponto. PQ o Monark nunca apresentou o Flow peladão, por exemplo? Pq ele respeitava horários e assinava contratos? Pq ele não molestava uma pessoa que ele achasse atraente durante a entrevista? Enfim, ele mesmo também respeita limites básicos de uma vida em sociedade, não vive essa "liberdade ao extremo", ninguém vive ela, quem vive tá na cadeia, pois 100% de liberdade é crime, a liberdade de um acaba onde começa a do outro, e é aí que entram as leis, pra definir até onde sua liberdade pode ir sem afetar a de outro cidadão. A pessoa que mata, estupra, rouba da outra, quebra contratos, etc, ela simplesmente tá exercendo a liberdade dela ao extremo ("fazendo o que bem entende"), passando por cima de outras pessoas. E nazismo é crime tal e qual estupro, roubo, assassinato, etc, até pq o nazismo legalizava assassinatos, violência, estupros, etc, em função de uma raça que se achava superior (ariana), e defender a criação de um partido nazista é a mesma coisa que defender a criação de um partido dos estupradores ou um partido do PCC, por exemplo. Todos são criminosos. Então, aquilo ali do Monark foi pura ignorância, ele não soube separar nazismo de crime. Ignorância seguida de um discurso de liberdade total que ele mesmo sabe que não existe e ele mesmo respeita os limites no dia-a-dia sem perceber ao andar de roupas, ao cumprir contratos, horários, ao não molestar sexualmente pessoas nas ruas, ao não roubar, etc. Se vc tiver conta no Twitter, procura o Luis Fernando Veríssimo (escritor) lá, ele fez um post bem interessante a esse respeito. Não existe liberdade completa, nem de longe, mesmo que a gente pense que exista.
A liberdade do Monark só funciona se deixar ele sozinho numa ilha sem jurisdição de nenhum país. Dai ele volta para o começo da vida humana e assim construindo sua liberdade de forma livre, porque em sociedade isso não existe.
@Filmorama Aí é que está, cara. O comunismo em si possui uma ideologia. E, dado esses crimes de que você e a sua trupe tanto falam, qual seria a diferença entre ele e o Nazismo? O NAZISMO SIMPLESMENTE É UMA SUPREMACIA, simples assim. Mesmo que você venha com esse papo de que o comunismo também cometeu crimes, eu te pergunto: QUE PAÍS NÃO COMETEU CRIMES, EM PROL DE SUA BENDITA IDEOLOGIA? EUA MANDOU ABRAÇO PRA VOCÊ :)
@Filmorama Vc mudou completamente de assunto só pra discutir política e fazer discurso contra o comunismo, viajou na maionese, o debate é a respeito do que é o conceito de liberdade e até onde ele é exercido, independente de comunismo, capitalismo, etc, em todos eles existem as leis que definem que as pessoas vão ter que andar de roupas na rua, não podem estuprar, não podem roubar, etc. Cara, não vem desfilar ódio político pra cima de mim, que não tô aqui pra isso. Vai lá pro Twitter e sua trupe de bozminions, ou MBL minions, ou seja qual for o seu caminho de gado.
O único, Único sujeito(exceto Igor e Gian) que abordou o ocorrido de maneira digna. O restante deixou ele, Monark, sozinho na fogueira... Usaram o caso de vitrine, de alavanca, de meios para parecer bem...
De tantas reflexões essa última semana, o que é difícil de acreditar é como que um homem conseguiu unir e levantar uma nação através de uma ideologia de ódio. E essa última reflexão sobre o filme A Onda me esclareceu um pouco sobre essa parte da história. Muito obrigado Pondé
Não foi um exemplo “extremamente delicado”, foi um ótimo exemplo! E foi um ótimo exemplo pq explica exatamente o porque do conceito de “Liberdade de expressão”, na forma ali colocada, é errado, é deturpado.
Pondé sempre Sábio com as colocações. E acrescento: A grande maioria que fuzilou o Monark só queria além da fofoca se escorar na onda e buscar se promover em cima, cinicos... Detalhe: eu nem gosto do Monark, mas a verdade nāo pode ser ignorada só pq tem uma galera bolada com o cara.
Parabéns vocês estão brilhante, vocês nos ajuda a pensar com mais clareza e também amei ,a forma com falarão do Monarca com justiça, pois eu estava com dó do emocional dele estaria
Como disse no canal do Pondé, não assisti o vídeo, o pouco que vi do canal dele foi aqui no Saber Filosófico, mas esse rapaz não tinha preparo e conteúdo para debater temas que discutia no canal. Fez colocações infelizes e não mediu as palavras . Defender a liberdade de expressão para simpatizantes nazistas não é razoável, não é sensato, não caberia se ele tivesse conhecimento histórico do que foi o Nazismo e tantos outros assuntos. Se ele se dispôs a expor o que pensa nas mídias sociais deve ter consciência do que fala e a potencial capacidade de repercussão do que foi dito. Mas concordo com o professor, daqui a pouco, virá outro " escândalo" e isso será esquecido, como sempre acontece aqui no Brasil.
Ele quis dizer que num espectro político que já tem partidos de “extrema esquerda”, tbm deveria ter os de “extrema direito” como teoricamente o nazismo é
@@Matheuszzo , não acredito em extremismos, ninguém em sã consciência deveria apoiar isto. E o que eu acho pior , é a falta de embasamento dele pra discutir essas questões. E não é por ele ser jovem, não ter uma formação superior, que nem sei se tem, de dizerem que usa drogas ou bebida . Isso não é problema meu e de ninguém na verdade, só diz respeito a ele mesmo. É que ele não tem preparo pra discutir isso e pelo que sei , seu canal é assistido por um público predominantemente de jovens ,e jovens , não generalizando, são muito influenciáveis, daí ele deveria se ater ao que domina ou procurar conhecer melhor os temas. Não sou a favor de cancelamentos, boicotes ao rapaz, mas ele foi infeliz e espero que isso o faça refletir e seja um aprendizado pra vida. Aprofunde seus conhecimentos pelo menos.
Fiquei surpresa quando soube que o Monark tinha 31 anos: moleton canguru, descabelado, excesso de gíria, palavrões, declarações descompromissadas, cara de nenê... Pensava que ele fosse menor de idade
@@stellacarrion9218 o jeito de vestir , de se comportar, de falar, diz muito sobre nós, não é mesmo! Eu daria a ele uns 21 anos por esses aspectos, mas como disse, o vi e assisti somente por aqui e acho que somos muito mais do que a aparência exterior, isso nem deveria importar na verdade. Gostaria que ele tivesse nova oportunidade, ele tem seu público, as pessoas podem repensar , mudar e evoluir, e o público dele pode evoluir junto com ele, se ele souber aproveitar esse momento infeliz e colher frutos bons disso. Sou contra essa onda cíclica de cancelamento das pessoas que não dizem o que nós queremos ouvir. Discordo dele, mas nem por isso quero que ele perca seu emprego, só deveria conhecer mais sobre o que fala.
th-cam.com/video/bJ2YkTxwCc8/w-d-xo.html já que você quer alguém formação toma aqui, um judeu com muita formação defendendo a liberdade de expressão irrestrita, ou seja, a mesma ideia do Monark.
Maravilhosa a forma de abordagem da pergunta e, melhor ainda dá resposta. Muita dignidade sem ferir ninguém... Falta muito esclarecimento para todos nós que acompanhamos outras Polds da vida!!
@@andreviniciusdasilva7453 kkkkk... Cite a filosofia dele. Se não for capaz disso, não diga que ele "é o maior filósofo de nosso tempo aqui no Brasil", pq nem no Brasil, que o nível é baixíssimo, temos algo decente. De maior, talvez ele só tenha a barba.
A posição do monark não difere muito de uma proposta de legalidade neo-kantiana em pragma e pratica. O que ele falou não tratava do valor, mérito ou resultados do Nazismo e sim sobre o papel e produtos da verdade e da ocultação institucionalizada da verdade em sociedade. Assim como do direito a livre associação. Ele não caiu nem na tipificação criminal de apologia, nem fez ou faz apologia seja de forma explícita ou velada. O povo, canceladores e "autoridades" estão se achando muito iluminados, confundindo instrumentalidade, terminalidade e acidente moral, enquanto imputam um crime que não foi praticado ou atentado ao Monark, que simplesmente acredita em liberdade de expressão e de associação independente da utilização maléfica destas por quem quer que seja. Kant Abordando a democracia direta: "(…)democracy is, properly speaking, necessarily a despotism, because it establishes an executive power in which "all" decide for or even against one who does not agree; that is, "all", who are not quite all, decide, and this is a contradiction of the general will with itself and with freedom." -- Kant em instrumentalidade e terminalidade de se falar a verdade: “So act that you treat humanity, whether in your own person or in the person of any other, always at the same time as an end, never merely as a means” (GMS 429) --
@@diogenesocinico9728 Não estou colocando nada. O conhecimento ou não do monark de teoria não muda o teor do argumento e o fato que outros já o fizeram antes.
