03:01 - 03:25: Dói muito quando os outros fazem você sentir como se você tivesse fracassado como adulto ou humano só porque você não tem um relacionamento monogâmico heteronormativo, e vive dentro de um armário que mais parece um caixão às vezes.
Como sou aroace estrita, eu adoraria que falassem sobre esse tipo de relação, sinto atração queer platônica e quase ninguém sabe o que é e que existem relacionamentos fundamentados nesse amor mesmo que não romântico mas um amor também lindo e forte.
Super recomendo, penso que as relações sociais existem em um espectro bem diverso, que vai desde os relacionamentos monogâmicos românticos e sexuais tradicionais em um dos extremos do espectro, descendo em nível de compromissos com exclusividade romântica e sexual até as relações não-monogâmicas arromânticas e assexuais (também conhecidas popularmente como amizades) no outro extremo do espectro, enquanto os relacionamentos poliamorosos, relações quasiplatônicas, ficadas, amizades coloridas, amizades com benefícios, por exemplo, existiriam no meio deste espectro.
Como é bom ver um canal que não é especializado no tema tratar do assunto de maneira tão bem! Minutos Psíquicos nunca decepciona! (Sou não-mono há 10 anos e fico muito feliz de hoje em dia as coisas estarem sendo mais discutidas em diversas frentes)
Eu sou uma pessoa monogâmica. Se estou com alguém sinto desejo apenas por essa pessoa. Fiz terapia por muito tempo e ela afirmava que ninguém é monogâmico mesmo eu dizendo o contrário e isso me afetou muito, me fez questionar minhas próprias vontades (e ainda me chamou indiretamente de mentirosa né) Depois de algum tempo descobri que toda generalização é errada e que devemos desconfiar mesmo se a pessoa que afirma tem um diploma kkkkk
Ent, eu tbm sou monogâmica, é estranho que já me falaram que eu não iria resistir as tentações kkkk, nunca senti essas tais tentações as vezes me sinto anormal por não sentir vontade de ficar com desconhecidos ou ter desejo por qualquer pessoa.
Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro de relacionamentos. Entretanto, é muito importante lembrar que nem todo mundo consegue lidar com como os relacionamentos da vida social das pessoas que você ama influenciam a sua própria vida, seja você uma pessoa monoamorosa ou poliamorosa.
Que vídeo perfeito! Parabéns! É incrível como "a sociedade" prefere a hipocrisia da monogamia com traição e tem repulsa por casais que tem coragem de viver de acordo com a verdade nos seus acordos e comportamentos.
Realmente não entendo o porquê de, ainda em pleno século 21, o amor consentido alheio incomodar tantos indivíduos, mas problemas de verdade, como o ódio e o apocalipse socioambiental do século 22, incomodarem bem pouco, baita hipocrisia.
a "verdade nos seus acordos e comportamentos" muitas vezes termina em insatisfação, ciúmes, vergonha e arrependimento. Acho engraçado como assume q todos os relacionamentos monogamicos terminam com traição.
@@DenerWitt o comentário já começa sendo generalizado quando ela coloca que só "monogamia" existe traição. O relacionamento aberto é praticamente traição consentida e os parceiros acham normal, ainda mais se considera o tal de poliamor é praticamente relacionamento ménage ou harém. Um homem e duas mulheres, uma mulher e dois homens e entre outros exemplos. Por isso que há sociedade se torna mais patética graças há essas pessoas, acham que tudo é normal e não vê consequência, aí depois joga a sujeita para debaixo do tapete ou culpa como traição.
@@macielalexsandro3475 Vrrdade q é dificil ter traição quando traição é o seu relacionamento. Sem falar de tds relacionamentos poligamicos q acabam mal e as pessoas voltam pra monogamia.
amei o tema, que venham mais vídeos sobre este nicho. Poderia falar um pouco sobre o diferencial da terapia de acordo com a faixa etárias dos pacientes(em crianças, adolescents, adultos e idosos)?
Meu relacionamento com minha ex esposa era aberto (o primeiro e único namoro/relacionamento/casamento que eu e ela tivemos na vida, e não, não dos separamos por causa do relacionamento aberto). A gente começou em 2012, mas lá em 2015 nós conversamos sobre isso e ela entendeu a minha visão. Falávamos de como achávamos outras pessoas atraentes, como tal pessoa era sexualmente excitante, e nunca tivemos problema nenhum com ciúmes ou inseguranças. Sempre fomos totalmente abertos e verdadeiros na relação. O casamento acabou no final de 2020; agora chuta quantas pessoas eu ou ela nos relacionamos nesse tempo? Surpreendentemente, nenhuma ahahaha. Abrimos o relacionamento e nunca ficamos com ninguém. Ela até chegou a se sentir atraída por um cara do trabalho, porém nunca concretizou nada, mesmo eu falando que ela poderia ir em frente. Já eu, por minha vez, nunca me sentir tão atraído a outra pessoa a ponto de ir lá tentar algo com ela. Curioso isso tudo e corrobora com o ponto do vídeo sobre casais não monogâmicos serem mais responsáveis.
2 ปีที่แล้ว +9
Fiquei curioso em saber porque terminou. Muito bico, eu.
@, digamos apenas que mudar de país requereu demais de mim. Acabei por negligenciá-la afetivamente e isso levou ao esfriamento do sentimento que ela nutria de mim. É uma pena, de verdade, pois não foi por causa de alguma coisa feita, ou algo tangível... eu precisava dar o melhor de mim para garantir a imigração, não tinha ânimo para dar a ela como tinha no Brasil, vivia cansado ou preocupado. Isso cobrou de nós dois, infelizmente.
@@Mentecompartilhada7394, tu conhece mais meu relacionamento que eu mesmo, faz sentido. Se fui *EU* que propus a abertura do relacionamento, e levei uns bons meses convencendo ela da ideia, qual motivo ela teria para mentir caso quisesse ter algo com outra pessoa? Pra mentir precisa haver alguma motivação, não haveria nenhuma nesse caso, pois não faria diferença pra mim ela ficar com outra pessoa. Você não é muito brilhante, pelo visto.
@@Mentecompartilhada7394, aliás, sua citação ao que eu disse está errada. Eu falei quantas pessoas "EU ou ELA ficamos'. Como disse, você não parece muito brilhante.
Obrigada por esse vídeo! É tão importante abordar esse tema que carrega tantos tabus. Vivo um relacionamento aberto e foi a melhor decisão que tomamos. Obrigada, André!😘
*OIIE! Boa tarde.... Já cheguei dando like no vídeo! Nunca namorei.... Mas,se eu for namorar algum dia mesmo quero ter apenas um namorado, tbm pretendo ser fiel a ele, q ele tbm seja comigo....e tals!! Excelente semana, André e a todos tbm. Deus os abençoe a cada novo dia! Fiquem bemm* 💖💖
se preparem pra enxurrada de gente falando que "n dah certo (fonte:tireidoku)" porque vai ser fora da curva. anyhow, parabéns por fazerem esse trabalho de divulgação cientifica da psicologia de forma tão acessível (que é algo que tá em falta). só falta as pessoas levarem a área a sério
Pessoal do poliamor tbm é chato demais. Ficam arrumando diversas justificativas como se o poliamor resolvesse o problemas das pessoas no geral. E também gostam de dizer que "não serve pra nada" e "não é natural". São dois grupos que pensam diferente mas se comportam igual PS: sou monogâmica. Eu não tenho paciência pra arrumar mais de uma pessoa pra me relacionar. Tô tão focada nas minhas coisas que tbm não tô nem aí para o que os outros estão fazendo
@@8ejw2iw9sisi Olha lá, nem contesto que tenha gente do poliamor que enxergue a monogamia como uma chaga social, mas nenhum desses pontos foi levantado por ninguém aqui. Cuidado pra não cair em whataboutismo
Todo mundo é chato, quando eu falo que prefiro video-game, carros e outros bens materiais do que mulher, brota gente do bueiro para querer opinar sobre minha escolha e ainda vem com a velha pseudo-ofensa "incel" que não pode faltar, como se eu fosse obrigado á ter alguém do meu lado. Já tenho baixa auto-estima e psicológico f-ido por conta de coisas que passei quando era mais novo, não preciso de mais gente para me deixar para baixo
Acho importante mencionar que, às vezes, onde a monogamia parece disfuncional porque há traição, pode ocorrer na verdade satisfação de uma ou ambas as partes. Sim, há pessoas que sentem prazer em trair o parceiro e há pessoas que sentem prazer em serem traídas. E tal fantasia sexual parece ser comum. Se você propõe uma relação aberta ou não convencional a essas pessoas, a dinâmica se desmancha e você torna entediante ou inviabiliza a relação.
Acho curioso tbm, têm gente que gosta de trair ent quando abre o relacionamento a pessoa pode até não querer mais ninguém, pq o que demanda é a adrenalina de estar se arriscando e no relacionamento aberto não têm essa adrenalina de ser descoberto
Adorei o vídeo! Pena que nos últimos anos estou "zerogâmica" não consensual, hahaha, tá difícil fazer 1 pessoa topar relacionamento comigo, que dirá 2 ou mais...
Pois é, mesmo sendo uma pessoa panamorosa e ambiamorosa (desejo ser mais do que amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes, consensualmente, seja simultaneamente ou não), nunca tive uma relação séria e duradoura sequer na minha vida, apenas porque não sou "fácil", reconheço meu valor, não aceito qualquer coisa, já conheci pessoas legais mas nunca sensacionais, pessoas que entendessem a mim a ponto de conseguirem passar pelos limites que eu mantenho para as minhas relações sociais e os "muros" que eu tive de erguer com os anos para proteger a mim da vida.
Isso aí já é querer ser gananciosa e insaciável, se tu nem vai conseguir durar com 1 seriamente e monogamicamente. Quem dirá 2 e 3, pelo seu argumento tu está indo mais por vontades e desejos e não com algo concretos.
@@ws16-19 ("Desejo ser mais amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes consensualmente, seja simultânea ou não ", "nunca tive relacionamentos sérios e duradoura sequer na minha vida", "apenas porque não sou "fácil") esses 3 são totalmente contraditórios inteiramente. Se você quer ser mais do que amigos com vários, nunca durou e se relacionou só mostra que é fácil e ainda não tem valor como pessoa mesmo.
