O 'Que História!' é um podcast e pode ser ouvido nas plataformas habituais, como Spotify e Apple. Mas todos os episódios podem ser ouvidos aqui no TH-cam, nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTmh19ipbvr6OACmBWczOLJO.html
Poderiam dizer que ela aprendeu uma “língua de sinais” se ela realmente aprendeu uma língua existente, ou que ela se comunicava por uma “linguagem de sinais” se era ela que inventava os sinais
Que história surreal! Mas o que me deixa triste é a falta de empatia, de compreensão e até de compaixão com a situação da Marie. No caso dela foi uma moeda, que causou um problema físico. Imaginem como sofrem as pessoas com transtornos mentais, que são tratadas como se estivessem doentes de propósito.
É mais cômodo seguir crenças, idéias de outras pessoas, do que evoluir para não precisar delas como um tapa buracos emocional. Empurrar essas crenças em crianças que ainda não tem capacidade de se defenderem é cruel.
A culpa foi do médico que deu o diagnóstico que ela não queria falar, e não das outras pessoas. Até a família dela nunca questionou o médico, todo mundo acreditou cegamente no médico, mas a culpa é dos "religiosos" né 🙄
Começo a pensar que a religião está muito ligada a terceirização da responsabilidade. O óbvio é ignorado e as pessoas saem distribuindo julgamentos e culpas. Vamos lá ao óbvio, lógico que foi um erro médico, porém há sim a responsabilidade pelos danos que a criança depois jovem sofreu, tanto por parte da família que usou suas crenças religiosas para agravar ainda mais o sofrimento, como da sociedade que da mesma forma atribuía o sofrimento dela a culpa usando mais uma vez a religião. O dano causado a essa e tantas outras VITMAS é responsabilidade de muitos, mas infelizmente a maioria das pessoas só sabe adotar uma postura defensiva pra proteger suas próprias crenças que por vezes podem estar sendo opressoras. Mais uma vez o óbvio, nem todos os religiosos são assim (tem que ser dito isso pra que a pessoa não interprete errado mais um vez), alguns preferem seguir de fato os ensinamentos de Cristo.
@@elizasilva9805 Quer dizer que baseado em um diagnóstico médico, um religioso pode chamar uma pessoa de "demônio"? É cada uma. O que não falta é quem defenda essas atitudes porque no fundo pensam igual. Cada um tem o direito de acreditar no que quiser, o que não tem é o direito de usar uma crença para prejudicar outras pessoas. O médico errou, a família errou e os "religiosos" erraram.
Com 5 anos eu coloquei um feijão no ouvido em uma atividade escolar, não contei pra ninguém, 1 ano depois começou a doer demais, não cheguei a perder a audição, porém, corri perigo de ficar com alguma sequela, porque quando fui ao médico e tirei, ele já estava brotando kkkk
Sim uma história extraordinária, mas com um enredo muito triste 😶 fiquei sem fôlego de imaginar as situações absurdas e cruéis, que a menina vivenciou 😶 desesperador a falta de compaixão das freiras, o desinteresse dos médicos de buscar uma causa pra perda da voz 😶 Mas acredito que o pior de tudo foram os pais que deixaram a filha numa clínica psiquiátrica 😶 que pesadelo angustiante viveu essa menina 😶 e por sorte ela sobreviveu a esse inferno , e o hoje a moeda que um dia silenciou sua voz, é um talismã ,tomara que tenha longos anos de vida, de muita saúde, sorte e muita voz 🥰😁📣
Que incrível. História inacreditável. Me fez pensar no perigo que e colocar objetos dentro dos alimentos. Infelizmente, ainda existe essa prática em alguns lugares. Deu pra ver, também, o tamanho do preconceito humano. Também, pude aprender com esta história, como o ser humano comete erros e injustiças por ignorar o real motivo de certas coisas existirem. Mas, a principal lição foi a de como o corpo e uma máquina tão perfeita que acabou por espulsar o objeto estranho do seu interior. Deus seja louvado!
As pessoas não, os religiosos. Quem mais atormentou a vida dela foram pessoas que diziam ser filhos de Deus. Eu passei pelo mesmo, mas foi com pessoas evangelicas. Diziam que meu problema era falta de fé e Deus. A pessoa já ta desesperado, ai o povo ainda fica atormentando a pessoa com isso... peguei abuso de religiosos. Na moral.
Esse Podcast foi muito bom, ouvi com muita apreenção. Muito bem contado, pausado, msm com as falas originais da protagonista em outra lingua(mas dublada) foi otimo ouvir o relato dela. Por mais Podcasts assim.
@@Kkkkkkarla não, isso é "ciência". Do mesmo jeito que a gente fala que é ciência e não questiona, naquela época tbm; e, do mesmo jeito, tbm fazemos coisas estúpidas assim e não percebemos.
