Introdução à Bioquímica - Aula 1 - Parte 2 - Fundamentos Básicos de Sistemas Biológicos

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 17

  • @diegorodriguesfisio
    @diegorodriguesfisio 10 ปีที่แล้ว +88

    aula perfeita. meu professor não tem uma didática dessa, não o compreendo bem. NUNCA tirem essa aulas do canal. esses videos me ajudam muito e ajudará muitos outros. ah! um parabéns à professora, excelente.

  • @DeltaEtaNySigma
    @DeltaEtaNySigma 7 ปีที่แล้ว +30

    A empolgação dela para ensinar motiva ainda mais a busca pelo aprendizado.
    Excelente professora.
    Obrigado UNivesp! Ajuda muito !

  • @jorioeduardo5801
    @jorioeduardo5801 10 ปีที่แล้ว +51

    O Segredo das moléculas da vida foi muito bem resumido pela excelente professora:
    1.as biomoléculas Estabilizam os pollímeros unindo seus monômeros com ligações covalentes que são muito fortes
    2. Flexibilizam a interação dos polímeros com ligações não covalentes que são fracas (Podendo facilmente serem rompidas e recombinadas) e que podem gerar uma infinitade de maneiras dos polímeros interagirem ente si, gerando uma enormidade de funções biológicas específicas.
    3. Portanto, a fonte de informação para construir os seres vivos está na estrutura espacial de suas próprias moléculas e nas maneiras como elas se ligam entre si
    Com isto a vida se torna estável e flexível ao mesmo tempo
    "Os seres vivos são máquinas que se constroem a si mesmas" Jacques Monod

  • @anacatarinaaraujo7093
    @anacatarinaaraujo7093 8 ปีที่แล้ว +4

    Também gostei muito da aula. Parabéns professora e a Universidade de São Paulo pela iniciativa deste projeto.

  • @amanda.aromaterapia
    @amanda.aromaterapia 8 ปีที่แล้ว +3

    Didática excepcional! Parabéns!

  • @Barbiesagit
    @Barbiesagit 10 ปีที่แล้ว +12

    meu sonho é cursar quimica na USP :/
    eu me senti dentro dessa sala :(

  • @Ricardo_I_F
    @Ricardo_I_F 10 ปีที่แล้ว +12

    No caso do enantiômero ele gera imagem especular e não é sobreponível, e do diasteroisômero neste caso aquiral, formaria imagem sobreponível, certo? Acho que sem querer confundiu.

    • @thalesfagundesmachado9672
      @thalesfagundesmachado9672 10 ปีที่แล้ว +8

      Confundiu... na verdade tanto o enantiômero quanto o diasteroisômero são quirais e não sobreponíveis, é que pra ter diasteroisômero precisa ter mais de um carbono quiral (possuem atividade ótica).
      Já as moléculas aquirais, que são sobreponíveis, não possuem atividade ótica (não causam a rotação do plano de polarização da luz plano-polarizada).
      Mas a aula é maravilhosa, tive 2 bioquímicas na graduação e não aprendi nada, em uma aula da professora Nadja tive uma visão totalmente diferente da Bioquímica do que em um ano de graduação.

    • @jecatattu
      @jecatattu 10 ปีที่แล้ว +8

      Verdade, elá é ótima! Tem uma didática igual. Me ajudou muito mesmo, a rever a matéria. Prefiro ter aula de bioquímica, como no caso, com bióloga, por que existe um conhecimento mais completo da biologia humana, o que permite a interação da teoria com exemplos práticos. ( Se ela quisesse até clínicos, mas não é o proposto por se tratar de um assunto para graduandos em química)
      Perceber esses pequenos ''enganos'', que acontecem sem querer, são bons para gerar uma discussão e, com isso, colaborar com as pessoas que estão vendo a matéria pela primeira vez na vida, ou que tenham uma maior dificuldade em aprender, possam aproveitar melhor!! Foi a melhor vídeo aula que vi por aqui até agora, sem exagero.

