Minuto da Filosofia - Preconceito

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ต.ค. 2024
  • Gente! Assunto Importantíssimo!
    O Vídeo de hoje faz uma pequena reflexão sobre o preconceito. Atualmente, é claro o movimento da humanidade para reduzir e quem sabe limar, um dia, esse impasse social.
    Foucault é um dos autores que frisou a importância dos movimentos sociais no combate ao micropoder. Nesse caso específico, no combate as formas de predeterminar certos grupos como os homossexuais, transsexuais, mulheres, negros entre outros. O micropoder julga diariamente a vida destas pessoas e seus comportamentos, adestrando corpos e tentando encaixar em padrões pré-estabelecidos culturalmente.
    A Cultura é própria do Homem e desde que vivemos em tribo o preconceito existe. Seja com os rituais de outros grupos ou mesmo com a forma como lidavam com o ambiente em que viviam. Segundo Bobbio, o preconceito é um erro e pertence ao campo da irracionalidade, sendo inclusive considerado pelo autor como pernicioso ao meio social. Além disso, o autor aponta que existem alguns tipos de preconceito. Um deles é o coletivo, no qual alguns grupos atribuem características pejorativas a outros grupos gerando uma rivalidade precipitada, baseada em crenças. Nesse sentido, essa rivalidade gera o sentimento de superioridade supondo que aquele que se acha superior deve estar no comando de quem não se encaixe em seu grupo.
    A História é repleta de passagens como a demonstrada acima, desde os povos antigos ou tribais passando pelas guerras mundiais até chegar ao mundo contemporâneo. Infelizmente, essa história não faz parte apenas do passado, no presente ainda enfrentamos diariamente esse tipo de situação. Cabe ainda frisar que o preconceito é construído culturalmente e a maioria de nós reproduz sem pensar quando tratamos de determinadas características de um povo, por exemplo, e colocamos a todos em uma única caixa, caracterizando um grupo e se esquecendo que cada ser humano tem a sua individualidade e deve ser respeitado.
    Por fim, importante conceituar diferenciação e preconceito. O primeiro é cabível na sociedade, pois devido às irregularidades sociais historicamente construídas é importante diferenciar os iguais dos desiguais e tratá-los na medida de sua desigualdade. Por exemplo, a inclusão de alunos cegos com a utilização do braile nas escolas ou cotas em universidade para alunos que delas necessitam melhorando a distribuição de conhecimento e de renda na sociedade. Nesse contexto, o segundo deve ser abolido da sociedade e só conseguiremos tal façanha com o fortalecimento das Instituições e a aproximação de toda sociedade com a racionalidade afastando-a de crenças pré-concebidas.
    Portanto, do ponto de vista filosófico o preconceito é irracional. Do ponto de vista sociológico é inadmissível e do ponto de vista humano um erro tenaz.
    Saudações Filosóficas
    Bibliografia:
    Bobbio, Norberto; Elogio da serenidade e outros escritos morais. Elogio dela mitezza e altri scritti morali/Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
    SAVI, Jéssica Campos. A origem do preconceito de gênero sob a perspectiva de Bobbio. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 26 jul 2021. Disponivel em: conteudojuridi.... Acesso em: 19 jul 2021.

ความคิดเห็น • 3

  • @mateusandrade2961
    @mateusandrade2961 3 ปีที่แล้ว +2

    Professora, muito obrigado por levar como tema do vídeo um sugestão minha. Isso demonstra o quão atenciosa és com o público. Desejo que tenha muito sucesso profissional! E, faço questão de enfatizar que meu rendimento nos simulados melhorou muito nas questões de Filosofia. Devo isso, em parte aos seus vídeos! Sei que ainda não tem um milhão de seguidores/alunos virtuais aqui, mas saiba que ninguém começou com um milhão e o caminho para chegar lá é esse. Gratidão! 👏🏾👏🏾👏🏾

  • @michellialcantara1636
    @michellialcantara1636 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito interessante! 😊