Tive uma amiga na faculdade que ela ficou muda após um acidente traumático onde ela perdeu a irmã mais nova. O acidente foi dão cruel que ela foi decapitada. Depois do acidente, a irmã que sobreviveu ficou muda! Teve que aprender a se comunicar novamente depois...até hoje ela tem dificuldade pra falar. E ela tb ficou surda após o trauma.
Não consigo imaginar o sofrimento que essa menina passou. Como era/é absurdo e traumático o tratamento que alguém pode receber por ser diferente, tanto por médicos quanto pela igreja.
@@rodolphocazarini eles deveriam ter usado língua de sinais. Pois Libras é a Língua de Sinais Brasileira, já língua de sinais existem várias como a auslan, ASL ...
Também estranhei. Penso igual ao João Pedro. Libras é uma língua específica do Brasil. Poderia até ser o caso, se um brasileiro tivesse ajudado na situação e só conhecesse Libras. Seria inusitado. Gerou uma expectativa errada. Nestes tempos de notícias horrendas, estas expectativas fazem muita diferença. No fim, é algo interessante, mas a quebra de expectativa fez perder um pouco do valor da notícia.
Religião podia fazer diagnóstico clínico, fazer raio x etc não é? A culpa foi do médico e não a religião, religião é de homens como eu e vc, mas médico, estudou pra isso, sabe que não se deixa de falar de uma hora pra outra a não ser que for por uma doença ( meningite, deve ter outras doenças,mas eu não sou médico ) .
Libra(s) é a Língua BRASILEIRA de Sinais. Ela aprendeu Língua de Sinais (do país que ela mora). Infelizmente, já é a segunda vez que erram algo relacionado a isso aqui nas matérias da BBC. Mas a matéria ficou linda ❤️
Não sei como ela não enlouqueceu de vdd, foi Deus que realmente a protegeu, inclusive dando a voz dela de volta ! Louvado seja Deus! Uma moeda lá durante anos , 12 anos em suas cordas vocais e ela não teve um câncer só tu Senhor glórias a Deus!
Parabéns pela matéria, só um detalhe: Libra é a moeda inglesa. Libras é a língua brasileira de sinais, não é falada em outro país. E é língua e não linguagem. Cada país tem a sua própria língua de sinais. Um abraço.
Thomas, história incrível. Lido com a Comunidades Surda do meu Município a encontro histórias semelhastes todos os dias: A ANGÚSTIA DO SILÊNCIO E DA AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO. Apenas um equívoco em sua narração: a LIBRAS é a línguas brasileira de sinais; na Autrália, a língua de sinais utilizada, chama-se AUSLAN.
Minha voz sumiu,assim do nada,dois dias,achei horrível, me comunicava com blocos de notas,só dois dias estava quase ficando louca imagina 12 anos,nem quero nem pensar .
a minha tbm! passei uma semana sem conseguir falar nada, fiquei completamente rouca de um dia pro outro, só andava com um bloco de notas e uma caneta, foi bem ruim, só minha família praticamente parava pra ler o que eu queria dizer. Provavelmente foi por conta de um resfriado que eu já tava me curando, pq eu não fiz nadinha que exigisse da minha voz/garganta nos dias anteriores
Para ansiosos e apressados: O motivo foi uma moeda num bolo de natal. Ela comeu e, a moeda ficou presa nas cordas vocais, impedindo a vibração e produção de sons (fala). A moeda saiu anos depois enquanto ela trabalhava. Pronto. Quer mais detalhes? Ouça o podcast! Caso contrário, segue o jogo!
As vezes a pessoa tem dificuldade de falar por causa da família dela que intimidam ou dizem coisas que tiram sua alto estima. Mas da menina foi surpreendete. Eu deixei de falar por certo tempo porque minha irmã que tinha o primeiro grau completo,e me esnobava assim : nossa fulana, você fala tão errado! E fazia caras e bocas e saia de perto de mim,ali acabava a conversa. Tem pessoas que estudam para esnobar familiares . tristeza.
Essa história é ótima do ponto de vista da exemplificação da necessidade de cuidado no estabelecimento de qualquer diagnóstico. O mutismo por causa psicológica existe (e não quer dizer que se trata de recusa voluntária a falar, o repórter deveria se consultar com quem sabe ao falar do que não conhece), mas sempre existe a possibilidade de haver alguma variável que não foi considerada para o estabelecimento do diagnóstico por diversos motivos.
Lembro de um caso que aconteceu durante minha infância no colégio. Uma menina que estava normal como qualquer outra criança, simplesmente do nada perdeu a voz e passou uns 30 minutos ou mais sem conseguir emitir nenhum som. Coitada, foi levada pra diretoria aos prantos e ficou lá sob o cuidado do pessoal da diretoria até a voz dela retornar. Foi a única vez na vida que vi alguém perder a voz temporariamente.