  • @jeff4ever2
    @jeff4ever2 10 ปีที่แล้ว +3

    aula simples, nada que eu já não tenha visto antes. Diferente das aulas do pedrosa da unicamp em cálculo 1 - que achei excelentes e muito distintas das aulas que tive - nessas aqui eu não tive aquele senhor impacto.. mas é uma boa aula, com toda certeza

  • @nathaliabarbosa2541
    @nathaliabarbosa2541 11 ปีที่แล้ว +1

    Ótimaa :)

  • @LucashhLima
    @LucashhLima 10 ปีที่แล้ว +4

    Número atômico maior que 53 :)

    • @thalesfagundesmachado9672
      @thalesfagundesmachado9672 10 ปีที่แล้ว +8

      Vi isso, mas dá pra dar um desconto pois ela é bióloga e a qualidade da aula supera os "errinhos"...rsrsrs
      Ela também confundiu os estereoisômeros... :)

  • @hydragirium
    @hydragirium 10 ปีที่แล้ว +11

    Mais algumas informações para os futuros pesquisadores da profissão.
    Se me lembro bem, existem bem mais de 10 milhões de compostos químicos... mais de 9 milhões deles contém o carbono em sua composição, e é por isso, que existe toda uma química só para ele. A química orgânica é a chave para se compreender a bioquímica... vocês precisam entender química orgânica da mesma forma que vocês respiram... tem ficar instintivo, vcs não devem fazer força para entender ela... é tipo o exemplo clássico 2+2, ou 2x2, vcs não pensam, é instintivo.É claro que outros conhecimentos (oxi-redução, ligações, eletro, cinética, termo, equilíbrio, e etc) de química também são fundamentais, mesmo assim, com tudo isso, o carbono é o astro principal da parada. Entenda ele muito bem, ou seja, fique ferissíma em química orgânica e suas peculiaridades, e as ligações químicas no geral, principalmente as ligações entre ele e os átomos de H, N, O, e o P, e vc já terá praticamente meio caminho andado em bioquímica... o resto são os outros conhecimentos, como a célula e suas organelas, que praticamente fazem a bioquímica ser o que é... tem as membranas biológicas e suas propriedades elétricas, e os transportes da mesma... o metabolismo, as enzimas, que nada mais são que uma proteína especifica que catalisa uma reação química... a incrível bioenergética... o importantíssimo ciclo do ácido cítrico... o domínio TOTAL das diversas e importantíssimas biossínteses que existem... o papel SUPER IMPORTANTE DO DNA e RNA. O DNA é o mecanismo que torna a vida possível, isso devido ao fato dele replicar todas as células seguindo sua informação hereditária, e ele faz isso através de um padrão de polimerização... além disso, tem o papel dos cromossomos e dos genes, e as tecnologias e técnicas em bioquímica... tudo isso complementa a outra metade do caminho que vc deverá trilhar. É claro que isso é de forma reduzida, pois cada tema que eu citei acima, é uma PORRADA de coisa pra estudar e pesquisar durante a vida toda, é claro né, pra quem vai ser um bioquímico, aliás, a bioquímica e a biofísica são tudo mesmo, ponto final, não tem pra ninguém na parada, rsrsrs! Sinergia galera, Sinergia... a Sinergia é a chave para a compreensão do Universo e da Vida. “Todo mundo sabe” que a soma do peso das “partes” de um átomo fissionado, é menor que ele fusionado anteriormente, ou seja, a soma das partes é menor que a soma do todo, FATO!!!!!!!!!!
    Voltando a respeito da importância que o carbono tem... o C se situa digamos assim, bem no meio da eletronegatividade e eletropositividade, ou seja, ele é eletronegativo e eletropositivo de maneira equilibrada... é claro que existe outras características que fazem dele um dos átomos cruciais para a vida... mais essa capacidade de receber e doar elétrons na mesma medida, sem que haja preferência entre uma polaridade e outra, fazem dele realmente um átomo muito especial.
    A grande parte do peso dos organismos vivos, é composta por compostos orgânicos, tal peso deriva do fato de existir moléculas orgânicas com cadeias longas de carbono ligados "covalentemente" com outros átomos, como: H, O, N, P e o próprio C. A força covalente das ligações químicas, está diretamente ligada a força de atração (eletronegatividade) que um átomo tem em relação a outro na questão de quem compartilha os elétrons, ou seja, a eletronegatividade, será responsável por estimar se tal ligação será covalente polar, apolar ou iônica... além do fato, que o Delta H irá permitir mostrar a quantidade e o tipo de ligações que são quebradas ou sintetizadas... resumindo as ligações covalentes, é só manjar bem de Lewis e sacar o lance de distribuição de densidade eletrônica nas moléculas, simples assim! A ligação covalente é bem comum devido ao fato que a grande maioria dos compostos de não-metais, se dão por meio desta.