Tô num relacionamento bem "tradicional", somos 4 pessoas entre nós, mas é bem fechado. No caso poliamor. Tipo "dona flor e seus TRES maridos "haha. No caso, o acordo envolve os maridos poderem se relacionar sexualmente, mas acabou não rolando esse detalhe.
Não entendi bem, seu relacionamento. São 4 pessoas: um casal de homem e mulher; um casal de homem e homem, porém nenhum dos homens nunca ficaram entre si (algo me diz que a concordância dessa oração está errada...)? Ou então são 3 homens que não são um casal entre si, apenas são um casal _com_ a mulher?
@@Svraoa Pelo que eu entendi, os três homens apenas compartilham o amor dela entre eles, apesar de eles todos terem combinado que os homens poderiam namorar outras pessoas além dela, mas eles não quiseram.
@@jackydarc7290, TH-cam desgraçado e se filtro politicamente correto de comentários. Se tu puser algo que eles minimamente considerem ofensivo ou sei lá, eles removem/ocultam teu comentário. Já perdi comentários de vários parágrafos assim...
Eu só gostaria de acrescentar que seria legal tocar no aspecto maia "político" da coisa (não que nada disso nao seja). Tipo, acho que foi bem explicado, mas senti falta da abordagem da ideia de nao centralização de afetos e o quanto isso, apesar de passar por, não se resumir ao ato sexual com um ou mais parceiros. Pq grande parte do tabu e dos pré-conceitos passa por considerarem apenas esse aspecto da NM. E acho que seria legal citar rápidas referências no assunto, tipo a Geni Nunez, que tbm é psicóloga e aborda muito essas perspectivas. Mas entendo que como o canal se nomeia são "minutos" né kkk a coisa foi bem sintetizada. E espero que vocês tragam mais sobre, pq precisamos urgente repensar nossos afetos
Alguém bem que poderia fazer um vídeo didático explicando a anarquia relacional, em contraposição com a hierarquização das diversas práticas amorosas dentro do diverso espectro das relações sociais.
ooiii minutos psíquicos! obrigada pelo vídeo, muito relevante... ficarei esperando mais vídeos sobre o assunto de relações diferentes da heterocisnormativa
Nossa, eu não conseguiria nunca isso. Só de pensar que a minha parceira está trocando afetos ou intenções com outro meu coração já acelera e me dá um sentimento muito ruim! E eu não consigo me ver ficando com outra pessoa sendo que eu já tenho alguém, mesmo que seja consentido, não me sinto bem. Ainda que ela não considerasse que eu estaria traindo ela, eu sinto que estaria traindo a mim mesmo, ao que eu sinto. E me frustra muito ver que hoje em dia muitas pessoas não conseguem mais se relacionar monogamicamente e ser fiel. Cada um vive sua vida como quiser, tudo bem, mas eu só queria encontrar e me relacionar com alguém que pensa como eu :(
Por mim, quando eu amo alguém de verdade, apenas quero que tal indivíduo seja feliz mesmo que nem possamos ter qualquer tipo de relação social, basta a felicidade de tal indivíduo para que eu fique feliz, mesmo que a felicidade de tal indivíduo não esteja em um relacionamento monogâmico comigo.
Concordo plenamente com vc amigo ksksks eu tbm n consigo, sinceramente eu vejo como traição mas ok, se outras pessoas preferem outro jeito o q posso fazer
@Pedro Henrique rpz eu falei "pra mim é traição" do meu ponto de vista É, n disse q "namoro aberto é traição" apenas disse q pra mim é, pra mim n tem compromisso e n vo fazer pessoas mudarem de opinião, tanto faz cara so q eu tenho essa opinião
Também descobri há pouco tempo que sempre vivi uma vida não-monogâmica, mas não admitia, nunca tive uma relação monogâmica sequer na minha vida. A monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos, apesar de que os desejos de posse para cima de um ou mais de um indivíduos são tão naturais quanto a heterossexualidade e a homossexualidade são naturais, assim alguns indivíduos são monoamorosos, outros são poliamorosos, outros são ambiamorosos, da mesma maneira que alguns indivíduos são gays, outros são héteros, e outros indivíduos são bis. Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha. Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro das relações sociais. Também penso ser uma pessoa panamorosa e ambiamorosa, já que desejo ser mais do que amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes, consensualmente, seja simultaneamente ou não, mas nunca tive uma relação séria e duradoura sequer na minha vida, apenas porque não sou "fácil", reconheço meu valor, não aceito qualquer coisa, já conheci pessoas legais mas nunca sensacionais, pessoas que entendessem a mim a ponto de conseguirem passar pelos limites que eu mantenho para as minhas relações sociais e os "muros" que eu tive de erguer com os anos para proteger a mim da vida.
05:23 - 06:32: "Muitos se sentirão mais felizes em relações monogâmicas mesmo, mas outros indivíduos se sentiriam mais realizados com outros tipos de acordo e nem os imaginam como uma opção por receio ou preconceito. Tanto as relações monogâmicas quanto as não-monogâmicas e consensuais têm os seus prós e contras. Não existe um único formato de relacionamento que irá satisfazer as necessidades de todo mundo do mesmo jeito." Resumindo, muita gente nem sabe, mas a monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos. Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha. Sinto falta de companhia de outras pessoas, mas não quero perder a minha individualidade em uma relação com outras pessoas, como se estivesse fundindo ou entrelaçando minha vida com as delas, eu prefiro que sejamos "eu e você(s)", e não um "nós". Eu considero o tempo em que eu passo só como se fosse o tempo em que eu dedico a uma relação minha comigo, não consigo abrir mão dela, é a relação que eu sempre priorizei mais na minha vida, acima das outras relações da minha vida social, porque diversos relacionamentos com outras pessoas podem entrar e sair da minha vida, mas por mim tudo bem, pois, contanto que, no final das contas, eu ainda tenha a minha relação comigo que serve como meu suporte de apoio.
Não existe essa de "monogamia não serve". O problema da discussão sobre poliamor é gente como vc que acha que pode sair metendo o dedo na vida das pessoas. Virou uma discussão insuportável de gente do twitter que ninguém leva a sério. Poliamor não resolve o problema de ninguém e de nenhuma relação amorosa. O vídeo deixou claro que o que fortalece uma relação é a confiança entre as pessoas na relação, e não a configuração da relação em si. E sobre "não ser natural", é o mesmo discurso da sociedade heteronormativa para justificar os próprios preconceitos e ditar valores para a sociedade. É difícil definir para o ser humano o que é natural, pois nós conseguimos driblar isso em diferentes áreas. O resto do seu comentário é só falando de si mesmo. E bem, quem disse que isso é problema dos outros?
@@8ejw2iw9sisi Você não entendeu o que eu escrevi, que foi o seguinte, resumidamente: A monogamia é natural? É sim, faz parte da natureza. A monogamia é natural PARA TODO MUNDO? Não, nem todo mundo deseja monogamia. A monogamia serve para todo mundo? Não, ela não funciona para todo mundo. A não-monogamia é melhor do que a monogamia? Não necessariamente, depende do indivíduo.
Poderia falar sobre o transtorno de personalidade evitativa? Tenho a sensação de que já vi um vídeo seu comentando isso por alto, mas busquei e não achei
Eu estou vivendo um relacionamento aberto há pouco tempo. Decidimos por um relacionamento aberto (apenas sexualmente) por motivos que não vem ao caso, mas que por hora, são necessários para ficarmos juntos. Não sou nada poliamorosa, mas eu consigo totalmente separar amor de tesão. Desde que respeite meus limites (não se envovler emocionalmente com terceiros, usar camisinha com terceiros, deixar claro que tem uma namorada e que vive um relacionamento aberto e não colcoar o terceiro acima de mim. Lembrando que esses são MEUS limites, e nao o que é certo para todo mundo), eu nao me importo se transou ou nao com outra pessoa. Mas me importo muito com o afeto. Piadas internas, intimidade, cumplicidade, confiança, entre vários outros itens, é o que me importa. Até porque eu também sinto tesão em outras pessoas, mas não é com elas que eu quero dividir a vida, ter filho, construir coisas, rir, dormir de conchinha, ter cuidado e zelo.
@@ws16-19 eu sei eu sei, mas o que quis dizer é que é um vídeo antigo, queria que eles atualizazem para ter mais reconhecimento, já que como eu disse, poucas pessoas falam sobre esse assunto
03:38 - 05:04: "O que sabemos hoje é que pessoas adeptas da não-monogamia consensual possuem uma chance *menor* de apresentar uma infecção sexualmente transmissível do que adeptos da monogamia." Tal fenômeno é explicado em razão de gente em relações não-monogâmicas consensuais ter a necessidade de prestar mais atenção ao cuidado com a saúde sua e dos outros para poder manter suas relações, enquanto que, por outro lado, muita gente em relacionamentos monogâmicos acredita que não precisa prestar tanta atenção ao cuidado com a própria saúde porque acreditam como sendo garantido que estão protegidos pela exclusividade na monogamia, mas nem sempre é o caso, por tal razão que é recomendado utilizar proteções mesmo estando em um casamento monogâmico, já que, não raro, pessoas descobrem que estavam sendo traídas depois de perceberem da pior maneira que estavam sendo traídas quando descobrem que foram infectadas por uma infecção transmitida pelo próprio parceiro, que, por sua vez, adquiriu tal infecção "pulando a cerca".
Se houver uma gravidez quem assume o filho , fulano criaria o filho de beltrano de boa?? Não vejo vantagens em poliamor / relacionamento aberto. Sexo a vontade,ok , mas quem assume as responsabilidades e as contas ???
@@minutospsiquicos , então é o que tenho visto, sexo a vontade,sem nenhum tipo de compromisso ou responsabilidade, quando enjoa (6 meses) , troca se os parceiros!!! Acho difícil chamar de " relacionamento".
@@dvind Não é apenas curtição e falta de compromisso. Basta não ter egoísmo para cuidar dos filhos dos outros como se fossem seus, se você não namoraria alguém por já ter tido filhos com outros indivíduos, simplesmente não namore tal alguém. Na natureza, por exemplo, relacionamentos não-monogâmicos duradouros entre cisnes e gansos nos quais eles cuidam uns dos filhos dos outros, mesmo nem sendo da mesma espécie, não são incomuns.