Pode ser por medo ou estresse... Já aconteceu comigo 2x... 1x qnd tive q fazer 1reportagem p TV... E 1x na faculdade qnd tive q apresentar 1trabalho de 45min e o professor me odiava... muito estresse... a voz só volta c a graça de Deus! terrível
@igor lopes onde eu falei que apenas a igreja que foi a culpada?? Dificuldade de interpretação associada a descontrole emocional. Pra VARIAR, justamente aqueles que dizem fazer o bem, agiram como demônios com essa pobre mulher em um momento de vulnerabilidade. No meu primeiro comentário, eu não disse "apenas a santíssima igreja que a tratou como se ela fosse a culpada"...
Pois é... Fica claro que melhor do que apontar os erros dos outros, querer encontrar soluções para um problema e exercer a empatia será sempre o melhor caminho. O erro de alguém deve servir de exemplo para que ninguém mais o cometa, né?
Ela "apenas" ficou muda e foi hostilizada e tratada como doente mental ou pessoa do demônio. É como pessoas LGBT são tratadas em muitas comunidades. Como é fácil condenar quem é diferente. Triste demais.
Exatamente! Por ser de Londres, ela provavelmente aprendeu BSL (British Sign Language / Língua de Sinais Britânica). E de modo algum é linguagem!! Seja a Libras ( Língua Brasileira de Sinais) ou a BSL, todas são LÍNGUAS, pois apresentam as características linguísticas necessária para serem classificadas como tal, do mesmo modo o português ou o inglês. Muito pertinente seu comentário, espero que algum moderador da BBC veja.
@@rodolphocazarini é mais fácil, mas também dava pra dizer “língua de sinais australiana” que todo mundo entenderia. Libras é um idioma assim como o Português. É o mesmo que dizer: “ela começou a se comunicar em português”, sendo que lá não se fala português. Não faz sentido.
Também acho que foi uma falha, poderia ter falado "língua de sinais da Austrália", quem está por fora acha que LIBRAS é a língua de sinais do mundo inteiro.
Toda vez que surge um canal de informação com profissionais sérios trazendo infornação útil e relevante, começan sucatear este canal com informação sem utilidade e tomando lugar do que realmente importa!
Nossa, muito triste que ela tenha passado por isso tudo sem que ninguém, nem um médico, houvesse pensado que poderia ser algo nas cordas vocais... Até eu que não sou formada em Medicina pensei logo no começo do relato "deve ser alguma coisa nas cordas vocais", porque nem quando ela tossia saía som, isso não seria possível num mutismo seletivo ou algo semelhante, acredito eu. Algumas emissões de som são involuntárias e, se não há nenhuma, algo de errado há com as cordas vocais.
😯😯😯😯 Que história! Deveria virar filme mesmo! Coitada , quanta coisa passou... Deus é amor, jamais causaria algum dano a ela ou a QQ outra pessoa. Que um dia ela possa encontrar o verdadeiro consolo, do Deus verdadeiro Jeová.
Isso já aconteceu comigo. Eu fiquei 2 meses sem consegui falar. Era horrível na escola, minha melhor amiga me ajudava a falar pras pessoas o que eu estava tentando dizer. Foram 2 meses horríveis, eu não conseguia me comunicar com ninguém. Foi "faringite" mas não sei se acredito nisso.
Pois é, as crianças e adolescentes são ensinados a menosprezar o diferente e vangloriar o comum. Quem está dentro dos padrões, principalmente em questão de aparência física, é vangloriado, desejado e tratado super bem, quem não tem nada disso, o "diferente" sofre bullying, é maltratado e deixado de lado. Isso só por causa da aparência física, fora as outras coisas.
História triste no começo,mas com um final feliz.. Lembrei da moça que sentia dores na cabeça, e chamavam ela de louca,passou por tantos médicos e ninguém resolvia o problema dela, pq ela sentia q algo estava comendo seu cérebro, ao passar dos anos, um médico se solidárizou com a história dela, e resolveu fazer um exame na cabeça qdo eles tiraram o raio x da cabeça, descobriu q em seu cérebro morava um verme que já havia comido uma boa parte do cérebro dela. Qdo ela se livrou do tal verme, se sentiu aliviada. E resolveu depois escrever uma carta pra cada Dro que atendeu ela , achando q estava louca ,contando a sua história.
Escondi um feijão no ouvido quando criança e ouvido começou a doer. Médico tirou com jato de água quente, já tava inchando e pressionando o tímpano. 😁 Lembro que senti vergonha de descobrirem o que eu tinha feito hehehehe.
