Li esse livro na faculdade (tem uma certa intertextualidade com o conto "missa do galo", do machado de assis, que estudamos em alguma matéria x que já nao me lembro...), e gosto muito. Mais um ótimo vídeo, Claire ;)
Uma pena vc não postar mais vídeos no canal, suas resenhas são maravilhosas. Acabei de me decidir a comprar o livro depois de assistir esse vídeo. Deus te abençoe sempre.
Não acontece nada? Julien se torna preceptor de crianças e tem aventuras na casa dos pais das crianças; forma-se no seminário e sofre lá; vai para Paris e serve a um marquês; envolve-se em intrigas amorosas; apaixona-se, "desapaixona-se", pensa em suicídio... Não acontece nada?! Onde esse povo não viu nada? Será que leram o livro?? Muito obrigada pelas suas palavras, Bia. Comentários assim me animam. Obrigada!
Claire, que emoção essa sua resenha! Estou tentando ler o livro novamente e fui atrás de algumas resenhas dele, pela primeira vez. O que encontrei foram textos dizendo: "nesse livro não acontece nada, de nada, de nada". E agora vem você, e dá esse show de sensibilidade, de discernimento, mostra pra gente com todos os detalhes por que esse livro é um clássico, que só me basta ler, dessa vez, até o final, e sabendo que só por essa resenha, minha leitura não será a mesma como foram as outras! =)
Claudia, relê-lo tem sido um prazer. É pelo menos a 3ª leitura que faço e cada vez - porque nosso próprio conhecimento e experiência como leitores nos ajudam ao relermos - descubro mais coisas. Você verá. Sua releitura será rica. Obrigada a você! com carinho, C.
Julio, por que não? Se você não estiver acostumado a ler clássicos pode sentir alguma dificuldade, mas mesmo assim eu aconselharia... Eu li esse livro pela 1ª vez aos 16 anos :) E obrigada por prestigiar o canal!
Fabíola, sim! É que o romance é tão rico - por exemplo, não abordei, mas Stendhal mostra também a luta 'escondida' dentro da Igreja Católica francesa entre o Jansenismo e os jesuítas, que vem desde o século XVII - que precisei escolher o que abordar no vídeo, para não me perder e nem soar superficial, só citando os temas e subtemas... Tem muita coisa nele! Releia sim, pois com certeza você descobrirá mais e mais coisas, como eu nessa releitura :)
Estou com esse livraço na fila a muito tempo e ainda não li. Aqui me sinto envergonhado. Li Napoleão. E outro que agora não me lembro. Faz uns 20 anos. Depois eu vejo na estante. Muito bom você me lembrar. Abraços.
Parece que leu tudo. O que lá estava escrito e o que ficou por dizer! . . . O Autor apresenta a obra, e a Claire parte das palavras escritas para chegar a um entendimento maior. Parabéns pela sua sensibilidade e capacidade de análise. Vou procurar ler também.
Tive que ver mais uma vez o seu vídeo. Impressionante, comovente, brilhante, grandioso. Só por si uma obra de arte. Um beijinho para si Claire. Gostei muito. Vou ver outros vídeos seus.
bom, pelo menos não vou gastar, como tenho 53 anos hj, já faz tempo que li(creio que aos 16 anos), sempre assessorada pelo meu tio(na época dono da maior biblioteca a que eu tinha acesso), mas vejo que eu era imatura prá leitura. Pois não me lembro de tantos detalhes, mas sei que gostei pois todos os clássicos que li, com o tempo fui comprando prá mim e esse é um dos que eu tenho, Agora com a maturidade e vivência e o seu esclarecedor vídeo, vou com certeza tirar melhor proveito.obrigada
Grande inspiradora.Como sempre dando um show de sensibilidade e de conhecimento sobre literatura. Já li esse romance e não tinha conseguido, à época, obter toda a abrangência dessa obra.Parabéns! Vou relê-lo em breve e, com outros olhos, em função desse vídeo tirar um maior proveito da leitura. Obrigada.