Por isso achava que não só o racismo contra negros deveria ser discutido nas escolas,; nazismo, fascismo, xenofobia, homofobia..também. Ao contrário do que governo discorda.
@@MICHEL_ALVES_NMD o atual governo acha bobagem discutir nas faculdades sobre ideologia de gênero, racismo é bobagem ( vide um dos seus ministros ou secretário...), sobre homofobia etc... "zelam" pelos bons costumes.
@@patriciarosental2172 Errado o governo é contra a doutrinação ideológica em escolas e universidades, os temas não são discutidos e faculdade e sim empurrados goela a baixo.
Monark é verdadeiro bambu. Se entende alto, mas bem oco por dentro. As redes sociais expressam, atualmente, as abordagens toscas de muitos geradores de podcasts.
A posição do monark não difere muito de uma proposta de legalidade neo-kantiana em pragma e pratica. O que ele falou não tratava do valor, mérito ou resultados do Nazismo e sim sobre o papel e produtos da verdade e da ocultação institucionalizada da verdade em sociedade. Assim como do direito a livre associação. Ele não caiu nem na tipificação criminal de apologia, nem fez ou faz apologia seja de forma explícita ou velada. O povo, canceladores e "autoridades" estão se achando muito iluminados, confundindo instrumentalidade, terminalidade e acidente moral, enquanto imputam um crime que não foi praticado ou atentado ao Monark, que simplesmente acredita em liberdade de expressão e de associação independente da utilização maléfica destas por quem quer que seja. Kant Abordando a democracia direta: "(…)democracy is, properly speaking, necessarily a despotism, because it establishes an executive power in which "all" decide for or even against one who does not agree; that is, "all", who are not quite all, decide, and this is a contradiction of the general will with itself and with freedom." -- Kant em instrumentalidade e terminalidade de se falar a verdade: “So act that you treat humanity, whether in your own person or in the person of any other, always at the same time as an end, never merely as a means” (GMS 429) --
Ele é um profissional do entretenimento amigo. Pessoas "famosas e vazias" assim já existem desde 1930. Se a gente for chorar pitangas pra cada Juliette e Anitta que existem... (Nada contra o Monark, aliás acho ele super carismático)
Pondé é uma mente muito evoluida, deve sofrer nesse mundo que a gente vive.... Melhor "pensador"/ analista que temos, disseca a realidade de uma forma muito simples e inteligente, qualquer pessoa entende oq ele diz
Mais ou menos, ele tende ter boas análises e colocações, mas obviamente não é perfeito e tende a ser infeliz em algumas coisas que diz, quanto ao veganismo por exemplo.
O maior problema está no pessoal pós -graduado em redes sociais especializados em conhecimentos gerais (mesmo sem saber) e seus seguidores (a ênfase maior fica nos seguidores). E com isso, tudo ganha força: patrocinadores e empresas vão na onda porque depende desses públicos. Além de, se está na moda tais temas,tudo é arriscado. Se expor nesse mundo virtual tem um risco enorme, pois a maioria das pessoas está doente - mesmo sem saber.
Mais uma vez concordo consigo, Pondé!!! O Monark é pura e simplesmente um sonhador que acredita na coexistência de tudo e todos nos infinitos: - Universo e estupidez e humana!!!
Concordo com você. Mas já tentou levar uma ideia de melhoria para a administração pública através dos poderes constituídos? Quase impossível, pois eles se blindam. Desta forma, penso que fazer o melhor onde estamos no momento é a solução, ao menos até conseguirmos eleger políticos que criem um canal verdadeiro onde as pessoas possam contribuir efetivamente com soluções para os problemas do Brasil.
Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não disse nada; eu não era um sindicalista. Quando eles buscaram os judeus, eu fiquei em silêncio; eu não era um judeu. Quando eles me vieram buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar." Martin Niemöller
Realmente não vejo o monark como racista, nazista ou sei lá. Mas eu acho mega perigoso uma pessoa inconsequente e que não demonstra nenhum remorso quando comete uma cagada, inclusive repetindo e se justificando, ter um programa daquele tamanho. Palavras tem poder, e ele, querendo ou não, forma opiniões. Acho que o melhor foi ele ser afastado mesmo.
@@AndreAndre-nu7uv com todo respeito, ele não pediu desculpas. Ao invés disso, justificou o que ele fez, o que é muito diferente. Quando ele aparece e fala que "disse pq tava bêbado", e depois que se "expressou errado, dando a entender coisas que ele não queria dizer de fato" ele não está pedindo desculpas. Outra coisa, "desculpa" não é uma palavra mágica que te inibe das coisas. Você pode pedir desculpas, mas ainda sim terá que sofrer as consequências da merda que fez. Do meu ponto de vista ele não se desculpou do que falou e, mesmo de tivesse, isso não tiraria o peso da desgraça que ele falou.
Não deve pedir desculpa mesmo, se ele acredita em uma liberdade ideológica e de pensamento sem restrições não tem o porque ele pedir desculpa. O que ele tem que pedir desculpa é a forma que ele falou.
@@M4t222_. realmente acho que se não se arrepender não tem que pedir desculpas. O problema que eu vejo é que ele usa exemplos que relativizam bagulhos mega escrotos pra provar o ponto de "liberdade de expressão irrestrita". Ele fez isso com o bagulho do racismo e com o bagulho do nazismo. Eu acho mega perigoso ter um cara que pode usar esse tipo de exemplo a qualquer momento, pq, querendo ou não, só o fato de isso ser dito por alguém tão influente já da liberdade pra arrombado tirar a asinha de fora, como fez o Adrilles. Simplesmente acho que quem relativiza certas paradas, mesmo que seja em pró de um ponto de vista X, não deve ter voz, ou pelo menos não ser dono do maior podcast do Brasil.
7:59 no fim é isso, uma pauta para fofoca. Tantos absurdos e tragédias e roubos e chacinas, mas é o Monark o maior vilão do Brasil. Pior pra ele. Mas como foi o Rafinha Bastos, isso passa. E talvez ele até volte pro Flow. Vai saber o futuro...
Professor Pondé falou tudo... Hoje tudo é muito amplificado, por causa das redes sociais e outras mídias, não tirando a importância do tema, claro... Mas que a maior parte só quer a "fofoca" está certo... O Monark vacilou, foi fritado mas, daqui a pouco passa, como tudo nos tempos atuais... Só espero que a única coisa que não passe, seja a nossa consciência sobre esse tema... O nazismo é uma aberração !
Como saber o que se passa na mente de alguém, se não for pelo que ele diz ? Todo mundo pode ser legal, até um bandido contumaz pode ser legal, desde que ele não te machuque, é assim ?
