Cornélio Procópio PR Antigamente

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 ก.ย. 2024
  • No ano de 1938, uma comissão formada por moradores resolveu pleitear a emancipação política e a criação de um novo município. Faziam parte dessa comissão, entre outros, José Paiva, Oscar Dantas e Américo Ugolini, que, utilizando-se de um documento onde se colocavam os motivos para a criação do município, elaborado por Benjamin Sotto Maior, que era administrador da Cia. Barbosa, foram a Curitiba para pleitear audiência com o interventor (governador) do Estado naquela época, Manuel Ribas.
    Portando credenciais e cartas fornecidas pelas empresas Matarazzo, de São Paulo, que possuía uma fazenda (Santa Filomena) na região, e uma carta de apresentação pessoal, da própria filha de Manoel Ribas, a comissão foi recebida e expôs seus motivos e intenções.
    Desta maneira, o município de Cornélio Procópio foi criado pelo Decreto nº 6.212, de 18 de janeiro de 1938, mas a implantação ocorreu somente no dia 15 de fevereiro. Naquela mesma oportunidade, Manoel Ribas transferiu a sede da Comarca de Jataizinho para o novo município. Cornélio Procópio, de simples povoado, passou a sede de município e sede de comarca, tudo no mesmo dia.
    Após a emancipação do município, em 1947, foram criados os distritos de Congonhas, Leópolis e Sertaneja, todos anexos ao município de Cornélio Procópio. Quatro anos mais tarde, em 1951, os distritos de Leópolis e Sertaneja são desmembrados e passam a ter autonomia de município. Atualmente o município conta apenas com o distrito de Congonhas.
    Desde sua emancipação política Cornélio Procópio vem crescendo e se destacando no cenário regional, como o demonstra o fato de ser sede dos núcleos regionais de diversas secretarias estaduais, como a da Educação, da Agricultura, do Trabalho e da Saúde, bem como de serviços e agências estaduais e federais.

ความคิดเห็น • 1

  • @edsonluiswesolowski1522
    @edsonluiswesolowski1522 ปีที่แล้ว

    Eu queria muito ter notícias de uma grande amiga que a muito tempo nao sei mais nada dela , quando a conheci na década de 80 ,ela morava no jardim panorama e na década de 90 no Henrique Vitoreli, nome Alessandra AP. De Godoi.