Oi, Claire Scorzi, obrigado pelo vídeo. Eu li esse livro depois de "As Ilusões Perdidas", de Balzac. Para mim, os dois livros são semelhantes, entre outras coisas, pela narrativa principal, isto é, a trágica experiência de vida de dois heróis em busca de ascensão social, acompanhada de mudanças da província para Paris. Balzac é muito bom, mas eu prefiro Sthendal, pois este possui uma escrita mais direta e incisiva, o que combina perfeitamente com o perfil de Julien Sorel. Apesar das semelhantes entre Sorel e Luciano de Rubempré - inclusive na idade, o primeiro encarna melhor as ambiguidades e contradições inerentes a um homem que vem de baixo e aspira a alta posição numa sociedade em pleno processo de transformação. Ambos são, no fundo, homens amáveis e, se Rubempré combina ingenuidade e ambição, Sorel blinda a sua ambição com um amargo desprezo pelos estratos sociais que pretende conquistar, originando-se daí a sua contradição e sua interessante relação com Napoleão Bonaparte. Por isso, o fim dele é muito mais doloroso do que o de Rubempré. Sorel é o herói de uma época de reviravolta nas seculares hierarquias sociais da Europa, como Napoleão Bonaparte, um homem de extração modesta que teve igualmente um triste fim depois de ter se tornado imperador da França. Para mim, Matilde representa a suscetibilidade dessa antiga sociedade europeia a esses novos homens e por isso ela se deixa encantar por um camponês ao passo em que via os seus pretendentes aristocratas como homens de certa forma degenerados ou muito distantes de um antigo padrão de nobreza.
Mega obrigado por esse ótimo vídeo. "O vermelho e o Negro" foi escolhido para o meu clube do livro virtual, e eu não estava muito animado para ler. Mas depois desse vídeo me deu muita vontade. Começando agora.
Ah, sim, suponho que seja a relação entre *** (não vou dizer aqui pra não dar spoiler pra quem não leu... ) e Julien. Li esse livro pela 1ª vez aos 16 anos, tornei a ler aos 28/29, e releio agora. Excepcional! E obrigada :)
Julia Ramos Oi, Julia! Bem-vinda! Olha, eu acho esse livro demais! Eu reli para fazer esse vídeo e foi incrível, ele 'cresceu', ficou ainda melhor! Recomendo muito. Obrigada!
11 ปีที่แล้ว
Uau! Acabei de ter acesso a uma das análises psicológicas mais envolventes de O Vermelho e o Negro. Muito obrigada! É sempre bom passar aque pelo seu canal!
Muito obrigada! Não saberia dizer se ele é do estilo do Hesse. Isto porque li O Lobo da Estepe na adolescência e só agora vou reler pra ver o que acho hoje (comprei um exemplar, pois li emprestado). Que bom ver você tão entusiasmada :)
Esse foi um dos livros que eu abandonei, a leitura não me prendeu mesmo. Mas ano passado eu resolvi comprar uma edição para mim e reler. Graças a seu vídeo, já estou com ótimas expectativas!
ótimo video Claire! Essa obra faz uma crítica feroz sobre a relação Igreja x Estado. Faz anos que o li. E me lembro que , na época, essas críticas me impactaram muito. Tenho que lê-lo novamente...
Gostei muito da resenha, complementou bastante aquilo que tirei de conclusão após acabar de ler, algumas resenhas daqui do youtube são muito rasas e essa foi uma das poucas que se aprofundou nas aflições, paixões e devaneios dos personagens, bravo!
Nossa, ainda não li esse livro, mas é tão atual! Já fui meio Julien por conta de minha cor. Triste, mas real. Correndo para colocar esse livro na minha lista de desejos! Obrigado.
Sempre que estou para ler um livro procuro assistir às suas resenhas. Não me preocupo com questões de spoiler em termos de clássicos, pois suas resenhas na verdade tornam os livros mais interessantes. Quando estou sem tempo pra usar internet procuro me focar nos seus vídeos e nos do Prof. Olavo de Carvalho pq sempre trazem um conhecimento a mais. Penso que você conhece mais de literatura que muito professor de letras que já vi por aí.Um Abraço. Fique com Deus.
Rafael, obrigada! Eu fiz tantas notas durante a releitura que confesso ter deixado algumas coisas de fora, com receio de soar superficial, como expliquei aí embaixo pra Fabíola. Mas, se ainda assim a resenha está agradando e animando a ler o livro, fico muito, muito contente!
Excelente video Claire. Acabei de terminar a leitura do livro e acabei encontrando o video. Foi bastante esclarecedora sua resenha. Julien é mesmo um personagem fascinante.
Rafael, o livro é soberbo. Estou terminando de reler, mas já tinha feito tantas notas pro vídeo que me entusiasmei e vim gravar pra depois postar. Obrigada!