Aqui que acho que está o ponto: O Monark falou “as pessoas deveriam ter o direito de odiar judeus” ou “as pessoas deveriam ter o direito de ter pensamento racista”... Qual é a finalidade de ele ter falado isso? Porque ele sempre fala essas coisas? É óbvio que ele acha repugnante pessoas com esses pensamentos (não só ele, 99.99% também acha isso), mas onde ele quer chegar querendo dar voz a essas pessoas? A resposta é: Ele acredita que para minimizar ou impedir o crescimento desses tipos de pensamentos/ideologias na sociedade, é mais eficiente (2) do que (1). 1- Considerar crime expressar falas/expressões racistas, nazistas, etc… ou seja, o Estado criminaliza e pune. Entretanto, essas pessoas sempre existirão e vão “sobreviver” nas trevas numa bolha social sempre fechada ao debate (que pode ser um perigo em potencial). 2- Permitir que estas pessoas se exponham publicamente, falem as merdas que pensam (sem uma Lei que as impeça) e que a própria sociedade, através do diálogo, do debate, da discussão de ideias, façam essas pessoas chegarem a conclusão que estão erradas. O próprio cancelamento do Monark já mostrou que (2) poderia não funcionar muito bem, pois percebe-se que num cancelamento, ocorrem mais ameaças e mais afirmações do que de perguntas e questionamentos… Agora uma coisa é como solucionar o problema, outra coisa, são as consequências de (2), ou seja… o quão doloroso seria para uma pessoa que já sofreu devido ao resultado catastrófico de alguma destas ideologias, ter que ouvir alguém defendendo esse tipo de coisa. Isso realmente é cruel, e de fato faltou um pouco de empatia do Monark antes de soltar a frase que deu início a tudo isso. Mas pra fechar, eu concordo com o que o Pondé falou… O Monark é um amante da liberdade que não sabe se expressar corretamente e ainda assim costuma abordar assuntos delicados… Mas enfim…só acho triste ver o FLOW, um podcast que sempre propagou ideias contra o preconceito, contra a ignorância, contra o machismo, contra o fanatismo, etc… ter agora uma imagem associada ao Nazismo/Totalitarismo... que é algo completamente oposto à ideologia Libertária
Resumindo, a conta não bate quando você da voz a intolerantes gera por definição a morte da liberdade, o monark libertário com sua ideia otópica ignorante e só mais um Zé ruela negacionista.
Dar liberdade aos intolerantes não resultará em necessária destruição da liberdade, por exemplo, nos EUA o nazismo é legalizado e existe um partido com esse viés, mas ele nunca teve apoio para chegar ao poder e a liberdade continua. Essas expressões intolerantes podem sufocar a liberdade, se crescerem, mas aí é que está; se crescerem. Daí que nós podemos usar métodos não coercitivos para sufocá-las, não precisamos prender, bater, matar ou multar as pessoas que propagam essa ideia; É nessas horas que devemos usar o cancelamento, a exclusão social, o banimento nas redes sociais, a militância contrária e o desrespeito intenso pelas pessoas que a propagam. Claro, eu sou a favor de todos terem liberdade de opinar qualquer coisa, porém não concordo com a criação de partidos como esses, o Estado deve ter mecanismos internos para impedir o crescimento dessas ideologias dentro dele, incluindo a proibição da criação de partidos como esses.
Monark era pra esta fumando maconha dele e jogando bola com os moleques da idade dele, não falando temas que exige uma preparação intelectual muito grande em rede nacional! Qualquer mídia séria não colocaria caras como Monark para falar de temas assim! Cancelamento sempre existiu, só está mais moderno!
Moleque??!! Jogando bola com os amigos? Ele não tem doze anos. Tem mais de 30. Era sócio de um podcast com mais de 2 milhões de inscritos. Deveria ter mais responsabilidade.
Talvez o Monark não tenha nem noção exata do que está falando, sabe? Está cheio de gente querendo coisas que não fazem ideia do que realmente são! Sabe aquele pessoal que gosta de lacrar? Então...
Monark falou no inicio do video se a extrema Esquerda (Comunismo) tem espaço a extrema direita deveria ter o mesmo espaço e após isso defende um partido nazista. O monark apenas não soube formular a questão. O nazismo é criminalizado na Ucrânia e Polônia usar símbolos comunista(foice e martelo) equivale a usar a suástica. O comunismo matou quase 90 milhões de pessoas. O nazismo visa eliminar o estrangeiro já o comunismo visa desapropriar uma classe que é a burguesia e quem não concordar é paredão. O comunismo rouba uma classe que é a burguesia. Um produtor rural é obrigado a dar sua produção toda para o estado e depois recebe o necessário para a sobrevivência do estado se o produtor protestar contra o sistema é fuzilado Esta é a ditadura do proletariado de marx para chegar ao comunismo para realizar a ditadura do proletariado de marx só um sistema fortemente militar e com paredão para eliminar quem é contra o sistema. Se a democracia não tolera os intolerantes como os nazista não deveria tolerar os intolerantes comunistas que querem destruir a democracia e a liberdade e os direitos
@@paulofurtado7548 Oie! Então, Paulo, eu pensei mais no sentido de que talvez, e ênfase aqui no "talvez", ele não tenha muito conhecimento histórico (e quem vos fala é uma pessoa que também não conhece com profundidade, mas a minha opinião não vai à público) e, no ímpeto da vontade de falar o que pensa, não sei, jogou meleca no ventilador, entendeu? Complicado. Mas obrigada pelo seu texto, sério, pois é pra mim uma oportunidade de mais um aprendizado. Um forte abraço!! 😘😘
DJ nunca foi amigo do Monark, nao q eu saiba, DJ é tipica pessoa que gosta de fazer panelinha e fica dando chilique quando alguem da sua panelinha fala com outras pessoas
Tudo é contextual? Eu posso abrir mão de minha honestidade e aceitar propina dependendo do contexto? Com relação ao Monark, como podem defender um cara que está SEMPRE bêbado e sob efeito de maconha durante o momento em que transmite informação ao público. Esta postura dele desrespeita o CLIENTE da empresa dele e, por isso, como acontece com toda e qualquer empresa, o cliente vai embora quando se sente mal tratado. Já vi empresas falirem depois de atos como este. Cancelamento sempre existiu, mas na atualidade tem maior repercussão devido à capilaridade das redes sociais.
Fica fácil entender porque o mundo está como está. Existem pessoas que se sentem à vontade em abrir mão da retidão de atitudes ou da prática da honestidade para praticar atos de corrupção ou qualquer outro ato que possa trazer consequências graves para outras pessoas somente porque ela entende que ser livre é o mesmo que fazer o que bem entende de acordo com os seus interesses pessoais, mesmo que suas atitudes prejudiquem seus semelhantes. Depois querem reclamar dos políticos e administradores públicos corruptos. Sigamos adiante neste mundo...
@@gabriel1468 o que me decepcionou foi defante, balela, e Lucas inutilismo.. todos eles ligados a marca guaraná. Só mandaram excluir e foda se.. não acho q foi autêntico, devem ter sido pressionados. Mas ngm vai admitir isso
Esses jovens de hoje?🤷 Ele teria que pensar antes de abrir a boca, ou seja, é uma pessoa pública com muitas pessoas que o seguem, porém discutiu e aliviou um assunto que o mundo repudia.
Parabéns ao Pondé pelas palavras em relação ao Monark ao Igor e ao Flow claro, mas principalmente em relação à Tabata, colocou com fidelidade o que aconteceu, muito respeito por esse "cara"! 👏🏾👏🏾👏🏾
Enquanto o comunismo não for criminalizado, não levo a sério os pseudo justiceiros sociais. Enquanto nego andar de boa com camisa do Che e comemorar ditadura cubana livremente nas redes sociais. Pura hipocrisia.
Mano Monark somente expôs algo bem radical sobre liberdade de expressão, onde deveria se ter um consenso de dizer; "Não, monark, tal coisa não é bem assim" ai sim explicar o pq, pq as vezes falamos alguma coisa achando que é o certo vem alguém e nos corrige.
7:00 Velho decrepito vs louco, essa comparação foi boa. Eu sempre achei a politica americana igual à da minha cidadezinha de interior, onde as pessoas mais votam contra do que a favor. P. S.: Rimou mas não foi a intenção.
Finalmente alguem sensato que descreveu muito bem sobre a Tabata Amaral, eu fiquei impressionada com essa "menina" diante da insistencia burra do Monark em defender liberdade de expressao.
Olha a diferença de uma pessoa sábia 👏🙏 pra um SER q é ser humano e agi c requintes de ódio 😒Monark falou besteiras SIM , era óbvio q uma hora ou OUTRA as drogas, o alcoolismo o levaria a queda.
Se vc tem um megafone, vc tem grandes responsabilidades. Isso foi avisado várias vezes em diferentes episódios (inclusive nesse). Se vc acha q não tem tanto conhecimento assim e tem um canal com grande público, o mínimo q vc pode fazer é buscar informação. De gente tola com um megafone na mão já estamos fartos.
Não acho que ele teria coragem de fazer qualquer coisa pra machucar fisicamente alguém, mas ele é um ignorante e isso não pode negar. Ele conversou com VÁRIAS pessoas que tentaram abrir os olhos dele, mas ele preferiu ficar na ignorância e depois vem com "eu não sabia, me ensinem" MUITAS pessoas ensinaram várias coisas, mas ele não quis absorver.
