Sou de esquerda, no entanto, tenho uma paixão pela história e já tive a oportunidade de analisar vários factos sobre o regime Salazarista e se considerarmos a definição rigorosa e objetiva do que é o fascismo, facilmente encontramos pontos de convergência mas também de divergência entre Salazar e esse mesmo movimento. O fascismo nasce de ideólogos descontentes com a esquerda, artistas, filósofos e nacionalistas italianos no contexto pós guerra. Era um movimento que tinha características revolucionárias e de agitação e inquietação social (ex a marcha em Roma). Salazar era um ditador conservador, uma pessoa religiosa e que tinha pavor à ideia de tumultos, agitações e desordem. Opunha-se fortemente à natureza disruptiva do fascismo tal como do comunismo, é bastante crítico de Mussolini (sua influência) neste ponto. O ditador italiano opunha se à igreja e só a apoia por questões estratégicas de apoio ao seu regime. Salazar faz da mesma a base do seu pensamento político. Salazar recorre a elementos do fascismo e do nacional socialismo - ideologias distintas - como o conceito da mocidade portuguesa (juventude hitleriana) e o corporativismo enquanto sistema económico sem verdadeiramente ser um fascista per se. Aliás, Mário Soares disse o mesmo. E por mais que eu me oponha à ideia do regime Salazarista, colocar no mesmo patamar que os regimes supra mencionados é de pura desonestidade intelectual. Aliás, Salazar foi menos fatal que a vasta maioria dos governos democráticos norte americanos. Reagan, Bush e Nixon são autênticos carniceiros comparados a Salazar.
JH Saraiva deixou um legado que nem sempre é fiável do ponto de vista histórico, e podemos afirmar com certeza, foi até intelectualmente desonesto. O homem não se importava de mentir quando lhe convinha. O Rosas faz pontos muito válidos e correctos do ponto de vista teórico. Eu diria mais, elaborando no que o Rosas disse, que enquanto não fascista do ponto de vista teórico, torna-se mais fácil listar as diferenças do estado novo com o fascismo do que as comunalidades . Eu , para além de ditadura capitalista-corporativista, chamar-ia ao estado novo quasi fascista. Até porque Mussolini, ele próprio, disse várias vezes que o corporativismo era o alicerce do fascismo.
O comunismo também tinha a mocidade, como os pioneiros, e eu colocaria o Obama nesse grupo de presidentes americanos, fartou se de matar civis com drones
@@knightheaven8992 acho que tás confuso. Tem tomado muitas formas, e está foi uma delas, muito inspirada no fascismo, como o proprio Salazar afirmou. Era uma ditadura capitalista e corporativista. Basta ler a quase infinita literatura de ministros, Salazar e do estado novo elaborando sobre o corporativismo que praticavam. Eles não se cansaram de o explicar e elaborar
Fernando Rosas no minuto 17:50 via a industria como um problema e uma herança do Estado Novo, imagina hoje em 2020 que não temos industria e importamos tudo, o Fernando Rosas deve estar eufórico e muito animado... Palerma!
Este comuna do Rosas está errado se Salazar fosse fascista ele já não estava aqui agora a difamar um grande estadista como foi o Dr. Oliveira Salazar!!!
@@susanaamim6248 Não só não era fascista como não gostava do cromo da Alemanha, odiava a atitude dele e rogava para que perdesse a guerra. Mas isso não interessa a historiadores que só falam da inquisição e do estado novo, como o escarro do rosas ( com letra pequena ) .
O fernando rosas deve se esquecer quantos milhoes de sovieticos foram mortos no regime de stalin...muitas pessoas na miseria...ele que analise antes de dar juizos de valor.
Não há dúvidas, O Rosas é um esqueropata confundido e infantil na utilização do instrumento mental da razão , triste já perdurar há meio século estes propagandistas com a mania que são as pessoas de bem, parecem os escolásticos da esquerdopatia.
Grande lição de história dada pelo Professor José Hermano Saraiva! Um grande homem que deixou saudades. Quanto a Fernando Rosas, alguém que esteve ligado ao MRPP, partido que durante o PREC fez presos políticos que assumidamente torturou, adotou uma postura um tanto ou quanto hipócrita...
@@JohnSmith-fe9ti Antes do 25 de Abril, o país era predominantemente rural, e a indústria estava monopolizada nas poucas famílias protegidas pelo regime (Champalimauds, Mellos, etc). Havia uma auto-estrada no país inteiro. A maioria do país era analfabeta, não tinha acesso à educação, não tinha acesso à saúde, havia fome, havia cólera, as pessoas viviam em barracas e bairros de lata, não havia direitos dos trabalhadores, a mortalidade infantil era enorme. Pelo menos isso modernizou. Pode não ser perfeito, mas temos uma educação e uma saúde das melhores da europa (especialmente a saúde), temos a mais baixa taxa de mortalidade infantil, não há mais bairros de lata, não há mais doenças do 3º mundo, temos direito a falar, a fazer greve, a não ser torturados por discordarmos do regime, a ler o que queremos. Os nossos jovens não têm de ir morrer para África. Não me parece um mau balanço.
@@JohnSmith-fe9ti comparar a situação actual com a de Portugal há 60 anos (1960) é algo extremamente falacioso. Sendo assim podemos comparar na mesma medida o Portugal de 1960 com o Portugal de 1900. Tem noção do que se alcançou durante o período em questão? Os maiores hospitais do país (Hospital St Maria e Hospital São João), os primeiros apoios sociais foram instaurados durante o seu governo, foi construído um número sem precedentes de bairros sociais e escolas até aquela data (um "fun fact" - o período em que se registou uma maior alfabetização da população portuguesa de 1143 até 1974 foi durante o seu governo, não foi com D. Maria II a educadora) , a maior barragem do mundo (Cahora Bassa), Lisboa passou a ter uma ligação rodoviária à metade sul do país, um número sem precedentes de estradas e caminhos de ferros e se me desse ao trabalho podia-lhe escrever uma dissertação de mestrado sobre tudo o que foi alcançado durante seu governo. Independentemente disso, o Dr. Salazar foi um ditador e um despota, tal como foi D. Afonso Henriques, Marques de Pombal ou qualquer outro estadista que guardamos na nossa memória. Hoje pode não ter lugar na sociedade uma figura como a dele, mas querer branquear o que fez na minha opinião não está correcto. No entanto o meu comentário centrava-se mais no padrão duplo do Prof. Fernando Rosas que se julga alguém moralmente superior e não o é.
@@JohnSmith-fe9ti a educação como "instrumento do sistema" (que o é muito menos do que você pensa), não é nada comparada com a não-educação como instrumento do sistema antigo. Se o povo é analfabeto questionará menos o sistema. E basta abrir um manual do estado novo para ver que, em termos de indoctrinação, era exponencialmente mais forte que hoje em dia. Quanto à saúde, tem-se desinvestido nela nos últimos 20 anos, e ainda assim é uma das melhores da europa, mesmo que não nos pareça aqui. Quanto aos imigrantes, eles cá estão porque já não são os portugueses a fazer os trabalhos de merda. Nesse tempo tão bonito de ditadura, os imigrantes desnecessários pelos quais a população era substituída eram os tugas, em França, na Alemanha, na Suíça. Agora emigram, mas emigra gente com estudos superiores e qualificada . É mau, mas sempre é melhor do que antes. Quanto a falhas do sistema e hipocrisias, é impossível negá-lo, mas achar que o sistema anterior era um pouco que fosse mais impoluto é acreditar na propaganda do antigo regime. O Estado Novo era um estado corporativista, isto é, uma certa elite económica detém os monopólios todos, a promiscuidade era imensa, o amiguismo, as cunhas, etc. Isso infelizmente não desapareceu do país. Agora, prefiro viver em liberdade num país com falhas mas com os mínimos (educação e saúde, habitação, direitos do trabalho) do que viver numa ditadura num país pobre (e que se não era mais pobre era porque explorava as colónias)
@@JohnSmith-fe9ti eu não estou a dizer que o sistema de educação é perto de suficiente para uma educação para a liberdade (e acho que neste ponto concordo bastante consigo, não há liberdade sem um conhecimento que nos possa tirar as amarras da mente), mas creio que você o subestima. No panorama global, não estamos mal. Isso não significa que estejamos intrinsecamente bem. Mas, lá está, não é uma falha total. Agora, é uma educação muito para o trabalho, onde todo o conhecimento é muito pela rama, e não uma educação em-si-mesma, para o conhecimento e a liberdade. Posto isto, um ou outro reparo. De facto, não vivi o estado novo, e todo o meu conhecimento se baseia em documentos históricos - livros, textos, reportagens, documentários. Vale o que vale, mas as experiências subjectivas também valem o que valem. Quanto à questão do pobrete mas alegrete que diz, tenho sérias dúvidas de que houvesse tamanha alegria no final do estado novo. A maioria dos relatos que vejo desses tempos descrevem um país soturno e triste. Já quanto ao imediato pós-25 de abril, todos os relatos que conheço apontam para essa tal alegria que refere, e esta é visível em imagens da época e relatos. Mas lá está, vale o que vale. Agora, até que ponto é preferível termos um povo feliz na ignorância a um povo triste mas no conhecimento (não digo que seja o caso, que o que não falta é ignorância, mas é uma ignorância diferente)
@@elkarion Estamos na merda por culpa nossa. O homem deixou as coisas arrumadas e os que ficaram decidiram espetar a faca nas costas da Pátria, porque pensaram que dali só podia melhorar: o orgulho precede a queda. Agora isto está a caminho de ser uma província não sei de quem, completamente mergulhada em dívida e dependente para sobreviver.
@@FranzBorg Não vale a pena, a propaganda ideológica de esquerda toldou o cérebro de muita gente que não lê livros e não constata a verdade. Preferem viver como acéfalos repetidores de mentiras.
Sim, de facto esse Saraiva sempre foi o principal alienado, nota-se bem nesta intervenção assim como em muitas outras em que que segue uma historiografia normativa romanceada quando não é um vomitar de falácias.
@@manuelpessoa-lopes2090 mas se fossem daquela longas melopeias marxistas/Marxizantes, assim à maneira da ''sô-dona'' Oliveira Marques já era bom, não?
Veja se a postura e respeito de ambos e tire-se as conclusões... a nota determinante : sou fiel aos meus sentimentos. Longa vida à memória do Professor José Hermano Saraiva!
Sò aquela situação do DR José Saraiva não precisar de papelinhos á frente dele para argumentar com o comuna só demonstra a realidade de historiador que a tem!
o vinho tava estragado, é historiador mas é só para o que lhe convém, fala em história mas o contexto é zero... ridículo e ainda hj é uma pessoa ridícula... na guerra e na retomada de um país de anarcosindicalistas e comunistas moistas e soviéticos que faziam atentados contra o próprio país e soberania nacional que mais tarde o pcp foi vender informações ao KGB...era isto a luta deste o fim da monarquia, comunismo não podia ser opção quando era criminalizado em todo o mundo democrático... fazia-se como? eles davam tiros e arrebentavam com tudo e o regime tinha que ficar calado e sereno... isto é um palhaço que não sabe o que é tempos de guerra, é mais um ideólogo de trazer por casa... "se fosse eu fazia assim"... tipica mentalidade de quem nunca teve necessidade de nada
@@REAPERx600 quem lutou contra o próprio povo e país foi o Salazar que arruinou o futuro do país pois nunca investiu na educação e arruinou com o futuro de muitos portugueses com a guerra nas colónias
@@vitorribeiro6107 você ou está mal informado ou não estudou, se não fosse as infraestruturas daquele tempo, não havia para onde você ir com covid, mais de 60 obras publicas, das quais faculdades, institutos cientificos, cp, aeroporto, telecomunicações, bairros, barragens, industria, escolas, cine-teatro, laboratorio de engenharia civil, reconstrução do mosteiro... numa altura de precaridade meteu as contas saldadas, nunca investiu na educação? mas você vive num mundo paralelo sabe que no tempo da primeira tentativa de republica por parto dos soviets e maoistas a analfabitazação era de 80% passando para 40% em poucos anos,,,, tendo chegado ao fim do mandato com 20%, voçê sabe tanto de história como de fisica quantica,,, você fala mal mas secalhar já usou um monte de infraestruturas criadas naquele regime, boas obras que ainda se mantêm até aos dias de hoje em funcionamento, que obras foram feitas a partir do 25 de abril? Vá estudar e não passe atestados aos outros,,, fale do que entende, em poucos anos apos 25 de abril, roubar o pais até não poder mais, não criar condições nenhumas e agora outravez numa recessão, já é a 2º socialista, fora as 3 troikas socialistas,,, meta lá o Mário Soares ladrões corruptos no bolso que ao menos Salazar que levou com extrema pobreza, vindo de origens humildes não roubou portugal e não pediu dinheiro de ninguém,,, vocês falam muito com o dinheiro dos outros, então a fundo perdido são os maiores,,, não querem trabalhar não gostam, e falam mal dum regime que lhe deu todas as mordomias que você tem hoje com suor e trabalho dos nossos antepassados que ganhavam com fruto do seu trabalho e faziam o seu pé de meia honestamente e as coisas eram deles,,, agora você não tem nd seu,,, deixe de pagar imi ou outro imposto qualquer desta gatonagem e vai ver o que é ditadura...mario soares foi deixou 17 milhoes aos filhos, Salazar foi para uma campa modesta com 150 contos...era homem honesto e justo,,,não vivia ás custas dos outros como esta gatunagem... aprenda alguma coisa e deixe de propaganda ideologica, pegue nuns livros de historia.., saber não ocupa lugar
@@REAPERx600 quem está enganado é você, nós anos 70 e 80 grande parte da população era analfabeta, muitas das infraestruturas que se fizeram foram patrocinadas por pessoas ligadas à indústria, como escolas, teatros, bombeiros, etc, pelo menos aqui perto de minha casa, há várias infraestruturas que têm o nome de pessoas que tinham fábricas eram ricas, hoje em dia infelizmente quanto mais têm mais querem
@@vitorribeiro6107 Falso, salazar foi um grande conhecedor e ávido leitor da universidade de Coimbra onde quis passar esse mesmo saber construindo escolas, faculdades, parque infantis, etc... portugal dos pequeninos também foi gente rica? poupe-me, desde a antiga monarquia que a educação era inexistente, busque na net as varias obras de salazar, claro que como qualquer obra ele não é o responsavel directo, mas é através dele que as coisas eram feitas, dá para ver por imagens de portugal, brasil e cuba, angola... antes e depois,,,, no caso de cuba e angola foi ao contrario... os factos são irrefutáveis, o gostar ou não de salazar é irrelevante ao dar o merito onde ele está.. ou o sr sabe mais que Hermano Saraiva ou Jaime Nogueira Pinto? os artigos existem, as obras foram feitas... veja todo o investimento em escolas feito naquele tempo, em livros escolares, cadeiras e mesas, refeitorios...etc era educação de excelencia como era o brasil no tempo de regime , o Brasil estava em 8º lugar no tempo do regime e agora está em penultimo no pizza...até por ser regimes rigorosos e castigos como era de qualquer país mais conservador e catolico daqueles tempos,,, veja os grandes senhores literados que formamos nesses tempos, e muitos deles comunistas e socialistas,,,se realmente fosse o caso não existiriam Saramagos, Louçãs, Jeronimos,,, as nossas grandes referencias medicas, foi tudo daquele periodo de 40, 50....e não compare com os tempos de agora, agora você tem tempo para investir e se preocupar com isso, eles passaram pela primeira guerra, pela civil espanhola, e pela segunda e o colonialismo e mesmo assim o serviço foi feito... oiça há na net com facil pesquisa inclusive as plantas das infraestruturas e imagens do antes e após... porque parecia cuba desde a monarquia a 1933? em ruinas tudo depredado, pessoal a passar fome etc? Acha que o regime veio por acaso, ou a situação estava tão grave que o povo aclamou pelo exercito meter ordem com Gomes da Costa,,,,, desculpe em qualquer pais o exercito tem uma educaçao e construção civil de excelencia... claro que em tempo de crise quem pudesse financiar, financiava e depois era posto o nome dessa pessoa e dava-se um honorifico...No brasil as melhores escolas são militares actualmente, o nosso também era gabado, os americanos chamavam portugal a suiça daqueles tempos, compare aos outros paises naquelas datas e veja o que foi feito e do que nos safamos e tambem safamos o Franco da guerra....Angola como tava no tempo de salazar, as escolas que la fez... agora parece que passou lá um furacão... estes governos o que fizeram foi acabar com tudo, a Lisnave, agricultura, pecuaria,, até Mario Soares tem ai no youtube a dar merito embora discurdasse dele politicamente...Quem fez a maior parte das obras foi devido ao alto pib que Salazar trouxe com 10% pode ver no site oficial do pib portugues, que veio trazer o dinheiro para investir em infraesturas que eram prioridade naquele tempo para acompnhar os outros paises... exercito teve um grande papel nisso tambem...