Nossa, Claire, que livro é esse, hein?! Assim meu orçamento estoura! (rs) Esse será meu próximo autor a ser descoberto. Ele é o estilo do Hermann Hesse? Me lembrou o Demian e o Harry Haller e suas tormentas psicológicas. Não sei, posso estar enganada, mas essa resenha(uma das suas melhores, viu) me lembrou o Hesse. Amei, amei, amei essa história. Já é o terceiro livro que vou comprar incentivada por vc. Vc tem vídeos sobre o Hesse? Estou completamente apaixonada por ele!(rs)
Consegui "O Vermelho e o Negro" num sebo daquela coleção antiga da Abril (livros vermelhos de capa dura), em bom estado por sinal. Resolvi ler o primeiro capítulo apenas para experimentar porque ele não está na linha meta, ainda, e confesso que gostei. A julgar pelo escritor, sua linguagem e demais conjuntos, a obra aparenta ser uma leitura memorável. :) Já o incluí nas metas de 2017!
Há uma versão cinematográfica de O Vermelho e o Negro feita em 1954. Apesar de literatura e cinema serem expressões diferentes o filme foi bem fiel ao livro e cita algumas passagens do livro.
Ops,errei a inicial do Julien rs. Obrigada por tirar essa minha dúvida Claire, minha edição de "o vermelho e o negro" vai ser entregue essa semana,e torço para que eu goste desse personagem! =D
Leandro A Os dois são ótimos, depende do que você está mais interessado no momento: as teorias de Stendhal sobre o amor ("Do Amor"), e a apresentação dessas teorias dentro de um enredo, através dos seus personagens que 'corporificam' a teoria do autor (O Vermelho e o Negro) :)
Claire Scorzi no momento vou ler sobre o amor, li algumas resenhas na net, achei interessante o texto. Ja me increvi no seu canal, parabéns pela iniciativa.
Que bom que você logo terá o livro em mãos! Mas como coloquei no vídeo, Julien Sorel é um personagem calculista e ressentido - não é bem um herói, está mais para anti-herói. Mesmo assim, na certa pela arte de Stendhal, gostei dele.
É preciso reler mesmo, não me lembro de nada do que você disse e para mima a estória é que ele ia trabalhar na casa de uma mulher por quem ele se apaixonava, ou era pela filha dela, sei lá. Mas, vendo você falar acho que vou dar uma terceira, ou será quarta chance.
Esperava o seu comentário, Nádia, devido ao que você tinha dito de ter lido mais de uma vez e não lembrar de nada. Quem sabe o vídeo dá um empurrãozinho para você tentar de novo... ;)
Entendi, por favor Claire me tira uma dúvida. Dizem que o protagonista de Ilusões Perdidas,Lucien de Rubempré tem semelhanças com o Lucien Sorel. Como só li "Ilusões perdidas",e desgostei muito do protagonista rs, queria saber se você vê semelhanças nesses 2 personagens. ^^
Curti demais esse vídeo. Parabéns. Penso diferente uma coisa. Não classificaria o personagem como anti-herói, diria que ele é um vilão que precisa de um abraço.
Sei, comecei a ler V&N nessa segunda,e até agora estou gostando. O Lucien,do Balzac, também pode ser considerado um anti-heroi?Afinal o Lucien fez cada coisa injusta com pessoas boas para ele,rs. ^^
Oi! Obrigada! Talvez seja porque me habituei a falar em cafés literários na biblioteca em que trabalho. Outra coisa que faço é escrever um roteiro de cada vídeo e ensaiar um pouco antes de gravar. :)
Fernanda, como li Ilusões tem mais de vinte anos, vou responder a partir do que lembro: acho que eles só se parecem por serem ambos ambiciosos; mas Julien Sorel é mais sonhador, mais ingênuo (sem se aperceber disso, me parece) apesar de tudo, nos seus cálculos, do que Lucien de Rubempré. Também não gostei de Lucien, e de Julien sim, embora reconheça seus defeitos.
excelente!! estou pensando em reler o vermelho e o negro,pois o li há muito tempo, e esse vídeo incrível aguçou minha vontade. Claire, vc já leu a cartuxa de parma? é tão bom quanto o vermelho e o negro?
Tatianna Cavalcanti Obrigada! Eu amei A Cartuxa de Parma, até porque nele - mais uma vez - vemos Stendhal criando soberbos retratos de mulheres. Aliás: tenho de reler qualquer hora pra fazer um vídeo! rs
faça mesmo!! seus vídeos são daqueles que a gente assiste e reassiste ,o conteúdo é de muita qualidade e bom gosto, sempre aprendo muito com vc E agora quero ler também a cartuxa de parma!
È o Macunaima francês - um heroi sem carater. As vezes chega a ser burlesco em sua caminhada pela sociedade francesa da época. Impossível não fazer alusão a nossa atual sociedade atual onde idolos e mitos ditam um caleidoscópio de condutas sociais sempre mutantes.