O Monark não fez "uma cagada". Ele apenas demonstrou uma posição firme quanto ao livre discurso. A mesma posição do Noam Chomsky, que é o intelectual mais influente da esquerda dos últimos 30 anos! A posição é que o Estado não deve arbitrar sobre ideias, e apenas sobre ações-e a única forma pela qual defendemos o nosso direito ao livre discurso é justamente defendendo este direito ao discurso que nós odiamos! Em 1978, os próprios judeus defenderam a neo-Nazistas o direito de protestarem, pois entendiam que o Estado não deve interferir nesse direito, pois as classes mais oprimidas é que seriam as mais prejudicadas, caso dermos ao Estado este poder. Eles não admitiam isso de forma alguma! Deixar um Nazista falar é um alto preço, mas é por uma causa de valor muito maior, imensurável. Quanto mais o Estado atropela liberdades individuais, mas nos tornamos semelhantes a uma ditadura de fato. Acho que o Pondé e vários outros estão colocando a verdadeira questão do livre discurso, que é mais profunda e paradoxal, embaixo dos panos e apelando para um relativismo preguiçoso pra se saírem de "equilibrados" perante essa tropa do cancelamento que quer que a gente se dobre perante eles. Queria ver um intelectual com coragem de realmente discutir este ponto com o devido mérito, e ensinar ao público que o buraco é mais embaixo. Mas parece que não existe tal indivíduo no Brasil! Todo mundo só quer sair de zé bunitinho.
a cagada de fato foi falar pulando direto para um partido nazista e a forma que falou. Agora ele questionar uma lei como de proibição de ideologias é totalmente questionável.
Todos sabem que o monark não é preconceituoso, e muito menos nazista. Acontece que ali ele não soube relacionar o conceito de "Liberdade de expressão", por não dominar muito o assunto, com a sua opinião a respeito do tema. Liberdade total em meio à sociedade não existe, simplismwnte impossível incansável. Tanto é que ele acabou falando esses absurdos inacreditáveis. Enfim, espero que o flow tome atitude adequada, e quanto ao monark, que compreenda o que disse e tente evoluir, não apenas como um profissional melhor, mais uma pessoa melhor.
Cada vez mais admiro o Pondé. Poderia ter surfado na onda onde uns e outros surfaram que sabem que o Monark não é nazista (mesmo porque nazista e maconheiro não dá, kkkk) e mesmo assim pediram para tirar o video do Flow para ficar de bem com a "galera do bem". Pondé, mesmo sendo judeu, não caiu nesse populismo fácil. Shalom Pondé.
Efetivamente não há nenhum bem da vida que seja absoluto, inclusive a liberdade de expressão de destruir inexoravelmente a vida de uma pessoa por um erro crasso de avaliação de sua liberdade. O caso só demonstrou a vilanice de muitas pessoas em aproveitar a derrocada de outros em proveito próprio. Muitos oportunistas foram mais escrotos que o próprio vacilo do Monark. Espero sim que ele pondere e se recupere como comunicador.
Boa tarde, sensato o comentário... Monark falou besteira, besteira mesmo...deve ser cancelado...sair do programa? Acho que não...acho que ele teria que estudar .. história...e continuar com o Flow.... Monark fez besteira...e já pagou por isso
Pondé mostrou uma lealdade, um senso de justiça, sabedoria e maturidade extraordinária.
De fato
Com grande destaque na parte da lealdade, já que até mesmo amigos do Monark bateram nele pra não serem associados
@Fabricio Costa temos q refletir a realidade que, por si tratar de conteúdo para entretenimento a massa são de homens comuns. + Empatia quando se refere aos seres simples.
Coisa que faltou ao Benja e outros que pediram para tirar seus videos e ainda pisaram nos caras.
Só nazistas defendem nazismo, o resto é balela e passada de pano
Vou resumir: o monark quis levar o conceito de liberdade ao extremo, isso é impossível.
Tudo em excesso faz mal. A 'liberdade' se conquista com consequências, sendo elas positivas ou negativas.
@@rickboladown Nem é questão de excesso, é questão de que não existe liberdade completa numa vida em sociedade, não tem como, simplesmente não existe essa possibilidade. Ponto. PQ o Monark nunca apresentou o Flow peladão, por exemplo? Pq ele respeitava horários e assinava contratos? Pq ele não molestava uma pessoa que ele achasse atraente durante a entrevista? Enfim, ele mesmo também respeita limites básicos de uma vida em sociedade, não vive essa "liberdade ao extremo", ninguém vive ela, quem vive tá na cadeia, pois 100% de liberdade é crime, a liberdade de um acaba onde começa a do outro, e é aí que entram as leis, pra definir até onde sua liberdade pode ir sem afetar a de outro cidadão. A pessoa que mata, estupra, rouba da outra, quebra contratos, etc, ela simplesmente tá exercendo a liberdade dela ao extremo ("fazendo o que bem entende"), passando por cima de outras pessoas.
E nazismo é crime tal e qual estupro, roubo, assassinato, etc, até pq o nazismo legalizava assassinatos, violência, estupros, etc, em função de uma raça que se achava superior (ariana), e defender a criação de um partido nazista é a mesma coisa que defender a criação de um partido dos estupradores ou um partido do PCC, por exemplo. Todos são criminosos. Então, aquilo ali do Monark foi pura ignorância, ele não soube separar nazismo de crime. Ignorância seguida de um discurso de liberdade total que ele mesmo sabe que não existe e ele mesmo respeita os limites no dia-a-dia sem perceber ao andar de roupas, ao cumprir contratos, horários, ao não molestar sexualmente pessoas nas ruas, ao não roubar, etc.
Se vc tiver conta no Twitter, procura o Luis Fernando Veríssimo (escritor) lá, ele fez um post bem interessante a esse respeito. Não existe liberdade completa, nem de longe, mesmo que a gente pense que exista.
A liberdade do Monark só funciona se deixar ele sozinho numa ilha sem jurisdição de nenhum país. Dai ele volta para o começo da vida humana e assim construindo sua liberdade de forma livre, porque em sociedade isso não existe.
@Filmorama Aí é que está, cara. O comunismo em si possui uma ideologia. E, dado esses crimes de que você e a sua trupe tanto falam, qual seria a diferença entre ele e o Nazismo? O NAZISMO SIMPLESMENTE É UMA SUPREMACIA, simples assim. Mesmo que você venha com esse papo de que o comunismo também cometeu crimes, eu te pergunto: QUE PAÍS NÃO COMETEU CRIMES, EM PROL DE SUA BENDITA IDEOLOGIA? EUA MANDOU ABRAÇO PRA VOCÊ :)
@Filmorama Vc mudou completamente de assunto só pra discutir política e fazer discurso contra o comunismo, viajou na maionese, o debate é a respeito do que é o conceito de liberdade e até onde ele é exercido, independente de comunismo, capitalismo, etc, em todos eles existem as leis que definem que as pessoas vão ter que andar de roupas na rua, não podem estuprar, não podem roubar, etc.
Cara, não vem desfilar ódio político pra cima de mim, que não tô aqui pra isso. Vai lá pro Twitter e sua trupe de bozminions, ou MBL minions, ou seja qual for o seu caminho de gado.
O único, Único sujeito(exceto Igor e Gian) que abordou o ocorrido de maneira digna.
O restante deixou ele, Monark, sozinho na fogueira... Usaram o caso de vitrine, de alavanca, de meios para parecer bem...
Procura entao o podcast do Arthur Petry, saco cheio. Ele fala sobre no epsd 143. Petry é Host dos Estudios Flow
Reinaldo Azevedo falou o mesmo que Pondé
Vou olhar esses distintos Srs..
Vê o vídeo do poladoful ou Ciro gomes
Newman e Petry tbm foram bem honestos
Muito legal ouvir o Pondé, sempre bem sensato e brilhante.
O Monark é aquele tipo de pessoa super gente fina mas que vacila de vez em quando kkkkk
VERDADE
A maioria das pessoas gente fina então 😂❤️
Monark foi extremamente infeliz nas suas falas.
@@tarotcomt2246 Ignorante, acho que seria mais adequado que infeliz. Não entende os conceitos e limites das próprias idéias...
th-cam.com/video/LQLuq6p7Nc4/w-d-xo.html&ab_channel=Comunica%C3%A7%C3%A3oNoturta
De tantas reflexões essa última semana, o que é difícil de acreditar é como que um homem conseguiu unir e levantar uma nação através de uma ideologia de ódio. E essa última reflexão sobre o filme A Onda me esclareceu um pouco sobre essa parte da história. Muito obrigado Pondé
Aí está um homem consciente , inteligente , perpizcas , esse é o cara , falou tudo ...