Do tempo em que dois homens com ideias completamente opostas sabiam debater com respeito, respeito esse que se vem perdendo ao longo dos tempos e as legislativas deste ano mostram exatamente isso.
Um grande patriota e homem de bem, faz-nos muita falta! Quanto ao outro, toda a gente sabe que sempre foi mais um propagandista de esquerda que um historiador...
Prof. Dr. José Hermano Saraiva um historiador, isento, e um contador de histórias (no bom sentido), Salazar um Homem necessário, se calhar, mais hoje do que nunca... Fernando Rosas um ser que nunca serviu para nada!
Historiador? Conta histórias,mas historiador não tem nada. Era um reacionário,isso sim. Um advogado proveniente das faculdades reacionárias de Direito portuguesas,era o que era.
@@MrFilipeMesquita bardamerda para a reacçao! e bardamerda para a revoluçao totalitaria de abril que afugentou milhares de quadros para o brasil, que destruiui a cuf, que nacionalizou sectores inteiros, que causou 2 vindas do FMI em 6 anos!! e que estava a beira de fazer de portugal uma cubazinha sovietica!
@@dmp1520 Badanerda para os fascistas autoritários,adoradores da escravatura,da pobreza alheia e de uma guerra estúpida,como a guerra colonial. Os tugas fugiam de Portugal para fugir do porco do Salazar,da polícia política e da maldita pobreza criada pelo porco do Salazar,o resto são Rosas,senhor,são Rosas e cravos vermelhos....
O Rosas fala, fala, fala e ninguém o interrompe. O pobre Saraiva bem tentou explicar o que pensava, mas estava sempre a ser interrompido. O país já nessa altura favorecia a esquerda...
ROSAS é stalinista puro e instruido por uma vusaoque esquece a bandalheira republucana falida e o Exército é que o foi buscar a Coimbra...Prof. Sarauva Cristão tradicional
Finanças falidas e Funcionários Publicos e Exercito recebiam ordenados em 3 vezes no mês...mas Salazar devia ter-se retirado nas eleições do Grneral Humberto Delgado que era cristão Português Presidencialista
Grande Professor .... Sobre Salazar , sei que não ficou rico em décadas de Governo . Já os actuais Governantes....na grande maioria, envergonham a democracia. Sr Rosas , claro que não há ditaduras boas ....no entanto, surgem normalmente de democracias péssimas .
@@Tojo836 Ó homem,se quer fazer caridade vá o Brasil de Bolsonaro,para a Hungria de Órban,para a Turquia de Erdogan,para Israel do Benjamin Netanyahu,para a Angola de João Lourenço,para Coreia do Norte do Kim Jong-un,onde certamente seria muito bem aceite,estaria entre pares. Realmente perder tempo comigo para quê? Há tanto sítio no planeta para esbanjar essa sua caridadezinha fascista. O seu "Deus" botas e o Cardeal Cerejeira iriam ficar muito contentes. Já lhes foi pôr uma velinha a arder? Saudações Sociais-Democratas.
Tem sido estas rosas que tem destruído o país e que ainda continuam no dia de hoje. Não são sérios falam com populismo. Seria interessante perguntar ao rosas ou ao louça que nos expliquem como é que a Letónia ou Lituânia nos apanharam a nível económico. Teria muito interesse de assistir a essa palestra. De certo que a resposta será...! E pasmem-se... Políticas de direita
penso que esteja a falar do Professor Hermano Saraiva. Se é esse o caso, digo-lhe, indpendentemente das suas crenças políticas, esse Homem fazia muita falta no Portugal presente. Já viu o desinteresse das camadas jovens sobre a História, seja de Portugal ou não. Este Homem conseguiu colocar um país inteiro de jovens e não só, sentados em frente à televisão a ouvi-lo COM INTERESSE.
que diferença de postura! um faz o devido enquadramento histórico das coisas ou outro grita, interrompe constantemente e debita informação não factual, especulativa e ideológica. Dá para adivinhar quem é quem
..., a ordem e a desordem são antagónicas e em custos devem ser muito semelhantes com a vantagem da ordem ser segurança, tranquilidade !!! é curiso que os desordeiros vêm sempre do mesmo lado e com as mesmas manias e teorias !!!
O Professor José Hermano Saraiva era uma pessoa de grande categoria, que amava Portugal. Isso notava-se particularmente na forma em como nos mostrava o nosso País e como nos contava de, forma apaixonada, as suas belas histórias. Contrariamente, o Fernando Rosas não passa de um fanático ideológico, em tudo o que diz fá-lo sempre de uma forma na qual se nota perfeitamente a necessidade que tem de julgar a nossa história pelos seus olhos radicais de extrema esquerda, porventura quererá que façamos todos umas sessões de auto-critica. Infelizmente é dp gente como esta que se encontra nas nossas universidades e em muitos meios de comunicação, a "ensinar/endoutrinar" aos jovens, o que devem pensar.
E o advogado reacionário fascista que tinha à frente,não era um autoritário de estrema-direita,querem lá ver! As pessoas são tão burrinhas,vêm as pessoas na tv e deixam-se comer fe cebolada.
Eles não querem julgar nada. Que retiram do julgamento? Porque o fazem? Eles querem é palco, discussão para entrincheirar pessoal e obterem dividendos públicos. Como com a discussão de Marcelino da Mata... Alguém tem interesse em dizer se é herói ou vilão? Lutou por nós, por ele, como todos os lados da guerra. Que retiramos de discutir história? Devemos, como o professor ensina, conhecer. Tanta falta faz Platão. O rosas ainda está ao nível dos animais sem dialética.
JH Saraiva deixou um legado que nem sempre é fiável do ponto de vista histórico, e podemos afirmar com certeza, foi até intelectualmente desonesto. O homem não se importava de mentir quando lhe convinha. O Rosas faz pontos muito válidos e correctos do ponto de vista teórico. Eu diria mais, elaborando no que o Rosas disse, que enquanto não fascista do ponto de vista teórico, torna-se mais fácil listar as diferenças do estado novo com o fascismo do que as comunalidades . Eu , para além de ditadura capitalista-corporativista, chamar-ia ao estado novo quasi fascista. Até porque Mussolini, ele próprio, disse várias vezes que o corporativismo era o alicerce do fascismo.
Maldita tentação de ver este vídeo antes do almoço. Ouvi o Fernando Rosas e perdi o apetite. José Hermano Saraiva, sempre brilhante. O pobre do entrevistador...mais valia ter mandado o gato.
Se ser Salazarista é a alfabetização da população, é o investimento em infraestruturas, é a criação de transportes ferroviários no interior (de forma a impulsionar essas regiões, da qual faço parte, onde posso dizer que os meus avós usufruiram do comboio para trabalharem e eu, um autocarro com preços exorbitantes e viagens desconfortáveis a abarrotar de gente), se significa reparar os danos financeiros do passado e construir uma nova nação, aberta aos jovens, com ligações entre as grandes metrópoles e cidades mais pequenas, então eu sou com todo o gosto, salazarista. Meu pai viveu no seu tempo, e tendo ele algumas críticas ao Estado Novo (nenhum governo é perfeito, lógico), mais quer ele que Salazar estivesse vivo. E não, meu pai não foi advogado nem político, trabalhava no campo e tirou mecânica à correspondência (pois na aldeia onde cresceu frequentou o ensino primário (escola essa mandada construir por Salazar e que hoje tem as portas fechadas) e, não lhe sendo possível estudar uma escola profissional, pôde no entanto se especializar. No fim da história, chegada a década de noventa, meu pai emigrou. Não fugiu de Salazar, fugiu desta miserável corja que dá aos outros e não dá aos que REALMENTE MERECEM.
No Brasil da mesma época, quando se falava de Portugal, a imagem que todo mundo tinha era de uma nação de padeiros, quitandeiros, donos de armazém e bares. E só isso. Nada contra, mas, hoje......quanta diferença!
@@JoseSilva-oi5qu E era assim. A economia portuguesa assentava na exploração e desenvolvimento das colónias. Quando o estado novo acabou e devolveu-se as colónias aos respectivos povos. Ficamos com um Portugal subdesenvolvido, analfabeto, muito atrasado em relação a outros países da Europa.
Aqui está um debate que poderia ter sido um grande debate esclarecedor e que por causa de um péssimo moderador ficou muito aquém do que deveria ter sido. Aquilo que poderia ter sido uma Excelente oportunidade única de ver dois grandes historiadores a discutirem sobre um tema único e de extrema importância ficou perdida para sempre devido à estupidez de um moderador incompetente. Quando é que se porá um ponto final a esta corja de incompetentes da comunicação social.
Segundo palavras do José Hermano Saraiva o maior historiador foi o irmão dele António José Saraiva. A diferença é q o JHS era um comunicador nato e um excelente contador de histórias q conseguiu vingar em ditadura e em democracia embora a sua cega admiração por Salazar não consiga admitir q o regime controlava toda a vida económica e social, praticava tortura e executava sumariamente pessoas sob o controlo de Salazar pelo menos até 62/63.
Pois mas agora Portugal está num mar de rosas é de tirar o Chapéu vê se. Hoje era preciso sim um Salazar mas um para cada Concelho aí sim Portugal voltaria a ser um País digno e livre pois até tiveram de o vender aos Estrangeiros...grande honra.
Digno ?você acha que Salazar era digno?punha as pessoas na prisão por ter uma opinião diferente dele meu pai foi preso só porque disse que os impostos eram grandes numa tasca a pide foi lá i levou ele Como preso político foi um monstro 👿
Quando Salazar governava Portugal, a imagem dos portugueses no Brasil era de padeiros, quitandeiros, donos de bar.......profissões extremamente nobres, sim, mas de BAIXÍSSIMA RENDA e de pouco retorno ao estado, além de não oferecer uma carreira estável. E hoje???
Moderador alinhado com a sinistra. Rosas sem perfume, apenas com picos; não deixa falar ninguém, obtuso, intolerante, historiador de pacotilha. Enfim, um extremista.
para mim os picos do professor Rosa têm a ver com a sua militância no MRPP, o partido maoista anti-PCP que pretendeu reorganizar o movimento operário em Portugal, teve um papel relevante na luta estudantil universitária contra o regime, mas pariu burgueses bem instalados na vida como Durão Barroso e outras conhecidas figuras nacionais. É um historiador acreditado no seu meio , nomeadamente Pacheco Pereira. Rebateu os argumentos do admirador de Salazar, aliás, seu ministro de educação, que incorporou coercivamente na tropa e mobilizar para a guerra colonial, os universitários que ousaram protestar contra a falta de liberdade no país. O reitor Caetano teve mais elevação e demitiu-se. Hermano Saraiva pôde manifestar livremente as suas opiniões e até a interpretação controversa de algins factos históricos (p.ex. negou a perseguição a Aristides de Sousa Mendes e a nula influência de Salazar no que esteve reservado a Portugal, anexação a Espanha proposta por Franco a Hitler em Hendaia, operação militar de ocupação nazi do país denominada Isabela, abortada pela derrota aêrea sobre a Mancha). Liberdade que ele e o governo fascista (fascio/farol Salazar, com foto de Mussolini na sua secretária e saudação nazi continuada pela Mocidade Portuguesa), que integrou, jamais daria aos portugueses. Se era contra a PIDE, porque a chamou na célebre assembleia de estudantes de Coimbra em que um deles pediu o uso da palavra a Tonaz ?
@@mendesferreira6224 a história está permanentemente a ser modificada consoante a ideologia de quem a conta. Muito falam da guerra do ultramar, mas a maior parte dos "comentadores da sinistra" nunca passaram o bojador e muito menos o equador. A história de Portugal está ligada à sua expansão para sul e oriente. E foi só por esse motivo que na conferência de Berlim a.posição de Portugal ficou salvaguardada. Quanto ao ditador Salazar, diz-se tanto disparate que até dói. Franco seguiu sempre os conselhos avisados de Salazar o qual, apesar de nunca ter saído do pais, excepto a Espanha,, foi o ministro de negócios estrangeiros mais eficiente e eficaz que Portugal teve nos últimos 100 anos. Quanto a Salazar só a ignorância ou má fé o pode considerar como fascista. A mocidade portuguesa teve muitos defeitos, mas também muitas qualidades. Em África foi das instituições que mais fez pela união e convivência entre todas as etnias, através de muitas das suas iniciativas. Et pour csuse…
De postura serena e civilizada, o saudoso Prof. José Hermano Saraiva revela a superioridade que o caracterizava. Debate indigno à sua ilustre pessoa. A tendenciosidade e desconforto do jornalista quanto à argumentação do Senhor Professor é estridente... Cerca de vinte anos depois (desta entrevista), e o tabu "Estado Novo" persiste...
@@cesarmonteiro4424 ignorante é quem insiste em dizer que o Estado Novo foi um regime fascista....É o mesmo que andar 50 anos a marrar com a cornadura contra a parede...
@@br3menPT Como? Atrás das grades,a apanhar sabonetes com a bolha,realmente o senhor e os fascistas da sua cor,teriam tempo para estudar que o fascismo não faz falta nenhuma.
Dr Fernando Rosas tem razão nalguns pontos, mas doutrina o ensino da história. Muito bem Dr Hermano Saraiva, que Deus o tenha no seu merecido descanso.
Levou uma tareia foi o que foi . Jose Hermano Saraiva foi o maior historiador português de todos os tempos o outro ninguém o conhecer de lado nenhum. Além de dizer com cada besteira... Saudaçoes !
@@joaolouro1997 Oliveira Martins não lhe diz nada? O José Hermano Saraiva pode ser um muito bom contador de histórias, mas lá está, doutrina a história, e a sua obra não é de longe a mais marcante sobre Portugal. Pode ser muito fã dele, mas daí a ele passar a ser o maior historiador de todos os tempos, um dos mais influentes historiadores de Portugal ser alguem que "ninguém conhecer de lado nenhum" e acusar esse de dizer com cada besteira quando é irrepreensivelmente isento, apesar de ter razões pessoais para o não ser, já o Prof. Hermano Saraiva fez figura triste nesta entrevista. É preciso você querer muito ver as coisas como diz que as vê para conseguir deturpar a realidade de tal maneira.
@@mmmmww2633 Tanta conversa e acabou por não dizer nada. Mas haverá alguém que no seu perfeito juízo nao perceba que o professor José Hermano Saraiva teve um contributo enorme no que diz respeito divulgação da historia de portugal?!
@@mmmmww2633 Só agora li a merda que escreveste . Passado 1 ano mas foi o que foi. Enterra te sócio e têm respeito por alguém que fez mais pela nossa história do que tu alguma vez vais fazer.
Não sou nem nunca fui Salazarista, não sou um salazarinho moderno, não queria viver num regime como o de Salazar mas não pintem o Salazar como o diabo que ele nunca foi. Imaginemos agora se,em vez de Salazar vivêssemos num regime igual aquele que o Fernando Rosas apoiava na altura ? Fica a questão.
Era a mesma coisa, são ditaduras, o problema é que muita gente hoje defende a iniciativa privada que é uma utopia como é o socialismo, porque num governo há sempre interesses, acho que hoje o comunismo português funciona como um partido de protesto.