André, vivo um tipo de relacionamento aberto e não acho que o conceito "necessidade", tanto usado por ti nesse vídeo, esteja relacionado ao que a gente resolveu viver. Talvez abertura para vida, para experiências e negação à monogamia e à heteronormatividade.
excelente tema a ser tratado, parabéns! vejo muitas pessoas que se dizem progressistas e mente aberta caindo nesse papinho moralista e conservador de posse e exclusividade, entendo que por ser sistêmico é algo difícil de modificar mas quando temos o conhecimento sobre o por quê e para quê esses mecanismos de controle atuam na sociedade e resolvemos perpetuar os mesmos acredito que já seja uma questão de caráter mesmo, enfim. no mais, estudem sobre a não-monogamia política, recomendo o podcast do não-mono em foco, eh uma caminhada difícil mas não impossível para desenvolvermos a nossa autonomia enquanto sujeitos ao mesmo tempo que não exercermos controle sobre o corpo e a vontade dos outros. ESTUDEM antes de falarem besteira, conteúdo sobre o assunto tem bastante, eh só pesquisar. ♥️
Eu tenho uma pergunta sincera. Esse relacionamento aberto e poliamoroso tem alguma relação com o aumento do consumo da pornografia no mundo em que vivemos?
A pornografia tende a dificultar o entendimento afetivo em relações no geral, cria expectativas, fetiches e comportamentos que muitas vezes não respeitam o outro caso haja uma alienação com a pornografia. Não monogamia é muito mais sobre a facilidade em se descobrir, se abrir para sentimentos e estar disposto a agregar varias pessoas de forma acordada e clara para os envolvidos.
@@Lexrezende Talvez por causa do aumento da quantidade de conteúdo erótico que bombardeiam para cima da gente na nossa cultura, já que dizem que quanto mais familiaridade e acessibilidade alguém tem a algo, menos este alguém deseja tal mesmo algo.
@@isiscaroline7553 más tem uma contradição nessa tal não monogamia, o oposto dela é a poligamia, se descobrir não é errado más isso leva para há promíscuidade sexual e constante troca de parceiros sexuais. Se a pessoa é fora dá monogamia, há maioria dos sentimentos serão superficiais há longo prazo, será apenas do momento e agregar algo há alguém só na questão sexual é literalmente só dar sua melhor parte e não se doar por inteira.
Relacionamento íntimo com uma pessoa já é bem difícil,exige muita de dicação de cada um.Nao conheço nenhum relacionamento aberto ou poli que durou + de 6 meses !!
Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro de relacionamentos. Entretanto, é muito importante lembrar que nem todo mundo consegue lidar com como os relacionamentos da vida social das pessoas que você ama influenciam a sua própria vida, seja você uma pessoa monoamorosa ou poliamorosa.
@@c9lby7 ,no Brasil??? Pergunto pq aqui as questões de responsabilidades e gastos são seríssimas e muitas vezes definem a existência de um relacionamento!
@@dalvadeoliveirabarbosa2748 a gente mora junto, e cada um tem seu trabalho ué, eu sou dentista e ele enfermeiro, então nunca se preocupamos com "gastos" se queremos ficar com alguém de fora, a gente conversa e entramos em um acordo. relacionamento é isso, companheirismo, fidelidade e comunicação.
Ó problema está justamente na satisfação. Quem disse que tudo o que é gente quer deve ser invariavelmente satisfeito? O peso qu é colocado hoje mais na satisfação que na obrigação ou dever faz com que as pessoas busquem formas mais eficientes de se satisfazerem.
@@dvind O desejo pelo prazer faz parte da natureza humana, tanto é que desde lá na Antiguidade, um dos filósofos mais importantes da história, o filósofo macedônico chamado Aristóteles, teria pensado que o propósito da existência humana é ser feliz em coletividade. Filósofos helenisticos posteriores, como os epicuristas, os céticos e os estóicos, também lá do período da história humana conhecido como a Antiguidade, teriam pensado que a verdadeira felicidade era simplesmente a paz de espírito.
As pessoas são delas mesmas. Acho um absurdo querer monopolizar afetos e o corpo dos outros e tornar outras pessoas o centro de uma outra vida, ou barganhar emoções e sentimentos tentando buscar valor equivalente entre ambos, uma vez que os sentimentos e emoções não são mensuráveis e todos sentem e se emocionam de diversas formas.
Toda vez que ouvimos alguem contextualizar de maneira positiva qualquer ato que descaracteriza boas praticas de saude, etica, respeito ou até mesmo saude, estamos deixando e dando palco para que os mesmos, se atribuam a nossas vidas de maneira invisivel e imperceptivel. Há uma grande diferença em ser tolerante, aberto a novas perspectivas e ser incoerente, incoerencia essa que vai para com os seus iguais, seus direitos, seu futuro e afins. Poligamia, relacionamentos abertos e semelhantes, não funcionam. Sempre vai haver uma pessoa que vai se sair "perdendo" se sentindo mal ou menosprezada, afinal não fomos feitos para "dividir" parceiros, não temos dois membros ou coisa parecida. Não se deve enaltecer esses tipos de praticas, afim de criar pessoas doentes com suas relações e infelizes com seu resultado. Logo, em suma esse tipo de "relação" não é feita por opção, e sim pela falta dela, afinal a pessoa não se preenche com o que tem, deixa de procurar e acaba aceitando esse tipo de coisa. Relacionamentos poliamorosos podem funcionar sim, mas somente para alguns que são EXCEÇÃO, pessoas que por natureza ja nasceram sem habilidade de se satisfazer com os prazeres de uma relação normal saudavel, ou seja raro. Com todo o respeito, sou uma pessoa que não segue padrões, ou tendencias.
Acho q não existe uma regra, existem casais muito felizes e outros super infelizes, assim como existem pessoas que são muito felizes solteiras e outras não. Não tem como ter uma regra para isso, cada pessoa é cada relacionamento é único.
Acho massa a pessoa se resguardar apenas pra uma... n faz sentido pra mim ela ter as duas, é como se estivesse trapaceando, afinal abrimos mão de certas coisas pra namorar (como parte de nossa individualidade)... e qual a garantia da pessoa manter o relacionamento com a msma se pode acabar se ligando a uma outra ...???... n tem como os outros saberem disto (tlvz nem a propria pessoa saiba ou consiga se manipular tão qnto acredite), e a mim soa como mto mais provavel disto acontecer q o enjoar da msma pessoa (o q pra mim tbm me deixa em duvida, se vai enjoar então pra q se dispõe a começar ...???... a vida é uma repetição eterna até morrer, então se mate)... alias a liberdade parece apenas q fortaleceu o egocentrismo das pessoas... de certa maneira é triste!
@@hateh732 É... mas cada um tem seu jeito e tbm entendo aqueles q ñ são monogâmicos diretamente mas com cada pessoa q está durante um msmo período é como se fosse a única... ser monogâmico ñ está relacionado só a sexo e sim tbm ao caráter afetivo... é tipo o conceito do Don Ruan, q amava cada uma de suas conquistas mas ñ deixava de ter várias... q é bem diferente daquele q apenas busca sexo, aí ñ se tem o intuito de cuidar do outro, apenas satisfazer a necessidade momentânea!
A pergunta que me vem em mente é se monogamia existe. Algumas espécies são monogamicas (como os psitacídeos, os cisnes, e outros), mas será que a nossa espécie é monogamica ou é apenas um fator cultural.... Nossa espécie parece ser mto mais cultural que instintiva sksks Mas vejo que a repulsa por esse tema venha da cultura da possessividade, de onde acredito que venha o ciúme
Totalmente. Pessoalmente acredito que seja muito mais cultural mesmo, até porque, nossos parentes mais próximos não são monogâmicos (bonobos e chimpanzés). Meu argumento para tratar isso com minha ex foi justamente esse da cultura da possessividade que originaria o ciúme, mentiras, traições...
Cisnes não são animais monogâmicos, espécies nas quais existe a monogamia estrita, no sentido de um indivíduo apenas namorar outro indivíduo durante as vidas inteiras de ambos, seja ela heteronormativa ou não, são uma raridade na natureza. A monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos, apesar de que os desejos de posse para cima de um ou mais de um indivíduos são tão naturais quanto a heterossexualidade e a homossexualidade são naturais, assim alguns indivíduos são monoamorosos, outros são poliamorosos, outros são ambiamorosos, da mesma maneira que alguns indivíduos são gays, outros são héteros, e outros indivíduos são bis. Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha. Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro das relações sociais. Também penso ser uma pessoa panamorosa e ambiamorosa, já que desejo ser mais do que amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes, consensualmente, seja simultaneamente ou não, mas nunca tive uma relação séria e duradoura sequer na minha vida, apenas porque não sou "fácil", reconheço meu valor, não aceito qualquer coisa, já conheci pessoas legais mas nunca sensacionais, pessoas que entendessem a mim a ponto de conseguirem passar pelos limites que eu mantenho para as minhas relações sociais e os "muros" que eu tive de erguer com os anos para proteger a mim da vida. Aliás, caso tenha curiosidade, procure saber sobre o ganso chamado Thomas, que era bi e poliamoroso, ele teve um relacionamento bi, poliamoroso, fechado e duradouro com um cisne e uma cisne até a morte do cisne, durante o tempo juntos, os três criaram uma família de mais de 60 filhotes.
Não adianta comparar o ser humano com os animais. A gente sempre dá um jeito de modificar a natureza. E mesmo se fossemos instintivos, poderíamos ser mono, já que não são todos os animais na natureza que são poli. E sim, o ser humano É cultural. E não é por uma pessoa ser monogâmica que ela vai ser possessiva. Aí já é uma questão muito específica e individual. E não, poliamor não resolveria a possessividade e o ciúme. O problema não é a configuração do relacionamento e sim como a sociedade espera que a gente reaja as certas situações e o que cada indivíduo traz contigo (que aí é coisa que se resolve na terapia)
Eu sigo do princípio dá monogamia. Ofereço minha exclusividade pela reciprocidade dá exclusividade dá outra, uma troca de interesses e confianças. Um relacionamento só dura apartir de 2 membros e procriando cria seu bando considerado como família o que se espalha e cria uma árvore genealógica, se não existisse monogamia, todos seriam feitos de outras pessoas desconhecidas. Outra questão dá monogamia também é a seletividade do ser humano em escolher sua parceira de longo prazo, se não existisse há tal dá seleção natural o mesmo macho procuraria com seres do mesmo gênero e sendo poligamico.