Sábio
Monark foi muito infeliz em suas palavras, queria defender a liberdade de expressão mais usou um exemplo extremamente delicado...
É exatamente isso...
Não foi um exemplo “extremamente delicado”, foi um ótimo exemplo!
E foi um ótimo exemplo pq explica exatamente o porque do conceito de “Liberdade de expressão”, na forma ali colocada, é errado, é deturpado.
@@marianavalpasso366 esse viés e perturbador,,,liberdade de expressão,,,sem equilíbrio
Pondé sempre Sábio com as colocações.
E acrescento: A grande maioria que fuzilou o Monark só queria além da fofoca se escorar na onda e buscar se promover em cima, cinicos...
Detalhe: eu nem gosto do Monark, mas a verdade nāo pode ser ignorada só pq tem uma galera bolada com o cara.
Pondé , Parabéns pela explicação sem buscar certo e errado pondo o seu Ponto de Vista como o UNICO !!!
É bom ouvir o ponto de vista de alguém como o Pondé, um puta cara inteligente.
Parabéns vocês estão brilhante, vocês nos ajuda a pensar com mais clareza e também amei ,a forma com falarão do Monarca com justiça, pois eu estava com dó do emocional dele estaria
Podcast do Solari é um exemplo de podcast a ser seguido!
Tudo isso que aconteceu foi muito bom para que os formadores de opinião tenham mais cuidado com o que falam ,pois falam para muitos.
th-cam.com/video/LQLuq6p7Nc4/w-d-xo.html&ab_channel=Comunica%C3%A7%C3%A3oNoturta
E entregar a Internet pra lacração?
@@mateus2685 sai daí doentão kkkkkk
Influencers ancaps nosense
@@mateus2685 Você defende o posicionamento do Monark?
Como disse no canal do Pondé, não assisti o vídeo, o pouco que vi do canal dele foi aqui no Saber Filosófico, mas esse rapaz não tinha preparo e conteúdo para debater temas que discutia no canal. Fez colocações infelizes e não mediu as palavras . Defender a liberdade de expressão para simpatizantes nazistas não é razoável, não é sensato, não caberia se ele tivesse conhecimento histórico do que foi o Nazismo e tantos outros assuntos. Se ele se dispôs a expor o que pensa nas mídias sociais deve ter consciência do que fala e a potencial capacidade de repercussão do que foi dito. Mas concordo com o professor, daqui a pouco, virá outro " escândalo" e isso será esquecido, como sempre acontece aqui no Brasil.
Ele quis dizer que num espectro político que já tem partidos de “extrema esquerda”, tbm deveria ter os de “extrema direito” como teoricamente o nazismo é
@@Matheuszzo , não acredito em extremismos, ninguém em sã consciência deveria apoiar isto. E o que eu acho pior , é a falta de embasamento dele pra discutir essas questões. E não é por ele ser jovem, não ter uma formação superior, que nem sei se tem, de dizerem que usa drogas ou bebida . Isso não é problema meu e de ninguém na verdade, só diz respeito a ele mesmo. É que ele não tem preparo pra discutir isso e pelo que sei , seu canal é assistido por um público predominantemente de jovens ,e jovens , não generalizando, são muito influenciáveis, daí ele deveria se ater ao que domina ou procurar conhecer melhor os temas. Não sou a favor de cancelamentos, boicotes ao rapaz, mas ele foi infeliz e espero que isso o faça refletir e seja um aprendizado pra vida. Aprofunde seus conhecimentos pelo menos.
Fiquei surpresa quando soube que o Monark tinha 31 anos: moleton canguru, descabelado, excesso de gíria, palavrões, declarações descompromissadas, cara de nenê... Pensava que ele fosse menor de idade
@@stellacarrion9218 o jeito de vestir , de se comportar, de falar, diz muito sobre nós, não é mesmo! Eu daria a ele uns 21 anos por esses aspectos, mas como disse, o vi e assisti somente por aqui e acho que somos muito mais do que a aparência exterior, isso nem deveria importar na verdade. Gostaria que ele tivesse nova oportunidade, ele tem seu público, as pessoas podem repensar , mudar e evoluir, e o público dele pode evoluir junto com ele, se ele souber aproveitar esse momento infeliz e colher frutos bons disso. Sou contra essa onda cíclica de cancelamento das pessoas que não dizem o que nós queremos ouvir. Discordo dele, mas nem por isso quero que ele perca seu emprego, só deveria conhecer mais sobre o que fala.
th-cam.com/video/bJ2YkTxwCc8/w-d-xo.html já que você quer alguém formação toma aqui, um judeu com muita formação defendendo a liberdade de expressão irrestrita, ou seja, a mesma ideia do Monark.
Maravilhosa a forma de abordagem da pergunta e, melhor ainda dá resposta. Muita dignidade sem ferir ninguém... Falta muito esclarecimento para todos nós que acompanhamos outras Polds da vida!!
Ponde é o maior filósofo de nosso tempo aqui no Brasil, sinto orgulho em saber que ele é brasileiro. 🦉🦉🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
What? Kkkkkkkkkk... Cite alguma filosofia dele, por gentileza. Onde ele agrega dentro da filosofia mundial?
@@fabiogarcia1431 mundial não amigo só nacional 🇧🇷🇧🇷
@@andreviniciusdasilva7453 kkkkk... Cite a filosofia dele. Se não for capaz disso, não diga que ele "é o maior filósofo de nosso tempo aqui no Brasil", pq nem no Brasil, que o nível é baixíssimo, temos algo decente. De maior, talvez ele só tenha a barba.
@@fabiogarcia1431 deixa o patriota minion sonhar poxa kkkkkkk
Filósofo?? Não ! É muito culto e um bom comentarista do mundo moderno. Mas está a anos-luz de ser um filósofo.
“O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade” Umberto Eco
Todo mundo é idiota. O que difere que é hoje em dia aquela idiotice que você falava na roda entre amigos está ao vivo ou gravado na internet.
Exatamente.
A posição do monark não difere muito de uma proposta de legalidade neo-kantiana em pragma e pratica.
O que ele falou não tratava do valor, mérito ou resultados do Nazismo e sim sobre o papel e produtos da verdade e da ocultação institucionalizada da verdade em sociedade. Assim como do direito a livre associação.
Ele não caiu nem na tipificação criminal de apologia, nem fez ou faz apologia seja de forma explícita ou velada.
O povo, canceladores e "autoridades" estão se achando muito iluminados, confundindo instrumentalidade, terminalidade e acidente moral, enquanto imputam um crime que não foi praticado ou atentado ao Monark, que simplesmente acredita em liberdade de expressão e de associação independente da utilização maléfica destas por quem quer que seja.
Kant Abordando a democracia direta:
"(…)democracy is, properly speaking, necessarily a despotism, because it establishes an executive power in which "all" decide for or even against one who does not agree; that is, "all", who are not quite all, decide, and this is a contradiction of the general will with itself and with freedom."
--
Kant em instrumentalidade e terminalidade de se falar a verdade: “So act that you treat humanity, whether in your own person or in the person of any other, always at the same time as an end, never merely as a means” (GMS 429)
--
O problema é a tal "liberdade de expressão". Se ele tivesse usado outro termo não teria toda essa repercussão.
@@diogenesocinico9728 Não estou colocando nada. O conhecimento ou não do monark de teoria não muda o teor do argumento e o fato que outros já o fizeram antes.
Por isso achava que não só o racismo contra negros deveria ser discutido nas escolas,; nazismo, fascismo, xenofobia, homofobia..também. Ao contrário do que governo discorda.
Não acha mais?
@@douglas29x troque achava por acho
@@patriciarosental2172 o governo discorda ? Me mostra isso pq eu nao vi ainda
@@MICHEL_ALVES_NMD o atual governo acha bobagem discutir nas faculdades sobre ideologia de gênero, racismo é bobagem ( vide um dos seus ministros ou secretário...), sobre homofobia etc... "zelam" pelos bons costumes.
@@patriciarosental2172 Errado o governo é contra a doutrinação ideológica em escolas e universidades, os temas não são discutidos e faculdade e sim empurrados goela a baixo.