Esse vídeo é da BBC Brasil reproduzindo uma história de uma Australiana gravado sabe se lá por qual canal, fora que não se sabe nem quando foi que ela foi internada, e ainda se você procurar essa história em inglês não aparece nada. Ou seja se ela existir mesmo ela nunca vai ler seu comentário
O 'Que História!' é um podcast e pode ser ouvido nas plataformas habituais, como Spotify e Apple. Mas todos os episódios podem ser ouvidos aqui no TH-cam, nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTmh19ipbvr6OACmBWczOLJO.html
Uma correção: o correto é LIBRAS (linguagem brasileira de sinais) e provavelmente não foi o que ela aprendeu, pois é uma língua do Brasil kkk
Poderiam dizer que ela aprendeu uma “língua de sinais” se ela realmente aprendeu uma língua existente, ou que ela se comunicava por uma “linguagem de sinais” se era ela que inventava os sinais
O correto é Língua de Sinais (linguagem não). E não é LIBRAS, pq Libras é a sigla pra Língua Brasileira de Sinais.
@@carolinegossen , muito obrigada pela correção e desculpem-nos pelo erro.
@@carolinegossen Frescura, ninguem liga
Que história surreal! Mas o que me deixa triste é a falta de empatia, de compreensão e até de compaixão com a situação da Marie. No caso dela foi uma moeda, que causou um problema físico. Imaginem como sofrem as pessoas com transtornos mentais, que são tratadas como se estivessem doentes de propósito.
É terrível :(
Cara pra época até se entende por q as pessoas agiam assim
Que comentário excelente...exatamente isso
Triste ver que as pessoas usam a religião pra justificar a culpa até mesmo de uma criança, que coisa triste e perversa.
É mais cômodo seguir crenças, idéias de outras pessoas, do que evoluir para não precisar delas como um tapa buracos emocional. Empurrar essas crenças em crianças que ainda não tem capacidade de se defenderem é cruel.
A culpa foi do médico que deu o diagnóstico que ela não queria falar, e não das outras pessoas. Até a família dela nunca questionou o médico, todo mundo acreditou cegamente no médico, mas a culpa é dos "religiosos" né 🙄
Começo a pensar que a religião está muito ligada a terceirização da responsabilidade. O óbvio é ignorado e as pessoas saem distribuindo julgamentos e culpas. Vamos lá ao óbvio, lógico que foi um erro médico, porém há sim a responsabilidade pelos danos que a criança depois jovem sofreu, tanto por parte da família que usou suas crenças religiosas para agravar ainda mais o sofrimento, como da sociedade que da mesma forma atribuía o sofrimento dela a culpa usando mais uma vez a religião. O dano causado a essa e tantas outras VITMAS é responsabilidade de muitos, mas infelizmente a maioria das pessoas só sabe adotar uma postura defensiva pra proteger suas próprias crenças que por vezes podem estar sendo opressoras. Mais uma vez o óbvio, nem todos os religiosos são assim (tem que ser dito isso pra que a pessoa não interprete errado mais um vez), alguns preferem seguir de fato os ensinamentos de Cristo.
@@elizasilva9805 Quer dizer que baseado em um diagnóstico médico, um religioso pode chamar uma pessoa de "demônio"? É cada uma. O que não falta é quem defenda essas atitudes porque no fundo pensam igual. Cada um tem o direito de acreditar no que quiser, o que não tem é o direito de usar uma crença para prejudicar outras pessoas. O médico errou, a família errou e os "religiosos" erraram.
@@nical3173 Exatamente! Buracos emocionais
Com 5 anos eu coloquei um feijão no ouvido em uma atividade escolar, não contei pra ninguém, 1 ano depois começou a doer demais, não cheguei a perder a audição, porém, corri perigo de ficar com alguma sequela, porque quando fui ao médico e tirei, ele já estava brotando kkkk
Hhahaha to rindo mas com respeito.
Oloko kkk
misericórdia eu estou embasbacado
BROTANDO??? kkkkk
Eu digo: 'Que História!', rs
Esse podcast da BBC é incrível!
Esse é de longe meu quadro favorito da BBC! Continuem fazendo mais narrações incríveis como essas.
Libras é a língua de sinais brasileira. Na Inglaterra é chamada British Sign Language (BSL) e na Australia, Auslan.
Ora, ora, temos um Xerox Holmes por aqui
Não me diga
Nossa a ignorância é muito intolerante, até alguém que quer esclarecer algo é hostilizado. 🤔
@@isabel8625 exatamente!
@@descomunal a carapuça não serviu né kkkk
Recentemente, na França, uma mulher também foi parar num hospital psiquiátrico por causa de uma doença autoimune que não tinha sido diagnosticada...
Que dó!!! Fico impressionada como as pessoas são cruéis. Não sei como você sobreviveu!!!
Uma falha médica que mudou uma vida!!! Excelente artigo. Parabéns!!!