Vejam só quem voltou www.amazon.com.br/Vermelho-Negro-Cole%C3%A7%C3%A3o-Prosa-Mundo/dp/8575032321/ref=cm_cr_arp_d_pdt_img_top?ie=UTF8 Também vai sair pela Penguin-Companhia. Foi a melhor apresentação que já assisti sobre a obra. Parabéns!
Claire, terceira vez que vejo este seu vídeo, pois estou namorando o vermelho e negro na estante há algum tempo .. Sei que agora está com muitos inscritos e é bem difícil responder a todos .. Mas, caso encontre um tempinho para me responder, gostaria de saber se me recomenda ler esse do Stendahl e depois crime e castigo do Dosto? Beijos
Fernanda Cavalcante Oi, Fernanda! Bem-vinda na terceira vez assistindo (gostei de saber!). Eu acho que Stendhal é, apesar de um clássico como Dostoievski, mais "fácil" do que o Russo dos Russos. Sim, eu recomendaria ler O Vermelho e o Negro antes; e depois, Crime e Castigo ^^
Sensacional! Adorei seu canal, vou assistir aos outros vídeos. Estou relendo os livros clássicos através de você. Parabéns pelo canal. Quado tiver um tempinho visita meu blog: mauromarcel.blogspot.com/
Li esse livro na faculdade (tem uma certa intertextualidade com o conto "missa do galo", do machado de assis, que estudamos em alguma matéria x que já nao me lembro...), e gosto muito. Mais um ótimo vídeo, Claire ;)
Uma pena vc não postar mais vídeos no canal, suas resenhas são maravilhosas. Acabei de me decidir a comprar o livro depois de assistir esse vídeo. Deus te abençoe sempre.
Não acontece nada? Julien se torna preceptor de crianças e tem aventuras na casa dos pais das crianças; forma-se no seminário e sofre lá; vai para Paris e serve a um marquês; envolve-se em intrigas amorosas; apaixona-se, "desapaixona-se", pensa em suicídio... Não acontece nada?! Onde esse povo não viu nada? Será que leram o livro??
Muito obrigada pelas suas palavras, Bia. Comentários assim me animam. Obrigada!
Li esse livro aos 12 ou 13 anos. Na época minha mãe estava em pós operatório e lembro com carinho deste livro por ter me ajudado no momento difícil.
Claire, que emoção essa sua resenha! Estou tentando ler o livro novamente e fui atrás de algumas resenhas dele, pela primeira vez. O que encontrei foram textos dizendo: "nesse livro não acontece nada, de nada, de nada". E agora vem você, e dá esse show de sensibilidade, de discernimento, mostra pra gente com todos os detalhes por que esse livro é um clássico, que só me basta ler, dessa vez, até o final, e sabendo que só por essa resenha, minha leitura não será a mesma como foram as outras! =)
Touché. Como disse Stendhal, ‘a beleza é a promessa de felicidade’.
Muitas Felicidades p vc. Vc deixou muitas saudades. Seus vídeos eram inteligentíssimos.🌷🌹🌻
Emocionante. Obrigado
Leticia, há livros que tem um 'momento certo' nas nossas vidas.
De nada! Grata por compartilhar sua experiência.
Vc é ótima! Fala c tanta propriedade, fala do autor, da obra, entende do riscado! Parabéns, q legal aprender c vc.
Nossa Claire você fala desse livro com tanta paixão! Que resolvi ser esse clássico a minha próxima leitura! Abs!
Stendhal merece a paixão, Fabiane. Pelo menos, é o que eu sinto ;) Boa leitura, viu?
Claudia, relê-lo tem sido um prazer. É pelo menos a 3ª leitura que faço e cada vez - porque nosso próprio conhecimento e experiência como leitores nos ajudam ao relermos - descubro mais coisas. Você verá. Sua releitura será rica.
Obrigada a você! com carinho, C.
Ótima resenha
Julio, por que não? Se você não estiver acostumado a ler clássicos pode sentir alguma dificuldade, mas mesmo assim eu aconselharia... Eu li esse livro pela 1ª vez aos 16 anos :)
E obrigada por prestigiar o canal!
Parabens, querida PROFESSORA...Grato mais uma vez....Vc é de fato demais
Fabíola, sim! É que o romance é tão rico - por exemplo, não abordei, mas Stendhal mostra também a luta 'escondida' dentro da Igreja Católica francesa entre o Jansenismo e os jesuítas, que vem desde o século XVII - que precisei escolher o que abordar no vídeo, para não me perder e nem soar superficial, só citando os temas e subtemas... Tem muita coisa nele!
Releia sim, pois com certeza você descobrirá mais e mais coisas, como eu nessa releitura :)
Oi Claire.