Monark é verdadeiro bambu. Se entende alto, mas bem oco por dentro.
As redes sociais expressam, atualmente, as abordagens toscas de muitos geradores de podcasts.
Ah, claro. É vc, uma pessoa que é contrária a liberdade de expressão, o canalizador de todo o conteúdo bom existente no mundo kkkk
@@lucascoelho2078 exatamente kkkkk
Chora mais
A posição do monark não difere muito de uma proposta de legalidade neo-kantiana em pragma e pratica.
O que ele falou não tratava do valor, mérito ou resultados do Nazismo e sim sobre o papel e produtos da verdade e da ocultação institucionalizada da verdade em sociedade. Assim como do direito a livre associação.
Ele não caiu nem na tipificação criminal de apologia, nem fez ou faz apologia seja de forma explícita ou velada.
O povo, canceladores e "autoridades" estão se achando muito iluminados, confundindo instrumentalidade, terminalidade e acidente moral, enquanto imputam um crime que não foi praticado ou atentado ao Monark, que simplesmente acredita em liberdade de expressão e de associação independente da utilização maléfica destas por quem quer que seja.
Kant Abordando a democracia direta:
"(…)democracy is, properly speaking, necessarily a despotism, because it establishes an executive power in which "all" decide for or even against one who does not agree; that is, "all", who are not quite all, decide, and this is a contradiction of the general will with itself and with freedom."
--
Kant em instrumentalidade e terminalidade de se falar a verdade: “So act that you treat humanity, whether in your own person or in the person of any other, always at the same time as an end, never merely as a means” (GMS 429)
--
Ele é um profissional do entretenimento amigo. Pessoas "famosas e vazias" assim já existem desde 1930. Se a gente for chorar pitangas pra cada Juliette e Anitta que existem... (Nada contra o Monark, aliás acho ele super carismático)
Pondé é uma mente muito evoluida, deve sofrer nesse mundo que a gente vive.... Melhor "pensador"/ analista que temos, disseca a realidade de uma forma muito simples e inteligente, qualquer pessoa entende oq ele diz
Eu concordo com seu comentário.. sei bem como deve ser difícil pra ele lidar com o nível que nossa sociedade ainda se encontra
Mais ou menos, ele tende ter boas análises e colocações, mas obviamente não é perfeito e tende a ser infeliz em algumas coisas que diz, quanto ao veganismo por exemplo.
O maior problema está no pessoal pós -graduado em redes sociais especializados em conhecimentos gerais (mesmo sem saber) e seus seguidores (a ênfase maior fica nos seguidores).
E com isso, tudo ganha força: patrocinadores e empresas vão na onda porque depende desses públicos. Além de, se está na moda tais temas,tudo é arriscado. Se expor nesse mundo virtual tem um risco enorme, pois a maioria das pessoas está doente - mesmo sem saber.
Pondé é foda, uma das únicas figuras públicas inteligentes e que não age de na fé
O Pondé é a pessoa mais racional que eu ja vi
Pondé é uma pessoa muito sensata.
Muito bem e claramente explicado 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pondé é foda cara, o jeito dele explicar o assunto é incrível.
O que dava raiva era do Monark querer pagar de intelectual sem conhecer sobre os assuntos
Mais uma vez concordo consigo, Pondé!!! O Monark é pura e simplesmente um sonhador que acredita na coexistência de tudo e todos nos infinitos:
- Universo e estupidez e humana!!!
"Hoje é segunda?" kkkkk pondé é demais
Parabéns Pondé. "Ter bondade é ter coragem".
"há tempos"
🎶 🎶
Sim, é isso... começa assim, sem noção.
Depois piora e entra pra história.
Monark teve a maturidade e sagacidade de uma criança num debate muito sério.
Assunto esquentado e requentado na mídia! Vamos pensar o Brasil, em como fazê-lo superar as amarras do subdesenvolvimento…
Concordo com você. Mas já tentou levar uma ideia de melhoria para a administração pública através dos poderes constituídos? Quase impossível, pois eles se blindam. Desta forma, penso que fazer o melhor onde estamos no momento é a solução, ao menos até conseguirmos eleger políticos que criem um canal verdadeiro onde as pessoas possam contribuir efetivamente com soluções para os problemas do Brasil.
Nazismo racismo etc...é subdesenvolvimento
Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não disse nada; eu não era um sindicalista. Quando eles buscaram os judeus, eu fiquei em silêncio; eu não era um judeu. Quando eles me vieram buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar." Martin Niemöller
@@hermogenesv achava que fosse de Brecht esse texto
@@hermogenesv 👏🏻👏🏻👏🏻
É o perigo da mega exposição que se vive atualmente... tudo é mega...
Mestre e sua sabedoria, hora logo sabemos que a sabedoria e uma dadiva
Exatamente isso esse poder da Liberdade.. que alguns se quer aplicar em tudo drogas pensamentos.. etc .. invocado em suas colocações.. imaturo...
Pondé nunca decepciona, penso muito igual a ele , o moço é jovem vai aprender com a vida , como todos nos aprendemos todos os dias ...
Adoro “o que as pessoas querem mesmo é fofocar “ 😂e meu Brasil brasileiro 😂
E somente isso, o resto é demagogia popular.
Obrigado!
Realmente não vejo o monark como racista, nazista ou sei lá. Mas eu acho mega perigoso uma pessoa inconsequente e que não demonstra nenhum remorso quando comete uma cagada, inclusive repetindo e se justificando, ter um programa daquele tamanho. Palavras tem poder, e ele, querendo ou não, forma opiniões. Acho que o melhor foi ele ser afastado mesmo.
Ele pediu desculpas cara várias vezes
@@AndreAndre-nu7uv com todo respeito, ele não pediu desculpas. Ao invés disso, justificou o que ele fez, o que é muito diferente. Quando ele aparece e fala que "disse pq tava bêbado", e depois que se "expressou errado, dando a entender coisas que ele não queria dizer de fato" ele não está pedindo desculpas.
Outra coisa, "desculpa" não é uma palavra mágica que te inibe das coisas. Você pode pedir desculpas, mas ainda sim terá que sofrer as consequências da merda que fez.
Do meu ponto de vista ele não se desculpou do que falou e, mesmo de tivesse, isso não tiraria o peso da desgraça que ele falou.
Não deve pedir desculpa mesmo, se ele acredita em uma liberdade ideológica e de pensamento sem restrições não tem o porque ele pedir desculpa. O que ele tem que pedir desculpa é a forma que ele falou.
Acho que ele deu sorte de ter só ter perdido patrocinador e ser vetado pelo TH-cam. A pena justa seria o cárcere...
@@M4t222_. realmente acho que se não se arrepender não tem que pedir desculpas.
O problema que eu vejo é que ele usa exemplos que relativizam bagulhos mega escrotos pra provar o ponto de "liberdade de expressão irrestrita". Ele fez isso com o bagulho do racismo e com o bagulho do nazismo.
Eu acho mega perigoso ter um cara que pode usar esse tipo de exemplo a qualquer momento, pq, querendo ou não, só o fato de isso ser dito por alguém tão influente já da liberdade pra arrombado tirar a asinha de fora, como fez o Adrilles.
Simplesmente acho que quem relativiza certas paradas, mesmo que seja em pró de um ponto de vista X, não deve ter voz, ou pelo menos não ser dono do maior podcast do Brasil.
No final das contas o Monark ajudou as pessoas se lembrar do nazismo e repudiar. obrigado monarkn nao condenem o monark ele não é nazista.
Não será condenado pois não fez apologia ao nazismo e sim à liberdade de expressão.
7:59 no fim é isso, uma pauta para fofoca. Tantos absurdos e tragédias e roubos e chacinas, mas é o Monark o maior vilão do Brasil.
Pior pra ele.
Mas como foi o Rafinha Bastos, isso passa. E talvez ele até volte pro Flow. Vai saber o futuro...
Professor Pondé falou tudo... Hoje tudo é muito amplificado, por causa das redes sociais e outras mídias, não tirando a importância do tema, claro... Mas que a maior parte só quer a "fofoca" está certo... O Monark vacilou, foi fritado mas, daqui a pouco passa, como tudo nos tempos atuais... Só espero que a única coisa que não passe, seja a nossa consciência sobre esse tema... O nazismo é uma aberração !