Sim uma história extraordinária, mas com um enredo muito triste 😶 fiquei sem fôlego de imaginar as situações absurdas e cruéis, que a menina vivenciou 😶 desesperador a falta de compaixão das freiras, o desinteresse dos médicos de buscar uma causa pra perda da voz 😶 Mas acredito que o pior de tudo foram os pais que deixaram a filha numa clínica psiquiátrica 😶 que pesadelo angustiante viveu essa menina 😶 e por sorte ela sobreviveu a esse inferno , e o hoje a moeda que um dia silenciou sua voz, é um talismã ,tomara que tenha longos anos de vida, de muita saúde, sorte e muita voz 🥰😁📣
Que incrível. História inacreditável. Me fez pensar no perigo que e colocar objetos dentro dos alimentos. Infelizmente, ainda existe essa prática em alguns lugares. Deu pra ver, também, o tamanho do preconceito humano. Também, pude aprender com esta história, como o ser humano comete erros e injustiças por ignorar o real motivo de certas coisas existirem. Mas, a principal lição foi a de como o corpo e uma máquina tão perfeita que acabou por espulsar o objeto estranho do seu interior. Deus seja louvado!
As pessoas não, os religiosos. Quem mais atormentou a vida dela foram pessoas que diziam ser filhos de Deus. Eu passei pelo mesmo, mas foi com pessoas evangelicas. Diziam que meu problema era falta de fé e Deus. A pessoa já ta desesperado, ai o povo ainda fica atormentando a pessoa com isso... peguei abuso de religiosos. Na moral.
@@hyeri4586 É impossível entender como eles pretendem converter as pessoas com esse tipo de atitude insuportável.
Afinal qual foi a causa da mudez? Obrigado a quem responder
Dá pra fazer um filme com essa história!
W
SIIIM
Esse Podcast foi muito bom, ouvi com muita apreenção. Muito bem contado, pausado, msm com as falas originais da protagonista em outra lingua(mas dublada) foi otimo ouvir o relato dela. Por mais Podcasts assim.
Só lembrando que LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais.
História incrível! Parabéns à equipe da BBC.
Que história horrível de negligência médica e parental...
e vc acha q ria advinhar q tem uma moeda dentro do teu filho?
medica sem duvida pq tem meios, mas pai e mae nao tem visao raio x
@@ursamaior2543 seu filho para de falar e vc coloca ele numa clinica psiquiátrica? Me poupe! Negligência e falta de amor extrema
E social
@@Kkkkkkarla né? acho que mais medo de ouvir as histórias é a quantidade de comentários absurdos...
@@Kkkkkkarla não, isso é "ciência". Do mesmo jeito que a gente fala que é ciência e não questiona, naquela época tbm; e, do mesmo jeito, tbm fazemos coisas estúpidas assim e não percebemos.
Inacreditável! Mas que bom que ela voltou a falar 😀.
Uma mulher muda é o sonho de consumo de todos os homens
@@abranco4523 ridículo
@@aaaag255 kkkkkkkkkk acusou o golpe
@@abranco4523 tolinho...
Nunca ninguém pensou em examinar mais profundamente!!! Fico feliz! Vc é muito forte!
Tive uma amiga na faculdade que ela ficou muda após um acidente traumático onde ela perdeu a irmã mais nova. O acidente foi dão cruel que ela foi decapitada. Depois do acidente, a irmã que sobreviveu ficou muda! Teve que aprender a se comunicar novamente depois...até hoje ela tem dificuldade pra falar. E ela tb ficou surda após o trauma.
Não consigo imaginar o sofrimento que essa menina passou. Como era/é absurdo e traumático o tratamento que alguém pode receber por ser diferente, tanto por médicos quanto pela igreja.
Muito triste. Esta mulher foi vítima de crimes por negligência e imperícia!
JOVEM BEM CORAJOSA ESSA, QUE TORTURA IMENSA ELA SUPORTOU DA ADOLESCÊNCIA, ATÉ A SUA JUVENTUDE QUANDO CHEGOU AOS 25 ANOS.
Ela nao usou libras, mas sim auslan, a língua de sinais da Austrália
Sim. Mas não é muito mais fácil explicar o que é uma língua de sinais a um brasileiro dizendo "Libras" do que "Auslan"?
@@rodolphocazarini eles deveriam ter usado língua de sinais. Pois Libras é a Língua de Sinais Brasileira, já língua de sinais existem várias como a auslan, ASL ...
@@rodolphocazarini exato
@@joaopedrosouza2358 perfeito
Também estranhei.
Penso igual ao João Pedro.
Libras é uma língua específica do Brasil.
Poderia até ser o caso, se um brasileiro tivesse ajudado na situação e só conhecesse Libras.
Seria inusitado.
Gerou uma expectativa errada.
Nestes tempos de notícias horrendas, estas expectativas fazem muita diferença.
No fim, é algo interessante, mas a quebra de expectativa fez perder um pouco do valor da notícia.
Juntou tudo de ruim: religião acusando uma criança, negligência médica. A ignorância humana.
Religião podia fazer diagnóstico clínico, fazer raio x etc não é? A culpa foi do médico e não a religião, religião é de homens como eu e vc, mas médico, estudou pra isso, sabe que não se deixa de falar de uma hora pra outra a não ser que for por uma doença ( meningite, deve ter outras doenças,mas eu não sou médico ) .