Esta entrevista estava inclinada… o sr hermano tem muito mais cabeça aberta apesar nascer e formar-se dentro de um regime que não concordo mas respeito, do que o outro sr, nota-se que que os valores do outro historiador são amordaçados por uma ideia europeia e socialista… a ideia de desembarcar na Europa é boa, mas a Europa nunca foi solução para Portugal, caso contrário nunca teríamos ido á Índia… o que temos a meu ver que voltar a fazer é prepararmo-nos na Europa para voltar a fazer essas proezas sem a demagogia ideológica do conforto, não estamos ainda nessa época para ter esses luxos comunistas, ao qual apenas vejo no capitalismo uma caixa de ferramentas muito útil para por consequência da tecnologia que se tem hoje e se prevê que iremos atingir, um dia queiramos ou não seremos “comunistas” mas não o de Marx, nem as ideias francesas intriguistas que se impôs e se propagou com revolução francesa, a esquerda é revolucionária, a antítese de pensamento oposta aos valores que construíram a Europa até ao séc XVIII… o estado de hoje é uma mistela demasiado complexa e centralizada… vários estados que sirvam vários interesses descentralizaria muita coisa, e a democracia em Portugal é ridícula! A democracia municipal faz todo o sentido, mas nacional? Que sejam eleitos os competentes por consequência direta de quem conhecemos á porta de casa… “estamos entregues a pessoas menores” disse Dr prof hermano Saraiva
"no dia do 25 de Abril havia 90 presos em Portugal" Que regime tão malvado que não permitiu à criminalidade expressar-se e atuar livremente. Hoje há bairros inteiros onde nem a Polícia pode entrar, há a sensura pelo politicamente correcto, os media trabalham para o governo, os interesses dos Lobby's sobrepõem-se aos da nação e do povo, a divida é impagável e obriga o povo a viver na precariedade ou na miséria total.
Olha vivo perto da capital numa cidade pacata e relativamente pacífica. Acredita a polícia também faz 30 por uma linha!!!! Aqui quando a malta quer beber um copo ao fim de semana lá estão eles para agarrarem-te, encostarem-te à parede e revistarem-te de cima a baixo... Como se fosses um criminoso de alto calibre!!! TODO o santo fim de semana! É perseguição e insuportável isto!!! Qualquer dia está uma pessoa a sair de casa e a levar com eles! Sabe o que diz a lei do Cidadão??? A polícia só pode tocar-te ou falar-te se tiver suspeitas para tal!!!! Suspeitas isto é, se estiver a fazer algo suspeito! Que eu saiba beber um copo não é crime ou suspeito! Isto aqui não é apareçerem com cães, bastões, máscaras e condenarem-te logo à partida como um criminoso! Ah e é senão apanhares porrada por falares muito... A polícia não entra nesses bairros porque têm cagufa e não se estão para dar ao trabalho com os salários que ganham... Essa é a verdade! E digo-te até tenho inveja desses bairros! Uma pessoa quer estar em paz e divertir-se um pouco e leva com estes moralistas de capela a toda a hora.... Para eles só há trabalho e casa e casa trabalho. Não há mais vida para além disto! Sabe o que é? São meninos que querem dar uma de cowboys com certas invejas no cotovelo... Deixe de ouvir opiniões parciais e vá ao terreno meu caro! O problema é que possivelmente só vai notar essas situações se viver nelas..... Isto é Fascismo sem dúvida! Só que uma versão light dele. Não estou a dizer que o crime não existe e que não hajam bairros problemáticos.... Mas estes problemas e situações têm TODOS uma origem.... O ESTADO! Se a malta tivesse trabalho e salários decentes não havia tanta chatice acredite! Por cada 100 pessoas há sempre 1 ressabiado que quer começar problemas... Portanto isto tudo até é bem fácil de resolver sem andar à bastonada. Mas enfim.... A malta prefere andar aos berros do que andar a resolver coisas!
@@Trip4man O seu argumento é tipicamente de um miúdo perdido influenciado e radicalizado pela demagogia marxista. Para mais, dar como resposta a justificação da polícia a agarrar e a revistar como se fosse diário é mesmo de idiota à espera que alguém acredite ou que não conheça a área. Mais, é de um idiota ainda maior esperar que se acredite que os casos em que aconteçam essas situações elas se passem arbitrariamente e não porque existem constantes casos de delinquência e desordem pública que justifiquem uma observação mais séria e atenta de certas situações, casos e zonas. Cepo, és um cepo. Para mais, essa patetice de dizerem que do têm medo de entrar é para lá de ignorante e só o diz quem ainda acha bem que esses locais devem ser como são e quem glorifica a violência desses locais, ou seja, alguém com tendências a violência e criminalidade, mas de um marxista tudo se espera. É nojenta a sua forma de pensar, mas de quem acha bem e ainda tem "inveja" de bairros que estão constantemente em querelas, onde é chamada a polícia constantemente ( e onde recentemente num dos bairros da área da Capital chamaram falsamente a polícia para os apedrejar e atirar cocktails molotof à chegada ) e onde as pessoas vivem com medo do ambiente nada propício à estabilidade é de uma mentalidade essa sim fascista, nojenta e que é de uma podridão e negritude descomunal, a sua. Idiota chapado.
Tão interessante ouvir quem sabe e aceita debater, sobre o que estuda e vivencia!...Um encontro intemporal!...Mas o som tá ruim, melhorem o som por favor...Cumprimentos.
Ui... o Rosas... um burguês que sempre viveu sem problemas no tempo da ditadura. E melhor, aplaudiu as mortes que as FP25 provocaram, dizendo publicamente algo como "merecidas" - Gente esta que era gente de classe média que nada tinha a ver com Salazar ou o regime do mesmo. Esse senhor é uma vergonha para a esquerda e para o país.
@@rodrigogoncalves1684 Um antigo ministro que com as suas ideias sempre colocou em sobressalto essa tal ditadura que você fala e era o primeiro a pedir em Assembleia a necessidade de uma renovação do sentido do espírito Português, assim como muito fez pelo acesso da classe baixa à cultura ( leitura, informação, ensino ). NO entanto o seu comentário é apenas um serôdio " E com um antigo ministro da ditadura". Você é bom, deite-se cedo.
Já reparei pelos outros comentários que é um militante do salazarismo mas deixe-me dizer-lhe que foram tempos de imensa corrupção, peço desculpa "maltratar" o saudosismo que o senhor provavelmente nem experienciou
Chamam-lhe "primeira república"... Não foi a Primeira República que deixou o país de rastos, mas sim a SEGUNDA DEMOCRACIA (1834-1926) que durou 92 anos!!! Porque razão os comunas, "coitadinhos" não contam ao povo português quantos milhares de portugueses morreram só depois de 1834 para nos imporem a democracia!?? Se eu estivesse ali, ter-lhe-ia dito umas quantas verdades, aquele Fernando Rosas. Há uns 8 ou 9 anos tive a pouca sorte de viajar para Nantes no mesmo vôo dele, mesmo no assento atrás do dele. Se eu tivesse conhecimento deste debate, se calhar teria que lhe ter perguntado duas ou três coisas!? :( "Historiador"!? Ao serviço do regime, porque historiador rigoroso e verdadeiro, não o é.
Um mentiroso e desonesto a tentar desqualificar outra pessoa. Diz tudo da desonestidade intelectual do indivíduo que padecera de graves falhas cognitivas. Mente como uma cesta rota!
@@MrFilipeMesquita o Rosas... um burguês que sempre viveu sem problemas no tempo da ditadura. E melhor, aplaudiu as mortes que as FP25 provocaram, dizendo publicamente algo como "merecidas" - Gente esta que era gente de classe média que nada tinha a ver com Salazar ou o regime do mesmo. Esse senhor é uma vergonha para a esquerda e para o país.
@@antoniosergio8005 Viveu,viveu! Oh,oh.... Passou o tempo a fugir da PIDE! Perseguir pessoas porque pensam de maneira diferente nunca foi boa ideia! Acusar o Rosas para absolver os crimes da Ditadura também não é! A PIDE não matou o General Humberto Delgado? A PIDE não matou,a tiro,na Rua da Creche,em Alcântara,o dirigente e militante do PCP,José Dias Coelho? Mais,esse senhor que aparece no vídeo acima do lado esquerdo foi o mentor de um dos episódios mais nojentos da Ditadura do Estado Novo,da Ditadura Salazarista,a violentíssima carga policial sobre os estudantes na Alameda das Faculdades,em Lisboa,ali prós lados do Campo Grande. Afinal quem é a vergonha para o país? Pois é..... O Rosas e as FP'S são a consequência dos crimes da Ditadura,uns explicam os outros. Mais,se puserem a merd@ do "Ventira" e do Chega no poder,vai voltar a acontecer e não ficará cá nem um porco fascista para contar a história. Ficarão os heróis do novo 25 de Abril!
@@MrFilipeMesquita mas o sr. provavelmente não teve familiares mortos pelas FP que eram bem contra Salazar e que ficaram sem a sua casa e que a minha avó ficou sem casa. Tudo com a aprovação do Alvaro Cunhal, que achava que determinadas familias de classe média viviam como viviam porque eram apoiantes de Salazar. E quem conhece esse Sr, colega de faculdade, muitos se não todos lhe vão dizer o que escrevi. Engraçado que as familias apoiadas por Salazar foram as que dominaram Portugal até à data... nunca vi perseguição por parte do PCP a essas mesmas... porque será? Mas se gosta assim tanto do comunismo, pergunte aos paises ex-membros da União Soviética as saudades que têm, de verem corpos empilhados numa estrada de 180km... Leia a história sem o livro estar inclinado para a esquerda.
@@antoniosergio8005 Curiosamente a minha também....mas não foi o Álvaro Cunhal quem lha tirou,foi um vigaro da construção civil,dos muitos que por aí há,e um advogado neto de um dos mentores do Regime Salazarista. Como vê,não leio os livros com inclinação,gosto das coisas centradas.
O Doutor José Hermano Saraiva mostrou o que é ter uma espinha dorsal o que faz falta a muita gente hoje, do outro lado um moderador pouco moderado e um Rosa espinhoso em desespero de causa.
Quem veja os programas do Professor José Hermano Saraiva poderá verificar com facilidade que o mesmo refere inúmeras vezes obras de outros autores; chama a atenção para o património em risco/degradado; refere lendas e narrativas (que ele sabe que são lendas e refere-as como tal) para que as mesmas não se percam na memória colectiva.. E depois aparecem uns idiotas (não o Fernando Rosas) a dizer que ele era um contador de histórias, blá, bla...
Ambos os antagonistas na mesa de debate revelam ser pessoas profundamente convictas da "justeza" do seu posicionamento ideológico, sendo que, a meu ver, nenhum deles é verdadeiramente capaz de ser imparcial na sua análise profundamente ideológica, impositiva e tendenciosa, além de que nenhum deles está do lado da verdade histórica e moral. A democracia é um regime político excelente somente quando os seus principais intérpretes SABEM realmente como governar a bem da nação e do bem-comum, o que implica necessariamente um prévio exercício de interpretação moralmente CORRETO e RIGOROSO dos conceitos de "superior interesse nacional", "direitos humanos", "liberdade" e "bem-comum", coisa que não existe nos partidos do espectro político da esquerda, para os quais todo o legado civilizacional judaico-cristão é relativo, prontamente descartável e passível de ser encarado como o resultado iníquo de uma "conspiração" histórica sinistra visando aprisionar e oprimir a liberdade dos indivíduos e o "progresso" da humanidade inteira. Para tais militantes fanáticos da nociva ideologia de esquerda, enquanto fervorosos adeptos do niilismo e ativistas misantrópicos de moral alienada, corrompida, deturpada, deformada, distorcida e retorcida, todo o legado civilizacional judaico-cristão baseia-se em conceitos morais e éticos "artificiais", "arbitrários" e "trogloditas" que "oprimem" os coitadinhos que anseiam desenfreadamente pelo "progresso" libertário de toda a sociedade, a "emancipação" libertina das formas mais perversas, repugnantes e biologicamente infrutíferas da sexualidade humana, a diabólica reivindicação de reconhecimento legal de uma pretensa "autonomia corporal" plena e irrestrita nos casos de aborto, e a manipulação objetificadora, coisificante, aberrante, sodomítica e desumanizante das faculdades reprodutivas do ser humano para efeitos de reprodução medicamente assistida, onde o verdadeiro progenitor não é mais do que um simpes "boi de cobrição" (eufemisticamente catalogado como "doador de material genético") que vergonhosamente renega ao seu inalienável e intransmissível dever moral de parentalidade, em suma, a expansão desenfreada da agenda pseudodemocrática do anarquismo libertário em todos os domínios político-sociais e até mesmo religiosos, pasme-se. Portanto, torna-se demasiado óbvio, para quem está muito atento à evolução do atual panorama político nacional e internacional, que a mentalidade das pessoas está a mudar radicalmente rumo à total inversão, descaracterização, nulificação, fragmentação e destruição dos valores civilizacionais que moldaram a europa, motivo pelo qual, podemos ter a certeza que a humanidade como um todo vai colapsar irremediavelmente num amontoado de ruínas irrecuperáveis, para sua perdição eterna. Tenho dito.
Eles concordam fundamentalmente na análise dos factos, as diferenças estão mais num campo de opinião, nomeadamente: - Definição de antifascista: mandar prender o líder de um grupo de oposição de inspiração fascista (que acabou por proibir depois) vs. opôr-se a regimes de ideologia fascista; - Repressão, polícia política, prisão, tourtura e assassinatos como preço justo ou não a pagar pelo estabelecimento de ordem política, financeira e social após uma 1ª república caótica
Fernando Rosas a espumar pela boca VS Dr. J. H. Saraiva com grande nível, quase a ignorar o Fernando Rosas, a misturar História com Política. Dr. Oliveira Salazar, grande estadista patriótico.
@@emanueljose511 pelo que você está a dar a ver publicamente, você nem sequer pensa; apenas segue a rebanhada da extrema direita nos insultos, na presunção e no rabujar do eterno disco riscado com os estribilhos rotos da turba saudosa da repressão e da submissão - coisa que nem o diabo 😈 entende!
@@emanueljose511 É confortável insultar os outros por detrás do ecrã do telemóvel. É algo que me espanta, a "coragem" de pessoas como você. Que prazer se pode tirar ao confrontar alguém que não se conhece com insultos e outras tretas que mais parecem saídas da boca de um puto malcriado da escola primária? O que é que vai nessa sua cabeça? Ganhe coragem e diga-me isso pessoalmente! Vá lá! E continua a fazer fraca figura a utilizar palavras que não existem. E dizem-se homens! 🤮
A política não escrever a história.... Isto foi um debate entre um historiador e um político... Tristeza, teremos outro homem desta qualidade, na sua, no futuro? O Professor José Hermano Saraiva ganhou o meu respeito há muito tempo, pelo trabalho que desenvolveu na nossa educação histórica. A avaliação do que é considerado moral ou imoral , bem feito ou mal feito é para o outro Senhor que se diz historiador, ou será político propagandista. Os nossos jovens precisam conhecer a história, agora a crítica será deles em consonância com as suas convicções! A minha vénia ao professor e que nasçam muitos como ele!
A liberdade de expressão permite o contradotório de todas as matérias, sejam moralmente aceites, socialmente questionáveis e/ou politicamente discutiveis. Mas arranjar o Fernando Rosas para contrapôr este assunto, só revela o ridículo que ele é. Não sou pró salazarismo, mas o Hermano soube defender as suas convicções (opiniões), um entrevistador totalmente alienado e um contraditório (Fernando Rosas) absurdo. Sobre a matéria do salazarismo, a história conta.
@@AntonioC.M ia dizer o mesmo. É típico de mais um ignorante de esquerda. Pessoalmente adoro descer ao nível deles e responder ao insulto.... Apenas porque é divertido de vez em quando.
Pepper Gaming, foi interessante o seu comentário. Realmente o nosso Grande Professor não necessita de cábula e o Fernando Rosas tem que se apoiar nessas folhas que tem à frente.
@@Ttinytino1 Meu caro compreendo o que quer dizer .Chego bem longe . Para mim Hermano Saraiva deixou obra . Fernando Rosas fez nada . Não há como subverter essa realidade . Sou povo ; mas não manipulável . A dor de cotovelo é feia .