    Outra coisa, é quando uma estrutura de C é ligada em um grupo funcional diferente, obviamente isso fará com que a propriedade química da molécula orgânica seja diferente... o formado tridimensional de tais biomoléculas, podem ter características configuracionais e conformacionais próprias... o "assimetrismo" é prova disso, porém, somente um par de enantiômeros terá atividade biológica!
    Dentro das células, ocorrem reações de oxirredução, transferência, condensação, quebra e formação de C - C, e novos arranjos entre as ligações ao redor do C. Como a professora mesmo disse, dentro das células a maior parte da matéria orgânica consiste das tais macromoléculas que ela citou: ácidos nucleicos, proteínas e polissacarídeos... os lipídeos são menores, porém, formam grandes agregados. Ácidos nucleicos são polímeros de nucleotídeos que se diferem entre si... as proteínas são polímeros de 20 diferentes tipos de aminoácidos... e os polissacarídeos, são polímeros de açucares... os polissacarídeos comuns funcionam como componentes estruturais, porém, existem polissacarídeos complexos que contém informações... a sua sequência e sua estereoquímica podem ser reconhecidas por outras moléculas especificas. Agora, é notório saber que os ácidos nucleicos e as proteínas, sõa as macromoléculas que contém informações... tanto é que as seus monômeros contém características sequenciais, e isso possibilita reconhecer a singularidade genética das espécies.
    Existe na árvore evolucionária dos eucariotos, ramificações que refletem os ancestrais em comum... isso é possível, a partir do número das diferenças entre os aminoácidos que existem nas moléculas de citocromo C de diversas espécies... o número de resíduos representa a diferença entre uma linha de organismos em relação a seu ancestral.
    Os aminoácidos têem estruturas semelhantes, e é por isso do nome amino (amina) ácido (ác. Carboxílico)... dos 20 que se encontram nas proteínas, apenas um, a prolina, não é do tipo Alfa-aminoácido, pois ela é cíclica.
    Uma dica é conhecer bem os seus grupos, que podem ser dos tipos:
    R aromático: (Phe, Tyr e Trp);
    R alifático não polar: (Gly, Ala, Pro, Val, leu, Ile, Met);
    R não carregados, porém polares: (Ser, Thr, Cys, Asn, Gln);
    R carregados positivamente: (Lys, His, Arg);
    R carregados negativamente: (Asp, Glu).
    É SUPER IMPORTANTE DECORAR EM QUE GRUPOS OS AMINOÁCIDOS SE ENCONTRAM, E O QUE CADA GRUPO REPRESENTA.
    Outra coisa, é que os aminoácidos podem agir como ácidos e bases, pois quando dissolvidos em água, se tornam íons híbridos. O zwitterion do aminoácido, só funciona em potencial hidrogeniônico neutro... eles também se diferenciam em suas propriedades acido/básica.
    A respeito da mitocôndria... existe uma hipótese, ou uma possibilidade delas e os cloroplastos terem evoluídos a partir de bactérias endossimbióticas... a tal da hipótese endossimbiótica, diz que as células eucarióticas, teriam suas existências iniciadas a partir de organismos anaeróbios, isso porque a característica procariótica dos sistemas genéticos de organelas dos cloroplastos, sugerem que as mitocôndrias e os cloroplastos teriam evoluído de bactérias endocitadas, isso há mais de 1 bilhão de anos. Essa alegação está pautada em uma “observação” que visa uma espécie de fusão entre uma bactéria com um sistema de fosforilação oxidativa, e um organismo anaeróbio (futura célula eucarionte) desprovido de mitocrôndria ou cloroplasto... e com o passar do tempo e certos mecanismos adaptativos, o organismo anaeróbio teria pego pra si o sistema de fosforilação oxidativa, e essa ação endocítica teria gerado a mitocôndria presente nas células eucariontes... e repetindo, tudo isso teria acontecido antes de animais e plantas se separarem... os cloroplastos das plantas e algas teriam sido mais tarde derivados de uma tal fusão entre a bactéria e o organismo anaeróbio... essa bactéria teria tido capacidades de liberar oxigênio, e isso explicaria a diversidade de pigmentos nos cloroplastos encontrados nos vegetais superiores dos dias de hoje.