@@voce1569 médico omisso, pais omissos, religiosos terrivelmente cruéis
Libra(s) é a Língua BRASILEIRA de Sinais. Ela aprendeu Língua de Sinais (do país que ela mora).
Infelizmente, já é a segunda vez que erram algo relacionado a isso aqui nas matérias da BBC.
Mas a matéria ficou linda ❤️
Não sei como ela não enlouqueceu de vdd, foi Deus que realmente a protegeu, inclusive dando a voz dela de volta ! Louvado seja Deus! Uma moeda lá durante anos , 12 anos em suas cordas vocais e ela não teve um câncer só tu Senhor glórias a Deus!
Essa história tem que virar filme. Incrível!
Parabéns pela matéria, só um detalhe: Libra é a moeda inglesa. Libras é a língua brasileira de sinais, não é falada em outro país. E é língua e não linguagem. Cada país tem a sua própria língua de sinais. Um abraço.
Thomas, história incrível. Lido com a Comunidades Surda do meu Município a encontro histórias semelhastes todos os dias: A ANGÚSTIA DO SILÊNCIO E DA AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO.
Apenas um equívoco em sua narração: a LIBRAS é a línguas brasileira de sinais; na Autrália, a língua de sinais utilizada, chama-se AUSLAN.
Minha voz sumiu,assim do nada,dois dias,achei horrível, me comunicava com blocos de notas,só dois dias estava quase ficando louca imagina 12 anos,nem quero nem pensar .
Por que sua voz sumiu?
Eu precisei ficar uma semana sem falar, só escrevendo o que precisava.
Horrível mesmo!
Amada não conta pela metade não kkkkkkkkkk a gente é curioso, conta aí oq rolou
Não sei! Foi de repente!
a minha tbm! passei uma semana sem conseguir falar nada, fiquei completamente rouca de um dia pro outro, só andava com um bloco de notas e uma caneta, foi bem ruim, só minha família praticamente parava pra ler o que eu queria dizer. Provavelmente foi por conta de um resfriado que eu já tava me curando, pq eu não fiz nadinha que exigisse da minha voz/garganta nos dias anteriores
Que absurdo, eles deveriam ser processados. Que crueldade.
Que história incrível com essa situação ela pode ver como é o humano
Quer dizer alguns humanos só pensam neles
Para ansiosos e apressados: O motivo foi uma moeda num bolo de natal. Ela comeu e, a moeda ficou presa nas cordas vocais, impedindo a vibração e produção de sons (fala). A moeda saiu anos depois enquanto ela trabalhava. Pronto. Quer mais detalhes? Ouça o podcast! Caso contrário, segue o jogo!
nossa, terrível
muito interessante essa série de podcasts!
As vezes a pessoa tem dificuldade de falar por causa da família dela que intimidam ou dizem coisas que tiram sua alto estima. Mas da menina foi surpreendete. Eu deixei de falar por certo tempo porque minha irmã que tinha o primeiro grau completo,e me esnobava assim : nossa fulana, você fala tão errado! E fazia caras e bocas e saia de perto de mim,ali acabava a conversa. Tem pessoas que estudam para esnobar familiares . tristeza.
Por favooooor dêem continuidade no podcast, eu amo muito a narrativa de vocês! Já maratonei tudo, DUAS VEZES.
História incrível com final feliz!
Essa menina foi abusada psicologicamente, não só uma, mas sucessivas vezes. Que horror! Tomara que ela fique bem e supere tudo que passou.
Essa história é ótima do ponto de vista da exemplificação da necessidade de cuidado no estabelecimento de qualquer diagnóstico. O mutismo por causa psicológica existe (e não quer dizer que se trata de recusa voluntária a falar, o repórter deveria se consultar com quem sabe ao falar do que não conhece), mas sempre existe a possibilidade de haver alguma variável que não foi considerada para o estabelecimento do diagnóstico por diversos motivos.
Coitada 😯
De quem devia ter ajuda e apoio não tinha
Eu usaria a recuperação da voz para xingar o padre e a freira!!!
E os pais também
Principalmente xingar os pais
Kkkk pior que dá vontade mesmo. Coitada dessa moça!
nossa eu ia lá todo dia na porta gritar e xingar todo mundo
Lembro de um caso que aconteceu durante minha infância no colégio. Uma menina que estava normal como qualquer outra criança, simplesmente do nada perdeu a voz e passou uns 30 minutos ou mais sem conseguir emitir nenhum som.
Coitada, foi levada pra diretoria aos prantos e ficou lá sob o cuidado do pessoal da diretoria até a voz dela retornar. Foi a única vez na vida que vi alguém perder a voz temporariamente.
Pode ser por medo ou estresse... Já aconteceu comigo 2x... 1x qnd tive q fazer 1reportagem p TV... E 1x na faculdade qnd tive q apresentar 1trabalho de 45min e o professor me odiava... muito estresse... a voz só volta c a graça de Deus! terrível
Que história incrível! Momentos de aprendizagem na vida dela.