@@josecouto7682 Aqui não se está a discutir o currículo dos intervenientes. Está a discutir-se a natureza do regime de Salazar. Que não se fuja do assunto! E sobre o Dr. Hermano Saraiva, custa-me ver o branqueamento, a suavização, não só do regime Salazarista, mas do próprio Salazar que ele aqui faz. Aquilo que o Dr. Hermano Saraiva diz é a sua interpretação e não podemos esquecer que há documentação abundante que coloca em cheque aquilo que ele aqui diz.
@@carolinaribeiro8480 Eu comprendo tudo umas e outras e não se trata de branquear nada .Eu vivi no tempo de Salazar .Tenho 68 anos . 38 anos a ver mundo , e a viajar . Que maravilha estarmos sempre a vender a novela que antigamente era tudo mau , e agora é tudo bom . Temos que ter referências para comparar . Salazar foi ditador sim senhor e importa perceber porque o foram chamar a Coimbra pela 2 ' vez . Fez umas coisas bem outras menos bem . Essa a realidade . Comparando hoje há também coisas boas e menos boas , o problema é que quando aparece alguém , que diz fazer diferente , levanta se um coro ensurdecedor. Porquê??? Em 46 anos , 3 banca rotas ??? A justiça??? A corrupção??? Não autorizam uma comissão para se verificar e analisar a politicagem . Penso que estamos conversados . Não vejo Fernando Rosas a apontar o dedo a nada que agora se faz de errado . Os países não se regem por ideologia . O constante ajustar das realidades do mundo são uma prioridade . Portugal está estagnado . Esta gente que nos desgoverna não serve . (Quem está sempre a olhar para trás , não anda para a frente .)
É só para recordar que a primeira vez que Salazar foi a "votos" em plena Democracia ganhou com maioria absoluta: th-cam.com/video/hHWtZtXHkq8/w-d-xo.html
O debate é um teatro de surdos para a audiência muda. E o problema permanece - as pessoas são incapazes de lidar com jogos de linguagem diferentes. Têm os dois razão. Aliás, toda a gente tem razão. Que discordem umas das outras é fruto da natureza orvalhal das palavras.
NA verdade não, o Rosas não tem razão quando deturpa o significado de um termo para o adaptar ao seu argumento para se poder validar de seguida, refugiando-se depois em apoios literários que são pós 25 de Abril e de marxistas de extrema esquerda como ele. Por isso não, não têm os dois razão, tem um razão. E é descabido um homem ser convidado para um debate e ter o próprio jornalista que é sabido ser de esquerda ( e não da moderada ) a cortar o raciocínio e a interpelar em vez de deixar explanar as ideias de um dos convidados.
O moderador é um simples jornaleco que tira a palavra ao professor Hermano Saraiva, enterrompe-o constantemente e acusa-o sem pejo nenhum. Já ao professor Rosa deixa-o falar à vontade, sem interrupções e o tempo que ele quer. O jornaleco não é isento, é parcial e presta um péssimo serviço ao povo que lhe paga o salário!
O Grande Salazar foi Salazarista, claro! Não fascista (embora muita gente esteja equivocada)! Deixou OBRA FEITA. Acabou com os partidos da altura que estavam a dar cabo do país. O entrevistador não deixou falar nem moderou o debate. Aliáse, não houve debate... Assisti a um monólogo riscado de uma cassete de cores envelhecidas e retrógradas de um dito historiador que mais parece concorrente a "Secretário-Geral" de uma qualquer minoria de esquerda.
A censura agora é muito pior. Não se pode olhar o passado aos olhos do nosso tempo. É tão rídiculo como opinar sobre um jogo depois do jogo acabar.... Saudades dos homens rectos na política. O Professor Salazar não encheu os bolsos.....
Tem a certeza disso? Olhe, vamos partir do princípio que não encheu os bolsos mas encheu cadeias com presos políticos porque criticavam e actuavam directamente contra o regime e também encheu os cemitérios. É realmente impressionante como perdura no nosso povo esta vontade de submissão a um chefe.
@@carolinaribeiro8480 A senhora deve estar a confundir o Professor Oliveira Salazar com algum ditador.... A do encher cadeias com presos políticos daria para muita troca de argumentos e não tenho a menor vontade. A de encher cemitérios dá para rir.... Encher cemitérios sim, este governo PS e esquerdas unidas com as políticas miseráveis que estão a tomar....
@@SenhorDeOutraTerra Ter a percepção dos acontecimentos é muito diferente de ter os documentos que provam a realidade dos acontecimentos. Se estudar a documentação do antigo regime, garanto-lhe que iria perder a percepção que tem e ganhar um conhecimento profundo e real do que foi o Fascismo em Portugal.
@@carolinaribeiro8480 Se calhar devia estudar menos os documentos e deslocar-se à realidade da época. Ou está a chamar fascista aos milhões de Portugueses que tinham estima por Salazar? Seria um sonho se o actual primeiro ministro tivesse um décimo do carácter e dignidade do Professor Salazar. Documentos há para todos os gostos. Livros também como certamente saberá. Eu tenho alguns.
@@SenhorDeOutraTerra Se está a colocar em causa a veracidade dos documentos acabou de dar um tiro no seu pé. Os documentos de que lhe falo são documentos governamentais, saídos dos Ministérios para as mãos de Salazar e assinados por ele. São documentos que mostram um politica deliberada de repressão violenta de opositores políticos e de pessoas comuns com uma rede de informadores espalhada pelo país e que informava directamente a PIDE. São documentos que mostram uma política deliberada e perversa para limitar o grau de instrução da maioria da popuçação enquanto se davam regalias às famílias que mostravam lealdade ao regime. Documentos que mostram um investimento enorme nas forças armadas com medo de um levantamento popular a nível nacional. Salazar queria umas Forças Armadas capazes de esmagar rapidamente qualquer rebelião. Mostram também uma completa ausência de reacção às alterações climáticas e às necessárias adaptações da agricultura nacional e à modernização da frota pesqueira. Um homem que submete um povo inteiro a este tipo de violência - porque isto é violência e violação dos direitos humanos -não tem carácter e muito menos a dignidade que refere. É um sádico, um cobarde que se esconde por detrás dos seus acólitos e não se retrai de usar a violência para proteger o seu Poder. Estes documentos não são quaisquer documentos! Foram paridos pelo próprio regime. E não estou a falar de livros, estou a falar de documentação governamental. Estou a repetir-me para que não haja confusões. Desvalorizar todo este espólio documental é branquear a violência, a cupidez, o sadismo do regime salazarista. Eles são públicos! Pode ir à Torre do Tombo e verificar pelos seus olhos. Não branqueie a monstruosidade que quase aniquilou a nossa Nação; seja sincero consigo próprio e admita o seu fascismo. Para mim é muito difícil de entender como pessoas como você se sujeitam a uma servidão voluntária a um Chefe. O futuro da Humanidade assenta na Democracia, Liberdade e Solidariedade. E estes três pilares da nossa civilização já se encontram suficientemente ameaçados. Não há tempo para tolerar saudosismos de diataduras sangrentas que só trouxeram desgraça aos seus povos. Enquanto olha para trás não vê os perigos que estão à sua frente.
O problema é que se se quisesse ser um empreendedor/pequeno industrial/produtor, entre o final dos anos 30 até talvez ao princípio dos anos 70, seria praticamente impossível por causa das leis de condicionalismo industrial e o monopólio tentacular dos grandes grupos económicos. Não havia liberdade para empreender, inovar, ou criar e isso marcou vincadamente o modo económico de pensar desde então. Permitiu-se que as elites económicas (industriais ou agrárias) se eternizassem; maioritariamente cúmplices de um regime que as normalizou e legitimizou, avessas ao risco, preocupadas com o seu próprio umbigo, com as herdades em Montemor e as quintas na Comporta, e em não deixar mais ninguém ter isso. Sanguessugas portanto. E ainda hoje sofremos com isso
@@ruy295 the sky is the limit. Felizmente não tens um governo/estado/partido único a dizer que só podes abrir uma retrosaria na Rua dos Fanqueiros ou uma taberna/casa de pasto. O mercado único oferece a oportunidade única aos emprendedores portugueses de chegarem a 450 milhões de potenciais consumidores.
@@ruy295 de acrescentar que, embora existam entraves que podem ser melhorados ou retirados, um grande número de pessoas que encontro a queixarem-se de não terem liberdade estão, na verdade, a queixarem-se da regulação do mercado. Também é preciso começar a educar que mercado livre não tem de ser mercado sem regulação.
@FM, Vamos a factos sem comparações com o passado que são sempre complexas e não acrescentam grande coisa e sem tendências ideológicas. Em 46 anos 3 bancarrotas crescimento económico sempre medíocre. Rendimento per capita, estamos em penúltimo apesar dos Milhões da EU. O Estado / Governos capturou ao longo dos anos os media, poder local, economia e a justiça e o resultado está à vista. Os casos sucedem-se , ver 2/3 vídeos do saudoso Medina Carreira e agora o último a dizer a verdade José Gomes Freire para perceber ao estado a que chegámos. Empresas de grande dimensão Portuguesas ? sobrou a CP porque ninguém a quer. Está tudo vendido. Para projetos de médias e grandes empresas se não pertencer ao clube político não irá muito longe era essa a intenção da minha pergunta. Infelizmente a nossa Democracia só funciona para as elites que dela se aproveitam e bem. Tirando o Turismo e uma ou outra exceção a nossa melhor indústria são os fundos Europeus.
como um professor de história pode ser comunista? ou duas uma: É ignorante ou entao entende os fatos da história como ele quer. É como um professor ser facista ou nazi nao faz sentido
A melhor tirada do J. H. Saraiva: 11:21 "Este homem [Salazar] foi ministro da Defesa e criou um exército capaz de fazer o 25 de Abril"...
Este exército tinha organizado ainda mais cedo o 28 de Maio. Gomes da Costa advertiu que o mesmo exército irá derrubar o regime.
Muito bem dito
Muito bem Dr António Saraiva
🤔❤
Lindo
Sou de esquerda, no entanto, tenho uma paixão pela história e já tive a oportunidade de analisar vários factos sobre o regime Salazarista e se considerarmos a definição rigorosa e objetiva do que é o fascismo, facilmente encontramos pontos de convergência mas também de divergência entre Salazar e esse mesmo movimento.
O fascismo nasce de ideólogos descontentes com a esquerda, artistas, filósofos e nacionalistas italianos no contexto pós guerra. Era um movimento que tinha características revolucionárias e de agitação e inquietação social (ex a marcha em Roma).
Salazar era um ditador conservador, uma pessoa religiosa e que tinha pavor à ideia de tumultos, agitações e desordem. Opunha-se fortemente à natureza disruptiva do fascismo tal como do comunismo, é bastante crítico de Mussolini (sua influência) neste ponto. O ditador italiano opunha se à igreja e só a apoia por questões estratégicas de apoio ao seu regime. Salazar faz da mesma a base do seu pensamento político.
Salazar recorre a elementos do fascismo e do nacional socialismo - ideologias distintas - como o conceito da mocidade portuguesa (juventude hitleriana) e o corporativismo enquanto sistema económico sem verdadeiramente ser um fascista per se.
Aliás, Mário Soares disse o mesmo. E por mais que eu me oponha à ideia do regime Salazarista, colocar no mesmo patamar que os regimes supra mencionados é de pura desonestidade intelectual.
Aliás, Salazar foi menos fatal que a vasta maioria dos governos democráticos norte americanos. Reagan, Bush e Nixon são autênticos carniceiros comparados a Salazar.
JH Saraiva deixou um legado que nem sempre é fiável do ponto de vista histórico, e podemos afirmar com certeza, foi até intelectualmente desonesto. O homem não se importava de mentir quando lhe convinha. O Rosas faz pontos muito válidos e correctos do ponto de vista teórico. Eu diria mais, elaborando no que o Rosas disse, que enquanto não fascista do ponto de vista teórico, torna-se mais fácil listar as diferenças do estado novo com o fascismo do que as comunalidades . Eu , para além de ditadura capitalista-corporativista, chamar-ia ao estado novo quasi fascista. Até porque Mussolini, ele próprio, disse várias vezes que o corporativismo era o alicerce do fascismo.
O comunismo também tinha a mocidade, como os pioneiros, e eu colocaria o Obama nesse grupo de presidentes americanos, fartou se de matar civis com drones
@@brunods4560 Corporativismo sob a alçada do estado e controlado pelo estado.... como era o fascismo... não é de facto corporativismo...
@@knightheaven8992 acho que tás confuso. Tem tomado muitas formas, e está foi uma delas, muito inspirada no fascismo, como o proprio Salazar afirmou. Era uma ditadura capitalista e corporativista. Basta ler a quase infinita literatura de ministros, Salazar e do estado novo elaborando sobre o corporativismo que praticavam. Eles não se cansaram de o explicar e elaborar
Vá lá, ... e mais disse essa figura, sobretudo sublinhando verbalmente a HONESTIDADE do ''outro senhor''.
Fernando Rosas no minuto 17:50 via a industria como um problema e uma herança do Estado Novo, imagina hoje em 2020 que não temos industria e importamos tudo, o Fernando Rosas deve estar eufórico e muito animado... Palerma!
De acordo
Este comuna do Rosas está errado se Salazar fosse fascista ele já não estava aqui agora a difamar um grande estadista como foi o Dr. Oliveira Salazar!!!
@@susanaamim6248 Concordo, amiga.
@@susanaamim6248 Não só não era fascista como não gostava do cromo da Alemanha, odiava a atitude dele e rogava para que perdesse a guerra. Mas isso não interessa a historiadores que só falam da inquisição e do estado novo, como o escarro do rosas ( com letra pequena ) .
O fernando rosas deve se esquecer quantos milhoes de sovieticos foram mortos no regime de stalin...muitas pessoas na miseria...ele que analise antes de dar juizos de valor.
Isto foi há uns 30 anos atrás e estamos na mesma...
ou piore nos países de esquerda não havia abusos , torturas e mortes?
Não há dúvidas, O Rosas é um esqueropata confundido e infantil na utilização do instrumento mental da razão , triste já perdurar há meio século estes propagandistas com a mania que são as pessoas de bem, parecem os escolásticos da esquerdopatia.
@@josecarpinteiro2689 piore
@@catarinamota5486 melhore
melhor* pior* assim se escreve, em português 😮
Grande lição de história dada pelo Professor José Hermano Saraiva! Um grande homem que deixou saudades.
Quanto a Fernando Rosas, alguém que esteve ligado ao MRPP, partido que durante o PREC fez presos políticos que assumidamente torturou, adotou uma postura um tanto ou quanto hipócrita...
@@JohnSmith-fe9ti Antes do 25 de Abril, o país era predominantemente rural, e a indústria estava monopolizada nas poucas famílias protegidas pelo regime (Champalimauds, Mellos, etc). Havia uma auto-estrada no país inteiro. A maioria do país era analfabeta, não tinha acesso à educação, não tinha acesso à saúde, havia fome, havia cólera, as pessoas viviam em barracas e bairros de lata, não havia direitos dos trabalhadores, a mortalidade infantil era enorme. Pelo menos isso modernizou. Pode não ser perfeito, mas temos uma educação e uma saúde das melhores da europa (especialmente a saúde), temos a mais baixa taxa de mortalidade infantil, não há mais bairros de lata, não há mais doenças do 3º mundo, temos direito a falar, a fazer greve, a não ser torturados por discordarmos do regime, a ler o que queremos. Os nossos jovens não têm de ir morrer para África. Não me parece um mau balanço.
@@JohnSmith-fe9ti comparar a situação actual com a de Portugal há 60 anos (1960) é algo extremamente falacioso. Sendo assim podemos comparar na mesma medida o Portugal de 1960 com o Portugal de 1900. Tem noção do que se alcançou durante o período em questão? Os maiores hospitais do país (Hospital St Maria e Hospital São João), os primeiros apoios sociais foram instaurados durante o seu governo, foi construído um número sem precedentes de bairros sociais e escolas até aquela data (um "fun fact" - o período em que se registou uma maior alfabetização da população portuguesa de 1143 até 1974 foi durante o seu governo, não foi com D. Maria II a educadora) , a maior barragem do mundo (Cahora Bassa), Lisboa passou a ter uma ligação rodoviária à metade sul do país, um número sem precedentes de estradas e caminhos de ferros e se me desse ao trabalho podia-lhe escrever uma dissertação de mestrado sobre tudo o que foi alcançado durante seu governo. Independentemente disso, o Dr. Salazar foi um ditador e um despota, tal como foi D. Afonso Henriques, Marques de Pombal ou qualquer outro estadista que guardamos na nossa memória. Hoje pode não ter lugar na sociedade uma figura como a dele, mas querer branquear o que fez na minha opinião não está correcto. No entanto o meu comentário centrava-se mais no padrão duplo do Prof. Fernando Rosas que se julga alguém moralmente superior e não o é.