    Durante a evolução eucariótica, uma gama gigantesca de genes devem ter ocorrido do DNA das organelas para o DNA do núcleo... porque essa conjectura afnal? Porque hoje em dia o DNA das organelas são FIXOS, ou ESTÁVEIS, e isso mostra uma certa raridade nessas transferências passadas de genes, mostrando assim que isso é um PROCESSO RARO no decurso evolucionário, pois o gene que se moveu do DNA organelar, precisa necessariamente se modificar para poder se tornar um GENE NUCLEAR FUNICIONAL, e isso se encaixa no porque que alguns genes nucleares que codificam proteínas mitocondriais e cloroplasticas, se assemelham-se aos genes de bactérias, ou seja, dizer que isso é um processo raro tem muita lógica! :) Eu aceito essa hipótese endossimbiótica... aceito mesmo... para ela ficar melhor ainda, está faltando a existência do método científico da teoria da evolução... a teoria da evolução AINDA, tá, ainda, não tem um método científico... n evidências que provam que a teoria da evolução é uma verdade, nada tem haver com método científico... mais eu aceito a hipótese endossimbiótica por enquanto, tem muita lógica.
    Gosto daquilo que o laureado Francis Crick disse a respeito do DNA... se me lembro bem, ele disse que ALGUÉM (será que ele quis dizer Ets?) colocou essa estrutura aqui na Terra... ele quis dizer que ela não teria sido formada aqui segundo o que se conhece até agora... se me lembro bem é isso... ele disse ALGUÉM, e repetindo, o cara ganhou o Nobel.
    Fim.
    UMA DICA
    Não sejam puxadores de saco... esse lance de ficar falando que USP é USP, e o resto é resto, é BURRICE!!!!! Existem excelentes universidades no Brasil, é claro que não são do nível de Harvard, Caltech, Stanford, M.I.T, Pinceton, Cambridge, Berkley, Oxford, e etc... saca só... fora a USP, existe a Unicamp, a UFScar, a Unesp, Unifesp, a UNB, a UFMG, a UFV, a UFTM, a UFRGS, a UFSM, a UEM, a UEL, a UFPR, a UFSC, a UFC, a UFPE, a UFGO, a UFRJ, a UFF, a UERG, e a UNIRIO... todas essas universidades não devem em nada pra USP em boa parte de seus cursos oferecidos, tá, em boa parte dos cursos, isso sem contar que professores do mesmo naípe que a Nadja, são bem comuns nessas universidades que eu acabei de citar... e das particulares tem o Mackenzie, a UNIP, e as PUCs, com destaque paras as PUCs do Rio, Minas e São Paulo são muito boas também... se for assim, o ITA e o IME são as melhores instituições do Brasil, ponto final ! E aí, cadê a USP agora? Tá vendo só como é ruim dar carteirada, ou por o pau em cima da mesa? Agora eu sei porque muita gente quer vazar do país... esse ranço escroto que existe aqui é um veneno mesmo... é por isso que muita gente prefere viver de subemprego em país de 1º mundo, ao invés de ficar no Brasil... mesmo com uma posição social vantajosa, a galera prefere os países de 1º mundo. Em pouco tempo em um país de 1º mundo, se vc quiser, vc consegue ser dono do teu próprio negócio, diferente daqui... e isso sem contar na qualidade de vida e na educação das pessoas que te rodeiam por lá... e é por isso, que a galera chuta tudo aqui pra se aventurar lá fora... é por isso! Então, é só uma dica, pois vejo muita gente nessa de puxar o saco da USP volta e meia aqui na net... além do puxa saquismo, menosprezam as demais universidades do Brasil... PALHAÇADA HEIN GURIZADA... a esquerdopatia, o feminazismo, a bunderagem, a fumação de pedra e erva, o combate as tradições judaíco-cristãs, e a modinha que os pastores ateus proferem via essa vertente religiosa do ateísmo de internet, ESTÁ FERRANDO COM O JULGAMENTO DE VOCÊS, CARALHO... ACORDEM!!!!

  • @laylacaroline1789
    @laylacaroline1789 8 ปีที่แล้ว +6

    achei que ela enrolou muito pra explicar! Mas a aula em si está bom!

  • @elianaarico
    @elianaarico 9 ปีที่แล้ว +9

    A iniciativa do projeto é excelente, mas essa professora faz erros conceituais graves. Ela se refere a massa" molar" em dalton, massa molecular de átomos(sic)!!! tamanho da célula na ordem de nanometros e assim vai....Para um professor do IQ USP isso é grave!

  • @jheinisduarte
    @jheinisduarte 8 ปีที่แล้ว

    Muito boa a aula, mas bem diferente da forma que eu estou vendo na faculdade, não me ajudou em nada :/