@@Svraoa más tem uma questão aí não é porque somos semelhantes que irá copiar o mesmo comportamento dos animais, o ser humano tem milhares de diferenças. Assim como ter o valor e pensamento de seguir o que irá escolher com base em sua criação. Sobre há possessividade, mentiras, traições já se dá pelo instinto e pela impulsividade de querer controlar os outros há não quebrar suas expectativas. Nos animais também essa semelhança.
Espécies nas quais existe a monogamia estrita, no sentido de um indivíduo apenas namorar outro indivíduo durante as vidas inteiras de ambos, seja ela heteronormativa ou não, são uma raridade na natureza. A monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos, apesar de que os desejos de posse para cima de um ou mais de um indivíduos são tão naturais quanto a heterossexualidade e a homossexualidade são naturais, assim alguns indivíduos são monoamorosos, outros são poliamorosos, outros são ambiamorosos, da mesma maneira que alguns indivíduos são gays, outros são héteros, e outros indivíduos são bis. Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha. Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro das relações sociais. Também penso ser uma pessoa panamorosa e ambiamorosa, já que desejo ser mais do que amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes, consensualmente, seja simultaneamente ou não, mas nunca tive uma relação séria e duradoura sequer na minha vida, apenas porque não sou "fácil", reconheço meu valor, não aceito qualquer coisa, já conheci pessoas legais mas nunca sensacionais, pessoas que entendessem a mim a ponto de conseguirem passar pelos limites que eu mantenho para as minhas relações sociais e os "muros" que eu tive de erguer com os anos para proteger a mim da vida. Aliás, caso tenha curiosidade, procure saber sobre o ganso chamado Thomas, que era bi e poliamoroso, ele teve um relacionamento bi, poliamoroso, fechado e duradouro com um cisne e uma cisne até a morte do cisne, durante o tempo juntos, os três criaram uma família de mais de 60 filhotes.
Todo mundo é livre pra fazer o que quiser e eu sou livre pra julgar quem eu quiser 😂 Tenho amigos que estão em relacionamentos do gênero e eles já sabem a minha opinião sobre o assunto: Espero que funcione pra você, mas acho uma péssima ideia.
@@HenryEdward08 Não vou sair do meu caminho pra dar pitaco na vida de ninguém, mas se a pessoa perguntar a minha opinião, vou responder de forma honesta, se ela se ofender ou não é problema dela.
@@falkyrie5228, Liberdade de expressão é isso. Discordo totalmente da sua opinião quanto aos relacionamentos não monogâmicos, mas defendo totalmente o teu direito de ter uma visão contrária à isso e se manifestar. Liberdade de expressão ENGLOBA SIM o direito de ofender e menosprezar.
@@HenryEdward08, dá sim. Vocês que amam uma censura e acham que liberdade de expressão só serve pra falar o que lhe agrada. Liberdade pra falar "bom dia" não é porra de liberdade alguma.
O problema é que o relacionamento só abre p lado masculino, meu ex era super aberto a ficar com outras mulheres, mas quando eu gostei da ideia e dei a entender que eu queria sair com outras mulheres e com outros homens ele virou no diabo kkkk, terminamos, n só p isso, ele era um porre por completo. Só acredito nesse tipo de relacionamento quando os dois saem, AGR quando é só o homem é sem vergonhiçe e machismo mesmo. Quanto a parte de IST, sim, vc está certo, sou técnica em enfermagem e mtas mulheres que casam virgem pegam as piores IST's do marido fiel e geralmente cristão, dá uma dó, as vezes a mulher engravida do cara e é só ladeira abaixo.... Quanto a esse tipo de relacionamento eu acho uma boa dsd que seja de igual pra igual, o que é bem difícil.
Eu penso que relacionamento aberto são duas pessoas que não querem assumir as responsabilidades afetivas de um relacionamento fechado. N me julguem, é minha opinião
@@dvind Não dá para devotar a inteiridade do seu amor a um único indivíduo, todo mundo já divide o amor entre seus vários amigos e familiares, então qual o problema de dividir o seu amor com mais de um parceiro? Indivíduos poliamorosos amam seus vários parceiros da mesma maneira que uma mãe ama seus vários filhos.
Alguns adendos: não designe relacionamentos poliamorosos ou poligâmicos como "não -mogâmico". Poliamorosos não devem ser identificados pela negação, porque assim a monogamia passa a ser o padrão, seria como definir a população LGBTQIA+ como não hétero-cis. Além disso, relacionamento aberto não é "não-monogâmico", pois não existe envolvimento afetivo e o único relacionamento que existe é aquele de onde os indivíduos saíram para fazer sexo.
03:01 - 03:25: Dói muito quando os outros fazem você sentir como se você tivesse fracassado como adulto ou humano só porque você não tem um relacionamento monogâmico heteronormativo, e vive dentro de um armário que mais parece um caixão às vezes.
Os relacionamentos não-monogâmicos são relacionamentos líquidos. Buscam incessantemente alguém pra preencher um buraco... um vazio-sexual e nunca conseguem preencher. Aí vivem descartando pessoas mas não largam aquela pessoa por medo de ficarem sozinhas, e no final terminam sozinhas. Ou seja, fica com todo mundo pq tem fogo no r4b0, mas não tem coragem de terminar um relacionamento falido. Não conheço nenhum relacionamento aberto que tenha dado certo. Pq simplesmente não é possível vc amar mais de uma pessoa num romance. Isso é ser sem vergonha. E é sim uma forma da proliferação de doenças sexuais.
Conheço um relacionamento aberto q é por puro sexo, mas o homem morre de medo da mulher transar com outro, da de tudo a outra parceira e nada pra esposa
@@MarcosVinicius-js3uk não funciona. o homem por natureza é territorialista. se tem sentimento esquece. só vai funcionar se nenhum dos 2 tiver um sentimento forte.
03:01 - 03:25:
Dói muito quando os outros fazem você sentir como se você tivesse fracassado como adulto ou humano só porque você não tem um relacionamento monogâmico heteronormativo, e vive dentro de um armário que mais parece um caixão às vezes.
Mas e pq liga tanto pra isto?
@can i... carry you? Entendi o q quis dizer, mas ficaria melhor dizendo q as pessoas ñ deveriam, pq mitivo basta ser qlqr um pra ela q queira
Se dói é pq faz sentido. Eu nunca me senti ofendido quando uma crítica não tinha um fundo de verdade. Pense nisso.
@@joaopaulodasilva4899
Não é porque faz sentido que dói.
Eu notei que apenas dói quando acreditamos.
E nem tudo o que acreditamos é verdade.
@@ws16-19 sim, tudo é uma criação, inclusive o aumento de DSTs que ocorre na sociedade é tudo criação de um sistema opressor para controlar a gente.
Interessante, ótimo saber sobre assuntos que são pouco tocados, ou que não são muito conhecidos
Vdd
É incrível como esse canal sempre sabe explicar bem as coisas de forma que da pra entender bem
Fale também sobre os relacionamentos queer platônico e como são os relacionamentos entre os assexuais e arromanticos
Como sou aroace estrita, eu adoraria que falassem sobre esse tipo de relação, sinto atração queer platônica e quase ninguém sabe o que é e que existem relacionamentos fundamentados nesse amor mesmo que não romântico mas um amor também lindo e forte.
Super recomendo, penso que as relações sociais existem em um espectro bem diverso, que vai desde os relacionamentos monogâmicos românticos e sexuais tradicionais em um dos extremos do espectro, descendo em nível de compromissos com exclusividade romântica e sexual até as relações não-monogâmicas arromânticas e assexuais (também conhecidas popularmente como amizades) no outro extremo do espectro, enquanto os relacionamentos poliamorosos, relações quasiplatônicas, ficadas, amizades coloridas, amizades com benefícios, por exemplo, existiriam no meio deste espectro.
Seria ótimo 😁 sou demi e queria que falassem mais sobre assexualidade
@@apenasumcanal8808 sim, é muito pouco falado. Por sorte, achei um artigo científico que fala sobre e com pesquisas feita com pessoas do espectro ace
@@galaxyroad3933 que daora, poderia me mandar o link do arquivo?
Esse tema é bem atual e carente de base para discussão. Quem venham mais vídeos 🙏🏻
Como é bom ver um canal que não é especializado no tema tratar do assunto de maneira tão bem! Minutos Psíquicos nunca decepciona!
(Sou não-mono há 10 anos e fico muito feliz de hoje em dia as coisas estarem sendo mais discutidas em diversas frentes)
Eu sou uma pessoa monogâmica. Se estou com alguém sinto desejo apenas por essa pessoa. Fiz terapia por muito tempo e ela afirmava que ninguém é monogâmico mesmo eu dizendo o contrário e isso me afetou muito, me fez questionar minhas próprias vontades (e ainda me chamou indiretamente de mentirosa né) Depois de algum tempo descobri que toda generalização é errada e que devemos desconfiar mesmo se a pessoa que afirma tem um diploma kkkkk
Ent, eu tbm sou monogâmica, é estranho que já me falaram que eu não iria resistir as tentações kkkk, nunca senti essas tais tentações as vezes me sinto anormal por não sentir vontade de ficar com desconhecidos ou ter desejo por qualquer pessoa.
É... mas e se vc já namorou mais de uma pessoa continua monogâmica ?
Pra mim este conceito representa a qntidade de pessoa na vida toda!
Bom, eu vejo de outra forma. Na minha visão é oq eu disse anteriormente, afinal, nada é para sempre né @@IM-bp6uc
Excelente tema. Mas ainda prefiro relacionamento monogâmico. Se relacionar com uma pessoa já demanda muita energia, imagine com mais de uma...
Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro de relacionamentos.
Entretanto, é muito importante lembrar que nem todo mundo consegue lidar com como os relacionamentos da vida social das pessoas que você ama influenciam a sua própria vida, seja você uma pessoa monoamorosa ou poliamorosa.
Eu não gosto muito das pessoas ainda mais de não sei quantas kkkk
Que vídeo perfeito! Parabéns! É incrível como "a sociedade" prefere a hipocrisia da monogamia com traição e tem repulsa por casais que tem coragem de viver de acordo com a verdade nos seus acordos e comportamentos.