@@JohnSmith-fe9ti a educação como "instrumento do sistema" (que o é muito menos do que você pensa), não é nada comparada com a não-educação como instrumento do sistema antigo. Se o povo é analfabeto questionará menos o sistema. E basta abrir um manual do estado novo para ver que, em termos de indoctrinação, era exponencialmente mais forte que hoje em dia. Quanto à saúde, tem-se desinvestido nela nos últimos 20 anos, e ainda assim é uma das melhores da europa, mesmo que não nos pareça aqui. Quanto aos imigrantes, eles cá estão porque já não são os portugueses a fazer os trabalhos de merda. Nesse tempo tão bonito de ditadura, os imigrantes desnecessários pelos quais a população era substituída eram os tugas, em França, na Alemanha, na Suíça. Agora emigram, mas emigra gente com estudos superiores e qualificada . É mau, mas sempre é melhor do que antes. Quanto a falhas do sistema e hipocrisias, é impossível negá-lo, mas achar que o sistema anterior era um pouco que fosse mais impoluto é acreditar na propaganda do antigo regime. O Estado Novo era um estado corporativista, isto é, uma certa elite económica detém os monopólios todos, a promiscuidade era imensa, o amiguismo, as cunhas, etc. Isso infelizmente não desapareceu do país. Agora, prefiro viver em liberdade num país com falhas mas com os mínimos (educação e saúde, habitação, direitos do trabalho) do que viver numa ditadura num país pobre (e que se não era mais pobre era porque explorava as colónias)
@@JohnSmith-fe9ti eu não estou a dizer que o sistema de educação é perto de suficiente para uma educação para a liberdade (e acho que neste ponto concordo bastante consigo, não há liberdade sem um conhecimento que nos possa tirar as amarras da mente), mas creio que você o subestima. No panorama global, não estamos mal. Isso não significa que estejamos intrinsecamente bem. Mas, lá está, não é uma falha total. Agora, é uma educação muito para o trabalho, onde todo o conhecimento é muito pela rama, e não uma educação em-si-mesma, para o conhecimento e a liberdade. Posto isto, um ou outro reparo. De facto, não vivi o estado novo, e todo o meu conhecimento se baseia em documentos históricos - livros, textos, reportagens, documentários. Vale o que vale, mas as experiências subjectivas também valem o que valem. Quanto à questão do pobrete mas alegrete que diz, tenho sérias dúvidas de que houvesse tamanha alegria no final do estado novo. A maioria dos relatos que vejo desses tempos descrevem um país soturno e triste. Já quanto ao imediato pós-25 de abril, todos os relatos que conheço apontam para essa tal alegria que refere, e esta é visível em imagens da época e relatos. Mas lá está, vale o que vale. Agora, até que ponto é preferível termos um povo feliz na ignorância a um povo triste mas no conhecimento (não digo que seja o caso, que o que não falta é ignorância, mas é uma ignorância diferente)
@@mmmmww2633 Mas a culpa disso não era toda do regime.
José Hermano Saraiva - "Nós não somos juízes; somos historiadores & Este homem reconstruiu o Estado" SIMPLES E DIRECTO!
Reconstruiu pois. Muito graças a ele estamos na merda.
@@elkarion Estamos na merda por culpa nossa. O homem deixou as coisas arrumadas e os que ficaram decidiram espetar a faca nas costas da Pátria, porque pensaram que dali só podia melhorar: o orgulho precede a queda. Agora isto está a caminho de ser uma província não sei de quem, completamente mergulhada em dívida e dependente para sobreviver.
@@elkarion OHHH BURRO FAZ CONTAS CRLH...
@@FranzBorg Não vale a pena, a propaganda ideológica de esquerda toldou o cérebro de muita gente que não lê livros e não constata a verdade. Preferem viver como acéfalos repetidores de mentiras.
@@elkarion como dizia o taveira: estudasses
O Príncipe da Comunicação versus o Príncipe da Alienação...
Sim, de facto esse Saraiva sempre foi o principal alienado, nota-se bem nesta intervenção assim como em muitas outras em que que segue uma historiografia normativa romanceada quando não é um vomitar de falácias.
@@manuelpessoa-lopes2090 mas se fossem daquela longas melopeias marxistas/Marxizantes, assim à maneira da ''sô-dona'' Oliveira Marques já era bom, não?
isso mesmo
Ao fim de 3 anos vejo comentários absurdos, esses sim alienados da realidade, devem ter sido escritos por chalupas, que acham que estão certos
Prof. José Hermano Saraiva com uma elevação e postura apenas possível em grandes Homens autênticos.
Autêntico aldrabão
A linguagem corporal não engana... Que falta faz o Sr. Doutor Hermano Saraiva...
Grande professor adorava ouvir este senhor sempre
Porque será que isto apareceu no meu youtube! José Hermano Saraiva é um grande senhor! Saudades de ver aqueles programas!
,
Veja se a postura e respeito de ambos e tire-se as conclusões... a nota determinante : sou fiel aos meus sentimentos. Longa vida à memória do Professor José Hermano Saraiva!
O Rosas a controlar o debate e o jornalista conivente. Parabéns ao professor Saraiva
Saraiva, o homem que não se importava de mentir quando lhe convinha
@@brunods4560 Vai ler um pouco. Cultivar-te um pouco, fazer-te-ia bem.
Salazar era um democrata?
O Sr. Prof. José Armando Saraiva para mim foi o melhor historiador de sempre...
Então aprende o nome dele... Hermano Saraiva
Saraiva também inventava bué
@@methdolar2258 lol
Pena que nunca tivesse sido um historiador mas um contador de histórias muitas feitas à medida numa máquina de propaganda.
Sò aquela situação do DR José Saraiva não precisar de papelinhos á frente dele para argumentar com o comuna só demonstra a realidade de historiador que a tem!
Grande diferença de nível ..o Dr Hermano Saraiva merecia discutir com pessoas com mais nível
o vinho tava estragado, é historiador mas é só para o que lhe convém, fala em história mas o contexto é zero... ridículo e ainda hj é uma pessoa ridícula... na guerra e na retomada de um país de anarcosindicalistas e comunistas moistas e soviéticos que faziam atentados contra o próprio país e soberania nacional que mais tarde o pcp foi vender informações ao KGB...era isto a luta deste o fim da monarquia, comunismo não podia ser opção quando era criminalizado em todo o mundo democrático... fazia-se como? eles davam tiros e arrebentavam com tudo e o regime tinha que ficar calado e sereno... isto é um palhaço que não sabe o que é tempos de guerra, é mais um ideólogo de trazer por casa... "se fosse eu fazia assim"... tipica mentalidade de quem nunca teve necessidade de nada
@@REAPERx600 quem lutou contra o próprio povo e país foi o Salazar que arruinou o futuro do país pois nunca investiu na educação e arruinou com o futuro de muitos portugueses com a guerra nas colónias
@@vitorribeiro6107 você ou está mal informado ou não estudou, se não fosse as infraestruturas daquele tempo, não havia para onde você ir com covid, mais de 60 obras publicas, das quais faculdades, institutos cientificos, cp, aeroporto, telecomunicações, bairros, barragens, industria, escolas, cine-teatro, laboratorio de engenharia civil, reconstrução do mosteiro... numa altura de precaridade meteu as contas saldadas, nunca investiu na educação? mas você vive num mundo paralelo sabe que no tempo da primeira tentativa de republica por parto dos soviets e maoistas a analfabitazação era de 80% passando para 40% em poucos anos,,,, tendo chegado ao fim do mandato com 20%, voçê sabe tanto de história como de fisica quantica,,, você fala mal mas secalhar já usou um monte de infraestruturas criadas naquele regime, boas obras que ainda se mantêm até aos dias de hoje em funcionamento, que obras foram feitas a partir do 25 de abril? Vá estudar e não passe atestados aos outros,,, fale do que entende, em poucos anos apos 25 de abril, roubar o pais até não poder mais, não criar condições nenhumas e agora outravez numa recessão, já é a 2º socialista, fora as 3 troikas socialistas,,, meta lá o Mário Soares ladrões corruptos no bolso que ao menos Salazar que levou com extrema pobreza, vindo de origens humildes não roubou portugal e não pediu dinheiro de ninguém,,, vocês falam muito com o dinheiro dos outros, então a fundo perdido são os maiores,,, não querem trabalhar não gostam, e falam mal dum regime que lhe deu todas as mordomias que você tem hoje com suor e trabalho dos nossos antepassados que ganhavam com fruto do seu trabalho e faziam o seu pé de meia honestamente e as coisas eram deles,,, agora você não tem nd seu,,, deixe de pagar imi ou outro imposto qualquer desta gatonagem e vai ver o que é ditadura...mario soares foi deixou 17 milhoes aos filhos, Salazar foi para uma campa modesta com 150 contos...era homem honesto e justo,,,não vivia ás custas dos outros como esta gatunagem... aprenda alguma coisa e deixe de propaganda ideologica, pegue nuns livros de historia.., saber não ocupa lugar
@@REAPERx600 quem está enganado é você, nós anos 70 e 80 grande parte da população era analfabeta, muitas das infraestruturas que se fizeram foram patrocinadas por pessoas ligadas à indústria, como escolas, teatros, bombeiros, etc, pelo menos aqui perto de minha casa, há várias infraestruturas que têm o nome de pessoas que tinham fábricas eram ricas, hoje em dia infelizmente quanto mais têm mais querem
@@vitorribeiro6107 Falso, salazar foi um grande conhecedor e ávido leitor da universidade de Coimbra onde quis passar esse mesmo saber construindo escolas, faculdades, parque infantis, etc... portugal dos pequeninos também foi gente rica? poupe-me, desde a antiga monarquia que a educação era inexistente, busque na net as varias obras de salazar, claro que como qualquer obra ele não é o responsavel directo, mas é através dele que as coisas eram feitas, dá para ver por imagens de portugal, brasil e cuba, angola... antes e depois,,,, no caso de cuba e angola foi ao contrario... os factos são irrefutáveis, o gostar ou não de salazar é irrelevante ao dar o merito onde ele está.. ou o sr sabe mais que Hermano Saraiva ou Jaime Nogueira Pinto? os artigos existem, as obras foram feitas... veja todo o investimento em escolas feito naquele tempo, em livros escolares, cadeiras e mesas, refeitorios...etc era educação de excelencia como era o brasil no tempo de regime , o Brasil estava em 8º lugar no tempo do regime e agora está em penultimo no pizza...até por ser regimes rigorosos e castigos como era de qualquer país mais conservador e catolico daqueles tempos,,, veja os grandes senhores literados que formamos nesses tempos, e muitos deles comunistas e socialistas,,,se realmente fosse o caso não existiriam Saramagos, Louçãs, Jeronimos,,, as nossas grandes referencias medicas, foi tudo daquele periodo de 40, 50....e não compare com os tempos de agora, agora você tem tempo para investir e se preocupar com isso, eles passaram pela primeira guerra, pela civil espanhola, e pela segunda e o colonialismo e mesmo assim o serviço foi feito... oiça há na net com facil pesquisa inclusive as plantas das infraestruturas e imagens do antes e após... porque parecia cuba desde a monarquia a 1933? em ruinas tudo depredado, pessoal a passar fome etc? Acha que o regime veio por acaso, ou a situação estava tão grave que o povo aclamou pelo exercito meter ordem com Gomes da Costa,,,,, desculpe em qualquer pais o exercito tem uma educaçao e construção civil de excelencia... claro que em tempo de crise quem pudesse financiar, financiava e depois era posto o nome dessa pessoa e dava-se um honorifico...No brasil as melhores escolas são militares actualmente, o nosso também era gabado, os americanos chamavam portugal a suiça daqueles tempos, compare aos outros paises naquelas datas e veja o que foi feito e do que nos safamos e tambem safamos o Franco da guerra....Angola como tava no tempo de salazar, as escolas que la fez... agora parece que passou lá um furacão... estes governos o que fizeram foi acabar com tudo, a Lisnave, agricultura, pecuaria,, até Mario Soares tem ai no youtube a dar merito embora discurdasse dele politicamente...Quem fez a maior parte das obras foi devido ao alto pib que Salazar trouxe com 10% pode ver no site oficial do pib portugues, que veio trazer o dinheiro para investir em infraesturas que eram prioridade naquele tempo para acompnhar os outros paises... exercito teve um grande papel nisso tambem...
Do tempo em que dois homens com ideias completamente opostas sabiam debater com respeito, respeito esse que se vem perdendo ao longo dos tempos e as legislativas deste ano mostram exatamente isso.
Nunca tinha visto esta entrevista este moderador é execrável não deixou falar o professor Saraiva .
É sempre assim. Se fosse eu o convidado levantava-me e deixava-o a falar sozinho. Isto é jornalixo
@@paulafigueiredo5553 o Santana Lopes fez isso 😊
Execrável era o sr. Saraiva, a defender regimes de merd@.
Ainda bem.so disse inverdades históricas
Grande professor Saraiva 👏👏👏👏👏👏👏
Grande mentiroso
O Doutor José Hermano Saraiva é um senhor com grande S
Um grande patriota e homem de bem, faz-nos muita falta! Quanto ao outro, toda a gente sabe que sempre foi mais um propagandista de esquerda que um historiador...
Eram todos homens de bem que as vezes faziam coisas muito más
Eh impossivel alguem ganhar um debate contra o Saraiva. Ele eh muito simpatico e sabe muito.
Prof. Dr. José Hermano Saraiva um historiador, isento, e um contador de histórias (no bom sentido), Salazar um Homem necessário, se calhar, mais hoje do que nunca... Fernando Rosas um ser que nunca serviu para nada!
Grande Historiador adorava os programas do Dr José Saraiva🙂
Historiador?
Conta histórias,mas historiador não tem nada.
Era um reacionário,isso sim.
Um advogado proveniente das faculdades reacionárias de Direito portuguesas,era o que era.
@@MrFilipeMesquita bardamerda para a reacçao! e bardamerda para a revoluçao totalitaria de abril que afugentou milhares de quadros para o brasil, que destruiui a cuf, que nacionalizou sectores inteiros, que causou 2 vindas do FMI em 6 anos!! e que estava a beira de fazer de portugal uma cubazinha sovietica!
@@MrFilipeMesquita Percebe-se bem q não entende nada do assunto, a sua conversa é típica de um ignorante que fala do que não conhece nem entende.
@@dmp1520 Badanerda para os fascistas autoritários,adoradores da escravatura,da pobreza alheia e de uma guerra estúpida,como a guerra colonial.
Os tugas fugiam de Portugal para fugir do porco do Salazar,da polícia política e da maldita pobreza criada pelo porco do Salazar,o resto são Rosas,senhor,são Rosas e cravos vermelhos....
@@MrFilipeMesquita Lava a boca...
O Rosas fala, fala, fala e ninguém o interrompe. O pobre Saraiva bem tentou explicar o que pensava, mas estava sempre a ser interrompido. O país já nessa altura favorecia a esquerda...
ROSAS é stalinista puro e instruido por uma vusaoque esquece a bandalheira republucana falida e o Exército é que o foi buscar a Coimbra...Prof. Sarauva Cristão tradicional
Finanças falidas e Funcionários Publicos e Exercito recebiam ordenados em 3 vezes no mês...mas Salazar devia ter-se retirado nas eleições do Grneral Humberto Delgado que era cristão Português Presidencialista
facho
@@Joanacr8 comuna
@@Joao-qc1uq deves estar a falar com o teu pai
Grande Professor ....