Essa sua resenha foi de tirar o fôlego. É bom ouvir alguém falando com profundidade, que realmente entende do assunto.
bjus
excelente!
Estou com esse livraço na fila a muito tempo e ainda não li. Aqui me sinto envergonhado. Li Napoleão. E outro que agora não me lembro. Faz uns 20 anos.
Depois eu vejo na estante.
Muito bom você me lembrar. Abraços.
+Jose Carlos De nada! :)
Ótima resenha!
Sigo maratonando seus vídeos. Gratidão por mantê-los disponível pra nós.
Que resenha linda!
Parece que leu tudo. O que lá estava escrito e o que ficou por dizer! . . . O Autor apresenta a obra, e a Claire parte das palavras escritas para chegar a um entendimento maior. Parabéns pela sua sensibilidade e capacidade de análise. Vou procurar ler também.
Tive que ver mais uma vez o seu vídeo. Impressionante, comovente, brilhante, grandioso. Só por si uma obra de arte. Um beijinho para si Claire. Gostei muito. Vou ver outros vídeos seus.
bom, pelo menos não vou gastar, como tenho 53 anos hj, já faz tempo que li(creio que aos 16 anos), sempre assessorada pelo meu tio(na época dono da maior biblioteca a que eu tinha acesso), mas vejo que eu era imatura prá leitura. Pois não me lembro de tantos detalhes, mas sei que gostei pois todos os clássicos que li, com o tempo fui comprando prá mim e esse é um dos que eu tenho, Agora com a maturidade e vivência e o seu esclarecedor vídeo, vou com certeza tirar melhor proveito.obrigada
Grande inspiradora.Como sempre dando um show de sensibilidade e de conhecimento sobre literatura.
Já li esse romance e não tinha conseguido, à época, obter toda a abrangência dessa obra.Parabéns! Vou relê-lo em breve e, com outros olhos, em função desse vídeo tirar um maior proveito da leitura.
Obrigada.
Oi, Claire Scorzi, obrigado pelo vídeo.
Eu li esse livro depois de "As Ilusões Perdidas", de Balzac. Para mim, os dois livros são semelhantes, entre outras coisas, pela narrativa principal, isto é, a trágica experiência de vida de dois heróis em busca de ascensão social, acompanhada de mudanças da província para Paris. Balzac é muito bom, mas eu prefiro Sthendal, pois este possui uma escrita mais direta e incisiva, o que combina perfeitamente com o perfil de Julien Sorel. Apesar das semelhantes entre Sorel e Luciano de Rubempré - inclusive na idade, o primeiro encarna melhor as ambiguidades e contradições inerentes a um homem que vem de baixo e aspira a alta posição numa sociedade em pleno processo de transformação. Ambos são, no fundo, homens amáveis e, se Rubempré combina ingenuidade e ambição, Sorel blinda a sua ambição com um amargo desprezo pelos estratos sociais que pretende conquistar, originando-se daí a sua contradição e sua interessante relação com Napoleão Bonaparte. Por isso, o fim dele é muito mais doloroso do que o de Rubempré. Sorel é o herói de uma época de reviravolta nas seculares hierarquias sociais da Europa, como Napoleão Bonaparte, um homem de extração modesta que teve igualmente um triste fim depois de ter se tornado imperador da França. Para mim, Matilde representa a suscetibilidade dessa antiga sociedade europeia a esses novos homens e por isso ela se deixa encantar por um camponês ao passo em que via os seus pretendentes aristocratas como homens de certa forma degenerados ou muito distantes de um antigo padrão de nobreza.
Jonas Brito Oi! Obrigada a você. Preciso reler Ilusões Perdidas :)
Adorei o video
Mega obrigado por esse ótimo vídeo. "O vermelho e o Negro" foi escolhido para o meu clube do livro virtual, e eu não estava muito animado para ler. Mas depois desse vídeo me deu muita vontade. Começando agora.
Abner de Almeida Que ótimo! Gosto de saber que foi um estímulo. Obrigada!
Ah, sim, suponho que seja a relação entre *** (não vou dizer aqui pra não dar spoiler pra quem não leu... ) e Julien. Li esse livro pela 1ª vez aos 16 anos, tornei a ler aos 28/29, e releio agora. Excepcional!
E obrigada :)
Nossa... me identifiquei demais com esse anti herói. PRECISO LER ESSE LIVRO!
Vim pela indicação da Tati e estou encantada!
Obrigada pela resenha!
Julia Ramos Oi, Julia! Bem-vinda! Olha, eu acho esse livro demais! Eu reli para fazer esse vídeo e foi incrível, ele 'cresceu', ficou ainda melhor! Recomendo muito. Obrigada!