Que história incrível!!!
Ser julgado por algo que não se fez é muito triste.
Para surpresa de ninguém, ela não encontrou compreensão por parte de ....
ah pois é
@igor lopes igreja
@igor lopes onde eu falei que apenas a igreja que foi a culpada?? Dificuldade de interpretação associada a descontrole emocional. Pra VARIAR, justamente aqueles que dizem fazer o bem, agiram como demônios com essa pobre mulher em um momento de vulnerabilidade. No meu primeiro comentário, eu não disse "apenas a santíssima igreja que a tratou como se ela fosse a culpada"...
@igor lopes em seu comentário, você colocou todos menos a $anta igreja...
@igor lopes você respondeu antes "amigos e família". Mas cadê a igreja?? Enfim.
Que historia emocionante, e que triste as pessoas que deveriam ajudar são justamente as que atrapalham.
Garota passou drama terrível e foi guerreira lutar contra tudo. Tudo isso por causa moeda.
Pessoas ruins fazem outras pessoas se revoltarem com Deus e com a igreja. Uma pena ela ter passado por isso. Deus a conforte.
Eu processava todo mundo! Do padre à clinica, do médico á família!
Que sofrimento horrível, muito triste 😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢
Podem pular direto para 10:00
Obrigado BBC, vou usar este conteúdo em um trabalho sobre educação inclusiva. Óbvio, com as devidas referências.
Pois é... Fica claro que melhor do que apontar os erros dos outros, querer encontrar soluções para um problema e exercer a empatia será sempre o melhor caminho. O erro de alguém deve servir de exemplo para que ninguém mais o cometa, né?
Ela "apenas" ficou muda e foi hostilizada e tratada como doente mental ou pessoa do demônio. É como pessoas LGBT são tratadas em muitas comunidades. Como é fácil condenar quem é diferente. Triste demais.
Faz pensar como é a vida de uma pessoa muda. Ninguém relata essas coisas...
9:23 Libras, não libra, né? Mas libras é língua brasileiras de sinais. Lá deve ter sido outra, não?
Aliás, não é linguagem, mas língua.
Sim. Mas não é muito mais fácil explicar o que é uma língua de sinais a um brasileiro dizendo "Libras"? Lá é usada a "língua de sinais australiana".
Exatamente!
Por ser de Londres, ela provavelmente aprendeu BSL (British Sign Language / Língua de Sinais Britânica). E de modo algum é linguagem!! Seja a Libras ( Língua Brasileira de Sinais) ou a BSL, todas são LÍNGUAS, pois apresentam as características linguísticas necessária para serem classificadas como tal, do mesmo modo o português ou o inglês.
Muito pertinente seu comentário, espero que algum moderador da BBC veja.
@@rodolphocazarini é mais fácil, mas também dava pra dizer “língua de sinais australiana” que todo mundo entenderia. Libras é um idioma assim como o Português. É o mesmo que dizer: “ela começou a se comunicar em português”, sendo que lá não se fala português. Não faz sentido.
@@rodolphocazarini Não. Poderiam só dizer que ela aprendeu a falar uma língua de sinais australiana. Muito mais fácil que passar informação errada.
Também acho que foi uma falha, poderia ter falado "língua de sinais da Austrália", quem está por fora acha que LIBRAS é a língua de sinais do mundo inteiro.
A família é a maior responsável
Meu Deus! Que triste, e quanto sofrimento.
Realmente , que estória ! E aí voce a fragilidade do ser humano , por nem saber avaliar as carências de outr as pessoas...
Até hoje essas pessoas como padres e médicos tem mais credibilidade que qq um.
Sim, o médico estudou. Tu não queria que ele tivesse mais credibilidade sobre um assunto... Médico?!
Fiquei curioso sobre como ela saiu do buraco sem ajuda.
Poderia ter feito um vídeo dessa história muito interessante e um alerta.
Sensacional!!!!
Coloquem os episódios no Google Podcasts por favor!!!
Toda vez que surge um canal de informação com profissionais sérios trazendo infornação útil e relevante, começan sucatear este canal com informação sem utilidade e tomando lugar do que realmente importa!
Que história bizarra!
Inacreditável!
Que história bonita.
Nossa, muito triste que ela tenha passado por isso tudo sem que ninguém, nem um médico, houvesse pensado que poderia ser algo nas cordas vocais...
Até eu que não sou formada em Medicina pensei logo no começo do relato "deve ser alguma coisa nas cordas vocais", porque nem quando ela tossia saía som, isso não seria possível num mutismo seletivo ou algo semelhante, acredito eu. Algumas emissões de som são involuntárias e, se não há nenhuma, algo de errado há com as cordas vocais.
inacreditável!!!!
Eu amo os podcast da BBC ❤️
Que história!