Sobre Salazar , sei que não ficou rico em décadas de Governo . Já os actuais Governantes....na grande maioria, envergonham a democracia.
Sr Rosas , claro que não há ditaduras boas ....no entanto, surgem normalmente de democracias péssimas .
E que Democracia péssima proveio o Estado Novo?
Dedique-se à pesca do eiroz!
@@MrFilipeMesquita... se não consegue vislumbrar regale-se com um eiroz ou, outra espécie que aprecie . Passe bem .
@@Tojo836 Conversa de chegano não se vislumbra,puxa-se o autoclismo ou desentope-se o algeiroz.
O resto é solo de violino no telhado!
@@MrFilipeMesquita caridosamente respondemos, pedindo que não perca o seu tempo comigo . Passe Bem .
@@Tojo836 Ó homem,se quer fazer caridade vá o Brasil de Bolsonaro,para a Hungria de Órban,para a Turquia de Erdogan,para Israel do Benjamin Netanyahu,para a Angola de João Lourenço,para Coreia do Norte do Kim Jong-un,onde certamente seria muito bem aceite,estaria entre pares.
Realmente perder tempo comigo para quê?
Há tanto sítio no planeta para esbanjar essa sua caridadezinha fascista.
O seu "Deus" botas e o Cardeal Cerejeira iriam ficar muito contentes.
Já lhes foi pôr uma velinha a arder?
Saudações Sociais-Democratas.
Gr sr. Professor José Hermano Saraiva
El lenguaje corporal del Fernando Rosas lo dice todo, además el Dr Hermano Saraiva le llevaba un conocimiento superior de la historia!
Abaixo aos fascistas. Acabou a ditadura! Vivaaaaa ao 25 de abril 👏🇵🇹👏🇵🇹👏🇵🇹👏🇵🇹👏🇵🇹
@@marcioreis6693 Que fascistas? Sabe o que é fascismo por acaso? Acefalia crónica 🤦♂️
Tem sido estas rosas que tem destruído o país e que ainda continuam no dia de hoje. Não são sérios falam com populismo. Seria interessante perguntar ao rosas ou ao louça que nos expliquem como é que a Letónia ou Lituânia nos apanharam a nível económico. Teria muito interesse de assistir a essa palestra. De certo que a resposta será...! E pasmem-se... Políticas de direita
Então? Apanharam-nos a nível económico com salazarismo, foi?
Naaaaa 🤔 mentes como a tua
@@Jtdgil @Ricardo Gouveia não elogiou o Salazar. Leia com atenção.
@@albertosampaio7683 Então elogiou quem?
O Papa?
@@MrFilipeMesquita eu pasmo com tanta alfabetizaçao disfuncional...
Este Senhor faz muita falta na nossa sociedade 🙏✅
Faz ,Faz tanta falta como a fome !
Não devia era ter nascido, isso
SIM !...
@@mariadosanjossousa6181 fome vais passar daqui a uns meses 🤪
De fato, faz. E muita.
penso que esteja a falar do Professor Hermano Saraiva. Se é esse o caso, digo-lhe, indpendentemente das suas crenças políticas, esse Homem fazia muita falta no Portugal presente. Já viu o desinteresse das camadas jovens sobre a História, seja de Portugal ou não. Este Homem conseguiu colocar um país inteiro de jovens e não só, sentados em frente à televisão a ouvi-lo COM INTERESSE.
Pra contar estórias da carochinha
que diferença de postura! um faz o devido enquadramento histórico das coisas ou outro grita, interrompe constantemente e debita informação não factual, especulativa e ideológica. Dá para adivinhar quem é quem
..., a ordem e a desordem são antagónicas e em custos devem ser muito semelhantes com a vantagem da ordem ser segurança, tranquilidade !!! é curiso que os desordeiros vêm sempre do mesmo lado e com as mesmas manias e teorias !!!
Salazar não era fascista nem corrupto. Fernando Rosas tenha vergonha e seja honesto.
O Professor José Hermano Saraiva era uma pessoa de grande categoria, que amava Portugal. Isso notava-se particularmente na forma em como nos mostrava o nosso País e como nos contava de, forma apaixonada, as suas belas histórias.
Contrariamente, o Fernando Rosas não passa de um fanático ideológico, em tudo o que diz fá-lo sempre de uma forma na qual se nota perfeitamente a necessidade que tem de julgar a nossa história pelos seus olhos radicais de extrema esquerda, porventura quererá que façamos todos umas sessões de auto-critica. Infelizmente é dp gente como esta que se encontra nas nossas universidades e em muitos meios de comunicação, a "ensinar/endoutrinar" aos jovens, o que devem pensar.
E o advogado reacionário fascista que tinha à frente,não era um autoritário de estrema-direita,querem lá ver!
As pessoas são tão burrinhas,vêm as pessoas na tv e deixam-se comer fe cebolada.
@@MrFilipeMesquita Não! Se procurar ler e investigar um pouco, talvez perceba, mas duvido!
Eles não querem julgar nada.
Que retiram do julgamento?
Porque o fazem?
Eles querem é palco, discussão para entrincheirar pessoal e obterem dividendos públicos.
Como com a discussão de Marcelino da Mata... Alguém tem interesse em dizer se é herói ou vilão? Lutou por nós, por ele, como todos os lados da guerra. Que retiramos de discutir história?
Devemos, como o professor ensina, conhecer. Tanta falta faz Platão. O rosas ainda está ao nível dos animais sem dialética.
@@MrFilipeMesquita ora explica porque era um fascista e reaccionário?
Significado?
O jornalista não deixa falar uma das partes....está tudo dito!
Exato, aí conseguimos perceber qual das parte está certa. Que senhor!
Prova que vivíamos numa democracia com Salazar
Grande Professor.
Esses rosas é um 0 a esquerda...o ódio nos olhos, nota se a vontade que ele tem bater e a falta de respeito
JH Saraiva deixou um legado que nem sempre é fiável do ponto de vista histórico, e podemos afirmar com certeza, foi até intelectualmente desonesto. O homem não se importava de mentir quando lhe convinha. O Rosas faz pontos muito válidos e correctos do ponto de vista teórico. Eu diria mais, elaborando no que o Rosas disse, que enquanto não fascista do ponto de vista teórico, torna-se mais fácil listar as diferenças do estado novo com o fascismo do que as comunalidades . Eu , para além de ditadura capitalista-corporativista, chamar-ia ao estado novo quasi fascista. Até porque Mussolini, ele próprio, disse várias vezes que o corporativismo era o alicerce do fascismo.
@@brunods4560 Ah está bem que o Rosas deixa um legado do outro mundo, esse facioso
@@knightheaven8992 não deixa um de ministro numa ditadura, nem de mentiras académicas
Ódio de quem foi censurado
Maldita tentação de ver este vídeo antes do almoço. Ouvi o Fernando Rosas e perdi o apetite.
José Hermano Saraiva, sempre brilhante.
O pobre do entrevistador...mais valia ter mandado o gato.
Se ser Salazarista é a alfabetização da população, é o investimento em infraestruturas, é a criação de transportes ferroviários no interior (de forma a impulsionar essas regiões, da qual faço parte, onde posso dizer que os meus avós usufruiram do comboio para trabalharem e eu, um autocarro com preços exorbitantes e viagens desconfortáveis a abarrotar de gente), se significa reparar os danos financeiros do passado e construir uma nova nação, aberta aos jovens, com ligações entre as grandes metrópoles e cidades mais pequenas, então eu sou com todo o gosto, salazarista. Meu pai viveu no seu tempo, e tendo ele algumas críticas ao Estado Novo (nenhum governo é perfeito, lógico), mais quer ele que Salazar estivesse vivo. E não, meu pai não foi advogado nem político, trabalhava no campo e tirou mecânica à correspondência (pois na aldeia onde cresceu frequentou o ensino primário (escola essa mandada construir por Salazar e que hoje tem as portas fechadas) e, não lhe sendo possível estudar uma escola profissional, pôde no entanto se especializar. No fim da história, chegada a década de noventa, meu pai emigrou. Não fugiu de Salazar, fugiu desta miserável corja que dá aos outros e não dá aos que REALMENTE MERECEM.
No Brasil da mesma época, quando se falava de Portugal, a imagem que todo mundo tinha era de uma nação de padeiros, quitandeiros, donos de armazém e bares. E só isso. Nada contra, mas, hoje......quanta diferença!
@@JoseSilva-oi5qu E era assim. A economia portuguesa assentava na exploração e desenvolvimento das colónias. Quando o estado novo acabou e devolveu-se as colónias aos respectivos povos. Ficamos com um Portugal subdesenvolvido, analfabeto, muito atrasado em relação a outros países da Europa.
Muito bem dito !!!!
Aqui está um debate que poderia ter sido um grande debate esclarecedor e que por causa de um péssimo moderador ficou muito aquém do que deveria ter sido. Aquilo que poderia ter sido uma Excelente oportunidade única de ver dois grandes historiadores a discutirem sobre um tema único e de extrema importância ficou perdida para sempre devido à estupidez de um moderador incompetente. Quando é que se porá um ponto final a esta corja de incompetentes da comunicação social.
Quando um trostkista raivoso tenta contradizer o Maior Catedrático em História de Portugal...
Totalmente de acordo
Segundo palavras do José Hermano Saraiva o maior historiador foi o irmão dele António José Saraiva. A diferença é q o JHS era um comunicador nato e um excelente contador de histórias q conseguiu vingar em ditadura e em democracia embora a sua cega admiração por Salazar não consiga admitir q o regime controlava toda a vida económica e social, praticava tortura e executava sumariamente pessoas sob o controlo de Salazar pelo menos até 62/63.
@Justin Case Se fosse um décimo da pessoa que era o Professor José Hermano Saraiva, já era um grande homem!
O "maior catedrático" ou o catedrático em História que aparece mais vezes na televisão?
@@carolinaribeiro8480 É similar em termos de conhecimento , pelo menos para leigos ...
Pois mas agora Portugal está num mar de rosas é de tirar o Chapéu vê se. Hoje era preciso sim um Salazar mas um para cada Concelho aí sim Portugal voltaria a ser um País digno e livre pois até tiveram de o vender aos Estrangeiros...grande honra.
Digno ?você acha que Salazar era digno?punha as pessoas na prisão por ter uma opinião diferente dele meu pai foi preso só porque disse que os impostos eram grandes numa tasca a pide foi lá i levou ele Como preso político foi um monstro 👿
Quando Salazar governava Portugal, a imagem dos portugueses no Brasil era de padeiros, quitandeiros, donos de bar.......profissões extremamente nobres, sim, mas de BAIXÍSSIMA RENDA e de pouco retorno ao estado, além de não oferecer uma carreira estável. E hoje???
Pode-se estar contra Salazar e contra tudo o que foram os governos depois de Abril.
Sim. Ficávamos todos caladinhos mas sim
São 2 ou 3 a debater? 🤔
Definitivamente são 2 x 1.
4
A atuação deste “mediador” foi vergonhosa. Eram dois contra um. E mesmo assim o Prof. Hermano Saraiva mostrou estar com a razão.
Mostrou,mostrou!
Viu-se!
A irmã da direita, quem entende percebe, sempre no seu "auge", Grande Doutor José Hermano Saraiva.
Moderador alinhado com a sinistra. Rosas sem perfume, apenas com picos; não deixa falar ninguém, obtuso, intolerante, historiador de pacotilha. Enfim, um extremista.
para mim os picos do professor Rosa têm a ver com a sua militância no MRPP, o partido maoista anti-PCP que pretendeu reorganizar o movimento operário em Portugal, teve um papel relevante na luta estudantil universitária contra o regime, mas pariu burgueses bem instalados na vida como Durão Barroso e outras conhecidas figuras nacionais.
É um historiador acreditado no seu meio , nomeadamente Pacheco Pereira.
Rebateu os argumentos do admirador de Salazar, aliás, seu ministro de educação, que incorporou coercivamente na tropa e mobilizar para a guerra colonial, os universitários que ousaram protestar contra a falta de liberdade no país. O reitor Caetano teve mais elevação e demitiu-se.
Hermano Saraiva pôde manifestar livremente as suas opiniões e até a interpretação controversa de algins factos históricos (p.ex. negou a perseguição a Aristides de Sousa Mendes e a nula influência de Salazar no que esteve reservado a Portugal, anexação a Espanha proposta por Franco a Hitler em Hendaia, operação militar de ocupação nazi do país denominada Isabela, abortada pela derrota aêrea sobre a Mancha).
Liberdade que ele e o governo fascista (fascio/farol Salazar, com foto de Mussolini na sua secretária e saudação nazi continuada pela Mocidade Portuguesa), que integrou, jamais daria aos portugueses.
Se era contra a PIDE, porque a chamou na célebre assembleia de estudantes de Coimbra em que um deles pediu o uso da palavra a Tonaz ?
@@mendesferreira6224 a história está permanentemente a ser modificada consoante a ideologia de quem a conta. Muito falam da guerra do ultramar, mas a maior parte dos "comentadores da sinistra" nunca passaram o bojador e muito menos o equador. A história de Portugal está ligada à sua expansão para sul e oriente. E foi só por esse motivo que na conferência de Berlim a.posição de Portugal ficou salvaguardada.
Quanto ao ditador Salazar, diz-se tanto disparate que até dói. Franco seguiu sempre os conselhos avisados de Salazar o qual, apesar de nunca ter saído do pais, excepto a Espanha,, foi o ministro de negócios estrangeiros mais eficiente e eficaz que Portugal teve nos últimos 100 anos.
Quanto a Salazar só a ignorância ou má fé o pode considerar como fascista.
A mocidade portuguesa teve muitos defeitos, mas também muitas qualidades. Em África foi das instituições que mais fez pela união e convivência entre todas as etnias, através de muitas das suas iniciativas.
Et pour csuse…
De postura serena e civilizada, o saudoso Prof. José Hermano Saraiva revela a superioridade que o caracterizava. Debate indigno à sua ilustre pessoa. A tendenciosidade e desconforto do jornalista quanto à argumentação do Senhor Professor é estridente... Cerca de vinte anos depois (desta entrevista), e o tabu "Estado Novo" persiste...
O ministro fascista que pôs a cavalaria a investir sobre os estudantes é aqui idolatrado pelos ignorantes! Parabéns Pedrito!!!!
@@cesarmonteiro4424 ignorante é quem insiste em dizer que o Estado Novo foi um regime fascista....É o mesmo que andar 50 anos a marrar com a cornadura contra a parede...
@@br3menPT Aí não era fascista!
Então era o quê?
@@MrFilipeMesquita lê mais, estuda mais, ficas a saber mais.....
@@br3menPT Como?
Atrás das grades,a apanhar sabonetes com a bolha,realmente o senhor e os fascistas da sua cor,teriam tempo para estudar que o fascismo não faz falta nenhuma.
Dr Fernando Rosas tem razão nalguns pontos, mas doutrina o ensino da história.
Muito bem Dr Hermano Saraiva, que Deus o tenha no seu merecido descanso.
Levou uma tareia foi o que foi . Jose Hermano Saraiva foi o maior historiador português de todos os tempos o outro ninguém o conhecer de lado nenhum. Além de dizer com cada besteira...
Saudaçoes !
@@joaolouro1997 Oliveira Martins não lhe diz nada? O José Hermano Saraiva pode ser um muito bom contador de histórias, mas lá está, doutrina a história, e a sua obra não é de longe a mais marcante sobre Portugal. Pode ser muito fã dele, mas daí a ele passar a ser o maior historiador de todos os tempos, um dos mais influentes historiadores de Portugal ser alguem que "ninguém conhecer de lado nenhum" e acusar esse de dizer com cada besteira quando é irrepreensivelmente isento, apesar de ter razões pessoais para o não ser, já o Prof. Hermano Saraiva fez figura triste nesta entrevista. É preciso você querer muito ver as coisas como diz que as vê para conseguir deturpar a realidade de tal maneira.
@@mmmmww2633 Tanta conversa e acabou por não dizer nada. Mas haverá alguém que no seu perfeito juízo nao perceba que o professor José Hermano Saraiva teve um contributo enorme no que diz respeito divulgação da historia de portugal?!