Uau! Acabei de ter acesso a uma das análises psicológicas mais envolventes de O Vermelho e o Negro. Muito obrigada! É sempre bom passar aque pelo seu canal!
Maravilhosa análise.
Perfeita!
Obrigada!
Nossa, que resenha Claire! Já assisti a outras desse livro e realmente a sua é muito diferenciada. Parabéns!
Muito obrigada, Ana Carla! ^^
Muito obrigada!
Não saberia dizer se ele é do estilo do Hesse. Isto porque li O Lobo da Estepe na adolescência e só agora vou reler pra ver o que acho hoje (comprei um exemplar, pois li emprestado). Que bom ver você tão entusiasmada :)
Excepcional resenha. Volta, Claire!
Eeebba. Bom saber!
Esse foi um dos livros que eu abandonei, a leitura não me prendeu mesmo. Mas ano passado eu resolvi comprar uma edição para mim e reler. Graças a seu vídeo, já estou com ótimas expectativas!
Sua resenha foi um verdadeiro "ato de nobreza". Fascinante; como você. Abraços.
Magnífica!! A tua resenha são muito boa. Para falar a verdade é a melhor. Vc fala do personagem, quanto outros fica falando do quadro social.
Obrigada. Meu desejo é conseguir acrescentar quando faço uma resenha.
ótimo video Claire! Essa obra faz uma crítica feroz sobre a relação Igreja x Estado. Faz anos que o li. E me lembro que , na época, essas críticas me impactaram muito. Tenho que lê-lo novamente...
Ola Claire, achei muito interessante o livro
Obrigada pelo vídeo!!! Estou com o livro na estante, mas faltava o desejo de lê-lo. Agora, renovado! Abç!
+Vanessa Garcia Foi um prazer, Vanessa. Adoro falar de livro bom! com carinho, C.
Gostei muito da resenha, complementou bastante aquilo que tirei de conclusão após acabar de ler, algumas resenhas daqui do youtube são muito rasas e essa foi uma das poucas que se aprofundou nas aflições, paixões e devaneios dos personagens, bravo!
Muito obrigada, Vitor. Este é um grande livro!
E obrigada a você por comentar:)
👏👏👏👏👏👏👏👏
Belo vídeo, Claire. Li esse livro a uns dez anos... Tenho certeza que será uma releitura muito proveitosa... Parabéns
Bastante esclarecedora sua resenha. Agradecido!
Oi, Jailson! Fico contente em saber :)
Amei te ouvir.
Obrigada :)
Oi, Agna!
Saudades!
E fico feliz se incentivei você a dar uma nova chance a O Vermelho e o Negro.
com carinho, C.
Amei o seu vídeo. Quero ler o vermelho e o negro o mais rápido possível depois da sua resenha.
Thiago Henrique Obrigada. Esse é o melhor elogio que um vídeo resenha pode receber :)
Adorei teu vídeo. Tu falas muito bem. Quando te ouvi, parecia que eu estava relendo o livro. Um abraço.
ÉRICA Macleo Muito obrigada, Érica! :)
Li o livro. Gostei da resenha.
Jeferson Hartemink Obrigada :)
Nossa, ainda não li esse livro, mas é tão atual! Já fui meio Julien por conta de minha cor. Triste, mas real. Correndo para colocar esse livro na minha lista de desejos! Obrigado.
Teve que ser ousado?
Que ótimo, Lucas. Fico feliz. Obrigada!
Que resenha maravilhosa! ♡
Obrigada! :)
Sempre que estou para ler um livro procuro assistir às suas resenhas. Não me preocupo com questões de spoiler em termos de clássicos, pois suas resenhas na verdade tornam os livros mais interessantes. Quando estou sem tempo pra usar internet procuro me focar nos seus vídeos e nos do Prof. Olavo de Carvalho pq sempre trazem um conhecimento a mais. Penso que você conhece mais de literatura que muito professor de letras que já vi por aí.Um Abraço. Fique com Deus.
+Vinícius F "Não me preocupo com questões de spoiler em termos de clássicos". És dos meus, Vinicius. :) Muito obrigada!
Rafael, obrigada! Eu fiz tantas notas durante a releitura que confesso ter deixado algumas coisas de fora, com receio de soar superficial, como expliquei aí embaixo pra Fabíola. Mas, se ainda assim a resenha está agradando e animando a ler o livro, fico muito, muito contente!
Excelente video Claire.
Acabei de terminar a leitura do livro e acabei encontrando o video. Foi bastante esclarecedora sua resenha. Julien é mesmo um personagem fascinante.
+Jéssica Medeiros Oi, Jéssica! Sempre que uma resenha aqui é útil, fico contente!
amei a resenha .