O problema do Monark é que ele não sabe a diferença entre libertarianismo e anarquia.
Concordo. mas o cara tem um coração bom. Monark é amigo que ajuda as pessoas, tem um bom coração.
Excelente análise do Pondé.
Até agora a melhor explicação do caso Monark. Concordo que ele não é nazista e sim apenas um liberal alucinado.
Professor hoc também explanou uma ideia bem parecida
Como saber o que se passa na mente de alguém, se não for pelo que ele diz ? Todo mundo pode ser legal, até um bandido contumaz pode ser legal, desde que ele não te machuque, é assim ?
O problema é o quão pouco precisa pra mudar de um pra outro
Na verdade temos q lembrar pra nao fazer de novo. História é sempre bom. A melhor matéria q existe. Pq são fatos!
O ego é solúvel no álcool, no baseado... A pessoa mostra o que realmente é!
Aqui que acho que está o ponto: O Monark falou “as pessoas deveriam ter o direito de odiar judeus” ou “as pessoas deveriam ter o direito de ter pensamento racista”... Qual é a finalidade de ele ter falado isso? Porque ele sempre fala essas coisas? É óbvio que ele acha repugnante pessoas com esses pensamentos (não só ele, 99.99% também acha isso), mas onde ele quer chegar querendo dar voz a essas pessoas?
A resposta é: Ele acredita que para minimizar ou impedir o crescimento desses tipos de pensamentos/ideologias na sociedade, é mais eficiente (2) do que (1).
1- Considerar crime expressar falas/expressões racistas, nazistas, etc… ou seja, o Estado criminaliza e pune. Entretanto, essas pessoas sempre existirão e vão “sobreviver” nas trevas numa bolha social sempre fechada ao debate (que pode ser um perigo em potencial).
2- Permitir que estas pessoas se exponham publicamente, falem as merdas que pensam (sem uma Lei que as impeça) e que a própria sociedade, através do diálogo, do debate, da discussão de ideias, façam essas pessoas chegarem a conclusão que estão erradas.
O próprio cancelamento do Monark já mostrou que (2) poderia não funcionar muito bem, pois percebe-se que num cancelamento, ocorrem mais ameaças e mais afirmações do que de perguntas e questionamentos…
Agora uma coisa é como solucionar o problema, outra coisa, são as consequências de (2), ou seja… o quão doloroso seria para uma pessoa que já sofreu devido ao resultado catastrófico de alguma destas ideologias, ter que ouvir alguém defendendo esse tipo de coisa. Isso realmente é cruel, e de fato faltou um pouco de empatia do Monark antes de soltar a frase que deu início a tudo isso.
Mas pra fechar, eu concordo com o que o Pondé falou… O Monark é um amante da liberdade que não sabe se expressar corretamente e ainda assim costuma abordar assuntos delicados… Mas enfim…só acho triste ver o FLOW, um podcast que sempre propagou ideias contra o preconceito, contra a ignorância, contra o machismo, contra o fanatismo, etc… ter agora uma imagem associada ao Nazismo/Totalitarismo... que é algo completamente oposto à ideologia Libertária
Muito bom seu comentário.
Assino embaixo.
Resumindo, a conta não bate quando você da voz a intolerantes gera por definição a morte da liberdade, o monark libertário com sua ideia otópica ignorante e só mais um Zé ruela negacionista.
Dar liberdade aos intolerantes não resultará em necessária destruição da liberdade, por exemplo, nos EUA o nazismo é legalizado e existe um partido com esse viés, mas ele nunca teve apoio para chegar ao poder e a liberdade continua. Essas expressões intolerantes podem sufocar a liberdade, se crescerem, mas aí é que está; se crescerem. Daí que nós podemos usar métodos não coercitivos para sufocá-las, não precisamos prender, bater, matar ou multar as pessoas que propagam essa ideia; É nessas horas que devemos usar o cancelamento, a exclusão social, o banimento nas redes sociais, a militância contrária e o desrespeito intenso pelas pessoas que a propagam.
Claro, eu sou a favor de todos terem liberdade de opinar qualquer coisa, porém não concordo com a criação de partidos como esses, o Estado deve ter mecanismos internos para impedir o crescimento dessas ideologias dentro dele, incluindo a proibição da criação de partidos como esses.
Monark era pra esta fumando maconha dele e jogando bola com os moleques da idade dele, não falando temas que exige uma preparação intelectual muito grande em rede nacional! Qualquer mídia séria não colocaria caras como Monark para falar de temas assim! Cancelamento sempre existiu, só está mais moderno!
@Jeffrey Son, é moleque só nas atitudes, parece que ele parou no tempo e ficou com a mentalidade de um adolescente "rebelde"
Moleque??!! Jogando bola com os amigos? Ele não tem doze anos. Tem mais de 30. Era sócio de um podcast com mais de 2 milhões de inscritos. Deveria ter mais responsabilidade.
Talvez o Monark não tenha nem noção exata do que está falando, sabe? Está cheio de gente querendo coisas que não fazem ideia do que realmente são! Sabe aquele pessoal que gosta de lacrar? Então...
Monark falou no inicio do video se a extrema Esquerda (Comunismo) tem espaço a extrema direita deveria ter o mesmo espaço e após isso defende um partido nazista. O monark apenas não soube formular a questão. O nazismo é criminalizado na Ucrânia e Polônia usar símbolos comunista(foice e martelo) equivale a usar a suástica. O comunismo matou quase 90 milhões de pessoas. O nazismo visa eliminar o estrangeiro já o comunismo visa desapropriar uma classe que é a burguesia e quem não concordar é paredão. O comunismo rouba uma classe que é a burguesia. Um produtor rural é obrigado a dar sua produção toda para o estado e depois recebe o necessário para a sobrevivência do estado se o produtor protestar contra o sistema é fuzilado
Esta é a ditadura do proletariado de marx para chegar ao comunismo para realizar a ditadura do proletariado de marx só um sistema fortemente militar e com paredão para eliminar quem é contra o sistema. Se a democracia não tolera os intolerantes como os nazista não deveria tolerar os intolerantes comunistas que querem destruir a democracia e a liberdade e os direitos
@@paulofurtado7548 Oie! Então, Paulo, eu pensei mais no sentido de que talvez, e ênfase aqui no "talvez", ele não tenha muito conhecimento histórico (e quem vos fala é uma pessoa que também não conhece com profundidade, mas a minha opinião não vai à público) e, no ímpeto da vontade de falar o que pensa, não sei, jogou meleca no ventilador, entendeu? Complicado. Mas obrigada pelo seu texto, sério, pois é pra mim uma oportunidade de mais um aprendizado. Um forte abraço!! 😘😘
A prova do pudim esta em come-lo. Esses ancaps só gostam doq eles defendem pq n provaram.
Ivie Pizolli vc eh bem legal, boa noite
Tenho as notificações ativadas nesse canal mas não fui notificado desse vídeo.
Não esperava menos do Pondé... foi justo!
Pondé e um excelente professor
Adoro as palavras do Pondé
Pondé sempre sensacional nas suas colocações 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Brigado Pondé!
Falou o cara que faz vídeo chapadão!!!! Tá cada dia mais parecido com o Predador sem a máscara.
Show de bola!!!
Mostra esse vídeo pro Davy Jones pra ele aprender como se corrige e se fala quando um amigo vacila... Aulas
DJ nunca foi amigo do Monark, nao q eu saiba, DJ é tipica pessoa que gosta de fazer panelinha e fica dando chilique quando alguem da sua panelinha fala com outras pessoas
@@HerumorNumenorean foda isso
Boa explicação do ocorrido
Tudo é contextual? Eu posso abrir mão de minha honestidade e aceitar propina dependendo do contexto? Com relação ao Monark, como podem defender um cara que está SEMPRE bêbado e sob efeito de maconha durante o momento em que transmite informação ao público. Esta postura dele desrespeita o CLIENTE da empresa dele e, por isso, como acontece com toda e qualquer empresa, o cliente vai embora quando se sente mal tratado. Já vi empresas falirem depois de atos como este. Cancelamento sempre existiu, mas na atualidade tem maior repercussão devido à capilaridade das redes sociais.
Noffa, Sr da razão
Pode abrir sim, depende do que você quer para si no momento. Você é livre para escolher, pelo menos agora...
Ele não defendeu as atitudes do Monark, so falou que ele não é nazista.