@@mmmmww2633 Só agora li a merda que escreveste . Passado 1 ano mas foi o que foi.
Enterra te sócio e têm respeito por alguém que fez mais pela nossa história do que tu alguma vez vais fazer.
Não sou nem nunca fui Salazarista, não sou um salazarinho moderno, não queria viver num regime como o de Salazar mas não pintem o Salazar como o diabo que ele nunca foi.
Imaginemos agora se,em vez de Salazar vivêssemos num regime igual aquele que o Fernando Rosas apoiava na altura ?
Fica a questão.
Era a mesma coisa, são ditaduras, o problema é que muita gente hoje defende a iniciativa privada que é uma utopia como é o socialismo, porque num governo há sempre interesses, acho que hoje o comunismo português funciona como um partido de protesto.
Esta entrevista estava inclinada… o sr hermano tem muito mais cabeça aberta apesar nascer e formar-se dentro de um regime que não concordo mas respeito, do que o outro sr, nota-se que que os valores do outro historiador são amordaçados por uma ideia europeia e socialista… a ideia de desembarcar na Europa é boa, mas a Europa nunca foi solução para Portugal, caso contrário nunca teríamos ido á Índia… o que temos a meu ver que voltar a fazer é prepararmo-nos na Europa para voltar a fazer essas proezas sem a demagogia ideológica do conforto, não estamos ainda nessa época para ter esses luxos comunistas, ao qual apenas vejo no capitalismo uma caixa de ferramentas muito útil para por consequência da tecnologia que se tem hoje e se prevê que iremos atingir, um dia queiramos ou não seremos “comunistas” mas não o de Marx, nem as ideias francesas intriguistas que se impôs e se propagou com revolução francesa, a esquerda é revolucionária, a antítese de pensamento oposta aos valores que construíram a Europa até ao séc XVIII… o estado de hoje é uma mistela demasiado complexa e centralizada… vários estados que sirvam vários interesses descentralizaria muita coisa, e a democracia em Portugal é ridícula! A democracia municipal faz todo o sentido, mas nacional? Que sejam eleitos os competentes por consequência direta de quem conhecemos á porta de casa… “estamos entregues a pessoas menores” disse Dr prof hermano Saraiva
"no dia do 25 de Abril havia 90 presos em Portugal"
Que regime tão malvado que não permitiu à criminalidade expressar-se e atuar livremente.
Hoje há bairros inteiros onde nem a Polícia pode entrar, há a sensura pelo politicamente correcto, os media trabalham para o governo, os interesses dos Lobby's sobrepõem-se aos da nação e do povo, a divida é impagável e obriga o povo a viver na precariedade ou na miséria total.
Olha vivo perto da capital numa cidade pacata e relativamente pacífica. Acredita a polícia também faz 30 por uma linha!!!! Aqui quando a malta quer beber um copo ao fim de semana lá estão eles para agarrarem-te, encostarem-te à parede e revistarem-te de cima a baixo... Como se fosses um criminoso de alto calibre!!! TODO o santo fim de semana! É perseguição e insuportável isto!!! Qualquer dia está uma pessoa a sair de casa e a levar com eles! Sabe o que diz a lei do Cidadão??? A polícia só pode tocar-te ou falar-te se tiver suspeitas para tal!!!! Suspeitas isto é, se estiver a fazer algo suspeito! Que eu saiba beber um copo não é crime ou suspeito! Isto aqui não é apareçerem com cães, bastões, máscaras e condenarem-te logo à partida como um criminoso! Ah e é senão apanhares porrada por falares muito... A polícia não entra nesses bairros porque têm cagufa e não se estão para dar ao trabalho com os salários que ganham... Essa é a verdade! E digo-te até tenho inveja desses bairros! Uma pessoa quer estar em paz e divertir-se um pouco e leva com estes moralistas de capela a toda a hora.... Para eles só há trabalho e casa e casa trabalho. Não há mais vida para além disto! Sabe o que é? São meninos que querem dar uma de cowboys com certas invejas no cotovelo...
Deixe de ouvir opiniões parciais e vá ao terreno meu caro! O problema é que possivelmente só vai notar essas situações se viver nelas..... Isto é Fascismo sem dúvida! Só que uma versão light dele. Não estou a dizer que o crime não existe e que não hajam bairros problemáticos.... Mas estes problemas e situações têm TODOS uma origem.... O ESTADO! Se a malta tivesse trabalho e salários decentes não havia tanta chatice acredite! Por cada 100 pessoas há sempre 1 ressabiado que quer começar problemas... Portanto isto tudo até é bem fácil de resolver sem andar à bastonada. Mas enfim.... A malta prefere andar aos berros do que andar a resolver coisas!
@@Trip4man O seu argumento é tipicamente de um miúdo perdido influenciado e radicalizado pela demagogia marxista. Para mais, dar como resposta a justificação da polícia a agarrar e a revistar como se fosse diário é mesmo de idiota à espera que alguém acredite ou que não conheça a área. Mais, é de um idiota ainda maior esperar que se acredite que os casos em que aconteçam essas situações elas se passem arbitrariamente e não porque existem constantes casos de delinquência e desordem pública que justifiquem uma observação mais séria e atenta de certas situações, casos e zonas. Cepo, és um cepo.
Para mais, essa patetice de dizerem que do têm medo de entrar é para lá de ignorante e só o diz quem ainda acha bem que esses locais devem ser como são e quem glorifica a violência desses locais, ou seja, alguém com tendências a violência e criminalidade, mas de um marxista tudo se espera.
É nojenta a sua forma de pensar, mas de quem acha bem e ainda tem "inveja" de bairros que estão constantemente em querelas, onde é chamada a polícia constantemente ( e onde recentemente num dos bairros da área da Capital chamaram falsamente a polícia para os apedrejar e atirar cocktails molotof à chegada ) e onde as pessoas vivem com medo do ambiente nada propício à estabilidade é de uma mentalidade essa sim fascista, nojenta e que é de uma podridão e negritude descomunal, a sua.
Idiota chapado.
É uma tristeza assistir a um debate tao tendencioso contra o Sr Prf José Hermano Saraiva
Coitadinho
Tão interessante ouvir quem sabe e aceita debater, sobre o que estuda e vivencia!...Um encontro intemporal!...Mas o som tá ruim, melhorem o som por favor...Cumprimentos.
Ui... o Rosas... um burguês que sempre viveu sem problemas no tempo da ditadura. E melhor, aplaudiu as mortes que as FP25 provocaram, dizendo publicamente algo como "merecidas" - Gente esta que era gente de classe média que nada tinha a ver com Salazar ou o regime do mesmo. Esse senhor é uma vergonha para a esquerda e para o país.
Com um moderador horrível e um convidado da extrema esquerda. 🤦♂️
E com um antigo ministro da ditadura
@@rodrigogoncalves1684 Um antigo ministro que com as suas ideias sempre colocou em sobressalto essa tal ditadura que você fala e era o primeiro a pedir em Assembleia a necessidade de uma renovação do sentido do espírito Português, assim como muito fez pelo acesso da classe baixa à cultura ( leitura, informação, ensino ). NO entanto o seu comentário é apenas um serôdio " E com um antigo ministro da ditadura". Você é bom, deite-se cedo.
@@eclipsesolar8345 Disse "Essa tal ditadura". Ou seja acha que o Estado Novo não era uma ditadura?
Salazar foi e será grande homem que portugal teve! Na europa era um regime muito pior do que portugal,salvou nos da guerra e morreu pobre!
Faz falta um Salazar em cada governo só pá a controlar os mamoes, isto endireitava
Já reparei pelos outros comentários que é um militante do salazarismo mas deixe-me dizer-lhe que foram tempos de imensa corrupção, peço desculpa "maltratar" o saudosismo que o senhor provavelmente nem experienciou
É melhor deixar estar como está 😅
Salazar está vivo nos corações dos portugueses sérios ❤
O Homem mais honesto de Portugal.
GRANDE Dr António Oliveira Salazar 👏👏👏👏👏👏👏
Grande Professor José Hermano Saraiva!
Um grande Português, este Sr professor José Hermano Saraiva!
Professor saraiva um génio excelente orador
Chamam-lhe "primeira república"... Não foi a Primeira República que deixou o país de rastos, mas sim a SEGUNDA DEMOCRACIA (1834-1926) que durou 92 anos!!! Porque razão os comunas, "coitadinhos" não contam ao povo português quantos milhares de portugueses morreram só depois de 1834 para nos imporem a democracia!??
Se eu estivesse ali, ter-lhe-ia dito umas quantas verdades, aquele Fernando Rosas. Há uns 8 ou 9 anos tive a pouca sorte de viajar para Nantes no mesmo vôo dele, mesmo no assento atrás do dele. Se eu tivesse conhecimento deste debate, se calhar teria que lhe ter perguntado duas ou três coisas!? :(
"Historiador"!? Ao serviço do regime, porque historiador rigoroso e verdadeiro, não o é.
Verdade
vai-te foder fascista de merda
@@sugeknightiswatchingyou Fascismo é de esquerda .
@@sugeknightiswatchingyou 😂😂 ignorante do crl nem sabes o que significa "fascista"
@@antoniocordes fica lá frustradinho pela tua visão política distorcida estar mais que ultrapassada
O Fernando Rosas nem olha nos olhos do interlocutor. Ehehe diz tudo da honestidade intelectual.
Um mentiroso e desonesto a tentar desqualificar outra pessoa.
Diz tudo da desonestidade intelectual do indivíduo que padecera de graves falhas cognitivas.
Mente como uma cesta rota!
@@MrFilipeMesquita o Rosas... um burguês que sempre viveu sem problemas no tempo da ditadura. E melhor, aplaudiu as mortes que as FP25 provocaram, dizendo publicamente algo como "merecidas" - Gente esta que era gente de classe média que nada tinha a ver com Salazar ou o regime do mesmo. Esse senhor é uma vergonha para a esquerda e para o país.
@@antoniosergio8005 Viveu,viveu!
Oh,oh....
Passou o tempo a fugir da PIDE!
Perseguir pessoas porque pensam de maneira diferente nunca foi boa ideia!
Acusar o Rosas para absolver os crimes da Ditadura também não é!
A PIDE não matou o General Humberto Delgado?
A PIDE não matou,a tiro,na Rua da Creche,em Alcântara,o dirigente e militante do PCP,José Dias Coelho?
Mais,esse senhor que aparece no vídeo acima do lado esquerdo foi o mentor de um dos episódios mais nojentos da Ditadura do Estado Novo,da Ditadura Salazarista,a violentíssima carga policial sobre os estudantes na Alameda das Faculdades,em Lisboa,ali prós lados do Campo Grande.
Afinal quem é a vergonha para o país?
Pois é.....
O Rosas e as FP'S são a consequência dos crimes da Ditadura,uns explicam os outros.
Mais,se puserem a merd@ do "Ventira" e do Chega no poder,vai voltar a acontecer e não ficará cá nem um porco fascista para contar a história.
Ficarão os heróis do novo 25 de Abril!
@@MrFilipeMesquita mas o sr. provavelmente não teve familiares mortos pelas FP que eram bem contra Salazar e que ficaram sem a sua casa e que a minha avó ficou sem casa. Tudo com a aprovação do Alvaro Cunhal, que achava que determinadas familias de classe média viviam como viviam porque eram apoiantes de Salazar. E quem conhece esse Sr, colega de faculdade, muitos se não todos lhe vão dizer o que escrevi. Engraçado que as familias apoiadas por Salazar foram as que dominaram Portugal até à data... nunca vi perseguição por parte do PCP a essas mesmas... porque será? Mas se gosta assim tanto do comunismo, pergunte aos paises ex-membros da União Soviética as saudades que têm, de verem corpos empilhados numa estrada de 180km... Leia a história sem o livro estar inclinado para a esquerda.
@@antoniosergio8005 Curiosamente a minha também....mas não foi o Álvaro Cunhal quem lha tirou,foi um vigaro da construção civil,dos muitos que por aí há,e um advogado neto de um dos mentores do Regime Salazarista.
Como vê,não leio os livros com inclinação,gosto das coisas centradas.
... um belo exemplo de um debate unilateral!
O Doutor José Hermano Saraiva mostrou o que é ter uma espinha dorsal o que faz falta a muita gente hoje, do outro lado um moderador pouco moderado e um Rosa espinhoso em desespero de causa.
Quem veja os programas do Professor José Hermano Saraiva poderá verificar com facilidade que o mesmo refere inúmeras vezes obras de outros autores; chama a atenção para o património em risco/degradado; refere lendas e narrativas (que ele sabe que são lendas e refere-as como tal) para que as mesmas não se percam na memória colectiva.. E depois aparecem uns idiotas (não o Fernando Rosas) a dizer que ele era um contador de histórias, blá, bla...
Sim porque mais importante que a liberdade é o património histórico
Ambos os antagonistas na mesa de debate revelam ser pessoas profundamente convictas da "justeza" do seu posicionamento ideológico, sendo que, a meu ver, nenhum deles é verdadeiramente capaz de ser imparcial na sua análise profundamente ideológica, impositiva e tendenciosa, além de que nenhum deles está do lado da verdade histórica e moral.
A democracia é um regime político excelente somente quando os seus principais intérpretes SABEM realmente como governar a bem da nação e do bem-comum, o que implica necessariamente um prévio exercício de interpretação moralmente CORRETO e RIGOROSO dos conceitos de "superior interesse nacional", "direitos humanos", "liberdade" e "bem-comum", coisa que não existe nos partidos do espectro político da esquerda, para os quais todo o legado civilizacional judaico-cristão é relativo, prontamente descartável e passível de ser encarado como o resultado iníquo de uma "conspiração" histórica sinistra visando aprisionar e oprimir a liberdade dos indivíduos e o "progresso" da humanidade inteira.
Para tais militantes fanáticos da nociva ideologia de esquerda, enquanto fervorosos adeptos do niilismo e ativistas misantrópicos de moral alienada, corrompida, deturpada, deformada, distorcida e retorcida, todo o legado civilizacional judaico-cristão baseia-se em conceitos morais e éticos "artificiais", "arbitrários" e "trogloditas" que "oprimem" os coitadinhos que anseiam desenfreadamente pelo "progresso" libertário de toda a sociedade, a "emancipação" libertina das formas mais perversas, repugnantes e biologicamente infrutíferas da sexualidade humana, a diabólica reivindicação de reconhecimento legal de uma pretensa "autonomia corporal" plena e irrestrita nos casos de aborto, e a manipulação objetificadora, coisificante, aberrante, sodomítica e desumanizante das faculdades reprodutivas do ser humano para efeitos de reprodução medicamente assistida, onde o verdadeiro progenitor não é mais do que um simpes "boi de cobrição" (eufemisticamente catalogado como "doador de material genético") que vergonhosamente renega ao seu inalienável e intransmissível dever moral de parentalidade, em suma, a expansão desenfreada da agenda pseudodemocrática do anarquismo libertário em todos os domínios político-sociais e até mesmo religiosos, pasme-se.
Portanto, torna-se demasiado óbvio, para quem está muito atento à evolução do atual panorama político nacional e internacional, que a mentalidade das pessoas está a mudar radicalmente rumo à total inversão, descaracterização, nulificação, fragmentação e destruição dos valores civilizacionais que moldaram a europa, motivo pelo qual, podemos ter a certeza que a humanidade como um todo vai colapsar irremediavelmente num amontoado de ruínas irrecuperáveis, para sua perdição eterna.
Tenho dito.
Dois chalupas esquerdistas contra um excelentissimo orador e com uma postura de honra. Que falta faz o Prof. Hermano Saraiva...
..., Hermano Saraiva sente por Oliveira Salazar o que Fernando Rosas sente por Lenine !!!
O "moderador" é PÉÉÉÉSSSIIIIMO !!
Agora é diretor da TVI. Está tudo dito. 😆
GRANDE JOSE PROF. DR. JOSE HERMANO SARAIVA !
Prof. José Hermano Saraiva 10 Fernando Rosas 0 No passado sabíamos o que tínhamos hoje não sabemos o que temos ou que teremos.
Podemos ter a opinião que nós quisermos... Mas entre historiadores... Não há muitas dúvidas de qual é o melhor.