Realmente não entendo o porquê de, ainda em pleno século 21, o amor consentido alheio incomodar tantos indivíduos, mas problemas de verdade, como o ódio e o apocalipse socioambiental do século 22, incomodarem bem pouco, baita hipocrisia.
a "verdade nos seus acordos e comportamentos" muitas vezes termina em insatisfação, ciúmes, vergonha e arrependimento. Acho engraçado como assume q todos os relacionamentos monogamicos terminam com traição.
@@DenerWitt o comentário já começa sendo generalizado quando ela coloca que só "monogamia" existe traição. O relacionamento aberto é praticamente traição consentida e os parceiros acham normal, ainda mais se considera o tal de poliamor é praticamente relacionamento ménage ou harém. Um homem e duas mulheres, uma mulher e dois homens e entre outros exemplos. Por isso que há sociedade se torna mais patética graças há essas pessoas, acham que tudo é normal e não vê consequência, aí depois joga a sujeita para debaixo do tapete ou culpa como traição.
@@macielalexsandro3475 Vrrdade q é dificil ter traição quando traição é o seu relacionamento. Sem falar de tds relacionamentos poligamicos q acabam mal e as pessoas voltam pra monogamia.
@@DenerWitt a maioria não tem valores, por isso ficam nessas aí de poliamor, poligamia e promíscuidade sexual.
amei o tema, que venham mais vídeos sobre este nicho.
Poderia falar um pouco sobre o diferencial da terapia de acordo com a faixa etárias dos pacientes(em crianças, adolescents, adultos e idosos)?
Eu não preciso me preocupar com isso porque nunca vou ter um relacionamento amoroso na vida,mó paz
Sejam mentes abertas! Respeite os gostos dos outros.
Existe a situação de quem combinou relação aberta, mas depois se apaixonou, quis exclusividade, e aí o parceiro não o queria para isso, só pra ficar.
Meu relacionamento com minha ex esposa era aberto (o primeiro e único namoro/relacionamento/casamento que eu e ela tivemos na vida, e não, não dos separamos por causa do relacionamento aberto).
A gente começou em 2012, mas lá em 2015 nós conversamos sobre isso e ela entendeu a minha visão. Falávamos de como achávamos outras pessoas atraentes, como tal pessoa era sexualmente excitante, e nunca tivemos problema nenhum com ciúmes ou inseguranças. Sempre fomos totalmente abertos e verdadeiros na relação.
O casamento acabou no final de 2020; agora chuta quantas pessoas eu ou ela nos relacionamos nesse tempo? Surpreendentemente, nenhuma ahahaha. Abrimos o relacionamento e nunca ficamos com ninguém. Ela até chegou a se sentir atraída por um cara do trabalho, porém nunca concretizou nada, mesmo eu falando que ela poderia ir em frente. Já eu, por minha vez, nunca me sentir tão atraído a outra pessoa a ponto de ir lá tentar algo com ela. Curioso isso tudo e corrobora com o ponto do vídeo sobre casais não monogâmicos serem mais responsáveis.
Fiquei curioso em saber porque terminou.
Muito bico, eu.
@, digamos apenas que mudar de país requereu demais de mim. Acabei por negligenciá-la afetivamente e isso levou ao esfriamento do sentimento que ela nutria de mim. É uma pena, de verdade, pois não foi por causa de alguma coisa feita, ou algo tangível... eu precisava dar o melhor de mim para garantir a imigração, não tinha ânimo para dar a ela como tinha no Brasil, vivia cansado ou preocupado. Isso cobrou de nós dois, infelizmente.
"Agora chuta quantas pessoas ela se relacionou nesse tempo, nenhuma"
Tão inocente, tu acha q ela ia te dizer? Kkkkkk
@@Mentecompartilhada7394, tu conhece mais meu relacionamento que eu mesmo, faz sentido.
Se fui *EU* que propus a abertura do relacionamento, e levei uns bons meses convencendo ela da ideia, qual motivo ela teria para mentir caso quisesse ter algo com outra pessoa? Pra mentir precisa haver alguma motivação, não haveria nenhuma nesse caso, pois não faria diferença pra mim ela ficar com outra pessoa. Você não é muito brilhante, pelo visto.
@@Mentecompartilhada7394, aliás, sua citação ao que eu disse está errada. Eu falei quantas pessoas "EU ou ELA ficamos'. Como disse, você não parece muito brilhante.
Obrigada por esse vídeo! É tão importante abordar esse tema que carrega tantos tabus. Vivo um relacionamento aberto e foi a melhor decisão que tomamos. Obrigada, André!😘
*OIIE! Boa tarde.... Já cheguei dando like no vídeo! Nunca namorei.... Mas,se eu for namorar algum dia mesmo quero ter apenas um namorado, tbm pretendo ser fiel a ele, q ele tbm seja comigo....e tals!! Excelente semana, André e a todos tbm. Deus os abençoe a cada novo dia! Fiquem bemm* 💖💖
Esse video é incrível. Mega esclarecedor! Continue esse trabalho fantástico. Um grande abraço 🤩🥰
se preparem pra enxurrada de gente falando que "n dah certo (fonte:tireidoku)" porque vai ser fora da curva. anyhow, parabéns por fazerem esse trabalho de divulgação cientifica da psicologia de forma tão acessível (que é algo que tá em falta). só falta as pessoas levarem a área a sério
Eles sao tipo:
"Se n deu certo comigo então é porque não dá certo com ninguém"
É cada uma viu
Pessoal do poliamor tbm é chato demais. Ficam arrumando diversas justificativas como se o poliamor resolvesse o problemas das pessoas no geral. E também gostam de dizer que "não serve pra nada" e "não é natural". São dois grupos que pensam diferente mas se comportam igual
PS: sou monogâmica. Eu não tenho paciência pra arrumar mais de uma pessoa pra me relacionar. Tô tão focada nas minhas coisas que tbm não tô nem aí para o que os outros estão fazendo
@@8ejw2iw9sisi Olha lá, nem contesto que tenha gente do poliamor que enxergue a monogamia como uma chaga social, mas nenhum desses pontos foi levantado por ninguém aqui. Cuidado pra não cair em whataboutismo
@@8ejw2iw9sisi É realmente, tudo tem seu lado ruim
Todo mundo é chato, quando eu falo que prefiro video-game, carros e outros bens materiais do que mulher, brota gente do bueiro para querer opinar sobre minha escolha e ainda vem com a velha pseudo-ofensa "incel" que não pode faltar, como se eu fosse obrigado á ter alguém do meu lado. Já tenho baixa auto-estima e psicológico f-ido por conta de coisas que passei quando era mais novo, não preciso de mais gente para me deixar para baixo
Acho importante mencionar que, às vezes, onde a monogamia parece disfuncional porque há traição, pode ocorrer na verdade satisfação de uma ou ambas as partes. Sim, há pessoas que sentem prazer em trair o parceiro e há pessoas que sentem prazer em serem traídas. E tal fantasia sexual parece ser comum. Se você propõe uma relação aberta ou não convencional a essas pessoas, a dinâmica se desmancha e você torna entediante ou inviabiliza a relação.
Acho curioso tbm, têm gente que gosta de trair ent quando abre o relacionamento a pessoa pode até não querer mais ninguém, pq o que demanda é a adrenalina de estar se arriscando e no relacionamento aberto não têm essa adrenalina de ser descoberto
Adorei o vídeo! Pena que nos últimos anos estou "zerogâmica" não consensual, hahaha, tá difícil fazer 1 pessoa topar relacionamento comigo, que dirá 2 ou mais...
Apenas verduras...
Pois é, mesmo sendo uma pessoa panamorosa e ambiamorosa (desejo ser mais do que amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes, consensualmente, seja simultaneamente ou não), nunca tive uma relação séria e duradoura sequer na minha vida, apenas porque não sou "fácil", reconheço meu valor, não aceito qualquer coisa, já conheci pessoas legais mas nunca sensacionais, pessoas que entendessem a mim a ponto de conseguirem passar pelos limites que eu mantenho para as minhas relações sociais e os "muros" que eu tive de erguer com os anos para proteger a mim da vida.
Isso aí já é querer ser gananciosa e insaciável, se tu nem vai conseguir durar com 1 seriamente e monogamicamente. Quem dirá 2 e 3, pelo seu argumento tu está indo mais por vontades e desejos e não com algo concretos.
@@Svraoa Hahaha harém.
@@ws16-19 ("Desejo ser mais amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes consensualmente, seja simultânea ou não ", "nunca tive relacionamentos sérios e duradoura sequer na minha vida", "apenas porque não sou "fácil") esses 3 são totalmente contraditórios inteiramente. Se você quer ser mais do que amigos com vários, nunca durou e se relacionou só mostra que é fácil e ainda não tem valor como pessoa mesmo.
Tô num relacionamento bem "tradicional", somos 4 pessoas entre nós, mas é bem fechado. No caso poliamor. Tipo "dona flor e seus TRES maridos "haha. No caso, o acordo envolve os maridos poderem se relacionar sexualmente, mas acabou não rolando esse detalhe.
Não entendi bem, seu relacionamento. São 4 pessoas: um casal de homem e mulher; um casal de homem e homem, porém nenhum dos homens nunca ficaram entre si (algo me diz que a concordância dessa oração está errada...)? Ou então são 3 homens que não são um casal entre si, apenas são um casal _com_ a mulher?
@@Svraoa
Pelo que eu entendi, os três homens apenas compartilham o amor dela entre eles, apesar de eles todos terem combinado que os homens poderiam namorar outras pessoas além dela, mas eles não quiseram.
N entendi nd
@@Guilherme_676 Eu ja tinha me respondido, mas nao sei pq sumiu. mas basicamente é uma mulher com 3 maridos.
@@jackydarc7290, TH-cam desgraçado e se filtro politicamente correto de comentários. Se tu puser algo que eles minimamente considerem ofensivo ou sei lá, eles removem/ocultam teu comentário. Já perdi comentários de vários parágrafos assim...
Tema muito atual e esclarecido parabéns pelo vídeo.
Que vídeo interessante! Obrigada por abrir minha mente, sempre quis saber do que se tratava!
Adorei esse vídeo! Explicou muito bem e sem moralismo sobre não monogamia. Parabéns!