Fica fácil entender porque o mundo está como está. Existem pessoas que se sentem à vontade em abrir mão da retidão de atitudes ou da prática da honestidade para praticar atos de corrupção ou qualquer outro ato que possa trazer consequências graves para outras pessoas somente porque ela entende que ser livre é o mesmo que fazer o que bem entende de acordo com os seus interesses pessoais, mesmo que suas atitudes prejudiquem seus semelhantes. Depois querem reclamar dos políticos e administradores públicos corruptos. Sigamos adiante neste mundo...
@@dennersilva450 AHAUAHAUAHAUAHUAHAAUHA. noffa, lacrou
Tábata não se saiu muito bem, não. O fato de ter pedido desculpas por tirar uma foto ao lado do Monark só mostra como ela é covarde.
Essas pessoas da internet "tiram seu sustento" de um público debiloide e militante, por isso eles lincharam o colega de classe.
Também acho kkkkkkk engraçado q a participação dela ainda tá no flow. Até parece q ela vai mandar excluir essa propaganda política gratuita.
@@gabriel1468 o que me decepcionou foi defante, balela, e Lucas inutilismo.. todos eles ligados a marca guaraná. Só mandaram excluir e foda se.. não acho q foi autêntico, devem ter sido pressionados. Mas ngm vai admitir isso
Por um momento questionei minha propria racionalidade. Muito obrigada Ponde.
Libertários Pondé, Liberais tem outra conotação, liberais são menos ao extremo.
Esses jovens de hoje?🤷 Ele teria que pensar antes de abrir a boca, ou seja, é uma pessoa pública com muitas pessoas que o seguem, porém discutiu e aliviou um assunto que o mundo repudia.
EXCELENTE!
Parabéns ao Pondé pelas palavras em relação ao Monark ao Igor e ao Flow claro, mas principalmente em relação à Tabata, colocou com fidelidade o que aconteceu, muito respeito por esse "cara"! 👏🏾👏🏾👏🏾
muito bom tudo que foi dito.
Cara, aumentem o volume na hora de editar está baixíssimo
Essa glamourização da USA já está a décadas como cultura aqui por nós brasileiros.
Enquanto o comunismo não for criminalizado, não levo a sério os pseudo justiceiros sociais. Enquanto nego andar de boa com camisa do Che e comemorar ditadura cubana livremente nas redes sociais. Pura hipocrisia.
Gosto muito do pondé.
Complicado comentar.
Pondé sempre sensato...
Mano Monark somente expôs algo bem radical sobre liberdade de expressão, onde deveria se ter um consenso de dizer; "Não, monark, tal coisa não é bem assim" ai sim explicar o pq, pq as vezes falamos alguma coisa achando que é o certo vem alguém e nos corrige.
Concordo plenamente com vc, Pondé.
caramba a voz desse cara é zika.
7:00 Velho decrepito vs louco, essa comparação foi boa. Eu sempre achei a politica americana igual à da minha cidadezinha de interior, onde as pessoas mais votam contra do que a favor.
P. S.: Rimou mas não foi a intenção.
Muito bom! Pondérado!
Finalmente alguem sensato que descreveu muito bem sobre a Tabata Amaral, eu fiquei impressionada com essa "menina" diante da insistencia burra do Monark em defender liberdade de expressao.
"Não posso deixar de não passar por esse assunto" , e passou pelo assunto 🤔
Que fala sensacional do Pondé
Pondé sempre sensato
Fácil julgar, cancelar, xingar uma pessoa, difícil é quem senta com ela e mostra a verdade
Pra isso existe o tal do CEO que deveria ter orientado ele antes que a coisa chegasse a esse ponto .
Olha a diferença de uma pessoa sábia 👏🙏 pra um SER q é ser humano e agi c requintes de ódio 😒Monark falou besteiras SIM , era óbvio q uma hora ou OUTRA as drogas, o alcoolismo o levaria a queda.
O MONARK falou besteira .. em escala diferente você tbm .. bom que ninguém está sozinho.
Se vc tem um megafone, vc tem grandes responsabilidades. Isso foi avisado várias vezes em diferentes episódios (inclusive nesse). Se vc acha q não tem tanto conhecimento assim e tem um canal com grande público, o mínimo q vc pode fazer é buscar informação. De gente tola com um megafone na mão já estamos fartos.
Você foi muito melhor que esse Pondé.
Não acho que ele teria coragem de fazer qualquer coisa pra machucar fisicamente alguém, mas ele é um ignorante e isso não pode negar. Ele conversou com VÁRIAS pessoas que tentaram abrir os olhos dele, mas ele preferiu ficar na ignorância e depois vem com "eu não sabia, me ensinem" MUITAS pessoas ensinaram várias coisas, mas ele não quis absorver.
Continua não sendo navista
O Monark não fez "uma cagada". Ele apenas demonstrou uma posição firme quanto ao livre discurso. A mesma posição do Noam Chomsky, que é o intelectual mais influente da esquerda dos últimos 30 anos! A posição é que o Estado não deve arbitrar sobre ideias, e apenas sobre ações-e a única forma pela qual defendemos o nosso direito ao livre discurso é justamente defendendo este direito ao discurso que nós odiamos!
Em 1978, os próprios judeus defenderam a neo-Nazistas o direito de protestarem, pois entendiam que o Estado não deve interferir nesse direito, pois as classes mais oprimidas é que seriam as mais prejudicadas, caso dermos ao Estado este poder. Eles não admitiam isso de forma alguma! Deixar um Nazista falar é um alto preço, mas é por uma causa de valor muito maior, imensurável. Quanto mais o Estado atropela liberdades individuais, mas nos tornamos semelhantes a uma ditadura de fato.
Acho que o Pondé e vários outros estão colocando a verdadeira questão do livre discurso, que é mais profunda e paradoxal, embaixo dos panos e apelando para um relativismo preguiçoso pra se saírem de "equilibrados" perante essa tropa do cancelamento que quer que a gente se dobre perante eles. Queria ver um intelectual com coragem de realmente discutir este ponto com o devido mérito, e ensinar ao público que o buraco é mais embaixo. Mas parece que não existe tal indivíduo no Brasil! Todo mundo só quer sair de zé bunitinho.
a cagada de fato foi falar pulando direto para um partido nazista e a forma que falou. Agora ele questionar uma lei como de proibição de ideologias é totalmente questionável.
Perfeito.
Todos sabem que o monark não é preconceituoso, e muito menos nazista. Acontece que ali ele não soube relacionar o conceito de "Liberdade de expressão", por não dominar muito o assunto, com a sua opinião a respeito do tema. Liberdade total em meio à sociedade não existe, simplismwnte impossível incansável. Tanto é que ele acabou falando esses absurdos inacreditáveis. Enfim, espero que o flow tome atitude adequada, e quanto ao monark, que compreenda o que disse e tente evoluir, não apenas como um profissional melhor, mais uma pessoa melhor.
Cada vez mais admiro o Pondé. Poderia ter surfado na onda onde uns e outros surfaram que sabem que o Monark não é nazista (mesmo porque nazista e maconheiro não dá, kkkk) e mesmo assim pediram para tirar o video do Flow para ficar de bem com a "galera do bem". Pondé, mesmo sendo judeu, não caiu nesse populismo fácil. Shalom Pondé.
Qual o podcast?
Pondé.. bom demais
Efetivamente não há nenhum bem da vida que seja absoluto, inclusive a liberdade de expressão de destruir inexoravelmente a vida de uma pessoa por um erro crasso de avaliação de sua liberdade. O caso só demonstrou a vilanice de muitas pessoas em aproveitar a derrocada de outros em proveito próprio. Muitos oportunistas foram mais escrotos que o próprio vacilo do Monark. Espero sim que ele pondere e se recupere como comunicador.
Virei fã do Pondé depois desse corte
Boa tarde, sensato o comentário... Monark falou besteira, besteira mesmo...deve ser cancelado...sair do programa? Acho que não...acho que ele teria que estudar .. história...e continuar com o Flow.... Monark fez besteira...e já pagou por isso
O CARA É UM SÁBIO, CONSEGUE EXPLICAR O INESPLICAVEL.
Inexplicável ? Oq vc não tinha entendido jovem ?
Inexplicável? lhe falta interpretação
O Monark e boboca precisa aprender que maconha é beber de mais e melhor em casa não em rede nacional #ficadica
Perfeito!