Mudaram o áudio? Pq em nenhum momento eu ouvi “Libras” 😅
Que tristeza uma criança ser chamada de mulher dos infernos, bruxa. Uma adolescente num clínica psiquiátrica por acharem que ela não quer falar???
Nossa! Que historia!
😯😯😯😯 Que história! Deveria virar filme mesmo! Coitada , quanta coisa passou... Deus é amor, jamais causaria algum dano a ela ou a QQ outra pessoa. Que um dia ela possa encontrar o verdadeiro consolo, do Deus verdadeiro Jeová.
Ai, meu Deus!
Que história incrível!
"Isto é incrível!"
Isso já aconteceu comigo. Eu fiquei 2 meses sem consegui falar. Era horrível na escola, minha melhor amiga me ajudava a falar pras pessoas o que eu estava tentando dizer. Foram 2 meses horríveis, eu não conseguia me comunicar com ninguém. Foi "faringite" mas não sei se acredito nisso.
Minha irmã já passou por situação semelhante por laringite ou faringite, Não lembro o diagnóstico exato.
4:23 Mas todo mundo sabe que é na escola onde todo ser humano sofre mais bullying.
Pois é, as crianças e adolescentes são ensinados a menosprezar o diferente e vangloriar o comum. Quem está dentro dos padrões, principalmente em questão de aparência física, é vangloriado, desejado e tratado super bem, quem não tem nada disso, o "diferente" sofre bullying, é maltratado e deixado de lado. Isso só por causa da aparência física, fora as outras coisas.
Coitada! Que triste!
Que História 😱
História triste no começo,mas com um final feliz..
Lembrei da moça que sentia dores na cabeça, e chamavam ela de louca,passou por tantos médicos e ninguém resolvia o problema dela, pq ela sentia q algo estava comendo seu cérebro, ao passar dos anos, um médico se solidárizou com a história dela, e resolveu fazer um exame na cabeça qdo eles tiraram o raio x da cabeça, descobriu q em seu cérebro morava um verme que já havia comido uma boa parte do cérebro dela. Qdo ela se livrou do tal verme, se sentiu aliviada. E resolveu depois escrever uma carta pra cada Dro que atendeu ela , achando q estava louca ,contando a sua história.
😮 Que história!!!
Escondi um feijão no ouvido quando criança e ouvido começou a doer. Médico tirou com jato de água quente, já tava inchando e pressionando o tímpano. 😁 Lembro que senti vergonha de descobrirem o que eu tinha feito hehehehe.
Também eu, coloquei um feijão no nariz e tive que ir pra emergência pra tirar. De onde é que criança tira a idéia de colocar coisas nos orifícios??? 🤣
Gente coitada da mulher! Ainda bem que agora sarou!!!
Que situação horrível. Que bom que fim tudo se resolveu. Que absurdo!
*no fim
Deve ter sido muito complicado aprender língua brasileira de sinais lá na Austrália...
Pega leve pessoal o podcast ficou top. Apenas um pequeno erro 👍
Nossa quantas situaçoes horríveis essa coitada passou por 12 anos. Graças a Deus o final dela foi feliz porém com memórias ruins para superar.
Uma mulher muda é o sonho de consumo de todos homens...
@@abranco4523 Namora uma boneca inflável então, boomer
@@abranco4523 Doido psicopata
@@aliciaslheart300 já tá falando muito. Provavelmente vc é uma das que mereceriam ser mudas.
@@aliciaslheart300 kkkkkkk.
Eu tenho uma técnica melhor. Deixo as bocas de vcs sempre OCUPADAS.
Kkkkkkkkkkk
Jesus amado! Estou chocada!
Que história mais doida!
Melhor podcast!!! 😬
A causa foi uma pequena moeda de 3 centavos australianos que ficou presa por 12 anos na garganta, e ela não sabe como foi parar lá.
Obrigado DEUS e JESUS.
tava com preguiça de ver mas li alguns comentários e me convenci de ver muito bom!! queria um filme
Meu irmão engoliu uma moeda uma vez qd era pequeno. Eu vi e contei para minha mãe. Imagina se ninguém visse.
Incrível esse lugar que você ficou internada você denunciou ? Se não faça hoje ainda é tempo faça isso 👍
Ôxe, todo manicômio sempre foi assim. As famosas Casas de Saúde, eram centros de tortura. Não sabia disso não?
Esse vídeo é da BBC Brasil reproduzindo uma história de uma Australiana gravado sabe se lá por qual canal, fora que não se sabe nem quando foi que ela foi internada, e ainda se você procurar essa história em inglês não aparece nada. Ou seja se ela existir mesmo ela nunca vai ler seu comentário
Graças a ciência, como um todo, muitos mitos caíram por terra.
Assustador ! Como ser humano pode ser. Cruel
Genteeeee que história é essa? Tô em choque
O mais impactante da história é ver que nos comentários o povo enfia feijão no ouvido
Que cometário maduro e carregado de empatia.
@@simone9949 ele só falou que é impactante, o que tem de mais