Eu só gostaria de acrescentar que seria legal tocar no aspecto maia "político" da coisa (não que nada disso nao seja). Tipo, acho que foi bem explicado, mas senti falta da abordagem da ideia de nao centralização de afetos e o quanto isso, apesar de passar por, não se resumir ao ato sexual com um ou mais parceiros. Pq grande parte do tabu e dos pré-conceitos passa por considerarem apenas esse aspecto da NM. E acho que seria legal citar rápidas referências no assunto, tipo a Geni Nunez, que tbm é psicóloga e aborda muito essas perspectivas.
Mas entendo que como o canal se nomeia são "minutos" né kkk a coisa foi bem sintetizada. E espero que vocês tragam mais sobre, pq precisamos urgente repensar nossos afetos
Alguém bem que poderia fazer um vídeo didático explicando a anarquia relacional, em contraposição com a hierarquização das diversas práticas amorosas dentro do diverso espectro das relações sociais.
ooiii minutos psíquicos! obrigada pelo vídeo, muito relevante... ficarei esperando mais vídeos sobre o assunto de relações diferentes da heterocisnormativa
É muito bom um relacionamento livre e ele cresce muito da mesma forma é incrível
Muito saudável é uma relação em que ninguém é dono porque ninguém é posse.
Mais saudável é ficar solteiro e parar de inventar
@@hateh732 que alma amarga ein
Poderiam falar também sobre como a insatisfação sexual afeta o psicológico das pessoas e suas relações
Nossa, eu não conseguiria nunca isso. Só de pensar que a minha parceira está trocando afetos ou intenções com outro meu coração já acelera e me dá um sentimento muito ruim!
E eu não consigo me ver ficando com outra pessoa sendo que eu já tenho alguém, mesmo que seja consentido, não me sinto bem. Ainda que ela não considerasse que eu estaria traindo ela, eu sinto que estaria traindo a mim mesmo, ao que eu sinto.
E me frustra muito ver que hoje em dia muitas pessoas não conseguem mais se relacionar monogamicamente e ser fiel. Cada um vive sua vida como quiser, tudo bem, mas eu só queria encontrar e me relacionar com alguém que pensa como eu :(
Se você não quer ok, não faça. Mas você não pode criticar alguém que está feliz desse jeito
@@wasllemcezar-musicadosanos2000 ninguém está criticando ninguém, oras.
Por mim, quando eu amo alguém de verdade, apenas quero que tal indivíduo seja feliz mesmo que nem possamos ter qualquer tipo de relação social, basta a felicidade de tal indivíduo para que eu fique feliz, mesmo que a felicidade de tal indivíduo não esteja em um relacionamento monogâmico comigo.
Concordo plenamente com vc amigo ksksks eu tbm n consigo, sinceramente eu vejo como traição mas ok, se outras pessoas preferem outro jeito o q posso fazer
@Pedro Henrique rpz eu falei "pra mim é traição" do meu ponto de vista É, n disse q "namoro aberto é traição" apenas disse q pra mim é, pra mim n tem compromisso e n vo fazer pessoas mudarem de opinião, tanto faz cara so q eu tenho essa opinião
Veio em ótima hora, me descobri poliamorosa atualmente e precisava saber maia sobre
Também descobri há pouco tempo que sempre vivi uma vida não-monogâmica, mas não admitia, nunca tive uma relação monogâmica sequer na minha vida.
A monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos, apesar de que
os desejos de posse para cima de um ou mais de um indivíduos são tão naturais quanto a heterossexualidade e a homossexualidade são naturais, assim alguns indivíduos são monoamorosos, outros são poliamorosos, outros são ambiamorosos, da mesma maneira que alguns indivíduos são gays, outros são héteros, e outros indivíduos são bis.
Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha.
Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro das relações sociais.
Também penso ser uma pessoa panamorosa e ambiamorosa, já que desejo ser mais do que amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes, consensualmente, seja simultaneamente ou não, mas nunca tive uma relação séria e duradoura sequer na minha vida, apenas porque não sou "fácil", reconheço meu valor, não aceito qualquer coisa, já conheci pessoas legais mas nunca sensacionais, pessoas que entendessem a mim a ponto de conseguirem passar pelos limites que eu mantenho para as minhas relações sociais e os "muros" que eu tive de erguer com os anos para proteger a mim da vida.
acho legal trazer esses assuntos, parabéns pela coragem kkkk
muito interessante esse assunto mas eu não conseguiria e quem consegue, eu bato palmas
05:23 - 06:32:
"Muitos se sentirão mais felizes em relações monogâmicas mesmo, mas outros indivíduos se sentiriam mais realizados com outros tipos de acordo e nem os imaginam como uma opção por receio ou preconceito. Tanto as relações monogâmicas quanto as não-monogâmicas e consensuais têm os seus prós e contras. Não existe um único formato de relacionamento que irá satisfazer as necessidades de todo mundo do mesmo jeito."
Resumindo, muita gente nem sabe, mas a monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos.
Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha.
Sinto falta de companhia de outras pessoas, mas não quero perder a minha individualidade em uma relação com outras pessoas, como se estivesse fundindo ou entrelaçando minha vida com as delas, eu prefiro que sejamos "eu e você(s)", e não um "nós".
Eu considero o tempo em que eu passo só como se fosse o tempo em que eu dedico a uma relação minha comigo, não consigo abrir mão dela, é a relação que eu sempre priorizei mais na minha vida, acima das outras relações da minha vida social, porque diversos relacionamentos com outras pessoas podem entrar e sair da minha vida, mas por mim tudo bem, pois, contanto que, no final das contas, eu ainda tenha a minha relação comigo que serve como meu suporte de apoio.
Não existe essa de "monogamia não serve". O problema da discussão sobre poliamor é gente como vc que acha que pode sair metendo o dedo na vida das pessoas. Virou uma discussão insuportável de gente do twitter que ninguém leva a sério. Poliamor não resolve o problema de ninguém e de nenhuma relação amorosa. O vídeo deixou claro que o que fortalece uma relação é a confiança entre as pessoas na relação, e não a configuração da relação em si.
E sobre "não ser natural", é o mesmo discurso da sociedade heteronormativa para justificar os próprios preconceitos e ditar valores para a sociedade. É difícil definir para o ser humano o que é natural, pois nós conseguimos driblar isso em diferentes áreas.
O resto do seu comentário é só falando de si mesmo. E bem, quem disse que isso é problema dos outros?
@@8ejw2iw9sisi
Você não entendeu o que eu escrevi, que foi o seguinte, resumidamente:
A monogamia é natural? É sim, faz parte da natureza.
A monogamia é natural PARA TODO MUNDO? Não, nem todo mundo deseja monogamia.
A monogamia serve para todo mundo? Não, ela não funciona para todo mundo.
A não-monogamia é melhor do que a monogamia? Não necessariamente, depende do indivíduo.
EU AMEI!!!! Vou compartilhar agora!
Poderia falar sobre o transtorno de personalidade evitativa? Tenho a sensação de que já vi um vídeo seu comentando isso por alto, mas busquei e não achei
Assiste o nosso vídeo sobre timidez, acredito que foi lá que você achou!
Eu estou vivendo um relacionamento aberto há pouco tempo. Decidimos por um relacionamento aberto (apenas sexualmente) por motivos que não vem ao caso, mas que por hora, são necessários para ficarmos juntos. Não sou nada poliamorosa, mas eu consigo totalmente separar amor de tesão. Desde que respeite meus limites (não se envovler emocionalmente com terceiros, usar camisinha com terceiros, deixar claro que tem uma namorada e que vive um relacionamento aberto e não colcoar o terceiro acima de mim. Lembrando que esses são MEUS limites, e nao o que é certo para todo mundo), eu nao me importo se transou ou nao com outra pessoa.
Mas me importo muito com o afeto. Piadas internas, intimidade, cumplicidade, confiança, entre vários outros itens, é o que me importa. Até porque eu também sinto tesão em outras pessoas, mas não é com elas que eu quero dividir a vida, ter filho, construir coisas, rir, dormir de conchinha, ter cuidado e zelo.
Traduzindo vcs querem o bom de um relacionamento mas querem o bom da vida de solteiro kkk
vocês poderiam atualizar o vídeo sobre a Assexualidade, seria mt legal :) porque bem, poucas pessoas falam sobre isso...
Eles já fizeram um vídeo sobre o tema, ficou muito bom.
@@ws16-19 eu sei eu sei, mas o que quis dizer é que é um vídeo antigo, queria que eles atualizazem para ter mais reconhecimento, já que como eu disse, poucas pessoas falam sobre esse assunto
Amei o assunto, gostaria de ouvir mais sobre
Eu não acredito que uma pessoa ama amorosamente mais de uma pessoa ao mesmo tempo,mas respeito.
O meu relacionamento já era poligâmico, eu que não sabiakkkkk :')
03:38 - 05:04:
"O que sabemos hoje é que pessoas adeptas da não-monogamia consensual possuem uma chance *menor* de apresentar uma infecção sexualmente transmissível do que adeptos da monogamia."
Tal fenômeno é explicado em razão de gente em relações não-monogâmicas consensuais ter a necessidade de prestar mais atenção ao cuidado com a saúde sua e dos outros para poder manter suas relações, enquanto que, por outro lado, muita gente em relacionamentos monogâmicos acredita que não precisa prestar tanta atenção ao cuidado com a própria saúde porque acreditam como sendo garantido que estão protegidos pela exclusividade na monogamia, mas nem sempre é o caso, por tal razão que é recomendado utilizar proteções mesmo estando em um casamento monogâmico, já que, não raro, pessoas descobrem que estavam sendo traídas depois de perceberem da pior maneira que estavam sendo traídas quando descobrem que foram infectadas por uma infecção transmitida pelo próprio parceiro, que, por sua vez, adquiriu tal infecção "pulando a cerca".
Parabéns por trazer o tema!! Ótimo vídeo
Pode fazer um vídeo explicando os diferentes tipos de amor?
Se houver uma gravidez quem assume o filho , fulano criaria o filho de beltrano de boa??
Não vejo vantagens em poliamor / relacionamento aberto. Sexo a vontade,ok , mas quem assume as responsabilidades e as contas ???
Esse tipo de coisa seria conversado e acordado em cada caso, não existe uma regra.