Gilcimar Pereira Obrigada!
Oi, Bruno!
Obrigada, viu?
Um dia eu chego lá... você é ótima. Parabéns!
Muito obrigada :)
Estou muito interessado em ler esse livro, e agora com essa resenha incrível ,sem duvida será minha próxima leitura..
Claire, esse é outro clássico que me persegue... :))
Rafael, o livro é soberbo. Estou terminando de reler, mas já tinha feito tantas notas pro vídeo que me entusiasmei e vim gravar pra depois postar.
Obrigada!
Nossa, Claire, que livro é esse, hein?! Assim meu orçamento estoura! (rs)
Esse será meu próximo autor a ser descoberto. Ele é o estilo do Hermann Hesse? Me lembrou o Demian e o Harry Haller e suas tormentas psicológicas. Não sei, posso estar enganada, mas essa resenha(uma das suas melhores, viu) me lembrou o Hesse. Amei, amei, amei essa história. Já é o terceiro livro que vou comprar incentivada por vc. Vc tem vídeos sobre o Hesse? Estou completamente apaixonada por ele!(rs)
Quando peguei esse livro para ler, não consegui. Acho que faltava maturidade naquele época. Tentarei agora!
Mateus, tente sim. Stendhal tem conteúdo, tem ideias; ele merece uma outra chance, rs
Consegui "O Vermelho e o Negro" num sebo daquela coleção antiga da Abril (livros vermelhos de capa dura), em bom estado por sinal. Resolvi ler o primeiro capítulo apenas para experimentar porque ele não está na linha meta, ainda, e confesso que gostei. A julgar pelo escritor, sua linguagem e demais conjuntos, a obra aparenta ser uma leitura memorável. :)
Já o incluí nas metas de 2017!
Um grande livro, Gilmar. Espero que goste!
Oi, Fernanda! Sim, li Ilusões Perdidas, aquele "tijolão" de livro do Balzac... Aliás, como li na época da faculdade, estou precisando reler.
Jose, sempre gentil :)
Muito obrigada!
MUITO obrigada por essa resenha claire, fez a leitura ficar ainda mais incrivel
Contente em saber :)
Tenho a impressão que sim... Mas precisaria reler para dizer com certeza (mas é sempre minha opinião).
Maravilhosa resenha! Obrigado, Claire!
Boa leitura!
oi... comecei a ler o livro, qdo terminar eu volto pra dizer o q achei.. bjos.
Fiquei curioso e com vontade de ler este livro após você citar os paralelos deste livro com Proust e Dostoiévski.
Há uma versão cinematográfica de O Vermelho e o Negro feita em 1954. Apesar de literatura e cinema serem expressões diferentes o filme foi bem fiel ao livro e cita algumas passagens do livro.
Bom saber, Eliane; obrigada!
Ops,errei a inicial do Julien rs. Obrigada por tirar essa minha dúvida Claire, minha edição de "o vermelho e o negro" vai ser entregue essa semana,e torço para que eu goste desse personagem! =D
Sensacional sua resenha me motivou a ler, só fico em dúvida entre esse e do amor de Stendhal.
Leandro A Os dois são ótimos, depende do que você está mais interessado no momento: as teorias de Stendhal sobre o amor ("Do Amor"), e a apresentação dessas teorias dentro de um enredo, através dos seus personagens que 'corporificam' a teoria do autor (O Vermelho e o Negro) :)
Claire Scorzi no momento vou ler sobre o amor, li algumas resenhas na net, achei interessante o texto. Ja me increvi no seu canal, parabéns pela iniciativa.
Leandro A Muito obrigada :)
Que bom que você logo terá o livro em mãos! Mas como coloquei no vídeo, Julien Sorel é um personagem calculista e ressentido - não é bem um herói, está mais para anti-herói. Mesmo assim, na certa pela arte de Stendhal, gostei dele.
Adorei seu canal Claire :)
Byron Brasil Obrigada! E adorei o seu nome :)
É preciso reler mesmo, não me lembro de nada do que você disse e para mima a estória é que ele ia trabalhar na casa de uma mulher por quem ele se apaixonava, ou era pela filha dela, sei lá. Mas, vendo você falar acho que vou dar uma terceira, ou será quarta chance.
Esperava o seu comentário, Nádia, devido ao que você tinha dito de ter lido mais de uma vez e não lembrar de nada. Quem sabe o vídeo dá um empurrãozinho para você tentar de novo... ;)
Entendi, por favor Claire me tira uma dúvida. Dizem que o protagonista de Ilusões Perdidas,Lucien de Rubempré tem semelhanças com o Lucien Sorel. Como só li "Ilusões perdidas",e desgostei muito do protagonista rs, queria saber se você vê semelhanças nesses 2 personagens. ^^
Curti demais esse vídeo. Parabéns. Penso diferente uma coisa. Não classificaria o personagem como anti-herói, diria que ele é um vilão que precisa de um abraço.