Eles concordam fundamentalmente na análise dos factos, as diferenças estão mais num campo de opinião, nomeadamente:
- Definição de antifascista: mandar prender o líder de um grupo de oposição de inspiração fascista (que acabou por proibir depois) vs. opôr-se a regimes de ideologia fascista;
- Repressão, polícia política, prisão, tourtura e assassinatos como preço justo ou não a pagar pelo estabelecimento de ordem política, financeira e social após uma 1ª república caótica
De acordo
O liberalismo e a Primeira República faziam toda a perseguição, tortura e até assassinatos e mesmo assim não tinham ordem veja lá.
@@DuMaster447 olha outro fascista a dizer merda
@@sugeknightiswatchingyou baba gugu fasziste leleuleu
@@DuMaster447 chora mais
Alguma vez se pode igualar esse sr Rosa ao grande Sr José Hérman Saraiva não tem como se comparar
Fernando Rosas a espumar pela boca VS Dr. J. H. Saraiva com grande nível, quase a ignorar o Fernando Rosas, a misturar História com Política. Dr. Oliveira Salazar, grande estadista patriótico.
O Sr Fernando rosas não sabe dizer nada porque está sempre a ler para responder
A lenga lenga do rosas é digna de vomito
vai-te foder fascista de merda
Um leva cábula outro não. Está tudo dito.
Os chavões fascistas são sempre os mesmos e fáceis de memorizar.
@@carolinaribeiro8480 pensei que os parasitas bloquistas tivessem outra estaleca
@@emanueljose511 pelo que você está a dar a ver publicamente, você nem sequer pensa; apenas segue a rebanhada da extrema direita nos insultos, na presunção e no rabujar do eterno disco riscado com os estribilhos rotos da turba saudosa da repressão e da submissão - coisa que nem o diabo 😈 entende!
@@carolinaribeiro8480 poleirista validada.
Parabéns
@@emanueljose511 É confortável insultar os outros por detrás do ecrã do telemóvel. É algo que me espanta, a "coragem" de pessoas como você. Que prazer se pode tirar ao confrontar alguém que não se conhece com insultos e outras tretas que mais parecem saídas da boca de um puto malcriado da escola primária? O que é que vai nessa sua cabeça? Ganhe coragem e diga-me isso pessoalmente! Vá lá! E continua a fazer fraca figura a utilizar palavras que não existem. E dizem-se homens! 🤮
Um deles é o responsável pelos programas educativos do ensino português.
Quantos presos havia na data de 1975? Nao deixaram o homem falar, mas gostaria de saber....
90
Ainda bem que foi um regime salazarista e não comunista...naquele tempo havia regimes em todos os lados, portanto...
A política não escrever a história....
Isto foi um debate entre um historiador e um político...
Tristeza, teremos outro homem desta qualidade, na sua, no futuro?
O Professor José Hermano Saraiva ganhou o meu respeito há muito tempo, pelo trabalho que desenvolveu na nossa educação histórica. A avaliação do que é considerado moral ou imoral , bem feito ou mal feito é para o outro Senhor que se diz historiador, ou será político propagandista.
Os nossos jovens precisam conhecer a história, agora a crítica será deles em consonância com as suas convicções!
A minha vénia ao professor e que nasçam muitos como ele!
Este jornalista é uma vergonha. Grande Professor José Hermano Saraiva.
Porquê? Factos?
Grande Senhor, o Professor José Hermano Saraiva
O rosas está muito incomodado porque havia uma PIDE mas hoje temos 3 PIDES!!!!!!
Este comuna do Rosas tem muito que aprender
Ele nao quere aprender. E comuna ele quere e doutrinar os outros
Deste muito mais tempo de antena ao Fernando rosas -um debate deve ser equilibrado , tanto mais quando sobre uma figura como SALAZAR .
HAJA VERGONHA !
A liberdade de expressão permite o contradotório de todas as matérias, sejam moralmente aceites, socialmente questionáveis e/ou politicamente discutiveis. Mas arranjar o Fernando Rosas para contrapôr este assunto, só revela o ridículo que ele é. Não sou pró salazarismo, mas o Hermano soube defender as suas convicções (opiniões), um entrevistador totalmente alienado e um contraditório (Fernando Rosas) absurdo. Sobre a matéria do salazarismo, a história conta.
Soube?
Onde?
Ganha fama e deita-te a dormir!
@@MrFilipeMesquita Classica resposta arrogante, prepotente, insolente e desagradável da esquerda e extrema esquerda radical. Tudo certo.
@@AntonioC.M ia dizer o mesmo. É típico de mais um ignorante de esquerda. Pessoalmente adoro descer ao nível deles e responder ao insulto.... Apenas porque é divertido de vez em quando.
Pepper Gaming, foi interessante o seu comentário. Realmente o nosso Grande Professor não necessita de cábula e o Fernando Rosas tem que se apoiar nessas folhas que tem à frente.
Comparar o Prof. Hermano Saraiva com Fernando Rosas é brincadeira .
Hermano Saraiva deixou um legado extraordinário como estoriador .
Você é que não vai deixar legado como linguista. Deve escrever "historiador" e não "estoriador".
como estoriador sem dúvida. Como historiador era uma besta
@@Ttinytino1 Meu caro compreendo o que quer dizer .Chego bem longe .
Para mim Hermano Saraiva deixou obra .
Fernando Rosas fez nada .
Não há como subverter essa realidade .
Sou povo ; mas não manipulável .
A dor de cotovelo é feia .
@@josecouto7682 Aqui não se está a discutir o currículo dos intervenientes. Está a discutir-se a natureza do regime de Salazar. Que não se fuja do assunto! E sobre o Dr. Hermano Saraiva, custa-me ver o branqueamento, a suavização, não só do regime Salazarista, mas do próprio Salazar que ele aqui faz. Aquilo que o Dr. Hermano Saraiva diz é a sua interpretação e não podemos esquecer que há documentação abundante que coloca em cheque aquilo que ele aqui diz.
@@carolinaribeiro8480 Eu comprendo tudo umas e outras e não se trata de branquear nada .Eu vivi no tempo de Salazar .Tenho 68 anos . 38 anos a ver mundo , e a viajar .
Que maravilha estarmos sempre a vender a novela que antigamente era tudo mau , e agora é tudo bom .
Temos que ter referências para comparar .
Salazar foi ditador sim senhor e importa perceber porque o foram chamar a Coimbra pela 2 ' vez .
Fez umas coisas bem outras menos bem .
Essa a realidade .
Comparando hoje há também coisas boas e menos boas , o problema é que quando aparece alguém , que diz fazer diferente , levanta se um coro ensurdecedor. Porquê???
Em 46 anos , 3 banca rotas ???
A justiça???
A corrupção???
Não autorizam uma comissão para se verificar e analisar a politicagem .
Penso que estamos conversados .
Não vejo Fernando Rosas a apontar o dedo a nada que agora se faz de errado .
Os países não se regem por ideologia .
O constante ajustar das realidades do mundo são uma prioridade .
Portugal está estagnado .
Esta gente que nos desgoverna não serve .
(Quem está sempre a olhar para trás , não anda para a frente .)
É só para recordar que a primeira vez que Salazar foi a "votos" em plena Democracia ganhou com maioria absoluta: th-cam.com/video/hHWtZtXHkq8/w-d-xo.html
O debate é um teatro de surdos para a audiência muda. E o problema permanece - as pessoas são incapazes de lidar com jogos de linguagem diferentes.
Têm os dois razão. Aliás, toda a gente tem razão. Que discordem umas das outras é fruto da natureza orvalhal das palavras.
NA verdade não, o Rosas não tem razão quando deturpa o significado de um termo para o adaptar ao seu argumento para se poder validar de seguida, refugiando-se depois em apoios literários que são pós 25 de Abril e de marxistas de extrema esquerda como ele. Por isso não, não têm os dois razão, tem um razão. E é descabido um homem ser convidado para um debate e ter o próprio jornalista que é sabido ser de esquerda ( e não da moderada ) a cortar o raciocínio e a interpelar em vez de deixar explanar as ideias de um dos convidados.
@@eclipsesolar8345 Lindo de ver: "apoios literários" para análise histórica; "marxistas de extrema esquerda" - soberba idéia; eclipsesolar - que apagão intelectual.
O moderador é um simples jornaleco que tira a palavra ao professor Hermano Saraiva, enterrompe-o constantemente e acusa-o sem pejo nenhum. Já ao professor Rosa deixa-o falar à vontade, sem interrupções e o tempo que ele quer. O jornaleco não é isento, é parcial e presta um péssimo serviço ao povo que lhe paga o salário!
O Grande Salazar foi Salazarista, claro! Não fascista (embora muita gente esteja equivocada)! Deixou OBRA FEITA. Acabou com os partidos da altura que estavam a dar cabo do país. O entrevistador não deixou falar nem moderou o debate. Aliáse, não houve debate... Assisti a um monólogo riscado de uma cassete de cores envelhecidas e retrógradas de um dito historiador que mais parece concorrente a "Secretário-Geral" de uma qualquer minoria de esquerda.
Comparar o nazismo com o salazarismo é como comparar o sol com a lua 🤦♂️
A censura agora é muito pior. Não se pode olhar o passado aos olhos do nosso tempo. É tão rídiculo como opinar sobre um jogo depois do jogo acabar.... Saudades dos homens rectos na política. O Professor Salazar não encheu os bolsos.....
Tem a certeza disso? Olhe, vamos partir do princípio que não encheu os bolsos mas encheu cadeias com presos políticos porque criticavam e actuavam directamente contra o regime e também encheu os cemitérios. É realmente impressionante como perdura no nosso povo esta vontade de submissão a um chefe.
@@carolinaribeiro8480 A senhora deve estar a confundir o Professor Oliveira Salazar com algum ditador.... A do encher cadeias com presos políticos daria para muita troca de argumentos e não tenho a menor vontade. A de encher cemitérios dá para rir.... Encher cemitérios sim, este governo PS e esquerdas unidas com as políticas miseráveis que estão a tomar....
@@SenhorDeOutraTerra Ter a percepção dos acontecimentos é muito diferente de ter os documentos que provam a realidade dos acontecimentos. Se estudar a documentação do antigo regime, garanto-lhe que iria perder a percepção que tem e ganhar um conhecimento profundo e real do que foi o Fascismo em Portugal.
@@carolinaribeiro8480 Se calhar devia estudar menos os documentos e deslocar-se à realidade da época. Ou está a chamar fascista aos milhões de Portugueses que tinham estima por Salazar? Seria um sonho se o actual primeiro ministro tivesse um décimo do carácter e dignidade do Professor Salazar. Documentos há para todos os gostos. Livros também como certamente saberá. Eu tenho alguns.
@@SenhorDeOutraTerra Se está a colocar em causa a veracidade dos documentos acabou de dar um tiro no seu pé. Os documentos de que lhe falo são documentos governamentais, saídos dos Ministérios para as mãos de Salazar e assinados por ele. São documentos que mostram um politica deliberada de repressão violenta de opositores políticos e de pessoas comuns com uma rede de informadores espalhada pelo país e que informava directamente a PIDE. São documentos que mostram uma política deliberada e perversa para limitar o grau de instrução da maioria da popuçação enquanto se davam regalias às famílias que mostravam lealdade ao regime. Documentos que mostram um investimento enorme nas forças armadas com medo de um levantamento popular a nível nacional. Salazar queria umas Forças Armadas capazes de esmagar rapidamente qualquer rebelião. Mostram também uma completa ausência de reacção às alterações climáticas e às necessárias adaptações da agricultura nacional e à modernização da frota pesqueira. Um homem que submete um povo inteiro a este tipo de violência - porque isto é violência e violação dos direitos humanos -não tem carácter e muito menos a dignidade que refere. É um sádico, um cobarde que se esconde por detrás dos seus acólitos e não se retrai de usar a violência para proteger o seu Poder. Estes documentos não são quaisquer documentos! Foram paridos pelo próprio regime. E não estou a falar de livros, estou a falar de documentação governamental. Estou a repetir-me para que não haja confusões. Desvalorizar todo este espólio documental é branquear a violência, a cupidez, o sadismo do regime salazarista. Eles são públicos! Pode ir à Torre do Tombo e verificar pelos seus olhos. Não branqueie a monstruosidade que quase aniquilou a nossa Nação; seja sincero consigo próprio e admita o seu fascismo. Para mim é muito difícil de entender como pessoas como você se sujeitam a uma servidão voluntária a um Chefe. O futuro da Humanidade assenta na Democracia, Liberdade e Solidariedade. E estes três pilares da nossa civilização já se encontram suficientemente ameaçados. Não há tempo para tolerar saudosismos de diataduras sangrentas que só trouxeram desgraça aos seus povos. Enquanto olha para trás não vê os perigos que estão à sua frente.
Qual é a série que estão a falar?
Obrigado
Série documental da SIC sobre Salazar em 6 episódios emitida em 1999 e mais tarde lançada em DVD.
@@jsfranco82 obrigado, agora ja me lembro, foi uma série decomental.
O problema é que se se quisesse ser um empreendedor/pequeno industrial/produtor, entre o final dos anos 30 até talvez ao princípio dos anos 70, seria praticamente impossível por causa das leis de condicionalismo industrial e o monopólio tentacular dos grandes grupos económicos. Não havia liberdade para empreender, inovar, ou criar e isso marcou vincadamente o modo económico de pensar desde então. Permitiu-se que as elites económicas (industriais ou agrárias) se eternizassem; maioritariamente cúmplices de um regime que as normalizou e legitimizou, avessas ao risco, preocupadas com o seu próprio umbigo, com as herdades em Montemor e as quintas na Comporta, e em não deixar mais ninguém ter isso. Sanguessugas portanto. E ainda hoje sofremos com isso
De longe o melhor comentário
Sem discordar em parte com o argumento apresentado à época.E hoje o que é preciso para se ser empresário?
@@ruy295 the sky is the limit. Felizmente não tens um governo/estado/partido único a dizer que só podes abrir uma retrosaria na Rua dos Fanqueiros ou uma taberna/casa de pasto. O mercado único oferece a oportunidade única aos emprendedores portugueses de chegarem a 450 milhões de potenciais consumidores.
@@ruy295 de acrescentar que, embora existam entraves que podem ser melhorados ou retirados, um grande número de pessoas que encontro a queixarem-se de não terem liberdade estão, na verdade, a queixarem-se da regulação do mercado. Também é preciso começar a educar que mercado livre não tem de ser mercado sem regulação.
@FM, Vamos a factos sem comparações com o passado que são sempre complexas e não acrescentam grande coisa e sem tendências ideológicas.
Em 46 anos 3 bancarrotas crescimento económico sempre medíocre. Rendimento per capita, estamos em penúltimo apesar dos Milhões da EU.
O Estado / Governos capturou ao longo dos anos os media, poder local, economia e a justiça e o resultado está à vista. Os casos sucedem-se , ver 2/3 vídeos do saudoso Medina Carreira e agora o último a dizer a verdade José Gomes Freire para perceber ao estado a que chegámos.
Empresas de grande dimensão Portuguesas ? sobrou a CP porque ninguém a quer. Está tudo vendido.
Para projetos de médias e grandes empresas se não pertencer ao clube político não irá muito longe era essa a intenção da minha pergunta.
Infelizmente a nossa Democracia só funciona para as elites que dela se aproveitam e bem. Tirando o Turismo e uma ou outra exceção a nossa melhor indústria são os fundos Europeus.
Em que ano foi isto?
como um professor de história pode ser comunista? ou duas uma: É ignorante ou entao entende os fatos da história como ele quer. É como um professor ser facista ou nazi nao faz sentido
Só alguém que não sabe o que é o comunismo é que pode dizer isso.
@@elkarion Sabem em Portugal.. O último país na Europa com comunistas no parlamento. 🤔🤦♂️
Comunista?
Por inacreditável que possa parecer, a maioria aqui no Brasil o é. Não sei que diabos ou doença mental causa isso.
Você erra a dar a entender que nazi-fascistas são o oposto exato de comunistas.
Na natureza, não se discute a engenharia das coisas caso a mesma esteja em perfeito funcionamento.