@@minutospsiquicos , então é o que tenho visto, sexo a vontade,sem nenhum tipo de compromisso ou responsabilidade, quando enjoa (6 meses) , troca se os parceiros!!!
Acho difícil chamar de " relacionamento".
@@dvind
Não é apenas curtição e falta de compromisso.
Basta não ter egoísmo para cuidar dos filhos dos outros como se fossem seus, se você não namoraria alguém por já ter tido filhos com outros indivíduos, simplesmente não namore tal alguém.
Na natureza, por exemplo, relacionamentos não-monogâmicos duradouros entre cisnes e gansos nos quais eles cuidam uns dos filhos dos outros, mesmo nem sendo da mesma espécie, não são incomuns.
André, vivo um tipo de relacionamento aberto e não acho que o conceito "necessidade", tanto usado por ti nesse vídeo, esteja relacionado ao que a gente resolveu viver. Talvez abertura para vida, para experiências e negação à monogamia e à heteronormatividade.
excelente tema a ser tratado, parabéns! vejo muitas pessoas que se dizem progressistas e mente aberta caindo nesse papinho moralista e conservador de posse e exclusividade, entendo que por ser sistêmico é algo difícil de modificar mas quando temos o conhecimento sobre o por quê e para quê esses mecanismos de controle atuam na sociedade e resolvemos perpetuar os mesmos acredito que já seja uma questão de caráter mesmo, enfim. no mais, estudem sobre a não-monogamia política, recomendo o podcast do não-mono em foco, eh uma caminhada difícil mas não impossível para desenvolvermos a nossa autonomia enquanto sujeitos ao mesmo tempo que não exercermos controle sobre o corpo e a vontade dos outros. ESTUDEM antes de falarem besteira, conteúdo sobre o assunto tem bastante, eh só pesquisar. ♥️
Meu filho, tbm vc não vai ficar vivendo de vontades neh, dst tá aí, depois não reclame de aides
*_SENSACIONAL PARABÉNS_*
eu não conseguiria viver em uma, mas respeito quem consegue, é apenas mais uma das varias formas de amor ou/e relação
Ser humano em essência e existência, é digladiar com a nossa própria complexidade.
Ótimo tema!!!
Eu tenho uma pergunta sincera.
Esse relacionamento aberto e poliamoroso tem alguma relação com o aumento do consumo da pornografia no mundo em que vivemos?
Não vejo uma correlação. Você pode elaborar?
Não. Mas há relação entre a pornografia e o desinteresse crescente por relacionamentos e por sexo entre os mais jovens.
A pornografia tende a dificultar o entendimento afetivo em relações no geral, cria expectativas, fetiches e comportamentos que muitas vezes não respeitam o outro caso haja uma alienação com a pornografia. Não monogamia é muito mais sobre a facilidade em se descobrir, se abrir para sentimentos e estar disposto a agregar varias pessoas de forma acordada e clara para os envolvidos.
@@Lexrezende
Talvez por causa do aumento da quantidade de conteúdo erótico que bombardeiam para cima da gente na nossa cultura, já que dizem que quanto mais familiaridade e acessibilidade alguém tem a algo, menos este alguém deseja tal mesmo algo.
@@isiscaroline7553 más tem uma contradição nessa tal não monogamia, o oposto dela é a poligamia, se descobrir não é errado más isso leva para há promíscuidade sexual e constante troca de parceiros sexuais. Se a pessoa é fora dá monogamia, há maioria dos sentimentos serão superficiais há longo prazo, será apenas do momento e agregar algo há alguém só na questão sexual é literalmente só dar sua melhor parte e não se doar por inteira.
Sou mais do tipo tradicional mas n ligaria de dividir se a pessoa soubesse ser confiável!
Relacionamento íntimo com uma pessoa já é bem difícil,exige muita de dicação de cada um.Nao conheço nenhum relacionamento aberto ou poli que durou + de 6 meses !!
Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro de relacionamentos.
Entretanto, é muito importante lembrar que nem todo mundo consegue lidar com como os relacionamentos da vida social das pessoas que você ama influenciam a sua própria vida, seja você uma pessoa monoamorosa ou poliamorosa.
prazer! participo de um relacionamento aberto e já estamos 3 anos juntos 👍
@@c9lby7 ,no Brasil???
Pergunto pq aqui as questões de responsabilidades e gastos são seríssimas e muitas vezes definem a existência de um relacionamento!
@@dalvadeoliveirabarbosa2748 a gente mora junto, e cada um tem seu trabalho ué, eu sou dentista e ele enfermeiro, então nunca se preocupamos com "gastos"
se queremos ficar com alguém de fora, a gente conversa e entramos em um acordo. relacionamento é isso, companheirismo, fidelidade e comunicação.
@@c9lby7 , entendi, é uma realidade " a parte", vocês são excessão, na minha opinião! Não tem questões de filhos , não tem questões financeiras!
Ó problema está justamente na satisfação. Quem disse que tudo o que é gente quer deve ser invariavelmente satisfeito? O peso qu é colocado hoje mais na satisfação que na obrigação ou dever faz com que as pessoas busquem formas mais eficientes de se satisfazerem.
@@dvind
O desejo pelo prazer faz parte da natureza humana, tanto é que desde lá na Antiguidade, um dos filósofos mais importantes da história, o filósofo macedônico chamado Aristóteles, teria pensado que o propósito da existência humana é ser feliz em coletividade.
Filósofos helenisticos posteriores, como os epicuristas, os céticos e os estóicos, também lá do período da história humana conhecido como a Antiguidade, teriam pensado que a verdadeira felicidade era simplesmente a paz de espírito.
Interessante o vídeo. curti!
Obrigado
As pessoas são delas mesmas. Acho um absurdo querer monopolizar afetos e o corpo dos outros e tornar outras pessoas o centro de uma outra vida, ou barganhar emoções e sentimentos tentando buscar valor equivalente entre ambos, uma vez que os sentimentos e emoções não são mensuráveis e todos sentem e se emocionam de diversas formas.
Amei 😍
Resumo de poligamia e relacionamento aberto: 🐂🐃🐄🐮
n necessariamente
Ótimo Canal
Toda vez que ouvimos alguem contextualizar de maneira positiva qualquer ato que descaracteriza boas praticas de saude, etica, respeito ou até mesmo saude, estamos deixando e dando palco para que os mesmos, se atribuam a nossas vidas de maneira invisivel e imperceptivel.
Há uma grande diferença em ser tolerante, aberto a novas perspectivas e ser incoerente, incoerencia essa que vai para com os seus iguais, seus direitos, seu futuro e afins.
Poligamia, relacionamentos abertos e semelhantes, não funcionam. Sempre vai haver uma pessoa que vai se sair "perdendo" se sentindo mal ou menosprezada, afinal não fomos feitos para "dividir" parceiros, não temos dois membros ou coisa parecida.
Não se deve enaltecer esses tipos de praticas, afim de criar pessoas doentes com suas relações e infelizes com seu resultado. Logo, em suma esse tipo de "relação" não é feita por opção, e sim pela falta dela, afinal a pessoa não se preenche com o que tem, deixa de procurar e acaba aceitando esse tipo de coisa.
Relacionamentos poliamorosos podem funcionar sim, mas somente para alguns que são EXCEÇÃO, pessoas que por natureza ja nasceram sem habilidade de se satisfazer com os prazeres de uma relação normal saudavel, ou seja raro.
Com todo o respeito, sou uma pessoa que não segue padrões, ou tendencias.
Poderia falar se é verdade os casais vivem mais felizes do que os solteiros? Ou é o contrário?
Assiste o nosso vídeo sobre solteirice 😉
@@minutospsiquicos Vou ver 👍
Acho q não existe uma regra, existem casais muito felizes e outros super infelizes, assim como existem pessoas que são muito felizes solteiras e outras não. Não tem como ter uma regra para isso, cada pessoa é cada relacionamento é único.
@@Limonada12163 eu sei disso, só queria saber se tem alguma pesquisa sobre isso
Acho massa a pessoa se resguardar apenas pra uma... n faz sentido pra mim ela ter as duas, é como se estivesse trapaceando, afinal abrimos mão de certas coisas pra namorar (como parte de nossa individualidade)... e qual a garantia da pessoa manter o relacionamento com a msma se pode acabar se ligando a uma outra ...???... n tem como os outros saberem disto (tlvz nem a propria pessoa saiba ou consiga se manipular tão qnto acredite), e a mim soa como mto mais provavel disto acontecer q o enjoar da msma pessoa (o q pra mim tbm me deixa em duvida, se vai enjoar então pra q se dispõe a começar ...???... a vida é uma repetição eterna até morrer, então se mate)... alias a liberdade parece apenas q fortaleceu o egocentrismo das pessoas... de certa maneira é triste!
Ent, pq entrar em relacionamento se vc quer ficar com outras pessoas? Pq não ficar sei ninguém? Aí pode ficar com quem quiser.
@@hateh732 É... mas cada um tem seu jeito e tbm entendo aqueles q ñ são monogâmicos diretamente mas com cada pessoa q está durante um msmo período é como se fosse a única... ser monogâmico ñ está relacionado só a sexo e sim tbm ao caráter afetivo... é tipo o conceito do Don Ruan, q amava cada uma de suas conquistas mas ñ deixava de ter várias... q é bem diferente daquele q apenas busca sexo, aí ñ se tem o intuito de cuidar do outro, apenas satisfazer a necessidade momentânea!
muito bom
Bom, todos os relacionamentos abertos que eu conheci não deram certo. Beijo de luz.
A pergunta que me vem em mente é se monogamia existe. Algumas espécies são monogamicas (como os psitacídeos, os cisnes, e outros), mas será que a nossa espécie é monogamica ou é apenas um fator cultural.... Nossa espécie parece ser mto mais cultural que instintiva sksks
Mas vejo que a repulsa por esse tema venha da cultura da possessividade, de onde acredito que venha o ciúme
Totalmente. Pessoalmente acredito que seja muito mais cultural mesmo, até porque, nossos parentes mais próximos não são monogâmicos (bonobos e chimpanzés).
Meu argumento para tratar isso com minha ex foi justamente esse da cultura da possessividade que originaria o ciúme, mentiras, traições...
Cisnes não são animais monogâmicos, espécies nas quais existe a monogamia estrita, no sentido de um indivíduo apenas namorar outro indivíduo durante as vidas inteiras de ambos, seja ela heteronormativa ou não, são uma raridade na natureza.
A monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos, apesar de que
os desejos de posse para cima de um ou mais de um indivíduos são tão naturais quanto a heterossexualidade e a homossexualidade são naturais, assim alguns indivíduos são monoamorosos, outros são poliamorosos, outros são ambiamorosos, da mesma maneira que alguns indivíduos são gays, outros são héteros, e outros indivíduos são bis.
Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha.
Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro das relações sociais.
Também penso ser uma pessoa panamorosa e ambiamorosa, já que desejo ser mais do que amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes, consensualmente, seja simultaneamente ou não, mas nunca tive uma relação séria e duradoura sequer na minha vida, apenas porque não sou "fácil", reconheço meu valor, não aceito qualquer coisa, já conheci pessoas legais mas nunca sensacionais, pessoas que entendessem a mim a ponto de conseguirem passar pelos limites que eu mantenho para as minhas relações sociais e os "muros" que eu tive de erguer com os anos para proteger a mim da vida.
Aliás, caso tenha curiosidade, procure saber sobre o ganso chamado Thomas, que era bi e poliamoroso, ele teve um relacionamento bi, poliamoroso, fechado e duradouro com um cisne e uma cisne até a morte do cisne, durante o tempo juntos, os três criaram uma família de mais de 60 filhotes.
Não adianta comparar o ser humano com os animais. A gente sempre dá um jeito de modificar a natureza. E mesmo se fossemos instintivos, poderíamos ser mono, já que não são todos os animais na natureza que são poli.
E sim, o ser humano É cultural. E não é por uma pessoa ser monogâmica que ela vai ser possessiva. Aí já é uma questão muito específica e individual. E não, poliamor não resolveria a possessividade e o ciúme. O problema não é a configuração do relacionamento e sim como a sociedade espera que a gente reaja as certas situações e o que cada indivíduo traz contigo (que aí é coisa que se resolve na terapia)
Eu sigo do princípio dá monogamia. Ofereço minha exclusividade pela reciprocidade dá exclusividade dá outra, uma troca de interesses e confianças. Um relacionamento só dura apartir de 2 membros e procriando cria seu bando considerado como família o que se espalha e cria uma árvore genealógica, se não existisse monogamia, todos seriam feitos de outras pessoas desconhecidas. Outra questão dá monogamia também é a seletividade do ser humano em escolher sua parceira de longo prazo, se não existisse há tal dá seleção natural o mesmo macho procuraria com seres do mesmo gênero e sendo poligamico.
@@Svraoa más tem uma questão aí não é porque somos semelhantes que irá copiar o mesmo comportamento dos animais, o ser humano tem milhares de diferenças. Assim como ter o valor e pensamento de seguir o que irá escolher com base em sua criação.
Sobre há possessividade, mentiras, traições já se dá pelo instinto e pela impulsividade de querer controlar os outros há não quebrar suas expectativas. Nos animais também essa semelhança.
Acho esse tema muito confuso, que bom que troxeram esse assunto no canal.
Otimo assunto, sou muitíssimo leiga no assunto kkkkkkkk
Espécies nas quais existe a monogamia estrita, no sentido de um indivíduo apenas namorar outro indivíduo durante as vidas inteiras de ambos, seja ela heteronormativa ou não, são uma raridade na natureza.
A monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos, apesar de que
os desejos de posse para cima de um ou mais de um indivíduos são tão naturais quanto a heterossexualidade e a homossexualidade são naturais, assim alguns indivíduos são monoamorosos, outros são poliamorosos, outros são ambiamorosos, da mesma maneira que alguns indivíduos são gays, outros são héteros, e outros indivíduos são bis.
Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha.
Penso ser uma pessoa biamorosa, porque, no meu caso, apenas consigo lidar com as vontades e necessidades de no máximo duas pessoas, em umas tantas configurações de relacionamentos não-monogâmicos românticos dentro do diverso espectro das relações sociais.
Também penso ser uma pessoa panamorosa e ambiamorosa, já que desejo ser mais do que amigos com várias pessoas e de gêneros diferentes, consensualmente, seja simultaneamente ou não, mas nunca tive uma relação séria e duradoura sequer na minha vida, apenas porque não sou "fácil", reconheço meu valor, não aceito qualquer coisa, já conheci pessoas legais mas nunca sensacionais, pessoas que entendessem a mim a ponto de conseguirem passar pelos limites que eu mantenho para as minhas relações sociais e os "muros" que eu tive de erguer com os anos para proteger a mim da vida.
Aliás, caso tenha curiosidade, procure saber sobre o ganso chamado Thomas, que era bi e poliamoroso, ele teve um relacionamento bi, poliamoroso, fechado e duradouro com um cisne e uma cisne até a morte do cisne, durante o tempo juntos, os três criaram uma família de mais de 60 filhotes.
No minuto 5:00, aquilo que a moça tá comendo é uma pizza de tucumã??????
Todo mundo é livre pra fazer o que quiser e eu sou livre pra julgar quem eu quiser 😂
Tenho amigos que estão em relacionamentos do gênero e eles já sabem a minha opinião sobre o assunto: Espero que funcione pra você, mas acho uma péssima ideia.
Você é livre para julgar a pessoa contanto que seu julgamento nao seja para ofender ou menosprezar a outra
@@HenryEdward08 Não vou sair do meu caminho pra dar pitaco na vida de ninguém, mas se a pessoa perguntar a minha opinião, vou responder de forma honesta, se ela se ofender ou não é problema dela.
@@falkyrie5228, Liberdade de expressão é isso. Discordo totalmente da sua opinião quanto aos relacionamentos não monogâmicos, mas defendo totalmente o teu direito de ter uma visão contrária à isso e se manifestar. Liberdade de expressão ENGLOBA SIM o direito de ofender e menosprezar.
@@Svraoa Não querida, Liberdade de Expressão NÃO lhe dá o direito de ofender e menosprezar NINGUÉM.
@@HenryEdward08, dá sim. Vocês que amam uma censura e acham que liberdade de expressão só serve pra falar o que lhe agrada.
Liberdade pra falar "bom dia" não é porra de liberdade alguma.
Esses relacionamentos geram ansiedade, problemas psiquiátricos e DST.
O problema é que o relacionamento só abre p lado masculino, meu ex era super aberto a ficar com outras mulheres, mas quando eu gostei da ideia e dei a entender que eu queria sair com outras mulheres e com outros homens ele virou no diabo kkkk, terminamos, n só p isso, ele era um porre por completo. Só acredito nesse tipo de relacionamento quando os dois saem, AGR quando é só o homem é sem vergonhiçe e machismo mesmo. Quanto a parte de IST, sim, vc está certo, sou técnica em enfermagem e mtas mulheres que casam virgem pegam as piores IST's do marido fiel e geralmente cristão, dá uma dó, as vezes a mulher engravida do cara e é só ladeira abaixo.... Quanto a esse tipo de relacionamento eu acho uma boa dsd que seja de igual pra igual, o que é bem difícil.
Se ele era um Porre por Completo pq vc começou a namorar com ele? (Sério, tá aí uma coisa que nunca vou entender das mulheres)
Eu penso que relacionamento aberto são duas pessoas que não querem assumir as responsabilidades afetivas de um relacionamento fechado. N me julguem, é minha opinião
@@dvind
Não dá para devotar a inteiridade do seu amor a um único indivíduo, todo mundo já divide o amor entre seus vários amigos e familiares, então qual o problema de dividir o seu amor com mais de um parceiro?
Indivíduos poliamorosos amam seus vários parceiros da mesma maneira que uma mãe ama seus vários filhos.
👏👏👏
mt bom poligamia
N entendi nada, sempre me distraio com os comentários kk
.
.
🤗🤗🤗🤗
Alguns adendos: não designe relacionamentos poliamorosos ou poligâmicos como "não -mogâmico". Poliamorosos não devem ser identificados pela negação, porque assim a monogamia passa a ser o padrão, seria como definir a população LGBTQIA+ como não hétero-cis. Além disso, relacionamento aberto não é "não-monogâmico", pois não existe envolvimento afetivo e o único relacionamento que existe é aquele de onde os indivíduos saíram para fazer sexo.
Eu concordo com Poligamia só nunca disse pra ninguém por medo de me julgarem
03:01 - 03:25:
Dói muito quando os outros fazem você sentir como se você tivesse fracassado como adulto ou humano só porque você não tem um relacionamento monogâmico heteronormativo, e vive dentro de um armário que mais parece um caixão às vezes.
Brasil destrói muitas leis capaz vim até polícia não falo isso por crítica.
Eu tbm estou tentando ser poliamorosa.
Vcs são tozeras!
que nojo
?
?
Seja feliz com seu cônjuge, vocês só precisam um do outro para serem completos ❤️
Alguém vai sair perdendo, e sem corrupção ou igualdade o homem que depende de ereção iria sair perdendo.
Oxi, ele quem quis ele que aguente
Os relacionamentos não-monogâmicos são relacionamentos líquidos. Buscam incessantemente alguém pra preencher um buraco... um vazio-sexual e nunca conseguem preencher. Aí vivem descartando pessoas mas não largam aquela pessoa por medo de ficarem sozinhas, e no final terminam sozinhas. Ou seja, fica com todo mundo pq tem fogo no r4b0, mas não tem coragem de terminar um relacionamento falido. Não conheço nenhum relacionamento aberto que tenha dado certo. Pq simplesmente não é possível vc amar mais de uma pessoa num romance. Isso é ser sem vergonha. E é sim uma forma da proliferação de doenças sexuais.
Cuidado q daqui a pouco eles vêm te atacar kkkkk
Conheço um relacionamento aberto q é por puro sexo, mas o homem morre de medo da mulher transar com outro, da de tudo a outra parceira e nada pra esposa
Tradução
Prostituição
????
Prostituição é quando você cobra por sexo , não tem nada haver com se relacionar com mais de um parceiro
não funciona, tenham um bom dia.
Não é o ponto
Pode funcionar pra alguns, outros n
@@MarcosVinicius-js3uk não funciona. o homem por natureza é territorialista. se tem sentimento esquece. só vai funcionar se nenhum dos 2 tiver um sentimento forte.
Pra vc, tenha um bom dia também
Não mesmo,tô tentando tirar uma amiga de uma furada ela tá na merda por causa disso.