O bom dos grandes livros: permitem muitas visões possíveis das situações e dos personagens ;)
Sei, comecei a ler V&N nessa segunda,e até agora estou
gostando. O Lucien,do Balzac, também pode ser considerado
um anti-heroi?Afinal o Lucien fez cada coisa injusta com pessoas
boas para ele,rs. ^^
Oi Claire, tenho 16 anos, você acha que eu conseguiria ler esse livro?
seus vídeos são ótimos.
Você resenha tão bem! Qual o segredo?
Oi! Obrigada! Talvez seja porque me habituei a falar em cafés literários na biblioteca em que trabalho. Outra coisa que faço é escrever um roteiro de cada vídeo e ensaiar um pouco antes de gravar. :)
Claire Scorzi È um bom livro para quem está começando com os classicos?
Dbora Win Hum. Você me pegou. Não sei. Eu gosto muito, mas lembro-me de ter visto gente reclamando que achou difícil de ler...
Fernanda, como li Ilusões tem mais de vinte anos, vou responder a partir do que lembro: acho que eles só se parecem por serem ambos ambiciosos; mas Julien Sorel é mais sonhador, mais ingênuo (sem se aperceber disso, me parece) apesar de tudo, nos seus cálculos, do que Lucien de Rubempré. Também não gostei de Lucien, e de Julien sim, embora reconheça seus defeitos.
excelente!! estou pensando em reler o vermelho e o negro,pois o li há muito tempo, e esse vídeo incrível aguçou minha vontade. Claire, vc já leu a cartuxa de parma? é tão bom quanto o vermelho e o negro?
Tatianna Cavalcanti Obrigada! Eu amei A Cartuxa de Parma, até porque nele - mais uma vez - vemos Stendhal criando soberbos retratos de mulheres. Aliás: tenho de reler qualquer hora pra fazer um vídeo! rs
faça mesmo!! seus vídeos são daqueles que a gente assiste e reassiste ,o conteúdo é de muita qualidade e bom gosto, sempre aprendo muito com vc
E agora quero ler também a cartuxa de parma!
"Perseguidor" bom ou ruim? Espero sinceramente que bom!
È o Macunaima francês - um heroi sem carater. As vezes chega a ser burlesco em sua caminhada pela sociedade francesa da época. Impossível não fazer alusão a nossa atual sociedade atual onde idolos e mitos ditam um caleidoscópio de condutas sociais sempre mutantes.
Uia. Gostei. Obrigada! Eu gosto de ser querida :)
Michelle, desejo-lhe um 'segundo encontro' mais recompensador com O Vermelho e o Negro.
com carinho, C.
Oi Claire,por acaso você já leu "Ilusões Perdidas" do Balzac?
Vejam só quem voltou www.amazon.com.br/Vermelho-Negro-Cole%C3%A7%C3%A3o-Prosa-Mundo/dp/8575032321/ref=cm_cr_arp_d_pdt_img_top?ie=UTF8
Também vai sair pela Penguin-Companhia.
Foi a melhor apresentação que já assisti sobre a obra. Parabéns!
Ei, Claire! Perseguidor bom :))
Claire, terceira vez que vejo este seu vídeo, pois estou namorando o vermelho e negro na estante há algum tempo .. Sei que agora está com muitos inscritos e é bem difícil responder a todos .. Mas, caso encontre um tempinho para me responder, gostaria de saber se me recomenda ler esse do Stendahl e depois crime e castigo do Dosto? Beijos
Fernanda Cavalcante Oi, Fernanda! Bem-vinda na terceira vez assistindo (gostei de saber!). Eu acho que Stendhal é, apesar de um clássico como Dostoievski, mais "fácil" do que o Russo dos Russos. Sim, eu recomendaria ler O Vermelho e o Negro antes; e depois, Crime e Castigo ^^
Claire Scorzi meu deus que livro incrível. Enrolei tantos meses e por fim consegui chegar ao final. Obrigada!
Fernanda Cavalcante:D
Sensacional! Adorei seu canal, vou assistir aos outros vídeos. Estou relendo os livros clássicos através de você. Parabéns pelo canal. Quado tiver um tempinho visita meu blog: mauromarcel.blogspot.com/
Mauro Marcel Muito obrigada :)
;-)
O filme eh bom, mas um pouco duro de assisitir.
Não vi o filme.